SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC"

Transcrição

1 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC Aditivo de prorrogação de prazo de inscrição ao Edital N o 001/2017 PIBIC-FEBAC A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do FEBAC, comunica aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção de projetos a serem contemplados com bolsas de Iniciação Científica destinadas a alunos de graduação, para início em março/2017 até março/2018. Será realizada nas etapas a seguir, para as modalidades programa institucional de bolsa de iniciação cientifica PIBIC e, programa voluntário de iniciação cientifica PVIC. a) Inscrição: no período: Até 17/02/2017 b) Seleção: no período: 22/02/2017 c) Resultado:23/02/2017 d) Entrada de projetos aprovados no comitê de avaliação: 24/02/2017 e) Reunião dos alunos selecionados: 02/03/2017 f) Entrega do quadro de horários e termo de compromisso: 02/03/2017 g) Início da execução do projeto: 06/03/2017 Para concorrer ao PIBIC e PVIC, os projetos devem ser encaminhados à comissão de trabalhos científicos FEBAC, através da Central de Atendimento de segunda a sexta feira, no horário das 13:00 as 21:00 e devem estar em concordância com a resolução normativa nº 017/2006 CNPq e em conformidade com as condições estabelecidas no presente edital. 1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO: 1.1 Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado, disponível no site da FEBAC no endereço: Projeto de pesquisa do orientador com a aprovação do colegiado de curso, apresentado de acordo com o padrão estabelecido pela comissão de pesquisa e pós- graduação. 1.3 Cópia do projeto (modelo no site da FEBAC) vinculado ao projeto de pesquisa, para cada aluno, com assinaturas do orientador e do aluno contendo o plano de atividades detalhado e individualizado, para cada aluno no projeto e respectivo cronograma. 1.4 Currículo do orientador atualizado (modelo Lattes) dos últimos cinco anos. 1.5 Currículo do aluno atualizado (modelo Lattes) completo e devidamente comprovado. 1.6 Declaração do bolsista que não possui qualquer vínculo empregatício, nem está recebendo outra modalidade de bolsa; 1.7 Histórico escolar atualizado do(s) bolsista(s); 1.8 Comprovante(s) de matrícula atualizado(s); 1.9 Cópia do CPF; 1.10 Cópia da Carteira de Identidade Dados bancários de alguma conta onde o aluno seja titular Copia eletrônica em CD do projeto de pesquisa e plano de atividade do aluno Para renovação, acrescentar relatório parcial atualizado e com justificativa do orientador para continuidade do bolsista.

2 2. REQUISITOS A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 1.1 Quanto ao orientador: a) Possuir experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados, possuir produção cientifica e tecnológica ou artística cultural nos últimos três anos, divulgada nos principais veículos de comunicação da área. b) Acompanhar a exposição do aluno, por ocasião do seminário de iniciação cientifica e do encontro de pesquisa. A presença do orientador (obrigatória) será verificada pelas comissões e constituída credito de avaliação do bolsista e do orientador. c) Orientar o aluno: nas distintas fases do trabalho cientifico, incluindo a elaboração dos relatórios semestral e final, na produção de material para a apresentação de resultados em congressos, seminários e eventos similares. d) Orientar o aluno a elaborar um artigo com os resultados da pesquisa, que devera ser enviado para publicação em uma revista da área. e) Incluir o nome do aluno nas publicações e trabalhos apresentados em eventos cujos resultados tiverem a participação efetiva do mesmo. f) E vedado ao orientador repassar a outro a orientação de seus alunos. Em caso de impedimento eventual do orientador, as bolsas retornam ao NMPC (Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa Científica) /COPEX. g) Não estar em débito com relatórios junto a COPEX (Coordenação de Pesquisa e Extensão). h) Preencher e entregar o formulário mensal de acompanhamento/avaliação do aluno. 1.2 Quanto ao aluno a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FEBAC e apresentar rendimento acadêmico igual ou superior a (7,0) sete. b) Estar cursando no início da vigência do projeto, entre o segundo e o penúltimo período do curso de graduação. No caso de renovação, o aluno poderá estar no penúltimo período no momento da inscrição. c) Não apresentar histórico escolar com mais de duas reprovações (inclusive por falta). No caso de reprovação, esta já deverá ter sido recuperada, ou seja, o candidato deverá ter sido aprovado na disciplina por ocasião da indicação. d) Participar do seminário de iniciação cientifica, com apresentação dos resultados parciais ou finais obtidos nas pesquisas. e) Fazer parte como autor ou coautor de apenas um projeto de iniciação cientifica. f) Elaborar um artigo científico no final do projeto e enviá-lo para publicação. 3. REQUISITOS DO PROJETO DE PESQUISA DO ORIENTADOR 3.1 Ter mérito científico, tendo sido aprovado pela COPEX. Os projetos já aprovados em órgãos oficiais de fomento a pesquisa, não precisarão ser analisados quanto a esse aspecto. 3.2 Ter aprovação em comitê de ética do Maranhão, para as pesquisas que envolva seres vivos e apresentarem certificados de qualidade em biossegurança quando envolver produtos transgênicos, conforme decreto 1.752/ Ser apresentado em formulário apropriado (ver modelo no site da FEBAC), com uma cópia impressa e uma copia eletrônica em CD.

3 4. REQUISITOS DO PLANO DE TRABALHO DO ALUNO 1.5 O plano de trabalho do aluno e individual e devera estar vinculado ao projeto do orientador, de tal forma que cada aluno tenha a oportunidade de participar de um processo completo e único de pesquisa, bem como ter acesso a métodos e processos científicos. 1.6 Apresentar viabilidade técnica e econômica, explicitando a origem dos recursos no item orçamento: a) Cada projeto deverá ser apresentado em formato resumido, contendo no máximo 10 (dez) páginas, editado em fonte Times New Roman ou Arial 12, com espaçamento duplo e margens de 2,5 cm, incluindo referências bibliográficas. Usar modelo de projeto contendo: 1) Caracterização do problema e justificativa. 2) Objetivos. 3) Metodologia (incluir comentário acerca da infraestrutura e apoio técnico disponível, informar colaboração/parcerias com outras instituições/empresas, se aplicável e explicar como vai lidar com aspectos éticos). 4) Resultados Esperados (incluir produção científica esperada). 5) Orçamento. 6) Cronograma 7) Competência e experiência do coordenador no tema proposto, apoios recebidos de outras agências para o mesmo projeto e outros projetos financiados atualmente. 8) Principais referências bibliográficas. Projetos com mais de 10 páginas serão automaticamente desclassificados. 5. COMPROMISSOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 1.1 Do orientador a) Orientar o aluno das distintas fases do trabalho científico e na preparação do artigo para publicação. b) Acompanhar o aluno nas exposições e relatórios técnicos. Cabe ao orientador preparar o aluno para apresentações e assistir as mesmas. A presença do orientador será verificada pela comissão e constituirá critério de avaliação do bolsista e do orientador. c) Assinar mensalmente os formulários de acompanhamento/avaliação do aluno. d) Incluir o nome do aluno nas publicações e nos trabalhos apresentados em congresso, cujos resultados tiveram participação efetiva do aluno. No trabalho a ser apresentado no seminário de iniciação cientifica da FEBAC, manter o aluno como primeiro autor. e) No caso de PIBIC, comunicar imediatamente a COPEX o cancelamento do bolsista, a fim de evitar o pagamento indevido de bolsas. f) Atender, sem qualquer contrapartida financeira, as solicitações para participar de comissões de avaliação e emitir pareceres sobre o programa. Atenção: o orientador e responsável pelo cumprimento das normas do programa e aqueles que descumprirem, ou cujos alunos o façam, poderá colocar em risco a manutenção e/ou renovação dos projetos PIBIC/PVIC sob a sua responsabilidade, bem como a alocação de novos projetos. g) Participar das reuniões convocadas pela COPEX. 1.2 Do aluno a) Executar o projeto aprovado, sob a orientação do pesquisador. b) Dedicar-se 12 horas semanais para as atividades de pesquisa.

4 c) Apresentar em caráter individual os resultados de seu projeto nas formas de relatório parcial, com seis meses do inicio do projeto e final com um ano do inicio do projeto, bem como na forma de um trabalho no seminário de iniciação cientifica e publicação ou comprovante de envio/aceitação de artigo em revista cientifica no final do projeto. d) Fazer referencia a sua condição de aluno PIBIC/PVIC/FEBAC nas publicações e trabalhos apresentados. e) Devolver a FEBAC em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos acima não sejam cumpridos. f) Participar das reuniões convocadas pela COPEX. 6. LIMITE DE PROJETOS POR ORIENTADOR a. Cada orientador poderá inscrever no máximo dois projetos. b. Cada orientador poderá inscrever dois orientandos por projeto. 7. ANALISE E SELEÇÃO DOS PROJETOS Da análise e julgamento dos projetos obedecerão aos seguintes procedimentos: Análise preliminar dos projetos pela Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos da FEBAC, verificando o seu enquadramento nas normas do programa e conferindo se a documentação apresentada atende ao edital e se o projeto está na área de conhecimento da pesquisa, bem como a análise detalhada dos itens abaixo relacionados: a) Projeto de pesquisa; b) Plano de trabalho dos alunos, de responsabilidade do orientador; c) Currículo Lattes do orientador e do aluno; d) Histórico escolar dos alunos. 8. PERÍODO DE VIGÊNCIA DA BOLSA A vigência da bolsa PIBIC/FEBAC será de 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período. A prorrogação se dará mediante a solicitação prévia de 30 dias antes da conclusão desse período. 9. TIPOS DE PARTICIPAÇÃO Há dois tipos de participação no programa de iniciação cientifica da FEBAC: a remunerada, chamada de PIBIC e a voluntária (sem remuneração), chamada de PVIC. No PIBIC a participação é remunerada com bolsa total ou parcial. A distribuição das bolsas total e parcial dar-se-á de acordo com a classificação dos projetos. A remuneração da bolsa total no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), o recebimento das bolsas esta condicionada à entrega regular dos formulários mensais de acompanhamento/avaliação dos bolsistas, assinadas pelo orientador e aluno. 10. NUMERO DE BOLSAS PIBIC Anualmente serão concedidas 06 bolsas remuneradas do tipo total. A distribuição das bolsas será proporcional à quantidade de projetos inscritos por curso.

5 Tabela 1: Cronograma de Bolsas: Cursos Bolsista Voluntário Farmácia 1 2 Administração 1 2 Nutrição 1 2 Enfermagem 1 2 Sistema para Internet 1 2 Marketing PARTICIPAÇÃO PVIC O numero de projetos selecionados do PVIC estará condicionada a aprovação do projeto, disponibilidade de orientador e de laboratório. O programa de bolsa voluntário terá como incentivo o recebimento de certificado de participação. 12. SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO DE ALUNOS A substituição de aluno poderá ocorrer após analise do motivo pela COPEX, enviado pelo orientador, desde que a nova indicação não seja inferior a quatro meses. O cancelamento do projeto poderá ser solicitado a qualquer momento. Para o ato de cancelamento, o professor responsável devera entregar o relatório parcial contendo as atividades desenvolvidas durante o período de vigência e um memorando dirigido a COPEX, em que deverão estar explícitos os motivos do cancelamento do projeto. Para que as alterações, tanto de substituição quanto de cancelamento do aluno, ocorram no mesmo mês, as solicitações deverão chegar à COPEX até o quinto dia útil de cada mês. Caso o aluno fique reprovado em alguma disciplina, o professor orientador deverá substituílo. 13. DISPOSIÇÕES FINAIS a) Os casos omissos serão analisados pela COPEX. b) O horário destinado ao PIBIC/PVIC não pode coincidir com os horários de projetos de extensão, estágios supervisionados, disciplinas regulares, dentre outros. d) Os alunos de iniciação científica não gozam de férias. Caso seja necessário um período de afastamento, o aluno deverá pagar horas extras correspondentes ao período de afastamento, sendo necessário totalizar a carga horária mensal de 12 horas semanais. e) A comissão de pesquisa e pós-graduação poderá cancelar ou suspender os projetos de iniciação científica a qualquer momento, caso se verifique o não cumprimento das normas do programa. Dê-se ciência, publique-se e cumpra-se. Bacabal, 15 de fevereiro de Rafael Cardoso Olinda COPEX Viviane Menezes de Menezes Direção Acadêmica

EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE

EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID DeVry A Faculdade Integral Diferencial FACID DeVry torna público o presente edital para Seleção de Projetos de Iniciação

Leia mais

EDITAL 011/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID

EDITAL 011/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID EDITAL 011/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID A Diretoria Geral da FACID DeVry torna público o presente edital para Seleção de Projetos de Iniciação Científica de alunos

Leia mais

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão abertas

Leia mais

EDITAL DIRETORIA Nº 19/2016 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PICT) 2017

EDITAL DIRETORIA Nº 19/2016 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PICT) 2017 EDITAL DIRETORIA Nº 19/2016 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PICT) 2017 A Diretoria Geral da Faculdade Integral Diferencial (DeVryFACID) torna público o presente

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 Abertura de inscrições para bolsas remanescente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2011 2012) PIBIC / CNPq / FAI 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas Remanescentes de Iniciação Científica CNPq/PIBIC

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq- PIBIC/UMESP. I.

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Coordenação de Iniciação Científica

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Coordenação de Iniciação Científica PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL No. 011/GPG/2015 A da Universidade CEUMA comunica aos interessados que estarão abertas, no período de 02 de setembro de 2015 a 02

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIIC/ FMSJC Nº

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIIC/ FMSJC Nº EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC E PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIVIIC/ FMSJC Nº 01/2017 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Apresentação A Coordenação

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2016-2017 A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da FGV juntamente com a comissão de bolsas da FGV/EBAPE torna público o presente edital

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA - PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 12/2012

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA - PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 12/2012 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA - PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 12/2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2017-2018 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CA- PES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 EDITAL PROPI 09/2014 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Feevale,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pesquisa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pesquisa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC CNPq/Mackenzie Edital de Inscrição - 2012 A (COPq) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie torna

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB. Exercício: setembro 2011 a agosto 2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB. Exercício: setembro 2011 a agosto 2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB Exercício: setembro 2011 a agosto 2012 O Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Castelo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE INCENTIVO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROJETO

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 O Centro Integrado de Estudos e Pesquisa da UNIARA torna público o presente Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA -ISESP

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA -ISESP INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA - EDITAL 01/2014 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PESQUISA EDITAL DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PESQUISA EDITAL DE INSCRIÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO Chamada de Projetos para o Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC Mackenzie/CNPq 2010 A Coordenadoria de Pesquisa (COPq) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, da

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

EDITAL Nº. 40/2015. Público-alvo: Discentes de graduação, exceto aqueles matriculados no último semestre do curso.

EDITAL Nº. 40/2015. Público-alvo: Discentes de graduação, exceto aqueles matriculados no último semestre do curso. EDITAL Nº. 40/2015 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC (CNPq) e PROIN (Universidade Católica de Santos) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica - PIBITI (CNPq)

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIIO 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq A Faculdade Meridional / IMED, integrante do Sistema Federal de Ensino

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 002/2019 Abertura de inscrições para o Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e PIBIC/UMESP.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO São Paulo, 30 de novembro de 2017. EDITAL 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu torna público o presente Edital e comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL PIBIC/CNPq/ EBAPE

EDITAL PIBIC/CNPq/ EBAPE 1. Objetivo Geral Contribuir para a formação científica dos estudantes bem como para o desenvolvimento de recursos humanos para a pesquisa no Brasil. 1.1. Em Relação aos Orientadores: 1.1.1. Estimular

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI A Coordenação Geral do NICEP

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA EDITAL PIBIC/UCB - 01/2011 Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC-ENSINO MÉDIO O Comitê Institucional do PIBIC-CNPq e do PIBIC-ENSINO MÉDIO torna pública a abertura

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

EDITAL 01/ PIBIC/CNPq/UNIVAP

EDITAL 01/ PIBIC/CNPq/UNIVAP EDITAL 01/2013 - PIBIC/CNPq/UNIVAP A Coordenadoria de Iniciação Científica da UNIVAP está acolhendo inscrições de candidatos a bolsas de iniciação científica do CNPq, dentro do Programa Institucional de

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST - 2017/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTIC/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 001/2019 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica da UMESP. I. Introdução A Universidade

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE INCENTIVO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROJETO

Leia mais

EDITAL PIBIC/ /CNPq/EMBRAPA SOJA ANO 2007/2008 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/EMBRAPA

EDITAL PIBIC/ /CNPq/EMBRAPA SOJA ANO 2007/2008 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/EMBRAPA EDITAL PIBIC/ /CNPq/EMBRAPA SOJA ANO 2007/2008 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/EMBRAPA 1 DEFINIÇÃO O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC,

Leia mais

EMBRAPA SOJA ANO 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

EMBRAPA SOJA ANO 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO EDITAL PIBIC-PIBITI/CNPq DA EMBRAPA SOJA ANO 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBIC-PIBITI/CNPq DA EMBRAPA SOJA 1. DEFINIÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ MPEG

COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ MPEG COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/ MPEG EDITAL 001/2017 Encontram-se abertas as inscrições para seleção de bolsistas do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-COLÉGIO PAULO VI DA UEMA - PIBIC-UEMA-PAULO VI EDITAL UEMA/PPG Nº 09/2015

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-COLÉGIO PAULO VI DA UEMA - PIBIC-UEMA-PAULO VI EDITAL UEMA/PPG Nº 09/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-COLÉGIO PAULO VI DA UEMA - PIBIC-UEMA-PAULO VI EDITAL UEMA/PPG Nº 09/2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES EDITAL 01/2013/FARES PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA FARES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (VIGÊNCIA: ABRIL DE 2013 A ABRIL/2014) O Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Roraimense - FARES, no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPGI COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 A Pró-Reitoria de

Leia mais

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). O Centro de Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI CNPq/Mackenzie

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI CNPq/Mackenzie Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI CNPq/Mackenzie Edital de Inscrição - 2011 A Coordenadoria de Pesquisa (COPq) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2018-2020 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTÁRIO 2017-2018 A Coordenação de Pesquisa convida professores orientadores com títulos de especialista, mestre ou doutor e estudantes de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública Abertura de Inscrições para Seleção de bolsistas de Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/2012-2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPESB 2012/2013

Edital PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPESB 2012/2013 Edital PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPESB 2012/2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana torna público e convoca a comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa Institucional

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2011/2012

EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2011/2012 EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2011/2012 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação PROPPI torna públicas as normas para apresentação de propostas

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/IBMEC-RJ Edital de seleção 2016/2017. Retificação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/IBMEC-RJ Edital de seleção 2016/2017. Retificação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/IBMEC-RJ Edital de seleção 2016/2017 Retificação A Faculdade Ibmec-RJ - por meio da Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa

EDITAL. 1. Objetivos do Programa EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC PFAUPE 2015 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa

Leia mais

2.1. As bolsas terão início em 1º de agosto de 2015 e término em 31 de julho de 2016, caracterizando 12 (doze) meses de duração.

2.1. As bolsas terão início em 1º de agosto de 2015 e término em 31 de julho de 2016, caracterizando 12 (doze) meses de duração. Edital de Iniciaçã ção Científica - IC do Hospital São Rafael 2015/2016 A Coordenação Científica do Hospital São Rafael torna pública e convoca a sua comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa

Leia mais

EDITAL PROBIC/UEFS 2012

EDITAL PROBIC/UEFS 2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROBIC/UEFS 2012 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana comunica a todos os estudantes

Leia mais

Coordenação de Pesquisa e Extensão. Edital 01/2018/COPEX

Coordenação de Pesquisa e Extensão. Edital 01/2018/COPEX Coordenação de Pesquisa e Extensão Edital 01/2018/COPEX São João del-rei - 2018 0 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. REQUISITOS PARA ALUNO PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO... 2 3. COMPROMISSOS DO BOLSISTA...

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012 1 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012 O Diretor da Faculdade Horizontina FAHOR, no uso de suas atribuições legais e Regimentais, torna público que as inscrições para a seleção

Leia mais

Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON

Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON A Comissão Institucional do PIBIC para o Observatório Nacional (ON/MCTI) torna pública a abertura do período das inscrições, bem como as

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Avenida dos Portugueses, s/n Bacanga 65.080-040 São Luís (MA) Fone: 2109 8600 - Fax: 2109 8601 - proex@ufma.br - www.proex.ufma.br PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS A Coordenação de Pesquisa da Universidade Salvador UNIFACS torna público e convoca a sua comunidade

Leia mais

EDITAL DG Nº 001 CNPQ INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC DO CNPq

EDITAL DG Nº 001 CNPQ INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC DO CNPq EDITAL DG Nº 001 CNPQ 2013 INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC DO CNPq A Professora Drª Sâmira Ambar Lins, RG 11.950.141-7 SSP/SP,

Leia mais

EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018

EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018 EDITAL Nº 120/2017 PIBIC 2017/2018 1. ABERTURA A Diretora-Geral da Faculdade Evangélica do Paraná torna público e convoca a comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa Institucional de Bolsa

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2014/2015 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa. Edital nº 01/2013

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa. Edital nº 01/2013 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa Edital nº 01/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO PIBIC

Leia mais