:45 por Filipe d'avillez

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ":45 por Filipe d'avillez"

Transcrição

1 Do consenso à polémica. Os grandes temas do sínodo da família Casamento, moral sexual e evangelização tendo como ponto de partida a família. São alguns dos temas que bispos de todo o mundo e o Papa vão discutir a partir de domingo :45 por Filipe d'avillez O sínodo dedicado à família começa já no próximo domingo, no Vaticano, decorrendo até ao dia 19. Trata-se do arranque de um processo longo que culminará com um novo sínodo dedicado ao mesmo assunto, em 2015, e que pelo meio contará ainda com o Encontro Mundial de Famílias, nos EUA, no qual o Papa Francisco participa. As conclusões destas reflexões dos bispos e especialistas só devem ser conhecidas após a publicação de uma exortação pós-sinodal que, provavelmente, resumirá os dois sínodos e, por isso, não deve surgir antes de A Renascença destaca alguns dos principais temas que serão discutidos pelos padres sinodais e os peritos e auditores convidados. A evangelização, o acesso aos sacramentos por parte de divorciados a viver em segundas uniões e os processos de nulidade são alguns dos pontos que devem ocupar mais a ordem dos trabalhos.

2 Evangelização A Igreja vive da evangelização e para a evangelização. O papel das famílias como agentes e alvos de evangelização é por isso uma preocupação que será transversal a todos os trabalhos do sínodo e que está reflectido no próprio título: Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. A Igreja manifesta a esperança de que as famílias venham a desempenhar um papel mais activo na evangelização nas suas localidades. Evidencia-se a importância de uma estreita colaboração entre as famílias/casas e a paróquia, na missão de evangelizar, assim como a necessidade do envolvimento activo da família na vida paroquial, diz um documento preparado pelo Vaticano que serve de base às reflexões durante o sínodo. O texto, que tem em conta as respostas ao inquérito aos católicos, lançado pela Igreja, destaca de forma especial a forma como a dinâmica de movimentos eclesiais voltados para a família têm contribuído nesse sentido. As famílias pertencentes a estas comunidades desempenham um apostolado vivo e têm evangelizado muitas outras famílias; os seus membros ofereceram um testemunho credível da vida matrimonial fiel, de estima recíproca e de unidade, de abertura à vida, aponta o documento. Compreensão da doutrina por parte dos leigos Uma das grandes preocupações manifestadas pela Igreja na preparação deste sínodo é o desconhecimento manifestado pelos leigos em relação aos ensinamentos da Igreja que digam respeito à família. No instrumento de trabalho do sínodo pode ler-se: O conhecimento dos documentos conciliares e pós-conciliares do Magistério sobre a família, por parte do povo de Deus, parece ser geralmente escasso. Sem dúvida, há um certo conhecimento deles por parte dos especialistas em âmbito teológico. Contudo, estes textos não parecem permear profundamente a mentalidade dos fiéis. Há também respostas que reconhecem com muita franqueza o facto de que tais documentos, entre os fiéis, não são minimamente conhecidos. Mais, continua o documento, a culpa desta falta de conhecimento é por vezes dos padres: De algumas observações recebidas, pode-se deduzir como os pastores, por vezes, se sintam inadequados e impreparados para tratar problemáticas que se referem à sexualidade, à fecundidade e à procriação, de modo que, muitas vezes, se prefere não enfrentar estes temas. Nalgumas respostas, encontra-se também uma certa insatisfação em relação a alguns sacerdotes que parecem indiferentes em relação a alguns ensinamentos morais. O seu desacordo com a doutrina da Igreja gera confusão entre o povo de Deus.

3 A Igreja reconhece que de nada serve estar a fazer sínodos ou a publicar grandes documentos sobre assuntos ligados à família se estes depois não chegam de facto às famílias. Como fazer chegar a doutrina aos fiéis deve ser um dos assuntos a preocupar os padres sinodais durante os trabalhos do sínodo. Moral sexual As questões ligadas à moral sexual serão também alvo da atenção dos participantes do sínodo, uma vez que são centrais à vida conjugal e familiar. Sobre este assunto os inquéritos feitos antes do sínodo revelam a existência de muita ignorância por parte dos fiéis. Contudo, o instrumento de trabalho não assume por isso que esses documentos não são importantes, pelo contrário, reflecte sobre as formas como podem ser mais bem divulgados. Não se devem esperar quaisquer inovações doutrinais ou disciplinares sobre este assunto, como por exemplo uma reavaliação da posição da Igreja sobre a contracepção, mas antes um debate sobre como levar os ensinamentos e as verdades da Igreja a todos os casais que, de momento, os ignoram ou não os consideram relevantes. Um bom número de conferências episcopais observa que, onde é transmitido em profundidade, o ensinamento da Igreja com a sua genuína beleza, humana e cristã, é aceite com entusiasmo por grande parte dos fiéis. Quando se consegue mostrar uma visão global do matrimónio e da família segundo a fé cristã, então apercebemo-nos da sua verdade, bondade e beleza. O ensinamento é aceite em maior medida onde há um caminho real de fé por parte dos fiéis, e não só uma curiosidade momentânea sobre o que a Igreja pensa acerca da moral sexual, diz XPTO. Parte deste debate será centrado na forma como o próprio clero deve abordar o assunto com as famílias, como se lê ainda no instrumento de trabalho: De algumas observações recebidas, pode-se deduzir como os pastores, por vezes, se sintam inadequados e impreparados para tratar problemáticas que se referem à sexualidade, à fecundidade e à procriação, de modo que, muitas vezes, se prefere não enfrentar estes temas. Preparação para o casamento A preparação para o casamento será certamente um dos temas a que os bispos e outros participantes se vão dedicar. Perante uma realidade, sobretudo no mundo ocidental, em que o divórcio é cada vez mais comum e aceite, todos reconhecem que a Igreja tem de encontrar formas de tentar consciencializar os que procuram casar-se catolicamente para as responsabilidades que estão a assumir.

4 Em muitos países, como Portugal, é obrigatório os casais fazerem um curso de preparação para o casamento, ministrado por grupos ou pessoas ligadas à Igreja. Contudo, não existe um formato padrão para estes cursos. Nalguns casos podem ser apenas uma tarde, noutros são um fim-de-semana e noutros ainda duram várias semanas. O documento de trabalho descreve os objectivos destes cursos assim: A promoção da relação do casal, com a consciência e a liberdade da escolha; o conhecimento dos compromissos humanos, civis e cristãos; a retomada da catequese da iniciação, com o aprofundamento do sacramento do matrimónio; o encorajamento a que o casal participe na vida comunitária e social. Dentro da Igreja há duas tendências de pensamento sobre este assunto. Por um lado, há quem sinta que é necessário ser mais rigoroso com as preparações, podendo mesmo negar mais frequentemente o casamento pela Igreja a quem não aparente estar preparado. Por outro lado, e tendo em conta que na teologia da Igreja Católica Romana os ministros do sacramento do matrimónio são os próprios noivos, há quem considere que a Igreja não tem a autoridade de colocar demasiados obstáculos a pessoas adultas e esclarecidas que queiram ver os seus casamentos reconhecidos pela Igreja. Nulidade do casamento O sínodo tem gerado muitos debates acesos, mas se há uma coisa sobre a qual a maioria dos especialistas e bispos parece estar de acordo é com a necessidade de agilizar os processos de declaração de nulidade. O casamento católico requer uma série de condições que, se não forem preenchidas na altura do casamento, inviabilizam o mesmo. Por exemplo, um casal tem de estar disposto a ter filhos. Caso se descubra que, no dia do casamento, um dos membros do casal estava decidido, conscientemente, a não ter filhos, isso torna todo o casamento inexistente. O mesmo se aplica no caso de um dos parceiros revelar que nunca teve intenção de ser fiel ao outro ou, por exemplo, se se comprovar que pelo menos um dos dois não tinha suficiente maturidade psicológica para ter noção do compromisso que estava a assumir. Ao contrário do divórcio, em que um casamento válido é interrompido, os casos de nulidade reconhecem que aquele matrimónio nunca o foi, de facto. A Igreja leva muito a sério os processos de nulidade, precisamente para evitar abusos. Esse cuidado, associado ao facto de em algumas dioceses não existirem recursos humanos suficientes para tratar das questões processuais, leva a que alguns casos de declaração de nulidade demorem muito tempo a serem concluídos. Esta tem sido uma preocupação ao longo dos últimos anos, com o aumento

5 de pedidos feitos, mas é natural que os bispos proponham formas de tornar os processos ainda mais eficazes e rápidos. O instrumento de trabalho fala na necessidade de se explicar melhor aos fiéis o que é e o que implica a declaração de nulidade de um casamento: Uma formação mais adequada dos fiéis em relação aos processos de nulidade ajudaria, em determinados casos, a eliminar dificuldades, como por exemplo a de pais que receiam que um matrimónio nulo torne ilegítimos os filhos indicada por algumas conferências episcopais africanas. Em muitas respostas insiste-se sobre o facto de que simplificar o processo canónico só é útil se se enfrentar a pastoral familiar de modo integral. Acesso aos sacramentos A questão do acesso aos sacramentos por parte de pessoas em situações irregulares como segundas uniões é talvez a que mais polémica e discussão tem levantado até ao momento e também aquela à qual a comunicação social tem dado maior atenção na antecipação do sínodo. Actualmente a Igreja não permite que pessoas a viver em segundas uniões possam receber os sacramentos, nomeadamente o baptismo, a confissão, o crisma ou a eucaristia, a não ser que tenha por intenção viver em castidade ou pôr fim à situação irregular. Em casais em que apenas um já tinha sido casado pela Igreja, a proibição aplica-se a ambos. Isto deve-se ao facto de a Igreja, segundo os ensinamentos de Cristo, não reconhecer a dissolução dos casamentos. Logo, quem vive numa segunda união depois do fracasso do seu primeiro casamento encontra-se, aos olhos da Igreja, numa relação adúltera, isto é, a viver em pecado mortal. A Igreja sempre ensinou que quem vive em pecado mortal não deve comungar, daí a proibição. Alguns cardeais já discutiram publicamente sobre este assunto. O Cardeal Walter Kasper tem sido um dos principais promotores de uma mudança disciplinar nesta questão que, não colocando em causa o princípio da indissolubilidade do casamento, permita às pessoas que se encontram nessas situações poder, após um período de penitência, voltar a comungar. Mas outros, incluindo o influente prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Müller, argumentam que não é possível alterar essa prática sem atropelar a doutrina católica da indissolubilidade e do impedimento de comungar em estado de pecado mortal. O debate continuará certamente durante as sessões do sínodo mas o instrumento de trabalho, nos seus pontos 93, 94 e 95 já dá conta das opiniões divergentes entre os fiéis, notando que há mesmo quem abandone a Igreja por causa deste assunto.

Entre 5 e 12 de Outubro, decorre o sínodo para a família no Vaticano. É de suma importância para nós católicos. O que é um sínodo?

Entre 5 e 12 de Outubro, decorre o sínodo para a família no Vaticano. É de suma importância para nós católicos. O que é um sínodo? Entre 5 e 12 de Outubro, decorre o sínodo para a família no Vaticano. É de suma importância para nós católicos O que é um sínodo? Um sínodo é um encontro de bispos da Igreja Católica. Pode ser local, de

Leia mais

Por Assessoria de Imprensa CNPF

Por Assessoria de Imprensa CNPF Por Assessoria de Imprensa CNPF Com mais de 45 páginas, o Instrumento de trabalho da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos Sobre a Família apresenta panorama das respostas da pesquisa aplicada

Leia mais

Devem os divorciados "recasados" poder comungar? O tema mais polémico do sínodo

Devem os divorciados recasados poder comungar? O tema mais polémico do sínodo Devem os divorciados "recasados" poder comungar? O tema mais polémico do sínodo Cardeal Walter Kasper. Foto: EPA A publicação, esta quarta-feira, de um livro que defende a posição actual da Igreja é mais

Leia mais

Porque o Sínodo de 2015 não fala de Contracepção?

Porque o Sínodo de 2015 não fala de Contracepção? Talvez a coisa mais surpreendente sobre as novas Perguntas para o acolhimento e o aprofundamento da Relatio Synodi o pedido de opiniões em preparação para o sínodo de Outubro 2015 não seja o que contêm,

Leia mais

1. Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja sobre a f...

1. Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja sobre a f... Bem vindo O Papa Francisco proclamou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de a 19 de Outubro de 2014 sobre o tema: «Os desafios pastorais da família no

Leia mais

A importância do acompanhamento na preparação para o Matrimônio.

A importância do acompanhamento na preparação para o Matrimônio. ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR A importância do acompanhamento na preparação para o Matrimônio. 1 3 O Papa Bento XVI, em Aparecida, pedia uma Pastoral Familiar "intensa e vigorosa", que criasse

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA Macieira de Cambra 17.Abril.2010 Tema: MISSÃO E FAMÍLIA 1 1. MISSÃO ACTUALIDADE DE UM TEMA - Desafio de João Paulo II : Urgência de uma Nova Evangelização: Nova no ardor,

Leia mais

a) O SÍNODO DIOCESANO 166. Ato de governo e evento de comunhão

a) O SÍNODO DIOCESANO 166. Ato de governo e evento de comunhão 1 a) O SÍNODO DIOCESANO 166. Ato de governo e evento de comunhão Segundo uma norma de atividade pastoral transmitida ao longo dos séculos e depois codificada pelo Concílio de Trento, retomada pelo Concílio

Leia mais

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc 79-2004 O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA

Leia mais

Conheça o essencial do relatório intercalar do sínodo da família

Conheça o essencial do relatório intercalar do sínodo da família Conheça o essencial do relatório intercalar do sínodo da família Bispos fazem uma pausa nos trabalhados do sínodo. Foto: L'Osservatore Romano/EPA O relatório divulgado esta segunda-feira contém apenas

Leia mais

Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso

Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso M E N S A G E M Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso 1. A educação é tão importante na vida do ser humano que, sem ela, ninguém cresce harmoniosamente e ultrapassa um estilo de vida marcado pela

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR Setor PRÉ Matrimonial 1 Setor PRÉ-MATRIMONIAL O Que é e seu campo de ação 2 Setor PRÉ-MATRIMONIAL MISSÃO Preparar crianças, jovens, namorados e noivos para uma autêntica

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 Fiéis em cristo Direitos e deveres dos fiéis leigos Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 A igreja Necessidade de se fazer a distinção quando usamos o termo IGREJA. Quando falamos em

Leia mais

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008.

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. A família é o berço da vida e de toda vocação. SÍNTESE DOS CÍRCULOS

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL NAS ENS: POR QUÊ? (Experiência Comunitária / Pilotagem/ EEN)

A FORMAÇÃO INICIAL NAS ENS: POR QUÊ? (Experiência Comunitária / Pilotagem/ EEN) Equipes de Nossa Senhora Super Região Brasil A FORMAÇÃO INICIAL NAS ENS: POR QUÊ? (Experiência Comunitária / Pilotagem/ EEN) Além do ministério específico da educação no seio da família, gostaríamos de

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS SINODAL AMORIS LAETITIA CAP. VIII ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR A FRAGILIDADE

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS SINODAL AMORIS LAETITIA CAP. VIII ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR A FRAGILIDADE EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS SINODAL AMORIS LAETITIA CAP. VIII ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR A FRAGILIDADE Pe. Edwin Casadiego Ortega ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR Embora a Igreja reconheça que toda

Leia mais

REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL - Instrumento de trabalho

REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL - Instrumento de trabalho 17 de junho, 2010 REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL - Instrumento de trabalho REPENSAR JUNTOS A PASTORAL DA IGREJA EM PORTUGAL Instrumento de trabalho Apresentação A Conferência Episcopal

Leia mais

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade.

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Paróquia missionária O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Renovação das paróquias As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual

Leia mais

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja. A Instituição do Matrimónio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Antes desta data ele foi sempre considerado como uma realidade religiosa distintamente

Leia mais

Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias. DIREITO ADMINISTRATIVO CANÔNICO Sacramento do Matrimônio

Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias. DIREITO ADMINISTRATIVO CANÔNICO Sacramento do Matrimônio Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias DIREITO ADMINISTRATIVO CANÔNICO Sacramento do Matrimônio ADMINISTRAÇÃO PAROQUIAL II Primeira Edição Editora Vivens O conhecimento a serviço da Vida! Maringá-PR 2012

Leia mais

CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO. FORMAÇÃO NACIONAL Fátima 5 de Novembro 2011

CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO. FORMAÇÃO NACIONAL Fátima 5 de Novembro 2011 CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO FORMAÇÃO NACIONAL Fátima 5 de Novembro 2011 1 1 AGENDA 1. O CONCEITO 2. CPM ENQUANTO PRODUTO 3. MAXIMIZANDO O IMPACTO DAS VIDAS REAIS 4. A RELEVÂNCIA DE UM PRODUTO

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA. 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana

NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA. 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana A renovação da Igreja, como comunidade enviada em missão, tão necessária para evangelizar a

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

A Santa Sé DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA EM VISITA «AD LIMINA APOSTOLORUM»

A Santa Sé DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA EM VISITA «AD LIMINA APOSTOLORUM» A Santa Sé DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA EM VISITA «AD LIMINA APOSTOLORUM» Sexta-feira, 10 de Novembro de 2006 Senhores Cardeais! Queridos

Leia mais

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c.

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c. LEIGOS Segundo o Código de 1917, é claro que se pode ser ao mesmo tempo religioso e leigo. Mas o Concílio Vaticano II não admite que alguém possa ao mesmo tempo ser religioso e leigo: "Pelo nome de leigos

Leia mais

Capítulo primeiro: À luz da Palavra

Capítulo primeiro: À luz da Palavra Foi publicada no dia 8 de Abril a Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco sobre a família. Amoris laetitia, a Alegria do Amor é um texto de nove capítulos no qual o Santo Padre recolhe os resultados

Leia mais

SETOR PRÉ-MATRIMONIAL / FORMAÇÃO

SETOR PRÉ-MATRIMONIAL / FORMAÇÃO O QUE DIZ A IGREJA O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS OS SETORES SÃO...... uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PRÉ PARALELISMO

Leia mais

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO PELO DIREITO CANÔNICO

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO PELO DIREITO CANÔNICO AÇÃO DE ANULAÇÃO DE CASAMENTO PELO DIREITO CANÔNICO Jaqueline de Oliveira BEIJAMIM 1 RESUMO: O presente artigo analisou o aspecto do matrimônio no Direito Canônico, onde foi definido seu conceito. Proporcionou

Leia mais

Viver em casal com alegria!

Viver em casal com alegria! TANDEM Viver em casal com alegria! Um percurso a viver em casal e em equipa TANDEM é: Para jovens casais, casados ou não Para poderem reflectir e dialogar, a dois Partilhar em equipa Uma reunião por mês

Leia mais

O que percebemos... - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas

Leia mais

Orientações doutrinais para um discernimento pastoral

Orientações doutrinais para um discernimento pastoral Orientações doutrinais para um discernimento pastoral Reflexão so re a Amoris Laetitia do Prof. Mons. Ángel Rodríguez Luño, decano da faculdade de teologia da Pontifícia Universidade da anta Cruz, em Roma

Leia mais

Vogal de Missão Cadernos de Serviços

Vogal de Missão Cadernos de Serviços Vogal de Missão Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A JMV é um Movimento Missionário. Alimenta o seu espírito nas fontes de ser Igreja e no seu próprio carisma

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

Pastoral familiar vila nova famalicão. SEGUNDO A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA amoris LAETITIA

Pastoral familiar vila nova famalicão. SEGUNDO A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA amoris LAETITIA Pastoral familiar vila nova famalicão A FAMÍLIA QUESOMOS SEGUNDO A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA amoris LAETITIA À LUZ DA REDESCOBERTA DA IDENTIDADE CRISTÃ DA FAMÍLIA, SEGUNDO A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA AMORIS LAETITIA

Leia mais

Iniciação à vida cristã 25/03/17

Iniciação à vida cristã 25/03/17 Iniciação à vida cristã 25/03/17 Onde estamos Cap 6.3 n.º 63 2008 2007 Onde estamos 63 A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã, e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Sé Primacial do Brasil Província Anglicana Sagrado Coração

Sé Primacial do Brasil Província Anglicana Sagrado Coração FICHA DE ADESÃO E INACARDINAÇÃO DE MEMBROS Inscrição para: MEMBRO VISITANTE MEMBRO EFETIVO MEMBRO CLERO Nós somos uma Igreja Católica Independente. Separada da Comunhão com o Vaticano e o Papa. Você está

Leia mais

Vogal de Formação Cadernos de Serviços

Vogal de Formação Cadernos de Serviços Vogal de Formação Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Para uma vivência cristã plena, o jovem necessita de se formar como tal, num ritmo de formação contínuo adaptado

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

EDIÇÃO ESPECIAL Aliança de Casais com Cristo

EDIÇÃO ESPECIAL Aliança de Casais com Cristo Boletim Informativo nº 4 Ano 1 Julho de 2015 EDIÇÃO ESPECIAL Aliança de Casais com Cristo No mês de Julho a Aliança de Casais com Cristo comemorou seus 40 anos de existência em nossa comunidade. A data

Leia mais

Catequeses do papa Francisco

Catequeses do papa Francisco Catequeses do papa Francisco Esperança cristã (A) Família (A) Igreja (A) Misericórdia (A) Profissão de fé (A) Sacramentos e os Dons do Espírito Santo (Os) Santa Missa (A) PAPA FRANCISCO A F AMÍLIA Libreria

Leia mais

DIOCESE DO PORTO - SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR Recenseamento de práticas pastorais de preparação para o Matrimónio

DIOCESE DO PORTO - SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR Recenseamento de práticas pastorais de preparação para o Matrimónio DIOCESE DO PORTO - SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR Recenseamento de práticas pastorais de preparação para o Matrimónio Constituía um objetivo deste Secretariado, para o ano pastoral de 2016/7,

Leia mais

{magictabs} Introdução:: O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz! Nm 6, 26

{magictabs} Introdução:: O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz! Nm 6, 26 {magictabs} Introdução:: O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz! Nm 6, 26 A Pastoral Familiar é instituição da Igreja Católica para que esta, de forma organizada, ofereça instrumentos evangelizadores

Leia mais

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL 1 Porquê um Tema de Estudo na pedagogia das ENS 1.1 As três Atitudes Procura Assídua da Vontade de Deus Escritura Doutrina Cultura Razões

Leia mais

Encontro Mundial das Famílias em 2018 FAQ. Aqui estão as respostas para (quase) todas as suas perguntas!

Encontro Mundial das Famílias em 2018 FAQ. Aqui estão as respostas para (quase) todas as suas perguntas! Encontro Mundial das Famílias em 2018 FAQ Menos de um ano agora nos separa do 9º Encontro Mundial das Famílias e, claro, os leitores mais amados estão conscientes do evento que animará a Irlanda de 21

Leia mais

A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO. Resenha descritiva do Retiro de Catequistas 4 e 5 outubro 2017, Praia de Mira

A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO. Resenha descritiva do Retiro de Catequistas 4 e 5 outubro 2017, Praia de Mira A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO Resenha descritiva do Retiro de Catequistas 4 e 5 outubro 2017, Praia de Mira Paróquia de São João de Ver www.paroquiasjver.webnode.pt I. INTRODUÇÃO A importância

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18

Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18 Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18 Balanço 2016-2017 do Secretariado 1. Atuar com foco na proximidade: sair ao encontro Promover reuniões do com as equipas vicariais, vigários e assessores

Leia mais

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:

Leia mais

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA INSTRUÇÃO

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA INSTRUÇÃO Foi publicada na última terça-feira, 29/11/205, a Instrução da Congregação para a Educação Católica "acerca dos critérios de discernimento vocacional em relação às pessoas com tendências homossexuais,

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Por Dom Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira

Por Dom Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira SESSÃO DE ABERTURA Por Dom Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira Bem vindo o Senhor Dom Francisco, Bispo de Chimoio e vós todos participantes desta Semana Teológica. Mais uma vez, repetindo as mesmas

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

O que é a Pastoral Familiar

O que é a Pastoral Familiar O que é a Pastoral Familiar É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família

Leia mais

Conselho de Administração Allargado 1-3 maio 2015 Leiria - Portugal. Discernimento. herança. Par Gaspar Mora. Português

Conselho de Administração Allargado 1-3 maio 2015 Leiria - Portugal. Discernimento. herança. Par Gaspar Mora. Português Conselho de Administração Allargado 1-3 maio 2015 Leiria - Portugal Discernimento e herança Par Gaspar Mora Português Sommairio INTRODUÇÃO... 3 1 ESPÍRITO DO CPM... 4 1.1. A vida em equipa... 4 1.2. O

Leia mais

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação Juan Ambrosio Coordenadas para a Ação O cristianismo tem como fundamento, meta e estrutura uma experiência de encontro. Com Jesus Cristo (no seu modo de ser e de viver). Com Deus (na proposta do Reino).

Leia mais

Todos, Tudo e Sempre em Missão

Todos, Tudo e Sempre em Missão Todos, Tudo e Sempre em Missão Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e o Mês Missionário Extraordinário 1. Por motivo do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud,

Leia mais

Vasco António da Cruz Gonçalves. Catequese de Adultos. para repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Universidade Católica Editora

Vasco António da Cruz Gonçalves. Catequese de Adultos. para repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Universidade Católica Editora Vasco António da Cruz Gonçalves Catequese de Adultos para repensar a pastoral da Igreja em Portugal Universidade Católica Editora Lisboa 2011 Catalogação recomendada GONÇALVES, Vasco António da Cruz Catequese

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

NOVIDADES novembro 2016

NOVIDADES novembro 2016 ADVENTO E NATAL PARA CRENTES E NÃO-CRENTES AUTORES Isabel Figueiredo e Jorge Reis-Sá Continuando a coleção «Para Crentes e Não-Crentes», este livro apresenta meditações escritas por Isabel Figueiredo e

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

A Santa Sé DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II À ASSEMBLEIA PLENÁRIA DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA OS LEIGOS. Terça-feira, 12 de Outubro de 1982

A Santa Sé DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II À ASSEMBLEIA PLENÁRIA DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA OS LEIGOS. Terça-feira, 12 de Outubro de 1982 A Santa Sé DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II À ASSEMBLEIA PLENÁRIA DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA OS LEIGOS Terça-feira, 12 de Outubro de 1982 Senhor Cardeal Caros Irmãos no Episcopado Caros Amigos 1. É para

Leia mais

43ª Assembleia Diocesana de Pastoral

43ª Assembleia Diocesana de Pastoral 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral 5 Urgências da Ação Evangelizadora: IGREJA: 1) em estado permanente de missão; 2) casa da iniciação à vida cristã; 3) lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA 23-24/0102017 Pe. João Paulo PARÓQUIA E INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARÓQUIA E CATECUMENATO LINHAS DE AÇÃO DA CATEQUESE PAROQUIAL A URGÊNCIA DE UMA RENOVAÇÃO PAROQUIAL A

Leia mais

Bispo Sr. Dr. Gebhard Fürst O MAIOR É O AMOR. Pastoral sobre o casamento e a família à luz de Amoris laetitia

Bispo Sr. Dr. Gebhard Fürst O MAIOR É O AMOR. Pastoral sobre o casamento e a família à luz de Amoris laetitia Bispo Sr. Dr. Gebhard Fürst O MAIOR É O AMOR Pastoral sobre o casamento e a família à luz de Amoris laetitia Carta Pastoral dirigida às igrejas da diocese de Rotemburgo-Estugarda na Quaresma Pascal de

Leia mais

O PAPEL PASTORAL DA FAMÍLIA CRISTÃ NO ATUAL PROCESSO EVANGELIZADOR

O PAPEL PASTORAL DA FAMÍLIA CRISTÃ NO ATUAL PROCESSO EVANGELIZADOR O PAPEL PASTORAL DA FAMÍLIA CRISTÃ NO ATUAL PROCESSO EVANGELIZADOR Aluna: Bruna dos Santos Orientador: Abimar de Moraes Introdução A pesquisa tem o interesse em analisar através dos documentos do Magistério,

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS 1.Celebramos esta Eucaristia na Igreja de S. Miguel de Leça da Palmeira, em cuja paróquia, há precisamente 50 anos, se iniciaram as Ultreias do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, na Vigararia de Matosinhos.

Leia mais

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus.

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus. Como estudamos anteriormente, no final de Idade Média e início da Idade Moderna, muitas pessoas estavam insatisfeitas com os abusos da Igreja. Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos

Leia mais

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Pastoral Juvenil Diocese de Jales QUESTIONÁRIO DIOCESANO PASTORAL JUVENIL: Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional A Finalidade deste questionário é auxiliar a Coordenação

Leia mais

Um gol contra. Escrito por Elbson do Carmo

Um gol contra. Escrito por Elbson do Carmo O mundo das inutilidades e futilidades foi recentemente sacudido pelo "casamento do ano" entre o craque Ronaldinho e a modelo Daniela Cicarelli. Nada que merecesse nossas páginas, se não fosse por um fato

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

ESTATUTO DO FUNDO ECONÓMICO PAROQUIAL

ESTATUTO DO FUNDO ECONÓMICO PAROQUIAL ESTATUTO DO FUNDO ECONÓMICO PAROQUIAL ARTIGO 1. Natureza do Fundo Económico Paroquial 1. O Fundo Económico Paroquial, consagrado no cn. 531 do Código de Direito Canónico e agora instituído na Diocese de

Leia mais

Conselho Pastoral Paroquial

Conselho Pastoral Paroquial Concílio Vaticano II: renovada visão da Igreja Eclesiologia de Comunhão Como promover esta mentalidade Como concretizar esta imagem Introdução I. Uma renovada compreensão eclesial II. Referências fundamentais

Leia mais

Quaresma. Tempo de Misericórdia. QUANDO ELE NOS ABRE AS ESCRITURAS Domingo após Domingo - Uma leitura bíblica do lecionário - Ano C

Quaresma. Tempo de Misericórdia. QUANDO ELE NOS ABRE AS ESCRITURAS Domingo após Domingo - Uma leitura bíblica do lecionário - Ano C QUANDO ELE NOS ABRE AS ESCRITURAS Domingo após Domingo - Uma leitura bíblica do lecionário - Ano C Quaresma Este livro apresenta as reflexões de D. António Couto biblista e bispo de Lamego sobre os textos

Leia mais

185.ª Assembleia Plenária, de novembro de 2014

185.ª Assembleia Plenária, de novembro de 2014 Conferência Episcopal Portuguesa 185.ª Assembleia Plenária, 10-13 de novembro de 2014 Discurso de abertura Senhor Núncio Apostólico, caros irmãos no Episcopado e demais participantes nesta Assembleia Plenária

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Os atuais desafios da Igreja em África

Os atuais desafios da Igreja em África JOSÉ KAMBUTA Os atuais desafios da Igreja em África Uma leitura e análise dos 20 anos da Ecclesia in Africa Índice Agradecimentos 11 Siglas, Acrónimos e Abreviaturas 12 Prólogo 15 Apresentação 17 Introdução

Leia mais

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial 1 Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial A Igreja que acompanha os filhos das famílias Dia do Matrimônio 2 Quando começa a preparação para o matrimônio? 1 E quando começa essa preparação?

Leia mais