Para o desenvolvimento dos trabalhos e elaboração do presente laudo, foram executados os seguintes passos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para o desenvolvimento dos trabalhos e elaboração do presente laudo, foram executados os seguintes passos:"

Transcrição

1 1. PRELIMINARES 1.1 Objetivo Constitui objetivo do presente trabalho a constatação do estado de conservação do Apartamento n 82 do Edifício Vivien Tereza, situado à Rua Domingos de Moraes, nº 348, Vila Mariana, São Paulo/SP, em especial para verificar a existência de áreas afetadas por infiltrações e manchas de umidade. No presente trabalho assume-se que os dados constantes da documentação oferecida ao signatário estão corretos e que as informações fornecidas por terceiros o foram de boa fé e são confiáveis. 1.2 Perícia Para o desenvolvimento dos trabalhos e elaboração do presente laudo, foram executados os seguintes passos: - Realização de vistoria técnica no local dos fatos no dia 02/09/09. Estavam presentes o Eng Misael Cardoso Pinto Neto, assistente técnico do autor, a Sra. Maria Olímpia Galati Traldi, proprietária do apartamento n 82, o Sr. João Carvalho de Oliveira, zelador do edifício e o Sr. Sebastião Abreu, proprietário do apartamento n 92; - Análise dos documentos anexados aos autos; - Análise dos documentos e informações obtidas pela perícia.

2 2. IMÓVEL 2.1 Localização O imóvel em questão, denominado Edifício Vivien Tereza, está localizado na Rua Domingos de Moraes, nº 348, Bairro Vila Mariana, em região dotada de completa infra-estrutura urbana. A região é caracterizada por edificações residenciais e comerciais de padrão simples a superior, sendo dotada de amplo comércio. Como principais vias de acesso à região estão as Avenidas Paulista e 23 de Maio e Rua Vergueiro. Figura 01: Localização do imóvel

3 2.2 Características O Edifício Vivien Tereza é constituído de 01 torre com 16 pavimentos tipo, com 04 apartamentos por andar, totalizando 64 unidades residenciais. Trata-se de imóvel de uso misto, contando com uma galeria comercial dotada de lojas e sobrelojas, denominada Centro Comercial de Vila Mariana. Classifica-se o imóvel como sendo de padrão construtivo médio, com idade aparente em torno dos 40 anos. Foto 01: Vista da fachada do Edifício Vivien Tereza De acordo com as constatações efetuadas durante a vistoria, o apartamento n 82 conta com sala de estar, sala de jantar, 03 dormitórios, 02 banheiros sociais, cozinha, área de serviço e dependências de empregada, formadas por dormitório e banheiro.

4 3. VISTORIA Durante a perícia realizada no Edifício Vivien Tereza foram vistoriados os seguintes locais: - Apartamento n 82 (imóvel do autor): A vistoria teve por objetivo a constatação do estado de conservação do apartamento, em especial para verificar a existência de áreas afetadas por infiltrações e manchas de umidade; - Apartamento n 92 (imóvel do réu): A vistoria teve por objetivo a verificação da existência de áreas afetadas por infiltrações e sinais de umidade, bem como para identificar possíveis reparos executados nas instalações hidráulicas; - Apartamento n 102 (imóvel imediatamente acima do imóvel do réu): O local foi vistoriado com o objetivo de se constatar a existência de sinais de umidade ou infiltração. 3.1 Apartamento n 82 O apartamento n 82 teve seus cômodos vistoriados, em especial as suas áreas frias, tendo sido constatada a existência de diversas áreas com sinais de infiltração e manchas de umidade, bem como deterioração de seus revestimentos superficiais. Foram constatados danos no banheiro de empregada, nos banheiros sociais, no corredor de circulação e no dormitório 1 que faz divisa com o banheiro social 2.

5 Figura 02: Reprodução parcial da planta do apartamento final 2 (sem escala) Dormitório 1 Banheiro Social 2 Banheiro Empregada Banheiro Social 1 Corredor Área de serviço Quarto empregada Cozinha Legenda: Áreas do apartamento n 82 onde foram constatados danos

6 De todos os ambientes vistoriados, o banheiro de empregada é o que apresentava mais danos (Fotos 03 a 07), com sinais evidentes da ação de infiltrações, notadamente no forro (Foto 06). Devido o grau avançado da ação da umidade nas áreas afetadas, a camada superficial do revestimento encontrava-se comprometida, bem como é possível afirmar que há proliferação de microorganismos no local. No aludido ambiente também foi constatada a existência de uma tubulação que se encontra parcialmente aparente, sendo que a mesma se encontrava perfurada, no entanto, não foram identificados vazamentos durante a vistoria. No banheiro social 1 (Fotos 08 a 13) foram identificados sinais da ação de infiltrações, no forro e paredes, com o comprometimento dos seus respectivos revestimentos. Parte do revestimento das paredes do ambiente se encontrava comprometida, com o desplacamento de peças do azulejo, os quais foram causados pela ação das infiltrações e excesso de umidade no local. O revestimento do forro também apresentava sinais da ação de infiltrações e excesso de umidade. Foram identificados sinais de umidade no corredor de circulação (Fotos 14 e 15), localizadas na área da parede que faz divisa com o banheiro social 1. Pelo que se verificou, foram identificados sinais de umidade em ambas as faces desta parede, ou seja, na face da parede voltada para o corredor de circulação e na outra face que está voltada para o banheiro social 1.

7 No banheiro social 2 (Fotos 16 a 18) foram identificados sinais da ação de infiltrações e excesso de umidade no forro, o qual apresentava trechos de deterioração de seu respectivo revestimento. No dormitório 1 (Fotos 19 e 20) foram constatados sinais de umidade provenientes de infiltrações, em trechos da parede que faz divisa com o banheiro social 2, bem como foi constatado o comprometimento de áreas do revestimento da parede. Durante a vistoria não foi notado nenhum odor de esgoto nos cômodos acima descritos, no entanto, em virtude das características das patologias encontradas, não se pode descartar que os vazamentos são provenientes das instalações hidráulicas de esgoto. Foi relatado pela proprietária do apartamento n 82, Sra. Maria Olímpia, que os problemas com as infiltrações nos cômodos acima descritos, se intensificaram há cerca de 02 anos. Afirmou que logo após esse período foram feitas intervenções nas instalações hidráulicas do apartamento e nas prumadas do edifício, neste último caso, apenas em trechos da tubulação localizados no interior das paredes do seu apartamento. Segundo a proprietária, mesmo após as intervenções acima descritas, os sinais e manchas de umidade continuaram a se acentuar. Vale ressaltar que as intervenções acima descritas não foram documentadas pelos proprietários do apartamento n 82, sendo assim, não há dados disponíveis sobre os locais, datas e extensão dos reparos.

8 3.2 Apartamento n 92 O apartamento n 92, localizado imediatamente acima do apartamento n 82, foi vistoriado para constatação do estado de conservação de suas áreas frias, em especial nos mesmos cômodos descritos no item 3.1 deste trabalho. Para evitar duplicidade de informações, será utilizada a mesma nomenclatura dos ambientes descrita no item anterior, uma vez que os apartamentos n 82 e n 92 apresentam a mesma distribuição interna. Durante a vistoria do local não foi constatada a existência de áreas com sinais evidentes de infiltração ou manchas de umidade nas áreas frias, bem como não havia odor de esgoto nos aludidos ambientes. Os revestimentos dos forros e paredes das áreas frias não apresentavam deterioração pela ação de infiltrações ou umidade, no entanto, havia trechos onde os revestimentos foram removidos propositalmente, como veremos a seguir. Foram constatados sinais de umidade em uma das paredes do corredor de circulação (Fotos 34 e 35), mais precisamente na divisa com o banheiro social 1, bem como em uma das paredes do dormitório 1 (Foto 36), localizados na divisa com o banheiros social 2. A parede do corredor de circulação apresentava sinais de umidade, no entanto, com menor intensidade e danos inferiores ao verificado no apartamento n 82. No caso da parede do dormitório 1, os sinais apresentados eram superficiais, não havendo o comprometimento do revestimento superficial.

9 Durante a vistoria nos ambientes, foram identificados locais em que foram feitas trocas de materiais hidráulicos, bem como trechos em que os revestimentos foram removidos no entorno das tubulações. Parte do revestimento em cerâmica do piso do banheiro de empregada foi removido (Fotos 22 e 23), no entanto, onde foi possível visualizar, não havia indícios de umidade no local. No banheiro social 1 (Fotos 24 a 30) foi identificada a troca de parte dos azulejos das paredes, reparos na tubulação de alimentação do vaso sanitário e ausência de trechos do revestimento da parede na região das tubulações do lavatório, localizadas no interior do gabinete em madeira. Nas áreas e tubulações acima citadas, ou seja, onde foi possível constatar visualmente, não havia indícios de umidade. O banheiro social 2 (Fotos 31 a 33) apresentava uma abertura na parede de divisa com o banheiro social 1 e o banheiro de empregada, onde foi removido parte do revestimento superficial. Na aludida abertura, bem como na janela de inspeção do motor da banheira de hidromassagem, não havia indícios de umidade. As intervenções executadas nas instalações hidráulicas do apartamento n 92 não foram documentadas pelo réu, sendo assim, não há dados disponíveis sobre os locais, datas e extensão das intervenções. Foi relatado pelo réu, Sr. Sebastião Abreu, que as intervenções executadas no apartamento n 92 foram iniciadas há 02 anos, com o objetivo de sanar os problemas existentes no apartamento n 82, tendo sido realizadas pelo encanador indicado pelo condomínio.

10 Afirmou também que é comum ocorrer o retorno de água servida através do ralo localizado na área de serviço. 3.3 Apartamento n 102 O apartamento n 102, localizado imediatamente acima do apartamento n 92, foi vistoriado para se constatar a existência de sinais de umidade ou infiltração. Durante a vistoria no local não foi constatada a existência de áreas com sinais de infiltração ou manchas de umidade, bem como não havia odor de esgoto nos ambientes (Fotos 37 a 44). Os revestimentos dos tetos e paredes dos ambientes não apresentavam sinais de deterioração pela ação de infiltrações e vazamentos. Foram constatados sinais característicos de condensação no forro dos banheiros sociais (Fotos 40 e 43), na região localizada acima dos chuveiros elétricos, os quais estão associados à má ventilação no ambiente, não sendo causados por infiltrações advindas de pavimentos superiores. 3.4 Condomínio Durante a vistoria foi verificado um trecho da fachada externa do condomínio, localizada entre o 08 pavimento e o 09 pavimento, na região da parede que faz divisa com a área de serviço, banheiro de empregada, banheiro social 2 e dormitório 1 (Fotos 45 e 46).

11 Pelo que foi possível constatar visualmente, à partir do 10 pavimento, o revestimento da fachada não se encontrava deteriorado, não havendo indícios da ação de infiltrações. De acordo com informações do zelador, Sr. João Carvalho de Oliveira, não há registros no condomínio de problemas semelhantes aos que foram verificados no apartamento n 82. Indagado sobre as manutenções nas prumadas do edifício, o zelador afirmou que as mesmas são feitas por etapas, geralmente de acordo com as reformas em andamento no interior dos apartamentos, não havendo uma periodicidade determinada. Sobre o controle dos serviços que já foram executados, o mesmo afirmou que o condomínio dispõe de uma relação das colunas já reformadas ou substituídas, no entanto, tal informação não foi disponibilizada para o signatário.

12 4. FOTOS Foto 02: Área de serviço (Ap 82) Foto 03: Banheiro de empregada (Ap 82) Foto 04: Manchas de umidade no forro e paredes do banheiro de empregada (Ap 82) Foto 05: Umidade e pintura danificada no forro do banheiro de empregada (Ap 82) Foto 06: Umidade e pintura danificada no forro do banheiro de empregada (Ap 82) Foto 07: Parede do banheiro de empregada com umidade e desplacamento (Ap 82)

13 Foto 08: Banheiro social 1 (Ap 82) Foto 09: Parede do banheiro social 1 com desplacamento do revestimento (Ap 82) Foto 10: Paredes do banheiro social 1 com umidade e desplacamento (Ap 82) Foto 11: Paredes do banheiro social 1 com umidade e desplacamento (Ap 82) Foto 12: Forro do banheiro social 1 com umidade e pintura danificada (Ap 82) Foto 13: Umidade e pintura danificada no forro do banheiro social 1 (Ap 82)

14 Foto 14: Parede do corredor de circulação com manchas de umidade (Ap 82) Foto 15: Parede do corredor de circulação com manchas de umidade (Ap 82) Foto 16: Banheiro social 2 (Ap 82) Foto 17: Manchas de umidade no forro do banheiro social 2 (Ap 82) Foto 18: Manchas de umidade no forro do banheiro social 2 (Ap 82) Foto 19: Parede do dormitório 1 com manchas de umidade (Ap 82)

15 Foto 20: Parede do dormitório 1 com manchas de umidade (Ap 82) Foto 21: Área de serviço (Ap 92) Foto 22: Banheiro empregada (Ap 92) Notase ausência de trecho da cerâmica do piso Foto 23: Piso do banheiro de empregada em boas condições (Ap 92) Foto 24: Banheiro social 1 (Ap 92) Foto 25: Reparos na tubulação do vaso sanitário do banheiro social 1 (Ap 92)

16 Foto 26: Peças de azulejo substituídas na parede do banheiro social 1 (Ap 92) Foto 27: Peças de azulejo substituídas na parede do banheiro social 1 (Ap 92) Foto 28: Gabinete em madeira localizado no banheiro social 1 (Ap 92) Foto 29: Tubulação aparente no interior do gabinete do banheiro social 1 (Ap 92) Foto 30: Tubulação aparente no interior do gabinete do banheiro social 1 (Ap 92) Foto 31: Banheiro social 2 (Ap 92)

17 Foto 32: Ausência de revestimento na parede do banheiro social 2 (Ap 92) Foto 33: Vista do motor da banheira de hidromassagem do banheiro social 2 (Ap 92) Foto 34: Parede do corredor de circulação com sinais de umidade (Ap 92) Foto 35: Detalhe dos sinais de umidade na parede do corredor de circulação (Ap 92) Foto 36: Parede do dormitório 1 com manchas superficiais (Ap 92) Foto 37: Banheiro de empregada (Ap 102)

18 Foto 38: Forro do banheiro de empregada em boas condições (Ap 102) Foto 39: Banheiro social 1 (Ap 102) Foto 40: Forro do banheiro social 1 com manchas de condensação (Ap 102) Foto 41: Parede do corredor de circulação em boas condições (Ap 102) Foto 42: Banheiro social 2 (Ap 102) Foto 43: Forro do banheiro social 1 com manchas de condensação (Ap 102)

19 09 andar 08 andar Foto 44: Forro do banheiro social 2 em boas condições (Ap 102) Foto 45: Fachada do edifício, entre o 08 e 09 pavimentos, em boas condições. Banheiro de empregada Foto 46: Detalhe da fachada, entre o 08 e 09 pavimentos, em boas condições. Foto 47: Portaria do Edifício Vivien Tereza Foto 48: Galeria comercial localizada no pavimento térreo do condomínio Foto 49: Fachada do Edifício Vivien Tereza, de quem da Rua Domingos de Moraes olha

20 5. CONCLUSÕES Diante do exposto nos itens anteriores, e após analisarmos os documentos, plantas e informações, relacionamos abaixo as seguintes conclusões: - Foram constatados danos em diversos ambientes do apartamento n 82 (imóvel do autor), os quais foram causados por infiltrações e grau de umidade elevado, provocando a deterioração dos seus respectivos revestimentos; - De acordo com as características e extensão dos danos encontrados no apartamento n 82, entendemos que há proliferação de microorganismos nos ambientes afetados, denotando a presença de esgoto nas infiltrações; - Em vistoria realizada nos apartamentos n 92 e n 102, não foram verificadas as mesmas patologias encontradas no apartamento n 82, portanto, entendemos que as infiltrações que causaram os danos no imóvel do autor estão concentradas na laje do 09 andar; - Foram encontrados indícios de intervenções executadas nas instalações hidráulicas do apartamento n 92, no entanto, como não foi apresentada documentação referente aos serviços, bem como pelo fato das tubulações serem embutidas nas paredes, não foi possível determinar a sua extensão;

21 - De acordo com informações obtidas com o réu durante os trabalhos, há registro de ocorrências de retorno de água servida pelo ralo da área de serviço do seu apartamento, o que denota a existência de problemas nas tubulações de esgoto do imóvel; - Não foi possível determinar se as colunas (prumadas) dos apartamentos de final 2 sofreram manutenção nos últimos 02 anos, período em que os problemas no imóvel do autor se agravaram, pois o condomínio não segue um cronograma específico de reparos e tampouco forneceu documentação sobre os serviços executados no período; - Pela extensão dos danos encontrados no imóvel do autor, os quais foram verificados em diversos ambientes, estando mais concentrados no banheiro de empregada, entendemos que as infiltrações causadoras de tais danos têm origem nas tubulações da laje do 09 andar; - Para uma identificação precisa do local de origem do vazamento, uma vez que as conclusões acima estão baseadas em inspeções visuais, recomendamos a realização de inspeção nas tubulações da laje do apartamento n 92, executadas através de aberturas no revestimento do piso. Em função de tudo que foi descrito, entendemos que os danos materiais verificados no apartamento n 82 foram causados por vazamentos originados nas instalações hidráulicas do apartamento n 92.

22 6. QUESITOS Quesitos do réu (fls. 61) 1) Quais as providências que o Senhor Perito pode localizar no imóvel do réu, como sendo sinais, evidências, provas, de que o réu, trocou ralos, pisos, válvulas, canos, lavatórios, torneiras, conexões, mangueiras, aplicações recentes de impermeabilizantes, e, outras obras visíveis, ou constatadas de ação do réu, comprovando ter ele tomado providências dirigidas à solução da lide? R.: Favor reportar-se ao item 3.2 do Laudo. De acordo com as constatações efetuadas durante a vistoria do apartamento n 92, foi possível identificar algumas intervenções nas áreas frias, como sinais de manutenção na tubulação de alimentação do vaso sanitário do banheiro social 1, remoção de revestimento do piso do banheiro de empregada, substituição de trechos do revestimento das paredes do banheiro social 1, remoção de trecho do revestimento da parede do banheiro social 2 e remoção do revestimento com troca da tubulação do lavatório do banheiro social 1. Por se tratarem de constatações meramente visuais, a correta identificação dos materiais efetivamente substituídos somente seria possível com a completa remoção dos revestimentos. Vale ressaltar que nenhuma documentação acerca das intervenções foi fornecida, como notas fiscais de material e recibos de mão obra, as quais poderiam fornecer dados mais precisos sobre os locais e a extensão dos serviços executados.

23 2) Que, o Senhor Perito faça perguntas aos Senhores: Síndico e Zelador averiguando se eles podem precisar quais conhecimentos possuem sobre as danificações havidas no apartamento do autor, e, quais as providências que podem testemunhar essas pessoas, sobre os fatos apontados pelo réu, de que tomou todas as providências que poderiam estar ao seu alcance para evitar e/ou minimizar os danos sofridos pelo autor? R.: As informações fornecidas pelo Sr. João Carvalho de Oliveira, zelador do edifício, dizem respeito às áreas comuns do condomínio, ou seja, sobre as manutenções realizadas nas prumadas do edifício. Sobre as unidades residenciais, o zelador citou que não havia no edifício problema semelhante ao que ocorre no apartamento n 82. Favor reportar-se ao item 3.4 do Laudo. 3) Quais as origens dos danos sofridos pelo autor? Se, os vazamentos são provenientes da unidade do réu, ou, de encanamentos pertencentes ao próprio condomínio, portanto, excluindo o réu, como responsável? R.: Favor reportar-se ao item 5 do Laudo. De acordo com as constatações visuais realizadas durante a vistoria, ao que tudo indica, são os vazamentos provenientes das tubulações de hidráulica da unidade do réu os causadores dos danos no imóvel do autor.

ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS

ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS ENGº DANIEL GARCIA DE GARCIA LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA - FORO DA COMARCA PELOTAS PORTO ALEGRE MARÇO DE 2013 DADOS DO SERVIÇO: Cliente: DEAM - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FORO DA

Leia mais

Relatório de reforma. Edifício XXXXX

Relatório de reforma. Edifício XXXXX Laudo Relatório de reforma Edifício XXXXX Elaborado por: Luís Ricardo Pinheiro Lima Página 1 de 8 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PRESTADORA DO SERVIÇO (CONTRATADA) Empresa: Pinheiro Lima Engenharia Ltda.

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

ATESTADO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL AT. 109. 01. 15

ATESTADO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL AT. 109. 01. 15 1 / 20 ATESTADO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL AT. 109. 01. 15 Eucalipto Serviços Técnicos na Construção Civil Ltda Rua Marquês de Maricá, 625 - cj. 42 - Sacomã - São Paulo - SP CEP: 04252-000 - Tel: (11)

Leia mais

Jonessy Rangel Rodrigues - Engenheiro mecânico CREA 1981100776 RJ

Jonessy Rangel Rodrigues - Engenheiro mecânico CREA 1981100776 RJ Jonessy Rangel Rodrigues, Engenheiro mecânico, portador da carteira do CREA- RJ 1981100776, vem por intermédio desta apresentar o Laudo de Autovistoria. LAUDO DE VISTORIA PARTE MECANICA Imóvel sito à:

Leia mais

Relatório de Vistoria Técnica

Relatório de Vistoria Técnica Relatório de Vistoria Técnica REFORMA DE IMÓVEL PARA ABRIGAR A SEDE DA SUBSEÇÃO DA OAB/BA NO MUNICÍPIO DE IPIAÚ/BA Sede da OAB Rua Senhor do Bomfim, nº83 Centro, Ipiaú/BA Elaborado para: Ordem dos Advogados

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, Crea-BA RELATÓRIO VISTORIA Nº. 007/2012

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, Crea-BA RELATÓRIO VISTORIA Nº. 007/2012 , Crea-BA RELATÓRIO DE VISTORIA Nº. 007/2012 Salvador, 03 de abril de 2012. , Crea-BA RELATÓRIO DE VISTORIA 1 - SOLICITANTE: Vereadora Aladilce Souza Membro da Frente Parlamentar Mista em defesa de Itapuã,

Leia mais

REVESTIMENTO CERÂMICOS

REVESTIMENTO CERÂMICOS SEMINÁRIOS DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REALIZAÇÃO: IBAPE NACIONAL E IBAPE PR Dias 18 e 19 de setembro de 2014 Foz do Iguaçu-PR II Seminário Nacional de Perícias de Engenharia PERÍCIAS EM FACHADAS

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PREDIAL

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PREDIAL RELATÓRIO DE INSPEÇÃO PREDIAL Agosto/2011 CONDOMÍNIO VISION Engº Claudio Eduardo Alves da Silva CREA nº: 0682580395 F o n e / F a x : ( 1 1 ) 2 6 5 1-5918 R. C e l. B e n to J o s é d e C a r v a lh o,

Leia mais

PERÍCIA DE INFILTRAÇÃO EM BANHEIRO DE EDIFÍCIO

PERÍCIA DE INFILTRAÇÃO EM BANHEIRO DE EDIFÍCIO PERÍCIA DE INFILTRAÇÃO EM BANHEIRO DE EDIFÍCIO JOÃO CASSIM JORDY (1) (1) Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Rua São Bento nº 1, 16º andar, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, e-mail: jordy@inpi.gov.br

Leia mais

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel

Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel Relatório de Vistoria Técnica com Cadastramento do Imóvel REFORMA DA SEDE DA SUBSEÇÃO DA OAB/BA NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI/BA Avenida Presidente Castelo Branco, nº 271, Aeroporto Velho Guanambi/BA Foto:

Leia mais

Laudo Técnico. Avaliação e análise de patologias construtivas. Edifício xxxxxxx. Elaborado por: Luís Ricardo Pinheiro Lima.

Laudo Técnico. Avaliação e análise de patologias construtivas. Edifício xxxxxxx. Elaborado por: Luís Ricardo Pinheiro Lima. Laudo Técnico Avaliação e análise de patologias construtivas Edifício xxxxxxx Elaborado por: Luís Ricardo Pinheiro Lima Página 1 de 66 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PRESTADORA DO SERVIÇO (CONTRATADA)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais Secretaria Municipal de Administração

Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais Secretaria Municipal de Administração 1. INTRODUÇÃO: Prefeitura Municipal de Bom Despacho Anexo V Laudo de Vistoria Predial Terminal Rodoviário de Passageiros de Bom Despacho O presente Laudo Técnico de Vistoria Predial foi solicitado pela

Leia mais

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015

NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 NOVOS PACOTES DE ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL - A partir de 16/06/2015 Para as contratações e renovações, a partir de 16/06/2015, os planos disponíveis serão: a) Serviço para casa (Plus Casa) Plus Casa Chaveiro

Leia mais

Vistoria da vizinhança

Vistoria da vizinhança Vistoria da vizinhança Grupo de Materiais de Construção 1 INTRODUÇÃO: Vistoria Preventiva Laudo de vizinhança apura estado de conservação de imóveis próximos ao canteiro de obras e atua como garantia a

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL LTA. 120. 05. 16

LAUDO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL LTA. 120. 05. 16 1 / 19 LAUDO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL LTA. 120. 05. 16 EUCALIPTO SERVIÇOS TÉCNICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA Rua Marquês de Maricá, 625 - cj. 42 - Sacomã - São Paulo - SP CEP: 04252-000 Tel: (11) 2215-3064

Leia mais

Projeto de Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário

Projeto de Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário AULA 14 Projeto de Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário Nos projetos de sistemas prediais de esgoto sanitário vamos traçar e dimensionar as tubulações que vão desde os aparelhos sanitários até o coletor

Leia mais

ENDEREÇO: Estrada de Itapecerica Nº 2.100.

ENDEREÇO: Estrada de Itapecerica Nº 2.100. PARECER TÉCNICO DAS ANOMALIAS ENCONTRADAS NA EDIFICAÇÃO DE GARANTIA POR PARTE DA CONSTRUTORA. 1ªPARTE TORRES 1 a 3. CONDOMÍNIO: Brink Condomínio Clube. ENDEREÇO: Estrada de Itapecerica Nº 2.100. CIDADE/UF:

Leia mais

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO DO CARGO

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO DO CARGO DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE CARPINTARIA : ESCOLARIDADE: Fundamental Incompleto Auxiliar em todas as atividades de carpintaria tais como: corte, armação, instalação e reparação de peças de madeira.

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS OBRAS EM CONDOMÍNIOS: PRECAUÇÕES E RESPONSABILIDADES

CICLO DE PALESTRAS OBRAS EM CONDOMÍNIOS: PRECAUÇÕES E RESPONSABILIDADES CICLO DE PALESTRAS OBRAS EM CONDOMÍNIOS: PRECAUÇÕES E RESPONSABILIDADES INSPEÇÃO PREDIAL CHECK UP E PREVENÇÃO DE ACIDENTES IBAPE/SP Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo

Leia mais

ANEXO II - LAUDO DE VISTORIA. Vistoria realizada em: / / Responsável Técnico: IMOVEL: 1. Endereço:

ANEXO II - LAUDO DE VISTORIA. Vistoria realizada em: / / Responsável Técnico: IMOVEL: 1. Endereço: ANEXO II - LAUDO DE VISTORIA Vistoria realizada em: / / Responsável Técnico: CARACTERIZAÇÃO DO BEM IMOVEL: 1. Endereço: 2. Proteção legal: Tombamento Municipal Tombamento Estadual Tombamento Federal Preservado

Leia mais

SEMINÁRIO DE PERÍCIAS

SEMINÁRIO DE PERÍCIAS SEMINÁRIO DE PERÍCIAS Norma de Vistoria de Vizinhança IBAPE/SP ANTONIO CARLOS DOLACIO Diretor Técnico do IBAPE/SP ABNT NBR 12722 Discriminação de serviços para construção de edifícios - Procedimento Item

Leia mais

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS MEMORIAL DESCRITIVO: APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS DESCRIÇÃO: Edifício

Leia mais

Analise das normas: 1) ABNT NBR 5674 - Gestão da manutenção 2) ABNT NBR 12680 - Gestão das reformas. Ronaldo Sá Oliveira

Analise das normas: 1) ABNT NBR 5674 - Gestão da manutenção 2) ABNT NBR 12680 - Gestão das reformas. Ronaldo Sá Oliveira Analise das normas: 1) ABNT NBR 5674 - Gestão da manutenção 2) ABNT NBR 12680 - Gestão das reformas Ronaldo Sá Oliveira ABNT NBR 15575:2013 NORMA DE DESEMPENHO CE-02:140.02 INSPEÇÃO PREDIAL ABNT NBR 14037:2011

Leia mais

MANUAL DO LOCATÁRIO. Guia ilustrado com tudo sobre a sua nova locação

MANUAL DO LOCATÁRIO. Guia ilustrado com tudo sobre a sua nova locação MANUAL DO LOCATÁRIO Guia ilustrado com tudo sobre a sua nova locação TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEU NOVO LAR VISTORIA E OCUPAÇÃO MANUTENÇÕES E BENFEITORIAS PAGAMENTO E REAJUSTE DESOCUPAÇÃO DO

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO. ESTADO: Rio Verde USO PREDOMINANTE INFRA ESTRUTURA URBANA SERVIÇOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS

LAUDO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO. ESTADO: Rio Verde USO PREDOMINANTE INFRA ESTRUTURA URBANA SERVIÇOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS 1 - SOLICITANTE: CPF: Beatriz Carlos Fernandes 038.777.631-11 2- IDENTIFICAÇÃO DO BEM OBJETO DE AVALIAÇÃO ENDEREÇO: Nº. COMPL. BAIRRO: Rua Jacaranda Qd. 11 lt 237 Res. Gameleira CIDADE: ESTADO: Rio Verde

Leia mais

ANEXO II PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

ANEXO II PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ANEXO II PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS QUANTIDADE UNIDADE PREÇO UNITÁRIO PREÇO TOTAL 1 Taxas e emolumentos 01 vb Placa da obra 01 vb Documentações técnicas da obra 01 vb Instalações

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 17/02/ 2012. Nome do Aluno: Gabriela Nobre Pedreira da Costa 1 INFORMAÇÕES GERAIS Estagiário

Leia mais

PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO

PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE IMPERMEABILIZAÇÃO JOÃO CASSIM JORDY (1); LUIZ CARLOS MENDES (2) (1) Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Rua São Bento n.º 1, 12º andar, Rio de Janeiro, RJ, Brasil,

Leia mais

Reformas e manutenção. Engº Marcos Velletri Engº Ricardo Gonçalves. Realização:

Reformas e manutenção. Engº Marcos Velletri Engº Ricardo Gonçalves. Realização: Reformas e manutenção Engº Marcos Velletri Engº Ricardo Gonçalves Atualização da normalização nacional ABNT NBR 15575 DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES Eng. Ricardo S. F. Gonçalves ABNT NBR 15575:2013 NORMA DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Tipologia Construtiva Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. TIPOLOGIA CONSTRUTIVA 1 SUB HABITAÇÃO 1.1- Sub-habitação Compostos

Leia mais

RELATÓRIO DE OBRAS 2014

RELATÓRIO DE OBRAS 2014 RELATÓRIO DE OBRAS 2014 GERÊNCIA DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO UNIDADES I, II e COUNTRY Diretor de Obras: José Orlando A. Teixeira Júnior 1 ÍNDICE 1. Relatório Fotográfico Obras de 2014 MI, MII e Country

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo Departamento de Engenharia DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS Obra: Conclusão das obras de melhoria da infraestrutura e revitalização do Parque Ambiental

Leia mais

Laudo Pericial Judicial

Laudo Pericial Judicial Laudo Pericial Judicial Disponível em: Acesso em: 06 jun. 2009 O Laudo é o parecer técnico resultante do trabalho realizado pelo Perito, via

Leia mais

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Aluna de Graduação

Leia mais

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE 1 Estrutura Acabamento externo SUMÁRIO DO PROJETO TORRE 5: 100% executado 95% executado - Revestimento fachada; - 100% concluído - Aplicação de textura; - 95% concluído -

Leia mais

ANÁLISE DAS PATOLOGIAS EXISTENTES NO CONJUNTO HABITACIONAL MONTE CARLO PRESIDENTE PRUDENTE

ANÁLISE DAS PATOLOGIAS EXISTENTES NO CONJUNTO HABITACIONAL MONTE CARLO PRESIDENTE PRUDENTE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 187 ANÁLISE DAS PATOLOGIAS EXISTENTES NO CONJUNTO HABITACIONAL MONTE CARLO PRESIDENTE PRUDENTE Gabriella Fernandes

Leia mais

INCIDÊNCIAS PATOLÓGICAS EM FACHADAS E ÁREAS COMUNS DE EDIFICAÇÕES PARA ENSINO CASO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

INCIDÊNCIAS PATOLÓGICAS EM FACHADAS E ÁREAS COMUNS DE EDIFICAÇÕES PARA ENSINO CASO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ INCIDÊNCIAS PATOLÓGICAS EM FACHADAS E ÁREAS COMUNS DE EDIFICAÇÕES PARA ENSINO CASO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ RESUMO PADARATZ, Ivo J. (1); CANOVA, José A. (2); DE MORI, Luci M. (3);

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011 MÓDULO 2 Projetista SAS Pequeno Porte Passo a Passo de Instalação ABRAVA -São Paulo,Maio de 2011 Luciano Torres Pereira Leonardo Chamone Cardoso

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE MANUTENÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA COORDENADORIA DE MANUTENÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS LOCAL: SETOR/ENDEREÇO: PERÍODO: RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES: LISTA DE VERIFICAÇÕES SERVIÇOS PREVENTIVOS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS PERÍODICIDADE SERVIÇOS PREVENTIVOS STATUS SEMANA 01 DIÁRIO Verificação

Leia mais

Maceió, 28 de junho de 2013. RELATÓRIO DO CLIENTE N O. 03. Prezado (a) Cliente,

Maceió, 28 de junho de 2013. RELATÓRIO DO CLIENTE N O. 03. Prezado (a) Cliente, RELATÓRIO DE CLIENTE 03 JUNHO DE 2013 RELATÓRIO DO CLIENTE N O. 03 Maceió, 28 de junho de 2013. Prezado (a) Cliente, Buscando deixar nossos clientes informados sobre a obra do Ed. Premium Residence, situado

Leia mais

FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO

FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO FICHA MODELO DA SINOPSE DO LAUDO A Ficha objetiva apresentação de SINOPSE do laudo, padronizada, a fim de auxiliar a análise e encaminhamento do mesmo para os interessados. Conforme modelo que segue, o

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACABAMENTOS PROPRIETÁRIO DATA: 03/08/2012 VERSÃO: 03 ÍNDICE 1- DESCRIÇÃO DOS ACABAMENTOS DAS UNIDADES... 3 1.1. CONJUNTOS DO PAVIMENTO TIPO (5 AO 13 )...

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA DE REFORMA Programa de Ação Cooperativa - Estado Município

RELATÓRIO DE VISTORIA DE REFORMA Programa de Ação Cooperativa - Estado Município RELATÓRIO DE VISTORIA DE REFORMA Programa de Ação Cooperativa - Estado Município EE JARDIM XXXXX XXXXXXXXXXX - XXXXXXX MUNICÍPIO CÓDIGO 00.00.000 OBJETO DO CONVÊNIO: Xxxxxxx DATA: 00.00.2008 Profissional

Leia mais

Reforma e Manutenção de Edificações ou Condomínios. Marcos Velletri

Reforma e Manutenção de Edificações ou Condomínios. Marcos Velletri Reforma e Manutenção de Edificações ou Condomínios Marcos Velletri Reforma e Manutenção de Edificações ou Condomínios É de extrema importância a conscientização de proprietários e síndicos quanto à responsabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo FIPAI FUNDAÇÃO PARA O INCREMENTO DA PESQUISA E DO APERFEIÇOAMENTO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo Relatório Avaliação pós-ocupação

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO E VISTORIA DE IMÓVEIS

LAUDO DE AVALIAÇÃO E VISTORIA DE IMÓVEIS LAUDO DE AVALIAÇÃO E VISTORIA DE IMÓVEIS A - IDENTIFICAÇÃO C - CARACTERIZAÇÃO DO TERRENO Topografia Perfil Transversal: Perfil Longitudinal: Plano Plano NOME DO PROPONENTE: ENDEREÇO DO IMÓVEL: TIPO DE

Leia mais

XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA EM IMÓVEL URBANO

XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA EM IMÓVEL URBANO XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: PERÍCIA EM IMÓVEL URBANO RESUMO O presente trabalho se trata de uma perícia realizada com o fim

Leia mais

PASSO A PASSO PARA RELACIONAMENTO DE APIÁRIO - Unidade de Extração - Casa de Mel NO MAPA

PASSO A PASSO PARA RELACIONAMENTO DE APIÁRIO - Unidade de Extração - Casa de Mel NO MAPA PASSO A PASSO PARA RELACIONAMENTO DE APIÁRIO - Unidade de Extração - Casa de Mel NO MAPA GUILHERME SAMPAIO COUTO Fiscal Federal Agropecuário Médico Veterinário SISA/SFA-CE 1º PASSO: SOLICITAÇÃO DE VISTORIA

Leia mais

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL. Figura 1 Edifício Philadélphia

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL. Figura 1 Edifício Philadélphia 4 1 INTRODUÇÃO Esse relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo acadêmico Joel Rubens da Silva Filho no período do estágio obrigatório para conclusão do curso de Engenharia

Leia mais

2. INFORMAÇÕES E SIGILO

2. INFORMAÇÕES E SIGILO TERMO DE ADESÃO Para melhor comunicação e transparência ao cliente Plantafácil, disponibilizamos abaixo o termo de adesão de nossos produtos e serviços disponibilizados no site, de protocolo cartorial,

Leia mais

EMPREENDIMENTO SUL 1

EMPREENDIMENTO SUL 1 EMPREENDIMENTO SUL 1 LOCALIZAÇÃO: Endereço: Av. Juca Batista nº 9742, nas proximidades do melhor condomínio de alto padrão de Porto Alegre, TERRA VILLE BELÉM NOVO GOLF CLUB. PRAZO DE ENTREGA: A previsão

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

Regras, Coberturas e Serviços Assistência Casa

Regras, Coberturas e Serviços Assistência Casa Regras, Coberturas e Serviços Assistência Casa - 1 - Assistência 24h residencial para execução de reparos emergenciais, como: hidráulica, elétrica, desentupimento, chaveiro, quebra-galho e conexão telefônica

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MODIFICAÇÕES EM APARTAMENTOS Para solicitar modificações nos apartamentos, o cliente deverá vir até a empresa em horário comercial no setor de Projetos com sua carta de

Leia mais

Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim

Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim Análise das Manifestações Patológicas da Ponte-Viaduto Torre-Parnamirim Nina Celeste Macario Simões da Silva (1), José Afonso P. Vitório (2) Romilde Almeida de Oliveira (3) (1)Mestranda, Programa de Pós-graduação

Leia mais

EMBRACON Empresa Brasileira de Administração de Condomínio Ltda.

EMBRACON Empresa Brasileira de Administração de Condomínio Ltda. Garantia da construtora Assim como outros bens ele tem uma garantia, o imóvel possui a garantia legal dada pela construtora de no mínimo cinco anos, mas determinar o responsável por grandes falhas ou pequenos

Leia mais

Edifícios Consolação I e II

Edifícios Consolação I e II Edifícios Consolação I e II Os edifícios Consolação I e II estão localizados na Rua da Consolação, 2.403/2.411/2387, na quadra delimitada Rua Bela Cintra e Antonio Carlos, Bela Vista - São Paulo, SP. Trata-se

Leia mais

ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO

ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO TIPO 10 - EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS E ASSOBRADADAS, COM OU SEM SUBSOLO 10.1 - Padrão Rústico Arquitetura: Construídas

Leia mais

Reformas. aula 10. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Tania Eustáquio

Reformas. aula 10. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Tania Eustáquio www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 10 Por Tania Eustáquio Reformas Para mostrar como é possível fazer interferências na arquitetura de um imóvel sem dor de cabeça com obras, prazos e orçamento,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA CASA DE LIXO

DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA CASA DE LIXO DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA CASA DE LIXO A entrada do processo é feita no protocolo da EMSURB localizada na portaria do Parque da Sementeira. Após a análise é fornecida a DECLARAÇÃO E O PARECER TÉCNICO

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL 57 5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL O conjunto arquitetônico da residência de Antônio de Rezende Costa, que hoje abriga a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães foi pelos autores do presente

Leia mais

270 mil. Edificações no Rio de Janeiro. Total de edificações na cidade 875 mil. Edificações sujeitas à autovistoria:

270 mil. Edificações no Rio de Janeiro. Total de edificações na cidade 875 mil. Edificações sujeitas à autovistoria: Edificações no Rio de Janeiro Total de edificações na cidade 875 mil * Edificações sujeitas à autovistoria: 270 mil ** * Fonte: IBGE ** Estimativa com base nas informações do IBGE Riscos das Edificações

Leia mais

PROGRAMA HABITACIONAL NOVO PRODUTO

PROGRAMA HABITACIONAL NOVO PRODUTO PROGRAMA HABITACIONAL NOVO PRODUTO Produto Aquisição de empreendimentos habitacionais na planta Sem custos de comercialização para o construtor Recursos do Fundo do Novo Programa Habitacional Público Alvo:

Leia mais

HISTÓRIA DO BAIRRO. Vila Prudente é um distrito da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Localiza-se na zona sudeste da cidade

HISTÓRIA DO BAIRRO. Vila Prudente é um distrito da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Localiza-se na zona sudeste da cidade LOCALIZAÇÃO HISTÓRIA DO BAIRRO Vila Prudente é um distrito da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Localiza-se na zona sudeste da cidade A Vila Prudente é um bairro em constante renovação, que está ficando

Leia mais

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE 1 Estrutura Acabamento externo: TORRE 5 100% executado 98% executado - Revestimento fachada; 100% concluído - Aplicação de textura; 100% concluído - Execução do telhado; 100%

Leia mais

M E M O RIAL DE ESPECIFICAÇÕES: PROPRIETÁRIO: Fun House Empreendimentos Imobiliários Ltda. OBRA: Residencial Montblanc ENDEREÇO: Rua 24 de Maio,415 Bairro vila Rosa Novo Hamburgo C AR AC T E R Í S T I

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL ENGENHARIA DIAGNÓSTICA

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL ENGENHARIA DIAGNÓSTICA LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL ENGENHARIA DIAGNÓSTICA SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Dos dados 1.2 Identificação do imóvel 1.3 Tipologia 2. OBJETIVOS 2.1 Critérios utilizados 2.2 Nível de inspeção

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015 PERÍODO OUTUBRO DE 2015 Andamento das Obras Execução dos barracões e Mobilização de canteiro de obras quantidade a executar 70% - quantidade acumulada ao final do período 70%; Durante o período executaremos

Leia mais

MANUAL DO BENEFÍCIO ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL 24 HORAS

MANUAL DO BENEFÍCIO ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL 24 HORAS MANUAL DO BENEFÍCIO ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL 24 HORAS Junho/2014 1080.0776.0302 ÍNDICE ACIONAMENTO DOS SERVIÇOS...3 REEMBOLSOS...3 QUANTIDADE DE INTERVENÇÕES...3 SERVIÇOS...3 BOMBEIRO HIDRÁULICO...3 ELETRICISTA...4

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTOS DE SAÚDE. Julho 2011 Revisão 02

RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTOS DE SAÚDE. Julho 2011 Revisão 02 RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTOS DE SAÚDE Julho 2011 Revisão 02 2 INTRODUÇÃO Os Centros de Saúde incluídos nesta categoria são unidades que foram construídas recentemente e que

Leia mais

VISTORIA REALIZADA EM 28/5/2010 Data atual: 16/06/2010 Vistoriado por: SERGIO. Informações do Imóvel

VISTORIA REALIZADA EM 28/5/2010 Data atual: 16/06/2010 Vistoriado por: SERGIO. Informações do Imóvel VISTORIA REALIZADA EM 28/5/2010 Data atual: 16/06/2010 Vistoriado por: SERGIO Informações do Imóvel Imóvel: RUA MACEDO TELES COUTINHO 28 AP 67 Tipo: APARTAMENTO Descrição: VISTORIA DE ENTRADA Relatório

Leia mais

Residencial Recanto do Horizonte

Residencial Recanto do Horizonte MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Recanto do Horizonte FUNDAÇÃO E ESTRUTURA As Fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural, elaborado de acordo com as normas técnicas pertinentes e baseadas

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 0287773-14.2011.8.19.0001 Apelante 1: CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO AUSER Apelante 2: RICARDO MIRANDA MOTTA Apelados: OS MESMOS Origem: Juízo de Direito da

Leia mais

09/05/2014. Execução de Contrapiso. Daniel Mussato Nº 091175 Erom Vyctor - Nº 091135. Daniel

09/05/2014. Execução de Contrapiso. Daniel Mussato Nº 091175 Erom Vyctor - Nº 091135. Daniel Execução de Contrapiso Daniel Mussato Nº 091175 Erom Vyctor - Nº 091135 Daniel 2 1 Estrutura do Trabalho Dados da obra Definição de Contrapiso /Principal função Principais Materiais e Equipamentos Utilizados

Leia mais

Unidades de apartamentos

Unidades de apartamentos Unidades de apartamentos Os apartamentos são de 141,92 m² e de 178,38m². As plantas podem sofrer variações devido à opção pelo número de dormitórios, sendo que um dormitório pode se integrar à sala ou

Leia mais

Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos

Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos Engª MsC Silvania Miranda do Amaral Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Especialista em Georreferenciamento Mestre em Engenharia Civil Má

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

GARANTIA. Introdução. Prezado Cliente,

GARANTIA. Introdução. Prezado Cliente, GARANTIA Introdução Prezado Cliente, Este Termo tem como objetivo lhe orientar sobre os prazos de garantia dos componentes e s de seu imóvel, e como solicitar a Assistência Técnica Venax Construtora. Os

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 038 /2012 INSTITUI OBRIGAÇÕES RELATIVAS À AUTOVISITA E AS INFORMAÇÕES ACERCA DE OBRAS E REFORMAS REALIZADAS NOS PRÉDIOS.

PROJETO DE LEI Nº 038 /2012 INSTITUI OBRIGAÇÕES RELATIVAS À AUTOVISITA E AS INFORMAÇÕES ACERCA DE OBRAS E REFORMAS REALIZADAS NOS PRÉDIOS. PROJETO DE LEI Nº 038 /2012 INSTITUI OBRIGAÇÕES RELATIVAS À AUTOVISITA E AS INFORMAÇÕES ACERCA DE OBRAS E REFORMAS REALIZADAS NOS PRÉDIOS. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA:

Leia mais

ESPAÇO CORPORATIVO SILVA BUENO - CSB 261

ESPAÇO CORPORATIVO SILVA BUENO - CSB 261 ESPAÇO CORPORATIVO SILVA BUENO - CSB 261 RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MAIO DE 2015 Andamento das obras no período Obras no Ático: Início da instalação de luminárias iniciado; Conclusão das

Leia mais

ENGENHEIRO CIVIL - CREA SP 106.468/D ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MEMBRO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO, sergioluisnovaes@hotmail.

ENGENHEIRO CIVIL - CREA SP 106.468/D ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MEMBRO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO, sergioluisnovaes@hotmail. fls. 110 Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Terceira Vara Cível da Comarca de Guarujá Estado de São Paulo Processo 4001345-89.2013.8.26.0223 SERGIO LUIS RIBEIRO DOS SANTOS NOVAES Engenheiro

Leia mais

ESPAÇO CORPORATIVO SILVA BUENO - CSB 261

ESPAÇO CORPORATIVO SILVA BUENO - CSB 261 ESPAÇO CORPORATIVO SILVA BUENO - CSB 261 RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO DEZEMBRO DE 2014 Estrutura de Concreto: Conclusão do 9º pavimento 100% executado; Conclusão do 10º pavimento Barrilete,

Leia mais

Deliberação da Indicação de Administração Condominial da Mérito Consultoria de Imóveis S.C. Ltda

Deliberação da Indicação de Administração Condominial da Mérito Consultoria de Imóveis S.C. Ltda Apresentação Institucional da Construtora Tarjab e da Incorporadora Meritor; Apresentação Geral do Empreendimento; Informações sobre o status do Processo de Vistoria das Unidades e Área Comum; Deliberação

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

Memorial Descritivo. Montreal Plaza

Memorial Descritivo. Montreal Plaza Memorial Descritivo Montreal Plaza MEMORIAL DESCRITIVO MONTREAL PLAZA A - INSTALAÇÕES PREDIAIS 1. SISTEMA AUXILIAR DE ENERGIA (GERADOR) Instalação de um grupo de geradores para atender: Área comum: Recepção,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 Arquitetônico Hidrossanitário EMPREENDIMENTO: Edifício Residencial ÁREA CONSTRUIDA: 2.323,60 m² ÁREA DO TERRENO: 1.474,00 m² LOCALIZAÇÃO: Rua Ianne Thorstemberg, n 344 Bairro

Leia mais

Verificar a estanqueidade da válvula de descarga, torneira automática e torneira A cada 5 anos. Limpar o crivo do chuveiro

Verificar a estanqueidade da válvula de descarga, torneira automática e torneira A cada 5 anos. Limpar o crivo do chuveiro TABELA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA ITEM DESCRIÇÃO PERIODICIDADE Esquadrias de Alumínio Limpeza geral esquadria (zona urbana ou rural) 1 vez ao ano. Limpeza geral esquadria (zona marítima ou industrial) 1

Leia mais

ABNT NBR 15575 Edifícios habitacionais de até 5 (cinco) pavimentos Norma de Desempenho. Perícias judiciais

ABNT NBR 15575 Edifícios habitacionais de até 5 (cinco) pavimentos Norma de Desempenho. Perícias judiciais ABNT NBR 15575 Edifícios habitacionais de até 5 (cinco) pavimentos Norma de Desempenho Perícias judiciais IBAPE SP - AGOSTO 2011 1 NORMAS TÉCNICAS Zona de fronteira Direito Engenharia 2 Norma de Desempenho

Leia mais

II SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DIAGNÓSTICA EM EDIFICAÇÕES

II SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DIAGNÓSTICA EM EDIFICAÇÕES Painel 2 VISTORIAS E INSPEÇÕES PREDIAIS SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS DAS EDIFICAÇÕES 01 1. RAZÕES PARA AS VISTORIA 1. DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DE INSPEÇÕES 3. PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO Reforma Unidade de Saúde de Campo da Água Verde Local: Campo da Água Verde Canoinhas/SC CANOINHAS-SC ABRIL / 2014 SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS... Este Memorial Descritivo tem a função

Leia mais

Memorial Descritivo. Revestimentos e Equipamentos. Saibro ou pó-de-brita. bloco intertravado

Memorial Descritivo. Revestimentos e Equipamentos. Saibro ou pó-de-brita. bloco intertravado Memorial Descritivo Empreendimento: VIDA BELA - HIS Igara III Apresentação Este Memorial Descritivo tem por objetivo complementar o projeto arquitetônico do empreendimento HIS Igara III, definindo os equipamentos

Leia mais

MATERIAL DE TREINAMENTO DO CORRETOR

MATERIAL DE TREINAMENTO DO CORRETOR MATERIAL DE TREINAMENTO DO CORRETOR O grande lançamento está chegando! Apresentação comercial ROTEIRO 1. Parceria 2.Histórico MCMV Morar 3. Localização 4. Ficha técnica 5. Implantação 6. Lazer e segurança

Leia mais

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE DOCUMENTO COMPLEMENTAR 05 PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE RELATÓRIO TÉCNICO ORIENTATIVO PARA REVITALIZAÇÃO DOS CENTROS DE SAÚDE ÍNDICE A. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Elétrica e Hidráulica QUE TAL UMA PIZZA OU ESFIHA? Edição: OUTUBRO/15. Já Renovou seu SEGURO? MANUTENÇÃO PREDIAL

Elétrica e Hidráulica QUE TAL UMA PIZZA OU ESFIHA? Edição: OUTUBRO/15. Já Renovou seu SEGURO? MANUTENÇÃO PREDIAL Edição: OUTUBRO/15 LIMPADORA FÊNIX Solicite um orçamento sem compromisso. Solcon Administradora Já Renovou seu SEGURO? QUE TAL UMA PIZZA OU ESFIHA? Elétrica e Hidráulica Edição: SETEMBRO/15 PARE DE SER

Leia mais

Patologia em Revestimentos de Fachada

Patologia em Revestimentos de Fachada PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Revestimentos de 1 Nome:Fernando Marques Ribeiro Matricula: 27667 Docente: Orlando Carlos B. Damin Artigo: Fonte: Editora: Ordem dos Engenheiros Região Norte / 2011 Autores: Ana

Leia mais

Termo de Situação Física das Áreas

Termo de Situação Física das Áreas Termo de Situação Física das Áreas O presente termo apresenta características físicas e tem a finalidade de informar ao Licitante as adequações necessárias nas áreas objeto da concessão, destinadas à exploração

Leia mais

Autores: Deputado SAMUEL MALAFAIA, Deputado LUIZ PAULO A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:

Autores: Deputado SAMUEL MALAFAIA, Deputado LUIZ PAULO A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE: PROJETO DE LEI Nº 2584/2013 EMENTA: DETERMINA QUE SEGUROS IMOBILIÁRIOS DE CONDOMÍNIOS, PRÉDIOS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E PÚBLICOS SOMENTE SEJAM EMITIDOS MEDIANTE O CUMPRIMENTO DA LEI Nº6400, DE 05 DE

Leia mais