Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO SME N 15/2008 (Orienta sobre a organização das escolas da rede municipal de ensino para o ano de 2009) A Secretária Municipal de Educação, considerando a necessidade de expedir orientações quanto ao calendário escolar e organização das escolas da Rede Municipal de Ensino, para o ano de 2009, RESOLVE: Artigo 1 o. A organização pedagógica e administrativa das escolas municipais para o ano letivo de 2009 deve atender ao disposto nos artigos 12 e 13 da Lei Federal N 9.394/96 - LDB, ao Plano Municipal de Educação, as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância e estar de acordo com as orientações contidas nesta Resolução. Artigo 2 o. Será considerado como dia de efetivo trabalho escolar (dia letivo) aquele em que for desenvolvida atividade prevista no Projeto Político- Pedagógico da Escola, de participação obrigatória para o aluno e orientada pelo professor ou por profissionais habilitados e competentes, conforme as disposições da Lei N 9.394/96 e Indicação CEE N 09/97. Parágrafo único: Para atender ao Projeto Político-Pedagógico da Escola, poderão ser previstas no calendário escolar atividades docentes/discentes, na seguinte conformidade: I. Até no máximo três no ano, para completar o mínimo de dias letivos estabelecido no artigo 3 o desta Resolução, sem direito a compensação. II. Poderá ser prevista como atividade docentes/discentes o dia 1 s de setembro, desde que a escola participe do desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de Mogi das Cruzes, com todo seu corpo docente e representantes dos alunos, com possibilidade de compensação. III. Sua execução dependerá de homologação da SME, que analisará a importância da atividade proposta para o alcance dos objetivos educacionais previstos no Projeto Político-Pedagógico. Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, n Centro Cívico - CEP: Tel.: Fax:

2 Artigo 3. Orientações para a organização pedagógica e administrativa das escolas municipais:» I. Para as classes de educação infantil deverá ser assegurado um mínimo de 190 (cento e noventa) dias de efetivo trabalho escolar. II. III. IV. As escolas que mantêm classes das séries iniciais do ensino fundamental regular deverão assegurar um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, com a duração mínima de 04h30 (quatro horas e trinta minutos) cada dia, por turma, e 04 horas para as escolas que funcionam em até três turnos diurnos, garantindo a carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas. Para as classes de Educação de Jovens e Adultos será assegurado um mínimo de 100 (cem) dias de efetivo trabalho escolar, por semestre. Para as classes das séries finais do ensino fundamental, deverá ser assegurado um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, com a duração mínima de 05h (cinco horas) cada dia, por turma, garantindo a carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas. V. Serão garantidas aos alunos do ensino fundamental atividades de reforço e de recuperação escolar, que serão realizadas conforme normas estabelecidas no Regimento Escolar e na Portaria 3.600/06 VI. A EMESP Prof â Jovita Franco Arouche terá a carga horária diária e anual das turmas adaptada às necessidades dos alunos e funcionará conforme proposta da escola, a ser homologada pela VII. VIII. As escolas se organizarão de forma a garantir: a. o pleno atendimento à demanda; b. o funcionamento em dois turnos diurnos, conforme horário a ser estabelecido pelo Conselho de Escola; c. o atendimento a todas as séries em cada um dos turnos; d. o atendimento de classes de Educação de Jovens e Adultos no período noturno. As excepcionalidades, devidamente fundamentadas e aprovadas pelo Conselho de Escola, ficarão sujeitas à autorização expressa da Secretária Municipal de Educação, ouvido o supervisor da escola. Artigo 4 o. Para a organização das classes e turmas deverá ser observado o disposto Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, n s Centro Cívico - CEP: Tel.: Fax:

3 no Decreto N 2.662/01. 1 e As classes que atendem exclusivamente aos portadores de necessidades especiais serão formadas conforme o Projeto Político-Pedagógico da EMESP, homologado pela Secretaria Municipal de Educação. 2 e Em atendimento ao processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais nas classes comuns de educação infantil e de ensino fundamental, sempre que ocorrer o caso e houver possibilidade, será respeitada a seguinte proporção: I. um aluno desta modalidade de ensino para 29 alunos da classe comum perfazendo, portanto, 30 alunos por classe, no ensino fundamental; II. um aluno desta modalidade de ensino para 19 alunos da classe comum perfazendo, portanto, 20 alunos por classe, na educação infantil. Artigo 5. Na elaboração do calendário escolar das escolas da rede municipal de ensino para o ano de 2009, os Conselhos de Escola observarão as seguintes orientações: I. Com relação aos alunos: II. III. a. período de férias dos alunos: de 02/01 a 08/02. b. início das aulas: 09 de fevereiro c. períodos de recesso escolar: 1. 1 o período de recesso: em fevereiro, nas datas reservadas às atividades de Organização Pedagógica e Administrativa e Formação Contínua; 2. 2 o período de recesso: de 13/07 a 24/07/ período de recesso: de 18/12 a 31 /12/09 Com relação aos professores: a. férias dos professores: 30 dias no período de 02 a 31 de janeiro; b. períodos de recesso: 15 dias, divididos nos meses de julho e dezembro, respeitando-se o cumprimento dos dias letivos, das atividades organizacionais e do inciso I deste artigo. A contagem dos dias nos meses de julho e dezembro deverá ser feita de forma ininterrupta. Atividades organizacionais: Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, n Centro Cívico - CEP: Tel.: Fax:

4 IV. a. Reuniões da equipe escolar para Organização Pedagógica e Administrativa, inclusive para avaliação das atividades realizadas, que serão definidas pelo Conselho de Escola por ocasião da elaboração do Calendário, observando as seguintes orientações gerais: 1. Dia 30/01: reunião do núcleo de direção das escolas (diretoras, vice-diretoras e coordenadores pedagógicos), supervisoras e equipe técnica da SME com a Secretária; 2. Dias 02 e 06 de fevereiro: reuniões nas unidades escolares para Organização Pedagógica e Administrativa - OPA. b. Reuniões do Conselho de Série/Classe e de Termo para as escolas com classes de ensino fundamental e EJA: 04 (quatro), preferencialmente com suspensão de aulas, sendo 01 (uma) por bimestre; c. Reuniões para Organização do Trabalho Escolar - OTE: a serem propostas pelas escolas, obedecendo-se o disposto na Resolução nº 01/2005. d. Reuniões do Conselho de Escola: no mínimo bimestrais, fora do horário de aula. e. Reuniões de Pais e Mestres: 04 (quatro), fora do horário de aula ou no segundo período da aula (após o intervalo). f. Reuniões da APM: de acordo com o Estatuto próprio, fora do horário de aula. Atividades de formação contínua: a. Formação contínua de professores, sob a coordenação da Secretaria: 1. Formação contínua sobre as Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica - Língua Portuguesa: dias 03, 04 e 05/02/09; 2. Formação contínua sobre as Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica - Matemática: dias 22, 23 e 24/07/09; 3. 1º Congresso do Sistema Municipal: dias 25 e 26/09/09 TEMA: Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem b. Participação em Congressos, Seminários e outros eventos da mesma natureza, no horário de trabalho do professor ou do Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, n Centro Cívico - CEP: Tel.: Fax:

5 especialista: será autorizada a participação em, no máximo, um evento por semestre, desde que sem prejuízo do atendimento aos alunos e cumpridas as normas que disciplinam o assunto. V. Homologação do calendário escolar: a. O calendário escolar será elaborado pelo Conselho de Escola, devendo ser encaminhado, até o dia 28 de fevereiro de 2009, à, para análise do Supervisor de Ensino e homologação da Secretária, acompanhado de ata da reunião do Conselho em que foi aprovado. b. Quando houver necessidade de alteração e / ou adequação do calendário escolar no decorrer do ano letivo, na ocorrência de suspensão de aulas ou descaracterização de dia de efetivo trabalho escolar, adotar o mesmo procedimento estabelecido no item a. c. Outros eventos ou atividades como Reunião de Pais, Reunião da APM, festas, inclusive as promoções para angariar recursos para a escola, que serão realizadas sem dispensa de aulas, não devem constar no corpo do calendário e sim em anexo, na descrição das atividades / eventos. Artigo 6 a. A Hora de Atividades dos professores, conforme Lei Complementar n e 30/04, Estatuto do Magistério, encontra-se regulamentada na Resolução SME nº 01/2005. Artigo 7 a. Quanto ao horário de trabalho dos funcionários: 1º As Escolas Municipais funcionarão no mês de janeiro de 2009, respeitando-se a escala de férias elaborada conforme o disposto no Comunicado SME N 25/08. 2º O horário de trabalho do diretor de escola, do Vice-diretor e do Coordenador pedagógico, deve ser organizado de maneira a garantir o atendimento administrativo e pedagógico a todos os turnos de funcionamento da escola e ser submetido à aprovação do supervisor da escola e à homologação da Secretária Municipal de Educação. 3º Na elaboração do horário de trabalho dos professores das séries finais do ensino fundamental, a equipe deverá respeitar a quantidade de, no máximo, 10(dez) horas por dia. 4º O Diretor da escola encaminhará, até o dia 20 de fevereiro de 2009, Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, n Centro Cívico - CEP: Tel.: Fax:

6 o "Quadro de Horário dos Profissionais da Escola", do qual constarão os horários de trabalho de todos os profissionais técnicos, administrativos e docentes em exercício na escola. Artigo 8 o. Quanto ao Projeto Político-Pedagógico: I - Na elaboração do Projeto Político-Pedagógico o Conselho de Escola deve observar sua consonância com o Plano Municipal de Educação e com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância. II - Os Projetos Político-Pedagógicos revistos serão entregues até o dia 31 de março de Artigo 9 o. Para o ano letivo de 2009 ficam programadas as seguintes datas para reuniões da Secretária com os integrantes dos núcleos de direção das escolas municipais: 30/01; 04/03; 08/04; 06/05; 03/06; 01/07; 05/08; 09/09; 07/10; 04/11 e 09/12. I. O comparecimento da diretora, do vice-diretor e coordenador pedagógico a estas reuniões é prioritário sobre qualquer outra atividade profissional. II. Caso, por qualquer motivo relevante, qualquer destes profissionais não puder comparecer à reunião, deverá apresentar justificativa para a Secretária. Artigo 10. A Diretora de Escola deverá dar ciência das disposições contidas nesta Resolução a todos os integrantes da equipe escolar. Artigo 11. Os casos excepcionais ou omissos serão resolvidos pela Secretária Municipal de Educação. Artigo 12. Esta Resolução entra em vigor a partir de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução SME N 09/07. Mogi das Cruzes, 10 de dezembro de Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, n s Centro Cívico - CEP: Tel.: Fax: educacao@pmmc. com. br

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei e,

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei e, DOC 12/12/2018 PP. 17 E 18 EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 23, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2018 SEI 6016.2018/0077010-7 DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2019 NAS UNIDADES

Leia mais

Diário Oficial do dia Página da Secretaria de Educação

Diário Oficial do dia Página da Secretaria de Educação Diário Oficial do dia 27-11-2015 Página da Secretaria de Educação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2015 Orienta procedimentos para a elaboração do Calendário Escolar das Escolas da Rede Estadual de Ensino do

Leia mais

Prefeitura de São José do Rio Preto, 06 de dezembro de Ano XIII nº 3920 DHOJE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Resolução SME N.

Prefeitura de São José do Rio Preto, 06 de dezembro de Ano XIII nº 3920 DHOJE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Resolução SME N. Prefeitura de São José do Rio Preto, 06 de dezembro de 2016. Ano XIII nº 3920 DHOJE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resolução SME N.º 18/2016 Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração do Calendário Escolar,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINUTA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/XX/2013 Regulamenta e define a carga horária e a ementa do componente curricular Estágio Supervisionado,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 055/97/CEE/SC

ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 055/97/CEE/SC ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Resolução 055/97/CEE/SC Estabelece diretrizes para adaptação dos estatutos e/ou regimentos das instituições educacionais aos dispositivos da Lei n.

Leia mais

PORTARIA SEMEB Nº 27 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018

PORTARIA SEMEB Nº 27 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018 Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 Edição N 1326 Caderno I 9 PORTARIA SEMEB Nº 27 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018 Dispõe sobre a elaboração do Calendário Escolar para o ano letivo de 2019, nas unidades escolares

Leia mais

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018 Edição N 751 Caderno II

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018 Edição N 751 Caderno II Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018 Edição N 751 Caderno II PABX (16) 3392-3583 - Email:secr.educacao@americobrasiliense.sp.gov.br Resolução DME nº 01/2018 De 22 de janeiro de 2018 Dispõe sobre a elaboração

Leia mais

RESOLUÇÃO-CEPE Nº 06, DE 27 DE MARÇO DE

RESOLUÇÃO-CEPE Nº 06, DE 27 DE MARÇO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃOPROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO Avenida João da Mata, nº 256

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Segunda-feira Ano Nº 5015 Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Portaria SME Nº 31 de 06 de agosto de 2018 - Dispõe sobre a reestruturação e regulamentação do horário de funcionamento

Leia mais

Resolução SE :

Resolução SE : Resolução SE 68-2016 :Altera a Resolução SE 147, de 29-12-2003, que dispõe sobre a organização e o funcionamento das Escolas Indígenas no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo. O Secretário da Educação,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2013

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2013 Secretaria Municipal de Educação Avenida Guararapes Nº 2288 Centro Petrolina PE CEP: 56.302-905 Fones: (87) 3862-9214/ 9216/ 3861-2247 FAX: 87-3861-8766 seducpetrolina@hotmail.com INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis. Portarias

Prefeitura Municipal de Eunápolis. Portarias 1 Prefeitura Municipal de Eunápolis www.diariooficialdosmunicipios.org/prefeitura/eunapolis 06 de Abril de 2005 Suplemento Especial Diário Oficial dos Municípios N o 18.810 Portarias Prefeitura Municipal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica:

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3039 Prefeitura Municipal de publica: Portaria do Calendário Escolar - 2019. Gestor - Giuliano De Andrade Martinelli / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 047/2012, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 047/2012, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF ATO NORMATIVO Nº 01/2015 - PROEN/UNIVASF Cria o Calendário de Matrícula e estabelece normas complementares para o planejamento, a oferta e a matrícula nos componentes curriculares dos cursos de graduação

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO Artigo 1.º - O estágio curricular supervisionado é uma atividade de ensino, de natureza teórico-prática obrigatória, básica

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica:

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica: 1 Ano X Nº 799 Prefeitura Municipal de publica: Decreto N.173 de 07 de dezembro de 2018-Nomeia Servidor Público Municipal e dá outras providências correlatas. Decreto N.175 de 07 de dezembro de 2018-Nomeia

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 29

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 29 PORTARIA Nº 29 Adequação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Curitiba na organização do ensino, gestão do espaço e distribuição de recursos humanos para garantia do direito à educação pública

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 186, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 186, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 186, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014. O CONSELHO DE CÂMPUS DO CÂMPUS DE PARANAÍBA, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Manifestar-se

Leia mais

Resolução SME N 17/2011

Resolução SME N 17/2011 Resolução SME N 17/2011 Regulamenta o Horário de Trabalho Pedagógico das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. A Secretária Municipal de Educação no uso de suas atribuições legais e conforme

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O N o 046/2006-CEP

R E S O L U Ç Ã O N o 046/2006-CEP R E S O L U Ç Ã O N o 046/2006-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/5/2006. Esmeralda Alves Moro, Secretária. Aprova regulamentos dos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADO ESTADO DA BAHIA CNPJ/MF Nº / Praça Cel. Zeca Leite, nº. 415 Centro CEP: Brumado-BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADO ESTADO DA BAHIA CNPJ/MF Nº / Praça Cel. Zeca Leite, nº. 415 Centro CEP: Brumado-BA PROJETO DE LEI Nº 012/2010. Dispõe sobre a alteração do Sistema Municipal de de Brumado para a implantação do de 9 (nove) anos, a partir de 2010 e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE BRUMADO,

Leia mais

MILLENIUM EDUCACIONAL LTDA FACULDADE EDUCACIONAL MILLENIUM (FAMIL) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MILLENIUM EDUCACIONAL LTDA FACULDADE EDUCACIONAL MILLENIUM (FAMIL) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES MILLENIUM EDUCACIONAL LTDA FACULDADE EDUCACIONAL MILLENIUM (FAMIL) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017 1 Art. 1º - Estas normas disciplinam o planejamento, a oferta, o funcionamento e o registro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória publica:

Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1059 Prefeitura Municipal de publica: PORTARIA Nº125 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017 - Estabelece Diretrizes para funcionamento das escolas da Rede Municipal de ensino para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Quarta-feira Ano VII Nº 1900 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Portaria Nº 010/2017, de 22 de Dezembro de 2017 - Dispõe sobre normas, procedimentos e cronograma

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

Projeto de Lei nº 68/2017 do Vereador Claudio Fonseca - PPS (DOC de 10/02/2017, páginas 64 e 65)

Projeto de Lei nº 68/2017 do Vereador Claudio Fonseca - PPS (DOC de 10/02/2017, páginas 64 e 65) Projeto de Lei nº 68/2017 do Vereador Claudio Fonseca - PPS (DOC de 10/02/2017, páginas 64 e 65) Dispõe sobre alterações na Lei nº 14.660, de 26 de novembro de 2007, visando atender o 4º do art. 2º da

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2007 COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO Regulamenta os procedimentos referentes às Atividades Complementares, previstas no currículo do Curso de Graduação em Direito da FCARP A

Leia mais

PORTARIA Nº 01 DE 02 DE JANEIRO DE 2018

PORTARIA Nº 01 DE 02 DE JANEIRO DE 2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 01 DE 02 DE JANEIRO DE 2018 Dispõe sobre normas, procedimentos e cronograma para a realização de matrículas na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Santa Inês/BA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COCAL PI SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE COCAL PI SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ: / 1 EDITAL DE MATRICULA SEMED Nº01/2016 A PREFEITURA MUNICIPAL DE COCAL, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED com fundamento no art. 211, 2º, da Constituição Federal Brasileira de 1988;

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 04/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Física, modalidade Licenciatura,

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO Criada pela Lei Municipal 26/72 de 24 de agosto de 1972 Estadualizada pelo Decreto Estadual nº 398 de 27de abril de1987 Av. Comendador Norberto Marcondes,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração da FAPPES Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade, fixar as normas técnico-operativas,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016 A PRESIDENTE DA CÂMARA DE ENSINO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve: Estabelecer

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 28 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 28 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 14/2007 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE LETRAS DO CÂMPUS DE ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no exercício

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa:

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa: RESOLUÇÃO CME Nº. 001/2008. Ementa: REGULAMENTA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA 9 (N0VE) ANOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DA VITPORIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA (Aprovada pela Resolução CEPE 054E/2015) UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 Disciplina e regulamenta o funcionamento

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração e, para os cursos de Tecnologia na Área de Gestão

Leia mais

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE TANQUE NOVO, ESTADO DA BAHIA, usando de uma das suas atribuições que lhes são conferidas por lei, e

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE TANQUE NOVO, ESTADO DA BAHIA, usando de uma das suas atribuições que lhes são conferidas por lei, e PORTARIA Nº 01/2011 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre o processo de matrícula/2012 dos alunos nas Unidades Escolares Municipais - UEM e organização do período letivo de ensino 2012 no município de

Leia mais

PORTARIA Nº 32, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019.

PORTARIA Nº 32, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo CAMPUS SERRA PORTARIA Nº 32, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019. O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS SERRA DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

Resolução SE n. 19, de 28 de Janeiro de 1987

Resolução SE n. 19, de 28 de Janeiro de 1987 Resolução SE n. 19, de 28 de Janeiro de 1987 Dispõe sobre aulas de Educação Física no Ensino de 1. e 2.º Graus O Secretário de Estado da Educação, no uso de suas atribuições, considerando que: A Educação

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar *

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar * Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime * Resolução N.º 7/2015 - CGA SUMÁRIO TÍTULO I - DA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS... 3 Seção I - Da Matrícula Semestral...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO REGULAMENTO DO REGIME DE DEPENDÊNCIA POR PERÍODO NOS CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT CAMPUS AVANÇADO SINOP CAPÍTULO I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PUBLICADA NOVAMENTE POR INCORREÇÃO RESOLUÇÃO SME 001 de 13 de janeiro de 2009. (Dispõe sobre a organização curricular dos cursos de Educação de Jovens e Adultos EJA I e II (Ensino Fundamental I e II) -

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Regimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo EEUSP (Aprovado na 368ª sessão ordinária da Congregação,

Leia mais

RESOLVE: Normatizar os procedimentos para realização da recuperação paralela no Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo.

RESOLVE: Normatizar os procedimentos para realização da recuperação paralela no Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 - Bairro Morobá 29192-733 Aracruz ES 27 3256-0958 REGULAMENTO DOS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 10 DE OUTUBRO

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO N 52/2016 Macaé, 03 de outubro de 2016.

ORDEM DE SERVIÇO N 52/2016 Macaé, 03 de outubro de 2016. ORDEM DE SERVIÇO N 52/2016 Macaé, 03 de outubro de 2016. O Diretor Geral do campus Macaé do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE, Marcos Antônio Cruz Moreira, nomeado pela Portaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

TÍTULO I DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

TÍTULO I DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Resolução n 016/2009-CUni Aprova a reformulação do Regimento Interno do Instituto de Geociências IGeo/ UFRR. A VICE-REITORA DA NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO CUNi, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

PSICOLOGIA Curso de Graduação

PSICOLOGIA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida PSICOLOGIA Curso de Graduação PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO REGULAMENTO Sinop - MT REGULAMENTO DE MONITORIA DE ENSINO Dispõe sobre

Leia mais

O DIRETOR GERAL da FACULDADE AGES DE LAGARTO, no uso de suas atribuições e poderes que lhe são conferidos pelo Regimento da Instituição, RESOLVE:

O DIRETOR GERAL da FACULDADE AGES DE LAGARTO, no uso de suas atribuições e poderes que lhe são conferidos pelo Regimento da Instituição, RESOLVE: . PORTARIA n.º 03/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 Estabelece normas e regulamenta os processos de aproveitamento de disciplinas para transferências internas e externas, portadores de diploma, jubilados,

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS UNESP FRANCA Dispõe sobre o cumprimento da carga horária das Atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000 EMENTA: Estabelece normas e critérios para funcionamento de cursos seqüenciais na Universidade

Leia mais

P O R T A R I A. Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando a Portaria DA n.º 27/2010, de 12 de abril. Curitiba, 22 de janeiro de 2014.

P O R T A R I A. Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando a Portaria DA n.º 27/2010, de 12 de abril. Curitiba, 22 de janeiro de 2014. PORTARIA PROEPE N.º 08/2014 ALTERA REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS, LICENCIATURA, MATRIZ CURRICULAR 2011, DA. O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Inês publica:

Prefeitura Municipal de Santa Inês publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2058 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 01 de 04 de janeiro de 2019-Dispõe sobre normas, procedimentos e cronograma para a realização de matrículas na Educação

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD

RESOLUÇÃO N. 009/2009-CD FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO Criada pela Lei Municipal 26/72 de 24 de agosto de 1972 Estadualizada pelo Decreto Estadual nº 398 de 27de abril de1987 Av. Comendador Norberto Marcondes,

Leia mais

CAPÍTULO I. Da Natureza e Finalidades

CAPÍTULO I. Da Natureza e Finalidades 1 Regulamento do Programa de Monitoria de Ensino da ESBAM CAPÍTULO I Da Natureza e Finalidades Art. 1º A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á R E S O L U Ç Ã O Nº 022/2012-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/10/2012. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO ACADÊMICO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO ACADÊMICO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO ACADÊMICO Aprovado ad referendum, pela Resolução nº 43, de 30/09/2016, homologada pela Resolução nº 65, de 30 de novembro de 2016. Estabelece as diretrizes para

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPITULO I Das considerações preliminares Art. 1 - Este regulamento disciplina os processos de planejamento, elaboração, execução e avaliação dos cursos

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 11/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,

Leia mais

Resolução SE nº 2, de 19 de janeiro de 2009

Resolução SE nº 2, de 19 de janeiro de 2009 Resolução SE nº 2, de 19 de janeiro de 2009 Diário Oficial do Estado nº 12 20/01/2009 (terça-feira) P. Executivo Seção I Educação GABINETE DA SECRETÁRIA Resolução SE 2, de 19-1-2009 Complementa o ementário

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

ANEXO IV DO PPC DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ANEXO IV DO PPC DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO IV DO PPC DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2010 BARRA DO GARÇAS-MT, 2010.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itapitanga publica:

Prefeitura Municipal de Itapitanga publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1388 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N 017 de 17 de janeiro de 2019 - Estabelece normas para a organização da matrícula dos alunos pertencentes a Rede Municipal

Leia mais

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA 1 REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. Estas normas regulamentam os estágios dos cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO nº 020 de 11 de junho de 2013. Dispõe sobre as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência;

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência; Altera os critérios para oferta das disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência e dá outras providências. O Conselho de Ensino da Faculdade de Minas-BH, FAMINAS-BH, no uso de suas atribuições

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: 3255-2044 CEP: 01045-903 - FAX: Nº 3231-1518 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 Fixa Diretrizes Curriculares Complementares para a Formação de Docentes

Leia mais

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado e da Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da Universidade

Leia mais

RESOLVE: I. DA DATA DO PROCESSO SELETIVO

RESOLVE: I. DA DATA DO PROCESSO SELETIVO RESOLUÇÃO nº01/2019 TRANSFERÊNCIA PARA O 2º SEMESTRE DE 2019 Fixa as condições para o recebimento de transferências para a Faculdade de Direito do Sul de Minas, e dispõe sobre aproveitamento de disciplinas

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 14 de março de Profa. Patrícia Teixeira Costa Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 14 de março de Profa. Patrícia Teixeira Costa Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 3/2019 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE BIOMEDICINA, DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de

Leia mais

RESOLUÇÃO SME Nº 017/2016

RESOLUÇÃO SME Nº 017/2016 RESOLUÇÃO SME Nº 017/2016 Regulamenta os artigos 23 e 24 da Lei Complementar nº. 138/01 que tratam das substituições nos impedimentos legais e temporários dos Especialistas de Educação do Quadro dos Profissionais

Leia mais

Faculdade de Balsas REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE BALSAS

Faculdade de Balsas REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE BALSAS Faculdade de Balsas REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE BALSAS Aprovado pela Resolução COP N 07/2016 de 19 de agosto de 2016 Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA ACADÊMICA (NPA) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SUMÁRIO CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO, PRÍNCÍPIOS E FINALIDADE...

NÚCLEO DE PRÁTICA ACADÊMICA (NPA) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SUMÁRIO CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO, PRÍNCÍPIOS E FINALIDADE... SUMÁRIO CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO, PRÍNCÍPIOS E FINALIDADE... 1 CAPÍTULO II: DA ORGANIZAÇÃO... 2 CAPÍTULO III: DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 CAPÍTULO IV: DISPOSIÇÕES FINAIS... 5 ANEXO I TABELA AVALIATIVA

Leia mais

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018.

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACELI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Diretora

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS RESOLUÇÃO CSA N o 020/2016 O Diretor Acadêmico e o Diretor Administrativo das Faculdades Integradas dos Campos Gerais,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. De acordo com os anexos do Regimento Interno da Faculdade POLICAMP, os cursos oferecidos pela Instituição incluem,

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ 2017 CEB/CMEPI-AL.

RESOLUÇÃO Nº 02/ 2017 CEB/CMEPI-AL. RESOLUÇÃO Nº 02/ 2017 CEB/CMEPI-AL. Regulamenta o Ensino Fundamental de 09 anos no Sistema Municipal de Ensino de Palmeira dos Índios-AL e dá outras providências. O Conselho Municipal de Educação de Palmeira

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CATEGORIAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 2 o As Atividades Complementares do currículo do Curso de Direito, que devem ser cursadas após o ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Capítulo I Definição Artigo 1 - O Estágio como componente

Leia mais

Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018 Edição N Caderno I

Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018 Edição N Caderno I Portaria nº 106 de 21 de dezembro de 2018. O Secretário Municipal da Educação, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por Lei e, considerando: - A importância do Calendário Escolar no processo

Leia mais

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016.

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. Estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia

Leia mais

REGULAMENTO QUE NORMATIZA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DAS FACULDADES IDAAM

REGULAMENTO QUE NORMATIZA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DAS FACULDADES IDAAM REGULAMENTO QUE NORMATIZA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DAS FACULDADES IDAAM Art. 1º Entende-se por Plano de Ensino a sistematização de assuntos a serem desenvolvidos em programa

Leia mais