Lição 3 A Organização Básica do Texto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 3 A Organização Básica do Texto"

Transcrição

1 Redação Técnica 53 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais do texto; ordenar o texto de forma que estabeleça uma lógica interna. Conteúdo desta lição: Planejamento da comunicação escrita. Elaboração dos parágrafos para estruturação do texto. Elementos de coesão.

2

3 Redação Técnica 55 A ORGANIZAÇÃO BÁSICA DO TEXTO Estamos avançando mais uma etapa na nossa ação de educação. A lição 3 vai abordar o planejamento da comunicação escrita, as características estruturais do texto, além de estabelecer a ordenação das ideias. Prepare-se para desvendar maravilhas que potencializarão o seu desempenho como produtor de texto. Vamos a elas! PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA É comum que, ao identifi carmos uma demanda para produzir um texto, já direcionemos nossa atenção imediatamente para a execução. Muita calma nessa hora! Antes de partir para a ação, é imprescindível a etapa do planejamento. Assim, a atividade fl uirá mais tranquilamente e com uma produtividade superior. Reúna insumos antes de arregaçar as mangas da camisa. Observe que um pedreiro não começa a construir um edifício antes de conhecer o projeto de engenharia. Pergunte: O que? O que exatamente vai ser escrito? Uma carta, um relatório, um ofício, um parecer? Cada tipo de texto possui peculiaridades que devem ser respeitadas. Para quem? A defi nição de quem é o nosso leitor é fundamental para a estruturação do texto. Para que? O foco no objetivo deve ser mantido para que o texto não se perca em divagações. Lembra daqueles textos que você leu e não entendeu para que foram escritos? Provavelmente, os autores se perderam ao se distanciarem do objetivo. Quando? O texto deve ser oportuno. Não adianta escrever sobre o terremoto do Haiti após meses do acontecimento da tragédia. O impacto não será o mesmo.

4 56 Redação Técnica Ao defi nir respostas para essas questões, as ideias se tornam mais claras e a mente responde mais facilmente ao estímulo para produzir um texto. Além disso, você vai garantir uma comunicação efi caz com seu leitor, tornando o texto mais efetivo. A ESTRUTURA DO TEXTO A estrutura do edifício permite que ele permaneça fi rme e sólido. Também, a estrutura do texto permite que sua construção tenha uma base para sustentar a ideia que ele quer transmitir. PARÁGRAFOS Pilastras que reforçam a construção do texto. A palavra mesmo é muito utilizada para retomar a informação anterior. Contudo, seu uso não é recomendado. Conheça outros curingas malignos: coisa, negócio e os verbos ter, dar, fazer, pôr, dizer e ver. Existem aqueles que, ao notarem que estão escrevendo várias linhas seguidas, pensam: O parágrafo está fi cando grande demais. Vou começar a próxima frase em outro parágrafo. Na verdade, o parágrafo não é um bloco de tantos centímetros de frases. Ele é uma parte do todo com sentido completo e independente. Para o parágrafo ter sentido completo, aparecem em cena os três mosqueteiros : introdução, desenvolvimento e fechamento. Esses personagens nada signifi cam separadamente. Eles se tornam vitoriosos somente se unirem suas forças em uma sequência lógica. Assim, o leitor conseguirá entender a ideia que foi manifestada por meio da escrita. Como o texto é composto de parágrafos, é perfeitamente possível deduzir que, se você consegue estruturar bem um parágrafo, você também conseguirá estruturar bem o texto. O todo também segue a lógica das partes. Não adianta começar o texto muito bem e se perder no desenvolvimento. Pior ainda é terminá-lo porque a tinta da caneta ou da impressora acabou. Outro item que merece nossa atenção é a manutenção da unidade da estrutura do texto. Para que a comunicação escrita seja uniforme, podemos lançar mão de alguns elementos que a gramática e o dicionário nos oferecem:

5 Redação Técnica 57 Pronome Em vez de Escreva O colaborador foi convidado para participar de um grupo de trabalho. Porém, o mesmo ainda não respondeu ao convite. O colaborador foi convidado para participar de um grupo de trabalho Porém, ele ainda não respondeu ao convite. Sinônimo Em vez de De acordo com o relatório as providências foram tomadas. As providências garantirão o sucesso do projeto. Escreva De acordo com o relatório as providências foram tomadas. As medidas garantirão o sucesso do projeto. Palavra de sentido amplo Em vez de Foram contratados 10 carteiros para o CDD. Os carteiros vão se apresentar no CDD amanhã. Escreva Foram contratados 10 carteiros para o CDD. Os colaboradores vão se apresentar na unidade amanhã. Numeral Em vez de A Empresa adquiriu um projetor multimídia e um aparelho de DVD. O projetor e o DVD serão destinados à sala de reunião. Escreva A Empresa adquiriu um projetor multimídia e um aparelho de DVD. Ambos serão destinados à sala de reunião.

6 58 Redação Técnica Figura de linguagem Em vez de O Rio de Janeiro sediará a próxima mostra fi latélica internacional. Essa será a segunda vez que o Rio de Janeiro sediará o evento. Escreva O Rio de Janeiro sediará a próxima mostra fi latélica internacional. Essa será a segunda vez que a Cidade Maravilhosa sediará o evento. A ORDENAÇÃO DO TEXTO De acordo com o tipo de texto que você necessite escrever será estabelecida a ordenação das ideias. Vamos entender melhor essa recomendação? Um exemplo típico da primeira forma de ordenação é o texto jornalístico. Então, a partir de agora, leia o jornal com outros olhos. A segunda forma de ordenação do texto é muito utilizada para responder cartas e tratar de assuntos delicados. A terceira forma de ordenação do texto é a mais propícia para elaboração de relatórios e projetos. Quando você precisa fazer uma reclamação ou elaborar um texto informativo, utilize a sequência: 1º - Informação principal. 2º - Exemplos, justifi cativas, argumentos que deem apoio à informação principal. 3º - Informações acessórias. Já quando você precisa primeiramente contextualizar o leitor antes de entrar no assunto, utilize a sequência: 1º - Informação introdutória. 2º - Ponto principal (pedido, recusa, etc.). 3º - Informações acessórias. Uma outra possibilidade de ordenação das ideias no texto é a seguinte: 1º - Introdução. 2º - Desenvolvimento. 3º - Conclusão.

7 Redação Técnica 59 Nesta lição 3 você aprendeu que: Antes de partir para a ação, é imprescindível a etapa do planejamento. Assim, a atividade fl uirá mais tranquilamente e com uma produtividade superior. A estrutura do texto permite que sua construção tenha uma base para sustentar a ideia que ele quer transmitir De acordo com o tipo de texto que você necessite escrever será estabelecida a ordenação das ideias.

8

9 Redação Técnica 61 EXERCÍCIO 1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem. 2. Após a conclusão, consulte as respostas e/ou comentários no fi nal deste material. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota. Questão nº 1 Os meios de obtenção de insumos para o planejamento da comunicação escrita são as seguintes perguntas: a. ( ) O que, para quem, para que, quando. b. ( ) O que, de quem, para que, quando. c. ( ) O que, para quem, com que, quando. d. ( ) O que, para quem, para que, de que forma. Questão nº 2 Marque V para as afi rmativas verdadeiras e F para as falsas: a. ( ) O pronome é um elemento gramatical que mantém a unidade do texto. b. ( ) O parágrafo deve conter, no máximo, quatro frases. c. ( ) O dicionário é um aliado quando buscamos sinônimos para evitar repetições no texto. d. ( ) Uma palavra específi ca pode ser substituída por uma de sentido amplo sem alterar a unidade do texto.

10 62 Redação Técnica Questão nº 3 A sequência da ordenação de um relatório é: a. ( ) Informação introdutória, ponto principal, informações acessórias. b. ( ) Informação principal, argumentos, informações acessórias. c. ( ) Introdução, ponto principal, informações acessórias. d. ( ) Introdução, desenvolvimento, conclusão. Questão nº 4 A sequência da ordenação de uma carta de recusa a uma solicitação é: a. ( ) Informação introdutória, ponto principal, informações acessórias. b. ( ) Informação principal, argumentos, informações acessórias. c. ( ) Introdução, ponto principal, conclusão. d. ( ) Introdução, desenvolvimento, conclusão. Questão nº 5 A sequência da ordenação de um texto informativo é: a. ( ) Informação introdutória, ponto principal, informações acessórias. b. ( ) Informação principal, argumentos, informações acessórias. c. ( ) Introdução, ponto principal, informações acessórias. d. ( ) Introdução, desenvolvimento, conclusão.

11 Redação Técnica 63 Você chegou ao final da lição 3. Faça agora uma autoavaliação da sua aprendizagem. Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais do texto; ordenar o texto de forma que estabeleça uma lógica interna. Verifi que agora: Se você então, atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, prossiga ao estudo da Lição 4, onde você estudará A Revisão do Texto. não atingiu os objetivos de aprendizagem, retorne aos conteúdos necessários para reforçar sua aprendizagem.

12

Lição 2 O Hábito da Leitura

Lição 2 O Hábito da Leitura Redação Técnica 43 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: reconhecer o conceito de leitura; identifi car os principais objetivos da leitura; selecionar alguns recursos utilizados para efetuar

Leia mais

Lição 2 Modelos Estatísticos

Lição 2 Modelos Estatísticos 37 Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o conceito de modelos estatísticos; identifi car a fi nalidade dos modelos estatísticos; identifi car exemplos de modelos estatísticos

Leia mais

Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central

Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central 81 Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de tendência central; identifi car o conceito

Leia mais

Lição 5 Um Pouco de Gramática

Lição 5 Um Pouco de Gramática 77 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car algumas regras ortográfi cas; identifi car as principais regras de concordância. Conteúdo desta lição: Ortografi a. Concordância nominal

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

Parte II REDAÇÃO TÉCNICA

Parte II REDAÇÃO TÉCNICA Redação Técnica 21 Parte II REDAÇÃO TÉCNICA Redação Técnica 23 INTRODUÇÃO O mundo globalizado vem impondo novos desafi os às empresas. Vivemos buscando a efi cácia e o aumento constante da produtividade.

Leia mais

Estatística Básica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Estatística Básica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento do curso Estatística Básica.

Leia mais

Redação Técnica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Redação Técnica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Redação Técnica 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Redação Técnica 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento

Leia mais

ADMINISTRATIVO Módulo 1

ADMINISTRATIVO Módulo 1 ADMINISTRATIVO Módulo 1 ÍNDICE CAPÍTULO 1...8 1.1 Administração...9 1.1.1 Empreendedor...10 1.1.2 Empreendedorismo... 11 1.1.3 Empresa...12 1.1.3.1 Administração nas Empresas...12 1.1.4 Funções Básicas

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Estudo e Aprendizado a Distância. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Estudo e Aprendizado a Distância. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Estudo e Aprendizado a Distância 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Estudo e Aprendizado a Distância 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralidade DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Interpretar textos em identificar o com orais com identificar o tema, identificar o tema, explicitar o tema, explicitar o assunto,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - 2º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Português

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Tema central: Criação de um conto fantástico Produção de texto Introdução: O conto fantástico é um gênero que tem como característica o fato de apresentar ou

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Entender o desenvolvimento da educação e da cultura

Leia mais

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas 57 Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Identi car a estrutura do ECT Normas. Identi car os benefícios da pesquisa eletrônica no ECT Normas. Veja

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

Técnicas de escrita criativa para comunicadores. Arlete Prieto

Técnicas de escrita criativa para comunicadores. Arlete Prieto Técnicas de escrita criativa para comunicadores Arlete Prieto A primeira versão de qualquer coisa é uma droga. Ernest Hemingway A coisa princípia difícil, você hesita, escreve besteira, não faz mal. De

Leia mais

O planejamento de artigos científicos

O planejamento de artigos científicos O planejamento de artigos científicos Prof.ª Ana Maria Torres Alvarez Universidade Federal de Ouro Preto Julho de 2009 Iniciando a conversa Quem tem facilidade para escrever trabalhos científicos? Quem

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM?

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O senso comum (conhecimento popular) se refere ao conhecimento do povo, adquirido ao acaso, dominado por valores e crenças baseadas nas experiências

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

PRÊMIO CORUJA DO SERTÃO 2ª FASE - REDAÇÃO ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO

PRÊMIO CORUJA DO SERTÃO 2ª FASE - REDAÇÃO ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO PRÊMIO CORUJA DO SERTÃO 2014 2ª FASE - REDAÇÃO ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO Jaguarari, novembro de 2014. CADERNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Este caderno contém: A proposta de redação; Os critérios

Leia mais

Gestão do Esporte no Brasil

Gestão do Esporte no Brasil Leandro Carlos Mazzei Flávia da Cunha Bastos Gestão do Esporte no Brasil Desafi os e perspectivas Coautores Fernando Castro Maroni José Arthur Fernandes Barros Luís Carlos Santana Michel Fauze Mattar Ricardo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

O teste de Listening é composto por quatro ( 4 ) sessões. Você tem 40 perguntas para responder no total. Cada sessão é composta por

O teste de Listening é composto por quatro ( 4 ) sessões. Você tem 40 perguntas para responder no total. Cada sessão é composta por O Básico O teste de Listening é composto por quatro ( 4 ) sessões. Você tem 40 perguntas para responder no total. Cada sessão é composta por Um áudio; Dez perguntas a serem respondidas, tomando como referência

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

1 INSTRUÇÔES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÔES IMPORTANTES DE SEGURANÇA 1 INSTRUÇÔES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as intruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação Verifi que

Leia mais

Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano. 20 de junho 2013

Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano. 20 de junho 2013 Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano 20 de junho 2013 Antes da Prova Tens de estar na Escola 30 minutos antes do início da prova - às 13:30 horas (o ideal é chegares um pouco antes - às

Leia mais

Planejamento anual. Unidade 1. As linguagens que nos rodeiam

Planejamento anual. Unidade 1. As linguagens que nos rodeiam Planejamento anual Unidade 1 Capítulos Conceitos e/ou 1. Diferentes modos de comunicar 2. Ação e interação pela linguagem 3. Quero me comunicar com você As linguagens que nos rodeiam Identifi car as diferentes

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica.

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica. Etec Monsenhor Antonio Magliano Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETE Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

informação-prova de equivalência à frequência 16 FRANCÊS

informação-prova de equivalência à frequência 16 FRANCÊS informação-prova de equivalência à frequência data: 18/05/2019 16 FRANCÊS escrita e oral 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2019 alunos abrangidos pela Portaria n.º 102/2016, de 18 de outubro 1. O B J E T O D E

Leia mais

isolados e vivemos cercados por colegas inefi cazes e rudes, isso sim provoca estresse.

isolados e vivemos cercados por colegas inefi cazes e rudes, isso sim provoca estresse. 1 seu objetivo 14 M as será que temos tempo para isso? Nos dias de hoje estamos todos tão extenuados que temos, sem dúvida, de dar um jeito de nos livrar do estresse e aprender a relaxar. Isso é um fato.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA LUCIANO VICENTE DOS SANTOS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O que chama a atenção no currículo? Que o currículo

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOTICIANDO UM FATO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano Língua Portuguesa Gênero

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS Haver concluído a disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos ou disciplina equivalente..

PRÉ-REQUISITOS Haver concluído a disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos ou disciplina equivalente.. GÊNEROS TEXTUAIS PROJETO DIDÁTICO Aula 10 META Apresentar a criação de um produto fi nal, a partir de atividades de leitura e escrita, como possibilidade de ressignifi cação da aprendizagem dos gêneros

Leia mais

Programa de Português 2º Ano

Programa de Português 2º Ano Programa de Português 2º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

OBJETIVO GERAL ESPECÍFICOS

OBJETIVO GERAL ESPECÍFICOS Ensino Fundamental I 3º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Português PROFESSOR Priscila Monteiro Carvalho / Neisa CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL A/B EMENTA A língua portuguesa oportunizara

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL vontade de fortalecidos para que nossos objetivos Oralização das palavras de bingo/ LÍNGUA PORTUGUESA: Apresentação e estudo da letra Zz e seu grupo

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 8º ANO A Ano Letivo: 2012/2013 Introdução /Metas Consigna-se no Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril de 2012, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

GUIA DO CLIENTE GUIA DO CLIENTE 1. ESCOLHA DO FOTÓGRAFO

GUIA DO CLIENTE GUIA DO CLIENTE 1. ESCOLHA DO FOTÓGRAFO 1. ESCOLHA DO FOTÓGRAFO O fotógrafo profi ssional precisa ter alguns atributos essenciais: conhecimento técnico sofi sticado, talento, cultura, sensibilidade, atualização profi ssional constante, efi ciência

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência COMPONENTE ESCRITA

Informação-Prova de Equivalência à Frequência COMPONENTE ESCRITA Agrupamento de Escolas do Viso Porto Prova de Equivalência à Frequência Francês (LE II) Prova 16 3º- Ciclo do Ensino Básico Informação-Prova de Equivalência à Frequência Tipo de Prova: Escrita e Oral Duração:

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Algumas dicas Importantes e dicas para te nortear. Então vamos Início perfeito???

Algumas dicas Importantes e dicas para te nortear. Então vamos Início perfeito??? Algumas dicas Importantes e dicas para te nortear. Então vamos Início perfeito??? ATENÇÃO!!! PREPAREM-SE COM CANETA E PAPEL NA MÃO; DESLIGUEM-SE DE TUDO EM SUA VOLTA E CONCENTREM-SE; ANOTEM APENAS PONTOS

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Informação-Prova de Equivalência à Frequência Exame de Equivalência à Frequência Espanhol 11º Ano Nível de Continuação Prova 368 2017 Ensino Secundário I Introdução

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

ESCOLHA DE BONS MANUAIS ESCOLARES OU TALVEZ NÃO!

ESCOLHA DE BONS MANUAIS ESCOLARES OU TALVEZ NÃO! ESCOLHA DE BONS MANUAIS ESCOLARES OU TALVEZ NÃO! MARIA ODETE PINHO Professora de Inglês e Francês Orientadora de estágio de Francês, Agrupamento D. Afonso Sanches - Vila do Conde odetepinho@hotmail.com

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

VOCÊ PODE LER MELHOR E MAIS RÁPIDO

VOCÊ PODE LER MELHOR E MAIS RÁPIDO Atenção. Esta cópia está protegida pela tecnologia Social DRM e contém dados do comprador. Sua distribuição é expressamente proibida. LUIZ MACHADO, Ph.D. Doutor (Ph, D.) e livre-docente pela Universidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ORAÇÃO DO DIA: Pai Nosso / CANÇÃO DO DIA: Bom dia! / HORA DAS NOVIDADES: Observação de cenas em cartaz / TÉCNICA DE REDAÇÃO: Elaboração de texto

Leia mais

1 Mutirão Regional de Comunicação

1 Mutirão Regional de Comunicação 1 Mutirão Regional de Comunicação Regional Leste 2 da CNBB OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS Oficina prática de produção de textos para sites, redes sociais e informativos Assessora: Aline Ferreira Texto jornalístico

Leia mais

A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da

A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 9º ANO A Ano Letivo: 202/203 Introdução / Metas Consigna-se no Despacho n.º 530/202, de 8 de abril de 202, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Critérios Específicos de PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Domínio de Saber e Saber Fazer Domínios de referência Oralidade 1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol

Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol Prova 368 2016 10.º e 11.º Anos de Escolaridade (Continuação) O presente documento visa divulgar informação relativa à prova de Equivalência à Frequência,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2016/2017 1 ª /

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

1 crie tempo. Suponhamos que você esteja bastante atribulado, com

1 crie tempo. Suponhamos que você esteja bastante atribulado, com 1 crie tempo Suponhamos que você esteja bastante atribulado, com serviços que consumirão seu tempo ao longo dos próximos dois dias, e comprou este livro para ajudá-lo. O livro informa que é necessário

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Penacova

Agrupamento de Escolas de Penacova Agrupamento de Escolas de Penacova Informação da Prova de Equivalência à Frequência 9º Ano Língua Estrangeira II / ESPANHOL 3º Ciclo do Ensino Básico 2018 Prova 15 Prova escrita e prova oral 1ª Fase O

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Penacova

Agrupamento de Escolas de Penacova Agrupamento de Escolas de Penacova INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 1ª / 2ª fase ESPANHOL (9º Ano Língua Estrangeira II) 2014 Prova 15 Prova escrita e prova oral 3º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

Realizam a prova alunos autopropostos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho.

Realizam a prova alunos autopropostos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL 2016 Prova 15 3.º Ciclo do Ensino Básico Ao abrigo do Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

1. Objeto de avaliação

1. Objeto de avaliação Informação Prova de Equivalência à Frequência (Escrita) Espanhol 3.º Ciclo do Ensino Básico (Código 15) 2019 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Espanhol em vigor (homologado

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO CHECKLIST O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! Brasília, 2015 Primeira Edição Muita gente diz que escrever não é uma tarefa fácil. Acontece que, na Oficina de Redação,

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

Na internet Leitura: atividades

Na internet Leitura: atividades Na internet Leitura: atividades 1. Com base no que você leu neste texto, enumere as vantagens e as desvantagens de se paquerar pelo computador. Você encontrou alguma dica nova ou diferente das que você

Leia mais

Primeiramente, vamos entender como nosso estudo funcionará: Agora que você já sabe como o processo funciona, vamos ao trabalho!!!

Primeiramente, vamos entender como nosso estudo funcionará: Agora que você já sabe como o processo funciona, vamos ao trabalho!!! Ficha de Aprofundamento Língua Portuguesa 6º ano EF Professor Rodolfo Santiago Olá!! Finalmente nossa primeira ficha de aprofundamento chegou! E ela vem com tudo!! Para que você possa ter sucesso ao estudar

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

INFORMAÇÃO DE PROVA EQUIVALENTE A EXAME NACIONAL

INFORMAÇÃO DE PROVA EQUIVALENTE A EXAME NACIONAL INFORMAÇÃO DE PROVA EQUIVALENTE A EXAME NACIONAL Espanhol Continuação (Bienal)- Prova Escrita Prova 847 2016 Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol - Prova Escrita e Prova Oral Prova 368 2016 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº 139/2012 de 5 de Julho) O presente

Leia mais

INFORMAÇÃO- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

INFORMAÇÃO- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Espanhol- Continuação -Ciclo Bienal 1ª e 2ª Fase Prova/Código: 368 2017 Ano(s) de

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol - Prova Escrita e Prova Oral Prova 368 2017 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº 139/2012 de 5 de Julho) O presente documento visa divulgar a informação

Leia mais

Critérios de Correção de Redação

Critérios de Correção de Redação Clique aqui ->> Curso Português Pra Passar Critérios de Correção de Redação I ASPECTO ESTÉTICO 1. Legibilidade da letra; 2. Paragrafação; 3. Margens regulares; 4. Travessão; 5. Ausência de rasuras. 1.

Leia mais