Configuração para usuários que utilizam o sistema operacional Windows 7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configuração para usuários que utilizam o sistema operacional Windows 7"

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ QCG DAL CENTRO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES SEÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROGRAMA OPERACIONAL PADRÃO (P.O.P.) N 001/ CITEL - Tutorial para configuração do proxy no computador cliente Neste tutorial, você irá aprender a habilitar o controle de Proxy do sistema, utilizando o script de configuração automática, para 03 (três) navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer. Configuração para usuários que utilizam o sistema operacional Windows 7 1. Clique no botão iniciar do menu: Figura 1: Menu iniciar. 2. No campo 'pesquisar', digite a palavra Proxy: Figura 2: Pesquisando pelo Proxy.

2 3. Concluída a pesquisa, clique em Configurar o servidor proxy: Figura 3: Configurar o servidor proxy. 4. Em Propriedades de Internet, clique na aba Conexões, e depois em Configurações da Lan :

3 Figura 4: Propriedades de Internet. 5. Em Configurações da Rede Local (LAN), habilite a caixa Usar script de configuração automática : Figura 5: Habilitando o uso de script de configuração automática. 6. Ainda na mesma tela, na opção Endereço, e em seguida clique em OK : Figura 6: Digitando o endereço do script de configuração automática. digite:

4 7. Depois de realizadas as configurações já descritas, abra o Mozilla Firefox pelo método que desejar, seja pelo ícone na área de trabalho ou pelo menu iniciar: Figura 7: Abrindo o navegador Mozilla Firefox. 8. Com o navegador aberto, clique no botão Firefox, no canto superior esquerdo da tela, conforme indicado abaixo: Figura 8: Acionando o botão Firefox.

5 9. Clique em Opções : Figura 9: Opções 10. Conforme sequência descrita abaixo, escolha Avançado, depois clique na aba Rede, depois em Configurar Conexão : Figura 10: Passos a serem seguidos até a opção Configurar Conexão.

6 11. Em Configurar Conexão, habilite a caixa Usar as configurações de proxy do sistema, depois clique em OK. Pronto, seus navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome já estão configurados para uso do servidor proxy do sistema: Figura 11: Selecionando a opção Usar as configurações de proxy do sistema. Observação: Concluindo a configuração do navegador Internet Explorer (v. 11) removendo a denominada credencial genérica. Nas etapas descritas a seguir, você aprenderá a remover a credencial genérica do navegador Internet Explorer gravada no sistema. 1. Clique no botão Iniciar : Figura 12: Botão Iniciar.

7 2. Em 'pesquisar' digite: gerenciador de Credenciais : Figura 13: Pesquisar por 'Gerenciador de Credenciais'. 3. Depois de pesquisar, clique em Gerenciador de Credenciais : Figura 14: Selecionando 'Gerenciador de Credenciais'.

8 4. Em Gerenciador de Credenciais, escolha Credenciais Genéricas e clique na seta indicativa para baixo: Figura 15: Clicando na seta indicativa para baixo em 'Credenciais Genéricas'. 5. Clique em Remover do Cofre : Figura 16: Remover do cofre.

9 6. Na tela que surgir, Excluir Credencial Genérica, clique em Sim. Pronto, seu navegador Internet Explorer já está configurado para uso do servidor proxy do sistema: Figura 17: Excluindo Credencial Genérica. Configuração para usuários que utilizam o sistema operacional Windows XP a) Clique no botão iniciar: b) No menu, escolha "Configurações" e em seguida "Painel de Controle":

10 c) Após clicar em Painel de Controle, uma nova janela será aberta com todas as opções. Selecione Opções de Internet:

11 d) A caixa Propriedades de Internet será aberta, clique na aba Conexões, e depois em Configurações da LAN:

12 e) Em Configurações da Rede Local (LAN), habilite a opção Usar script de configuração automática. Ainda na mesma tela, na opção Endereço, digite: e em seguida clique em OK : Obs.: caso você utilize o navegador Mozilla Firefox - e depois de realizadas as configurações já descritas -, abra-o e siga os passos descritos no tópico 7 da seção Configuração para usuários que utilizam o sistema operacional Windows 7. Configuração para usuários que utilizam o SISP no sistema operacional Windows 7 a) Clique no botão iniciar do menu: Figura 1: Menu iniciar.

13 b) No campo 'pesquisar', digite a palavra Proxy: Figura 2: Pesquisando pelo Proxy. c) Concluída a pesquisa, clique em Configurar o servidor proxy: Figura 3: Configurar o servidor proxy.

14 d) Em Propriedades de Internet, clique na aba Conexões, e depois em Configurações da Lan : Figura 4: Propriedades de Internet. e) Em Configurações da Rede Local (LAN), habilite as caixas Usar um servidor proxy para a rede local e Não usar servidor proxy para endereços locais : Figura 5: Configurações de Rede Local (LAN).

15 f) Ainda na mesma tela, clique na opção Avançadas : Figura 6: Configurações de Rede Local (LAN). g) Em Configurações de Proxy, no campo Exceções, abaixo de Não usar servidor proxy para endereços iniciados por:, digite as.policiacivil.pa.gov.br e em seguida clique em OK : Figura 7: Configurações de Proxy.

16 Configuração para usuários que utilizam o SISP no sistema operacional Windows XP 1. Clique no botão iniciar: 2. Depois escolha "Configurações" e em seguida "Painel de Controle":

17 3. Após clicar em Painel de Controle, uma nova janela será aberta com todas as opções. Selecione Opções de Internet: 4. A caixa Propriedades de Internet será aberta, clique na aba Conexões, e depois em Configurações da LAN:

18 5. Em Configurações da Rede Local (LAN), na opção Servidor proxy, habilite a caixa Usar um servidor proxy para a rede local (estas configurações não se aplicam a conexões dial-up ou VPN) e a opção Não usar proxy para endereços locais. Após isso, clique em "Avançadas":

19 6. Uma nova janela será aberta, e em Configurações de Proxy, na aba Exceções, digite as.policiacivil.pa.gov.br e clique em OK:

20 O Centro de Informática e telecomunicações da Policia Militar do Pará, agradece a todos que tomaram conhecimento deste Tutorial, o qual foi elaborado e dedicado aos nossos policiais militares com o intuito de divulgar e difundir o uso do SIGPOL, rumo a um futuro melhor para nossos policiais e consequente melhoria de nossa função junto a sociedade paraense. MARIA ALINE SOARES DIAS VC Técnica da Seção de Sistemas de Informação MARIO ALESANDRO ARAÚJO FERREIRA SD PM Desenvolvedor Para dúvidas ou sugestões, contacte-nos pelo telefone (91) ou pelo citel@pm.pa.gov.br

TUTORIAL PASSO A PASSO PARA CONEXÃO NA REDE WIRELESS DA FAI. Campus II

TUTORIAL PASSO A PASSO PARA CONEXÃO NA REDE WIRELESS DA FAI. Campus II 1 TUTORIAL PASSO A PASSO PARA CONEXÃO NA REDE WIRELESS DA Campus II - No Internet Explorer: 1. Localize o ícone do Internet Explorer na sua Área de Trabalho ou no Menu Iniciar do seu computador: 2. Dê

Leia mais

INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DE ACESSO AOS PERIÓDICOS CAPES

INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DE ACESSO AOS PERIÓDICOS CAPES INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DE ACESSO AOS PERIÓDICOS CAPES 1. PARA USUÁRIOS DO INTERNET EXPLORER Pág 1 2. PARA USUÁRIOS DO MOZILA FIREFOX Pág 7 3. PARA USUÁRIOS DO SAFARI Pág 11 4. PARA USUÁRIOS DO GOOGLE

Leia mais

MANUAL DO SIGPOL 3.0 MÓDULO DOCUMENTOS

MANUAL DO SIGPOL 3.0 MÓDULO DOCUMENTOS MANUAL DO SIGPOL 3.0 MÓDULO DOCUMENTOS TUTORIAL MÓDULO DOCUMENTOS O Sistema Integrado de Gestão Policial SIGPOL - oferece a seus usuários um mecanismo de confecção e tramitação informatizada de documentos

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS Willian Spinola Alves dos Santos Érico Alessandro Gandolfi João Marcelo Rondina CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS São José do Rio Preto 2012 Santos, Willian Spinola Alves dos. Configuração

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO WiFi-UFS Internet Explorer

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO WiFi-UFS Internet Explorer MANUAL DE CONFIGURAÇÃO WiFi-UFS Internet Explorer Sumário 1. Configurando o Internet Explorer...2 2. Sou aluno, qual é minha Matrícula SIGAA?...2 1. Configurando o Internet Explorer. OBS: As instruções

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo:

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza à instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 57 Página 2 de 57 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

WI-FI GUIA PARA CONFIGURAÇÃO (ESPECIFICAMENTE PARA USO DO NOTEBOOK PESSOAL NO POLO)

WI-FI GUIA PARA CONFIGURAÇÃO (ESPECIFICAMENTE PARA USO DO NOTEBOOK PESSOAL NO POLO) GUIA PARA CONFIGURAÇÃO E USO DOS RECURSOS DE INFORMÁTICA NO POLO FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ DEPUTADO ARY FOSSEN CARO ESTUDANTE, Elaboramos este pequeno guia para configuração do acesso à rede sem

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 43 Página 2 de 43 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH

ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH Introdução Procedimentos para configurar uma conexão VPN com a Bematech, para possibilitar Acesso Remoto para Suporte do ambiente

Leia mais

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 1. Fazer o download do Programa Wireless-unesp.exe no site: http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe 2. Verificar se o seu PC está com o

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Comunicando com Mini-Impressoras Paralela Daruma e o Print Server

STK (Start Kit DARUMA) Comunicando com Mini-Impressoras Paralela Daruma e o Print Server STK (Start Kit DARUMA) Comunicando com Mini-Impressoras Paralela Daruma e o Print Server Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com as impressoras DR600 e DR700

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1 Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1 Para conectar-se a rede sem fio no Windows 8 e 8.1 siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja ativado.

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows X Mac *Atenção: Em caso de dúvidas,

Leia mais

Manual de instalação das cadeias AC SOLUTI AC Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 1 de Fevereiro de 2013. Classificação: Ostensiva

Manual de instalação das cadeias AC SOLUTI AC Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 1 de Fevereiro de 2013. Classificação: Ostensiva AC Soluti - Goiânia Classificação: Classificação: Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 1.0 de 1 de Fevereiro de 2013 Autor Bruno Barros Aprovador Quintiliano Blumenschein Número de páginas

Leia mais

AJUSTANDO SEU NAVEGADOR PARA ACESSAR CORRETAMENTE A INTERNET NA REDE UERN

AJUSTANDO SEU NAVEGADOR PARA ACESSAR CORRETAMENTE A INTERNET NA REDE UERN AJUSTANDO SEU NAVEGADOR PARA ACESSAR CORRETAMENTE A INTERNET NA REDE UERN O primeiro aspecto a ser considerado é Navegador de Internet que deve ser utilizado. A UPD recomenda sempre o uso do navegador

Leia mais

Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows 7 Ia UNESP V7

Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows 7 Ia UNESP V7 Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows 7 Ia UNESP V7 1 Baixe do site o programa wireless-unesp em: http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe Clique com o botão direito sobre ele, e selecione

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo 1. Configurando/Preparando o computador a ser utilizado. a. Utilizar um navegador dentre os listados abaixo, que suportam a última versão do Java: I. Microsoft Internet Explorer da versão 8 até a 11; II.

Leia mais

Instalação da chave pública para o webmail do ICB

Instalação da chave pública para o webmail do ICB Instalação da chave pública para o webmail do ICB Documento criado em 22 de junho de 2009. Prezado usuário (a) do Webmail do ICB, O ICB conta hoje com um sistema de webmail, baseado em software livre,

Leia mais

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... Erro! Indicador não definido. 2. Acessando o sistema... Erro! Indicador não definido. 3.

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO AO CONCURSO TJMMG

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO AO CONCURSO TJMMG Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional.

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. GERAÇÃO/EMISSÃO DO BOLETO ONLINE (Portal Educacional) Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. Acessar o portal da EST www.est.edu.br e clicar em

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ POLÍCIA MILITAR DO PARÁ COMANDO GERAL DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO CENTRO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ POLÍCIA MILITAR DO PARÁ COMANDO GERAL DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO CENTRO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ POLÍCIA MILITAR DO PARÁ COMANDO GERAL DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO CENTRO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO POLICIAL DA PMPA (Versão 3.0) TUTORIAL

Leia mais

Configuração do Microsoft Outlook 2007 Contas de E-Mails Lyon Engenharia

Configuração do Microsoft Outlook 2007 Contas de E-Mails Lyon Engenharia de e-mail da no gerenciador de e-mails Microsoft Abra a Microsoft Outlook; A seguinte tela irá aparecer: o Clique em avançar; Configuração Contas de E-Mails Engenharia T:\Qualidade\PASSO-A-PASSO\PAP Configuração

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Através deste documento, buscamos sanar dúvidas com relação aos tipos de acessos disponíveis a partir desta alteração.

Através deste documento, buscamos sanar dúvidas com relação aos tipos de acessos disponíveis a partir desta alteração. COMUNICADO A Courart Informática, visando à satisfação de seus clientes, efetuou a contratação de um novo servidor junto à Locaweb, onde está alocado o sistema TransControl IV com todos os seus componentes.

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows XP Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para confecção desse manual, foi usado

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Leia-me do Licenciamento em Rede

Leia-me do Licenciamento em Rede Leia-me do Licenciamento em Rede Trimble Navigation Limited Divisão de Engenharia e da Construção 935 Stewart Drive Sunnyvale, California 94085 EUA Fone: +1-408-481-8000 Ligação gratuita (nos EUA): +1-800-874-6253

Leia mais

Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões

Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões Elaboração: NPROC/ TRF2 Revisão: SEATE/CAIP/SAJ Com a recente atualização da versão

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA 1 PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA A partir da atualização da versão do programa JAVA ( 7 Update 51) que ocorreu nas máquinas dos usuários em Janeiro/2014, algumas alterações de segurança

Leia mais

GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA ACESSO VIA FTP

GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA ACESSO VIA FTP INFORMÁTICA mai/11 Pág. I.1 ACESSO VIA FTP GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA ACESSO VIA FTP INFORMÁTICA mai/11 Pág. I.2 ÍNDICE I INTRODUÇÃO... I.3 II III ACESSO PELO WINDOWS EXPLORER... II.1 ACESSO PELO NAVEGADOR

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

Procedimentos para Instalação da DES 3.0.

Procedimentos para Instalação da DES 3.0. Procedimentos para Instalação da DES 3.0. 1. Acessar o portal BHISSDigital e acessar o menu Sistemas->DES->Instalação >Instalação conforme indicação abaixo: 2. Clicar no link assinalado abaixo: 3. Prosseguir

Leia mais

CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO GLPI ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS NO SERVICE DESK DATA: 1 0 /0 9 /201 5 VERSÃO: 1.0 AUTOR: Italo Rocha APROVADOR: Raphael Dantas Introdução

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna 1 Manual Rede Interna 01 COLOCANDO O COMPUTADOR EM REDE 2 01.01 Entenda como funciona o processo de conexão em rede do sistema U3: a) SERVIDOR DE DADOS é o computador da sua rede interna que será designado

Leia mais

Configurando Proxy. Instituto Federal de Alagoas- IFAL Departamento de Tecnologia da informação - DTI

Configurando Proxy. Instituto Federal de Alagoas- IFAL Departamento de Tecnologia da informação - DTI Configurando Proxy Página capes... 2 Proxy... 2 Configuração Internet Explorer... 3 Configurando o Firefox... 6 Configurando o Chrome... 8 Configurando proxy Página 1 Página capes Capes é um portal que

Leia mais

Para configurar seu Outlook Express 6 é preciso antes ter uma conta de email criada em seu painel de gerenciamento.

Para configurar seu Outlook Express 6 é preciso antes ter uma conta de email criada em seu painel de gerenciamento. Configurando Outlook Express Introdução O Outlook Express é um programa cliente de e-mail que permite gerenciar uma ou mais contas de e-mail em seu computador. Além disso, possui outros recursos como lista

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para a confecção desta instrução,

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows XP 1 Instalação do certificado digital tipo A1 no Windows XP Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Atualização do Certificado Digital

Atualização do Certificado Digital Atualização do Certificado Digital Houve uma renovação no certificado AC Raiz, este novo certificado Raiz da ICP-BRASIL ainda não está presente nos repositórios dos navegadores de internet. Por este motivo

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook 2007

Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook Express

Configuração do email da UFS no Outlook Express Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook Express Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

GUIA RÁPIDO. COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO. Sumário

GUIA RÁPIDO. COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO. Sumário GUIA RÁPIDO COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO Sumário 1. Introdução...2 2. Dispositivo Android...3 3. Dispositivo iphone / ipad...7 4. Sistema Operacional Microsoft Windows

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO PROXY HTTP DA UFMG

UTILIZAÇÃO DO PROXY HTTP DA UFMG UTILIZAÇÃO DO PROXY HTTP DA UFMG O serviço de proxy HTTP da UFMG destina se a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos. Embora hoje, com as velocidades

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO UFMG. Configurando o Proxy no seu navegador Mozilla Firefox 11.0

FACULDADE DE DIREITO UFMG. Configurando o Proxy no seu navegador Mozilla Firefox 11.0 Configurando o Proxy no seu navegador Mozilla Firefox 11.0 1) Na barra superior, clique em Ferramentas, em seguida clique em Opções. 2) Na barra superior da tela aberta, clique em Avançado, depois clique

Leia mais

Certificação Digital e VPN. Manual de Instalação e Uso (Windows Vista)

Certificação Digital e VPN. Manual de Instalação e Uso (Windows Vista) Certificação Digital e VPN Manual de Instalação e Uso (Windows Vista) ATI 2008 1. Descrição A tecnologia de Certificação Digital na SEFAZ-RJ tem como objetivo oferecer segurança no meio digital. Este documento

Leia mais

Roteiro de acesso ao Autorizador do Plan-Assiste para autorização de procedimentos.

Roteiro de acesso ao Autorizador do Plan-Assiste para autorização de procedimentos. 1 - PRIMEIRO ACESSO AO AUTORIZADOR Tutorial Autorizador WEB Roteiro de acesso ao Autorizador do Plan-Assiste para autorização de procedimentos. 1.1. Acessar o endereço http://assiste.mpu.gov.br/autorizadorweb;

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC A. Configurando a autoridade certificadora ICPEdu no Windows Live Mail Os certificados utilizados nos serviços de e-mail pop, imap

Leia mais

Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado Digital A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado Digital A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado AR Soluti - Goiânia Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014 Classificação: Classificação: Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 1.0 de

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Índice Introdução ao Serviço de E-mail O que é um servidor de E-mail 3 Porque estamos migrando nosso serviço de correio eletrônico? 3 Vantagens de utilização

Leia mais

Tutorial. Windows Live Mail

Tutorial. Windows Live Mail Tutorial Windows Live Mail Instalação, Configuração e Utilização Windows Live Mail O Windows Live Mail permite que você envie e receba mensagens de várias contas de e-mail em um mesmo local, servindo também

Leia mais

Procedimento de Configuração OutLook 2007 para clientes Dentro da Rede Governo

Procedimento de Configuração OutLook 2007 para clientes Dentro da Rede Governo Procedimento de Configuração OutLook 2007 para clientes Dentro da Rede Governo Propriedade: GESUP-PRODEST/ES Data: 10/07/2013 Ver: Exchange Corp. CONFIGURAÇÃO COM OUTLOOK ANYWHERE O Outlook Anywhere proporciona

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS)

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) Introduçã o Este documento tem como objetivo auxiliar o processo de instalação da versão Local dos Sistemas

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS Introduçã o Este documento tem como objetivo auxiliar o processo de instalação da versão Local dos Sistemas SIM e

Leia mais

Manual de configuração de Clientes

Manual de configuração de Clientes Manual de configuração de Clientes INSTITUTO FEDERAL GOIÁS DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E D U R O A M O QUE É EDUROAM? O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido

Leia mais

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW Guia Rápido de Instalação Modelo M151RW 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 DICAS DE INSTALAÇÃO 3 CONFIGURAÇÃO 4 3 Parabéns! Você acaba de adquirir o Roteador M151RW2 com qualidade e garantia Pixel TI. Este guia rápido

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Central de Rastreamento e Monitoramento 24 horas

Central de Rastreamento e Monitoramento 24 horas Central de Rastreamento e Monitoramento 24 horas O Shop dos Alarmes possui uma Central de Monitoramento e Rastreamento 24 horas, com a mais alta tecnologia para oferecer um atendimento de qualidade para

Leia mais

Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Saúde. AGTI Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação. Procedimentos Técnicos

Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Saúde. AGTI Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação. Procedimentos Técnicos Procedimentos Técnicos Ativação da Antena Satélite Versão: 1.00 06.Jul.2012 Responsável: Marcos Milagres ( rede@saude.mg.gov.br ) Entendendo o funcionamento do serviço: Figura 01 - Esquemático O acesso

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G

GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G GUIA DE INSTALAÇÃO Modem 4G INSTALANDO O MODEM 4G SKY 1 Coloque o modem em uma superfície plana. 2 Conecte o cabo do alimentador de energia ao modem. WPS RESET SIM 3 Ligue a fonte de alimentação de energia

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para as impressoras Não-Fiscais (DS300, DS348, DR600, DR700) no Windows Seven.

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para as impressoras Não-Fiscais (DS300, DS348, DR600, DR700) no Windows Seven. STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para as impressoras Não-Fiscais (DS300, DS348, DR600, DR700) no Windows Seven. Para você que possui um aplicativo e o mesmo não necessita de um driver

Leia mais

(Login de Acesso a Área do Cliente http://www.transbrasa.com.br/e-cpf/verificar)

(Login de Acesso a Área do Cliente http://www.transbrasa.com.br/e-cpf/verificar) Comunicado - Autenticação de Login com Certificação Digital (Login de Acesso a Área do Cliente http://www.transbrasa.com.br/e-cpf/verificar) Os grandes fabricantes de navegadores web vêm se esforçando

Leia mais

PJe Roteiro para configuração do computador

PJe Roteiro para configuração do computador PJe Roteiro para configuração do computador Autora: Sônia Verônica Palma de Carvalho Fevereiro de 2014 1- Verificar o sistema operacional instalado no equipamento. Atualmente o PJe somente é compatível

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI PERFIL TÉCNICO Versão 2.0 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES PREFEITURA DE GUARULHOS SP 1 Objetivo: Esse manual tem como objetivo principal instruir os

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO 1. Acesse através do navegador (preferencialmente Mozilla Firefox ou Google Chrome) o endereço web do sistema:

Leia mais

1 Clique no menu Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Office Outlook 2007.

1 Clique no menu Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Office Outlook 2007. 1 Clique no menu Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Office Outlook 2007. 2 Ao abrir o Microsoft Office Outlook 2007 será exibido uma tela como mostra abaixo, clique no menu Ferramentas -> Configurações

Leia mais

W-R1000nL Guia de instalação

W-R1000nL Guia de instalação W-R1000nL Guia de instalação 1 Sumário Configurando seu Computador...3 Configuração de Roteamento...4 Configurando repetição de sinal...8 2 Configurando seu Computador Esta configuração pode variar dependendo

Leia mais

Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel)

Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel) 1 Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel) Modo de instalação: ONLINE Acesso: Internet Sistema: CPANEL Banco de dados: MySQL É possível instalar o Eiche Hotel diretamente na internet, o processo é idêntico

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Wi-Fi UFMA NO WINDOWS 7 Data: 07/05/2015

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Wi-Fi UFMA NO WINDOWS 7 Data: 07/05/2015 Documento: Wi-Fi_UFMA_Win7 Versão: 1.0 GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Wi-Fi UFMA NO WINDOWS 7 Data: 07/05/2015 Para se conectar a rede Wi-Fi em hotspots da UFMA utilizando o sistema operacional Windows,

Leia mais

Como Ativar o Certificado de Segurança

Como Ativar o Certificado de Segurança Como Ativar o Certificado de Segurança 1ª etapa: É NECESSÁRIO ESTAR COMO ADMINISTRADOR DO SISTEMA; Abra o navegador de internet; Digite no link o endereço do site da Prefeitura, ; Clique no menu de acesso

Leia mais

GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS

GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS GUIA CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA OS SISTEMAS ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo...3 2. Liberação do Registro do Windows...3 3. Como Liberar as Chaves do Registro do Windows...3 4. Firewall do Windows...7

Leia mais

1 Clique no Logo do Windows(Iniciar) -> Windows Mail.

1 Clique no Logo do Windows(Iniciar) -> Windows Mail. 1 Clique no Logo do Windows(Iniciar) -> Windows Mail. 2 Ao abrir o Windows Mail pela primeira vez aparecerá a janela abaixo, preencha o campo Nome da exibição e clique em Avançar. 3 Em seguida preencha

Leia mais

1 Clique no menu Iniciar -> Todos os programas -> Outlook Express. 2 Ao abrir o Outlook Express será exibido uma tela como mostra abaixo.

1 Clique no menu Iniciar -> Todos os programas -> Outlook Express. 2 Ao abrir o Outlook Express será exibido uma tela como mostra abaixo. 1 Clique no menu Iniciar -> Todos os programas -> Outlook Express. 2 Ao abrir o Outlook Express será exibido uma tela como mostra abaixo. 3 Clique no menu Ferramentas -> Contas... localizado na parte superior

Leia mais

Manual de Configuração Wireless. Etec Alberto Santos Dumont. Guarujá

Manual de Configuração Wireless. Etec Alberto Santos Dumont. Guarujá Manual de Configuração Wireless Etec Alberto Santos Dumont Guarujá Versão: 1.1 22 de março de 2012 Conteúdo 1 Objetivo... 3 2 Procedimentos... 3 2.1 Considerações iniciais... 3 2.1.1 Pré-Requisitos...

Leia mais

1. CONHECENDO SEU MODEM

1. CONHECENDO SEU MODEM COMO FICAR 1. CONHECENDO SEU MODEM Saiba o que cada LED do seu modem significa: Sim card reconhecido Rede On 4G disponível Conector USB 2. COMO COMEÇAR A NAVEGAR PASSO 1 - Retire o modem e o cabo USB da

Leia mais