EIXO 1. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EIXO 1. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior."

Transcrição

1 EIXO 1 Elaborar material de referência sobre movimentos sociais, tais como Psicologia e Gênero, Psicologia e Relacões Raciais e Psicologia e Movimento LGBT, etc. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior. O Sistema Conselhos irá atuar junto aos diversos atores da formação (MEC, IES, ABEP e FENPB) a fim de fomentar formação profissional preparada para atuar com temáticas contemporâneas e áreas emergentes na perspectiva dos direitos humanos. O Sistema Conselhos junto com ABEP e FENPB irá atuar junto as IES e MEC de forma a fomentar a inserção dos Serviços-escola nas políticas públicas, oferecendo serviços que estejam articulados com as diversas redes de cuidado e atendam as demandas regionais da população. Campinas O Sistema Conselhos irá produzir, em parceria com a ABEP, FENPB, IES e MEC, material ético-técnico relacionado a padrões de qualidade para supervisão profissional. O Sistema Conselhos atuará no sentido de garantir que a representação da Psicologia no Conselho de Educação e em comissões do MEC, em especial na comissão de especialistas do ENADE seja indicada pelo FENPB. A implementação de avaliação de cursos superiores de Psicologia como subsídio para a avaliação do MEC a partir do convênio assinado entre MEC e CFP deverá ser feita em colaboração entre a ABEP. Reconhecer como dia da psicóloga e do psicólogo o dia 27 de agosto, tendo em vista o debate de gênero. Reavaliação, via Sistemas Conselhos, das Resoluções 07/2003 e 01/2009 com vistas a sua atualização, considerando as diferentes áreas de atuação, sobretudo aquelas nas quais a Psicologia compõe equipe multidisciplinares. Piracicab a O sistema Conselhos de Psicologia deve ampliar e qualificar as formas de comunicação com a categoria, de modo a intensificar a mobilização e a participação dos psicólogos nos processos de organização e de definição das diretrizes políticas para o projeto da profissão na sociedade, desenvolvendo estratégias que considerem os impactos possíveis das características da categoria. Garantir continuidade aos processos de interiorização/regionalização do CRP 06 ampliando seus canais de interação com a categoria. Criação de fóruns/eventos permanentes e periódicos na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Que o CRP realize estudo sobre a proporcionalidade entre o número de psicólogas e psicólogos, por região, e avalie a necessidade de ampliar o quadro de recursos humanos (assistentes técnicos e administrativos) e de subsedes. O sistema conselhos irá atuar junto aos diversos atores da formação (MEC, IES, ABEP e FENPB) a fim de fomentar a formação profissional para atuar com as temáticas contemporâneas na perspectiva dos direitos humanos

2 O sistema conselhos junto com ABEP e FENPB irá atuar junto as IES e MEC de forma a aumentar a inserção dos serviços escolas nas políticas públicas, oferecendo serviços que estejam articulados com as diversas redes de cuidado e atendam as demandas regionais da população. Reavaliação, via Sistemas Conselhos, da Resolução 07/2003, uma vez que as demandas de produção de documentos escritos não estão totalmente contemplados na resolução citada. Que o SATEPSI, em seus pareceres, utilize critérios calcados no Direitos Humanos. Que o CFP fortaleça seu posicionamento contra a medicalização, a patologização e a judicialização da vida, articulando este posicionamento junto aos demais conselhos de classe, movimentos sociais e sociedade em geral. O sistema conselhos, juntamente com a ABEP e o FENPB ampliará o debate sobre a formação e a prática profissional no âmbito da América Latina, a partir do diálogo e da interação com entidades responsáveis pela formação e pelo exercício da profissão no âmbito latino americano O sistema conselhos, em parceria com a ABEP, ABRAPEE e FENPB, apoiará as iniciativas que visem inserir o psicólogo no sistema educativo, por meio do trabalho do psicólogo escolar. O sistema conselhos, em parceria com a ABEP, ABRAPEE e FENPB, apoiará as iniciativas que visem inserir a Psicologia no sistema educativo, por meio da psicologia como conteúdo do ensino médio. O CFP deve divulgar nos meios de comunicação numa linguagem acessível a população, o papel e a função do Psicólogo, uma vez que ainda há distorções e falta de informações perante a comunidade. Criação de Fórum/eventos permanentes e periódicos na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O CRP deve manter aproximação e parceria com os estudantes de psicologia quando solicitado em diversas demandas. Promover debate e a divulgação das resoluções do CFP, especialmente 07/2003; 08/2010 e demais que sejam pertinentes e demandas pela categoria. Visto que o segmento populacional que mais cresce no mundo é o idoso e que o Brasil estará em torno do 6º pais do mundo em número de idosos em 2025, os Conselhos de Psicologia devem atuar nas Políticas Públicas de Saúde promovendo discussões e fomentando ações e trabalhos voltados para essa população. Que o CRP 06 mantenha as diretrizes de aproximação com a categoria através das ações de regionalização, realizando um estudo sobre a proporcionalidade do número de psicólogos por região, avaliando a necessidade de ampliar o número de assistentes técnicas nas subsedes.

3 EIXO 2 Divulgar amplamente o processo de avaliação dos testes. (SATEPSI). Intensificar ações junto a diferentes níveis de governo atualizando as referências do CREPOP como instrumento de gestão para ampliar e qualificar a inserção dos psicólogos nas políticas públicas. O sistema conselhos se articular junto as entidades de classe, de formação e de fiscalização da psicologia na América Latina e países de língua portuguesa, fazer mapeamento de temáticas e desafios comuns da profissão. CAMPINAS Dar continuidade a produção de referências pelo CREPOP para ampliação e qualificação da atuação dos psicólogos na políticas públicas tomando como diretriz os pilares da seguridade social e priorizando pesquisas voltadas para a participação em políticas estruturantes de caráter intersetorial. Incluir a possibilidade de realização de conciliação ou mediação de conflitos, na tramitação de processos éticos dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Ampliar o debate acerca das relações da psicologia em relação a temática das pessoas com deficiência, inclusive dos profissionais psicólogos com deficiência. Articular com demais órgãos relacionados (ABEP, sindicato, TJ, MP, Defensoria entre outros) a ampliação e qualificação da atuação do psicólogo na interface com a justiça. Em parceria com FENPB manter o projeto BVS PSI como espaço privilegiado de captação e divulgação do conhecimento e das informações produzidas pela psicologia Promover o debate para alteração da resolução 007/2003, de maneira a atender as especificidades de atuação de psicólogos (as) nas políticas públicas e a produção de documentos. PIRACICABA Ampliar os espaços de discussão com profissionais, pois assim vários psicólogos trocam experiências, cada um trabalha em uma área, e através de discussões cria-se a possibilidade de instaurar novos procedimentos nas organizações. Fóruns multiprofissionais, também amplia o conhecimento. Articular ações com SINPSI no que se refere as condições de precárias de trabalho que interferem no exercício ético profissional. Propomos ampla discussão e divulgação da resolução do CFP 11/2012, que trata do serviço de orientação online. O Sistema Conselhos promova o debate sobre a segurança da categoria quando no exercício dos serviços psicológicos realizados por meio tecnológicos de comunicação à distância. Que o Sistema Conselhos proporcione discussão sobre o tema Coachs. Mobilizar a categoria com vistas sensibilização da sociedade acerca do papel social e político da psicologia e da avaliação psicológica O Sistema Conselhos deve construir com a categoria "cadernos" de referencia com reflexões e sugestões de intervenção que se alinhem à todos os movimentos, que se contrapõem à medicalização, patologização e judicialização da vida. Fortalecimento da participação do Sistema Conselhos nos fóruns de discussão ligados à temática da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Formulação de referências técnicas de atuação na POT.

4 Em parceria com a ABEP, fazer Gestão junto aos órgãos MEC e CNE acerca do seu papel na regulamentação de critérios para melhoria da qualidade dos estágios supervisionados, como por exemplo, no estabelecimento de número mínimo de alunos por turma. Promover a ampliação dos conhecimentos sobre o direito da pessoa humana e a transversalidade de sua promoção nas praticas profissionais dos psicólogos em todos os espaços e nas diferentes áreas de atuação. Nova edição da série Comunicação Popular contemplando o tema sociedade de consumo. Apoiar os movimentos estudantis e a democratização dos espaços de formação dos(as) psicólogos(as). Discutir Os desafios do Psicólogo na inclusão de Pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Que o CRP tenha maior envolvimento com os estudantes. Estreitar a parceria com a Sinpsi no sentido de discutir condições de trabalho que interferem no exercício ético profissional, nas diversas áreas de atuação do Psicólogo. Dar continuidade ao processo de interiorização/regionalização do CRP com foco na maior aproximação com a categoria.

5 EIXO 3 O sistema conselhos deve se manifestar junto a sociedade e ao legislativo com relação a mídia que promove o consumismo à criança e ao adolescente. O Sistema Conselhos deve manter-se alinhado e fortalecer os movimentos da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. O Sistema Conselhos deve apoiar todos os movimentos que lutam contra à medicalização, patologização e a judicialização da vida. Promover amplo debate da aplicação do conceito de equidade, tendo em vista a garantia dos direitos humanos. Sensibilizar a categoria para o comprometimento com os movimentos sociais. Adotar a escrita gendrada nas publicações e na comunicação com a categoria e com a sociedade. CAMPINAS O Sistema Conselhos deve ampliar a comunicação com o sistema de justiça (Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias e Penitenciárias) e a sociedade promovendo o debate sobre o papel do psicólogo na interface com a justiça, O sistema conselhos deve estimular e apoiar ações na defesa do direito da sociedade a ter acesso ao atendimento psicológico nas diferentes políticas pública. Ampliar o debate e o dialogo do tema da patologização/medicalização da vida Com os profissionais da educação e com a sociedade. Elaborar cartilha de comunicação popular sobre o tema da medicalização/patologização da vida. Promover amplo debate da aplicação de conceito de equidade.,tendo em vista a garantia dos direitos humanos. Sensibilizar a categoria para o comprometimento com os movimentos sociais. Ampliar o debate sobre a atuação da Psicologia nas políticas sociais. PIRACICABA Elaborar cartilhas de comunicação popular sobre temas emergentes, tais como: relação de gênero, relação racial, psicologia jurídica, do esporte e emergências e desastres. O CRP 06 deve de forma regional fomentar, estimular e apoiar em conjunto, com as demais entidades da psicologia e com os movimentos sociais a implantação de políticas publicas que busquem a garantia e defesa da diversidade, da equidade e dos direitos humanos. O Sistema conselho realize campanhas de sensibilização junto à sociedade sobre consumismo, em especial voltado para crianças e adolescentes e ação junto ao legislativo em relação ao tema. O Sistema Conselhos deve-se alinhar a todos os movimentos que se contrapõem à medicalização, patologização da vida, através de manifestos, publicações, eventos, representações e apoio. Pesquisa do CREPOP sobre perfil e atuação da POT.

6 Promover amplo debate da aplicação do conceito de equidade. Fomentar junto ao judiciário e/ou a sociedade o conhecimento da atuação da psicologia na interface com a justiça. Defender os princípios da reforma psiquiátrica antimanicomial, alertando a sociedade para o avanço das práticas violadoras dos direitos, principalmente, nas medidas de "combate" ao uso de drogas. Dar visibilidade as contribuições que a psicologia tem produzido considerando as necessidades sociais do nosso país, destacando inclusive a importância da inserção de psicólogos nos diversos contextos de trabalho. Combater o retrocesso nas conquistas relativas a direitos humanos, ajudando a promover a ampliação do acesso da população as políticas públicas. Ampliar o debate do tema da patologização/medicalização da vida com os profissionais da educação e com a sociedade. Elaborar cartilha de comunicação popular sobre o tema patologização/medicalização da vida. Promover amplo debate da aplicação de conceito de equidade. Sensibilizar a categoria para a aproximação com movimentos sociais. Combater o retrocesso nas conquistas relativas a direitos humanos, ajudando a promover a ampliação do acesso da população as políticas públicas. Ampliar o debate sobre a atuação da psicologia nas políticas sociais. Elaborar cartilhas de comunicação popular sobre temas emergentes, tais como: relação de gêneros, relações raciais, psicologia jurídica, psicologia do esporte e emergencias e desastres. O sistema conselhos deve de forma intersetorial, fomentar estimular e apoiar em conjunto com as demais entidades da psicologia e com os movimentos sociais a implantação de políticas públicas que busquem a garantia e defesa da diversidade, da equidade e dos direitos humanos.

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: Maior proximidade entre psicólogos do Vale do Ribeira e o Conselho, através de reuniões e eventos

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Que o Sistema Conselhos articule e fomente discussões e diretrizes junto às universidades, MEC e CAPES e entidades da psicologia (ABEP, SINPSI, CONEP, entre outros) sobre o significado e a importância

Leia mais

9 Congresso Nacional e Regional da Psicologia PRÉ-CONGRESSO PORTO ALEGRE

9 Congresso Nacional e Regional da Psicologia PRÉ-CONGRESSO PORTO ALEGRE 9 Congresso Nacional e Regional da Psicologia PRÉ-CONGRESSO PORTO ALEGRE FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais

Leia mais

CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12

CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12 CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12 PRINCÍPIOS: Zelar pela democracia e por uma Psicologia comprometida com as necessidades da sociedade, estando lado a lado das entidades e movimentos

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS Eixos: Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária 1. Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;

Leia mais

Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2014

Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2014 Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2014 Este plano registra objetivo, metas e as atividades a serem desenvolvidas pelo CRESS-20ª região, por meio de suas comissões Orientação e Fiscalização Profissional;

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: O material produzido pelo CREPOP do Conselho Regional deve ser utilizado como recurso de gestão para qualificar e orientar a prática psicológica no território estadual de sua competência. Proposta:

Leia mais

Planos Decenais de Educação Desafios e perspectivas para a próxima década da implementação ao monitoramento

Planos Decenais de Educação Desafios e perspectivas para a próxima década da implementação ao monitoramento Planos Decenais de Educação Desafios e perspectivas para a próxima década da implementação ao monitoramento Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Região: Assis Proposta: Analisar e utilizar as diversas formas de comunicação (on e off line) para melhorar o diálogo com a categoria (estudantes e profissionais) Região: Assis Proposta: Assim como outras

Leia mais

CONGRESSO DA PSICOLOGIA DO RN II COREP/RN

CONGRESSO DA PSICOLOGIA DO RN II COREP/RN CONGRESSO DA PSICOLOGIA DO RN II COREP/RN CADERNO DE PROPOSTAS EIXO I: Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria; PROPOSTAS DE ÂMBITO NACIONAL Código: 005-N-1-n

Leia mais

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA PLANEJAMENTO UNIFICADO PARA O TEMA EMERGÊNCIAS E DESASTRES ANEXO:

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA PLANEJAMENTO UNIFICADO PARA O TEMA EMERGÊNCIAS E DESASTRES ANEXO: SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA PLANEJAMENTO UNIFICADO PARA O TEMA EMERGÊNCIAS E DESASTRES 2011-2013 ANEXO: Agenda 2011-2013 e Realizações Conjuntas para 2011 do Sistema Conselhos, na temática Emergências

Leia mais

Resultado Trienal. A2. Fazer gestões para rejeição do PL do Ato Médico. Ações A3. Concluir a pesquisa sobre o rol de procedimentos

Resultado Trienal. A2. Fazer gestões para rejeição do PL do Ato Médico. Ações A3. Concluir a pesquisa sobre o rol de procedimentos 2.1 Estabeleceu, em parceria com o movimento sindical, parâmetros para as condições de trabalho adequadas ao exercício qualificado da psicologia 2.1.1 Realizou ações em conjunto com entidades em questões

Leia mais

Organização do Caderno

Organização do Caderno Organização do Caderno Sumário Teses I. Aperfeiçoamento Democrático do Sistema Conselhos CNP - Aperfeiçoamento do processo de construção e realização dos Congressos Nacionais da Psicologia... Estrutura

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

Diversidade Sexual. Foto: Ana Helena Pinto do Amarante

Diversidade Sexual. Foto: Ana Helena Pinto do Amarante Diversidade Sexual - Defesa da despatologização das identidades sexuais, o fortalecimento das práticas psicológicas baseadas na inclusão e no respeito às diferenças, discussões e ações que priorizem o

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO PLANO DE TRABALHO 2017 Conforme Norma I do Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis. Resolução 010/2007 São Luís 2016 1 1.

Leia mais

EIXO 1 DEMOCRATIZAÇÃO DO SISTEMA CONSELHOS E AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE INTERAÇÃO DA CATEGORIA

EIXO 1 DEMOCRATIZAÇÃO DO SISTEMA CONSELHOS E AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE INTERAÇÃO DA CATEGORIA EIXO 1 DEMOCRATIZAÇÃO DO SISTEMA CONSELHOS E AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE INTERAÇÃO DA CATEGORIA EIXO 1 Democratização do Sistema Conselhos e ampliação das formas de interação da categoria Comunicação Impressos

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Que os Conselhos Regionais de Psicologia disponibilizem profissionais capacitados para supervisionar os demais psicólogos em questões pertinentes a todas as áreas de atuação. Proposta: Manutenção

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação

Leia mais

Caderno de Deliberações

Caderno de Deliberações VI Congresso Nacional da Psicologia Do discurso do compromisso social à produção de referências para a prática: construindo o projeto coletivo da profissão Caderno de Deliberações Brasília, 14 a 17 de

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

CONFERÊNCIA SETORIAL 2013

CONFERÊNCIA SETORIAL 2013 CONFERÊNCIA SETORIAL 2013 Setor: Dança Local: Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador) Data da realização: 06 de outubro de 2013 Número de participantes: 29 Número de delegados eleitos: 5 DELEGADOS:

Leia mais

Solicitantes Deputadas Erika Kokay (PT/DF) e Keiko Ota (PSB/SP)

Solicitantes Deputadas Erika Kokay (PT/DF) e Keiko Ota (PSB/SP) Audiência Pública Câmara dos Deputados 06 de dezembro de 2012 Solicitantes Deputadas Erika Kokay (PT/DF) e Keiko Ota (PSB/SP) Substitutivo ao Projeto de Lei 3688/2000 que dispõe sobre prestação de serviços

Leia mais

PLANO DE LUTAS. Aprovado em Caruaru, 01 de abril de 2018

PLANO DE LUTAS. Aprovado em Caruaru, 01 de abril de 2018 PLANO DE LUTAS Aprovado em Caruaru, 01 de abril de 2018 Sumário GD 01: Políticas Educacionais: acesso, permanência e qualidade social da educação.... 2 GD 02: Avaliação Educacional e da Aprendizagem....

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS BAHIA

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS BAHIA PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS BAHIA OBJETIVO GERAL Promover ações integradas para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS e outras DST

Leia mais

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final Por Ordem de nos Eixos Temáticos Brasília (DF), 1 a 4/12/2015 Eixo 1 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade Diretriz

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE - 2015 Eixo I PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1 Que o governo estadual através da secretaria de Segurança

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE MOVIMENTOS SOCIAIS Mapear os EIV S e EIVI S e Por compreender a importância dos C.R de Movimentos Sociais incentivar a participação

Leia mais

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Documento do Fórum de Entidades em Psicologia PROJETO DE RESOLUÇÃO INSTITUI AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE Contratante: Município de Caicó/ RN Proponente: CEDECA Casa Renascer Natal/

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 11. Compete às esferas federal, estaduais, do

Leia mais

AÇÕES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2018

AÇÕES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2018 AÇÕES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2018 ID Unidade Gestora Objetivo Ação observações 1 2? Comissão de Comunicação Realizar comemoração estadual, alusiva ao Dia do psicólogo/a Realizar de forma transversal

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA LIVRE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

MODELO DE RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA LIVRE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL MODELO DE RELATÓRIO DE CONFERÊNCIA LIVRE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL IDENTIFICAÇÃO Nome da Conferência: Conferência Livre de Proteção e Defesa Civil: contribuições da Psicologia como ciência e profissão

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA CENÁRIO ATUAL DIFICULDADES E ENTRAVES SOCORRO E ASSISTÊNCIA DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

Sumário. O que é um Centro de Referências?

Sumário. O que é um Centro de Referências? Sumário O que é um Centro de Referências? Plano de ação para o Grupo Nacional Cultura Infância Meta 1 - Fundo Nacional da Cultura Infância Meta 3 - Planos Estaduais Articulação com outras redes Articulação

Leia mais

VIII CNP Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos. Caderno de Deliberações

VIII CNP Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos. Caderno de Deliberações VIII CNP Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos Caderno de Deliberações 1 Caderno de Deliberações do VIII CNP VIII CNP Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas

Leia mais

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL Laranja inclusão Verde - supressão EIXO V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Serviço de Psicologia e Orientação (8 atividades) Eixo 1 - Sucesso educativo

Plano Anual de Atividades. Serviço de Psicologia e Orientação (8 atividades) Eixo 1 - Sucesso educativo Plano Anual de Atividades Serviço de Psicologia e Orientação (8 atividades) Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. GAPE - Gabinete de Apoio aos Pais

Leia mais

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF 1 Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF Assegurar a capacitação técnica das Instituições pertencentes ao SNF, aperfeiçoando

Leia mais

ASSEMBLEIA DAS POLÍTICAS, DA ADMINISTRAÇÃO E DAS FINANÇAS - APAF. 30 e 31 de maio de 2015.

ASSEMBLEIA DAS POLÍTICAS, DA ADMINISTRAÇÃO E DAS FINANÇAS - APAF. 30 e 31 de maio de 2015. ASSEMBLEIA DAS POLÍTICAS, DA ADMINISTRAÇÃO E DAS FINANÇAS - APAF 30 e 31 de maio de 2015. PAUTA ORDEM DEFINIDA NA APAF MESA SÁBADO: CRPs 05 (Rodrigo Moura), 13 (Ana Sandra Fernandes) e CFP (Graça Jacques)

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

Caderno de Propostas. 26, 27 e 28 de abril de 2013 Espaço APAS - São Paulo

Caderno de Propostas. 26, 27 e 28 de abril de 2013 Espaço APAS - São Paulo Caderno de Propostas VIII COREP - SP Congresso Regional de Psicologia Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos 26, 27 e 28 de abril de 2013 Espaço APAS -

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária 1) CRP: 07 2) Tipo de evento: Pré Congresso 3) Título

Leia mais

ASSEMBLEIA DAS POLÍTICAS, DA ADMINISTRAÇÃO E DAS FINANÇAS APAF. 21 e 22 de maio de 2016.

ASSEMBLEIA DAS POLÍTICAS, DA ADMINISTRAÇÃO E DAS FINANÇAS APAF. 21 e 22 de maio de 2016. ASSEMBLEIA DAS POLÍTICAS, DA ADMINISTRAÇÃO E DAS FINANÇAS APAF 21 e 22 de maio de 2016. PONTO DE PAUTA ENCAMINHAMENTOS 1. APRECIAÇÃO DA ATA DA APAF DE DEZEMBRO DE 2015. Ata do 1º dia da Apaf de dezembro/2015:

Leia mais

10 CNP: Relatório analítico (completo) de Propostas de âmbito todas no COREP

10 CNP: Relatório analítico (completo) de Propostas de âmbito todas no COREP 10 CNP: Relatório analítico (completo) de Propostas de âmbito todas no COREP CRP 11ª Região (CE) Eixo #1:Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos. Proposta 1 (11-E1-0001) Âmbito Nacional

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania.

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA REGIME PAUTADO NA SOBERANIA POPULAR E NO RESPEITO

Leia mais

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CARTA

Leia mais

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2016-2025 Embasamento Considerando que o município de São José do Campos tem a obrigação de elaborar os Planos Municipais

Leia mais

Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS Assembleia Geral Ordinária 29 de outubro de 2013, Pauta: Apresentação das Deliberações do 42º Encontro Nacional; Prestação de Contas Parcial 2012/2013;

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL TERMO DE ADESÃO AO COMPROMISSO NACIONAL PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL O Município (NOME), representado

Leia mais

1.1.1 Política de Extensão

1.1.1 Política de Extensão 1.1.1 Política de Extensão Na FURB, a Extensão fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e realiza-se orientada para o favorecimento das condições

Leia mais

TEMA: 1 - A MULHER NOS ESPAÇOS DO PODER. Implementação e implantação da Secretaria ou Departamento dos Direitos e das Políticas para a Mulher.

TEMA: 1 - A MULHER NOS ESPAÇOS DO PODER. Implementação e implantação da Secretaria ou Departamento dos Direitos e das Políticas para a Mulher. TEMA: 1 - A MULHER NOS ESPAÇOS DO PODER DIF IC UL DAD ES A falta de recursos financeiros (orçamentos específicos para a área) dos entes federados. Desconhecimento dos Conselhos dos Direitos da Mulher Falta

Leia mais

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância.

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância. Assessoria Técnica No conjunto das estratégias definidas por ocasião da implantação do PAIR a atividade da Assessoria Técnica é também destacada como uma das mais relevantes, considerando a necessidade

Leia mais

caderno de deliberações

caderno de deliberações caderno de deliberações Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária caderno de deliberações Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária Brasília,

Leia mais

ACORDO SETORIAL PARA A PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FRANCA

ACORDO SETORIAL PARA A PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FRANCA ACORDO SETORIAL PARA A PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FRANCA ACORDO SETORIAL OBJETIVO: Colaboração entre os diferentes signatários, que se comprometem a intervir de maneira

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA João Pessoa, 31 de janeiro de 2015. Nós, estudantes de Fisioterapia, presentes no

Leia mais

Serviço Social e Saúde

Serviço Social e Saúde 2 Para a análise do na atualidade é necessário recuperar os avanços e lacunas ocorridos na profissão a partir dos anos de 1980. Essa década marca o início da maturidade da tendência hegemônica intenção

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Que as carteiras de identidade Profissional (CIP) passem a reconhecer o nome social de psicólogos e psicólogas transexuais. Proposta: Elaborar material educativo e pedagógico sobre Psicologia

Leia mais

Fiscalização Profissional

Fiscalização Profissional Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde Deliberações do 38º. Encontro Nacional CFES-CRESSCRESS Fiscalização Profissional 1. Aprimorar a minuta de resolução que veda a utilização de práticas terapêuticas

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS ÉTICA E DIREITOS HUMANOS Item PROPOSTAS Responsabilidade 1. Garantir debates do Conjunto / acerca da concepção crítica de direitos humanos com produção de materiais de divulgação que destaquem o posicionamento

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Frente Nacional de Prefeitos Mesa: Faces e Intersetorialidade da Economia Solidária

Leia mais

CPA CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. Mogi das Cruzes SP Institucional AVALIAÇÃO - CPA. Gestão No. Assunto Projeto de Avaliação

CPA CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. Mogi das Cruzes SP Institucional AVALIAÇÃO - CPA. Gestão No. Assunto Projeto de Avaliação - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Gestão 26 27 Mogi das Cruzes SP 26 06/02/26 06/02/26 /26 1/ 8 SUMÁRIO COMPOSIÇÃO... 3 1. CONTEXTO INSTITUCIONAL... 4 2. OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO... 4 3. COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED JULIO GREGÓRIO FILHO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DF Como o CONSED vem atuando

Leia mais

Coordenador Técnico de Comissões. Diretoria e Gerências. Comissões Temáticas com supervisão do Coordenador Técnico de Comissões

Coordenador Técnico de Comissões. Diretoria e Gerências. Comissões Temáticas com supervisão do Coordenador Técnico de Comissões 1. QUESTÕES GERAIS DA GESTÃO OBJETIVOS: 1) Ter clareza (entendimento, autonomia, responsabilidade, compreensão) da função de conselheiro e como desempenhar com autonomia o seu papel na relação com a categoria,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO GESTÃO

PLANO DE TRABALHO GESTÃO PLANO DE TRABALHO GESTÃO 2013 2015 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará foi criada em 20 de dezembro de 2010 por meio da Lei Complementar Estadual nº 91. A Ouvidoria

Leia mais

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de CARTA DE SÃO CARLOS Os participantes do VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos, reunidos na Universidade Federal de São Carlos, no dia 03 de setembro de 2016 para refletir

Leia mais

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF.

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - DIPES Esplanada dos Ministérios Bloco L 3º Andar Anexo II - Sala 310 70047-900 Brasília DF Telefone:

Leia mais

Da Finalidade e Objetivos

Da Finalidade e Objetivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA Regulamenta a atuação

Leia mais

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais.

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. 19. Constituir fóruns paritários e regulares, envolvendo

Leia mais

Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil

Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil Artigo 1º: ODS Universidades Brasil é uma rede de Instituições de Educação Superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) que

Leia mais

FENPB. Um projeto agregador da Psicologia no Brasil

FENPB. Um projeto agregador da Psicologia no Brasil FENPB Um projeto agregador da Psicologia no Brasil Criado em 1998, o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, o FENPB, é um espaço amplo e agregador de organização e construção coletiva que

Leia mais

SEMANA INTEGRADA DE PSICOLOGIA de Agosto a 03 de Setembro de 2016

SEMANA INTEGRADA DE PSICOLOGIA de Agosto a 03 de Setembro de 2016 APRESENTAÇÃO Com o intuito de comemorar os 54 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil (27 de Agosto de 1962), as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem cursos de Psicologia

Leia mais

Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia ( ) Textos de referência

Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia ( ) Textos de referência Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (2013-2022) Textos de referência 1. PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS a. Índices elevados de analfabetismo e baixo nível de escolaridade da população. b. Fragilidade de

Leia mais

MÓDULO 3 Elaborando o projeto de prevenção

MÓDULO 3 Elaborando o projeto de prevenção MÓDULO 3 Elaborando o projeto de prevenção C0NSTRUINDO O PROJETO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS DA ESCOLA 21 Atividade colaborativa 3. Definição de referenciais teóricos, dos objetivos e dos sujeitos da

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO Processo Sustentabilidade Sub-Processo Sustentabilidade Emissão Código 25/05/2018 POG.10.000.R10 br.ccb.com Informação Confidencial Propriedade do CCB Brasil 1 1. OBJETIVO

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação 3

SUMÁRIO. Apresentação 3 SUMÁRIO Apresentação 3 Resoluções 5 I. Profissão 5 I.1. Avaliação Psicológica 5 I.2. Condições de Trabalho 6 I.3. Educação 7 I.4. Esporte 8 I.7. Psicologia: Ciência e Profissão 9 I.8. Psicologia Jurídica

Leia mais

PAIR Copa e Grandes Obras

PAIR Copa e Grandes Obras PAIR Copa e Grandes Obras INSTITUCIONAL Fruto de uma parceria firmada em 2002 entre o Governo Brasileiro e Organizações Internacionais. O PAIR écoordenado peloprograma Nacional de Enfrentamento da Violência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.725, DE 27 DE ABRIL DE 2016 Institui a Rede Intersetorial de Reabilitação Integral e dá outras providências. A PRESIDENTA

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais