Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Financiamento de projetos para Cidades Analíticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Financiamento de projetos para Cidades Analíticas"

Transcrição

1

2 Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Rio Maior 13 de Março 2015

3 Estratégia Regional de Especialização Inteligente EREI do ALENTEJO A Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (EREI), é uma das componentes fundamentais da estratégia de desenvolvimento definida para a Região e visa a definição do seu perfil de especialização produtiva, através da identificação de características e ativos singulares e de vantagens competitivas que possam ser mobilizados para potenciar o seu crescimento económico. No âmbito do Alentejo 2020 estas prioridades de especialização constituirão condições de elegibilidade ou condições preferenciais para o financiamento de operações em diversas áreas de intervenção do Programa, com especial incidência nos domínios temáticos da Competitividade e Internacionalização e do Capital Humano.

4 a Especialização Inteligente Alimentação e Floresta Economia dos Recursos Minerais, Naturais e Ambientais Património, Indústrias Culturais, Criativas e Serviços de Turismo Tecnologias Críticas, Energia e Mobilidade Inteligente Tecnologias e Serviços Especializados da Economia Social

5

6 ação das Cidades Analíticas 1. Mobilidade 2. Eficiência Energética/ Energias renováveis 3. Ambiente -Gestão de águas e Resíduos 4 Governação / Cidadania 5. Cultura e Turismo 6. Reabilitação/ Edifícios 7.Sociedade ( na perspetiva da Coesão Social e Inclusão)

7 Áreas de atuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO Alentejo 1- Mobilidade Eixo Prioritário 4 Desenvolvimento Urbano Sustentável (Intervenções nos Centros urbanos Regionais e Centros Estruturantes). Eixo Prioritário 7 Eficiência energética e Mobilidade ( Intervenção nos Centros Urbanos Complementares ) O conjunto de acções e medidas dirigidas ao sistema de mobilidade nas áreas urbanas visará essencialmente uma redução de emissões de gases com efeito de estufa bem como a redução energética, articulando-se também com o objectivo de melhoria da Qualidade do Ar. Estes objectivos serão atingidos pelo aumento da cota de transporte público, do peão e da bicicleta (modos suaves).

8 Tipo de Acções a apoiar: Elaboração e implementação de Planos de Mobilidade em articulação com o IMT. Investimentos para transporte público colectivo de passageiros e dos modos suaves. Nestes investimentos poderão estar incluídas as infra-estruturas em ciclo vias ou vias pedonais (excluindo as que tenham fins de lazer como objectivo principal); aquisição de bicicletas para utilização pública ; abrigos para paragens de autocarros; parques de bicicletas. (Excluída a aquisição de material circulante). Parques de estacionamento relacionados com interfaces; implementação de sistemas de informação aos utilizadores em tempo real; estruturação de corredores urbanos priorizando o acesso a transportes públicos e criação de corredores específicos para utilização de modos suaves. Realização de investimentos que visem a eliminação de pontos de acumulação de acidentes peão/ciclista. Reforço da integração multimodal, nomeadamente através de soluções de bilhética integrada. Melhoria da rede de interfaces, com especial atenção na acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

9 Áreas de atuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO Alentejo 2- Eficiência Energética/ Energias renováveis Eixo Prioritário 7 Eficiência energética e Mobilidade. (Empresas-Regulamento SEUR secção 2; Administração Local -Regulamento SEUR secção 4 ; Habitação Social-Regulamento SEUR secção 6 ) O conjunto de acções previstas neste eixo, visa o aumento da eficiência energética em empresas, na Administração Sub-regional e Local e na Habitação social, por via da racionalização energética, da opção por de fontes de energia renováveis e da redução nos impactes ambientais.

10 Tipo de Acções a apoiar: Eficiência e diversificação energéticas nas empresas:auditorias energéticas e Planos de Racionalização dos Consumo de energia, Ações específicas aplicadas aos processos produtivos (medidas tecnológicas de baixo carbono); Ações específicas para o setor dos serviços (equipamentos, iluminação, isolamento eficientes ); Tecnologias de produção de energia a partir de fontes renováveis para autoconsumo, desde que previstas no plano integrado Eficiência e diversificação energéticas nas infraestruturas publicas da administração subregional e Local: Auditorias energéticas e Planos de Racionalização dos Consumo de energia, investimentos em equipamento para a melhoria da eficiência energética da iluminação pública, tais como tecnologia LED, reguladores de fluxo luminoso e aplicação de tecnologias de controlo e gestão e monitorização. Eficiência e diversificação energéticas na habitação social: Auditorias energéticas e Planos de Racionalização dos Consumo de energia; investimentos para reabilitação energética através de medidas como integração de água quente solar, incorporação de microgeração, intervenções em fachadas e cobertura de edifícios.

11 Áreas de atuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO Alentejo 3 -Ambiente Gestão de águas e Resíduos. No que se refere a estas áreas de actuação, o programa regional não tem qualquer apoio. No caso da Gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água, o apoio financeiro será feito pelo PO SEUR, ver regulamento SEUR secção 14 No caso da Gestão/ valorização de Resíduos, o apoio financeiro poderá ser feito pelo PO SEUR, ver regulamento SEUR secção 15

12 Áreas de atuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO Alentejo 4 Governação / Cidadania Eixo Prioritário 9 Capacitação Institucional e Modernização Administrativa As intervenções nesta área visam essencialmente a melhoria da qualidade de prestação de serviços públicos e a interoperabilidade na Administração, que permita aos agentes económicos e aos cidadãos resolver assuntos diferenciados numa única deslocação a um local de atendimento, com a consequente redução de custos administrativos. Estas medidas contribuirão também para o aumento da transparência da administração pública.

13 Tipo de Acções a apoiar: Disponibilização de serviços públicos em rede ( serviços on-line, desmaterialização e reengenharia dos processos de frontoffice e de backoffice) promovendo a integração e interoperabilidade entre sistemas. Cooperação e articulação entre serviços em matéria de redes e serviços TIC: projectos de governo electrónico e projectos de melhoria do interface web entre o Estado e os cidadãos e agentes económicos. Novos modelos descentralizados atendimento e prestação de serviços públicos ( Espaços do Cidadão, Lojas do cidadão, carrinha do Cidadão (FEDER). Formação para trabalhadores em funções públicas, associada a projectos de modernização e de aumento de eficiência na prestação de serviços públicos (FSE). Capacitação dos parceiros regionais e estabelecimento de parcerias e planos de ação sectoriais e territoriais (FSE)

14 Áreas de atuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO Alentejo 5. Cultura e Turismo Eixo Prioritário 8 Ambiente e Sustentabilidade( Regulamento SEUR secção 17) No que se refere á área do Património Cultural, o eixo 8 do PO prevê a valorização do património cultural contribuindo para alavancar o potencial turístico da região. Tipo de Acções a apoiar: Recuperação de bens histórico-culturais com elevado interesse turístico, classificados ou em vias de classificação, nomeadamente o reconhecido como património da Humanidade Produção e implementação de campanhas de promoção e marketing sobre o património Valorização turística e dinamização dos recursos culturais Ações de apoio á visitação para o aproveitamento das potencialidades associadas à fruição dos valores patrimoniais. Programas e ações promocionais suportados nos territórios de elevado valor cultural

15 Áreas de atuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO Alentejo 6. Reabilitação Eixo Prioritário 4 Desenvolvimento Urbano Sustentável(Intervenções nos Centros urbanos Regionais e estruturantes) Eixo Prioritário 8 Ambiente e sustentabilidade (Intervenções nos Centros urbanos complementares) Nos centros Urbanos subsistem situações de degradação do edificado, alguns edifícios e espaços devolutos e carências ou insuficiências de infra-estruturas urbanísticas de áreas livres e espaços verdes. As intervenções a apoiar devem contribuir para a consolidação do sistema Urbano Regional.

16 Tipo de Acções a apoiar: Melhoria do espaço público e do espaço urbano, equipamentos e ambiente urbano, incluindo espaços verdes e mobiliário urbano. Construção de novos edifícios e equipamentos públicos específicos de apoio ao desenvolvimento económico e social e de promoção da inclusão social. Equipamentos públicos de promoção e dinamização do desenvolvimento culturas salões multiusos para workshops, palestras temáticas, animação sociocultural. Reabilitação integral de edifícios, nomeadamente destinados a habitação, equipamentos de uso público, comércio e/ou serviços. Reabilitação de edifícios públicos abandonados em zonas críticas.

17 Áreas de actuação das Cidades Analíticas e sua ligação aos Eixos Prioritários do PO 7.Sociedade ( na perspectiva da Coesão Social e Inclusão ) Eixo Prioritário 6- Coesão social e inclusão Aplicação integrada de medidas de promoção e dinamização do combate à pobreza, de apoio à inclusão social e de intervenções em equipamentos sociais. Desenvolvimento de parcerias no quadro do estímulo a uma cidadania activa; desenvolvimento de processos de inclusão social pela via da capacitação dos públicos mais vulneráveis, adequação dos equipamentos da coesão local (saúde e acção social) a novas respostas.

18 Tipo de Acções a apoiar: Animação territorial e inclusão social (FSE) Ações integradas ( inovadoras e/ou experimentais) de promoção local da inclusão social ativa (FSE) Ações integradas de âmbito local direcionadas para o envelhecimento ativo e saudável das populações (FSE) Inserção social de desempregados: Contratos de Inserção e Contratos de Inserção + (FSE) Melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde e sociais (FEDER) Qualificação e consolidação da rede de infra-estruturas e equipamentos de saúde, no âmbito de cuidados primários, hospitalares e continuados (FEDER) Ações decorrentes de abordagens integradas (dimensão física, económica, social e ambiental) que garantam as condições mínimas de bem-estar social e promovam a inclusão social (Centros Urbanos Complementares )

19 Taxas máximas de comparticipação 85% Beneficiários a verificar consoante as tipologias Contactos: Telefone Linha verde alentejo2020@ccdr-a.gov.pt Site

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo Planeamento Estratégico Regional

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo Planeamento Estratégico Regional

Leia mais

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO Cursos Técnicos Superiores Profissionais TeSP

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO Cursos Técnicos Superiores Profissionais TeSP Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 SESSÃO DE APRESENTAÇÃO Cursos Técnicos Superiores Profissionais TeSP Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Sustentabilidade e Eficiência Energética

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Sustentabilidade e Eficiência Energética Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Sustentabilidade e Eficiência Energética Regulamento Específico do Domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Portaria nº 57 B/2015 de

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO 2014-2020 ALENTEJO 2014 2020 www.alentejo.portugal2020.pt FICHA TÉCNICA Edição Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 Coordenação Editorial Autoridade de Gestão

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DE LISBOA

PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DE LISBOA PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DE LISBOA 2014-2020 Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Rio Maior, 13 março 2015 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE LISBOA

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 FORUM REGIONAL ALENTEJO 2020 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALENTEJO Joaquim Fialho joaquim.fialho@ccdr-a.gov.pt Vendas

Leia mais

INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. 19 fevereiro de 2015

INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. 19 fevereiro de 2015 PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO INIAV Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária 19 fevereiro de 2015 DO ACORDO DE PARCERIA Acordo de Parceria Consagra a política de desenvolvimento

Leia mais

MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE DE ABRIL DE2017

MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE DE ABRIL DE2017 MOBILIDADE - MODOS SUAVES NO CONTEXTO DO PO NORTE 2014 2020 19 DE ABRIL DE2017 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1 - ROTEIRO PARA UM ESPAÇO COMUM EUROPEU DOS TRANSPORTES 2 - ESTRATÉGIA EUROPA 2020 3 QUADROESTRATÉGICOCOMUM2014-2020

Leia mais

ANEXO B. Enquadramento noutra(s) Estratégia(s) relevante(s)

ANEXO B. Enquadramento noutra(s) Estratégia(s) relevante(s) ANEXO B Enquadramento noutra(s) Estratégia(s) relevante(s) Coerência e articulação com a estratégia de desenvolvimento territorial da respetiva NUTS III e com EREI da Região Alentejo A demonstração do

Leia mais

O Financiamento de Projetos para Cidades Analíticas Enquadramento no contexto do PO CRESC ALGARVE 2020 RIS3 Algarve António Ramos aramos@ccdr-alg.pt www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente,

Leia mais

Incentivos à Eficiência Energética. Isabel Damasceno Vogal Executiva do Centro 2020

Incentivos à Eficiência Energética. Isabel Damasceno Vogal Executiva do Centro 2020 Incentivos à Eficiência Energética Isabel Damasceno Vogal Executiva do Centro 2020 Portugal 2014-2020 Acordo de Parceria, julho 2014 As regiões menos desenvolvidas, onde se inclui a Região Centro, vão

Leia mais

Programas Operacionais

Programas Operacionais Factores de Competitividade id d Valorização do Território Programas Operacionais QREN Prioridades Estratégicas Promover a Qualificação dos Portugueses, estimulando o conhecimento, a ciência, a tecnologia

Leia mais

IDENTIDADE COMPETITIVIDADE RESPONSABILIDADE

IDENTIDADE COMPETITIVIDADE RESPONSABILIDADE IDENTIDADE COMPETITIVIDADE RESPONSABILIDADE PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO 2014-2020 PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO 2014-2020 O Programa Operacional Regional do Alentejo para o período

Leia mais

ALENTEJO 2020 DO PLANO DE AÇÃO A AO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL. CCDRAlentejo em 30 de Janeiro de 2015

ALENTEJO 2020 DO PLANO DE AÇÃO A AO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL. CCDRAlentejo em 30 de Janeiro de 2015 ALENTEJO 2020 DO PLANO DE AÇÃO A REGIONAL AO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL CCDRAlentejo em 30 de Janeiro de 2015 Direcção de Serviços de Desenvolvimento Regional PLANEAMENTO ESTRATÉGICO REGIONAL PLANO

Leia mais

ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM

ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM GIPP,Lda ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM PMUS_Setembro 2015 GIPP,Lda ANEXO 1: FICHAS DAS AÇÕES (MODELO REFERIDO NO AVISO EIDT 00 2015-03 PARA AS COMPONENTES DO

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO-43-2016-01 PRIORIDADES DE INVESTIMENTOS: 4.5 (4e) PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BAIXO TEOR DE CARBONO

Leia mais

Promoção da eficiência energética e da utilização das energias renováveis nas empresas (Anexo I);

Promoção da eficiência energética e da utilização das energias renováveis nas empresas (Anexo I); Página 2 ENQUADRAMENTO Tendo em conta a transversalidade das tipologias de intervenção previstas nos Programas Operacionais Regionais do Continente no domínio temático da Sustentabilidade e Eficiente Uso

Leia mais

Programa Operacional Regional do Algarve

Programa Operacional Regional do Algarve Programa Operacional Regional do Algarve Critérios de Seleção das Candidaturas e Metodologia de Análise Domínio Temático SEUR Sustentabilidade e Eficiente Uso de Recursos Prioridades de investimento: 4.2/4.3/4.5/6.3/6.5

Leia mais

Portugal 2020: Objetivos e Desafios António Dieb

Portugal 2020: Objetivos e Desafios António Dieb Portugal 2020: Objetivos e Desafios 2014-2020 António Dieb Porto, 11 de julho de 2016 Tópicos: 1. Enquadramento Estratégico (EU 2020) 2. Portugal 2020: Objetivos e prioridades 3. Estrutura Operacional

Leia mais

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO + ACESSO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE INCLUSIVA

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO + ACESSO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE INCLUSIVA VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO + ACESSO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE INCLUSIVA AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO-06-2018-24 (19/12/2018) PRIORIDADE

Leia mais

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ATRAVÉS DO PO SEUR HELENA PINHEIRO DEAZEVEDO 25-OUT-2016 PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Estratégias de Desenvolvimento territorial

Estratégias de Desenvolvimento territorial Estratégias de Desenvolvimento territorial Nuno Romão Coordenador do Núcleo de Estudos e Políticas Territoriais II Fórum do Interior UTAD - Vila Real, 8 de outubro de 2014 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO: 1. A

Leia mais

Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação. Tipologia de Investimento. IV.2.1. Reabilitação Urbana e Rural

Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação. Tipologia de Investimento. IV.2.1. Reabilitação Urbana e Rural Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação IV.. Reabilitação Urbana e Rural Tipologia de Investimento Objectivo Apoiar a reabilitação urbana e rural. Descrição No âmbito da Reabilitação Urbana e Rural

Leia mais

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS VERSÃO INICIAL REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO N.º CENTRO-06-2018-20 (10/12/2018) PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: 4.5 (4e) PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Leia mais

Apresentação do Programa

Apresentação do Programa Apresentação do Programa A Região Lisboa e Vale do Tejo AML A Estratégia do Programa Operacional Afirmar Lisboa como uma região cosmopolita e competitiva no sistema das regiões europeias, contribuindo

Leia mais

BREVE APRESENTAÇÃO do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013

BREVE APRESENTAÇÃO do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 BREVE APRESENTAÇÃO do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 Novembro.2007 1. O Contexto Aspectos Marcantes 2. O Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 1.O Contexto Aspectos Marcantes

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Évora, 9 de setembro de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo

Leia mais

A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA

A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA Os Projetos de Lisboa para 2020 Teresa Almeida A MOBILIDADE INTELIGENTE e INCLUSIVA Os Projetos de Lisboa para 2020 1. O Quadro Europeu 2. O Quadro Municipal 3. As

Leia mais

Portugal 2020 e o estímulo à atividade económica: Perspetivas para o mercado de Instalação de Sistemas de AVAC

Portugal 2020 e o estímulo à atividade económica: Perspetivas para o mercado de Instalação de Sistemas de AVAC Portugal 2020 e o estímulo à atividade económica: Perspetivas para o mercado de Instalação de Sistemas de AVAC 4.º Encontro Nacional de Instaladores do setor de AVAC&R 27 de outubro de 2016 Auditório da

Leia mais

educação TAGUS, 21 de Janeiro de 2015

educação TAGUS, 21 de Janeiro de 2015 educação TAGUS, 21 de Janeiro de 2015 20 anos Uma estratégiacom o objectivoúnicode contribuirpara fixar população no interior do seu território. Combater o exodo rural e abandono da activiade agroflorestal;

Leia mais

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para 2014-2020 Carla Leal, - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional Novos contornos

Leia mais

Região do Médio Tejo. Características e Desafios

Região do Médio Tejo. Características e Desafios Região do Médio Tejo Características e Desafios 09 março 2015 A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Território e Municípios A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Atribuições e Competências das

Leia mais

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão A Economia Azul na Região de Lisboa Potencial Estratégia Instrumentos Visão Potencial Importante pilar no aumento da competitividade regional Prospeção e valorização de recursos marinhos com expressão

Leia mais

NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades

NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades Fernando Gomes CCDR-N Porto, 19 de abril de 2017 norte2020.pt Sumário Enquadramento 1. Objetivos 2. Ações 3. Modelo de Governação 4. Cronograma Enquadramento

Leia mais

Sistema de incentivos às empresas

Sistema de incentivos às empresas Informação 3/2015 Página 1 de 5 Objeto e âmbito - Artigo 1.º REGULAMENTO ESPECÍFICO COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro) Estabelece as regras aplicáveis ao cofinanciamento,

Leia mais

Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo e Perspetivas

Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo e Perspetivas Eficiência Energética Alto Minho 2014-2020 Ponte de Lima, 2014.07.15 Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020 João Marrana Vogal

Leia mais

Portugal e a Política de Coesão

Portugal e a Política de Coesão MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL Portugal e a Política de Coesão 2007-2013 2013 Rui Nuno Baleiras Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Fevereiro

Leia mais

As prioridades nacionais para a Eficiência Energética. Cristina Cardoso, DGEG

As prioridades nacionais para a Eficiência Energética. Cristina Cardoso, DGEG As prioridades nacionais para a Eficiência Energética Cristina Cardoso, DGEG Lisboa, Ordem dos Engenheiros - Infoday da Eficiência Energética 4 de abril de 2017 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: O QUE É? Energy efficiency

Leia mais

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives

Portugal 2020 Investir no futuro. R&D and Government Incentives Portugal 2020 Investir no futuro R&D and Government Incentives 1 Agenda Agenda Capital Humano Capital Humano Enquadramento Áreas Enquadramento de intervenção Tipologias Áreas de de intervenção operações

Leia mais

Ponte de Lima, 4 de dezembro

Ponte de Lima, 4 de dezembro Ponte de Lima, 4 de dezembro Financiar a Adaptação PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS DOMÍNIO SEUR DO ACORDO PARCERIA PORTUGAL

Leia mais

Alterações Climáticas, Energia e Eficiência Energética no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030

Alterações Climáticas, Energia e Eficiência Energética no Alto Minho Balanço, Principais Prioridades & Projetos Âncora 2030 ALTO MINHO 2030: Balanço & Novos Desafios 15.10.2018 Fundação Bienal de Cerveira (GTT / SP2 Um Alto Minho mais verde e hipocarbónico, promovendo a transição para uma energia limpa e justa, os investimentos

Leia mais

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ATRAVÉS DO PO SEUR HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO 25-OUT-2016 PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE

Leia mais

PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018

PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018 PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018 PO SEUR NA ÁREA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CENTRAL EFICIÊNCIA

Leia mais

PREPARAÇÃO DO CONTRIBUTO REGIONAL PARA A ESTRATÉGIA NACIONAL PORTUGAL 2030

PREPARAÇÃO DO CONTRIBUTO REGIONAL PARA A ESTRATÉGIA NACIONAL PORTUGAL 2030 PREPARAÇÃO DO CONTRIBUTO REGIONAL PARA A ESTRATÉGIA NACIONAL PORTUGAL 2030 SESSÕES DE TRABALHO 16 MARÇO 10H INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 16 MARÇO 15H SINES TECNOPOLO 23 MARÇO 10,30H INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Objetivos Específicos: SECÇÃO 17 Património Natural e Cultural Os apoios têm como objetivo específico promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos de sustentabilidade

Leia mais

POCI 2020 PROGRAMA O PERACIONAL

POCI 2020 PROGRAMA O PERACIONAL POCI 2020 PROGRAMA O PERACIONAL PARA A COMP ETITIVIDADE E INTERNACIO NALIZAÇÃO Aveiro, maio de 2014 Prestação de Serviços de Consultoria Empresarial e Formação POCI PROGRAMA OPERACIONAL PARA A COMPETITIVIDADE

Leia mais

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro Centro Urbano do Futuro Parcerias para a Regeneração Urbana Dezembro 2010 Centro Urbano do Futuro - Parcerias para a Regeneração Urbana Índice Geral 1. Plano de trabalho 9 1.1. Fase 1 Análise do levantamento

Leia mais

O PEDU é, ainda, o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma daquelas prioridades de investimento:

O PEDU é, ainda, o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma daquelas prioridades de investimento: APRESENTAÇÃO ENQUADRAMENTO Do Acordo de Parceria Portugal 2020, adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, e dos Programas Operacionais Regionais resultou que os Municípios que correspondessem a centros

Leia mais

www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente, Empreendedora e Sustentável com base na valorização do Conhecimento ROTEIRO REGIONAL DO CRESC ALGARVE 2020 As IPSS e os Domínio Sustentabilidade

Leia mais

Obras Públicas. Plano Municipal «O urbanismo estará ao serviço dos interesses de Todos os. cidadãos. O desenho do concelho, o seu crescimento e

Obras Públicas. Plano Municipal «O urbanismo estará ao serviço dos interesses de Todos os. cidadãos. O desenho do concelho, o seu crescimento e Obras Públicas Plano Municipal 2017 «O urbanismo estará ao serviço dos interesses de Todos os cidadãos. O desenho do concelho, o seu crescimento e planificação serão baseados num projeto sério, coerente

Leia mais

O crescimento começa nas cidades

O crescimento começa nas cidades O crescimento começa nas cidades Financiamento da Reabilitação e Revitalização Urbana 9 de junho de 2015 Nuno Vitorino Secretário-Geral - JHFP 07/09/2015 Apresentação do Modelo de Governação JESSICA HFP

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2017 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA. Uma Nova Energia para a Mobilidade Sustentável!

ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA. Uma Nova Energia para a Mobilidade Sustentável! ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA Uma Nova Energia para a Mobilidade Sustentável! OMunicípiodesdesempresepreocupoucomascondiçõesde Mobilidade, em especial com os modos suaves, definindo

Leia mais

Sistemas de Incentivos do QREN

Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN 1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME 2. Sistema de Incentivos à Inovação 3. Sistema de Incentivos à Investigação

Leia mais

Compromissso Documento de Orientação Estratégica. António Oliveira das Neves Funchal, 09 de Julho 2013

Compromissso Documento de Orientação Estratégica. António Oliveira das Neves Funchal, 09 de Julho 2013 Compromissso Madeira@2020 Documento de Orientação Estratégica António Oliveira das Neves Funchal, 09 de Julho 2013 Roteiro da Apresentação 1. Contexto da Programação 2. Estratégia de Desenvolvimento Regional

Leia mais

Implementação da ENM Abordagens Integradas para a Náutica

Implementação da ENM Abordagens Integradas para a Náutica Implementação da ENM 2013-2020 Abordagens Integradas para a Náutica Náutica 2020 Vila Praia de Âncora, 21 de novembro de 2014 João Fonseca Ribeiro Diretor-Geral de Politica do Mar O Mar-Portugal é um desígnio

Leia mais

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO 2007-2013 PDES E QREN NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN 20 Março 2006 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO Significativas Alterações: 1. Mudança de Paradigma > Orientações Estratégicas

Leia mais

Relatório de Execução do PIDDAR Regularizações efectuadas à anterior versão

Relatório de Execução do PIDDAR Regularizações efectuadas à anterior versão Relatório de Execução do PIDDAR 2009 - Regularizações efectuadas à anterior versão I. ANÁLISE GLOBAL I. ANÁLISE GLOBAL Na página 13, onde se lê O montante global da despesa resultante da execução dos

Leia mais

Síntese de Sistemas de Incentivos e de outras Oportunidades de Financiamento para Proprietários de Casas Antigas

Síntese de Sistemas de Incentivos e de outras Oportunidades de Financiamento para Proprietários de Casas Antigas Introdução Os quadros que se apresentam em seguida resumem de forma sintética os principais sistemas de incentivos e outros mecanismos de apoio aplicáveis no Continente, que se afiguraram com maior interesse

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais

RESULTADOS DO PO SEUR

RESULTADOS DO PO SEUR RESULTADOS DO PO SEUR E PRIORIDADES PARA 2016 Helena Pinheiro Azevedo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 23.mar.2016 ESS Instituto Politécnico de Leiria 1. RESULTADOS

Leia mais

PRU Frentes Ribeirinhas e Marítimas

PRU Frentes Ribeirinhas e Marítimas PRU Frentes Ribeirinhas e Marítimas - Aviso N.º6 para a apresentação de candidaturas: Politica de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana Programas Integrados de Valorização de Frentes Ribeirinhas

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013

Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013 Cooperação Territorial Europeia 2007/2013 Que oportunidades para Lisboa e Vale do Tejo? Centro Cultural de Belém 31 de Março 2008 Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013 Cooperação territorial

Leia mais

Programa Polis Vila Real

Programa Polis Vila Real Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do território. UC-Cidades e Ordenamento do Território Programa Polis Vila Real Trabalho elaborado por: Bruno Vieira Catarina Pereira Pedro Silveira Docentes: Helena

Leia mais

A REINDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA Desafios e oportunidades. Vila Nova de Cerveira- 19/4/2012

A REINDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA Desafios e oportunidades. Vila Nova de Cerveira- 19/4/2012 A REINDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA Desafios e oportunidades Vila Nova de Cerveira- 19/4/2012 Política de coesão para 2014-2020 Ancoragem /Enquadramento geral Estratégia Europa 2020 PNR = Programas Nacionais

Leia mais

ANEXO I Critérios de seleção e metodologia de avaliação

ANEXO I Critérios de seleção e metodologia de avaliação PI 4.5 - Tipologia Construção de ciclovias ou vias pedonais [...]Zonas de Baixas missões, concretamente Tipologia 4.5.1 e 4.5.7 Contributo das ações previstas na operação para as metas fixadas nos indicadores

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO N.º CENTRO

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO N.º CENTRO REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE PI 6.3 PRODUTOS TURÍSTICOS INTEGRADOS DE BASE INTERMUNICIPAL AVISO N.º CENTRO-14-2016-16 O Mérito do Projeto

Leia mais

ANEXO A - ENQUADRAMENTO NA EDL

ANEXO A - ENQUADRAMENTO NA EDL ANEXO A - ENQUADRAMENTO NA EDL APRODER 2014-2020 MISSÃO Contribuir para a promoção do desenvolvimento regional e local, para um território mais competitivo, atrativo, inovador e cooperante, conducente

Leia mais

APOIOS ÀS EMPRESAS NO RE SEUR. 27 de Junho 2016 João Pereira Teixeira Presidente CCDR-LVT

APOIOS ÀS EMPRESAS NO RE SEUR. 27 de Junho 2016 João Pereira Teixeira Presidente CCDR-LVT APOIOS ÀS EMPRESAS NO RE SEUR 27 de Junho 2016 João Pereira Teixeira Presidente CCDR-LVT acordos de Paris em 2015 no âmbito da Convenção da ONU sobre as Alterações Climáticas. eferências O Programa do

Leia mais

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017 SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017 CONTEXTO Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alentejo Central

Leia mais

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.6. Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.6. Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO MEDIDA 2.6 Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N. de Página 1 06.12.04 Elaboração do novo texto completo e consolidado Todas 2 25.11.05 Adequação dos indicadores

Leia mais

www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente, Empreendedora e Sustentável com base na valorização do Conhecimento Sessão CAPACITAR Faro 28/09/2015 Apresentação Projetos Públicos e Território

Leia mais

PLANO DE AVISOS 2016 (*)

PLANO DE AVISOS 2016 (*) PO PO PO PO Calendário de de Dados do Identificação do Referência do Empreendedorismo Qualificado 3 3.1, 8.5 janeiro 16 abril 16 SI - 02/SI/2016 Inovação Empresarial Inovação Produtiva Científico e Tecnológico

Leia mais

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico PROGRAMA 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico 15h20_ Acesso aos Programas Operacionais Financiados _Apresentação da Status

Leia mais

Apoios à Regeneração Urbana. Seminário Reabilitação Urbana, Habitação e Turismo CCDR - Faro, 11/06/

Apoios à Regeneração Urbana. Seminário Reabilitação Urbana, Habitação e Turismo CCDR - Faro, 11/06/ Apoios à Regeneração Urbana Seminário Reabilitação Urbana, Habitação e Turismo CCDR - Faro, 11/06/2018 www.algarve.portugal2020.pt PO CRESC ALGARVE 2020 Intervenções de Regeneração Urbana Fatores críticos

Leia mais

Portugal 2020 Apresentação

Portugal 2020 Apresentação Portugal 2020 Apresentação Porto Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis, N.º 208, 1º Andar, Sala Q 3720-256 Oliveira de Azeméis Lisboa Edifício Oeiras Office - 1ºD R. Marechal Teixeira Rebelo, 2 2780-271 Oeiras

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PÚBLICO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PÚBLICO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PÚBLICO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS CONTEÚDOS: PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PREPARAR UMA CANDIDATURA EXECUTAR UM PROJETO COMPETE 2020 (CRESC ALGARVE 2020) COMPETE 2020 (CRESC ALGARVE

Leia mais

acção social e associativismo

acção social e associativismo acção social e associativismo TAGUS, 23 de Janeiro de 2015 20 anos Uma estratégia com o objectivo único de contribuir para fixar população no interior do seu território. Combater o exodo rural e abandono

Leia mais

Relatório de Execução 2017

Relatório de Execução 2017 O CO Relatório de Execução 2017 Maio de 2018 O Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização, designado por COMPETE 2020, insere-se na prioridade temática Competitividade e Internacionalização

Leia mais

ANEXO III REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO

ANEXO III REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO ANEXO III REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO AVISO DE CONCURSO Nº ALT20 06 2016 18 ALT20 16 2016 19 ALT20 43 2016 20 DOMÍNIO DA SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS NO PORTUGAL 2020

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS NO PORTUGAL 2020 OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS NO PORTUGAL 2020 Sessão de apresentação/divulgação Barreiro Vítor Escária 28.01.2015 1. Enquadramento 2. Condições de Elegibilidade e Apoios Máximos 3. Apoio

Leia mais

QUE MEIOS FINANCEIROS?

QUE MEIOS FINANCEIROS? QUE MEIOS FINANCEIROS? PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DO PO SEUR? HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE 22 JUN 2015 TAPADA DE MAFRA Organização:

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Leia mais

Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável. Maria da Graça Carvalho

Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável. Maria da Graça Carvalho Conferência Quadro Estratégico Europeu 2014-2020 Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável Maria da Graça Carvalho Culturgest 8 Janeiro 2013 Conteúdo da Apresentação Linhas gerais do próximo Quadro Estratégico

Leia mais

Anexo B Enquadramento noutra(s) Estratégia(s) relevante(s) RIS 3 ALGARVE

Anexo B Enquadramento noutra(s) Estratégia(s) relevante(s) RIS 3 ALGARVE Anexo B Enquadramento noutra(s) Estratégia(s) relevante(s) RIS 3 ALGARVE DOCUMENTO SÍNTESE Domínios da RIS3 Regional Turismo Qualificação e diferenciação dos produtos consolidados (sol e mar, golfe, residencial)

Leia mais

Portugal 2020 Apresentação

Portugal 2020 Apresentação Portugal 2020 Apresentação Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa Rua Fradesso da Silveira, n. 4, Piso 3B, 1300-609 Lisboa T. +351

Leia mais

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Algarve 2014-2020 Plano de Ação Regional Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Capacitação Regional Capacitação, Modernização e Racionalidade dos Serviços 16/1/2013 1 A Politica de Coesão 2014-2020

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES

EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) Programa Operacional Temático Valorização do Território AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES

Leia mais

Sistema de Incentivos à Inovação

Sistema de Incentivos à Inovação Sistema de Incentivos à Inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado até concursos abertos 26 de abril de 2012 sistema de incentivos à inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA

ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA As Estratégias de Eficiência Colectiva assumem 4 tipologias, visando, cada uma delas, estimular o surgimento de iniciativas de promoção da competitividade, coerentes

Leia mais

Programa operacional da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos Versão de trabalho Fevereiro Parecer da CGTP-IN

Programa operacional da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos Versão de trabalho Fevereiro Parecer da CGTP-IN Programa operacional da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos Versão de trabalho Fevereiro 2014 Parecer da CGTP-IN 1. Introdução O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso

Leia mais

Sistemas de Incentivos às Empresas. Qualificação de Recursos Humanos QREN. Março.08. Agenda Factores de Competitividade

Sistemas de Incentivos às Empresas. Qualificação de Recursos Humanos QREN. Março.08. Agenda Factores de Competitividade QREN Agenda Factores de Competitividade Sistemas de Incentivos às Empresas Qualificação de Recursos Humanos Março.08 1 Objectivos desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação incremento

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20

PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20 1 PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 20 20 Contributo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Março de 2011 2 A implementação da Estratégia EUROPA 2020 prevê a preparação, pelos Estados

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Na seleção das candidaturas respeitantes às tipologias

Leia mais