EDITAL Nº 01, DE 08 DE AGOSTO DE 2015 I SIMULADÃO ENEM/VESTIBULAR 2015 DE BARBOSA FERRAZ-PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 01, DE 08 DE AGOSTO DE 2015 I SIMULADÃO ENEM/VESTIBULAR 2015 DE BARBOSA FERRAZ-PR"

Transcrição

1 EDITAL Nº 01, DE 08 DE AGOSTO DE 2015 I SIMULADÃO ENEM/VESTIBULAR 2015 DE BARBOSA FERRAZ-PR O diretor da escola Cursos e Concursos, no exercício de suas atribuições, torna pública a realização Do I Simuladão Enem/Vestibular de Barbosa Ferraz- Pr, edição de DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do I Simuladão Enem/Vestibular de Barbosa Ferraz- Pr, edição de As inscrições serão realizadas das 12h00min do dia 10/08/2015 às 23h59min do dia 10/09/2015, horários oficiais de Brasília-DF. 1.3 A aplicação do Simulado, obedecerá ao seguinte cronograma, conforme horários oficiais de Brasília-DF: Aplicação do Simulado Abertura dos portões Fechamento dos portões Início das provas 13 de setembro 12h00min 13h00min 13h10min 1.4 A edição do I Simuladão Enem/Vestibular de Barbosa Ferraz- Pr, regulamentada por este Edital, tem como finalidade: Proporcionar aos alunos se prepararem para a prova do ENEM e VESTIBULAR de Verão de Contribuir na formação dos jovens do município e região. 1.5 O participante deve estar ciente de que seus resultados destinam-se exclusivamente, para fins de autoavaliação de conhecimentos, e concorrer aos prêmios que serão divididos por categoria.

2 Simulado ENEM/VESTIBULAR, versão completa 1º Uma bolsa de 60% para um curso de graduação na Faculdade Eficaz Maringá (curso a escolher pelo ganhador). 2º Uma bolsa de 60% para um curso de graduação na Faculdade Eficaz Maringá (curso a escolher pelo ganhador). 3º Uma bolsa de 60% para um curso de graduação na Faculdade Eficaz Maringá (curso a escolher pelo ganhador). 4º Uma bolsa de 60% para um curso de graduação na Faculdade Eficaz Maringá (curso a escolher pelo ganhador). Provão de treineiros 1º Uma bolsa para o cursinho pré vestibular CURSOS&CONCURSOS de Barbosa Ferraz. 2º Uma bolsa de 6 meses para 1 curso no KUMON de Barbosa Ferraz (disciplina a escolher pelo ganhador, Português ou Matemática). 3º Um vale compras de R$ 100,00 em materiais escolares para o ano de º Um vale compras de R$ 50,00 em materiais escolares para o ano de Obs: Caso o ganhador das premiações não tenha interesse no prêmio será repassado ao próximo colocado da lista. Os vales compras serão retirados mediante apresentação de recibo de compra de material escolar, no inicio do ano letivo de TAXA DE INSCRIÇÃO 2.1 O participante que se inscrever para participar do simulado não terá nenhum custo para a realização da prova. 2.2 Nenhum fiscal de sala ou colaborador está autorizado a requerer valores do participante para realizar o simulado.

3 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1 Antes de efetuar sua inscrição, o PARTICIPANTE deverá ler este Edital, para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Simulado e aceita todas as condições nele estabelecidas A inscrição do PARTICIPANTE implicará ciência e aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital, das quais, não poderá alegar desconhecimento. 3.2 A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico a partir das 12h00min do dia 10/08/2015 até às 23h59min do dia 10/07/2015, horários oficiais de Brasília-DF. 3.3 O PARTICIPANTE que prestar qualquer informação falsa ou inexata, ao se inscrever no Simulado, ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital terá cancelada sua inscrição e anulados todos os atos dela decorrentes. 3.4 A empresa CURSOS&CONCURSOS não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do PARTICIPANTE, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade exclusiva do PARTICIPANTE acompanhar a situação de sua inscrição, assim como seu ensalamento que será encaminhado ao cadastrado. 3.5 Em nenhuma hipótese será permitida a inscrição condicional ou fora do prazo. 3.6 O PARTICIPANTE deve estar ciente de todas as informações sobre o simulado contidas neste Edital e disponíveis na página do Cursos e Concursos, no endereço eletrônico < O PARTICIPANTE deve ter em mãos, no ato da inscrição, o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade, documentos obrigatórios para a efetivação da inscrição.

4 4 DO PREENCHIMENTO DA INSCRIÇÃO 4.1 O PARTICIPANTE deverá, no ato da inscrição: Informar obrigatoriamente um endereço de válido O endereço de informado na inscrição pelo PARTICIPANTE é único, não sendo permitida a utilização de um mesmo endereço de por outro PARTICIPANTE O Cursos e Concursos utilizará o e/ou número de celular cadastrados para enviar aos PARTICIPANTES informações relativas ao Exame O Cursos e Concursos não se responsabiliza pelo envio de informações a terceiros decorrente de cadastramento indevido de endereço de e/ou celular pelo PARTICIPANTE. 4.2 Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. 4.3 Alteração na opção de língua estrangeira são permitidas apenas durante o período de inscrição. 5. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO 5.1 A confirmação da inscrição acontecerá via até 48 horas após a realização da inscrição. 6. DA ESTRUTURA DO SIMULADO 6.1 O Simulado será dividido em duas categorias, sendo, Simulado ENEM/VESTIBULAR, versão completa, constituído de 1 (uma) redação em língua portuguesa e de 1 (uma) prova objetiva, contendo 90 (noventa) questões de múltipla escolha. E o Provão de treineiros, constituído de 1 (uma) redação em língua portuguesa e de 1 (uma) prova objetiva, contendo 60 (sessenta) questões de múltipla escolha. 6.2 Serão permitidos participar do Simulado ENEM/VESTIBULAR, versão completa, alunos do 3º ano do ensino médio, das escolas públicas e particulares, e interessados que já concluíram o ensino médio 6.3 Serão permitidos participar do Provão de treineiros, alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, das escolas públicas e particulares.

5 6.4 A prova objetiva e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares: Áreas de Conhecimento Componentes Curriculares Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação Matemática e suas Tecnologias Matemática 7. DO LOCAL DO EXAME 7.1 O Simulado será realizado na Escola Municipal Jacira Momesso de Almeida Peternelli, situada a Rua Duque de Caxias, Nº 146, Centro, Barbosa Ferraz Pr. 8. DOS HORÁRIOS 8.1 No dia de realização do Simulado, o portão de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h00min e fechados às 13h00min, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF, sendo estritamente proibida a entrada do PARTICIPANTE que se apresentar após o fechamento dos portões. 8.2 A aplicação das provas terá início às 13h10min, horário oficial de Brasília- DF. 8.3 A partir das 13h00min os PARTICIPANTES deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h.10min, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do Exame. 8.4 É recomendado a todos os PARTICIPANTES que compareçam ao local de realização das provas até às 12h30min, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. 8.5 Será disponibilizado, em cada sala de provas, um marcador de tempo para acompanhamento do horário restante de provas pelos PARTICIPANTES.

6 9. DA IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE 9.1 É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. 9.2 Consideram-se como documentos válidos para identificação do PARTICIPANTE: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de Não serão aceitos como documentos de identidade aqueles que não estejam listados no item 9.2, tais como: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas. 9.4 O PARTICIPANTE impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que: Apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial a, no máximo, 90 (noventa) dias do primeiro dia de aplicação do Exame; e 10 DAS ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS 10.1 O PARTICIPANTE somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, na Folha de Respostas, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho, observada a autorização do aplicador.

7 10.2 O PARTICIPANTE deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente No dia de realização do Exame, o PARTICIPANTE poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais Durante a aplicação do Exame, o PARTICIPANTE não poderá, sob pena de eliminação: Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros PARTICIPANTES durante o período das provas Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2h 30min do início das provas Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Simulado ou de outro PARTICIPANTE Recomenda-se que o PARTICIPANTE, no dia do simulado, não leve nenhum dos objetos relacionados nos itens ; ; No local de prova, assim entendido como as dependências físicas onde será realizado o simulado, não será permitido o uso pelo PARTICIPANTE de quaisquer dispositivos eletrônicos relacionados no item Antes de ingressar na sala de provas, o PARTICIPANTE deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros

8 objetos, como os relacionados nos itens e , sob pena de eliminação do Exame A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada e identificada pelo PARTICIPANTE antes de ingressar na sala de provas A embalagem porta-objetos deverá ser necessariamente mantida embaixo da carteira durante a realização das provas O Cursos e Concursos, não se responsabiliza pela guarda, perda, extravio ou dano, durante a realização das provas, dos objetos citados no item ou de quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou objetos de valor O PARTICIPANTE não poderá, em hipótese alguma, realizar o Exame fora dos espaços físicos, da data e do horário definido pelo Cursos e Concursos O PARTICIPANTE deverá aguardar em sala de provas das 13h00min às 13h.10min, para iniciar suas provas, cumprindo as determinações do aplicador, sob pena de eliminação do Exame O PARTICIPANTE somente poderá levar o seu Caderno de Questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em razão de afastamento do PARTICIPANTE da sala de provas ou para preenchimento do seu Cartão-Resposta ou da Folha de Redação Somente será permitido ao PARTICIPANTE fazer anotações relativas às suas respostas no Cartão-Resposta e no Caderno de Questões. 11 DA CONFERÊNCIA DE DADOS E ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO 11.1 São de responsabilidade do PARTICIPANTE a leitura e a conferência de seus dados registrados na Folha-Resposta, na Folha de Redação, nas Listas de Presença e nos demais documentos do Simulado A capa do Caderno de Questões possui informações e uma FRASE em destaque, e caberá obrigatoriamente ao PARTICIPANTE: 11.2 Transcrever, na Folha-Resposta, a FRASE apresentada na capa de seu Caderno de Questões.

9 11.3 Assinar, nos espaços próprios, a Folha-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do Exame As respostas das provas objetivas e o texto da redação do PARTICIPANTE deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nas respectivas Folha-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término da prova Os três últimos PARTICIPANTES presentes na sala de provas só serão liberados juntos, após assinatura da ATA DE SALA. 12. DA CORREÇÃO DAS PROVAS 12.1 Não terá as provas objetivas corrigidas, referentes ao Simulado, o PARTICIPANTE que: Deixar de transcrever a FRASE constante da capa do seu Caderno de Questões Somente serão consideradas para efeito de correção as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas na Folha-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sem emendas ou rasuras Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção O preenchimento da Folha-Resposta e da Folha de Redação deve necessariamente ser realizado com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica da Folha-Resposta e da Folha de Redação O cálculo das proficiências nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI) A nota da redação, variando entre 0 (zero) e 400 (quatrocentos) pontos, será atribuída respeitando-se os critérios estabelecidos no Anexo I Em todas as situações expressas a seguir, será atribuída nota 0 (zero) à redação:

10 12.2.1Que não atenda à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa ; Que não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada Em Branco ; que apresente até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará Texto insuficiente ; as linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos, que será considerada Anulada ; e que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada Anulada. 13 DOS RESULTADOS 13.1 Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Cursos e Concursos, no endereço eletrônico < até o terceiro dia útil seguinte ao de realização da prova Os PARTICIPANTES receberão seus resultados individuais em data a ser posteriormente divulgada 13.3 Os resultados são para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do PARTICIPANTE 13.4 Os PARTICIPANTES receberão sua prova de redação, exclusivamente para fins pedagógicos, no cadastrado no momento da inscrição Os resultados individuais da edição do Simulado não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos similares que não o explicitado neste Edital Os PARTICIPANTES que receber premiação autoriza a utilização dos resultados que obteve no I Simuladão ENEM/VESTIBULAR 2015 para fins de publicidade, premiação, entre outros.

11 13.7 A inscrição do PARTICIPANTE no Simuladão 2015 caracterizará o seu consentimento formal para a utilização das suas notas e informações O participante poderá entrar com recurso através do secretaria@cursoseconcursos2015.com.br em até 3 dias após a liberação do gabarito oficial, se porventura julgar que alguma questão não tenha a resposta correta, o recurso será julgado e a resposta será concedida ao participante em até 48 horas através do DAS OBRIGAÇÕES DO PARTICIPANTE 14.1 São obrigações do PARTICIPANTE do Simuladão 2015 na edição regulamentada por este Edital: Certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação regidos pelo presente Edital Certificar-se de todas as informações e regras constantes deste Edital Cumprir rigorosamente os procedimentos de inscrição estabelecidos neste Edital Certificar-se, com antecedência o local de provas Comparecer, nos dia do Simulado, ao local de realização das provas indicado neste Edital Aguardar, em sala de provas das 13h00min às 13h10min, para iniciar as provas Não portar, ao ingressar em sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens Não utilizar, ao ingressar em sala de provas, óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, durante a realização das provas Não portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

12 Guardar, antes de ingressar em sala de provas, em embalagem portaobjetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do Exame Responsabilizar-se pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados Manter a embalagem porta-objetos lacrada e identificada pelo PARTICIPANTE embaixo da carteira até a saída da sala de provas Iniciar as provas somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho, observada a autorização do aplicador Antes de iniciar as provas, verificar se o seu Caderno de Questões: contém a quantidade de questões indicadas no seu Cartão-Resposta; e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões Ler e conferir todas as informações registradas no Caderno de Questões, na Folha-Resposta, na Folha de Redação, na lista de presença e nos demais documentos do Simulado Reportar exclusivamente ao aplicador da sua sala qualquer ocorrência em relação ao seu Caderno de Questões, ao Cartão-Resposta e à Folha de Redação, para que sejam tomadas as providências cabíveis no momento da aplicação das provas Não realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro PARTICIPANTE durante a realização das provas, sob pena de eliminação do Exame Transcrever a FRASE apresentada na capa do seu Caderno de Questões na respectiva Folha-Resposta Transcrever as respostas das provas objetivas e a redação, exclusivamente, na respectiva Folha-Resposta e Folha de Redação, de acordo com as instruções contidas nesses instrumentos Utilizar imprescindivelmente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sob pena da impossibilidade de leitura óptica da Folha-Resposta e da Folha de Redação.

13 Não se ausentar, em definitivo, da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas, sob pena de eliminação do Exame Não levar o seu Caderno de Questões ao deixar em definitivo a sala de provas, salvo nos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário determinado para o término das provas O PARTICIPANTE não poderá, em hipótese alguma, realizar o Exame fora dos espaços físicos, da data e do horário definidos pelo Cursos e Concursos O PARTICIPANTE deverá observar e cumprir as determinações deste Edital, do aplicador de sala, das instruções contidas na capa do Caderno de Questões, na Folha-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho, durante a realização das provas, sob pena de eliminação do Exame. 15 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 15.1 Será eliminado do Exame, a qualquer tempo, o PARTICIPANTE que: Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) e 30min do início das provas Não entregar ao aplicador a Folha-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.

14

15 ANEXO I I Adequação CRITÉRIO DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO A ao tema = 0 a 8 pontos B à leitura da coletânea = 0 a 8 pontos C ao gênero textual = 0 a 8 pontos D à modalidade = 0 a 8 pontos II COESÃO COERÊNCIA = 0 a 8 pontos Valor: 40 x 10 = 400 pontos I ADEQUAÇÃO A Adequação ao tema Desempenho Critério Pontos Nulo Fuga do tema (anula a redação). O Fraco Mínima articulação das ideias em relação ao desenvolvimento do escolhida. tema, segundo a proposta - 2 Uso inapropriado das informações textuais ou extratextuais. Regular Bom Ótimo Articulação limitada das ideias em relação ao desenvolvimento do escolhida. tema, segundo a proposta 4 Indícios de autoria. Uso limitado das informações textuais ou extratextuais. Considerações satisfatórias: exploração de algumas possibilidades de que ideias o tema entre favorece, as várias segundo a proposta escolhida. Uso satisfatório das informações textuais e/ou extratextuais. 6 Evidência de autoria (capacidade de organizar e mobilizar diferentes construção do texto). Reflexões que levem à exploração das variadas possibilidades de segundo ideias que a proposta o tema favorece, escolhida. Uso crítico das informações textuais e extratextuais. 8 Extrapolação do recorte temático. Excelência no trabalho de autoria (capacidade de organizar e pontos mobilizar de vista diferentes na construção vozes e do texto)

16 B Adequação à leitura da coletânea Desempenho Critério Pontos Nulo Cópia da coletânea (anula a redação). O Desconsideração da coletânea. Fraco Uso mínimo e/ou inapropriado das informações da coletânea. 2 Emprego excessivo de elementos transcritos da coletânea. Regular Uso limitado das informações da coletânea (parcial e Uso de transcrição e/ou de paráfrases que comprometam o 4 tdesenvolvimento do projeto de texto o Leitura ingênua (não identificação de pontos de vista presentes na coletânea). Bom Uso apropriado das informações da coletânea. Percepção de pressupostos e subentendidos. Citação direta e indireta (paráfrase) consistente com o projeto 6 Leitura que demonstre a identificação de pontos de vista presentes na coletânea. Indícios de intertextualidade. Ótimo Extrapolação da coletânea: relação entre as informações da e outras fontes oecoletânea de referência e outras (intertextualidade fontes de e interdiscursividade). Uso de citação direta e indireta (paráfrase) de modo a valorizar o projeto de texto. Percepção e exploração de pressupostos e subentendidos. Leitura crítica (relação entre informações e pontos de vista). 8

17 C Adequação ao gênero textual Artigo de opinião Desempenho Critério Pontos Nulo O texto não corresponde a um artigo de opinião. 0 Ausência de projeto de texto. Listagem de comentários sem articulação entre si. Ausência das marcas de argumentação, de recursos persuasivos e de Fraco de vista. Afirmações sem sustentação lógica ou fatual. 2 Ausência de mobilização dos aspectos enunciativos: suporte (iornal papel do locutor e do interlocutor. Indício de projeto de texto, conforme a proposta de construção do artigo Articulação de opinião. em torno de uma ideia central. Afirmações convergentes com sustentação lógica ou fatual. Regular Exposição limitada dos fatos motivadores do artigo de opinião. 4 Uso limitado dos recursos argumentativos e persuasivos (citação, negação, ironia, exemplificação, comparação etc.) ne- e de sustentação do ponto de vista. Mobilização regular dos aspectos enunciativos: suporte (jornal de circulação nacional); papel do locutor e do interlocutor. Bom Ótimo Projeto de texto definido, conforme a proposta de construção do artigo de opinião. Apresentação e sustentação de diferentes pontos de vista. Afirmações convergentes e divergentes com sustentação lógica ou fatual. Exposição adequada dos fatos motivadores do artigo de opinião. Uso adequado dos recursos argumentativos e persuasivos (citação, negação, ironia, exemplificação, comparação, depoimentos, dados, retrospectivas históricas de texto. Mobilização satisfatória dos aspectos enunciativos: suporte (jornal de circulação nacional); papel do locutor e do interlocutor. Projeto de texto consciente, conforme a proposta de construção do artigo de opinião. Discussão e reflexão sobre diferentes pontos de vista. Uso crítico dos argumentos e contra-argumentos a serviço do projeto de texto. Exposição excelente dos fatos motivadores do artigo de opinião. Exploração evidente dos recursos argumentativos e persuasivos (citação, ironia, exemplificação, negação, comparação, depoimentos, dados, retrospectivas históricas etc.), com vistas ao enriquecimento do projeto de texto. Mobilização excelente dos aspectos enunciativos: suporte (jornal de circulação nacional); papel do locutor e do interlocutor. 6 8

18 Carta ao leitor Desempenho Critério Pontos Nulo O texto não corresponde a uma carta de leitor. 0 Fraco Ausência de projeto de texto. 2 Listagem de comentários sem articulação entre si. Uso precário de marcas de interlocução. Afirmações sem sustentação lógica ou fatual. Regular Indício de projeto de texto, conforme a proposta de construção da 4 carta de leitor. Articulação em torno de uma ideia central. Afirmações convergentes com sustentação lógica ou fatual, Uso limitado de marcas de interlocução. Uso limitado de recursos argumentativos e persuasivos. Recuperação limitada dos fatos motivadores da elaboração da carta. Bom Projeto de texto definido, conforme a proposta de construção da carta de leitor. 6 Apresentação e sustentação de diferentes pontos de vista. USO apropriado de recursos argumentativos e persuasivos. Recuperação apropriada dos fatos motivadores da elaboração da carta. Ótimo Projeto de texto consciente, conforme a proposta de construção da c 8 de leitor. Discussão ou reflexão sobre diferentes pontos de vista. Uso apropriado de marcas de interlocução que contribuem para a construção do Efeito de sentido pretendido. Uso crítico dos argumentos e contra-argumentos a serviço do projeto texto. Recuperação apropriada dos fatos motivadores da elaboração da cart como recurso consciente de persuasão.

19 CONTO Desempenho Critério Pontos Nulo O texto não corresponde a um conto. O Fraco O texto não foi redigido em prosa. Ausência de projeto de texto, conforme a proposta de construção do conto. Relato fragmentado de fatos. Uso precário de elementos constitutivos das sequências descritivas, narrativas e explicativas. Não mobilização das diferentes vozes enunciativas (narrador, 2 personagens). Indício de projeto de texto, conforme a proposta de construção do Presença de uma linha narrativa tênue que evidencie indícios de estabelecimento de um conflito. Regular Indícios de elementos constitutivos das sequências descritivas, narrativas e explicativas (operação com narrador, personagens, 4 tempo, situações, espaço, etc). Mobilização limitada das diferentes vozes enunciativas (narrador,personagens). Indícios de progressão temporal entre os acontecimentos relatados. Projeto de texto definido, conforme a proposta de construção do conto. Presença de uma linha narrativa que evidencie o estabelecimento adequado de um conflito Bom Uso adequado de elementos constitutivos das sequências descritivas, narrativas e explicativas (operação com narrador, 6 figuratividade, personagens, situações, tempo, espaço etc). Mobilização apropriada das diferentes vozes enunciativas (narrador, personagens). Marcas de progressão temporal entre os acontecimentos narrados. Projeto de texto consciente, conforme a proposta de construção do A linha narrativa evidencia desenvolvimento consciente de um conflito, que move toda a trama da história. Trabalho evidente com elementos constitutivos das sequências Ótimo explicativas (operação com narrador, personagens, figuratividade, 8 etc). Mobilização excelente das diferentes vozes enunciativas (narrador, personagens). Organização excelente da progressão temporal, indicando posterioridade, concomitância e anterioridade entre os episódios narrados.

20 D Adequação à modalidade Desempenho Critério Pontos Nulo Problemas generalizados e recorrentes de fenômenos relativos aos domínios morfológico, sintático e semântico, e não observância à convenção ortográfica. Uso de linguagem iconográfica. O Fraco Desvios recorrentes no uso dos recursos linguísticos (domínios morfológico, sintático e semântico e de convenção ortográfica). Predominância indevida da oralidade. Uso inapropriado ao gênero escolhido de recursos iconográficos, tabelas, gráficos etc. 2 Regular Desvios esporádicos no uso dos recursos linguísticos (domínios morfológico, sintático e semântico e de convenção ortográfica). Interferência indevida da oralidade na escrita. Inadequação da linguagem na construção do texto no gênero escolhido. 4 Bom Uso satisfatório dos recursos linguísticos (domínios morfológico, sintático e semântico e de convenção ortográfica). Uso adequado das estruturas da oralidade na escrita. Adequação da linguagem na construção do texto no gênero escolhido. 6 Ótimo Uso excelente dos recursos linguísticos (domínios morfológico, sintático e semântico e a observância à convenção ortográfica), demonstrando competência no uso da modalidade escrita. Exploração dos níveis de linguagem a serviço do projeto de texto. Uso consciente da linguagem para valorizar a construção textual conforme o gênero escolhido. 8

21 II COESÃO COERÊNCIA Desempenho Critério Pontos Nulo Texto caótico (sem organização, sem sentido etc) O Problemas recorrentes de predicação, de construção frasal, de paragrafação e de escolha lexical, constituindo uma sequência de frases desarticuladas. Fraco Uso inapropriado da pontuação e dos elementos de articulação 2 textual. Problemas lógico-semânticos: tautologia, contradição, ambiguidade. Regular Problemas acidentais de predicação, de construção frasal, de paragrafação e de escolha lexical. Uso assistemático da pontuação e dos elementos de articulação textual. Problemas lógico-semânticos não recorrentes como tautologia, contradição, generalização, ambiguidade, não-intencional. 4 Uso de linguagem inadequada à pessoa do locutor e/ou do Domínio dos processos de predicação, de construção frasal, de paragrafação e de escolha lexical. Uso apropriado do sistema de pontuação e dos elementos de Bom articulação textual. 6 Uso apropriado de recursos lógico-semânticos: inferência, ambiguidade intencional, referências compartilhadas, generalização pertinente, etc. Uso de linguagem adequada à pessoa do locutor e/ou do Excelente domínio dos processos de predicação, de construção frasal, de paragrafação e de escolha lexical. Uso figurativo-estilístico das variedades linguísticas. Domínio dos sistemas de pontuação e dos elementos de articulação textual. Ótimo Uso excelente de recursos lógico-semânticos: interferência, ambiguidade intencional, referências compartilhadas, generalização pertinente, etc. 8 Uso de linguagem adequada à pessoa do locutor e/ou interlocutor, de modo a valorizar o tipo de interação estabelecida.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/015 I ADEQUAÇÃO A- ao tema = 0 a pontos B- à leitura da coletânea =

Leia mais

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema UFG/CS PS/011-1 RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS I ADEQUAÇÃO (SERÁ CONSIDERADO O USO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA) A- ao tema

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO O INSTITUTO DOM BARRETO torna pública a realização do seu I Simulado Aberto como mais um recurso na sua preparação para

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT- IC) tem como objetivo proporcionar a formação

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018

EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018 EDITAL Nº 01 DE 1º DE MARÇO DE 2018. SIMULADO ENEM SALESIANO 3ª Edição/2018 OS DIRETORES EXECUTIVOS DA REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS RSB-ESCOLAS E EDEBÊ, no exercício de suas atribuições, torna pública

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJTC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJTC) tem como objetivo promover o estímulo à formação

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019

EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019 EDITAL Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 SIMULADO ENEM SALESIANO 5ª EDIÇÃO EM ABRIL/2019 OS DIRETORES EXECUTIVOS DA REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS RSB-ESCOLAS E DA EDITORA EDEBÊ BRASIL, no exercício de

Leia mais

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4 GRUPO 1 GRUPO GRUPOS 3e UFG/CS RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS GRUPO I ADEQUAÇÃO A-ao tema = 0 a pontos B-à leitura da coletânea = 0 a pontos C-ao gênero textual = 0 a pontos D-à modalidade = 0 a pontos CRITÉRIOS

Leia mais

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016

EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2016, regido pela Portaria/MEC

Leia mais

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS DICAS: PASSO A PASSO Na data da prova: Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário

Leia mais

CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM

CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM EDITAL DO ENEM CONHECENDO A APLICAÇÃO DO ENEM - EDITAL DO ENEM NOSSO OBJETIVO No decorrer da Seção 2, esperamos que todos desenvolvam as seguintes competências: Ter domínio

Leia mais

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Programa Institucional de Apoio à Pesquisa 1. DO EDITAL EDITAL Nº 07/2014 Programa Jovens

Leia mais

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015

CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 CIME Centro de Inglês, Música e Espanhol Edital 01/15 Projeto Simulado ENEM 2015, de 15 de Junho de 2015 Considerando a importância da preparação do aluno para o desafio do vestibular e, de forma mais

Leia mais

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA:

#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA: #ENEM2017 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: Acesso à Educação Superior: Sisu Prouni Pronatec Instituições Portuguesas Financiamento Estudantil Fies: Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA PROGRAMAJOVENSTALENTOSPARAACIÊNCIA EDITALNº26/2014 OPresidentedaCoordenaçãodeAperfeiçoamentodePessoaldeNívelSuperior CAPES,nousode suasatribuições,estabelecidanostermosdainstruçãodoprocessonº2308.003744/201468,torna

Leia mais

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova,

Leia mais

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016 Edital do Simulado do ENEM - RBE 216 O Diretor-Geral da RBE Prof. Valseni Braga no exercício de suas funções e assessorado pelo Comitê de Gestão Pedagógica, institui a realização do Simulado Institucional

Leia mais

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. DATAS 1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2013? Das 10h do dia 13 de maio até 23h59 do dia 27 de maio, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.br

Leia mais

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO UnB IDIOMAS NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EXAME DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.bre

Leia mais

EDITAL N 01, DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 SIMULADO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2 SIMULADO ENADE DIREITO

EDITAL N 01, DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 SIMULADO DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES 2 SIMULADO ENADE DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste Araguaína/TO CEP 77.816-540 63 3411 8500 www.itpac.br CNPJ: 02.941.990/0001-98 Inscrição Municipal: 8452

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EDITAL N o 002 / 2018, DE 04 DE OUTUBRO DE 2018 EXAME ESCRITO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016. Brasília 6 de janeiro de 2016

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016. Brasília 6 de janeiro de 2016 IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2016 Brasília 6 de janeiro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP Déntro, com ofertas

Leia mais

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação)

IMP CONCURSOS. Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) IMP CONCURSOS Edital do Concurso Bolsas IMP Déntro 1 /2017 (retificação) Brasília, 29 de dezembro de 2016 O IMP Concursos resolve divulgar e estabelecer normas para a realização do Concurso de Bolsas IMP

Leia mais

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o Portal do INEP: para obter mais informações sobre o ENADE. O que é ENADE? O Exame Nacional

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 02 de julho de 2017 (domingo). Modalidade e Horário Prova da UNIJUÍ (Redação e 40 Questões Objetivas) Início às 8h30min e término às 12h30min. Locais de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018 EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE E JOVENS SOB MEDIDA SOCIOEDUCATIVA

Leia mais

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição.

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição. 1 - DAS INSCRIÇÕES A inscrição ao Processo Seletivo do curso de Medicina, da Faculdade São Lucas 2014 está aberta aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente. 1.1 - Período:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA POLÍCIA MILITAR CFOAPM/2016 O DIRETOR DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP), órgão responsável pelo planejamento, controle e fiscalização

Leia mais

INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de

INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de INFORMATIVO - CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO A Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe) é

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 63, DE 27 DE JULHO DE 2018

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 63, DE 27 DE JULHO DE 2018 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA EDITAL Nº 63, DE 27 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do PRÊMIO CALOURO-DESTAQUE 2018. A PRESIDENTE

Leia mais

Serão disponibilizadas no total 25 bolsas de até 100%, distribuídas da seguinte forma:

Serão disponibilizadas no total 25 bolsas de até 100%, distribuídas da seguinte forma: 1 BOLSA MÉRITO MACHADO COLEGIO JOAQUIM MARIA MACHADO inscrito no CNPJ nº 01.585.047/0001-27, estabelecido na Rua dos Professores, 348, Engenheiro Goulart, CEP 03725-000 - São Paulo, doravante denominado

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 04 de dezembro de 2016 (domingo). Modalidades e Horários Cursos EaD Prova da Unijuí (Redação) Início às 8h30min e término às 11h30min. Cursos Presenciais

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA 1ª TURMA/NOTURNO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SANTA JOANA

EDITAL DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA 1ª TURMA/NOTURNO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SANTA JOANA A diretora da Escola de Ciências da Saúde Santa Joana, no uso de suas atribuições, faz saber que o processo de inscrição e matrícula para o preenchimento das 30 vagas para o Curso Técnico em Enfermagem,

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 1º SEMESTRE 2019 REGULAMENTO - 08 DE DEZEMBRO DE 2018

CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 1º SEMESTRE 2019 REGULAMENTO - 08 DE DEZEMBRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 1º SEMESTRE 2019 REGULAMENTO - 08 DE DEZEMBRO DE 2018 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1 - O concurso será realizado pelo TEO EDUCACIONAL

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória EDITAL TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA INFORMAÇÕES GERAIS: Teste de suficiência em língua inglesa O teste de suficiência em língua inglesa destina-se a pessoas interessadas em ingressar em / cumprir

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE.

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do INEP para obter mais informações sobre o ENADE. http://portal.inep.gov.br/enade (acesse menu à esquerda Documentos

Leia mais

EDITAL n.º 05/ SA, de 31/10/ Retificado

EDITAL n.º 05/ SA, de 31/10/ Retificado EDITAL n.º 05/2016 - SA, de 31/10/2016 - Retificado A Escola Técnica Estadual Amim Jundi, município de Osvaldo Cruz, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA

SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2019 Edital Nº 01 / 2018 A Coordenação de Ensino do Curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital Santa Luzia torna público a realização do processo

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/ UFGD EDITAL DE CONVOCAÇÃO CCS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Convoca Candidatos para Provas de Redação e Objetiva do PSV/2019 - UFGD A COORDENADORA DO CENTRO DE SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO C-86

CONCURSO PÚBLICO C-86 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO (SEAD) ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ (EGPA) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL

Leia mais

5º CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 2º SEMESTRE 2018 REGULAMENTO - 02 DE MAIO DE 2018

5º CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 2º SEMESTRE 2018 REGULAMENTO - 02 DE MAIO DE 2018 5º CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES E ENEM 2º SEMESTRE 2018 REGULAMENTO - 02 DE MAIO DE 2018 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1 - O concurso será realizado pelo TEO EDUCACIONAL

Leia mais

Executivo I - DIA 09/02/ Pág. 111

Executivo I - DIA 09/02/ Pág. 111 Executivo I - DIA 09/02/2019 - Pág. 111 COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Convocação Processo de Promoção - 2017 Edital de Convocação para a Realização da Prova O Coordenador da Coordenadoria

Leia mais

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME O Celpe-Bras é um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São

Leia mais

preenchidas pelo SISU/MEC Matemática Licenciatura Noturno 8 sem. 11 vagas

preenchidas pelo SISU/MEC Matemática Licenciatura Noturno 8 sem. 11 vagas EDITAL Nº81/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES ENSINO SUPERIOR 1 SEMESTRE de 2018 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Itapetininga,

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 03 de dezembro de 2017 (domingo). Modalidades e Horários Cursos EaD Prova da Unijuí (Redação) Início às 8h30min e término às 11h30min. Cursos Presenciais

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração noturno, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura noturno, Ciências Contábeis noturno, Fisioterapia diurno

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR

CONCURSO PÚBLICO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR CONCURSO PÚBLICO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE PAÇO DO LUMIAR EDITAL DE DIVULGAÇÃO nº. 018, de 11 de novembro de 2014. PARA CONVOCAÇÃO PROVA PRÁTICA INSTRUTOR BRAILLE do Edital de Concurso Público/ Prefeitura

Leia mais

EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018.

EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018. EDITAL Nº 127/2018 Referente ao Aviso nº 214/2018, publicado no D.O.E. de 20/11/2018. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais,

Leia mais

Etec Parque da Juventude

Etec Parque da Juventude EDITAL nº 12, de 09 de novembro de 2018 A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

SALA DOS PROFESSORES VESTIBULAR UnB 2019 (SALA PROF/VEST 2019) REGULAMENTO Nº 1/2019, DE 6 DE MAIO DE 2019

SALA DOS PROFESSORES VESTIBULAR UnB 2019 (SALA PROF/VEST 2019) REGULAMENTO Nº 1/2019, DE 6 DE MAIO DE 2019 SALA DOS PROFESSORES VESTIBULAR UnB 2019 (SALA PROF/VEST 2019) REGULAMENTO Nº 1/2019, DE 6 DE MAIO DE 2019 A DIRETORA GERAL do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES

INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES EDITAL Nº1, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 01/2018, INFOR O INFOR Polo Macapá torna pública a realização do concurso de bolsas 2018 com ofertas para os cursos de Especialização em Perícia

Leia mais

HOSPITAL DE OLHOS DO TOCANTINS - INSTITUTO OLHAR EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM OFTALMOLOGIA

HOSPITAL DE OLHOS DO TOCANTINS - INSTITUTO OLHAR EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM OFTALMOLOGIA HOSPITAL DE OLHOS DO TOCANTINS - INSTITUTO OLHAR EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM OFTALMOLOGIA 2018-2021 Edital Nº 01/2107 A Coordenação de Ensino do Curso de Estágio e Especialização em Oftalmologia

Leia mais

EDITAL n.º01, de 07/05/2018

EDITAL n.º01, de 07/05/2018 EDITAL n.º01, de 07/05/2018 A Escola Técnica Estadual de Santa Isabel Santa Isabel, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação

Leia mais

EDITAL Nº1, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 CONCURSO DE BOLSAS 01/2017, INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES INFOR

EDITAL Nº1, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 CONCURSO DE BOLSAS 01/2017, INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES INFOR EDITAL Nº1, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 CONCURSO DE BOLSAS 01/2017, INSTITUTO NACIONAL DE PERÍCIAS E CIÊNCIAS FORENSES INFOR CLASSIFICAÇÃO O INFOR Polo Macapá torna pública a realização do concurso de bolsas

Leia mais

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS

PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS PROVA E APROVEITAMENTO DE NOTAS Prova UNIJUÍ Data 03 de fevereiro de 2019 (domingo). Modalidade e Horário Prova da Unijuí (Redação e 40 Questões Objetivas) Início às 8h30min e término às 12h30min. Locais

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio da Fundação Santo André informa que estão abertas as inscrições para o concurso de Bolsas de Estudos a alunos que cursarão

Leia mais

EDITAL Nº 1, DE 16 DE JANEIRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 01/2018, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO LEANORTE - ISEL

EDITAL Nº 1, DE 16 DE JANEIRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 01/2018, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO LEANORTE - ISEL EDITAL EDITAL Nº 1, DE 16 DE JANEIRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 01/2018, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO LEANORTE - ISEL O ISEL torna pública a realização do concurso de bolsas 2018 com ofertas para os cursos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 2

LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 2 UFG PS/007 Respostas Esperadas O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás coloca à disposição as respostas esperadas das questões da prova de Língua Portuguesa e os critérios de correção da prova

Leia mais

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato

Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato Exame Nacional de Acesso 2013 Manual do Candidato O presente Manual detalha e complementa alguns aspectos do Edital do Exame (acessar http://www.profmat-sbm.org.br/docs/edital_exame_nacional_profmat_2013.pdf)

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2018 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ EDITAL DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OFERECIDAS PARA 2019/2 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS/JI-PARANÁ 2º SEMESTRE 2019 - EDITAL n º 2/2019 O Centro Universitário São Lucas/

Leia mais

FACULDADES DO INSTITUTO BRASIL. Comissão do Processo Seletivo. Edital n.º 001/2018

FACULDADES DO INSTITUTO BRASIL. Comissão do Processo Seletivo. Edital n.º 001/2018 FACULDADES DO INSTITUTO BRASIL Comissão do Processo Seletivo Edital n.º 001/2018 A Diretora Geral da Faculdade do Instituto Brasil - FIBRA faz saber aos interessados que encontram - se abertas as inscrições

Leia mais

ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES

ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES ENADE 2018 ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES O ENADE 2018 SERÁ REALIZADO NO DIA 25/11/2018 Conforme legislação vigente LEI DO SINAES (LEI 10.861 DE 2004) a participação do estudante concluinte no ENADE é OBRIGATÓRIA

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.campinas.sp.leg.br CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 Edital de convocação para realização das provas objetivas A Câmara Municipal de Campinas torna

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA CURSINHO COLÉGIO APROV

CONCURSO DE BOLSA CURSINHO COLÉGIO APROV CONCURSO DE BOLSA CURSINHO 2018-1 COLÉGIO APROV EDITAL DE ABERTURA O Diretor Geral do COLÉGIO APROV, situado na Avenida João XXIII, 135, Bairro Mãe de Deus, Catalão-GO, Goiás, por intermédio da Comissão

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SIMULADO DE CONCURSO Nº 001/2017 CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EDITAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SIMULADO DE CONCURSO Nº 001/2017 CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EDITAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SIMULADO DE CONCURSO Nº 001/2017 CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EDITAL 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A Coordenação do Curso Técnico

Leia mais

I - DATA E HORÁRIO DA APLICAÇÃO DA PROVA

I - DATA E HORÁRIO DA APLICAÇÃO DA PROVA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS O Coordenador da Coordenadoria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL DPE Nº 001/2019, CONVOCAÇÃO PARA A PROVA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL DPE Nº 001/2019, CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL DPE Nº 001/2019, CONVOCAÇÃO PARA A PROVA O DEFENSOR PÚBLICO GERAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA os candidatos inscritos no PROCESSO

Leia mais

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 Dispõe sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado UnC O Pró-Reitor de Pesquisa, da Universidade

Leia mais

Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2017 Edital n 1 Abertura de 03 de julho de 2017

Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2017 Edital n 1 Abertura de 03 de julho de 2017 Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2017 Edital n 1 Abertura de 03 de julho de 2017 A Diretoria de Ensino (DE) do Vestibular Cidadão (VC), no uso de suas atribuições, em acordo com o Estatuto do

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. (2,5 pontos)

LÍNGUA PORTUGUESA. (2,5 pontos) UFG PS/007 O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás coloca à disposição as respostas esperadas oficiais das questões da prova de Língua Portuguesa e os critérios de correção da prova de Redação

Leia mais

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato

Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato Prefeitura de Humaitá AM Secretaria Municipal de Saúde Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2017 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. PROVA: 04/02/2018 MANUAL DO

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ I CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS AO INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 006/2012 DE CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA O Conselho

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo Secretaria Municipal da Administração CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS OBJETIVAS E TÍTULOS A Secretaria Municipal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR. Edital 01/2016 Exame de Proficiência de Leitura em Língua Inglesa / 2016 O Coordenador do curso de Pós Graduação em Tecnologia Agroalimentar do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 PROCESSO SELETIVO 2016 Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia DayHORC Fellowship de Catarata Fellowship de Retina O DayHORC, através de sua Comissão do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28)

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28) INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce 29285-000 Piúma ES (28) 3520-0600 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO

Leia mais

ENADE 2017 Orientações Gerais

ENADE 2017 Orientações Gerais ENADE 2017 Orientações Gerais Material Elaborado por CLAUDIO HARUO YAMAMOTO Dúvidas: Prof. Ana Paula: anapaula.darosa@ifsp.edu.br (Coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas-ADS) Prof

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2017 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA I. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º As Provas de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) são um projeto de extensão mantido pelos docentes do Departamento

Leia mais

EDITAL Nº 2, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 02/2018, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO LEANORTE - ISEL

EDITAL Nº 2, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 02/2018, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO LEANORTE - ISEL EDITAL ISEL 2018 EDITAL Nº 2, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2018 CONCURSO DE BOLSAS 02/2018, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO LEANORTE - ISEL O ISEL torna pública a realização do concurso de bolsas 2018 com ofertas

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA (SEC-BA) PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL SEC/SUDEPE Nº 04/2019 CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA (SEC-BA) PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL SEC/SUDEPE Nº 04/2019 CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA (SEC-BA) PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL SEC/SUDEPE Nº 04/2019 CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas

Leia mais