UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"

Transcrição

1 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES O Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna públicas as seguintes retificações do Edital Unimontes n.º 17/2014 do Concurso Público para provimento de cargos da carreira de Professor de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, para o Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: 1. No Anexo II Demanda Departamental, onde se lê: Código/Departamento: 17 - ENFERMAGEM Código da Área: 17.1 Área: Enfermagem Saúde da Família Mestrado Local de 9 1 Montes Claros Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Mestrado e/ou Doutorado Saúde. Programa da Prova: 1 - Abordagem Familiar na Estratégia Saúde da Família (ESF); 2 - Território e territorialização; 3 - Diagnóstico local na comunidade; 4 - Humanização e acolhimento dos(as) usuários(as); 5 - Vigilância em Saúde na ESF; 6 - A Educação em Saúde na ESF; 7 - Doenças e Agravos Não Transmissíveis na ESF; 8 - O Processo de Envelhecer e o cuidado de enfermagem na ESF; 9 - A consulta de enfermagem no contexto da ESF; 10 - Políticas Públicas na Saúde da Família: avanços e desafios. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). CAMPOS, G.W. S.; GUERRERO, A. V. P. Manual de Práticas em Atenção Básica: Saúde Ampliada e Compartilhada. São Paulo: Hucitec, SANTOS, A. L.; RIGOTTO, R. M. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. educ. saúde (Online). Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, Nov WRIGHT, L. M.; LEAHEY, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5. ed. São Paulo: Roca, 2012.

2 Saúde do Adulto Mestrado Local de 4 1 Montes Claros Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Mestrado e/ou Doutorado em Saúde. CARVALHO, G. M. Enfermagem do. São Paulo: EPU, Saúde do Adulto Doutorado Local de Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Doutorado em Saúde. CARVALHO, G. M. Enfermagem do. São Paulo: EPU, 2001.

3 Local de Saúde da Criança Mestrado 3 - Montes Claros Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Especialização em Saúde da Criança, com Mestrado e/ou Doutorado em áreas afins. Programa da Prova: 1 - Políticas de Atenção à Saúde da Criança; 2 - Sistematização da Assistência de Enfermagem à criança hospitalizada; 3 - Processo Saúde-Doença na atenção à Saúde da Criança e a atuação do(a) Enfermeiro(a); 4 - O ensino da semiologia e semiotécnica no cuidado à criança; 5 - A humanização e acolhimento no cuidado de Enfermagem com ênfase na Saúde da Criança e sua família; 6 - A gestão dos serviços de saúde e de Enfermagem na atenção hospitalar à saúde da criança; 7 - Aspectos sociais e epidemiológicos da morbi-mortalidade e agravos à saúde infantil; 8 - Influências sociais, culturais e religiosas sobre a promoção da Saúde da Criança; 9 - Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Atenção Primária à Saúde; 10 - O papel do(a) enfermeiro(a) na prestação de cuidados à criança vítima de violência doméstica. ALFARO-LEFEVRE, R. Aplicação do processo de enfermagem. Um guia passo a passo. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, HOCKENBERRY, M. J. Wong. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, NANDA. Diagnósticos de Enfermagem da Nanda 2012/2014. Porto Alegre: ArtMed, NOBREGA, M. M. L.; SILVA, K. L. Fundamentos do Cuidar em Enfermagem. Belo Horizonte: ABEn, 2008/2009. SCHMITZ, E. M. e Cols. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura. Rio de Janeiro: Atheneu, Gestão em Enfermagem e Saúde Mestrado Local de 2 - Montes Claros Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Mestrado e/ou Doutorado em Saúde. Programa da Prova: 1 - O processo histórico administrativo dos serviços de enfermagem: passado e presente; 2 - O processo de trabalho em saúde e na enfermagem: desafios para superação das assimetrias de poder; 3 - Liderança como ferramenta para qualidade do cuidado em enfermagem; 4 - Planejamento estratégico na gestão de serviços de enfermagem; 5 - Avanços e desafios na implementação da metodologia do planejamento da sistematização do cuidado em enfermagem; 6 - Avaliação no processo de trabalho em Saúde e na Enfermagem; 7 - A sobrecarga de trabalho dos profissionais de Enfermagem: desafios e enfrentamentos na gerência; 8 - Educação Permanente em Saúde: contexto da Enfermagem; 9 - A interface de pesquisa e gestão de enfermagem para os avanços da qualidade do cuidado; 10 - A gestão em enfermagem baseada em evidências científicas. BORK, A. M. T. Enfermagem de excelência: da visão a ação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, CULLUM, N.; HAYNES, R. B.; CILISKA, D.; MARKS, S. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: ArtMed, KURCGANT, P. Administração em Enfermagem. Rio de Janeiro: EPU, KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

4 Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem Mestrado Local de Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Mestrado e/ou Doutorado em Saúde. Programa da Prova: 1 - Teorias de Enfermagem: implicações para prática do cuidado; 2 - SAE: etapas e desafios para a sua implementação no contexto hospitalar; 3 - O papel do(a) enfermeiro(a) no serviço de controle de infecção em estabelecimentos de saúde; 4 - A entrevista e o exame físico na construção do histórico de Enfermagem; 5 - Preparo e administração de medicamentos; 6 - Admissão, alta e transferência: o papel da Enfermagem na perspectiva da integralidade do cuidado ao usuário; 7 - Tratamento de feridas baseadas em evidências; 8 - O exame físico do sistema cardiovascular em enfermagem na saúde do adulto; 9 - A técnica de sondagem nasogástrica e nasoentérica: a execução da técnica e a responsabilidade do(a) enfermeiro(a). BARROS, A. L. B. L. e cols. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, BORK, A. M. T. Enfermagem baseada em evidências. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, CARPENITO, L. J. Diagnóstico de Enfermagem: Aplicação à prática clínica. Porto Alegre: ArtMed, PORTO, C. C. Exame clinico: bases para a prática médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Leia-se: Código/Departamento: 17 - ENFERMAGEM Código da Área: 17.1 Área: Enfermagem Local de Saúde da Família Mestrado 9 1 Montes Claros Programa da Prova: 1 - Abordagem Familiar na Estratégia Saúde da Família (ESF); 2 - Território e territorialização; 3 - Diagnóstico local na comunidade; 4 - Humanização e acolhimento dos(as) usuários(as); 5 - Vigilância em Saúde na ESF; 6 - A Educação em Saúde na ESF; 7 - Doenças e Agravos Não Transmissíveis na ESF; 8 - O Processo de Envelhecer e o cuidado de enfermagem na ESF; 9 - A consulta de enfermagem no contexto da ESF; 10 - Políticas Públicas na Saúde da Família: avanços e desafios. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). CAMPOS, G.W. S.; GUERRERO, A. V. P. Manual de Práticas em Atenção Básica: Saúde Ampliada e Compartilhada. São Paulo: Hucitec, SANTOS, A. L.; RIGOTTO, R. M. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. educ. saúde (Online). Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, Nov WRIGHT, L. M.; LEAHEY, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5. ed. São Paulo: Roca, 2012.

5 Local de Saúde do Adulto Mestrado 4 1 Montes Claros CARVALHO, G. M. Enfermagem do. São Paulo: EPU, Local de Saúde do Adulto Doutorado Requisitos do Cargo: Graduação em Enfermagem com Doutorado na área da Saúde ou em áreas afins. CARVALHO, G. M. Enfermagem do. São Paulo: EPU, 2001.

6 Local de Saúde da Criança Mestrado 3 - Montes Claros Programa da Prova: 1 - Políticas de Atenção à Saúde da Criança; 2 - Sistematização da Assistência de Enfermagem à criança hospitalizada; 3 - Processo Saúde-Doença na atenção à Saúde da Criança e a atuação do(a) Enfermeiro(a); 4 - O ensino da semiologia e semiotécnica no cuidado à criança; 5 - A humanização e acolhimento no cuidado de Enfermagem com ênfase na Saúde da Criança e sua família; 6 - A gestão dos serviços de saúde e de Enfermagem na atenção hospitalar à saúde da criança; 7 - Aspectos sociais e epidemiológicos da morbi-mortalidade e agravos à saúde infantil; 8 - Influências sociais, culturais e religiosas sobre a promoção da Saúde da Criança; 9 - Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Atenção Primária à Saúde; 10 - O papel do(a) enfermeiro(a) na prestação de cuidados à criança vítima de violência doméstica. ALFARO-LEFEVRE, R. Aplicação do processo de enfermagem. Um guia passo a passo. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, HOCKENBERRY, M. J. Wong. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, NANDA. Diagnósticos de Enfermagem da Nanda 2012/2014. Porto Alegre: ArtMed, NOBREGA, M. M. L.; SILVA, K. L. Fundamentos do Cuidar em Enfermagem. Belo Horizonte: ABEn, 2008/2009. SCHMITZ, E. M. e Cols. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura. Rio de Janeiro: Atheneu, Local de Gestão em Enfermagem e Saúde Mestrado 2 - Montes Claros Programa da Prova: 1 - O processo histórico administrativo dos serviços de enfermagem: passado e presente; 2 - O processo de trabalho em saúde e na enfermagem: desafios para superação das assimetrias de poder; 3 - Liderança como ferramenta para qualidade do cuidado em enfermagem; 4 - Planejamento estratégico na gestão de serviços de enfermagem; 5 - Avanços e desafios na implementação da metodologia do planejamento da sistematização do cuidado em enfermagem; 6 - Avaliação no processo de trabalho em Saúde e na Enfermagem; 7 - A sobrecarga de trabalho dos profissionais de Enfermagem: desafios e enfrentamentos na gerência; 8 - Educação Permanente em Saúde: contexto da Enfermagem; 9 - A interface de pesquisa e gestão de enfermagem para os avanços da qualidade do cuidado; 10 - A gestão em enfermagem baseada em evidências científicas. BORK, A. M. T. Enfermagem de excelência: da visão a ação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, CULLUM, N.; HAYNES, R. B.; CILISKA, D.; MARKS, S. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: ArtMed, KURCGANT, P. Administração em Enfermagem. Rio de Janeiro: EPU, KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

7 Local de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem Mestrado Programa da Prova: 1 - Teorias de Enfermagem: implicações para prática do cuidado; 2 - SAE: etapas e desafios para a sua implementação no contexto hospitalar; 3 - O papel do(a) enfermeiro(a) no serviço de controle de infecção em estabelecimentos de saúde; 4 - A entrevista e o exame físico na construção do histórico de Enfermagem; 5 - Preparo e administração de medicamentos; 6 - Admissão, alta e transferência: o papel da Enfermagem na perspectiva da integralidade do cuidado ao usuário; 7 - Tratamento de feridas baseadas em evidências; 8 - O exame físico do sistema cardiovascular em enfermagem na saúde do adulto; 9 - A técnica de sondagem nasogástrica e nasoentérica: a execução da técnica e a responsabilidade do(a) enfermeiro(a). BARROS, A. L. B. L. e cols. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, BORK, A. M. T. Enfermagem baseada em evidências. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, CARPENITO, L. J. Diagnóstico de Enfermagem: Aplicação à prática clínica. Porto Alegre: ArtMed, PORTO, C. C. Exame clinico: bases para a prática médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Os demais itens e normas do Edital permanecem inalterados. Montes Claros/MG, 16 de outubro de cüéyxááéü ]ÉûÉ wéá ex á VtÇxÄt Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes

BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010.

BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010. BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010. BARROS ALBL &COLS Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem

Leia mais

EDITAL 45/2015 ÁREA I ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA

EDITAL 45/2015 ÁREA I ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA EDITAL 45/2015 ÁREA I ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA TEMAS 1- Sistematização da Assistência de Enfermagem 2- Ações de Enfermagem no Controle de Infecção Hospitalar 3- Políticas Públicas de Saúde no Brasil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Unidade: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA Endereço: Rua Vila Trairi, s/n, Centro, Santa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 71/2012 NORMAS COMPLEMENTARES A VICE-DIRETORA DO CAMPUS CATALÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos, abrangendo pacientes com afecções agudas

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 227/2018

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 227/2018 NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 227/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU/. CURSO: Graduação em Enfermagem ÁREA: Geral e Especializada A presente norma complementar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos em

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Administração do processo de trabalho e da assistência de Enfermagem em instituições hospitalares

Leia mais

Cadastramento de Eletivas - São Paulo

Cadastramento de Eletivas - São Paulo Cadastramento de Eletivas - São Paulo Seus dados foram enviados com sucesso para a Secretaria do Campus São Paulo. Solicitamos que conforme o item ENTREGA DE PROPOSTAS, este formulário deve ser impresso

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR II Código: ENF 204 Pré-requisito: ENF 202

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES O Reitor da Universidade Estadual de Montes

Leia mais

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 009/2017 ENFERMEIRO

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 009/2017 ENFERMEIRO FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 009/2017 ENFERMEIRO SUMARIO DAS ATRIBUIÇÕES Responsável por desenvolver a assistência

Leia mais

APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM:

APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM: APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde [monografia na Internet]. 2ª ed. Brasília (DF): ANVISA;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Endereço: Campus Universitário, BR 101, S/N - Lagoa Nova, Natal/RN. CEP: 59.072-970. Fone/Fax: (84)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG210 Habilidades em Enfermagem I

Programa Analítico de Disciplina EFG210 Habilidades em Enfermagem I Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina EFG10 Habilidades em Enfermagem I Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos:

Leia mais

PLANO DE CURSO EMENTA

PLANO DE CURSO EMENTA CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Semiologia e Semiotécnica I Professor: Lívia Fernanda Ferreira Deodato E-mail: livia.deodato@fasete.edu.br Código: SAU18

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADOLESCENTE E DO JOVEM Assistência de enfermagem ao adolescente e ao jovem na atenção primária à saúde, em seus aspectos biopsicosociocultural

Leia mais

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 Como passar no próximo concurso do Ministério da Saúde? Siga o Plano de Estudo, o seu manual da aprovação. Queridos alunos, Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS 1- LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS Compreensão e Interpretação de Texto Vocabulário (antonímia, sinonímia, polissemia) Regência (verbal e nominal) Concordância (verbal e nominal)

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG214 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa

Programa Analítico de Disciplina EFG214 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa 0 Programa Analítico de Disciplina EFG21 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 2 Teóricas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS CATALÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 69/2013 NORMAS COMPLEMENTARES O DIRETOR DO CAMPUS CATALÃO DA, usando de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG383 Gerência em Enfermagem II

Programa Analítico de Disciplina EFG383 Gerência em Enfermagem II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 8 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III PLANO DE CURSO

Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III Código: ENF 205 Pré-requisito: ENF-

Leia mais

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem Apresentação Carga horária CARGA HORÁRIA SEMANAL: 6 horas (4 aulas teóricas e 2 aulas práticas 1/20) CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 120 horas Ementa A disciplina

Leia mais

Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 6º período Adolescente OBRIG./OPT. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM.

Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 6º período Adolescente OBRIG./OPT. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM. Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Semiologia e Semiotécnica II Professores: Fabiano Mendes de Menezes e Lívia Fernanda Ferreira Deodato. e-mail: fmmenezes_2@yahoo.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Práticas do Cuidar em Enfermagem I CENF ENF0052 2017.2 HORÁRIO: CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 75 PRÁTICA: 90 Aula teórica: segunda e quarta (08:00 às 12:00

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Período 8º PROFESSOR (a) Luciana Batalha

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N º 039/2007

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO N º 039/2007 DELIBERAÇÃO N º 039/2007 Altera a Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem em decorrência do desmembramento da disciplina da Área Assistencial Subárea V - Atenção Integral à Saúde da Criança

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 7º DEPARTAMENTO: EMI

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 7º DEPARTAMENTO: EMI PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Enfermagem da Criança e do Adolescente. CÓDIGO: EMI042 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 30 horas 90 horas 8 VERSÃO CURRICULAR:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 85/2013 NORMAS COMPLEMENTARES O DIRETOR DO CAMPUS CATALÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG370 Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

Programa Analítico de Disciplina EFG370 Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO CAMPUS: Centro de Ciências da Saúde- CCS CURSO: Enfermagem

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Estágio Supervisionado em Enfermagem II Rede Hospitalar Código: SAU68/1 e Ambulatorial Professor: Paulo Cézar Feitosa

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Código: ENF

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER Principais distúrbios fisiopatológicos e a atuação da Enfermagem na assistência integral

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR II Código: ENF 204 Pré-requisito:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO PRÁTICA 450

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG211 Habilidades em Enfermagem II

Programa Analítico de Disciplina EFG211 Habilidades em Enfermagem II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

2.2 Jornada de Trabalho: 36 horas semanais conforme escala.

2.2 Jornada de Trabalho: 36 horas semanais conforme escala. 2. Do Cargo 2.1 Enfermeiro(a) 2.2 Jornada de Trabalho: 36 horas semanais conforme escala. 2.3 As atividades a ser exercidas pelo candidato(a) classificado(a) serão: administrar medicamentos, realizar banho

Leia mais

EXÉRCITO 2018

EXÉRCITO 2018 EXÉRCITO 2018 1 Sobre o Concurso do Exército 2018 Cargo: ENFERMEIRO Remuneração: (Soldo inicial) Quantidade de Vagas Enfermeiro: R$ 8.245,00 06 vagas Inscrição 27 de junho a 03 de agosto de 2018 Data da

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Semiologia e Semiotécnica II Professores: Fabiano Mendes de Menezes e Lívia Fernanda Ferreira Deodato e-mail: fabiano.menezes@fasete.edu.br

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Prática De Enfermagem Em Atenção À Saúde Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 40 h CH Prática: 40 CH Total: 80 h I -

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Estágio Supervisionado em Enfermagem I Atenção Básica Código: SAU67/1 Professor: E-mail: CH Teórica: - CH Prática:

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

PROGRAMAS DE PROVAS CONCURSO TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS PROGRAMA DE PROVAS DO CARGO 401 ENFERMEIRO NÍVEL E

PROGRAMAS DE PROVAS CONCURSO TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS PROGRAMA DE PROVAS DO CARGO 401 ENFERMEIRO NÍVEL E PROGRAMAS DE PROVAS CONCURSO TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS PROGRAMA DE PROVAS DO CARGO 401 ENFERMEIRO NÍVEL E PORTUGUÊS: 1. Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: FUNDAMENTAÇÃO BÁSICA EM ENFERMAGEM Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 60 CH Prática: 20 CH Total: 80 Obs: I - Objetivos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL /2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL /2013 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL 001-02/2013 A Coordenação do Curso de Enfermagem do Campus Jataí leva ao conhecimento do corpo discente que no período de 24 a 25 de setembro estarão abertas as inscrições de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 35/2013 NORMAS COMPLEMENTARES O DIRETOR DO CAMPUS CATALÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Fundamentação Básica em Enfermagem Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 h CH Prática: 0 CH Total: 80 h I - Objetivos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 79/2018 PROFESSOR SUBSTITUTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 79/2018 PROFESSOR SUBSTITUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br

Leia mais

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA 1 Como passar no Processo Seletivo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar ISGH/CE - Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara? Plano de Estudo / Manual da Aprovação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 MATRIZ CURRICULAR: BACHARELADO

Leia mais

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 1 Como passar no Prefeitura de PIRAÍ 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

1. CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: CARGA HORÁRIA

1. CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: CARGA HORÁRIA EDITAL Nº. 21, DE 18 DE JUNHO DE 2014. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/ CCBS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO RETIFICAÇÃO GOVERNO DA PARAIBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA (SES-PB) CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS DA PARAIBA (CEFOR-RH/PB) COMISSÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME) COMISSÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa Curso: ENF - Enfermagem Departamento: DEN - Enfermagem Disciplina: Enf. no Cuidado da Criança e Adolescente Código: 6QECCA Carga horária: 144 Período letivo: 2014/2 Professor: Elisangela Argenta Zanatta

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR O curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio oferece disciplinas optativas no sétimo e oitavo períodos, buscando desta forma a flexibilização

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 6º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 6º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 6º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA Conceito Saúde/Doença Mental. Políticas de Saúde Mental no Brasil. Perfil

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

BASES PARA O CUIDAR DO INDIVÍDUO E FAMÍLIA I 02

BASES PARA O CUIDAR DO INDIVÍDUO E FAMÍLIA I 02 A Coordenação do Curso de Enfermagem da Regional Jataí leva ao conhecimento do corpo discente as normas de seleção da Monitoria Voluntária e Monitoria Remunerada para a disciplina abaixo especificada:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL OU EM ÁREA PROFISSSIONAL DA SÁUDE / 2012

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL OU EM ÁREA PROFISSSIONAL DA SÁUDE / 2012 1 RETIFICAÇÃO DOS EDITAIS DE CONVOCAÇÃO N o. 01/2011, N o. 02/2011, N o. 03/2011, N o. 04/2011, N o. 05/2011, N o. 06/2011, N o. 07/2011, N o. 08/2011 e N o. 09/2011 PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES COMPLRES DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA Estudo das indicações e limitações dos métodos

Leia mais

1. CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: Nº DE VAGAS CARGA HORÁRIA CAMPO GRANDE/MS

1. CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: Nº DE VAGAS CARGA HORÁRIA CAMPO GRANDE/MS EDITAL Nº 20, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/ CCBS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE

Leia mais

Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional.

Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Avenida das Acácias, 60, Jardim Pérola D Oeste, 85012-130 Telefone: (42) 3623 3394 / 36235954 Guarapuava / NRE:

Leia mais

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR ERRATA N. 2275/18 DCS-EDITAL CFSD BM 2020 A TENENTE CORONEL BM RESPONDENDO PELO COMANDO DA ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

GERENCIANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS : A PRÁXIS EM ENFERMAGEM E SUA INTERFACE COM A TECNOLOGIA EM SAÚDE

GERENCIANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS : A PRÁXIS EM ENFERMAGEM E SUA INTERFACE COM A TECNOLOGIA EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM GERENCIANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS : A PRÁXIS EM ENFERMAGEM E

Leia mais

PRÉ-EDITAL SES-PE

PRÉ-EDITAL SES-PE PRÉ-EDITAL SES-PE 2018 1 PLANO DE ESTUDO - Enfermeiro e Técnico em Enfermagem SES/PE 2018 Saiba como encontrar cada assunto do último edital da SES-PE no Curso Completo de Enfermagem. ENFERMEIRO CONHECIMENTOS

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto. E-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE CADA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE CAMPUS: MARUÍPE - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA LORENA - SP Curso ENFERMAGEM Disciplina: ADMINSTRAÇÃO Ano letivo 2011 Série: 3ª Carga Horária:72h/aula Teoria: 72h/aula sem/semestral Professor(a) Claudia Lysia de

Leia mais

Processo de Enfermagem

Processo de Enfermagem Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Processo de Enfermagem Prof a. Dr a. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2018 Roteiro da apresentação O processo de enfermagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DO ADULTO I Período 5º PROFESSOR (a) Simony Fabíola Lopes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso Carga Horária: 75h : 45h Prática: 30h Semestre: 2016.2 Professores: Flávia Emília Cavalcante

Leia mais

..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA

..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA ..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 235 ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER, SAU 225 Fundamentos de CRIANÇA E ADOLESCENTE

Leia mais

1. CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: CARGA HORÁRIA Nº DE VAGAS CAMPO GRANDE/MS 40 01

1. CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: CARGA HORÁRIA Nº DE VAGAS CAMPO GRANDE/MS 40 01 EDITAL Nº 15, 3 DE JUNHO DE 2016. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/ CCBS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA OBJETIVOS

INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA OBJETIVOS TERCEIRO PERÍODO Turno: Integral Currículo: 2015 Calendário 2º/2016 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III Coordenador: Prof. Rufino de Freitas Silva

Leia mais

Curso Especialização em Saúde Pública

Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Inserido na política de saúde do Estado do Paraná/SESA Perspectiva de uma Gestão Pública voltada para resultados Consonância

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 5º DEPARTAMENTO: ENB

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 5º DEPARTAMENTO: ENB PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Sistematização da Assistência de Enfermagem CÓDIGO: ENB056 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 60 75 9 VERSÃO CURRICULAR:

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DADOS DO ESTÁGIO NOME CH GLOBAL PERÍODO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DADOS DO ESTÁGIO NOME CH GLOBAL PERÍODO CEST: MISSÃO E VISÃO Missão FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST Promover educação superior de excelência, formando profissionais competentes e éticos, cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade

Leia mais

SESAU-RO

SESAU-RO SESAU-RO 1 Como passar na Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia 2017 Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo Autarquia Hospitalar Municipal 1 Cargos e Remuneração: Analista de Saúde (ANS) 53 vagas Enfermeiro -> R$ 5.070,00 Assistente Técnico de Saúde (ASTS) 89 vagas Técnico em Enfermagem

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PLANO DE ENSINO DISCIPLINA SÉRIE PERÍODO LETIVO Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente 3 º CARGA HORÁRIA 2017 160 I EMENTA A disciplina focaliza os conceitos e princípios pertinentes à assistência

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM CALENDÁRIO DE PROVAS 1ºSEMESTRE DE 2016

CURSO DE ENFERMAGEM CALENDÁRIO DE PROVAS 1ºSEMESTRE DE 2016 CURSO DE ENFERMAGEM CALENDÁRIO DE PROVAS 1ºSEMESTRE DE 2016 1º PERÍODO A 28/05 BIOFÍSICA 08h00 30/05 MICROBIOLOGIA 19h00 31/05 ANATOMIA HUMANA I 19h00 01/06 METODOLOGIA DA PESQUISA 19h00 02/06 CITOLOGIA

Leia mais

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 010/2017

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 010/2017 FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 010/2017 TÉCNICO DE ENFERMAGEM SUMARIO DAS ATRIBUIÇÕES Responsável por prestar assistência

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM NEONATOLÓGICA Ano 2017

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM NEONATOLÓGICA Ano 2017 EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM NEONATOLÓGICA Ano 2017 A Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP, por meio de sua Diretoria e da Comissão Permanente

Leia mais

Administração dos Serviços de Saúde

Administração dos Serviços de Saúde Administração dos Serviços de Saúde CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 Enfermagem

PROCESSO SELETIVO 2015 Enfermagem Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB EU ACREDITO EM MIM! LOGO ESTAREI AQUI... Nome Cargo PLANO DE ESTUDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS ENFERMEIRO (PSF e SAMU) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM Cargos: Enfermeiro PSF

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais