WORKSHOP NOVA VERSÃO DO PONTO ELETRONICO A. Palestrantes: Janaina Queiroga de Oliveira e Elisangela Nepomuceno de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WORKSHOP NOVA VERSÃO DO PONTO ELETRONICO A. Palestrantes: Janaina Queiroga de Oliveira e Elisangela Nepomuceno de Souza"

Transcrição

1 WORKSHOP NOVA VERSÃO DO PONTO ELETRONICO A Palestrantes: Janaina Queiroga de Oliveira e Elisangela Nepomuceno de Souza

2 PROGRAMA Portarias 1.510/09 e 2.233/09 - MTE Mudança de versão 8.03C x 9.00A Menu Principal Tabela de Horário Tabela de Parâmetros Tabela de Motivos Tabela de Terminais Cadastro de Crachás Processamento da Classificação Lançamento de Marcações Programação de Horas Extras Processamento do Apontamento Manutenção do Apontamento Configuração da Manutenção Rotina para Limpar ou Excluir Marcação Tipo de Abono para Ações Coletivas Ações Coletivas - Horas Extras Cartão de Ponto Auditoria Novo módulo: Fiscal

3 PORTARIAS: 1.510/09 e 2.233/09 MTE Desde a publicação da Portaria de 25/08/09 e com a alteração proposta pela Portaria de 18/11/09, trabalhamos fielmente para atender a todas as exigências previstas para a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP. Vamos observar durante este evento que muitas foram as restrições definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) para a utilização de um Sistema Eletrônico de Ponto, o que gerará a partir destas alterações muitas mudanças nas empresas, preparando-as para futuras fiscalizações.

4 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE a) Proíbe todo tipo de restrição à marcação de ponto, marcações automáticas e alteração dos dados registrados; b) Estabelece requisitos para o equipamento de registro de ponto, identificado pela sigla REP (Registrador Eletrônico de Ponto); c) Obriga a emissão de comprovante da marcação a cada registro efetuado no REP; d) Estabelece os requisitos para os programas que farão o tratamento dos dados oriundos do REP; e) Estabelece os formatos de relatórios e arquivos digitais de registros de ponto que o empregador deverá manter e apresentar à fiscalização do trabalho.

5 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE A portaria entrou em vigor na data de sua publicação, 25/08/2009, exceto para o uso do REP, que se tornará obrigatório após 1 ano. O SREP deve ser adaptado imediatamente, porém nos primeiros noventa dias de vigência da portaria a fiscalização será orientativa, conforme art. 627 da CLT e art. 23 do Decreto nº 4.552/2002, Regulamento da Inspeção do Trabalho.

6 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE Durante os doze meses, contados da data da publicação da Portaria 1.510/2009, o empregador não está obrigado a: 1.utilização do REP; 2. geração dos dados originais na forma do Arquivo- Fonte de Dados AFD; 3. impressão do comprovante do trabalhador; 4. emissão da Relação Instantânea de Marcações com as marcações efetuadas nas vinte e quatro horas precedentes.

7 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE O ponto eletrônico utilizado de forma diversa do previsto na Portaria MTE 1.510/2009 não servirá para comprovar o cumprimento da obrigação prevista no art. 74 da CLT, ou seja, acarretará todas as conseqüências legais dessa omissão, entre as quais a aplicação de multas administrativas e as dificuldades de apresentação de elementos comprobatórios da jornada de trabalho em eventual ação judicial. Quando a Portaria entrar totalmente em vigor, não será admitida alguma forma de registro eletrônico de ponto que não utilize o REP.

8 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE As marcações de ponto só poderão ser efetuadas diretamente no REP pelo empregado. A portaria trata exclusivamente do controle de jornada de trabalho. O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrônica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa é determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento, respeitadas as restrições previstas na legislação. O horário da marcação deve ser mantido como foi registrado.

9 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE O uso de registro eletrônico de ponto não passou a ser obrigatório. O artigo 74 da CLT faculta o uso de registro de ponto manual ou mecânico. Porém, se o meio eletrônico for adotado, deverão ser seguidas as instruções da Portaria MTE nº 1.510/2009. Uma empresa poderá utilizar sistema eletrônico em um setor/estabelecimento e manual em outro. A Portaria 1.510/2009 disciplina apenas o sistema eletrônico. Não cria nenhuma restrição à utilização dos sistemas manuais e mecânicos. Continua válido o art. 74, 2º, da CLT. Ele determina que Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico.

10 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE Uma empresa terceirizada NÃO poderá utilizar o REP da tomadora de serviço para marcação da jornada dos seus trabalhadores que prestam serviço no local da contratante. A Portaria MTE 1.510/2009 não prevê mais de um empregador por REP. O REP poderá ser mudado de estabelecimento quando houver alteração do local da prestação do serviço, essa informação deverá ser assinalada no equipamento, conforme Art. 5º e 6º da Portaria MTE 1.510/2009.

11 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE Quando adotado o REP e o equipamento não estiver funcional, a solução para uma eventual indisponibilidade do REP é de responsabilidade do empregador, mas, dentre as possíveis alternativas, ele poderá utilizar o controle manual. As empresas que adotaram o ponto eletrônico mas possuem funcionários que realizam trabalho externo, devem utilizar a papeleta de serviço externo prevista no art. 13, parágrafo único, da Portaria MTE 3.626/1991.

12 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE Os empregadores usuários de SREP deverão se cadastrar no MTE. Brevemente o MTE tornará disponível página da internet para que os empregadores usuários do SREP façam seu cadastro, conforme o Art. 20 da Portaria MTE 1.510/2009.

13 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE SREP (Sistema de Registro Eletrônico de Ponto) Não haverá certificação para os programas de tratamento dos dados. Caberá ao fornecedor dos programas (Datamace) garantir que estes atendem aos requisitos da portaria. Também cabe ao empregador usuário dos programas verificar a adequação destes à portaria. Não haverá cadastramento dos fornecedores de programas de tratamento de registros de ponto eletrônico. Estes deverão apenas entregar ao empregador usuário Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade, que deverá permanecer arquivado à disposição da Inspeção do Trabalho. Já disponível na versão 9.00-A.

14 ATESTADO TÉCNICO E TERMO DE RESPONSABILIDADE

15 DOCUMENTOS QUE O EMPREGADOR DEVERÁ FORNECER À FISCALIZAÇÃO SEGUNDO A PORTARIA MTE a) AFD Arquivo Fonte de Dados; b) Relatório Instantâneo de Marcações; c) AFDT Arquivo Fonte de Dados Tratados; d) ACJEF Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais; e) Relatório Espelho de Ponto; f) Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo fabricante do REP; g) Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade fornecido pelo desenvolvedor do programa de tratamento.

16 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE Adotado o REP, não é obrigatório o registro do intervalo de repouso no equipamento. O 2º do art. 74 da CLT admite a pré-assinalação do período de repouso. É facultado ao empregador exigir ou não o registro da entrada e saída dos intervalos de seus empregados. Entretanto, as convenções e acordos coletivos de trabalho poderão prever a obrigatoriedade da marcação nos intervalos. Os intervalos pré-assinalados serão registrados utilizando-se o Programa de Tratamento e deverão constar do AFTD. Neste arquivo os horários relativos aos intervalos pré-assinalados serão listados nos registros de detalhe onde o campo 9 deverá ser preenchido com P.

17 PRINCIPAIS PONTOS PORTARIA 1.510/09 MTE Os intervalos não deduzidos da duração do trabalho não devem ser registrados no REP, por exemplo, intervalos para lanche. As pausas de 10 minutos, previstas na Norma Regulamentadora 17 Ergonomia - em seu item , item c, para atividade de entrada de dados em sistemas de processamento eletrônico de dados, NÃO devem ser marcadas no REP. Esses 10 minutos não constituem intervalo de repouso/alimentação, mas sim pausas inseridas na jornada de trabalho para garantir a saúde do trabalhador. O empregador deverá utilizar outra forma de controle das pausas para demonstrar o cumprimento da citada norma.

18 MUDANÇA DE VERSÃO C X 9.00A Ao divulgarmos nossa nova versão A, relacionamos em nosso Boletim On Site todas as alterações praticadas, permitindo que fosse avaliado os impactos iniciais e seus reflexos. Mencionamos que, após a atualização da versão 9.00A não seria mais possível retornar a versão anterior, pois nossos programas foram preparados para converter os dados existentes e os deixarem disponíveis como eram trabalhados por cada cliente, modificando a partir da atualização o tratamento das futuras classificações e apontamentos. Se antes de realizar a atualização, a rotina de Backup foi gerada, é possível retornar a situação anterior. Mas salientamos que, ao realizar tal ação o cliente estará em desacordo com a lei em vigor e poderá ser autuado pela fiscalização. A Datamace não se responsabilizará por autuações referentes a versão desatualizada.

19 MENU PRINCIPAL Após a atualização da versão 9.00A será demonstrado no Menu Principal a data de atualização da versão 9.00A e o Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade somente terá validade a partir desta data.

20 TABELA DE HORÁRIO Observe que nesta Tabela mudamos as seguintes funções: Marcação Condicionada - deixou de existir; Marcação Automática - na entrada e saída foram desativadas, as únicas marcações pré-assinaladas permitidas são as do horário de intervalo para refeição. No Expediente Normal foi desabilitada a Hora Extra destacada, pois era vinculada a Marcação condicionada.

21 TABELA DE PARÂMETROS Eliminadas as opções Automáticas e Fixas As duas opções abaixo demonstradas foram eliminadas devido a geração de dados que ficariam incompatíveis com o arquivo do relógio de ponto: Versão 8.03C Versão 9.0A

22 TABELA DE PARÂMETROS Na Aba Horas Extras foram eliminadas as funções: Em função da Portaria não poderão ocorrer restrições e/ou alterações nas marcações de ponto, as horas extras realizadas deverão ser apontadas para que não ocorram divergências com o AFD (Arquivofonte de dados). Versão 9.0A

23 TABELA DE PARÂMETROS Eliminamos a opção: - Paga Adicional Noturno para Hora Extra Noturna Tipo N? Tal alteração é decorrente da não existência, a partir da versão 9.00A, da Hora Extra Não Autorizada. Versão 9.0A

24 TABELA DE MOTIVOS Na Tabela de Motivos foi implementada a opção Tipo do Motivo, que possui os seguintes parâmetros: Horas Extras, Ocorrência ou Marcação. -Ao informar Horas Extras: será possível visualizar no F1 da Manutenção do Apontamento e será permitido o lançamento somente para motivos do tipo Hora Extra; -Ao informar Ocorrências: será possível visualizar no F1 da Manutenção do Apontamento e será permitido o lançamento somente para motivos do tipo Ocorrência; - Ao informar Marcações: será possível visualizar no F1 da Manutenção do Apontamento e será permitido o lançamento somente de motivos tipo Marcação.

25 TABELA DE TERMINAIS Na Tabela de Terminais, implementamos para o Tipo Ponto as opções: Utilizar AFD e Número do REP. Tais opções passarão a ser utilizadas quando houver a disponibilidade de Relógios de Ponto (REP) com os recursos definidos pelas Portarias 1.510/09 e 2.233/09 do MTE.

26 TABELA DE CARTÃO DE PONTO Foram eliminadas também as Abas: - MARCAÇÕES - INTERVALOS Devido ao modelo estabelecido pelo Ministério do Trabalho definir obrigatoriamente a emissão dos campos: Dados da Empresa, Data e hora da emissão do espelho, Coluna de Horários e Tipo de Marcação, inibimos estes campos para demonstração automática.

27 CADASTRO DE CRACHÁS Implementamos o campo PIS no Cadastro de Crachás. O empregado será identificado no REP pelo PIS. Todo trabalhador precisa ter número de PIS, até para efeito de recolhimento ao FGTS e informação ao CAGED. Para o empregado de primeiro emprego, caso não possua PIS nos primeiros dias de trabalho, o controle poderá ser feito manual ou mecanicamente até que ele receba o seu número de PIS. (Fonte MTE) Implementamos a opção: O Tipo Manual será utilizado quando o controle de freqüência não puder ser realizado através do Registro Eletrônico de Ponto(REP). Ex.: Funcionário sem PIS, Estagiário, entre outros.

28 PROCESSAMENTO DA CLASSIFICAÇÃO Alterado o layout de importação para atender às marcações do Arquivo-Fonte de Dados (AFD), registro tipo 3 do ANEXO I da Portaria Será necessário nas opções do processamento informar o código do terminal parametrizado na Tabela de Terminais que estiver parametrizada como "Utilizar AFD". Todas as marcações encontradas no arquivo AFD serão gravadas. Se a marcação fizer parte da jornada, será classificada como entrada 1, saída 1, entrada 2, e assim por diante, e identificadas no arquivo DTM-PEAFDaa como Original.

29 PROCESSAMENTO DA CLASSIFICAÇÃO Se houver duplicidade de marcação (de acordo com os minutos da tabela de parâmetros) ou marcações com erro de sincronismo (não classificadas), serão identificadas no arquivo DTM-PEAFDaa como Desconsiderada. Serão demonstradas na manutenção do apontamento para justificativa, que é obrigatório. No arquivo DTM-PEAFDaa teremos a informação do número do REP (Registrador Eletrônico de Ponto) e NSR (Número Seqüencial de Registro). O NSR é o Número Seqüencial de Registro, que é único no AFD para cada marcação (não será repetido no arquivo extraído do relógio). Na opção Fiscal / AFDT (Arquivo-Fonte de Dados Tratado) utilizaremos os dados do arquivo AFD. Observações: - O processamento da classificação será idêntico, gerando as mesmas ocorrências; - O processamento da classificação atualizará o número do PIS.

30 LANÇAMENTO DE MARCAÇÕES Em Rotinas Diárias / Lançamento de Marcações temos a opção de lançar o programado para funcionários que não utilizam marcação eletrônica, conforme horário da Tabela de Horários vinculada ao funcionário. Para utilizar essa opção, no Cadastro de Crachás em Base de Dados / Crachá / Ponto, o parâmetro Tipo Ponto deve ser Manual. Obs.: As marcações serão do Tipo Digitada e não será obrigado informar motivo nestes casos, pois o funcionário está com o Tipo de Ponto Manual

31 PROGRAMAÇÃO DE HORAS EXTRAS Em Programação de Horas Extras - Aba Tipo - deixou de existir o Limite de horas extras e horas extras Não Autorizadas e a opção Nenhum. Na Aba Datas, não será permitido datas de Autorizadas entre datas de crédito e viceversa. E não será permitido informar limites para expedientes: Normal, Folga e DSR, nem para crédito nem para autorizada, os limites ficarão fixos em 9999.

32 PROGRAMAÇÃO DE HORAS EXTRAS Para melhor visualização - Na Aba Livres, foram substituídos os combos de expedientes com valores N, D, F, R, A, B e C por check-box. Na coluna Mensal no campo Limite (minutos), não será permitido informar limite de minutos mensal de horas extras. No campo motivo foi implementado o F1 Help, que permitirá a demonstração somente daqueles motivos com o Tipo definido como sendo hora extra na Tabela de Motivos.

33 PROCESSAMENTO DO APONTAMENTO Na opção Rotinas Diárias / Apontamento / Processamento ocorreram as seguintes alterações: - Separação de horas trabalhadas diurnas e noturnas; - Separação de horas extras diurnas e noturnas; - Em relação a horas extras, será permitido somente: horas autorizadas e compensadas; - Não haverá funcionários com Marca Ponto Fixo ou Automático, pois parâmetro foi excluído da Tabela de Parâmetros; - Não será gerada a falta-hora no expediente quando faltar marcação; - Não haverá limite para horas extras. Será considerado sempre 9999; - Não serão apontados os dias com marcações incluídas e desconsideradas sem motivos preenchidos. O dia ficará com erro; - Será efetuado o lançamento de refeição automática quando houver algum problema na classificação, por exemplo, troca de horário, e a classificação não preencher.

34 MANUTENÇÃO DO APONTAMENTO - Foi implementado um Help dos Atalhos existentes na Tela de Manutenção no canto inferior esquerdo. - As marcações eletrônicas serão destacadas de vermelho e as marcações automáticas de azul, se efetuada a parametrização em Rotinas Diárias / Apontamento / Configuração Manutenção e as marcações digitadas serão demonstradas na cor preta;

35 MANUTENÇÃO DO APONTAMENTO - Em Ações Coletivas, não permitirá mais a ação "N Autorizado" para Horas Extras, somente Autorizar ou Compensar. - Ao teclar CTRL+F10 na marcação eletrônica, a mesma será desconsiderada, isso se a data a ser alterada for maior que data de conversão;

36 MANUTENÇÃO DO APONTAMENTO -Ao efetuar o apontamento, se houver marcações digitadas/ desconsideradas sem motivo relacionado, automaticamente será aberta a tela para justificativas, que são obrigatórias. O sistema não irá apontar se não tiver o motivo, as marcações ficarão com erro e não será possível consolidar e enviar os dados através da Interface; - Nas marcações eletrônicas não serão permitidas alterações.

37 MANUTENÇÃO DO APONTAMENTO - Implementado o campo: Observação - que será um campo livre para lançamento de observações, as informações que estiverem nesse campo serão impressas no campo mensagem do espelho de cartão de ponto. - As marcações eletrônicas serão destacadas de vermelho e as marcações automáticas de azul, se efetuada a parametrização em Rotinas Diárias / Apontamento / Configuração Manutenção. - Os motivos aceitos para ocorrências serão somente os tipo O (Ocorrência) da Tabela de Motivos. Na atualização de versão, todos os motivos foram considerados tipo "O".

38 MANUTENÇÃO DO APONTAMENTO -Implementado um cabeçalho com nome, data, expediente e horário. - Os motivos aceitos para horas extras serão somente os tipo H (Horas Extras) da Tabela de Motivos. Observamos que, se a data em processamento for maior que data de conversão, haverá as seguintes implicações: - O Status "Não Autorizado" não estará mais visível. - O Limite de Horas extras não poderá ser alterado, ou seja será demonstrado = 9999.

39 MANUTENÇÃO DO APONTAMENTO * Na aba Horários Digitados: - Foi implementado um cabeçalho com nome, data, expediente e horário. - Os motivos aceitos para marcações serão somente os tipo M (Marcações) da Tabela de Motivos. - Os motivos para marcações digitadas e desconsideradas são obrigatórios; * Na aba de Desconsideradas: - Foi implementada a possibilidade de alterar a marcação Desconsiderada para Original/Eletrônica teclando F2; - A função de recortar marcação será permitida somente no dia e somente para o mesmo funcionário.

40 CONFIGURAÇÃO DA MANUTENÇÃO Implementado em Rotinas Diárias / Apontamento / Configuração da Manutenção os parâmetros para: - Destacar marcações eletrônicas, que serão destacadas de vermelho; - Destacar marcação automática, que serão destacadas de azul; -Detalhar marcações desconsideradas (ignoradas). Observamos que, o parâmetro: Destacar Horas Extras Não Autorizadas ficará disponível para visualização de informações do passado.

41 ROTINA PARA LIMPAR OU EXCLUIR MARCAÇÕES Realizamos alteração no programa Rotinas Diárias / Apontamento / Limpar/Excluir Marcação para que: - quando utilizar a opção "Limpar", o sistema não limpe as marcações eletrônicas/originais. - quando utilizar a opção "Excluir", o sistema exclua também as informações do AFD.

42 TIPO DE ABONO PARA AÇÕES COLETIVAS Na pesquisa da Tabela de Motivos está disponível a consulta a todos os tipos de motivos.

43 TIPO DE ABONO PARA AÇÕES COLETIVAS Alteramos o programa Rotinas Diárias / Ações Coletivas / Abonos para que sejam aceitos somente motivos do tipo Ocorrência. Em Abono Coletivo visualizaremos somente os motivos com Tipo = Ocorrência. Se tentar relacionar um motivo que não tem tipo = Ocorrência, será demonstrada a mensagem abaixo, e não permitirá o lançamento:

44 AÇÕES COLETIVAS - HORAS EXTRAS Alteramos o programa disponível em Rotinas Diárias / Ações Coletivas / Horas Extras para que: - No item Acerto / Limite - os limites sejam fixados em 9999, pois conforme a Portaria 1.510, não existe limite de hora extra. - No item Acerto / Tipos - as opções Não autorizada e Nenhum não sejam demonstradas, ou seja, foram eliminadas para todos os tipos de horas extras {1..9}.

45 CARTÃO DE PONTO (ESPELHO) - Foi reformulada em Rotinas Mensais / Cartão de Ponto a tela para emissão do espelho de cartão de ponto. - Implementamos um novo modelo de impressão do Espelho de ponto: o modelo disponibilizado na página 18, Anexo II da Portaria 1.510:

46 CARTÃO DE PONTO (ESPELHO) - O empregador poderá emitir o Espelho de Ponto no modelo que desejar mas, deverá manter o relatório do Espelho de Ponto de acordo com a determinação do Anexo II da Portaria 1.510/09.

47 AUDITORIA Implementado em Utilitários / Auditoria os arquivos: PEAFD e PECONTA.

48 NOVO MÓDULO: FISCAL - Foi criado o novo módulo de Fiscal, que possibilitará a criação dos arquivos AFDT (Arquivo-Fonte de Dados Tratado) e ACJEF (Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais). - Na opção Fiscal / AFDT deverá ser informado um período para geração do arquivo AFDT, com ou sem Multiproc. Será obrigatório selecionar a pasta onde o arquivo será salvo. Após seleção da pasta, teremos um nome de arquivo padrão AFDTaaaammdd.TXT, podendo ser alterado posteriormente, onde aaaa = ano, exemplo 2009, mm = mês, exemplo 12, e dd = dia, exemplo O layout do arquivo AFDT está disponível na página 12 da Portaria 1.510, Arquivo de Fonte de Dados Tratados AFDT, ANEXO I.

49 NOVO MÓDULO: FISCAL - Na opção Fiscal / ACJEF deverá ser informado um período para geração do arquivo ACJEF, com ou sem multiproc. Será obrigatório selecionar a pasta onde o arquivo será salvo. Após seleção da pasta, teremos um nome de arquivo padrão ACJEFaaaammdd.TXT, podendo ser alterado posteriormente, aaaammdd mesma descrição do AFDT. - O layout do arquivo está disponível na página 14 da Portaria 1.510, Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais - ACJEF, ANEXO I.

50 NOVO MÓDULO: FISCAL Observamos que, o empregador deverá manter o AFDT e o ACJEF relativos a cada mês de apuração armazenados à disposição da fiscalização ou poderá gerá-los sob demanda. As duas opções de geração são válidas porém, caso o empregador resolva gerá-los a partir do pedido da fiscalização, a produção desses arquivos deve ser imediata, ou seja deve ser apresentado no momento que forem solicitados pelo Auditor Fiscal. Enquanto o REP não for implantado, o AFTD será gerado tomando como base os dados originais de registro de ponto.

51 PEGUNTAS E RESPOSTAS - MTE Acompanhe no site do Ministério do Trabalho as Perguntas e Respostas referentes às Portarias em vigor. Link: nico/faq.asp

52

53

PERGUNTAS E RESPOSTAS PROGRAMA DE TRATAMENTO DE REGISTRO DE PONTO

PERGUNTAS E RESPOSTAS PROGRAMA DE TRATAMENTO DE REGISTRO DE PONTO PERGUNTAS E RESPOSTAS ASSUNTO: PROGRAMA DE TRATAMENTO DE REGISTRO DE PONTO 3. Qual o prazo para a adaptação dos programas de tratamento dos dados de registro de ponto à portaria? A obrigação de adaptação

Leia mais

Anexo I - Leiaute dos arquivos (com as alterações introduzidas pela Portaria 2233 de 2009)

Anexo I - Leiaute dos arquivos (com as alterações introduzidas pela Portaria 2233 de 2009) Anexo I - Leiaute dos arquivos (com as alterações introduzidas pela Portaria 2233 de 2009) 1. Arquivo-Fonte de Dados AFD Este arquivo é composto dos seguintes tipos de registro: 1.1. Registro tipo 1 -

Leia mais

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP Portaria MTE 1.510/2009 Informações úteis para o Empregador Versão 1.2 1 Sumário 1 PONTOS IMPORTANTES DA PORTARIA 1.510/2009... 3 1.1 Definições... 4 1.2

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Portaria 1510 X Portaria 373

Orientações Consultoria de Segmentos Portaria 1510 X Portaria 373 Portaria 1510 X Portaria 373 06/02/2018 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Consolidação das Leis do Trabalho... 4 3.2 Súmulas... 4 3.3 Portaria

Leia mais

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP Portaria MTE 1.510/2009

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP Portaria MTE 1.510/2009 Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP Portaria MTE 1.510/2009 Informações úteis para o Fabricante de Programa de Tratamento de Registro de Ponto Versão 1.0 Sumário 1. Introdução...3 2. Formato

Leia mais

SAPEwin Guia Rápido Ver 4.xxx. Informamos que este software esta de acordo com a portaria de 21/08/2009 publicada pelo M.T.E.

SAPEwin Guia Rápido Ver 4.xxx. Informamos que este software esta de acordo com a portaria de 21/08/2009 publicada pelo M.T.E. SAPEwin Guia Rápido Ver 4.xxx Informamos que este software esta de acordo com a portaria 1.510 de 21/08/2009 publicada pelo M.T.E. Tela de Acesso insira sua Senha Menu Rápido Aba de Cadastro Menu Estender

Leia mais

Como simular cálculo de rescisão e férias?

Como simular cálculo de rescisão e férias? Como simular cálculo de rescisão e férias? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para simular cálculos de rescisão e férias. Essa opção é válida para empregados e estagiários, exceto

Leia mais

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável?

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina de empregado diarista para configuração da folha com jornadas variáveis e não

Leia mais

SAPEwin Guia Rápido Ver 4.xxx. Informamos que este software esta de acordo com a portaria de 21/08/2009 publicada pelo M.T.E.

SAPEwin Guia Rápido Ver 4.xxx. Informamos que este software esta de acordo com a portaria de 21/08/2009 publicada pelo M.T.E. SAPEwin Guia Rápido Ver 4.xxx Informamos que este software esta de acordo com a portaria 1.510 de 21/08/2009 publicada pelo M.T.E. Tela de Acesso insira sua Senha Menu Rápido Aba de Cadastro Menu Estender

Leia mais

Ficha Técnica Sisponto RH Web

Ficha Técnica Sisponto RH Web Ficha Técnica Sisponto RH Web RH Web O Sisponto RH é um software de tratamento de pontos, adequado à portaria 1.510/2009, portaria 373, dentre outras portarias e requisitos, que oferece uma gama completa

Leia mais

Rotina de importação do Cartão de Ponto

Rotina de importação do Cartão de Ponto Rotina de importação do Cartão de Ponto O Sistema WinFolha DpComp está apto para importar o arquivo gerado diretamente pelo Registrador Eletrônico de Ponto - REP que trata a Portaria MTE 1.510 de 21 de

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E94A8 Jéssica Pinheiro 21/02/2015 2/26 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetro para configuração da forma de controle dos serviços.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Quais são os principais pontos da Portaria MTE 1.510/2009? a. Proíbe todo tipo de restrição à marcação de ponto, marcações automáticas e alteração dos dados registrados; b. Estabelece

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

PONTO ELETRÔNICO - PROTHEUS

PONTO ELETRÔNICO - PROTHEUS PONTO ELETRÔNICO - PROTHEUS Este comunicado tem como objetivo orientar os usuários quanto à parametrização e ao funcionamento do módulo Ponto Eletrônico no Protheus. O pleno funcionamento do módulo está

Leia mais

Funcionalidades Principais

Funcionalidades Principais Funcionalidades Principais O VW Ponto possui possibilidade de customizações, atendendo em 100% a demanda de cada cliente, onde cada cliente consegue suprir todas as suas necessidades Apresentado no modelo

Leia mais

GERENCIADOR DE SISTEMAS

GERENCIADOR DE SISTEMAS GERENCIADOR DE SISTEMAS AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS É possível parametrizar o agendamento para importação de notas fiscais de entrada, saída e conhecimento de transporte, para todas as

Leia mais

Parágrafo Quarto O aplicativo para registro das batidas não permitirá:

Parágrafo Quarto O aplicativo para registro das batidas não permitirá: CLÁUSULA PRIMEIRA DO SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO - O Banco do Nordeste adotará, para registro e controle de frequência dos seus empregados, um sistema de ponto eletrônico, nos termos da Portaria nº 373/2011,

Leia mais

Sistemas - Kz_Config Manual do Usuário. Manual do usuário XPAcesso

Sistemas - Kz_Config Manual do Usuário. Manual do usuário XPAcesso Manual do usuário XPAcesso 1 1. Botões padrão Todas as telas de cadastro seguem o mesmo padrão de botões: Incluir Ativa opção para inclusão de novos registros no cadastro Alterar Prepara o registro para

Leia mais

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Ajustes no termo TRCT 2. Inclusão do campo código do afastamento 3. Inclusão do parâmetro Considerar data fim do período para relatórios de Folha Sintética

Leia mais

Software para apontamento de horas e controle de frequência de funcionários online. Manual do Usuário

Software para apontamento de horas e controle de frequência de funcionários online. Manual do Usuário Software para apontamento de horas e controle de frequência de funcionários online Manual do Usuário Sumário 2 1. TELA INICIAL DE ENTRADA / TELA PRINCIPAL E MENUS... 3 1.1. Acesso ao sistema... 3 1.2.

Leia mais

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017 Neste bip Pagamento de bônus nos recibos normais... 1 Configuração para Vale Refeição... 2 Processo de importação de NFe Recebidas - XML... 3 Aviso sobre a GRRF... 4 Pagamento de bônus nos recibos normais

Leia mais

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

FOLHA DE PAGAMENTO. Autônomos Ponto e Frequência Banco de Horas. Gestão do esocial. Expert Connection Inter Connection.

FOLHA DE PAGAMENTO. Autônomos Ponto e Frequência Banco de Horas. Gestão do esocial. Expert Connection Inter Connection. Ponto e Frequência FOLHA DE PAGAMENTO Web Repport Serviço de Apoio a Execução Operacional Integrador Contábil Autônomos Ponto e Frequência Banco de Horas Gestão do esocial ERP Cliente Expert Connection

Leia mais

NORMA DE REGISTRO DE PONTO HORARIO DE TRABALHO N.I VERSÃO 2010 VIGENCIA: 03/2010

NORMA DE REGISTRO DE PONTO HORARIO DE TRABALHO N.I VERSÃO 2010 VIGENCIA: 03/2010 NORMA DE REGISTRO DE PONTO HORARIO DE TRABALHO N.I VERSÃO 2010 VIGENCIA: 03/2010 Objetivo: Esta norma interna foi constituída com a finalidade de disciplinar os horários de trabalho e o registro de ponto

Leia mais

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias GesSind Manual Operacional Colônias de Férias Cadastramento das Colônias Disponíveis Inicialmente, para se realizar a utilização de uma Colônia de Férias, é necessário cadastra-la corretamente em Manutenção/Colônia

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Parágrafo Quarto - O aplicativo para registro das batidas não permitirá:

Parágrafo Quarto - O aplicativo para registro das batidas não permitirá: ACORDO QUE ENTRE SI FAZEM O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A (BNB), CNPJ EMPREGADOS DO BNB, OBJETO DA CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2017. CLÁUSULA PRIMEIRA _ DO SISTEMA DE

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS II MÓDULO DE INTEGRAÇÃO Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO MÓDULO DE INTEGRAÇÃO... 5 1 MENU CADASTROS... 5

Leia mais

Cadastro de Futura Ponto - FP07.2

Cadastro de  Futura Ponto - FP07.2 Cadastro de e-mail Futura Ponto - FP07.2 Caminho: Cadastros> Geral>E-mail Referencia: FP07.2 Versão: 2016.6.6 Como funciona: O cadastro de E-mail é importante para envio de arquivos diretamente do sistema,

Leia mais

Manual do Ponto Eletrônico

Manual do Ponto Eletrônico Manual do Ponto Eletrônico Sumário 1. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP 2. Registro Eletrônico do Ponto - REP 3. Controle do Ponto Eletrônico 4. Banco de Horas 5. Intervalo Interjornada e

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Configurar Ingressos

Configurar Ingressos 1 Configurar Ingressos Para configurar ingressos no HTTicket o primeiro passo é o cadastramento dos nomes dos ingressos que poderão ser utilizados no sistema. A Lista tem como principal objetivo padronizar

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Autônomos Efetuadas diversas alterações e novas implementações nas rotinas de Autônomos. Com estas alterações, será possível criar eventos diversos de vencimento e desconto e lançá-los

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

PORTARIA Nº 1.510, DE 21 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº 1.510, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 PORTARIA Nº 1.510, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e os arts.

Leia mais

Software Gerenciador e Controle de Ponto

Software Gerenciador e Controle de Ponto Samabiel Development, 2016 1 Software Gerenciador e Controle de Ponto Manual de Utilização de SADV-Ponto Relatórios e Gestão de Colaboradores On-line Versão 3.1.0 (20/09/2015) Samabiel Development, 2016

Leia mais

Solução para gestão de ponto

Solução para gestão de ponto Solução para gestão de ponto VOCÊ ESTÁ REALMENTE SEGURO COM OS DADOS DE SUA EMPRESA? VANTAGENS AO UTILIZAR O MD COMUNE Controle dos funcionários com alertas via Mobile; Relatórios gerenciais automáticos;

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Ponto Manual. Procedimentos para emissão do espelho de ponto e lançamentos de horas

Ponto Manual. Procedimentos para emissão do espelho de ponto e lançamentos de horas Ponto Manual Procedimentos para emissão do espelho de ponto e lançamentos de horas 1. Abra o internet explorer e digite o endereço sandiego.dasa.com.br. Abrirá uma página na qual deverá ser digitado o

Leia mais

1 Ementa Rideel texto não oficial.

1 Ementa Rideel texto não oficial. PORTARIA DO MTE N o 1.510, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto SREP.1 c Publicada no DOU de 25-8-2009. c IN do MTE

Leia mais

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo Manual de Operação do MGV5 Módulo Gerenciador de Vendas Toledo 1 1.0 - O QUE É O MGV5... 3 1.1 - COMO ENTRAR NO PROGRAMA... 3 2.0 - IMPORTANDO ARQUIVO DE ITENS... 4 3.0 TRANSMITINDO OS ITENS PARA AS BALANÇAS...

Leia mais

Orientações aos SGP`s para o acompanhamento da frequência dos empregados da Unidade

Orientações aos SGP`s para o acompanhamento da frequência dos empregados da Unidade Orientações aos SGP`s para o acompanhamento da frequência dos empregados da Unidade Tendo em vista a implantação do controle alternativo de frequência com registro eletrônico, desde novembro de 2015, bem

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Boletim Técnico Gestão por Quadrantes Produto Processo Subprocesso Data publicação Desenvolvimento/Procedimento 1 Cadastro

Boletim Técnico Gestão por Quadrantes Produto Processo Subprocesso Data publicação  Desenvolvimento/Procedimento 1 Cadastro Gestão por Quadrantes Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.1 Processo : Gestão por Quadrantes Subprocesso : Gestão por Quadrantes Data publicação da : 15/10/2014 A Gestão por Quadrantes tem como

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO 02/03/2018 SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO ESOCIAL SEGUNDA FASE Este manual possui informações para as empresas que já iniciaram o envio de dados oficiais ao esocial, conforme

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Horas In Itinere

Orientações Consultoria de Segmentos Horas In Itinere 28/07/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 8 6. Referências... 8 7.

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Apresentação. Ponto AtecSoft

Apresentação. Ponto AtecSoft Apresentação Ponto AtecSoft Quem Somos? Há 10 anos no ramo de controle de ponto e acesso, desenvolvendo e comercializado soluções tecnológicas para o mercado público e privado, pequenas, médias e grandes

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto Atualizado em 28/04/2017 Clique sobre a pergunta para acessar a resposta. Equipamento de Registro Eletrônico de Ponto (REP) 1. Como eu registro o ponto no equipamento?... 3 2. Qual a finalidade do comprovante

Leia mais

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Introdução O Processo ele funciona de acordo com uma nota técnica da SEFAZ (Nota Técnica 2014/002) que tem por finalidade importar no sistema automaticamente todas

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES Procedimento para Cálculo de Folha de Professores Através de Tabela Fixa 1º Passo: Em Cadastros\ Genéricos Eventos, devem ser criados todos os eventos de hora

Leia mais

Elaboração:Suporte Tecnológico Pag 1

Elaboração:Suporte Tecnológico Pag 1 Elaboração:Suporte Tecnológico Pag 1 Índice Apresentação...3 1. Introdução...4 2. Login...4 3. Cadastros...4 3.1. Menu Arquivos...4 3.1.1. Usuários do Sistema...4 3.1.2. Relógios...5 3.1.3. Chaves...6

Leia mais

Solução para gestão de ponto

Solução para gestão de ponto Solução para gestão de ponto VOCÊ ESTÁ REALMENTE SEGURO COM OS DADOS DE SUA EMPRESA? VANTAGENS AO UTILIZAR O MD COMUNE Controle dos funcionários com alertas via Mobile; Relatórios gerenciais automáticos;

Leia mais

Cadastro NIS - Cadastramento do Trabalhador em Lote

Cadastro NIS - Cadastramento do Trabalhador em Lote Cadastro NIS - Cadastramento do Trabalhador em Lote Produto : Logix 10.02 Folha de Pagamento Chamado : TPYYP3 Data da criação : 01/09/2014 Data da revisão : 29/09/2014 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados

Leia mais

Ponto eletrônico Módulo servidor

Ponto eletrônico Módulo servidor Ponto eletrônico Módulo servidor Este manual destina-se a orientar no procedimento de operacionalização do sistema de ponto eletrônico SPE por servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso

Leia mais

Manual Módulo Processos:

Manual Módulo Processos: Manual Módulo Processos: O que é? O módulo Processos é um sistema criado pela Domínio Sistemas, que tem por função o controle de todas as operações existentes dentro de um escritório de contabilidade,

Leia mais

DIMAS DE MELO PIMENTA Sistemas de Ponto e Acesso Ltda

DIMAS DE MELO PIMENTA Sistemas de Ponto e Acesso Ltda KAIROS CONNECT Abra o Kairos Connect, e certifique-se se o CNPJ, da empresa consta no mesmo, e a comunicação está sendo realizada. Caso não esteja insira o CNPJ e realize o procedimento abaixo: Insira

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação

Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação Módulo de Gestão da Contribuição Sindical Brasília Novembro/2008 2 SUMÁRIO 1 Objetivos...3 2 Cadastramento de Sindicatos...5 2.1 Cadastramento de Bancos...7 3

Leia mais

MANUAL PONTO ELETRÔNICO

MANUAL PONTO ELETRÔNICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PONTO ELETRÔNICO - SMA MANUAL PONTO ELETRÔNICO Porto Alegre, Maio de 2017. 1. Login no Ronda Ponto Clicar no atalho disponível

Leia mais

PORTARIA Nº 27 DE 08 DE MAIO DE 2017.

PORTARIA Nº 27 DE 08 DE MAIO DE 2017. PORTARIA Nº 27 DE 08 DE MAIO DE 2017. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Federal Nº. 5.517, de 23 de outubro

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA MANUAL Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Sobre a empresa... 3 Localização... 3 Como obter suporte técnico?... 3 CONHECENDO O SISTEMA... 4 Acesso ao sistema... 4 Solicitação

Leia mais

Configuração Layout CNAB. Sumário

Configuração Layout CNAB. Sumário Configuração Layout CNAB Sumário Configuração Layout CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Banco utilizado... 2 2.

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Banco de Horas 03/10/2012

Banco de Horas 03/10/2012 03/10/2012 Sumário Sumário... 2 1 Visão Geral... 3 1.1 Objetivos Intrucionais... 3 1.2 Conceito... 3 1.3 Configuração... 3 1.4 Fórmulas... 4 1.5 Compensação e/ou Lançamento... 5 1.6 Compensação x Recálculo...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS Table of Contents WinThor 7 1 40 - Tributação... 7 4001 - Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS 7 Visão Geral... 8 Validações Importantes... 12 Ações mais... Comuns 12 Incluir Tributação... PIS/COFINS

Leia mais

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos.

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. A rotina de controle de retenções passará a ser efetuada a partir da competência 10/2012, para as empresas tributadas pelo

Leia mais

Passo a Passo para o EFD-Reinf

Passo a Passo para o EFD-Reinf Passo a Passo para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações No módulo Domínio Escrita Fiscal, já estão disponíveis

Leia mais

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA 1.510-MTE Após adquirir seu REP (Relógio Eletrônico de Ponto) Henry e seu Sistema de Tratamento de Ponto Secullum, você está de acordo com a Portaria

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS SISGEN MAI/13

MANUAL DO SISTEMA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS SISGEN MAI/13 3. CADASTRO 3.8. TELA C070M Menu de Cardápios...03 3.8.1 C071M Menu de Relatórios de Cardápios...03 3.8.2 C070T Cadastro de Cardápios...04 3.8.3 C070C Consulta Validade dos Cardápios...05 3.8.4 C071C Consulta

Leia mais

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Laboratórios de Investigação Médica

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Laboratórios de Investigação Médica Resolução LIM/01/02 Horário Fixo 1. Definição de Horário fixo: jornada diária fixa com horários para entrada e saída, pré-fixados, com folga aos sábados, domingos e feriados. 2. Registro de ponto: O servidor

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO PROTOCOLO DE DOCUMENTOS

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO PROTOCOLO DE DOCUMENTOS BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO PROTOCOLO DE DOCUMENTOS Efetuadas diversas alterações nas rotinas de controle de protocolos, permitindo a digitação de documentos de entrada integrados com os demais módulos

Leia mais

CADASTRO DE CLIENTES

CADASTRO DE CLIENTES CADASTRO DE CLIENTES 1. INTRODUÇÃO No Softpharma há o Cadastro de Convênio, nele estão vinculados os clientes que fazem parte do convênio e podem usufruir dos descontos e demais benefícios negociados entre

Leia mais

Parágrafo Quarto O aplicativo para registro das batidas não permitirá:

Parágrafo Quarto O aplicativo para registro das batidas não permitirá: CLÁUSULA PRIMEIRA DO SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO O Banco do Nordeste continuará adotando, para registro e controle de frequência dos seus empregados, um sistema de ponto eletrônico, nos termos da Portaria

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

RECEITUÁRIO AGRONÔMICO

RECEITUÁRIO AGRONÔMICO MANUAL DE PREENCHIMENTO DA ART MÚLTIPLA RECEITUÁRIO AGRONÔMICO A ART Múltipla de Receituário Agronômico especifica vários contratos referentes à execução de prestação de serviços de rotina em determinado

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Acessos: -Site do Reserve

Acessos: -Site do Reserve Acessos: -Site da BK 21 www.lcc-bk21.com -Site do Reserve www.reserve.com.br 1 Agendamento Hotel Nacional e Internacional Fazer pedidos OU Menu: Pedidos > Fazer Pedidos 2 Clicar na Aba Hotel Campos marcados

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA GERENCIADOR DE SISTEMAS - 2.48A 1 - Alterada a rotina de Backup do Sistema, em Utilitários, para que seja possível

Leia mais

Olá! Abaixo destacamos todos os ajustes e melhorias efetuados:

Olá! Abaixo destacamos todos os ajustes e melhorias efetuados: 1 de 5 Olá! Estamos disponibilizando hoje uma nova atualização do ERP Solution e queremos mantê-lo informado sobre as mais recentes modificações do sistema. Para que essa atualização tenha efeito na sua

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

Módulo Cronotacógrafo

Módulo Cronotacógrafo Módulo Cronotacógrafo Introdução O módulo Cronotacógrafo tem como objetivo efetuar o controle dos selos, marcas e modelos, equipamentos de aferição e dos serviços de realização de revisão, manutenção,

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais