Manual de Matrículas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Matrículas"

Transcrição

1 Manual de Matrículas Inscrições 2013/2014

2 Introdução O presente documento constitui um Manual que visa ajudar os estudantes durante o processo de matrículas/inscrições para o ano lectivo 2013/2014. O documento servirá ainda para apoiar os funcionários do IPT na prestação das informações aos estudantes no sistema de matrículas/inscrições. Pretendemos com este documento: - Melhorar a qualidade do serviço de matrículas/inscrições; - Aumentar a satisfação dos estudantes; - Reduzir a ocorrência de erros. O documento aplica-se às matrículas/inscrições em todos os cursos de licenciatura ministrados nas Unidades Orgânicas que integram o.

3 1. Informação para os estudantes de 1.º ano / 1.ª vez As matrículas/inscrições serão efectuadas presencialmente, nos Serviços Académicos do IPT: ESTT e ESGT Espaço IPT antiga Livraria (TOMAR) ESTA Edifício da ESTA (ABRANTES) Início das aulas 16 de Setembro de Prazos e horários Regime Período de Inscrição Horário Local Concurso Nacional de Acesso (1ª fase) Concurso Nacional de Acesso (2ª fase) Concurso Nacional de Acesso (3ªfase) Concursos Especiais (Titulares de DET; Titulares de Cursos Médios e Superiores; Maiores de 23 anos) 09 a 13 de setembro de a 30 de setembro de a 15 de outubro a 13 de Setembro h30 às 12h15 e das 14h15 às 16h30 ESTT e ESGT ESPAÇO IPT antiga Livraria (TOMAR) ESTA EDIFÍCIO ESTA (ABRANTES) Serviços Académicos ESTT e ESGT ESPAÇO IPT - antiga Livraria (TOMAR) Regimes de Reingresso, Mudanças de Curso e Transferência) 17 a 20 de Setembro 2013 ESTA EDIFÍCIO ESTA (ABRANTES) No primeiro ano da matrícula (1º ano/1ªvez) o estudante apenas se pode inscrever a 60 ECTS Documentação Necessária Boletim de matrícula 1ºano/1ªvez; Fotocópia do B.I. ou Cartão de Cidadão; Fotocópia do Cartão de Contribuinte (só para os estudantes que não forem titulares do cartão de cidadão); Boletim Individual de Vacinas (antitetânica em dia); 2 Fotografias; Requerimento de Estatuto Trabalhador-Estudante (a) Requerimento do regime de Tempo Parcial (a) a) Quando aplicável

4 1.3. Propinas e outros pagamentos O valor da propina fixado para o ano lectivo de 2013/2014 é de 950,00 (novecentos e cinquenta euros). No momento da inscrição o estudante deverá efectuar o pagamento do seguro escolar (2 ) e a primeira prestação da propina (106 ) ou a propina na totalidade (950 ), para os alunos em regime de tempo integral, beneficiando assim de desconto de 2%, o pagamento será na Tesouraria do IPT, em numerário, cheque ou multibanco. Os estudantes que pretendam candidatar-se a benefícios sociais (bolsa de estudo) deverão efetuar a sua candidatura, até 30 de setembro de 2013 ou até 20 dias úteis após a inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro de 2013, na plataforma da Direção Geral de Ensino Superior Para qualquer esclarecimento poderá dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Estudante (Espaço IPT) Estudantes com estatutos especiais a) Estatuto Trabalhador Estudante - Trabalhadores por conta de outrem: Os estudantes devem entregar uma declaração da entidade empregadora, onde constem o nome do aluno, tipo de vínculo contratual e data de início da relação de trabalho, ou cópia do contrato de trabalho, onde constem os mesmos elementos, desde que assinado pela entidade empregadora, fotocópia do último recibo de remunerações. - Trabalhadores Independentes: Os estudantes devem entregar cópia da declaração de início de atividade, e cópia da última declaração de I.R.S. - Cursos de formação profissional ou ocupação temporária: Os estudantes que se encontrem nesta situação devem entregar o requerimento (anexo I) e a declaração da entidade formadora, onde conste o nome do aluno, tipo de curso de formação, data de início da formação profissional e tempo de duração do curso, ou cópia do contrato de formação, onde constem os mesmos elementos, desde que assinado pela entidade formadora. Quando não seja possível ao estudante entregar toda a documentação para beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante poderá faze-lo, nos Serviços Académicos do IPT, até 30 dias após efetivar a matrícula/inscrição; Os estudantes que reúnam condições para beneficiar do referido estatuto durante o 2.º semestre letivo deverão entregar a documentação até 30 de março. Findo este prazo todos os requerimentos entregues serão indeferidos.

5 b) Regime de estudos a tempo parcial Os estudantes que pretendam inscrever-se ao abrigo do regulamento de inscrição e frequência a tempo parcial devem entregar, no ato da inscrição, uma declaração dessa intenção (Anexo II). De acordo com o regulamento, o aluno poderá inscrever-se no máximo de 30 ECTS, desde que com a aprovação destes ECTS não concluam o Curso Estudantes Finalistas do ano letivo 2012/2013 Os estudantes que não concluam o curso na Época Especial de Exames, deverão efetuar a inscrição para o ano lectivo 2013/2014, nos Serviços Académicos no período máximo de 48 horas, após a publicação da última avaliação Atos praticados fora dos prazos definidos As inscrições realizadas fora dos prazos definidos ficam sujeitas ao pagamento da coima prevista na tabela de emolumentos do, a data limite é até ao dia 30 de dezembro de Cartão de Estudante - Alunos 1.º ano 1.ª vez O cartão de estudante é emitido pelo Banco BES. Existirá no local da Matrícula um stand do respetivo banco. O cartão poderá, para além da identificação do aluno, ter uma vertente bancária, podendo ser usado como cartão multibanco. 2. Informação para estudantes - (2.º, 3.º ano e 1.º repetentes) As inscrições dos alunos dos cursos que foram sujeitos a alteração do plano curricular no ano letivo 2013/2014 deverão efetuar a inscrição presencialmente nos Serviços Académicos no Espaço IPT Campus IPT (Tomar) para alunos da Escola Superior de Tecnologia de Tomar e Escola Superior de Gestão de Tomar. Escola Superior Período de Inscrição Horário Local Escola Superior de Gestão de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes 4 a 17 de setembro 9h30 às 12h15 e das 14h15 às 16h30 ESTT e ESGT ESPAÇO IPT - antiga Livraria (TOMAR) ESTA EDIFÍCIO ESTA (ABRANTES - Os alunos que tenham a sua situação definida relativamente ao ano curricular (ainda que a aguardar classificações), devem efetuar a sua inscrição na data definida no calendário letivo. Após afixação das classificações em falta, deverão dirigir-se aos Serviços Académicos para regularização da inscrição.

6 - As inscrições e alterações às unidades curriculares terão que ser efetuadas durante a primeira semana de aula. Os cursos sujeitos a alteração do plano curricular são: Escola Superior Escola Superior de Tecnologia de Tomar Escola Superior de Gestão de Tomar Curso sujeito a alteração do plano curricular Artes Plásticas e Pintura InterMédia Design e Tecnologia das Artes Gráficas Gestão Turística e Cultural Os estudantes dos cursos que não foram sujeitos a alteração deverão fazer a inscrição online em caso tenham dúvidas poderão dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Estudante (Espaço IPT) onde ser-lhe-á prestado todo o apoio na inscrição online Aspectos a ter em conta - Deverá verificar se existem propinas em atraso. O estudante com propinas em débito não poderá realizar a inscrição até regularização das mesmas; - Ter em atenção o calendário definido para a realização das inscrições e realizar a inscrição no prazo definido; - Depois de realizada a matrícula/inscrição online o estudante deverá imprimir o respetivo comprovativo; - Para esclarecer qualquer dúvida deverá contactar os Serviços Académicos do IPT para o seguinte servacademicos@ipt.pt ou via telefone (Tomar) ou (Abrantes).

7 REQUERIMENTO DE REGIME DE TEMPO PARCIAL Exmo. (a) Senhor(a) Director(a) da Escola Superior de de Aluno Nº Ano Curso Eu,, aluno(a) da Escola Superior de de Tomar, venho nos termos do Despacho do Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, de 3 de Novembro de 2008, reportando à necessidade de aplicação do disposto no nº 1, do artº 46º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, aditado pelo artº 2º, do Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho, junto de Vª Exª, requerer a aplicação do Regime de Estudos Tempo Parcial. Estou inscrito nas seguintes disciplinas e respectivos créditos, que não excedem os 30 ECTS, nem são para conclusão do curso que frequento: DISCIPLINAS CRÉDITOS (ECTS) Data, de de 20 Pede deferimento, O Aluno Mod. IPT DSA Versão 1

8 Exmo(a) Sr.(a) Assunto: Requerimento de concessão Do estatuto de trabalhador-estudante Director(a) da Escola Superior de de Eu,, aluno n.º, inscrito no curso de, titular do B.I./C.C. com o n.º, válido até / /, vem requerer, nos termos, para os efeitos do disposto no Regulamento Académico da Escola Superior de Tomar, requerer que lhe seja reconhecido o estatuto de estudante-trabalhador, porquanto preenche o(s) seguinte(s) pressuposto(s) do reconhecimento daquele estatuto: É trabalhador por conta de outrem; É trabalhador por conta própria; Frequenta curso de formação profissional de duração superior a 6 meses; Frequenta programa de ocupação temporária de jovens de duração superior a 6 meses; Para comprovação do(s) pressuposto(s) atrás referido(s), anexa(m)-se a este requerimento o(s) seguinte(s) documento(s): Declaração da entidade empregadora ou cópia do contrato de trabalho; Cópia do último recibo de remunerações; Cópia da declaração de início de actividade; Cópia da última declaração de I.R.S.; Declaração da entidade formadora ou cópia do contrato de formação; Declaração de entidade responsável por programa de ocupação temporária de jovens ou cópias do contrato de ocupação temporária de jovens; Outros:. Data, de de 20. Pede deferimento Mod. IPT DSA Versão 1

Manual de Matrículas

Manual de Matrículas Manual de Matrículas Inscrições /2015 Manual de Matrículas - Inscrições /2015 Introdução O presente Manual visa ajudar todos os estudantes durante o processo de matrículas/inscrições no ano letivo /2015.

Leia mais

Manual de Matrículas

Manual de Matrículas Manual de Matrículas Inscrições 2012/2013 Introdução O presente documento constitui um Manual que visa ajudar os estudantes durante o processo de inscrições para o ano lectivo 2012/2013. O documento servirá

Leia mais

Inicio das aulas 14 de setembro de 2016

Inicio das aulas 14 de setembro de 2016 Inicio das aulas 14 de setembro de 2016 PRAZOS E HORÁRIOS (1ª FASE) REGIME PERÍODO DE MATRÍCULA Concurso Nacional de 12 a 16 de Acesso setembro 2016 HORÁRIO LOCAL LICENCIATURAS Concursos Especiais (Titulares

Leia mais

MATRÍCULAS/INSCRIÇÕES 2017/2018 2º CICLO DE ESTUDOS EM CRIMINOLOGIA 1º ANO/1ªVEZ. PRAZO DE MATRÍCULA 7 a 11 de agosto de 2017 Das 13:30 às 15:30

MATRÍCULAS/INSCRIÇÕES 2017/2018 2º CICLO DE ESTUDOS EM CRIMINOLOGIA 1º ANO/1ªVEZ. PRAZO DE MATRÍCULA 7 a 11 de agosto de 2017 Das 13:30 às 15:30 MATRÍCULAS/INSCRIÇÕES 2017/2018 2º CICLO DE ESTUDOS EM CRIMINOLOGIA 1º ANO/1ªVEZ PRAZO DE MATRÍCULA 7 a 11 de agosto de 2017 Das 13:30 às 15:30 Os candidatos colocados na FDUP no 2º Ciclo de Estudos em

Leia mais

RENOVA ÃO DE INSCRI ÕES /2016 Licenciaturas (1 s Ciclos), Mestrados (2 s Ciclos) e Mestrados Integrados. Informações

RENOVA ÃO DE INSCRI ÕES /2016 Licenciaturas (1 s Ciclos), Mestrados (2 s Ciclos) e Mestrados Integrados. Informações RENOVA ÃO DE INSCRI ÕES - 2015/2016 Licenciaturas (1 s Ciclos), Mestrados (2 s Ciclos) e Mestrados Integrados Informações Prazos Os estudantes com inscrição válida em 2014/15, que pretendam renovar a inscrição

Leia mais

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2019/2020

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2019/2020 MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 2019/2020 MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CUR Regime aplicável: Portaria n.º 401/2007, de 5 de abril, Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, e Regulamento dos Regimes de Reingresso,

Leia mais

EDITAL EDT P - 30/2017

EDITAL EDT P - 30/2017 EDITAL EDT P - 30/2017 CURSO DE MESTRADO EUROPEU MEDICAL TECHNOLOGY AND HEALTHCARE BUSINESS (EMMAH) ANO LECTIVO DE 2017/2018 Maria Cristina Prudêncio Pereira Soares, Presidente Interina da Escola Superior

Leia mais

Matrículas /2016 Licenciaturas (1 Ciclos) e Mestrados Integrados. Informações

Matrículas /2016 Licenciaturas (1 Ciclos) e Mestrados Integrados. Informações Matrículas - 2015/2016 Licenciaturas (1 Ciclos) e Mestrados Integrados Informações Prazos: Reingresso, Mudança de Curso e Transferência De 10 a 15 de setembro de 2015 1 0 Ciclos e Mestrados Integrados

Leia mais

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR REGULAMENTO DE PAGAMENTO DE PROPINAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Artigo 1º Obrigação de pagamento de propina 1. Nos termos da Lei da Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior Público (Lei

Leia mais

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado

Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento estabelece as normas a obedecer nos regimes de

Leia mais

Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez

Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Processo de Matricula - Alunos 1º Ano 1ª Vez O processo de matrícula consiste em 3 passos: 1. Apresentação de documentos, entrega de

Leia mais

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA Regulamento aprovado pela Presidência do Instituto Superior de Economia e Gestão em 2014-04-21 MO-PR01-03/V05 Página 1 de 8 Nos termos previstos na Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as bases

Leia mais

ISEC SGAP Paula Mexia Paulo Oliveira

ISEC SGAP Paula Mexia Paulo Oliveira Secretaria Virtual INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA MANUAL DE MATRÍCULA / INSCRIÇÃO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO CONCURSOS ESPECIAIS REINGRESSOS MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO CTESP Revisão

Leia mais

Regulamento de Matrículas, Inscrições e Propinas

Regulamento de Matrículas, Inscrições e Propinas Regulamento de Matrículas, Inscrições e Propinas I - Matrículas 1. A matrícula é o acto administrativo, a realizar no início de cada ano lectivo e que confere ao estudante o direito a ingressar no estabelecimento

Leia mais

Regulamento Interno do Pagamento de Propinas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

Regulamento Interno do Pagamento de Propinas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra Regulamento Interno do Pagamento de Propinas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1 - O presente regulamento aplica-se a todos os estudantes

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

Manual do processo de inscrição dos restantes alunos. (exceto para alunos que se inscrevem pela 1ª vez)

Manual do processo de inscrição dos restantes alunos. (exceto para alunos que se inscrevem pela 1ª vez) Manual do processo de inscrição dos restantes alunos (exceto para alunos que se inscrevem pela 1ª vez) Processo de Inscrição (Renovação de Inscrição) O processo de inscrição consiste em 4 passos: 1. Autenticação

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA MATRÍCULAS

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA MATRÍCULAS MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA Concurso Geral de Acesso e Ingresso no Ensino Superior ANO LETIVO 2014-2015 MATRÍCULAS 8 a 12 de Setembro de 2014 (1.ª Fase) 25 a 29 de Setembro de 2014 (2.ª

Leia mais

Propinas para licenciaturas Valor anual da propina: 999,00 Modalidades de pagamento: (Ver tabela) ato matrícula 999,00 MOD.1

Propinas para licenciaturas Valor anual da propina: 999,00 Modalidades de pagamento: (Ver tabela) ato matrícula 999,00 MOD.1 BEM-VINDO! Processo de Matrículas 2016/2017 LICENCIATURAS As matrículas para o ano letivo 2016/2017 dos alunos colocados (na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, Reingresso,

Leia mais

DESPACHO N.º 78/2016. Inscrições para a Licenciatura (Ano letivo 2016/2017)

DESPACHO N.º 78/2016. Inscrições para a Licenciatura (Ano letivo 2016/2017) DESPACHO N.º 78/2016 Inscrições para a Licenciatura (Ano letivo 2016/2017) 1. REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO 1.1. Os alunos do Curso de Licenciatura em Direito que tenham estado inscritos no ano letivo 2015/2016,

Leia mais

LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018

LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018 REGIME DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO TUIÇÃO/CURSO NO ENSINO NO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve

Leia mais

INFORMAÇÕES E MANUAL. Matrícula / Inscrição ALUNOS COLOCADOS NO ISEL PELO 1º ANO 1ª VEZ OU CNAES - 1ª FASE ATUAIS ALUNOS DO ISEL

INFORMAÇÕES E MANUAL. Matrícula / Inscrição ALUNOS COLOCADOS NO ISEL PELO 1º ANO 1ª VEZ OU CNAES - 1ª FASE ATUAIS ALUNOS DO ISEL INFORMAÇÕES E MANUAL Matrícula / Inscrição 2013-14 - ALUNOS COLOCADOS NO ISEL PELO 1º ANO 1ª VEZ OU CNAES - 1ª FASE 2013 - ATUAIS ALUNOS DO ISEL - OUTROS CONCURSOS DE ACESSO Autor Data Inscrições / Matrículas

Leia mais

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso

Leia mais

PO.21 Acesso, matrículas e inscrições

PO.21 Acesso, matrículas e inscrições 1. OBJETIVOS Organizar e sistematizar as atividades inerentes ao acesso ao ensino superior e o processo de matrículas e inscrições nos cursos ministrados na Escola. 2. DEFINIÇÕES Concurso Nacional A candidatura

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL. Regulamento do Pagamento de Propinas de Mestrado

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL. Regulamento do Pagamento de Propinas de Mestrado ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL Regulamento do Pagamento de Propinas de Mestrado Nos termos previstos nos artigos 15.º e 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as bases

Leia mais

Regulamento Geral de Matrículas e Inscrições nos cursos do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Regulamento Geral de Matrículas e Inscrições nos cursos do Instituto Politécnico de Castelo Branco Regulamento Geral de Matrículas e Inscrições nos cursos do Instituto Politécnico de Castelo Branco Artigo 1.º Âmbito 1- O presente regulamento fixa as normas gerais relativas a matrículas e inscrições

Leia mais

ANO LETIVO 2014/2015 Renovação de inscrição para atuais alunos do ISEL

ANO LETIVO 2014/2015 Renovação de inscrição para atuais alunos do ISEL ANO LETIVO 2014/2015 Renovação de inscrição para atuais alunos do ISEL 1 CAPÍTULO I INFORMAÇÕES (Antes de iniciar o processo de inscrição deverá ler as informações disponibilizadas neste documento) As

Leia mais

TABELA DE PROPINAS 1.º ciclo Ano letivo 2017/2018

TABELA DE PROPINAS 1.º ciclo Ano letivo 2017/2018 ANEXO I TABELA DE PROPINAS 1.º ciclo Inscrição para Provas dos Maiores de 23 anos 150,00 Inscrição para provas dos Titulares de DET e titulares de DTSP 100,00 Candidatura* 120,00 Candidatura a Reingresso

Leia mais

Inicie a Candidatura On-Line aqui

Inicie a Candidatura On-Line aqui MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO 1.º CICLO - Direito PORTARIA 401/2007, DE 5 DE ABRIL DE 2007, PORTARIA N.º 181-D/2015, DE 19 de JUNHO E REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA

Leia mais

EDITAL. CONCURSO DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017

EDITAL. CONCURSO DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017 EDITAL CON DE ACESSO REGIMES DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/ E REINGRESSO Ano Letivo de 2016/2017 Por delegação de competências do Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Agostinha Patrícia

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO O presente regulamento define as normas específicas aplicáveis à candidatura e ingresso, através

Leia mais

Despacho N.º 26/2015

Despacho N.º 26/2015 Despacho N.º 26/2015 Por proposta do Conselho Pedagógico, foram aprovados os Calendários Escolares (1.º, 2.º e 3.º ciclos e Pós-graduações) para o ano letivo de, que se anexam ao presente Despacho e dele

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA N.º 24 Data: 2016/07/15 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e Não docente ASSUNTO: - Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança de par instituição/curso da Escola

Leia mais

CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA REGULAMENTO REGIME APLICÁVEL AO TRABALHADOR-ESTUDANTE

CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA REGULAMENTO REGIME APLICÁVEL AO TRABALHADOR-ESTUDANTE CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA REGULAMENTO REGIME APLICÁVEL AO TRABALHADOR-ESTUDANTE MARÇO 2014 ÍNDICE ARTIGO 1º (OBJECTO)... 3 ARTIGO 2º (LEGISLAÇÃO APLICÁVEL)... 3 ARTIGO 3º (PRINCÍPIOS GERAIS)...

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL Regulamento do Pagamento de Propinas de Mestrado Nos termos previstos nos artigos 15º e 16º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as bases

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal www.estsetubal.ips.pt Vias de Acesso às Licenciaturas da ESTSetúbal/IPS 12º Ano + Prova(s) de Ingresso Concurso Nacional Preferências:

Leia mais

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

D E S P A C H O Nº 17/2013

D E S P A C H O Nº 17/2013 D E S P A C H O Nº 17/2013 Por proposta do Conselho Pedagógico, foram aprovados os Calendários Escolares (1.º, 2.º e 3.º ciclos) para o ano lectivo de 2013/2014, que se anexam ao presente Despacho e dele

Leia mais

TABELA DE PROPINAS 1.º ciclo Ano letivo 2017/2018

TABELA DE PROPINAS 1.º ciclo Ano letivo 2017/2018 ANEXO I TABELA DE PROPINAS 1.º ciclo Ano letivo 2017/2018 Inscrição para Provas dos Maiores de 23 anos 150,00 Inscrição para provas dos Titulares de DET e titulares de DTSP 100,00 Candidatura* 120,00 Candidatura

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO APROVADO 19 de Novembro de 2010 O Presidente, (Paulo Parente) ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO REGULAMENTO DE PROPINAS Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1) O presente regulamento aplica-se a todos os

Leia mais

Regulamento de propinas dos cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado da U.Porto

Regulamento de propinas dos cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado da U.Porto Regulamentos Regulamento de propinas dos cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado da U.Porto Secção Permanente do Senado em 7 de Abril de 2004 1ª Alteração pela Secção Permanente do Senado em 13

Leia mais

4. Será necessário o preenchimento e envio/entrega de: a. Formulário de candidatura (disponível em

4. Será necessário o preenchimento e envio/entrega de: a. Formulário de candidatura (disponível em EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS- GRADUADO EM NUTRIÇÃO CELULAR ATIVA E ORTOMOLECULAR ANO LECTIVO DE 2016/2017 REPUBLICAÇÃO Agostinho Luís da Silva Cruz, Presidente da Escola Superior de Tecnologia da

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor REGULAMENTO DE PROPINAS As instituições de Ensino Superior prestam um serviço de ensino que deve ser qualitativamente exigente e adaptado aos objetivos de formação global do cidadão e de formação específica

Leia mais

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA (1º CICLO DE ESTUDOS)

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA (1º CICLO DE ESTUDOS) (1º CICLO DE ESTUDOS) Regulamento aprovado pela Presidência do Instituto Superior de Economia e Gestão em 2015-05-15 MO-PR01-03/V07 Página 1 de 9 Nos termos previstos na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTUDOS MESTRADO EM TURISMO

REGULAMENTO DE ESTUDOS MESTRADO EM TURISMO REGULAMENTO DE ESTUDOS MESTRADO EM TURISMO 1. Organização Na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril funciona um Mestrado em Turismo com três ramos de especialização: os seguintes cursos: - Gestão

Leia mais

ISEC SGAP Paula Mexia Paulo Oliveira

ISEC SGAP Paula Mexia Paulo Oliveira Secretaria Virtual INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA MANUAL DE MATRÍCULA / INSCRIÇÃO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO CONCURSOS ESPECIAIS REINGRESSOS MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO CTESP Revisão

Leia mais

Regulamento de Propinas de 1º e 2º Ciclo e. Ciclo integrado do IST 2010/2011

Regulamento de Propinas de 1º e 2º Ciclo e. Ciclo integrado do IST 2010/2011 Regulamento de Propinas de 1º e 2º Ciclo e Ciclo integrado do IST 2010/2011 Artigo 1º Propina A Propina, tal como estipula a Lei 37/2003, de 22 de Agosto, é a taxa de frequência, devida pelo estudante

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL. Regulamento do Pagamento de Propinas de CET

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL. Regulamento do Pagamento de Propinas de CET ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL Regulamento do Pagamento de Propinas de CET Nos termos previstos nos artigos 15º e 16º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as bases do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE AVEIRO CONCURSO LOCAL PARA A CANDIDATURA À MATRICULA E INSCRIÇÃO NA LICENCIATURA EM MÚSICA EDIÇÃO 2018/2019 2ª FASE

UNIVERSIDADE DE AVEIRO CONCURSO LOCAL PARA A CANDIDATURA À MATRICULA E INSCRIÇÃO NA LICENCIATURA EM MÚSICA EDIÇÃO 2018/2019 2ª FASE EDIÇÃO 2018/2019 2ª FASE O Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Paulo Jorge dos Santos Gonçalves Ferreira, faz saber, nos termos do artigo 1º do Regulamento do Concurso Local para a Candidatura

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO EDITAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO EDITAL EDITAL Concurso para candidatura ao Regime de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência no Ensino Superior 2015/2016 (Portaria nº401/2007, de 5 de abril, alterado pela Portaria n.º232-a/2013, de 22de

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES

UNIVERSIDADE DOS AÇORES UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 27/2018 A Universidade dos Açores faz saber que está aberto o concurso de acesso e ingresso ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA ANO LECTIVO 2012/2013

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA ANO LECTIVO 2012/2013 REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA ANO LECTIVO 2012/2013 MO-PR01-03/V02 Divisão Académica Secretaria das Licenciaturas Regulamento aprovado pelo Conselho de Escola do Instituto Superior de Economia

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO REGULAMENTO DE PROPINAS Artigo 1.º Objeto e âmbito de aplicação 1) O presente regulamento aplica-se a todos os estudantes matriculados e inscritos em cursos a funcionarem

Leia mais

AVISO PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES E ELABORAÇÃO DE TURMAS

AVISO PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES E ELABORAÇÃO DE TURMAS AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2017/2018 Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NMS FCM PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES E ELABORAÇÃO DE TURMAS As inscrições no ano letivo 2017/2018

Leia mais

EDITAL CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO NO IPCA. Ano Letivo de 2016/2017

EDITAL CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO NO IPCA. Ano Letivo de 2016/2017 EDITAL CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO NO IPCA Ano Letivo de 2016/2017 Por delegação de competências do Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Agostinha Patrícia Silva Gomes faz saber

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito

TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito TRANSFERÊNCIAS - 1.º CICLO - Direito PORTARIA N.º 401/2007, DE 5 DE ABRIL, ALTERADA PELA PORTARIA N.º 232-A/2013, DE 22 DE JULHO, E REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO, MUDANÇA DE CURSO E TRANSFERÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO ADMINISTRATIVO

REGULAMENTO ADMINISTRATIVO REGULAMENTO ADMINISTRATIVO artigo 1.º (objecto) O presente regulamento determina as normas reguladoras dos procedimentos relativos a actos administrativos e académicos, quer de âmbito geral, quer de âmbito

Leia mais

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../...

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../... Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira Genérico nº. /. Entrada n.º... Data:.. /... /... O Funcionário:... Assunto: BOLETIM DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome/Designação...

Leia mais

ANO LETIVO 2014/2015. Matrículas/Inscrições no 1º Ano, pela 1ª Vez. Cursos de Licenciatura. Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

ANO LETIVO 2014/2015. Matrículas/Inscrições no 1º Ano, pela 1ª Vez. Cursos de Licenciatura. Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ANO LETIVO 2014/2015 Matrículas/Inscrições no 1º Ano, pela 1ª Vez Cursos de Licenciatura Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 1 CAPÍTULO I - INFORMAÇÕES (Antes de iniciar o processo de inscrição

Leia mais

AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2019/2020. Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FCM NMS

AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2019/2020. Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FCM NMS AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2019/2020 Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FCM NMS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES E ELABORAÇÃO DE TURMAS As inscrições no ano letivo 2019/2020

Leia mais

BEM VINDO AO IPCA! Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Serviços Académicos Setembro 2011

BEM VINDO AO IPCA! Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Serviços Académicos Setembro 2011 BEM VINDO AO IPCA! Índice 1. PROCESSO DE MATRÍCULA... 3 1.1. Local de realização da matrícula... 3 1.2. Documentos obrigatórios... 3 1.3. Taxas e Propina... 3 2. REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA... 3 2.1. Autenticação

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ESPECIAIS A ESTUDANTES DO MESTRADO EM REABILITAÇÃO URBANA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DO

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ESPECIAIS A ESTUDANTES DO MESTRADO EM REABILITAÇÃO URBANA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ESPECIAIS A ESTUDANTES DO MESTRADO EM REABILITAÇÃO URBANA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DO IPT Despacho de 13 de novembro do Presidente do IPT

Leia mais

Regulamento de Propinas

Regulamento de Propinas INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Regulamento de Propinas Considerando o disposto no artigo 16º da Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto; Aprovo o Regulamento de Propinas que se rege pelas normas seguintes:

Leia mais

AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2018/2019. Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NMS FCM

AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2018/2019. Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NMS FCM AVISO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O ANO LETIVO 2018/2019 Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NMS FCM PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES E ELABORAÇÃO DE TURMAS As inscrições no ano letivo 2018/2019

Leia mais

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO DESC- Divisão Educativa e Sociocultural Largo do Município 6430 197 Mêda Telefone: 279880040 E-mail: acaosocial@cm-meda.pt REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO 2017-2018

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE I Âmbito e disposições gerais 1. O presente regulamento estabelece as normas para a realização das provas especialmente adequadas à avaliação da capacidade para a frequência

Leia mais

EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017

EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017 EDITAL Concurso para candidatura aos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior 2016/2017 Despacho do IPV n.º8340/2016, de 27 de junho e a Portaria n.º 181-D/2015, de

Leia mais

REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Cursos de Licenciatura e cursos Técnicos superiores Profissionais

REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Cursos de Licenciatura e cursos Técnicos superiores Profissionais Publicite-se nos locais de estilo. 27/07/2017 Ana Luísa Fernandes Vice-Presidente do IPBeja EDITAL ANO LECTIVO 2017/2018 REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO Cursos de Licenciatura

Leia mais

Tabela de Emolumentos da UA

Tabela de Emolumentos da UA Tabela de Emolumentos da UA Tabela de taxas para os Serviços de Gestão Académica aprovada em reunião do Conselho de Gestão de 13 de maio de 2014, publicada em Diário da República em 30 de junho de 2014

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS SUPERIORES

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS SUPERIORES O presente Regulamento destina-se a estabelecer as regras de funcionamento dos cursos superiores ministrados no ISTEC. I Regime de Ingresso 1. Podem concorrer à primeira matrícula, nos cursos superiores

Leia mais

PROPOSTA. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Criação e registo dos cursos

PROPOSTA. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Criação e registo dos cursos Regulamento Geral para Ciclos de Estudos de 1.º Ciclo e 1.º ciclo de Mestrado Integrado FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROPOSTA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Âmbito O presente

Leia mais

EDITAL CONCURSO DE ACESSO E DE REINGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO - EDIÇÃO 2017/2018

EDITAL CONCURSO DE ACESSO E DE REINGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO - EDIÇÃO 2017/2018 EDITAL CONCURSO DE ACESSO E DE REINGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO - EDIÇÃO 2017/2018 José Agostinho Veloso da Silva, Presidente Interino do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e

Leia mais

REGULAMENTO DE PROPINAS DE MESTRADO (2º CICLO DE ESTUDOS)

REGULAMENTO DE PROPINAS DE MESTRADO (2º CICLO DE ESTUDOS) (2º CICLO DE ESTUDOS) Regulamento aprovado pela Presidência do Instituto Superior de Economia e Gestão em 2015-07-13 MO-PR01-03/V07 Página 1 de 10 Nos termos previstos na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto

Leia mais

EDITAL CONCURSO DE ACESSO E DE REINGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO - EDIÇÃO 2018/2019

EDITAL CONCURSO DE ACESSO E DE REINGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO - EDIÇÃO 2018/2019 EDITAL CONCURSO DE ACESSO E DE REINGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO - EDIÇÃO 2018/2019 Maria José Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e João Manuel Simões

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1º Objeto e âmbito

CAPÍTULO I Disposições gerais. Artigo 1º Objeto e âmbito Nos termos do artigo 25º da Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova-se o Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso a aplicar na Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Leia mais

(Preâmbulo) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º (Objeto e âmbito)

(Preâmbulo) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º (Objeto e âmbito) (Preâmbulo) Conforme disposto no Decreto-Lei nº 113/2014 de 16 de julho, aprova-se o Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior a aplicar no Instituto Superior de Ciências

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

EDITAL. Concurso de Acesso e Ingresso no Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho

EDITAL. Concurso de Acesso e Ingresso no Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho EDITAL Concurso de Acesso e Ingresso no Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso à Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho,

Leia mais

Data Revisão 00 Código R.EM.RI.09. (Preâmbulo)

Data Revisão 00 Código R.EM.RI.09. (Preâmbulo) (Preâmbulo) Conforme disposto no Decreto-Lei nº 113/2014 de 16 de julho, aprova-se o Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior a aplicar no Instituto Universitário Egas

Leia mais

EDITAL. O período de candidaturas decorrerá entre 26 de junho e 31 de julho de 2017.

EDITAL. O período de candidaturas decorrerá entre 26 de junho e 31 de julho de 2017. EDITAL A Universidade dos Açores faz saber que está aberto o concurso de acesso e ingresso ao Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desenvolvimento de Aplicações WEB, no campo de Ponta Delgada.

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA. Capítulo I Regime de Funcionamento. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA. Capítulo I Regime de Funcionamento. Artigo 1.º Âmbito REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA Capítulo I Regime de Funcionamento Artigo 1.º Âmbito 1 O presente Regulamento Interno de Frequência aplica-se aos cursos conferentes de graus académicos e diplomas do ensino superior

Leia mais

Regulamento Académico

Regulamento Académico INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE ABRANTES Regulamento Académico Capítulo I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação O presente documento regula os actos académicos

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA. Capítulo I Regime de Funcionamento. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA. Capítulo I Regime de Funcionamento. Artigo 1.º Âmbito REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA Capítulo I Regime de Funcionamento Artigo 1.º Âmbito 1 O presente Regulamento Interno de Frequência aplica-se aos cursos conferentes de graus académicos e diplomas do ensino superior

Leia mais

Procedimentos Matrículas e Inscrições 2015/2016 1.º ciclo - Licenciatura

Procedimentos Matrículas e Inscrições 2015/2016 1.º ciclo - Licenciatura Instituto Politécnico de Beja Procedimentos Matrículas e Inscrições 2015/2016 1.º ciclo - Licenciatura Serviços Académicos (Sector I) Introdução O presente documento constitui um breve guia que visa ajudar

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS

REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS REGULAMENTO DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS Preâmbulo A Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, veio introduzir

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS Página 1 de 5 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Objeto) O presente regulamento fixa os procedimentos relativos aos concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior, nos termos da lei.

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS EXCERTO DO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÉMICAS E LINHAS ORIENTADORAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL LIVRO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÉMICAS

Leia mais

REGULAMENTO PARA PAGAMENTO DE EMOLUMENTOS, TAXAS E PROPINAS

REGULAMENTO PARA PAGAMENTO DE EMOLUMENTOS, TAXAS E PROPINAS Ano 2011/2012 Data 16/06/2011 Página 1 de 4 REGULAMENTO PARA PAGAMENTO DE EMOLUMENTOS, TAXAS E PROPINAS Elaborado: Conselho de Direcção Aprovado: Conselho de Direcção Este regulamento esclarece e contextualiza

Leia mais

REGULAMENTO PARA A FREQUÊNCIA DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS NA ESTBARREIRO/IPS

REGULAMENTO PARA A FREQUÊNCIA DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS NA ESTBARREIRO/IPS REGULAMENTO PARA A FREQUÊNCIA DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS NA ESTBARREIRO/IPS (Documento aprovado na 7ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da ESTBarreiro/IPS, de 20 de Outubro de 2010) CAPÍTULO

Leia mais

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR (aprovada por deliberação de 3 de setembro de 2014 do Conselho de Gestão do IPT para vigorar a partir do dia seguinte) 1 Diplomas /certificados/certidões:

Leia mais

ANEXOS AO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO,

ANEXOS AO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, ANEXOS AO REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO PARA TITULARES DE CURSOS SUPERIORES, MÉDIOS E PÓS SECUNDÁRIOS ANO LETIVO 2015/2016 Anexos

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Mestrado em Marketing EDITAL Edição 2019/2021 1. APRESENTAÇÃO O presente edital tem como objetivo a abertura do concurso para

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO /2018. Cursos de 1º e 2º Ciclo

REGULAMENTO FINANCEIRO /2018. Cursos de 1º e 2º Ciclo REGULAMENTO FINANCEIRO - 2017/2018 Cursos de 1º e 2º Ciclo CANDIDATURAS 1. O pagamento da taxa de candidatura (quando aplicável) só se efetua uma única vez, desde que se faça ao abrigo do mesmo regime

Leia mais