DISCIPLINA DE RADIOLOGIA APARELHO URINÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA DE RADIOLOGIA APARELHO URINÁRIO"

Transcrição

1 Revisão de anatomia: DISCIPLINA DE RADIOLOGIA APARELHO URINÁRIO Os rins estão situados no retroperitônio, na chamada loja renal, que, além do rim, é composto pelo o espaço perirrenal, contendo gordura e as glândulas suprarrenais e delimitada pela fáscia renal (fáscia de Gerota). Alias, todo o retroperitônio é subdividido por fáscias, que limitam a disseminação de doenças, com inflamações, infecções e mesmo tumores. Aderida ao rim encontramos uma cápsula fibro-elástica, conectada à fáscia renal através de trabéculas fibrosas, que atravessam a gordura perirrenal. No bordo lateral de cada um dos rins, as camadas anterior e posterior da fáscia renal se fundem, o mesmo ocorrendo na porção superior. Na porção inferior do espaço perirrenal não se observa esta fusão das camadas da fáscia renal, o que permite a possibilidade de comunicação entre o espaço perirrenal anterior e posterior. Este aspecto anatômico permite que processos infecciosos e neoplásicos disseminem-se para outros compartimentos do retroperitoneo. Na porção medial dos rins está o hilo renal, formado por vasos, nervos e a pélvis renal/ureter. O hilo renal se conecta a um espaço maior, intra-renal, chamado seio renal, que contem os cálices, os vasos (arteriais, venosos e linfáticos) e gordura.

2 O parênquima renal apresenta uma camada externa a córtex que contem glomérulos e túbulos e uma camada interna que contem as pirâmides. A córtex envolve as pirâmides e se estende entre elas em direção ao seio renal, formando as colunas de Bertin.

3 O ápice das pirâmides converge para o seio renal e se projeta no interior dos cálices renais formando as papilas. Na fase embrionária, o broto reno-ureteral, que formará o aparelho urinário, está situado na cavidade pélvica e com o crescimento do pólo caudal, os rins migram para a região lombar. Cerca de 10% da população nasce com malformações/anomalias do trato urinário, na maioria das vezes relacionadas a alterações na posição e na forma, havendo, mais raramente, á efeito de massa ou alterações no número dos rins e dos ureteres. A parede da bexiga é composta por uma camada adventícia, três camadas de musculatura não estriada (detrussor), uma camada submucosa e uma camada mucosa e mede de 2 a 8 mm de espessura dependendo do grau de repleção. A região do trígono possui características funcionais especiais quando comparada ao restante da bexiga. O óstio ureteral está póstero-lateral em cada ângulo do trígono e o orifício uretral interno ocupa o ápice, sendo esta a porção mais caudal da bexiga. O desenvolvimento de novas tecnologias de imagem e o refinamento dos métodos de imagem uro-radiológicos já estabelecidos está acontecendo rapidamente. Avanços importantes foram acrescentados à rotina de avaliação gênito-urinária, especialmente na avaliação da doença litiásica (tomografia computadorizada helicoidal), nos pacientes pediátricos (urografia por ressonância magnética) e nos pacientes portadores de neoplasias (ressonância magnética com imagens de espectroscopia que aliam informações sobre a forma e a função). Atualmente, os métodos de medicina nuclear, ultra-som, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), especialmente na uro-radiologia pediátrica, tem sido mais usados para a identificação e manejo das doenças das vias urinárias, fornecendo informações sobre o parênquima e a função renais, com técnicas que podem identificar a diferenciação tecidual das lesões, demonstrar a dilatação pielo-calicial, determinar as margens dos rins e dos espaços peri-renais. Assim, a urografia excretora intravenosa convencional (UIV) perdeu a posição de exame de referência no diagnóstico urológico, sendo ainda usada para identificar doenças dos ureteres. Aspecto normal do rim direito:ultra-som. EcoDoppler mostrando os vasos renais. Os exames de imagem também fornecem importantes informações sobre a morfologia e a hemoperfusão (eco Doppler) dos rins, sendo imprescindível o conhecimento prévio tanto dos aspectos anatômicos normais e das variações anatômicas, quanto das anomalias congênitas, dos diversos transtornos do trânsito da urina (tipo cálculos, compressões extrínsecas), das massas / tumores renais e de outras condições sistêmicas que comprometem os rins (infecções, traumatismos, alterações relacionadas ao envelhecimento e/ou decorrentes de doenças sistêmicas).

4 Variações Anatômicas e Anomalias Congênitas dos Rins e dos Ureteres Um grande número de anomalias congênitas, de tamanho, forma, número, posição e estrutura dos rins, dos ureteres, da bexiga e da uretra, podem ser encontrados em exames de imagem. Muitas delas são raras, a maioria não tem grande importância clínica, especialmente quando são achados de exame ou são diagnosticadas na vida adulta. Coluna de Bertin proeminente, é uma variação anatômica que, pela maior quantidade de parênquima presente naquela localização, pode simular massa intra-renal, às vezes sendo necessárias mais de uma modalidade de imagem para distinguir esta hipertrofia focal do parênquima, de uma massa renal verdadeira. Contornos lobulados do parênquima na porção intra-renal. (Ecografia).

5 A persistência da lobulação fetal se apresenta como uma ondulação dos contornos externos do rim, com espessura de parênquima preservada, o que exclui a presença de sequelas de infecção. Aspecto externo de irregularidade do contorno renal em urografia excretora e no ultra-som de rim.. Distúrbios de rotação são as anomalias congênitas mais freqüentes dos rins e dentre elas, a mais comum, é a orientação anterior da pelve renal. Observe o defeito de rotação, bilateral; Em A e B, defeito de rotação dos rins, com hipoplasia do rim dir. pelve do rim dir. em posição lateral e pelve renal esq. em posição anterior.

6 Ectopia renal significa ausência de rim na loja renal e pode ser uni ou bilateral. O rim ectópico, em geral, é normal e está situado em algum ponto entre a loja renal e a cavidade pélvica. A ectopia ocorre devido à migração defeituosa ou à ausência de migração do broto Reno-ureteral durante a vida intra-uterina. Quando a ectopia renal é bilateral, observa-se o deslocamento dos ângulos hepático e esplênico do cólon para a respectiva loja renal. Ectopia renal bilateral. Radiografia simples de abdômen mostra o deslocamento dos ângulos hepático e esplênico do colon para a região para-vertebral, na topografia da respectiva loja renal. Na urografia excretora os rins ectópicos estão situados na região lombar à direita e em posição anterior, na transição lombo-sacra, à esquerda. Rim direito ectópico na região lombo-sacra, situado anterior aos corpos vertebrais de L3, L4, L5 e S1. Rim direito ectópico, situado na pequena pelve à direita.

7 O rim em ferradura é um defeito de fusão, posição e rotação dos rins, os quais se encontram unidos pelo pólo inferior, que se situa na linha média em posição anterior aos corpos vertebrais. O deslocamento lateral e anterior dos ureteres indica o defeito de rotação e, frequentemente, há algum grau de uropatia obstrutiva, que pode predispor à pielonefrite. Rim em ferradura (Urografia excretora): observar a inversão do eixo renal e o distúrbio de rotação da pelve dos rins. Rim em ferradura: (TC) cortes axiais mostrando fusão do pólo inferior dos rins(seta). Rim em ferradura. Tomografia computadorizada: cortes tardios, pós-contraste, reconstruídos nos planos axial (A), coronal (B) e 3D (C). A estenose da junção uretero-piélica (JUP) pode ser um achado isolado e assintomático, ou pode estar associada a graus variáveis de uropatia obstrutiva que, pela estase urinária, predispõem à infecção e à formação de cálculos, que ficam retidos na pelve renal. Em geral, a causa da obstrução é um estreitamento congênito, mas também pode ser devida à compressão por vaso anômalo ou por bandas fibrosas que cruzam a junção uretero-piélica.

8 Observar o retardo de excreção do contraste pelo rim esquerdo e a imagem tardia com acentuada dilatação pielo-calicial à esquerda, ambos os achados demonstrados em urografia excretora. Urografia excretora: cálculos retidos na pelve renal à direita, conseqüentes à estenose de JUP. Estudo por angiotomografia em paciente com estenose da JUP: (A) dilatação da pelve renal; (B) presença de artéria renal acessória (seta) e sua relação com a pelve renal deste lado. (C) e (D) reconstruções tridimensionais, notar a presença de artérias renais polares no rim oposto.

9 A duplicação pielo-calicial e ureteral pode ser completa ou incompleta, uni ou bilateral. Não é rara, podendo variar de uma simples pelve bífida até duplicação completa do ureter, sendo que o ureter duplicado drena a pelve da porção superior (duplicada), e pode ser tópico ou ectópico. Urografia excretora mostra: Duplicidade pielo-calicial e ureteral completa à direita (figura C) e Duplicidade pielo-calicial e ureteral incompleta à esquerda, nas duas outras figuras.

10 A ureterocele é uma dilatação cística da porção inferior do ureter, na sua porção intra-mural. Pode ser congênita ou adquirida, uni ou bilateral e o diagnóstico é facilmente feito tanto na ecografia de bexiga quanto na urografia excretora ou TC com contraste venoso. Pode ser assintomática, mas, não raro, causa algum grau de retardo no esvaziamento do ureter correspondente. Ecografia vesical mostra o aspecto dinâmico da ureterocele, num corte se apresenta cheia de urina, em outro está vazia. Na figura da direita observam-se duas falhas de enchimento intra vesicais, sendo o aspecto característico da ureterocele. Os divertículos congênitos da bexiga são herniações da mucosa em áreas de menor resistência da camada muscular, ocorrem mais frequentemente nos homens, em geral se situam na base da bexiga e quando se originam no meato ureteral (divertículos de Hutch) podem estar relacionados com obstrução e / ou compressão do ureter. Os divertículos de bexiga podem, ainda, estar associados à estase urinária que predispõe à formação de cálculos, à infecção, à inflamação, às displasias e às neoplasias, benignas e malignas. Ecografia mostra comportamento inverso do divertículoem relação à bexiga, nas fases pré e pós miccional.

11 Uretrocistografia na fase miccional mostra:opacificação da uretra, refluxo vésico-ureteral e divertículo para-ureteral (Hutch) à direita... A válvula de uretra posterior é a causa congênita mais freqüente de obstrução do trato urinário inferior em crianças e sua demonstração requer exames dinâmicos, que avaliam o fluxo urinário miccional. Nos casos em que o diagnóstico não é feito precocemente pode haver comprometimento do parênquima renal devido à atrofia póshidronefrótica. Uretrocistografia miccional normal (A) e com válvula de uretra posterior (B e C). Uretrocistografia miccional normal e com válvula de uretra posterior.

12 Uretero-hidronefrose com atrofia do parênquima renal, bilateral, por válvula de uretra posterior associada a hipospádia. Nefrocalcinose - Litíase Renal Nefrocalcinose é a presença de depósitos de cálcio difusamente distribuídos no parênquima renal em decorrência de uma variedade de doenças sistêmicas. Em geral as calcificações da nefrocalcinose são do tipo distróficas, tendo como causas mais comuns o hiperparatireoidismo, a acidose tubular renal. Podem ser causa de nefrocalcinose, ainda, glomerulonefrite crônica, necrose cortical, nefropatia relacionada à AIDS (glomeruloesclerose, calcificação punctata, micobacteriose) além de outras: rejeição ao transplante renal, hipercalcemia crônica, oxalose, Síndrome de Alport. A nefrocalcinose não deve ser confundida com Nefrolitíase ou mais geralmente falando com Urolitíase. TC sem contraste mostrando nefrocalcinose (setas) cortical (A) e medular (B).

13 Radiografia convencional mostra deposição de cálcio tanto na porção cortical quanto medular dos rins. Urolitíase é definida como a presença de cálculos ou pedras no interior dos cálices ou da pelve renais. A definição clássica de cólica renal é uma dor severa e fixa em flanco, de inicio abrupto e crescente, podendo também ser uma sensação de aumento de volume na região lombar ou um desconforto constante que se irradia para o abdome inferior e para a pelve. A dor começa quando o cálculo situado no cálice ou na pelve renal começa a descer para o ureter, e aumenta à medida que o cálculo se desloca distalmente no trato urinário. O exame de urina mostra hematúria microscópica em 95% dos casos quando o exame é feito no dia 1 da dor, mas a ausência de hematúria não exclui o diagnóstico de litíase, pois apenas 65 a 68% dos pacientes com cálculos urinários documentados apresentam hematúria no dia 3 e 4 do início da dor. A incidência de uro-litíase na população é estimada em 12%, e destes, 2,3% irão apresentar cólica renal. Os pacientes em geral são jovens, o inicio da doença mais frequentemente se dá entre os 20 e 30 anos de idade, e os homens são afetados duas vezes mais frequentemente que as mulheres. A radiografia de abdome geralmente é o 1º exame nestes pacientes e, embora 90% a 95% dos cálculos urinários sejam radio-opacos (compostos de sais de cálcio), apenas 59% deles podem ser vistos na radiografia simples de abdome. Os cálculos mistos e os cálculos compostos puramente de ácido úrico (que são de baixa radiodensidade ou radiotransparentes, respectivamente), são os restantes 5% a 10% deles, não são vistos radiografias simples de abdome.

14 Os flebolitos podem ser indistinguíveis dos cálculos ureterais na radiografia de abdome, embora apresentem uma transparência central e posição anatômica característica. Na urografia excretora, os cálculos radiotransparentes aparecem como falhas de enchimento na pelve renal, no sistema coletor ou nos ureteres. Radiografia simples de abdômen (planigrafia) mostra cálculo radio-opaco: em topografia de pelve renal à direita e cálculo coraliforme no rim esquerdo. Urografia excretora: exclusão funcional do rim esquerdo na fase precoce do exame. Urografia excretora: fase tardia mostra nefrograma persistente e tênue opacificação do ureter à montante do cálculo. Urografia excretora: filmes tardios mostram a dilatação ureteral e a repercussão para o sistema pielo-calicial.

15 Radiografia simples de abdômen com close up na pelve renal mostra cálculos radio-opacos impactados no ureter terminal à direta. Na figura ao lado, observar o aspecto de cálculo na ecografia. Urografia excretora: cálculo em terço distal do ureter (seta) e na ecografia, dilatação do ureter à montante do cálculo. A Ultrassonografia (USG) pode identificar cálculos tão pequenos quanto 0,5 mm em condições ótimas, isto é, quando os cálculos estão situados na porção proximal ou na porção distal dos ureteres. Para os cálculos maiores que 5 mm a USG tem sensitividade de 96% e especificidade próxima de 100%, lembrando, sempre, que a USG um método operador dependente. Ainda, a identificação do jato urinário na luz da bexiga é útil na avaliação da presença ou não de obstrução. Um estudo mostrou ausência de jato ureteral em 11 de 12 pacientes que apresentavam alto grau de obstrução, e em 3 de 11 pacientes que tinham obstrução de baixo grau. Na USG de abdômen, a demonstração de litíase reno-ureteral não depende da composição do cálculo, mas sim da localização do mesmo. Os cálculos aparecem como imagens altamente refringentes que promovem sombra acústica, tendo a ecografia grande sensibilidade para detecta-los, além de ser um importante método para a avaliação da hidronefrose associada. A maior limitação da USG é a avaliação dos ureteres, pois, ao longo do trajeto retroperitoneal, a sobreposição das alças intestinais impede a passagem do feixe sonoro, sendo os ureteres, em seu terço médio, praticamente inacessíveis ao ultra-som, apresentando menor sensitividade (24% a 96%) que a TC (92% a 96%).

16 US:cálculo com sombra acústica no pólo inferior rim na figura da esquerda e em (A) e no ureter terminal (B). A USG é frequentemente usada como primeiro método de imagem nos pacientes que devem evitar radiação, como gestantes e crianças. O exame de melhor custo-benefício nos pacientes que se apresentam com cólica renal é a TC helicoidal sem contraste, que tem especificidade de 94% a 96% e sensibilidade de 97%. A TC pode, também, detectar outras causas de dor no flanco como hidronefrose, edema peri-renal ou peri-ureteral, os quais podem ser vistos em 69%, 65% e 31,4% dos pacientes, respectivamente. Estes achados não são vistos em apenas 3,7% dos casos de pacientes portadores de cálculos ureterais. Além disto, é importante a correlação dos achados de imagem com a história clínica, pois achados como aumento de volume e perda da mobilidade renal também podem ser vistos nos casos de pielonefrite sem obstrução urinária associada. Tomografia computadorizada: obstrução por cálculo no terço médio do ureter esquerdo. O rim esquerdo está discretamente aumentado e há dilatação do ureter à montante do cálculo. TC sem contraste em paciente masculino, 40 anos, com dor no flanco esquerdo causada por cálculos: o menor no interior da pelve renal e o maior na transição pelve/ureter proximal à esquerda. As críticas ao uso da TC helicoidal na investigação dos pacientes com dor abdominal aguda são relacionadas ao aumento da dose de radiação, quando comparada às

17 radiografias de abdome da urografia excretora. Existem técnicas para a TC helicoidal que reduzem o mas e permitem ver os cálculos com uma menor dose de radiação, mas estas técnicas não servem para pacientes obesos. A dose de pele para uma TC helicoidal sem contraste é de aproximadamente de 3,5 rad, enquanto a dose de pele para cada radiografia da UIV é de 0,25 a 0,30 rad. Argumentos de ordem financeira também são determinantes para o uso criterioso das modalidades de imagem disponíveis. A TC helicoidal é mais cara que a UIV, embora se deva considerar que na TC, para pesquisa de litíase, não há injeção de contraste iodado, o exame é mais rápido, sem necessidade de preparo intestinal, com menor morbidade para o paciente, se comparado à UIV. A obstrução ureteral por cálculo pode simular uma variedade de condições abdominais e pélvicas. Assim, é importante que a avaliação por imagem não se limite apenas à demonstração do cálculo. O diagnóstico alternativo pode variar desde outra doença do trato urinário, mais frequentemente pielonefrite e massa renal ou vesical, até condições extras urinárias anormais, como patologia anexial e doenças gastro-intestinais como apendicite ou diverticulite. A incidência de doenças extra-urinárias nos pacientes que se apresentam com cólica renal é variável nos diversos relatos. A incidência de litíase urinária em estudos mais recentes, usando TC sem contraste para investigar a dor aguda no flanco, é de 62% a 69% dos exames, enquanto a taxa de diagnósticos alternativos é de 10% a 45%. O diagnóstico da doença alternativa requer a injeção intravenosa de contraste iodado embora, na maioria das vezes, o diagnóstico de pielonefrite possa ser feito com a história clínica e exame físico adequados, sem necessidade de imagens. O aumento da frequência com que a TC tem sido usada nos últimos anos tem feito com que o diagnóstico precoce do tumor renal seja mais comum. No exame de TC sem contraste, o tumor de rim pode ser visto como uma discreta anormalidade do contorno renal, como massa complexa ou por um sangramento subcapsular ou peri-renal espontâneos (que poderiam causar a dor no flanco). As neoplasias de urotélio podem demonstrar espessamento focal de partes moles, no seio renal, nos ureteres ou na bexiga. TC: imagem da bexiga urinária mostra, como achado de exame, um pequeno carcinoma. Alguns autores, ainda, recomendam que os radiologistas se familiarizem com os achados da apendicite aguda nos exames de TC sem contraste, devido à similaridade dos achados clínicos com os casos de cólica renal. Em 80% dos casos, nos quais não há apendicite aguda e, portanto, o apêndice cecal é normal, este pode ser demonstrado no exame de TC sem contraste. O apêndice cecal inflamado ocasionalmente pode estar situado na região anexial e deveria ser identificado em separado, sempre que possível. Os pacientes com trombose aguda da veia renal, em geral são assintomáticos ou não apresentam sintomas relacionados aos rins, e podem, mais raramente, se queixar de dor no flanco simulando cólica renal. Os pacientes portadores de síndrome nefrótico têm uma

18 maior incidência de trombose, tanto da artéria quanto da veia renal, devido ao estado de hipercoagulabilidade. Condições ginecológicas também simulam, clinicamente, cólica renal. Cisto ovariano hemorrágico, doença inflamatória pélvica, endometriomas, torção ovariana e neoplasias de ovário também podem se apresentar com dor aguda no flanco. O exame de ultra-som tem grande valor na avaliação das doenças pélvicas femininas, com melhor sensitividade e especificidade para a detecção destas alterações que a TC com ou sem contraste. Outras alterações ginecológicas também podem se apresentar com dor aguda no flanco, como os cistos de corpo lúteo - que são propensos à hemorragia durante a fase lútea do ciclo e a TC pode mostrar hemoperitoneo e massa anexial cística que se impregna pelo contraste iodado. Os endometriomas não têm uma apresentação característica, podem variar de um aspecto cístico simples até uma massa cística complexa. A multiplicidade das lesões pode melhorar a especificidade do diagnóstico, e a TC é útil para estadiar e demonstrar locais incomuns de implantes de endométrio. A TC também pode ser usada para diagnosticar a doença inflamatória pélvica, se os achados clínicos e ecográficos forem inconclusivos, sendo útil no estadiamento, quando não há boa resposta ao tratamento com antibióticos. Na salpingite se pode observar espessamento e dilatação da trompa de Fallópio. A aparência tubular ajuda a reconhecer o abscesso tubo ovariano. Ainda, a TC pode ser útil para detectar complicações como abscessos e trombofleflebites. Os achados, frequentemente, são bilaterais e podem ser assimétricos, um lado estando mais afetado que o outro. DOENÇAS DO PARÊNQUIMA RENAL, DO SISTEMA COLETOR E DA BEXIGA Uma grande variedade de lesões pode comprometer o parênquima renal, produzindo alterações localizadas ou difusas dos rins. As neoplasias que comprometem os rins podem ser benignas ou malignas, sendo os cistos as alterações benignas mais comuns, os quais formam um grupo heterogêneo de lesões, que abrange desde condições hereditárias até lesões adquiridas. As lesões císticas têm relevância clinica porque são muito freqüentes e algumas vezes representam importantes causas de insuficiência renal crônica, além de poderem ser confundidas com neoplasias malignas. A) US mostrando características típicas do cisto simples (Bosniak I). B) TC axial pós-contraste (setas) : Imagem arredondada, exofítica, contendo septos espessos e que apresentam realce pelo meio de contraste, localizada no terço médio do rim direito, compatível com cisto complexo. No rim esquerdo, cisto exofítico, de conteúdo hipodenso homogêneo, sem realce pelo meio de contraste, compatível com cisto simples (Bosniak I).

19 Os cistos renais simples são as lesões mais comuns nos adultos, podem ser únicos ou múltiplos, uni ou bilaterais, geralmente situados na camada cortical do parênquima, apresentam-se como um efeito de massa avascular, que desloca, mas não invade, as estruturas adjacentes, possui formato redondo ou ovalado, paredes lisas, contornos regulares e conteúdo liquido límpido de composição semelhante à da urina. Os cistos que apresentam estas características são classificados como categoria I de Bosniak (classificação introduzida em 1986 e utilizada na avaliação de cistos renais visando a auxiliar na tomada de decisões clínicas, sobretudo quanto à conduta conservadora ou cirúrgica destas lesões). Todos os outros cistos são chamados de complexos e devem ser classificados segundo Bosniak, para definir o risco de malignidade e a necessidade ou não de acompanhamento. Os cistos são considerados complexos quando contêm hemorragia, septações ou calcificações parietais. Planigrafia simples e Urografia excretora: Imagem de contornos calcificados (setas), que não se impregna pelo contraste, situada no pólo inferior do rim esquerdo (cisto complexo). Planigrafia simples e Urografia excretora: Lesão que não se impregna pelo contraste (avascular), situada na metade inferior do rim esquerdo, a qual comprime e desloca os cálices (cisto complexo). Cistos para piélicos são formações pseudocísticas situadas no seio renal, mas que não se comunicam com o sistema coletor. Podem ser únicos, porém, mais frequentemente, são múltiplos e bilaterais, causando algum grau de compressão sobre a pelve e cálices renais adjacentes. Em geral são de etiologia desconhecida, mais comuns em idosos, podendo resultar de trauma renal fechado ou de procedimentos cirúrgicos onde houve lesão de cálice ou pelve renal e conseqüente extravasamento de urina para o espaço peri-piélico. Estes cistos também podem simular hidronefrose nos métodos de imagem seccionais como US, TC e RM. As lesões renais císticas hereditárias podem ser do tipo dominante ou recessivo, uni ou bilaterais, e constituem capítulo à parte no estudo das doenças císticas dos rins. Os tumores benignos do parênquima renal, em geral, carecem de significado clinico, são pequenos e constituem achados de autópsia. Os que podem ser clinicamente sintomáticos são os adenomas grandes, os papilomas e os hemangiomas (que podem causar hemorragia e dor) e os hamartomas (angiomiolipoma).

20 Urografia excretora: Falha de enchimento em grupo calicial superior e pelve renal; após o esvaziamento da via excretora a imagem muda de forma, preenchendo toda a pelve renal e cálices do grupo médio, decorrente de coágulo em paciente portador de adenoma no pólo superior do rim esquerdo. Os tumores malignos mais freqüentes no rim são aqueles primários do parênquima renal (carcinoma de células renais/hipernefromas) ou das vias excretoras (carcinoma de urotélio) e apresentam dois picos distintos de incidência. Na idade adulta a neoplasia mais freqüente é o carcinoma de células renais e na infância (entre 2 e 5 anos) o tumor mais freqüente é o Tumor de Wilm s. Massa exofítica, bem delimitada, com intensidade de sinal heterogênea em T2; intenso realce pelo meio de contraste, localizada no terço médio do rim direito. RM: A) axial T1 3D pré-contraste; B) pós-contraste; C) coronal T2 "HASTE". A ecografia muitas vezes é o exame inicial na investigação por imagem das massas abdominais, mas o aumento da frequência com que a TC vem sendo usada nos últimos anos possibilita que o diagnóstico precoce do tumor renal seja mais comum. A US é um método muito utilizado na identificação e caracterização dos nódulos, especialmente para as lesões císticas, que são facilmente demonstradas, havendo alto grau de confiabilidade na caracterização do cisto simples.

21 Todavia, para os cistos complexos, para as lesões muito pequenas ou muito grandes, para os casos de hematúria cujo exame ecográfico seja normal ou inconclusivo, há indicação de investigação adicional com TC ou RM. Os exames de imagem em tumores de células renais podem mostrar aumento assimétrico do rim, com graus variáveis de deslocamento, distorção e/ou destruição dos cálices, podendo também haver obliteração de parte do sistema coletor e invasão dos vasos hilares. As neoplasias primitivas da pelve e dos cálices são menos freqüentes que os hipernefromas, em geral produzem falha de enchimento radio-transparente e são propensas a sangramento precocemente, podendo ser diagnosticadas nos estadios iniciais. Os tumores de ureter são raros, geralmente do tipo carcinomas, apresentam-se como falhas de enchimento que simulam cálculos radiotransparentes, sendo a dilatação do ureter à montante da lesão (sem sinais clínicos de cólica renal), o achado mais suspeito. A neoplasia mais freqüente do aparelho urinário é o tumor de bexiga, que é três vezes mais comum em homens que mulheres, entre a 6ª e 7ª décadas; a frequência aumentando com a idade. A lesão séssil é mais invasiva e de mais alto grau histopatológico que o tipo exofítico. US: lesão vegetante no assoalho vesical com extensão submucosa da neoplasia pela parede posterior.. Urografia excretora: invasão do óstio ureteral à dir. Tumor avançado de bexiga(invasão do ureter dir.). O carcinoma invasivo de urotélio inicialmente se dissemina radialmente por via submucosa e só depois compromete a camada muscular da parede, progredindo com a invasão das estruturas adjacentes, de acordo com a localização. Assim, quando o tumor se origina próximo do óstio ureteral ou da uretra, é comum que estas estruturas sejam invadidas, sendo também freqüente a invasão da próstata e das vesículas seminais. Nas mulheres, raramente, se observa invasão do corpo e do colo uterinos pelo tumor de bexiga, porém o inverso não é verdadeiro. A maioria (70% a 80%) dos tumores de bexiga é diagnosticada na fase inicial e a taxa de sobrevida a 5 anos também é alta (81%). Na urografia excretora, o tumor promove falhas de enchimento na luz vesical, que correspondem às lesões vegetantes, sólidas, de ecogenicidade variável, vistas na ecografia, nas quais o estudo com powerdoppler mostra fluxo sanguíneo anômalo.

22 A TC e RM demonstram áreas de espessamento da parede ou lesões vegetantes vesicais, com importante realce pelo meio de contraste.a ressonância magnética oferece vantagens em relação à tomografia computadorizada para o estadiamento do tumor de bexiga, devido à maior resolução de contraste e por possibilitar imagens multiplanares da bexiga e dos órgãos e tecidos adjacentes. Em relação ao estadiamento das metástases em linfonodos, ambas são comparáveis.

Mal formações do trato urinário. Luciana Cabral Matulevic

Mal formações do trato urinário. Luciana Cabral Matulevic Mal formações do trato urinário Luciana Cabral Matulevic Refluxo Vésico-Ureteral Fluxo anormal de urina da bexiga para o trato urinário superior Achado isolado ou associado a outras malformações Causas

Leia mais

DISCIPLINA DE RADIOLOGIA UFPR MÓDULO ABDOME AULAS 3 e 4 APARELHO GENITOURINÁRIO

DISCIPLINA DE RADIOLOGIA UFPR MÓDULO ABDOME AULAS 3 e 4 APARELHO GENITOURINÁRIO DISCIPLINA DE RADIOLOGIA UFPR MÓDULO ABDOME AULAS 3 e 4 APARELHO GENITOURINÁRIO Prof. Mauricio Zapparoli Neste texto faremos uma revisão da avaliação por imagem das principais patologias do aparelho urinário,

Leia mais

RADIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO

RADIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO RADIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO Aspectos Radiográficos Normais de Rins e Ureteres Visualização variável da imagem renal quanto ao número, forma, contorno, tamanho, posição e densidade (intermediária entre

Leia mais

ANOMALIAS DO TRATO URINÁRIO UNIDADE DE NEFROLOGIA PEDIÁTRICA HC - UFMG BELO HORIZONTE - BRASIL

ANOMALIAS DO TRATO URINÁRIO UNIDADE DE NEFROLOGIA PEDIÁTRICA HC - UFMG BELO HORIZONTE - BRASIL ANOMALIAS DO TRATO URINÁRIO UNIDADE DE NEFROLOGIA PEDIÁTRICA HC - UFMG BELO HORIZONTE - BRASIL Investigação Imagens Anomalias obstrutivas do trato urinário Obstrução da junção ureteropélvica Obstrução

Leia mais

03/05/2012. Radiografia simples do abdome

03/05/2012. Radiografia simples do abdome Radiografia simples do abdome 3 1 Contrastados: Urografia Excretora Injeção EV Contraste iodado Opacificação: 1. Parênquima renal 2. Sistema coletor 3. Bexiga e uretra 4 Litíase urinária Caso cr Rx simples:

Leia mais

Neoplasias Renais e das Vias Excretoras. Dr.Daniel Bekhor

Neoplasias Renais e das Vias Excretoras. Dr.Daniel Bekhor Neoplasias Renais e das Vias Excretoras Dr.Daniel Bekhor CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Diagnóstico por imagem Neoplasias benignas Neoplasias malignas Sugestão de algoritmo de exames ANATOMIA Gore RM et al. The

Leia mais

Como escolher um método de imagem? - Dor abdominal. Aula Prá:ca Abdome 1

Como escolher um método de imagem? - Dor abdominal. Aula Prá:ca Abdome 1 Como escolher um método de imagem? - Dor abdominal Aula Prá:ca Abdome 1 Obje:vos Entender como decidir se exames de imagem são necessários e qual o método mais apropriado para avaliação de pacientes com

Leia mais

17 de Outubro de 2007. Professor Amphilophio. Trato urinário inferior

17 de Outubro de 2007. Professor Amphilophio. Trato urinário inferior 17 de Outubro de 2007. Professor Amphilophio. Trato urinário inferior A maioria dos estudos envolve contraste iodado intravenoso. O número de doenças é muito elevado e serão abordados tópicos principais.

Leia mais

Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Cirurgia do Aparelho Digestivo Departamento de Cirurgia UFPR - HC

Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Cirurgia do Aparelho Digestivo Departamento de Cirurgia UFPR - HC DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DOS NÓDULOS HEPÁTICOS BENIGNOS Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Cirurgia do Aparelho Digestivo Departamento de Cirurgia UFPR - HC DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DOS NÓDULOS HEPÁTICOS

Leia mais

Diagnóstico de endometriose

Diagnóstico de endometriose Diagnóstico de endometriose Endometriose se caracteriza pelo achado de glândulas e/ou estroma endometrial em locais anormais. Acomete aproximadamente 15% das mulheres em idade fértil tornando-se uma doença

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais)

Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA URINÁRIO DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) 1ª edição janeiro/2007 SISTEMA URINÁRIO SUMÁRIO Sobre a Bio Aulas... 03 Rins... 04 Localização... 04 Anatomia macroscópica...

Leia mais

04/06/2012 INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX. Dante L. Escuissato RADIOGRAFIAS DO TÓRAX INCIDÊNCIAS: FRONTAL (PA) PERFIL TÓRAX

04/06/2012 INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX. Dante L. Escuissato RADIOGRAFIAS DO TÓRAX INCIDÊNCIAS: FRONTAL (PA) PERFIL TÓRAX INTRODUÇÃO À RAGIOLOGIA SIMPLES DO TÓRAX Dante L. Escuissato RADIOGRAFIAS DO TÓRAX INCIDÊNCIAS: FRONTAL (PA) PERFIL TÓRAX 1 RADIOGRAFIAS AS RADIOGRAFIAS APRESENTAM 4 DENSIDADES BÁSICAS: AR: traquéia, pulmões,

Leia mais

tract in children: lessons from the last 15 years Michael Riccabona Pediatr Radiol (2010) 40:947 955

tract in children: lessons from the last 15 years Michael Riccabona Pediatr Radiol (2010) 40:947 955 Obstructive diseases of the urinary tract in children: lessons from the last 15 years Michael Riccabona Pediatr Radiol (2010) 40:947 955 Resumo A obstrução do tracto urinário é um problema frequente em

Leia mais

FÍGADO. Veia cava inferior. Lobo direito. Lobo esquerdo. Ligamento (separa o lobo direito do esquerdo) Vesícula biliar

FÍGADO. Veia cava inferior. Lobo direito. Lobo esquerdo. Ligamento (separa o lobo direito do esquerdo) Vesícula biliar FÍGADO É o maior órgão interno È a maior glândula É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg Possui a coloração arroxeada, superfície

Leia mais

REUNIÃO DE CASOS. Aperfeiçoando de RDI da DIGIMAX (A2) RAPHAEL SALGADO PEDROSO. www.digimaxdiagnostico.com.br

REUNIÃO DE CASOS. Aperfeiçoando de RDI da DIGIMAX (A2) RAPHAEL SALGADO PEDROSO. www.digimaxdiagnostico.com.br REUNIÃO DE CASOS www.digimaxdiagnostico.com.br RAPHAEL SALGADO PEDROSO Aperfeiçoando de RDI da DIGIMAX (A2) Nome: I. G. A. B.; Idade: 28 anos; Sexo: Feminino; CASO Queixa: Atraso menstrual há 45 dias.

Leia mais

TÉCNICA EM RADIOLOGIA

TÉCNICA EM RADIOLOGIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO Hospital Universitário TÉCNICA EM RADIOLOGIA Parte I: Múltipla Escolha Hospital Universitário

Leia mais

5ª Reunião de Casos. www.digimaxdiagnostico.com.br/

5ª Reunião de Casos. www.digimaxdiagnostico.com.br/ 5ª Reunião de Casos www.digimaxdiagnostico.com.br/ Caso 1 Paciente J.M., 81 anos, sexo masculino. TC sem contraste TC com contraste Diagnóstico Aneurisma roto da aorta abdominal, parcialmente trombosado,

Leia mais

Exames que geram dúvidas - o que fazer? SELMA DE PACE BAUAB

Exames que geram dúvidas - o que fazer? SELMA DE PACE BAUAB Exames que geram dúvidas - o que fazer? SELMA DE PACE BAUAB Exames que geram dúvidas - o que fazer? Como ter certeza que é BI-RADS 3? Quando não confiar na biópsia percutânea? O que fazer com resultados

Leia mais

TC de pelve deixa um pouco a desejar. Permite ver líquido livre e massas. US e RM são superiores para estruturas anexiais da pelve.

TC de pelve deixa um pouco a desejar. Permite ver líquido livre e massas. US e RM são superiores para estruturas anexiais da pelve. 24 de Outubro de 2006. Professor Amphilophio. Tomografia computadorizada do abdome e da pelve TC de pelve deixa um pouco a desejar. Permite ver líquido livre e massas. US e RM são superiores para estruturas

Leia mais

PROTOCOLOS RAIO-X CONTRASTADOS

PROTOCOLOS RAIO-X CONTRASTADOS Pg. Página 1 de 14 ÍNDICE PROTOCOLO DE ENEMA OPACO... 2 PROTOCOLO DE ESOFAGOGRAMA... 4 PROTOCOLO DE ESTUDO DE ESÔFAGO-ESTÔMAGO E DUODENO (EED)... 5 PROTOCOLO DE ESTUDO DE ESÔFAGO-ESTÔMAGO PÓS GASTROPLASTIA...

Leia mais

Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015. Amélia Estevão 10.05.2015

Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015. Amélia Estevão 10.05.2015 Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015 Amélia Estevão 10.05.2015 Objetivo: Investigar a vantagem da utilização da RM nos diferentes tipos de lesões diagnosticadas na mamografia e ecografia classificadas

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza

Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza Patologia por imagem Abdome ProfºClaudio Souza Esplenomegalia Esplenomegalia ou megalosplenia é o aumento do volume do baço. O baço possui duas polpas que são constituídas por tecido mole, polpa branca

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

DISCIPLINA DE RADIOLOGIA UFPR

DISCIPLINA DE RADIOLOGIA UFPR DISCIPLINA DE RADIOLOGIA UFPR MÓDULO ABDOME AULA 2 AVALIAÇÃO INTESTINAL POR TC E RM Prof. Mauricio Zapparoli Neste texto abordaremos protocolos de imagem dedicados para avaliação do intestino delgado através

Leia mais

Avaliação por Imagem do Pâncreas. Aula Prá8ca Abdome 4

Avaliação por Imagem do Pâncreas. Aula Prá8ca Abdome 4 Avaliação por Imagem do Pâncreas Aula Prá8ca Abdome 4 Obje8vos 1. Entender papel dos métodos de imagem (RX, US, TC e RM) na avaliação de lesões focais e difusas do pâncreas. 2. Revisar principais aspectos

Leia mais

Aparelho Gastrointestinal Dor Abdominal Aguda

Aparelho Gastrointestinal Dor Abdominal Aguda Aparelho Gastrointestinal Dor Abdominal Aguda Dor abdominal Difusa Localizada Abdome agudo Sem abdome agudo Exames específicos Tratamento específico Estabilizar paciente (vide algoritmo específico) Suspeita

Leia mais

TUMORES RENAIS. Benignos. Malignos. Angiomiolipoma; Oncocitoma. Adenocarcinoma renal (90%); Tumor de Wilms; Carcinomas uroteliais da pelve renal.

TUMORES RENAIS. Benignos. Malignos. Angiomiolipoma; Oncocitoma. Adenocarcinoma renal (90%); Tumor de Wilms; Carcinomas uroteliais da pelve renal. Benignos Angiomiolipoma; Oncocitoma. Adenoma papilar renal; Fibroma renal ou hamartoma; Malignos TUMORES RENAIS Adenocarcinoma renal (90%); Tumor de Wilms; Carcinomas uroteliais da pelve renal. Prof. Fabricio

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

TUMORES GIGANTES DE OVÁRIO

TUMORES GIGANTES DE OVÁRIO TUMORES GIGANTES DE OVÁRIO Os autores apresentam três casos de Tumores Gigantes de Ovário, sendo um com alto grau de malignidade (Linfoma do tipo Burkitt), dois benignos (Cisto Seroso e Teratoma), porém

Leia mais

Módulo: Câncer de Rim Localizado

Módulo: Câncer de Rim Localizado Módulo: Câncer de Rim Localizado Caso 1 CAL, 56 anos, masculino Paciente médico, obeso (IMC = 41; peso 120 kg) Antecedentes clínicos: nefrolitíase Antecedentes cirúrgicos: Laparotomia mediana por divertículo

Leia mais

I. APARELHO URINÁRIO E GENITAL

I. APARELHO URINÁRIO E GENITAL Ecografia Clínica para Gastrenterologistas - Curso Prático 2014 I. APARELHO URINÁRIO E GENITAL Ana Nunes* A ultra-sonografia do rim e aparelho urinário é um método importante na abordagem diagnóstica da

Leia mais

Diagnóstico por Imagem do Fígado - 2012 -

Diagnóstico por Imagem do Fígado - 2012 - Diagnóstico por Imagem do Fígado - 2012 - Prof. Dr. Giuseppe D Ippolito Dr. Lucas Torres Dra. Elisa Brentas Departamento de Diagnóstico por Imagem www.unifesp.br/ddi/abdome Métodos de Diagnóstico por Imagem

Leia mais

Pâncreas. Pancreatite aguda. Escolha uma das opções abaixo para ler mais detalhes.

Pâncreas. Pancreatite aguda. Escolha uma das opções abaixo para ler mais detalhes. Pâncreas Escolha uma das opções abaixo para ler mais detalhes. Pancreatite aguda Pancreatite crônica Cistos pancreáticos Câncer de Pancrêas Pancreatite aguda O pâncreas é um órgão com duas funções básicas:

Leia mais

Caso Clínico. Andrea Canelas

Caso Clínico. Andrea Canelas Caso Clínico Andrea Canelas 28-06 06-2006 Identificação Sexo: Idade: 79 anos Raça: a: Caucasiana Naturalidade: Coimbra História da doença a actual Seguida na consulta de Gastro desde Novembro de 2005:

Leia mais

Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina?

Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina? O Nosso protocolo assistencial tem como base as diretrizes e normas elaboradas pela Society of Interventional Radiology (SIR) O Que é a Varicocele? Entende-se por varicocele à dilatação anormal (varizes)

Leia mais

www.estrategiaconcursos.com.br

www.estrategiaconcursos.com.br 01. Sabe-se que a esteatose hepática é resultante de depósito intracelular de triglicerídeo no hepatócitos e seu aspecto ultra-sonográfico já é bastante conhecido. Qual das questões abaixo é a mais correta

Leia mais

Departamento de Diagnóstico por Imagem do I.C.A.V.C. TOMOGRAFIA EM ONCOLOGIA

Departamento de Diagnóstico por Imagem do I.C.A.V.C. TOMOGRAFIA EM ONCOLOGIA TOMOGRAFIA EM ONCOLOGIA Tomografia: diagnóstico stico, estadiamento, acompanhamento, prevenção e pesquisa clínica nica; Objetivo da aula; TC Helicoidal X Multi slice Limitações do método. *Ajustes das

Leia mais

www.rhvida.com.br Copyright RHVIDA S/C Ltda.

www.rhvida.com.br Copyright RHVIDA S/C Ltda. A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando a viagem dos espermatozóides. Quando nos alimentamos, o que

Leia mais

URO-TC Protocolo, indicações e limitações

URO-TC Protocolo, indicações e limitações CLÍNICA UNIVERSITÁRIA DE RADIOLOGIA DOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA URO-TC Protocolo, indicações e limitações Moderadora: Dra. Luisa Teixeira 14/10/2010 Célia Antunes URO-TC.. hoje Exame imagiológico

Leia mais

DIVERTÍCULO DIVERTÍCULO VERDADEIRO FALSO Composto por todas as camadas da parede intestinal Não possui uma das porções da parede intestinal DIVERTICULOSE OU DOENÇA DIVERTICULAR Termos empregados para

Leia mais

Qual o tamanho da próstata?

Qual o tamanho da próstata? É o aumento benigno do volume da próstata. A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo).

Leia mais

8:00 Horas Sessão de Temas Livres concorrendo a Premiação. 8:30 8:45 INTERVALO VISITA AOS EXPOSITORES E PATROCINADORES.

8:00 Horas Sessão de Temas Livres concorrendo a Premiação. 8:30 8:45 INTERVALO VISITA AOS EXPOSITORES E PATROCINADORES. MAPA AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME (200 LUGARES) DOMINGO 02 DE AGOSTO DE 2015. 8:00 Horas Sessão de Temas Livres concorrendo a Premiação. 8:00 8:15 TEMA LIVRE SELECIONADO. 8:15 8:30 TEMA LIVRE SELECIONADO.

Leia mais

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME PROTOCOLO DE ABDOME TOTAL POSIÇÃO DORSAL: Paciente em decúbito dorsal, entrando primeiro com a cabeça, apoiada sobre o suporte reto, braços elevados acima da cabeça.

Leia mais

TUMORES BENIGNOS DOS OVARIOS. Pedro Cordeiro de Sá Filho

TUMORES BENIGNOS DOS OVARIOS. Pedro Cordeiro de Sá Filho TUMORES BENIGNOS DOS OVARIOS Pedro Cordeiro de Sá Filho Videoendoscopia Ginecológica Retorno as atividades Tempo cirúrgico Complicações Custos Cirurgia convencional X Videolaparoscopia Estética Pós-operatório

Leia mais

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS.

CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Laura S. W ard CAMPANHA PELA INCLUSÃO DA ANÁLISE MOLECULAR DO GENE RET EM PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR E SEUS FAMILIARES PELO SUS. Nódulos da Tiróide e o Carcinoma Medular Nódulos da tiróide são um

Leia mais

CHUC Clínica Universitária de Radiologia

CHUC Clínica Universitária de Radiologia CHUC Clínica Universitária de Radiologia Director: Prof. Dr. Filipe Caseiro Alves Reunião Bibliográfica 03/06/2013 Mafalda Magalhães Introdução Incidência dos tumores da tiróide aumentou nos últimos anos

Leia mais

Protocolo abdome. Profº Cláudio Souza

Protocolo abdome. Profº Cláudio Souza Protocolo abdome Profº Cláudio Souza Abdome Quando falamos em abdome dentro da tomografia computadorizada por uma questão de radioproteção e também financeira o exame é dividido em, abdome superior e inferior

Leia mais

Sessão Cardiovascular

Sessão Cardiovascular Sessão Cardiovascular Dr Carlos Jader Feldman Priscila Schenkel R3 26/10/2012 Sexo feminino, 46 anos Hemiplegia à esquerda Dissecção arterial 3 camadas: -intima, média, adventícia Dissecção = ruptura na

Leia mais

Reunião de casos clínicos

Reunião de casos clínicos Reunião de casos clínicos RM Dr Ênio Tadashi Setogutti Dr Gustavo Jardim Dalle Grave Março 2013 CASO CLINICO - 1 Paciente sexo feminino, 52 anos, HIV +, com dor intensa em região lombar, dificuldade para

Leia mais

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação.

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA.

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. CITOLOGIA CLÍNICA O exame citológico é uma das grandes ferramentas para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e na tomada de

Leia mais

Patologias do Abdome e da Pelve: Achados de Imagem

Patologias do Abdome e da Pelve: Achados de Imagem Patologias do Abdome e da Pelve: Achados de Imagem Neysa Aparecida Tinoco Regattieri 1 Rainer Guilherme Haetinger 2 1 INTRODUÇÃO As modalidades diagnósticas utilizadas pela Radiologia para o estudo da

Leia mais

Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO

Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO TUMORES ODONTOGÊNICOS Tumores odontogênicos - grupo de doenças heterogêneas que vão desde hamartomas ou proliferação de tecido não neoplásico a neoplasias

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Oferecemos uma ampla gama de tratamentos entre os que podemos destacar:

Oferecemos uma ampla gama de tratamentos entre os que podemos destacar: A cirurgia endovascular agrupa uma variedade de técnicas minimamente invasivas mediante as quais CIRURGIA ENDOVASCULAR = CIRURGIA SEM CORTES! Técnicas Minimamente Invasivas As técnicas de cirurgia endovascular

Leia mais

Diagnóstico das doenças da próstata

Diagnóstico das doenças da próstata Diagnóstico das doenças da próstata A. A QUEM SE DEVE DIRIGIR SE TEM DIFICULDADES URINÁRIAS? O médico especialista em patologia prostática é o urologista. Este especialista realizará exames adequados para

Leia mais

RADIOGRAFIA ABDOMINAL. Profª Drª Naida Cristina Borges

RADIOGRAFIA ABDOMINAL. Profª Drª Naida Cristina Borges RADIOGRAFIA ABDOMINAL Profª Drª Naida Cristina Borges Produção de Radiografias Diagnósticas Preparo adequado jejum/enema Pausa da inspiração evita o agrupamento das vísceras Indicações para a Radiologia

Leia mais

INFECCAO URINARIA. DR Fernando Vaz

INFECCAO URINARIA. DR Fernando Vaz INFECCAO URINARIA DR Fernando Vaz Complicada x não complicada Infecção urinária não complicada Leve Trato urinário normal Infecção urinária complicada Mais grave Trato urinário comprometido Infecção Urinária

Leia mais

Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. www.rhvida.com.br. Copyright RHVIDA S/C Ltda.

Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. www.rhvida.com.br. Copyright RHVIDA S/C Ltda. Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. Se você não é pai com certeza é filho, e então vamos parabenizar você e seu pai. Você sabe que existem muitas coisas a fazer pelo seu filho.

Leia mais

Infecções e inflamações do trato urinário, funçao sexual e reprodutiva Urologia Denny

Infecções e inflamações do trato urinário, funçao sexual e reprodutiva Urologia Denny DATA hora AULA PROGRAMADA Módulo PROFESSOR 25/10/2013 14:00-14:55 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 14:55-15:50 Abdome Agudo - perfurativo e vascular/hemorrágico Clínica

Leia mais

CARCINOMA DO OVÁRIO EM MULHER JOVEM QUANDO CONSERVAR?

CARCINOMA DO OVÁRIO EM MULHER JOVEM QUANDO CONSERVAR? CARCINOMA DO OVÁRIO EM MULHER JOVEM QUANDO CONSERVAR? JP Coutinho Borges, A Santos, A Carvalho, J Mesquita, A Almeida, P Pinheiro Serviço de Ginecologia e Obstetrícia ULSAM Viana do Castelo OBJETIVO Apresentação

Leia mais

Patologias do Trato Urinário Inferior

Patologias do Trato Urinário Inferior Patologias do Trato Urinário Inferior M.V. Eduardo Garrido Aprimorando em Patologia Animal, FCAVJ-UNESP, campus de Jaboticabal garridovet@gmail.com Dr. Gervásio H. Bechara Professor Titular em Patologia

Leia mais

Patologia Geral. Adaptações Celulares. Carlos Cas4lho de Barros Augusto Schneider. h:p://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/

Patologia Geral. Adaptações Celulares. Carlos Cas4lho de Barros Augusto Schneider. h:p://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/ Patologia Geral Adaptações Celulares Carlos Cas4lho de Barros Augusto Schneider h:p://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/ Adaptações Celulares Alterações do: Volume celular aumento = hipertrofia - diminuição

Leia mais

Nefrolitotripsia Percutânea

Nefrolitotripsia Percutânea Nefrolitotripsia Percutânea A cirurgia renal percutânea é a forma menos agressiva de tratamento para cálculos renais grandes e que não podem ser tratados adequadamente pela fragmentação com os aparelhos

Leia mais

29/08/2011. Radiologia Digital. Princípios Físicos da Imagem Digital 1. Mapeamento não-linear. Unidade de Aprendizagem Radiológica

29/08/2011. Radiologia Digital. Princípios Físicos da Imagem Digital 1. Mapeamento não-linear. Unidade de Aprendizagem Radiológica Mapeamento não-linear Radiologia Digital Unidade de Aprendizagem Radiológica Princípios Físicos da Imagem Digital 1 Professor Paulo Christakis 1 2 Sistema CAD Diagnóstico auxiliado por computador ( computer-aided

Leia mais

ANATOMIA DO TÓRAX POR IMAGEM. Prof. Dante L. Escuissato

ANATOMIA DO TÓRAX POR IMAGEM. Prof. Dante L. Escuissato ANATOMIA DO TÓRAX POR IMAGEM Prof. Dante L. Escuissato Figura 1. O tórax é composto por um conjunto de estruturas que pode ser dividido em parede torácica, espaços pleurais, pulmões, hilos pulmonares e

Leia mais

Estágio de Doppler Clínica Universitária de Imagiologia Hospitais da Universidade de Coimbra

Estágio de Doppler Clínica Universitária de Imagiologia Hospitais da Universidade de Coimbra Doppler venoso dos membros inferiores Estágio de Doppler Clínica Universitária de Imagiologia g Hospitais da Universidade de Coimbra Filipa Reis Costa Interna complementar de Radiologia Hospital de S.

Leia mais

SCIH PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO - ITU

SCIH PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO - ITU M Pr02 1 de 5 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO A infecção do trato urinário relacionada à assistência à saúde (ITU-RAS) no adulto

Leia mais

AFECÇÕES TORÁCICAS CIRÚRGICAS EM PEDIATRIA

AFECÇÕES TORÁCICAS CIRÚRGICAS EM PEDIATRIA AFECÇÕES TORÁCICAS CIRÚRGICAS EM PEDIATRIA Diafragma Hérnia diafragmática o Hérnia de Bochdalek o Hérnia de Morgagni o Hérnia do hiato esofágico o Hérnia traumática Eventração ou elevação Ausência congênita

Leia mais

Lesões císticas do pâncreas: abordagem diagnóstica e terapêutica

Lesões císticas do pâncreas: abordagem diagnóstica e terapêutica Lesões císticas do pâncreas: abordagem diagnóstica e terapêutica Gustavo Rêgo Coêlho (TCBC) Serviço de Cirurgia e Transplante de Fígado Hospital das Clínicas - UFC Tumores Cís+cos do Pâncreas Poucos tópicos

Leia mais

Refluxo Vesicoureteral em Crianças

Refluxo Vesicoureteral em Crianças Refluxo Vesicoureteral em Crianças Refluxo Vesicoureteral em crianças O RVU (Refluxo vesicoureteral) é uma condição que se apresenta em crianças pequenas. Ao redor do 1% das crianças de todo o mundo tem

Leia mais

Como Indicar (bem) Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM)

Como Indicar (bem) Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM) Como Indicar (bem) Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM) Dra. Luciana Baptista Artigo originalmente publicado no caderno Application do Jornal Interação Diagnóstica n.01, abril/maio

Leia mais

CHUC Clínica Universitária de Radiologia

CHUC Clínica Universitária de Radiologia CHUC Clínica Universitária de Radiologia Director: Prof. Dr. Filipe Caseiro Alves Mafalda Magalhães 04/03/2013 Introdução Ecografia: 1º exame a ser realizado em mulheres com suspeita de doença pélvica

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR - UROLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PERÍODO: 8º - 2015.2 DIA ATIVIDADE/AULA PROFESSOR

COMPONENTE CURRICULAR - UROLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PERÍODO: 8º - 2015.2 DIA ATIVIDADE/AULA PROFESSOR FUNDAÇÃO BENEDITO PEREIRA NUNES CNPJ 28.964.252/0001-50 005.104.008/17.169 C.A.P. FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS Av. Alberto Torres, 217 Centro Campos dos Goytacazes-RJ CEP 28 035-581 Telefone/Fax (22)

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Sistema Urinário Conceito As atividades metabólicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos.

Leia mais

CONSULTA EM UROLOGIA - GERAL CÓDIGO SIA/SUS: 03.01.01.007-2. Motivos para encaminhamento:

CONSULTA EM UROLOGIA - GERAL CÓDIGO SIA/SUS: 03.01.01.007-2. Motivos para encaminhamento: CONSULTA EM UROLOGIA - GERAL CÓDIGO SIA/SUS: 03.01.01.007-2 Motivos para encaminhamento: 1. Alterações no exame de urina (urinálise) 2. Infecção urinária de repetição 3. Litíase renal 4. Obstrução do trato

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro Os miomas são a principal causa de histerectomia em nosso meio, sendo responsável por um terço do total de indicações de histerectomia. Aproximadamente 30 a 50% de todas

Leia mais

rgmaia EVA MARIA MORAIS CASTANHA

rgmaia EVA MARIA MORAIS CASTANHA EVA MARIA MORAIS CASTANHA Sistema Urinário rio Definição: conjunto de órgãos responsáveis pela formação e eliminação da urina. A urina corresponde a um fluído produzido durante a filtração do sangue, e

Leia mais

Litíase urinária- Identificação dos grupos de risco e tratamento. Humberto Lopes UFJF II Encontro de Urologia do Sudeste - BH

Litíase urinária- Identificação dos grupos de risco e tratamento. Humberto Lopes UFJF II Encontro de Urologia do Sudeste - BH - Identificação dos grupos de risco e tratamento Humberto Lopes UFJF II Encontro de Urologia do Sudeste - BH 11% homens X 5,6% mulheres Brancos X negros Oxalato de cálcio 80% Recorrência 40% 5 anos, 75%

Leia mais

PATOLOGIAS DA PRÓSTATA. Prostata

PATOLOGIAS DA PRÓSTATA. Prostata AULA PREPARADA POR: PATOLOGIAS DA PRÓSTATA Prostata A próstata é um órgão interno que só o homem possui; tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga. ANATOMIA Tem o tamanho aproximado

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO Excreção Mecanismo pelo qual os seres vivos recolhem seu lixo celular, como a amônia (NH 3 ), CO 2, água e sais. Desta forma, os seres vivos mantém a homeostase, isto

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Sistema urinário. Sistema urinário. Rins localização. urinário

Sistema urinário. Sistema urinário. Rins localização. urinário Sistema urinário Sistema urinário urinário Rins remoção de produtos residuais, regula composição do plasma, função hormonal (renina, eritropoietina). Rins localização Ureteres -condução da urina Bexiga

Leia mais

Oclusão do tubo digestivo

Oclusão do tubo digestivo ABDOME AGUDO O diagnóstico sindrômico de abdome agudo (AA) é caracterizado pela presença de dor abdominal intensa e aguda (horas até 4 dias). O número de causas é enorme e ainda assim, a maioria dos casos

Leia mais

Dr. Jefferson Mazzei Radiologista Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho

Dr. Jefferson Mazzei Radiologista Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho Dr. Jefferson Mazzei Radiologista Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho Objetivo da aula; Diagnóstico, estadiamento, acompanhamento, prevenção e pesquisa clínica; Limitações do método. Definição

Leia mais

Diagnóstico do câncer de mama Resumo de diretriz NHG M07 (segunda revisão, novembro 2008)

Diagnóstico do câncer de mama Resumo de diretriz NHG M07 (segunda revisão, novembro 2008) Diagnóstico do câncer de mama Resumo de diretriz NHG M07 (segunda revisão, novembro 2008) De Bock GH, Beusmans GHMI, Hinloopen RJ, Corsten MC, Salden NMA, Scheele ME, Wiersma Tj traduzido do original em

Leia mais

Imagens em Urologia: Trato Urinário Superior e Adrenal

Imagens em Urologia: Trato Urinário Superior e Adrenal Urologia Fundamental CAPÍTULO 5 Imagens em Urologia: Trato Urinário Superior e Adrenal Adilson Prando Daniel Lahan Martins UROLOGIA FUNDAMENTAL INTRODUÇÃO Métodos diagnósticos por imagem, assim como todos

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL. Profª. Thais de A. Almeida Aula 21/05/13

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL. Profª. Thais de A. Almeida Aula 21/05/13 DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL Profª. Thais de A. Almeida Aula 21/05/13 Doença Inflamatória Intestinal Acometimento inflamatório crônico do TGI. Mulheres > homens. Pacientes jovens (± 20 anos). Doença

Leia mais

Aulas teórica s PROFESSOR DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO. Sessão Avaliação ED Supervisão TOTAL

Aulas teórica s PROFESSOR DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO. Sessão Avaliação ED Supervisão TOTAL DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR Aulas teórica s Amb. Sessão Avaliação ED Supervisão TOTAL 13:15 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 24/7/2015 Abdome Agudo

Leia mais

UNIMED GOIÂNIA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS SERVIÇOS E RECURSOS PRÓPRIOS 16-10-2010.

UNIMED GOIÂNIA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS SERVIÇOS E RECURSOS PRÓPRIOS 16-10-2010. UNIMED GOIÂNIA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS SERVIÇOS E RECURSOS PRÓPRIOS 16-10-2010 USG Geral SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO LEIA ATENTAMENTE

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 435/2014

RESPOSTA RÁPIDA 435/2014 RESPOSTA RÁPIDA 435/2014 SOLICITANTE Dra. Daniele Viana da Silva Juíza de Direito da comarca de Ervália NÚMERO DO PROCESSO 0013469 50.2014.8.13.0240 DATA 28 de julho de 2014 SOLICITAÇÃO Recebi um pedido

Leia mais