NORMA INTERNA Nº 04/2015/PPGSAN/SD/UFPR
|
|
|
- Levi Mendonça Madeira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NORMA INTERNA Nº 04/2015/PPGSAN/SD/UFPR Estabelece os critérios para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional, stricto sensu - Mestrado, do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional PPGSAN- área de concentração Alimentação e Nutrição do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, no uso de suas atribuições, com base na SEÇÃO XII, da Norma Interna Nº. 01/2013 e atendendo a 49ª. Reunião Ordinária de 18 de dezembro de 2015 do Colegiado do PPGSAN/SD/UFPR. Resolve: Art. 1. O processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento tem como objetivo normatizar o ingresso e a permanência do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional. Art. 2º. O corpo docente do PPGSAN é composto por três categorias de docentes: I - docentes permanentes, constituindo o núcleo principal de docentes do programa; II - docentes colaboradores; III - docentes visitantes. Art. 3º. Integram a categoria de permanentes os docentes enquadrados, declarados e relatados anualmente pelo PPGSAN na plataforma Sucupira e que atendam a todos os seguintes pré-requisitos, baseados na Portaria nº 174, de 30 de dezembro de 2014 da Capes: I - desenvolvam atividades de ensino na pós-graduação e/ou graduação; II - ministrem disciplina em, pelo menos, 90 horas-aula durante o quadriênio ou 30 horas-aulas por ano; III - participem de projetos de pesquisa e/ou extensão, vinculados à sua linha de pesquisa no PPGSAN; IV - orientem no mínimo hum (01) discente por ano; V - participem, no máximo, de dois Programas de Pós-graduação, informando anualmente o número de horas semanais dedicadas ao PPGSAN; VI - tenham vínculo funcional-administrativo com a instituição ou, se enquadrem em uma das seguintes condições:
2 2 a) quando recebam bolsa de fixação de docentes ou pesquisadores de agências federais ou estaduais de fomento; b) quando, na qualidade de professor ou pesquisador aposentado, tenham firmado com a instituição termo de compromisso de participação como docente do PPGSAN; c) quando tenham sido cedidos, por acordo formal, para atuar como docente do PPGSAN; d) quando, a critério e decisão do PPGSAN, o docente tenha sido afastamento para a realização de estágio pós-doutoral ou estágio sênior. Parágrafo 1. Não se aplica o item IV quando o orientador não apresentar candidato aprovado no processo seletivo ou em caso alheio a sua vontade. Parágrafo 2. Os docentes permanentes devem ter, majoritariamente, regime de dedicação integral à instituição, caracterizada pela prestação de quarenta horas semanais de trabalho. Art. 4º. Integra a categoria de colaborador, o docente que requerer o credenciamento no programa, incluído o bolsista de pós-doutorado, mas não atende a todos os requisitos do Art. 3º e do Art. 9º para ser enquadrado como docente permanente. Parágrafo 1. O desempenho de atividades esporádicas no PPGSAN não caracteriza um profissional como integrante do corpo docente do Programa, não podendo o mesmo ser enquadrado como docente colaborador. Art. 5º. Para solicitar o credenciamento, o docente deve possuir o título de doutor, obtido em instituições reconhecidas pela CAPES ou revalidado, quando obtido em instituições estrangeiras. Parágrafo único: O candidato deve possuir o seu curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes e o registro, como pesquisador, no Diretório de Grupos do CNPq. Art. 6º O Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docente é de responsabilidade do Colegiado do PPGSAN da Universidade Federal do Paraná, mediante parecer da Comissão de Acompanhamento e Avaliação Docente (CAAD). Art. 7. A CAAD será composta por três docentes, sendo dois internos ao PPGSAN e um externo, com inserção em programa de pós-graduação (mestrado e doutorado), que deverá seguir os critérios estabelecidos por essa norma. Parágrafo único: A inscrição dos docentes interessados em ingressar no PPGSAN será realizada de acordo com o Edital específico da Comissão. Art. 8. O credenciamento e recredenciamento dos docentes do PPGSAN será realizado a cada quatro anos, no segundo semestre, após a avaliação anual da Capes e atenderá aos critérios dispostos na Portaria nº 174, de 30 de dezembro de Parágrafo único: Se necessário, será realizada a reposição de docente, no segundo semestre de cada ano, após a deliberação do colegiado.
3 3 Credenciamento Art. 9º. Para o credenciamento o docente deve atender aos seguintes pré-requisitos mínimos, considerando-se os últimos quatro anos: a) possuir título de doutor; b) ser comprovadamente coordenador ou participante de projeto de pesquisa submetido e/ou aprovado em órgãos de fomento, nos últimos dois anos; c) ter disponibilidade para lecionar disciplinas da grade curricular do curso; d) ter disponibilidade para orientar alunos do PPGSAN; e) atingir, no mínimo, 450 pontos, sendo 25% em atividades vinculadas à docência e 75% em publicações, de acordo com o Anexo I. Art. 10º. Os docentes externos a UFPR, além do atendimento do Art. 5º. deverão atingir 500 pontos e ter publicado pelo menos 3 (três) artigos em periódicos classificados como A1 ou A2. Dos procedimentos ou critérios para credenciamento Art. 11º. O docente que desejar ingressar no PPGSAN deverá atender os parágrafos Art. 5. e 9. e providenciar os seguintes documentos: a) quando for professor da UFPR, anexar documento comprobatório da data de admissão, sendo esta, no mínimo, de 18 meses; b) carta de solicitação de credenciamento, preenchida e assinada (Anexo II); c) ficha cadastral (Anexo III); d) quadro de pontuação das atividades científicas (Anexo I), devidamente documentado; e) plano de atividade na Pós-Graduação conforme modelo (Anexo IV); f) termo de concordância do Departamento de lotação na UFPR ou Instituição em que possui vínculo. g) comprovante de vínculo com a UFPR, para docentes aposentados; h) comprovante do diretório de grupos de pesquisa do CNPq, vinculados ao PPGSAN; i) caso o docente esteja credenciado em outro Programa da UFPR ou de outra instituição, deverá anexar carta do referido Programa que indique ciência quanto ao possível credenciamento no PPGSAN; j) cópia dos comprovantes de artigos aceitos para publicação em periódicos. Recredenciamento Art. 12º. O recredenciamento será realizado a cada quatro anos, no segundo semestre, após a avaliação da Capes. Parágrafo 1. No prazo máximo de 6 (seis) meses, subsequente à submissão da avaliação quadrienal da CAPES, todos os docentes do PPGSAN terão seus desempenhos analisados pela CAAD, com vistas ao recredenciamento. Parágrafo 2. A solicitação de recredenciamento é de competência/responsabilidade do docente.
4 4 Art. 13º. Para a renovação do credenciamento o docente deverá atender aos prérequisitos mínimos, considerando os últimos quatro anos: a) ter concluído, no mínimo, três orientações ou coorientações; b) ter, no mínimo, duas publicações com discente, sob orientação. No caso da publicação apresentar mais de um docente do Programa, a mesma não poderá ser bipontuada; c) apresentar razão publicação com discente/orientações de mínimo 0,5; d) o somatório do índice de impacto das publicações com discente de, no mínimo, 7,5; e) ter submetido pelo menos dois pedidos de financiamento referentes à edital do tipo Universal (CNPq, Fundação Araucária e outros), editais internos à UFPR ou editais temáticos; f) ministrar disciplina em, pelo menos, 90 horas/aula durante o quadriênio ou 30 horas/aulas por ano; g) atingir, no mínimo, 350 pontos, de acordo com o Anexo I. Parágrafo único: São pré-requisitos para o ano de realização do recredenciamento: a) ter sob orientação vigente, no mínimo, um (01) aluno do Programa; b) ter sob orientação vigente, no mínimo, um (1) aluno de iniciação científica, extensão, Programa de voluntariado acadêmico, exceto para professor sênior e visitante Art. 14º. Para o recredenciamento, os docentes deverão entregar os seguintes documentos à Secretaria do PPGSAN: a) carta solicitando o recredenciamento, conforme o Anexo II; b) ficha cadastral (Anexo III ) c) relatório de atividades docente, no período do ano anterior ao recredenciamento, conforme modelo (Anexo V) ; d) caso o docente esteja credenciado em outro Programa da UFPR ou de outra instituição, deverá anexar carta do referido Programa que indique ciência quanto ao possível credenciamento no PPGSAN; e) cópia dos comprovantes de artigos aceitos para publicação em periódicos (apenas para aqueles ainda não publicados); Da permanência dos docentes no Programa Art. 15º. A permanência do docente, ao longo do quadriênio, será objeto de acompanhamento e de avaliação sistemática da CAAD. Parágrafo Único - O corpo docente permanente que não satisfizer as condições do Artigo 13º dessa norma continuará a integrar o corpo docente do programa durante um ano, na condição de docente colaborador, mas não poderá ofertar vaga no processo seletivo subsequente; Art. 16º. Após um ano, se atendidas às condições do Artigo 13º dessa Norma o docente poderá solicitar nova avaliação para fins de permanência no Programa. Caso na segunda
5 5 avaliação não atenda às condições exigidas, haverá o descredenciamento do (a) professor (a) do quadro docente. Descredenciamento Art. 17º. Será descredenciado do PPGSAN, após apreciação do Colegiado, mediante parecer da CAAD, o docente que: a) solicitar o descredenciamento; b) não atender ao Regulamento do Programa e à essa Norma; c) não atender às solicitações da Coordenação do PPGSAN quanto a prazos de preenchimento de relatórios exigidos pela CAPES; d) não atender aos critérios do Sistema Nacional de Pós-graduação e/ou aos parâmetros de produção fixados pela Área de Nutrição; e) na avaliação quadrienal não apresentar a produção exigida; f) não ter lecionado disciplinas há mais de 01 ano; g) infringir em atividades disciplinares que prejudiquem o andamento e o bom ambiente de trabalho do programa; h) tiver sido objeto de processo disciplinar, cujo julgamento indique o afastamento da atividade docente. Art. 18º. O docente descredenciado não poderá abrir vagas no processo seletivo subseqüente nem oferecer disciplinas. Art. 19º. O docente descredenciado poderá solicitar reingresso no Programa após o prazo de quatro anos. Art. 20º. Casos omissos não previstos nesta Norma serão decididos pela CAAD e homologados pelo Colegiado do PPGSAN. Art. 21º. Essa Norma Interna será avaliada no prazo máximo quatro (04) anos. Parágrafo único: Os anexos de I a V integram essa Norma Art. 22º. Essa Norma entrará em vigor a partir da data de sua aprovação, ficando revogadas as disposições em contrário. Profª. Drª. Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker Coordenadora do PPGSAN/SD/UFPR Curitiba, 18 de dezembro de 2015
6 6 ANEXO I - PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS DO DOCENTE Item Descrição do item Pontuação(/ano) Número Total Observação Atividade vinculada à docência 1 Coorientação (Mestrado e Doutorado) 10 2 Coorientação (Mestrado ou Doutorado) atrelada à produção científica aluno/ano 20 3 Orientação de IC, extensão ou similar com bolsa/ano 20 4 Orientação de IC, extensão ou similar sem bolsa /ano 10 5 Orientação de Mestrado 20 6 Orientação de Mestrado atrelada à produção científica (não bipontuar com o item 5) 50 7 Orientação de Doutorado 40 8 Orientação de Doutorado atrelada à produção científica (não bipontuar com o item 7) Coordenador de projeto internacional financiado em vigência Coordenador de projeto nacional financiado em vigência Coordenador de projeto não financiado em vigência Colaborador de projeto financiado em vigência (até 03 no quadriênio) Colaborador de projeto não financiado em vigência (até 05 no quadriênio) Submissão à editais de fomentos Patente Bolsa de pesquisador 50/A 26 Bolsa de pós-doutorado 50/A ou 25/S Total de Pontos 25% Publicação 15 Artigo publicado ou aceite comprovadoa Artigo publicado ou aceite comprovadoa Artigo publicado ou aceite comprovado B Artigo publicado ou aceite comprovado B Artigo publicado ou aceite comprovadob Artigo publicado ou aceite comprovado B Artigo publicado ou aceite comprovado:b Livro (240/180/120/60/zero) (de acordo com Documento de área) Capítulo de Livro (90/60/40/15/zero) - (de acordo com Documento de área) 60 Total de Pontos 75% Total
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial - PPGTG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial - PPGTG RESOLUÇÃO Nº/PPGTG/26 de 17 de fevereiro de 26. Dispõe sobre Normas para Credenciamento
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO Nº 01, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016 Regulamenta o credenciamento,
Credenciamento/Descredenciamento de Docentes Permanentes e Colaboradores e definição de Orientadores no âmbito do PPG-Odontologia UFU.
Credenciamento/Descredenciamento de Docentes Permanentes e Colaboradores e definição de Orientadores no âmbito do PPG-Odontologia UFU. Resolução do COPOD Nº 01/2015 Credenciamento/Descredenciamento de
EDITAL N 01/2016 PEP / UFRN RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN
EDITAL N 01/2016 PEP / UFRN RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
2. Dos Critérios de Credenciamento e Permanência 2.1 professor permanente
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA UAST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO PPGBC EDITAL PERMANENTE
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS NORMA 110
1 INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS NORMA 110 A Comissão de Pós-Graduação em Geociências PPGGEO/IG/UFRGS, edita a presente Norma que define as novas regras para o Credenciamento
PPGECA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
NORMA N 0 04/2018 CREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO DE DOCENTES Dá nova redação e regulamenta os critérios para credenciamento e descredenciamento de docentes no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CLIMÁTICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CLIMÁTICAS EDITAL PERMANENTE PARA SELEÇÃO DE DOCENTES PARA CREDENCIAMENTO OU RECREDENCIAMENTO E PERMANÊNCIA NO PROGRAMA
Aprovada em Reunião do Colegiado de 15 de maio de RESOLUÇÃO NORMATIVA 01/2017 CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DO PPGFCET
Aprovada em Reunião do Colegiado de 15 de maio de 2017. RESOLUÇÃO NORMATIVA 01/2017 CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DO PPGFCET Dispõe sobre os Critérios para credenciamento e recredenciamento
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UPE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UPE NORMA 001/2017 - DISPÕE SOBRE O CREDENCIAMENTO E RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PPGEC. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em
Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente
Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente DO CORPO DOCENTE Art. 1 O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) é integrado por
REGIMENTO INTERNO Nº 02/2016
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
Universidade Federal da Paraíba UFPB. Centro de Biotecnologia Cbiotec Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Nível Mestrado Acadêmico
Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Biotecnologia Cbiotec Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Nível Mestrado Acadêmico Resolução 01/2015/PGBiotecM Resolução interna do PGBiotecM que dispõe
c) desenvolver pesquisas e produção do conhecimento.
EDITAL N 05, DE 09 DE AGOSTO DE 2018. Edital de Credenciamento de novos docentes. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V
Universidade do Estado da Bahia UNEB Reconhecida pela portaria ministerial n º 909 de 31 07 95 Departamento de Ciências Humanas/Campus V Santo Antonio de Jesus Programa de Pós-Graduação em História Regional
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Ciências
EDITAL PROFLETRAS/UESPI Nº 001/2017, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES
EDITAL PROFLETRAS/UESPI Nº 001/2017, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
