Enunciados de problemas sobre cálculo aproximado de correntes de curto-circuito e dimensionamento de canalizações eléctricas e suas protecções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Enunciados de problemas sobre cálculo aproximado de correntes de curto-circuito e dimensionamento de canalizações eléctricas e suas protecções"

Transcrição

1 Enunciados de problemas sobre cálculo aproximado de correntes de curto-circuito e dimensionamento de canalizações eléctricas e suas protecções J. Neves dos Santos J. Rui Ferreira M. Costa Matos J. Tomé Saraiva

2 1. Considere a rede de média tensão representada na figura, onde: I " 1 12 = 4,4 pu z = 0,02 + j0,4 pu z = z = z = j0,1 pu Calcule o valor máximo instantâneo da corrente de curto-circuito presumido no barramento 3. Considere a rede longe dos alternadores. 2. Uma rede de distribuição em média tensão é constituída por quatro linhas, sendo Z12 = Z13 = j 0.5 p.u., Z23 = j 0.7 p.u. e Z34 = j 0.6 p.u. ( Sbase = 120 MVA ; Vbase = 30 kv ). A rede é alimentada por duas subestações ligadas aos nós 1 e 2; cada subestação está equipada com um transformador de 30 MVA, X=5%, 60/30 kv. a) Desenhe o esquema unifilar da rede. b) Calcule o valor eficaz da corrente de curto-circuito presumido no barramento 3. Para o efeito, admita que Scc = 500 MVA nos barramentos da rede de 60 KV. 3. Uma rede de distribuição em média tensão é constituída por quatro linhas, sendo Z12 = Z13 = Z23 = Z34 = j 0.5 p.u ( Sbase = 100 MVA ; Vbase = 15 kv ). A rede é alimentada por duas subestações ligadas aos nós 1 e 2; cada subestação está equipada com um transformador de 20 MVA, X=6%, 60/15 kv. a) Desenhe o esquema unifilar da rede. b) Calcule o valor eficaz da corrente de curto-circuito presumido no barramento 2. Para o efeito, admita que Scc tem um valor infinito nos barramentos da rede de 60 KV. 4. Na figura está representado o esquema unifilar de parte de uma rede eléctrica de média tensão, sendo as distâncias apresentadas em km. As linhas têm uma reactância de 0,4 Ω/km, o cabo de baixa tensão é do tipo LSVAV mm 2 e o transformador tem as seguintes características: S n = 800 kva ; tensões nominais 15 kv / 400 V ; X f = 5 %. a) Determine a corrente (valor eficaz) de curto-circuito trifásico simétrico no barramento 5. b) Determine a corrente (valor eficaz) de curto-circuito trifásico simétrico no barramento 7. c) Determine o valor de pico da corrente calculada em b). Nota: Despreze as resistências das linhas MT.

3 S 1 '' = 500 MVA S 2 '' = 500 MVA m LSVAV (enterrado) 7 (100 + j40) kva 5. Na figura está representado o esquema unifilar de parte de uma rede de distribuição de energia eléctrica em baixa tensão. a) Dimensione as canalizações PT-AD e AD-QG, sabendo que ambas são constituídas por cabos VAV (enterrados); atenda apenas à condição de aquecimento. b) Admitindo que a alimentação do armário de distribuição era feita por dois cabos em paralelo, dimensione-os; atenda apenas à condição de aquecimento. c) Calcule a queda de tensão entre a saída do posto de transformação e o quadro geral, nas condições da alínea a). Verifique se é satisfeita a condição de queda de tensão e, em caso negativo, apresente uma solução para o problema. Legenda da figura: AD armário de distribuição ; QG quadro geral. VAV VAV 100 m 50 kw cos ϕ = 0.7 (i) PT 500 m AD 200 kva cos ϕ = 0.75 (i) QG 10 cv η = 80 % cos ϕ = 0.7 (i) 6. Considere, novamente, a rede do problema 4. a) Dimensione as protecções (por fusíveis) contra sobreintensidades do cabo LSVAV. b) Calcule o poder de corte dos fusíveis.

4 7. Um prédio de habitações dispõe de três colunas montantes, designadas por CM1, CM2 e CM3 (ver figura). Cada coluna alimenta dez habitações, do tipo 4 para CM1, do tipo 3 para CM2 e do tipo 2 para CM3. a) Dimensione a canalização que alimenta o quadro de colunas, bem como as protecções contra sobreintensidades por fusíveis. b) Dimensione as três colunas montantes, bem como as protecções contra sobreintensidades por fusíveis. c) Calcule o poder de corte dos fusíveis dimensionados nas alíneas anteriores. Nota: considere nos cálculos as seguintes potências contratadas: serviços comuns kva; habitações T kva; habitações T kva; habitações T2 6.9 kva. Legenda da figura: QGPT quadro geral do posto de transformação; QC quadro de colunas; SC serviços comuns / 400 V VAV (enterrado) 20 m CM1 (30 m) CM2 (30 m) S '' = 300 MVA 400 kva x = 4% QGPT QC CM3 (30m) SC 8. Um prédio de habitações tem 8 pisos (incluindo R/C), com 3 habitações por piso (T4:13.8 kva; T3:10.35 kva; T2:6.9 kva). Os Serviços Comuns consomem 13.8 kva. A alimentação vem directamente do posto de transformação (I cc(bt) = 13 ka), através de um cabo enterrado, VAV mm 2, protegido por fusíveis de 250 A. a) Dimensione a coluna montante, em cabo VV, incluindo a protecção por fusíveis. b) Determine o poder de corte dos fusíveis. 9. Um prédio de habitação tem 5 pisos (incluindo R/C), com 4 habitações por piso, cada uma com kva instalados. Os serviços comuns consomem kva. A alimentação vem directamente do posto de transformação [I cc(bt) = 15 ka], através de um cabo enterrado (comprimento = 100 m) do tipo VAV mm 2, protegido com fusíveis de 200 A. a) Dimensione duas colunas montantes iguais, independentes, em cabo VV, incluindo as protecções por fusível. As colunas têm um comprimento de 12.5 m e serão instaladas no mesmo oco vertical, mas não estarão encostadas. b) Pronuncie-se acerca da selectividade das protecções das colunas e do alimentador.

5 10. Um armário de distribuição alimenta dois prédios de habitação, cada um dos quais com 5 habitações (10.35 kva) e serviços comuns (6.9 kva), através de dois ramais separados (20 m). No total, existem três armários iguais ao descrito, dependentes do mesmo alimentador (150 m). Todos os cabos são VAV enterrados. Dimensione o alimentador e os dois ramais, incluindo as protecções contra sobrecargas, e apenas no caso do alimentador, também a protecção contra curto-circuitos. 11. Na figura representa-se o esquema unifilar de parte de uma rede de distribuição de energia eléctrica em Baixa Tensão. A coluna montante CM1 alimenta 10 instalações de utilização, cada uma delas com a potência instalada de kva. A coluna montante CM2 alimenta 5 instalações de utilização, cada uma delas com a potência instalada de 13.8 kva. Dimensione o cabo trifásico VAV para alimentação do Quadro de Colunas (QC) e a respectiva protecção por fusível, incluindo a determinação do respectivo poder de corte (S cc no barramento de média tensão do PT: 200 Mvar) / 400 V 630 kva x = 6% VAV (enterrado) 100 m QC CM1 (15 m) CM2 (15 m) SC (10.35 kva) 12. Um prédio de habitação é composto por 10 andares, havendo em cada andar duas habitações T4 (potência contratada de 13.8 kva) e uma habitação T2 (potência contratada de 6.9 kva). Para alimentação do prédio serão instaladas duas colunas montantes, em prumadas diferentes, alimentando, respectivamente, as habitações do 1º ao 5º andar e as habitações do 6º ao 10º andar. Sabe-se ainda que serão usados utilizados condutores do tipo V e que o comprimento das colunas é de 15m e 30m para a coluna mais curta e para a mais longa, respectivamente. O prédio é alimentado directamente de um PT próximo (S=630 kva; x=6%) através de um ramal em cabo VAV 3x mm 2 com 50m de comprimento. a) Desenhe o esquema unifilar, devidamente legendado, da instalação colectiva de utilização (prédio). b) Dimensione as colunas montantes e as respectivas protecções por fusíveis. c) Dimensione o poder de corte dos fusíveis. Para o efeito, admita que a potência de curtocircuito no barramento de MT do PT é. 13. Um prédio de habitação é composto por 13 andares, havendo em cada andar duas habitações T4 (potência contratada de 13.8 kva) e duas habitações T2 (potência contratada de 6.9 kva), e por um quadro de serviços comuns (potência contratada de 13.8 kva). Para alimentação do prédio serão instaladas duas colunas montantes no mesmo oco vertical, alimentando respectivamente, as habitações T4 (coluna montante A) e as habitações T2 (coluna montante B).

6 Sabe-se ainda que serão utilizados condutores do tipo V e que o comprimento das colunas é de 36m. O prédio é alimentado directamente de um PT próximo (S=630 kva; x=5%) através de um ramal em cabo VAV 3x mm 2 com 70m de comprimento. a) Desenhe o esquema unifilar, devidamente legendado, da instalação colectiva de utilização (prédio). b) Dimensione a coluna montante A e a respectiva protecção por fusíveis. c) Dimensione o poder de corte dos fusíveis dimensionados em b). Para o efeito, admita que a potência de curto-circuito no barramento de BT do PT é 12,6 MVA. 14. Um prédio de habitação é composto por 6 andares, havendo em cada andar duas habitações T4 (potência contratada de 13.8 kva) e duas habitações T2 (potência contratada de 6.9 kva). Para os serviços comuns é contratada uma potência de 13.8 kva. Para alimentação das habitações será instalada uma coluna montante com 20m de comprimento, constituída por cabos trifásicos do tipo VV. O prédio é alimentado directamente de um PT próximo (S=800 kva; x=5%) através de um ramal em cabo LSVAV 3x mm 2 com 100m de comprimento. a) Desenhe o esquema unifilar, devidamente legendado, da instalação colectiva de utilização (prédio). b) Dimensione a coluna montante e as respectivas protecções por fusíveis. c) Dimensione o poder de corte dos fusíveis dimensionados em b). Para o efeito, admita que a potência de curto-circuito no barramento de BT do PT é de 16 MVA (use S base = 800 kva).

INSTALAÇÃO COLECTIVA DE ENERGIA ELÉCTRICA

INSTALAÇÃO COLECTIVA DE ENERGIA ELÉCTRICA INSTALAÇÃO COLECTIVA DE ENERGIA ELÉCTRICA A instalação colectiva de edifícios deve obedecer ao Regulamento de Segurança de Instalações Colectivas de Edifícios e Entradas, sendo constituída por: Quadro

Leia mais

Redes e Sistemas de Energia 1. Problemas das Aulas Práticas Trânsito de Energia ~ ~

Redes e Sistemas de Energia 1. Problemas das Aulas Práticas Trânsito de Energia ~ ~ Problema TE1 G 1 ~ ~ G 1 S C1 S C A linha possui uma tensão nominal de 0 kv e as seguintes características: x = 0,4 Ω/km b =,75 µs/km L = 160 km As potências de carga nos barramentos 1 e são: SC1 = 100+j30

Leia mais

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW)

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW) (c) Rendimento É a relação entre a potência fornecida ao eixo e a potência elétrica de entrada, ou seja, (Veja Tabela 3), P P util η= = total P P mecanica eletrica (d) Fator de potência Relação entre a

Leia mais

CURTO CIRCUITOS ESQUEMA IT

CURTO CIRCUITOS ESQUEMA IT CURTO CIRCUITOS ESQUEMA IT ESTUDO DO CURTO-CIRCUITO NA REDE 2 PODER DE CORTE EXIGIDO A UM APARELHO DE PROTEÇÃO SAIDA TRANSFORMADOR PdC Icc máxima prevista Icc máxima prevista f (rede equivalente a montante)

Leia mais

ET720 Sistemas de Energia Elétrica I. Capítulo 4: Transformadores de potência. Exercícios

ET720 Sistemas de Energia Elétrica I. Capítulo 4: Transformadores de potência. Exercícios ET720 Sistemas de Energia Elétrica I Capítulo 4: Transformadores de potência Exercícios 4.1 Um transformador monofásico de dois enrolamentos apresenta os seguintes valores nominais: 20 kva, 480/120 V,

Leia mais

Memorial Técnico Descritivo Projeto Elétrico da Câmara de Vereadores de Canguçu Endereço: Rua General Osório, 979 Canguçu RS

Memorial Técnico Descritivo Projeto Elétrico da Câmara de Vereadores de Canguçu Endereço: Rua General Osório, 979 Canguçu RS Obra: Edifício Comercial Proprietário: Câmara de Vereadores de Canguçu Endereço: R.General Osório, 979 - Canguçu - RS Data: Março de 2009 Responsável Técnico: Arquiteto Charles de Almeida Ferreira 1- Generalidades:

Leia mais

Supondo que a linha de transmissão é infinita, represente: a) A distribuição espacial da tensão e da corrente nos instantes de tempo t = 100 µs e

Supondo que a linha de transmissão é infinita, represente: a) A distribuição espacial da tensão e da corrente nos instantes de tempo t = 100 µs e Problema 3.1 Considere que uma onda de tensão triangular, com as características indicadas na figura, se propaga numa linha de transmissão monofásica, sem perdas e de impedância característica Z W = 500

Leia mais

c.dativo.cno@gmail.com UFCD 1197 UC 6 Coluna Montante e Entradas Instalação colectiva Instalação eléctrica em regra estabelecida no interior de um edifício com o fim de servir instalações de utilização

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA AERONÁUTICA CONCURSO DE ADMISSÃO AO EAOEAR 2002 05 No circuito mostrado na figura abaixo, determine a resistência

Leia mais

FINALIDADE RAMO DE ATIVIDADE. Pré-moldados CARGA INSTALADA

FINALIDADE RAMO DE ATIVIDADE. Pré-moldados CARGA INSTALADA FINALIDADE Este memorial refere-se ao projeto(de acordo com a NT-002/2011 R03 da COELCE) de implantação de uma subestação aérea de 225kVA, atendendo à BM Pré-Moldados LTDA. Localidade:, Rodovia BR 222,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SAFETYMAX

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SAFETYMAX DOCUMENTAÇÃO (LEGAL) REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2006 de 11 de Setembro. DIRECTIVA DE BAIXA TENSÃO 2006/95/CE - Decreto

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA 2007-2008 Urbanização Energia NR08 Trabalho Realizado Por: Carlos Manuel Pinto Oliveira, ee04026@fe.up.pt Ricardo Nuno Freitas Neves, ee02035@fe.up.pt Tiago Filipe Ferreira

Leia mais

CAPÍTULO 3 SELEÇÃO DE CONDUTORES

CAPÍTULO 3 SELEÇÃO DE CONDUTORES CAPÍTULO 3 SELEÇÃO DE CONDUTORES Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 INTRODUÇÃO Um correto dimensionamento dos condutores é tão importante quanto o próprio condutor utilizado. Realizar o cálculo

Leia mais

Materiais e Equipamentos Eléctricos

Materiais e Equipamentos Eléctricos Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia Materiais e Equipamentos Eléctricos Dimensionamento de cabos e protecções Ano Lectivo 2000/01 (Albano de Almeida). CabosProtecções.doc - 1

Leia mais

SELEÇÃO DOS CONDUTORES

SELEÇÃO DOS CONDUTORES SELEÇÃO DOS CONDUTORES UNIDADE III 1. INTRODUÇÃO Um correto dimensionamento dos condutores é tão importante quanto o próprio condutor utilizado. Realizar o cálculo e a seleção é necessário quando são instalados

Leia mais

SUBESTAÇÃO AÉREA 225KVA PNT IND E COM DE PLASTICOS LTDA.

SUBESTAÇÃO AÉREA 225KVA PNT IND E COM DE PLASTICOS LTDA. Memorial descritivo e de cálculo SUBESTAÇÃO AÉREA 225KVA PNT IND E COM DE PLASTICOS LTDA. 1 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO 3. CARACTERÍSTICAS DA SUBESTAÇÃO 4. PROJETO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

Figura Circuito para determinação da seqüência de fases

Figura Circuito para determinação da seqüência de fases A C B R N C R N Figura 4.1 - Circuito para determinação da seqüência de fases Exercício 4.2 No circuito da Figura 4.2, quando ocorre um defeito fase-terra franco na barra P, pede-se determinar: a) a corrente

Leia mais

USINA DO GASÔMETRO Rede de Distribuição de Energia para Iluminação de Fachada

USINA DO GASÔMETRO Rede de Distribuição de Energia para Iluminação de Fachada Anexo XII - MEMORIAL DESCRITIVO 1 - APRESENTAÇÃO: O presente memorial visa descrever as diretrizes básicas, a serem observadas na execução de serviço de circuitos de distribuição de energia para iluminação

Leia mais

Na tabela a seguir vemos a porcentagem do valor da corrente em relação ao valor nominal e que deverá ser usada nos dispositivos de proteção.

Na tabela a seguir vemos a porcentagem do valor da corrente em relação ao valor nominal e que deverá ser usada nos dispositivos de proteção. Na tabela a seguir vemos a porcentagem do valor da corrente em relação ao valor nominal e que deverá ser usada nos dispositivos de proteção. Porcentagem da corrente a considerar na proteção dos ramais.

Leia mais

Sistemas de Accionamento Electromecânico

Sistemas de Accionamento Electromecânico Sistemas de Accionamento Electromecânico Exercícios Teórico-práticos (Transformadores de potência) 3.º Ano, 1.º Semestre 2007-2008 1. Desenhe o diagrama vectorial de um transformador monofásico em carga,

Leia mais

Apêndice B Análise do Forno Elétrico a Arco em Regime Permanente

Apêndice B Análise do Forno Elétrico a Arco em Regime Permanente Análise da Potência em Sistemas Trifásicos com Tensões e Correntes Distorcidas 129 Apêndice B Análise do Forno Elétrico a Arco em Regime Permanente Neste capítulo será mostrado os cálculos utilizados para

Leia mais

Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 4

Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 4 Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 4 1 Um transformador trifásico de distribuição de 50 KVA, 2400:240 V, 60 Hz, tem uma impedância de dispersão de 0,72 + j 0,92 Ω no enrolamento da

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA 1 VIA ORIENTAL NO CONCELHO DE CASCAIS - TROÇO 1 PROJECTO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJECTO DE EXECUÇÃO ÍNDICE 4-1 LEGISLAÇÃO... 2 4-2 COMPOSIÇÃO DO PROJECTO... 2 4-2.1 PEÇAS

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO Os fatores básicos que envolvem o dimensionamento de um condutor são: tensão nominal; frequência nominal; potência ou

Leia mais

Projecto de uma instalação de utilização.

Projecto de uma instalação de utilização. Projecto de uma instalação de utilização http://www.prof2000.pt/users/lpa Instalações tipo C (*) - são instalações abastecidas a partir da rede pública de baixa tensão. Estas instalações são certificadas

Leia mais

Especificação Técnica no.137. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Estruturas Especiais

Especificação Técnica no.137. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Estruturas Especiais CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 13 Dimensionamento de Condutores (Critério do Limite de Queda de Tensão) Porto Alegre - 2012 Tópicos Critério do limite de queda

Leia mais

CENTRALIZAÇÃO DE CONTAGENS EM EDIFÍCIOS

CENTRALIZAÇÃO DE CONTAGENS EM EDIFÍCIOS CENTRALIZAÇÃO DE CONTAGENS EM EDIFÍCIOS Regras para a concepção dos quadros ou painéis de contagem Elaboração: DPR Homologação: Edição: 2ª Emissão: Av. Urbano Duarte, 100 3030-215 Coimbra Tel.: 239002000

Leia mais

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Eletricidade Aplicada Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Dimensionamento de Condutores II Circuitos Elétricos Residenciais Existem diferenças entre as tensões medidas no ponto de entrega,

Leia mais

Campus Curitiba Dimensionamentos Prof. Vilmair E. Wirmond 2012

Campus Curitiba Dimensionamentos Prof. Vilmair E. Wirmond 2012 Dimensionamentos Prof. Vilmair E. Wirmond 2012 Condutores O dimensionamento de um condutor deve ser precedido de uma análise detalhada das condições de sua instalação e da carga a ser suprida. Dimensionar

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS (MIEEC)

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS (MIEEC) INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS (MIEEC) PROBLEMAS SELECIONADOS (2016/2017) DEE FCT/UNL (jf.martins@fct.unl.pt) Problema 1. Considere o seguinte esquema de alimentação industrial em baixa tensão (BT) representado

Leia mais

Estabelecer as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais

Estabelecer as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais OBJETIVO Estabelecer as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais Garantir o funcionamento adequado da instalação e a conservação

Leia mais

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações 1. Introdução Esta norma define os padrões a serem aplicados no atendimento às entradas de serviço de agrupamentos de unidades consumidoras com fornecimento em baixa tensão. A aplicação pode ser efetuada

Leia mais

PROJETO DE SUBESTAÇÕES EXTERNAS DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES CELESC N

PROJETO DE SUBESTAÇÕES EXTERNAS DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES CELESC N PROJETO DE SUBESTAÇÕES EXTERNAS DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES CELESC N-321.0002 Prof. Marcos Fergütz julho/2017 INTRODUÇÃO PARA A ESPECIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DE UMA SUBESTAÇÃO, É NECESSÁRIO: - O LEVANTAMENTO

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA: CURTO-CIRCUITO RELATÓRIO. Alunos: 1)... 2)... Professor:... Data:...

LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA: CURTO-CIRCUITO RELATÓRIO. Alunos: 1)... 2)... Professor:... Data:... LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA: CURTO-CIRCUITO - 2013 RELATÓRIO NOTA... Alunos: 1)... 2)... Professor:... Data:..... 1. OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA Aplicação de programas de curto-circuito;

Leia mais

Referência: 3RA6120-1EB32

Referência: 3RA6120-1EB32 Referência: 3RA6120-1EB32 SIRIUS, Compact Starter, direto de partida 690 V, AC / DC, 50... 60 Hz, 8... 32 A, IP20, conexão circuito principal: SCREW TERMINAL, agente auxiliar CIRCUITO: SCREW TERMINAL A

Leia mais

Curto-Circuito. cap. 5

Curto-Circuito. cap. 5 Curto-Circuito cap. 5 1 Curto-Circuito Fundamental no dimensionamento da proteção; Baseada no conhecimento do valor das impedâncias; Provocadas por perdas na isolação; Atinge valores de 10 a 100 vezes

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E COMANDO DE MOTORES ELÉTRICOS (Motor de indução trifásico)

ALIMENTAÇÃO E COMANDO DE MOTORES ELÉTRICOS (Motor de indução trifásico) FFATEC - SP ELETRICIDADE APLICADA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ALIMENTAÇÃO E COMANDO DE MOTORES ELÉTRICOS (Motor de indução trifásico) Norberto Nery Na figura, vemos que no momento em que o motor é ligado,

Leia mais

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO)

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) 5ª Edição Versão 1.0 MAIO/2018 1 REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS 1. OBJETIVO Este ADENDO tem por objetivo especificar

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA. OBRA: CENTRO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS ARQUITECTURA: EPUR - assessorias de urbanismo e arquitectura, Lda 1 - INTRODUÇÄO

MEMÓRIA DESCRITIVA. OBRA: CENTRO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS ARQUITECTURA: EPUR - assessorias de urbanismo e arquitectura, Lda 1 - INTRODUÇÄO MEMÓRIA DESCRITIVA 1 - INTRODUÇÄO O presente estudo refere-se ao conjunto das infra-estruturas eléctricas, constituídas por rede de distribuição em Baixa Tensão e rede de Iluminação Publica, a levar a

Leia mais

GABRIEL DEL SANTORO BRESSAN INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE CURTO-CIRCUITO

GABRIEL DEL SANTORO BRESSAN INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE CURTO-CIRCUITO GABRIEL DEL SANTORO BRESSAN INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE CURTO-CIRCUITO SINOP/MT 2016 INTRODUÇÃO O estudo de curtos-circuitos representa vital importância para a proteção de sistemas elétricos, tendo em vista

Leia mais

CUIDADO! ELETRICIDADE CUIDADO! ELETRICIDADE CUIDADO! ELETRICIDADE CUIDADO! ELETRICIDADE PLANTA BAIXA MEDIDAS EM: cm BEP 1 x Ø4" VISTA FRONTAL MEDIDAS EM: cm VISTA CORTE LATERAL: A-A" MEDIDAS EM: cm Av.

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 12 Dimensionamento de Condutores (Critério da capacidade de corrente) Porto Alegre - 2012 Tópicos Dimensionamento de condutores

Leia mais

CC-MD41 AMPLIAÇÕES DE SUBESTAÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉRICAS DO CENTRO DE PESQUISA

CC-MD41 AMPLIAÇÕES DE SUBESTAÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉRICAS DO CENTRO DE PESQUISA CC-MD41 AMPLIAÇÕES DE SUBESTAÇÃO E INSTALAÇÕES ELÉRICAS DO CENTRO DE PESQUISA INTRODUÇÃO O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para serviços de ampliação de subestação e instalações

Leia mais

Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 6

Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 6 Sistemas Elétricos de Potência 1 Lista de Exercícios No. 6 1) Determine a corrente de curto-circuito trifásico em Ampères e em p.u. no ponto F da figura abaixo (lado de AT do trafo), desprezando-se a corrente

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS QUADROS EQUIPADOS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS QUADROS EQUIPADOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS QUADROS EQUIPADOS DOCUMENTAÇÃO (LEGAL) REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2007 de 11 de Setembro. DIRECTIVA

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOCUMENTAÇÃO (LEGAL) REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2006 de 11 de Setembro DIRECTIVA DE BAIXA TENSÃO 2006/95/CE - Decreto-lei 6/2008,

Leia mais

Determinação das correntes de curto-circuito

Determinação das correntes de curto-circuito Determinação das correntes de curto-circuito 1. Introdução Nas instalações eléctricas é, quase sempre, requerida a protecção contra curto-circuitos onde quer que haja uma descontinuidade eléctrica. A corrente

Leia mais

1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Infraestrutura

1. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Infraestrutura 1. FINALIDADE MEMORIAL DESCRITIVO Fornecimento de energia elétrica a três edifícios da Universidade Federal do Sul da Bahia, com a sede sendo a Reitoria localizada na Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus Vitória

Leia mais

Inst. Pablo Bosco PROJETO DE SEP

Inst. Pablo Bosco PROJETO DE SEP Inst. Pablo Bosco Rede Primária Compacta A rede primária é trifásica a 4 fios ou monofásica a 2 fios, sendo o neutro multiaterrado e conectado à malha de terra da subestação de distribuição. Rede Primária

Leia mais

PROJETO DE INFRAESTRUTURAS DE ELÉTRICIDADE

PROJETO DE INFRAESTRUTURAS DE ELÉTRICIDADE PROJETO DE LOTEAMENTO URBANO E DOS PROJETOS DAS OBRAS DE URBANIZAÇÃO DA ZONA DE LOCALIZAÇÃO EMPRESARIAL DO SABUGAL PROJETO DE INFRAESTRUTURAS DE ELÉTRICIDADE REQUERENTE: CÂMARA MUNICIPAL DO SABUGAL COVILHÃ

Leia mais

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA NORMA PARA A EXECUÇÃO DE RAMAIS OU ENTRADAS, DERIVADOS DA REDE, DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA, EM BAIXA TENSÃO, DA EEM. 1. DEFINIÇÕES 1.1 Ramal Para efeitos da

Leia mais

Considere uma máquina síncrona trifásica de ímanes permanentes com as seguintes características: S N =3kVA U N =260V p=3 ψ f0 =0.7Wb, Ls=5mH, rs=1ω.

Considere uma máquina síncrona trifásica de ímanes permanentes com as seguintes características: S N =3kVA U N =260V p=3 ψ f0 =0.7Wb, Ls=5mH, rs=1ω. Exame de 2ª Época 2005/2006 Considere uma máquina síncrona trifásica de ímanes permanentes com as seguintes características: S N =3kVA U N =260V p=3 ψ f0 =0.7Wb, Ls=5mH, rs=1ω. Esta máquina é alimentada

Leia mais

EXEPLO: LOCALIZAÇÃO DE CAPACITORES NA INSTALAÇÃO INDUSTRIAL A correção pode ser feita instalando os capacitores de cinco maneiras diferentes, tendo como objetivo a conservação de energia e a relação

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOCUMENTAÇÃO LEGAL, REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2006 de 11 de Setembro DIRECTIVA DE BAIXA TENSÃO 2006/95/CE - Decreto-lei 6/2008,

Leia mais

CAMPUS BARRACÃO. MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018

CAMPUS BARRACÃO. MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018 CAMPUS BARRACÃO MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018 1. OBJETO O presente memorial tem como objetivo estabelecer o dimensionamento, as descrições e detalhamentos

Leia mais

lectra Material Didático INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Centro de Formação Profissional

lectra Material Didático  INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Centro de Formação Profissional lectra Centro de Formação Profissional Material Didático INSTALAÇÕES ELÉTRICAS WWW.ESCOLAELECTRA.COM.BR ÍNDICE 1 Introdução - 5 Definição de eletricidade. Causas e efeitos da eletricidade. Geração, transmissão

Leia mais

As correntes de curto circuito são geralmente causadas pela perda de isolamento de algum elemento energizado (cabo, transformador, motor);

As correntes de curto circuito são geralmente causadas pela perda de isolamento de algum elemento energizado (cabo, transformador, motor); 3 Curto-Circuito Circuito nas Instalações Industriais As correntes de curto circuito são geralmente causadas pela perda de isolamento de algum elemento energizado (cabo, transformador, motor); Podem chegar

Leia mais

ENUNCIADO DOS EXERCÍCIOS ESTÃO NAS ULTIMAS PÁGINAS

ENUNCIADO DOS EXERCÍCIOS ESTÃO NAS ULTIMAS PÁGINAS ENUNCIADO DOS EXERCÍCIOS ESTÃO NAS ULTIMAS PÁGINAS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Eletrotécnica Geral Lista de Exercícios

Leia mais

ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO 1 - APRESENTAÇÃO O presente memorial visa descrever as diretrizes básicas a serem observadas na reforma e ampliação da Subestação Transformadora nº 1 EXPEDICIONÁRIO - do.

Leia mais

Guia Prático de Instalações de Micropodução

Guia Prático de Instalações de Micropodução Guia Prático de Instalações de Micropodução 1-Introdução Com a publicação de legislação específica, foi criada a possibilidade de todas as entidades que disponham de um contrato de compra de electricidade

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 44:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 44: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 44: CRITÉRIO DE PROTEÇÃO CONTRA CORRENTE DE CURTO-CIRCUITO a) Condições de proteção Conforme 4.1.3.2 da NBR 5410, todo circuito deve ser

Leia mais

TE243 Eletricidade Aplicada li. Capítulo 2 Previsão de cargas em instalações elétricas

TE243 Eletricidade Aplicada li. Capítulo 2 Previsão de cargas em instalações elétricas TE243 Eletricidade Aplicada li Capítulo 2 Previsão de cargas em instalações elétricas 1. Conceitos Básicos CARGA: Qualquer equipamento ou conjunto de equipamentos ligados a um sistema elétrico e absorvendo

Leia mais

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente.

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. 4.4. Chave de Partida Série-Paralelo As chaves de partida série-paralelo são utilizadas

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOCUMENTAÇÃO LEGAL, REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2006 de 11 de Setembro DIRECTIVA DE BAIXA TENSÃO 2014/35/UE - DL 21/2017, de 21

Leia mais

CC-MD10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

CC-MD10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS CC-MD10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTRODUÇÃO O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para o fornecimento de materiais e serviços para Desativação com remoção de dois transformadores

Leia mais

vistoria das instalações elétricas e aparelhagem elétrica

vistoria das instalações elétricas e aparelhagem elétrica 57 vistoria das instalações elétricas e aparelhagem elétrica 3.ª PARTE Hilário Dias ogueira (Eng.º) A medida de resistência de isolamento deve ser feita entre: Fase - Terra Sistema TT Determinação do valor

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES 1. Introdução - O dimensionamento dos condutores deve ser realizado seguindo as seguintes etapas: a) cálculo da corrente de projeto; b) dimensionamento pelo critério da máxima

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3 QUADRO ELÉTRICO...3 DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Canalizações elétricas pré-fabricadas

Canalizações elétricas pré-fabricadas Canalizações elétricas pré-fabricadas Sumário Distribuição elétrica Canalis Guia de escolha Páginas e Canalização elétrica iluminação Canalis KB 5 e 40 A Páginas 4 a 9 Canalização elétrica de baixa potência

Leia mais

3. Um transformador de 220/400 V foi ensaiado em vazio, tendo-se obtido os seguintes valores: P 10 =20 W, I 10 =0,5 A. Calcule:

3. Um transformador de 220/400 V foi ensaiado em vazio, tendo-se obtido os seguintes valores: P 10 =20 W, I 10 =0,5 A. Calcule: 1. Um transformador de 220/112 V, 110 VA, foi ensaiado em vazio tendo-se obtido os seguintes valores: U 1n =220 V, U 20 =112 V, I 10 =0,14 A, P 10 =8,8 W. Medimos ainda as resistências do primário e do

Leia mais

PEA LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA 2 MINI-SISTEMA DE POTÊNCIA

PEA LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA 2 MINI-SISTEMA DE POTÊNCIA PEA 3406 - LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA 2 MINI-SISTEMA DE POTÊNCIA BANCADA Nº GRUPO: NOTA ---------- PROFESSOR: DATA: 2 1. Descrição do Mini-Sistema de Potência O Mini-Sistema de Potência

Leia mais

Instalações Elétricas. Robledo Carazzai AULA 12

Instalações Elétricas. Robledo Carazzai AULA 12 Robledo Carazzai robledo.carazzai@pitagoras.com.br AULA 12 INTRODUÇÃO A DIMENSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Tipos de Disjuntores Termomagnéticos; Diferencial Residual. Diferencial

Leia mais

Aula 2 por fase e Sistema pu

Aula 2 por fase e Sistema pu Proteção de istemas Elétricos (PE) Proteção de istemas Elétricos Aula Análise por fase e istema pu Proteção de istemas Elétricos (PE) Análise por fase e diagrama unifilar No estudo do RP do EE, utiliza-se

Leia mais

TE 158 Operação de sistemas elétricos de potência Lista de exercícios. Fator de Potência

TE 158 Operação de sistemas elétricos de potência Lista de exercícios. Fator de Potência TE 158 Operação de sistemas elétricos de potência Lista de exercícios Fator de Potência Cargo: Engenheiro Pleno - Eletricista Ano: 2006 Órgão: CORREIOS/DF Instituição: AOCP 1. Determine a potência ativa

Leia mais

Instalações elétricas de baixa tensão

Instalações elétricas de baixa tensão Instalações elétricas de baixa tensão Conceitos gerais de projeto Eletrotécnica Geral Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica da USP 2 de dezembro de 2016 EPUSP Eletrotécnica

Leia mais

Lista de Exercícios de Qualidade da Energia Elétrica Prof.: Luís Fernando Pagotti outubro/2013

Lista de Exercícios de Qualidade da Energia Elétrica Prof.: Luís Fernando Pagotti outubro/2013 Prof.: Luís Fernando Pagotti outubro/213 Nome: Parte I Teoria Geral Questão 1: (a) Quais são os fenômenos elétricos que se classificam como Problemas que deterioram a Qualidade do Suprimento Elétrico.

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO A norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão é a NBR 5410 Fixa as condições que as instalações de baixa tensão devem atender; Primeira edição de 1941;

Leia mais

O que verificar numa instalação

O que verificar numa instalação O que verificar numa instalação Este documento sintetiza alguns aspetos técnicos a considerar na verificação da generalidade das instalações elétricas do tipo C, não se aplicando às redes particulares

Leia mais

Segunda Prova de EDI 36

Segunda Prova de EDI 36 Segunda Prova de EDI 36 0//2.006 Nome:... A prova é sem consulta. O entendimento do enunciado faz parte da avaliação. O tempo de duração da prova é de 2:00 hora, sem tempo adicional. ā Questão: Determinar

Leia mais

Noções de dimensionamento de canalizações eléctricas

Noções de dimensionamento de canalizações eléctricas Noções de dimensionamento de canalizações eléctricas Apontamentos para as disciplinas de Instalações Eléctricas Manuel António Matos FEUP 1996 índice 1. Introdução...1 2. Conceitos fundamentais...1 2.1.

Leia mais

Aula 20. Chaves fusíveis Dispositivo eletromecânico capaz de interromper a corrente no. Proteção de Sistemas Elétricos (PSE)

Aula 20. Chaves fusíveis Dispositivo eletromecânico capaz de interromper a corrente no. Proteção de Sistemas Elétricos (PSE) Proteção de Sistemas Elétricos Aula 20 Proteção de Transformadores e Alimentadores Através s de Chaves Fusíveis 11/11/2008 1 Chaves fusíveis Dispositivo eletromecânico capaz de interromper a corrente no

Leia mais

Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Exame de Ingresso - 1o. Período de 2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PROVA DE CONHECIMENTOS Sistemas de Potência Nome: Renan Lima Baima Assinatura: INSTRUÇÕES Preencha seu nome no espaço

Leia mais

Atividade prática Partida triângulo + cálculos para motores

Atividade prática Partida triângulo + cálculos para motores Objetivos da aula Atividade prática Partida triângulo + cálculos para motores Partir motores de indução trifásicos; Entender a ligação triângulo e seus conceitos básicos; e Cálculos úteis para motores.

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 03

COMUNICADO TÉCNICO Nº 03 Página 1 de 1 COMUNICADO TÉCNICO Nº 03 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO COLETIVO 1.OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema elétrico

Leia mais

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) Prof. Marcos Fergütz Fev/2016

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) Prof. Marcos Fergütz Fev/2016 CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) Prof. Marcos Fergütz Fev/2016 CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) - Objetivo: Manter o FP 0,92 Q

Leia mais

Estrutura e Tecnologias Escolha de Componentes Envolvente e Quadro Legal

Estrutura e Tecnologias Escolha de Componentes Envolvente e Quadro Legal Instalações Eléctricas Instalações Eléctricas Estrutura e Tecnologias Escolha de Componentes Envolvente e Quadro Legal Estrutura e Tecnologias Concepção e Estruturação Avaliação e Balanço de Potência Sistemas

Leia mais

PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA

PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA Condições de atendimento 2 PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA 1. INTRODUÇÃO Esta instrução se aplica somente

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2016 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2016 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2016 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 12 ENGENHEIRO I (Eletricista) 01. ANULADA 11. D 21. C 02. C 12. C 22. C 03. D 13.

Leia mais

Seminários Técnicos 2003 Engenheiros e Projetistas

Seminários Técnicos 2003 Engenheiros e Projetistas Seminários Técnicos 00 Engenheiros e Projetistas Módulo 1 S Proteção das Instalações elétricas de BT contra os efeitos das sobrecargas através dos Disjuntores e Fusíveis s Índice 1. Introdução Página.

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA SECADORES DE AR COMPRIMIDO POR REFRIGERAÇÃO MODELOS: TITANPLUS-040 ~ 250 MDR ENERGYPLUS-250 ~ 9600 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

INSTALAÇÕES DE AT E MT

INSTALAÇÕES DE AT E MT INSTALAÇÕES DE AT E MT Postos de transformação em cabina baixa Instalação de descarregadores de sobretensões Regras de execução e de montagem Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho do CA de 2010-05-05

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Banco de Capacitor controlado a distância via Wireless

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Banco de Capacitor controlado a distância via Wireless XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Banco de Capacitor controlado a distância via Wireless M. Sc. E. F. Nunes Josué de

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Auto Transformador Monofásico

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Auto Transformador Monofásico Auto Transformador Monofásico Determinação do rendimento para a carga nominal Determinação do esquema equivalente reduzido ao primário Curva característica do rendimento η = f (S 2 ), para vários factores

Leia mais

INSTALAÇÕES PARA COMBATE A INCÊNDIO

INSTALAÇÕES PARA COMBATE A INCÊNDIO 1. Introdução SCD / DMEP Estabelecer as características principais para os atendimentos a instalações elétricas de sistemas de combate a incêndio. Dentre as configurações propostas, dá-se preferência àquelas

Leia mais

Referência: 3RT1045-1BB40. Contator, AC-3 37 KW / 400 V, DC 24 V, 3 pólos, SIZE S3, conexão a parafuso. A partir de Electric Automation Network

Referência: 3RT1045-1BB40. Contator, AC-3 37 KW / 400 V, DC 24 V, 3 pólos, SIZE S3, conexão a parafuso. A partir de Electric Automation Network Referência: 3RT1045-1BB40 Contator, AC-3 37 KW / 400 V, DC 24 V, 3 pólos, SIZE S3, conexão a parafuso A partir de Electric Automation Network Nome da marca do produto Designação do produto SIRIUS contactor

Leia mais

Dimensionamento de Colunas

Dimensionamento de Colunas Dimensionamento de Colunas Calcular a potência total ST: Moradia Potência a contratar [kva] T1 6.90 ou 10.35 T2 10.35 ou 13.80 T3 10.35 ou 13.80 T4 13.80 ou 17.25 T5 17.25 Trifásico S T = S habita ções

Leia mais