Tema/conteúdo: Lista de Exercícios Arte Rupestre, arte Egípcia, arte Grega e Romana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tema/conteúdo: Lista de Exercícios Arte Rupestre, arte Egípcia, arte Grega e Romana"

Transcrição

1 Atividade de sala Arte 1ª etapa/2017 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Data: 29/03/2017 Data de entrega: 05/04/2017 Tema/conteúdo: Lista de Exercícios Arte Rupestre, arte Egípcia, arte Grega e Romana 1) O abandono à vida nômade e a convivência na coletividade gerou conquistas técnicas no Período Neolítico. Houve forte reflexo nas expressões artísticas. A consequência imediata foi o abandono do estilo que predominava no Paleolítico. Essa foi a primeira grande transformação na História da Arte. Nesse novo estilo surgido, tem-se como características estéticas: A) o geometrizante e o abstrato. B) o simplificador e o geometrizante. C) o complexo e o irracional. D) o simplificador e o irracional. E) o complexo e o abstrato ) O grande predomínio de animais e cenas de caça nas pinturas de Altamira e de outras cavernas revela que: A) os desenhos rupestres não podem ser compreendidos na atualidade. A intenção de seus autores perdeu-se para sempre. B) o retrato traçado da natureza pré-histórica no Paleolítico é meramente simbólico e como tal é fruto da subjetividade do artista. C) a reprodução dos animais tinha um caráter mágico e ritualístico e vinculava-se às necessidades de sobrevivência dos seus autores. D) a representação destes animais era parte das manifestações religiosas do período, sendo os animais figurações dos deuses. E) a pintura dos animais era uma abstração do espírito dos homens paleolíticos, visto que eles não vinculavam a arte ao real ) Das produções artísticas do período Pré-histórico, a escultura se destaca assim como as pinturas, tendo suas características e estudos bem direcionados, nos dando maior margem de conhecimento sobre a vivência destes seres pensantes da nossa história. Quanto às características e o estudo destas esculturas, julgue os itens abaixo como (v) verdadeiros ou (f) falsos, e em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta. I. ( ) Fazem parte de suas características o ventre saltado e seios volumosos. II. ( ) Tanto nas pinturas quanto nas esculturas nota-se a ausência de figuras masculinas. III. ( ) Fazem parte de suas características as grandes nádegas e a cabeça surgindo como um prolongamento do pescoço. IV. ( ) As características encontradas em esculturas como a Vênus de Willendorf, atestam a desvalorização do ser humano e da sensualidade feminina. A) F F F F B) F V F V C) V F V F D) V V V V E) V V F F

2 4) A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas principais características: 2 A) a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes. B) o seu reduzido tamanho, por ser apenas moradia da divindade. C) a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano. D) a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana. E) a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo da pedra como matéria-prima. 5) A influência religiosa sobre a arte gerou um tipo de uniformidade e convencionalismo, que fez as obras egípcias serem muito parecidas. A lei da frontalidade era uma dessas convenções. Por essa lei, a arte egípcia representava: A) o corpo e os olhos de frente e a cabeça e os pés de perfil nas pinturas, enquanto nas esculturas, todo o conjunto era apresentado pelo ângulo da frente. B) figuras estáticas, tanto na pintura quanto na escultura. C) representações hibridas dos deuses, com corpo de homem e cabeça de animal sagrado, tanto na pintura quanto na escultura. D) uso do claro-escuro. E) técnica da construção de grandes monumentos com pesados blocos de pedras. 6) Complete as lacunas e responda à questão abaixo. Nas pinturas rupestres, características do período, os artistas reproduziam a natureza tal qual sua visão captava. Assim, eles utilizavam imagens carregadas de traços fortes que expressam a ideia de vigor para representar os animais que temiam, ou os grandes animais que caçavam, como o bisão. Daí esse estilo ser conhecido como. A) Paleolítico realista B) Paleolítico naturalista C) Neolítico abstrato D) Neolítico naturalista E) Mesolítico realista 7) Leia o fragmento abaixo e responda as questões em seu caderno. Os criadores dos desenhos paleolíticos de animais eram, ao que tudo leva a crer, caçadores profissionais pode-se presumir isso com certeza quase absoluto a partir de seu conhecimento íntimo de animais e é improvável que, como artistas (ou como quer que fossem chamados) estivesse isentos da obrigação de prover alimentos. HAUSER, A. História social da Arte e da Literatura. p. 19. a) Qual é o nome da arte a que se refere o fragmento acima? b) Em qual período da Pré-História esse tipo de arte foi desenvolvido? c) Explique as hipóteses que explicam o significado da arte rupestre. d) Qual era o estilo utilizado por esses pintores?

3 8) Sobre a arte no período Neolítico, considere as afirmativas abaixo. 3 I. A pintura neolítica mostra figuras humanas estilizadas, ou seja, não naturalistas, representadas em traços pouco esquemáticos. II. Na arquitetura do período Neolítico, destacam-se habitações rudimentares construídas em formato circular, utilizando-se pedras empilhadas conhecidas como nuragues. III. A hipótese mais aceita sobre a construção dos monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação religiosa, sendo o mais famoso deles o de Stonehenge, na Grã- Bretanha. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) I, II e III. 9) Assinale a única alternativa que não apresenta uma técnica artística característica do período da Pré- História. A) arte rupestre. B) esculturas em baixo-relevo. C) nuragues. D) mãos em negativo. E) monumentos megalíticos. 10) Das produções artísticas do período pré-histórico, as esculturas que ficaram conhecidas como Vênus Esteatopígicas se destacam tendo suas características e estudos bem direcionados e nos dando maior margem de conhecimento sobre a vivência destes seres pensantes da nossa história. Quanto às características destas esculturas pode-se dizer que A) eram esculpidas em pedra e apresentavam tamanho descomunal, com comprimento e largura avantajados. B) eram esculturas feitas para decoração obedecendo a um padrão estético, pois todas apresentavam mesma forma e volume. C) eram pequenas e utilizadas como instrumentos musicais nos rituais, pois seu formato se assemelhava a um apito. D) eram pequenas esculturas para rituais de fertilidade, que mostravam um desenvolvimento anormal do corpo humano nas nádegas, coxas e seios. E) eram utilitárias e seus formatos de losango eram necessários para o polimento de pontas de lança Vasos canopos. Disponível em: < eux/fils_horus/photo/bm4so nshorus_02.jpg>. Acesso em 10 mar ) Os estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano e colocar as vísceras nos vasos canopos porque A) depois da morte a alma poderia voltar ao corpo mumificado, necessitando assim dos órgãos para o renascimento. B) eram contrários ao politeísmo dominante na época e faziam o ritual como forma de protesto. C) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadeariam tragédias se assim não fosse feito. D) sabiam que para embalsamar o corpo deveriam retirar os órgãos e substituí-los por ervas e tecidos. E) usavam os vasos para realização de cultos e para a decoração da moradia do faraó, na eternidade.

4 4 12) Como em outras civilizações, a pintura apareceu na Grécia como um elemento de decoração da arquitetura. As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados que apareciam até nas métopas dos templos, no lugar das esculturas. A arte na cerâmica proporcionou uma forma de realização da pintura grega. Os vasos gregos não eram conhecidos apenas pelo equilíbrio e forma, eles também são conhecidos pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. [...] Pintura grega. Disponível em: < Acesso em: 16 mar Sobre a pintura grega, considere as afirmativas abaixo. I A pintura clássica grega era muito utilizada em cerâmicas, como na ânfora, representada ao lado. II As cenas retratadas nas pinturas gregas estavam, geralmente, vinculadas à mitologia. III A pintura grega mostrava cenas realistas, reproduzidas com um rigor quase fotográfico. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. Cerâmica grega. Disponível em: < Acesso em: 16 mar ) A arte grega, no período... atingiu a perfeição idealizada, surgindo grandes obras de técnica muito apurada. A escultura do período atingiu a perfeição na representação das formas humanas, sendo o Discóbolo, do escultor..., uma das obras imortais dessa fase da história da arte grega. Qual período e escultor grego, respectivamente, completam o texto acima? A) arcaico Policleto B) homérico Fídias C) clássico - Mirón D) pós-clássico - Mirón E) helenístico Policleto Discóbolo. Disponível em: < discobulo-de-miron>. Acesso em16 mar ) A técnica de pintura utilizada pelos romanos recebia seu nome em relação ao processo que era usado na sua composição. Que técnica era esta? A) Pintura a Óleo. B) Técnica em gesso. C) Encáustica. D) Afresco. E) Pintura em mármore.

5 5 15) Os romanos revelaram habilidade e talento na arte de executar relevos em arcos de triunfo, abóbadas, altares e frisos de templos, nos quais exaltaram fatos históricos notáveis e conquistas de seus imperadores. Nesse sentido, podemos afirmar que a Coluna de Trajano (Roma) consiste A) no mais notável relevo do Mundo Antigo, que, pela gigantesca proporção das figuras representadas, permite que o público visualize perfeitamente todas as cenas referentes à queda do Império Romano. B) em uma ambiciosa composição, em pormenores, número de figuras e quantidade de cenas sobre a vitória do Imperador sobre os Dácios. C) em um conjunto de mais de 500 episódios, narrando a Vitória do imperador Trajano sobre Justiniano, o Grande. D) em uma obra que permite ao observador visualizar perfeitamente todas as imagens e acompanhar a narrativa sobre a vitória de Trajano sobre os árabes. E) em uma coluna retirada do templo de Dario I, pertencente à ordem toscana. Coluna de Trajano - Via dei Fori Imperiali, Roma, Itália Disponível em: < _santos/ />. Acesso em 16 mar ) Marque c (certo) ou E (errado) conforme o conteúdo da afirmação. ( ) Os gregos veneravam a beleza, atingindo um grau de perfeição incomparável na sua expressão artística. ( ) A abundância de materiais como o mármore e o apurado senso estético dos gregos permitiram-lhes uma arquitetura rica e harmoniosa. ( ) A arquitetura mortuária é uma das mais desenvolvidas na arte grega. ( ) Da difusão da arte grega no Oriente, surgiu a arte helenística. ( ) O tema mais explorado na escultura grega era o trabalho. ( ) A pintura grega que conhecemos restringe-se à decoração de vasos. ( ) Os temas religiosos não são importantes na arte grega. 17) Escreva nos parênteses V (verdadeiro) ou F (falso),conforme o conteúdo da afirmação. ( ) Os romanos não foram originais nas artes, tornando-se copiadores da arte grega. ( ) A arte romana mais expressiva e de maior significação histórica é a arquitetura. ( ) O ideal de leveza e delicadeza da arte clássica foi retomado pelos romanos. ( ) A arte Romana sofreu influencia das esculturas dominadas, em especial do helenismo. ( ) Na escultura Romana, as tendências realistas manifestam-se no retrato; o espírito nacionalista e imperialista, por sua vez, revelam-se nos relevos históricos. ( ) Uma característica típica da arte romana é o senso prático.

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA 1 NOTA 1. Por que os pré-históricos pintavam os animais nas paredes das cavernas? (1,0) a. Porque acreditavam

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe).

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe). Pirâmide é uma palavra de origem grega em que piro quer dizer fogo e amid quer dizer estar no centro, isto é, fogo está no centro. A pirâmide é um tipo de construção que proliferou, no Egito, muito mais

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de 1 2 01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos

Leia mais

Arte Grega Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

A arte Grega.

A arte Grega. A arte Grega Arte de Destaque A expressão arte grega engloba as expressões culturais, arquitetônicas, de pintura, de escultura, de literatura, de teatro, etc. do período que se inicia na Idade do Ferro

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística em

Leia mais

História da Arte. Questões sobre a Cultura Clássica - Grécia e Roma -

História da Arte. Questões sobre a Cultura Clássica - Grécia e Roma - História da Arte Questões sobre a Cultura Clássica - Grécia e Roma - Leia o fragmento abaixo. "Quando chegaram a Creta, Ariadne viu Teseu e amou-o, atraiçoando seu pai Minos. Ela perguntou a Dédalo como

Leia mais

Arte Grega e Arte Romana

Arte Grega e Arte Romana Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. Arte Grega e Arte Romana ANDREIA LEITE N1C2 3º ano Obras Figura 1 Vênus de Lespugue, 21000 a.c. Figura 2 - Kouros, 600 a.c. Figura 3 - Busto de Bruto Capitolino, 300-275

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

Aula 3 Arte na Grécia

Aula 3 Arte na Grécia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 3 Arte na Grécia Profª Andréia Leite A Arte na Grécia -Por volta do século X a.c., os habitantes da Grécia eram formados por pequenas comunidades (cidades-estado). - Com

Leia mais

Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA ANDREIA LEITE

Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. A ARTE PRÉ-HISTÓRICA ANDREIA LEITE 2019 3º ANO PROFESSORA: ANDREIA LEITE ARTE VISUAL E.M. INSTRUÇÕES PARA AULA DE ARTE 1) MATERIAL DIDÁTICO: OLIMPO SISTEMA DE ENSINO -

Leia mais

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 TOZZI, C. Colcha de retalhos. Mosaico figurativo. Estação de Metrô Sé. Disponível em: www.arteforadomuseu.com.br. Acesso em 8 mar. 2013. Colcha de retalhos representa a essência

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSOR: MARIVAL GONÇALVES JUNIOR

HISTÓRIA DA ARTE PROFESSOR: MARIVAL GONÇALVES JUNIOR HISTÓRIA DA ARTE PROFESSOR: MARIVAL GONÇALVES JUNIOR A ARTE NO PALEOLÍTICO A arte na pré-história Período Paleolítico Superior ( idade da pedra lascada por volta de????) Período Neolítico ( idade da pedra

Leia mais

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015

A Arte na Pré-História. 1º Ano 1º Bimestre 2015 A Arte na Pré-História 1º Ano 1º Bimestre 2015 Um dos períodos mais instigantes e encantadores da história humana. Entretanto, não há registros em documentos escritos que nos forneçam dados daquela época,

Leia mais

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013

18/04/13. E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Arte Professora: Lurdinha Aluno:Ana Paula e Amanda Data: 04/02/2013 Leia o texto a seguir: Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal:

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal: 2 Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

03- "A antiga civilização egípcia era complexa em sua organização social e rica em diversidade cultural."

03- A antiga civilização egípcia era complexa em sua organização social e rica em diversidade cultural. PROFESSOR: EQUIPE DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BANCO DE QUESTÕES - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 4 =============================================================================================

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos:

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos: Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 03/08/2016 Capítulos: 4 - A Arte na Hélade Grécia Antiga 5 - A Arte na Roma

Leia mais

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles ARTE NA GRECIA História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência,

Leia mais

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA DA ARTE. Colégio Einstein. A evolução do conhecimento. Aluno (a): 9º ano: A [ ] B [ ] Professor: Lucas Salomão

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA DA ARTE. Colégio Einstein. A evolução do conhecimento. Aluno (a): 9º ano: A [ ] B [ ] Professor: Lucas Salomão HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2015 9º ano: A [ ] B [ ] ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Pré-História, Egito, Grécia e Roma

Pré-História, Egito, Grécia e Roma Arte Visual/A SÉRIE: Intensivo/Extensivo Pré-História, Egito, Grécia e Roma ANDREIA LEITE/SUSSUMO Períodos de Estudo Paleolítico Inferior 600.000 100.000 a.c Não existe manifestação artística Paleolítico

Leia mais

Instruções para Aula de Arte

Instruções para Aula de Arte 2019 Doppler Professora: Andreia Leite Arte Visual Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático Coleção Poliedro trazer em todas as aulas. 2) Artes Plásticas da pág. 67 até a pág.

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 1º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 1º do Ensino Médio J K L M N O NOTURNO Professor: ANDREIA SALES

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. 2 CONTEÚDO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

A arte na Grécia. Capítulo 3

A arte na Grécia. Capítulo 3 A arte na Grécia Capítulo 3 Por volta do século X a. C, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.

Leia mais

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor A música nasceu com a natureza,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor 1- A arte abstrata não tenta representar

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

II Capítulo Grécia 19

II Capítulo Grécia 19 II Capítulo Grécia 19 Os Gregos foram os primeiros artistas realistas. Representavam a natureza tal como ela é. Utilizavam o estudo das proporções baseando-se na consagrada máxima, ou seja: O HOMEM É A

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

ARTE LISTA DE ESTUDO PARA PROVA DE RECUPERAÇÃO 1º BIMESTRE Pré-História, Egito e Egeia

ARTE LISTA DE ESTUDO PARA PROVA DE RECUPERAÇÃO 1º BIMESTRE Pré-História, Egito e Egeia ARTE LISTA DE ESTUDO PARA PROVA DE RECUPERAÇÃO 1º BIMESTRE 2017 Pré-História, Egito e Egeia Professora Daniela de Brito 1. A civilização Egeia, assim com a Egípcia, também faz o uso da Lei da Frontalidade

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS ARTES CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na

Leia mais

A Arte Pré-Histórica. Prof. Nunes

A Arte Pré-Histórica. Prof. Nunes A Arte Pré-Histórica Prof. Nunes INTRODUÇÃO A arte nasce no PALEOLÍTICO SUPERIOR, momento em que o hominídeo desenvolve a capacidade de pensar e, portanto, torna-se homo-sapiens. Nesse período, a economia

Leia mais

Arte Romana. 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino

Arte Romana. 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino Arte Romana 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino Arte Romana A soberania do Império Romano, sem paralelos na história, estendia-se da Espanha ao sul da Rússia, da Inglaterra ao Egito e em seu

Leia mais

1. Primeiros conceitos

1. Primeiros conceitos CORE CURRÍCULO - ARTES E SUAS LINGUAGENS (1) Profa. Maria Bernardete Toneto 1. Primeiros conceitos O que você pensa ao ver um por do sol? O que sente ao ouvir uma música como Bolero, de Maurice Ravel?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS AUT

Leia mais

Características do Período PALEOLITICO ou Pedra Lascada

Características do Período PALEOLITICO ou Pedra Lascada Características do Período PALEOLITICO ou Pedra Lascada Aparecimento dos primeiros hominídeos Caçador-coletor Homem é nômade Confecção de instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira, marfim e ossos

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE ARTE COMO LINGUAGEM UNIVERSAL 1. ARTE RUPESTRE. Primeiros Indícios de Manifestações Artísticas: Pinturas em Cavernas

HISTÓRIA DA ARTE ARTE COMO LINGUAGEM UNIVERSAL 1. ARTE RUPESTRE. Primeiros Indícios de Manifestações Artísticas: Pinturas em Cavernas HISTÓRIA DA ARTE ARTE COMO LINGUAGEM UNIVERSAL Apreciar a arte é sempre agradável, mas apreciá-la integralmente exige certos conhecimentos. Devemos obter alguns instrumentos críticos para julgarmos mais

Leia mais

Principais características da arte egípcia

Principais características da arte egípcia A Arte no Egito Principais características da arte egípcia Arquitetura Construções de grandes proporções (palácios e templos). Os egípcios foram os primeiros a usar a coluna nas construções. Monumentos

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico).

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1º. Trimestre - Conteúdo Avaliativo: Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Períodos Artísticos: Pré-História/Idade Antiga

Leia mais

MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA

MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA MADSON SOARES ARTES PRÉ-HISTÓRIA PAZ NA ESCOLA 1 2 # APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PLANO DE CURSO # LEITURA DE TEXTO-IMAGEM # REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ARTE # CONHECER E ENTENDER OS PERIODOS DA ARTE

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Partenon (Templo à deusa Atena)

Partenon (Templo à deusa Atena) ARTE GREGA A arte grega é focada na busca do prazer pelo homem, ao contrário do que era praticado nas civilizações da Antiguidade Oriental, os gregos buscavam o Antropocentrismo, ou seja todas as respostas

Leia mais

Grécia. A arte do pensar A Filosofia

Grécia. A arte do pensar A Filosofia Grécia A arte do pensar A Filosofia Sócrates, Platão e Aristóteles Arquitetura A arquitetura apresenta 3 ordens: A Dórica, Jônica e Coríntia Principais características da arquitetura grega: - Planta

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

Arte no Paleolítico e Neolítico

Arte no Paleolítico e Neolítico Arte no Paleolítico e Neolítico Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda @ideiasimagensepalavras 1 consueloholanda2010@hotmail.com O Tema Paleolítico : Arte e Ritual Em suma, é a caça em si. Por esta

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Arte no Paleolítico e Neolítico

Arte no Paleolítico e Neolítico Arte no Paleolítico e Neolítico Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda @ideiasimagensepalavras 1 consueloholanda2010@hotmail.com O Tema Paleolítico : Arte e Ritual Em suma, é a caça em si. Por esta

Leia mais

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletiu a crença de que a vida humana poderia sofrer interferência dos deuses. A arte concretizou-se nos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA.

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I A ARTE POR MEIO DA DOUTRINA GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. GRÉCIA Por arte da Grécia Antiga compreende-se

Leia mais

AS ORIGENS DA ARTE: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO

AS ORIGENS DA ARTE: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO AS ORIGENS DA ARTE: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO PERÍODO DATA (a.c.) FASES CARACTERÍSTICAS Paleolítico Superior 40.000 a 8.000 Perigordense Madalenense Grupos caçadores/coletores Nomadismo Arte naturalista

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Recuperação do II Trimestre / 1 º ano/arte Professor(a): Ana Cecilia Data: / setembro / 2016. 1) Aponte as principais influências culturais sofridas pela

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA 4000 a.c 476 d. C

PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA 4000 a.c 476 d. C PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA 4000 a.c 476 d. C História da Arte Profª Natalia Pieroni PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA LINHA DO TEMPO - HISTORIOGRAFIA Período PRÉ-HISTÓRIA Origens do homem até 40000 a. C IDADE ANTIGA

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes GRÉCIA Arte grega O povo grego foi um povo onde a criatividade se fez presente, tanto na arte quanto na literatura. Na arquitetura, as muitas construções públicas comprovam uma combinação de conhecimentos

Leia mais

Arte na Pré-História

Arte na Pré-História Arte na Pré-História Pré-história é história???? Segundo os positivistas ( corrente filosófica), para considerar a História uma ciência é necessário que os fatos sejam provados cientificamente; Logo...

Leia mais

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico

MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE. Paleolítico, Mesolítico e Neolítico MÓDULO 1 CAPÍTULO 2 INTRUDUÇÃO A ARTE Paleolítico, Mesolítico e Neolítico ARTE NA Pré-História A arte surgiu antes mesmo da História Graças à Arqueologia, muitos aspectos artísticos do período pré-histórico

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

QUESTÃO 5 - Responda: A imagem ao lado é uma figura pintada em policromia ou monocromia?

QUESTÃO 5 - Responda: A imagem ao lado é uma figura pintada em policromia ou monocromia? ESCOLA MUNICIPAL IRENE SZUKALA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ARTE - 1º BIMESTRE - 2019 ALUNO (A): Nº 6º ANO - MATUTINO - TURMA: A - DATA: / / PROFESSOR: Moisaniel Carlos NOTA: OBJETIVO: CONTEÚDOS: INSTRUÇOES:

Leia mais

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 REVISÃO MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 Arte Grega: Mitos, Deuses e Tradição Oral Sociedade marcada pela tradição oral- mythus- histórias ou narrativas. (história dos deuses e heróis) Objetivo de viver a vida

Leia mais

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas. Artes ARQUITETURA A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois,

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

A HISTÓRIA DO VESTUÁRIO

A HISTÓRIA DO VESTUÁRIO Instituto de Educação Infantil e Juvenil 6º ANO Inverno 2017. Londrina, de. Nome: A HISTÓRIA DO VESTUÁRIO Historicamente, o vestuário evoluiu junto com a evolução da humanidade e se tornou um reflexo das

Leia mais

VERDADEIROS FALSOS CORRETA

VERDADEIROS FALSOS CORRETA Arte Pré-Histórica Questão 01 A religiosidade é um item de bastante relevância no estudo da arte na pré-história. Que alternativa abaixo marca CORRETAMENTE fatos que atestam esta realidade? a) ( ) As pinturas

Leia mais

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia

A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia A fotografia como processo [Alterações no olhar] Curso de Comunicação Social 3º período Fotografia Félix Nadar (1865) Retrato de Charles Baudelaire Professor Jorge Felz - 2007 2 A fotografia nasceu de

Leia mais

CIVILIZAÇÃO. ΧΙςΙΛΙΖΑ Ο Ροµανα. Profª. Adalgiza

CIVILIZAÇÃO. ΧΙςΙΛΙΖΑ Ο Ροµανα. Profª. Adalgiza CIVILIZAÇÃO ROMANA ΧΙςΙΛΙΖΑ Ο Ροµανα Profª. Adalgiza CIVILIZAÇÃO ROMANA Origem de Roma cercada de lendas e mitos (ROMULO e REMO), data de 753 a.c.; CIVILIZAÇÃO ROMANA O desenvolvimento da arte romana começou

Leia mais

Capítulo 04 - Mesopotâmia

Capítulo 04 - Mesopotâmia COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno(a): 6ºAno Professora: Cláudia Teodoro e Vânia Pires. Data: / /2016 Caderno de Recuperação de História Capítulo 04 - Mesopotâmia 01)

Leia mais

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo Leonardo da Vinci:. Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo A Renascença foi um período de grande

Leia mais

Artes. Igor 1. A partir da imagem acima é possível ressaltar como características temáticas deste desenho rupestre:

Artes. Igor 1. A partir da imagem acima é possível ressaltar como características temáticas deste desenho rupestre: Artes Igor 1 1 10 01 Detalhe de cabeças de leões (Chauvet Lion Cave), aprox. 30,000 a.c., carvão e giz branco. In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. http://www.metmuseum.org/toah/hd/chav/hd_chav.

Leia mais

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI 1 A Arte Bizantina Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano

Leia mais

Pré História Introdução

Pré História Introdução Pré História Introdução PALEOLÍTICA INFERIOR CERCA 2 500 000-2 000 000 até 120 000-100 000 a.c. ARTE PALEOLÍTICA SUPERIOR CERCA 2 000 000 a 8000 a.c ARTE NO NEOLÍTICO CERCA 10 000 a.c. PALEOLÍTICA INFERIOR

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Arte Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Arte Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a) aluno(a), Esta é a atividade

Leia mais