Sistemas Operacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operacionais"

Transcrição

1 1 Sistemas Operacionais 1 Introdução O que é Sistema Operacional? Antes de definir o que é um sistema operacional, é necessário que se entenda o conceito de sistema computacional. Um sistema computacional consiste em um ou mais processadores, memórias principal e secundária, dispositivos de entrada/saída como interfaces de redes, teclado, mouse, etc. e interface com usuário, seja ela através de linha de comando ou gráfica. Em outras palavras, um sistema computacional é o conjunto formado pelo hardware e software. Um sistema operacional é um programa ou conjunto de programas que faz o gerenciamento do computador. Sua principal função é controlar o funcionamento do computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento de recursos tais como processador, memória e dispositivos de entrada/saída. São exemplos de sistemas operacionais os antigos D.O.S. (Disk Operation System) e o Unix, e os atuais Windows XP, Windows Vista e Seven(7), Solaris, Mac OS X, Linux, FreeBSD, Symbian, Android, ios entre outros. Sendo alguns de sistemas operacionais livres e distribuídos com o código-fonte aberto, outros são sistemas proprietários. Também temos aqueles que foram desenvolvidos exclusivamente para celulares e smartphones. Se não existisse o sistema operacional, para trabalhar com o computador, seria necessário um profundo conhecimento do hardware para poder usar o computador. O sistema operacional serve como interface entre o usuário e o hardware. As funções de um sistema operacional são executadas por demanda, ou seja, sempre que necessário e não de forma linear, como um programa desenvolvido em Pascal ou C. Suas funções são executadas sempre que algum evento ocorrer, como exemplo, a solicitação de desligar o computador por parte do usuário.

2 2 Figura 1.1 IBM-PC e MS-DOS Figura 1.2 Microsoft Windows Vista

3 3 Figura 1.3 MAC OS X Figura 1.4 Mandriva Linux

4 4 Figura 1.5 Kurumin Linux (Brasileiro) Funções Básicas Facilitar o acesso aos recursos do sistema Um computador possui diversos dispositivos, como monitor, entradas USB, disco rígido, etc. O sistema operacional facilita o acesso a estes dispositivos, tornando essa operação transparente para os usuários. Por exemplo, quando se vai ler ou gravar um arquivo em disco, você não sabe o que esta ocorrendo, apenas executa o comando que faz a gravação, mas quem cuida de todo o processo de gravação, que vai de posicionar o cabeçote na trilha e no setor certo, para depois fazer a gravação, desde o início da operação e até o término da mesma, é o sistema operacional. É o sistema operacional que comanda todo o funcionamento do computador, seja de hardware, seja de software.

5 Compartilhamento de Recursos O Sistema Operacional cuida de compartilhar os recursos de forma organizada, como por exemplo, gerenciar o compartilhamento de uma impressora em rede. Quando um usuário manda um arquivo para a impressora, este arquivo é colocado em uma fila de impressão para depois ser impresso. Se a impressora estiver compartilhada e algum outro usuário mandar outro arquivo para a impressora, este entrará ao final da fila de impressão e, caso haja algum arquivo sendo impresso, o sistema operacional irá esperar o primeiro arquivo terminar a impressão para depois imprimir o segundo arquivo. Tudo isto ocorre sem a intervenção do usuário, ou sem mesmo que o usuário saiba o que está acontecendo Máquina de Níveis Antes do surgimento do Sistema Operacional, para utilizar o computador, fazer algum programa, era necessário um profundo conhecimento do hardware que seria usado. Com o surgimento do Sistema Operacional, essa operação ficou mais rápida e eficiente. O programador não precisava mais conhecer o hardware para fazer seus programas, pois os usuários passaram a interagir com o sistema operacional e não diretamente com o hardware. O computador pode ser considerado como uma máquina de níveis, onde existem dois níveis, sendo o hardware o nível mais baixo e o sistema operacional o nível logo acima. Mas esses níveis podem, e devem, serem expandidos para quantos níveis forem necessários. Atualmente, os computadores estão estruturados da seguinte forma:

6 6 Figura 1.6 Máquina de Níveis Pensando no computador na forma de máquina de níveis, para poder trabalhar em apenas um nível não é necessário o conhecimento dos outros níveis acima ou abaixo. 1.4 Histórico A evolução dos sistemas operacionais esta diretamente ligada à evolução dos computadores em si. Vamos dividir o histórico dos Sistemas Operacionais em décadas, desde o seu surgimento até os dias de hoje. Antes da década de 1940, várias pesquisas foram feitas na tentativa de criar uma máquina capaz de realizar cálculos de forma rápida e precisa. Ordem Cronológica - em 1642, o matemático francês Blaise Pascal inventou uma máquina de somar; - em 1673, o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz, inventou uma máquina capaz de somar e multiplicar. - em 1820, o francês Charles Colmar inventou uma máquina capaz de efetuar as quatro operações.

7 7 - em 1822, o matemático inglês Charles Babbage, considerado o pai do computador, criou uma máquina para cálculos de equações polinomiais. - em 1833, ele fez outra máquina capaz de executar qualquer tipo de operação chamada Máquina Analítica, que nunca funcionou como deveria. Foi o invento mais próximo do computador. Babbage tinha uma secretaria chamada Ada Byron. Babbage cuidava da parte mecânica enquanto Ada cuidava das instruções a serem executadas, por isso é considerada por muitos como a primeira programadora da história. - em 1854, o matemático inglês George Boole criou a lógica booleana, que é usada até hoje. - no fim do século XIX, Herman Hollerith criou os tão famosos cartões perfurados e foi o fundador de uma empresa que viria a se tornar a IBM. - na década de 1930, o alemão Konrad Zuse desenvolveu o Z-1. Nos EUA, John Vicent Atanasoff e Clifford Berry desenvolveram uma máquina para cálculo de equações lineares, que é considerada por muitos como sendo o primeiro computador eletrônico da história. - em 1937, o matemático inglês Alan Turing desenvolveu a idéia de uma máquina capaz de executar uma seqüência de operações que ficou conhecida como a Máquina de Turing Década de 1940 Uma das coisas que alavancou a evolução da computação foi a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, Alan Turing estava envolvido em um projeto de uma máquina para decifrar códigos. Nos EUA, em 1944 foi construído o primeiro computador eletromecânico, batizado de Mark I, desenvolvido pelo professor Howard Aiken, da Universidade de Harvard com apoio da IBM e utilizava os mesmos princípios da Maquina Analítica de Babbage. O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) é considerado o primeiro computador digital e eletrônico. Desenvolvido pelos engenheiros J. Presper Eckert e John W. Mauchly, na Universidade da

8 8 Pensilvânia. O ENIAC ficou em operação entre 1946 a Sua estrutura possuía mais de 17 mil válvulas, 10 mil capacitores, 70 mil resistores e pesava 30 toneladas. Consumia cerca de 140 quilowatts e era capaz de realizar 5 mil adições por segundo. O ENIAC não possuía sistema operacional e para ser utilizado era necessário o conhecimento do hardware, sendo feita a programação em painéis. Figura 1.7 Parte do ENIAC O professor John von Neumann, imaginou uma máquina que utilizasse uma memória única, onde os dados e a instruções seriam armazenados. Esse conceito é conhecido como programa armazenado, que é a base da arquitetura da computação atual, chamada de Arquitetura von Neumann.

9 Década de 1950 O uso de transistor e da memória magnética contribuiu para o avanço da computação. O transistor permitiu o aumento da velocidade de processamento e a memória magnética o acesso mais rápido aos dados. Os primeiros computadores transistorizados foram lançados comercialmente apenas no final da década de 50. Em 1946, os criadores do ENIAC, criaram o UNIVAC (Universal Automatic Computer), que foi o primeiro computador que funcionou efetivamente. Em 1951, o MIT (Massachusetts Instituite of Technology Instituto de Tecnologia de Massachusetss) colocou em operação o primeiro computador voltado para processamento em tempo real, o Whirlwind I, que foi o primeiro a utilizar memória magnética. Os programas eram feitos em cartões perfurados, que eram gravados em uma fita de entrada que, depois era lida pelo computador, que executava os programas um a um, gravando o resultado em uma fita de saída. A fita de saída era lida e impressa. Esse tipo de processamento é chamado de processamento em lote ou processamento batch. O primeiro sistema operacional foi desenvolvido em 1953, pelos usuários do IBM 701 do Centro de Pesquisas da General Motors, que depois esse sistema seria reescrito para um IBM 704 pelos usuários da IBM. Com o surgimento das primeiras linguagens de programação de alto nível, como o FORTRAN, ALGOL e COBOL, os programas deixaram de ter relação direta com o hardware. Os Sistemas Operacionais evoluíram também e foram incorporados a eles rotinas para operações de Entrada/Saída (Input/Output Control System). Isso liberava os programadores a não ter mais que escrever essas rotinas. No final da década de 1950, a Universidade de Manchester na Inglaterra desenvolveu o sistema operacional Atlas, quem introduziu a ideia de paginação por demanda.

10 Década de 1960 A década de 1960 foi um marco nas inovações na área de Sistemas Operacionais, houve aumento no poder de processamento e diminuição do tamanho dos computadores. Surgiram às técnicas de multiprogramação, multiprocessamento, time-sharing e memória virtual. Antes da multiprogramação, enquanto um programa executava uma operação de entrada/saída, o processador ficava ocioso, esperando a operação terminar. Em 1963, a Burroughs lança o B-5000 com o sistema operacional Master Control Program (MCP), que implementava multiprogramação, memória virtual, multiprocessamento assimétrico, e foi o primeiro sistema desenvolvido em linguagem de alto nível. No mesmo ano, a Control Data Corporation, lançou o primeiro supercomputador PCDC6600. Em 1964, a IBM lança o System/360, que era uma máquina de porte menor, mas que poderia ser expandido. O System/360 usava o sistema operacional OS/360, que implementava todas as características anteriormente citadas. Cada programa poderia utilizar o processador por intervalos determinados de tempo, esse conceito é chamado de time-sharing, ou tempo compartilhado. Nesta década também surgiram os terminais de vídeo e teclados, dispositivos de E/S, permitindo a interação do usuário com a aplicação enquanto era executada, de onde surgiu o conceito de sistema online. Em 1965, a Bell Labs, o MIT e a General Eletrics estavam envolvidos no projeto do sistema operacional MULTICS (Multiplexed Information and Computing Service). O MULTICS implementava memória virtual com paginação e segmentação. A Digital Equipament Corp. (DEC), lançou o PDP-8, que era o primeiro computador de pequeno porte. Em 1969, Ken Thompson criou o sistema operacional Unix, utilizando um PDP-7.

11 Década de 1970 Em 1970, a DEC lança o PDP-11, posteriormente o VAX/MMs, de 32 bits. Em 1971, a Intel produz seu primeiro microprocessador, o Intel 4004, e três anos depois o 8080, utilizado no primeiro microcomputador, o Altair. Posteriormente, a Zilog lançaria o processador Z80. Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak produzem o Apple II de 8 bits. Neste ano surgiram as duas grandes do mundo dos softwares conhecidas atualmente, a Apple e a Microsoft. O sistema operacional mais utilizado na época era o CP/M(Control Program Monitor) da Digital Research. Também em 1976, foi lançado o Cray-1, contendo circuitos integrados e realizando 100 milhões de operações de ponto flutuante por segundo (100 MFLOPS). Nesta década surgiram as redes distribuídas e, com elas, os protocolos de comunicação como o TCP/IP. Também surgiram as primeiras LANs. Duas linguagens de programação foram desenvolvidas nesta década. Em 1971, Niklaus Wirth desenvolvem a linguagem Pascal. Em 1975, Dennis Ritchie desenvolve a linguagem C, e juntamente com Ken Thompson, reescrevem o sistema operacional Unix, em linguagem C, para um PDP Década de 1980 Em 1981, a IBM cria o primeiro computador pessoal, chamado IBM PC. O primeiro PC utilizava o processador Intel 8088 de 16 bits e o sistema operacional MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). A Universidade de Berkeley na Califórnia desenvolveu sua própria versão do Unix, chamada de BSD (Berkeley Software Distribution) e introduziu vários melhoramentos, com destaque para o TCP/IP. Em 1982, a Sun Microsystems lança as primeiras estações RISC com o sistema operacional SunOS, que viria a se tornar o Solaris. Com a evolução dos microcomputadores, surgiram os primeiros sistemas operacionais com interface gráfica, com o Microsoft Windows e o IBM

12 12 OS/2. Surgem os sistemas operacionais de rede, como o Novell Netware e o Microsoft LAN Manager. Nota: entre os anos de 1982 e 1986, foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) o sistema operacional PLURIX para o computador PEGASUS, também construído no NCE Década de 1990 A evolução da microeletrônica permitiu o desenvolvimento de processadores cada vez mais baratos e menores, dispositivos de E/S menores, mais rápidos e com maior capacidade de armazenamento. Os componentes baseados em VLSI evoluem para ULSI (Ultra Large Scale Integration). Houve o surgimento oficial da Internet, o protocolo TCP/IP passou a ser padrão. A arquitetura Cliente/Servidor passa a ser amplamente utilizada, com o avanço da Internet. A década de 1990 consolidou os sistemas operacionais baseados em interface gráfica. Surgiram os sistemas operacionais Microsoft Windows, os Unixes HP-UX, IBM-AIX e o Solaris. Outro fato importante, o surgimento de sistemas operacionais como o Linux, e o FreeBSD, e do movimento pelo software livre e Open Source Dias atuais Década de 2000 No final da década de 90, a Microsoft já lançava a família de sistemas operacionais Windows 2000 e também o Windows Milenium. Alguns anos após, o surgimento do Windows XP. O Windows XP também foi somente considerado após o Service Pack 2, que praticamente reescreve o kernel do sistema e incorpora diversos drivers e uma boa dose de segurança. Em janeiro de 2007, a Microsoft lançou o sistema operacional Windows Vista, que nada mais é do que uma versão mais pesada, com mais firulas de segurança e telinhas engraçadas, porém pouco funcional e um consumidor

13 13 voraz de hardware, além de ser um péssimo gerenciador de recursos. Porém, a Microsoft se redimiu dois anos mais tarde, com o Windows 7, um sistema operacional muito bem feito, com visual atraente e boa usabilidade. Outro fato importante é o advento e popularização de celulares e smartphones, fazendo com que os sistemas operacionais para esses dispositivos também evoluíssem bastante e novos sistemas surgiram, como o caso do Google Android, o Blackberry da RIM, o Apple ios e outros. Figura 1.8 Motorola Millestone com Android 1.5 Tipos de Sistemas Operacionais Os sistemas operacionais evoluíram continuamente com a evolução do hardware. Muitos conceitos foram surgindo e mudando ou sendo substituídos por outros e muitos outros foram apenas mudando de nome. Com os sistemas operacionais aconteceu a mesma coisa. Continuaram chamando sistema operacional, mas foram incorporados conceitos, uma espécie de classificação. Os sistemas operacionais podem ser classificados em três tipos: Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa, Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa e Sistemas com Múltiplos Processadores ou Sistemas Multiprocessados. A seguir vãos estudar esses três tipos.

14 Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa Sistemas Monoprogramáveis ou Sistemas Monotarefas, como o próprio nome diz, são sistemas feitos para a execução de um único programa ou uma única tarefa. Esses sistemas têm como características permitir que todos os recursos computacionais fiquem exclusivamente dedicados a uma mesma tarefa. Esses sistemas também ficam dedicados a um único usuário, chamados assim de sistema monousuário. Uma vantagem desse tipo de sistema operacional é a fácil implementação, pois não existe a preocupação com o compartilhamento de recursos, como o uso da memória ou uma operação de entrada/saída. Uma desvantagem é exatamente a monoprogramação, pois enquanto um programa executa uma operação de entrada/saída o processador fica ocioso aguardando o término da operação Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa Os Sistemas Multiprogramáveis ou Multitarefa são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis. Neste tipo de sistema, os recursos computacionais, como memória e processador são compartilhados por diversas aplicações e usuários. Nestes sistemas, diferentemente dos sistemas monoprogramáveis, enquanto um programa espera por uma operação de entrada/saída, outros programas podem estar em execução. Nestes casos, quem se preocupa em fazer o gerenciamento do acesso aos recursos de forma correta é o sistema operacional. Uma das vantagens do uso desses sistemas é o tempo de resposta das aplicações, que é mais curto, mas a implementação desses sistemas é muito mais complexa devido ao compartilhamento de recursos. Os Sistemas Multiprogramáveis podem ser classificados de acordo com o número de usuários que interagem com o sistema. Eles podem ser monousuários se apenas um usuário interage com o sistema, monopolizando

15 15 todos os recursos do mesmo, e podem ser multiusuário, se mais de um usuário interage com o sistema ao mesmo tempo. Outra classificação dada aos sistemas multiprogramáveis podem ser devido a como o sistema faz o gerenciamento das aplicações. Os sistemas podem ser divididos em sistemas batch(em lote), sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real. Esses sistemas podem suportar mais de um tipo de classificação Sistemas Batch(em lote) Os sistemas batch foram os primeiros sistemas multiprogramáveis que surgiram. O processamento batch tem por característica de não exigir interação com o usuário. Todos os programas são executados sequencialmente, um após o outro, sendo gravados em uma fita de entrada, depois são processados e gravados em uma fita de saída e então impressos. Esses sistemas podem ser bastante eficientes devido à boa utilização do processador, mas podem ter tempos de respostas longos. Atualmente, os sistemas implementam ou simulam o processamento batch, mas não são dedicadamente batch Sistemas de tempo compartilhado Sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas utilizem o processador em um determinado espaço de tempo, denominados time slice. Caso o programa não termine a execução nesse espaço de tempo, o sistema operacional interrompe o processo e coloca outro processo em execução, até que termine o time slice desse processo e o processo anterior volte à execução. Os sistemas de tempo compartilhado permitem a interação do usuário com sistema, durante a execução de um processo. Desta forma é possível verificar o status do processo, e se necessário, até interromper a sua execução. Devido a esta interação, os sistemas de tempo compartilhado também são chamados de sistemas on-line.

16 Sistemas de tempo real Os sistemas de tempo real são bem parecidos com o sistema de tempo compartilhado, o que os diferencia é o tempo de processamento. Nos sistemas de tempo real, o tempo de processamento deve obedecer a limites rígidos. Nos sistemas de tempo real, um programa utiliza o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro programa com prioridade mais alta. Esse nível de prioridade é definido pela própria aplicação e não pelo sistema operacional Sistemas com Múltiplos Processadores Os sistemas com múltiplos processadores possuem, como o próprio nome diz, um ou mais processadores interligados e trabalhando em conjunto. Esses sistemas permitem que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja executado por vários processadores. Os conceitos empregados nos projetos de sistemas com múltiplos processadores se baseia nos mesmos princípios da multiprogramação. Além disso, possuem outras características muito importantes, tais como: - Escalabilidade: capacidade de ampliar o poder de processamento apenas adicionando novos processadores. - Disponibilidade: capacidade de manter o sistema operação mesmo em caso de falha de algum processador, de forma transparente. - Balanceamento de carga (load balancing): capacidade de distribuir a carga de processamento entre os diversos processadores, a partir da carga de um processador, o que garante um melhor desempenho. Os sistemas com múltiplos processadores podem ser classificados, em sistemas fortemente acoplados e sistemas fracamente acoplados. Essa classificação é feita em função de como é feita à comunicação entre os processadores e o compartilhamento da memória e dos dispositivos de entrada/saída.

17 Sistemas Fortemente Acoplados Um sistema fortemente acoplado tem como principal característica vários processadores dividindo a mesma memória principal e os mesmos dispositivos de entrada/saída, todos sendo gerenciados por um único sistema operacional. Esses sistemas também são conhecidos como sistemas multiprocessados. Em sistemas multiprocessados são divididos em SMP (Symetric Multiprocessors Multiprocessamento Simétrico) e NUMA(Non-Uniform Memory Access). Em sistemas SMP todos os processadores acessam a memória de forma uniforme e todos os processadores têm a mesma função Sistemas Fracamente Acoplados Um sistema fracamente acoplado possui dois ou mais computadores conectados através de algum meio de comunicação. Cada sistema possui sua própria memória, processador, dispositivos de entrada/saída e sistema operacional. Nos sistemas fracamente acoplados normalmente são sistemas de pequeno porte computacional e estão interligados em rede ou por algum outro meio de comunicação. Esses sistemas fazem uma intercomunicação entre os hosts da rede, distribuindo o processamento e o armazenamento das informações, onde surgiram os sistemas operacionais de redes e os sistemas distribuídos. Os sistemas operacionais de redes permitem o compartilhamento de recursos entre os hosts da rede, de forma clara para o usuário. Em sistemas distribuídos, o sistema operacional esconde esses detalhes dos usuários, como se fosse um sistema único. Um exemplo de sistema distribuído são os clusters. Em cluster, existem dois ou mais computadores interligados por uma rede de alta performance e os usuários não sabem quantos são os nós do cluster.

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 03 Tipos de Sistemas Operacionais Maxwell Anderson Prof. Maxwell Anderson www.maxwellanderson.com.br Tipos de Sistemas Operacionais Os tipos de sistemas operacionais e a sua

Leia mais

Sistemas Operacionais Introdução. Professora: Michelle Nery

Sistemas Operacionais Introdução. Professora: Michelle Nery Sistemas Operacionais Introdução Professora: Michelle Nery Área de Atuação do Sistema Operacional Composto de dois ou mais níveis: Tipo de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Monotarefas Sistemas

Leia mais

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves 1 Tipos de Sistemas Operacionais Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das

Leia mais

1.2 Tipos de Sistemas Operacionais

1.2 Tipos de Sistemas Operacionais 1.2 Tipos de Operacionais Tipos de Operacionais Monoprogramáveis/ Monotarefa Multiprogramáveis/ Multitarefa Com Múltiplos Processadores 1.2.1 Monoprogramáveis/Monotarefa Os primeiros sistemas operacionais

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Apostila 01 Assunto: Tipos de Sistemas Operacionais UNIBAN

SISTEMAS OPERACIONAIS. Apostila 01 Assunto: Tipos de Sistemas Operacionais UNIBAN SISTEMAS OPERACIONAIS Apostila 01 Assunto: Tipos de Sistemas Operacionais UNIBAN 2.0 - INTRODUÇÃO Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão intimamente relacionados com a evolução do hardware

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 4 Tipos de SO Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br SO - Prof. Edilberto Silva Os Sistemas Operacionais podem ser assim classificados: SO - Prof. Edilberto Silva

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 02 - Estrutura dos Sistemas Operacionais. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 02 - Estrutura dos Sistemas Operacionais. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 02 - Estrutura dos Sistemas Operacionais Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed. LTC,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais O que é um sistema operacional? Sistema operacional (do inglês OS - operating system) é um programa ou conjunto de programas, que tem a função de gerencias o sistema. O sistema é o todo o hardware (computador),

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade I Introdução. 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade I Introdução. 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade I Introdução 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Introdução Conceituação de SO Funções Básicas Breve Histórico Tipos de SO Fundamentos

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade I 18/9/2009 Prof. Antonio Carlos Gay Thomé Prof. Aux. Simone Markenson Pech 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Conceituação de SO Funções Básicas Breve Histórico Tipos

Leia mais

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela. Gerações de Computadores INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Como é formado o meu computador? Computador = hardware + software 1ª

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Sistema computacional Sistemas feitos para resolver problemas Problema: como obter determinado resultado, com base em dados

Leia mais

Sistema Operacional Correção - Exercício de Revisão

Sistema Operacional Correção - Exercício de Revisão Prof. Kleber Rovai 1º TSI 22/03/2012 Sistema Operacional Correção - Exercício de Revisão 1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções? Não funcionaria.

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é um sistema operacional? Um computador moderno consiste em: Um ou mais processadores; Memória principal;

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Andrique Amorim www.andrix.com.br professor@andrix.com.br Classificação dos Sistemas Operacionais Classificação Os sistemas operacionais podem ser classificados segundo diversos parâmetros e perspectivas.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito

Leia mais

A Evolução dos Sistemas Operacionais

A Evolução dos Sistemas Operacionais Capítulo 3 A Evolução dos Sistemas Operacionais Neste capítulo, continuaremos a tratar dos conceitos básicos com a intensão de construirmos, agora em um nível mais elevado de abstração, o entendimento

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA 1. INTRODUÇÃO O conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis. O sistemas multiprogramáveis

Leia mais

Sistemas Operacionais. INTRODUÇÃO Prof. Rafael Alberto Vital Pinto FACSUL/CESUR

Sistemas Operacionais. INTRODUÇÃO Prof. Rafael Alberto Vital Pinto FACSUL/CESUR Sistemas Operacionais INTRODUÇÃO Prof. Rafael Alberto Vital Pinto FACSUL/CESUR 1 Introdução O que se espera de um sistema de computação? Execução de programas de usuários Permitir a solução de problemas

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. André Dutton

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. André Dutton ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. André Dutton EMENTA: Conceitos fundamentais e histórico da ciência da computação; Histórico dos computadores, evolução e tendências; Modalidades de computadores

Leia mais

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR Nelson Fabbri Gerbelli O que é informática? INFORMAÇÃO TECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação automática 2 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu

Leia mais

A primeira geração dos computadores ocorreu de 1945 a 1955 e tinha como principal característica o uso de válvulas e painéis de programação.

A primeira geração dos computadores ocorreu de 1945 a 1955 e tinha como principal característica o uso de válvulas e painéis de programação. A primeira geração dos computadores ocorreu de 1945 a 1955 e tinha como principal característica o uso de válvulas e painéis de programação. Eram enormes e ocupavam salas inteiras com dezenas de milhares

Leia mais

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br Fundamentos da Informática História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br História da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais O que se espera de um sistema de computação? Execução de programas de usuários Permitir a solução de problemas Sistema Operacional (SO) é um programa colocado entre o hardware do

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 03

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 03 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 03 fevereiro/2011 Surgimento, desenvolvimento e evolução dos sistemas operacionais até os sistemas modernos. 1 - Introdução A evolução dos sistemas operacionais

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Surgimento da Informática INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I Unidade I Prof Célio Conrado www.celioconrado.com celio.conrado@gmail.com Já nos

Leia mais

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu. Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Agenda Classificação de SO quanto a: Interface Processamento Tarefas

Leia mais

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Disciplina de Informática Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos

Leia mais

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Disciplinas FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Horários Quarta-feira Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize Fundamentos e Suporte de Computadores Professora Monalize COMPUTADOR DIGITAL é um equipamento eletrônico que processa dados usando programas, podendo ser dividido em: HARDWARE : parte "física, é o equipamento

Leia mais

Informática Instrumental Aula 1. Prof. Msc. Fernando Nakayama de Queiroz

Informática Instrumental Aula 1. Prof. Msc. Fernando Nakayama de Queiroz Informática Instrumental Aula 1 Prof. Msc. Fernando Nakayama de Queiroz Ementa da disciplina 1. Apresentação do sistema operacional windows e linux; 2. Aprendendo a operar o teclado e principais teclas

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Computação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Informática x Computação

Leia mais

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA CURIOSIDADE 2 O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Professor Leslier Soares Corrêa

Sistemas Operacionais. Professor Leslier Soares Corrêa Sistemas Operacionais Professor Leslier Soares Corrêa Objetivos Conhecer o Professor e a matéria. Importância da Matéria no dia a dia. Por que é necessário um sistema operacional O que é um Sistema Operacional

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistemas Operacionais

Conceitos Básicos sobre Sistemas Operacionais Conceitos Básicos sobre Sistemas Operacionais Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA0800 - Algoritmos e

Leia mais

Processamento de Dados

Processamento de Dados Processamento de Dados Execução de Programas Os computadores não entendem nada além de comandos, dados e endereços escritos em linguagem binária, também chamada de linguagem de baixo nível. Ela utiliza

Leia mais

Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 3 1. ARQUITETURA DO COMPUTAÇÃO- SOFTWARE Vimos nos capítulos anteriores que durante muitas décadas vários projetos foram realizados para

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais Aula 04. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Introdução a Sistemas Operacionais Aula 04. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução a Sistemas Operacionais Aula 04 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Um computador sem software nada mais é que um conjunto inútil de metal (Tanembaum); É o software que viabiliza

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Computacionais Introdução

Fundamentos de Sistemas Computacionais Introdução Fundamentos de Sistemas Computacionais Introdução Prof. Eduardo Alchieri Sistema Computacional Hardware Software Usuários Um ou mais processadores, memória, discos, impressoras, teclado, mouse, monitor,

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS 1 SISTEMAS OPERACIONAIS Profª Josiane T. Ferri Licenciada em Computação prof.jositf@yahoo.com.br facebook.com/josiferri AVALIAÇÕES A avaliação se dará mediante a observação dos seguintes pontos: Organização

Leia mais

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel 1 4 Estrutura do Sistema Operacional 4.1 - Kernel O kernel é o núcleo do sistema operacional, sendo responsável direto por controlar tudo ao seu redor. Desde os dispositivos usuais, como unidades de disco,

Leia mais

Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte I Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Introdução O objetivo deste material

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores Introdução aos Sistemas Operacionais O que é um Sistema Operacional? Programa que atua como um intermediário entre um usuário do computador ou um programa e o hardware. Os 4

Leia mais

Abstrações e Tecnologias Computacionais. Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress.

Abstrações e Tecnologias Computacionais. Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress. Abstrações e Tecnologias Computacionais Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress.com Agenda Introdução Sistemas Computacionais Arquitetura X

Leia mais

André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br)

André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br) André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br) Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. DEINFO/UFRPE 2

Leia mais

Edeyson Andrade Gomes. www.edeyson.com.br

Edeyson Andrade Gomes. www.edeyson.com.br Sistemas Operacionais Histórico e Estruturas Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Roteiro da Aula Histórico de SOs Tipos de SOs Estruturas de SOs 2 Histórico de SOs Baseado em Francis Machado e Luiz

Leia mais

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Conceitos básicos e serviços do Sistema Operacional Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Tipos de serviço do S.O. O S.O.

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução Programa: Seqüência de instruções descrevendo como executar uma determinada tarefa. Computador: Conjunto do hardware + Software Os circuitos eletrônicos de um determinado computador

Leia mais

- Aula 2 ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DOS COMPUTADORES

- Aula 2 ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DOS COMPUTADORES - Aula 2 ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DOS COMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Centenas de tipos diferentes de computadores foram projetados e construídos ao longo do ciclo evolutivo dos computadores digitais.

Leia mais

Introdução à Computação: História dos computadores

Introdução à Computação: História dos computadores Introdução à Computação: História dos computadores Ricardo de Sousa Bri.o rbri.o@ufpi.edu.br DIE- UFPI 2004 by Pearson Education Objetivos Aprender sobre a história dos computadores. 2004 by Pearson Education

Leia mais

Histórico dos Sistemas Operacionais

Histórico dos Sistemas Operacionais Andrique Amorim www.andrix.com.br professor@andrix.com.br Histórico dos Sistemas Operacionais Que computador você vai comprar? Vou comprar Windows! Voltando na história dos primeiros computadores... Os

Leia mais

Tipos de sistemas operacionais

Tipos de sistemas operacionais Tipos de sistemas operacionais Sistemas Operacionais de Computadores de Grande Porte Sistemas Operacionais para Servidores Sistemas Operacionais de Multiprocessadores Sistemas Operacionais para Computadores

Leia mais

Breve Histórico de Sistemas Operacionais

Breve Histórico de Sistemas Operacionais Breve Histórico de Sistemas Operacionais A primeira geração dos computadores ocorreu de 1945 a 1955 e tinha como principal característica o uso de válvulas e painéis de programação. Eram enormes e ocupavam

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 3 Índice 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação..3 1.1. Primeira Geração Válvulas (1945 1955)... 3 1.2. Segunda Geração Transistores (1955 1965)...

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES LIVRO TEXTO: CAPÍTULO 13, PÁGINA 243 Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional INTRODUÇÃO Arquiteturas que possuem duas ou mais CPUs interligadas

Leia mais

Sistemas Operacionais valnaide@dca.ufrn.br kliger@dca.ufrn.br affonso@dca.ufrn.br

Sistemas Operacionais valnaide@dca.ufrn.br kliger@dca.ufrn.br affonso@dca.ufrn.br Sistemas Operacionais valnaide@dca.ufrn.br kliger@dca.ufrn.br affonso@dca.ufrn.br INTRODUÇÃO O que é um sistema operacional? História dos sistemas operacionais Conceitos dos Sistemas Operacionais Estrutura

Leia mais

Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Evolução dos Computadores; Considerações da Arquitetura de von Neumann; Execução de uma instrução

Leia mais

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede.

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Aula 2 Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Sistema Operacional de Rede Definição: Conjunto de módulos que ampliam as tarefas dos sistemas operacionais locais, complementando-os

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Computador = hardware + software. Como é formado o meu computador? E como estes componentes se comunicam?

Introdução aos Sistemas Operacionais. Computador = hardware + software. Como é formado o meu computador? E como estes componentes se comunicam? Como é formado o meu computador? Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 1 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Mouse Teclado Monitor Placa de vídeo

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Prof. Ms. Márcio Andrey Teixeira A Caracterização dos Sistemas Funções do S.O Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento Secundário Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS APPEL MICROSOFT LINUX GOOGLE É um controlador

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas. AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE NOTA DE AULA 01 Assunto: Introdução a informática. Histórico do computador. Conceitos

Leia mais

O que veremos nesta aula? Principais Aspectos de Sistemas Operacionais. Visão geral de um sistema computacional

O que veremos nesta aula? Principais Aspectos de Sistemas Operacionais. Visão geral de um sistema computacional O que veremos nesta aula? Principais Aspectos de Sistemas Operacionais Laboratório de Sistemas Operacionais Aula 1 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Tudo o que já vimos antes... Introdução

Leia mais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Apresentação Disciplina básica do curso de Engenharia de Computação Carga-horária: 60h teóricas Associadas

Leia mais

Infra-Estrutura de Hardware

Infra-Estrutura de Hardware Infra-Estrutura de Hardware P r o f. W i l t o n O. F e r r e i r a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l R u r a l d e P e r n a m b u c o U F R P E 1 º S e m e s t r e / 2 0 1 2 Conteúdo da aula Hardware

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 INTRODUÇÃO REDES EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 Computadores eram máquinas grandes e complexas, operadas por pessoas altamente especializadas; Não havia interação direta entre usuários

Leia mais

SOP Sistemas Operacionais Módulo 03: História e Evolução

SOP Sistemas Operacionais Módulo 03: História e Evolução SOP Sistemas Operacionais Módulo 03: História e Evolução Prof. Charles Christian Miers e mail: charles.miers@udesc.br História dos Computadores / SOs Primeira Geração (1945 1955): válvula Sem SO, programação

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Software em Sistemas Distribuídos Aplicativo ou Sistema Operacional Sincronismo Interação Controles Um sistema operacional moderno provê dois serviços fundamentais para o usuário

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves

Arquitetura de Computadores. Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves Arquitetura de Computadores Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves Conceitos Básicos Programa: é uma seqüência de instruções que executam uma determinada tarefa. Linguagem de máquina: conjunto de instruções primitivas

Leia mais

História dos SOs. Tópicos

História dos SOs. Tópicos História dos SOs Cap. 1 - Tanenbaum Prof. Alexandre Beletti Ferreira 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração Tópicos 1 1ª Geração 1ª Geração: 1945 a 1955 Computadores: em meados da década de 40 Máquinas

Leia mais

1.1. Organização de um Sistema Computacional

1.1. Organização de um Sistema Computacional 1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes

Leia mais

Introdução aos Sistemas

Introdução aos Sistemas Introdução Introdução aos Sistemas Operacionais 1 2 3... n Ambientes Operacionais Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Compilador Editor de texto Browser Programas

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 1 Introdução: Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados da manipulação de dados para um ou mais objetivos.

Leia mais

Histórico dos Computadores

Histórico dos Computadores Histórico dos Computadores O mais antigo equipamento para cálculo foi o ábaco (Fig. 1), que era um quadro com arruelas móveis, dispostas em arames paralelos, tendo, portanto, um mecanismo simples. Surgido

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

A história da computação. Prof: Diego Medeiros

A história da computação. Prof: Diego Medeiros A história da computação Prof: Diego Medeiros O que é a computação? Computação (latim computatio, -onis) 1. Ato ou efeito de computar. Cálculo, cômputo 2. Conjunto de conhecimentos e técnicas referentes

Leia mais

Laboratório de Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz

Laboratório de Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Uma definição! É uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. Mais uma!

Leia mais

Calculadoras Mecânicas

Calculadoras Mecânicas ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Evolução e Desempenho de Computadores 1ª Calculadora - séc. V a.c Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho. O computador é consciente, trabalhador,

Leia mais

Resumo. Prof. Alejandro - Introdução à Sistemas Operacionais Resumo Informativo, complemente o material assistindo as Aulas 19/08/2015 1

Resumo. Prof. Alejandro - Introdução à Sistemas Operacionais Resumo Informativo, complemente o material assistindo as Aulas 19/08/2015 1 Resumo 19/08/2015 1 1. Tipos de Software 2. Introdução aos Sistemas Operacionais 3. Os Arquivos 4. Funções do Sistema Operacional 5. Programas Utilitários do Sistema Operacional 6. Termos Básicos 7. Tipos

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08

PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08 PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08 Coletar Informática Armazenar Disseminar Dados DADOS Elementos conhecidos de um problema INFORMAÇÃO Um conjunto estruturado de dados transmitindo conhecimento. Novas Tecnologias

Leia mais

A História do Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP

A História do Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP A História do Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP Origem da Palavra Computador (século XIX) pessoa com função de fazer contas e resolver problemas com número Termo

Leia mais

11/3/2009. Software. Sistemas de Informação. Software. Software. A Construção de um programa de computador. A Construção de um programa de computador

11/3/2009. Software. Sistemas de Informação. Software. Software. A Construção de um programa de computador. A Construção de um programa de computador Sistemas de Informação Prof. Anderson D. Moura Um programa de computador é composto por uma seqüência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação

Tecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia da Informação e Comunicação Parte 1 Conceitos básicos e História Prof. Marcos Monteiro Conceitos básicos Computador é... Conceitos básicos Computador é... Maquina que processa dados? Que tem:

Leia mais

Noções de Software. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com)

Noções de Software. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Software André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Software; Sistemas Operacionais: Evolução; Conceitos Básicos; Tipos; Exemplos. DEINFO/UFRPE

Leia mais

Sistemas Operativos. Funções genéricas de um S.O.

Sistemas Operativos. Funções genéricas de um S.O. Introdução Funções genéricas de um S.O.! O S.O. é a primeira camada de software indispensável para que o sistema informático possa funcionar! Tem por funções controlar e gerir os recursos de hardware Torná-los

Leia mais

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais

Evolução dos Computadores

Evolução dos Computadores Evolução dos Computadores Campus Cachoeiro Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Geração Zero 1. Computação primitiva

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação O que é um SO? Introdução a Computação Sistemas Operacionais PII Consiste em: Hardware Programas de Sistema Programas de Aplicativos 1 2 O que é um SO? Hardware não proporciona controle de alto nível disponível

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Aula 01 Tecnologias e Perspectiva Histórica Edgar Noda Pré-história Em 1642, Blaise Pascal (1633-1662) construiu uma máquina de calcular mecânica que podia somar

Leia mais

Profs. Deja e Andrei

Profs. Deja e Andrei Disciplina Sistemas Distribuídos e de Tempo Real Profs. Deja e Andrei Sistemas Distribuídos 1 Conceitos e Projetos de Sistemas Distribuídos Objetivos: Apresentar uma visão geral de processamento distribuído,

Leia mais

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro História da Informática Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Introdução Pré-História A evolução dos computadores Cronologia Vídeos Atividade prática Introdução Os computadores estão presentes no dia-a-dia

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu

Leia mais

Sistemas de Lotes (2) Sistemas de Lotes (3) Layout da MP em Sistemas de Lotes. Minimizar o tempo de resposta

Sistemas de Lotes (2) Sistemas de Lotes (3) Layout da MP em Sistemas de Lotes. Minimizar o tempo de resposta 1 Mono e multiprogramação Introdução Classificação (Aula 2) Recap Sistemas Máquina Profa. Patrícia Gerenciador D. CostaLPRM/DI/UFES Provê Fornece Compartilhamento programador máquina justa recursos Operacionais

Leia mais

Unidade 13: Paralelismo:

Unidade 13: Paralelismo: Arquitetura e Organização de Computadores 1 Unidade 13: Paralelismo: SMP e Processamento Vetorial Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais da arquitetura SMP e alguns detalhes

Leia mais

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo ("pipeline") Execução de programas

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo (pipeline) Execução de programas http://www.ic.uff.br/~debora/fac! Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro do

Leia mais