PROGRAMAS DE TREINAMENTO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE 1GESTÃO DE CUSTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMAS DE TREINAMENTO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE 1GESTÃO DE CUSTOS"

Transcrição

1 1 1GESTÃO DE CUSTOS Evoluir de um foco nos gastos em si para o foco nas atividades geradoras desses gastos; criar um ambiente no qual o desperdício seja inaceitável; assegurar-se de os serviços realizados estejam em conformidade com as necessidades e expectativas dos clientes; e implementar uma política de preços adequada. Estas são as bases do crescimento sustentado da lucratividade de qualquer empresa. Nossa abordagem para a gestão estratégica de custos e lucratividade compreende um conjunto de ferramentas e técnicas gerenciais envolvendo os principais focos da administração empresarial. Os programas de treinamento apresentados abaixo tratam de cada um desses focos abordados no livro "Gestão Estratégica de Custos e Lucratividade", de autoria do instrutor dos programas. A administração de custos na maioria das empresas ainda é caracterizada pela aplicação de técnicas e práticas gerenciais desatualizadas e de baixa produtividade. Exemplos: o costume de tratar custo e receita como esferas independentes; controle dos gastos por itens de custos ou por departamentos funcionais;e a adoção de cortes generalizados como prática para a redução de custos. Porém, a realidade organizacional da empresa moderna dificulta a compreensão e aumenta o desafio para a implementação de uma gestão de custos adequada. Evoluir de uma visão unilateral de custos para uma abordagem que vincula os custos ao plano de receitas; focalizar as atividades e os processos de negócios como base para avaliar o potencial e a contribuição dos recursos da empresa para a geração de valor; e promover melhorias contínuas como prática para a redução de custos são pilares indispensáveis e moldam a nova abordagem de custos. "UMA ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS ADEQUADA PROCURA LOCALIZAR CUSTOS RELEVANTES E AVALIAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GERAÇÃO DE VALOR" Uma administração de custos adequada deve focalizar custos relevantes e avaliar a sua contribuição para a geração de valor (para clientes específicos ou para o negócio). Nesta direção, o objetivo deste programa é mostrar como se deve lidar com os custos na nova e complexa realidade organizacional das empresas, abrangendo o conhecimento sobre as ferramentas e técnicas necessárias para calcular de forma mais acurada o custo dos objetos de custo,bem como entender os fatores que influenciam os custos e compreendêlos em termos estratégicos.

2 2 "ESTE PROGRAMA MOSTRA COMO SE DEVE REDUZIR OS CUSTOS SEM AFETAR ATIVIDADES ESSENCIAIS OU PRODUTOS E CLIENTES LUCRATIVOS" RESUMO DO PROGRAMA 1.1 Considerações sobre o Atual Estágio da Administração de Custos Destacar os desafios para medir e gerenciar custos na atual estrutura organizacional das empresas e as limitações da análise tradicional de custos para lidar com essa realidade. 1.2 Ajustando o Foco da Administração de Custos Como evoluir de um viés de controle para uma abordagem gerencial dos custos. A atividade como base da análise de custo da empresa moderna 1.3 Processo de Custeio dos Objetos de Custo Os desafios para uma quantificação adequada de custo dos recursos consumidos pelos objetos de custo são potencializados pela variedade da oferta de produtos e/ou serviços, o uso simultâneo de multiplos canais de distribuição e a predominância de custos comuns em relação a esses objetos.tudo isso torna a análise tradicional de custos inpraticável e a aplicação de uma metodologia de custeio baseada na atividade o caminho natural. 1.4 Gerenciamento dos Recursos Produtivos A empresa deve buscar sempre maneiras de reduzir gastos. Para isso ela deve fazer análise econômica sistemática das atividades de negócios mais importantes. Essa análise tem por objetivo melhorar a produtividade dos recursos produtivos e assegurar-se de que as atividade realizadas geram valor para o negócio.essa tarefa pode ser realizada com sucesso mediante a aplicação de uma abordagem alternativa da análise de valor. 1.5 Orçamento de Custos (Suprimento de Recursos) Um modelo orçamentário adequado deve procurar refletir as demandas sobre atividades e processos de negócios decorrentes da fixação de objetivos da organização, especialmente a fixação de objetivos comerciais. Dessa forma, os objetivos e o desempenho esperado dos recursos devem ser traduzidos em alvos no nível da atividade e deve assegurar-se de que os serviços realizados estejam em conformidade com as necessidades dos clientes. 1.6 Análise Dinâmica e Integrada A gestão de custos baseada na atividade tem por objetivo ressaltar o propósito e orientar o uso das ferramentas e técnicas gerenciais visando cálculos mais acurados dos objetos de custo, melhoria da eficiência e redução dos recursos consumidos na realização das atividades e suprimento de recursos à unidades organizacionais em função das demandas de atividades colocadas sobre elas.

3 3 2FIXAÇÃO DE OBJETIVOS COMERCIAIS (PLANO ORÇAMENTÁRIO) Estabelecer, para as várias esferas de resultados, objetivos de produção e margem operacional compatíveis com a carteira atual de clientes e o potencial do mercado não é uma tarefa simples. Referimo-nos às dificuldades para avaliar janelas de oportunidade e conhecer os limites de crescimento no âmbito de cada produto e/ou serviço, isso levando em conta a base de clientes atual e potencial. E o fato da racionalidade empresarial exigir o estabelecimento de uma relação direta entre a demanda estimada de produtos e/ou serviços da empresa e a contratação de recursos produtivos aumenta ainda mais a importância dessa prática gerencial. Um modelo adequado de fixação de objetivos comerciais deve envolver o exame das necessidades dos clientes conquistados e em potencial; os parceiros de negócios; e as oportunidades de exploração de novos mercados. Este programa trata da análise e especificações das atividades relacionadas com a estruturação de um modelo de fixação de objetivos de produção e resultado centrado no cliente e a implementação do sistema de acompanhamento desses objetivos. "SAIBA COMO PROJETAR OBJETIVOS DE PRODUÇÃO E RESULTADOS A PARTIR DOS INDICADORES QUE OS IMPULSIONAM, E COMPATÍVEIS COM A CARTEIRA DE CLIENTES ATUAL E O POTENCIAL DO MERCADO" RESUMO DO PROGRAMA 2.1 Alinhamento entre Objetivos Estratégicos e Operacionais da Organização Ressaltar a importância desse alinhamento e entender como compatibilizar estratégia e ação gerencial e conduzir a empresa na direção dos objetivos programados. 2.2 Desafios para a Quantificação dos Objetivos da Organização Como estimar de forma adequada o tamanho do mercado da empresa e, a partir dessa estimativa, mensurar os recursos produtivos necessários. Essa tarefa pode ser realizada de forma eficaz com o desenvolvimento de um modelo de projeção centrado no cliente. 2.3 Estudo de Cenários e Definição de Objetivos Macros A finalidade do estudo de cenários é ter uma melhor compreensão da posição competitiva da empresa e melhorar a qualidade da tomada de decisões. O objetivo aqui é mostrar como isso funciona, bem como as razões pelas quais os objetivos macros que deveriam

4 4 ser apenas referências para o processo de simulação do orçamento acabam sendo encarados como marcos absolutos, independente de condições observadas no ambiente de negócios. 2.4 Modelo de Projeção de Objetivos Mostrar como é feito o deslocamento da base da estimativa do produto e/ou serviço para o cliente e a projeção dos objetivos finais de produção e resultados a partir dos indicadores que os impulsionam. Visão geral do modelo orçamentário e exemplos de simulações de objetivos de produção e resultados para os vários âmbitos do plano orçamentário. 2.5 Como Implementar um Sistema de Acompanhamento dos Objetivos de Produção Especificações técnicas recomendadas relacionadas à tecnologia da informação e ao esboço do conteúdo; definição e montagem da plataforma de dados; e estrutura e opções de consulta são algumas das atividades relacionadas com a implementação do sistema. 3FORMULAÇÃO, DEFINIÇÃO E ADEQUAÇÃO DE PREÇOS A definição de uma política de preços deve começar por uma melhor compreensão das bases econômicas de custo e valor. Uma precificação adequada dos produtos e/ou serviços e demais habilidades da empresa é parte fundamental para uma gestão estratégica de sua lucratividade. Lembramos que a adoção de uma política de preços inadequada pode acarretar prejuízos sem que isso seja percebido. Assim, o preço estabelecido deve refletir a quantidade de valor que o cliente está recebendo, lembrando que cada fonte de valor é composta de atributos tangíveis e intangíveis. Entretanto, a maioria das empresas de serviços não tem o hábito de levar em conta, nas suas práticas de definição de preços, os custos e o valor percebido pelo cliente. "ESTE PROGRAMA MOSTRA COMO PASSAR DE POLÍTICAS DE PREÇOS ESTÁTICA OU NULA PARA UMA POLÍTICA DE PREÇOS ATIVA E IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE LUCRO ATRAVÉS DESSA ORIENTAÇÃO" Este programa mostra como o administrador pode utilizar a variável preço, tendo em vista os objetivos mercadológicos e financeiros traçados para a empresa. E também como identificar oportunidades de lucro através da adequação dos preços conforme o valor percebido pelos diversos segmentos de clientes da organização.

5 5 RESUMO DO PROGRAMA 3.1 O atual Ambiente de Negócios e a Administração de Preços Os problemas na área da administração de preços estão relacionados principalmente com a não exploração de informações existentes sobre as necessidades e expectativas dos clientes; uso de informações de custos inadequadas; oferta de produtos e/ou serviços não personalizada; e dependência das decisões de preços da concorrência. 3.2 Adequação dos Preços Combinando Custo e Valor Compatibilizar o preço com a disposição de pagar do cliente.adequar os preços conforme o valor percebido pelos diversos segmentos de clientes é, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade para melhorar a lucratividade do negócio. 3.3 Política de Preços Ativa Entender as razões pelas quais o lucro da maioria das empresas depende de acontecimentos extraordinários. Demosntrar por que o lucro das empresas está sempre sujeito a um elevado grau de aleatioriedade na sua composição (lucro residual). Destacar as bases e mostrar como funciona uma política de preços ativa. 3.4 Prática de Preços Baseados no Mix de Produtos e/ou Serviços Demandados Mostrar onde deve ser utilizada e as condições ideais para a aplicação de uma abordagem mix. Por que a prática de preços baseados no mix diminui a sensibilidade a preços e aumenta a demanda de produtos e/ou serviços por cliente. 3.5 Exemplos da Prática de Preços Baseados no Mix de Produtos e/ou Serviços A abordagem mix e as etapas da fixação de preços dos serviços. Modelagem do preço e dos meios de pagamento. Preços baseados no mix como base ou referência para a gestão da lucratividade de clientes. 4GESTÃO DA LUCRATIVIDADE BASEADA NO CLIENTE Hoje as empresas oferecem aos seus clientes uma grande variedade de produtos e serviços, distribuídos simultaneamente por múltiplos canais, o que agrega complexidade à análise e gestão do negócio. Dessa forma, torna-se imperativo gerar informações que permitam verificar se o resultado global desejado está sendo alcançado, bem como conhecer o nível de desempenho ou contribuição de cada unidade de negócios para a formação desse resultado global. Portanto, é necessário dispor mais do que dados genéricos de custos e receitas para conhecer a origem, o grau de concentração e as bases de sustentação do resultado de uma organização. Também é importante conhecer as necessidades dos clientes, seus hábitos e expectativas, hoje uma das principais metas estratégicas de qualquer empresa.

6 6 "A ESCOLHA DO CLIENTE COMO BASE PARA A GESTÃO DE LUCRATIVIDADE: MELHOR REFERÊNCIA PARA AS AÇÕES DE MARKETING, ABORDAGEM DE VENDAS E FORMULAÇÃO DE PREÇOS" Um modelo de gestão de lucratividade adequado deve focalizar o cliente e não o produto e/ou serviço como o denominador econômico básico. Ou seja, focalizar o cliente como base principal para a definição de ações de marketing, abordagem de vendas e formulação de preços. Este programa trata das especificações técnicas recomendadas (tecnologia e conteúdo) e das atividades relacionadas com a implementação de um sistema de avaliação de lucratividade centrado no cliente, bem como o uso das informações geradas na definição de estratégias específicas. "ESTE PROGRAMA MOSTRA COMO IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA COMERCIAL COMPATÍVEL COM A ABORDAGEM CLIENTE" RESUMO DO PROGRAMA 4.1 Considerações sobre o Atual Modelo de Gestão de Lucratividade Mostrar as características do modelo de gestão de lucratividade praticado pela maioria das empresas e as suas pricipais conseqüências. 4.2 Por Que é Importante Conhecer a Contribuição de cada Esfera de Resultados Mostrar a importância das seguintes contribuições: onde começou e onde se encontra; análise de concentração dos resultados; avaliação de desempenho gerencial e remuneração variável; e direcionamento dos gestores para os objetivos programados. 4.3 Como Implementar um Sistema de Avaliação de Lucratividade Baseado no Cliente Demonstrar por que um sistema de lucratividade baseado apenas nos dados contábeis é inadequado para o acompanhamento de performance na maioria dos níveis gerenciais. Quanto a nova abordagem, quais são as especificações técnicas recomendadas (relacionadas à TI e ao esboço de conteúdo), como é feita a amarração dos dados dos sistemas de lucratividade e contábil, política de funding (preço de transferência) e estrutura do sistema / opções de consulta. 4.4 O Cliente como Base para a Gestão de Lucratividade Ressaltar as mudanças no ambiente de negócios: as novas tecnologias, as novas tendências de personalização em larga escala e os seus impactos no relacionamento com o cliente. Por que o cliente é a melhor referência para as ações de marketing, abordagem de vendas e formulação de preços. 4.5 Bases para um Crescimento Sustetando da Lucratividade do Negócio Destar os fatores de sustentação do crescimento lucrativo. Como aumentar o valor fornecido aos clientes lucrativos. Como promover o abandono organizado daqueles clientes que só dão prejuízos.

7 7 PÚBLICO-ALVO Técnicos, analistas e cargos executivos envolvidos com a implementação e manutenção de sistema de custeio de produtos e serviços, gestão de custos, elaboração de plano orçamentário,estabelecimento de preços,lançamento e gestão de produtos e/ou serviços, relacionamento com cliente, gestão de lucratividade, e demais atividades correlatas. INSTRUTOR: JOÃO M. MATOS (*) (*) É graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), consultor, professor universitário e autor do livro "Gestão Estratégica de Custos e Lucratividade". Suas atividades didáticas e práticas de consultoria se concentram na área da gestão empresarial, abrangendo os temas tratados em seu livro. Utilize o jmdois@jmdois.com.br para solicitar informações adicionais sobre os nossos programas de treinamento.

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard

A Busca da Eficiência. BSC Balanced Scorecard A Busca da Eficiência BSC Balanced Scorecard Contexto Histórico Planejamento utilizado inicialmente pela administração pública GOVERNOS Planejamento Orçamentário Setor Privado: gerente financeiro da DuPont

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Entender o significado de orçamento. Identificar os princípios de planejamento. Conhecer as etapas

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis,

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, através da construção de estratégias claramente definidas

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL CONCEITOS E APLICAÇÕES PROF. SILVIA FLORES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ORÇAMENTO EMPRESARIAL CONCEITOS E APLICAÇÕES PROF. SILVIA FLORES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL CONCEITOS E APLICAÇÕES PROF. SILVIA FLORES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO É um plano administrativo que cobre todas as operações da empresa, para um período de

Leia mais

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida CONTROLADORIA Prof. João Carlos de Almeida jalmeida@ecmcobtabil.com.br 1 João Carlos de Almeida Consultor Financeiro Especialista em Custos, Contabilidade e Planejamento com 30 anos de experiência no mercado

Leia mais

3 Indicadores de desempenho da gestão comercial

3 Indicadores de desempenho da gestão comercial 3 Indicadores de desempenho da gestão comercial Série Indicadores Essenciais Volume 2 PORTWAY Gestão Comercial de Alta Performance Clique abaixo e saiba como podemos colaborar com o desenvolvimento de

Leia mais

Planejamento e Controle Orçamentário

Planejamento e Controle Orçamentário Planejamento e Controle Orçamentário QUEM SOU? Rosane Patrício Ramos Contadora graduada pela Universidade do Norte do Paraná, Atuo na área de Consultoria em Gestão Financeira, Planejamento Estratégico

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Ajustes em tempos de crise. Por onde começar?

Ajustes em tempos de crise. Por onde começar? Ajustes em tempos de crise. Por onde começar? Upwards 2 Em nossas atividades práticas, notamos que as pequenas e médias empresas apresentam desafios enormes, tanto quanto as grandes corporações, em fazer

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTRODUÇÃO Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi tratada apenas como um pequeno

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

FERNANDO SANTOS FILHO GESTÃO EMPRESARIAL GESTÃO E CONTROLES INTERNOS GERENCIAIS

FERNANDO SANTOS FILHO GESTÃO EMPRESARIAL GESTÃO E CONTROLES INTERNOS GERENCIAIS FERNANDO SANTOS FILHO GESTÃO EMPRESARIAL GESTÃO E CONTROLES INTERNOS GERENCIAIS PROPOSTA DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL, CONTROLES INTERNOS GERENCIAIS E GERENCIAMENTO POR PROCESSOS,

Leia mais

Gestão Estratégica

Gestão Estratégica Gestão Estratégica Uma Reflexão inicial Qual o novo papel do contador neste mundo de rápidas transformações? 2 Novos Desafios para o Contador Mudanças tecnológicas geram grandes transformações em diferentes

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM Ementas Certificate in Marketing Management CMM Agosto 2012 Fundamentos de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Elementos externos Consumidor Concorrência e seus produtos Mercado Ambiente geral Elementos

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

AULA GESTÃO DO CUSTO PADRÃO/CUSTO META/VARIAÇÕES

AULA GESTÃO DO CUSTO PADRÃO/CUSTO META/VARIAÇÕES AULA GESTÃO DO CUSTO PADRÃO/CUSTO META/VARIAÇÕES CUSTO PADRÃO UMA FORMA DE CONTROLE E GESTÃO O Custo Padrão não pode ser entendido como um método, mas sim um princípio de gestão, pois consiste na base

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

MBA em Controladoria e Finanças Corporativas

MBA em Controladoria e Finanças Corporativas MBA em Controladoria e Finanças Corporativas Módulo A Legislação em Negócios Noções fundamentais de Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Comercial, com ênfase nos conhecimentos relacionados

Leia mais

Formação de Preço de Venda O Guia Completo

Formação de Preço de Venda O Guia Completo O passo-a-passo detalhado para o cálculo do preço ideal de venda dos produtos, mercadorias e serviços de sua empresa. Formação de Preço de Venda O Guia Completo FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA O GUIA COMPLETO!

Leia mais

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa DRE Gerencial Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa Introdução INTRODUÇÃO O DRE Gerencial é um tipo de relatório indispensável para os

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 6-17/02/09 1 Negociação Comercial CONCEITOS BSC - BALANCE SCORECARD 2 O QUE É BALANCE SCORECARD O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 17/07/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 17/07/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 17/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Análise das Demonstrações Contábeis Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos

Leia mais

RETURN ON INVESTMENT EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

RETURN ON INVESTMENT EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RETURN ON INVESTMENT EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Rodrigo Costa GUIMARÃES 1 Mário Augusto Andreta CARVALHO² RESUMO: Este artigo apresenta algumas definições que envolvem ROI, que em inglês significa Return

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 20/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 20/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 20/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda Diretoria de Desenvolvimento de Mercado Dr. Darival Bringel de Olinda Superintendência Executiva Rodolfo Maritano Gerência de Inteligência de Mercado Andrea Paiva Objetivo Capacitar e auxiliar no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Performance. KT Gestão Empresarial https://ktgestao.com Rua Pio XI, 949 Alto da Lapa São Paulo, SP

Gestão de Performance. KT Gestão Empresarial https://ktgestao.com Rua Pio XI, 949 Alto da Lapa São Paulo, SP Gestão de Performance https://ktgestao.com Rua Pio XI, 949 Alto da Lapa São Paulo, SP 11 3647 8257 COMO RETOMAR A PERFORMANCE DE SUA EMPRESA É comum durante os períodos de forte atividade econômica com

Leia mais

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE CURTO PRAZO: Programação Linear

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE CURTO PRAZO: Programação Linear DECISÕES ESTRATÉGICAS DE CURTO PRAZO:! O que é?! Como a pode ajudar na maximização da lucratividade?! Como a pode ajudar na minimização dos custos?! Como determinar um mix de produção através da Programação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS

GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS A Flexsys Sistemas oferece a seus clientes, através dos contratos de implantação e manutenção mensal, serviços de assessoria, treinamento, suporte técnico e personalização

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

GERENCIAMENTO DE CUSTOS

GERENCIAMENTO DE CUSTOS GERENCIAMENTO DE CUSTOS MBA Estácio 26/09/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA GERENCIAMENTO DE CUSTOS Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 2 Estimação de Custos Aula 3 Orçamento Empresarial Aula

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

QUAL O GANHO EM CONHECER BEM A FORMAÇÃO DE SEUS PREÇOS?

QUAL O GANHO EM CONHECER BEM A FORMAÇÃO DE SEUS PREÇOS? SUA EMPRESA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS ( parte 1 ) QUAL O GANHO EM CONHECER BEM A FORMAÇÃO DE SEUS PREÇOS? SUA EMPRESA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS ( parte2 ) Qual o preço ideal? Conhecer em detalhes a margem gerada

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo através

Leia mais

CONTROLADORIA E MÉTRICAS DE VALOR

CONTROLADORIA E MÉTRICAS DE VALOR CONTROLADORIA E MÉTRICAS DE VALOR ANDRÉ RAMOS Contador, professor e consultor André Ramos O mundo é um lugar em constante mudança A sociedade mudou, a vida mudou, você mudou... A CONTABILIDADE É O PROCESSO

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

Nossas soluções para o setor sucroenergético

Nossas soluções para o setor sucroenergético www.pwc.com.br Nossas soluções para o setor sucroenergético Centro PwC Brasil de Excelênca em Agribusiness Serviços PwC para o setor sucroenergético Agrícola Gestão de fornecedores de cana Revisão da estrutura

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2017

GESTÃO DE CAPITAL 2017 GESTÃO DE CAPITAL 2017 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 7, 3º DA RESOLUÇÃO 3.988 DE 30 DE JUNHO DE 2011. Banco ABC Brasil

Leia mais

COMO REDUZIR CUSTOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE CUSTEIO KAIZEN

COMO REDUZIR CUSTOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE CUSTEIO KAIZEN COMO REDUZIR CUSTOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE! O que é Custeio Kaizen?! Como determinar metas de redução de custo?! Qual a periodicidade para revisar as metas de redução de custo?! Qual a estrutura e cultura

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

Programa 3º ENITEE 31/03/2011

Programa 3º ENITEE 31/03/2011 Programa 3º ENITEE 31/03/2011 Aumentar a competitividade de MPE, apoiando-as com soluções de inovação e tecnologia para: Inovar em produtos, processos, marketing e gestão organizacional; Melhorar a qualidade

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS A experiência SEBRAE GEOR Gestão Estratégica Orientada para Resultados Objetivos Majorar a capacidade do Sistema SEBRAE e seus parceiros produzirem e medirem

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina.

UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina. SOBRE UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina. DUO = PARCERIA Para isso, nós buscamos parcerias com

Leia mais

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista Introdução Custos e precificação Ponto de equilíbrio Projeções de faturamento e lucro O fluxo de caixa A necessidade de procurar um especialista A JRS Consultoria Com o intuito de auxiliar micro e pequenas

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

A força para transformar riscos em resultados

A força para transformar riscos em resultados A força para transformar riscos em resultados A empresa A Motrice é uma empresa de consultoria em engenharia voltada para a gestão de empreendimentos e tem como missão alavancar resultados desejados por

Leia mais

FINANÇAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Flávio Smania Ferreira 2016

FINANÇAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Flávio Smania Ferreira 2016 FINANÇAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Flávio Smania Ferreira 2016 AULA 8 Modelos de Formação de Preço Modelos de Formação de Preço Método de Retorno Desejado Modelo de

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

Sistemas de. Informações Gerenciais

Sistemas de. Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

Categoria: Inovação Tecnológica

Categoria: Inovação Tecnológica Prêmio Nacional de Inovação Edição 2014/2015 Anexo III Categoria: Inovação Tecnológica Prêmio Nacional de Inovação - Ciclo 2014/2015 Questões para a Autoavaliação na categoria Inovação Tecnológica Dimensão

Leia mais

CUSTO-META ASPECTOS RELEVANTES

CUSTO-META ASPECTOS RELEVANTES CUSTO-META ASPECTOS RELEVANTES 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O custo-meta pode ser tratado como uma poderosa ferramenta de redução de custos, seus conceitos, princípios, objetivos, forma de se chegar ao custo-meta

Leia mais

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Planejamento Integrado de Comunicação Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Pra que planejar? Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI BRASIL MODERNO Plano Diretor é importante porque é o planejamento dos recursos para viabilização

Leia mais

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Recife-PE 22/11/2013

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Recife-PE 22/11/2013 DIVISÃO DE CONSULTORIA 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: Recife-PE 22/11/2013 TEMA DA PALESTRA: Gestão de Fluxos de Trabalho e Indicadores

Leia mais

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Sumário Introdução... 1 Vantagem competitiva e a dependência sobre os dados... 1 Geração e crescimento de receita... 1 Eficiência operacional...

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas II.1 ADMINISTRAÇÃO JURÍDICA 1. Diferenciar nos processos administrativos: pessoa física e/ou pessoa jurídica. 2. Interpretar formas de contrato e compreender suas características. 3. Identificar as características

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É? PLANO DE NEGÓCIO P l a n o d e N e g ó c i o é u m documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista e s t r u t u r a l, a d m i n i s t r a t i v o, estratégico,

Leia mais