WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO."

Transcrição

1 WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Monografia apresentada à Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, para obter o título de Especialista. Área de Concentração: Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial Orientador: Almir Alves Feitosa, CD BMF Prof. Coordenador: Dr. Marcos Vianna Gayotto São Paulo 2010 NESTE SITE SERÁ DISPONIBILIZADO PARTES DO TRABALHO ACIMA NOMINADO. Acesso à integra deverá ser solicitado ao autor. Almir Feitosa - Coordenador do site P.O.A. ODONTOLOGIA HOSPITALAR

2 PROPOSIÇÃO O objetivo desde trabalho é fazer revisão da literatura para determinar as características, o diagnóstico e formas de tratamento das fraturas da cabeça da mandíbula. INTRODUÇÃO Das fraturas faciais a da cabeça da mandíbula ou fratura condilar ou fratura de côndilo, tem sido alvo de divergência entre os cirurgiões, principalmente quanto ao seu tratamento. A escolha do método de tratamento baseia-se na análise do tipo de fratura, idade do paciente e condições funcionais do sistema estomatognático. DISCUSSÃO O conhecimento dos fatores etiológicos das fraturas condilares e o reconhecimento do tipo de fratura são aspectos fundamentais que orientam o diagnóstico e determinam o tratamento. (8,48,44). Em relação ao esqueleto maxilo-facial, a mandíbula, pela sua posição e proeminência, é a segunda região de maior incidência de fratura. Análise da revisão da literatura mostra que a incidência das fraturas do côndilo mandibular varia nas populações estudadas: Freiburg (2009), 42%; Moreira Mazzonetto, Moraes et al

3 (2000) 25 a 35%, 84% extracapsulares e 16% intracapsualares; principalmente numa faixa etária entre 15 e 20 anos. (40,8,7). Os fatores etiológicos mais freqüentes nas fraturas condilares são de natureza traumática decorrentes de acidentes automobilísticos (51,82%) seguido de agressões (24,61%) sendo com maior incidência do sexo masculino (74%) (6) e em idosos. (1,8,53) Os principais sinais e sintomas das fraturas de côndilo são: dor, que pode se intensificar-se com a função articular; limitação dos movimentos mandibulares; crepitação; hiperatividade das glândulas salivares; alteração na oclusão dentária; mordida aberta anterior em casos de fraturas bilaterais além de otorragia. O trauma na região de côndilo mandibular, pode ocasionar: contusão; luxação e fratura. (20,70,16,4) As fraturas são classificadas, conforme revisão da literatura, pela localização anatômica: intra-capsulares, do colo mandibular e subcondilares; pela característica do traço de fratura: em galho verde, que geralmente ocorrem em ossos de crianças e fraturas cominutivas; pela força de tração sobre os cotos e conseqüente angulação e deslocamento: favorável ou desfavorável. (47,57,4,18) Para o diagnóstico das fraturas de côndilo complementa-se o exame clínico (palpação, movimentos abertura de boca) com exames complementares: raio-x ( incidências: Towne, postero-anterior e RX panorâmico) e tomografia computadorizada, exame este que melhora sensivelmente a qualidade do diagnóstico pois não há sobreposição de imagens. (59,55,29,41,35,12) Utiliza-se exame da ATM por ressonância magnética e reconstrução 3D por tomografia computadorizada quando da necessidade da observação de tecidos moles como disco articular e da anatomia da cavidade glenóide (prancha 1,2,3,4) (13,65).

4 Conforme revisão da literatura não há uma uniformidade na preconização do procedimento terapêutico para fraturas de côndilo principalmente se o tratamento deve ser conservador ou aberto. Em se tratando de redução aberta, existem indicações absolutas e relativas conforme: tipo de fratura; posicionamento da fratura e se há corpo estranho dentro da cápsula articular. (47,73,32,71) O tratamento conservador é indicado: quando da impossibilidade do paciente ser submetido a anestesia geral; em casos de fraturas condilares em que não houve luxação do processo condilar para fora da fossa glenoide e fraturas intracapsulares, devido à dificuldade de redução e fixação dos fragmentos ósseos. O tratamento conservador, por fisioterapia e bloqueio maxilo-mandibular (BMM) com elástico, objetiva a restauração da função e não necessariamente a reconstrução anatômica. É preconizado em pacientes jovens, crianças, por estimular a remodelação óssea e devido à região da cabeça da mandíbula sediar o centro de crescimento mandibular. (48,15,72,38,34,3) O tratamento cirúrgico de fraturas de côndilo mandibular é preconizado pela literatura quando: há deslocamento do côndilo maior que 30 graus; deslocamento do côndilo para fora da fossa glenóide; fraturas bilaterais; encurtamento do ramo ascendente da mandíbula; fraturas sub-condilares associadas a fraturas do terço fixo da face (31,36,39,5). Pacientes tratados com redução aberta e fixação interna rígida (FIR), voltam rapidamente ás condições pré trauma, e exige do sistema mastigatório menos adaptação. Esse tratamento também exige um programa de fisioterapia, por no mínimo 15 dias, associado a BMM com elástico para que não ocorra mordida aberta posterior (30,27,37).

5 Em se tratando de cirurgia aberta, na revisão da literatura há preconização dos acessos cirúrgicos: submandibular; retromandibular; pré auricular e o intra-oral. No entanto, há uniformidade de indicação do acesso retromandibular, por ter uma excelente exposição do campo operatório e posicionamento da cicatriz em área de pouca implicação estética, e em afirmar que o acesso intra-oral limita a área operatória, o que restringe a sua indicação apesar de implicar em menor risco - em relação aos acessos extra orais de lesionar ramos do nervo facial, cuja incidência chega a 30% podendo causar paralisia temporária ou parcial dos músculos por eles inervados. (21,74,26,31) Na literatura há citação de diversos tipos de materiais para osteossíntese: FIR com miniplacas, fio de aço, parafusos posicionais (sem compressão), parafusos compressivos e fio de Kirschner além de técnicas cirúrgicas. Ellis III (2000) sugere miniplacas de compressão com dois parafusos 2.0mm (mais resistentes que miniplacas simples); Sugira et al (2001) conclui que a qualidade no tratamento da restauração do ramo mandibular, foi superior quando utilizou parafusos compressivos em região de colo, em comparação a miniplacas e fio de Kirschner; Shinohara (2006) sugeriu 2 miniplacas 2.0mm, sobrepostas, com 4 parafusos bicorticais. No entanto, há consenso na literatura sobre a escolha da técnica que consiste em escolher a FIR que melhor se adeqüe para cada caso (40,25,39,64, 58,67). Conforme revisão da literatura o objetivo do tratamento de fratura na região da cabeça da mandíbula - côndilo mandibular - é: o de preservar os movimentos mandibulares; manter simetria mandibular e oclusão dentária, além da ausência de dor. O paciente será considerado curado após mastigar com facilidade no lado em que ocorreu o trauma. (60,32,28)

6 CONCLUSÃO 1. Dentre os fatores etiológicos de fratura da cabeça da mandíbula acidente automobilístico é o de maior prevalência, e o sexo masculino o de maior incidência. 2. A inter-relação do fator etiológico da fratura da cabeça da mandíbula, côndilo, com as características clínicas e de exames complementares por imagens é de fundamental importância no estabelecimento da hipótese diagnóstica e plano de tratamento. 3. Condições clínicas gerais do paciente, característica clínica da patologia fraturaria em cabeça de mandíbula, materiais de fixação e técnicas cirúrgicas disponíveis são fatores determinantes no estabelecimento do plano de tratamento. 4. O plano de tratamento pode ser conservador, com emprego BMM rígido ou com elástico, ou invasivo ou cruenta ou aberta com emprego de osteossíntese por miniplacas, parafusos posicionais (sem compressão), parafusos compressivos ou por fio de aço. 5. Quando a técnica terapêutica cruenta for a de escolha preferencialmente estabelecer acesso intra oral devido ao menor risco de lesão de ramos do nervo facial e na impossibilidade técnica empregar o acesso facial retromandibular por possibilitar excelente exposição do campo operatório e cicatriz em área em região de pouco comprometimento estético. 6. O objetivo da técnica terapêutica é o de restabelecer: movimentos mandibulares sem desvio de trajetória, simetria no posicionamento mandibular, normo inter-relação dento-maxilar (oclusão dentária), ausência de sintomatologia (dor) e normo função do sistema estomatognático.

FRATURA BILATERAL DE CABEÇA DE MANDÍBULA

FRATURA BILATERAL DE CABEÇA DE MANDÍBULA FRATURA BILATERAL DE CABEÇA DE MANDÍBULA Ruy Cesar Camargo Abdo Filho Docente da Disciplina de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial na Faculdade de Odontologia da Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS.

Leia mais

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas da Cintura Escapular. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas da Cintura Escapular Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Articulações Óssea Nervos Vasos Articulação Esterno-clavicular Acrômio-clavicular Gleno-umeral Escapulo-dorsal Óssea Clavícula

Leia mais

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude.

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. André Montillo UVA Definição: Traumatologia Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. Propedêutica do Trauma: Tripé Propedêutico Anamnese Exame

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

Condylar fractures are considered one of the most

Condylar fractures are considered one of the most Rev Bras Otorrinolaringol. V.68, n.5, 749-55, set./out. 2002 Fraturas do côndilo mandibular: classificação e tratamento RELATO DE CASO CASE REPORT Mandibular condylar fractures: classification and treatment

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Fratura Distal do Úmero Fratura da Cabeça do Rádio Fratura do Olecrâneo

Leia mais

O que é? Quem pode usar? Benefícios para o médico. Benefícios para o paciente. 2.0 mm. Sistema Lockplan 2.0mm

O que é? Quem pode usar? Benefícios para o médico. Benefícios para o paciente. 2.0 mm. Sistema Lockplan 2.0mm Sistema Lockplan 2.0mm O que é? O Sistema de Fixação Rígida Lockplan 2.0mm é um sistema composto por placas e parafusos, que realizam a reconstrução óssea de pacientes com deformidades, de causas genéticas

Leia mais

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL Parte I: MÚLTIPLA ESCOLHA 01 O parafuso de Carol Girard

Leia mais

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores

Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Prof André Montillo Lesões Traumáticas dos Membros Inferiores Lesões do Joelho: Lesões Ósseas: Fratura Distal do Fêmur Fratura da Patela Fratura Proximal da Tíbia: Platô Tibial Anatomia: Lesões Traumáticas

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia - Traumatologia É a Especialidade Médica que Estuda as Patologias do Aparelho Locomotor: Doenças Ósseas

Leia mais

Pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica para a reconstrução do segmento

Pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica para a reconstrução do segmento Sistema Lockplan 2.0mm O que é? O Sistema de Fixação Rígida Lockplan 2.0mm é um sistema composto por placas e parafusos, que realizam a reconstrução óssea de pacientes com deformidades, de causas genéticas

Leia mais

Nely Rocha de Figueiredo. 63a 11m. Atendimento: 2/5/2014. Dr Sergio Pinho

Nely Rocha de Figueiredo. 63a 11m. Atendimento: 2/5/2014. Dr Sergio Pinho Dr Sergio Pinho Nely Rocha de Figueiredo 63a 11m Atendimento: 2/5/2014 Planos de Referência Avaliar a relação dos planos de referência com o esqueleto facial do paciente, em especial a condição de simetria

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

Treatment of Mandibular Condylar Fractures: Surgical or Conservative?

Treatment of Mandibular Condylar Fractures: Surgical or Conservative? TRATAMENTO DAS FRATURAS DE CÔNDILO MANDIBULAR: CIRÚRGICO OU CONSERVADOR? Treatment of Mandibular Condylar Fractures: Surgical or Conservative? Recebido em 09/06/05 Aprovado em 12/07/05 Liogi Iwaki Filho*

Leia mais

Crescimento da Mandíbula. Cartilagem de Meckel e Mandíbula Óssea

Crescimento da Mandíbula. Cartilagem de Meckel e Mandíbula Óssea Cartilagem de Meckel e Mandíbula Óssea O primeiro par de arcos branquiais é o precursor da maxila e da mandíbula Porém, a maxila é derivada de uma pequena proeminência deste arco branquial, muito menor

Leia mais

Consentimento Informado

Consentimento Informado Anexo I Anexo II Consentimento Informado O meu nome é Joana Santos Silva, sou aluna do último ano do curso Medicina Dentária com Mestrado Integrado, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof. André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia

Leia mais

Articulação Temporomandibular (ATM) Miguel A. Xavier de Lima

Articulação Temporomandibular (ATM) Miguel A. Xavier de Lima Articulação Temporomandibular (ATM) Miguel A. Xavier de Lima Importância para a Odontologia - Diagnóstico de DTMs - Luxação da ATM - Estudo da oclusão Anatomia da Articulação Temporomandibular (ATM) Parte

Leia mais

Radiologia do crânio e face

Radiologia do crânio e face Radiologia do crânio e face WWW.CEDAV.COM.BR ricardoferreiractba@hotmail.com Radiologia do crânio e face Estruturas ósseas Seios da face Cavidade oral Órbitas Articulações temporo mandibulares (ATM) OSSOS

Leia mais

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13 CAPÍTULO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1 I Período antigo (a.c. a 1000 d.c.)... 1 A Localização geográfica... 1 B Materiais utilizados... 1 C

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Ombro e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação

Leia mais

FRATURA DE CÔNDILO MANDIBULAR EM PACIENTE PEDIÁTRICO tratamento cirúrgico ou conservador?

FRATURA DE CÔNDILO MANDIBULAR EM PACIENTE PEDIÁTRICO tratamento cirúrgico ou conservador? REVISÕES DE LITERATURA FRATURA DE CÔNDILO MANDIBULAR EM PACIENTE PEDIÁTRICO tratamento cirúrgico ou conservador? Alana Behrens Oriá a Lívia Prates Soares Zerbinati b Eugenio Arcadinos Leite c Resumo O

Leia mais

ARTICULAÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR

ARTICULAÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR ARTICULAÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR MANDIBULAR Anatomia Aplicada à Odontologia ARTICULAÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR MANDIBULAR Dr. Peter Reher, CD, CD, MSc, PhD PhD Especialista e Mestre em CTBMF - UFPel-RS Doutor

Leia mais

USO DA BARRA DE ERICH PARA ESTABILIZAR FRATURAS MAXILOMANDIBULARES RELATO DE CASO

USO DA BARRA DE ERICH PARA ESTABILIZAR FRATURAS MAXILOMANDIBULARES RELATO DE CASO Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José USO DA BARRA DE ERICH PARA ESTABILIZAR FRATURAS MAXILOMANDIBULARES RELATO DE CASO USE OF THE ERICH ARCH BAR TO STABILIZE MAXILOMANDIBULAR FRACTURES

Leia mais

The Use of Minimally Invasive Surgical Procedures for the Treatment of Mandibular Condyle Fractures

The Use of Minimally Invasive Surgical Procedures for the Treatment of Mandibular Condyle Fractures UTILIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CIRURGICOS MINIMAMENTE INVASIVOS PARA O TRATAMENTO DE FRATURA DO CÔNDILO MANDIBULAR The Use of Minimally Invasive Surgical Procedures for the Treatment of Mandibular Condyle

Leia mais

TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS SUBCONDILARES: AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM RETROMANDIBULAR DE HINDS

TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS SUBCONDILARES: AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM RETROMANDIBULAR DE HINDS Ângela Alves de Aguiar Goto TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS SUBCONDILARES: AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM RETROMANDIBULAR DE HINDS Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ciências da

Leia mais

UBERLÂNDIA DEZEMBRO DE 2017

UBERLÂNDIA DEZEMBRO DE 2017 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESIDÊNCIA DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL FLÁVIO TEIXEIRA SANTOS EMINECTOMIA: TRATAMENTO DE LUXAÇÃO RECIDIVANTE DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR UBERLÂNDIA

Leia mais

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico Diagnóstico 81.000.065 Consulta Odontológica Inicial R$ - Emergência 81.000.049 Consulta odontológica de Urgência 81.000.057 Consulta odontológica de Urgência 24 hs 82.000.468 Controle de hemorragia com

Leia mais

Anatomia e dinâmica da Articulação Temporomandibular. Instituto de Ciências Biomédicas da USP Departamento de Anatomia

Anatomia e dinâmica da Articulação Temporomandibular. Instituto de Ciências Biomédicas da USP Departamento de Anatomia Anatomia e dinâmica da Articulação Temporomandibular Instituto de Ciências Biomédicas da USP Departamento de Anatomia Articulações Sinoviais Elementos constituintes: Cápsula articular Superfície articular

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO em 4 partes? tipo rachadura da cabeça umeral (split head) impactada cabeça atingindo 40% do colo anatômico FRATURAS DO ÚMERO

Leia mais

TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017

TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017 TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017 Cód. DIAGNÓSTICO Plano 81000030 Consulta Odontológica PPP 81000049 Consulta Odontológica de Urgência PPP 81000057 Consulta Odontológica de Urgência

Leia mais

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFRGS

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação Acrômio-clavicular

Leia mais

Fisiologia da Articulação Temporomandibular (ATM) Dra. Glauce Crivelaro Nascimento

Fisiologia da Articulação Temporomandibular (ATM) Dra. Glauce Crivelaro Nascimento Fisiologia da Articulação Temporomandibular (ATM) Dra. Glauce Crivelaro Nascimento COMPONENTES DO SIST. ESTOMATOGNÁTICO Articular Desenvolvimento: - 8ª semana de vida intrauterina - Até 20 semanas: totalmente

Leia mais

UNIODONTO PORTO ALEGRE

UNIODONTO PORTO ALEGRE UNIODONTO PORTO ALEGRE CÓDIGO PROCEDIMENTO U.S. Flex 30% GRUPO Valor da US 0,32 Coeficiente 0,30 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 72,00 R$ 6,91 CONSULTAS

Leia mais

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V CÓDIGO GRUPO DESCRIÇÃO VALOR GARANTIA (DIAS) 81000065 CONSULTA Consulta odontológica inicial (exame clínico e plano de tratamento) R$ 22,00 90-81000111 CIRURGIA ODONTOLÓGICA Acompanhamento de tratamento/

Leia mais

Acidentes e Complicações das Exodontias

Acidentes e Complicações das Exodontias Acidentes e Complicações das Exodontias Grupo 2 : Camila Fernandes Camila Torres Carlos Shimokawa Carolina Domingues Celso Handa Cintia Fukuoka Daniel Fujimura Daniela Gaino Danielle Carvalho Danielle

Leia mais

IX CURSO AO CRÂNIO-MAXILO-FACIAL BRASIL São Paulo, 22 a 25 de setembro de 2010

IX CURSO AO CRÂNIO-MAXILO-FACIAL BRASIL São Paulo, 22 a 25 de setembro de 2010 IX CURSO AO CRÂNIO-MAXILO-FACIAL BRASIL São Paulo, 22 a 25 de setembro de 2010 Quarta-feira, 22 de setembro Módulo I - Filosofia AO e Princípios Básicos da Fixação Interna R. Holanda 14:00 Boas-Vindas;

Leia mais

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Seminário Interdisciplinar Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Apresentadores: Dr. Paulo Zupelari Gonçalves (Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial) Franciele Fumagali (4º ano

Leia mais

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura Formação do Osso e Ossificação Esboço Cartilaginoso Pontos de Ossificação Primária Pontos de Ossificação Secundária Formação da Epífise

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Luiz Alberto Murta Peixoto JR ASPECTOS RADIOGRÁFICOS E IMAGINOLÓGICOS DAS FRATURAS CONDILARES

Luiz Alberto Murta Peixoto JR ASPECTOS RADIOGRÁFICOS E IMAGINOLÓGICOS DAS FRATURAS CONDILARES Luiz Alberto Murta Peixoto JR ASPECTOS RADIOGRÁFICOS E IMAGINOLÓGICOS DAS FRATURAS CONDILARES Belo Horizonte Faculdade de Odontologia Universidade Federal de Minas Gerais 2010 Luiz Alberto Murta Peixoto

Leia mais

Médico Cirurgia de Joelho

Médico Cirurgia de Joelho Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Joelho SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Na semiologia da lesão meniscal medial

Leia mais

TABELA DE COPARTICIPAÇÃO - PLANO ODONTOLÓGICO OURO - ASPER

TABELA DE COPARTICIPAÇÃO - PLANO ODONTOLÓGICO OURO - ASPER TABELA DE COPARTICIPAÇÃO - PLANO ODONTOLÓGICO OURO - ASPER Código Procedimento Procedimento Valor de Coparticipação Vigente (Novembro/2016) Valor de Coparticipação (Novembro/2015) 85400025 Ajuste Oclusal

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

Trauma Maxilo - Facial. Importância da Face - Funções vitais - Terminal de quatro sentidos - Expressão facial - Elo de expressão

Trauma Maxilo - Facial. Importância da Face - Funções vitais - Terminal de quatro sentidos - Expressão facial - Elo de expressão Trauma Maxilo - Facial Importância da Face - Funções vitais - Terminal de quatro sentidos - Expressão facial - Elo de expressão Trauma Maxilo - Facial Etiologia - Acidentes automobilísticos - Acidentes

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Cotovelo Fratura Distal do Úmero Fratura da Cabeça do Rádio

Leia mais

IMPLANTODONTIA. EMENTA: Desenvolver o conhecimento em noções básicas de anestesiologia e terapêutica medicamentosa aplicadas à Implantodontia.

IMPLANTODONTIA. EMENTA: Desenvolver o conhecimento em noções básicas de anestesiologia e terapêutica medicamentosa aplicadas à Implantodontia. EMENTA IMPLANTODONTIA DISCIPLINA: Bases da Implantodontia EMENTA: Analisar as condições sistêmicas do paciente para efeito de diagnóstico, plano de tratamento e procedimentos técnicos cirúrgicos na Implantodontia.

Leia mais

O PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADO AO ALUNO DO SEXTO ANO PARA DAR NOÇÕES MÍNIMAS DE ORTOPEDIA- TRAUMATOLOGIA

O PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADO AO ALUNO DO SEXTO ANO PARA DAR NOÇÕES MÍNIMAS DE ORTOPEDIA- TRAUMATOLOGIA O PRESENTE ESTUDO É DIRECIONADO AO ALUNO DO SEXTO ANO PARA DAR NOÇÕES MÍNIMAS DE ORTOPEDIA- TRAUMATOLOGIA PODE SER COPIADO COM A FINALIDADE DE ESTUDO NÃO PODE SER REPRODUZIDO PARA OUTRAS FINALIDADES DISCIPLINA

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Eduardo Fausto de Andrade Filho

Eduardo Fausto de Andrade Filho Eduardo Fausto de Andrade Filho FRATURAS DO CÔNDILO MANDIBULAR- INDICAÇÕES E AVALIAÇÃO CLÍNICA DO TRATAMENTO ABERTO E FECHADO Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina

Leia mais

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas do Punho e Mão Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Óssea Articulação Vascular Nervosa Anatomia Óssea Anatomia Anatomia Articular Rádio carpiana Carpal Anatomia Vasculo Nervosa Fratura

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

SIMPÓSIO DE CIRURGIA GERAL

SIMPÓSIO DE CIRURGIA GERAL SIMPÓSIO DE CIRURGIA GERAL Lesões do Anel Pélvico Jânio Costa Médico Assistente do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Multiperfil Novembro / 2017 Lesão Pélvica Posterior GRAU DE DESLOCAMENTO

Leia mais

Ligamento Cruzado Posterior

Ligamento Cruzado Posterior O joelho é estabilizado por quatro ligamentos principais: 2 ligamentos colaterais (medial e lateral) e 2 ligamentos cruzados - anterior (frente) e posterior (costas). Os ligamentos cruzados originam-se

Leia mais

Fratura do Punho. Como é a anatomia normal do punho? Porque ocorre a fratura do punho?

Fratura do Punho. Como é a anatomia normal do punho? Porque ocorre a fratura do punho? Fratura do Punho 2 Como é a anatomia normal do punho? A articulação do punho é formada pela porção final dos ossos do antebraço (rádio e ulna) que se unem com os ossos do carpo. São oito ossos dispostos

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA. O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados.

TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA. O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados. TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA 195 O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados. 2 TABELA DE PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICO Consulta Diagnóstico anatomopatológico em citologia

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Ossificação Endocondral O Tecido ósseo é o único que no final de sua cicatrização originará tecido ósseo verdadeiro e não fibrose como os demais tecidos Tecido Ósseo

Leia mais

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA Introdução Cirurgia é a especialidade odontológica que procura, através de procedimentos cruentos e invasivos, a eliminação de focos, corpos estranhos e alterações de desenvolvimento

Leia mais

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise Prof André Montillo UVA Patologia Evolução Fisiológica A Partir dos 4 anos de idade haverá uma Obstrução da

Leia mais

Milena Cruz Dos Santos 1, Willian Gomes da Silva ², João Esmeraldo F Mendonça². Resumo.

Milena Cruz Dos Santos 1, Willian Gomes da Silva ², João Esmeraldo F Mendonça². Resumo. PREVALÊNCIA DE HÁBITOS PARAFUNCIONAIS EM INDIVÍDUOS COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DE ACORDO COM O RESEARCH DIAGNOSTIC CRITERIA FOR TEMPOROMANDIBULAR DISORDERS RDC/TMD Milena Cruz Dos Santos 1, Willian

Leia mais

CINESIOLOGIA - ATM ATM 08/08/2016. Cinesiologia e Biomecânica

CINESIOLOGIA - ATM ATM 08/08/2016. Cinesiologia e Biomecânica CINESIOLOGIA - ATM Cinesiologia e Biomecânica Ft. Ms. Paula M. H. Akashi Aoki ATM Sistema estomatognático; Funções: mastigação, deglutição, fonação, respiração, expressão facial; 1 ATM Sinovial, condilar

Leia mais

Fraturas de mandíbula: análise de 166 casos

Fraturas de mandíbula: análise de 166 casos Artigo de Revisão Fraturas de mandíbula: análise de 166 casos E.F. DE ANDRADE FILHO, R. FADUL JR, R.A. DE A. AZEVEDO, M.A.D. DA ROCHA, R. DE A. SANTOS, S.R. TOLEDO, A. CAPPUCCI, C. DE S. TOLEDO JÚNIOR,

Leia mais

Deformidades no crescimento

Deformidades no crescimento A felicidade de uma infância vê-se pelos joelhos, cada marca é uma história A articulação do joelho situa-se na região de grande crescimento. Para se ter uma idéia, cerca de 70% do crescimento do membro

Leia mais

4ª Edición. Reabilitação Oral com Implantes Técnicas cirúrgicas para regeneração óssea. Curso prático em cabeça de cadáver

4ª Edición. Reabilitação Oral com Implantes Técnicas cirúrgicas para regeneração óssea. Curso prático em cabeça de cadáver 4ª Edición Reabilitação Oral com Implantes Técnicas cirúrgicas para regeneração óssea. Curso prático em cabeça de cadáver INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Prf. Dr. Paulo Maia Prf. Dr. Alessandro

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SANTA CATARINA CRM-SC -

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SANTA CATARINA CRM-SC - 1 CONSULTA Nº 2378/2015 CONSULENTE: C. K. RELATOR: Anastácio Kotzias Neto ASSUNTO: Atuação Odontólogo / Cirurgia Bucomaxilofacial EMENTA: Não é prerrogativa do profissional odontólogo habilitado em cirurgia

Leia mais

Face e crânio e ATM ATM. Avaliação da função. Abertura Fechamento Lateralização/Volta da Lateralização Protrusão Retrusão

Face e crânio e ATM ATM. Avaliação da função. Abertura Fechamento Lateralização/Volta da Lateralização Protrusão Retrusão Face e crânio e ATM 1 ATM 2 Avaliação da função Abertura Fechamento Lateralização/Volta da Lateralização Protrusão Retrusão 3 Estrutura ósseas palpáveis - Reveja a anatomia Na mandíbula ou maxilar inferior:

Leia mais

Atuação Fonoaudiológica nas Cirurgias da Face

Atuação Fonoaudiológica nas Cirurgias da Face Apresenta: Atuação Fonoaudiológica nas Cirurgias da Face Apresentadoras: Gabriele de Luccas (2º ano) Natalia Favoretto (4º ano) Orientadoras: Ft. Eloísa Nelli Fga. Letícia Korb Data: 13/06/12 Horário:

Leia mais

Radiologia do Esqueleto Apendicular Fraturas e complicações

Radiologia do Esqueleto Apendicular Fraturas e complicações Radiologia do Esqueleto Apendicular Fraturas e complicações Profa. Tilde Rodrigues Froes - UFPR PRINCIPIOS DA TÉCNICA Sempre realize no mínimo duas projeções, com feixes a 90 graus. Inclua articulações

Leia mais

Quanto à condição funcional do músculo temporal, todos apresentavam-se normais palpação, no pré-operatório.

Quanto à condição funcional do músculo temporal, todos apresentavam-se normais palpação, no pré-operatório. 5 RESULTADOS O levantamento dos dados epidemiológicos permitiu verificar que, quanto ao sexo, os 34 pacientes subdividiam-se em 30 homens e 4 mulheres. A idade variou entre 24 e 72 anos, sendo que a mediana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão) PARÂMETROS DO CURRÍCULO Versão: 2016-1 Situação da versão: CORRENTE Data de início: 01/01/2016 Data final: Número de períodos: 4 Carga horária total: 1350 Termo médio: 4 Número mínimo de períodos: 2 Total

Leia mais

Índice e tratamento de Fraturas Faciais

Índice e tratamento de Fraturas Faciais Índice e tratamento de Fraturas Faciais Godoi, Michele 1 ; Basualdo, Alexandre 2 (1) Aluna do curso de Odontologia, IMED, Brasil. E-mail: mixe_godoi@hotmail.com (2) Professor do curso de Odontologia da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA Conceitos de Estética Professor: Profa Dra Regina Guenka Palma Dibb Tempo de duração:

Leia mais

FRATURA DO COMPLEXO ZIGOMÁTICO-ORBITÁRIO: RELATO DE CASO

FRATURA DO COMPLEXO ZIGOMÁTICO-ORBITÁRIO: RELATO DE CASO FRATURA DO COMPLEXO ZIGOMÁTICO-ORBITÁRIO: RELATO DE CASO Eduardo de Oliveira Costa 1 ; Francisca Mariane de Souza Costa¹; Luana Valéria Bezerra Holanda¹; Diego Felipe Silveira Esses ² ; Fábio Wildson Gurgel

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

Fraturas subtrocantéricas

Fraturas subtrocantéricas Fraturas subtrocantéricas As mais difíceis de tratar do fêmur. Traço de fratura fora do quadrado metafisário trauma de alto impacto jovens saudáveis qudas,atropelos,colisões,paf,.. trauma de alto e baixo

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL

DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL ANAMNESE Coleta de informações relacionadas às queixas do paciente. EXAME CLÍNICO Pacientes portadores de Disfunção da ATM e Dor Orofacial passam

Leia mais

oc PLAN O que é? 2.4 mm Sistema Lockplan 2.4mm O Lockplan 2.4mm é um sistema de osteossíntese mandibular de fixação rígida com 62

oc PLAN O que é? 2.4 mm Sistema Lockplan 2.4mm O Lockplan 2.4mm é um sistema de osteossíntese mandibular de fixação rígida com 62 mm Sistema Lockplan 2.4mm O que é? O Lockplan 2.4mm é um sistema de osteossíntese mandibular de fixação rígida com 62 modelos de placas e 22 parafusos de titânio (2.4mm e 2.7mm), que foi desenvolvido para

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

A maioria das crianças com traumatismo craniano são jovens, do sexo masculino e têm trauma leve.

A maioria das crianças com traumatismo craniano são jovens, do sexo masculino e têm trauma leve. Compartilhe conhecimento: Material para consulta rápida e precisa sobre a necessidade de tomografia em casos de traumatismo cranioencefálico. Baixe nossos pôsteres de referência e acompanhe online o algoritmo

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

The Use of Resorbable Plates and Screws for the Treatment of a Pediatric Mandibular Fracture: Report of a Case

The Use of Resorbable Plates and Screws for the Treatment of a Pediatric Mandibular Fracture: Report of a Case Utilização de Placas e Parafusos Absorvíveis no Tratamento de Fratura Mandibular em Criança: Relato de Caso The Use of Resorbable Plates and Screws for the Treatment of a Pediatric Mandibular Fracture:

Leia mais

PLANO SIGMA COBERTURA NACIONAL

PLANO SIGMA COBERTURA NACIONAL PLANO SIGMA COBERTURA NACIONAL Confira abaixo, em ordem alfabética, a cobertura do seu plano ANS - nº 310981 CRO-SP - EPAO: 8859 RT: Marcelo Alessandro Masotti CRO : SP 65394 ANATOMIA PATOLÓGICA Diagnóstico

Leia mais

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL ANEXO II TABELA DO IAMESC Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL COD PROCEDIMENTOS CHO Valor seg. Valor inst. Valor total 01 70110000 Consulta Inicial 157 15,07 35,16 50,24 02 70115000 Profilaxia

Leia mais

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO CENTRO DO ESTADO/RS CI/CENTRO

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO CENTRO DO ESTADO/RS CI/CENTRO TERMO DE RETIFICAÇÃO DE EDITAL Pelo presente termo de retificação do EDITAL N.º 01/2017 CHAMAMENTO PÚBLICO CREDENCIAMENTO CONTRATAÇÃO POR INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA A PRESTAÇÃO

Leia mais

Implantes Dentários (Implantes Osseointegrados) são dispositivos semelhantes a pinos ou parafusos de titânio que substituem a raiz de um elemento dent

Implantes Dentários (Implantes Osseointegrados) são dispositivos semelhantes a pinos ou parafusos de titânio que substituem a raiz de um elemento dent Tudo que você precisar saber sobre Implantes Dentários Implantes Dentários (Implantes Osseointegrados) são dispositivos semelhantes a pinos ou parafusos de titânio que substituem a raiz de um elemento

Leia mais

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões Lesões Meniscais O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano.. Lesões meniscais estão entre as lesões mais comuns do joelho. Atletas profissionais ou amadores, principalmente aqueles

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

Princípios do tratamento das fraturas

Princípios do tratamento das fraturas Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Princípios do tratamento das fraturas Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Tratamento conservador - indicações - imobilizações - redução incruenta

Leia mais

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Luxação do Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A articulação do ombro é a articulação mais móvel do corpo. Ela pode se mover em diversas direções, mas essa vantagem

Leia mais

Daniela Fernandes de Brito TRATAMENTO DAS FRATURAS DO CÔNDILO MANDIBULAR REVISÃO DE LITERATURA

Daniela Fernandes de Brito TRATAMENTO DAS FRATURAS DO CÔNDILO MANDIBULAR REVISÃO DE LITERATURA Daniela Fernandes de Brito TRATAMENTO DAS FRATURAS DO CÔNDILO MANDIBULAR REVISÃO DE LITERATURA Monografia para obtenção de título de Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da UFMG Orientador:

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco Profª. Leilane Verga Ferida contusa Fraturas Luxações Entorses Questões Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos FERIDA CONTUSA Trata-se

Leia mais