Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. Associação Fiscal Portuguesa / Ordem dos Advogados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. Associação Fiscal Portuguesa / Ordem dos Advogados"

Transcrição

1 Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA Associação Fiscal Portuguesa / Ordem dos Advogados Rui Ribeiro Pereira - Advogado Porto

2 Lei n.º 3 B/2010 de Notificações e citações electrónicas; Alteração da taxa de juro de mora; Compensações de dívidas fiscais; Suspensão execução fiscal; Alargamento da execução a coimas; Alargamento pagamento em prestações. Autorizações legislativas : Arbitragem tributária; Revisão LGT e CPPT.

3 Notificações electrónicas - O artigo 38.º n.º 9 CPPT, estabelecia que: «As notificações referidas no presente artigo podem, ainda, ser efectuadas por transmissão electrónica de dados, nos termos a definir por portaria do Ministro das Finanças.». (LOE 2008) - Actualmente estabelece que: «As notificações referidas no presente artigo podem ser efectuadas por transmissão electrónica de dados, que equivalem, consoante os casos, à remessa por via postal registada ou por via postal registada com aviso de recepção.». (LOE 2010)

4 Notificações Electrónicas Art. 39.º n.º 9 e 10 CPPT Consideram-se efectuadas no momento em que o destinatário aceda à respectiva caixa postal electrónica. Caso o contribuinte não aceda à caixa postal electrónica, é efectuada nova notificação electrónica, que se presume efectuada na ausência de acesso à caixa postal electrónica, por parte do contribuinte, no prazo de dez dias.

5 Citação Electrónica - Artigo 191.º CPPT A citação para o processo de execução fiscal pode ser efectuada por transmissão electrónica de dados mas, ao contrário do que sucede com as notificações electrónicas, as citações consideram-se efectuadas apenas quando se confirme o acesso do destinatário à caixa postal electrónica. - Artigo 193.º CPPT O facto de o contribuinte não aceder à caixa postal não inviabiliza a penhora imediata dos bens necessários para garantir a dívida, procedendo-se, posteriormente, à citação pessoal.

6 Juro de mora - Artigo 44.º LGT e D. L. n.º 73/99, de 16 Março Taxa passa a ter vigência anual, com início a 1 de Janeiro sendo apurado por despacho do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, a publicar em DR até do ano anterior. Calculada com base na média das médias mensais das taxas EURIBOR a 12 meses, verificadas nos últimos 12 meses, acrescida de 5 pontos percentuais. Alargado o prazo máximo de contagem de 5 para 8 anos, quando a dívida esteja a ser paga em prestações.

7 Compensação Frequentemente o contribuinte era citado para a execução fiscal, começando a correr o prazo de 30 dias para deduzir oposição à execução e, no entretanto, era efectuada compensação. - Art. 89.º CPPT: Os créditos do executado resultantes de reembolso, revisão oficiosa, reclamação graciosa ou impugnação judicial de qualquer acto tributário são obrigatoriamente aplicados na compensação das suas dívidas à mesma administração fiscal ( ).

8 Compensação Mas, A compensação nesta circunstância tem como efeito a extinção da execução fiscal e, portanto, a preclusão do direito do contribuinte reagir à mesma mediante oposição. Logo, «O artigo 89.º do CPPT deve ser interpretado de forma a não se admitir a declaração de compensação de dívida de tributos por iniciativa da administração tributária enquanto não decorrerem os prazos legais de impugnação contenciosa ou administrativa do acto de liquidação da dívida em causa, sob pena de violação dos princípios da igualdade e do direito a uma tutela jurisdicional efectiva (artigos 13.º, 20.º e 268.º, n. º 4 da CRP).» (Ac. STA de ).

9 Compensação Artigo 89.º n.º 1 CPPT Os créditos do executado resultantes de reembolso, revisão oficiosa, reclamação ou impugnação judicial de qualquer acto tributário são obrigatoriamente aplicados na compensação das suas dívidas à mesma administração tributária, excepto nos casos seguintes: a) Estar a correr prazo para interposição de reclamação graciosa, recurso hierárquico, impugnação judicial, recurso judicial ou oposição à execução; b) Estar pendente qualquer dos meios graciosos ou judiciais referidos na alínea anterior ou estar a dívida a ser paga em prestações, desde que a dívida exequenda se mostre garantida nos termos do artigo 169.º.

10 Compensação Artigo 90.º - A CPPT Pode haver compensação a pedido do contribuinte com créditos sobre o Estado de natureza não tributária mediante o preenchimento dos seguintes requisitos cumulativos: - A dívida tributária esteja em fase de cobrança coerciva; -As dívidas da administração directa do Estado que o contribuinte indique para compensação sejam certas, líquidas e exigíveis.

11 Compensação Artigo 90.º - A CPPT A compensação deve ser requerida ao Director - Geral dos Impostos com prova da existência e origem do crédito, do seu valor e prazo de vencimento. No prazo de 10 dias a AF solicita à entidade devedora o reconhecimento da existência da dívida e validação da sua certeza, liquidez e exigibilidade. *«As condições e procedimentos de aplicação do disposto no presente artigo podem ser regulamentados por portaria do membro do Governo responsável pela área das finanças.»

12 Execução Coimas - Artigo 148.º n.º 1 c) CPPT: O processo de execução fiscal abrange a cobrança coerciva das seguintes dívidas: ( ) Coimas e outras sanções pecuniárias decorrentes da responsabilidade civil determinada nos termos do Regime Geral das Infracções Tributárias.

13 Execução Coimas Acórdão STA de proc n.º 0829/08 - ( )embora a epígrafe do art. 8.º do RGIT tente camuflar esta transmissão de responsabilidade por infracções sobre a epígrafe de «Responsabilidade civil pelas multas e coimas», o certo é que, independentemente dos sofismas que se procurem imaginar numa busca obsessiva de formas de ampliar as receitas da Fazenda Pública à custa dos cidadãos, é uma realidade insofismável que quem faz o pagamento de uma sanção pecuniária é quem a está a cumprir, e que, efectuado o cumprimento por terceiro, ele deixa de ser exigível ao autor da infracção, pelo que esta responsabilização se reconduz a uma transmissão do dever de cumprimento da sanção do responsável pela infracção para outras pessoas.».

14 Execução Coimas Acórdão TC de proc n.º 649/08 - «( ) não estamos perante uma qualquer forma de transmissão de responsabilidade penal ou tão pouco de transmissão de responsabilidade contra-ordenacional. O que o artigo 8º, n.º 1, alíneas a) e b), do RGIT prevê é uma forma de responsabilidade civil subsidiária dos administradores e gerentes, que resulta do facto culposo que lhes é imputável de terem gerado uma situação de insuficiência patrimonial da empresa, que tenha sido causadora do não pagamento da multa ou da coima que era devida, ou de não terem procedido a esse pagamento quando a sociedade ou pessoa colectiva foi notificada para esse efeito ainda durante o período de exercício do seu cargo.»

15 Execução Coimas Acórdão STA de proc n.º 031/08 «I - Sendo a responsabilidade dos devedores subsidiários pelas dívidas por coimas da sociedade originária devedora uma responsabilidade de natureza civil extracontratual e não uma responsabilidade pelo pagamento de coimas, a cobrança destas dívidas de responsabilidade civil não figuram entre as dívidas que podem ser cobradas através do processo de execução fiscal, uma vez que tal cobrança não está prevista no predito artº 148º. II - Deste modo, não pode haver reversão.»

16 Execução Coimas - Artigo 148.º n.º 1 c) CPPT Coimas ( ) decorrentes da responsabilidade civil (?) determinada nos termos do Regime Geral das Infracções Tributárias. Art. 8.º n.º 1 RGIT responsabilidade civil pelas multas e coimas.

17 Execução coimas A considerar ainda (Ac STA de , proc. 064/10): «A responsabilidade subsidiária por dívidas de coimas, prevista no art. 8.º, n.º 1, alínea a), do RGIT, depende da prova da culpa do responsável na génese da insuficiência do património social para pagamento da dívida, pelo que está afastada a possibilidade de tal responsabilização quando no despacho de reversão não se invoca a existência dessa culpa.» Logo: «Neste tipo de processos instaurados na sequência de reversão de coimas, que são formalmente de oposição a execução fiscal, está em causa uma responsabilidade prevista no RGIT, a entender-se que é a oposição à execução o único meio que o revertido pode utilizar para a defesa dos seus interesses, têm de ser asseguradas neste meio processual condições de defesa idênticas às que são proporcionadas ao arguido no processo contraordenacional ( )».

18 Execução coimas Ou seja: - A reversão em execução fiscal para pagamento das coimas, parte do pressuposto de que a alínea a) do art.º 8º, n.º1, do RGIT estabelece uma presunção de culpa a favor da AF. Mas: - A AF tem de demonstrar a culpa, como pressuposto da reversão. - Se não o faz, o revertido é parte ilegítima na execução fiscal, nos termos da alínea b) do n.º1 do art.º 204º do CPPT, por não ter sido demonstrada a sua responsabilidade pela dívida.

19 Suspensão Execução Artigo 169.º n.º 2 CPPT «A execução fica igualmente suspensa, desde que, após o termo do prazo de pagamento voluntário, seja prestada garantia antes da apresentação do meio gracioso ou judicial correspondente, acompanhada de requerimento em que conste a natureza da dívida, o período a que respeita e a entidade que praticou o acto, bem como a indicação da intenção de apresentar meio gracioso ou judicial para discussão da legalidade ou da exigibilidade da dívida exequenda.».

20 Pagamento em prestações - Artigo 196.º CPPT n.º 5: O pagamento prestacional pode ser autorizado no máximo a 36 prestações (3 anos) de 1 unidade de conta (UC) cada uma. n.º 6: Caso seja demonstrada a notória dificuldade financeira e previsíveis consequências económicas para os devedores, pode ser alargado a 60 prestações (5 anos) de 10 UC se a dívida exequenda exceder 500 UC.

21 Pagamento em prestações Artigo 196.º CPPT N.º 7: Quando, no âmbito de processo de recuperação económica se demonstre a indispensabilidade da medida e, ainda, quando os riscos inerentes à recuperação dos créditos o tornem recomendável, a administração tributária pode estabelecer que o regime prestacional seja alargado até ao dobro do limite máximo previsto no número anterior ou seja, até 120 (10 anos). Mas: * A alteração ao artigo 44.º n.º 2 LGT apenas permite a contagem de juros de mora com limite de 8 anos em caso de pagamento prestacional.

22 Pagamento em prestações Disposição transitória O novo regime de estabelecido pela LOE 2010 pode ser também aplicado a planos prestacionais já autorizados - desde que a AF entenda que tal se mostra indispensável à efectiva recuperação dos créditos tributários.

23 Pagamento em prestações Artigo 200.º n.º 1 CPPT A falta de pagamento sucessivo de três prestações, ou seis interpoladas, importa o vencimento das seguintes. Prévia notificação para, no prazo de 30 dias, proceder ao pagamento das prestações em falta. - Antes: Bastava o incumprimento de uma prestação para o vencimento das restantes. O prazo de 30 dias era concedido para pagamento de toda a dívida existente.

24 Arbitragem - Contexto: Em 2009, existiam processos pendentes nos TAF, dos quais (99%) tinham natureza tributária; Mais processos pendentes do que os existentes no período homólogo de 2008; Cada juiz tem, em média, cerca de 1400 processos; Valor aproximado dos processos: 13 mil milhões de euros; Decisão em primeira instância demora, em média, 44 meses.

25 Arbitragem - Âmbito: Actos de liquidação de tributos (incluindo autoliquidação, retenção na fonte e pagamentos por conta), fixação da matéria tributável, mesmo quando não dê lugar a liquidação, indeferimento total ou parcial de reclamações graciosas ou de pedidos de revisão de actos tributários, actos administrativos que comportem a apreciação da legalidade de actos de liquidação, actos de fixação de valores patrimoniais e direitos ou interesses legítimos em matéria tributária.

26 Arbitragem Fundamentos: - Ilegalidade; - lesão ou o risco de lesão de direitos ou interesses legítimos em matéria tributária. Decisão: - Anulação, da declaração de nulidade ou de inexistência do acto recorrido; - Reconhecimento do direito ou do interesse legalmente protegido dos contribuintes.

27 Arbitragem Composição: - Administração Fiscal e Contribuinte nomeiam, cada um, o seu árbitro. - Os árbitros escolhidos designam, em conjunto, o árbitro-presidente. - Especialização, independência, imparcialidade e autonomia. Regras: - Limite temporal para a prolação da sentença arbitral de seis meses a contar do início do processo arbitral tributário, com possibilidade de prorrogação. - Irrecorribilidade da sentença proferida pelo tribunal arbitral; - Recurso para o TC, apenas quando se recuse a aplicação de qualquer norma com fundamento na sua inconstitucionalidade ou se aplique norma cuja inconstitucionalidade tenha sido suscitada.

28 Arbitragem Regime transitório: Possibilidade de os contribuintes submeterem ao tribunal arbitral a apreciação dos actos objecto de processos de impugnação judicial que se encontrem pendentes de decisão, em primeira instância, com dispensa de pagamento de custas judiciais.

29 Arbitragem Questões Suscitadas: - Antecedentes; - Mediação, conciliação; - Indisponibilidade da relação jurídica tributária; - Transparência no regime de impedimentos, nomeação e remuneração dos árbitros, e publicidade das decisões. - Democratização do acesso à arbitragem; - Experiência dos Tribunais Arbitrais; - Despesa pública para justiça privada; - Intervenção do CAAD.

30 Revisão CPPT/LGT Sentido: - Separação entre procedimento e processo tributário; - Simplificação da tramitação processual; - Adoptar na LGT os meios processuais decorrentes da regulação do processo judicial tributário. Extensão: - Divisão entre processo tributário comum, processo tributário especial (impugnação judicial dos actos tributários e dos actos administrativos em matéria tributária); - Possibilidade de cumulação de pedidos respeitantes a tributos diferentes quando resultem da mesma acção de inspecção.

31 Revisão CPPT/LGT - Harmonização com o contencioso administrativo Como? - Remissão para o CPTA em matéria de recursos jurisdicionais, intimação para prestação de informações, consulta de processos e passagem de certidões, produção antecipada de prova? ou - Condensação desses meios no CPPT, como no anteprojecto de 2006?

32 Revisão CPPT/LGT Conclusões Relatório Estudo da Política Fiscal - LGT - Privilegiar o recurso a meios administrativos; - Um grau de decisão administrativa, ou RH apenas para questões de direito (?); - Reenvio prejudicial para STA em questões jurídicas novas e complexas; - Informação sobre andamento e localização dos processos; - Reduzir o prazo de revisão oficiosa para dois anos (?), excepto em caso de duplicação de colecta; - Rever os regimes de prescrição e caducidade (equilibrando boa cobrança e garantias dos contribuintes); - Reforçar o direito de audição; - Criar condições para a adopção de indicadores de base técnico-científica.

33 Revisão CPPT/LGT Conclusões Relatório Estudo da Política Fiscal - LGT - Clarificar: - que são devidos juros indemnizatórios em caso de inexecução voluntária de decisões administrativas (Cfr. Ofício Circulado n.º de ); - que a suspensão da execução se mantém no caso de caducar a garantia prestada no procedimento de reclamação, não sendo obrigatória a sua prestação nos sequentes recurso hierárquico ou impugnação judicial (183.º - A CPPT). - que a reclamação referida no artigo 78.º n.º 1 LGT é a reclamação graciosa.

34 Revisão CPPT/LGT Conclusões Relatório Estudo da Política Fiscal - CPT (novamente designado Código de Processo Tributário) - Atenuar a morosidade da justiça: alçadas, evitar audiência preliminar em impugnação, despacho saneador como faculdade do juiz, fundamentação por remissão, etc; - Aplicar impugnação judicial dos actos tributários à impugnação dos actos administrativos em questões fiscais (AAE); - Entrega da impugnação no Tribunal; - Remessa oficiosa em quaisquer casos de incompetência; - Prazo para impugnação de três meses, como AAE; - Permitir entrega dos processos do contencioso tributário por internet; - Clarificar que o meio próprio para reagir contra o indeferimento de RH sobre decisão de RG é a impugnação judicial (?).

35 Orçamento de Estado 2010 Alterações Fiscais JUSTIÇA TRIBUTÁRIA Rui Ribeiro Pereira Muito obrigado.

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA 1 A RESTITUIÇÃO DO MONTANTE PAGO PELO CONTRUBINTE PODE RESVESTIR DUAS FORMAS: Por iniciativa da Administração Fiscal Art.º89 CPPT Compensação

Leia mais

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA Manuel Faustino Lisboa, 13/07/2007 1 A caducidade como limite temporal do direito à liquidação do imposto - art.ºs 45.º/46.º da LGT: Prazo geral e supletivo:

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário

As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário Faculdade de Direito da Universidade do Porto 29 de Março de 2017 Hierarquia das Fontes das Normas Jurídico-Tributárias CRP Direito

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS

RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS SERENA CABRITA NETO MIGUEL C. REIS Associação Industrial do Minho 18 de novembro de 2015 Serena Cabrita

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho 10 Fevereiro 2017 * Arbitragem Tributária: Os novos Prazos,

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Abreviaturas utilizadas Regime geral de reparação de danos provocados pela actuação da Administração

ÍNDICE GERAL. Abreviaturas utilizadas Regime geral de reparação de danos provocados pela actuação da Administração Abreviaturas utilizadas............................................ 11 1. Regime geral de reparação de danos provocados pela actuação da Administração 1.1. Reconhecimento constitucional do direito a indemnização

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Reflectir sobre a Arbitragem e a Transacção em Matéria Tributária: Experiência

Leia mais

Conferência sobre a Arbitragem Tributária ISCAL / CAAD / APIT

Conferência sobre a Arbitragem Tributária ISCAL / CAAD / APIT LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Conferência sobre a Arbitragem Tributária ISCAL / CAAD / APIT 18 Dezembro 2012 * Arbitragem Tributária: Os novos Prazos, a Cumulação

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 1.ª quinzena de setembro de

Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 1.ª quinzena de setembro de Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 1.ª quinzena de setembro de 2016 1 1 - Lei n.º 23/2016, de 19 de agosto - Primeira alteração ao regime especial aplicável aos ativos por

Leia mais

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ÍNDICE GERAL nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ENQUADRAMENTO: ORGANIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS E ÂMBITO DA JURISDIÇÃO 15 1. Organização

Leia mais

TAX & BUSINESS N º 1 6 / 1 4 I. INTRODUÇÃO

TAX & BUSINESS N º 1 6 / 1 4 I. INTRODUÇÃO i N º 1 6 / 1 4 R E V E R S Õ E S F I S C A I S P A R A A D M I N I S T R A D O R E S, G E R E N T E S E O U T R O S R E S P O N S Á V E I S T R I B U T Á R I O S S U B S I D I Á R I O S I. INTRODUÇÃO

Leia mais

MEIOS PROCEDIMENTAIS E PROCESSUAIS

MEIOS PROCEDIMENTAIS E PROCESSUAIS CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO MEIOS PROCEDIMENTAIS E PROCESSUAIS jesuinoamartins@gmail.com 2017 Formação sobre Contencioso Tributário O Exercício da Actividade Tributária 2 1 Procedimento de Inspecção Tributária

Leia mais

Regime geral do arrendamento rural Ac. 351/10. Sistema fiscal Ac. 451/10.

Regime geral do arrendamento rural Ac. 351/10. Sistema fiscal Ac. 451/10. ÍNDICE IDEOGRÁFICO índice ideográfico A Abuso de confiança contra a Segurança Social Ac. 428/10. Acesso à função pública Ac. 410/10. Acesso ao direito - Ac. 376/10; Ac. 408/10; Ac. 482/10; Ac. 486/10.

Leia mais

Ofício Circulado nº de

Ofício Circulado nº de Ofício Circulado nº 60 058 de 2008-04-17 Exmºs Senhores Subdirectores Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Chefes de Serviços de Finanças Representantes da Fazenda Pública ASSUNTO: Responsabilidade

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Data/Hora Tema(s) / Docente(s) Procedimento Administrativo I Função administrativa e Direito Administrativo Função administrativa e formas de atuação administrativa

Leia mais

Juros de mora e prestação de garantia

Juros de mora e prestação de garantia 16-05-12- Juros de mora e prestação de garantia Com vista à uniformização de procedimentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) veio prestar alguns esclarecimentos sobre o regime de prestação de garantia,

Leia mais

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário

Calendário: 02/10 II. Princípios do Direito Processual Tributário Mestrado: Forense Disciplina: Processo Tributário Docente: Carla Castelo Trindade (ccastelotrindade@gmail.com) Ano lectivo: 2014-2015 Semestre: 1º 18/09 Apresentação 25/09 I. Introdução Calendário: 02/10

Leia mais

nota à 10.ª edição 5 abreviaturas e siglas 7 bibliografia geral 11 algumas citações e observações 21

nota à 10.ª edição 5 abreviaturas e siglas 7 bibliografia geral 11 algumas citações e observações 21 nota à 10.ª edição 5 abreviaturas e siglas 7 bibliografia geral 11 algumas citações e observações 21 introdução NOÇÃO, OBJECTO E ÂMBITO DO DIREITO FISCAL 25 1. Direito financeiro, direito tributário e

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0997/08 Data do Acordão: 17-12-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE COMPENSAÇÃO DE CRÉDITOS INTERPRETAÇÃO

Leia mais

1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO ART. 122.º DA LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2010

1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO ART. 122.º DA LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2010 Classificação:.. DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE GESTÃO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS Of.Circulado n.º: 60.074 de 2010-07-09 Processo: 4195/2010 DGPCT Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): Sua Ref.ª: Técnico:

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

CÓDIGO DE PROCEDIMENTO ÍNDICE GERAL E DE PROCESSO TRIBUTÁRIO

CÓDIGO DE PROCEDIMENTO ÍNDICE GERAL E DE PROCESSO TRIBUTÁRIO CÓDIGO DE PROCEDIMENTO ÍNDICE GERAL E DE PROCESSO TRIBUTÁRIO DECRETO-LEI N.º 433/99, DE ÍNDICE 26 DE OUTUBRO Art. VOLUME I Abreviaturas utilizadas... 21 Prefácio à 6.ª edição... 25 Prefácio à 5.ª edição...

Leia mais

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) FAQ s

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) FAQ s Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) FAQ s Nota: As perguntas e respostas aqui evidenciadas destinam-se a clarificar e a facilitar a compreensão do Plano Especial de Redução do

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0797/10 Data do Acordão: 14-12-2011 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: VALENTE TORRÃO Descritores: Sumário: RGIT CONSTITUCIONALIDADE Nº Convencional: JSTA000P13595 Nº do Documento: SA2201112140797

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2010 MEDIDAS FISCAIS PROCESSO TRIBUTÁRIO. Carla Pereira. São João da Madeira, 30 de Março de 2010

ORÇAMENTO DO ESTADO 2010 MEDIDAS FISCAIS PROCESSO TRIBUTÁRIO. Carla Pereira. São João da Madeira, 30 de Março de 2010 ORÇAMENTO DO ESTADO 2010 MEDIDAS FISCAIS PROCESSO TRIBUTÁRIO São João da Madeira, 30 de Março de 2010 1 LGT 1 JUROS DE MORA CPPT 2 NOTIFICAÇÕES E CITAÇÕES ELECTRÓNICAS 3 COMPENSAÇÃO DE DÍVIDAS 4 EXECUÇÃO

Leia mais

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO DGCI República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças. Direcção-Geral das Contribuições e Impostos DGCI 2013 23 de junho de 2013 República da Guiné-Bissau Ministério das Finanças Direcção-Geral das Contribuições e Impostos LEI Nº 6/95 DE 24 DE MAIO Edição organizada por Mohamed Baldé Não dispensa a

Leia mais

ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA EM PORTUGAL

ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA EM PORTUGAL LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU ARBITRAGEM TRIBUTÁRIA EM PORTUGAL CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ARBITRAGEM EM DIREITO PÚBLICO 1 de Março de 2018 Salão Nobre AFP Regime

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE PROJETO DE REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇA DE TAXAS E CONTRIBUIÇÕES REGULATÓRIAS DEVIDAS À ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE FEVEREIRO DE 2019 R u a S. J o

Leia mais

Proposta de Lei n.º 149/XIII

Proposta de Lei n.º 149/XIII Proposta de Lei n.º 149/XIII Exposição de Motivos As custas processuais, com especial relevância para a taxa de justiça, representam o valor imputado às partes ou sujeitos processuais decorrente da mobilização

Leia mais

99966f2676ee44c98a05b2e246be3006

99966f2676ee44c98a05b2e246be3006 DL 379/2016 2016.10.03 Ministra\o d O programa do XXI Governo Constitucional assumiu, entre os seus objetivos essenciais, a redução do elevado nível de endividamento, quer das famílias, quer das empresas

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 ÍNDICE Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 TÍTULO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 25 Capítulo I Disposições gerais...

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0122/11 Data do Acordão: 23-11-2011 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: VALENTE TORRÃO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO COIMA RESPONSÁVEL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0767/10 Data do Acordão: 10-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU COIMA EXECUÇÃO FISCAL RESPONSABILIDADE

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 ÍNDICE GERAL i n t rodução 5 ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 1. Meios graciosos e meios contenciosos 7 2. Reclamação e recurso 9 2.1. Aspetos comuns 9 2.2. Dedução 11 2.3. Natureza e fundamentos

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 087/11 Data do Acordão: 13-04-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA IMPUGNAÇÃO JUDICIAL SINDICABILIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01216/09 Data do Acordão: 24-03-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA

Leia mais

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA ÍNDICE IDEOGRÁFICO DA CONSTITUCIONALIDADE

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA ÍNDICE IDEOGRÁFICO DA CONSTITUCIONALIDADE FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA ÍNDICE IDEOGRÁFICO DA CONSTITUCIONALIDADE índice ideográfico A Acesso ao direito Ac. 188/10; Ac. 216/10; Ac. 265/10; Ac. 266/10. Acesso aos tribunais Ac. 186/10; Ac. 188/10; Ac.

Leia mais

DIREITOS DO CONTRIBUINTE

DIREITOS DO CONTRIBUINTE DIREITOS DO CONTRIBUINTE ENQUANTO PESSOA INDIVIDUAL E ENQUANTO EMPRESA/SOCIEDADE Carlos Pinto de Abreu e Associados Sociedade de Advogados, S.P., R.L. www.carlospintodeabreu.com 1 Direitos do contribuinte

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Direção-geral da Administração da Justiça Breviário PADRONIZAÇÃO de funções DAS do CUSTAS secretário JUDICIAIS

Leia mais

Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais

Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda.

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores)

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) ORDEM DOS ADVOGADOS Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) 30 de

Leia mais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito 1 A presente lei regula as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA ÁREA DA JUSTIÇA TRIBUTÁRIA Jesuíno Alcântara Martins Relatório MEDIDAS FISCAIS VECTORES: Vector 1 Consolidação Orçamental e Equidade Vector 2 Reforço do Combate à Fraude e Evasão

Leia mais

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE [ ] Processo n.º [ ] reversão e apensos [ ], residente na [ ], contribuinte n.º [ ], executado por reversão, tendo sido citado para

Leia mais

NOVIDADES E LEMBRANÇAS

NOVIDADES E LEMBRANÇAS NOVIDADES E LEMBRANÇAS Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 2.ª quinzena de Outubro de 2011 1 1 - IRC e IRS - Coeficientes de desvalorização da moeda: - Portaria n.º 282/2011,

Leia mais

Nas alegações, conclui o seguinte:

Nas alegações, conclui o seguinte: Acórdãos STA Processo: 0568/12 Data do Acordão: 24-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: CADUCIDADE DE GARANTIA Sumário: Nº Convencional: JSTA000P14744 Nº do Documento: SA2201210240568

Leia mais

Contencioso Tributário

Contencioso Tributário LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Contencioso Tributário (a perspectiva do advogado) Faculdade de Direito de Lisboa IDEFF 15 de Março de 2019 por Rogério M. Fernandes

Leia mais

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O ASSEMBLEIA NACIONAL. Quarta - feira, 27 de Dezembro de 2017 Número 192

DIÁRIO DA REPÚBLICA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE S U M Á R I O ASSEMBLEIA NACIONAL. Quarta - feira, 27 de Dezembro de 2017 Número 192 Quarta - feira, 27 de Dezembro de 2017 Número 192 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º 20/2017 Lei da Secretaria do Tribunal Constitucional Lei n.º 21/2017 Lei das Custas

Leia mais

Newsletter Nov/2016 REGULARIZAÇÃO EXCECIONAL DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS. aderir a partir de amanhã (data da entrada em vigor do diploma art.º 11.º).

Newsletter Nov/2016 REGULARIZAÇÃO EXCECIONAL DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS. aderir a partir de amanhã (data da entrada em vigor do diploma art.º 11.º). REGULARIZAÇÃO EXCECIONAL DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS Foi hoje publicado o Decreto-Lei n.º 67/2016 de 3 de novembro, que aprova um regime excecional de regularização de dívidas de natureza fiscal e de dívidas

Leia mais

Arbitragem em Matéria Tributária

Arbitragem em Matéria Tributária Arbitragem em Matéria Tributária O Decreto-Lei aprovado em Conselho de Ministros no dia 11 de Novembro de 2010 introduz a arbitragem em matéria tributária no ordenamento jurídico português, como forma

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1)

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1) PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (art. 16º nº 4 da Lei 2/2008 de 14/1) 2ª Chamada Grelha de Correcção Nota: As indicações constantes da grelha reflectem as que se afiguram

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 031/08 Data do Acordão: 28-05-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO COIMA REVERSÃO DA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. ÍNDICE DE INFORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA (N. os 00 a 10)

CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA. ÍNDICE DE INFORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA (N. os 00 a 10) CADERNOS DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA ÍNDICE DE INFORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA (N. os 00 a 10) A Supremo Tribunal Administrativo Ação para reconhecimento de direito Pedido de pagamento de juros indemnizatórios

Leia mais

Face ao exposto, e ao abrigo das normas constitucionais, o CDS-PP apresenta o seguinte projecto de lei: Artigo 1º Objecto

Face ao exposto, e ao abrigo das normas constitucionais, o CDS-PP apresenta o seguinte projecto de lei: Artigo 1º Objecto Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 271/XI/1ª Alteração à Lei Geral Tributária e ao Código de Procedimento e de Processo Tributário introduzindo alterações ao regime dos Juros Indemnizatórios Quando

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0386/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17632 Nº do

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01583/15 Data do Acordão: 15 02 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO FUNDAMENTOS OPOSIÇÃO ERRO NA FORMA DE PROCESSO CONVOLAÇÃO Sumário:

Leia mais

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão. A relação jurídica tributária. 2º semestre 2011/2012

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão. A relação jurídica tributária. 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade Licenciatura em Gestão A relação jurídica tributária 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade 1. INTRODUÇÃO Conceito de imposto Figuras afins do imposto Classificação dos impostos A relação jurídica

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01057/07 Data do Acordão: 27-02-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA PACHECO REVERSÃO DA EXECUÇÃO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Estabelece o Regime Jurídico de Vinculação e de Contribuição da Protecção Social

Leia mais

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Outros temas fiscais tratados no Orçamento do Estado para 2012 Audit Tax Advisory Consulting O RERT III aplica-se aos elementos patrimoniais que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2018 19ª Edição Atualização nº 3 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 3 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) FAQ s

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) FAQ s Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) FAQ s Nota: As perguntas e respostas aqui evidenciadas destinam-se a clarificar e a facilitar a compreensão do Plano Especial de Redução do

Leia mais

Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 1.ª quinzena de janeiro de

Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 1.ª quinzena de janeiro de Síntese de diversas matérias fiscais de maior relevo ocorridas na 1.ª quinzena de janeiro de 2015 1 1 - Convenção entre a República Portuguesa e a República da Croácia para Evitar a Dupla Tributação: -

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0833/08 Data do Acordão: 19-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU CONTRA-ORDENAÇÃO RECURSO JURISDICIONAL

Leia mais

FINANCIAMENTO JESUS MAIATO ENAD. 22 de Março MANUEL MOREIRA - Coordenador PSGSS

FINANCIAMENTO JESUS MAIATO ENAD. 22 de Março MANUEL MOREIRA - Coordenador PSGSS O SISTEMA DA Medidas PROTECÇÃO Legislativas SOCIAL EM ANGOLA: no âmbito FUNDAMENTOS, da Melhoria da OBJECTIVOS Protecção E Social MEIOS Obrigatória DE FINANCIAMENTO JESUS MAIATO ENAD. 22 de Março 2016

Leia mais

Impacto da adesão ao RERT II ao nível Penal e Contra- Ordenacional. Lisboa, 11 de Novembro de 2010

Impacto da adesão ao RERT II ao nível Penal e Contra- Ordenacional. Lisboa, 11 de Novembro de 2010 Impacto da adesão ao RERT II ao nível Penal e Contra- Ordenacional 1 Lisboa, 11 de Novembro de 2010 Crimes Tributários Comuns Burla Tributária (art.º 87.º do R.G.I.T); Frustração de Créditos (art.º 88.º

Leia mais

Regime Jurídico da Arbitragem em Matéria Tributária

Regime Jurídico da Arbitragem em Matéria Tributária Regime Jurídico da Arbitragem em Matéria Tributária (Decreto-Lei n.º 10/2011, de 20 de janeiro, no uso da autorização legislativa concedida pelo artigo 124.º da Lei n.º 3-B/2010, de 28 de abril [Orçamento

Leia mais

Tax News Flash nº 15/2014 Os impostos peça a peça

Tax News Flash nº 15/2014 Os impostos peça a peça 18 de Dezembro de 2014 Tax News Flash nº 15/2014 Os impostos peça a peça Lei n.º 22/14, de 5 de Dezembro Aprovação do Código do Processo Tributário No âmbito da reforma do sistema tributário em curso foi

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

Correspondência entre articulados: CPA'15/CPA'91. Disposições gerais PARTE I. Princípios gerais da atividade administrativa CAPÍTULO II

Correspondência entre articulados: CPA'15/CPA'91. Disposições gerais PARTE I. Princípios gerais da atividade administrativa CAPÍTULO II Disposições gerais PARTE I Disposições preliminares CAPÍTULO I Definições Artigo 1.º Âmbito de aplicação Artigo 2.º Princípios gerais da atividade administrativa CAPÍTULO II Princípio da legalidade Artigo

Leia mais

A R E V E R S Ã O D E C O I M A S F I S C A I S P A R A O S A D M I N I S T R A D O R E S E G E R E N T E S

A R E V E R S Ã O D E C O I M A S F I S C A I S P A R A O S A D M I N I S T R A D O R E S E G E R E N T E S i A g o s t o 2 0 1 4 N º 2 2 / 1 4 A R E V E R S Ã O D E C O I M A S F I S C A I S P A R A O S A D M I N I S T R A D O R E S E G E R E N T E S O Regime Geral das Infracções Tributárias (RGIT) prevê a

Leia mais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais

Regulamento das Cus stas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais A Conta de Custas no Regulamento das Custas Processuais 1 Conceito de taxa de justiça no C.C.J. A taxa de justiça do processo corresponde ao somatório das taxas de justiça inicial e subsequente de cada

Leia mais

Manuel Nogueira Martins

Manuel Nogueira Martins Processo Especial de Revitalização PER Comarca de Leiria Alcobaça Inst. Central 2ª Sec. Comércio J2 Proc. N.º 804/15.0T8ACB 2.º Juízo Administrador Judicial Provisório: Orlando José Ferreira Apoliano Carvalho

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES Prática Processual Civil I FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO Modalidades do acesso ao direito e à justiça. O conceito de insuficiência económica. Revogação

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE 1 Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j), do nº 2, do artigo 17º, conjugadas com a alínea b), do nº 5, do artigo 34º, da Lei das Autarquias

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01036/12 Data do Acordão: 30-01-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL RESPONSÁVEL SUBSIDIÁRIO RGIT INCONSTITUCIONALIDADE

Leia mais

Decreto-Lei n.º 10/2011, de 20 de Janeiro n.º 14 SÉRIE I

Decreto-Lei n.º 10/2011, de 20 de Janeiro n.º 14 SÉRIE I Regula o regime jurídico da arbitragem em matéria tributária, no uso da autorização legislativa concedida pelo artigo 124.º da Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril A introdução no ordenamento jurídico português

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0239/18.2BEVIS Data do Acordão: 09-01-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo PRINCÍPIO DA

Leia mais

Regime Jurídico da Arbitragem em Matéria Tributária

Regime Jurídico da Arbitragem em Matéria Tributária CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime Jurídico da Arbitragem em Matéria Tributária Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ

O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ A caminho de um processo único organizado sob a ideia de gestão processual

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01102/09 Data do Acordão: 03-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL RECURSO

Leia mais