1.) [exercício 1, cap. 2 Kurose] Analise cada uma das três perguntas e responda se a afirmação é verdadeira ou falsa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.) [exercício 1, cap. 2 Kurose] Analise cada uma das três perguntas e responda se a afirmação é verdadeira ou falsa."

Transcrição

1 UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina DCC Departamento de Ciência da Computação REC Redes de computadores Quinta Lista de Exercícios 1.) [exercício 1, cap. 2 Kurose] Analise cada uma das três perguntas e responda se a afirmação é verdadeira ou falsa. 2.) [exercício 3, cap. 2, Kurose] Considere um cliente HTTP que queira obter um documento Web em um dado URL. Inicialmente, o endereço IP do servidor HTTP é desconhecido. Nesse cenário, quais protocolos de transporte e de camada de aplicação são necessários, além do HTTP? 3.) [exercício 9, cap. 2, Kurose] Considere a figura abaixo que apresenta uma rede institucional conectada à internet. Suponha que o tamanho médio do objeto seja de bits e que a taxa média de requisição dos browsers da instituição aos servidores de origem seja 1,6 requisições por segundo. Suponha também que quantidade de tempo que leva desde o instante em que o roteador do lado da Internet do enlace de acesso transmite uma requisição HTTP até que receba a resposta seja 3 segundos em média. Modelo o tempo total médio de respota como a soma do atraso de acesso médio ( isto é, o atraso entre o roteador da internet e o roteador da instituição) e o tempo médio de atraso da internet. Pra a média de atraso de acesso use R(1 RB), onde R é o tempo médio requerido para enviar um objeto pelo enlace de acesso e B é a taxa de chegada de objetos ao enlace de acesso. a.) Determine o tempo total médio de resposta; b.) Agora, considere que um cachê é instalado na LAN institucional e que a taxa de resposta local seja 0,4. Determine o tempo total de resposta.

2 4.) [exercício 10, cap. 2, Kurose ] Considere um enlace curto de 10 metros através do qual um remetente pode transmitir a uma taxa de 150 bits/s em ambas as direções. Suponha que os pacotes com dados tenham bits de comprimento, e os pacotes que contêm controle (por exemplo, ACK ou apresentação) tenham 200 bits de comprimento. Admita que N conexões paralelas recebem 1/N da largura de banda do enlace. Agora, considere o protocolo HTTP e suponha que cada objeto baixado tenha 100 Kbits de comprimento e que o objeto inicial baixado contenha 10 objetos referenciados do mesmo remetente. Os downloads paralelos por meio de instâncias paralelas de HTTP não persistente fazem sentido neste caso? Agora considere o HTTP persistente. Você espera ganhos significativos sobre o caso não persistente? Justifique a sua resposta. 5.) [exercício 11, cap. 2 Kurose] Considere o cenário apresentado na questão anterior. Agora suponha que o enlace é compartilhado por Bob e mais quatro usuários. Bob usa instâncias paralelas de HTTP não persistente, e os outros quatro usuários usam HTTP não persistente sem downloads paralelos. a.) As conexões paralelas de Bob o ajudam a acessar páginas Web mais rapidamente? Por que? b.) Se cinco usuários abrirem cinco instâncias paralelas de HTTP não persistente, então as conexões paralelas de Bob ainda seriam úteis? Por que? 6.) [exercício 12, cap. 2 Kurose] Escreva um programa TCP simples para um servidor que aceite linhas de entrada de um cliente e envie as linhas para a saída padrão do servidor.( sugestão: modifique o programa TCPserver.java). Compile e execute o programa. Em qualquer outra máquina que contenha um browser web, defina o servidor Proxy no browser para a máquina que está executando seu programa servidor e também configure o número de porta adequadamente. Seu browser deverá agora enviar suas mensagens de requisição GET a seu servidor, e este deverá apresentar as mensagens em sua saída padrão. Use esta plataforma para determinar se o seu browser gera mensagens GET condicionais para objetos que estão em cachês locais. 7.) [exercício 23, cap. 2, kurose] Considere distribuir um arquivo de F bits para N pares utilizando uma arquitetura cliente servidor. Admita um modelo fluido no qual o servidor pode transmitir simultaneamente para diversos pares, a diferentes taxas, desde qua a taxa combinada não ultrapasse Us.

3 a.) Suponha que Us/N <= Dmin. Especifique um esquema de distribuição que possua o tempo de distribuição de NF/Us. b.) Suponha que Us/N >= Dmin. Especifique um esquema de distribuição que possua o tempo de distribuição de F/Dmin. c.) Conclua que o tempo mínimo de distribuição é geralmente dado por Max { NF/Us, F/Dmin } 8.) [exercício 24, cap. 2, kurose] Considere distribuir um arquivo de F bits para N pares utilizando uma arquitetura P2P. Admita um modelo fluido e que Dmin é muito grande, de modo que a largura de banda do download do par nunca é um gargalo. a.) Suponha que Us <= (Us + Ul Um)/N. especifique um esquema de distribuição que possua o tempo de distribuição F/Us b.) Suponha que Us >= (Us + Ul Um)/N. especifique um esquema de distribuição que possua o tempo de distribuição de NF/(Us + Ul Us) c.) Conclua que o tempo mínimo de distribuição é geralmente dado por: Max { F/Us, NF/(Us + Ul + + Un)} 9.) [exercício 26, cap. 2, kurose] Suponha que Bob tenha entrado no BitTorrent, mas ele não quer fazer o upload de nenhum dado para qualquer outro par a.) Bob alega que consegue receber uma cópia completa do arquivo compartilhado pelo grupo. A alegação de Bob é possível? Por que? b.) Bob alega que ele pode pegar carona de um modo mais eficiente usando um conjunto de diversos computadores ( com endereços IPs distintos) no laboratório de informática de seu departamento. Como ele pode fazer isto? 10.) [exercício 14, cap. 2, kurose] Como o SMTP marca o final de um corpo de mensagem? E o HTTP? O HTTP pode usar o mesmo método que o SMTP pra marcar o fim de um corpo de mensagem? Explique! 11.) [exercício 6, cap. 2, kurose] Obtenha a especificação HTTP/1.1 (RFC 2616). Responda as seguintes perguntas: a.) explique o mecanismo de sinalização que cliente e servidor utilizam para indicar que uma conexo persistente está sendo fechada. O cliente, o servidor, ou ambos, podem sinalizar o encerramento de uma conexão? 12.) [exercício 14, cap. 2, kurose] Suponha que você consiga acessar os cachês nos servidores DNS locais do seu departamento. Você é capaz de propor uma maneira de determinar, em linhas gerais, os servidores Web (fora do seu departamento) que são amis populares entre os usuários do seu departamento? Explique. 13.) [exercício 22, cap.2 do Kurose] Considere um arquivo de F bits para N pares utilizando um arquitetura cliente-servidor. Admita um modelo fluído no qual o servidor pod transmitir

4 simultaneamente para diversos pares, a diferentes taxas, desde que a taxa combinada não ultrapasse Us. a.) Suponha que Us/N <= Dmin. Especifique um esquema de distribuição que possua o tempo de distribuição de (NF)/Us; b.) Suponha que Us/N >= Dmin. Especifique um esquema de distribuição que possua o tempo de distribuição de F/Dmin; c.) Conclua que o tempo mínimo de distribuição é, geralmente, dado por Max {NF/Us, F/Dmin} 14.) [kurose, cap. 2] Por que o HTTP, FTP, SMTP, POP3 rodam sobre o TCP e não sobre o UDP? 15.) [Kurose, cap. 2] Que informação é usada por um processo que está rodando em um hospedeiro para identificar um processo que está rodando em outro hospedeiro? 16.) [Kurose, cap.2 ] Suponha que você queira fazer uma transmissão de um cliente remoto para um servidor de maneira mais rápida possível. Você usaria o UDP ou o TCP? Por que? 17.) [kurose, cap.2 ] Suponha que Alice envie uma mensagem a Bob por meio de uma conta de da Web ( gmail, p.ex.), e que Bob acesse seu emial por seu servidor de correio usando POP3. Descreva como a mensagem vai do hospedeiro de Alice até o hospedeiro de Bob. Não se esqueça de relacionar a série de protocolos de camada de aplicação usados para movimentar a mensagem entre os dois hospedeiros. 18.) [kurose, cap. 2] Instale e compile os programas Java TCPClient e UDPClient em um hospedeiro e TCPServer e UDPServer em outro. a.) Suponha que você execute o TCPClient antes de executar o TCPServer. O que acontece? Por que? b.) Agora inverta o processo e instale primeiro o UDPClient e depois o UDPServer. O que aconteceu? Por que? c.) O que acontece se você utilizar os números de portas diferentes para os lados clientes e servidor? Faça os testes? 19.) [kurore, cap. 2] Suponha que você clique com seu browser Web sobre um ponteiro para obter uma página web e que o endereço IP para a URL associado não esteja no cache do seu hospedeiro local. Portanto, será necessária uma consulta ao DNS para obter o endereço IP. Considere que N servidores DNS sejam visitados antes que seu hospedeiro recebe o endereço IP do DNS. As visitas sucessivas incorrem em um RTT igual a RTT1,...RTTn. Suponha ainda que a página web associada ao ponteiro contenha exatamente um objeto que consiste em uma pequena quantidade de texto HTML. Seja RTT0 o RTT entre o hospedeiro local e o servidor que contêm o objeto.admitindo que o tempo de transmissão do objeto seja zero, quanto tempo passará desde que o cliente clica o ponteiro até que recebe o objeto? 20.) [kurose, cap.2] Qual a diferença entre arqutitetura de rede e arquitetura de aplicação? 21.) Suponha que uma estação b seja configurada para sempre reservar o canal com a sequencia RTS/CTS. Suponha que essa estação repentinamente queira transmitir bytes de dados e que todas as outras estações estão ociosas neste momento. Calcule o tempo requerido para transmitir o quadro e receber o reconhecimento como uma função de SIFS e DIFS, ignorando atrasos de propagação e admitindo que não haja erros de bits.

5 22.) Suponha que os quadros RTS e CTS IEEE fossem tão longos quanto os quadros padronizados tipo DATA. Haveria alguma vantagem em usar os quadros CTS e RTS? Justifique a sua resposta! 23.) Não há um mecanismo de confirmação no CSMA/CD porém precisamos de tal mecanismo no CSMA/CA. Explique a razão. 24.) Um AP pode conectar uma rede sem fio a uma rede com fio. O AP precisa ter dois endereços MAC nesse caso? 25.) Considere que um pacote se desloca de uma rede com fio usando o protocolo para uma rede sem fio usando o protocolo Mostre como os valores dos campos do quadro são preenchidos com os valores dos campos do quadro Considere que a transformação ocorre no AP que está na fronteira entre as duas redes. 26.) Considere que duas redes sem fio estejam conectadas ao restante da internet por meio de um roteador, conforme apresentado na figura abaixo. O roteador recebeu um pacote IP cujo endereço de destino é e precisa enviá-lo para a estação sem fio correspondente. Explique o processo e descreva como os valores dos campos endereços_1, endereço_2, endereço_3 e endereço_4 são determinados neste caso. nternet m m1 R m BSS1 BSS2 AP1 AP ) Em uma rede há três estações A,B e C. A estação C está escondida de A, mas pode ser vista por B. Considere, então, que a estação A queira enviar dados para a estação B. Como C está escondida de A, o quadro RTS não consegue chegara até C. Explique como a estação C pode descobrir que o canal está bloqueado por A e que ela deve de abster de transmitir dados.

6

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle PTC3450 - Redes de Comunicação - 1o semestre 2017 Lista de Exercícios Suplementares 1 1) (2014-P1)

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Capítulo 2. Camada de aplicação

Capítulo 2. Camada de aplicação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Disciplina: Arquitetura de redes de computadores e Tecnologia de Implementação de Redes Professor: M. Sc. Rodrigo Ronner T.

Leia mais

Capítulo 1. 4 Modem de conexão discada sobre linha telefônica: residencial;

Capítulo 1. 4 Modem de conexão discada sobre linha telefônica: residencial; Universidade Federal do ABC Prof. João Henrique Kleinschmidt Gabarito Lista de Exercícios 1 e 2 Redes de Computadores Capítulo 1 Questões de revisão 4 Modem de conexão discada sobre linha telefônica: residencial;

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

Redes de Computadores RES 12502

Redes de Computadores RES 12502 Instituto Federal de Santa Catarina Redes de Computadores Redes de Computadores RES 12502 2014 2 Área de Telecomunicações slide 1 O material para essas apresentações foi retirado das apresentações disponibilizadas

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

PEL/FEN Redes de Computadores 2015/1 Primeira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein

PEL/FEN Redes de Computadores 2015/1 Primeira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein PEL/FEN Redes de Computadores 2015/1 Primeira Lista de Exercícios Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein 1) Descreva os tipos de topologias utilizadas em redes de computadores, destacando suas principais vantagens

Leia mais

: TMS M

: TMS M Infraestrutura de Redes de Computadores Turma : TMS 20171.3.01112.1M Camada de Transporte Prof. Thiago Dutra Agenda n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira dangogyn@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO http:// www.cefetrn.br/datinf ARQUITETURA TCP/IP Nome: Curso: Turma: LISTA DE EXERCÍCIO

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO

INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO INFO3M 2018.1 ARQ REDES Prova 1 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,5 pts) 1. A técnica

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 slide 2 DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome slide 3 O espaço de nomes DNS (1) Parte do espaço

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 3 o Teste A Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer Arquiteturas de Protocolos s Cama de Arquitetura OSI Apresentação Sessão Enlace Físico Arquitetura IEEE LLC MAC Físico Arquitetura Internet Inter-rede Sub- 1 Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores HTTP Prof. Thiago Dutra Agenda Definição de HTTP Hipertexto Características do HTTP O HTTP e a Web Conexões HTTP Mensagens HTTP Cookies Caches Web GET Condicional

Leia mais

INFO3V ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO

INFO3V ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO INFO3V 2018.1 ARQ REDES Prova 1 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,5 pts) 1. Fulano e Beltrano

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Duração do Teste: 2h.

Duração do Teste: 2h. Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires º Teste, 007/008 8 de Junho de 008 Nome: Número: Duração do Teste: h. A prova é composta por três partes:

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Universidade Católica de Pelotas Cursos de Engenharia da Computação Disciplina: Rede Computadores I 2 Agenda Estruturas básicas de redes A

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Exame A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Exame A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 1 o Exame A Duração: 2,5 horas A prova é sem consulta A prova deve ser resolvido

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Quais dos protocolos abaixo pertencem a camada de aplicação? a) FTP, POP3, UDP b) TCP, SMTP, FTP c) FTP, UDP, HTTP d) HTTP, FTP, SMTP e)

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017 PTC 3450 - Aula 05 2.1 Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP (Kurose, p. 62-73) (Peterson, p. 425-444) 21/03/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

PTC Aula Web e HTTP 2.3 Correio eletrônico na Internet 2.4 DNS O serviço de diretório da Internet

PTC Aula Web e HTTP 2.3 Correio eletrônico na Internet 2.4 DNS O serviço de diretório da Internet PTC 3450 - Aula 07 2.2 Web e HTTP 2.3 Correio eletrônico na Internet 2.4 DNS O serviço de diretório da Internet (Kurose, p. 83-96) (Peterson, p. 239-240 e 425-444) 28/03/2017 Muitos slides adaptados com

Leia mais

Introdução às Redes de Telecomunicações Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores 23 de Junho de o Exame 2 o Semestre.

Introdução às Redes de Telecomunicações Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores 23 de Junho de o Exame 2 o Semestre. Introdução às Redes de Telecomunicações Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores 23 de Junho de 2003 1 o Exame 2 o Semestre Número: Nome: Duração: 2:30 horas O exame é sem consulta O exame

Leia mais

Questionário de RC Nota3

Questionário de RC Nota3 Questionário de RC Nota3 Entrega: Individual e escrita à mão. Data de entrega: 30/10. Em todas as questões deverão constar o desenvolvimento da sua resposta, caso contrário a questão será desconsiderada.

Leia mais

Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis

Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis Nota sobre o uso destes slides ppt: Estamos disponibilizando estes slides gratuitamente a todos (professores, alunos, leitores). Eles estão em formato do PowerPoint

Leia mais

Redes Móveis. Redes sem fio e redes móveis Introdução. Prof. Jó Ueyama Agosto/2010 SSC

Redes Móveis. Redes sem fio e redes móveis Introdução. Prof. Jó Ueyama Agosto/2010 SSC Redes Móveis Redes sem fio e redes móveis Introdução Prof. Jó Ueyama Agosto/2010 SSC0548 2010 1 Baseado no Capítulo 6 do 6.1 Introdução Redes Sem fio 6.2 Enlaces sem fio, características 6.3 IEEE 802.11

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre

EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre EXERCÍCIOS E REVISÃO REES E COMPUTAORES EGAR JAMHOUR Segundo Bimestre Exercício 1. Considere o cenário abaixo supondo que o switch 1 é o root 1 100M 4 4b 6a 6 1a 1b 100M 1G 2a 3a 2 3 2b 2c 3b 4a 1G 1G

Leia mais

Redes de Computadores LERCI e LEE 10 de Janeiro de o Exame 1 o Semestre

Redes de Computadores LERCI e LEE 10 de Janeiro de o Exame 1 o Semestre Redes de Computadores LERCI e LEE 10 de Janeiro de 2006 1 o Exame 1 o Semestre Número: Nome: Duração: 2:30 horas O exame é sem consulta, não sendo permitido o uso de calculadoras ou telemóveis O exame

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Aplicações Multimídia sobre Redes

Aplicações Multimídia sobre Redes Redes Multimídia 2016.2 Aplicações Multimídia sobre Redes Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Aula 13 Segurança de Redes Sem Fio Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º Semestre / 2015 http://moodle.lives.net.br/ Elementos de uma

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 26 de Outubro de 2005 1 o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 26 de Outubro de 2005 1 o Teste A Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 26 de Outubro de 2005 1 o Teste A Número: Nome: Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Redes de Computadores e a Internet Kurose Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Itens do Livro Capítulo 1 Redes de Computadores e a Internet 1.1 O que é a Internet? 1.1.1 Uma descrição dos componentes

Leia mais

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes TCP/IP alexandref@ifes.edu.br Camada de Transporte 2 Camada de Transporte Função: Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros. Os protocolos de transporte são

Leia mais

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Desempenho de Redes de Computadores Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Parâmetros de Desempenho Largura de Banda (bandwidth) Throughput Latência Jitter Escalabilidade parâmetro típico de sistemas distribuídos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Wi-Fi: LANs sem Fio

Wi-Fi: LANs sem Fio Wi-Fi: LANs sem Fio 802.11 Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/site/leonardobcampos 1/43 Sumário Introdução Características dos padrões 802.11 Arquitetura 802.11 Protocolo MAC 802.11

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SUÍTE TCP 1 Camada de aplicação Protocolo Hypertext Transfer Protocol 2 HTTP Uma página WWW

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 3 Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Informática. Redes de Computadores e Internet

Informática. Redes de Computadores e Internet Informática Redes de Computadores e Internet Classificação Redes (Distância) - Rede de Área Pessoal PAN - Rede Local LAN - Rede Metropolitana MAN - Rede de Longa Distância WAN Servidores X Clientes - Servidor

Leia mais

Redes de Computadores Aula 3

Redes de Computadores Aula 3 Redes de Computadores Aula 3 Aula passada Comutação: circuito x pacotes Retardos e perdas Aula de hoje Protocolo em camadas Aplicações C/S x P2P Web Estruturando a Rede Como organizar os serviços de uma

Leia mais

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Proxy, NAT Filtros de Pacotes Exercício 1 Configure as regras do filtro de pacotes "E" para permitir que os computadores da rede interna tenham

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais

Introdução às Redes de Telecomunicações Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores 25 de Junho de o Exame 2 o Semestre.

Introdução às Redes de Telecomunicações Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores 25 de Junho de o Exame 2 o Semestre. Introdução às Redes de Telecomunicações Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores 25 de Junho de 2002 1 o Exame 2 o Semestre Número: Nome: Duração: 2:30 horas O exame é sem consulta O exame

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014 Dezembro 1969 Junho 1970 Março 1972 Julho 1977 INFORMÁTICA 1 MODEM Modem é o equipamento responsável pela conexão do seu Micro/Note/PDA ao sistema de telecomunicações. DIAL UP ADSL 3G 01 - O serviço de

Leia mais

Camada de Transporte. Redes Industriais Rone Ilídio UFSJ CAP

Camada de Transporte. Redes Industriais Rone Ilídio UFSJ CAP Camada de Transporte Redes Industriais Rone Ilídio UFSJ CAP Itens do Livro Livro Rede de Computadores e a Internet Kurose 5ª edição 3 Camada de Transporte 3.1 Introdução 3.3 Transporte não orientado a

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle PTC2550 - Redes de Comunicação de Dados e Transporte Multimídia 1o semestre 2017 Lista de Exercícios

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES

CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES CURSO : INFORMÁTICA REDES COMPUTADORES 2º ANO - 1ª Frequência - 2005/2006 04/07/2006 19,00 Horas DURAÇÃO DA PROVA : 2 Horas Não se esqueça de indicar o nome, número e o professor em todas as folhas. Não

Leia mais

Testes de Penetração: Explorador de Portas

Testes de Penetração: Explorador de Portas Testes de Penetração: Explorador de Portas Segurança da Informação Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/sega6 charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP Redes de Computadores Protocolos TCP/IP Sumário 2! Endereços IP (lógicos) Sub-redes! Endereços Ethernet (físicos)! Conversão de endereços IP/Ethernet! Pacotes IP! Números de portos! Segmentos UDP! Segmentos

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace Prof. Rone Ilídio Tópicos 5.1 Camada de Enlace: introdução e serviços 5.1.1 Os serviços fornecidos pela Camada de Enlace 5.3 Protocolos de acessos múltiplos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 18 de maio de 2017 Visão Geral 1 Visão Geral 2 3 4 Web e o HTTP Relembrando rapidamente, página web é construída com objetos um objeto

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira

Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Camada de Aplicação Introdução HTTP (Hypertext Transfer Protocol) 2 Introdução Camada de Aplicação Suporta os protocolos

Leia mais

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Na camada de redes (modelo OSI) operam os protocolos IP, ARP, RARP, ICMP etc. Em conjunto a esses protocolos, abordaremos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Aplicação Slide 1 Protocolo da Camada de Aplicação Tipos de mensagens trocadas; A sintaxe dos vários tipos de mensagens; A semântica dos campos; Regras para determinar quando

Leia mais

Aplicações de Rede DHCP

Aplicações de Rede DHCP Aplicações de Rede DHCP DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Oferece um IP a um host no momento que este se conecta a uma rede Além de IP outras informações de configuração podem ser também enviadas

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 13 - Camada de Aplicação Visão Geral Prof. Diego Pereira

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES 09/2013 Cap.3 Protocolo TCP e a Camada de Transporte 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores

Leia mais

Redes de computadores Lista de exercícios # 2

Redes de computadores Lista de exercícios # 2 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ICMC Departamento de Ciências de Computação Capitulo 3 Redes de computadores Lista de exercícios # 2 1. Suponha que o cliente A inicie uma sessão Telnet com o servidor S. Quase

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138 1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio 802.11n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s

Leia mais

Cap 03 - Camada de Aplicação Internet (Kurose)

Cap 03 - Camada de Aplicação Internet (Kurose) Cap 03 - Camada de Aplicação Internet (Kurose) 1. Qual a diferença entre um Programa de computador e um Processo dentro do computador? R. Processo é um programa que está sendo executado em uma máquina/host,

Leia mais

www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com

www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com SERVIÇOS DE REDES DE COMPUTADORES Prof. Victor Guimarães Pinheiro/victor.tecnologo@gmail.com www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com Modelo TCP/IP É o protocolo mais usado da atualidade

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Controle de acesso ao meio (Medium Access Control - MAC) Aula 09 Enlaces podem ser divididos em duas grandes categorias: Ponto

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

Redes de Computadores RES 12502

Redes de Computadores RES 12502 Instituto Federal de Santa Catarina Redes de Computadores Redes de Computadores RES 12502 2014 2 Área de Telecomunicações slide 1 O material para essas apresentações foi retirado das apresentações disponibilizadas

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Rede de Computadores (REC)

Rede de Computadores (REC) Rede de Computadores (REC) Aula 04 Camada de Aplicação Prof. Jackson Mallmann dcc2jm@joinville.udesc.br Exemplos de requisição via telnet. iniciar / executar / cmd (Windows) telnet endereço telnet 192.168.1.3

Leia mais

Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP

Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte - Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e Demultiplexação n

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre

EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre EXERCÍCIOS DE REVISÃO REDES DE COMPUTADORES EDGARD JAMHOUR Segundo Bimestre Exercício 1. Considerando os diferentes formatos de quadros Ethernet, indique as afirmações corretas. I. Os quadros Ethernet

Leia mais

Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection)

Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection) Proxy e FIREWALL Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection) As primeiras gerações de firewall eram ditos "stateless". Cada pacote é analisado individualmente, sem levar em conta pacotes anteriores

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

Teleprocessamento e Redes

Teleprocessamento e Redes Teleprocessamento e Redes Aula 23: (laboratório) 13 de julho de 2010 1 2 3 ICMP HTTP DNS TCP 4 nslookup Sumário Permite fazer requisições a um servidor DNS O nslookup envia uma requisição para o servidor,

Leia mais