Tecnologias de Informação e Comunicação. Unidade 3 - Internet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologias de Informação e Comunicação. Unidade 3 - Internet"

Transcrição

1 Tecnologias de Informação e Comunicação Unidade 3 - Internet

2 Informação Análise da informação na Internet 4- Analisar a informação de forma crítica 1. Selecionar, de forma sistemática e consistente, os resultados da pesquisa feita face aos objetivos pretendidos; 2. Analisar a qualidade da informação aplicando instrumentos validados; 3. Analisar a pertinência da informação no contexto em que está a trabalhar; 4. Conhecer critérios de credibilidade das fontes de informação; 5. Avaliar a qualidade da informação recolhida, verificando diferentes fontes, autorias e atualidade.

3 1. Selecionar, de forma sistemática e consistente, os resultados da pesquisa feita face aos objetivos pretendidos CONCEÇÃO DE UMA PESQUISA A pesquisa na Internet é uma das atividades mais realizadas, especialmente pelos mais jovens. A Internet disponibiliza uma base de dados muito rica. No entanto, é fundamental ter competências para poder utilizar toda a informação que está disponível sem perder demasiado tempo e para saber analisá-la.

4 1. Selecionar, de forma sistemática e consistente, os resultados da pesquisa feita face aos objetivos pretendidos CONCEÇÃO DE UMA PESQUISA ASPETOS IMPORTANTES Quem? - Perfil do solicitador O quê? - Natureza da informação Onde? - Limites geográficos, lugares-recurso Quando? Uma data, um prazo Porquê? - Objetivo(s) Como? - ferramentas, métodos, estratégias

5 1. Selecionar, de forma sistemática e consistente, os resultados da pesquisa feita face aos objetivos pretendidos CONCEÇÃO DE UMA PESQUISA A conceção de uma pesquisa na internet obriga no mínimo a refletir sobre a pesquisa a partir de duas questões essenciais: 1) O que é que eu procuro exatamente? 2) O que pretendo fazer com o que procuro?

6 1. Selecionar, de forma sistemática e consistente, os resultados da pesquisa feita face aos objetivos pretendidos DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA O desenvolvimento da pesquisa obriga, por sua vez, a tirar notas e a registar procedimentos de modo a permitir uma inquirição sistemática. Esta medida é essencial sempre que: 1) Se efetuam pesquisas complexas. 2) Se efetuam pesquisas para outra pessoa. 3) Se efetuam pesquisas no âmbito de uma formação/tema.

7 2. Analisar a qualidade da informação aplicando instrumentos validados TRÊS QUESTÕES DE BASE PARA AVALIAR OS SITES PESQUISADOS a) O site é fiável? b) A informação é interessante? c) Era mesmo isto que procurava?

8 2. Analisar a qualidade da informação aplicando instrumentos validados PARA UMA ANÁLISE MAIS RIGOROSA

9 3. Analisar a pertinência da informação no contexto em que está a trabalhar QUAL A PERTINÊNCIA DAS INFORMAÇÕES? a) São estas as informações que procuro? b) O nível das informações responde à minha exigência? c) O site trata o assunto pesquisado de modo suficientemente simples ou suficientemente elaborado?

10 3. Analisar a pertinência da informação no contexto em que está a trabalhar QUAL O INTERESSE DO DOCUMENTO? a) O documento é verdadeiramente interessante? b) O que traz o documento de novo?

11 3. Analisar a pertinência da informação no contexto em que está a trabalhar COMO? Como se apresenta o documento? a) A redação da informação é clara? b) O documento está bem estruturado? c) As fontes estão bem referenciadas?

12 4. Conhecer critérios de credibilidade das fontes de informação QUEM? Quem é o autor do documento? a) O autor está identificado? Podemos contactá-lo? b) Trata-se de um especialista na matéria? c) Exprime-se em nome de uma instituição ou a título individual?

13 5. Avaliar a qualidade da informação recolhida, verificando diferentes fontes, autorias e atualidade. O QUÊ? Qual a natureza do site? a) Trata-se de um sítio institucional? De um sítio associativo? De um sítio comercial? b) A competência e a fiabilidade do sítio ou dos seus autores relativamente ao assunto são reconhecidas? c) Redireciona para sites fiáveis? Os sites fiáveis têm ligações para esse site?

14 5. Avaliar a qualidade da informação recolhida, verificando diferentes fontes, autorias e atualidade. ONDE? Donde provem a informação? a) Trata-se de um sítio português? b) Trata-se de um sítio lusófono? Europeu? Quais os limites geográficos da informação? a) A informação restringe-se a um determinado país? Isso convém-me? b) A informação é válida noutros contextos geográficos?

15 5. Avaliar a qualidade da informação recolhida, verificando diferentes fontes, autorias e atualidade. QUANDO? De que período se trata? a) O período tratado corresponde às minhas necessidades? Qual a data do documento? a) O documento tem uma data? b) O documento necessita de alguma atualização? c) Qual a data da última atualização?

16 5. Avaliar a qualidade da informação recolhida, verificando diferentes fontes, autorias e atualidade. TRABALHOS DE PESQUISA Quando realizas pesquisas para os teus trabalhos deves: Indicar palavras chave pertinentes; Analisar os resultados obtidos, aplicando as questões mencionadas anteriormente; Selecionar os resultados que interessam; Cruzar dados de forma a verificar a veracidade e fiabilidade da informação. Ser crítico em relação à informação que pesquisas e vais utilizar no teu trabalho.

17 Bibliografias, referências bibliográficas e citações Conceitos básicos Bibliografia Lista de referências bibliográficas segundo uma ordem específica e que contém elementos descritivos de documentos, que permitem a sua identificação. Citação Forma breve de referência colocada entre parênteses no interior do texto ou anexada ao texto como nota em pé de página e que permite identificar a publicação onde foram obtidas as ideias, e indicar a sua localização exata na fonte. Referência bibliográfica Conjunto de elementos bibliográficos que identificam uma publicação ou parte dela.

18 Bibliografias, referências bibliográficas e citações Qual a finalidade das referências Bibliográficas e citações? 1º Lugar Reconhece o mérito do autor do texto que foi consultado, promovendo a honestidade intelectual e a não apropriação indevida do trabalho dos outros. Não se deve plagiar. 2º Lugar Confere maior credibilidade àquilo que o autor escreve, porque demonstra que houve consultas de trabalhos daqueles autores que escrevem sobre o mesmo tema em estudo. 3º Lugar Permite a quem lê, localizar, confirmar e explorar a fonte de onde foi extraída a informação. 4º Lugar É uma memória auxiliar para o autor, permitindo-lhe o seu uso posterior

19 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia com um autor Último nome, Primeiro nome. Título. Local: Editor, Ano. Deve usar a data mais recente de publicação da fonte que vai usar.

20 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia de enciclopédias O título deverá ser o tópico que pesquisou na enciclopédia e deverá estar entre aspas. Deverá encontrar nessa página o nome do autor no início ou no fim do artigo. O título da enciclopédia deverá estar sublinhado. No caso dos artigos assinados encontrará o autor do texto. Deverá estar formatado da seguinte forma: Último nome, Primeiro nome. "Titulo do Artigo", Nome da Enciclopédia, Número do Volume. Local: Editor, Ano.

21 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia de revistas Quando está a citar revistas jornais deverá utilizar o seguinte formato: Último Nome, Primeiro Nome. "Título do Artigo". Nome da Revista. Local: Editor, Ano, Mês, Dia: Número das páginas. As revistas têm quase sempre o nome dos autores, no princípio ou no fim do artigo. Se não tiver o autor, deverá usar o título do artigo em primeiro lugar.

22 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia de jornais "Título do Artigo". Título do Jornal. Ano, Mês, Dia: Número da Secção, Número das páginas usadas. Se o artigo tiver um autor, deverá colocá-lo antes do nome do artigo.

23 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia de filmes No caso de um filme, deverá usar a seguinte formatação para a sua bibliografia: Nome do Filme. Realizador. Editor. Ano. O título do vídeo deverá aparecer em primeiro lugar, seguido da pessoa a quem forem atribuídos os créditos, normalmente o realizador, mas poderá também ser o narrador ou apresentador.

24 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia de CD s "Nome do Artigo". Nome do CD. CD-ROM. Local: Editor, Ano.

25 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia da Internet Último Nome, Primeiro Nome. Título da Página, Data em que encontrou o website, <endereço do website>. Se o site não tiver um autor (o que é frequente), utilize a organização responsável pelos conteúdos. Se também não souber, comece com o nome do título da página sublinhado, seguido da data. O endereço do site deverá estar dentro dos caracteres <>.

26 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Bibliografia de entrevistas Último Nome, Primeiro Nome (da pessoa entrevistada). Entrevistado por (o nome do entrevistador, Primeiro e Último Nome). Cidade, País (da entrevista). Data da entrevista. Existem vários formatos, consoante o tipo de fonte que quiser usar no seu relatório, mas o importante quando precisar de fazer uma bibliografia é dar o crédito necessário a quem o ajudou a completar o documento.

27 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Citações A norma NP (NP- Norma Portuguesa) prevê o uso de três tipos de citações: numéricas, em nota e autor-data. Apenas as citações numéricas e as autor-data, são as mais correntemente usadas pelas várias comunidades científicas.

28 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Citações numéricas Utilizam-se números inseridos no texto em expoente ou entre parênteses que reenviam para os respetivos documentos, pela ordem em que são citados. Todas as citações do mesmo documento deverão ter o mesmo número. Ex:...mobilidade molecular associada aos grupos metileno (1) e às cabeças polares (2) dos fosfolípidos da bicamada. Neste caso a bibliografia deve ser apresentada por ordem numérica das citações: (1) CHAPMAN, D.; SALSBURI, N. J.- Physical studies of phosfolipids. Trans. Faraday Soc. 62 (1966) (2) VEKSLI, ; SALSBURI, N. J.; CHAPMAN, D. - Physical studies of phospho-lipids... Biochim. Biophys. Acta. 183 (1969)

29 Referências bibliográficas e citações: Como fazer? Citações autor-data Neste caso a citação é feita referindo o apelido do autor, o ano de publicação e, se necessário o(s) número(s) da(s) página(s) entre parênteses. Se o nome do autor já fizer parte integrante do texto, apenas deve ser colocado entre parêntese o ano e página(s). Ex.:...mobilidade molecular associada aos grupos metileno (CHAPMAN e SALSBURY, 1966, p.65) e às cabeças polares (VEKSLI et al., 1969, p.200) dos fosfolipidos da bicamada. Verificou-se que as moléculas lipídicas trocam com as vizinhas na mesma monocamada (KORNBERG e McCONNELL, 1971,p.39) e, embora raramente, migram..

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas?

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas? Bibliografia descrição do conhecimento dos livros quanto à edição, papel e tipo; notícia acerca das obras de determinado autor ou assunto» Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora Todos os trabalhos

Leia mais

Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Domínio: Informação Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Grandes Marcos da História das TIC; Papel das tecnologias na sociedade contemporânea e as potencialidades da web social;

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAÍNHA SANTA ISABEL, ESTREMOZ Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano Planificação Anual Ano letivo 2017/2018 Professora: Ana Barreto Domínio: Informação Subdomínio: A informação,

Leia mais

Literacia da Informação. Como fazer um trabalho?

Literacia da Informação. Como fazer um trabalho? Literacia da Informação Como fazer um trabalho? Índice 1.ª Etapa Qual é o tema do meu trabalho?.... 3 2.ª Etapa- Onde procurar a informação?.. 5 3.ª Etapa- Seleção da Informação.. 6 4.ª Etapa- Recolha

Leia mais

Tecnologias da Informação e. 7º/8º Anos. Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo: 2012/2013. Professora: Marlene Fernandes. (Marlene Fernandes) / /

Tecnologias da Informação e. 7º/8º Anos. Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo: 2012/2013. Professora: Marlene Fernandes. (Marlene Fernandes) / / PLANIFICAÇÃO ANUAL Tecnologias da Informação e Comunicação 7º/8º Anos Ano Letivo: 2012/2013 Professora: Marlene Fernandes (Marlene Fernandes) / / INFORMAÇÃO Metas Curriculares - Tecnologias da Informação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO (º semestre setembro a 3 janeiro) DISCIPLINA: TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) ANO: 7º CURSO: 3º ciclo Total de aulas Previstas: 3 07/08 º Período Aulas Previstas: 6 Mês Set. Unidades Temáticas

Leia mais

1.º Período. Domínio Subdomínio

1.º Período. Domínio Subdomínio 1 - A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Subdomínio Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; Análise da informação na Diagnóstica; Compreender a evolução

Leia mais

Planificação a longo prazo

Planificação a longo prazo Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Departamento de Departamento de Artes e Tecnologias Planificação a longo prazo de 7º Ano (2013/2014) Período Início

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ANO PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2014/2015

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016 SUB Informação A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo contemporâneo; a) Conhecer os grandes

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. 1. Compreender a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu papel no mundo contemporâneo:

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. 1. Compreender a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu papel no mundo contemporâneo: ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ESCOLA EB2.3 D.MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: TIC ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Informação

Leia mais

Para fazeres um trabalho de pesquisa, há 6 etapas a percorrer:

Para fazeres um trabalho de pesquisa, há 6 etapas a percorrer: ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Aluno(s) Professor Disciplina Realização do trabalho Início Fim Apresentação do trabalho Data Tempo Entrega do trabalho Data Público-alvo Turma/Ano Para fazeres um trabalho de

Leia mais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Metas curriculares 7º ano Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender a evolução das tecnologias

Leia mais

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano 07-08 º Período Domínio: Informação Conteúdos Objetivos /Descritores Estratégias/ Recursos Avaliação diagnóstica à disciplina

Leia mais

PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL DE CONTEÚDOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL DE CONTEÚDOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL DE CONTEÚDOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7º Ano Ano Letivo: 206-207 Grupo de Docência: 550 - Informática 7º Ano *** Ano Letivo: 206-207 N.º DE AULAS (45 ): 4 N.º DE AULAS

Leia mais

ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS (7.º ano) Turmas: A,C DOMÍNIO: INFORMAÇÃO I7 SUBDOMÍNIOS: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Análise da informação na

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 ESCOLA EB

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR

ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR Literacia da Informação 14-04-2009 1 Índice Indice 2 O que é a Literacia da Informação? 3 Qual a importância da Literacia da Informação? 4 Diversidade

Leia mais

1. A informação, o conhecimento

1. A informação, o conhecimento DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO DE ESCOLARIDADE: 7º PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL 2016/2017 METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO/ TEMAS INFORMAÇÃO I7 1. A informação, o conhecimento e

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática

Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática Planificação Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática DOMÍNIO: INFORMAÇÃO I7 SUBDOMÍNIOS: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Leia mais

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa INTRODUÇÃO (1) Quando realizamos um trabalho escolar é muito importante

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Apresentação

Leia mais

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/ PERÍODO

Planificação Anual TIC 8º Ano 2012/ PERÍODO Ano Letivo 2012/2013 TIC 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS 1 PERÍODO 1 TEMPO- 45 MINUTOS Domínio Duração Objectivos Gerais Objectivos Específicos Estratégias/ Actividades Subdomínio 8ºA 8ºB Informação

Leia mais

Trabalho escrito de Educação Física

Trabalho escrito de Educação Física Trabalho escrito de Tema: Dança - O que é dançar? Subtema: Escolha de uma dança tradicional: - Nome da dança; - Enquadramento histórico e local da dança; - Descrição da coreografia; Data de entrega do

Leia mais

ANEXO I - ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

ANEXO I - ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS ANEXO I - ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS SUMÁRIO Fases de desenvolvimento de um projeto de investigação Estruturação de um trabalho científico / Dissertação Estruturação de um trabalho académico

Leia mais

REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo

REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR 2012-2013 Coordenadora: Catarina Azevedo Índice 1. DEFINIÇÕES... 3 1.1. O QUE É UMA CITAÇÃO?... 3 1.2. O QUE É UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA?... 3 1.3.

Leia mais

Como Fazer? Que preciso? COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO. - Podes procurar uns livros sobre um assunto de diversas maneiras:

Como Fazer? Que preciso? COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO. - Podes procurar uns livros sobre um assunto de diversas maneiras: COMO DESCOBRIR UM LIVRO SOBRE UM ASSUNTO Na biblioteca há muitos livros. Para não te perderes e conseguires encontrar o que precisas sobre um assunto, deves saber como estão arrumados e como podes fazer

Leia mais

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com ORIENTAÇÕES PARA A ELBORAÇÃO DE UM TRABALHO DE PESQUISA A realização de trabalhos de pesquisa é uma das tarefas que vais ter de fazer ao longo da tua vida escolar, tem um peso importante na tua avaliação

Leia mais

Encontros Pedagógicos: O trabalho de estágio. Pesquisa bibliográfica: necessidades e facilidades

Encontros Pedagógicos: O trabalho de estágio. Pesquisa bibliográfica: necessidades e facilidades 10 de abril de 2013 ESACB Pesquisa bibliográfica: necessidades e facilidades Biblioteca ESACB/ESART Agenda Tema - Pesquisa Bibliográfica/Literacia da Informação(LI) Necessidade de informação Facilidade

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

Escola EB António Feijó

Escola EB António Feijó AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEÍJO Escola EB António Feijó 7.º ANO PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 206/207 INFORMAÇÃO Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES 1. A Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (RS) aceita textos de diversa natureza: artigos; recensões; notas

Leia mais

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2017/2018

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2017/2018 Subdomínios de desenvolvimento Dados e estatísticas 1. Utilizar, de forma simples, as funcionalidades de uma folha de cálculo: Introduzir e manipular dados numa folha de cálculo; Editar e formatar adequadamente

Leia mais

Escola Básica de Gondomar. Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE 2014/2015

Escola Básica de Gondomar. Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE 2014/2015 Escola Básica de Gondomar Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE Conteúdos Programáticos 1º e 2º Períodos A Informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender

Leia mais

Planificação de Tecnologias da Informação e comunicação ( TIC) 7º Ano Domínio

Planificação de Tecnologias da Informação e comunicação ( TIC) 7º Ano Domínio Planificação de Tecnologias da Informação e comunicação ( TIC) 7º Ano Domínio Informação I7 Subdomínio 3 tempos (45 minutos) I7.1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias. Compreender a evolução

Leia mais

Planificação de Tecnologias da Informação e comunicação ( TIC) 7º Ano Domínio

Planificação de Tecnologias da Informação e comunicação ( TIC) 7º Ano Domínio Planificação de Tecnologias da Informação e comunicação ( TIC) 7º Ano Domínio Informação I7 Subdomínio 3 tempos (45 minutos) I7.1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias. Compreender a evolução

Leia mais

Graduação UFRJ. Normas para monografias e trabalhos teóricos

Graduação UFRJ. Normas para monografias e trabalhos teóricos Graduação UFRJ Normas para monografias e trabalhos teóricos SUMÁRIO 02 02 04 DEFINIÇÕES 1.1 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO 1.2 - ABNT FORMATO GERAL DE APRESENTAÇÃO ESTRUTURA DO TFG TEÓRICO 3.1 - ELEMENTOS

Leia mais

Fonte: - Reedição gráfica: Luís Franco. Guia de Pesquisa na Web

Fonte: -  Reedição gráfica: Luís Franco. Guia de Pesquisa na Web Fonte: Ciências@TIC - http://ciencias.crie.fc.ul.pt Reedição gráfica: Luís Franco Guia de Pesquisa na Web De modo a ajudar os alunos a desenvolver competências no âmbito da literacia digital é indispensável

Leia mais

Rita Guerreiro Comparação entre dois gestores de referências bibliográficas gratuitos: Mendeley e EndNote Web

Rita Guerreiro Comparação entre dois gestores de referências bibliográficas gratuitos: Mendeley e EndNote Web Rita Guerreiro 2018 Comparação entre dois gestores de referências bibliográficas gratuitos: e Instalação É necessária a criação de uma conta de utilizador, esta permitirá o acesso ao desktop e ao Web.

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO COMO ORGANIZAR UM TRABALHO 1 Sempre que os professores te pedirem um trabalho, convém que saibas as partes que o constituem: Capa / Página de rosto Sumário ou índice Introdução Corpo do trabalho Conclusão

Leia mais

PARA UMA ÉTICA DO TERRITÓRIO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARQUITECTURAS DO MAR E FILOSOFIA E ARQUITECTURA DA PAISAGEM

PARA UMA ÉTICA DO TERRITÓRIO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARQUITECTURAS DO MAR E FILOSOFIA E ARQUITECTURA DA PAISAGEM PARA UMA ÉTICA DO TERRITÓRIO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARQUITECTURAS DO MAR E FILOSOFIA E ARQUITECTURA DA PAISAGEM NORMAS PARA REFERENCIAÇÃO BIBLIOGRAFICA E CITAÇÕES (Norma Portuguesa NP 405 - Instituto

Leia mais

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16)

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Âmbito da Publicação A revista Territorium é publicada anualmente pela

Leia mais

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito Para realizar os trabalhos escritos ao longo do ano, siga as orientações do Colégio que são baseadas pelas normas da ABNT- Associação

Leia mais

TIC 8.º ANO: 2018/2019

TIC 8.º ANO: 2018/2019 344357 - EB PLANIFICAÇÃO ANUAL.- Exploração de ambientes computacionais Criação de um produto original de forma colaborativa e com uma temática definida, com recurso a ferramentas e ambientes computacionais,

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir: Informações gerais A apresentação dos trabalhos aprovados será : Em forma de pôster e/ou apresentação oral Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos: resumo expandido ou trabalho

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

Departamento de Informática e Tecnologias

Departamento de Informática e Tecnologias Departamento de Informática e Tecnologias Critérios de Avaliação para a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo Ano Letivo 2016/17 Domínios Informação 7º e 8º ano Compreender a evolução

Leia mais

Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação

Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação Agrupamento de Escolas de Quinta da Lomba Escola Básica 2,3 de Quinta da Lomba Biblioteca Escolar PLANIFICAR o trabalho

Leia mais

Aula 2 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Aula 2 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Aula 2 CBD0100 - ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA, ELEMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Prof. Rogério Mugnaini (adaptações do material de aula do ) O que é uma pesquisa? Continuação... (Parte

Leia mais

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16)

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Âmbito da Publicação A revista Territorium é publicada anualmente pela

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

Planificação Anual. Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA LITERACIA DA INFORMAÇÃO Como organizar um trabalho de pesquisa? Na organização de um trabalho deves ter em conta os aspectos apontados pelo professor como o número

Leia mais

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Introdução No Escritório Virtual da Naturgy estão reunidas todas as informações que podem interessar-lhe relacionadas

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3. Como se faz um Trabalho Escolar

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3. Como se faz um Trabalho Escolar Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Como se faz um Trabalho Escolar 1 - A escolha do TEMA Definir bem o TEMA Qual o OBJETIVO do trabalho? O que pretende o Professor? Quanto TEMPO tenho para a sua

Leia mais

1ª ETAPA Definição e delimitação da tarefa:

1ª ETAPA Definição e delimitação da tarefa: The Big 6 6 etapas 1. Definição da tarefa 2. Estratégias de pesquisa 3. Localização e acesso da Informação 4. Seleção da informação relevante 5. Organização e apresentação 6. Avaliação 1ª ETAPA Definição

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 8º ANO GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Nº

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR TIC INFORMAÇÃO I7 Conhecer os grandes marcos da história das TIC; Reconhecer a importância do papel das tecnologias na

Leia mais

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 06/07 Tecnologias de Informação e Comunicação 8º Ano SUBDOMÍNIO CC8.. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

IMPRENSA LOCAL DIGITAL

IMPRENSA LOCAL DIGITAL IMPRENSA LOCAL DIGITAL GUIA DO/A UTILIZADOR/A 2 12 SUMÁRIO IMPRENSA LOCAL DIGITAL... 3 REQUISITOS TÉCNICOS... 3 O INTERFACE GIB PUBLICAÇÕES... 3 FORMAS DE EFETUAR A PESQUISA... 5 Pesquisa por título...

Leia mais

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16)

Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Territorium Revista da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança NORMAS DE PUBLICAÇÃO (A aplicar a partir do n.º 16) Âmbito da Publicação A revista Territorium é publicada anualmente pela

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito

Como fazer um trabalho escrito Como fazer um trabalho escrito 1.Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

Leia mais

Guião de pesquisa de informação

Guião de pesquisa de informação Guião de pesquisa de informação 1. Definir a tarefa Qual a grande questão? Que problema preciso resolver? Que tipo de informação vou precisar? (Lista de questões)???? As palavras chave vão ajudar a procurar

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

NORMAS EDITORIAIS FORMATAÇÃO E-BOOKS PPGCTA/UNIVALI

NORMAS EDITORIAIS FORMATAÇÃO E-BOOKS PPGCTA/UNIVALI NORMAS EDITORIAIS FORMATAÇÃO E-BOOKS PPGCTA/UNIVALI Os E-books - Free Access é um novo ambiente científico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental da UNIVALI/PPGCTA-UNIVALI

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 ESCOLA EB

Leia mais

Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é:

Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é: Como posso fazer um trabalho com qualidade? Antes de iniciares, lembra-te que um trabalho não é: Copiar textos de um livro ou da Internet; Apresentar fotocópias de um livro ou texto retirado da Internet;

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

Manual norma portuguesa NP 405

Manual norma portuguesa NP 405 Manual norma portuguesa NP 405 Norma NP 405 As NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas portuguesas na área da informação e documentação, harmonizadas com a norma internacional ISO 690 e definem regras

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões...

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões... Cabeçalho da secção 1 Índice 1. Introdução...1 1.1. O que é um relatório...1 2. Organização de um relatório...2 2.1. Identificação...2 2.2. As 4 questões...2 2.3. Informação adicional...2 2.4. Estrutura...2

Leia mais

ATENÇÃO: O envio dos trabalhos deve ser feito até 30/11/2016

ATENÇÃO: O envio dos trabalhos deve ser feito até 30/11/2016 II Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Detrans Instruções para submissão de trabalhos técnicos O envio dos resumos dos trabalhos deve ser feito exclusivamente pelo site www.congressoand.com

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Colares. Guião de apoio aos trabalhos de pesquisa (baseado no modelo Big6 )

Agrupamento de Escolas de Colares. Guião de apoio aos trabalhos de pesquisa (baseado no modelo Big6 ) Agrupamento de Escolas de Colares (baseado no modelo Big6 ) 1ª etapa: Definição da tarefa Qual é o tema exato do trabalho de pesquisa? Constituição e funcionamento do corpo humano Que tipo de informação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos A Biblioteca Escolar no processo de ensino-aprendizagem- Apresentação de um trabalho escrito Equipa da BE Eduardo Santos

Leia mais

REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS. Nota Introdutória

REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS. Nota Introdutória REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS Nota Introdutória Este regulamento pretende estabelecer alguns parâmetros a fim de que se registe uma paridade dos trabalhos em termos formais. É assim que se

Leia mais

PLANIFICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação 8º ano

PLANIFICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação 8º ano Direção Regional de Educação Centro AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA ESCOLA SECUNDÁRIA/3º DR.ª M.ª CÂNDIDA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO Tecnologias da Informação e Comunicação 8º ano AULAS PREVISTAS

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação.

Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. PLANIFICAR o trabalho LOCALIZAR a melhor informação USAR com eficácia a informação AUTO-AVALIAR o trabalho PLANIFICAR: 1ª parte, o que pretendo?

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2013 / 2014

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2013 / 2014 Objetivos Conteúdos Sugestões metodológicas / Situações de aprendizagem N.º de aulas (50min) Noções introdutórias de TIC: Diagnosticar o estádio de desenvolvimento das - O professor deverá proceder a uma

Leia mais

Selecionar e Avaliar Informação na Internet. IPS /ESS Marta Diogo Frade 2017

Selecionar e Avaliar Informação na Internet. IPS /ESS Marta Diogo Frade 2017 Selecionar e Avaliar Informação na Internet Literacia da Informação A literacia da informação pode ser entendida como um conjunto de competências que nos permitem localizar, avaliar e usar de forma eficaz

Leia mais

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ).

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ). Externato da Luz Ano Lectivo 2009 / 2010 Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Humanas e Sociais Agrupamento História (3º Ciclo) Professor: Pedro Machado A avaliação é um elemento integrante

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS 2017 Abstract / Resumo Apresenta-se um conjunto de regras orientadoras para a realização de trabalhos escolares na nossa escola.

Leia mais

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS: SUBMISSÃO DE RESUMOS 1. Para que o trabalho seja apresentado, um dos autores precisará se inscrever para participar do evento. 2. O resumo deverá ser submetido por meio da plataforma de inscrições (www.even3.com.br/congressoamazonico),

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 07/08 º Semestre ( fevereiro a 5 junho) PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Tecnologias de Informação e Comunicação ANO: 8º CURSO: 3º Ciclo Total de aulas Previstas: 36 Fev. diagnóstica A disciplina

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

Guião de pesquisa de. informação

Guião de pesquisa de. informação Volume 2 LITERACIA DE INFORMAÇÃO Guião de pesquisa de informação PLUS 1 Guião de pesquisa de informação. Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. PLANIFICAR o trabalho LOCALIZAR

Leia mais

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião!

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião! Guia para a elaboração de um trabalho escrito Índice Estrutura do trabalho Partes essenciais de um trabalho escrito: A Capa Folha de rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Como apresentar uma

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO DE ESCOLARIDADE: 8º PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO/ TEMAS Edição de textos Comunicação e Colaboração CC8 1. Conhecimento

Leia mais

MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL OUTUBRO DE 2014 MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 1 ÍNDICE 1. Norma de referências Scripto... 3 1.1 Tipo de fonte... 3 1.2 Tamanho de fonte... 3 1.3 Margens... 3 1.4 Espaçamento... 3 1.5

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013)

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Como fazer um trabalho escrito Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Relatório? Artigo Pesquisa Projeto Dissertação Biografia Apresentação Recolha da informação: Fontes Identificar as fontes

Leia mais

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NORMAS DE PUBLICAÇÃO REVISTAS IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NORMAS DE PUBLICAÇÃO REVISTAS IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NORMAS DE PUBLICAÇÃO REVISTAS IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COIMBRA UNIVERSITY PRESS 1 INTRODUÇÃO Estas instruções foram escritas com a finalidade de o ajudar

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ).

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ). Externato da Luz Ano Lectivo 2010 / 2011 Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Humanas e Sociais Agrupamento História (3º Ciclo) Professor: Pedro Machado A avaliação é um elemento integrante

Leia mais

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma citação? Regras para elaboração de citações; Citação Direta Curta ou

Leia mais