I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos de Licenciatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos de Licenciatura"

Transcrição

1 I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO Cursos de Licenciatura

2 Coordenação de Ensino Prof.ª Suely Miranda Cavalcante Bastos Coordenadora do Ensino Prof.ª Miriam Marques Leal Assessora de Estágio, Trabalho de Curso e Atividades Complementares Prof. Osvaldo José da Silveira Neto Assessor dos Cursos Bacharelados Prof.ª Nélia Cristina Pinheiro Finotti Assessora dos Cursos Superiores de Tecnologia Secretária: Lilian Lopes Fernandes Assessores: Daniele Assis Rodrigues Patrícia de Castro Ribeiro Waltra Theodora da Costas SIBRE Bruna Pimentel Lopes Vanessa Guimarães do Nascimento coordensino.prg@ueg.br Telefone:

3 A coordenação de Ensino é o setor da PrG responsável: pela integração entre os diversos cursos dos Campus da UEG, com as Coordenações dos Cursos e prestar orientações quanto à elaboração dos PPCs. pela análise das propostas pedagógicas apresentadas pelos Campus, pela supervisão, administração e coordenação das ações pedagógicas relativas aos cursos de graduação e pelo acompanhamento e aplicação das legislações inerentes ao ensino superior de graduação. pelo planejamento, coordenação e supervisão das atividades desenvolvidas pelas assessorias de Estágio, TC e Atividades Complementares dos Cursos de Licenciaturas, Bacharelados e Superiores de Tecnologia, bem como do Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais.

4

5 Flexibilidade do discente no Processo formativo; Ementas e Bibliografias do Núcleo Comum e Núcleo de Modalidade (Res. CsA 547/2015); Oferta de disciplinas de Núcleo Comum e Modalidade; Alteração da Matriz 2015/1; Disciplinas de Núcleo Livre versus Disciplinas Optativas.

6 Os alunos precisam saber!

7 (apenas p/ Cursos em processo de extinção) Período de solicitações: 01/02/2017 a 24/02/2017 Memorando Circular 08/2016 Coordenação de Ensino/ Formulários Matriz Antes Depois

8 Semipresencialidade/CEAR Período de Inscrições dos Professores dos Câmpus - Março/2017 e Agosto/2017; O Curso do CEAR deverá ser realizado no período anterior a oferta da disciplina; Reoferta de disciplina Atualizar a disciplina no período anterior a oferta da disciplina; Plataforma Institucional apenas Moodle CEAR. Disciplinas disponíveis para oferta ministradas pelos professores do CEAR. Acesse: Acesse:

9 O na Resolução CsA nº 854/2015 Diretrizes Básicas para o Estágio Supervisionado na Universidade Estadual de Goiás Submete-se:. Legislações Federais - Lei nº11.788/2008;. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos;. Regimento Geral da UEG e Resolução CsA nº 854/2015;. Regulamentos de Estágio dos Cursos.

10 O na se divide em: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Pré-requisito para a integralização curricular.. Articulação aos componentes curriculares do curso;. Síntese do processo de formação. Estágio Supervisionado Não Obrigatório. Atividade acadêmica não curricular, opcional, complementar;. Natureza formativa prevista no PPC;. Integralização não obrigatória.

11 Carga horária de na Para o ALUNO: Estágio Obrigatório. Legislação vigente e Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso (DCN).. Explicitado no Projeto Pedagógico do Curso PPC. Estágio Não obrigatório. Histórico escolar do discente;. Aproveitada como Atividade Complementar se constar no PPC. Para o Professor 1 (uma) hora semanal por discente orientado, acrescido de horas conforme a tabela: Número máximo de alunos por turma: 15 Até 5 discentes + 2 horas De 6 a 9 discentes + 3 horas De 10 a 14 discentes + 4 horas 15 discentes + 5 horas

12 Campos Concedentes de na Espaços institucionais governamentais. públicos, privados e organizações não Requisitos indispensáveis para uma complementação educacional Compatível com as necessidades da formação profissional. Celebração de convênios ou documentos equivalentes. UEG - campo de Estágio desde que apresente condições e seja previsto no PPC.

13 Estagiário Discente matriculado no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Cadastro de Termo de Compromisso de Estágio: Professor Orientador Obrigatório Coord. Adjunto Estágio Não Obrigatório Demais modalidades Direito a seguro de vida. Estágio Supervisionado Não Obrigatório - sem exigência de matrícula. Supervisão e Orientação do Estágio Supervisão de Estágio Ato educativo - acompanhamento efetivo: - Docente orientador da UEG; - Profissional supervisor do campo de estágio. Orientação do professor - ações presenciais e não presenciais previstas PPC e no Regulamento de Estágio do Curso - REC.

14 Termo de Compromisso de Estágio Acordo - Educando, Parte concedente e Instituição de ensino. Previsão - condições de adequação do estágio. Instrumento jurídico - não criação de vínculo empregatício. Celebrado - Estágio Supervisionado Obrigatório, Obrigatório Realizado nas Férias, Obrigatório Interno e Não Obrigatório. Acesso Sistema Veritas. Vinculado à matrícula no Sistema Acadêmico Fenix; Acesso e cadastro no Sistema Veritas: 1. Professor Orientador Obrigatório 2. Coordenador Adjunto de Estágio: - Estágio Obrigatório (se for professor) - Estágio Não Obrigatório - Estágio Obrigatório nas Férias - Estágio Obrigatório Interno Gestão Assessoria de Estágio da PrG

15 DE CURSO DA Submete-se - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos (DCN); - Regimento Geral da UEG; - Projeto Pedagógico do Curso (PPC); - Regulamento de Trabalho de Curso (RTC). Terminologia - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) final do curso, definido no PPC e Regulamento de TC do curso - RTC.

16 DE CURSO DA TC - Componente Curricular TC Obrigatório - definido nas DCN como pré-requisito para a integralização curricular. TC Opcional - não previsto ou definido como opcional nas DCN. Quando opcional nas DCN ou nas normas vigentes, torna-se obrigatório se previsto no PPC.

17 DE CURSO DA Modalidades de Apresentação: Monografia; Artigo Científico; Revisão Bibliográfica ou Revisão da Literatura; Revisão Sistemática da Literatura; Plano de Negócio; Relatório; Produto.

18 DE CURSO DA Coordenação Adjunta de TC Professor do curso - indicado pelos pares, para coordenar e organizar as condições de realização dos TC. Cumprir e fazer cumprir a Política de TC da UEG e o RTCA. A indicação para mais de um curso: - coerência entre as áreas de formação; - reunião com a representatividade dos professores dos cursos envolvidos.

19 DE CURSO DA Orientação de TC Professor Orientador de TC - docente designado para acompanhar o discente; - Presenciais presença física do orientando; - Não presenciais sem presença física instrumentos de comunicação a distância.

20 DE CURSO DA Articulações do TC Com as seguintes atividades: Incubadora de empresas Empresa júnior Extensão Pesquisa Laboratórios, centros, núcleos e grupos de estudos e/ou pesquisas Programas institucionais Estágio supervisionado

21 DE CURSO DA Avaliação de TC Dois instrumentos de avaliação, formal ou não; A nota resultante da média - igual ou superior ao valor definido no Regimento Geral da UEG (6,0 pontos)

22 Minuta de Resolução da Política Institucional para as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Goiás. Proposta pelo GT de Estágio, Atividades Complementares e TC na Transversais, opcionais e interdisciplinares; Práticas acadêmicas, de livre escolha do acadêmico; Relação - mundo do trabalho e/ou ações de extensão; Flexibilização curricular - produção e compartilhamento de conhecimentos; Natureza diversa - múltiplas modalidades; Realizadas de forma presencial e/ou à distância; Relacionadas à área de formação do acadêmico e/ou áreas afins; Qualificação profissional, humana e social.

23 na Obrigatoriedade das AC Definida: - DCN e/ou no PPC do curso de graduação e especificidades da legislação; - Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho Estadual de Educação (CEE). Submete-se: - Regimento Geral da UEG; - Projeto Pedagógico do Curso - PPC - Resolução a ser aprovada; - Regulamento das Atividades Complementares do Curso RAC.

24 na Modalidades das AC Atividades de formação social, humana e cultural; Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo; Atividades e projetos de ensino, de formação profissional, pesquisa, iniciação científica e tecnológica. Curso - definir as modalidades e cargas horárias mínimas e máximas- DCN e PPC descritas no RAC.

25 Integralização da Carga horária na Não computar como AC: Atividades que já tenham sido integralizadas como outro componente curricular do curso; Atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório. A carga horária das disciplinas de Núcleo Livre que ultrapassar o previsto na matriz curricular poderá ser computada como Atividades Complementares desde que previstas no RAC. Para integralização da carga horária Nenhuma atividade poderá responder isoladamente por mais de 20% (vinte por cento) do total da carga horária de AC previstas para o curso. A integralização da carga horária de AC poderá ocorrer: - dentro de uma mesma modalidade; - dentro de um único grupo de atividades componentes das três modalidades definidas nesta Política (desde que previsto no RAC). Cumprimento da carga horária das Atividades Complementares previstas nas DCN e no PPC - requisito indispensável à integralização curricular do acadêmico.

26 ATIVIDADES: Coordenar os serviços de administração, informação, formação e desenvolvimento de coleções, processamento técnico, automação dos acervos, organização do material informacional e atendimento às Bibliotecas da UEG, tais como: 1) Envio semestral de Memorando Circular solicitando as listas de aquisição de livros; 2) Organização das listagens recebidas por editora; 3) Contato com as editoras a fim de adquirir a documentação necessária para dar início à compra do material; 4) Montagem do processo e encaminhamento aos setores responsáveis. PLANILHA PADRÃO PARA AQUISIÇÃO DE LIVROS Item Qtd Título do Livro Autor (sobrenome e Nome) Editora Volume Câmpus Curso

27 RESULTADOS DO MEMORANDO CIRCULAR COORD. ENSINO 019/2016 Todos os Câmpus enviaram suas solicitações; Total de títulos a serem adquiridos; Em Jan/2017 estão em fase de aquisição títulos. Dificuldades: a) Informações incorretas; b) Livros esgotados ou fora de catálogo; c) Burocracia do processo de aquisição. sibre.gga.prg@ueg.br SIBRE

28 Aproveitamento de disciplinas do Núcleo Específico; Aproveitamento de disciplinas do Núcleo Livre Portador de diploma; cursadas em outras IES; Núcleo Livre é formado pelas AC e Disciplinas (de acordo com a Matriz do Curso) Memorandos enviados por ; Abertura de Processos; Alterações no Projeto Pedagógico do Curso;

29 Site: Site: Telefone:

30

I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos Superiores de Tecnologias e Bacharelados

I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos Superiores de Tecnologias e Bacharelados I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO Cursos Superiores de Tecnologias e Bacharelados Coordenação de Ensino Prof.ª Suely Miranda Cavalcante Bastos Coordenadora do Ensino Prof.ª

Leia mais

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA 1 REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. Estas normas regulamentam os estágios dos cursos

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

Resolução UNESP-57, de

Resolução UNESP-57, de Resolução UNESP-57, de 30-6-2014 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos estágios curriculares dos cursos de graduação da UNESP A Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia RESOLUÇÃO N 01, 01 de novembro de 2016. Define o Estágio Supervisionado Obrigatório do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINUTA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/XX/2013 Regulamenta e define a carga horária e a ementa do componente curricular Estágio Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAMETRO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAMETRO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAMETRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento fixa diretrizes e normas

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

EDITAL N. 11 /2013. Este edital entrará em vigor a partir desta data, revogando os dispositivos anteriores. Curitiba, 15 de abril de 2013

EDITAL N. 11 /2013. Este edital entrará em vigor a partir desta data, revogando os dispositivos anteriores. Curitiba, 15 de abril de 2013 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ Reconhecida pelo Decreto Governamental n.º 70.906 de 01/08/72 e Portaria n.º 1.062

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO O presente regulamento tem a finalidade de normatizar os estágios do curso de Terapia Ocupacional de acordo com a legislação vigente,

Leia mais

Estágio Obrigatório UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Estágio Obrigatório UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estágio Obrigatório UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Profa. Maria Rosália Ribeiro Brandim Coordenadora CEO/PREG/UFPI CEO - ESTÁGIO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PALMAS/2011 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA NATUREZA...03 CAPÍTULO II - DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO...03 Seção I - Da

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO?

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? O Setor de Estágio (SESTA) da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação desta

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO?

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? O Setor de Estágio (SESTA) da Diretoria de Ensino da Pró -Reitoria de Graduação

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância)

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art.

Leia mais

APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura

APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura 119 APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ CURSO MÚSICA

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS ESTÁGIOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU Em consonância com o disposto na Lei nº 11.788 e com o Regulamento de Estágios do IFPR; CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

EXPLICAÇÕES SOBRE ESTRUTURA CURRICULAR E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

EXPLICAÇÕES SOBRE ESTRUTURA CURRICULAR E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EXPLICAÇÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório

Leia mais

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010.

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. A Presidenta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP Mirassol/SP 2014 REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Estágio Não obrigatório do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. NORMAS ESPECÍFICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

CONSELHO SETORIAL DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 115/2014

CONSELHO SETORIAL DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 115/2014 CONSELHO SETORIAL DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 115/2014 Dispõe sobre a constituição e as funções da Comissão Orientadora de Estágio (COE) nos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação".

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da Faculdade Redentor tem por objetivos gerais: I. Propiciar ao discente uma ação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP

RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP Súmula Aprova o Regulamento de Estágio Supervisionado Não Obrigatório dos estudantes dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO os artigos 61 e 82 da Lei de Diretrizes e

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 1 RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 APROVA O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA MATRIZ 2018 DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, BACHARELADO, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019. Dispõe sobre regulamentação de Estágio Supervisionado no âmbito da UFERSA na condição de Instituição de Ensino. O Presidente em exercício do

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios Curriculares Supervisionados, componentes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Leia mais

RESOLVE: Capítulo I DA NATUREZA

RESOLVE: Capítulo I DA NATUREZA RESOLUÇÃO 02/16 CCMV Regulamenta os estágios no Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O Colegiado do Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias, na cidade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância)

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2015 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Regulamenta as atividades complementares

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Desde IPUC - Instituto Politécnico. Desde 2011

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Desde IPUC - Instituto Politécnico. Desde 2011 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Desde 1958 IPUC - Instituto Politécnico DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS Desde 2011 Campus Belo Horizonte - Unidade Coração Eucarístico

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA Normatiza a realização dos estágios supervisionados previstos nas Matrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC NÚCLEO DE CARREIRA PROFISSIONAL MAIO 2012 CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades

Leia mais

UFSCAR E ESTÁGIO O TRABALHO DA CEM/PROGRAD. Me. Fernando Moura Fabbri Petrilli Me. Josilene Ap. Sartori Zampar

UFSCAR E ESTÁGIO O TRABALHO DA CEM/PROGRAD. Me. Fernando Moura Fabbri Petrilli Me. Josilene Ap. Sartori Zampar UFSCAR E ESTÁGIO O TRABALHO DA CEM/PROGRAD Me. Fernando Moura Fabbri Petrilli Me. Josilene Ap. Sartori Zampar QUEM SOMOS NÓS? COORDENADORIA DE ESTÁGIO E MOBILIDADE OBJETIVO Assessorar a Pró-Reitoria de

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO)

SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO) SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO) Capivari de Baixo (SC), dezembro de 2014. CAPITULO I Da Criação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018 A Presidente em exercício do Conselho Universitário (CONSU), Reitora do Centro Universitário

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2761/14-CONSUN, 29 de Outubro de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 2761/14-CONSUN, 29 de Outubro de 2014. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 2761/14-CONSUN, 29 de Outubro de 2014. EMENTA: Altera a Resolução 1969/2009- CONSUN, que trata das Normas Gerais Orientadoras Referentes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006. RESOLUÇÃO Nº 034/2006 - CEPE DE 23 de Agosto de 2006. APROVA A ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CEPE N.º 003- A/2003 NORMAS DE ESTÁGIO. O Reitor da Universidade Castelo Branco, usando de suas atribuições legais

Leia mais

UniBrasil Centro Universitário

UniBrasil Centro Universitário 1 UniBrasil Centro Universitário REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURITIBA MARÇO DE 2014 2 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Do estágio e sua finalidade...3 CAPÍTULO 2 Das condições...3

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU LICENCIATURA. Título I DA CONCEITUAÇÃO E OBRIGATORIEDADE

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU LICENCIATURA. Título I DA CONCEITUAÇÃO E OBRIGATORIEDADE NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU LICENCIATURA Título I DA CONCEITUAÇÃO E OBRIGATORIEDADE Art. 1º. Entende-se por Estágio Curricular Supervisionado o ato educativo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2017 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

Prof.ª Liane Maria Calarge

Prof.ª Liane Maria Calarge RESOLUÇÃO Nº. 170, DE 09 DE AGOSTO DE 2018. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPUS IV DO LITORAL NORTE COLEGIADO DE CURSO DE ECOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPUS IV DO LITORAL NORTE COLEGIADO DE CURSO DE ECOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPUS IV DO LITORAL NORTE COLEGIADO DE CURSO DE ECOLOGIA RESOLUÇÃO Colegiado de Curso de Ecologia No. 1/ 09 Normatiza o sistema

Leia mais

Bacharelado em Teologia. Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório FUNDAMENTOS LEGAIS E REGULAMENTAÇÃO

Bacharelado em Teologia. Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório FUNDAMENTOS LEGAIS E REGULAMENTAÇÃO Página 1 de 7 Bacharelado em Teologia Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório FUNDAMENTOS LEGAIS E REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O estágio supervisionado obrigatório do curso de graduação em Teologia

Leia mais

Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda Silva Neusa Margarete Gomes Fernandes Ronaldo Meireles Martins

Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda Silva Neusa Margarete Gomes Fernandes Ronaldo Meireles Martins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda

Leia mais

Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) sjt.com.br

Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) sjt.com.br O Diretor Geral da Faculdade São Judas Tadeu, no uso de suas atribuições regimentais, institui o Regulamento de conforme aprovação do Conselho Superior. Art. 1º O estágio é o ato educativo desenvolvido

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade.

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. Por: Prof.ª Brandina Fátima M. de Castro Andrade UEG 10 DE JUNHO DE 2014 PPC - Principais elementos O Projeto Pedagógico é elaborado em consonância

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares Regulamento Interno de Estágio do Curso de Farmácia Campus Governador Valadares

Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares Regulamento Interno de Estágio do Curso de Farmácia Campus Governador Valadares Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares Regulamento Interno de Estágio do Curso de Farmácia Campus Governador Valadares TÍTULO I Da comissão orientadora de estágio CAPÍTULO I Dos

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau, no uso de

Leia mais

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Estágio Curricular Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Normas gerais Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018

ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018 ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018 O Presidente da Escola Superior de Pouso Alegre de Divinópolis, Profº. Wilfred Sacramento Costa Júnior, no exercício

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ANEXO 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO 49 REGULAMENTO DE ESTÁGIOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO Estabelece normas para a realização de estágios

Leia mais

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL Grade Curricular O que o discente de engenharia precisa fazer para concluir o curso? Estágio ENADE Atividades complementares Integralização das disciplinas TCC Integralização

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO IFBA- CAMPUS SANTO AMARO Página 1 de REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e;

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE Aprova alteração nas Normas de Estágio do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1. Os estágios curriculares do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Redentor são considerados como

Leia mais

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário. Resolução n.º 31/2015 Estabelece a Criação Regulamento de Estágio do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Faculdade Campo Real O Diretor Geral da Faculdade Campo Real, mantida pela UB Campo

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular teóricoprático previsto nas Diretrizes Curriculares

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: SUGESTÃO DE SUMÁRIO. Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: SUGESTÃO DE SUMÁRIO. Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: SUGESTÃO DE SUMÁRIO Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Elementos a destacar Princípios Normativos Princípios Norteadores Articulação com PPI e PDI Perfil

Leia mais

R E S O L V E: Considerando a necessidade de regulamentar o Estágio Supervisionado Obrigatório, com base na Lei de 26/09/2008.

R E S O L V E: Considerando a necessidade de regulamentar o Estágio Supervisionado Obrigatório, com base na Lei de 26/09/2008. RESOLUÇÃO Nº 678/2008. EMENTA: Estabelece normas para organização e regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório para os estudantes dos Cursos de Graduação da UFRPE e dá outras providências. O

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Capítulo I Do conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. RESOLVE: Capítulo I Do Regulamento. Capítulo II Do Estágio, De Sua Regulamentação e Seus Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. RESOLVE: Capítulo I Do Regulamento. Capítulo II Do Estágio, De Sua Regulamentação e Seus Objetivos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS GOIANÉSIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Regulamenta a realização do Estágio Curricular no âmbito do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Leia mais

RESOLUÇÃO - FACE Nº 27

RESOLUÇÃO - FACE Nº 27 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS RESOLUÇÃO - FACE Nº 27 Aprova o Regulamento de Estágios do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Do trabalho em condições especiais Prof. Cláudio Freitas - Estágio Lei 11.788/08, Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - O Estágio Supervisionado é um componente

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO nº 020 de 11 de junho de 2013. Dispõe sobre as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos

Leia mais

CONSIDERANDO o que determina Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004 e a Lei Nº de 25 de setembro de 2008;

CONSIDERANDO o que determina Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004 e a Lei Nº de 25 de setembro de 2008; Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins Palmas Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias Coordenação de Interação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2013 DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA

RESOLUÇÃO Nº 02/2013 DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA RESOLUÇÃO Nº 02/2013 DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA Estabelece normas para a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios no âmbito dos cursos de graduação da

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017 Dispõe sobre a realização de Estágios Curriculares Supervisionados nos Cursos de Ensino Superior. A Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado

Leia mais

Resolução nº 031/2009-ConEPE-UnP Natal-RN, 16 de março de 2009.

Resolução nº 031/2009-ConEPE-UnP Natal-RN, 16 de março de 2009. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ConEPE Resolução nº 031/2009-ConEPE-UnP Natal-RN, 16 de março de 2009. Aprova o novo Regulamento dos Estágios Curriculares da Universidade Potiguar. A Presidente

Leia mais

U n i v e rsidade Es tadual de Maringá Centro de Ciências Biológicas

U n i v e rsidade Es tadual de Maringá Centro de Ciências Biológicas fl. 1 RESOLUÇÃO N 057/2011-CI/CCB CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro e no site http://ccb.uem.br, no dia 15/12/2011. Aprova reformulação do projeto

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais