Projeto de Pesquisa SIGAA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Pesquisa SIGAA"

Transcrição

1 Projeto de Pesquisa SIGAA

2 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Essa funcionalidade permite que os docentes cadastrem um projeto de pesquisa interno e insiram um cronograma definido pelo seu autor no momento do cadastro. Um projeto interno segue um calendário pré-fixado pela UFS, que define prazos para sua submissão, avaliação, execução e finalização. Qualquer docente da Instituição pode utilizar essa funcionalidade para envio das propostas de seus respectivos projetos internos. Para realizar esta operação, acesse o SIGAA > Portal do Docente > Pesquisa > Projetos de Pesquisa. Há dois tipos de projeto de pesquisa, Científico e Tecnológico. Para realizar esta operação, acesse o SIGAA > Portal do Docente > Pesquisa > Projetos de Pesquisa. Há dois tipos de projeto, Científico e Tecnológico.

3 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Após selecionar um dos tipos de projeto, a tela a seguir é exibida. Após preencher os dados, clicar no botão AVANÇAR. Atentar para os campos obrigatórios marcados com o símbolo.

4 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Nesta etapa do procedimento, o usuário deverá preencher os detalhes relativos ao projeto. Para isso, basta navegar por entre as respectivas abas e descrever as informações desejadas para cada seção. Para retornar à tela anterior, clique em VOLTAR. Caso queira gravar os dados fornecidos até o momento, clique em GRAVAR E CONTINUAR, essa opção permite que o usuário saia do sistema e faça o cadastro do projeto de pesquisa em um momento posterior. No projeto de pesquisa científico os detalhes exigidos são: Introdução/Justificativa, Objetivos, Metodologia, Impactos Esperados e Referências. Já no projeto de pesquisa tecnológico Introdução/Justificativa, Objetivos, Caráter Tecnológico do Plano, Produtos Tecn. Esperados, Referências, Antecedentes do Orientador e Busca de Anterioridade. Após preencher as informações, clique no botão AVANÇAR para dar andamento ao cadastro do projeto e ir para a tela de cadastro de membros do projeto.

5 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Na inserção dos membros do projeto, o sistema possibilitará que os dados sejam informados conforme a categoria do membro. O usuário poderá optar entre Docente, Discente, Servidor Técnico-Administrativo e Externo. Para alternar entre as categorias, basta clicar sobre a respectiva aba e informar os dados específicos de acordo com a categoria selecionada. Para inserir um membro na categoria de Docente, o usuário deverá digitar o nome do docente e uma listagem será exibida permitindo a seleção, deve-se especificar se a busca por docentes será a partir de Todos da UFS ou Somente da unidade do docente que está submetendo o projeto. A Função do docente também deverá ser selecionada dentre as opções COORDENADOR (A), COORDENADOR ADJUNTO (A) ou COLABORADOR (A). Por último, defina a CH dedicada ao projeto. Após informar os dados desejados, clique em ADICIONAR MEMBRO. Logo, a pagina será recarregada exibindo os membros adicionados ao projeto.

6 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Discente Servidor TécnicoAdministrativo O funcionamento das telas de cadastro para as outras categorias de membros segue o mesmo procedimento. Atentar para a lista de membros que é exibida abaixo após cada adição.

7 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Na busca de docente externo, há a opção de selecionar os que estão vinculados à UFS, ou seja, que constam como ativos na base de dados da UFS. Na opção Sem Vínculo, serão exibidas opções adicionais para que seja registrado o docente. Externo Para remover qualquer membro da listagem, clique no botão e uma tela de confirmação será exibida, para confirmar a remoção clique no botão OK. Após o cadastro dos membros, clicar no botão avançar para dar prosseguimento ao cadastro.

8 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Nessa tela, é possível cadastrar o cronograma das atividades que serão desenvolvidas no projeto de pesquisa. Por padrão a tela exibe 5 atividades, que podem ser removidas no botão, ou adicionadas mais atividades no botão. Em cada um dos itens, a caixa de texto indicada com a numeração serve para descrever as atividades e as caixas de seleção menores servem para indicar os meses de atuação de cada uma delas. Uma vez inseridas todas as atividades do cronograma, clique em AVANÇAR para prosseguir com o cadastro do projeto.

9 Após todo o cadastro, uma tela com o resumo das informações inseridas será exibida. Verifique atentamente todas as informações antes de enviar o projeto. Para enviar o projeto clique no botão GRAVAR e ENVIAR. É possível também adicionar algum anexo à proposta de projeto clicando no botão Selecionar arquivo.

10 Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Após clicar no botão de envio, se todo o cadastro estiver completo a seguinte tela é exibida informando que o projeto foi cadastrado com sucesso. Atentar para o código destacado acima. Esse código identifica cada projeto individualmente, ele facilita na busca de projetos submetidos através do caminho Portal do Docente > Pesquisa > Projetos de Pesquisa > Listar Meus Projetos. Logo abaixo são disponibilizados dois botões, o de visualizar o projeto, que exibe em uma tela todos os dados cadastrados no projeto e o botão de cadastro de planos de trabalho para solicitação de bolsas.

11 Cadastro de planos de trabalho para solicitar cota de bolsa A funcionalidade de cadastro de plano de trabalho para solicitação de cota indicado na tela anterior também pode ser realizada de acordo com a categoria dos projetos submetidos: Para Iniciação Científica é acessado através do caminho: Portal do Docente > Pesquisa > Planos de Trabalho > Iniciação Científica e para Iniciação Tecnológica através do caminho: Portal do Docente > Pesquisa > Planos de Trabalho > Iniciação Tecnológica As duas categorias de pesquisa exibem as opções de cadastro de plano de trabalho para solicitação de cota Remunerada e Voluntária que serão disponibilizados de acordo com os editais de distribuição de cotas.

12 Cadastro de planos de trabalho para solicitar cota de bolsa Após selecionar o tipo de plano de trabalho (Remunerado ou Voluntário), serão listados os projetos cadastrados pelo docente. Para iniciar o cadastro do plano de trabalho de um determinado projeto de pesquisa é só clicar no botão localizado ao lado de cada projeto listado.

13 Cadastro de planos de trabalho para solicitar cota de bolsa Após selecionar o projeto, será exibida a tela a seguir. Deve-se preencher os dados referentes ao plano de trabalho e clicar no botão DEFINIR CRONOGRAMA.

14 Cadastro de planos de trabalho para solicitar cota de bolsa O funcionamento da tela de cronograma de plano de trabalho segue o mesmo da tela de cronograma do projeto. Deverão ser indicadas as atividades do plano e o período de cada uma delas. Após adicionar as atividades clicar no botão SUBMETER CRONOGRAMA.

15 Cadastro de planos de trabalho para solicitar cota de bolsa Após submeter o cronograma, será exibido um resumo das informações inseridas durante o cadastro do plano de trabalho. Se todos os dados estiverem corretos, clicar no botão SUBMETER PLANO. Uma mensagem de confirmação será exibida.

16 Listar planos de trabalho Após o cadastro do projeto e dos planos de trabalho o docente pode listar os planos de trabalho cadastrado por ele. O caminho para realizar essa busca é: Portal do Docente > Pesquisa > Planos de Trabalho > Listar Meus Planos de Trabalho Na parte destacada são exibidas as funções de cada botão que são disponibilizadas em função do status do plano de trabalho.

17 Portal do Consultor Esta operação é utilizada pelos docentes da Instituição que foram cadastrados como consultores, permitindo que deem seu parecer na aprovação/reprovação de Projetos, Planos de Trabalho, Relatórios de Projeto e Relatórios Finais de IC/IT. O caminho para acessar o portal do consultor é: Portal do Docente > Pesquisa > Acessar Portal do Consultor Serão listados os projetos de pesquisa, planos de trabalho, relatórios de projeto e relatórios finais de IC que foram designados ao docente enquanto consultor. Nas abas de cada item, pode ser verificado quantos de cada tipo foram designados ao consultor. Para dar início ao processo de avaliação, clicar no botão.

18 Portal do Consultor Após iniciar o processo de avaliação de um projeto, serão listados os planos de trabalho vinculados a ele. Para selecionar um deles, clicar no botão.

19 Portal do Consultor Serão exibidos os dados do plano de trabalho e o cronograma das atividades. Na caixa de texto destacado na imagem deve-se digitar o parecer sobre esse plano de trabalho e selecionar uma das opções abaixo: Aprovado, Aprovado Com Restrições e Não Aprovado. Após avaliar um plano de trabalho, o sistema retornará à tela que listam o planos de trabalho vinculados ao projeto.

20 Portal do Consultor Após dar o parecer de todos os planos deve-se pontuar os itens de avaliação associados ao projeto seguindo a legenda da escala de pontuação. Após inserir a pontuação, clicar no botão AVANÇAR para dar prosseguimento à avaliação.

21 Portal do Consultor Após inserir a pontuação, deve-se dar um parecer final sobre o projeto de pesquisa. Após preencher o parecer, clicar no botão CONFIRMAR AVALIAÇÃO para finalizar o processo. Uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela.

22

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

Cadastrar Projeto Interno

Cadastrar Projeto Interno 2017/10/27 13:45 1/10 Cadastrar Projeto Interno Cadastrar Projeto Interno Sistema Módulo Usuários Perfil SIGAA Pesquisa Servidor Gestor Pesquisa Última Atualização 11/10/2016 09:46 Esta funcionalidade

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

Congresso de Iniciação Científica/Tecnológica SIGAA

Congresso de Iniciação Científica/Tecnológica SIGAA Congresso de Iniciação Científica/Tecnológica SIGAA Esse manual visa orientar os docentes e discentes sobre a utilização do sistema Congresso referente ao Módulo de Pesquisa do SIGAA. Explicando como deve

Leia mais

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Esse tutorial irá lhe auxiliar no momento de submeter uma proposta de projetos de pesquisa com finalidade didático-pedagógica. Fiquem atentos sempre aos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Submeter Proposta de Projeto TURORIAL PARA DOCENTE: Esta funcionalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS:

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: TELA INICIAL: Caso o servidor tenha mais de um vínculo, selecionar o vínculo SERVIDOR. Selecionar Menu Docente. Seguir o caminho Ações de Extensão > Submissões

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX APRESENTAÇÃO 1. Módulo de Extensão 2. Avaliação de ações de extensão como Presidente de CAEX 2.1 Formas

Leia mais

Requisição de Serviços. Visão Geral

Requisição de Serviços. Visão Geral Requisição de Serviços Visão Geral Agenda Introdução Cadastro da Requisição de Serviços Atender Requisições de Serviços Cadastrar Processo de Compra/Licitação Esclarecimentos 2 Introdução 3 Introdução

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Cadastrar Grupos de Pesquisa

Cadastrar Grupos de Pesquisa 2017/06/07 12:53 1/10 Cadastrar Grupos de Pesquisa Cadastrar Grupos de Pesquisa Sistema Módulo Usuários Perfil SIGAA Pesquisa Gestores de Pesquisa Gestor Pesquisa Última Atualização 11/10/2016 13:46 Esta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Participantes TURORIAL PARA DOCENTE: Esta operação

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 Lato Sensu - Coordenador Objetivo: Auxiliar o coordenador de curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel CADASTRAR DOCUMENTO Esta funcionalidade é utilizada por usuários da Instituição para efetuar o cadastro de novos documentos no banco de dados do sistema. CAMINHO Para iniciar

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO CADASTRO DE PROPOSTA PROJETO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO CADASTRO DE PROPOSTA PROJETO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO CADASTRO DE PROPOSTA PROJETO APRESENTAÇÃO 1. 2. 3. 4. 5. 6. Módulo Extensão Submeter proposta de ação - PROJETO Versão para Impressão

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Link: Para acessar o sistema clique em Entrar no sistema.

1. INTRODUÇÃO. Link:   Para acessar o sistema clique em Entrar no sistema. 1. INTRODUÇÃO O SIPAC informatiza os fluxos da área administrativa através da informatização de todo o orçamento distribuído no âmbito interno e das requisições que demandam este orçamento (Material, Passagens,

Leia mais

MÓDULO DE PESQUISA SIGAA

MÓDULO DE PESQUISA SIGAA MÓDULO DE PESQUISA SIGAA WWW.SIGAA.UFPI.BR SUBMISSÃO SUBMISSÃO Etapas de Submissão SUBMISSÃO Acessar Portal do Docente SUBMISSÃO Selecionar um edital SUBMISSÃO Clicar no botão de Submeter em Edital, observando

Leia mais

Levantamento Patrimonial

Levantamento Patrimonial 68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,

Leia mais

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo. SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos CDRH Gerência de Capacitação - GC PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I SIPAC - PROTOCOLO Manual de Processos Cadastros (Novo e Antigo); Receber, Enviar e Devolver Processos 1 Perfis Envolvidos Cadastrar Protocolo: Servidores da Instituição habilitados a realizar o cadastro

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

SIGAA MÓDULO PESQUISA. Projetos Internos Ministrantes: Ana Isabela e Ernani Sales

SIGAA MÓDULO PESQUISA. Projetos Internos Ministrantes: Ana Isabela e Ernani Sales SIGAA MÓDULO PESQUISA Projetos Internos Ministrantes: Ana Isabela e Ernani Sales 1 Roteiro Introdução Cadastro de Produção Intelectual Submissão de Proposta de Projeto Interno Cadastro de Planos de Trabalho

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

Cadastrar processo. O sistema exibirá a seguinte tela:

Cadastrar processo. O sistema exibirá a seguinte tela: Cadastrar processo Esta funcionalidade permite que o usuário realize o cadastro de processos no sistema da Instituição. Processo é o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado,

Leia mais

MANUAL SUAP. Módulo Pesquisa Servidor - Submeter Projeto

MANUAL SUAP. Módulo Pesquisa Servidor - Submeter Projeto MANUAL SUAP Módulo Pesquisa Servidor - Submeter Projeto DTI Abril/07 Sumário Introdução... 3. Módulo Pesquisa - Projetos... 3. Submeter Projetos... 3.. Enviando o projeto...0. Meus Projetos....3 Interpor

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Solicitar material em um registro de preços... 4 2.1. Visualizar Ata... 6 2.2. Solicitar material em um Registro de Preços...

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN

Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN 1 Guia do Módulo NEE Janeiro/2017 2 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Inscrição com Necessidades Educacionais Especiais Discente... 4 3. Coordenador Graduação... 5 4. Coordenador Lato Sensu... 24 5. Coordenador

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

Requisição de Curso / Concurso. Perfil Requisitor

Requisição de Curso / Concurso. Perfil Requisitor Requisição de Curso / Concurso Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Atendimento da Requisição 2 Introdução 3 Definição Requisição de Curso/Concurso Permite

Leia mais

LATO SENSU DOCENTE SIGAA

LATO SENSU DOCENTE SIGAA LATO SENSU DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Docente: Objetivo

Leia mais

TUTORIAL EDITAL PIBIC (Docentes do Quadro)

TUTORIAL EDITAL PIBIC (Docentes do Quadro) TUTORIAL EDITAL PIBIC (Docentes do Quadro) João Pessoa, 2018 Sumário Plataforma SIGAA... 3 Demonstrar interesse para avaliação [obrigatório]... 5 Informar a Área Qualis/CAPES... 6 Importação e Validação

Leia mais

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO INFORMAÇÕES

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

SIGAA Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas PORTAL DOCENTE ABA: CHEFIA ITEM: Monitoria SUBITEM: Editais do Departamento Esta função permite ao usuário cadastrar Edital do Departamento do

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Agosto/2015 Prezados Servidores, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos desta Universidade

Leia mais

Manual para cadastro de Projeto de Pesquisa no SIGAA

Manual para cadastro de Projeto de Pesquisa no SIGAA Universidade Federal Rural da Amazônia Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Divisão de Projetos de Pesquisa Manual para cadastro de Projeto de Pesquisa no SIGAA Fevereiro 2019 Objetivo

Leia mais

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial Essa funcionalidade permite que o Coordenador de Curso Stricto Sensu, realize matrículas para alunos especiais. Matrícula

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Portal do Docente. Veja abaixo o esquema de funcionalidades disponíveis. Apenas os docentes e

Portal do Docente. Veja abaixo o esquema de funcionalidades disponíveis. Apenas os docentes e Portal do Docente Os professores da instituição poderão cadastrar manifestações para a ouvidoria e acompanhá-las. Além disso, podem ser designados para dar uma resposta para manifestações cadastradas por

Leia mais

Demonstração de Interesse em Bolsas (Discentes)

Demonstração de Interesse em Bolsas (Discentes) Demonstração de Interesse em Bolsas (Discentes) Indicação do Estudante pelo Coordenador do Projeto (Docentes) João Pessoa, 2018 Sumário Demonstração de Interesse pelo Discente... 3 Indicação de Discentes...

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Tutorial Dispensa de Disciplinas - Aluno

Tutorial Dispensa de Disciplinas - Aluno Tutorial Dispensa de Disciplinas - Aluno 1. Orientações gerais O sistema online de dispensas de disciplinas está disponível no Portal do Aluno. Podem solicitar a dispensa de disciplina pelo sistema online

Leia mais

TUTORIAL EDITAL PIBIC INSCRIÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE TRABALHO (Docentes do Quadro)

TUTORIAL EDITAL PIBIC INSCRIÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE TRABALHO (Docentes do Quadro) TUTORIAL EDITAL PIBIC INSCRIÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE TRABALHO (Docentes do Quadro) João Pessoa, 2019 Sumário Plataforma SIGAA... 3 Demonstrar interesse para avaliação [obrigatório]... 4 Submeter Projeto

Leia mais

Manual SIGAA Matrícula Online

Manual SIGAA Matrícula Online Manual SIGAA Matrícula Online Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em componentes curriculares (disciplinas). Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não vincula

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Patrimônio Móvel 95 4.10.5 Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Usuários: Responsável pelo DMP (Departamento de Material e Patrimônio) Perfil: Gestor Patrimônio Local, Gestor Patrimônio Global e Gestor

Leia mais

MÓDULO MONITORIA (SIGAA) MANUAL DOCENTE

MÓDULO MONITORIA (SIGAA) MANUAL DOCENTE 2018 MÓDULO MONITORIA (SIGAA) MANUAL DOCENTE O Programa de Monitoria da UFERSA é uma ação institucional direcionada à melhoria do processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, desenvolvido

Leia mais

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL:

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL: TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL: Todos os docentes que forem submeter projeto ao Programa PAPIM 2017 deverão: Cadastrar o projeto no SISPROL, para tal o professor proponente

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DE INVENÇÃO SIGAA - Módulo de Pesquisa

NOTIFICAÇÃO DE INVENÇÃO SIGAA - Módulo de Pesquisa NOTIFICAÇÃO DE INVENÇÃO SIGAA - Módulo de Pesquisa Sumário Manual de Notificação de Invenção 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. Submeter Notificação... 5 3. Notificações de Invenções Cadastradas... 13 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 CADASTRAR PROCESSO... 5 CADASTRAR PROCESSO ANTIGO... 14 ALTERAR PROCESSO... 15 ALTERAR RESPONSÁVEL... 22 ANEXAR DOCUMENTO...

Leia mais

CADASTRAR MEMORANDO CIRCULAR

CADASTRAR MEMORANDO CIRCULAR Sistema Módulo Perfil Papel CADASTRAR MEMORANDO CIRCULAR O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Guia de Utilização do Módulo de Férias Perfil: Chefe e Vice-Chefe de Unidade Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH

Guia de Utilização do Módulo de Férias Perfil: Chefe e Vice-Chefe de Unidade Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Semi-Árido Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação Guia de Utilização do Módulo de Férias Perfil: Chefe e

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS 1 Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando Login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Serviços/Taxa de

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Governo do Estado do Rio Grande de Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEG Diretoria

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual de Configuração da Agenda Regulada Manual de Operação Março/2012

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante. Perfil Requisitor

Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante. Perfil Requisitor Requisição de Auxílio Financeiro ao Estudante Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução 3 Definição

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO

CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO Sistema SIPAC Módulo Portal Administrativo Perfil Usuários que são servidores Papel Ser usuário do SIPAC CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO Essa operação permite realizar o cadastro de um memorando eletrônico.

Leia mais

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA Notícias Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Material...4 2.1 Cadastrar Requisição...4 2.1.1

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2018 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2014 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2013 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais