Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)"

Transcrição

1 Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

2 REDES DE COMPUTADORES E INTERNET

3 INTRODUÇÃO Nesse Capítulo, você obterá o conhecimento necessário para definir uma rede e seus recursos, como também, assimilará a definição de internet.

4 Objetivos Depois de concluir esse capitulo você será capaz de: Definir Redes de Computadores Explicar a Internet Explicar os requisitos mínimos para se conectar a internet. Explicar a Diferença entre Intranet, Extranet e Internet.

5 O QUE É UMA REDE?

6 O QUE É UMA REDE? Uma rede de computadores é composta basicamente de dois ou mais computadores interligados, com a finalidade de trocar informações ou compartilhar recursos.

7 O QUE É A INTERNET? A internet é uma rede mundial de computadores que nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advance d Research Projects Agency).

8 CONECTANDO-SE Para se conectar à Internet, é necessário que você se ligue a uma rede que está conectada na Internet. Esse rede à qual você se liga é de um provedor de acesso à Internet. Assim, para se conectar à Internet, você liga o seu computador à rede do provedor de acesso à Internet; isto é feito por meio de modems e sua linha telefônica, ou por meio de rede de banda larga.

9 INTRANET, EXTRANET? Intranet: Utilizada em ambientes coorporativos para acessar serviços locais. Extranet: Utilizar os serviços da intranet em um ambiente externo da empresa.

10 CAPITULO II CONCEITOS BÁSICOS DA INTERNET

11 INTRODUÇÃO Nesse Capítulo, você entenderá os conceitos básicos utilizados na Internet com o intuito de você usar os serviços da web de maneira efetiva.

12 OBJETIVOS Depois de concluir esse capitulo você será capaz de: Definir o protocolo de comunicação TCP/IP Explicar alguns conceitos básicos da internet tais como: domínio, url, http, hyperlink, site, home page, chat e Blogs.

13 PROTOCOLO TCP/IP Para que dois computadores possam comunicar é necessário que se tenha um conjunto de regras a seguir no cumprimento da troca de informações. A esse conjunto de regras denomina-se Protocolo. Cada máquina na rede têm um endereço único, pelo qual chama-se IP. Seria o CPF do computador. Veja um exemplo de um número IP: O número IP vale também para os endereços sites, ou seja cada endereço na Internet tem um número IP correspondente.

14 DOMÍNIO Se não fosse o conceito de domínio quando fossemos acessar um determinado endereço na web teríamos que digitar o seu endereço IP. Por exemplo: para acessar o site da globo ao invés de você digitar você teria que digitar um número IP Assim, através do potocolo DNS (Domain Name System), é que foi possível associar um endereço de um site a um número IP na rede.

15 DOMÍNIO O formato mais comum de um endereço na Internet é algo como em que: www: (World Wide Web): convenção que indica que o endereço pertence à web. empresan: nome da empresa ou instituição que mantém o serviço. com; indica que é comercial. br indica que o endereço é no Brasil. De acordo com a padronização os tipos de instituição são divididos em: mil militar org organização não lucrativa com comercial edu educação (universidades, escolas, etc.) net rede

16 URL Cada página da Web possui um endereço específico. URL (Uniform Reosurce Locator, localizador de recursos uniformes). HTTP Diz ao seu computador como se comunicar com o computador da Internet. Os endereços web sempre iniciam com (http significa Hypertext Transfer Protoco, Protocolo de transferência hipertexto).

17 HIPERTEXT São textos ou figuras que possuem endereços vinculados a eles. Essa é a maneira mais comum de navegar pela web. CHAT Programas, ou sites que possibilitam a conversa pelo computador. O usuário se comunicar com outras pessoas em tem real.

18 BLOG O weblog ou simplesmente Blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias. O conteúdo dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesias, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do auto permitir. Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web. Você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao conteúdo.

19 OUTROS CONCEITOS FUNDAMENTAIS:

20 CAPITULO III NAVEGADORES E O INTERNET EXPLORER

21 INTRODUÇÃO Nesse Capítulo, você conhecerá o Internet Explorer e irá aprender a navegar pela web usando os recursos desse aplicativo.

22 OBJETIVOS Depois de concluir esse capitulo você será capaz de: Descrever as ferramentas do Internet Explorer Acessar Sites. Usar mecanismos de buscas da web

23 NAVEGADORES Os navegadores ou Browsers são os programas usados para navegar pela internet. É a partir deles que se pode visitar sites, visualizar documentos e enviar s. Atualmente, existem diferentes tipos de navegadores como Mozila, Opera, Konqueror, Firefox e Internet Explorer.

24 INTERNET EXPLORER É um programa da Microsoft que permite navegar pelas páginas da Internet. Para abrir o Internet Explorer, bastar dar um duplo-clique sobre o ícone na área de trabalho.

25 DIGITANDO UM ENDEREÇO NA INTERNET Para abrir uma página web da Internet, basta digitar o seu endereço URL e pressionar a tecla ENTER, como no exemplo a seguir.

26 PRINCIPAIS BOTÕES

27 MECANISMOS DE BUSCAS São mecanismos de procura relacionados grande banco de dados com informações sobre as páginas da web. Quando uma determinada palavra é digitada no campo de busca aparecem uma lista de páginas contendo informações sobre aquele assunto. Alguns endereços de sites de busca:

28 CAPITULO IV CONFIGURAÇÃO DO INTERNET EXPLORER E CORREIO ELETRÔNICO.

29 INTRODUÇÃO Nesse Capítulo, obterá as habilidades essenciais para configurar e gerenciar alguns recursos fundamentais do Internet Explorer.

30 OBJETIVOS Depois de concluir esse capitulo você será capaz de: Definir uma página inicial Gerenciar as opções do Histórico Adicionar e remover sites de sua lista de Favoritos. Criar e gerenciar correio eletrônico.

31 CONFIGURAR PÁGINA INICIAL É a primeira página que abre quando você inicializa o navegador. Procedimento para definir a página inicial: 1. Clique no Ferramentas/Opções de Internet 2. Clique na aba Geral 3. Na seção Página Inicial digite o endereço do site escolhido.

32 HISTÓRICO A pasta Histórico contém links para as páginas visitadas, permitindo o acesso rápido às páginas visitadas recentemente. Procedimento para visualizar a lista de Histórico: 1. Clique no botão histórico. 2. A esquerda aparecerá a janela Histórico de acordo com a figura ao lado. 3. Navegue pelo conteúdo de seus Histórico de acordo com as categorias ( semana passada). 4. Depois de clicar nas categorias irá aparecer as pastas dos sites visitados.

33 HISTÓRICO Procedimento para limpar o Histórico: 1. Clique no Ferramentas/Opções de Internet 2. Clique na aba Geral 3. Na seção Histórico clique no botão Limpar Histórico.

34 FAVORITOS As vezes entramos em determinados sites com freqüência. Ao invés de você ter que digitar o endereço desse site, você adiciona-o em sua lista de sites favoritos. Com isso você ganha tempo e não precisa mais lembrar do endereço, já que ele se encontra na lista.

35 CORREIO ELETRÔNICO É o recurso mais antigo e mais utilizado da Internet. Qualquer pessoa que tenha um endereço na Internet pode mandar uma mensagem para outra também com endereço, não importando a distância ou a localização. Não é necessário pagar individualmente as mensagens enviadas. Um endereço de correio eletrônico obedece à seguinte estrutura: à esquerda do (ou arroba) fica o nome ou apelido do usuário, à direita fica o nome do domínio que fornece o acesso. O resultado é algo como: maria@senai.se.br

36 GERENCIANDO Geralmente os correios eletrônicos apresentam interfaces semelhantes, logo na maioria correios eletrônicos você encontrará: 1. Caixa de Entrada onde fica armazenado todo os e- mail recebidos. 2. Escrever para escrever um novo Pastas organizar os s em pastas. 4. Lixeira que foram excluídos.

INTERNET AVANÇADO. Instrutores:

INTERNET AVANÇADO. Instrutores: INTERNET AVANÇADO Instrutores: Leonardo Chaves Galdino ( lcgm@cin.ufpe.br ) Marcela Azevedo C. de Melo ( macm3@cin.ufpe.br ) Marlon Reghert ( mras@cin.ufpe.br ) Capítulo 1 - Redes de Computadores e Internet

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

Internet Explorer. Internet Explorer. Autor: Reginaldo Reis

Internet Explorer. Internet Explorer. Autor: Reginaldo Reis Internet Explorer Autor: Reginaldo Reis APRESENTAÇÃO Nesse material didático iremos apresentar os principais conceitos e características da internet. Você aprenderá alguns conceitos fundamentais de internet,

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA INTERNET

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA INTERNET INTERNET Setembro, 2006 Apresentação Esta apostila apresenta os principais conceitos e características da Internet. Aprenderá a utilizar os navegadores, pesquisar na rede e utilizar o e-mail. Navegadores

Leia mais

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo:

Informática. 05- Considere a janela do Internet Explorer abaixo: Informática 01- Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que 2 ou mais computadores possam compartilhar recursos físicos e lógicos. Quanto

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

FasterMail Como Utilizar

FasterMail Como Utilizar FasterMail Como Utilizar O FasterMail é um aplicativo WEB que permite que você tenha acesso às suas mensagens, calendários, contatos e tarefas a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Como

Leia mais

Internet. Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça

Internet. Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça Internet Autor: Jonh Kleber de Melo R. Mendonça 0 Sumário O que é Internet... 01 Tipos de Conexão... 02 Acesso Discado... 02 Acesso ADSL... 03 http://... 03 WWW (World Wide Web)... 03 Link ou Hiperlink...

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta:

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta: INFORMÁTICA 01. Marque a opção que contém a definição correta de Intranet: a) Rede de computadores que não pode ter acesso à Internet. b) É uma rede local de computadores, ou seja, é limitada fisicamente.

Leia mais

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto

S.O. em ambiente gráfico e modo de texto S.O. em ambiente gráfico e modo de texto Sistema Operativos: 1 @ Ms-Dos @ Windows 95, @ Windows 98, @ Windows ME, @ Windows XP, @ Windows NT, @ Windows 2000, @ Windows Vista @ Windows 7/8 e 10 @ Unix,

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa

FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web. Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa FIC de Introdução ao Desenvolvimento Front-End de Sites e Sistemas Web Bem vindos! Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Objetivo geral Aprender a desenvolver um site completo, funcional,

Leia mais

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress:

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Informática 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Com relação a essa figura e aos recursos do BrOffice.org Impress, está INCORRETO afirmar que: (A)

Leia mais

Internet, Intranet e Extranet

Internet, Intranet e Extranet Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

2- Com a tela de configuração aberta clique na guia Advanced e logo em seguida no botão Filters localizado à esquerda da página.

2- Com a tela de configuração aberta clique na guia Advanced e logo em seguida no botão Filters localizado à esquerda da página. 1 Procedimentos para configuração de Filters 1- Para realizar o procedimento de configuração de Filters, acesse agora a página de configuração do Roteador. Abra o Internet Explorer e digite na barra de

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CORREIO ELETRÔNICO Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mails e notícias da Mozilla Foundation,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

INFORMÁTICA Aula demonstrativa

INFORMÁTICA Aula demonstrativa INFORMÁTICA Aula demonstrativa Prof. Alexandre de Paiva Saborêdo. E mail: asaboredo@concursosecursos.com.br INFORMÁTICA Aula demonstrativa Utilização da Sala de Aula Virtual. Navegadores de Internet Utilização

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

MANUAL PARA ACESSO AO TSWEB ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER VERSÃO 11

MANUAL PARA ACESSO AO TSWEB ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER VERSÃO 11 Para executar o Sistema de Controle Acadêmico (SCA) sobre o navegador Internet Explorer versão 11, tanto na rede interna ou externa ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, é necessário

Leia mais

OFICINA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA

OFICINA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA OFICINA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA Objetivo: Apresentar as ferramentas que o Google oferece e algumas de suas funções básicas e propiciar a troca de informações e idéias entre os participantes. Ementa: Auxilia

Leia mais

Explorando a Internet

Explorando a Internet ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos Internet: a grande rede digital Explorando a Internet Autoras: Leticia Machado Sabrina E. A. Da Luz Sibele Pedroso Loss Começaremos hoje a descobrir muito

Leia mais

Configuração De Browser

Configuração De Browser Configuração De Browser WatchDOC Sistema de Digitalização WatchDoc Informações Iniciais O Site Sugerimos acessar o site através do seu próprio computador, e confirmar se o login de rede possui permissão

Leia mais

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser)

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) O Internet Explorer 8 foi projetado para facilitar a navegação e a interação com sites na Internet ou na intranet. Sempre que você usa a Internet, ou um software

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceitos básicos Histórico Principais modelos

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Professores: Jeferson Bogo & Renato Mafra Informática. Navegadores

Professores: Jeferson Bogo & Renato Mafra Informática. Navegadores Navegadores Um navegador (web browser ou browser), é um aplicativo permite que os usuários tenham acesso a documentos virtuais da Internet (hipertexto ou hipermídia), também conhecidos como páginas da

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é?

Métodos de Estudo & Investigação Científica O que é? O que é? Internet: Antecedentes 4 e 11 de Fevereiro de 1945: Os presidentes dos países Aliados reunem-se em Yalta na Crimeia. - Roosevelt, Churchill e Stalin 2 Internet: Antecedentes Roosevelt e Churchill

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

Mozilla Firefox CARREIRA POLICIAL

Mozilla Firefox CARREIRA POLICIAL Mozilla Firefox O Mozilla Firefox é o navegador de Internet mais moderno e flexível existente atualmente e é também o browser que mais está crescendo em números de usuários em toda parte do mundo. É um

Leia mais

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL.

1. INTERNET OU NET. O que é necessário para aceder à Internet? Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. 1. INTERNET OU NET 1 O que é a Internet? A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Informática. 01- A figura abaixo mostra um texto sendo editado no BrOffice.org Writer.

Informática. 01- A figura abaixo mostra um texto sendo editado no BrOffice.org Writer. Informática 01- A figura abaixo mostra um texto sendo editado no BrOffice.org Writer. Se o usuário der um clique duplo sobre a palavra intercâmbio, o Writer selecionará apenas a palavra. Se, ao invés de

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

MSN messenger deixará de funcionar a partir desta segunda-feira Seg, 08 de Abril de :30 - Última atualização Seg, 08 de Abril de :47

MSN messenger deixará de funcionar a partir desta segunda-feira Seg, 08 de Abril de :30 - Última atualização Seg, 08 de Abril de :47 A partir desta segunda-feira, 8, o comunicador instantâneo Windows Live Messenger, ou MSN Messenger, deixará de funcionar, iniciando uma migração obrigatória para o Skype, ferramenta de mensagens e chamadas

Leia mais

O que é necessário para aceder à Internet?

O que é necessário para aceder à Internet? O que é necessário para aceder à Internet? Hardware Software Fornecedor de serviços Hardware necessário para aceder à Internet Computador Modem (interno, externo ou PCMCIA) Linha telefónica normal, RDIS

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro,

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Como funciona a Internet Cada país que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com

Leia mais

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router)

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router) 1 1 2 2 Índice 1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem 3 2 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação via Software no Computador 5 3 Instalando o Discador RASPPPoE 7

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Cadastramento de utilizadores para a função Scan to pelo SmartDevice Monitor for Admin.

Cadastramento de utilizadores para a função Scan to  pelo SmartDevice Monitor for Admin. Cadastramento de utilizadores para a função Scan to Email pelo SmartDevice Monitor for Admin. Para iniciar este processo, será necessário o cadastramento do endereço IP do servidor SMTP, no equipamento

Leia mais

3. Como olhar os s da sua conta de do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware?

3. Como olhar os  s da sua conta de  do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware? FAC E-Groupware Sumário 1. Como acessar o E-Groupware? 2. Como alterar a sua senha do E-Groupware? 3. Como olhar os e-mails da sua conta de e-mail do grupo rio do peixe? 4. Como escrever um novo e-mail?

Leia mais

Configuração do Gmail para administradores

Configuração do Gmail para administradores Configuração do Gmail para administradores Neste guia 1. Ativar recursos no Admin Console 2. Importar e-mails antigos 3. Usar os marcadores e a pesquisa 4. Adicionar sua assinatura 5. Usar o Gmail com

Leia mais

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada:

2. A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infraestrutura de rede da internet na comunicação interna da própria organização é denominada: 1. O tipo mais comum de conexão à Internet, considerada banda larga por meio de linha telefônica e normalmente oferecida com velocidade acima de 1 Mbps, utiliza a tecnologia A. ADSL. B. Dial Up. C. HFC

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Conceitos básicos da Internet Vídeo aula 01 - DVD

Conceitos básicos da Internet Vídeo aula 01 - DVD 1 2 Conceitos básicos da Internet Vídeo aula 01 - DVD Servidor servidor é um computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser, por exemplo, servidor de documentos, servidor

Leia mais

Exercícios Complementares Internet. Conhecendo a Internet

Exercícios Complementares Internet. Conhecendo a Internet Exercícios Complementares Internet Conhecendo a Internet 2013 Internet Explorer - Barra de botões padrão - Aula 01 1. Conhecendo a janela do Internet Explorer - Barra de Botões Padrão: a) Barra de Endereço:

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP/SAA-ESP/2015) Assinale a alternativa que contém o atalho de teclado que permite, no MS-Windows 10, em sua configuração padrão, alternar entre janelas ou programas abertos.

Leia mais

INFORMÁTICA. Texto para as questões de 1 a 3

INFORMÁTICA. Texto para as questões de 1 a 3 INFORMÁTICA Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma planilha que contém dados relativos a demandas por produtos e serviços da agência central

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

Internet Explorer. Unidade 05

Internet Explorer. Unidade 05 Internet Explorer Unidade 05 O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações Os computadores são interligados através de linhas

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1 Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640T

Leia mais

Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Julho / 2008 O acesso ao e-mail da Defensoria Pública é através do endereço: http://webmail.ms.gov.br Na página que abre, deve-se

Leia mais

INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES

INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES Criando uma conta de correio eletrônico No inicio da Internet para ser ter uma conta de correio eletrônico era necessário que você tivesse conta no provedor e ao criar esta

Leia mais

O acúmulo de dados nesta memória pode gerar uma série de problemas para suas atividades cotidianas ao computador.

O acúmulo de dados nesta memória pode gerar uma série de problemas para suas atividades cotidianas ao computador. COMO LIMPAR A MEMORIA CACHE O que é a memória cache? É um conjunto de dados que os navegadores vão armazenando para tornar o acesso às páginas da web mais rápido. Toda vez que você acessa uma página, ao

Leia mais

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas 57 Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Identi car a estrutura do ECT Normas. Identi car os benefícios da pesquisa eletrônica no ECT Normas. Veja

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

INFORMÁTICA 9 ENCONTRO. PROF PAULO MAXIMO

INFORMÁTICA 9 ENCONTRO. PROF PAULO MAXIMO 9 ENCONTRO PROF PAULO MAXIMO pmaximo@gmail.com 1.Analise a planilha e o gráfico a seguir. Considerando a situação apresentada é correto afirmar que: (a) a média de João foi calculada utilizando a fórmula

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01 Prof. Sergio Koch Aula 01 Internet e Intranet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Nessa AULA 01, iremos comparar as definições para, posteriormente, analisarmos algumas

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

Procedimento Para Configuração do Outlook via OST no Office 365

Procedimento Para Configuração do Outlook via OST no Office 365 Procedimento Para Configuração do Outlook via OST no Página 1 de 8 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS DOCUMENTOS... 4 PRÉ-REQUISITOS...

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

Versão: 1.0. Página: 1

Versão: 1.0. Página: 1 Manual de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES para os usuários do IMIP Página: 1 Versão: 1.0 SUMÁRIO 1. Requisitos de Acesso ao Portal CAPES por meio da rede do IMIP...3 2. Criação da VPN em um equipamento

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA Prof. AFONSO MADEIRA Como funciona Rede de computadores que promove a interligação entre máquinas de padrões e plataformas completamente distintas

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 Sumário Certificação Digital

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama:

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

INFORMÁTICA 2009 (TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / TJ-PR / 2009)

INFORMÁTICA 2009 (TJ-PR / TÉCNICO JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / TJ-PR / 2009) INFORMÁTICA 2009 46. Que nome é utilizado para uma rede privativa interna de uma organização que utiliza tecnologias Web, compartilha informações em uma empresa ou em uma organização e seu uso inclui serviços

Leia mais

Configuração de Internet em modo Bridge

Configuração de Internet em modo Bridge Configuração de Internet em modo Bridge Para acesso as configurações avançada do modem digite: 192.168.1.1/main.html 1-Para realizar essa configuração o computador deve estar conectado via cabo Ethernet

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 NTI Núcleo Técnico de Informações Março/2012 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos

Leia mais

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE 2 APRESENTAÇÃO Visando a um melhor aproveitamento do Curso, desenvolvemos algumas atividades para que você se familiarize com a plataforma na qual irá realizar seu Curso.

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

Informática INTERNET

Informática INTERNET INTERNET A origem da Internet e a sua evolução Guerra Fria (anos 60) => ARPANET Interligar as principais Universidades dos EUA => Intercâmbio de informação. Expansão da rede para as Universidades da Europa.

Leia mais

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818 MANUAL DE USO DA PLATAFORMA DE RASTREAMENTO SECUMORE1818 STARMAP Se seu rastreador foi registrado na plataforma GPS228 ele já está também registrado na nova plataforma 1818. Se você solicitou o registro

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais