e-commerce Comércio Eletrônico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e-commerce Comércio Eletrônico"

Transcrição

1 e-commerce Comércio Eletrônico Parte 01 Prof. Fulvio Cristofoli

2 Conceito Conceitos Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações via redes de computador Qualquer forma de transação de negócio na qual as partes interagem eletronicamente, ao invés de compras físicas ou contato físico direto. (Colm Ryan) É a produção, promoção, venda, e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação. (OMC)

3 Origem da Internet Prof. Fulvio Cristofoli

4 Conceito e-business E-business é uma definição mais ampla de CE que inclui não só a compra e a venda de bens e serviços, mas também: Prestação de serviços à clientes; Colaboração com parceiros de negócios; Realização de negócios eletrônicos dentro de uma organização; CE puro vs. CE parcial: distinção baseada no grau de digitalização do produto, do processo e do agente de entrega. E-business: Aumenta o desempenho do negócio por meio da conectividade Conecta as cadeias de valores entre negócios (B2B) e entre negócio e consumidor (B2C)

5 Características O CE deve prover as seguintes facilidades: Métodos para fazer pagamentos ou facilitar o câmbio de bens e serviços; Meios para transferir diferentes tipos de conteúdo todo o tempo e em longas distâncias; Mecanismos para reunir recursos para manufaturar produtos mais eficientemente; Métodos de gerenciamento e coordenação, descentralizando a tomada de decisão em vários setores da empresa.

6 Dimensões do e-commerce No Comércio tradicional: Todas as dimensões são físicas conhecidas como organizações de tijolo e cimento. Conhecidas também como organizações da velha economia. Executam todos os seus negócios off-line. Vendem produtos físicos por meio de agentes físicos (lojas).

7 E-Commerce CE Puro: todas as dimensões são digitais Organizações on-line puras (virtuais); Organização da nova economia; Vendem produtos ou serviços apenas on-line; CE Parcial: um mix de características digitais e físicas Organizações de cliques e cimento ; Realiza atividades de CE; Concentra suas atividades no mundo físico; CE sem Internet; VANs value-added networks LANs redes locais Máquinas computadorizadas Usando um cartão eletrônico em uma máquina de vendas; Usando um telefone celular para fazer uma compra on-line.

8 Estrutura do CE A p l i c a ç õ e s e m C o m é r c i o E l e t r ô n i c o A d m i n i s t r a ç ã o d a c a d e ia d e s u p r im e n t o s V í d e o s o b r e d e m a n d a H o m e - b a n k i n g C o m p r a e P r o c u r e m e n t M a r k e t in g O n lin e e a n ú n c io s H o m e S h o p p in g I n f r a - e s t r u t u r a c o m u m d e s e r v iç o s e n e g ó c io s ( s e g u r a n ç a / a u t e n t ic a ç ã o, p a g a m e n t o s e le t r ô n ic o s, c a t á lo g o s ) P o lí t ic a s p ú b l ic a s le g a is e u s o s p r iv a d o s I n f r a - e s t r u t u r a d e d is t r ib u iç ã o d e m e n s a g e n s e in f o r m a ç õ e s ( E D I, e m a il, p r o t o c o lo s d e t r a n s f e r ê n c ia d e h i p e r t e x t o ) I n f r a - e s t r u t u r a d e p u b lic a ç ã o d e c o n t e ú d o d e m u lt im í d ia e r e d e ( H T M L, J A V A, W W W ) P a d r õ e s t é c n ic o s p a r a d o c u m e n t o s, s e g u r a n ç a e p r o t o c o lo s d e r e d e I n f r a - e s t r u t u r a d e r e d e ( T E L E C O M, T V à C a b o, W ir e le s s, I n t e r n e t ) a a r

9 Questões Chaves para a Administração Como interpretar as mudanças no negócio atual? Quão rápido isso acontece? Pressão dos Competidores Quais são os competidores-chave nas indústrias ou novos entrantes? Ameaças Externas Quais são as opções e prioridades? Reengenharia Como incorporar as mudanças no negócio atual? Eficiência e performance Como planejar as novas estruturas organizacionais?

10 Questões Chaves para a Administração Qual deve ser a estratégia a curto e a longo prazo? Qual é o novo modelo de negócios no mundo do comércio eletrônico? Como as corporações devem investir em tecnologia para comércio eletrônico? Que novos produtos e serviços podem ser oferecidos ou desenvolvidos? Como a estrutura das organizações será mais flexível, com interações e novos serviços aos fornecedores?

11 A nova economia Modo interamente novo de ver a Economia no país e no mundo; Economia das novas tecnologias; Mudanças radicais na forma como os consumidores administram suas economias, vidas sociais e profissionais; A informação é estratégica para a competição no mercado; Integração é a palavra-chave.

12 Na nova economia... Presença física Tamanho Não tem mais importância. O tamanho das companhias é menos relevante. Tempo Pessoas & Conhecimento Crescimento Valor do Negócio Eficiência Mercado Transações Impulso Plano Estratégico A escala do tempo é cada vez menor. O que há de mais valioso. Acelerado pela rede. Crescimento exponencial pelo market share. Infomediários repõem intermediários. Clientes ganham poder e fornecedores novas oportunidades. Baixo custo. Qualquer produto está disponível em qualquer lugar do mundo. Dinâmico - foco em ações críticas e reavaliação permanente.

13 Classificação do CE B2B Business to Business Modelo de CE em que todos os participantes são empresas ou outras organizações - Refere-se a relação de compra e venda entre empresas, isto é,, a relação entre empresas e seus fornecedores. Muitas companhias de tecnologia, incluindo Cisco e Oracle,, têm transferido quase todas as suas compras (e também m grande parte de suas vendas) para a Web.

14 Exemplo de B2B Prof. Fulvio Cristofoli

15 Classificação do CE B2C Business to Consumer Empresa para Consumidor Modelo de CE em que as empresas vendem a compradores individuais consumidores finais. Existem dois tipos de portais, aqueles que optaram em ter o produto disponível no próprio prio estoque e os que efetuam a compra junto ao fornecedor depois de venderem o produto pela Web.

16 Exemplo de B2C Prof. Fulvio Cristofoli

17 Exemplo de B2C Prof. Fulvio Cristofoli

18 Exemplo de B2C Prof. Fulvio Cristofoli

19 Classificação do CE C2B Consumer to Business Consumidor para Empresa Modelo de CE em que os consumidores finais negociam os valores com as empresas. Ainda pequeno, tira vantagem do poder da Internet para conduzir negociações ao inverso. Neste caso, são os consumidores que negociam suas passagens aéreas, por exemplo, cabendo às s companhias aéreas decidirem quando aceitar a oferta ou não. Um site que enquadra neste caso é o Priceline.com.

20 Exemplo de C2B Prof. Fulvio Cristofoli

21 Classificação do CE C2C Consumer to Consumer Consumidor para Consumidor Modelo de CE em que os consumidores finais vendem a outros consumidores finais. Leilões Virtuais

22 Exemplo de C2C Prof. Fulvio Cristofoli

23 Exemplo de C2C Prof. Fulvio Cristofoli

24 Exemplo de C2C Prof. Fulvio Cristofoli

25 Exemplo de C2C Prof. Fulvio Cristofoli

26 Classificação do CE e-auctioning (Leiloando) Leilão via Internet; Podem ser ao vivo, seguindo o modelo do leilão tradicional, estando todos conectados a uma página Web; Pode ser na forma assíncrona, fechando-se o lance quando um determinado valor for atingido ou um limite de tempo transcorrido; Início da flexibilidade dos preços.

27 Exemplo de e-auctioning

28 Classificação do CE e-banking Os serviços bancários via Internet tem um custo bem mais baixo; Exige um forte esquema de segurança envolvendo criptografia; Está aumentando o número de serviços prestados pelos bancos; Principais serviços: financiamento, previdência, investimentos, crédito pessoal, seguro, poupança, cartãos de crédito...

29 Exemplo de e-banking Prof. Fulvio Cristofoli

30 Exemplo de e-banking Prof. Fulvio Cristofoli

31 Classificação do CE e-directories (Diretórios) Catálogos diversos (número de telefones, páginas amarelas) Possível a partir da integração da Internet com banco de dados Evolução no serviço por telefone: na Internet está acessível sempre sem a intervenção de pessoas Surgimento de mecanismos de busca na própria Internet (Yahoo, Cadê, Alta Vista, Google, etc.)

32 Exemplo de e-directories

33 Exemplo de e-directories

34 Conceito Prof. Fulvio Cristofoli

35 Conceito Prof. Fulvio Cristofoli

36 Conceito Prof. Fulvio Cristofoli

37 Conceito Prof. Fulvio Cristofoli

38 Conceito Prof. Fulvio Cristofoli

E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N / P R O C E S S O N

E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N / P R O C E S S O N E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N 0 0 1 / 2 0 1 2 P R O C E S S O N 0 0 7 2 0. 2 0 1 1. 0 4 0. 0 1 O P r e f e i t o d o M u n i c í p i o d e F l o r e s t a d o A r a g u a i a e o S e

Leia mais

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING Prof. Cleide de Freitas A HISTÓRIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de complementar o processo

Leia mais

e-commerce Comércio Eletrônico

e-commerce Comércio Eletrônico e-commerce Comércio Eletrônico Parte 02 Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Benefícios do CE Benefícios para as organizações: Expande o mercado nos âmbitos nacional

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Comércio Eletrônico. Professor: Rômulo César

Comércio Eletrônico. Professor: Rômulo César Comércio Eletrônico Professor: Rômulo César romulo.andrade@upe.br romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Introdução Comércio eletrônico ou e-commerce, é um tipo de transação comercial feita especialmente

Leia mais

A C T A N. º I V /

A C T A N. º I V / 1 A C T A N. º I V / 2 0 0 9 - - - - - - A o s d e z a s s e t e d i a s d o m ê s d e F e v e r e i r o d o a n o d e d o i s m i l e n o v e, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c

Leia mais

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e!

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e! C a r o l i n a M a n h ã......................................................................... p r e s e n t e! L u g a r.......................................................................... p

Leia mais

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E E S T U D O D O S P R O B L E M A S D A E C O N O M I A B R A S I L

Leia mais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais Prof. Cesar Alexandre de Souza / calesou@usp.br Modelos de Negócio em e-commerce Automação, Integração Interna e Externa - competição Exemplo:

Leia mais

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan Comércio Eletrônico Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan e-commerce A utilização de meios eletrônicos para a realização de transações comerciais recebe o nome de Comércio Eletrônico, e-commerce.

Leia mais

Comércio Eletrônico. Simone S. Souza. Introdução a Sistemas de Informação ICMC/USP

Comércio Eletrônico. Simone S. Souza. Introdução a Sistemas de Informação ICMC/USP Comércio Eletrônico Simone S. Souza Introdução a Sistemas de Informação ICMC/USP Comércio Eletrônico Por que o comércio eletrônico é diferente? Tipos de sistemas de comércio eletrônico Vantagens Desvantagens

Leia mais

A T A N º 2 /

A T A N º 2 / A T A N º 2 / 2 0 1 5 A o s o i t o d i a s d o m ê s d e m a i o d o a n o d e d o i s m i l e q u i n z e, p e l a s v i n t e h o r a s e q u a r e n t a m i n u t o s r e u n i u e m s e s s ã o e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 05. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 05. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Dentre as aplicações de E-Commerce, conceitue as modalidades E-Banking, E-Learning e E-Auctioning. Questão 01 - Resposta Dentre as aplicações

Leia mais

A C O N T R A R E F O R M A E A R E F O R M A C A T Ó L I C A N O S P R I N C Í P I O S D A I D A D E M O D E R N A 2

A C O N T R A R E F O R M A E A R E F O R M A C A T Ó L I C A N O S P R I N C Í P I O S D A I D A D E M O D E R N A 2 1 Í N D I C E A C O N T R A R E F O R M A E A R E F O R M A C A T Ó L I C A N O S P R I N C Í P I O S D A I D A D E M O D E R N A 2 A P R E S E N T A Ç Ã O : A L G U M AS N O T A S E P A L A V R A S 2

Leia mais

C R I S T A N D A D E M E D I E V A L I g r e j a e P o d e r : r e p r e s e n t a ç õ e s e d i s c u r s o s ( s é c u l o s I V - X I )

C R I S T A N D A D E M E D I E V A L I g r e j a e P o d e r : r e p r e s e n t a ç õ e s e d i s c u r s o s ( s é c u l o s I V - X I ) 1 C R I S T A N D A D E M E D I E V A L I g r e j a e P o d e r : r e p r e s e n t a ç õ e s e d i s c u r s o s ( s é c u l o s I V - X I ) F r a n c i s c o J o s é S i l v a G o m e s An t e s m e

Leia mais

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A CAP II DESIGN D E E M B A L A G E N S

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A CAP II DESIGN D E E M B A L A G E N S CAP II DESIGN D E E M B A L A G E N S LINGUAGEM V I S U A L E S T E M O M E N T O P R I M O R D I A L, O N D E A I D E N T I F I C A Ç Ã O D O P R O D U T O E R A F E I T A P E L A F O R M A D E S E U

Leia mais

E-COMMERCE. Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais.

E-COMMERCE. Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais. E-COMMERCE E-COMMERCE Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais. No seu estágio atual de desenvolvimento, porém,

Leia mais

Comércio Eletrônico (e-commerce)

Comércio Eletrônico (e-commerce) Comércio Eletrônico Comércio Eletrônico (e-commerce) A capacidade de comprar e vender produtos e serviços através da Internet. Inclui a exposição de bens e serviços on-line, bem como a colocação de pedidos,

Leia mais

P a l a v r a s - c h a v e s : l i n g u í s t i c a, l i n g u a g e m, s o c i a b i l i d a d e.

P a l a v r a s - c h a v e s : l i n g u í s t i c a, l i n g u a g e m, s o c i a b i l i d a d e. A V A R I E D A D E L I N G U Í S T I C A D E N T R O D A S O C I E D A D E C A M P O - G R A N D E N S E N O Â M B I T O D O M E R C A D Ã O M U N I C I P A L E F E I R A C E N T R A L D E C A M P O G

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade IV Sistemas de Comércio Eletrônico. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade IV Sistemas de Comércio Eletrônico. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Tecnologias do Comércio Eletrônico 4.2 Categorias do Comércio Eletrônico 4.3 Processos essenciais 4.4 Aplicações do Comércio

Leia mais

Introdução ao Comércio Eletrônico - E-Commerce Prof. Adriano Maranhão

Introdução ao Comércio Eletrônico - E-Commerce Prof. Adriano Maranhão Apresentação(Professor) Introdução ao Comércio letrônico - -Commerce Prof. Adriano Maranhão Site: resenhadevalor.com.br Graduado em Ciências da Computação - UVA Pós-graduado em ngenharia de Software -

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

S is t e m a O p e r a c io n a l H a ik u

S is t e m a O p e r a c io n a l H a ik u OPERATING SYSTEM S is t e m a O p e r a c io n a l H a ik u U m s is t e m a o p e r a c io n a l v o l t a d o a o u s u á r io Bruno Albuquerque XXX Congresso da SBC - Workshop de Sistemas Operacionais

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 8- Sistemas de Comércio Eletrônico Parte 1

Administração de Sistemas de Informação. Aula 8- Sistemas de Comércio Eletrônico Parte 1 Aula 8- Sistemas de Comércio Eletrônico Parte 1 Conteúdo Programático desta aula Conhecer os Fundamentos do Comércio Eletrônico; e Conhecer os Conceitos de Controle de Acesso e Segurança. Conceitos de

Leia mais

Direito da Informática

Direito da Informática Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Direito da Informática Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Capitulo II. Sociedade de Informação SUMÁRIO : A Sociedade da Informação;

Leia mais

Profª. Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame

Profª. Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame Profª. Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O E-commerce pode ser definido como toda transação comercial que é feita através de um equipamento eletrônico; não estando somente restrito a internet e WWW,

Leia mais

Comércio Eletrônico. Comércio Eletrônico. Grau de digitalização. Caracteriza-se Comércio eletrônico pelo grau de digitalização:

Comércio Eletrônico. Comércio Eletrônico. Grau de digitalização. Caracteriza-se Comércio eletrônico pelo grau de digitalização: Comércio Eletrônico FTS Faculdade Taboão da Serra Curso de Administração de Sistemas de Informações Disciplina: Comércio Eletrônico Comércio Eletrônico Caracteriza-se Comércio eletrônico pelo grau de digitalização:

Leia mais

EBI DA BOA ÁGUA EB1 N.º 2 DA QUINTA DO CONDE EB1/JI DO PINHAL DO GENERAL JI DO PINHAL DO GENERAL

EBI DA BOA ÁGUA EB1 N.º 2 DA QUINTA DO CONDE EB1/JI DO PINHAL DO GENERAL JI DO PINHAL DO GENERAL L I S T A D E C A N D I D A T U R A S A O C O N C U R S O D E A S S I S T E N T E O P E R A C I O N A L P U B L I C A D O N O D I Á R I O D A R E P Ú B L I C A N º 1 5 8 D E 1 4 / 8 / 2 0 1 5 A V I S O

Leia mais

Á Ç ó á ç

Á Ç ó á ç Á Ç ó á ç É í é çã ô ã â ã á ç õ é á õ é ê ã ê çã õ ê ú õ ê ó ó ó ó ã é à çã ê é ê í é ã ó ã á ç í á é ã ó é á ó ó á ó á ã ó ã ã çã ó ê ó ê á ô ô ã ã çã ô çã ô í ê ó á ó ê çõ ê é á ê á á ç ó í çã ó ã é

Leia mais

P R O J E T O P E R S E U

P R O J E T O P E R S E U P R O J E T O P E R S E U U M A F E R R A M E N T A C O M P U T A C I O N A L P A R A A U X Í L I O N A R E D U Ç Ã O D E D O R T D E V I D O A O U S O D O C O M P U T A D O R A n a E s t h e r V i c t

Leia mais

O processo eleitoral brasileiro. A n tonio Paim I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s, S ã o P a u l o

O processo eleitoral brasileiro. A n tonio Paim I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s, S ã o P a u l o O processo eleitoral brasileiro A n tonio Paim I n s t i t u t o d e H u m a n i d a d e s, S ã o P a u l o A p a i m 0 9 @ u o l. c o m. b r A j u l g a r p e l o s s i n a i s e x t e r i o r e s, o

Leia mais

Administração e Finanças. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. Markeplace e Marketspace.

Administração e Finanças. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. E-commerce Empresa-Empresa. Markeplace e Marketspace. Administração e Finanças [7] Uniban Notas de Aula Aplicações de Comércio Eletrônico (e-commerce applications) Prof. Amorim Material adicional às aulas presenciais: Complemente com as anotações manuscritas

Leia mais

TAX & BUSINESS I. I N T R O D U Ç Ã O

TAX & BUSINESS I. I N T R O D U Ç Ã O i INFORMAÇÃO FISCAL Nº 8 A b r il 2013 A F I S C A L I Z A Ç Ã O C O N S T I T U C I O N A L S U C E S S I V A D O O. E. 2 0 1 3 ( A c ó r d ã o n. º 1 8 7 / 2 0 1 3, d e 5 d e A b r i l, d o T r i b u

Leia mais

0 1 / m a r ç o 1 2 h 0 0 I g r e j a d o s C l é r i g o s P R O G R A M A

0 1 / m a r ç o 1 2 h 0 0 I g r e j a d o s C l é r i g o s P R O G R A M A 0 1 / m a r ç o 1 2 h 0 0 J A N - B A P T I S T L O E I L L E T ( 1 6 9 0-1 7 3 0 ) 1 ª S u i t e e m m i m e n o r A l m a n d A i r e C o r a n t M i n u e t J i g g 2 º S u í t e e m R é M a i o r A

Leia mais

A T A N º 4 /2014. S e s s ã o o r d i n á r i a 30 d e j u n h o d e M a r g a r i d a M a s s e n a 1 d e 50

A T A N º 4 /2014. S e s s ã o o r d i n á r i a 30 d e j u n h o d e M a r g a r i d a M a s s e n a 1 d e 50 A T A N º 4 /2014 A o s t r i n t a d i a s d o m ê s d e j u n h o d o a n o d e d o i s m i l e c a t o r z e, p e l a s v i n t e h o r a s e t r i n t a m i n u t o s r e u n i u e m s e s s ã o o

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Transformação Internet promoveu:

Transformação Internet promoveu: SI na Internet: ASP B2B e B2C ERP Enterprise Resource Planning Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação. O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo:

Leia mais

Pagamento Eletrônico (e-payment) GTI - 5 semestre. Professor: Aluisio Comiran

Pagamento Eletrônico (e-payment) GTI - 5 semestre. Professor: Aluisio Comiran Pagamento Eletrônico (e-payment) GTI - 5 semestre Professor: Aluisio Comiran (aluisiocomiran@gmail.com) Pagamentos eletrônicos Pagamento on-line com cartões de crédito Até recentemente os consumidores

Leia mais

Prof. Adm. Walter Martins Júnior

Prof. Adm. Walter Martins Júnior MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS Prof. Adm. Walter Martins Júnior Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Introdução Gestão da aquisição - assunto estratégico - centro de lucros Valor total

Leia mais

Em parceria com o Grupo Confidence/Travelex, nossa missão era Implantar a operação digital a partir do serviço off-line para as plataformas on-line

Em parceria com o Grupo Confidence/Travelex, nossa missão era Implantar a operação digital a partir do serviço off-line para as plataformas on-line Em parceria com o Grupo Confidence/Travelex, nossa missão era Implantar a operação digital a partir do serviço off-line para as plataformas on-line relevantes do grupo (e-commerce, site e aplicativo móvel),

Leia mais

Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL Curso TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DISCIPLINA Aplicações de Sistemas de Informação Prof. Wagner Däumichen Barrella E-commerce e E-business Além de auxiliar na Gestão Empresarial, os Sistemas de Informação

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

Regulamento do Sistema de Controlo Interno

Regulamento do Sistema de Controlo Interno Regulamento do Sistema de Controlo Interno 1/59 R e g u l a m e n t o d o S i s t e m a d e C o n t r o l o I n t e r n o P R E Â M B U L O O P l a n o O f i c i a l d e C o n t a b i l i d a d e d a s

Leia mais

1 I D E N T I F I C A Ç Ã O

1 I D E N T I F I C A Ç Ã O CONTRIBUIÇÃO DE MINI MUSEUS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO RELATIVO A FENOMENOS FÍSICO QUÍMICOS A ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO E FUNDAMENTAL NO CONTEXTO AMBIENTAL. [MEC / SESU / UFLA] 1 I D E N T I F I C

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 3. º T R I M E S T R E D E )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 3. º T R I M E S T R E D E ) i J a n e i r o 2 0 1 3 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 3. º T R I M E S T R E D E 2 0 1 2 ) P r e t e n d e - s e, c o m a

Leia mais

A S S E M B L E I A D E F R E G U E S I A D A U N I Ã O D E F R E G U E S I A S D O C A C É M E S Ã O M A R C O S R

A S S E M B L E I A D E F R E G U E S I A D A U N I Ã O D E F R E G U E S I A S D O C A C É M E S Ã O M A R C O S R A T A N º 2 /2013 A o s t r i n t a d i a s d o m ê s d e d e z e m b r o d o a n o d e d o i s m i l e t r e z e, p e l a s v i n t e e u m a h o r a s e q u i n z e m i n u t o s r e u n i u e m s e

Leia mais

, INDICE. Capítulo I - Introdução 1

, INDICE. Capítulo I - Introdução 1 , INDICE Capítulo I - Introdução 1 1. Esclarecimentos Iniciais 2 1.1. Definições Gerais de Comércio Electrónico 2 1.2. Comércio Electrónico Tradicional 3 1.3. Modelos Principais de Comércio e Negócio Electrónico

Leia mais

ORIENTAÇÕES CONTA DE CRÉDITO E BALANÇO DE MASSA - CACAU

ORIENTAÇÕES CONTA DE CRÉDITO E BALANÇO DE MASSA - CACAU ORIENTAÇÕES CONTA DE CRÉDITO E BALANÇO DE MASSA - CACAU Em cumprimento com a Norma da Cadeia de Custódia UTZ Versão 1.4 Fevereiro 2019 www.utz.org 1 Índice 1. O que é uma conta de crédito?... 3 2. Quem

Leia mais

E-business e E-commerce

E-business e E-commerce E-business e E-commerce Quem de nós já não fez uma compra pela Internet ou ouviu dizer que isso é possível? Um CD, um livro, um tênis, um ingresso e até já fez pagamentos via home-banking? Pois todas estas

Leia mais

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O D O E S TA D O D E M I N A S G E R A I S

M I N I S T É R I O P Ú B L I C O D O E S TA D O D E M I N A S G E R A I S E X C E L E N T Í S S I M O ( A ) D O U T O R ( A ) J U I Z ( A ) D E D I R E I T O D A C O M A R C A D E PA R A C AT U R e q u e r e n t e : M i n i s t é r i o P ú b l i c o d o E s t a d o d e M i n

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 1. º E 2. º T R I M E S T R E S )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 1. º E 2. º T R I M E S T R E S ) i O u t u b r o 2 0 1 2 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 1. º E 2. º T R I M E S T R E S 2 0 1 2 ) CONFIANÇA EFICIÊNCIA COMPETÊNCIA P r e t e n d e - s e, c o m a p r e s e n t

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 4. º T R I M E S T R E )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 4. º T R I M E S T R E ) i I N F O R M A Ç Ã O F I S C A L N º 2 2 A g o s t o 2 0 1 2 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 4. º T R I M E S T R E 2 0 1

Leia mais

Business to Business (B2B) é o nome dado ao comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais. O conceito do e-commerce B2B pode

Business to Business (B2B) é o nome dado ao comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais. O conceito do e-commerce B2B pode P U B L I C A Ç Ã O N º 1 7 7 J U L H O 2 0 1 0 B2B PONTOS DE INTERESSE: Conceito Principais desafios do B2B Business to Business (B2B) é o nome dado ao comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais.

Leia mais

Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para

Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para 1 2 3 4 89 Comércio Empresa-Consumidor (B2C) Nesta forma de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver praças de mercado eletrônico atraentes para seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 2. º T R I M E S T R E D E )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 2. º T R I M E S T R E D E ) i O u t u b r o 2 0 1 2 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 2. º T R I M E S T R E D E 2 0 1 2 ) P r e t e n d e - s e, c o m a

Leia mais

Segmentos Varejo e Prime Josué Augusto Pancini. Diretor Vice-Presidente

Segmentos Varejo e Prime Josué Augusto Pancini. Diretor Vice-Presidente 11 Informação Esta apresentação pode conter informações sobre eventos futuros. Tais informações não seriam apenas fatos históricos, mas refletiriam os desejos e as expectativas da direção da companhia.

Leia mais

Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias

Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias NEGÓCIO E COMÉRCIO ELETÔNICO Prof Me Alan Mazuco Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias Objetivos Estudar a logística de produtos no comércio eletrônico. Descrever o processo de atendimento

Leia mais

TERMO DE CONDIÇÕES COMERCIAIS DOS PACOTES DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS

TERMO DE CONDIÇÕES COMERCIAIS DOS PACOTES DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS TERMO DE CONDIÇÕES COMERCIAIS DOS DE SERVIÇOS DE ENCOMENDAS 1 OBJETO DO TERMO 1.1 Apresentar as condições de acesso aos pacotes de serviços de encomendas. 2 CONDIÇÕES PARA UTILIZAÇÃO 2.1 Poderão utilizar

Leia mais

Sistemas de InformaçBases de Dados 2012/2013. Desenvolvimento de Aplicações com Bases de Dados

Sistemas de InformaçBases de Dados 2012/2013. Desenvolvimento de Aplicações com Bases de Dados Sistemas de InformaçBases de Dados 2012/2013 Desenvolvimento de Aplicações com Bases de Dados Alberto Sardinha Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems 3rd ed, Cap. 6 e 7 1 Sumário

Leia mais

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h Curso Google Adwords e Marketing Digital Carga horária: 16h Quem Somos A Internet Innovation é a primeira empresa a oferecer uma grade completa de cursos especializados em Comércio Eletrônico e Marketing

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 1. º T R I M E S T R E )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 1. º T R I M E S T R E ) i S e t e m b r o 2 0 1 2 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L D O T R I B U N A L D E J U S T I Ç A D A U N I Ã O E U R O P E I A ( 1. º T R I M E S T R E 2 0 1 2 ) P r e t e n d e - s e, c o m a p

Leia mais

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything ACME Computadores Uma divisão de A Company that Makes Everything A Empresa A ACME Computadores é uma empresa que compra componentes de computadores de diversos fornecedores, monta seus próprios equipamentos

Leia mais

O Ã NTAÇ E S E R P A- CE01

O Ã NTAÇ E S E R P A- CE01 1 PROFESSOR ALAN Formação acadêmica - Graduado em Administração pela Universidade da Vale do Rio Verde, Três Corações-MG; - Pós-graduação em Engenharia de Sistemas; - Extensão Universitária em Docência

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência 1. Análise para tomada de Decisão Analisa, compara e destaca tendências Maior clareza e percepção dos dados Acelera o processo de tomada de decisão Melhora o desempenho administrativo Amplia a abrangência

Leia mais

Carteira Eletrônica CAIXA. Agosto 2013

Carteira Eletrônica CAIXA. Agosto 2013 Carteira Eletrônica CAIXA Agosto 2013 Agenda Cenário Canais Inovação Disruptiva Carteira Eletrônica Volumes Transações em Canais (Fonte: pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013) Apuração (2008 a

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto 2/28 Mehran Misaghi Doutor em Eng. Elétrica USP na área de Criptografia.

Leia mais

CONQUISTE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA VENDENDO SEMIJOIAS INSPIRED

CONQUISTE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA VENDENDO SEMIJOIAS INSPIRED CONQUISTE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA VENDENDO SEMIJOIAS INSPIRED Nossa Visão 2 Somos mais que uma empresa de semijoias. Trabalhamos para transformar vidas. Fabricamos produtos exclusivos, com qualidade e

Leia mais

T A B E L A D E P R E Ç O S A B R I L

T A B E L A D E P R E Ç O S A B R I L T A B E L A D E S A B R I L 1 7 P U L S E 1 4 9, 9 9 1 2 1, 9 4 8 U M P A R D E P U L S E - L E D ( 1 X P U L S E M A S T E R + 1 X P U L S E S A T E L L I T E ) C O M 6 0 0 L Ú M E N, 2 7 0 0 K ( B R

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais. Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais. cadeia e estratégia.

Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais. Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais. cadeia e estratégia. Módulo 5 Fortalecimento de Vínculos Comerciais Criação de vínculos comerciais verticais e horizontais Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação Monitoria 0 Decisão sobre

Leia mais

VISÃO GERAL DO CAPÍTULO OBJETIVOS DO CAPÍTULO. CAPÍTULO 8.I Sistemas de e-commerce

VISÃO GERAL DO CAPÍTULO OBJETIVOS DO CAPÍTULO. CAPÍTULO 8.I Sistemas de e-commerce CAPÍTULO 8.I Sistemas de e-commerce VISÃO GERAL DO CAPÍTULO O propósito deste capítulo é descrever e apresentar os componentes básicos do processo de sistemas de e-commerce, e explicar importantes tendências,

Leia mais

S e s s ã o e x t r a o r d i n á r i a 1 3 d e m a r ç o d e A T A N º 1 /

S e s s ã o e x t r a o r d i n á r i a 1 3 d e m a r ç o d e A T A N º 1 / A T A N º 1 / 2 0 1 4 A o s t r e z e d i a s d o m ê s d e m a r ç o d o a n o d e d o i s m i l e c a t o r z e, p e l a s v i n t e e u m a h o r a s e d e z m i n u t o s r e u n i u e m s e s s ã

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2012/2

Leia mais

Comitê Comércio Eletrônico. Mitsuru Sakaguchi Pão de Açucar Marcel Konforti P&G

Comitê Comércio Eletrônico. Mitsuru Sakaguchi Pão de Açucar Marcel Konforti P&G Comitê Comércio Eletrônico Mitsuru Sakaguchi Pão de Açucar Marcel Konforti P&G O que foi feito : Evolução do Comitê Desde 1997 (Sub-comitê EDI / ecommerce) 2001-2003 : Comitê de Comércio Eletrônico, focado

Leia mais

Capítulo 3 - L&L SI, 1º. 2013

Capítulo 3 - L&L SI, 1º. 2013 Capítulo 3 - L&L SI, 1º. 2013 Sumário Como SIs impactam Organizações e Empresas Comerciais Impactos econômicos: De forma geral, TI muda os custos relativos de capital e de informação. Diminuição dos custos

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O

A P R E S E N T A Ç Ã O GPA Day Dezembro 2016 A P R E S E N T A Ç Ã O Combinação Negócios Negócio Online elevado a outro nível de serviço Brasil Brasil Estratégia Comercial Internet 4 Centros de Distribuição Logistica terceirizada

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

E S T AT U T O S D A P E N AF I E L AC T I V A, E M

E S T AT U T O S D A P E N AF I E L AC T I V A, E M E S T AT U T O S D A P E N AF I E L AC T I V A, E M C AP I T U L O I D i s p o s i ç õ e s G e r a i s Ar t i g o 1. º D e n o m i n a ç ã o e N a t u r e z a J u r í d i c a 1. A P e n a f i e l A c t

Leia mais

S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management.

S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management. S.C.M. Supply Chain Management Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Conceito SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Processo de negócio que liga fabricantes,

Leia mais

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs

Leia mais

A alfandega versus as Tecnologias de Informação. Desenvolvimento e importância no contexto do comércio electrónico

A alfandega versus as Tecnologias de Informação. Desenvolvimento e importância no contexto do comércio electrónico A alfandega versus as Tecnologias de Informação Desenvolvimento e importância no contexto do comércio electrónico Luís Manuel Borges Gouveia Dezembro /99 Adaptado da apresentação de Rafee Yusoff, Junho

Leia mais

NEGOCIAÇÃO PREVI

NEGOCIAÇÃO PREVI NEGOCIAÇÃO PREVI - 2011 Para os colegas que se interessam pelo tema, estou resumindo, em ordem cronológica, o que foi postado nos Grupos da Internet ligados aos Aposentados do BB. Estou usando a prática

Leia mais

TECNOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO 19/07/ :00 DIOCÉLIO D. GOULART

TECNOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO 19/07/ :00 DIOCÉLIO D. GOULART TECNOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO 19/07/2017 15:00 DIOCÉLIO D. GOULART DIOCÉLIO D. GOULART DIOCELIO@BLUESTARS.COM.BR Diocélio D. Goulart é formado em ciência da computação

Leia mais

Comércio Eletrônico (E-Commerce)

Comércio Eletrônico (E-Commerce) Comércio Eletrônico (E-) Prof. Adriano Maranhão Apresentação (Professor) Blog: adrianomaranhao.wordpress.com Graduado em Ciências da Computação UVA/2009 Pós-graduado em Engenharia de Software INTA/2010

Leia mais

Companhia Brasileira de Distribuição

Companhia Brasileira de Distribuição Companhia Brasileira de Distribuição Grupo Pão de Açúcar ABAMEC São Paulo Novembro Visão do Mercado Mercado de Varejo Alimentício: R$67bi CBD 14,1% Carrefour 14,1% Bompreço 4,5% Sonae 4,5% Outros 59,2%

Leia mais

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação Os papéis estratégicos dos Parte 3 Aula 6 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Introdução aos sistemas de informação Os podem alterar a forma como as organizações competem em seus mercados,

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Internet e negócios O que mudou? Cassio De Matos Silva Rodrigo Fernandes da Costa

Internet e negócios O que mudou? Cassio De Matos Silva Rodrigo Fernandes da Costa Internet e negócios O que mudou? Cassio De Matos Silva 5909002 Rodrigo Fernandes da Costa 6793073 Sumário Introdução Histórico Vantagens e limitações Exemplos Referências Introdução Tipos de negócios básicos:

Leia mais

Projeto GR1D resumo da operação

Projeto GR1D resumo da operação Projeto GR1D resumo da operação 1. Posicionamento Wiz e Visão do mercado 2. Sobre a GR1D 3. Detalhes da Transação Principais Elos da Cadeia de Serviço Força de venda própria B2B Canais remotos/digitais

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/2

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

Aula 06 Varejo no Comércio Eletrônico. Prof. Filipe Wall Mutz

Aula 06 Varejo no Comércio Eletrônico. Prof. Filipe Wall Mutz Aula 06 Varejo no Comércio Eletrônico Prof. Filipe Wall Mutz Agenda Varejo Eletrônico (e-tailing) Tipos de e-tailing Exemplos de e-tailers Ferramentas de Apoio à Decisão Parcerias de Bricks and Clicks

Leia mais

P ET A g r o n o m i a & U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d e L a v r a s U F L A / M G 1 R E S U M O 2 I N T R O D U Ç Ã O

P ET A g r o n o m i a & U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d e L a v r a s U F L A / M G 1 R E S U M O 2 I N T R O D U Ç Ã O P RO G R A M A P ARA REDUÇÃ O D O I M P A C T O A M B I E N T A L C A U SA D O P ELA REVERS Ã O S E X U AL E M T I L Á P I A S ( O r e o c h r o m i s n i l o t i c u s ). P ET A g r o n o m i a & P ET

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais