MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500ª.C ARTE MESOPOTÂMICA E EGÍPICIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500ª.C ARTE MESOPOTÂMICA E EGÍPICIA"

Transcrição

1 MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500ª.C ARTE MESOPOTÂMICA E EGÍPICIA

2 Arte Mesopotâmica Muitos foram os povos que habitaram a mesopotâmia: SUMÉRIOS ACÁDIOS ASSIRIOS BABILÔNICO HEBREUS CALDEUS entre outros.

3 Ur e seu Zigurate ( 3000 a.c. ) Cada cidade-estado tinha um deus local, defensor junto a outras divindades da natureza. O deus era proprietário da cidade, de seu trabalho e habitantes, e o centro administrativo era o templo. As plantas das cidades sumerianas demonstram esse papel central dos templos, em volta dos quais as casas se aglomeravam. Além disso, os empreendimentos eram todos da comunidade ( diques e valas de irrigação_ armazenamento e distribuição de grande parte das colheitas ). Para organizar todas essa vida política e pública, a escrita foi essencial.

4 Observe a cena abaixo:

5 Com certeza você entendeu a história apenas olhando os desenhos.

6 Agora, veja estas figuras: As figuras devem ser observadas de baixo para cima

7

8 As figuras mostram o Estandarte da cidade de Ur (primeiro grande centro da mesopotâmia a.c.), é considerado o mosaico mais antigo que se tem conhecimento, o qual contempla a Arte Mesopotâmica. Trata-se de dois painéis retangulares, feitos de mármore, arenito avermelhado, lápis lazúli (rocha metamórfica(transformada pelo meio ambiente) de cor azul ) e conchas.

9 Este estandarte é uma espécie de história em quadrinhos da Antiguidade: - Mostra uma cena de guerra, com o rei e seu escudeiro num carro que corre e espezinha seus inimigos, os vencedores conduzem os prisioneiros, os quais atados em pares, são apresentados ao rei; -

10 - Mostra cenas da vida doméstica de um dos reis sumérios, sendo momento de paz com a preparação do banquete da vitória.

11 Mesopotâmia Meso (meio) + Potamós (rios) Região formada por diferentes povos, entre os quais, destacaramse os Sumérios, os Babilônios e os Assírios. As condições geográficas propiciam um importante desenvolvimento cultural. Elementos naturais, encontrados às margens dos rios Tigre e Eufrates são utilizados na elaboração de obras de arte. Entretanto, muitas das obras produzidas pelos povos mesopotâmicos não chegaram até nós, hoje, dificultando-nos o seu estudo.

12 ESCRITA CUNEIFORME Os SUMÉRIOS criam a ESCRITA CUNEIFORME, que tinha os desenhos dos símbolos em forma de cunha.

13 A sua invenção deve-se às necessidades de administração (cobrança de impostos, registo de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.).

14

15

16 Muitos foram os povos que habitaram a mesopotâmia: sumérios, acádios, assírios, babilônicos, hebreus, caldeus, entre outros. Por ser um lugar bom para morar, cada um trouxe seus costumes, sua cultura, religião, hierarquia social e politica. Muitas vezes aconteciam guerras entre eles pelo domínio da terra.

17 Os mesopotâmicos costumavam representar seu cotidiano com desenhos em paredes, placas de pedra ou argila (estelas). Caça ao leão - Assírio

18 O REI ASSURBANIPAL CAÇANDO UM LEÃO.

19 A ESCULTURA NA MESOPOTÂMIA. Nas esculturas produzidas pelos povos mesopotâmicos, não havia uma preocupação descritiva, salvo pelo rosto das figuras; As figuras em baixo-relevo caracterizavam-se por um grande realismo; As esculturas eram, essencialmente, hieráticas (regras bastante precisas );

20 Dilúvio - Assírio

21 A Rainha da Noite - Babilônico

22 Sumérios

23 OS PALÁCIOS REAIS POSSUÍAM UMA FUNÇÃO DE GLORIFICAÇÃO DO SOBERANO. A estatuária torna-se um elemento separado da arquitetura; Essa ESCULTURA ASSÍRIA era agressiva, descritiva e realista, principalmente nas cenas de caça e de guerra; Os Baixos-relevos eram de considerada IMPORTÂNCIA; Retratavam caçadas, pescarias e expedições guerreiras. Demonstravam grande conhecimento da natureza e da fisiologia humana e animal.

24 Os feitos de guerra foram enaltecidos em relevos, como o de Naran-Sin; O rei, com uma coroa de chifres, trucida os inimigos; As antigas crenças no poder das imagens, e portanto a permanência das vitórias. Estela da Vitoria do Rei Naram-Sin Acadiano (c a. C.). Museu do Louvre (Paris).

25 O segundo milênio foi marcado pela dinastia babilônica; Tendo Hamurabi como seu fundador; O seu código é o mais antigo rol de leis e está gravado em uma estela de diorite (pedra extremamente rígida); Através do código conhecemos o papel social de cada cidadão; Trecho do Código de Hamurábi - conjunto de leis escritas

26 Encabeçando o código encontra-se o alto relevo representando Hamurabi em pé diante do deus Shamash.

27 Código de Hamurabi Baseado na Lei de Talião: pena igual à ofensa Olho por olho, dente por dente.

28 Dentro do palácio, uma série de relevos ilustrando as conquistas militares reforça a impressão de poder.

29 Figuras, cujo fim era impedir a entrada das forças do mal dentro do palácio; Demonstram uma atenção minuciosa com o detalhe linear, que em escala gigantesca, produz um efeito poderoso. Touros com cabeças humanas, esculpidas em relevos Toro alado de Khorsabad - Assírio

30 Alto relevo e Baixo relevo Enquanto no alto-relevo as figuras da escultura sobressaem do plano de fundo três quartos do seu volume real, no baixorelevo as figuras excedem em altura apenas menos de metade do seu volume real. Os baixos-relevos são muito utilizados na decoração arquitetônica, na ourivesaria e na medalhística e os altos-relevos nos carimbos e sinetes. Na escultura em alto-relevo, a identificação é muito fácil: temos sempre a impressão de que os motivos foram previamente modelados e depois aplicados ao fundo, ou seja, ligados ao plano por alguns pontos. Já no baixo-relevo as figuras emergem do plano base, formando um único bloco e distingue-se em geral pelo pequeno volume das figuras sobre o fundo. Se todo o relevo é uma saliência, tudo que se encontrar abaixo do plano de base será considerado como cavidade e, portanto, não teremos relevo

31 Estátua de Gudea, governador de Lagash - Sumério

32 Os primeiros reis sumérios eram sepultados com seus escravos e tesouros. Grupo escultórico de Tell Asmar (Templo de Abu), c a.c. Museu do Iraque, Venerador Sumério

33 CAUSAS DO DESGASTE E DO DESAPARECIMENTO DE GRANDE PARTE DE SUAS OBRAS. Conturbada história política da região, repleta de invasões das mais diversas culturas. O material utilizado, quase sempre tijolos de barro cru, cerâmicas, madeiras e fibras vegetais.

34 NEOBABILÔNIOS Passam a usar largamente o tijolo vitrificado e queimado; Utilizando cores vivas e animais graciosos; Podemos observar o Portão de Ishtar, construído durante o reinado de Nabucodonosor; Reconstruído no Vorderstaatische Museen, Berlim.

35 NEOBABILÔNIOS Passam a usar largamente o tijolo vitrificado e queimado; Utilizando cores vivas e animais graciosos; Podemos observar o Portão de Ishtar, construído durante o reinado de Nabucodonosor; Reconstruído no Vorderstaatische Museen, Berlim.

36 FIM DA SUPREMACIA SUMERIANA. Acádios e Babilônicos realizam uma grande renovação artística. A Ourivesaria, a Arte de trabalhar com metais e pedras preciosas, ganha força. Surge uma importante forma de expressão artística, as Estelas, monumentos comemorativos dos grandes feitos dos reis e imperadores. Os desenhos eram mais suaves e a liberdade de representação aumentou, sem romper com o padrão tradicional.

37 Ourivesaria Mesopotâmica

38 Mas, outros povos também se desenvolviam ao mesmo tempo que os mesopotâmicos: Como por exemplo a cultura Egípcia que cresceu às margens do Rio Nilo. Fonte: Arte, História e Produção: Arte Ocidental. Autores: Carla Paula Brondi Calabria & Raquel Valle Martins

39

40 RIO NILO

41 ARTE EGIPCIA Datada entre 1560 e 1309 A.C Acreditavam na vida após a morte. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. Mão de obra escrava para o trabalho pesado.

42 DESERTO

43 - É considerada uma das principais civilizações da antiguidade. - Toda a arte desse período era usada como forma de demostrar poder (séc.xiii a.c. Reinado Ramsés II) - Arquitetura monumental (pedra). - Templos destinados as dinvidades. - Arte mortuária que abrigava os restos mortais dos faraós, (pirâmides). - Relevos e pinturas murais. - Arte decorativa e mobiliário. - Carácter solene rígidos de representação.

44 TRIBUNAL DE ÓSIRIS LIVRO DOS MORTOS, PAPIRO. A felicidade e a garantia da vida depois da morte dependiam de rituais religiosos. A arte, como não podia deixar de ser, refletia essa visão religiosa.

45 Arte no Egito As divisões da História Egípcia na antiguidade: - Antigo Império - Médio Império - Novo império

46 A arte egípcia era monumental e de grande beleza e está ligada à religião, ou seja, ao culto dos deuses e dos mortos.

47 A múmia estava encerrada (é uma forma flexionada de "encerrar") em vários sarcófagos, uns dentro dos outros; O último era de ouro maciço, pesando 110 quilos; O rosto de Tutankhamon estava coberto com uma lindíssima máscara.

48 Máscara funerária de Tutankhamon, c a.c. Máscara de ouro, pasta de vidro e lápis-lazúli.

49

50 Sarcófago de TUTANCÂMOM Museu do Cairo

51

52

53 ANUBIS

54 TEMPLO de LUXOR O templo de Luxor é constituído por gigantescas colunas, tem à entrada duas grandiosas estátuas de Ramsés II.

55 Esfinge Luxor

56

57

58

59

60 Santuário Ramsés II

61 ARTE DO EGITO Lei da Frontalidade desenhos feitos de perfil; As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas);

62 Pintura Lei da Frontalidade Obedece a regras fixas: a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil; o olho e o tronco de frente é a lei da frontalidade.

63

64 Regra da frontalidade, os olhos do retratado deveriam ser desenhados de frente para o observador. A cabeça os pés e pernas deveriam estar desenhados de perfil. Provavelmente os artistas da época achavam difícil desenhar uma pessoa com pernas e pés virados para frente.

65 Regra da frontalidade, os olhos do retratado deveriam ser desenhados de frente para o observador. A cabeça os pés e pernas deveriam estar desenhados de perfil. Provavelmente os artistas da época achavam difícil desenhar uma pessoa com pernas e pés virados para frente. A regra determina também que o desenho e pintura deviam mostrar tudo o que havia de mais característico nos seres retratados, pois o observador tinha que entender facilmente as imagens.

66 A regra determina também que o desenho e pintura deviam mostrar tudo o que havia de mais característico nos seres retratados, pois o observador tinha que entender facilmente as imagens.

67

68 Grande parte da pintura egípcia encontra-se nas paredes dos túmulos. Representam aspectos da vida quotidiana ou cenas religiosas.

69 Esta é uma cena de Caça. Arte detalhista e realista. Imagem estática e de uma imobilidade solene. Uma arte robusta, sólida, criada para a eternidade. Perspectiva, proporção não procupavam os pintores egipcios. Tumba de Nebamun 1400 a.c. Pintura de parede 31cm British Museum, London

70

71 MÉTODO ESCULTÓRICO

72 Escriba sentado. Bom exemplo de uma escultura egípcia. Escriba em exercício de sua profissão escrever. Museu de Louvre, París.

73 Demótica a escrita popular. Hierática - uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes; Hieróglifos considerados a escrita sagrada;

74

75

76

77 Faraó Akhnaton sendo representado em uma cena doméstica. Filhos e esposas (Nefertiti) sobre a proteção do deus Aton (disco solar). Disco solar desprende raios portadores de benção para a família real.

78 O Baixo Relevo A arte egípcia emprega o baixo relevo normal no qual se escava o fundo à volta das figuras.

79

80

81 Nesta cena o detalhe do tronco de Tutancâmon, o faraó esta sentado de modo informal, e a rainha tocalhe o ombro com uma certa intimidade. Folhas de ouro e prata foram empregadas na obra. A peça é parte do imenso tesouro encontrado em seu tumulo, em 1922, pelo pesquisador inglês Howard Carter.

82 AS CORES Apreciavam muito as cores. As estátuas, o interior do templos e dos túmulos eram profundamente coloridas. As cores não cumpriam apenas a sua função primária decorativa. Era carregadas de simbolismo. Preto representava a fertilidade e a regeneração. Branco cor da pureza e da verdade. Vermelho representava a energia, o poder e a sexualidade. Amarelo associou esta cor à eternidade. Verde simboliza a regeneração e a vida. Azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.

83 Fundidores AS ARTES DECORATIVAS

84

85 Nas artes decorativas destaca-se o trabalho de ourivesaria, como comprovam as inúmeras peças encontradas nos túmulos.

86 Música e dança DIVERSÕES

87

88

89

90 Bibliografia: A Mitologia, Descoberta do mundo em imagem, Fleurus Ângela Mc Donald ( consultora), Caçadores de Tesouros, Texto, Antigo Egipto, Descoberta do mundo em imagem, Fleurus Atlas das Civilizações Antigas; Civilização Aude Gros de Beler, A Mitologia Egípcia, Gama Editora Egiptologia, Editorial Caminho, Lisvoa 2001 Émille Beaumont, O Antigo Egipto, Fleurus Fiona Macdonald, Antigos Egípcios, Mãos na História,Juvenil Universal John Malam, Indiana Jones explora O Antigo Egipto, Campo das Letras Henry Martin (dir), L art Égiptien, Flammarion História 7, Texto Editora Sinais da História 7, Ed. Asa O Egipto em 200 perguntas, Larrousse 2006 khanelkhalili.com.br

MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA A.C ARTE MESOPOTÂMICA

MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA A.C ARTE MESOPOTÂMICA MESOPOTÂMIA MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500 A.C ARTE MESOPOTÂMICA 2.500 a.c 3.500 a.c. 476 d.c. 1453 1789 Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade

Leia mais

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido.

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. EGITO Sociedade Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. Religião Elemento cultural mais forte; Sacerdotes monopolizavam

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

Principais características da arte egípcia

Principais características da arte egípcia A Arte no Egito Principais características da arte egípcia Arquitetura Construções de grandes proporções (palácios e templos). Os egípcios foram os primeiros a usar a coluna nas construções. Monumentos

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

Aula 2 Egito e Mesopotâmia

Aula 2 Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 3º ano Aula 2 Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite Egito - Por volta de 3.000 a.c. - Politeísta. - Região do Egito Cairo. - Escrita - hieróglifos Egito e Mesopotâmia 3º ano - Tudo

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

Mesopotâmia, região entre rios

Mesopotâmia, região entre rios Mesopotâmia, região entre rios Rio Eufrates Rio Tigre Muito do que consideramos natural no mundo moderno tem suas origens nessa civilização: os alimentos, os tijolos para a construção, os veículos de rodas

Leia mais

CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS

CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS MESOPOTÂMIA A Bíblia (V.T.) descreve as primeiras cidades do mundo surgidas na Mesopotâmia: Erek (Uruk), Acad, Babilônia, Ur (Abrão), Niníve entre outras; Aglomerados urbanos

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles - Às margens do Rio Nilo 2 Inicia-se cerca de 3150 a.c.! Unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egito! Termi

Leia mais

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletiu a crença de que a vida humana poderia sofrer interferência dos deuses. A arte concretizou-se nos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

Galeria Arte da Mesopotâmia. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018

Galeria Arte da Mesopotâmia. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 Galeria Arte da Mesopotâmia Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Visão de mundo dos Sumérios NAMMU O deus supremo A DIVINA TRINDADE

Leia mais

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Mesopotâmicos Mesopotâmia "terra entre rios A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas localidades. A terra fértil

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade O mundo antigo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade O mundo antigo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade O mundo antigo Professor Isaac Antonio Camargo 1 4 O MUNDO ANTIGO Encontramos a arte na antigüidade dentro de civilizações mais preparadas técnica e socialmente,

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula:

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula: Conteúdo: Civilizações Antigas Mesopotâmia. Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais; Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS AUT

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de Galeria Arte do Egito Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Egito O Egito é uma dádiva do Nilo Heródoto Kemet, o nome antigo em egípcio,

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO

ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO AULA 9 Arte Mesopotâmica A arte mesopotâmica representa as diversas manifestações artísticas (pintura, escultura, arquitetura, artesanato, literatura, etc.) que foram desenvolvidas

Leia mais

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Arquitetura Egípcia Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Docente: Veronica Curso: Técnico em Edificações Turno: Vespertino INTRODUÇÃO Os egípcios desenvolveram

Leia mais

A arte da Mesopotâmia

A arte da Mesopotâmia A arte da Mesopotâmia ATUALIDADE:Estado Islâmico destrói esculturas milenares em museu iraquiano A UNESCO pediu uma reunião de emergência para procurar proteger o patrimônio cultural do Iraque após

Leia mais

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de 1 2 01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia Encontramos no Egito uma das principais civilizações da Antiguidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A sociedade egípcia

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 9

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 9 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE I Parte 9 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4 Mesopotâmia Berço de grandes impérios Unidade 4 Primeiras civilizações surgem entre os rios Tigre e Eufrates. Região era chamada pelo Gregos antigos de Mesopotâmia Terra entre rios Grupos humanos desenvolvem

Leia mais

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA CAPÍTULO 3 MESOPOTÂMIA Terra entre rios n A palavra tem origem grega e significa terra entre rios. Mesos: meio, entre. n A corresponde à região entre os rios Tigre e Eufrates, nos atuais territórios do

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam ilwyzx Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam a natureza, ritualizam as relações humanas meio

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira ARTE NO EGITO ANTIGO Prof. Hudson Oliveira Localização: Nordeste da África; Arte, política e religião se misturavam no Egito; Política: Teocracia: é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

MESOPOTÂMIA. "terra entre rios"

MESOPOTÂMIA. terra entre rios Marcos Roberto MESOPOTÂMIA "terra entre rios" Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na XVIII dinastia egípcia Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Linha temporal do Egito antigo Período dinástico inicial (c. 3150-2868 a.c.) Menés primeiro

Leia mais

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira 1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap. 1-1.2/3/4 Cap. 3-3.1 Roberson de Oliveira Civilizações da Antiguidade Oriental Astecas Índia Incas Roberson de Oliveira 2 Civilização

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima EGITO ANTIGO Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima O território divide-se em: Baixo Egito (Egito Inferior)

Leia mais

O que é Crescente Fértil?

O que é Crescente Fértil? A MESOPOTÂMIA O Crescente Fértil O que é Crescente Fértil? - O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio, compreendendo os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria,

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

A arte. Mesopotâmica. Mario Guacha

A arte. Mesopotâmica. Mario Guacha A arte Mesopotâmica Mario Guacha O Contexto Histórico -Cultural Mesopotâmica significa, á letra, terra entre dois rios. De facto, geograficamente, ela confina-se á extensa planície que, na ponta oriental

Leia mais

Aula 2 A Arte no Egito e Mesopotâmia

Aula 2 A Arte no Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 2 A Arte no Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite A Arte no Egito Tudo no Egito era orientado pela religião. Para os egípcios, eram as práticas rituais que asseguravam

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia ARTE 1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Yurt. Teepee. Maloca

Yurt. Teepee. Maloca CASTELNOU Teepee Yurt Maloca Embora tecnicamente rudimentares, as habitações vernáculas, seja de que materiais fossem, já expressam preocupações de conforto, segurança e identidade (espírito coletivo e

Leia mais

O surgimento da civilização mesopotâmica

O surgimento da civilização mesopotâmica Mesopotâmia O surgimento da civilização mesopotâmica Mesopotâmia significa terra entre rios. Chamamos assim a região entre os rio Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Armênia e deságuam no Golfo

Leia mais

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios.

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Capítulo 04 - Mesopotâmia

Capítulo 04 - Mesopotâmia COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno(a): 6ºAno Professora: Cláudia Teodoro e Vânia Pires. Data: / /2016 Caderno de Recuperação de História Capítulo 04 - Mesopotâmia 01)

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 02. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de

Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 02. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 02 Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Idade das Trevas 1100 a 800 a.c. Atribui-se a decadência

Leia mais

Civilização Cicládica Civilização Minóica ou Cretense Civilização Micênica

Civilização Cicládica Civilização Minóica ou Cretense Civilização Micênica A Arte Egéia ou Arte do Mar Egeu está associada às culturas que floresceram no mar Egeu antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. e que foram principalmente três: Civilização Cicládica Civilização

Leia mais

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;

Leia mais

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL ANTIGUIDADE ORIENTAL

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL ANTIGUIDADE ORIENTAL ANTIGUIDADE ORIENTAL As mais antigas civilizações da história surgiram na Antiguidade Oriental entre os anos 4.000 a.c. e 2.000 a.c. Foram as chamadas civilizações hidráulicas. As Principais civilizações

Leia mais

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal:

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal: 2 Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 5.2 Conteúdo As Civilizações da Mesopotâmia II 3 A A Habilidade Analisar

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire. Aula 1: Pré História e Antiguidade Oriental Pré História PALEOLÍTICO ( +/- 2 000 000-10 000 a. C ) Pedra Lascada Australopithecus Centro Sul do Continente Africano ( 1000 000 500 000 a.c Pitecantropus

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Na MESOPOTÂMIA, o excedente da produção agrícola acabou nas mãos dos governantes das cidades representantes do deus local, que viviam em um palácio-fortaleza,

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE Aula 3 Ellen e Natan Revisão Pré-História Paleolítico -Pedra lascada Nômades, Caça, pesca, domínio do fogo. Neolítico Pedra Polida. Revolução agrícola, Sedentarizarão.

Leia mais

O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis

O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis LOCALIZAÇÃO O CRESCENTE FÉRTIL Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis Características da região O nome, Mesopotâmia, do grego,

Leia mais

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO 2016 2 Antonio Carlos Brolezzi IME-USP 1. AS FONTES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ANTIGA E MEDIEVAL Dificuldades especiais para estudar a matemática das civilizações

Leia mais

Disciplina: História Atividade extra sobre Mesopotâmia e Hebreus

Disciplina: História Atividade extra sobre Mesopotâmia e Hebreus COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno: 6ºAno Professoras: Cláudia Teodoro Data /04/2019 Disciplina: História Atividade extra sobre Mesopotâmia e Hebreus 01. O que se entende

Leia mais