INTEGRANDO A TECNOLOGIA J2ME NO ÂMBITO ACADÊMICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTEGRANDO A TECNOLOGIA J2ME NO ÂMBITO ACADÊMICO"

Transcrição

1 INTEGRANDO A TECNOLOGIA J2ME NO ÂMBITO ACADÊMICO Ramon R. Rabello, Pedro J. Treccani, Thienne M Johnson Universidade da Amazônia, Av Alcindo Cacela, 287, Belém, PA CEP ramon.rabello@gmail.com, pedrotreccanni@gmail.com, thienne@ieee.org ABSTRACT This article intends to show, through a software solution for mobile devices, the need of integration of the Java technology for devices in the academic context. Such solution has as objective that facilitates and automates the teacher's daily task of updating their students' frequencies, and that updating will be accomplished remotely of a mobile device directly for the academic database. Key-words: J2ME; Mobility; Java; Mobile devices. RESUMO Este artigo pretende mostrar, por meio de uma solução de software para dispositivos móveis, uma alternativa de integração da tecnologia Java para micros dispositivos no âmbito acadêmico. Tal solução tem como objetivo facilitar e automatizar a tarefa cotidiana do docente de atualizar as freqüências de seus alunos, sendo que essa atualização será realizada remotamente de um dispositivo móvel diretamente para a base de dados acadêmica. Palavras-chaves: J2ME; Mobilidade; Java; Dispositivos Móveis. 1. INTRODUÇÃO A qualquer hora, em qualquer lugar, as pessoas sentem a necessidade de estarem informadas, quer seja por meio de jornais televisivos quer seja por uma simples consulta em uma página de notícias na Rede Mundial de Computadores. Atualmente, já é cotidiano poder checar sua caixa de s pelo celular no momento que estiver andando pelas ruas ou atualizar sua agenda de compromissos direta para o servidor de sua empresa. A mobilidade aliada à tecnologia sem fio trouxe para o mercado um novo paradigma de comunicação: a comunicação móvel sem fio. Este artigo tem como objetivo discutir a necessidade de integração da tecnologia J2ME (linguaguem Java para computação móvel) no âmbito acadêmico A tecnologia J2ME, além de fornecer todos os recursos (conectividade, persistência de dados) para o desenvolvimento do sistema em questão, a portabilidade foi o motivo primordial na adoção desta tecnologia. Sendo assim, a aplicação irá funcionar independente de plataforma, bastando somente que o dispositivo (que pode ser um PDA ou um celular) suporte a configuração e o perfil desejado.

2 Este artigo está dividido em 7 partes. A seção 1 mostrou a introdução deste trabalho. Na seção 2, são mostradas as tecnologias disponíveis para aplicações móveis, os problemas enfrentados no desenvolvimento para dispositivos móveis e restrições das aplicações móveis. A seção 3 mostra a tecnologia J2ME, o conceito de configuração e perfil. Na seção 4, é realizada a descrição do sistema como um todo, e suas funcionalidades; os padrões de projetos utilizados. A seção 5 mostra a parte de modelagem do sistema, apresentando alguns diagramas da UML. A seção 6 demonstra os testes realizados, e finalmente, na seção 7 mostra as conclusões. 2. TECNOLOGIAS PARA APLICAÇÕES MÓVEIS Ultimamente, As empresas vêm investindo maciçamente nas tecnologias para dispositivos sem fio. O resultado disso foi o surgimento de várias tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de aplicações móveis, como SMS (Simple Message Service), MMS (Multimedia Message Service), BREW (Binary Runtime Enviroment for Wireless) e J2ME (Java 2 Micro Edition). Ainda há outras tecnologias como WAP (Wireless Application Protocol) que aliada ao WML (Wireless Markup Language) permite que o usuário visualize determinado conteúdo da Web, como se estivesse em uma página da Web, só que seu conteúdo é formatado e otimizado especificamente para dispositivos móveis. Para os Palms e PDAs existe ainda o suporte à linguagem C++, que pode ser utilizada para o desenvolvimento de aplicações para esses dispositivos. 2.1 RESTRIÇÕES DAS APLICAÇÕES MÓVEIS Programar para dispositivos móveis requer um pouco de cautela, haja vista as limitadas configurações da maioria dos dispositivos. Restrições como poder de processamento baixo, capacidade de memória limitada e escassez de recursos gráficos devem permear o pensamento do desenvolvedor no momento em que estiver escrevendo sua aplicação móvel J2ME. Em dispositivos celulares mais antigos, por exemplo, não há suporte para cores. Porém, há anos que os fabricantes de dispositivos já estão produzindo telefones celulares com suporte a cores. Com a evolução da tecnologia, hoje é comum perceber um celular com suporte de 262 mil cores. Outro fator restritivo é o limite da tela na maioria dos dispositivos. Pro exemplo, em um celular, que possui uma resolução de pixels (96 x 128), se torna complicado

3 tentar exibir um simples nome completo de uma pessoa, ou o endereço da mesma. 3. TECNOLOGIA J2ME J2ME (Java 2 Platform Micro Edition) é uma especificação da plataforma Java que foi projetada para suportar aplicações desenvolvidas para dispositivos móveis sem fio, como PDAs, pagers, telefones celulares, entre outros. Nesta especificação estão inclusos máquinas virtuais Java (JVM) e um conjunto de padrões da Java API desenvolvido pelo Java Community Process (JCP). Embora a J2ME tenha sido desenvolvida para dispositivos móveis, ela ainda dá suporte para uma amigável e flexível Interface Gráfica com Usuário (GUI), um modelo de segurança robusto, um conjunto de protocolos de redes embutidos e um extenso suporte para aplicações simples e aplicações que utilizam o conceito de redes. 3.1 CONFIGURAÇÕES A especificação J2ME implementa a idéia de configuração e perfil. De acordo com a Sun Microsystems (2002), uma configuração diz respeito a dispositivos que possuem restrições e limitações de recursos, como poder de processamento, de memória e de capacidade gráfica. Esta é composta por um conjunto de bibliotecas e uma máquina virtual que varia para cada ambiente J2ME. A versão móvel de Java dá suporte a dois tipos de configurações, denominadas CLDC (Connected Limited Device Configuration) e CDC (Connected Device Configuration). CLDC refere-se a dispositivos como telefones celulares, PDAs (Personal Data Assistent), pagers, etc. Para que um dispositivo pertença a esta configuração, este deve possuir as seguintes restrições: Um processador de 16 ou 32 bits com uma velocidade de clock de 16 MHz ou mais; Pelo menos 160 KB de memória não volátil alocada para as bibliotecas e a máquina virtual da CLDC; A configuração CLDC ainda dá suporte a pacotes opcionais, que são o Wireless Messaging API(WMA) para implementar recursos de envio e recebimento de mensagens como SMS, MMS; e o Media Mobile API (MMA), que possui recursos de multimídia, como vídeo, áudio, streaming, etc. e sejam adicionados para agregar determinada funcionalidade.

4 3.2 PERFIS Um perfil é um conjunto de padrões de APIs que oferece suporte para uma gama de dispositivos que são construídos sobre uma determinada configuração (SUN MICROSYSTEMS, 2002). A combinação de um perfil com uma configuração forma uma aplicação em J2ME. A seguir será explicado em mais detalhes o perfil suportado pela configuração CLDC: o MIDP. MIDP (Mobile Information Device Profile) é o perfil suportado pela CLDC e possui as seguintes características: Suporte para interface gráfica com o usuário (GUI): A interface GUI é otimizada para o tamanho da tela, variados métodos de entradas (teclado de telefones celulares, eventos em telas touchscreen, entradas por pequenos teclados QWERTY, etc); Extensiva Conectividade: O perfil MIDP proporciona ao desenvolvedor maior flexibilidade no desenvolvimento de aplicações cliente/servidor, implementando padrões de protocolos como o HTTP, HTTPS, sockets e datagramas por meio do framework GCF (Generic Connection Framework), além de serviços Short Message Service (SMS), GSM e CDMA implementada pela WMA API; Há ainda os perfis suportados pela configuração CDC, que são: Foundation Profile: perfil para dispositivos que utilizam redes. Não possui suporte gráfico e suporta alta capacidade; Personal Basis e Personal Profile: base para dispositivos com suporte gráfico e alta capacidade; Como a aplicação em questão foi projetada baseada na CLDC e MIDP, esta configuração e este perfil serão mais explorados. 3.3 MÁQUINA VIRTUAL K A KVM foi projetada para ser a menor e mais eficiente possível, e ainda permanecer rápida para as linguagens Java. Com a memória sendo normalmente um recurso precioso em dispositivos pequenos de recursos restritos, a base de tempo de execução é de apenas 60 kilobytes,aproximadamente. (MUCHOW, 2004). E o termo K da sigla KVM surgiu para fazer alusão aos poucos kilobytes necessários para que a máquina virtual execute uma aplicação na configuração CLDC.

5 4. O SISTEMA DOCENTE MOBILE O sistema Docente Mobile foi desenvolvido na plataforma Java baseada na especificação J2ME, configuração CLDC 1.0 e perfil MIDP 1.0. Tal sistema tem como funcionalidade facilitar e automatizar a tarefa do docente de atualizar as freqüências de seus alunos. Por meio de uma interface com um outro sistema o Docente On-line (já em uso pela Instituição), o educador pode atualizar remotamente todas as freqüências de seus alunos que antes estavam gravadas internamente em um dispositivo móvel sem fio. Além de permitir a gravação de informações discentes, o diário de classe virtual também permite que o educador possa pesquisar, no registro interno do dispositivo, informações de seus alunos pelo nome e matrícula. A funcionalidade de persistência de dados no dispositivo é implementada pelo RMS (Record Management System Sistema de Gerenciamento de Registro). Para cada mês, o sistema se encarrega de avisar o professor de que o dia limite chegou e este deve enviar as freqüências para o servidor, evitando assim que o docente não se preocupe em saber qual o último dia de atualizar as freqüências. Para realizar o papel de servidor, foi utilizado o contêiner web Tomcat e criado um projeto web que faz a interface com o sistema utilizado pelos docentes da universidade. Nesse projeto, foram criados pacotes que contêm os beans, representando as classes de negócios e de acesso a banco de dados; e um servlet que seleciona a ação a ser processada e posteriormente enviada ao dispositivo sem fio. No servlet estão implementadas todas as regras de negócio necessárias para estabelecer de forma transparente a conexão com o dispositivo móvel. Por meio da GCF (Generic Connection Framework Estrutura de Conexão Genérica), a MIDlet interpreta as requisições e respostas vindas do servlet remoto. A comunicação do dispositivo móvel com o servidor é realizada por meio do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) que é implementado pela classe HttpConnection. A vantagem de se utilizar o protocolo HTTP é que qualquer tecnologia do lado do servidor, como Servlets, CGI, JSP, PHP, ASP pode ser utilizada. A fim de melhorar o desempenho e permitir que o usuário continue realizando outras tarefas enquanto dados são recebidos pelo dispositivo, o envio e recebimento de dados foram implementados em uma linha de execução separada que, na plataforma Java, pode ser representada pela classe Thread. 4.1 PADRÕES DE PROJETO A MIDlet utilizou o conceito de padrões de projetos a fim de melhorar a

6 modularidade do sistema, adaptar o sistema à ações mais complexas do mundo real e permitir que futuras alterações sejam realizadas sem muitos custos. Considerando a limitada capacidade de recursos dos dispositivos móveis (principalmente os celulares), para a aplicação móvel foi utilizado o padrão de projeto Singleton, que garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso global a ela (METSKER, 2002). A utilização de padrões de projeto, por mais que diminua o grau de acoplamento entre os módulos do sistema, estes devem ser utilizados com cuidado quando se estiver trabalhando com desenvolvimento para aplicações para dispositivos móveis, pois na maioria das vezes um padrão de projeto utiliza várias classes para solucionar determinado problema. Todavia, o crescimento do número de classes implica no aumento do tamanho da aplicação e, conseqüentemente, na redução do desempenho da aplicação. 4.2 INTERFACE GRÁFICA COM O USUÁRIO (GUI) O perfil MIDP, por mais que seja restrito em recursos referentes aos componentes gráficos, disponibiliza uma amigável interface gráfica com o usuário (GUI). A MIDlet utiliza vários componentes deste perfil com a finalidade de realizar a comunicação visual com o usuário. Esses componentes são representados pelas seguintes classes: Form, que se assemelha a um formulário de aplicação. Dentro dos Forms, foram adicionados componentes TextField, para entrada de texto (informar o login e a senha, por exemplo); Alert, para mostrar o progresso ou resultado de determinada operação; Command, que representa a ação ou comando que o usuário quer realizar (como gravar ou enviar as freqüências dos alunos, por exemplo). Segundo Muchow (2004, p.78), o modo mais simples de pensar em um objeto Command é como um botão, algo que você pressiona ou seleciona. Para representar as opções de seleção que o usuário escolher (como a turma a qual deseja listar os alunos, o tipo de pesquisa) e as caixas de seleção, (para representar o status da freqüência dos alunos se ele está presente ou ausente) foi utilizado o componente ChoiceGroup. A classe DateField, que representa um tipo abstrato de calendário, foi utilizada para a escolha do dia em que se deseja gravar as freqüências dos alunos. A seguir, na Figura 1, é mostrado a tela seleção de turmas com os compoentes ChoiceGroups representando as turmas disponíveis para o docente.

7 Figura 1. Tela de Seleção de Turmas. 5. MODELAGEM DO SISTEMA Para realizar a modelagem do sistema a linguagem UML (Unified Modeling Language) foi utilizada. A seguir, serão mostrados o diagrama de caso de uso para a realização da conexão da MIDlet com o servidor web; e o diagrama de seqüência, para demonstrar os passos necessários para que o professor grave as freqüências de seus alunos. Todos os diagramas a seguir foram criados com o software de modelagem JUDE Community Diagrama de Casos de Uso Este diagrama é muito utilizado no momento em que se deseja mostrar as funcionalidades que o sistema dispõe. Na Figura 2, é mostrado o caso de uso para realizar a conexão com o servidor remoto. Figura 2. Diagrama de Caso de Uso.

8 Para que o docente possa realizar a conexão com o servlet, são necessários os seguintes passos: 1. Na tela de Autenticação, o docente informa o login e a senha que são os mesmos do sistema Docente On-line; 2. Clicar no comando de conectar e esperar o resultado da conexão; 2.1 Caso a conexão seja realizada com sucesso, o docente poderá escolher a turma para qual deseja gravar as freqüências; 2.2 Caso ocorra algum erro durante a realização da conexão - como usuário e senha inválida ou servidor fora do ar - a aplicação informará sobre o erro que ocorreu e retornará para a tela de autenticação para que o docente possa entrar com as informações novamente. 5.2 Diagrama de Seqüência O diagrama de seqüência é muito interessante, pois mostra qual o fluxo das mensagens entre os objetos participantes do modelo. A Figura 3 mostra todo o processo de gravação das freqüências, desde a seleção dos alunos presentes até a sua gravação interna no dispositivo. Figura 3. Diagrama de Seqüência. 1. Na tela de lista de alunos, o docente pode editar a freqüência de cada aluno ou pode selecionar todos de uma vez, em caso de presença total. Ao ter selecionado uma das opções de seleção, o professor seleciona o comando de gravação. 2. As freqüências dos alunos são retornadas como um array de String 3. Os nomes dos alunos são retornados como um array de String

9 4. As matrículas dos alunos são armazenadas em um array de String 5. A data escolhida é formata para o padrão brasileiro. 6. Um objeto da classe RMSAluno é criado. Esse objeto será responsável por ações de armazenamento e recuperação das informações dos alunos. 7. As informações dos alunos são armazenadas no dispositivo interno por meio do RMS. 8. O registro de alunos é fechado. 6. TESTES Para que pudesse ser realizada a comunicação do sistema móvel com o sistema servidor, vários testes foram realizados (testes de interfaces, de conexão, de desempenho). Para isso, foi utilizado o simulador Sun Java Wireless Toolkit 2.3, que é uma ferramenta de desenvolvimento do J2ME que vem empacotada com um simulador que pode imitar vários telefones móveis, assim como PDAs e pagers.(muchow, 2004). Este simulador permite que o programador configure seu ambiente de desenvolvimento a fim de prever qual seria o comportamento de uma aplicação J2ME rodando em um dispositivo móvel real. Variáveis reais como capacidade de armazenamento, velocidade de processamento e velocidade da rede podem ser configuradas. 7. CONCLUSÃO O sistema Docente Mobile foi desenvolvido acima de tudo para auxiliar o profissional docente na ação rotineira e um tanto quanto custosa de atualizar diariamente as freqüências de seus alunos. O projeto ainda não foi adotado pela Instituição, portanto poderá futuramente fazer parte do contexto acadêmico. O projeto está em sua primeira versão. Futuramente, se pretende incorporar ao sistema mais funções de sua versão Web, como lançamento de notas, aviso dos dias das avaliações e outras funções relevantes ao contexto acadêmico; porém sempre levando em consideração os limites dos recursos dos dispositivos. AGRADECIMENTO Agradecemos antes de tudo a Deus, que está sempre nos orientando em nossos caminhos da vida. À professora Thienne, orientadora deste artigo e do projeto Docente

10 Mobile, por ter-nos dado a oportunidade de conhecer mais afundo a tecnologia J2ME que, até então, não fazia parte do nosso contexto. Ao coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Cláudio Alex Jorge da Rocha, por ter disponibilizado os laboratórios para que os testes pudessem ser realizados. E finalmente, à Universidade da Amazônia, por ter nos permitido acesso às referencias bibliográficas. REFERÊNCIAS Muchow, John, 2004.Core J2ME Tecnologia & MIDP. Pearson Makron Books, São Paulo. Sun Microsystems, 2002.Connected Limited Device Configuration (CLDC); JSR 30, JSR 139 Overview. Disponível em: java.sun.com/products/cldc/overview.html. Acesso em 03 abr Sun Microsystems, Mobile Information Device Profile (MIDP); JSR 37, JSR 118 Overview. Disponível em: java.sun.com/products/cdc/overview.html. Acesso em: 03 abr Metsker, Steven J., Padrões de Projeto em Java. Bookman, São Paulo.

Java ME e suas principais tecnologias de conectividade. Gracieli Begia Mateus

Java ME e suas principais tecnologias de conectividade. Gracieli Begia Mateus Java ME e suas principais tecnologias de conectividade Gracieli Begia Mateus Telefones Celulares no Mundo Fonte: UIT e Wireless Intelligence (Ovum/GSM Association) Posição do Brasil no Mundo Principais

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

Uma Introdução ao. Computação Móvel (MAC5743/MAC330) Prof. Alfredo Goldman Monitores: Rodrigo Barbosa Daniel Cordeiro

Uma Introdução ao. Computação Móvel (MAC5743/MAC330) Prof. Alfredo Goldman Monitores: Rodrigo Barbosa Daniel Cordeiro Uma Introdução ao J2ME Computação Móvel (MAC5743/MAC330) DCC-IME-USP Prof. Alfredo Goldman Monitores: Rodrigo Barbosa Daniel Cordeiro Visão Geral do Java 2 (1) A plataforma Java 2 engloba três elementos:

Leia mais

Manual de Operação Aplicativo ClickIt

Manual de Operação Aplicativo ClickIt Manual de Operação Aplicativo ClickIt Rev. 1.1 Agosto/2010 GSControl Automação Ltda. Rua Washington Luiz, 675 ITC Conjunto 1101 Centro Porto Alegre RS CEP 90010-460 Telefone: (51)3026-0945 / (51)3287-2167

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA UTILIZANDO A TECNOLOGIA J2ME

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA UTILIZANDO A TECNOLOGIA J2ME DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA UTILIZANDO A TECNOLOGIA J2ME Ana Paula A. ZANELATO 1 Eliezer Gomes Paraganba FILHO 2 Emerson Silas DÓRIA 3 RESUMO: Este artigo pretende apresentar a tecnologia J2ME (linguagem

Leia mais

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Disciplina: Computação Móvel Professor: Mauro Nacif Rocha Data: 27/02/2007 Hadriel Toledo Lima 50290 Juliana Pinheiro Campos 47683 Luis Felipe Hussin Bento

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados

SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Roteiro

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis. Prof. Wallace Borges Cristo

Programação para Dispositivos Móveis. Prof. Wallace Borges Cristo Programação para Dispositivos Móveis Prof. Wallace Borges Cristo Acesso a informação Notícias, Ringtones, Vídeos Messenger/Chat Jogos Acesso a instituições financeiras M-commerce (Mobile Commerce) Aplicações

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

Marcus Vinicius Cruz Xavier. Rascunho do trabalho de conclusão de curso

Marcus Vinicius Cruz Xavier. Rascunho do trabalho de conclusão de curso Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística Curso de Bacharelado em Ciências da Computação Marcus Vinicius Cruz Xavier Rascunho do trabalho de conclusão de curso Título

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Sistema Gerenciador de Conteúdo OpenCms: um caso de sucesso no CEFET-MG

Sistema Gerenciador de Conteúdo OpenCms: um caso de sucesso no CEFET-MG Sistema Gerenciador de Conteúdo OpenCms: um caso de sucesso no CEFET-MG Marco T. A. Rodrigues*, Paulo E. M. de Almeida* *Departamento de Recursos em Informática Centro Federal de Educação Tecnológica de

Leia mais

Acadêmico: Marciane Schotten Prof. Orientador: Ricardo Alencar de Azambuja

Acadêmico: Marciane Schotten Prof. Orientador: Ricardo Alencar de Azambuja PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS UTILIZANDO J2ME Acadêmico: Marciane Schotten Prof. Orientador: Ricardo Alencar de Azambuja Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE J2ME

UMA ABORDAGEM SOBRE J2ME UMA ABORDAGEM SOBRE J2ME Júlio César Jardim Júnior 1, Elio Lovisi Filho (Orientador) 1 1 Ciência da Computação Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Rua Palma Bageto Viol, s/n Barbacena - MG.

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A 2 Digifort Mobile - Versão 1.0 Índice Parte I Bem vindo ao Manual do Digifort Mobile 1.0 5 1 Screen... Shots 5 2 A quem... se destina este manual 5 3 Como utilizar...

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas

Linguagem de Programação JAVA. Professora Michelle Nery Nomeclaturas Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas Conteúdo Programático Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP Conteúdo Programático Nomenclatures

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

BrokerCell: programando celular com J2ME para cotar papéis na Bovespa

BrokerCell: programando celular com J2ME para cotar papéis na Bovespa BrokerCell: programando celular com J2ME para cotar papéis na Bovespa Nairon Neri Silva 1, Luís Augusto Mattos Mendes(Orientador) 1 1 Ciência da Computação - Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Leia mais

7 Utilização do Mobile Social Gateway

7 Utilização do Mobile Social Gateway 7 Utilização do Mobile Social Gateway Existem três atores envolvidos na arquitetura do Mobile Social Gateway: desenvolvedor do framework MoSoGw: é o responsável pelo desenvolvimento de novas features,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Versão: 5.0 Service pack: 2 Testes de verificação SWD-980801-0125102730-012 Conteúdo 1 Visão geral... 4 2 Tipos de telefones e contas de usuário... 5 3 Verificando a instalação

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Jeverson Siqueira 1, Wallace Caldeira 1, Jorge Aikes Junior 1 1 Ciência da Computacão Faculdades Anglo Americano de Foz do Iguaçu

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT MANUAL DO USUÁRIO AssetView FDT AssetView FDT A S T V W F D T M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas dos endereços estão

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Processos- Clientes, Servidores, Migração Capítulo 3 Agenda Clientes Interfaces de usuário em rede Sistema X Window Software do lado cliente para

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Linguagem de Programação Introdução a Linguagem Java

Linguagem de Programação Introdução a Linguagem Java Linguagem de Programação Introdução a Linguagem Java Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo Campus Cachoeiro de Itapemirim Definição A linguagem Java foi desenvolvida pela Sun Microsystems,

Leia mais

Aula 03 - Projeto Java Web

Aula 03 - Projeto Java Web Aula 03 - Projeto Java Web Para criação de um projeto java web, vá em File/New. Escolha o projeto: Em seguida, na caixa Categorias selecione Java Web. Feito isso, na caixa à direita selecione Aplicação

Leia mais

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Amadeus Brasil Índice 1) O objetivo deste documento... 3 2) O que acontecerá quando chegar o dia da atualização de versão

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4

Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4 Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4 Aula passada Threads Threads em SDs Processos Clientes Processos Servidores Aula de hoje Clusters de Servidores Migração de Código Comunicação (Cap. 4) Fundamentos

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR PADRÕES MVC E DAO EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR PADRÕES MVC E DAO EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB PADRÕES MVC E DAO Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o conceito de Padrões de Projeto Compreender o Padrão MVC Conhecer o princípio de alguns dos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aluno: Fábio Bicalho de Araujo Orientador: Marco Antonio Grivet Matoso Maia Introdução Um fato da atualidade: o mundo está se tornando cada vez mais

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET 1 IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET Daniel da Silva Carla E. de Castro Franco Diogo Florenzano Avelino daniel.silva1@ext.mpsa.com

Leia mais

SISTEMA DE AGENDAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONSULTAS CLÍNICAS

SISTEMA DE AGENDAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONSULTAS CLÍNICAS SISTEMA DE AGENDAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONSULTAS CLÍNICAS Pablo dos Santos Alves Alexander Roberto Valdameri - Orientador Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Motivação Revisão bibliográfica

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

DokEC-n 3.3 apresenta : Como conectar em sua ECN Windows.

DokEC-n 3.3 apresenta : Como conectar em sua ECN Windows. DokEC-n 3.3 apresenta : Como conectar em sua ECN Windows. Obrigado por adquirir o Dokfile ECN! O Dokfile Elastic Compute Node (ECN) é um serviço que fornece uma capacidade de computação redimensionável

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Projeto Arquitetural do IEmbedded

Projeto Arquitetural do IEmbedded Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Departamento de Sistemas e Computação Disciplina: Projeto I Professora: Francilene Garcia Equipe: Carolina Nogueira de

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Cia de Tecidos Cedro Cachoeira, 2008. Pedido de Compra pela

Cia de Tecidos Cedro Cachoeira, 2008. Pedido de Compra pela Pedido de Compra pela Internet 1 Índice Introdução 3 Sistema de Pedido de Compra via Internet 3 Iniciando a Aplicação 4 Iniciando o Java Web Starting 4 Login de Acesso 5 Tela Principal 6 Funções 7 Fazendo

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line O aplicativo Aplicativo com quase 3 anos de mercado, onde gerencia atualmente mais de 500.000 arquivos sendo eles entre digitalizados ou anexados

Leia mais

SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE. Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl

SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE. Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl SISTEMA DE WORKFLOW PARA MODELAGEM E EXECUÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE Aluno: Roberto Reinert Orientador: Everaldo A. Grahl Roteiro de apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Workflow Processo

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

Vitória (ES), 13 de março de 2009. À T.O.D.O.S. OPERADORES S/A.

Vitória (ES), 13 de março de 2009. À T.O.D.O.S. OPERADORES S/A. Vitória (ES), 13 de março de 2009. À T.O.D.O.S. OPERADORES S/A. O OGMO-ES está empenhado em oferecer aos requisitantes de mão-de-obra cada vez mais agilidade no envio e retorno das informações sob sua

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 1.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 1.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 1.00 Considerações Gerais...2 Aquisição MOBILE...3 Ativação do Adicion...3 Entendendo o Integrador WebPav/Mobile...4 Controle de Integração...4 Configurando Mobile no Sistema Adicion...6

Leia mais

5 Mecanismo de seleção de componentes

5 Mecanismo de seleção de componentes Mecanismo de seleção de componentes 50 5 Mecanismo de seleção de componentes O Kaluana Original, apresentado em detalhes no capítulo 3 deste trabalho, é um middleware que facilita a construção de aplicações

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

EIMOBILE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MOBILE

EIMOBILE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MOBILE UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EIMOBILE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MOBILE por Miguel Aguiar Barbosa Trabalho de curso II submetido como

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 Controle de Revisões Micropagamento F2b Web Services/Web 18/04/2006 Revisão Data Descrição 00 17/04/2006 Emissão inicial. www.f2b.com.br

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Considerações no Projeto de Sistemas Cliente/Servidor

Considerações no Projeto de Sistemas Cliente/Servidor Cliente/Servidor Desenvolvimento de Sistemas Graça Bressan Graça Bressan/LARC 2000 1 Desenvolvimento de Sistemas Cliente/Servidor As metodologias clássicas, tradicional ou orientada a objeto, são aplicáveis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais