ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro Octogonal Língua Portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa"

Transcrição

1 ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro Octogonal MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função social) Textos narrativos Textos informativos Textos verbais, não-verbais e de linguagem mista Textos instrucionais Textos em versos: poemas e letras de música Cartão-postal Sentidos das palavras no texto Significado da palavra de acordo com o contexto Organizar palavras em ordem alfabética. Consultar o dicionário, com autonomia, para resolver dúvidas de grafia e de sinonímia. Uso do dicionário Sinônimos e antônimos Leitura compartilhada Produção de textos Identificação das características de um tento narrativo (conto). Planejamento, produção, revisão e edição de textos Legibilidade da letra Adequação da escrita ao contexto Escrita de textos coerentes Pontuação Paragrafação Discurso direto: uso dos dois-pontos e travessão Funções do narrador no texto Ler com autonomia textos de variados tipos e gêneros, compreendê-los e interpretá-los. Reproduzir, com adequação, o conteúdo de textos lidos, de tipos e assuntos variados. Desenvolver habilidades e estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação de conteúdo implícito, comparação, inferência, análise, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, relação entre forma e conteúdo. Consultar o dicionário com autonomia. Identificar semelhanças ou diferenças de significados entre as palavras Participar ativamente em momentos de leitura compartilhada, contribuindo para a compreensão coletiva do texto. Desenvolver habilidades para a crítica e/ou apreciação (fundamentada por argumentação consistente) dos textos que lê. Identificar as características de um texto narrativo (conto). Produzir um reconto de um texto narrativo conhecido, modificando, intencionalmente, alguns detalhes do texto original. Elaborar textos, com coerência, observando a ordem cronológica dos fatos e o assunto tratado. Identificar, utilizar e traçar, de forma legível, as letras maiúsculas e as minúsculas do alfabeto. Usar adequadamente a pontuação nos vários gêneros literários. Identificar as funções do narrador nos vários gêneros literários. Organizar frases e idéias em parágrafos. Consultar com autonomia o dicionário. Uso do dicionário (referência para escrita correta)

2 Gramática Procedimentos para o uso da gramática (livro) como referência de estudo. O que é? Para que serve? Como utilizar Fonema, letra e sílaba Fonema e letra Sílaba Classificação dos fonemas: vogais, consoantes e semivogais Ordem alfabética Encontros de fonemas e letras: encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos Divisão silábica Sílaba tônica Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e quanto à tonicidade Substantivo (comum e próprio) Adjetivo Acento circunflexo, agudo e grave Acentuação gráfico (monossílaba, oxítona, paroxítona e proparoxítona) Verbos Identificação do verbo em texto O tempo nas formas verbais Concordância entre o verbo e o substantivo Perceber a diferença entre letra ( sinal gráfico) e fonema ( articulação dessa letra). Escrever as palavras em ordem alfabética. Identificar número de sílabas e tonicidade nas palavras. Compreender o conceito de encontro vocálico. Identificar os encontros vocálicos em determinadas palavras e classificá-los de acordo com seu tipo. Compreender os conceitos de encontro consonantal e dígrafo. Empregar adequadamente os dígrafos. Diferenciar dígrafo de encontro consonantal. Identificar substantivo e adjetivos em textos. (Re) conhecer que a classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas depende da posição em que a sílaba tônica se encontra. Identificar o verbo nos diversos gêneros literários. Localizar, o verbo nos tempos presente, pretérito e futuro. Estabelecer relações de concordância do verbo com o substantivo (ou pronome) a que se refere. Utilizar adequadamente os sinais de pontuação estudados em textos. Pontuação Vírgula Ponto Ponto de interrogação Ponto de exclamação Ortografia m antes de p/b m/n no final s/ss e c/ç o/ou e e/ei consoante + l consoante + r sc/sç/xc consoante não acompanhada de vogal s depois l, n,r gu/qu j/g ar, er, ir, or, ur Escrever, com correção, palavras cujo som tem relação direta com a grafia e palavras que apresentam características ortográficas trabalhadas em sala de aula.

3 Matemática Números e operações Nosso sistema de numeração Números grandes. Retomada das tendências de cálculo já aprendidas. Perceber a Matemática como conhecimento construído pelos seres humanos ao longo da história; Adquirir noções sobre sistemas de numeração ao longo da história da Matemática; Significados operatórios e operações inversas. Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até as dezenas de milhar. Cálculo mental e estimativas. Reconhecer padrões na representação e leitura de números grandes em nosso sistema de numeração; Adquirir noções sobre as quantidades representadas por números grandes. Calcular com números naturais adições, subtrações e multiplicações mentalmente; Explorar propriedades da adição e subtração. Reconhecer a relação de inversão entre adição e subtração. Calcular com números naturais adições e subtrações e multiplicação usando o algoritmo habitual. Resolver situações-problema usando os significados operatórios. Usar diagramas ou esquemas na resolução de situaçõesproblema. Desenvolver habilidades de leitura, inclusive de imagens, e de seleção de informações. Espaço e forma Conceituação de polígonos. Construção de triângulos e quadriláteros. Congruência, deformação e ampliação de formas geométricas. Grandezas e medidas Uso de unidades de medida: capacidade, massa, comprimento, volume, tempo e temperatura. Caracterizar polígonos como forma plana de contorno retilíneo e de acordo com o número de lados. Explorar propriedades das figuras geométricas. Construir conceito de figuras congruentes (de medidas iguais) e de figuras semelhantes (uma é a ampliação perfeita da outra). Exercitar o uso de unidades de medida de tempo como dia, semana, mês e ano. Nomear e ordenar convencionalmente os meses do ano. Tratamento da informação Estimativas. Dados numéricos. Resolver situações práticas envolvendo medidas de tempo. Coletar e registrar informações. Discutir significados das palavras que designam as quatro operações Uso de vocabulário Matemático. Construção de gráficos de barras.

4 Ciências sociais (história e geografia) Geografia A necessidade de orientar-se no espaço. A orientação por plantas e mapas. Localizando o Brasil na América do Sul. O Distrito Federal na Região Centro-Oeste. Regiões Administrativas. Entorno: o vizinho do Distrito Federal. Identificar, nomear e reconhecer funcionalidade dos pontos cardeais. Reconhecer e diferenciar alguns instrumentos de representação dos espaços geográficos (mapas, globo, planisfério, plantas). Interpretar informações expressas em linguagem cartográfica e em outras formas de representação do espaço. Identificar e nomear os continentes no mapa-mundi. Localizar e nomear, no mapa do Brasil, a região em que se encontra o Distrito Federal. Reconhecer a importância de cada Região Administrativa. Identificar as cidades do Entorno que participam da economia do Distrito Federal. Linguagem cartográfica: semelhanças e diferenças de mapa e globo, planta e mapa, pontos cardeais e colaterais História Povos indígenas: primeiros habitantes. As capitais que o Brasil já teve. Comissão exploradora do Planalto Central do Brasil. JK, início e desafio. Vencedor: Lúcio Costa. Oscar Niemeyer: escultor da própria imaginação. Catetinho. Os construtores. Utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos. Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens. Utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos. Destacar aspectos relevantes da história do Distrito Federal e de Brasília. Identificar os primeiros habitantes do Distrito Federal. Reconhecer a importância do indígena na formação do povo e da cultura locais. Relacionar a mudança da capital federal ao progresso da Região Centro-Oeste. Identificar acontecimentos importantes que antecederam a construção de Brasília. Destacar fatos relevantes na construção de Brasília e momentos significativos da história do Distrito Federal. Reconhecer personagens importantes na história de Brasília e valorizar o trabalho de quem ajudou a construir a cidade. Valorizar a diversidade da população e da cultura de Brasília, originárias de várias regiões brasileiras e de outros países.

5 Ciências naturais ALIMENTAÇÂO E A DIGESTÂO Os alimentos. A dieta saudável. Os órgãos do sistema digestório. Como o corpo aproveita os alimentos. Compreender porque precisamos nos alimentar e o que os alimentos oferecem. Reconhecer as origens dos alimentos. Identificar os nutrientes dos alimentos. Reconhecer hábitos alimentares saudáveis. Compreender como ocorre o processo da digestão. Identificar e conhecer a função dos órgãos do sistema digestório TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS Produção dos alimentos Conservação dos alimentos Os alimentos industrializados Compreender que a agricultura é uma invenção do ser humano. Compreender a importância da conservação dos alimentos. Conhecer algumas técnicas para conservação dos alimentos. Compreender que os alimentos industrializados passam por processo de transformação antes de serem comercializados. RESPIRAÇÃO, CIRCULAÇÃO, E EXCREÇÃO A respiração. A circulação. Compreender a função dos sistemas respiratórios, excretor e cardiovascular. Reconhecer as estruturas e a importância do sistema respiratório, excretor, e cardiovascular. A excreção

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO Conteúdos curriculares Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Poema Crônica Descrição História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso Fábula Leitura

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros Poema Crônica História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso História de

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.

Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 2º ANO Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Português Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Disciplina: Português Período: 1º Unidade 1 Eu me comunico Linguagem : formal e informal Variação regional de vocabulário Usando diferentes linguagens Ortografia: L e U,A/AI; E/I; O/OU; Usando diferentes

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. COMUNICADO Nº 0040 /2015. ASSUNTO: CONTEÚDOS E DATAS DAS PROVAS BIMESTRAIS

SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. SÃO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2015. COMUNICADO Nº 0040 /2015. ASSUNTO: CONTEÚDOS E DATAS DAS PROVAS BIMESTRAIS 1º ANO A ENSINO FUNDAMENTAL 13/04 ALFABETIZAÇÃO ENCONTROS VOCÁLICOS, - ALFABETO, SÍLABAS P, M, N, L, D E C DITADO, - ESCRITA ESPONTÂNEA NUMERAIS ATÉ 29, - VIZINHOS FIGURAS GEOMÉTRICAS SEQUENCIA, - DITADO

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 HABILIDADE: Escrever texto, com correspondência sonora; Escrever texto, a partir do tema proposto. 1. Escreve textos, sem erros ortográficos,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de:

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de: 2º ANO de: reconhecer letras; reconhecer sílabas; estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas; ler palavras; ler frases; localizar informação explícita em textos; reconhecer

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PARCIAIS 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2º BIMESTRE (7,0) 1º ANO 2ª feira (21/05) Inglês - Livro didático p. 14 a 19 e conteúdos do caderno 2º referentes ao 2º bimestre. 4ª feira (23/05) História e Geografia (O dia do livro / O índio / O dia

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

Horário das Verificações.

Horário das Verificações. História / Leitura 1ºANO A, B e C Reciclando ideias; O lugar onde vivemos; A natureza; Os recursos naturais; Dia e noite. Livro págs 30 a 45. Ordem dos números (crescente e decrescente); Maior e menor

Leia mais

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano

PLANEJAMENTO 3º TRIMESTRE/2014. Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano Professor(a): Karine Petes Disciplina: Artes Turma: 4ºano *Construir discursos com música, representação e imagens, expressando o que vê, pensa e sente sobre os temas abordados; *Refletir sobre a importância

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º

Leia mais

Cont_13V4_2015.docx pág. 1 de 6

Cont_13V4_2015.docx pág. 1 de 6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 4º PERÍODO/2015 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2, 3 e 4) Gêneros História em versos História em prosa História em quadrinhos Letra de canção Conto

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Cantiga popular Texto informativo Relato pessoal Letra de canção Conto de fadas Conto maravilhoso

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 3º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 3º ANO... dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso depende

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2ª AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE 1º ANO. DATA DISCIPLINA CONTEÚDO PONTUAÇÃO Unit-04 Numbers; Números do 01 ao 10; Unit-05 Shape;

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2ª AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE 1º ANO. DATA DISCIPLINA CONTEÚDO PONTUAÇÃO Unit-04 Numbers; Números do 01 ao 10; Unit-05 Shape; 1º ANO Unit-04 Numbers; Números do 01 ao 10; (TERÇA - Unit-05 Shape; Formas geométricas. HISTÓRIA/ Unidade 4- O tempo passa; GEOGRAFIA/ Unidade 5- O lugar de morar; (QUINTA- Unidade 6- O lugar de estudar;

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange LÍNGUA PORTUGUESA Leitura: Meu nome não é esse (Notícia); Pesquisa de opinião (entrevista); Aprofundamento

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

ROTEIRO 1ª ETAPA 4º Ano M/T / Ensino Fundamental I PROFESSORAS MAGDA NUNES/DOMINICK MASCARENHAS/EDYLA/JÉSSICA

ROTEIRO 1ª ETAPA 4º Ano M/T / Ensino Fundamental I PROFESSORAS MAGDA NUNES/DOMINICK MASCARENHAS/EDYLA/JÉSSICA ROTEIRO 1ª ETAPA 4º Ano M/T / Ensino Fundamental I PROFESSORAS MAGDA NUNES/DOMINICK MASCARENHAS/EDYLA/JÉSSICA Queridos Alunos, É hora de reafirmarmos o compromisso com nossos estudos e nos prepararmos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 2015 2º ANO. Mário Quintana. Senhores Pais e/ou Responsáveis,

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 2015 2º ANO. Mário Quintana. Senhores Pais e/ou Responsáveis, ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 2015 2º ANO... dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso

Leia mais

Rio, 14/09/11 Circular n 123/11. Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ)

Rio, 14/09/11 Circular n 123/11. Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - MANHÃ) Assunto: CONTEÚDO E CALENDÁRIO DE PROVAS DO 3º BIMESTRE 1º ANO (101 - Estudos Soc. 1. Em caso de falta a uma ou mais provas, o aluno deverá requerer a 2ª chamada na Secretaria da Escola, em até 48 horas.

Leia mais

CONTEÚDOS E DATAS DE TESTES 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA

CONTEÚDOS E DATAS DE TESTES 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA PRODUÇÃO DE TEXTO (6ª (2ª (3ª 1º ANO - 3º BIMESTRE PROF.ª PATRÍCIA PRODUÇÃO DO FINAL DE UMA, UTILIZANDO IMAGENS COMO APOIO. ESTUDAR OS SONS DE TODAS AS FAMÍLIAS DO ALFABETO, EXCETO K, Y, W. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014. 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014. 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS 2º ANO A Prof. Ana Cristina 3º BIMESTRE 11/8 Português Ortografia, letra H, interpretação Gênero do substantivo: masculino e feminino. Número do substantivo: singular e plural. Pronomes possessivos e pessoais.

Leia mais

JUNHO. Avaliação de História: 9º Ano C, 101, 201, 202, 301, 3012 VESPERTINO

JUNHO. Avaliação de História: 9º Ano C, 101, 201, 202, 301, 3012 VESPERTINO JUNHO Dia 01 02 MATUTINO Estudo dirigido de Espanhol: 301 03 04 05 06 07 08 MATUTINO Avaliação de História: 9º Ano C, 101, 201, 202, 301, 3012 Avaliação de CFB: 9º Anos Cap.19. Trabalho de Geografia: 3º

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data:

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data: FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nomes: Ana Carvalho, Tairini, Ellen, Tâmiris, Cássia, Cátia Weber. Professor: Zenar Schein Data: Listagem Conteúdos: 6º ano ensino fundamental Morfologia Fonética

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1 e 2) Gêneros História em quadrinhos Letra de canção Diário Notícia Conto de fadas Texto de opinião Conto

Leia mais

Colégio Integral Educação como estímulo de vida

Colégio Integral Educação como estímulo de vida ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DE ESTUDOS I 1º ANO PORTUGUÊS (18.05.2015) Estudo de texto. Gênero: Lista de compras / parlenda. Produção. Ortografia: Palavras com: L, M, N, P, R e RR, S e SS. Palavras com til

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 5.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LETIVO 2012/2013 Planificação Global 5º Ano 2012-2013 1/7 NÚMEROS

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA 5º ano 2012/2013 UNIDADE: Números e Operações 1 - NÚMEROS NATURAIS OBJECTIVOS GERAIS: - Compreender e ser capaz de usar propriedades dos números inteiros

Leia mais

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades.

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades. ANEXO I - PROGRAMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E DE REDAÇÃO Prova (Todos os Cursos) Trabalhando em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, o UNIFEMM entende que as avaliações do processo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. ano - 1. volume UNIDADE 1 Símbolos Letras do alfabeto UNIDADE 2 Alfabeto (vogais e consoantes) Crachá Letras do próprio nome, do nome do professor e dos colegas

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Agrupamento de Escolas José Maria dos antos Critérios de Avaliação 4. º Ano Língua Portuguesa 2011/12 Capacidade de compreensão Interpreta Responde Reconta Questiona Revela dificuldades na interpretação.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 3º Mês: outubro Domínios de referência Objetivos/Descritores Conteúdos Oralidade 1

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014 2º ANO A/B/C 4º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS. Saúde - cuidando do corpo

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014 2º ANO A/B/C 4º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS. Saúde - cuidando do corpo 2º ANO A/B/C Artigo, pronomes pessoais e possessivos, sinônimo e antônimo, verbos (tempos verbais presente, passado e futuro), ortografia (bl, cl, fl, gl, pl, tl). 22/10 Ciências Saúde - cuidando do corpo

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA

PROVA DE NÍVEL - 2 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA PROVA DE NÍVEL - 2 ANO Coletando informações sobre a Turma; Onde usamos os números. Produção e interpretação de texto; Escrita 27/02 LINGUA PORTUGUESA cursiva/bastão; Família silábica B e D; Rimas, Símbolos

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com.

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com. LÍNGUA PORTUGUESA Ordem alfabética. Letra, sílaba e palavra. Nomes próprios e comuns. Masculino e feminino. Sinônimo e antônimo. Adjetivo. Verbos (ação). Ortografia: M antes de p e b c/ç g/j. Gêneros textuais:

Leia mais

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia PAOLA GENTILE Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia A forma como se lê um texto varia mais de acordo com o objetivo proposto do que com o gênero, mas você pode ajudar o aluno a entender

Leia mais

5º ANO. # MATEMÁTICA * Unidade 5 (págs 172 até 201), caderno e ficha.

5º ANO. # MATEMÁTICA * Unidade 5 (págs 172 até 201), caderno e ficha. 5º ANO * História em quadrinhos; * Emprego das terminações, SSE e ECE ( págs 170 até 173); * Artigos definidos e indefinidos ( págs 182 e 183); * Sinônimos e antônimos ( págs 126 até 129); * Acentuação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA PLANIFICAÇÃO 3.º ANO 2013/2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA PLANIFICAÇÃO 3.º ANO 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA PLANIFICAÇÃO 3.º ANO 2013/2014 setembro/outubro novembro dezembro - texto narrativo - texto poético Ordem alfabética Consulta de dicionário Família de palavras Verbo: tempo

Leia mais

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado.

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado. AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO 07:15 às 08:05 Matemática Ciências História Geografia 08:05 às 08:55 Matemática Ciências História Geografia 09:25 às 10:15 Português Português Matemática 10:15 às 11:00

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professor Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proletr/fasciculo_port.pdf Antônio Augusto Gomes Batista Ceris S. Ribas Silva Maria das Graças de Castro Bregunci Maria

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais

2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 3.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 3.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Disciplina: PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO - Ano

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Boletim de Guia para os Pais das Escolas Públicas Elementar de Central Falls

Boletim de Guia para os Pais das Escolas Públicas Elementar de Central Falls Boletim de Guia para os Pais das Escolas Públicas Elementar de Central Falls O objetivo principal do cartão de relatório elementar é comunicar o progresso do aluno para os pais, alunos e outros funcionários

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

Agenda Semanal 29 de abril a 03 de maio

Agenda Semanal 29 de abril a 03 de maio PERÍODO INTEGRAL Maternal 1, 2,3 Educação Infantil 1º e 2º Ano www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br www.facebook.com/ethosmg @EscolaEthos Agenda Semanal 29 de abril a 03 de maio Maternal 1, 2, 3 Educação

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO)

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) Processo Avaliativo Unidade Didática PRIMEIRA UNIDADE Competências e Habilidades Aperfeiçoar a escuta de textos orais - Reconhecer

Leia mais

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências

Língua Portuguesa. História Geografia. Matemática Ciências II UNIDADE - 3ºM1 - Data: 20/08 (Exatas) - 21/08 (Humanas) Nos dias 20 e 21 de agosto, acontecerá a nossa 5ª Verificação Parcial de Aprendizagem da II Unidade. HUMANAS (21/08) EXATAS (20/08) Ciências.

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário.

Entrega dia 13/07. Avaliação dia 16/07 3º horário. Entrega dia 13/07. Entrega dia 13/07. Avaliação dia 15/07 3º horário. LÍNGUA PORTUGUESA: Substantivo; Artigo; Adjetivo; Interpretação de texto. Avaliação dia 16/07 3º horário. Números primos e compostos. Problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Frações (definição

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO I PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José

Leia mais

3 rd Grade. Conteúdos Gerais Conteúdos Específicos Habilidades Questão Problematizadora Ser humano e Os sentidos. Os movimentos

3 rd Grade. Conteúdos Gerais Conteúdos Específicos Habilidades Questão Problematizadora Ser humano e Os sentidos. Os movimentos Guia Curricular Ciências Naturais 3 rd Grade Conteúdos Gerais Conteúdos Específicos Habilidades Questão Problematizadora Ser humano e Os sentidos. Reconhecer os movimentos do corpo Qual o caminho que o

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO 2º PERÍODO. LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos)

Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO 2º PERÍODO. LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos) Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos) 1º PERÍODO UNIDADE 1 O DESEJO HUMANO DE EXPLORAR I. EM ALTO-MAR Estamos em alto-mar...

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo 14/ Terminologia a utilizar na classificação

Leia mais

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS 1º ANO III UNIDADE / 2013

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS 1º ANO III UNIDADE / 2013 CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS 1º ANO Ciências Reino vegetal / Como nascem os vegetais / Partes de um vegetal (págs. 109 a 124) Completar texto com palavras que rimam. Leitura e interpretação de texto

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2011 ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGO: AGENTE DE APOIO BÁSICO Leitura, compreensão e interpretação de texto; conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua; estrutura

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO - ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - I TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDO - ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - I TRIMESTRE ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Departamento de Coordenação Pedagógica Olinda, 06 de abril de 2015. ROTEIRO DE ESTUDO - ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - I TRIMESTRE INFORMAÇÕES: 13/04 a

Leia mais

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano.

Planejamento Anual 2014 Matemática 1º período 3º ano - Ensino Fundamental I. Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano. COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Planejamento Anual 2014 Matemática

Leia mais

PROCESSO DE INGRESSO 2016

PROCESSO DE INGRESSO 2016 DIRETORIA-GERAL OS 065/15-2b PROCESSO DE INGRESSO 2016 MANUAL DO CANDIDATO ORIENTAÇÕES Os candidatos deverão apresentar-se, na data marcada, com no mínimo 15 minutos de antecedência; acompanhados dos pais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de PORTUGUÊS, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO

AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: 31 3841-1743 / 3842-2402 www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br @EthosEscola facebook.com/ethosmg

Leia mais