COMO IDENTIFICAR E MENSURAR A CRISE?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO IDENTIFICAR E MENSURAR A CRISE?"

Transcrição

1 COMO IDENTIFICAR E MENSURAR A CRISE? III SIMPÓSIO DO ICEG PROF. RICARDO F. RABELO PUC MINAS

2 Como Identificar a Crise: 1. Análise da evolução Recente da Economia Mundial A) Importância da Análise do desempenho da Economia dos EUA Retomada mais acelerada do crescimento norte-americano, juntamente com a continuidade do crescimento chinês, pode ser o suficiente para que as demais economias mundiais voltem a crescer. Objetivos 1) avaliação da tendência das principais variáveis macroeconômicas da economia dos EUA, com o intuito de examinar a trajetória percorrida nesses anos de crise e a sua posterior recuperação

3 Importância da Análise do desempenho da Economia dos EUA 2) Entender o significado da situação atual, para que a análise de curto prazo possa ser entendida dentro de uma estrutura que englobe as transformações mais profundas que têm atingido a economia mundial. 3) Tentar identificar alguns elementos que deverão nortear o seu futuro.

4 Aspectos Quantitativos da Crise Americana Queda no Produto Interno Bruto (PIB) norteamericano foi uma das maiores já verificada em comparação com todo o século passado. Recuperação do nível do produto foi rápida (comparada à crise dos anos 30) mas tem se dado a taxas relativamente baixas de crescimento No período a economia norteamericana teve uma taxa média de crescimento de 2,4% a.a Entre 2010 e 2012 o crescimento médio foi de 2,1% a.a.

5 Conjuntura Econômica dos E.U.A. Evolução do PIB em 2014 A economia dos Estados Unidos cresceu 2,4% em 2014 pouco acima da registrada em 2013, de 2,2%. No quarto trimestre de 2014, o PIB americano teve alta anualizada de 2,6%, abaixo do crescimento de 5% dos três meses anteriores. Crescimento refletiu contribuições positivas vindas de despesas pessoais, investimento em estoque privado, exportações. A contribuição negativa veio de gastos do governo federal e das importações, que aumentaram.

6 Evolução do PIB dos EUA em 2015 O PIB do primeiro trimestre de 2015, antes divulgado como contração de 0,2%, foi revisado para cima e passou a mostrar expansão de 0,6%. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma alta anualizada de 2,3%, refletindo um aumento no consumo das famílias, de 2,9%. Também contribuíram para a expansão da economia norte-americana o aumento das exportações e dos gastos dos governos locais e estaduais, e a desaceleração das importações. O desempenho foi prejudicado, no entanto, pelos gastos do governo federal e pelo investimento não residencial.

7 Conjuntua Econômica dos E.U.A.

8 Análise da Crise Européia Fatores Estruturais Os anos da moeda comum européia trouxeram resultados assimétricos entre seus estados-membros, com ganhos expressivos para a Alemanha e, em menor escala, para os países do norte da região. França e Itália perderam importância no cenário mundial, nos anos do euro, assim como a Espanha, que enfrenta a maior crise dentre as economias grandes do Bloco..

9 Análise da Crise Européia Fatores Estruturais Adoção, pela Coordenação da Zona do Euro, de políticas de salvamento baseadas em princípios ortodoxos e fiscalistas Resultados catastróficos para Grécia e Portugal, a manutenção do status quo tende a perpetuar a tendência de empobrecimento e de periferização de boa parte do Bloco.

10 Análise da Crise Européia Fatores Conjunturais A reestruturação da dívida grega foi efetivada, tendo como contrapartida a necessidade de um governo que aplicasse medidas de austeridade. O governo recém-eleito, em meio à crise política que ameaça a permanência da Grécia na zona do euro, buscou negociar as condições de ajuste e foi obrigado a implementar um ajuste ainda mais rígido

11 Análise da Crise Européia Fatores Conjunturais O exemplo grego de oposição à austeridade tende a se difundir em outros paises como a Espanha e França com surgimento de movimentos de oposição à zona do Euro de diferentes matizes políticos. O exemplo britânico, que se distancia da União Européia com bons resultados econômicos também aprofunda a crise dos fundamentos do Tratado de Maastrich A capacidade de recuperação econômica da zona do euro e de cada economia nacional vai determinar a sobrevivência ou não da moeda comum.

12 Análise da Crise Européia Fatores Conjunturais Durante o ano de 2014, o crescimento foi de 0,9% na zona do euro e de 1,3% entre os 28 países que fazem parte da União Européia. O Produto Interno Bruto da zona do euro cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2015 ante o quarto trimestre de 2014 e teve expansão de 1,0% na comparação anual. O crescimento da zona do euro registrou desaceleração no segundo trimestre, a 0,3%,. A Alemanha, tradicional motor do bloco, registrou crescimento de 0,4% no segundo trimestre em relação ao período anterior, acelerando em relação ao primeiro trimestre, i de 0,3%. Na França, crescimento do PIB no primeiro trimestre foi de 0,7%, enquanto a Espanha cresceu 1% no período, a Grécia 0,8% e a Itália 0,2%.

13 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia Chinesa Problemas Estruturais Os investimentos do governo e a construção de residências, que há até pouco tempo eram os setores dinâmicos da economia, puxaram a taxa de crescimento do PIB chinês para seu nível mais baixo em 24 anos. A proporção entre endividamento total (público e privado) e Produto Interno Bruto (PIB) na segunda maior economia do mundo chegou a 251% no fim de junho de 2014, tendo crescido em relação aos 147% do fim de 2008

14 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia Chinesa Problemas Conjunturais No primeiro trimestre deste ano, a economia da China cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano anterior e 1,3% sobre os três últimos meses de O crescimento da economia da China ficou estável no segundo trimestre, ao avançar 7% em relação ao mesmo período do ano passado, a mesma taxa registrada nos primeiros três meses de 2015 Durante o segundo semestre, o banco central chinês relaxou a política monetária para incentivar a atividade econômica. Também promoveu duas quedas nas taxas de juros de referência e outras duas dos coeficientes de caixa.

15 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia Chinesa Problemas Conjunturais No primeiro trimestre deste ano, a economia da China cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano anterior e 1,3% sobre os três últimos meses de O crescimento da economia da China ficou estável no segundo trimestre, ao avançar 7% em relação ao mesmo período do ano passado, a mesma taxa registrada nos primeiros três meses de 2015 Durante o segundo semestre, o banco central chinês relaxou a política monetária para incentivar a atividade econômica. Também promoveu duas quedas nas taxas de juros de referência e outras duas dos coeficientes de caixa.

16 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia Chinesa Problemas Conjunturais A China desvalorizou em 13/08, sua moeda pelo terceiro dia seguido. Desde então, o yuan caiu mais de 4% em relação ao dólar.. A economia da China ainda depende muito das exportações, e esse é o objetivo da desvalorização competitiva do yuan : tornar os produtos chineses ainda mais baratos. Outro efeito é a redução das importações chinesas de outros países, o que é de alto impacto para a economia brasileira.

17 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia Chinesa Problemas Conjunturais O mercado financeiro do país também apresentou um aumento da volatilidade recentemente, com uma série de quedas que testaram a determinação das autoridades em escorar as bolsas. A dívida do setor privado chega a 196% do PIB da China, 40% acima da sua tendência de longo prazo. Além disso, o investimento, que representa uma parcela de 44% do PIB, foi maior do que em qualquer outro país na história, A China pode estar passando por uma "clara bolha imobiliária", devido à participação do setor na economia do país em proporção a seu PIB, em torno de 23%. Outros indicadores são o excesso de oferta e a supervalorização.

18 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia da Rússia A economia russa contraiu em 4,6% em relação ao mesmo período de 2014 a maior queda em seis anos. Esse resultado pode ser explicado pela nova queda dos preços do petróleo, que terá contribuído para que o rublo voltasse a cair, A contração de 4,6% do PIB no segundo trimestre veio na sequência da queda de 2,2% nos primeiros três meses do ano. O consumo interno também caiu As vendas do comércio varejista tiveram uma redução de 9,4% das vendas no mês de junho. A produção industrial, por seu lado, caiu quase 5% no segundo trimestre, depois da estagnação registada nos primeiros três meses do ano.

19 Análise da Evolução da Economia dos BRICS Economia da Índia: Os principais setores econômicos A Índia é a quarta potência agrícola mundial. A agricultura contribui com aproximadamente 14% do PNB e emprega mais de 60% da população ativa. A indústria continua o ponto fraco do país, o setor sofre com cortes de eletricidade, difícil acesso à terra e obstáculos legais para aumento da produção.o setor têxtil tem um papel predominante. A indústria química é o segundo setor industrial em termos de tamanho (12% do PNB). O setor de serviços é a parte mais dinâmica da economia indiana. Ele contribui com mais de 55% do PIB e sozinho emprega pouco mais de 1/4 da população ativa

20 Análise da Evolução da Economia dos BRICS - Índia O Produto Interno Bruto (PIB) da Índia cresceu 7,5% entre janeiro e março deste ano em relação a igual período do ano passado, segundo dados divulgados pelo governo Os primeiros três primeiros meses de 2015 correspondem ao quarto trimestre do último ano fiscal do país, que acabou em 31 de março deste ano. Considerando todo o ano fiscal, a economia indiana registrou expansão de 7,3% ante o ano fiscal anterior. O resultado representa uma aceleração da atividade, uma vez que o avanço do ano fiscal anterior havia sido de 6,9%.

21 2. Como mensurar a Crise PIB Brasil - 2o. trimestre 2015/2014 Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB apresentou contração de 2,6% no segundo trimestre de O resultado da agropecuária (1,8%), pode ser explicado pelo desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade,conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE - julho 2015).

22 2. Como mensurar a Crise PIB - 2o. trimestre 2015/2014 Ótica da Oferta A indústria sofreu queda (-5,2%), com a indústria de transformação teve contração de 8,3%, influenciado pelo decréscimo da produção de máquinas e equipamentos; da indústria automotiva; produtos eletrônicos e equipamentos de informática; insumos da construção civil e produtos derivados do petróleo. O Setor de serviços caiu 1,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, com destaque para a contração de 7,2% do comércio (atacadista e varejista)

23 2. Como mensurar a Crise PIB - 2o. trimestre 2015/2014 Ótica da Demanda A despesa de consumo das famílias (-2,7%) registrou a segunda queda consecutiva. Este resultado pode ser explicado pela deterioração dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda ao longo do período. A formação bruta de capital fixo sofreu contração de 11,9%, no segundo trimestre de 2015, a maior desde o primeiro trimestre de 1996 (-12,7%). Isso se deve a queda das importações e da produção interna de bens de capital, e pelo desempenho negativo da construção civil. A despesa de consumo do governo, por sua vez, caiu 1,1%, em relação ao segundo trimestre de 2014.

24 2. Como mensurar a Crise PIB - 1o. semestre e 12 meses O PIB, no 1º semestre de 2015, apresentou queda de 2,1%, em relação a igual período de 2014, seguindo a variação negativa de 0,4% no semestre encerrado em dezembro de O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em junho de 2015 apresentou queda de 1,2%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Taxa de investimento atinge 17,8% do PIB A taxa de investimento no segundo trimestre de 2015 foi de 17,8% do PIB, abaixo do observado no mesmo no mesmo período do ano anterior (19,5%).

25 2. Como mensurar a Crise SETOR EXTERNO : BALANÇA COMERCIAL 1o. Semestre de 2015 No período janeiro-junho de 2015, as exportações, no acumulado, registraram um total de US$ 94,329 bilhões. Comparando-se ao mesmo período de 2014, as exportações tiveram queda de 14,7%. Já as importações totalizaram US$ 92,107 bilhões, apresentando recuo de 18,5% com relação ao mesmo período anterior. Gerou-se um expressivo superávit comercial de US$ 2,222 bilhões, o que significou deixar para trás o período de saldo negativo que foi de US$ 2,512 bilhões, em igual período de 2014.

26 2. Como mensurar a Crise SETOR EXTERNO : BALANÇA COMERCIAL 1o. Semestre de 2015 Comparado o 1o. semestre de 2015 com igual período de 2014, houve expressiva queda das exportações dos manufaturados (-8,0%, para US$ 35,047 bilhões), só superada pela queda dos produtos: básicos (-21,6%, para US$ 44,040 bilhões), ficando a menor redução das exportações com os semimanufaturados (-3,9%, para US$ 12,789 bilhões)

27 2. Como mensurar a Crise BALANÇA COMERCIAL Agosto de 2015 No acumulado do ano, o saldo positivo nas transações comerciais alcançou US$ 7,29 bilhões - melhor resultado para o período desde 2012, quando o saldo da balança comercial somou US$ 13,1 bilhões. Em agosto, as importações somaram US$ 12,79 bilhões, com queda de 33,7% sobre agosto de 2014, com redução das compras de combustíveis e lubrificantes (-64,9%), matérias-primas e intermediários (-32,8%), bens de consumo (-21,9%) e bens de capital (-21,5%). As exportações somaram US$ 15,48 bilhões em agosto, com queda de 24,3% sobre o agosto de Nesta comparação, recuaram as vendas de produtos básicos (- 25,3%), manufaturados (-24,8%) e de semimanufaturados (- 15,3%). As exportações superaram as importações em US$ 2,68 bilhões no mês de agosto,

28 BALANÇA COMERCIAL Agosto de 2015

29 O IMPACTO DA CRISE NA BALANÇA COMERCIAL COM NOSSOS PRINCIPAIS MERCADOS - CHINA Balança Comercial Brasil - China U S$ M ilh õ es F O B TOTAL Básicos Industrializados Anos

30 O IMPACTO DA CRISE NA BALANÇA COMERCIAL COM NOSSOS PRINCIPAIS MERCADOS - CHINA Balança Comercial Brasil - China Janeiro Agosto U S $ M ilh õ es F O B TOTAL Básicos Industrializados Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Meses

31 O IMPACTO DA CRISE NA BALANÇA COMERCIAL COM NOSSOS PRINCIPAIS MERCADOS - UNIÃO EUROPEIA Balança Comercial Brasil - União Européia , , ,00 U S $ M ilh õ e s F O B , ,00 Total Básicos Industrializados , Anos

32 O IMPACTO DA CRISE NA BALANÇA COMERCIAL COM NOSSOS PRINCIPAIS MERCADOS - UNIÃO EUROPEIA Balança Comercial Janeiro - Agosto 2015 Brasil - União Européia 3.500, , ,00 U S$ M ilh õ e s F O B 2.000, ,00 Total Básicos Industrializados 1.000,00 500,00 0,00 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Meses

33 O IMPACTO DA CRISE NA BALANÇA COMERCIAL COM NOSSOS PRINCIPAIS MERCADOS - EUA Balança Comercial Brasil - EUA , , ,00 U S $ M ilh õ e s , ,00 Total Básicos Industrializados 5.000,00 0, Anos

34 O IMPACTO DA CRISE NA BALANÇA COMERCIAL COM NOSSOS PRINCIPAIS MERCADOS - EUA Balança Comercial Brasil - EUA Janeiro/Agosto U S $ TOTAL Básicos Industrializados Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Meses

35 FATORES DA MELHORIA DO SETOR EXTERNO E PRIMEIROS RESULTADOS O fator determinante até agora tem sido a queda de demanda interna - provocando a redução das importações e a queda da demanda externa, afetando volume e preços, Influência positiva da queda dos preços das commodities, que tanto tem prejudicado nossas exportações, pois determina também a redução de gastos com importações. O destaque, nesse caso, é a redução dos preços internacionais do petróleo. Apesar de todos avanços da pesquisa e extração de petróleo, o país ainda é importador líquido do produto. Uma redução do preço do petróleo tem repercussão positiva no saldo da balança comercial. Apenas em importações de petróleo, combustíveis e lubrificantes, registrou-se uma queda de 35% até maio, o equivalente a US$ 5,5 bilhões.

36 FATORES DA MELHORIA DO SETOR EXTERNO E PRIMEIROS RESULTADOS O fator mais importante tem sido a desvalorização do real. Efeitos positivos da desvalorização: Contribui para a redução das importações, pois os produtos importados têm preço relativo maior que os nacionais. De outro, favorece as exportações, pois possibilita a redução dos preços de nossas exportações. Um impacto positivo desta desvalorização do real se dá nas exportações de veículos. No acumulado dos seis primeiros meses do ano as exportações totalizaram 197,3 mil unidades, com alta de 16,6%.

37 Conta Corrente 2014 Em todo o ano passado, o déficit em conta corrente somou US$ 104,83 bilhões, segundo dados revisados. Na proporção do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador considerado mais adequado por economistas, somou 4,47% em Os números do ano passado foram revisados para se adequar a uma nova metodologia do Fundo Monetário Internacional (FMI). Até então, o BC informava que o déficit em conta corrente tinha somado US$ 90,9 bilhões, ou 4,13% do PIB, em Os investimentos diretos, também revisados, no país somaram US$ 96,85 bilhões. Até então, o BC informava que os investimentos haviam somado US$ 62,4 bilhões.

38 Conta Corrente 2015 O fraco nível de atividade econômica e a alta do dólar, que subiu quase 30% até julho, impactaram nas contas externas brasileiras, que registraram melhora parcial este ano. De janeiro a julho deste ano o déficit em conta corrente que engloba a balança comercial, os serviços e as rendas, um dos principais indicadores do setor externo somou US$ 44,09 bilhões. Com isso, houve queda de 24,4% frente ao mesmo período do ano passado, quando somou US$ 58,33 bilhões.

39 Balanço de pagamentos 1o. Semestre de 2015 De acordo com o BC foi registrado um déficit de na conta de rendas de US$ 25,04 bilhões nos sete primeiros meses deste ano, contra um resultado negativo de US$ 30,98 bilhões no mesmo período de Somente as remessas de lucros e dividendos ao exterior somaram US$ 10,1 bilhões de janeiro a julho de 2015, contra US$ 16,13 bilhões no mesmo período do ano passado. A conta de serviços, por sua vez, que engloba os gastos de brasileiros no exterior, registrou um déficit de US$ 23,74 bilhões nos sete primeiros meses deste ano, contra o resultado negativo de US$ 26,94 bilhões no mesmo período de 2014.

40 Investimento direto 2015 Na parcial dos sete primeiros meses de 2015, os investimentos foram de US$ 36,92 bilhões, com queda de 33% frente ao mesmo período do ano passado US$ 55,42 bilhões. Com isso, os investimentos não foram suficientes, novamente, para "financiar" em sua totalidade o déficit das contas externas do período que somou US$ 44,09 bilhões. Para 2015, a previsão do BC, já considerando a nova metodologia, manteve a previsão de um ingresso de US$ 80 bilhões neste ano, valor que não seria suficiente, outra vez, para financiar o déficit em conta corrente deste ano previsto em US$ 81 bilhões.

41 Balanço de pagamentos 1o. Semestre de 2015 Quando o déficit não é "coberto" pelos investimentos estrangeiros, o país tem de se apoiar em outros fluxos, como ingresso de recursos para aplicações financeiras, ou empréstimos buscados no exterior, para fechar as contas. Em um cenário de crescimento menor do PIB, de indicadores ruins das contas públicas e externas brasileiras, a atratividade da economia brasileira também é menor, o que pode significar um pouco mais de dificuldade no financiamento do déficit das contas externas. As reservas internacionais brasileiras, acima de US$ 370 bilhões, conferem margem de manobra na administração das contas externas brasileiras.

42 SETOR EXTERNO : PERSPECTIVAS PARA 2015 Espera-se que em 2015 o setor externo recupere parte de seu dinamismo anterior: 1) Obtendo novamente um resultado positivo na Balança Comercial 2) Conseguindo financiar o déficit de transações correntes com a forte entrada de capital estrangeiro, tanto de investimento externo direto como de investimentos de portfólio. Fatores Positivos: Aceleração da economia americana, 3% em 2015 União Européia deve crescer 1,5% China, crescimento de 7%. no máximo Desvalorização do real, estimulando a competitividade de nossos produtos no exterior.

43 COMO IDENTIFICAR E MENSURAR A CRISE? FIM III SIMPÓSIO DO ICEG PROF. RICARDO F. RABELO PUC MINAS

Conjuntura PIB VARIOU 0,1% EM RELAÇÃO AO SEGUNDOTRIMESTRE DE 2017

Conjuntura PIB VARIOU 0,1% EM RELAÇÃO AO SEGUNDOTRIMESTRE DE 2017 Produto Interno Bruto (PIB )- Terceiro Trimestre de 2017 ECONÔMICA Conjuntura PIB VARIOU 0,1% EM RELAÇÃO AO SEGUNDOTRIMESTRE DE 2017 (0,9%), as Outras atividades de serviços (0,2%) e a Administração, defesa,

Leia mais

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos No 2º tri./2017, o PIB brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 0,23% quando comparado ao 2º tri./2016,

Leia mais

PERÍODO DE COMPARAÇÃO PIB AGROPEC INDUS SERV FBCF CONS. FAM CONS. GOV

PERÍODO DE COMPARAÇÃO PIB AGROPEC INDUS SERV FBCF CONS. FAM CONS. GOV ECONÔMICA Conjuntura Economia brasileira encolhe 5,4 % e 0,3% no primeiro trimestre de 2016 no comparativo com o mesmo período do ano anterior e no confronto com o semestre anterior respectivamente PRIMEIRO

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2016

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2016 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Março 2016 As exportações paranaenses, em março, apresentaram aumento de +48,60% em relação a fevereiro. O valor exportado atingiu a US$ 1,490 bilhão, o mais

Leia mais

Contas Nacionais Trimestrais

Contas Nacionais Trimestrais Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 2º Trimestre de 2013 Coordenação de Contas Nacionais 30 de agosto de 2013 Tabela Resumo Principais resultados do PIB a preços de mercado

Leia mais

PIB do terceiro trimestre de 2015 apresentou queda de 1,7% contra o trimestre anterior

PIB do terceiro trimestre de 2015 apresentou queda de 1,7% contra o trimestre anterior ECONÔMICA Conjuntura PIB do terceiro trimestre de 2015 apresentou queda de 1,7% contra o trimestre anterior Dados publicados pelo IBGE informam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 1,7% no

Leia mais

AS CONTAS EXTERNAS EM 2016: APROFUNDAMENTO DO AJUSTE EXTERNO

AS CONTAS EXTERNAS EM 2016: APROFUNDAMENTO DO AJUSTE EXTERNO AS CONTAS EXTERNAS EM 2016: APROFUNDAMENTO DO AJUSTE EXTERNO FEVEREIRO/2017 Conselho do IEDI Conselho do IEDI AS CONTAS EXTERNAS EM 2016: APROFUNDAMENTO DO AJUSTE EXTERNO Sumário... 1 Introdução... 3 Panorama

Leia mais

-0,09 Indice de setembro 2018 Ìndice de setembro de Índice de agosto de 2018

-0,09 Indice de setembro 2018 Ìndice de setembro de Índice de agosto de 2018 ANO 6 NÚMERO 74 SETEMBR0 DE 2018 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS Há poucos dias após a escolha do novo Presidente da República, no campo econômico são

Leia mais

PIB cresce 1,1% em 2018 e fecha ano em R$ 6,8 trilhões

PIB cresce 1,1% em 2018 e fecha ano em R$ 6,8 trilhões PIB cresce 1,1% em 2018 e fecha ano em R$ 6,8 trilhões Em 2018, o PIB (produto Interno Bruto) cresceu 1,1% frente a 2017, após alta de 1,1% em 2017, e retrações de 3,5% em 2015, e 3,3% em 2016. Houve altas

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Janeiro 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Janeiro 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Janeiro 2013 As exportações em janeiro apresentaram diminuição de -22,42% em relação a dezembro. Pela primeira vez em vinte e quatro meses consecutivos, o valor

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA MINEIRA

CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA MINEIRA CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA MINEIRA Nas três últimas décadas a economia mineira reforçou sua especialização na produção de bens intermediários, ao mesmo tempo que abriu espaço para a elevação da participação

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2016

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2016 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2016 As exportações do Estado do Paraná, em abril de 2016, foram de US$ 1,499 bilhão. As principais contribuições foram de produtos alimentares (complexo

Leia mais

Produção Industrial e Balança Comercial

Produção Industrial e Balança Comercial Produção Industrial e Balança Comercial 1. Produção Industrial Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - IBGE A produção industrial brasileira cresceu 10,5% em 2010. Trata-se do maior crescimento desde

Leia mais

Conjuntura Nacional e Internacional Escola Florestan Fernandes, Guararema, 3 de julho de º. PLENAFUP

Conjuntura Nacional e Internacional Escola Florestan Fernandes, Guararema, 3 de julho de º. PLENAFUP Conjuntura Nacional e Internacional Escola Florestan Fernandes, Guararema, 3 de julho de 2015 5º. PLENAFUP Economia Brasileira I.54 - Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) Período Índice

Leia mais

INDX registra alta de 6,49% em setembro

INDX registra alta de 6,49% em setembro INDX registra alta de 6,49% em setembro Dados de Setembro/12 Número 67 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês de setembro de

Leia mais

Boletim de. Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego

Boletim de. Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego Julho de 2015 Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego No primeiro semestre do ano de 2015, a inflação brasileira acumulou variação de 8,1% ao ano, superando em mais

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2014

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2014 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2014 As exportações paranaenses, em abril, apresentaram aumento de +12,47% em relação a março. O valor exportado atingiu a US$ 1,671 bilhão, ficando, +5,71%

Leia mais

INDX registra alta de 0,41% em outubro

INDX registra alta de 0,41% em outubro INDX registra alta de 0,41% em outubro Dados de Outubro/12 Número 68 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês de outubro de 2012

Leia mais

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE mostram que economia brasileira cresceu 0,2% no

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2013 As exportações em julho apresentaram aumento de +2,23% em relação a junho. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo a

Leia mais

Análise CEPLAN Clique para editar o estilo do título mestre. Recife, 17 de novembro de 2010.

Análise CEPLAN Clique para editar o estilo do título mestre. Recife, 17 de novembro de 2010. Análise CEPLAN Recife, 17 de novembro de 2010. Temas que serão discutidos na Análise Ceplan: O Brasil no contexto internacional; Conjuntura do Brasil, do Nordeste e de Pernambuco; Informe especial sobre

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS OUTUBRO/2016 Resumo de desempenho Outubro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior

Leia mais

Banco de Dados Nov/10

Banco de Dados Nov/10 Banco de Dados Nov/10 Movimento mundial de desvalorização do dólar. Enfraquecimento da moeda americana. Moedas asiáticas Tailândia, Malásia, Cingapura. Moedas dos países do leste europeu: Hungria, Polônia,

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Fevereiro 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Fevereiro 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Fevereiro 2013 As exportações em fevereiro apresentaram aumento de +12,01% em relação a janeiro. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão,

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2013 As exportações em abril apresentaram aumento de +14,02% em relação a março. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

Relatório de Mercado Semanal

Relatório de Mercado Semanal Boletim Focus Relatório de Mercado Focus Fonte:Banco Central Cenário A semana contou com a divulgação de importantes dados no cenário mundial, dentre eles, o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) e o

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2013 As exportações em outubro apresentaram aumento de +2,18% em relação a setembro. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

O INDX apresenta alta de 3,62% em dezembro

O INDX apresenta alta de 3,62% em dezembro O INDX apresenta alta de 3,62% em dezembro Dados de Dezembro/12 Número 70 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês de dezembro

Leia mais

Brasil, conjuntura e perspectiva

Brasil, conjuntura e perspectiva Brasil, conjuntura e perspectiva Fevereiro de 2016 Rodolfo Margato rodolfo.silva@santander.com.br Área de Pesquisa Macroeconômica Santander Brasil Estrutura da Apresentação: 1) Conjuntura Macroeconômica

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2014

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2014 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2014 As exportações paranaenses, em julho, apresentaram alta de +13,61% em relação a junho. O valor exportado atingiu a US$ 1.656 bilhão, ficando, -5,09%

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2013 As exportações em setembro apresentaram redução de -13,62% em relação a agosto. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Data de fechamento: 26/06/2018 1 Indicadores Conjunturais da Economia

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria Julho de 2017 Este relatório visa a fornecer informações econômicas sobre a Indústria de Transformação

Leia mais

Balança Comercial Brasil e Minas Gerais Junho Belo Horizonte 2017

Balança Comercial Brasil e Minas Gerais Junho Belo Horizonte 2017 Balança Comercial Brasil e Minas Gerais Junho 2017 Belo Horizonte 2017 No primeiro semestre de 2017, a balança comercial brasileira obteve superávit recorde no âmbito da série histórica do MDIC (Ministério

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS MARÇO/2016 Resumo de desempenho Março 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Junho 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Junho 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Junho 2013 As exportações em junho apresentaram queda de -6,35% em relação a maio. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo a US$

Leia mais

Contas Nacionais Trimestrais

Contas Nacionais Trimestrais Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 4º Trimestre de 2012 Coordenação de Contas Nacionais 01 de março de 2013 Tabela Resumo Principais resultados do PIB TABELA I.1 - Principais

Leia mais

Aos poucos informações agregadas sobre indicadores econômicos brasileiros mostrando algumas semelhanças nos seus resultados.

Aos poucos informações agregadas sobre indicadores econômicos brasileiros mostrando algumas semelhanças nos seus resultados. ANO 5 NÚMERO 36 ABRIL DE 215 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS Aos poucos informações agregadas sobre indicadores econômicos brasileiros mostrando algumas

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Geração líquida de empregos formais em setembro Destaques Negativos Fraco desempenho da atividade econômica Desemprego ainda elevado Quadro externo menos benigno

Leia mais

A semana em revista. Relatório Semanal 08/06/2015

A semana em revista. Relatório Semanal 08/06/2015 Relatório Semanal 08/06/2015 A semana em revista No cenário doméstico, os principais destaques da semana foram os dados da Pesquisa Industrial Mensal e o resultado da reunião do COPOM. A produção industrial

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2014

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2014 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2014 As exportações paranaenses, em setembro, apresentaram queda de -11,79% em relação a agosto. O valor exportado atingiu a US$ 1.328 bilhão, ficando,

Leia mais

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Data de fechamento: 26/09/2018 1 Indicadores Conjunturais da Economia

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS DEZEMBRO/2015 Resumo de desempenho Dezembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês mês

Leia mais

INDX registra alta de 1,09% em Julho

INDX registra alta de 1,09% em Julho 17-mai-11 7-jun-11 28-jun-11 19-jul-11 9-ago-11 30-ago-11 20-set-11 11-out-11 1-nov-11 22-nov-11 13-dez-11 3-jan-12 24-jan-12 14-fev-12 6-mar-12 27-mar-12 17-abr-12 8-mai-12 29-mai-12 19-jun-12 10-jul-12

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2013 As exportações em novembro apresentaram queda de -17,61% em relação a outubro. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

Indicadores de Volume e Valores Correntes. 2º Trimestre de Coordenação de Contas Nacionais. 03 de setembro de 2010

Indicadores de Volume e Valores Correntes. 2º Trimestre de Coordenação de Contas Nacionais. 03 de setembro de 2010 Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 2º Trimestre de 2010 Coordenação de Contas Nacionais 03 de setembro de 2010 Tabela Resumo Principais resultados do PIB a preços de

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Agosto 2014

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Agosto 2014 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Agosto 2014 As exportações paranaenses, em agosto, apresentaram alta de -9,07% em relação a julho. O valor exportado atingiu a US$ 1.505 bilhão, ficando, -22,10%

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Janeiro 2016

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Janeiro 2016 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Janeiro 2016 As exportações paranaenses, em janeiro, apresentaram queda de -23,15% em relação a dezembro/15. O valor exportado atingiu a US$ 871 milhões, ficando,

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE CÂMBIO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

REFLEXÕES SOBRE CÂMBIO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR REFLEXÕES SOBRE CÂMBIO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Fernando J. Ribeiro Economista-chefe chefe da FUNCEX Workshop CINDES Rio de Janeiro 5 de agosto de 2011 09/08/2011 VISÃO MACROECONÔMICA DA BALANÇA

Leia mais

Crise global e vulnerabilidade externa estrutural do Brasil

Crise global e vulnerabilidade externa estrutural do Brasil Crise global e vulnerabilidade externa estrutural do Brasil Reinaldo Gonçalves Professor titular Instituto de Economia - UFRJ 1 2 3 Hipótese central apesar de haver melhoras nos indicadores de vulnerabilidade

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2014

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2014 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2014 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN Superintendência Nacional de

Leia mais

ANO 2 NÚMERO 12 DEZEMBRO 2012 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO

ANO 2 NÚMERO 12 DEZEMBRO 2012 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO ANO 2 NÚMERO 12 DEZEMBRO 2012 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS A divulgação dos resultados referentes ao nível dos preços e da taxa de crescimento do PIB

Leia mais

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX Icomex de outubro referente a balança comercial de setembro Número 6 17.Outubro. 2017 Os preços das commodities aceleram e o superávit da balança comercial registra

Leia mais

Contas Nacionais Trimestrais

Contas Nacionais Trimestrais Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 4º Trimestre de 2010 Coordenação de Contas Nacionais 03 de março de 2010 Tabela Resumo Principais resultados do PIB a preços de mercado

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria Fevereiro de 2017 Este relatório visa a fornecer informações econômicas sobre a Indústria de Transformação

Leia mais

O cenário econômico ainda repleto de incertezas

O cenário econômico ainda repleto de incertezas O cenário econômico ainda repleto de incertezas 1 As incertezas continuam As dúvidas ainda não foram reduzidos com o novo cenário político que se desenha. Entretanto, as possibilidades agora estão direcionadas

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN SN de Planejamento Financeiro

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2011

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2011 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Setembro 2011 As exportações em setembro apresentaram redução de 10,11% em relação a agosto, atingindo o valor de US$ 1,638 bilhão, e situaram-se 21,74% acima

Leia mais

26 de fevereiro de 2019

26 de fevereiro de 2019 Balanço de Pagamentos Dentro das expectativas do Banco Central O déficit em conta corrente é um dos mais importantes indicadores de solvência externa, considerando-se uma medida ideal déficits abaixo de

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2011

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2011 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2011 As exportações em novembro apresentaram redução de 1,60% em relação a outubro, atingindo o valor de US$ 1,373 bilhão. Situaram-se 16,98% acima das

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Menor endividamento das empresas e das famílias Melhora no mercado de trabalho Aumento das exportações Recuperação da indústria Destaques Negativos Taxa de desemprego

Leia mais

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX Icomex de dezembro referente a balança comercial de novembro Número 8 15.Dezembro.2017 O superávit da balança comercial é recorde, mas os fluxos de comércio Destaques

Leia mais

ÍNDICE. CONSTRUÇÃO CIVIL: Indicadores mostram recuperação, mas dificuldades permanecem 02

ÍNDICE. CONSTRUÇÃO CIVIL: Indicadores mostram recuperação, mas dificuldades permanecem 02 CONSTRUÇÃO CIVIL EM ANÁLISE Nº 28 JULHO 2018 1 ÍNDICE CONSTRUÇÃO CIVIL: Indicadores mostram recuperação, mas dificuldades permanecem 02 ATIVIDADE DA CONSTRUÇÃO EM JUNHO... 03 1 DADOS CAGED... 03 1.1 SALDO

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Dezembro 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Dezembro 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Dezembro 2012 As exportações em dezembro apresentaram diminuição de -4,44% em relação a novembro. Continuam a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela vigésima-terceira

Leia mais

Setor Externo: Equilíbrio Com Um Ar de Dúvida

Setor Externo: Equilíbrio Com Um Ar de Dúvida 3 Setor Externo: Equilíbrio Com Um Ar de Dúvida Vera Martins da Silva (*) Apesar da guerra comercial entre as grandes potências, o setor externo da economia brasileira continua em situação relativamente

Leia mais

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX Icomex de novembro referente a balança comercial de outubro Número 19 26.Novembro.2018 A agropecuária lidera o aumento das exportações A guerra comercial entre os

Leia mais

Os benefícios do câmbio desvalorizado para o saldo da Balança Comercial

Os benefícios do câmbio desvalorizado para o saldo da Balança Comercial Os benefícios do câmbio desvalorizado para o saldo da Balança Comercial O superávit na balança comercial brasileira deveu-se mais à diminuição de importações do que ao aumento das exportações Marcelo de

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2012 As exportações em julho apresentaram redução de 2,93% em relação a junho. Continuam a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela décima-oitava vez

Leia mais

Nível de Atividade: Finalmente Economia em Recuperação

Nível de Atividade: Finalmente Economia em Recuperação 10 análise de conjuntura Nível de Atividade: Finalmente Economia em Recuperação Vera Martins da Silva (*) Normalmente se pensa em atividade econômica como cíclica e vem à mente o ciclo matemático, ou seja,

Leia mais

Conjuntura Econômica do Brasil Abril de 2013

Conjuntura Econômica do Brasil Abril de 2013 1 Conjuntura Econômica do Brasil Abril de 2013 Profa. Anita Kon 1 Último dado Dado Anterior Tend. PIB pm (1990=100) 2004 IV. 12* 1,4 0,9 Δ IV. 12** 0,6 0,4 Expectativas de mercado (% de crescimento 2012

Leia mais

Conjuntura Econômica do Brasil Agosto de 2013

Conjuntura Econômica do Brasil Agosto de 2013 1 Conjuntura Econômica do Brasil Agosto de 2013 Profa. Anita Kon 1 Último dado Dado Anterior Tend. PIB pm (1990=100) 2004 I. 13* 1,9 1,4 I. 13** 0,6 0,6 Expectativas de mercado (% de crescimento 2013 2,49

Leia mais

ANO 5 NÚMERO 39 JULHO DE 2015 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO

ANO 5 NÚMERO 39 JULHO DE 2015 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO ANO 5 NÚMERO 39 JULHO DE 2015 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS Aos poucos os níveis de emprego no país vão refletindo o arrefecimento das atividades produtivas

Leia mais

Brasil - PIB Trimestral 2010.IV 2010.II 2011.II 2010.III 2011.I

Brasil - PIB Trimestral 2010.IV 2010.II 2011.II 2010.III 2011.I 2009.II 2009.III 2009.IV 2010.I 2010.II 2010.III 2010.IV 2011.I 2011.II 2011.III 2011.IV 2012.I 2012.II 2012.III 2012.IV 2013.I PIB 1º trimestre de 2013 29/05/13 O produto interno bruto (PIB) do 1º trimestre

Leia mais

INDX apresenta alta de 2,67% em março

INDX apresenta alta de 2,67% em março INDX apresenta alta de 2,67% em março Dados de Março/11 Número 51 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês de março de 2010,

Leia mais

MAHLE Metal Leve divulga resultados do 3T07

MAHLE Metal Leve divulga resultados do 3T07 MAHLE Metal Leve divulga resultados do 3T07 Mogi Guaçu, 14 de novembro de 2007 - A MAHLE Metal Leve S.A. (BOVESPA: LEVE3, LEVE4), companhia líder na fabricação de componentes de motores no Brasil, divulga

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2015 Resumo de desempenho Setembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano

Leia mais

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 Após 4 anos de queda, faturamento e produção da indústria registram alta no 1º semestre. De acordo com a entidade, o faturamento real da indústria avançou 4,4% no primeiro

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS OUTUBRO/2015 Resumo de desempenho ubro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano Mês No

Leia mais

BOLETIM DE CONJUNTURA MACROECONÔMICA Novembro 2016 DEZEMBRO BOLETIM DE CONJUNTURA MACROECONÔMICA

BOLETIM DE CONJUNTURA MACROECONÔMICA Novembro 2016 DEZEMBRO BOLETIM DE CONJUNTURA MACROECONÔMICA BOLETIM DE CONJUNTURA MACROECONÔMICA Novembro 2016 DEZEMBRO 2016 BOLETIM DE CONJUNTURA MACROECONÔMICA Brasil Atividade Econômica: recessão persiste mesmo com leve melhora do consumo das famílias. Inflação:

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Dezembro 2013

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Dezembro 2013 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Dezembro 2013 As exportações em dezembro apresentaram queda de -12,65% em relação a novembro. O valor exportado superou novamente a marca de US$ 1 bilhão, atingindo

Leia mais

3º Trimestre de 2011

3º Trimestre de 2011 Contas Nacionais Trimestrais Indicadores de Volume e Valores Correntes 3º Trimestre de 2011 Coordenação de Contas Nacionais 06 de dezembro de 2011 Revisões nas Contas Nacionais Trimestrais No 3º trimestre

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Fevereiro 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Fevereiro 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Fevereiro 2012 As exportações em fevereiro apresentaram aumento de 11,01% em relação a janeiro, continuando a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela décima-terceira

Leia mais

Nota à Imprensa. Resultados do 2º Trimestre de Principais Destaques do Resultado. Principais Destaques Operacionais

Nota à Imprensa. Resultados do 2º Trimestre de Principais Destaques do Resultado. Principais Destaques Operacionais Nota à Imprensa Resultados do 2º Trimestre de 2016 Lucro Líquido de R$ 370 milhões, ante um prejuízo de R$ 1,2 bilhão no 1T16, determinado por: redução de 30% nas despesas financeiras líquidas; crescimento

Leia mais

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Data de fechamento: 22/11/2017 1 Indicadores Conjunturais da Economia

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2012 As exportações em outubro apresentaram aumento de 29,02% em relação a setembro. Continuam a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela vigésima-primeira

Leia mais

Setor Externo CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA. Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados!

Setor Externo CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA. Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados! Setor Externo 2 CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados! Comportamento cíclico da Balança Comercial A partir de 2001 a Balança Comercial aumentou sua importância

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2011

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2011 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Julho 2011 As exportações em julho apresentaram redução de 14,10% em relação a junho, atingindo o valor de US$ 1,495 bilhão, e situaram-se 8,35% acima das de

Leia mais

Grupo de Conjuntura Econômica. Painel de Conjuntura. 1 trimestre -2011

Grupo de Conjuntura Econômica. Painel de Conjuntura. 1 trimestre -2011 Grupo de Conjuntura Econômica Painel de Conjuntura 1 trimestre -2011 ECONOMIA INTERNACIONAL Ciro Alves Pinto Indicadores Analisados Investimento Direto e em Carteira Composição das reservas internacionais

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS AGOSTO/2015 Resumo de desempenho Agosto 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano Mês

Leia mais

O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017

O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB do Brasil no 2º Trimestre de 2017 Julho de 2017 Publicado em Setembro de 2017 A variação do PIB no segundo trimestre deste ano quando comparada ao primeiro trimestre foi de 0,2%,

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2016 Analistas consultados: 25 PROJEÇÕES E EXPECTATIVAS DE MERCADO FEBRABAN

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS FEVEREIRO/2016 Resumo de desempenho Fevereiro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No bimestre mês

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Crescimento do PIB em 2017 Melhora gradual no mercado de trabalho Aumento das exportações Recuperação da indústria Destaques Negativos Taxa de desemprego ainda

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2015

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2015 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2015 As exportações paranaenses, em novembro, apresentaram queda de -16,67% em relação a outubro. O valor exportado atingiu a US$ 1,007 bilhão, ficando,

Leia mais

1. Atividade Econômica

1. Atividade Econômica Janeiro / 213 O Núcleo de Pesquisa da FECAPapresenta no seu Boletim Econômicouma compilação dos principais indicadores macroeconômicos nacionais que foram publicados ao longo do mês de referência deste

Leia mais

e Indicadores Brasileiros Nº 1/2 Maio de 2012

e Indicadores Brasileiros Nº 1/2 Maio de 2012 Notícias do Comércio Internacional e Indicadores Brasileiros Nº 1/2 Maio de 2012 Sindmóveis - Projeto Orchestra Brasil www.sindmoveis.com.br www.orchestrabrasil.com.br Realização: inteligenciacomercial@sindmoveis.com.br

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2015 Resumo de desempenho Setembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DO BRASIL ANÁLISE TRIMESTRAL 2018

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DO BRASIL ANÁLISE TRIMESTRAL 2018 MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DO BRASIL ANÁLISE TRIMESTRAL 2018 1. CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO No primeiro trimestre de 2018, a Corrente de Comércio brasileira somou US$94,8 bilhões.

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2010

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2010 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Outubro 2010 As exportações em outubro apresentaram redução de 8,89% sobre setembro, porém, continuaram superando a marca de US$ 1 bilhão, agora pela oitava vez

Leia mais