Geo.Semana 3. Claudio Hansen Rhanna Leoncio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geo.Semana 3. Claudio Hansen Rhanna Leoncio"

Transcrição

1 Claudio Hansen Rhanna Leoncio Semana 3 Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

2 CRONOGRAMA 07/02 Formação do espaço e revoluções industriais 09:15 09/02 Formação do espaço e revoluções industriais 19:15 14/02 Fordismo e o surgimento do Keynesianismo 09:15 16/02 Fordismo e o surgimento do Keynesianismo 19:15

3 21/02 Toyotismo e a Terceira Revolução Industrial 09:15 23/02 Toyotismo e a Terceira Revolução Industrial 19:15

4 21 23 Toyotismo e fev a Terceira Revolução Industrial 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

5 RESUMO O modelo Toyotista, também chamado de sistema flexível, surge na fábrica de automóveis da Toyota, no Japão, após a crise do modelo Fordista-Taylorista, visando solucionar os problemas criados por este modelo, tais como, estoques lotados, pressão sindical e produtos muito duráveis e padronizados. Dentre as soluções encontradas para estes problemas destacam-se: O aumento dos salários dos trabalhadores para aumentar assim o mercado consumidor. A desconcentração industrial como forma de dificultar o amparo dos sindicatos aos trabalhadores com a saída das indústria dos países ricos para os países mais pobres. Esse aspecto surge da necessidade do Japão encontrar espaços para a produção, visto que seu território, em grande maioria, é formado por montanhas e florestas. A produção flexível, ou seja, que se adapta às demandas do mercado (Just in time). Produtos não duráveis (obsolescência programada) e diversificados para possibilitar a renovação dos estoques. Durante o predomínio do Fordismo era correto afirmar que os países industrializados eram os países ricos, pois eram os que tinham capital para investir na otimização da produção e o faziam nas suas indústrias que até então estavam concentradas em seu território. Com o Toyotismo e a desconcentração industrial isto foi alterado com as indústrias migrando para os países pobres e emergentes e a sede se concentrando nos países ricos. Além do modelo Toyotista, a Terceira Revolução Industrial tem como características o desenvolvimento de alta tecnologia, investimento em pesquisas (Tecnopólos) e o destaque da informação que dão origem ao Meio Técnico Científico Informacional. 53 EXERCÍCIOS DE AULA 1. A expansão da produção capitalista, nos três primeiros quartos do século XX, esteve assentada principalmente no modelo de organização fordista. A partir dos anos 1970, esse modelo sofreu significativas alterações, decorrentes da dificuldade em enfrentar, através de ganhos de produtividade, a crise que atingiu o sistema capitalista. Impôs-se ao universo da produção a necessidade de profunda reestruturação econômica, expressa pela introdução de novas tecnologias, flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo. Tais mudanças foram vistas por alguns como ruptura e, por outros, como continuidade do modelo fordista. De qualquer maneira, o mundo do trabalho real do século XXI já não é mais o mesmo. Sobre os impactos concretos que afetaram a produção e o trabalho no Brasil, no quadro das transformações comentadas no texto, é correto afirmar que houve: a) consolidação do assalariamento regulamentado, através da expansão do emprego com carteira registrada para a totalidade dos trabalhadores. b) fortalecimento do poder de negociação dos sindicatos e elevação contínua da renda dos trabalhadores.

6 c) extinção por inteiro das formas antigas de divisão do trabalho baseada na separação entre concepção e execução, em decorrência da alta qualificação intelectual dos trabalhadores. d) expansão de formas alternativas de organização do trabalho (trabalho informal, doméstico, temporário, por hora e subcontratação) em detrimento do assalariamento tradicional. e) redução drástica das jornadas de trabalho e ampliação do tempo de lazer desfrutado pelos trabalhadores. EXERCÍCIOS PARA CASA 1. No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria. (SCHLOSSER, Eric. País Fast- Food. São Paulo: Ática, p. 221). No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs McEmprego, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego. 54 a) Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado. b) Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa. c) Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho. d) Altas taxas de sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de avanço na carreira. e) Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade. 2. São características das transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho na sociedade globalizada: I a principal estratégia das grandes empresas está na dispersão geográfica para outras zonas em que a exploração do trabalho é mais barata; II a produção, longe da rigidez do fordismo, apóia-se na flexibilização organizacional do trabalho e das formas de contratação; III com as novas tecnologias, o mercado de trabalho se apresenta como um bloco homogêneo, de fácil mobilidade e intercâmbio; IV a inserção da população feminina no mercado de trabalho se dá de forma ampliada e igualitária.

7 Assinale a alternativa correta. a) II e III estão corretas. b) I e II estão corretas. c) II, III e IV estão corretas. d) I, II e III estão corretas. 3. A mecanização do processo produtivo assume hoje dimensões nunca vistas, com o desenvolvimento da robótica e, cada vez mais, as fábricas empregam um contingente menor de operários. Em vista disso, podemos observar as seguintes mudanças nas relações de trabalho: I A concorrência desenfreada entre trabalhadores por empregos reforça um sentimento crescente de individualismo e isolamento. II Com a transformação na indústria, novas relações de trabalho se organizam -trabalho individual, terceirizado e prestação de serviços substituindo relações de emprego tradicionais. III A concorrência desenfreada, entre trabalhadores por emprego, entre empresas pelo controle dos mercados e entre nações pelos recursos escassos, abala antigas alianças e relações tradicionais de solidariedade. IV Nos países industrializados, surge o desemprego estrutural, com a diminuição constante e irreversível dos cargos nas empresas, colocando em disponibilidade uma parcela cada vez maior da população. a) I, III e IV estão corretas. b) I, II e III estão corretas. c) III e IV estão corretas. d) I, II, III e IV estão corretas São fatores que hoje introduzem mudanças no mundo do trabalho. I O uso intensivo de novas tecnologias, como robôs e computadores, e a revolução na comunicação, com as redes computadorizadas. II Uma acirrada competição comercial entre países de industrialização emergente, como Brasil, México, China e os chamados Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Hong Kong, Taiwan). III A busca, em qualquer parte do globo, de mão-de-obra barata, de mercado de matéria prima, pelas empresas multinacionais, decidindo onde, como e quando produzir. IV A diminuição do desemprego, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como parte do cenário globalizado. Selecione a alternativa correta: a) II, III e IV estão corretas. b) I, II e III estão corretas. c) I, III e IV estão corretas. d) II e IV estão corretas.

8 5.. O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário: Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é: a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto. SENNETT R. A corrosão do caráter, consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado). Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais. b) as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico. c) os procedimentos de terceirização sejam aprimorados pela qualificação profissional. d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional. e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

9 7. No contexto da revolução técnico-científica, governantes e empresas de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Japão, têm estimulado a criação de arranjos territoriais chamados tecnopolos, caracterizados por a) centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento que apresentam concentração de mão de obra qualificada capaz de gerar novos produtos de alta tecnologia que poderão ser absorvidos pelas indústrias. b) centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento instalados em fazendas que utilizam ferramentas tradicionais e mão de obra intensiva para realizar estudos que aumentem a produtividade. c) áreas centrais das grandes cidades que apresentam alta concentração de compra e venda de produtos tecnológicos e serviços de manutenção com mão de obra pouco qualificada. d) conjuntos empresariais voltados para a prestação de serviços avançados a distância com o emprego de mão de obra barata adaptada ao uso de sistemas de comunicação e informação. e) áreas centrais das grandes metrópoles que apresentam elevado dinamismo para a recepção de eventos e congressos especializados em biotecnologia e saúde para soluções de demandas em mercados emergentes. 8. O mapa a seguir apresenta o mais antigo tecnopolo do mundo. 57

10 A respeito do surgimento das cidades tecnopolos, é INCORRETO afirmar que a) são regiões que concentram indústrias de alta tecnologia, centros de pesquisas e inovações tecnológicas abrigando grandes universidades capazes de garantir a formação de novos pesquisadores. b) o Vale do Silício localiza-se na Costa Oeste dos Estados Unidos no Estado da Califórnia. A concentração industrial estrutura-se em torno da Baía de São Francisco onde foram instaladas centenas de empresas dedicadas à produção de computadores e softwares de alta tecnologia. c) a cidade de Boston, na Costa Leste dos Estados Unidos, também representa um importante tecnopolo do país. Nessa região além da indústria bélica encontram-se diversas companhias que produzem tecnologia de ponta. d) no Japão, a ilha de Hokkaido abriga os dois maiores tecnopolos do país,sapporo e Kushiro, especializados em alta tecnologia informacional. e) na Índia, Bangalore representa um tecnopolo especializado em alta tecnologia e telecomunicações e é classificada como uma das dez cidades mais empreendedoras do mundo Disponível em: autoentusiastas.blogspot. com.br/2012/10/industriaautomobilistica-definido-o. html. Acesso em: 21/11/2012 A imagem retrata um cenário presente na chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica, a qual fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. Uma alteração significativa diz respeito à(ao) a) informatização do processo produtivo e à ampliação do emprego de modo geral. b) automação do processo produtivo e à necessidade de mão de obra reduzida, mas qualificada e especializada. c) surgimento do Fordismo, conjunto de métodos para a produção em série, com os quais vários operários produzem mais em menos tempo. d) ausência completa de trabalhadores em todas as fases da produção, visto que as máquinas regulam todo o processo produtivo.

11 10. Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada Terceira Revolução Industrial, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista. A respeito da denominada Terceira Revolução Industrial, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir. I. Trata-se da consolidação da Segunda Revolução Industrial, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente. II. As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada. III. Ocorre em substituição ao esgotamento do sistema fordista, conservando, entretanto, o conceito de produção em série, já que é a única maneira possível de atender a um aumento de demanda sempre crescente em função da globalização da economia. IV. Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global. V. Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor. 59 Estão corretas, somente, a) I, II, III e V. b) I, II e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V. QUESTÃO CONTEXTO Com base no trecho apresentado, desenvolva argumentos que relacionem de maneira coerente o processo de Globalização e o sistema flexível. Na hierarquia herdada dos valores reconhecidos, a síndrome consumista destronou a duração, promoveu a transitoriedade e colocou o valor da novidade acima do valor da permanência. Trecho extraído do livro Vida Líquida de Zygmunt Bauman.

12 Dois dos aspectos mais representativos da Globalização são o avanço dos meios de transporte e dos meios de comunicação, o que levou ao uso da expressão aldeia global para se referir ao encurtamento das distâncias físicas e das distâncias culturais\econômicas. Neste sentido, o sistema flexível, Toyotismo, é o adotado no pós 1970 possibilitando a flexibilização da produção industrial de acordo com a demanda e produtos cada vez mais diversificados. GABARITO 01. Exercícios para aula 1. d 02. Exercícios para casa 1. e 2. b 3. d 4. b 5. c 6. e 7. a 8. d 9. b 10. d 60

TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014

TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014 TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014 01. Durante o processo de industrialização da economia brasileira, dois presidentes se destacaram no estímulo ao desenvolvimento deste setor

Leia mais

Geo. Geo. Monitor: Rhanna Leoncio

Geo. Geo. Monitor: Rhanna Leoncio Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Rhanna Leoncio Toyotismo 26/28 fev RESUMO O modelo de produção industrial Toyotista, idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e Taiichi Ohno (1912-1990), foi difundido

Leia mais

Geo. Monitor: Bruna Cianni

Geo. Monitor: Bruna Cianni Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Bruna Cianni Indústria mundial (modelo produtivos e distribuição) 01 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 05 A CRISE DO FORDISMO E O ADVENTO DE UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 05 A CRISE DO FORDISMO E O ADVENTO DE UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 05 A CRISE DO FORDISMO E O ADVENTO DE UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO Como pode cair no enem No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

1ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a):

1ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): LISTA: 1ª série Ensino Médio Professor(a): B - Negão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: DIA: MÊS: 03 2017 1 - (UFRN) A Terceira Revolução Industrial, que se iniciou desde a década de 1970,

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 08 Capítulo 2 A economia-mundo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com O Acordo de Bretton Woods Contexto histórico Fim da 2ª Guerra Mundial: Europa e Japão devastados

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA 15:34

GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA 15:34 GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA 15:34 CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA Indústria é a série de manipulações o ser humano faz, para transformar a matéria prima em produto

Leia mais

GEOGRAFIA 3ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 25 DE AGOSTO A 29 DE AGOSTO 14ª SEMANA

GEOGRAFIA 3ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 25 DE AGOSTO A 29 DE AGOSTO 14ª SEMANA GEOGRAFIA 3ª SÉRIE EM TAREFA DA SEMANA DE 25 DE AGOSTO A 29 DE AGOSTO 14ª SEMANA 1. (Mackenzie 2014) O mapa a seguir apresenta o mais antigo tecnopolo do mundo. A respeito do surgimento das cidades tecnopolos,

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CTS, MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO Podemos dividir a economia em três setores: Setor primário Setor secundário Setor terciário CTS, MERCADO E SISTEMA

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados.

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Origem e evolução Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Pode ser classificada em três fases iniciais. São

Leia mais

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O QUE É UMA INDÚSTRIA? INDÚSTRIA É A ATIVIDADE POR MEIO DA QUAL OS SERES HUMANOS TRANSFORMAM

Leia mais

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 )

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) INDÚSTRIA GERAL País/Local 1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) Inglaterra (Europa Ocidental) Mudanças ao longo da I Rev. Industrial (transição para a II Rev. Industrial) Momento XVIII/XIX Ao longo

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Conteúdo 8º Ano Cap.1, 2, 3, 4 e 5 Apostila 1 e Cap. 6 e 7 Apostila 2 Projeções Cartográficas Origens do Subdesenvolvimento

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

CEC- Centro Educacional Cianorte

CEC- Centro Educacional Cianorte CEC- Centro Educacional Cianorte A Industrial e Evolução dos Sistemas de Produção Professor: João Claudio Alcantara dos Santos O que é indústria? É o conjunto de atividades econômicas que têm por fim a

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Indústria Indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra,

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO TECNICO CIENTÍFICA- INFORMACIONAL MÓDULO 03

A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO TECNICO CIENTÍFICA- INFORMACIONAL MÓDULO 03 A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO TECNICO CIENTÍFICA- INFORMACIONAL MÓDULO 03 MANUFATURAS X MAQUINOFATURAS No período da Primeira Revolução Industrial havia uma mistura entre os trabalhos ligados a manufatura,

Leia mais

Surgimento da Política

Surgimento da Política Surgimento da Política 01. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação

Leia mais

A atividade industrial

A atividade industrial A atividade industrial Estágios da produção 1 - artesanato Trabalho manual; O artesão também era o dono do meio de produção; O artesão realizava todo o processo produtivo. Estágios da produção 2 - manufatura

Leia mais

Modelos de industrialização e Industrialização no Brasil. Todo o nosso conhecimento tem princípio nos sentimentos (Leonardo da Vinci)

Modelos de industrialização e Industrialização no Brasil. Todo o nosso conhecimento tem princípio nos sentimentos (Leonardo da Vinci) Modelos de industrialização e Industrialização no Brasil. Todo o nosso conhecimento tem princípio nos sentimentos (Leonardo da Vinci) Característica Fordismo Toyotismo Origem EUA ( 1910) Japão (1950) Quantidade

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) Observe a charge a seguir. Que característica do capitalismo está sendo retratada na imagem? Cite outras duas características desse sistema político-econômico. 2) Leia atentamente:

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 34 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO E O CONTEXTO INTERNACIONAL

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 34 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO E O CONTEXTO INTERNACIONAL GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 34 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO E O CONTEXTO INTERNACIONAL Como pode cair no enem? (UERJ) Pelas características dos modelos produtivos do momento da segunda Revolução Industrial,

Leia mais

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO A Revolução Industrial (meados século XVIII) deflagrou um processo de transformações socioeconômicas e espaciais: - intensificou

Leia mais

Transformações recentes no mundo do trabalho

Transformações recentes no mundo do trabalho Unidade 2 Transformações recentes no mundo do trabalho Estrutura social Padrão de organização social A A posição que ocupamos na sociedade obedece a um padrão Todos temos um lugar específico dentro da

Leia mais

COLÉGIO ANGLO ÁGUAS LISTA DE EXERCÍCIOS

COLÉGIO ANGLO ÁGUAS LISTA DE EXERCÍCIOS COLÉGIO ANGLO ÁGUAS LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: GEOGRAFIA 3º MÉDIO Trimestre: 3º Ensino Médio Professor: Felipe Atenção: a lista será resolvida na sala de aula com agendamento prévio do professor.

Leia mais

INDÚSTRIA MÁQUINAS Sistemas de produção: MESTRES APRENDIZES,

INDÚSTRIA MÁQUINAS Sistemas de produção: MESTRES APRENDIZES, L A I R T S U D O C FI Á R G G O E IN O QUE É INDÚSTRIA? O termo INDÚSTRIA é empregado para indicar a fabricação, quase sempre com o uso de MÁQUINAS do mais variados produtos, por exemplo: a) alimentos;

Leia mais

Revisão para o ENEM. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 28, 31/10 e 01/11/2014. Material de Apoio para Monitoria

Revisão para o ENEM. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 28, 31/10 e 01/11/2014. Material de Apoio para Monitoria Revisão para o ENEM 1. Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. Na imagem abaixo, foi utilizada a técnica de curvas de nível para representar a topografia de uma região na qual há um vale, entre outras formas de relevo. O ponto localizado no fundo desse vale é o

Leia mais

CAPITALISMO FINANCEIRO OU CAPITALISMO MONOPOLISTA. Gustavo Rodrigues Lemos - EPUFABC

CAPITALISMO FINANCEIRO OU CAPITALISMO MONOPOLISTA. Gustavo Rodrigues Lemos - EPUFABC CAPITALISMO FINANCEIRO OU CAPITALISMO MONOPOLISTA Gustavo Rodrigues Lemos - EPUFABC Capitalismo Financeiro Após a II Revolução Industrial (~1850), as disputas entre os países se tornaram ainda maiores.

Leia mais

MUNDO DO TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

MUNDO DO TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP MUNDO DO TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Março/2015 ABORDAR algumas características do mundo do trabalho

Leia mais

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015 Classificação das indústrias IFMG Campus Betim Outubro de 2015 O IBGE propõe a CNAE Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Existem 21 categorias de atividades: http://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Leia mais

A ampliação da oferta de alimentos é um dos maiores desafios da humanidade para as próximas décadas.

A ampliação da oferta de alimentos é um dos maiores desafios da humanidade para as próximas décadas. 1. A comparação entre modelos produtivos permite compreender a organização do modo de produção capitalista a cada momento de sua história. Contudo, é comum verificar a coexistência de características de

Leia mais

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo Parte I DA CRISE DO ESTADO PROVIDÊNCIA AO NEOLIBERALISMO Crise do Estado Providência

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II Definição: conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura

Leia mais

2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Lincoln Marques

2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Lincoln Marques 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 1860-1914 Prof. Lincoln Marques DEFINIÇÕES CONCEITUAIS Conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Pedro H. O. Figueiredo Assunto: Industrialização e Urbanização Suporte teórico: Livro didático Suporte

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 36 A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA E INFORMACIONAL

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 36 A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA E INFORMACIONAL GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 36 A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA E INFORMACIONAL Como pode cair no enem? (ENEM) Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava

Leia mais

A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A

A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A A atividade industrial O processo industrial, numa simples definição, é a transformação de matériaprima em bens destinados ao consumo. Indústria

Leia mais

De acordo com o texto e seus conhecimentos, aponte elementos que estão influenciando as condições de trabalho na atualidade.

De acordo com o texto e seus conhecimentos, aponte elementos que estão influenciando as condições de trabalho na atualidade. ROTEIRO DE ESTUDOS E EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO: GEOGRAFIA GILSON Caderno 1 - Editora anglo Cap 2 - Um mundo desigual Cap 3 - Mundo desenvolvido: aspectos econômicos Cap 4 - Mundo desenvolvido: aspectos

Leia mais

Aula 2 13/10/2016. Empresas Transnacionais. Conversa Inicial

Aula 2 13/10/2016. Empresas Transnacionais. Conversa Inicial Aula 2 Empresas Transnacionais Conversa Inicial 2 Profa. Ludmila A. Culpi 1) A origem e a evolução histórica das empresas 2) O regime fordista- -taylorista e o toyotismo 3) Definição de 4) Definição de

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

Indústria Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá

Indústria Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá Indústria Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá 1) Sobre as definições das concentrações industriais e financeiras, assinale a alternativa incorreta: a) Cartel: Associação de várias empresas autônomas

Leia mais

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 2017: Centenário da Revolução Russa! Introdução Aspectos

Leia mais

TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A

TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A 1 O QUE É DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO >> Forma como a produção e comercialização de bens e serviços se organiza mundialmente,

Leia mais

O mundo do trabalho ontem e hoje

O mundo do trabalho ontem e hoje O mundo do trabalho ontem e hoje 1 O Mundo do Trabalho Ontem Décadas de 1940-70 Hoje A partir de meados da década de 80 1 Relações empresa-empregado Ontem Antigo contrato de trabalho Hoje Novo contrato

Leia mais

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO O Processo de Globalização O que é: Fenômeno de integração econômica e cultural em consequência da intensificação das trocas internacionais de mercadorias e da circulação de pessoas, capitais (dinheiro)

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

Mercado de trabalho e o futuro do setor de serviços. Seminário Terceirização, Evolução e Marco Legal Brasília, 06 de dezembro de 2011

Mercado de trabalho e o futuro do setor de serviços. Seminário Terceirização, Evolução e Marco Legal Brasília, 06 de dezembro de 2011 Mercado de trabalho e o futuro do setor de serviços Seminário Terceirização, Evolução e Marco Legal Brasília, 06 de dezembro de 2011 Contexto internacional O Brasil é um dos poucos países da América latina

Leia mais

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, B) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, B) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política. 1. (ENEM 2013) Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

As transformações que a Revolução Industrial trouxe para o campo e para a cidade;

As transformações que a Revolução Industrial trouxe para o campo e para a cidade; A DINÂMICA INDUSTRIAL E A CONCENTRAÇÃO FINANCEIRA 1 A Dinâmica Industrial As transformações que a Revolução Industrial trouxe para o campo e para a cidade; As cidades negras; Mudanças nas relações sociais;

Leia mais

Organização do espaço Urbano

Organização do espaço Urbano Organização do espaço Urbano 1. Nomeie o espaço representado no vídeo e caracterize-o. 2. Informe quais são os principais setores econômicos desenvolvidos na cidade? Características do espaço Urbano Urbanização

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO 1 3ª NO PLURAL Engenheiros do Hawaii - 2002 2 A Construção do Espaço Geográfico O espaço natural; O espaço geográfico é o objeto central da geografia;

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 8º 1º bim Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente as questões

Leia mais

Capitalismo financeiro e informacional

Capitalismo financeiro e informacional Capitalismo financeiro e informacional Capitalismo financeiro - Começa no final do século XIX, período de formação de grandes empresas industriais e comerciais, incluindo o crescimento acelerado de bancos

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial Paulo Tumasz Junior I e II Revolução Industrial APRESENTAÇÕES Slides - Artesanato, Manufatura e Industria: APRESENTAÇÕES Slides - Período e ocorrência - Características: - Resumo: - II Revolução Industrial:

Leia mais

Sistemas Industriais

Sistemas Industriais Sistemas Industriais Introdução Valter Vander de Oliveira valterv@ifsc.edu.br Sumário Tipos de Indústriais Introdução Classificação Evolução dos sistemas de produção 1 a, 2 a e 3 a revolução industrial

Leia mais

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças Revisão Geografia - Thiago Rebouças Transição do sistema Feudalista para Capitalista O avanço tecnológico da época foi responsável pelo fim do feudalismo como sistema econômico, político e social. A evolução

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CONCEITOS BÁSICOS DE GLOBALIZAÇÃO fenômeno que começou com as grandes navegações. ganhou grande destaque com a revolução industrial. sofreu grande

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Globalização

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Globalização Globalização Globalização 1. Um mundo onde o tempo voa No céu noturno de Memphis, nos Estados Unidos, as luzes dos aviões competem com as estrelas. São cargueiros. Entre 11 da noite e 3 da manhã, eles

Leia mais

Revoluções Industriais REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A INDÚSTRIA. Formada sobre as bases de acumulação do capital através do mercantilismo.

Revoluções Industriais REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A INDÚSTRIA. Formada sobre as bases de acumulação do capital através do mercantilismo. A INDÚSTRIA É o setor da economia que congrega o processo de transformação da matéria-prima em vários tipos de bens. A industria possui uma forte relação com os recursos naturais, sendo sua produção associada:

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa MUNDO DESENVOLVIDO: Aspectos Econômicos (p. 206) Os países desenvolvidos controlam cerca de 75% da produção da riqueza mundial, entretanto concentram apenas 15% da população. A PRODUÇÃO DA RIQUEZA (p.

Leia mais

MODULO 2. DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas

MODULO 2. DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas MODULO 2 DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas 211 1 213 Pós-Segunda Guerra Mundial Sistema capitalista Sistema Socialista Estados Unidos(EUA) X União Soviética(URSS) GUERRA

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA INTRODUÇÃO Palco da Segunda Revolução Industrial EUA; Petróleo como a principal fonte de energia; Fordismo; EUA: ocupam o segundo lugar no

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

PROVA 1º BIMESTRE (2011) Correção das Questões

PROVA 1º BIMESTRE (2011) Correção das Questões PROVA 1º BIMESTRE (2011) Correção das Questões 1. (a) Tendo como referência o ponto de vista do professor Milton Santos, apresente e explique as três globalizações do mundo atual. Sob a ótica de Milton

Leia mais

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY AULA 6: EUA DADOS Área: 9.372.614 km² Capital: Washington D.C População: 320 milhões (2016) Moeda: dólar norte-americano ( USD ) Divisão Administrativa: 50 estados MAPA

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

Relações Trabalhistas

Relações Trabalhistas Relações Trabalhistas Indústria 4.0 Futuro do Trabalho Sylvia Lorena Contexto Diagnóstico Preparação Inter-relação com a discussão sobre o Futuro do Trabalho, que ganha mais relevância diariamente no mundo

Leia mais

Organização Politica e Econômica Global

Organização Politica e Econômica Global Organização Politica e Econômica Global Ordem da Revolução Industrial Geopolítica Multipolaridade Europa e ampliação para outros continentes Relações internacionais ampliação capitalismo imperialismo Política

Leia mais

Concepção de Educação e Trabalho

Concepção de Educação e Trabalho http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=19011 Disciplina: Concepção de Educação e Trabalho Prof. Cleito Pereira dos Santos O Trabalho na Teoria Marxista Diego Rivera Particolare Detroit Industry 1932 Conceituando

Leia mais

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE TAREFA DA SEMANA DE 26 DE AGOSTO 13ª SEMANA

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE TAREFA DA SEMANA DE 26 DE AGOSTO 13ª SEMANA GEOGRAFIA 1ª SÉRIE TAREFA DA SEMANA DE 26 DE AGOSTO 13ª SEMANA 1. (Ufsj 2013) Observe a imagem abaixo. A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produção global de um modelo

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

A Indústria como atividade Econômica

A Indústria como atividade Econômica A Indústria como atividade Econômica Histórico 1. Noções Históricas: A atividade industrial pode ser analisada por meio das fases que antecederam a caracterização moderna, nas quais a elaboração de matérias

Leia mais

A Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial A Primeira Revolução Industrial Iniciou-se em 1750, na Inglaterra; Predominava inicialmente a mão-de-obra desqualificada (população camponesa migrante); Sua fonte de energia era o carvão mineral, utilizado

Leia mais

Da produção manual à indústria

Da produção manual à indústria DO ARTESANATO AO ROBÔ Da produção manual à indústria Artesanato É o modo de produzir bens por meio do trabalho manual do artesão. Contexto Até por volta do século XVI Características Primeiro modo de fabricação

Leia mais

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Manufatura é um sistema de fabricação

Leia mais

Recuperação Semestral Aluno (a):

Recuperação Semestral Aluno (a): Recuperação Semestral Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

7ª Série. Indústria cap.7

7ª Série. Indústria cap.7 7ª Série Indústria cap.7 Artesanato O artesão era o dono da matéria prima e das ferramentas; Ele também conhecia todas as fases da produção; A oficina ficava no interior de sua casa; O trabalho era uma

Leia mais

Energia e Evolução da Atividade Industrial

Energia e Evolução da Atividade Industrial Energia e Evolução da Atividade Industrial Energia e Evolução da Atividade Industrial 1. Cresce geração de energia eólica no Brasil A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em

Leia mais

SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa funciona numa rede

SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa funciona numa rede GESTÃO DA INOVAÇÃO PROF. ME. ÉRICO PAGOTTO SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Quais são as leis que regem o mercado? Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas

Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas Nilton Freitas 1 Estrutura da Apresentação 1. Ameaças à qualidade de vida no trabalho e ao meio ambiente na indústria química

Leia mais

Industrialização brasileira e desenvolvimento. A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte (Gandhi)

Industrialização brasileira e desenvolvimento. A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte (Gandhi) Industrialização brasileira e desenvolvimento. A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte (Gandhi) Crise de 1929: a queda dos commodities de café com a recessão mundial forçou os fazendeiros

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 37 O MODELO FLEXÍVEL

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 37 O MODELO FLEXÍVEL GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 37 O MODELO FLEXÍVEL Como pode cair no enem? (UERJ) A posição central ocupada pela técnica é fundamental para explicar a atual fase do capitalismo em que se insere o pós-fordismo.

Leia mais

CTS e realidade - algumas carências

CTS e realidade - algumas carências CTS e realidade - algumas carências Benefícios da ciência e da tecnologia para a sociedade: A informatização dos meios de transporte e comunicações; Modificações nos serviços e no lazer; O desenvolvimento

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO www.infoescola.com Revolução da técnica Introduz Forma eficiente de padronizar a mercadoria Menor tempo Menor custo Agrupamento de trabalhadores

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O 2trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação TRABALHO

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Declínio do feudalismo:

Declínio do feudalismo: Definição: Um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção (terras, máquinas e infraestrutura) e propriedade intelectual, objetivando obtenção de lucro regulada pelo mercado.

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais