Lista de Exercícios - Modelagem de representação cromossômica e função fitness

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de Exercícios - Modelagem de representação cromossômica e função fitness"

Transcrição

1 Lista de Exercícios - Modelagem de representação cromossômica e função fitness Para cada um dos problemas descritos abaixo: crie uma ou mais representações cromossômicas capazes de representar uma solução para o problema, deixando claro qual é o alfabeto que pode ser utilizado para instanciar os genes. No caso de sua representação não ser autoexplicativa, acrescente uma discussão textual sobre ela. crie uma função fitness (função de avaliação) adequada para avaliar os cromossomos. Determine o intervalo em que essa função deve ser otimizada. Especifique se é um problema de minimização ou maximização; para cada representação cromossômica que você criar, mostre uma solução representada e o seu valor de fitness; discuta as representações criadas quanto à possibilidade de criação de soluções infactíveis quando operadores de crossover ou mutação são aplicados sobre os cromossomos. Ilustre sua resposta; no caso dos operadores de crossover ou mutação criarem soluções infactíveis, proponha uma estratégia de correção das soluções e analise se tal estratégia é viável ou se a solução deve ser penalizada pela função fitnnes; Obs.: Esse exercício tem o propósito de exercitar a sua capacidade de modelar um algoritmo genético. Sempre que você tiver dificuldades para resolver uma questão, transforme o problema em um problema mais fácil e resolva o problema relaxado. Depois, acrescente as dificuldades aos poucos em sua modelagem. a. Problema de Mochila Dado um conjunto de n objetos e uma mochila com: c j = benefício do objeto j w j = peso do objeto j b = capacidade da mochila Determinar quais objetos devem ser colocados na mochila para maximizar o benefício total de tal forma que o peso da mochila não ultrapasse sua capacidade. b. Problema de escalonamento de tarefas Considere um conjunto de N jobs J={J 1, J 2,..., J N } a serem processados em M máquinas paralelas de igual poder de processamento disponíveis M={M 1, M 2,..., M M }. Determine a melhor distribuição de jobs nas máquinas de forma a minimizar o tempo de execução do conjunto completo de jobs. Variação (exemplo do Linden, pág. 291) Fazer uma escala de tarefa onde cada tarefa consiste em uma sequência de operações, que devem ser processadas em um conjunto fechado e limitado de máquinas, de forma que o conjunto de todas as tarefas sejam realizadas em um tempo mínimo. Cada tarefa recebe duas datas: uma a partir da qual ela pode ser realizada e um prazo máximo. O processamento de uma tarefa i em uma máquina j é denotado pelo par ordenado (i,j), com o tempo de processamento sendo designado por Tij.

2 Dica: A função fitness para este problema deve conter um termo para cada um dos seguintes objetivos: i. minimizar o atraso médio das tarefas; ii. minimzar o número de tarefas em atraso; iii. minimizar o tempo total de transição entre tarefas; iv. minimizar o tempo ocioso de cada máquina; v. minimizar o tempo total de throughput (tempo em que todas as tarefas são efetivamente realizadas). c. Problema de escalonamento de tarefas com restrições Considere um conjunto de N jobs J={J 1, J 2,..., J N } a serem processados em M máquinas disponíveis M={M 1, M 2,..., M M }. Cada job possui uma ordem de execução específica entre cada uma das máquinas, ou seja, um job é composto de uma lista ordenada de operações, cada qual definida pela máquina requerida e pelo tempo de processamento na mesma. d. Problema de calibração de câmeras O problema de calibração de câmeras considera que é necessário encontrar o posicionamento de uma câmera real a partir de informações de uma imagem do ambiente real onde está a câmera. Para isso, pontos específicos para os quais se conhece a localização no mundo, são encontrados na imagem. Assim tem- se as coordenadas dos pontos no mundo real e no mundo da imagem. Para calibrar a câmera é preciso encontrar: distância focal matriz de rotação matriz de translação que minimize o erro entre as coordenadas dos pontos na imagem e as coordenadas dos pontos na nova imagem obtida pela câmera calibrada. Para saber as coordenadas do ponto na nova imagem obtida pela câmera calibrada execute: ponto_novo = matriz 1 * matriz 2 * matriz 3 * ponto no mundo real matriz 1 = [ constante 1 constante 2 constante 3; 0 constante 4 constante 5; ] matriz 2 = [ distância focal 0 0 0; 0 distância focal 0 0; ] matriz 3 = [ Matriz de Rotação Matriz de Translação; 0 1 ] Matriz de Rotação = [ v1 v2 v3; v4 v5 v6; v7 v8 v9 ] Matriz de Transalação = [ v10; v11; v12 ] e. Problema das empreiteiras Quatro construções diferentes A, B, C e D devem ser levantadas em um campus universitário por quatro empreiteiras 1, 2, 3 e 4. Como todas as empreiteiras contribuem muito para o fundo dos alunos, cada uma delas deve construir um edifício. Cada empreiteira fez suas propostas no tocante às quatro construções. O problema consiste em determinar que construção designar a que empreiteira para que o custo da obtenção dos quatro edifícios permaneça mínimo.

3 f. Problema do carteiro chinês Problema de encontrar uma rota para um carteiro, onde as seguintes restrições são colocadas: todas as ruas devem ser visitadas; o caminho deve ser mínimo, ou seja, a distância percorrida pelo carteiro deve ser a menor possível. Considere: i. grafos não orientados; ii. grafos orientados. g. Problema da mistura Um certo óleo é refinado a partir da mistura de outros óleos, vegetais ou não vegetais: V1 V2 (óleos vegetais) NV1 NV2 NV3 (óleos não vegetais) Por restrições da fábrica, um máximo de X ton. de óleos vegetais podem ser refinados por mês, e um máximo de Y ton. de óleos não vegetais. A acidez do óleo desejado deve estar entre m e n (dada uma unidade de medida) e a acidez depende linearmente das quantidades/acidez dos óleos brutos usados. O preço de venda de uma tonelada do óleo é R$ZZ. Calcule a mistura que maximiza o lucro. h. Problema de agrupamento Considere um conjunto de N dados que devem ser agrupados e C grupos. O melhor agrupamento é aquele que minimiza as distâncias entre os dados de um grupo e maximiza a distância dos dados de grupos diferentes. i. Problema do transporte Considere o problema de transportar itens de centros de origens (vários) a centros de destinos (vários). São dados conhecidos do problema: o custo de transporte de cada item; as quantidades dos itens disponíveis em cada centro de origem; e as demandas de cada centro destino. O transporte deve ser efetuado de modo que as limitações de oferta em cada centro seja respeitada e a demanda de cada centro de destino atendida e o custo total de transporte seja mínimo. j. Problema de designação Suponha que n tarefas devam ser atribuídas a n pessoas e que pij mede o interesse do individuo i na realização da tarefa j. O problema é designar as tarefas para as pessoas de forma a otimizar o grau de satisfação das pessoas.

4 k. Problema do alfaiate Um alfaiate tem, disponíveis, os seguintes tecidos: X metros de algodão, Y metros de seda e Z metros de lã. Para um terno são necessários x t metros de algodão, y t metro de seda e z t metro de lã. Para um vestido, são necessários x v metro de algodão, y v metros de seda e z v metros de lã. Se um terno é vendido pela metade do preço de um vestido, quantas peças de cada tipo o alfaiate deve fazer, de modo a maximizar o seu lucro? l. Problema de escalonamento de médicos O objetivo deste problema é encontrar uma escala de trabalho para médicos de forma a diminuir o esforço e o desgaste humano nos famosos plantões. Considere a disponibilidade de X médicos e a necessidade de atendimento de 2X horas por dia. Considere turnos com no máximo X/6 horas. Para avaliar sua escala ainda considere: plantões noturnos e diurnos, finais de semana e feriados, número máximo de horas de trabalho consecutivas, períodos específicos de possibilidade de trabalhos e horários fixos para determinadores médicos. m. Problema do Caixeiro Viajante Dado um grafo não orientado totalmente conectado com arcos pesados, onde os nós representam cidades, os arcos representam caminhos entre as cidades e os pesos dos arcos representam o custo de cada caminho, um caixeiro viajante precisa passar por todas as cidades, retornando à cidade inicial, sem passar duas vezes por uma mesma cidade. n. Problema das 8 rainhas Dado um tabuleiro de xadrez (com 64 posições distribuídas em 8 linhas e 8 colunas) e 8 rainhas, o objetivo é distribuir as 8 rainhas pelo tabuleiro de forma que elas não se ameacem. Duas rainhas se ameaçam quando elas estão posicionadas em uma mesma linha, uma mesma coluna ou em uma mesma diagonal. o. problema de distribuição de ônibus Dado um conjunto de N ônibus e D linhas a serem percorridas e que operam em horários diferentes, o problema é encontrar uma maneira de atender a todas as linhas com uma quantidade mínima de ônibus. p. Problema da geração de horário escolar Dado um conjunto de N disciplinas, M professores e D salas de aulas, o problema é distribuir as aulas das disciplinas pelas salas de aula e associar cada aula a um professor. Cada disciplina tem 4 horas de aula, um dia de aula possui 4 horas de aula. Assuma que diferentes instâncias do problema valoram N, M e D de diferentes formas e impõem diferentes restrições, tais como, não se pode ter 4 horas de aulas seguidas de uma mesma disciplina, um professor pode ministrar duas disciplinas desde que o horário permita, e deve- se minimizar o trânsito dos alunos entre diferentes salas de aula, deixando esta tarefa para o professor. Uma solução balanceada, ou seja, que não sobrecarregue alguns professores, é altamente desejável. Note que neste problema existem restrições que tornam uma solução infactível, enquanto outras apenas tornam a solução indesejável.

5 Incrementando o problema: e.1) assuma que existem turmas de tamanhos diferentes e salas de aula de tamanhosdiferentes e que uma solução ótima deveria alocar turmas pequenas para salas de aulas pequenas e turmas grandes para salas de aulas grandes; e.2) considere que o horário que está sendo criado atende a um departamento de uma universidade, portanto, nesta variação é possível ter várias turmas diferentes cursando períodos diferentes do curso; nesse contexto, disciplinas diferentes relacionadas a um mesmo período não podem ser colocadas no mesmo horário; e.3) assuma que um professor deve ter um mínimo de "buracos" no seu horário específico. Um exemplo de instância (exemplo do Linden, pág, 287): salas de aulas: A - com capacidade para 40 alunos B - com capacidade para 20 alunos quatro turmas: T1: 30 alunos T2: 15 alunos T3: 18 alunos T4: 20 alunos O professor Fulano leciona nas turmas T1 e T3 e prefere que ambas sejam na mesma sala. O professor Sicrano leciona na turma 2 e recusa- se a dar aulas pela manhã, e o professor Beltrano leciona na turma T4, que tem alunos em comum com a turma T2.

Introdução à Pesquisa Operacional - Otimização Linear

Introdução à Pesquisa Operacional - Otimização Linear Introdução à Pesquisa Operacional - Otimização Linear Professora: Maristela Oliveira dos Santos - mari@icmc.usp.br Auxilio 2009: Victor C.B. Camargo Auxilio 2010 - PAE: Marcos Mansano Furlan - L-1007 Instituto

Leia mais

Otimização Combinatória - Parte 3

Otimização Combinatória - Parte 3 Graduação em Matemática Industrial Otimização Combinatória - Parte 3 Prof. Thiago Alves de Queiroz Unidade de Matemática e Tecnologia - CAC/UFG 2/2016 Thiago Queiroz (DM) Parte 3 2/2016 1 / 23 Problemas

Leia mais

Programação Linear/Inteira

Programação Linear/Inteira Unidade de Matemática e Tecnologia - RC/UFG Programação Linear/Inteira Prof. Thiago Alves de Queiroz Aula 7 Thiago Queiroz (IMTec) Aula 7 Aula 7 1 / 25 Problemas de Caixeiro Viajante Envolvem um conjunto

Leia mais

Otimização. Problemas de Transportes. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2

Otimização. Problemas de Transportes. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Otimização Problemas de Transportes Paulo Henrique Ribeiro Gabriel phrg@ufu.br Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Paulo H. R. Gabriel (FACOM/UFU) GSI027 2016/2 1 / 23 Agradecimentos

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL APLICADA A LOGÍSTICA

PESQUISA OPERACIONAL APLICADA A LOGÍSTICA PESQUISA OPERACIONAL APLICADA A LOGÍSTICA Pós-Graduação em Logística e Supply Chain Valdick Sales 1 APRESENTAÇÃO Valdick sales Graduado em Ciência da Computação pela UFPE. Pós-Graduado em Redes e Banco

Leia mais

Problema de Designação. Fernando Nogueira Problema de Designação 1

Problema de Designação. Fernando Nogueira Problema de Designação 1 Problema de Designação Fernando Nogueira Problema de Designação 1 O Problema de Designação é um caso específico de um Problema de Transporte, que por sua vez é um caso específico de um Problema de Programação

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL

Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Programação Linear Programação Linear: Preocupação em encontrar a melhor solução para problemas associados

Leia mais

Pesquisa Operacional / Programação Matemática

Pesquisa Operacional / Programação Matemática Pesquisa Operacional / Programação Matemática Otimização discreta Modelagem com variáveis binárias: problemas clássicos Breve Comentários (aula anterior) Em geral, não faz sentido resolver a relaxação

Leia mais

Lista de Exercícios 1 - Otimização Linear Prof. Silvio Alexandre de Araujo. Construção de Modelos e Solução Gráfica

Lista de Exercícios 1 - Otimização Linear Prof. Silvio Alexandre de Araujo. Construção de Modelos e Solução Gráfica Lista de Exercícios 1 - Otimização Linear Prof. Silvio Alexandre de Araujo Construção de Modelos e Solução Gráfica 1) - Estudar Capítulo 1 do livro texto; - Estudar Capítulo 2 do livro texto (seções 2.1,

Leia mais

DISCIPLINA: Investigação Operacional ANO LECTIVO 2009/2010

DISCIPLINA: Investigação Operacional ANO LECTIVO 2009/2010 DISCIPLINA: Investigação Operacional ANO LECTIVO 2009/2010 Exame de Recurso Dep. Econ. Gestão e Engª Industrial 14 de Julho de 2010 duração: 2h30 (80) 1. Considere o modelo seguinte, de Programação Linear

Leia mais

Otimização discreta Modelagem com variáveis binárias: problemas clássicos

Otimização discreta Modelagem com variáveis binárias: problemas clássicos Otimização discreta Modelagem com variáveis binárias: problemas clássicos Importância histórica...... e prática. Usados para modelar problemas reais e como subproblemas em problemas maiores (e mais freqüentes

Leia mais

Algoritmos Genéticos. Indivíduos em uma população competem por recursos e parceiros. Os indivíduos mais bem sucedidos em cada competição vão produzir

Algoritmos Genéticos. Indivíduos em uma população competem por recursos e parceiros. Os indivíduos mais bem sucedidos em cada competição vão produzir Algoritmos Genéticos Algoritmos Genéticos (GA) são algoritmos de busca heurística baseados em ideias de seleção natural e genética. Dessa forma, eles representam uma forma inteligente de se fazer uma busca

Leia mais

Otimização Aplicada à Engenharia de Processos

Otimização Aplicada à Engenharia de Processos Otimização Aplicada à Engenharia de Processos Aula 4: Programação Linear Felipe Campelo http://www.cpdee.ufmg.br/~fcampelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Belo Horizonte Março de 2013

Leia mais

Exemplos de modelos de PL ou PI

Exemplos de modelos de PL ou PI Exemplos de modelos de PL ou PI Prof. Eduardo Uchoa http://www.logis.uff.br/~uchoa/poi/ 1 Como funciona a PO? Toda a PO está baseada na construção de modelos matemáticos para representar de forma simplificada

Leia mais

Sumário. Modelagem. Introdução. Processo de Modelagem 3/30/2016

Sumário. Modelagem. Introdução. Processo de Modelagem 3/30/2016 Sumário Modelagem Prof. Adriano Maranhão Introdução. Processo de modelagem. Vantagens do processo da modelagem na tomada de decisões. Pontos importantes na modelagem matemática. Exemplos. Exercícios. 1

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear 1 Sumário Modelagem e limitações da Programação Linear. Resolução Gráfica. Forma padrão de um modelo de Programação Linear. Definições

Leia mais

Departamento de Engenharia de Produção UFPR 22

Departamento de Engenharia de Produção UFPR 22 Departamento de Engenharia de Produção UFPR 22 Geralmente, temos três objetivos i. Redução de custos (custos variáveis) Redução de capital (investimento, custos fixos) i Melhoria do serviço (pode conflitar

Leia mais

Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 21

Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 21 Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 21 Três objetivos i. Redução de custos (custos variáveis) ii. iii. Redução de capital (investimento, custos fixos) Melhoria do serviço

Leia mais

Matemática Aplicada Nt Notas de aula

Matemática Aplicada Nt Notas de aula Matemática Aplicada Nt Notas de aula Problema de transporte e designação Problema de transporte: motivação origem 1 destino 1 origem 2 destino 2 destino 3 Caracterização geral Dados: A estrutura de fontes

Leia mais

Métodos de pesquisa e Optimização

Métodos de pesquisa e Optimização Métodos de pesquisa e Optimização Victor Lobo Importância para os SAD Definir o caminho a tomar depois de se ter trabalhado os dados 1ª Fase: Analisar os dados disponíveis Visualização OLAP, relatórios

Leia mais

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional Faculdade de Engenharia - Campus de Guaratinguetá Pesquisa Operacional Fabrício Maciel fabricio@feg.unesp.br Departamento de Produção 1 Programação linear Sumário Modelagem e limitações da Programação

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL II APRESENTAÇÃO E NOÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS

PESQUISA OPERACIONAL II APRESENTAÇÃO E NOÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS PESQUISA OPERACIONAL II APRESENTAÇÃO E NOÇÕES DE TEORIA DOS GRAFOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o professor Conhecer o curso Compreender o foco da disciplina Tomar primeiro contato

Leia mais

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco. CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões

Leia mais

NOTAS DE AULA 1 METAHEURÍSTICA 13/10/2016

NOTAS DE AULA 1 METAHEURÍSTICA 13/10/2016 NOTAS DE AULA 1 METAHEURÍSTICA 13/10/2016 Metaheurística: São técnicas de soluções que gerenciam uma interação entre técnicas de busca local e as estratégias de nível superior para criar um processo de

Leia mais

Algoritmos Genéticos

Algoritmos Genéticos Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Algoritmos Genéticos Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof.: Dr. André Ponce de Leon F. de Carvalho São Carlos São Paulo Maio

Leia mais

Programação Linear Binária. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Programação Linear Binária. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Métodos de otimização da PLB: têm o inconvenientede o tempo de resolução crescer drasticamente com o aumento

Leia mais

Aula 09: Modelagem / Variáveis inteiras

Aula 09: Modelagem / Variáveis inteiras Aula 09: Modelagem / Variáveis inteiras Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Previously... Aulas anteriores sobre

Leia mais

Métodos de Pesquisa Operacional

Métodos de Pesquisa Operacional Métodos de Pesquisa Operacional Programação Linear é a parte da Pesquisa Operacional que trata da modelagem e resolução de problemas formulados com funções lineares. Programação Linear } Métodos de Resolução

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 06 Algoritmos Genéticos Sumário Introdução Inteligência Artificial (IA) Algoritmos Genéticos Aplicações de

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ALGORITMOS GENÉTICOS. Metaheurísticas de Buscas

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ALGORITMOS GENÉTICOS. Metaheurísticas de Buscas PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ALGORITMOS GENÉTICOS Metaheurísticas de Buscas ALGORITMOS GENÉTICOS (AG) Popularizados por John Holland podem ser considerados os primeiros modelos algorítmicos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR 11º ANO MATEMÁTICA A

PROGRAMAÇÃO LINEAR 11º ANO MATEMÁTICA A PROGRAMAÇÃO LINEAR 11º ANO MATEMÁTICA A Prof.ª: Maria João Mendes Vieira ESC 11MatA 2012/2013 PROGRAMAÇÃO LINEAR A programação linear é uma "ferramenta" matemática que permite encontrar a solução ótima

Leia mais

Branch-and-Bound para problemas de Otimização Combinatória

Branch-and-Bound para problemas de Otimização Combinatória para problemas de Otimização Combinatória Rafael Antônio Marques Gomes Orientador: Haroldo Gambini Santos Departamento de Computação UFOP 26 de julho de 2011 Rafael Antônio Marques Gomes BB para problemas

Leia mais

A PROCURA DAS MELHORES SOLUÇÕES. OTIMIZAÇÃO NA ENGENHARIA

A PROCURA DAS MELHORES SOLUÇÕES. OTIMIZAÇÃO NA ENGENHARIA Apresentação 07 Introdução a Engenharia Elétrica A PROCURA DAS MELHORES SOLUÇÕES. OTIMIZAÇÃO NA ENGENHARIA Prof. Edgar Alberto de Brito Prólogo! O trabalho de um engenheiro é incessante a procura de soluções

Leia mais

Métodos de Busca. Inteligência Artificial. Algoritmos Genéticos. Algoritmos Evolucionários. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato:

Métodos de Busca. Inteligência Artificial. Algoritmos Genéticos. Algoritmos Evolucionários. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: Inteligência Artificial Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Métodos de Busca Busca Cega ou Exaustiva: Não sabe qual o melhor nó da fronteira a ser expandido. Apenas distingue o estado objetivo

Leia mais

Resolução de Problemas. Hugo Barros

Resolução de Problemas. Hugo Barros Resolução de Problemas Hugo Barros Resolução de Problemas Tópicos Conceitos Básicos Espaço de Estados Resolução de Problemas Dedica-se ao estudo e elaboração de algoritmos, capazes de resolver, por exemplo,

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Plano de Ensino Objetivo Geral Apresentar aos alunos uma introdução aos conceitos, técnicas e aplicação da Pesquisa

Leia mais

Aula 19: Lifting e matrizes ideais

Aula 19: Lifting e matrizes ideais Aula 19: Lifting e matrizes ideais Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Previously... Branch-and-bound Formulações

Leia mais

Modelagem. Tecnologia da Decisão I TP065. Profª Mariana

Modelagem. Tecnologia da Decisão I TP065. Profª Mariana Modelagem Tecnologia da Decisão I TP065 Profª Mariana Modelagem Um problema de programação matemática tem por objetivo encontrar os valores para as variáveis de decisão que otimizam (maximizam ou minimizam)

Leia mais

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Programação Linear Programação linear: Preocupação em encontrar a melhor solução para problemas associados

Leia mais

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros.

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros. Lista de Exercícios Programação Inteira ) Resolva os problemas a seguir usando o método B&B a) Max z = 5 x + 2 y s.a x + y 2 x + y 5 x, y 0, x e y inteiros b) Max z = 2 x + y s.a x + 2y 0 x + y 25 x, y

Leia mais

Programação Matemática Lista 3

Programação Matemática Lista 3 Programação Matemática Lista 3. Coloque na forma padrão os seguintes problemas de programação linear: a) Maximizar X 7 X + 8 X 3 +X 4 X + X X 3 + X 4 4 X + X 3 9 X + X 3 + X 4 6 X 0, X 0, X 3 0, X 4 0

Leia mais

PCS Inteligência Artificial

PCS Inteligência Artificial PCS 2059 - Inteligência Artificial 1a. Lista de Exercícios Prof. Responsável: Jaime Simão Sichman A. Introdução à IA 1. Descreva resumidamente o que é o Teste de Turing. B. Representação por Espaço de

Leia mais

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos Fluxo em Redes - Prof. Gustavo Peixoto Silva modelos . Otimização em Redes É um caso particular da Programação Linear, onde pretende-se minimizar uma função de custoque dependedofluxoque passa pelos arcosde

Leia mais

Programação Linear/Inteira

Programação Linear/Inteira Unidade de Matemática e Tecnologia - RC/UFG Programação Linear/Inteira Prof. Thiago Alves de Queiroz Aula 6 Thiago Queiroz (IMTec) Aula 6 Aula 6 1 / 45 Otimização Discreta A característica de otimização

Leia mais

Modelagem de problemas de programação linear

Modelagem de problemas de programação linear Notas de aula de Programação Matemática. c Mestrado em Engenharia Mineral/Escola de Minas/UFOP. Modelagem de problemas de programação linear Marcone Jamilson Freitas Souza, Departamento de Computação,

Leia mais

Optimização Não-linear

Optimização Não-linear Optimização Não-linear Problemas de optimização não-linear A função a minimizar (maximizar) não é linear Exemplo: Z=43x 2 +log(x 2 )*sin(x x3 ), com x 3 -x 2! < 0 Não existem métodos universais para este

Leia mais

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana Otimização Linear Profª : Adriana Departamento de Matemática adriana@fc.unesp.br wwwp.fc.unesp.br/~adriana Forma geral de um problema Em vários problemas que formulamos, obtivemos: Um objetivo de otimização

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 06 Parte 2 Programação Inteira Programação Binária

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 06 Parte 2 Programação Inteira Programação Binária EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 06 Parte 2 Programação Inteira Programação Binária Profa. Adriana Backx Noronha Viana (Adapt. Material Prof. Cesar Alexandre de Souza) backx@usp.br FEA/USP Aula 06 - Agenda

Leia mais

de fevereiro de 2002

de fevereiro de 2002 15.053 12 de fevereiro de 2002 A Geometria de Programas Lineares - a geometria de LPs ilustrada em GTC Distribuir: Anotações da Aula 1 Mas, primeiro, o problema de Pigskin (de Ciência de Gerenciamento

Leia mais

Programação Inteira. Prof. Ricardo Santos

Programação Inteira. Prof. Ricardo Santos Programação Inteira Prof. Ricardo Santos Introdução Um problema com variáveis inteiras e reais é denominado problema de Programação Inteira Mista (PIM) quando tem a seguinte forma: PIM z=max cx+dy Ax+Dy

Leia mais

Pesquisa Operacional aula 3 Modelagem PL. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional aula 3 Modelagem PL. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional aula 3 Modelagem PL Profa. Alessandra Martins Coelho agosto/2013 Exercício Considerando que x j representa as variáveis de decisão, classificar os problemas a seguir em uma das categorias:

Leia mais

Optimização Não-linear

Optimização Não-linear Problemas de optimização não-linear Optimização Não-linear A função a minimizar (maximizar) não é linear Exemplo: Z=x +log(x )*sin(x x ), com x -x! < 0 Não existem métodos universais para este tipo de

Leia mais

3 Decisões de Localização de Instalações

3 Decisões de Localização de Instalações 3 Decisões de Localização de Instalações Historicamente, o estudo contemporâneo dos problemas de localização foi iniciado por Alfred Weber, que estudou a localização de uma fábrica com o objetivo de minimizar

Leia mais

Teoria da Computação. Complexidade computacional classes de problemas

Teoria da Computação. Complexidade computacional classes de problemas Teoria da Computação Complexidade computacional classes de problemas 1 Universo de problemas Problemas indecidíveis ou não-computáveis Não admitem algoritmos Problemas intratáveis Não admitem algoritmos

Leia mais

Aula 20: Revisão Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo

Aula 20: Revisão Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo Aula 20: Revisão Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464 / PCC174 Departamento de Computação - UFOP Breve Revisão Programação Linear vs Programação Inteira Modelagem

Leia mais

Aula 12: Programação Inteira

Aula 12: Programação Inteira Aula 12: Programação Inteira Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Aula de Hoje 1 Programação Inteira: A Formulação

Leia mais

Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo

Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Francisco Henrique de Freitas Viana Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio Departamento de Informática

Leia mais

Aulas 2 e 3 - Modelos de Programação Linear

Aulas 2 e 3 - Modelos de Programação Linear Aulas 2 e 3 - Modelos de Programação Linear Pesquisa Operacional I Prof. Marcos Roboredo marcos.producao.uff@gmail.com http://www.logis.uff.br/~roboredo/po1.html Programação Matemática Um modelo de programação

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Um Algoritmo Genético com Aprendizado por Reforço Simples aplicado ao problema do Mundo de Grid

Um Algoritmo Genético com Aprendizado por Reforço Simples aplicado ao problema do Mundo de Grid 1 Um Algoritmo Genético com Aprendizado por Reforço Simples aplicado ao problema do Mundo de Grid Luciana Conceição Dias Campos Resumo Este trabalho consiste da aplicação de um algoritmo genético ao método

Leia mais

Projeto de Escalonamento Alocação de médicos

Projeto de Escalonamento Alocação de médicos Projeto de Escalonamento Alocação de médicos Atol Fortin de Oliveira 15 de dezembro de 2009 1 Sumário 1 Introdução 3 2 O Problema 4 2.1 Especicação do problema................... 4 2.2 Resumo das variáveis

Leia mais

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos Fluo em Redes - Prof. Gustavo Peioto Silva modelos . Otimização em Redes É um caso particular da Programação Linear, onde pretende-se minimizar uma função de custoque dependedofluoque passa pelos arcosde

Leia mais

Pesquisa Operacional Programação em Redes

Pesquisa Operacional Programação em Redes Pesquisa Operacional Programação em Redes Profa. Alessandra Martins Coelho outubro/2013 Seminários Datas Temas Problema do Caminho mais curto programação em redes Data 07/11/13 Problema do Fluxo máximo

Leia mais

Quinta-feira, 11 de abril

Quinta-feira, 11 de abril 15.053 Quinta-feira, 11 de abril Mais alguns exemplos de programação inteira Técnicas de planos de corte para obter melhores limitações Entregar: Observações de Aula 1 Exemplo: Localização do corpo de

Leia mais

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Introdução à Pesquisa Operacional Origens militares Segunda guerra mundial Aplicada na alocação de

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Modelos de Programação Linear (Mestrado) Engenharia Industrial http://dps.uminho.pt/pessoais/zan - Escola de Engenharia Departamento de Produção e Sistemas 1 Modelação Matemática As técnicas e algoritmos

Leia mais

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Graduação em Ciência da Computação / 2006 FUNÇÕES HEURÍSTICAS - 1/7 FUNÇÕES HEURÍSTICAS - 2/7 Solução

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Prof. Pedro Luiz Santos Serra

Resolução de problemas por meio de busca. Prof. Pedro Luiz Santos Serra Resolução de problemas por meio de busca Prof. Pedro Luiz Santos Serra Agentes de resolução de problemas Agente: É um elemento qualquer capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre

Leia mais

PROGRAMAÇÃO INTEIRA. Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto 5 modelos

PROGRAMAÇÃO INTEIRA. Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto 5 modelos PROGRAMAÇÃO INTEIRA Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação Univ. Federal de Ouro Preto 5 modelos M9.1 - Problema de Seleção de Projetos ver Taha Capítulo 9 Cinco projetos estão sob avaliação

Leia mais

Programação Linear. Gabriel Ferreira Gabriel Tutia Gabriel Yida Thiago Ferraz

Programação Linear. Gabriel Ferreira Gabriel Tutia Gabriel Yida Thiago Ferraz Programação Linear Gabriel Ferreira 8989404 Gabriel Tutia 8989085 Gabriel Yida 8989432 Thiago Ferraz 8989001 O que é? É um caso especial de programação matemática ou otimização matemática Método para encontrar

Leia mais

Resolução de Problemas de Busca

Resolução de Problemas de Busca Resolução de Problemas de Busca 1 Ao final desta aula a gente deve Compreender o que é um problema de busca em IA Ser capaz de formulá-lo Conhecer algumas aplicações Entender como buscar a solução do problema

Leia mais

3. Resolução de problemas por meio de busca

3. Resolução de problemas por meio de busca Inteligência Artificial - IBM1024 3. Resolução de problemas por meio de busca Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Resolução de problemas por

Leia mais

Resolução de Problemas. Resolução de Problemas. Primeiros problemas por computador: prova automática de teoremas e jogos.

Resolução de Problemas. Resolução de Problemas. Primeiros problemas por computador: prova automática de teoremas e jogos. Figura: Capa do Livro Hamburger, H., Richards, D. Logic and Language Models for Computer Science, Prentice Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá. Instituto de Engenharia de Produção e Gestão. Pesquisa Operacional. Redes. Prof. Dr. José Arnaldo Barra Montevechi

Universidade Federal de Itajubá. Instituto de Engenharia de Produção e Gestão. Pesquisa Operacional. Redes. Prof. Dr. José Arnaldo Barra Montevechi Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Produção e Gestão Pesquisa Operacional Redes Prof. Dr. José Arnaldo Barra Montevechi Problemas de rede Casos especiais de problemas de programação

Leia mais

Um grande número de problemas de otimização linear inteiro envolve a ocorrência ou não de um evento, e a decisão entre duas alternativas.

Um grande número de problemas de otimização linear inteiro envolve a ocorrência ou não de um evento, e a decisão entre duas alternativas. Modelagem com variáveis binárias Um grande número de problemas de otimização linear inteiro envolve a ocorrência ou não de um evento, e a decisão entre duas alternativas. seoeventoocorre 0 se o evento

Leia mais

Resolução de Problemas

Resolução de Problemas Resolução de Problemas Como um agente pode encontrar uma sequência de ações que alcança seus objetivos quando nenhuma ação isolada é capaz de fazê-lo. 1 Resolução de Problemas Agente reativo simples: baseia

Leia mais

Modelagem de problemas de programação linear

Modelagem de problemas de programação linear Otimização Combinatória c Graduação em Engenharia de Controle e Automação/Universidade Federal de Ouro Preto Modelagem de problemas de programação linear Marcone Jamilson Freitas Souza, Departamento de

Leia mais

Teoria da Computação. Computabilidade e complexidade computacional

Teoria da Computação. Computabilidade e complexidade computacional Teoria da Computação Computabilidade e complexidade computacional 1 Computabilidade e Complexidade Computabilidade: verifica a existência de algoritmos que resolva uma classe de linguagens trata a possibilidade

Leia mais

Aula 13: Branch-and-bound

Aula 13: Branch-and-bound Aula 13: Branch-and-bound Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Previously... Modelagem em PI / Problemas Combinatórios

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 Profa. Daielly M. N. Mantovani Profa. Adriana Backx Noronha Viana Prof. Cesar Alexandre de Souza daielly@usp.br FEA/USP Elaboração de Modelos de PO Definição

Leia mais

ANÁLISE DE ALGORITMOS (INF 1721)

ANÁLISE DE ALGORITMOS (INF 1721) PUC-Rio Departamento de Informática Prof. Marcus Vinicius S. Poggi de Aragão (3WA) Horário: 2as. e 4as. 9-11hs (3WA) 3 de dezembro de 2016 Período: 2016.2 ANÁLISE DE ALGORITMOS (INF 1721) 3 a Lista de

Leia mais

Visão Computacional CPS754

Visão Computacional CPS754 Visão Computacional CPS754 aula 11 - reconstrução 3D de câmeras Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 1 visão computacional tópicos conhecido: conjunto de correspondências x i x não conhecido: os respectivos

Leia mais

Programação Linear - Parte 1

Programação Linear - Parte 1 Graduação em Matemática Industrial Programação Linear - Parte 1 Prof. Thiago Alves de Queiroz Departamento de Matemática - CAC/UFG 1/2014 Thiago Queiroz (DM) Parte 1 1/2014 1 / 33 Introdução Programação

Leia mais

Tópicos Especiais em Computação I

Tópicos Especiais em Computação I Tópicos Especiais em Computação I Pesquisa Operacional Exercícios (Simplex) Prof. Fabio Henrique N. Abe Fabio.henrique.abe@gmail.comd Método Simplex Desenvolvido por George Dantzig em 1947 É um procedimento

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica (continuação) Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica (continuação) Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos (continuação) Prof. Humberto Brandão humberto@dcc.ufmg.br aula disponível no site: http://www.bcc.unifal-mg.edu.br/~humberto/ Universidade Federal

Leia mais

Aula 08: Modelagem Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo

Aula 08: Modelagem Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo Aula 08: Modelagem Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Previously... Aulas anteriores: Modelagem (básico) Método

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 5 Resolvendo Problemas

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 5 Resolvendo Problemas Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 5 Resolvendo Problemas 1 Agente solucionador de problemas (guiado por objetivo) O agente reativo Escolhe suas ações com base apenas nas percepções

Leia mais

SOLUÇÕES HEURÍSTICAS PARA O JOGO DE DAMAS

SOLUÇÕES HEURÍSTICAS PARA O JOGO DE DAMAS Universidade Federal do Tocantins SOLUÇÕES HEURÍSTICAS PARA O JOGO DE DAMAS Diogo Rigo de Brito Guimarães Alexandre Tadeu Rossini da Silva Objetivo Implementar soluções heurísticas para o Jogo de Damas

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 Prof. Adriana Backx Noronha Viana (Material: Prof. Cesar Alexandre de Souza) backx@usp.br FEA/USP Problema... Vocês foram contratados pela Wyndor Glass Company

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude Prof. Humberto Brandão humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Universidade Federal de Alfenas versão da aula: 0.4 Introdução Problemas intratáveis ou difíceis são comuns

Leia mais

Computação Evolutiva. Aula 4 Usando AEs Prof. Tiago A. E. Ferreira

Computação Evolutiva. Aula 4 Usando AEs Prof. Tiago A. E. Ferreira Computação Evolutiva Aula 4 Usando AEs Prof. Tiago A. E. Ferreira Roteiro Exemplos: Problema das 8 rainhas Comportamentos Típicos dos AE CE no contexto da Otimização Global Relembrando Na Aula Passada,

Leia mais

ESTUDO DOS PARAMETROS DE UM ALGORITMO GENÉTICO PARA POSTERIOR USO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO TIPO JOB-SHOP

ESTUDO DOS PARAMETROS DE UM ALGORITMO GENÉTICO PARA POSTERIOR USO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO TIPO JOB-SHOP ESTUDO DOS PARAMETROS DE UM ALGORITMO GENÉTICO PARA POSTERIOR USO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO TIPO JOB-SHOP Gilson Rogério Batista, Gideon Villar Leandro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS

COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS Rosiana da Silva Lopes Danilo César Rodrigues Azevedo rosianalopes16@gmail.com danilo.azevedo@ufpi.edu.br.com

Leia mais

Pesquisa Operacional Aplicada à Mineração

Pesquisa Operacional Aplicada à Mineração Pesquisa Operacional Aplicada à Mineração Módulo de Otimização Parte II-b Prof. Marcone J. F. Souza Prof. Túlio A. M. Toffolo marcone.freitas@yahoo.com.br tulio@toffolo.com.br Departamento de Computação

Leia mais

DECISÕES SOBRE TRANSPORTES (PARTE III) Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes

DECISÕES SOBRE TRANSPORTES (PARTE III) Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes DECISÕES SOBRE TRANSPORTES (PARTE III) Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes Agosto/2013 Problemas de roteirização e programação de veículos (RPV) Objetivo geral: Determinar rotas de

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear 1 Sumário Modelagem e limitações da Programação Linear. Resolução Gráfica. Forma padrão de um modelo de Programação Linear. Definições

Leia mais

Planejamento e Análise de Sistemas de Produção

Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Aula 24 Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Paulo Augusto Valente Ferreira Departamento de Telemática Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação Universidade Estadual de Campinas Conteúdo

Leia mais

DESIGNAÇÃO. Introdução

DESIGNAÇÃO. Introdução DESIGNAÇÃO Introdução Um caso especial do modelo de transportes é aquele em que cada origem tem uma unidade disponível e cada destino necessita também de uma unidade. É o caso de escalar vendedores para

Leia mais

Modelagem de problemas de programação linear inteira

Modelagem de problemas de programação linear inteira Notas de aula de Otimização Combinatória. c Graduação em Engenharia de Produção/Departamento de Computação/ICEB/UFOP. Modelagem de problemas de programação linear inteira Marcone Jamilson Freitas Souza,

Leia mais

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros.

Lista de Exercícios Programação Inteira. x 2 0 e inteiros. Lista de Exercícios Programação Inteira ) Resolva os problemas a seguir usando o método B&B a) Max z = 5 x + y s.a x + y x + y 5 b) Max z = x + y s.a x + y 0 x + y 5 c) Max z = x + y s.a x + 9y 6 8 x +

Leia mais