Nome: Nº: Ano/Série: Orientação de estudo de Arte 3 Bimestre Data:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome: Nº: Ano/Série: Orientação de estudo de Arte 3 Bimestre Data:"

Transcrição

1 Nome: Nº: Ano/Série: Disciplina: Professor: Orientação de estudo de Arte 3 Bimestre Data: Durante o bimestre realizamos muitas atividades sobre o folclore. Desenhamos o personagem do folclore favorito. Realizamos a leitura de obras como: Figuras de Mamulengo, Boi de Manuel Eudácio, Bonecas de algodão-caruaru Pernambuco. Comentamos sobre as obras representadas e verificamos o material utilizado. Aprendemos que em cada região do Brasil, existem histórias diferentes sobre o folclore. Descobrimos que Folclore é a cultura popular! São costumes, brincadeiras, lendas, cantigas, jogos, danças e tantas outras coisas que aprendemos e ensinamos aos outros. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Lembre-se sempre de manter seus materiais organizados e ser responsável com as suas atividades. Data de entrega / / Professoras do 2 anos A, B e C.

2 Nas nossas aulas, ouvimos histórias, comentamos e desenhamos o nosso personagem do folclore favorito. Desenhe o seu personagem favorito no quadro abaixo. 2. Durante o bimestre comentamos sobre brincadeiras folclóricas. Escreva no quadro abaixo o nome de 3 delas. 3. Realizamos a leitura de parlendas e compreendemos que elas fazem parte do folclore. Faça o um desenho

3 para representar a parlenda abaixo. Hoje é Domingo Pé de Cachimbo O cachimbo é de ouro Bate no touro O touro é valente bate na gente A gente é fraco Cai no buraco O buraco é fundo Acabou-se o mundo Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisados os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você que realizou com muita facilidade.

4 Nome: Nº: 2º ano Disciplina: Professor: Orientação de estudo - Ciências 3º Bimestre Data: Ao longo deste bimestre os alunos participaram ativamente de questionamentos e troca de ideias com os colegas, possibilitando a compreensão da ação transformadora do homem sobre a natureza, percebendo-se como parte integrante do ecossistema. Iniciamos o bimestre conversando sobre os ambientes naturais das plantas e descobrimos que elas podem viver nos mais diversos lugares, como florestas, campos, matas e cerrados. Nas cidades, as plantas além de embelezar, também servem para purificar o ar que respiramos e podem ser encontradas nos jardins, ruas, praças e parques. Existem ambientes que foram modificados pelos homens para produzir alimentos é o que chamamos de plantações, como cafezal, trigo, cana de açúcar, entre outros. Aprendemos em nossas aulas que existem diferentes tipos de plantas e que elas podem ser separadas de acordo com as suas características e ambientes em que vivem. Podendo ser classificadas como árvores de grande porte, árvores frutíferas, plantas aquáticas, plantas de regiões secas, plantas aéreas, plantas incompletas, plantas perigosas, plantas carnívoras e plantas rasteiras. Descobrimos que as plantas são seres vivos que dependem da luz do sol, da agua e do solo para sobreviver e que são importantes para a sobrevivência dos seres humanos, que necessitam das plantas para se alimentar, respirar e fabricar objetos. Como exemplo: o papel, borracha, tecidos e remédios. Além de muitos outros objetos que são feitos de madeira. Além das atividades de sala, realizamos pesquisa de campo, coletando informações sobre as partes dos vegetais; folhas, flores, frutos e sementes. Observamos o processo de germinação, ou seja, a transformação de uma semente em uma nova planta, através da experiência com feijões. E conversamos a respeito dos diferentes tipos de solo e que todos os seres vivos dependem dele para sobreviver, pois é no solo que plantamos, andamos e construímos. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem. Você realizará em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Lembre-se sempre de manter seus materiais organizados e ser responsável com suas atividades. Data de entrega / /

5 1 De acordo com o que aprendemos neste bimestre podemos encontrar as plantas em diversos ambientes. A)Escreva abaixo os nomes destes ambientes. B) Você conhece a cantiga a seguir? Escreva os nomes das duas flores que aparecem na cantiga. 2-Conforme estudamos em nossas aulas as plantas também podem ser encontradasno ambiente das cidades. Onde podemos encontrar as plantas nas grandes cidades?

6 3 -Em nossas aulas aprendemos a classificar as plantas de acordo com suas características. Agora é hora de relembrar! Numere as fotos das plantas, usando a lista abaixo. (1) Árvores frutíferas. (2) Plantas aquáticas. (3) Arvores de grande porte. 4- Com as plantas podemos fabricar diversos objetos. Escreva abaixo o nome de 2 objetos que podem ser produzidos com as plantas. 5-Realizamos uma experiênciade germinação, plantando feijões. Após a observação das etapas desteprocesso de germinação foi possível perceber o que uma semente precisa para crescer forte e saudável. a) Agora, escreva nas linhas abaixo, o que a semente precisa para crescer? B) faça um desenho para representar as etapas do processo de germinação.

7 7- Aprendemos que os vegetais são formados pela: raiz, caule, folha e fruto. Ligue o nome de cada parte da planta ao lugar correto. FRUTO FOLHA CAULE OU TRONCO RAIZ 8 Descobrimos que árvores frutíferas são aquelas que dão frutos e que as sementes ficam guardadas dentro dos frutos. Escreva o nome de três frutos que possuem sementes em seu interior Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisados os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você realizou com muita facilidade.

8 Nome: Nº: 2º ano Disciplina: Professor: Orientação de estudo História e geografia 3º Bimestre Data: Neste bimestre os alunos conheceram a localização e a estrutura da escola aprenderam sobre a história da escola, como agir no dia a dia de modo a preservar os materiais e espaços comuns, além de aprender a se relacionar adequadamente com os colegas respeitando as regras que visam o bem estar coletivo. Iniciamos as nossas atividades de história e geografia, com a observação da gravura Brincadeiras infantis de Pieter Bruegel, levantando com os alunos os nomes das brincadeiras representadas na pintura e quais delas eram conhecidas ou desconhecidas pelo grupo. Com o tema Hora de brincar muitas atividades foram desenvolvidas, contribuindo para a aprendizagem dos alunos em relação a importância das regras, não apenas nas brincadeiras, mas em todos os lugares que se fazem necessárias, como no cinema, em casa, na escola, entre outros. Além das regras é preciso ter educação e respeito ao próximo. Aprendemos em nossas aulas algumas palavrinhas mágicas como desculpe, por favor, com licença e obrigado, que devem fazer parte da nossa educação. Conversamos a respeito da escola, já que este é um local onde passamos a maior parte do nosso tempo é na escola que aprendemos e fazemos muitos amigos. Descobrimos que para a escola funcionar direitinho todos devem fazer a sua parte, tanto os professores quanto os alunos e funcionários. Realizamos a leitura do texto A escola também tem história e aprendemos sobre as diferenças das escolas de antigamente a as escola de hoje, como os uniformes, os materiais e até mesmo a disposição dos moveis em sala de aula. Em nossas aulas também aprendemos a observar os objetos de maneiras diferentes; vista de frente, de cima e de lado. E que muitas coisas só podem ser representadas se seu tamanho for diminuído ou aumentado como, por exemplo, na confecção de uma maquete. Agora é a sua vez! Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Neste retomamos alguns temas abordados em nossas aulas. E a partir dos conteúdos trabalhados neste bimestre foram elaborados exercícios que reforçarão os conhecimentos obtidos durante as aulas. Não se esqueça de realizar suas atividades em um local tranquilo e caso tenha alguma dúvida anote para que possamos esclarecê-las durante a correção em sala de aula. Data de entrega / /

9 1. Em nossas aulas conversamos sobre diferentes tipos de brincadeiras. Escreva nas linhas abaixo o nome das brincadeiras representadas pela turma da Mônica. 2. Escreva o nome e faça o desenho de sua brincadeira favorita.

10 3. Durante as aulas aprendemos sobre a importância da utilização de algumas palavrinhas mágicas. Observe as imagens e escreva as palavras mágicas adequadas para cada situação. Desculpe, por favor, com licença, muito obrigado e até amanhã. 4. Nas aulas de História e Geografia você aprendeu sobre a história da escola. O que mais chamou sua atenção em relação a escola antiga? Escreva nas linhas abaixo. 5. Conversamos em nossas aulas sobre as diferenças existentes entre as escolas. Agora, pense na sua escola e depois; a) Pinte as alternativas que representam a sua escola. Minha escola... É particular. Fica no campo ou na praia. É um prédio moderno. Possui vários ambientes. Fica na cidade. É pública. Tem quadra coberta. Está bem conservada.

11 B) Sua classe é formada por meninos e meninas, então, pensando nisso, responda: Quantas crianças há ao todo? Quantas são meninas? Quantos são meninos? 6. A sala de aula é um local importante, onde aprendemos, trocamos ideias e realizamos muitas atividades. Nesse local, ficamos a maior parte do tempo quando estamos na escola. Faça um desenho que represente a sua sala aula. 7. Dependendo do lugar onde estamos, podemos enxergar os objetos de diferentes maneiras. Observe as imagens abaixo e pinte a sala de aula que você acha mais parecida com a sua.

12 8. Neste bimestre você construiu a maquete da sua sala de aula. A planta, abaixo, representa uma sala de aula. Observe: Agora, responda assinalando com um x: A) Geralmente, uma maquete representa um lugar em tamanho: Ampliado. Igual ao real. Reduzido. B) De onde esta planta da sala está sendo vista? De lado De cima De Frente

13 Nome: Nº: 2º Ano Disciplina:Inglês Professor: Felipe e Aline Orientação de Estudos Bimestre: 3º Data de correção coletiva: / /2015 Ao chegarmos ao fim de mais um bimestre e de finalizarmos nossa apostila, iremos revisar este conteúdo visando um melhor aproveitamento em nossa avaliação bimestral. É extremamente importante que você faça todos os exercícios em casa, com bastante atenção. Anote as possíveis dúvidas. Não se esqueça de trazer a Orientação de Estudo para a escola no dia da nossa correção coletiva, para que suas dúvidas sejam esclarecidas. Lembre-se de que poderá consultar a apostila caso necessário, porém, é importante tentar realizar sem consulta, pois, desta forma, você encontrará melhor e mais rápido suas dúvidas. Agora vamos relembrar as atividades realizadas no 3º bimestre; Durante este bimestre trabalhamos com os dias da semana e as matérias escolares. Exemplo: Monday English and Physical Education Vimos também materiais escolares com cores. Exemplo: blue pencil. Trabalhamos frutas e revisamos números de 1 a 20. Exemplo: three pineapples. Além disso, trabalhamos com a história da Goldilocks e o vocabulário pertinente. Exemplo: porridge e chair. Finalizamos o bimestre falando de animais. Alguns foram revisão e outros novidades. Exemplo: Lion e turkey Agora é o momento de você relembrar, revisar e registrar, tudo o que aprendeu ao longo do 3º bimestre. Realize sua Orientação de Estudo com bastante calma e atenção! Bom trabalho! Teacher Felipe 2º anos

14 1) Ao longo do bimestre trabalhamos com dias da semana. Chegamos até mesmo a montar um calendário do mês de agosto. Cantamos músicas para melhor fixação do vocabulário e sequência correta dos dias. Neste exercício você terá que colocar os dias na ordem correta, de acordo com o que você aprendeu: THURSDAY MONDAY SUNDAY SATURDAY FRIDAY WEDNESDAY TUESDAY ) No capítulo um, trabalhamos com as matérias escolares. Neste exercício você deverá escrever, em português, o significado delas. Por exemplo: Science = ciências. a- Math: b- Lab: c- PhysicalEducation: d- English: e- Geography: 3) Além de trabalharmos asmatérias escolares, vimos também materiais escolares. Neste exercício você deverá ligar os materiais e seus significados. Por exemplo: Pen caneta. ERASER PENCIL SCISSORS BOOK RULER LÁPIS TESOURAS RÉGUA LIVRO BORRACHA

15 4) No capítulo três trabalhamos com frutas e números de 1 a 20. Neste exercício você terá que escrever, em inglês, os nomes das frutas embaixo das figuras: 5) No capítulo quatro vimos animais. Alguns destes nós trabalhamos no primeiro ano e outros foram novidades. A diferença é que trabalhávamos somente a oralidade e este ano também aprendemos a escrever esses animais em inglês. Neste exercício você deverá escrever em inglês os animais: a- Urso: b- Peru: c- Macaco: d- Cobra: e- Elefante: Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você realizou com muita facilidade.

16 Nome: Nº: Ano/Série: Disciplina: Professor: Orientação de estudo de Matemática 3 Bimestre Data: Durante o bimestre realizamos atividades de adição, subtração e multiplicação de uma forma divertida. Vamos relembrar um pouco dessas aulas. Operações Enigmáticas: Aprendemos sobre a soma mágica e o quadrado mágico, compreendemos que somando os números dos quadrados nas posições verticais, horizontais e diagonais o resultado é sempre o mesmo. Com o jogo vinte e um aprendemos a somar os números das cartas até chegar ao número vinte e um. O trem de ferro: Resolvemos problemas favorecendo o campo da adição e subtração, utilizando diferentes recursos. Com o jogo tem cobra na linha aprendemos a contagem por agrupamentos variados de diferentes sequências, de 2 em 2, de 5 em 5, entre outras. Aprendemos na atividade do Sr. Ron que podemos fazer calculo mental, ou conta de cabeça, somando primeiro as dezenas e depois as unidades, assim 23+13, seria 20+10= 30, 3+3= 6, 30+6= 36. Telecine Objetivo: Resolvemos problemas envolvendo o campo da multiplicação, com foco na organização retangular. Com o jogo organizando poltronas, aprendemos que a multiplicação é uma forma de encurtar a adição, dessa forma é 2X2. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Lembre-se sempre de manter seus materiais organizados e ser responsável com as suas atividades. Data de entrega / / Professoras dos 2 anos A B e C.

17 1. De acordo com as nossas aulas sobre o jogo vinte e um, responda o exercício abaixo. Na escola de Pedro, na hora do recreio, os alunos do 2 ano brincam de bolada na lata. Cada jogador tem direito a jogar 3 bolas. Os pontos marcados nas latas derrubadas são somados. As latas são repostas no lugar após cada jogada. Todos precisam conseguir 21 pontos Complete a tabela: 1 Lata 2 Lata 3 Lata Total Ana pontos Davi pontos Maria 8 21 pontos 2. De acordo com as nossas aulas sobre contagem por agrupamentos de diferentes sequências, responda: Outras crianças aproveitam a hora do lanche para brincar de Trilha. Vamos ajudá-las? Para isso, complete a sequência corretamente: a) Sequência de 3 em 3. 3, 6, 9,,,,,,. b) Sequência de 5 em 5. 5, 10, 15,,,,,,,. 3. Aprendemos nas aulas sobre quadrado mágico e soma mágica, que somando os números dos quadrados nas posições horizontais, verticais e diagonais o resultado é o mesmo. Descubra a soma do quadrado mágico abaixo:

18 4. Aprendemos nas nossas aulas sobre agrupamentos, que podemos contar usando diferentes sequências. Complete a sequência abaixo: Hora de resolver problemas. Durante nossas aulas realizamos muitos problemas com a leitura do texto o trem de ferro. De acordo com o que aprendemos responda os problemas abaixo. A. O Trenzinho da cidade faz vários passeios por dia. O primeiro Vagão acomoda 40 passageiros. O segundo vagão acomoda 30 passageiros. O terceiro vagão acomoda 20 passageiros. Quantos passageiros têm dentro do trem? Resolva no quadro abaixo. B. Na estação de trem havia duas bilheterias. Na primeira bilheteria a atendente vendeu 60 bilhetes e, na segunda, foram vendidos 30. Quantos bilhetes foram vendidos ao todo? Resolva no quadro abaixo.

19 6. De acordo com as nossas aulas sobre multiplicação, mostre uma forma de encurtar as adições abaixo ou 5+5 ou Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisados os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você que realizou com muita facilidade.

20 Nome: Nº: Ano/Série: Disciplina: Professor: Orientação de estudos de Português 3 Bimestre Data: Durante o 3 bimestre realizamos muitas atividades sobre o folclore e descobrimos que Folclore é a cultura popular! São costumes, brincadeiras, lendas, cantigas, jogos, danças e tantas outras coisas que aprendemos e ensinamos aos outros. No festival do folclore realizamos leitura de trava-língua, parlenda, mitos e histórias que contam sobre os personagens folclóricos como: Saci Pererê, Mula sem cabeça, Iara entre outros. Com a leitura Pra casa da vó Dita, de Maurício de Sousa, percebemos que para ler as histórias em quadrinhos é preciso verificar a correspondência entre imagem, sequência de imagens e texto escrito. Aprendemos que nas histórias em quadrinhos os balões têm diferentes tamanhos, ou seja, o traçado dos balões indicam se o personagem está pensando, falando ou gritando. Verificamos que as palavras que demonstram sons nos quadrinhos são chamadas de onomatopéias. Percebemos que o texto não é uma soma de frases, com o uso da pontuação traduzimos a emoção do texto e organizamos suas informações. Dessa forma, produzimos textos como: histórias em quadrinhos, descrição de personagem do folclore, receitas, narrativas e poemas. Compreendemos que limeriques são poemas de cinco versos com caráter bem-humorado. Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção. Lembre-se sempre de manter seus materiais organizados e ser responsável com as suas atividades. Data de entrega / / Professoras dos 2 anos A e B.

21 Leia o texto e responda de acordo com o que aprendemos em nossas aulas sobre texto e interpretação de texto. Como no texto da história Na casa da vó Dita. Chuva Chata Está chovendo, a televisão está quebrada, e o meu irmãozinho não sabe jogar dominó. Está chovendo, eu estou só. Não posso ir lá fora jogar bola nem pião. Que chateação! Está chovendo, eu já li meu livrinho. Tinha um menino e um dinossaurinho. Está chovendo. Lá no livrinho tinha um ratinho e fazia Sol. Está chovendo. Vou ler de novo. Acho que a chuva não joga pião nem futebol. BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. Moderna. 1. Em dias de chuva, o menino do poema fica: Feliz. ( ) aborrecido. ( ) com medo. ( ) Pinte com sua cor preferida uma estrofe do poema que comprova sua resposta. 2. O que a personagem do poema fez enquanto chovia? 3. E você, o que costuma fazer para se divertir, nos dias de chuva?

22 4. Nas nossas aulas aprendemos sobre os personagens do folclore. Realizamos a leitura de vários personagens do folclore como o Saci Pererê, Iara e Curupira. Faça um desenho de um personagem do folclore em seguida escreva sobre ele. 5. Nas nossas aulas aprendemos sobre pontuação e percebemos que com a pontuação organizamos as informações do texto. Use a pontuação correta no O que é, o que é abaixo. O que é, o que é Cai em pé e corre deitado A chuva

23 6. Compreendemos que as onomatopeias são aquelas palavras que demonstram o som nos quadrinhos. Observe o quadrinho abaixo e responda as questões. A. Por que a Magali ficou brava? B. Pinte a onomatopeia do quadrinho. C. Que título você daria a para essa história? 7. Aprendemos em nossas aulas sobre poema, verso e estrofe, leia o poema e faça o que se pede. Canoa Alto-mar uma canoa sozinha navegava. Alto-mar uma canoa sem remo nem vela. Alto-mar uma canoa com toda coragem Alto-mar uma canoa na primeira viagem

24 Alto-mar uma canoa procurando estrela. Alto-mar uma canoa não sabe o que a espera. Lisboa, Henriquieta. O menino poeta. A. Muitas vezes, os poemas nos fazem criar belas imagens em nossos pensamentos. Leia o poema em seguida faça um desenho sobre ele. B. Quantos versos têm o poema? 8. Aprendemos que os limeriques são poemas que contem cinco versos. Leia o limerique seguir e responda a questão. Minosa, a vaca malhada. Dormia, de pé na escada. Soprou um tufão e a vaca então voou, e ficou tresmalhada Tatiana Berlinky A. Que história conta esse Limerique?

25 B. Desenhe como mimosa ficou depois da passagem do tufão! Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisados os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você que realizou com muita facilidade.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011

Notícias do grupo. REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA 21/3/2011 REUNIÃO DE PAIS 1º ANO B e C 1º SEMESTRE/2011 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA Notícias do grupo QUANDO EU TINHA UM ANO, EU ESTAVA APENAS COMEÇANDO. QUANDO EU TINHA DOIS, EU ERA QUASE NOVO. QUANDO EU TINHA TRÊS,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 2º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE?

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE? 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: O QUE É FOLCLORE? A palavra folclore foi criada por um inglês e usada, pela primeira vez, em 22 de agosto de 1846. Daí o mês de agosto ser

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 009. Nome: 3 o ano ( a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Disciplina/Valor Português 4,0

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Elaboramos algumas atividades referentes a revisão de prérequisitos. Faça as atividades com calma e capricho. Lembre-se de trazer todas

Elaboramos algumas atividades referentes a revisão de prérequisitos. Faça as atividades com calma e capricho. Lembre-se de trazer todas Srs. Pais e alunos, Elaboramos algumas atividades referentes a revisão de prérequisitos para iniciação de novos conteúdos. Faça as atividades com calma e capricho. Lembre-se de trazer todas quando voltarmos,

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 6 21/05 e 28/05 de 2015 Atividades de reforço

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 6 21/05 e 28/05 de 2015 Atividades de reforço ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 6 21/05 e 28/05 de 2015 Atividades de reforço Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora:

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área do conhecimento. Compartilhar

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI 2 o BIMESTRE Eixo temático O mundo das histórias Disciplina/Valor Português

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu.

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu. Bem vindo ao Edukatu! Para nós, do Instituto Akatu, é uma grande alegria contar com sua participação e engajamento no Edukatu Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente! Para participar, é fácil! Siga

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÃO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DATA DA REALIZAÇÃO: 26/10/2015

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DATA DA REALIZAÇÃO: 26/10/2015 3º ano A e B - FICHA DA SEMANA 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno, de acordo

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: É o Bicho

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: É o Bicho Plano de aula Objeto de Aprendizagem: É o Bicho Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Adição e subtração. Séries indicadas: 2ª série/ 3º ano do ensino fundamental. Material utilizado:

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental

Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental Luciane de Fatima Bertini Universidade Federal de São Carlos Brasil lubertini@terra.com.br ) Nacir Aparecida Bertini Prefeitura

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

2ºano. 2º período 1.2 HISTÓRIA & GEOGRAFIA. 10 de junho de 2014

2ºano. 2º período 1.2 HISTÓRIA & GEOGRAFIA. 10 de junho de 2014 2ºano 1.2 HISTÓRIA & GEOGRAFIA 2º período 10 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 6.O ANO EM 2013 Disciplina: Prova: português

endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 6.O ANO EM 2013 Disciplina: Prova: português Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 6.O ANO EM 2013 Colégio Disciplina: Prova: português desafio nota: Texto para as questões de 1 a 3. Material: 1 xícara quase cheia de farinha

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 6º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre A Introdução: Neste bimestre, tivemos como tema principal a água. Estudamos os estados físicos

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC

Sistema de Ensino CNEC 1 SUMÁRIO VOLUME 1 "O homem é um pedaço do Universo cheio de vida." Ralph Waldo Emerson Capítulo 1 O Tempo não para 5 Capítulo 2 Você percebendo-se como sujeito histórico 20 Capítulo 3 O Universo que nos

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Objetivos Específicos. Estratégias em Língua Portuguesa. Leitura de histórias em quadrinhos. Desenhos próprios. Gibisão data show.

Objetivos Específicos. Estratégias em Língua Portuguesa. Leitura de histórias em quadrinhos. Desenhos próprios. Gibisão data show. PLANEJAMENTO Folclore Professor (a): Vanessa da Rosa Competências Leitura; Oralidade; Produção textual, Ortografia, Ritmo e Memória. Avançar em seus conhecimentos sobre a escrita, ao escrever segundo suas

Leia mais

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto.

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto. PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: História em quadrinho PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura;

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Queridos Pais e educandos!

Queridos Pais e educandos! 1 Queridos Pais e educandos! Pensando em sua saúde, e da sua família, ficaremos sem nos ver mais esta semana e para que o semestre não fique prejudicado estamos enviando algumas atividades para serem realizadas

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM. 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.BR NO NORDESTE O MEU FOLCLORE É DE RAIZ WILSON FEITOSA LOPES

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO V Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 9/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

Cores e Formas. Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras.

Cores e Formas. Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras. Cores e Formas 1) Objetivo Geral Aplicando os conceitos da reciclagem, fazer uso das formas geométricas como materiais para a composição e decomposição de figuras. 2) Objetivo Específico Reconhecimento,

Leia mais

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1)

Roteiro semanal. 3º ano Matutino. Deus é bom e sua bondade dura para sempre. (Salmos 106:1) Roteiro semanal 3º ano Matutino De 23 a 27 de fevereiro Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 23 de fevereiro de 2015. Professora: Nome: Turma: 3 ano Ensino Fundamental Segunda-feira 23/02/2015 Português no

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138 PONTO DE APOIO Edição 138 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br Nº 12 1ª EDIÇÃO ANO 2013 Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogerio da Silva Arte e Execução: Lucas De Toni Reginatto Estagiários: Fábio

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 1. Identificação: Plano de Trabalho com Projetos Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de Roda.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de Roda. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de Roda. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades: H12

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa

Propostas de Escrita Criativa. Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Propostas de Escrita Criativa Envelope com as possíveis propostas de texto de escrita criativa Exploração da História - O Gato Gonçalves Reconstituição da História em grande grupo e a pares Reconstituição

Leia mais

Prova bimestral. história. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia o texto e responda.

Prova bimestral. história. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia o texto e responda. Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 4 o Bimestre 3 o ano história 1. Leia o texto e responda. As evidências mais antigas da amizade entre

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE / PRIMAVERA

PROJETO MEIO AMBIENTE / PRIMAVERA Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira PROJETO MEIO AMBIENTE / PRIMAVERA Rio Negro MS, Setembro de 2012. Identificação Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Cidade: Rio Negro MS Período: Setembro

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Projetos. Outubro 2012

Projetos. Outubro 2012 Projetos Outubro 2012 UM DIA CHUVOSO NA ESCOLA Hoje amanheceu chovendo muito e o vento soprava forte. A nossa sala estava pronta e arrumada para receber as crianças, mas o mau tempo fez com que elas se

Leia mais

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História 4º A 4º B 4º C Vivência Religiosa - 4º ano quarta-feira segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as lições

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

NOME: NOME: DATA: / / PROFESSORA: CAÇA-PALAVRAS PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES DAS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA QUE VOCÊ LEU.

NOME: NOME: DATA: / / PROFESSORA: CAÇA-PALAVRAS PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS OS NOMES DAS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA QUE VOCÊ LEU. NOME: DATA: / / PROFESSORA: ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO

Leia mais

SITE_INEP_PROVA BRASIL - SAEB_MT_5ºANO (OK)

SITE_INEP_PROVA BRASIL - SAEB_MT_5ºANO (OK) 000 IT_023672 As balanças podem ser utilizadas para medir a massa dos alimentos nos supermercados. A reta numérica na figura seguinte representa os valores, em quilograma, de uma balança. 0 1 2 3 A partir

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O piado da coruja 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O piado da Coruja

Leia mais

Trabalhos 2015 1 Ano Profªs Carolina e Pamela 1º BIMESTRE:

Trabalhos 2015 1 Ano Profªs Carolina e Pamela 1º BIMESTRE: Trabalhos 2015 1 Ano Profªs Carolina e Pamela Cronograma de trabalhos 1º ano 1º BIMESTRE: PORTUGUÊS Tema: Livro de contos infantis Proposta: Escolher um conto infantil. Buscar informações sobre o conto,

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã. AVALIAÇÃO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Borboletas Urbanas

Unidade Portugal. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã. AVALIAÇÃO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Borboletas Urbanas Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Eixo temático - Natureza amiga Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist/Geo 3,0 Ciências

Leia mais

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição XIV MMXII fase 3 Grupo C OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Questão 1 O balanço é um

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos ENSINANDO REGRA DE TRÊS SIMPLES COM MATERIAL DOURADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE LAVRAS Resumo Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos UFLA/DEX, larissavilela@outlook.com.br UFLA/DEX, lucas_fre@matematica.ufla.br

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Ano: 3º Nome do (a) Aluno (a): Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Componente Curricular: Matemática Professor

Leia mais