RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO"

Transcrição

1 RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho está vinculado ao Projeto Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades, aprovado no Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento e Avaliação da Educação Superior (CAPES) no edital Portanto, este estudo possui como objetivo reconhecer as características da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). E como problemática de pesquisa Qual a repercussão da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) nas ações pedagógicas e no processo de gestão do ciclo da alfabetização?. Na Portaria nº867, de julho de 2012 é instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este possui como objetivo alfabetizar todos os alunos aos oito anos de idade, ou seja, ao término do 3º ano do Ensino Fundamental, última fase do ciclo de alfabetização. O mesmo corresponde do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido formação continuada para os professores alfabetizadores e distribuído materiais didáticos, como livros e jogos, para as escolas que estão participando do Pnaic. Conforme a Portaria citada anteriormente: Art. 5o As ações do Pacto tem por objetivos: I - garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental; II - reduzir a distorção idade-série na Educação Básica; III - melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); IV - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores; V- construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental. Sendo assim, nas ações do Pnaic, nos deparamos com o eixo da avaliação. Este eixo caracteriza-se por avaliações do nível de alfabetização. Os resultados, destes níveis serão obtidos por meio da aplicação anual da Provinha Brasil, no inicio e no término do 2º ano do Ensino Fundamental. E através de uma avaliação externa universal, que será aplicada

2 anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no final do 3º ano do ensino fundamental. Esta avaliação foi intitulada como Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Portanto, a mesma esta direcionada para as escolas e alunos, que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, última fase do ciclo de alfabetização. Para fundamentar este trabalho utilizaram-se os seguintes referenciais teóricos: o Documento Básico da Avaliação Nacional da Alfabetização (BRASIL, 2013), a Portaria nº867, de julho de E os seguintes autores: Severino (2007), que auxiliou no entendimento sobre pesquisa documental e bibliográfica, Perrenoud (1999), que contribuiu na compreensão sobre o que é avaliação, Lopes e Sousa (2010), auxiliaram no esclarecimento sobre avaliação e sua contribuição para a qualidade da educação. Esta pesquisa apresenta dados parciais, pois a mesma será desenvolvida durante o Curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Sendo assim, no período de um ano e meio. Acredita-se, que a presente pesquisa é relevante, pois contribuirá para o desenvolvimento das ações pedagógicas, desenvolvidas no âmbito escolar, principalmente no Ciclo de Alfabetização. Isto porque, a mesma proporcionará uma compreensão e um entendimento sobre um mecanismo de avaliação externa, que será realizado nas escolas participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. METODOLOGIA Para desenvolver este estudo inicial, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica, como as melhores que adequaram-se a problemática e objetivo deste trabalho. Isto porque, realizou-se um estudo sobre o documento básico da Avaliação Nacional da Alfabetização, dos documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e de algumas políticas públicas que salientam o PNAIC e ANA. E bibliográfica, pois utilizou-se alguns autores, que auxiliaram na compreensão e no entendimento sobre avaliação. Conforme Severino a pesquisa bibliográfica e documental são: Pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. No caso da pesquisa documental, tem-se como fonte documentos no sentido amplo, ou seja, não só de documentos impressos, mas sobretudo de outros tipos de documentos, tais como jornais, fotos, filmes, gravações, documentos legais. (SEVERINO, 2007, p. 122 e 123)

3 Enfim, este estudo possui uma abordagem qualitativa, pois o mesmo não apresenta como objetivo quantificar dados, mas sim analisar os mesmos, e compreende-los a partir dos contextos investigados. Para assim, contribuir para a melhoria das ações pedagógicas realizadas no contexto escolar. RESULTADOS E DISCUSSÃO Durante muito tempo, vem se discutindo e pensando em estratégias, para buscar-se uma melhoria e uma qualidade para educação. Percebe-se, que os resultados que demonstram essa qualidade, são obtidos por meio das avaliações externas. Essas avaliações em larga escala, são desenvolvidas anualmente ou bianualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As mesmas, possibilitam a produção de dados, de resultados em nível nacional, regional e local. Desta forma, os dados subsidiam a elaboração das políticas públicas educacionais. Isto porque: O debate sobre o que é, afinal, a qualidade que se espera alcançar não pode se restringir à constatação da qualidade que se tem. Precisa avançar. é preciso encarar que a qualidade que se tem na educação pública está profundamente ancorada nas condições de vida das pessoas e que a escola que muitas vezes é a única oportunidade de contato com a cultura sistematizada precisa criar novos canais de diálogo, de difusão e construção de conhecimento, contando para isso com condições objetivas de realização. (SOUSA; LOPES, 2010, p.59) Como uma das avaliações externas da Educação Básica, nos deparamos com a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), esta auxilia na composição dos dados do Sistema de Avalição da Educação Básica (Saeb). A ANA emergiu, a partir das estratégias desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pnaic é um acordo formal, que foi assumido pelo governo federal, Distrito Federal, estados e municípios. Este tem como intencionalidade alfabetizar todas as crianças, até os oito anos de idade, ou seja, na última fase do ciclo de alfabetização, que é o 3º ano do Ensino Fundamental. Com isso, a Avaliação Nacional da Alfabetização, possui como principais objetivos: i) Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental. ii) Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino.

4 iii) Concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. (BRASIL, 2013, p.7) A Avaliação Nacional da Alfabetização utiliza dois instrumentos, para avaliar o processo de alfabetização dos alunos, que encontram-se nas escolas públicas brasileira. Entre eles, podemos destacar: questionários contextuais e testes de desempenho. Os mesmos possuem a intenção de avaliar e verificar, o desempenho dos alunos que passaram pelo ciclo de alfabetização, como também as condições que foram oferecidas, para os mesmos desenvolverem e construírem os seus saberes. Os questionários contextuais serão aplicados com os professores e gestores das instituições escolares. Estes buscarão informações sobre as condições da infraestrutura da escola, formação dos professores alfabetizadores, gestão escolar e sobre a organização do trabalho pedagógico, realizado com os alunos. Os testes de desempenho, serão aplicado no 3º ano do Ensino Fundamental, com os alunos que pertencem a esta última fase do ciclo. Os mesmos possuem o objetivo avaliar e definir os níveis de alfabetização e o desempenho dos alunos em alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, assim como a alfabetização em Matemática. Desta forma, os testes são compostos por vinte questões. Ao elaborar uma avaliação em larga escala como a ANA, o INEP formula uma matriz que serve como referência para as avaliações. Com isso, as matrizes construídas para a Avaliação Nacional da Alfabetização, em Língua Portuguesa e Matemática, foram pensadas por pesquisadores e especialistas no campo da alfabetização e do letramento, de várias instituições. Como também, representantes dos governos e da sociedade civil. Portanto, para nortear essas matrizes, utilizaram-se como base diferentes documentos oficiais, que destacavam a definição dos direitos de aprendizagem. Também, foram utilizados documentos e materiais que forma produzidos, para a formação dos professores alfabetizadores no Pnaic. Portanto os resultados elaborados, a partir da ANA serão publicados através de um índice de alfabetização referente às condições medidas em nível nacional. Desta forma, não será divulgado resultados específicos e por aluno, mas sim de modo geral. Contudo, esses resultados podem contribuir para o processo de alfabetização nas escolas públicas, mas os mesmos necessitam ser compreendidos e analisados pelos professores alfabetizadores e pela equipe gestora de cada uma das escolas, pois assim será possível buscar uma melhoria nas ações pedagógicas e nas práticas alfabetizadoras.

5 CONCLUSÕES Conforme Perrenoud (1999, p.71) a avaliação não é, em princípio, um objetivo em si, mas um meio de verificar se os alunos adquiriram os conhecimentos visados. Sendo assim, acredita-se que a Avaliação Nacional da Alfabetização, irá repercutir nas ações pedagógicas dos professores alfabetizadores, pois a mesma realizará um diagnóstico do processo de alfabetização em nível nacional. Com isso, é necessário que os professores pensem e compreendam a avaliação, os testes de desempenho e os questionários contextuais. Pois, somente assim, os resultados serão interpretados e compreendidos, em cada um dos contextos escolares específicos. Desta forma, os resultados não servirão somente para medir os níveis de alfabetização, mas também para qualificar e melhorar a educação, a infraestrutura da escola e os ambientes de construção do conhecimento. Sendo assim, acredita-se que as avaliações em larga escala, pois apresentam resultados e é de extrema importância que estes sejam interpretados, pois assim, será possível destacar os aspectos negativos e positivos, encontrados no cotidiano dos contextos avaliados. Enfim, ao trazer esses resultados da ANA, para o âmbito escolar, tem-se a intenção de ofertar e oferecer subsídios para a orientação das ações pedagógicas, para o Projeto Político Pedagógico, para os processos de gestão entre outros fatores, que contribuem para qualificação da Educação Básica. Contudo, todos necessitam estar envolvidos e participarem ativamente deste processo da busca pela qualidade, pois todos somos responsáveis pela educação. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Portaria nº867, de 4 de julho de Disponível em: 4julho2012_provinha_brasil.pdf. Acesso em: 15, de jun, BRASIL. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): documento básico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, SOUSA, S. Z; LOPES, V.V. Avaliação nas Políticas Públicas Educacionais Atuais Reitera Desigualdade. Revista Adups, jan

Avaliação Nacional da Alfabetização ANA

Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Diretoria de Avaliaçaõ da Educação Básica CGEC DAEB - INEP Maio de

Leia mais

Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC

Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC Coordenação Geral de Concepções e Análises

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG Estrutura da Apresentação Cenário das Avaliações em larga escala, no Brasil, implementadas pela União, no contexto da

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; 1. O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

PNAIC/2016. Módulo I Analisando o Boletim da ANA

PNAIC/2016. Módulo I Analisando o Boletim da ANA PNAIC/2016 Módulo I Analisando o Boletim da ANA Objetivos: Compreender o papel da Avaliação Nacional da Alfabetização ANA no contexto das avaliações de aprendizagem no ciclo da alfabetização; Conhecer

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

Objetivos e diferenças entre elas

Objetivos e diferenças entre elas Avaliações externas Objetivos e diferenças entre elas Avaliar para acompanhar e evoluir Entenda como utilizar as diferentes avaliações para aumentar o nível de desenvolvimento dos processos de ensino e

Leia mais

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. Avaliação da Educação Básica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. PLANO

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

CLASSE HOSPITALAR: UM (RE) ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO NOS ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS- EDUCACIONAIS

CLASSE HOSPITALAR: UM (RE) ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO NOS ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS- EDUCACIONAIS CLASSE HOSPITALAR: UM (RE) ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO NOS ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS- EDUCACIONAIS Patrícia dos Santos Zwetsch- Autora/Apresentadora-UFSM Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora-UFSM INTRODUÇÃO

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - Parte 2

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - Parte 2 Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) - Parte 2 INEP Ana Djéssika Silva Cruz Vidal UFJF Abril 2012 MSI Tech Support (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 12 Realização

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES 1 A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2011-2018): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UFCG) Profa. Dra. Ângela Cristina Albino

Leia mais

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Taiana Duarte Loguercio Provinha Bagé é o nome da avaliação

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORA DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA EM CATALÃO-GO.

EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORA DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA EM CATALÃO-GO. EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORA DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA EM CATALÃO-GO. SILVA, Gislene de Sousa Oliveira 1 Universidade Federal de Goiás Regional Catalão-GO. FIRMINO, Janaina Karla Pereira da S.

Leia mais

Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta

Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta NOTA TÉCNICA N. 0011/2013 Brasília, 08 de março de 2013. ÁREA: Educação TÍTULO: Prova Brasil e o Ideb: quanto pesa essa pontuação para atingir a meta REFERÊNCIA: PORTARIA Nº 152, DE 31 DE MAIO DE 2012

Leia mais

PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre

PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre - 2010 INFORME GESTOR teste capa verde.indd 1 13/1/2010 08:40:47 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Brasil do futuro com o começo que ele merece

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Brasil do futuro com o começo que ele merece Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa O Brasil do futuro com o começo que ele merece Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Curso de Comunicação Social - Jornalismo

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Curso de Comunicação Social - Jornalismo Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Curso de Comunicação Social - Jornalismo 1 Identificação Título do Projeto: Proposta de auto avaliação continuada do curso de Jornalismo

Leia mais

PNAIC ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP

PNAIC ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP PNAIC 2017 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP Eliana_rabello@yahoo.com.br 018 3704-4789 FOCO PNAIC 2017 ser alfabetizada é direito da criança foco nos estudantes da pré-escola

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Iza Cristina Prado da Luz. Secretaria Municipal de Educação de

Leia mais

IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias

IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias IDEB Pacto pela Educação do Pará: Metas Intermediárias Metodologia de Cálculo Rosane Santiago Joice Garcia Maio 2014 Proposta Necessidade de estabelecer as metas intermediárias para a trajetória do IDEB

Leia mais

Objetivos da educação escolar e os diferentes métodos de avaliação da aprendizagem: o caso das avaliações externas. Prof.

Objetivos da educação escolar e os diferentes métodos de avaliação da aprendizagem: o caso das avaliações externas. Prof. Objetivos da educação escolar e os diferentes métodos de avaliação da aprendizagem: o caso das avaliações externas Prof. Luís Lopes Breve revisão sobre avaliação de aprendizagem e sua relação com a qualidade

Leia mais

AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO

AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO Luciana Schroeder dos Santos Verônica Gesser UNIVALI Resumo A busca

Leia mais

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Eriveth Silva Teixeira¹ ¹Acadêmica do 7º período do curso

Leia mais

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL

A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE SOBRAL O INÍCIO... Ivo Gomes Ponto de Partida Anos 90 Ponto de Partida Anos 90 Mudança na gestão municipal 1997; Distorção Idade-série; Estrutura física escolar péssima; Analfabetismo

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO REALIZAÇÕES E DESAFIOS

A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO REALIZAÇÕES E DESAFIOS A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO REALIZAÇÕES E DESAFIOS Contexto, políticas e avaliação A partir de 1995, o SAEB retrata dificuldade na promoção de avanço sustentável nos resultados de Leitura e Matemática.

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo 0 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo O presente trabalho apresenta reflexões parciais de uma pesquisa

Leia mais

Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física

Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Avaliaçõe s em Larga Escala O que elas nos ensinam sobre o Ensino de Física Orientado: Wanderley Junior

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Juliana Maria Soares dos Santos PPFP - UEPB juliana.pedagogia@hotmail.com Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação

Leia mais

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 INEP Ana Djéssika Silva Cruz Vidal Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 10 Introdução Sistema de Avaliação

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PERFIL DOS ORIENTADORES DE ESTUDO NA PARAÍBA Jeanne Maria Oliveira Mangueira * RESUMO O presente trabalho encontra-se em fase inicial e tem o intuito

Leia mais

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL

UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL Resumo Vanessa Cardoso Semed/Manaus O Brasil tem implementado e participado de avaliações em larga escala desde

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal, arts. 205, 206,

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 03028 O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Vanessa Zuge Luis Sebastião Barbosa Bemme Paula Lucion Resumo O presente trabalho é fruto de

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL 00604 Resumo A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL Célia Aparecida Bettiol Arliete Socorro Da Silva Neves O presente texto faz parte de um trabalho em andamento e se constitui em pesquisa documental,

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA RESUMO Tarcyla Coelho de Souza Marinho Lícia Maria Freire Beltrão O estudo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade

Leia mais

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP Foco PNAIC 2016 A criança Proposto, para o trimestre final, implementação de estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças

Leia mais

PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PNAIC.

PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PNAIC. PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PNAIC. Isabella Leal Fontana, Laryssa dos Santos Flores, Luana Maria Rodrigues Gonçalves, Milena Afonso Domingues, Vitória Paôla Morais Godoi, Anamaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDITAL Nº 002/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NA FUNÇÃO

Leia mais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais Universidade Federal De Minas Gerais Faculdade De Educação Departamento De Ciências Aplicadas À Educação (Decae) Formação Complementar: Administração de Sistemas e Instituições Educacionais Disciplina:

Leia mais

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA BRASIL Resumo RICALDES, Daltron Maurício UFMT

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

PAINEL DE DISCUSSÃO 2 USOS DAS AVALIAÇÕES. LUANA BERGMANN SOARES Diretora de Avaliação da Educação Básica INEP

PAINEL DE DISCUSSÃO 2 USOS DAS AVALIAÇÕES. LUANA BERGMANN SOARES Diretora de Avaliação da Educação Básica INEP PAINEL DE DISCUSSÃO 2 USOS DAS AVALIAÇÕES LUANA BERGMANN SOARES Diretora de Avaliação da Educação Básica INEP Considerações preliminares Trabalho primoroso desenvolvido pelo CONSED. O cenário fiscal restritivo

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Caderno de Apresentação Contextos de Criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Elaine Constant Implantação de programas de formação continuada

Leia mais

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORES Resumo Jéssica da Costa Ricordi 1 - UFPR Neila Tonin Agranionih 2 UFPR O artigo objetiva apresentar e analisar concepções de acadêmicos

Leia mais

O LIVRO ELETRÔNICO: subsídios para a aquisição e implementação

O LIVRO ELETRÔNICO: subsídios para a aquisição e implementação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O LIVRO ELETRÔNICO: subsídios para a aquisição e implementação Solange Ribeiro Viegas (UFRJ) - solangeviegas@letras.ufrj.br Cila Verginia da Silva Borges (UFRJ) - cila@letras.ufrj.br

Leia mais

Brasília, 12 de março de 2009

Brasília, 12 de março de 2009 Avaliação dos Cursos de Ciências Contábeis pelo ENADE 2009 Prof. Dr. Valcemiro Nossa Brasília, 12 de março de 2009 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Avaliação Educacional versus avaliação escolar

Avaliação Educacional versus avaliação escolar Avaliação Educacional versus avaliação escolar Jane Carla Claudino Tosin Assessora da Área Pedagógica da Editora Positivo jul/13 Contato: Jane Carla Claudino Tosin 0800 725 3536 jtosin@positivo.com.br

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO Vivian Cristina Jacomite de Souza 1 Luis Mateus da Silva Souza 2 Universidade do Sagrado Coração - USC

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos de idade sem alfabetização Qua, 04 de Julho de :24

15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos de idade sem alfabetização Qua, 04 de Julho de :24 15,2% DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS CHEGAM AOS OITO ANOS DE IDADE SEM ALFABETIZAÇÃO Alfabetização tardia pode gerar descompasso entre idade e aprendizagem e comprometer vida escolar. Para Priscila Cruz, diretora-executiva

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 2016 OBJETIVO DO PIBID O Programa Institucional de Iniciação

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) COMO INSTÂNCIA ESTRATÉGICA DE AVALIAÇÃO, NA VISÃO DE SEUS INTEGRANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Kelli Savi da Silva Introdução O presente trabalho

Leia mais

FORMAÇÃO à DISTÂNCIA (Encontros OEs + PAs)

FORMAÇÃO à DISTÂNCIA (Encontros OEs + PAs) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC EM AÇÃO 2016/2017 PREVISÃO FORMAÇÃO ORIENTADORES DE ESTUDO E PROFESSORES

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS Fernanda de Araújo Frambach Universidade Federal do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO PROVINHA GUIA DE INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS 2º ANO ADAPTAÇÃO: E/SUBE/GAV ADAPTAÇÃO:

Leia mais

CICLO DE Aprendizagem DESAFIOS E PERSPECTIVAS

CICLO DE Aprendizagem DESAFIOS E PERSPECTIVAS CICLO DE Aprendizagem DESAFIOS E PERSPECTIVAS O QUE É CICLO? Utiliza-se na Educação brasileira a palavra ciclo para designar cada um dos níveis em que se divide o tempo do ensino público. Orientase pela

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A/2014 Abril de 2015 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE (Da Comissão de Educação) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE (Da Comissão de Educação) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Da Comissão de Educação) Cria e regulamenta o Sistema Nacional de Estatísticas e Avaliação da Educação Básica SINEAEB e da outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Base Nacional Curricular Comum

Base Nacional Curricular Comum Base Nacional Curricular Comum Referência para o currículo nacional e para avaliação da educação básica MARIA INÊS FINI Presidente do INEP Base Nacional Curricular Comum Art. 26. Os currículos da educação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/2014 Etec: ERMELINDA GIANNINI TEIXEIRA Código: 0187 Município: SANTANA

Leia mais

ACEITABILIDADE E GRAU DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), SEGUNDO PERCEPÇÕES DOS SEUS BENEFICIÁRIOS

ACEITABILIDADE E GRAU DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), SEGUNDO PERCEPÇÕES DOS SEUS BENEFICIÁRIOS ACEITABILIDADE E GRAU DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), SEGUNDO PERCEPÇÕES DOS SEUS BENEFICIÁRIOS 09/2011 Currículo, Conhecimento e Cultura Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 205 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 501/2017, de 22 de Junho de 2017 - Fica nomeada a Senhora Cintia Tatiane de Oliveira no cargo de Coordenadora de Liquidação,

Leia mais

UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador.

UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador. UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador. Mauro Eduardo Rezende¹ Universidade Federal de Mato Grosso mauro_eduardor@hotmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Lucia Valente FACIP/UFU

AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Lucia Valente FACIP/UFU AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES Lucia Valente FACIP/UFU Começo de prosa... A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva... Paulo Freire Questões

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Imperatriz é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

PROVA BRASIL E SAEB AVALIA BRASIL

PROVA BRASIL E SAEB AVALIA BRASIL 16 VOLUMES PROVA E SAEB LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL I E II Todos os volumes acompanham o livro do professor Foco em leitura, escrita e resolução de problemas Lições temáticas com teoria e

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E A RESIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL.

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E A RESIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E A RESIGNIFICAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. Autora Tatiane de Fátima Kovalski Martins; Orientadora Flávia Obino

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FORMAÇÃO

Leia mais

Juliana Bezerra Joaquim Campos

Juliana Bezerra Joaquim Campos Juliana Bezerra Joaquim Campos ANÁLISE DE CRITÉRIOS DE QUALIDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CONTEXTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

AVALIAÇÕES EXTERNAS E QUALIDADE DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DOS INDICADORES NACIONAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

AVALIAÇÕES EXTERNAS E QUALIDADE DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DOS INDICADORES NACIONAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AVALIAÇÕES EXTERNAS E QUALIDADE DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DOS INDICADORES NACIONAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Gabriela Cedalia Cardoso, UFSM Ana Paula Colares Flores Moraes, UFSM RESUMO: O presente

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO...

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... Sandra Zákia Sousa UNICID\set.\2010 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO Definição de avaliação Campo da avaliação educacional Iniciativas do governo federal de avaliação da educação básica

Leia mais

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC PACTO/2014 NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa: 108.733 Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UNIC é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e

Leia mais

Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo

Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: LETRAR: letras e números 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( X ) Educação ( ) Direitos Humanos e Justiça ( ) Cultura ( ) Meio Ambiente ( ) Trabalho (

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): UM ESTUDO DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): UM ESTUDO DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): UM ESTUDO DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE Raquel Blanco Aquino/PIBID/FAED/UFGD/CAPES 1 Maria Alice de Miranda Aranda/P PPGEdu/FAED/UFGD 2 Agências Financiadoras:

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E NIVELAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E NIVELAMENTO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E NIVELAMENTO Professora: Maria da Cruz Rufino Leal 07.02.2018 MISSÃO DOS CETI S Assegurar um ensino de

Leia mais

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR)

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR) Aula 03: Política educacional. Gestão educacional. Financiamento da Educação. Avaliação do sistema escolar brasileiro Tópico 04: Avaliação do sistema escolar brasileiro No contexto educacional, compreende-se,

Leia mais

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017 ISBN:978-85-7846-384-7 A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Apresentação. Geek Educacional

Apresentação. Geek Educacional Apresentação Geek Educacional Geek Educacional 02 Geek Educacional 03 Geek Educacional A Geek Educacional é uma empresa especializada em pesquisas e desenvolvimento de soluções, que viabilizam um melhor

Leia mais

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio 16 de Outubro de 2013 - Brasília Sistema da Educação Básica Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (FAS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA ESPORTE TURISMO E LAZER ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 13 DE MAIO PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SÔNIA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional

Leia mais