Política relativa a subornos, presentes e hospitalidade Data efetiva 2 de Março de 2011 Função

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política relativa a subornos, presentes e hospitalidade Data efetiva 2 de Março de 2011 Função"

Transcrição

1 Título Política relativa a subornos, presentes e hospitalidade Data efetiva 2 de Março de 2011 Função Departamento Jurídico da Holding Documento BGHP_version1_ Finalidade A finalidade desta política relativa a subornos, presentes e hospitalidade é declarar inequivocamente a posição da Randstad perante atos de suborno, ofertas ou aceitação de presentes e/ou hospitalidade. Na Randstad, a integridade e o comportamento ético são valores fundamentais que estão na base da nossa conduta pessoal e profissional. Na qualidade de signatária do Pacto Global da ONU, a Randstad esforça-se sempre por manter os seus princípios na área do combate à corrupção. Alterações recentes às leis antissuborno a nível internacional e uma crescente tendência para a aplicação mais ativa dessas leis mostraram que a não abordagem da questão do suborno pode ter um custo muito elevado para as empresas em termos de perda de clientes, multas, custos e reputação. Uma violação das leis antissuborno pode ainda sujeitar os administradores e colaboradores a processos judiciais, multas de natureza penal e pena de prisão. Além disso, a corrupção constitui uma ameaça à boa gestão, ao desenvolvimento sustentável, ao processo democrático e às práticas comerciais equitativas. Através da implementação desta política relativa a subornos, presentes e hospitalidade, a Randstad poderá reforçar a sua reputação, fomentar o respeito dos seus colaboradores, aumentar a credibilidade junto dos principais intervenientes e apoiar o seu compromisso de responsabilidade social da empresa. Esta política é consistente com os Princípios de Negócio da Randstad e apoia-os, em particular os princípios 1, 5, 6 e 7: 1. Conhecemos e cumprimos as leis que regem o nosso setor, os princípios internacionais dos direitos humanos e as políticas e procedimentos internos da Randstad. 5. Negociamos de modo justo e ético e evitamos qualquer situação que possa criar um conflito de interesses, real ou aparente, entre os interesses da Randstad e os nossos interesses privados. 6. Não oferecemos, pagamos ou aceitamos subornos nem damos ou oferecemos presentes ou hospitalidade que possam gerar influência indevida.

2 7. Recusamos presentes ou hospitalidade que possam gerar uma influência indevida, real ou aparente. 2. Aplicabilidade Esta política aplica-se com efeito imediato na Randstad e a todos os: administradores e colaboradores, que devem também assegurar que todos os familiares e quaisquer empresas por eles controladas também respeitem esta política na medida em que tais atividades possam afetar a Randstad e/ou as empresas da Randstad; e agentes, intermediários, representantes, consultores, parceiros de consórcio e qualquer outra pessoa que atue em nome da Randstad (coletivamente, Parceiros de Negócios ). (Os administradores, colaboradores e Parceiros de Negócios da Randstad são designados como Representantes da Randstad no presente documento). Os Representantes da Randstad estão proibidos de recorrer a terceiros, direta ou indiretamente, a fim de evitar a aplicação desta política caso qualquer atividade constituísse uma violação desta política se fosse realizada por um Representante da Randstad. No entanto, esta política não abrange presentes ou hospitalidade oferecida pela Randstad aos seus próprios colaboradores (ex.º: presentes da Natal da empresa). 3. Estado Esta é uma nova política do Grupo Randstad. Foi adotada pelo conselho de administração da Randstad Holding em 2 de Março de Esta política pode ser alvo de revisões periódicas para garantir a sua conformidade com os requisitos legais aplicáveis e continuar a dar resposta às nossas necessidades comerciais. 4. Definições Autoridades públicas e funcionários governamentais incluem: qualquer responsável ou funcionário governamental; qualquer pessoa que atue a título oficial para ou em nome de um governo; responsáveis e funcionários de empresas detidas ou controladas pelo estado; partidos políticos, responsáveis políticos ou candidatos a cargos políticos; qualquer responsável ou funcionário de uma organização pública internacional; familiares de qualquer dos supra referidos; membros de famílias reais; membros honorários de entidades governamentais.

3 5. Política 5.1 Requisitos antissuborno Dar e aceitar subornos Na qualidade de Representante da Randstad, está estritamente proibido de fazer, prometer, oferecer ou autorizar subornos. Um suborno é qualquer coisa de valor (ou seja, não apenas dinheiro) que proporcione um benefício ao destinatário, tal como dinheiro ou equivalentes (ex.º: vales de oferta), a aquisição de propriedade ou serviços a preços inflacionados ou reduzidos, hospitalidade extravagante, carros, joias, melhoramentos da habitação, benefícios não materiais, viagens e valores mobiliários. A oferta destes artigos pode ser considerada um suborno se for feita com o intuito de influenciar qualquer ato ou decisão por parte do destinatário ou se tal oferta for de algum modo desonesta e ilegal, constituir uma quebra de confiança ou, de qualquer outra forma, criar uma influência indevida. Além disso, os Representantes da Randstad não estão autorizados a aceitar qualquer oferta de algo de valor de uma parte externa se a intenção de tal oferta for a de influenciar qualquer ato ou decisão por parte do Representante da Randstad ou se tal oferta for de algum modo desonesta e ilegal, constituir uma quebra de confiança ou, de qualquer outra forma, criar uma influência indevida Agentes e intermediários O recurso a agentes, intermediários, representantes e consultores para obter negócios com clientes é uma área onde existe um risco particularmente elevado de subornos. Embora este recurso não seja comum no Grupo Randstad, é necessário tomar cuidados acrescidos caso sejam usados agentes, intermediários, representantes ou consultores e, consequentemente, estes não podem ser nomeados sem o consentimento prévio por escrito do Departamento Jurídico do Grupo. Caso já recorra a um agente, intermediário, representante ou consultor, tem de contatar o Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra) por forma a obter consentimento por escrito para o referido acordo Autoridades públicas e funcionários governamentais Habitualmente, a oferta de presentes ou hospitalidade a autoridades públicas ou funcionários governamentais é fortemente regulamentada por complexa legislação local, que é ativamente aplicada pelas autoridades responsáveis; é necessário tomar cuidados acrescidos nesta área.

4 Os Representantes da Randstad não podem fazer, oferecer, prometer ou autorizar um presente ou pagamento de dinheiro ou algo de valor, direta ou indiretamente, a ou em benefício de uma autoridade pública ou funcionário governamental com qualquer propósito ilícito. Os Representantes da Randstad não podem dar, oferecer, prometer ou autorizar presentes ou hospitalidade a autoridades públicas ou funcionários governamentais a menos que o Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contato infra) tenha sido contactado, por forma a garantir que tal acordo possa ser avaliado. As despesas de deslocação de quaisquer autoridades públicas ou funcionários governamentais não devem ser pagas nem reembolsadas pela Randstad, independentemente de tais indivíduos atuarem ou não a título oficial. Pode haver lugar a exceções individuais feitas por escrito e antecipadamente pelo Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra) e sujeitas a limitações estritas. Todos os reembolsos de viagens feitos a autoridades públicas ou funcionários governamentais devem ser devida e corretamente registrados Viagens e alojamento no estrangeiro A hospitalidade que inclua viagem e alojamento internacionais é vista, por definição, como invulgarmente generosa. Se for proposto dar ou receber viagem e/ou alojamento internacional fora do âmbito indicado no n.º infra, contacte o Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra), por forma a garantir que tal acordo possa ser avaliado Contribuições filantrópicas Se for feita uma contribuição filantrópica relacionada com a Randstad, deve ser para uma instituição de caridade idónea que não facilite, direta ou indiretamente, o pagamento de subornos nem financie atividades criminosas, terrorismo ou partidos políticos e todas as referidas contribuições devem ser devidamente registadas. Tais contribuições também não devem ser feitas se tiverem o intuito de influenciar qualquer ato ou decisão por parte do destinatário ou se tal oferta for de algum modo desonesto, ilegal, constituir uma quebra de confiança ou, de qualquer outra forma, criar uma influência indevida. Os Representantes da Randstad não podem fazer contribuições filantrópicas a pedido de autoridades públicas ou funcionários governamentais, a menos que o Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra) tenha sido contactado, por forma a garantir que tal acordo possa ser avaliado.

5 5.1.6 Contribuições políticas Em conformidade com os Princípios de Negócio, os Representantes da Randstad não podem fazer contribuições a quaisquer candidatos a cargos públicos ou privados, partidos políticos ou organização pública internacional ou outros interesses políticos em nome da Randstad, seja direta seja indiretamente. 5.2 Presentes e hospitalidade Geral Como princípio geral, cada Representante da Randstad deve usar o seu bom senso e discernimento e atuar em conformidade com os Princípios de Negócio quando oferecer ou aceitar presentes e/ou hospitalidade. Isto significa que qualquer presente e/ou hospitalidade oferecido ou aceite por um Representante da Randstad deve ser: razoável em termos de custo, quantidade e frequência; adequado à hierarquia do destinatário (por exemplo, o que é adequado para um diretor-geral pode não ser aceitável para um comercial em início de carreira); e não deve: ser proibido pela legislação local ou pelas práticas empresariais conhecidas do destinatário; por outras palavras, se souber que o cliente que pretende convidar para determinado evento tem uma política de tolerância zero relativamente a presentes e/ou hospitalidade, não deve convidá-lo; e criar a aparência de influência indevida; por exemplo, não deve oferecer presentes (que não artigos de valor simbólico) e/ou hospitalidade a um cliente quando está a negociar um contrato ou durante um concurso para adjudicação. As circunstâncias e costumes locais determinam o que deve ser considerado razoável, embora nunca se devam exceder os limites estabelecidos pelos Administradores Delegados de acordo com os n. os e infra. Os presentes e hospitalidade oferecidos por fornecedores e vendedores devem ser alvo de cuidados acrescidos. Se o seu cargo na Randstad implicar a responsabilidade da escolha entre fornecedores ou vendedores, tais presentes e hospitalidade devem ser declinados, a menos

6 que sejam permitidos ao abrigo dos limites eventualmente definidos pelos Administradores Delegados de acordo com os n. os e infra. Todos os presentes e/ou hospitalidade oferecidos por uma empresa do Grupo Randstad devem ser adequada e explicitamente inseridos nos registros financeiros da referida empresa. Se receber um presente (que não artigos de valor simbólico) ou aceitar qualquer forma de hospitalidade, deve comunicar este fato de acordo com o procedimento local de modo a manter um registro de todos os presentes e/ou hospitalidade recebida por Representantes da Randstad no seu país. Estes registros serão analisados durante as auditorias realizadas em cada país Hospitalidade Como norma mínima, e sujeita aos requisitos do n.º supra, aplicam-se as regras que se seguem. Cada Administrador Delegado determinará anualmente o montante máximo aceitável para hospitalidade oferecida ou recebida no seu país que seja adequado e esteja em linha com as práticas empresariais locais. É necessário obter parecer jurídico para garantir que os referidos limites sejam permitidos ao abrigo da legislação e regulamentos locais, em particular no caso de ofertas a autoridades públicas ou funcionários governamentais. Qualquer hospitalidade que exceda o referido montante por pessoa para uma única ocasião não pode ser aceita nem oferecida, salvo aprovação do Administrador Delegado. Qualquer hospitalidade que exceda os EUR (ou montante equivalente na divisa local e individualmente ou no agregado) por pessoa está sujeita a aprovação por parte do Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra). O colaborador da Randstad que ofereça a hospitalidade, ou outro colaborador, deve estar sempre presente durante o evento. Ao convidar clientes, a menos que essa hospitalidade seja habitual de acordo com as normas locais, deve certificar-se de que a entidade empregadora da pessoa tem conhecimento da hospitalidade oferecida e garantir que existe um registro escrito. A hospitalidade não deve envolver atividades, produtos ou locais que possam causar constrangimento ao destinatário ou à Randstad ou ser considerados de mau-gosto ou possam violar os Princípios de Negócio Presentes Como norma mínima, e sujeita aos requisitos do n.º supra, aplicam-se as regras que se seguem.

7 Cada Administrador Delegado determinará anualmente o montante máximo aceitável para presentes oferecidos ou recebidos no seu país que seja adequado e esteja em linha com as práticas empresariais locais. É necessário obter parecer jurídico para garantir que os referidos limites sejam permitidos ao abrigo da legislação e regulamentos locais, em particular no caso de ofertas a autoridades públicas ou funcionários governamentais. Quaisquer presentes que excedam esse montante não podem ser aceites nem oferecidos, a menos que tenham aprovação do Administrador Delegado. Qualquer presente que exceda os EUR 250 (ou montante equivalente na divisa local e individualmente ou no agregado) por pessoa está sujeito à aprovação por parte do Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra). Os presentes de valor simbólico podem ser oferecidos e aceites em quantidades razoáveis. Exemplos destes artigos são canetas, conjuntos para secretária, materiais promocionais, artigos com um logótipo da empresa, etc. Os presentes devem ser sempre enviados para o endereço profissional da pessoa, não para o seu endereço pessoal. Os presentes não devem envolver produtos ou serviços que possam causar constrangimento ao destinatário ou à Randstad ou ser considerados de mau-gosto ou possam violar os Princípios de Negócio Viagem e alojamento internacionais Os Representantes da Randstad podem aceitar convites para eventos no estrangeiro (desde que respeitem as diretrizes desta política, incluindo qualquer política local aplicável) se pagarem as suas próprias despesas de deslocação e alojamento. Nos casos em que a viagem e alojamento internacionais sejam providenciados por empresas operadas pela Randstad em circunstâncias excepcionais (como a ida aos Jogos Olímpicos, a corridas de Fórmula 1 ou a eventos a bordo do Clipper, em que a Randstad é um dos patrocinadores), serão implementados procedimentos independentes adequados para garantir o cumprimento dos requisitos legais. Uma vez mais, se forem oferecidos viagem e alojamento internacionais a autoridades públicas ou funcionários governamentais, o Departamento Jurídico do Grupo (consultar dados de contacto infra) tem de ser contactado para garantir que tal acordo possa ser avaliado. 5.3 Parecer jurídico Conforme mencionado acima, os limites locais devem ser estabelecidos mediante parecer jurídico local para garantir a conformidade com toda a legislação e regulamentos aplicáveis. Caso tenha qualquer dúvida relativa a esta política, à implementação geral da mesma ou

8 necessite de contatar o Departamento Jurídico do Grupo para fins de conformidade com esta política, queira contatar Fiona Van Lede do Departamento Jurídico do Grupo (Fiona.van.lede@randstadholding.com/ ).

DIRETRIZ GLOBAL ANTICORRUPÇÃO

DIRETRIZ GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DIRETRIZ GLOBAL ANTICORRUPÇÃO I. Declaração da Diretriz. É a diretriz da Global Crossing Limited ( Global Crossing ou a Empresa ) conduzir todos os seus negócios de uma maneira honesta e ética. Ao fazer

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DIRETRIZ SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DIRETRIZ SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DIRETRIZ SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO MAGNA INTERNATIONAL INC. DIRETRIZ SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO Oferecer ou receber presentes e entretenimento é muitas vezes uma

Leia mais

RGIS POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

RGIS POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO RGIS POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO I. DECLARAÇÃO DA POLÍTICA A política da RGIS ( Companhia ) é conduzir as operações mundiais de forma ética e conforme as leis aplicáveis, não só nos EUA como em outros países.

Leia mais

POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA DUN & BRADSTREET

POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA DUN & BRADSTREET POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA DUN & BRADSTREET JUNHO DE 2015 OBJETIVO DA POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO A Dun & Bradstreet está comprometida com os mais elevados padrões éticos. Acreditamos em conduzir os negócios

Leia mais

Política Anti-Suborno da ADP Questões Frequentes (FAQs)

Política Anti-Suborno da ADP Questões Frequentes (FAQs) Política Anti-Suborno da ADP Questões Frequentes (FAQs) AS COMUNICAÇÕES ENTRE ADVOGADO E CLIENTE SÃO ESTRITAMENTE CONFIDENCIAIS Este documento destina-se a abordar questões que possam surgir no decurso

Leia mais

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Práticas Recomendadas Para Limitar a Responsabilidade dos Intermediários Pelos Conteúdos de Terceiros e Promover Liberdade de Expressão e

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ALCOA INC.

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ALCOA INC. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ALCOA INC. a JUSTIFICATIVA: A Alcoa Inc. ( Alcoa ) e sua administração têm o compromisso de conduzir todas as suas operações em todo o mundo com ética e em conformidade com todas

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Política Antissuborno

Política Antissuborno Política Antissuborno 1 Introdução 1.1 Finalidade A finalidade desta política é assegurar que a Ebiquity e os seus colaboradores cumpram a legislação antissuborno e as melhores práticas de combate à corrupção

Leia mais

CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI)

CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI) CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI) «Para um serviço de excelência» 2015 1. OBJETIVO Pelo Despacho n.º 9/2014, de 21 de novembro, do Diretor-Geral da Administração da Justiça

Leia mais

Programa de Compliance

Programa de Compliance Programa de Compliance O que é compliance? Origem: to comply, tradução aproximada: conformidade Em poucas palavras significa observar determinadas normas ou comportar-se de forma a não perturbar a ordem

Leia mais

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 Decisão Administrativa Pública: O valor de benefícios não-salariais, ou benefícios em espécie, para empregados de empregadores isentos de imposto sobre

Leia mais

MOTA-ENGIL AFRICA N.V. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

MOTA-ENGIL AFRICA N.V. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 2014 MOTA-ENGIL AFRICA N.V. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO INTRODUÇÃO A Mota-Engil Africa N.V. ( Mota-Engil Africa ou a Empresa e juntamente com as suas subsidiárias, o Grupo ") compromete-se a conduzir

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL A Política de Prevenção à Corrupção tem como objetivo dar visibilidade e registrar os princípios e valores éticos que devem nortear a atuação dos empregados,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

CNH INDUSTRIAL CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES

CNH INDUSTRIAL CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES Sede Social: 25 St. James s Street, Londres, SW1A 1HA Reino Unido CNH INDUSTRIAL CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES Visão Geral Nós, da CNH INDUSTRIAL NV e nossas subsidiárias ("CNH Industrial" ou a Companhia)

Leia mais

POLÍTICA ANTI-CORRUPÇÃO. Política Anti-corrupção Versão 02 1/9

POLÍTICA ANTI-CORRUPÇÃO. Política Anti-corrupção Versão 02 1/9 POLÍTICA ANTI-CORRUPÇÃO Política Anti-corrupção Versão 02 1/9 RESUMO Resumo dos princípios fundamentais A Securitas acredita num mercado livre para a prestação dos seus serviços, e num ambiente competitivo

Leia mais

Código de Conduta da Dachser

Código de Conduta da Dachser Código de Conduta da Dachser 1. Introdução A fundação de todas as atividades na Dachser é a nossa adesão a regulamentos juridicamente vinculativos em nível nacional e internacional, assim como a quaisquer

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA DE CONFORMIDADE ANTICORRUPÇÃO Introdução A integridade é um dos valores mais importantes da American Sugar Holdings, Inc.. Esta política de conformidade anticorrupção descreve as normas de comportamento

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

ÍNDICE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO...3 2. APLICAÇÃO...3 3. REFERÊNCIA...3 4. CONCEITOS...3 5. CONDIÇÕES GERAIS...3

ÍNDICE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO...3 2. APLICAÇÃO...3 3. REFERÊNCIA...3 4. CONCEITOS...3 5. CONDIÇÕES GERAIS...3 ÍNDICE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO...3 2. APLICAÇÃO...3 3. REFERÊNCIA...3 4. CONCEITOS...3 5. CONDIÇÕES GERAIS...3 5.1. Corrupção de Agentes Públicos...4 5.2. Corrupção Privada...5 6. POLÍTICAS...5

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Código de Conduta de Fornecedor

Código de Conduta de Fornecedor Código de Conduta de Fornecedor www.odfjelldrilling.com A Odfjell Drilling e suas entidades afiliadas mundialmente estão comprometidas em manter os mais altos padrões éticos ao conduzir negócios. Como

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E CÓDIGO ANTICORRUPÇÃO

CÓDIGO DE CONDUTA E CÓDIGO ANTICORRUPÇÃO CÓDIGO DE CONDUTA E CÓDIGO ANTICORRUPÇÃO 2 ÍNDICE CÓDIGO DE CONDUTA Apresentação...7 Objetivo e Âmbito de Aplicação...7 Registros Comerciais e Financeiros...8 Uso de Ativos...8 Prevenção de Conflito de

Leia mais

ICTSI CÓDIGO DE CONDUTA NOS NEGÓCIOS

ICTSI CÓDIGO DE CONDUTA NOS NEGÓCIOS ICTSI CÓDIGO DE CONDUTA NOS NEGÓCIOS MENSAGEM DO PRESIDENTE A ICTSI tem crescido de forma sólida ao longo dos anos, tornando-se uma empresa líder na gestão de portos, com um alcance global que se estende

Leia mais

Código de Ética. Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas

Código de Ética. Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas Código de Ética Diante dos Consumidores Diante dos Vendedores Diretos e entre Empresas Código de Ética Diante dos Consumidores (Texto em conformidade com as deliberações da Assembléia Geral Extraordinária

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102 1.0 Finalidade 1.1 A CommScope, Inc. e suas empresas afiliadas ( CommScope ) podem, a qualquer tempo, contratar consultores, agentes de vendas, conselheiros e outros representantes e, frequentemente, estabelecer

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E OUTROS ATOS LESIVOS

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E OUTROS ATOS LESIVOS POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E OUTROS ATOS LESIVOS 1. Introdução A presente Política, aplicável à WEG S/A e todas as suas controladas, representa uma síntese das diretrizes existentes na

Leia mais

WILLIAM E. CONNOR & ASSOCIATES LIMITED CÓDIGO DE ÉTICA PARA FUNCIONÁRIOS

WILLIAM E. CONNOR & ASSOCIATES LIMITED CÓDIGO DE ÉTICA PARA FUNCIONÁRIOS 1. Code of Ethics WILLIAM E. CONNOR & ASSOCIATES LIMITED CÓDIGO DE ÉTICA PARA FUNCIONÁRIOS Honestidade, integridade e transparência são valores fundamentais da William E. Connor & Associates Limited (a

Leia mais

Lei de Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro

Lei de Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro Lei de Prevenção e Combate a Lavagem de Dinheiro Lei nº 9.613/1998 A Lei nº 9.613/1998, dispõe sobre os crimes de lavagem de dinheiro Estabelece ainda, procedimentos para a prevenção da utilização do sistema

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR A Weatherford construiu sua reputação como uma organização que exige práticas comerciais éticas e altos níveis de integridade em todas as nossas transações comerciais. A

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS FORMAÇÃO PROFISSIONAL A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TRABALHADORES NAS EMPRESAS OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A Formação Profissional tem como objetivos: Proporcionar e promover a qualificação do trabalhador

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO COM PARCEIRO DE NEGÓCIOS

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO COM PARCEIRO DE NEGÓCIOS POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO COM PARCEIRO DE NEGÓCIOS Um dos valores que mais importam ao ASR Group é a integridade. Em adjunto enviamos a Política Anticorrupção do ASR Group, que inclui tanto corrupção quanto

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA Os Termos e Condições Gerais de Venda definidos abaixo e a Confirmação de Pedido enviada por SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA., sociedade

Leia mais

Declaração de Apoio Contínuo Amostra

Declaração de Apoio Contínuo Amostra Geral Período coberto pela sua Comunicação de Progresso (COP) De: A: Declaração de apoio continuado pelo Diretor Executivo (CEO) Forneça uma declaração do diretor executivo da sua empresa expressando apoio

Leia mais

Orientações para o tratamento de dados pessoais com finalidade da propaganda na eleição

Orientações para o tratamento de dados pessoais com finalidade da propaganda na eleição Orientações para o tratamento de dados pessoais com finalidade da propaganda na eleição As presentes orientações aplicam-se ao tratamento de dados pessoais pelos candidatos a deputado da Assembleia Legislativa

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Estrutura do Código de Ética e Conduta 1. Introdução pág. 03 2. Mensagem da Diretoria pág. 04 3. Relações no Ambiente de Trabalho pág. 05 4. Relacionamento Externo pág. 07 5.

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Política Global Anticorrupção

Política Global Anticorrupção POLÍTICA A Política Global Anticorrupção da Savis (a Política ) obriga a Savis Tecnologia e Sistemas S.A. e suas subsidiárias e afiliadas (coletivamente, Savis ou a Empresa ), em todas as operações ao

Leia mais

TENDO DECIDIDO concluir a Convenção para este propósito e ter pela circunstância o combinado como segue: Capítulo 1 O direito de limitação

TENDO DECIDIDO concluir a Convenção para este propósito e ter pela circunstância o combinado como segue: Capítulo 1 O direito de limitação Texto consolidado da Convenção Internacional sobre a Limitação de Responsabilidade Relativa às Reclamações Marítimas, 1976, como emendada pela Resolução LEG.5(99), adotada em 19 Abril 2012 OS ESTADOS PARTE

Leia mais

Política de Integridade

Política de Integridade Política de Integridade 1. INTRODUÇÃO Os procedimentos aqui descritos são complementares às diretrizes do Código de Conduta da empresa, e são norteados pelo compromisso assumido junto ao Pacto Empresarial

Leia mais

Cenário Mundial - Corrupção

Cenário Mundial - Corrupção Cenário Mundial - Corrupção Pesquisa aponta 10 práticas de corrupção comuns no dia a dia do brasileiro 1. Não dar nota fiscal 2. Não declarar Imposto de Renda 3. Tentar subornar o guarda 4. Falsificar

Leia mais

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu

Política WHOIS do Nome de Domínio.eu Política WHOIS do Nome de Domínio.eu 1/7 DEFINIÇÕES Os termos definidos nos Termos e Condições e/ou nas Normas de Resolução de Litígios do domínio.eu são utilizados no presente documento em maiúsculas.

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE COMPLIANCE

QUESTIONÁRIO DE COMPLIANCE QUESTIONÁRIO DE COMPLIANCE O combate à corrupção é parte essencial na forma como a CPFL Energia conduz seus negócios. Este posicionamento é declarado no Código de Ética e de Conduta Empresarial da CPFL

Leia mais

Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada

Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada Princípios ABC do Grupo Wolfsberg Perguntas Frequentes Relativas a Intermediários e Procuradores/Autorizados no Contexto da Banca Privada Por vezes surgem perguntas relativas a Intermediários Promotores

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Adequação de Contratos Comerciais e Trabalhistas

Adequação de Contratos Comerciais e Trabalhistas Adequação de Contratos Comerciais e Trabalhistas As Cláusulas de Anticorrupção nos Contratos De modo a dar efetividade às normas de Compliance da Radix Engenharia & Software, bem como às da Controladoria-Geral

Leia mais

Município do Funchal

Município do Funchal Concurso público para a aquisição de 1485 sinais de trânsito retroreflectorizados e 40 cones como dispositivos complementares para o Município do Funchal. CADERNO DE ENCARGOS - 1 - CADERNO DE ENCARGOS

Leia mais

GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES 0 GRUPO SOLVAY CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES Indice Introdução 2 Conformidade Legal para Integridade Comercial 2 Respeito pelos direitos humanos 2 Proteção

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

DEPUY SYNTHES CÓDIGO DE CONDUTA GLOBAL

DEPUY SYNTHES CÓDIGO DE CONDUTA GLOBAL Uma Paixão pela Integridade Integridade em Acção - Conformidade nos Cuidados de Saúde A Conformidade nos Cuidados de Saúde é uma Responsabilidade de Todos A DePuy Synthes é reconhecida mundialmente pelas

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Política de Relacionamento com Fornecedores

Política de Relacionamento com Fornecedores Política de Relacionamento com Fornecedores Publicado em: 25/06/2013 1. Conceito O Santander tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS 1. INTRODUÇÃO MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS Em atendimento à Instrução CVM nº 497, de 03 de junho de 2011], o presente Manual dispõe sobre os procedimentos e regras

Leia mais