Gestão Integrada de Recursos Hídricos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Integrada de Recursos Hídricos"

Transcrição

1 Gestão Integrada de Recursos Hídricos 1. O que é GIRH? 2. Porque GIRH? 3. Princípios 4. Usuários 5. O Processo 6. Políticas 7. Instituições

2 1. O que é a GIRH? (1 de 3) A base da Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) são os diferentes usos interdependentes da água. O OBJECTIVO é a gestão e o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. A necessidad e de considerar os diferentes usos da água no seu todo.

3 1. O que é a GIRH? (2 de 3) Gestão Integrada significa que todos os diferentes usos da água são considerados conjuntamente. As decisões em termos de gestão e alocação de água consideram os efeitos de cada uso nos outros usos. São capazes de tomar em conta os objectivos sociais e económicos, incluindo o objectivo de desenvolvimento sustentável. GIRH e o Processo de tomada de decisões participativas. Como veremos, o conceito básico de GIRH foi estendido para incorporar a tomada de decisões participativas.

4 1. O que é a GIRH? (3 de 3) Gestão Gestão: enfatiza que não podemos só focalizar no desenvolvimento dos recursos hídricos mas também conscientemente gerir o mesmo desenvolvimento para assegurar o usos sustentável a longo prazo para gerações vindouras. para gerações futuras.

5 2. Porque GIRH? - Questões chave na gestão de recursos hídricos (1 de 4) Os factos Somente 0,4% da água a nível global esta disponível para o ser humano. Mais de 2 biliões de pessoas são afectadas por falta de água em mais de 40 países. 263 Bacias hidrográficas são partilhadas por dois ou mais países. 2 Milhões de toneladas de resíduos são depositados nos fluxos de água por dia. Metades da população em países de desenvolvimento estão expostos a fontes poluídas de água que aumentam a incidência de casos de doenças. 90% Dos desastres naturais nos anos 90 foram relacionados com água. O aumento da população de 6 para 9 biliões de pessoas será o factor determinante na gestão de recursos hídricos os próximos 50 anos. Urgência A água é vital para a sobrevivência do ser humano, a sua saúde e dignidade. É um recurso fundamental para o desenvolvimento humano. Os recursos de água doce estão sobre pressão crescente.

6 2. Porque GIRH? - Questões chave na gestão de recursos hídricos (2 de 4) Crise na governação da água Abordagens sectoriais na gestão de recursos hídricos dominaram no passado e continuam prevalecentes. Isto causa uma gestão e um desenvolvimento não coordenado e fragmentado. A competição aumenta Uma crescente competição para este recurso finito é agravada pela governação ineficiente.

7 2. Porque GIRH? - Questões chave na gestão de recursos hídricos (3 de 4) Assegurar a água para pessoas Um quinto da população mundial não tem acesso a água potável e metade não tem acesso a saneamento adequado. Assegurar a água para produção alimentar Nos próximos 25 anos a teremos que produzir comida para mais 2-3 biliões de pessoas. Proteger ecossistemas vitais Ecossistemas aquáticos dependem dos fluxos de água, efeito das estações e flutuações nos níveis de água e estão ameaçados pela pobre qualidade da água.

8 2. Porque GIRH? - Questões chave na gestão de recursos (4 de 4) hídricos Disparidades de Género A gestão formal de recursos hídricos é dominada por homens. Embora os números de mulheres em termos de representatividade estão a crescer, continua na mesma muito abaixo do desejado Quem decide? As decisões em termos de provisão de água e tecnologias de saneamento, localização de fontes de água e manutenção de sistemas são, na sua maioria, tomadas por homens.

9 Áreas de mudança na GRH As mudanças procuram atingir Eficiência Económica Equidade Social Sustentabilidade Ambiental PARA ATINGIR SUSTENTABILIDADE

10 3. Princípios na gestão de recursos hídricos (1 de 5) Os princípios de Dublin foram a base para grande parte da reforma no sector das águas. A água doce é um recurso finito e vulnerável, essencial para o sustento da vida, o desenvolvimento e o ambiente. O Desenvolvimento e Gestão de Água deve ser baseado na participação, envolvendo usuários, planeadores, e os responsáveis políticos a todos os níveis. Mulheres têm um papel central na provisão, gestão e o salvaguardar da água. A água tem um valor económico em todos os seus usos e deve ser visto como um bem social e um bem económico.

11 3. Princípios na gestão de recursos hídricos (2 de 5) A água doce é um recurso finito e vulnerável, essencial para o sustento da vida, o desenvolvimento e o ambiente. Sendo que a água mantêm a vida, uma gestão efectiva dos recursos hídricos requer uma abordagem holística, ligando desenvolvimento social e económico com a protecção de ecossistemas naturais. Uma gestão efectiva liga o uso da terra e da água ao longo de todo a área de captação de água ou aquíferos subterrâneos.

12 3. Princípios na gestão de recursos hídricos (3 de 5) O Desenvolvimento e Gestão de Água deve ser baseado na participação, envolvendo usuários, planeadores, e os responsáveis políticos a todos os níveis. Uma abordagem participativa trata de aumentar a consciência da importância da água de quem estabelece as políticas e o público em geral. Implica que as decisões são tomadas ao nível apropriado mais baixo, com plena consulta pública e envolvimento dos usuários na planificação e implementação de projectos.

13 3. Princípios na gestão de recursos hídricos (4 de 5) A mulheres têm um papel central na provisão, gestão e o salvaguardar da água. O papel da mulher como provedoras e usuárias de água e guardiãs do ambiente de vida, deve estar reflectido nos arranjos institucionais. Precisa-se de políticas positivas

14 3. Princípios na gestão de recursos hídricos (5 de 5) A água tem um valor económico em todos os seus usos e deve ser visto como um bem social e um bem económico. O direito fundamental de todos os seres humanos de terem acesso a água potável e saneamento a um preço justo. Falhas no reconhecer o valor total da água originou ao esbanjar da água e usos que danificam o ambiente. Considera a água como bem económico é um importante meio para poder tomar decisões na alocação da água.

15 4. Os usuários de água, aspectos positivos e negativos (1 de 2) Agricultura Aprovisionamento de Água Águas residuais Industria Mineira, Fábricas Ambiente Pescas Turismo Energia Transportes Cada um destes usos tem impactos positivos importantes A maioria também tem impactos negativos que podem ser piores por causa de praticas de má gestão, falta de regulamentação, motivação ou os regimes de governação usados. Prioridades Cada país tem as suas prioridades de desenvolvimento e económicos.

16 4. Os usuários de água, aspectos positivos e negativos (2 de 2) Benefícios sociais e económicos dos sectores que usam a água. Estes são óbvios em termos de produção de alimentos, energia, água potável, empregos, recreação, etc. mas o valor relativo de cada destes benefícios é mais difícil de avaliar. Benefícios da GIRH para cada sector?

17 5. O processo: Implementar GIRH (1 de 3) O desafio as práticas convencionais O argumentação para a GIRH é forte. O problema para muitos países é uma longa história de desenvolvimento sectorial. Como define Global Water Partnership: GIRH é um desafio as práticas convencionais, atitudes e certeza profissionais. Confronta interesses sectoriais estabelecidos afirmando que a água é gerida holísticamente para o benefício de todos. GIRH é, acima de tudo, uma filosofia.

18 5. O processo: Implementar GIRH (2 de 3) Negociando as diferenças Tudo isto implica mudanças, que trazem ameaças e oportunidades. As ameaças são ás posições e ao poder de pessoas e ameaçam a sua essência como profissionais. A GIRH requer que plataformas sejam desenvolvidas para permitir parte interessadas muito diferentes com interesses que parecem irreconciliáveis de trabalharem em conjunto.

19 5. O processo: Implementar GIRH (3 de 3) A GIRH requer reformas Por causa dos quadros institucionais e legislativos, implementar a GIRH requer na maioria dos casos uma reforma em todas as fases de planificação e gestão do ciclo da água. É um processo de passo á passo.

20 6. Quadro político e legal (1 de 2) Um plano mesre Um plano mestre é essencial -Nova política de recursos hídricos -Reforma da legislação -Decisões pouco fáceis devem ser tomadas

21 6. Quadro político e legal (2 de 2) A legislação transforma as políticas em leis e deve: Clarificar direitos e responsabilidades de usuários e provedores de água; Clarificar o papel do Estado em relação a outras partes interessadas; Formalizar a transferência de alocações de água; Estabelecer o estatuto legal de instituições do governo que gerem a água e grupos de interesse de usuários; Assegurar o uso sustentável do recurso.

22 7. Quadro Institucional (1 de 2) Papel do governo como facilitador e regulador A planificação e gestão de recursos hídricos é um aspecto central da responsabilidade governamental. Chegar a acordo sobre o nível de envolvimento do governo Onde termina a responsabilidade do governo? Corpos autónomos de gestão de serviços de água e/ou organizações baseadas na comunidade.

23 7. Quadro Institucional (2 de 2) Organizações de Bacias Hidrográficas (OBH) A bacia hidrográfica como unidade geográfica natural para a implementação. Prerequisitos Institucionais Partes interessadas envolvidas na tomada de decisões; Gestão de recursos hídricos baseada nos limites hidrológicos; Estruturas organizacionais a nível da bacia e sub-bacia para permitir a tomada de decisões ao nível mais baixo apropriado; Coordenação pelo governo a nível nacional para garantir a gestão entre os vários sectores.

24 Pense sobre os assuntos Que barreiras vê para a melhoria da gestão de recursos hídricos? É viável a implementação da GIRH?

25 Obrigado.

Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação de GIRH. Introdução à GIRH

Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação de GIRH. Introdução à GIRH Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação de GIRH Introdução à GIRH Meta e objetivos do capítulo Meta: A meta deste capítulo é apresentar conceitos e princípios da Gestão Integrada de Recursos

Leia mais

Alocação da Água. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Alocação da Água. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Objectivos de Aprendizagem Aprender sobre os elementos básicos na alocação de água e as ligações com outras funções das OBH. Ter um entendimento básico da

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Objectivos de aprendizagem Aprender como identificar e categorizar as partes. Considerar diferentes estruturas de partes

Leia mais

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Objectivos de aprendizagem Valorizar a planificação da bacia hidrográfica como um processo que coordena

Leia mais

Instrumentos Económicos e Financeiros. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Instrumentos Económicos e Financeiros. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Instrumentos Económicos e Financeiros GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM Entender as diferenças entre instrumentos económicos e financeiros. Valorizar como aplicar

Leia mais

Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH. Introdução a GIRH Parte 2: Princípios de GIRH

Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH. Introdução a GIRH Parte 2: Princípios de GIRH Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH Introdução a GIRH Parte 2: Princípios de GIRH Meta e objetivo da sessão Apresentar princípios de gestão de águas Introdução Adoção de princípios de gestão

Leia mais

A Declaração de Dublin sobre Água e Desenvolvimento Sustentável Dublin, Irlanda, 31 de janeiro de 1992

A Declaração de Dublin sobre Água e Desenvolvimento Sustentável Dublin, Irlanda, 31 de janeiro de 1992 A Declaração de Dublin sobre Água e Desenvolvimento Sustentável Dublin, Irlanda, 31 de janeiro de 1992 Introdução A escassez e o mau uso da água doce representam uma séria e crescente ameaça ao desenvolvimento

Leia mais

Projecto Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Zona Costeira

Projecto Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Zona Costeira SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS Intercambio de experiências, nova normativa, sistemas de controlo, código de boas práticas, gestão e tecnologias de tratamento 15 de

Leia mais

Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação de GIRH. Conceitos para uma estrutura legal de GIRH

Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação de GIRH. Conceitos para uma estrutura legal de GIRH Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação de GIRH Conceitos para uma estrutura legal de GIRH Meta e objetivos do capítulo Meta A meta deste capítulo é esclarecer a estrutura legal básica da GIRH,

Leia mais

Controlo da poluição de água. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Controlo da poluição de água. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Controlo da poluição de água GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Objectivos de Aprendizagem Estabelecer uma base para a gestão de poluição de recursos hídricos. Entender as abordagens e opções

Leia mais

PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA ÁGUA : MADALENA B. NEVES EMBAIXADORA DE CV EM PORTUGAL

PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA ÁGUA : MADALENA B. NEVES EMBAIXADORA DE CV EM PORTUGAL PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA ÁGUA : MADALENA B. NEVES EMBAIXADORA DE CV EM PORTUGAL 1 . ÁGUA- UM DIREITO 2 NAÇÕES UNIDAS :. DIREITO HUMANO À ÁGUA- CONDIÇÃO PRÉVIA PARA A REALIZAÇÃO DOS OUTROS DIREITOS

Leia mais

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Oscar de Moraes Cordeiro Netto cordeiro@unb.br Um mundo sem água? Infinidade de usos e funções

Leia mais

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente.

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente. Muito obrigado a todos que participaram da primeira rodada de discussões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. As seis discussões focaram nos temas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas

Leia mais

Padrões dos Projectos ABC

Padrões dos Projectos ABC Padrões dos Projectos ABC Adaptação com Base na Comunidade (ABC) é uma nova área para muitos profissionais do desenvolvimento. A ABC envolve reflexões sobre questões novas e por vezes complexas. Ela envolve

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax :

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : Fax : AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011 551 7700 Fax : 011 551 784 CONSELHO EXECUTIVO Décima-Quarta Sessão Ordinária 26 30 de Janeiro de 2009 Adis

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT

GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT USOS DA ÁGUA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO PLANETA ESTADOS Sólido.

Leia mais

Gestão de Informação. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Gestão de Informação. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Gestão de Informação GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Apresentação Objectivos de aprendizagem Porque gerir informação A função da Gestão de Informação e objectivo O processo de Gestão de

Leia mais

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África

Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág. 1 Assembly/AU/Decl. 1 (XI) Compromisso de Sharm El Sheikh para a Aceleração da Realização dos Objectivos sobre a Água e o Saneamento em África Assembly/AU/Decl.1 (XI) Pág.

Leia mais

Os avanços e as lacunas do sistema de gestão sustentável dos Recursos Hídricos no Brasil

Os avanços e as lacunas do sistema de gestão sustentável dos Recursos Hídricos no Brasil Os avanços e as lacunas do sistema de gestão sustentável dos Recursos Hídricos no Brasil Palestrante: Rafael F. Tozzi Belém, 10 de agosto de 2017 1 Contexto Geral A seca e escassez no Sudeste, as inundações

Leia mais

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas, LANÇAMENTO DA ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA O ATLÂNTICO LISBOA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011 INTERVENÇÃO DA SENHORA MAMAOT Senhor Primeiro Ministro, Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Leia mais

SeminárioInternacional. Internacionalde Tecnologias Ambientais e Gestão da Água na Indústria. Curitiba, novembro de 2014

SeminárioInternacional. Internacionalde Tecnologias Ambientais e Gestão da Água na Indústria. Curitiba, novembro de 2014 SeminárioInternacional Internacionalde Tecnologias Ambientais e Gestão da Água na Indústria Curitiba, novembro de 2014 POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS E SEUS INSTRUMENTOS COM ÊNFASE NO ENQUADRAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS MAPUTO, 11 DE MARÇO DE 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

1.Introdução. 2.Enquadramento Geral

1.Introdução. 2.Enquadramento Geral 1.Introdução O governo de Angola através do GABHIC Gabinete para a Administração da Bacia Hidrográfica do Rio Cunene está a promover a realização de planos gerais de utilização integrada dos recursos Hídricos

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento do Sector de Abastecimento de Água em Angola. 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa LUCRÉCIO COSTA

Estratégia de Desenvolvimento do Sector de Abastecimento de Água em Angola. 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa LUCRÉCIO COSTA 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa A Engenharia como fator decisivo no processo de desenvolvimento" Estratégia de Desenvolvimento do Sector de Abastecimento de Água em Angola LUCRÉCIO COSTA

Leia mais

Estrutura institucional de gestão dos recursos hídricos portugueses Modelo em estudo

Estrutura institucional de gestão dos recursos hídricos portugueses Modelo em estudo Estrutura institucional de gestão dos recursos hídricos portugueses Modelo em estudo 7 de Setembro de 2011 AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE DIRECÇÃO DIRECTOR-GERAL SUBDIRECTORA-GERAL 1 SUBDIRECTORA-GERAL

Leia mais

Desenvolvimentos no Quadro Institucional do Sector de Águas em Mocambique Perspectiva de Regulação

Desenvolvimentos no Quadro Institucional do Sector de Águas em Mocambique Perspectiva de Regulação Desenvolvimentos no Quadro Institucional do Sector de Águas em Mocambique Perspectiva de Regulação Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa FIGUEIRA DA FOZ, 24 DE OUTUBRO DE 2017 Por: EMÍLIO

Leia mais

Aquashare 2012 Gestão de Recursos Hídricos em Moçambique Génese, Evolução e Desafios

Aquashare 2012 Gestão de Recursos Hídricos em Moçambique Génese, Evolução e Desafios Aquashare 2012 Gestão de Recursos Hídricos em Moçambique Génese, Evolução e Desafios Rui Mayor Gonzalez e Belarmino M. Chivambo Conteúdo 1. Importância humana da água 2. Genese da medição da ocorrência

Leia mais

Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis. Paula Trindade LNEG

Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis. Paula Trindade LNEG Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis Paula Trindade LNEG Conferência Compras Públicas Sustentáveis LNEG, 25 Março 2010 Muitas organizações têm experiências em compras sustentáveis! Mas sem

Leia mais

DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade?

DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade? DQA e DQEM - Sobreposição ou complementaridade? Objetivos e âmbito A Diretiva-Quadro da Água (DQA, Diretiva n.º 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro) estabelece um quadro de

Leia mais

DESAFIOS DO PLANEAMENTO HIDROLÓGICO

DESAFIOS DO PLANEAMENTO HIDROLÓGICO DESAFIOS DO PLANEAMENTO HIDROLÓGICO Enquadramento Europeu / Convénio de Albufeira José Rocha Afonso Instituto da Água, IP PGRH Nas bacias hidrográficas em que a utilização das águas possa ter efeitos transfronteiriços,

Leia mais

ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário João Noronha ESAC/IPC 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH. Introdução a GIRH Parte 3: Apresentando Instrumentos Econômicos e Financeiros

Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH. Introdução a GIRH Parte 3: Apresentando Instrumentos Econômicos e Financeiros Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH Introdução a GIRH Parte 3: Apresentando Instrumentos Econômicos e Financeiros Meta e objetivos da sessão Apresentar a importância de instrumentos econômicos

Leia mais

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos. Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água

O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos. Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água Políticas Enquadramento legal A Directiva-Quadro da Água (DQA) Directiva 2000/60/CE, transposta

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE AMBIENTAL EM ÁGUAS DO SEMIÁRIDO

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE AMBIENTAL EM ÁGUAS DO SEMIÁRIDO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE AMBIENTAL EM ÁGUAS DO SEMIÁRIDO (1) Henrique Clementino de Souza (1) FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL, hcsrn@yahoo.com.br

Leia mais

Uma estratégia para as pessoas e para o planeta: assegurando uma transição justa para empregos verdes dignos?

Uma estratégia para as pessoas e para o planeta: assegurando uma transição justa para empregos verdes dignos? Uma estratégia para as pessoas e para o planeta: assegurando uma transição justa para empregos verdes dignos? Judith Kirton-Darling Secretária Confederal da CES A actual situação é insustentável Socialmente:

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Conteúdo da apresentação Introdução Conceitos básicos sobre Mudanças Climáticas Causas das Mudanças Climáticas Impactos da Mudanças Climáticas Políticas e Instrumentos Legais sobre

Leia mais

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1 Pág. 1 DECLARAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA (PIDA) Doc: EX.CL/702(XX) Nós, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana, reunidos na nossa Décima Oitava Sessão

Leia mais

Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição. Junho de Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique

Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição. Junho de Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição Junho de 2013 Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique 1 Breve Historial Mais de 70%vivem da agricultura Pequenos

Leia mais

MOÇAMBIQUE E O SECTOR DA ÁGUA DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE

MOÇAMBIQUE E O SECTOR DA ÁGUA DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE MOÇAMBIQUE E O SECTOR DA ÁGUA DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Figueira da Foz, 24 de Outubro de 2017 Arlindo

Leia mais

DIA NACIONAL DA ÁGUA 2007 Água, um bem ambiental global António Eira Leitão

DIA NACIONAL DA ÁGUA 2007 Água, um bem ambiental global António Eira Leitão 1 DIA NACIONAL DA ÁGUA 2007 Água, um bem ambiental global António Eira Leitão GEOTA 1 de Outubro 2007 Dia Nacional da Água A função social e a importância económica e ambiental da água 2 A água é um dos

Leia mais

GOALS PASSADO PRESENTE FUTURO OBJECTIVO POR ALCANÇAR? CAMINHO DEFINIDO? SEGURANÇA NO TRABALHO ENCONTRO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

GOALS PASSADO PRESENTE FUTURO OBJECTIVO POR ALCANÇAR? CAMINHO DEFINIDO? SEGURANÇA NO TRABALHO ENCONTRO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO GOALS OBJECTIVO POR ALCANÇAR? CAMINHO DEFINIDO? OBJECTIVOS - Passado: Evolução Histórica da SHT no SNS - Presente: Modelo de Gestão de SHT(Gestão de Risco) - O Futuro: uma abordagem estratégica INTRODUÇÃO

Leia mais

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 O Papel da Engenharia Sustentabilidade da Sociedade Atual 18 de outubro UMA de 2014/ ESTRATÉGIA José Aidos PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO O Papel

Leia mais

Política Nacional de Recursos Hídricos

Política Nacional de Recursos Hídricos Política Nacional de Recursos Hídricos João Bosco Senra Diretor de Recursos Hídricos SRHU/MMA Workshop Sobre Contas de Água, Energia, Terra e Ecossistemas Rio de Janeiro, 23 a 25 de setembro de 2009 BRASIL

Leia mais

Década da Água e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Década da Água e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Seminário Balanço da Década da Água Década da Água e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Angela R. C. Ortigara Ph.D. WWAP 15 de Dezembro de 2015 Auditório da Rede Gazeta Vitória, ES Objetivos

Leia mais

Mercados. Concorrência. Manuel Cabugueira Centro de Investigação em Economia e Gestão

Mercados. Concorrência. Manuel Cabugueira Centro de Investigação em Economia e Gestão Mercados? Concorrência? Centro de Investigação em Economia e Gestão 1 Deve ser promovida a concorrência no sector, na medida em que é motivadora da inovação e do progresso técnico e consequentemente do

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO DE 2013 2013, Ano Internacional da Cooperação pela da Água 2 DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA O dia 22 de Março

Leia mais

PHD 2538 Gerenciamento de Recursos Hídricos

PHD 2538 Gerenciamento de Recursos Hídricos PHD 2538 Gerenciamento de Recursos Hídricos Política e Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos. Aspectos Legais e Institucionais da Gestão de Recursos Hídricos. Gestão de Recursos Hídricos Retrospectiva

Leia mais

Apresentação da Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas. DONDO, 20 de NOVEMBRO de 2014 MICOA/DPCA-Sofala

Apresentação da Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas. DONDO, 20 de NOVEMBRO de 2014 MICOA/DPCA-Sofala Apresentação da Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas DONDO, 20 de NOVEMBRO de 2014 MICOA/DPCA-Sofala Estrutura da apresentação da estratégia Introdução Processo da elaboração da ENMC Estrutura ENMC

Leia mais

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Instrumento para a Internacionalização

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Instrumento para a Internacionalização PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Instrumento para a Internacionalização AcquaLive, Lisboa, 22 de Março de 2012 Francisco Nunes Correia Tópicos desta apresentação: 1 Quais as tendências à escala global?

Leia mais

OPEN

OPEN OPEN Terra o Planeta Azul o Planeta Água A superfície da Terra é modelada pela interacção entre os processos de Geodinâmica Interna Geodinâmica Externa Os principais factores modeladores são Tectónica

Leia mais

PROJECTO PTDC/AAC-AMB/105061/2008

PROJECTO PTDC/AAC-AMB/105061/2008 ÁGUA, ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E ACTIVIDADE HUMANA. UMA ABORDAGEM INTEGRADA E PARTICIPATIVA NA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS INOVADORAS E PROSPECTIVAS DE GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS NO SUL DE PORTUGAL

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa MINISTÉRIO DA ENERGIA Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa Marcelina Mataveia Direcção Nacional de Energias Novas e Renováveis Maputo - Moçambique 7 de Fevereiro

Leia mais

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos Jaime Melo Baptista Instituto Regulador de Águas e Resíduos Relevância da discussão sobre políticas e modelos de governança e sobre a gestão destes serviços: São serviços públicos essenciais e insubstituíveis,

Leia mais

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 1 PRINCIPAIS DESAFIOS GESTÃO E SEGURANÇA DOS RECURSOS HÍDRICOS A escassez hídrica e as inundações são problemas crescentes no Brasil Balanço hídrico quantitativo

Leia mais

10 -Sustentabilidade

10 -Sustentabilidade Marcos Históricos 10 -Sustentabilidade 1972 - Estudo do Clube de Roma relatório intitulado Limites do Crescimento 1972 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo 1987 - Comissão

Leia mais

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 763562 A importância do ODS 6+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

PLANO NACIONAL DA ÁGUA

PLANO NACIONAL DA ÁGUA PLANO NACIONAL DA ÁGUA FASE ACTUAL DE ELABORAÇÃO DO PNA 2010 Conselho Nacional da Água (CNA) 20 de Julho de 2010 Modelo Organizacional A natureza transversal das matérias a tratar no Plano Nacional da

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO. Alimentação Humana Promoção e Consumo dos Produtos Regionais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO. Alimentação Humana Promoção e Consumo dos Produtos Regionais PROJECTO DE RESOLUÇÃO Alimentação Humana Promoção e Consumo dos Produtos Regionais Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Exma. Sras. Deputadas e Srs. Deputados Exmo. Sr. Presidente do Governo Exma. Sra. e

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

Papel da Mulher Angolana nos Serviços de Água nas Áreas Rurais

Papel da Mulher Angolana nos Serviços de Água nas Áreas Rurais Papel da Mulher Angolana nos Serviços de Água nas Áreas Rurais Dra. Filomena Delgado Ministra da Família e Promoção da Mulher Luanda, 24 a 27 de Setembro de 2013 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA

Leia mais

Origens do direito da água

Origens do direito da água O Direito Internacional das Águas e a Convenção de Albufeira sobre as Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas António Gonçalves Henriques Origens do direito da água Direito costumeiro: prioridade em função

Leia mais

José Galizia Tundisi Takako Matsumura-Tundisi. Recursos. hídricos. no século XXI nova edição ampliada e atualizada

José Galizia Tundisi Takako Matsumura-Tundisi. Recursos. hídricos. no século XXI nova edição ampliada e atualizada José Galizia Tundisi Takako Matsumura-Tundisi hídricos Recursos no século XXI nova edição ampliada e atualizada Sumário 1 A água e os sistemas de sustentação à vida... 23 2 O ciclo hidrológico e a distribuição

Leia mais

Pagamento por serviços ambientais como meio de engajamento

Pagamento por serviços ambientais como meio de engajamento Pagamento por serviços ambientais como meio de engajamento O uso do PSA como Instrumento Econômico na Restauração Florestal da bacia do Rio Doce Raquel Caroline Alves Lacerda Eng. Agrônoma, MSc Economia

Leia mais

Tema 1 Eficácia dos planos no contexto nacional e comunitário José Gomes Ferreira

Tema 1 Eficácia dos planos no contexto nacional e comunitário José Gomes Ferreira Tema 1 Eficácia dos planos no contexto nacional e comunitário José Gomes Ferreira Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade

Leia mais

Apoio Institucional 2

Apoio Institucional 2 Cap-Net Brasil - Rede Brasileira de Capacitação em Recursos HídricosH 2 Apoio Institucional Apresentação 1. Contextualização para GIRH 2. Rede Mundial de Capacitação em GIRH (Cap-Net) 2.1 Estrutura Organizacional

Leia mais

MUDANÇA AMBIENTAL GLOBAL E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. Dimensões socioeconómicas

MUDANÇA AMBIENTAL GLOBAL E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. Dimensões socioeconómicas PROWATERMAN - Água, ecossistemas aquáticos e actividade humana. Uma abordagem integrada e participativa na definição de estratégias inovadoras e prospectivas de gestão integrada de recursos hídricos no

Leia mais

OCEANOS, MARES E RECURSOS MARINHOS

OCEANOS, MARES E RECURSOS MARINHOS III CICLO DE ESTUDOS ODS - INFORMATIVO 17 IV ENCONTRO 06/2017 OCEANOS, MARES E RECURSOS MARINHOS O D S 1 4 C O N S E R V A R E P R O M O V E R O U S O S U S T E N T Á V E L D O S O C E A N O S, M A R E

Leia mais

Políticas Pública de Redução da Pobreza

Políticas Pública de Redução da Pobreza Políticas Pública de Redução da Pobreza Ministério da Planificação e Desenvolvimento Direcção Nacional de Planificação Por: Cristina Matusse (Técnica de Planificação) Maputo, 16 de Abril de 2009 Estrutura

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DAS ÁGUAS

FÓRUM MUNDIAL DAS ÁGUAS FÓRUM MUNDIAL DAS ÁGUAS PARTICIPAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ INTERLOCUÇÃO INTERNACIONAL MARÇO 2018 Engº. Dr. Antonio Eduardo Giansante FM-ÁGUAS: O

Leia mais

Perspectivas para o 8º Fórum Mundial da Água. Paulo Salles ADASA-DF

Perspectivas para o 8º Fórum Mundial da Água. Paulo Salles ADASA-DF Perspectivas para o 8º Fórum Mundial da Água Paulo Salles ADASA-DF II Congresso Latino Americano: Desafios de la Regulación del Sector de Água San José, 6 de outubro de 2016 Esta apresentação... O Fórum

Leia mais

DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE

DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Figueira da Foz, 24 de Outubro de 2017 Agenda 1 O Sector em Moçambique 2 Nível

Leia mais

CONFERÊNCIA ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORTUGAL - BRASIL AUDITÓRIO DA SEDE NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS LISBOA 18 DE JULHO DE 2018

CONFERÊNCIA ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORTUGAL - BRASIL AUDITÓRIO DA SEDE NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS LISBOA 18 DE JULHO DE 2018 CONFERÊNCIA ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORTUGAL - BRASIL AUDITÓRIO DA SEDE NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS LISBOA 18 DE JULHO DE 2018 Sessão Plenária 2 O Papel da Engenharia de Segurança na Garantia da

Leia mais

Political Process. 8º Fórum Mundial da Água. Conferência sobre o Papel dos Parlamentos e o Direito à Água MANIFESTO DOS PARLAMENTARES

Political Process. 8º Fórum Mundial da Água. Conferência sobre o Papel dos Parlamentos e o Direito à Água MANIFESTO DOS PARLAMENTARES 8º Fórum Mundial da Água Conferência sobre o Papel dos Parlamentos e o Direito à Água MANIFESTO DOS PARLAMENTARES Nós, representantes dos parlamentos, participantes do 8º Fórum Mundial da Água, reunidos

Leia mais

Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil. ama Cabo Delgado - Mocambique

Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil. ama Cabo Delgado - Mocambique Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil ama Cabo Delgado - Mocambique Estrutura da apresentação Identidade da ama Antecedentes do processo da participação em Moçambique Depois da independência

Leia mais

Gestão dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento da Agricultura e Florestas: do utilitarismo à sustentabilidade. António Gonçalves Henriques

Gestão dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento da Agricultura e Florestas: do utilitarismo à sustentabilidade. António Gonçalves Henriques Gestão dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento da Agricultura e Florestas: do utilitarismo à sustentabilidade António Gonçalves Henriques Utilitarismo Utilitarismo: Agir sempre de forma a produzir a maior

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica

Avaliação Ambiental Estratégica Engenharia Civil, 5º ano / 9º semestre Engenharia do Território, 4º ano / 8º semestre Avaliação Ambiental Estratégica IMPACTE AMBIENTAL 13 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Âmbito dos Instrumentos

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TERRAS

Leia mais

PORTUGAL. Cayambe - Equador 21 a 24 de Setembro. Orlandino Rosa

PORTUGAL. Cayambe - Equador 21 a 24 de Setembro. Orlandino Rosa PORTUGAL Cayambe - Equador 21 a 24 de Setembro Orlandino Rosa Localização www.cm-vrsa.pt 2 Vila Real de Santo António http://www.cm-vrsa.pt www.cm-vrsa.pt 3 Vila Real de Santo António Área 60,9 km2 3 Freguesias

Leia mais

António Guerreiro de Brito. Administração da Região Hidrográfica do Norte I.P.

António Guerreiro de Brito. Administração da Região Hidrográfica do Norte I.P. António Guerreiro de Brito Administração da Região Hidrográfica do Norte I.P. A G R A D E C i M E N T O S MAOTDR/ Comissária da Par7cipação Portuguesa APRH / Coordenador e Relatores do 5º FMA Restantes

Leia mais

RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC

RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS PCJ RECURSOS FLORESTAIS E HÍDRICOS NA RMC Secretaria Executiva DIFERENÇAS ENTRE: COMITÊ DE BACIA, AGÊNCIA DE ÁGUA E CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CONCEITO DE COMITÊ DE BACIA

Leia mais

Mercados e Políticas Agrícolas

Mercados e Políticas Agrícolas Mercados e Políticas Agrícolas Aula 7: Introdução às Políticas Agrárias. Objetivos das Políticas Agrárias. Tipos de Políticas Agrárias. Análise dos efeitos das políticas de suporte de preços e rendimentos,

Leia mais

Recursos Hídricos: situação atual e perspectivas

Recursos Hídricos: situação atual e perspectivas Recursos Hídricos: situação atual e perspectivas IX Simpósio Nacional Cerrado II Simpósio Internacional Savanas Tropicas Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos

Leia mais

WORKSHOP PROWATERMAN, Évora e Faro, 29 e 30 de Novembro de 2012

WORKSHOP PROWATERMAN, Évora e Faro, 29 e 30 de Novembro de 2012 Discussão das problemáticas regionais e interação com as soluções sugeridas pelo projeto PROWATERMAN, visando contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos regionais no médio prazo RESUMO 1)

Leia mais

Gestão de Recursos Hídricos

Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos Diretrizes Mundiais para a gestão da água O desenvolvimento deve ser sustentável Participação dos usuários, dos tomadores de decisões e dos planejadores A água tem valor econômico

Leia mais

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LINGUA OFICIAL PRTUGUESA. Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 V REUNIÃO DE MINISTROS DO AMBIENTE DA CPLP ILHA DO SAL MAIO DE 2012 Declaração da CPLP à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável RIO+20 Reunidos no dia 4 de Maio de 2012, na Ilha

Leia mais

Uma Agemda para o Interior. Teresa Pinto Correia ICAAM / University of Évora - PORTUGAL

Uma Agemda para o Interior. Teresa Pinto Correia ICAAM / University of Évora - PORTUGAL Conferências de Aljustrel Cidadania, Inovação e Território Uma Agemda para o Interior 1º Painel: Inovação de Base Económica Teresa Pinto Correia ICAAM / University of Évora - PORTUGAL a paisagem como?

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica

Avaliação Ambiental Estratégica Licenciatura em Engenharia do Ambiente 5º ano / 9º semestre Avaliação Ambiental Estratégica ESTUDOS DE IMPACTE AMBIENTAL 11 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Âmbito dos Instrumentos de Avaliação

Leia mais

Quadro Catalisador para Pôr Termo à SIDA, Tuberculose e Eliminar a Malária em África até 20130

Quadro Catalisador para Pôr Termo à SIDA, Tuberculose e Eliminar a Malária em África até 20130 Quadro Catalisador para Pôr Termo à SIDA, Tuberculose e Eliminar a Malária em África até 20130 Introdução O quadro catalisador para pôr termo à SIDA, tuberculose e eliminar a malária em África até 2030

Leia mais

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 A HISTÓRIA DA AGENDA 2030 E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NO COMBATE À CRISE HÍDRICA EM NOSSA SOCIEDADE

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NO COMBATE À CRISE HÍDRICA EM NOSSA SOCIEDADE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NO COMBATE À CRISE HÍDRICA EM NOSSA SOCIEDADE A Importância do Ciclo Hidrológico Prof. Dr. Adacto Ottoni Prof. Dr. Adacto Ottoni Prof. Dr. Adacto Ottoni

Leia mais

Financiamento de PSA no RS

Financiamento de PSA no RS Financiamento de PSA no RS Valéria Borges Vaz Presidente do Comitê Pardo Coordenadora Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Coordenadora do Núcleo de Gestão Pública - UNISC VI Fórum Internacional de Gestão

Leia mais

10/12/2009. Office International de l Eau

10/12/2009. Office International de l Eau Alain Bernard Chefe Departamento Gestão Secretario Adjunto Organismos - RIOB - Oficina Internaciona l del Agua INDICADORES DE MONITOREO Gestão Integrada de Recursos Hídricos * * * * * Paris Novembro de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA EM ANGOLA - DESAFIOS IMEDIATOS E DE LONGO PRAZO

DESENVOLVIMENTO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA EM ANGOLA - DESAFIOS IMEDIATOS E DE LONGO PRAZO DESENVOLVIMENTO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA EM ANGOLA - DESAFIOS IMEDIATOS E DE LONGO PRAZO CARLOS ROSADO DE CARVALHO crosado@sapo.ao CONFERÊNCIA INTERNACIONAL FESA A NGOLA FACE À ACTUAL ORDEM ECONÓMICO-

Leia mais

Novas abordagens para o financiamento do setor de água. Karin Kemper Gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Região da América Latina e Caribe

Novas abordagens para o financiamento do setor de água. Karin Kemper Gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Região da América Latina e Caribe Novas abordagens para o financiamento do setor de água. Karin Kemper Gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Região da América Latina e Caribe Banco Mundial Apresentação - Resumo Necessidades de financiamento

Leia mais

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO 2007-2013 PDES E QREN NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN 20 Março 2006 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO Significativas Alterações: 1. Mudança de Paradigma > Orientações Estratégicas

Leia mais

MOÇAMBIQUE. Adaptação

MOÇAMBIQUE. Adaptação MOÇAMBIQUE Conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas (ENAMMC), a prioridade nacional consiste em "aumentar a resiliência nas comunidades e na economia

Leia mais

PARA QUÊ UMA ESTRATÉGIA RURAL? Que Moçambique Rural teremos em 2025? Qual o legado que queremos deixar aos nossos filhos e netos?

PARA QUÊ UMA ESTRATÉGIA RURAL? Que Moçambique Rural teremos em 2025? Qual o legado que queremos deixar aos nossos filhos e netos? PARA QUÊ UMA ESTRATÉGIA RURAL? Que Moçambique Rural teremos em 2025? Qual o legado que queremos deixar aos nossos filhos e netos? 1 QUESTÕES PRIORITÁRIAS DO DESENVOLVIMENTO RURAL 1. Interdependência 2.2.1

Leia mais