CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS 2º E 3º CICLOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS 2º E 3º CICLOS"

Transcrição

1 CIÊNCIAS NATURAIS 2º E 3º CICLOS PARÂMETROS DE CIÊNCIAS NATURAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Tratamento da informação/utilização de fontes Fichas de avaliação Análise e debate de relatos de descobertas científicas; Análise e discussão de evidências e situações problemáticas; Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento; Compreensão científica: Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos científicos; Capacidade de problematizar situações concretas; Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; Interpretar e compreender leis/modelos científicos; Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano; Reconhece a importância da Ciência e da Tecnologia na observação de fenómenos; Conhecimento da diversidade biológica, dos processos vitais e dos materiais terrestres; Capacidade de questionar a relação Homem/Ambiente; Reconhecimento da importância de uma atitude responsável face à proteção da saúde e do ambiente; Observação, execução e avaliação dos resultados de trabalhos experimentais. Comunicação em Ciências: Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário específico Outros instrumentos de avaliação escritos, como por exemplo: - Questões de aula /Fichas de trabalho - Trabalhos individuais e/ou de grupo - Trabalhos de pesquisa/relatórios científicos Observação direta: - Participação; - Conhecimento e domínio das técnicas experimentais/laboratoriais em trabalhos práticos. Cumprimento das regras de conduta: comportamento e responsabilidade (pontualidade, material escolar, trabalhos de casa) Postura na sala de aula: Interesse, empenho, autonomia, cooperação, organização. Relacionamento interpessoal No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

2 EDUCAÇÃO FÍSICA 2º E 3º Ciclos PARÂMETROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO DOMÍNIO PSICOMOTOR Executar as habilidades técnicas e táticas das diferentes matérias/ modalidades; Desenvolver os níveis de aptidão física. Aplicação prática da modalidade Participação Conhecimento e respeito pelas regras da modalidade Respeito pelas regras da sala de aula Adquirir e aplicar os conteúdos abordados; Conhecer e utilizar a comunicação específica das modalidades desportivas. Questões orais Trabalhos de grupo; Fichas de avaliação/ Trabalhos individuais. Reflete os resultados obtidos pelo aluno a partir da observação dos seus comportamentos e atitudes nos seguintes parâmetros: Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Comportamento; Assiduidade/pontualidade; Equipamento de Ed. Física CIC; Empenho/Interesse; Respeito pelos materiais (Balneário e infraestruturas desportivas); Respeito pelo professor, funcionários e colegas No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% do primeiro período e do segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% do primeiro e segundo períodos e 40% do terceiro período.

3 EDUCAÇÃO MUSICAL 2º Ciclo INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO DOMÍNIO DA COMPREENSÃO CONCEPTUAL Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos (Timbre, Dinâmica, Altura, Ritmo e Forma); Identificação de conceitos musicais em obras de diferentes géneros, épocas e culturas. Fichas de avaliação teórica e/ou prática. DOMÍNIO DAS CAPACIDADES E APTIDÔES Prática instrumental e/ou vocal Sentido rítmico e melódico Expressividade Criatividade Outros instrumentos de avaliação: Participação; Trabalhos de casa; Questão-aula; Trabalhos individuais/ grupo. Interesse/Empenho Comportamento/postura Responsabilidade Cooperação/relacionamento interpessoal Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de uma média ponderada atribuindo um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. No final do terceiro período a avaliação final resulta de uma média ponderada atribuindo um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

4 EDUCAÇÃO VISUAL E EDUCAÇÃO TECONLOGICA 2º E 3º Ciclos PARÂMETROS DE EDUCAÇÃO VISUAL INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Compreensão dos conhecimentos inerentes aos domínios específicos da disciplina/ domínios de referência: Técnica, Representação, Discurso e Projeto; Utilização correta de conceitos específicos; Registo da informação com rigor; Realização de produtos técnicos e de expressão; Capacidade de ver, observar e registar através da linguagem visual; Espírito de iniciativa/criatividade; Aplicação adequada das técnicas desenvolvidas; Utilização da linguagem visual de forma expressiva; Apropriação e aplicação dos conceitos; Adequação da língua portuguesa às diferentes situações de comunicação criadas nas diversas áreas do saber; Persistência e empenho na realização de tarefas; Capacidade de auto e heteroavaliação; Relacionamento interpessoal e de grupo. Trabalhos individuais práticos (bi e tridimensionais). Processo Técnica: capacidade e domínio/destreza no uso da técnica e/ou de instrumentos na representação expressiva, na representação técnica e na comunicação visual; qualidade dos desempenhos Expressão: originalidade/ criatividade na comunicação visual; capacidade de análise e representação; Fichas de trabalho e/ou de avaliação; Questões aulas; Trabalhos de pesquisa; Questionários orais e escritos; Destreza nas tarefas proposta em sala de aula; Apresentação de todo o material necessário. 70% 10% Social: Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno e das regras de convivência e cidadania) Escolar: Pontualidade; participação, empenho, responsabilidade, autonomia, cooperação e organização No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% do primeiro período e do segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% do primeiro e segundo períodos e 40% do terceiro período.

5 FORMAÇÃO HUMANA 1º, 2º e 3º Ciclos DOMÍNIOS/PARÂMETROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Responsabilidade: - Responsabiliza-se pelas decisões e atitudes - Reflete sobre a vida da turma, da escola e da comunidade - Assume responsabilidades partilhadas e respeita a autoridade legítima Observação direta; Cooperação/solidariedade: - Relaciona-se com toda a comunidade educativa, revelando espírito de tolerância, aceitando e respeitando as diferenças individuais e culturais - Participa nas atividades da vida da escola - Coopera com os outros em tarefas e projetos comuns - Dignifica as relações interpessoais - Revela espírito de entreajuda - Adota atitudes de solidariedade e cooperação - Empenha-se na defesa e respeito pelos direitos humanos Autonomia: - Toma a iniciativa na resolução de situações/problemas - É autónomo no desenvolvimento de trabalho individual e em grupo Apresentação de trabalhos orientados; Participação oral; Produção de textos de opinião; Fichas de trabalho. 100% Cumprimento de regras: - É pontual - Manifesta um comportamento correto - Relaciona corretamente com colegas e professores - Traz o material necessário Participação: - Está atento e concentrado - Cumpre as tarefas de aula - Responde às questões e coloca as dúvidas - É interventivo e pertinente nos debates promovidos No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

6 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 2º Ciclo PARÂMETROS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Tratamento da informação/utilização de fontes: Selecionar, interpretar e organizar a informação histórica; Dominar os procedimentos e técnicas simples de pesquisa; Distinguir e compreender fontes históricas diversas; Interpretar e analisar documentos históricos diversificados (documentos escritos, mapas, gráficos, frisos cronológicos ) e elementos físicos. Elaboração e interpretação de mapas, gráficos e outros documentos geográficos; Utilização de diferentes técnicas de expressão gráfica e cartográfica. Compreensão científica: Temporalidade; Espacialidade; Contextualização Adquirir, compreender e aplicar os conhecimentos históricos; Compreender as noções essenciais (vocabulário específico e conceitos); Conhecer e relacionar os factos históricos e a realidade física; Localizar os acontecimentos no tempo e no espaço. Comunicação em História Usar diferentes formas de comunicação oral (debates, mesas-redondas ) e escrita (resumos, pequenos trabalhos temáticos ); Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário histórico. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Fichas de avaliação. Fichas de trabalho; Fichas de Análise de Filmes; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Trabalhos de pesquisa; Questionários orais e escritos; Debates de ideias; Destreza em trabalhos práticos; Observação direta da participação. PONDERAÇÃO Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

7 INGLÊS 1º, 2º E 3º Ciclos PARÂMETROS DE INGLÊS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO OUVIR COMPREENDER ENUNCIADOS ORAIS DE NATUREZA DIVERSIFICADA Identificar e interpretar as ideias principais de enunciados orais Selecionar informação Inferir sentidos a partir da informação dada LER LER E COMPREENDER ENUNCIADOS ESCRITOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA Identificar e interpretar as ideias principais de enunciados escritos; Selecionar informação no âmbito dos domínios de referência; Inferir sentidos a partir da informação dada; Ler com fluência. FALAR INTERAGIR NAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO DE AULA Produzir enunciados orais: articulação e fluência. Interagir com um ou mais interlocutores ESCREVER PRODUZIR ENUNCIADOS ESCRITOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA Adequar a expressão escrita à situação comunicacional Escrever com: Coerência/coesão; Adequação vocabular adequado e variado; Correção ortográfica; Correção sintática COMPETÊNCIA SOCIAL E CULTURAL Manifestar curiosidade por conhecer e interagir com as realidades social e cultural dos falantes de Língua Inglesa. CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: Adquirir e aplicar estruturas gramaticais. Fichas de avaliação sumativa; Fichas de avaliação formativa; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Observação direta da participação. Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

8 MATEMÁTICA 2º E 3º Ciclos DOMÍNIOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO COGNITIVO Domínios: Números e Operações Geometria e Medida Álgebra Organização e Tratamento de dados Capacidades Transversais: Resolução de problemas Raciocínio Matemático Comunicação Matemática Conhecer fatos e procedimentos básicos da matemática; Desenvolver uma compreensão da matemática; Comunicar as suas ideias; Raciocinar matematicamente; Resolver problemas; Estabelecer conexões entre diferentes conceitos; Fazer matemática de modo autónomo. Fichas de avaliação; Testes Intermédios; Minitestes de avaliação. Participação; Trabalhos de casa; Questões aula; Trabalhos individuais/ grupo. Interesse/empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Autonomia; Cooperação/relacionamento interpessoal. No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% ao primeiro e segundo períodos e 40% ao terceiro período.

9 PORTUGUÊS 2º Ciclo DOMÍNIOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Oralidade Expressão oral Compreensão do oral Leitura em voz alta Observação direta e orientada Apresentação de trabalhos orientados ou voluntários 10% Conhecimentos Leitura e escrita Educação Literária Compreensão da leitura Planificação e estruturação do texto Adequação à intenção comunicativa Leitura e interpretação de textos literários Fichas formativas: Escrita individual (composições) Leitura e escrita (texto narrativo e texto informativo) Gramática Trabalhos de grupo orientados ou voluntários Gramática Morfologia, sintaxe e semântica Fichas de avaliação globais (leitura, escrita e gramática) Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período. Tendo em conta as Metas Curriculares de Português para o ensino básico, o aluno deve: Conhecer, compreender e usar apropriadamente o Português Padrão (adquirindo métodos e técnicas de trabalho, utilizando e desenvolvendo processos de pesquisa, de registo e tratamento de informação): Ler e compreender textos escritos, incluindo textos literários e não literários de vários tipos; Usar uma expressão oral fluente, correta e adequada a diversas situações de comunicação; Explicitar, aplicar e sistematizar os aspetos fundamentais da gramática do Português; Revelar autonomia na escrita de textos criativos e/ou sujeitos a técnicas e modelos diversificados. 50%

10 EMRC 1º E 2º Ciclos PARÂMETROS DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Cognitivo Dominar os conteúdos lecionados. Ter espírito crítico. Manifestar interesse. Saber ler os sinais dos tempos. Ler a vida de uma forma cristã e agir coerentemente (ver, julgar e agir). Ser capaz de fazer silêncio. Ler e interpretar textos. Conhecer a mensagem e cultura Bíblica. Conceptual Dominar os principais conceitos abordados. Identificar simbologia cristã. Social/experiencial Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações. Participar ativa e adequadamente nas atividades propostas pelo Colégio no âmbito da EMRC e pastoral. Ter uma postura de educação, respeito e adequada nos diferentes espaços. Abrir-se à novidade, deixar-se interpelar e responder de uma forma comprometida. Ser capaz de trabalhar em grupo na complementaridade. Fichas de trabalho; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Trabalhos de pesquisa; Participação; Reflexões individuais; Questionários orais e escritos; Debates; Observação direta; Organização do caderno diário e realização dos TPC; Participação e interesse na aula e fora da aula (campanhas, oração da manhã ). Cumprimento de regras de conduta constantes no projeto educativo; Relacionamento interpessoal; Cooperação; Envolvimento em campanhas de solidariedade; Responsabilidade; Autonomia; Empenho; Comportamento/Postura No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% ao primeiro e segundo períodos e 40% ao terceiro período. 40%

11 EMRC 3º Ciclo PARÂMETROS DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Cognitivo Dominar os conteúdos lecionados. Ter espírito crítico. Manifestar interesse. Saber ler os sinais dos tempos. Ler a vida de uma forma cristã e agir coerentemente (ver, julgar e agir). Ser capaz de fazer silêncio. Ler e interpretar textos. Conhecer a mensagem e cultura Bíblica. Conceptual Dominar os principais conceitos abordados. Identificar simbologia cristã. Social/experiencial Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações. Participar ativa e adequadamente nas atividades propostas pelo Colégio no âmbito da EMRC e pastoral. Ter uma postura de educação, respeito e adequada nos diferentes espaços. Abrir-se à novidade, deixar-se interpelar e responder de uma forma comprometida. Ser capaz de trabalhar em grupo na complementaridade. Fichas de trabalho; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Trabalhos de pesquisa; Participação; Reflexões individuais; Questionários orais e escritos; Debates; Observação direta; Organização do caderno diário e realização dos TPC; Participação e interesse na aula e fora da aula (campanhas, oração da manhã ). Cumprimento de regras de conduta constantes no projeto educativo; Relacionamento interpessoal; Cooperação; Envolvimento em campanhas de solidariedade; Responsabilidade; Autonomia; Empenho; Comportamento/Postura No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% ao primeiro e segundo períodos e 40% ao terceiro período. 70% 30%

12 FÍSICO-QUÍMICA 3º Ciclo PARÂMETROS DE FÍSICO-QUÍMICA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Tratamento da informação/utilização de fontes Análise e discussão de evidências e situações problemáticas; Domínio de procedimentos e técnicas simples de pesquisa. Compreensão científica: Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos científicos; Observação, execução e avaliação dos resultados de trabalhos experimentais. Capacidade de problematizar situações concretas; Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; Interpretar e compreender leis/modelos científicos; Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano; Reconhecer a importância da Ciência e da Tecnologia na observação de fenómenos; Interpretar tabelas, gráficos e resultados experimentais; Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa; Revelar conhecimento e/ou domínio de técnicas experimentais/ laboratoriais; Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento. Fichas de avaliação; Outros instrumentos de avaliação: Questões aula; Trabalhos individuais e/ou de grupo; Trabalhos de pesquisa/relatórios científicos; Trabalhos de casa; Observação direta: - Participação; - Conhecimento e domínio das técnicas experimentais/laboratoriais em trabalhos práticos. Comunicação em Ciências: Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário científico específico; Criticar de forma fundamentada os trabalhos realizados; Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar adequadamente e para estruturar o pensamento próprio. Reflete os resultados obtidos pelo aluno a partir da observação dos seus comportamentos e atitudes nos seguintes parâmetros: Cumprimento das regras de conduta: comportamento e responsabilidade (pontualidade, material escolar, trabalhos de casa) Postura na sala de aula: Interesse, empenho, autonomia, cooperação, organização. Relacionamento interpessoal. No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

13 FRANCÊS 3º Ciclo PARÂMETROS DE FRANCÊS OUVIR COMPREENDER ENUNCIADOS ORAIS DE NATUREZA DIVERSIFICADA Identificar e interpretar as ideias principais de enunciados orais Selecionar informação Inferir sentidos a partir da informação dada LER LER E COMPREENDER ENUNCIADOS ESCRITOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA Identificar e interpretar as ideias principais de enunciados escritos; Selecionar informação no âmbito dos domínios de referência; Inferir sentidos a partir da informação dada; Ler com fluência. FALAR INTERAGIR NAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO DE AULA Produzir enunciados orais: articulação e fluência. Interagir com um ou mais interlocutores ESCREVER PRODUZIR ENUNCIADOS ESCRITOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA Adequar a expressão escrita à situação comunicacional Escrever com: Coerência/coesão; Adequação vocabular adequado e variado; Correção ortográfica; Correção sintática INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Fichas de avaliação sumativa. Fichas de avaliação formativa; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Observação direta da participação. PONDERAÇÃO COMPETÊNCIA SOCIAL E CULTURAL Manifestar curiosidade por conhecer e interagir com as realidades social e cultural dos falantes de Língua Francesa. CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: Adquirir e aplicar estruturas gramaticais. Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

14 GEOGRAFIA 3º Ciclo PARÂMETROS DE GEOGRAFIA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Tratamento da informação geográfica Elaboração e interpretação de mapas, gráficos e outros documentos geográficos; Utilização de diferentes técnicas de expressão gráfica e cartográfica. Fichas de avaliação. Compreensão científica Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos geográficos; Compreensão de conteúdos e conceitos essenciais; Descrição e interpretação de situações, fenómenos e distribuições geográficas; Localização de lugares e fenómenos geográficos; Capacidade de relacionar fenómenos geográficos; Compreensão de causas e consequências de acontecimentos diversos. Fichas de trabalho; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Trabalhos de pesquisa; Questionários orais e escritos; Destreza em trabalhos práticos; Observação direta da participação. Comunicação em Geografia Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário geográfico. Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

15 HISTÓRIA 3º Ciclo PARÂMETROS DE HISTÓRIA Tratamento da informação/utilização de fontes: Selecionar, interpretar e organizar a informação histórica; Dominar os procedimentos e técnicas simples de pesquisa; Distinguir e compreender fontes históricas diversas; Interpretar e analisar documentos históricos diversificados (documentos escritos, mapas, gráficos, frisos cronológicos ) e elementos físicos. Elaboração e interpretação de mapas, gráficos e outros documentos geográficos; Utilização de diferentes técnicas de expressão gráfica e cartográfica. Compreensão histórica: Temporalidade; Espacialidade; Contextualização Adquirir, compreender e aplicar os conhecimentos históricos; Compreender as noções essenciais (vocabulário específico e conceitos); Conhecer e relacionar os factos históricos e a realidade física; Localizar os acontecimentos no tempo e no espaço. Comunicação em História: Usar diferentes formas de comunicação oral (debates, mesas-redondas ) e escrita (resumos, pequenos trabalhos temáticos ); Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário histórico INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Fichas de avaliação; Fichas de trabalho; Fichas de Análise de Filmes; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Trabalhos de pesquisa; Questionários orais e escritos; Debates de ideias; Destreza em trabalhos práticos; Observação direta da participação. PONDERAÇÃO Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período.

16 PORTUGUÊS 3º Ciclo Oralidade Educação Literária Gramática COMPETÊNCIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Compreensão do Oral; Expressão Oral; Adequação do discurso à intenção comunicativa; Leitura em voz alta. Leitura e compreensão/interpretação de enunciados escritos. Fonologia Representação gráfica Classes de palavras e Morfologia Sintaxe Léxico e Semântica Discurso e Texto Observação direta e orientada da prestação do aluno; Apresentação de trabalhos orientados ou voluntários. Observação Direta; Fichas formativas; Leitura e escrita; Trabalhos de grupo orientados ou voluntários; 10% Escrita Tema e Tipologia; Coerência e pertinência da informação; Estrutura e coesão; Morfologia e Sintaxe; Reportório vocabular; Ortografia. Fichas de avaliação sumativa. DOMÍNIO SOCIOAFETIVO Reflete os resultados obtidos pelo aluno a partir da observação dos seus comportamentos e atitudes nos seguintes parâmetros: Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno): Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia 50% No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. A avaliação final do terceiro período resulta de um peso de 30% ao primeiro período, 30% ao segundo período e 40% ao terceiro período. Tendo em conta as Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, o aluno deve: Conhecer, compreender e usar apropriadamente o Português Padrão (adquirindo métodos e técnicas de trabalho, utilizando e desenvolvendo processos de pesquisa, de registo e tratamento de informação): Ler e compreender textos escritos, incluindo textos literários e não literários de vários tipos; Usar uma expressão oral fluente, correta e adequada a diversas situações de comunicação; Explicitar, aplicar e sistematizar os aspetos fundamentais da gramática do Português; Revelar autonomia na escrita de textos criativos e/ou sujeitos a técnicas e modelos diversificados.

17 TIC 7º ANO PARÂMETROS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Tratamento da informação/utilização de fontes Fichas de avaliação. Análise e debate sobre a informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; Fichas de trabalho prático. Análise e discussão das problemáticas relativas à utilização da internet e suas ferramentas; Atividades/projetos práticos Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento; Compreensão científica: Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos científicos na sociedade de informação; Aplicar as tecnologias a contextos da cidadania digital; Capacidade de dar resposta a problemas e situações concretas; Reconhece a importância da tecnologia de informação e comunicação na implementação de medidas/soluções resolutivas; Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; Conhecer a estrutura de um sistema informático, sua classificação e componentes; Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano, respondendo às necessidade específicas; Produção e edição de documentos usando processador de texto; Produção e edição de apresentações multimédia Comunicação na disciplina de TIC: Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário específico. Questões de aula Trabalhos individuais e/ou de grupo Trabalhos de pesquisa/relatórios Trabalhos de casa. Grelhas de observação direta: - Participação; - Conhecimento e domínio das técnicas em trabalhos práticos. Cumprimento das regras de conduta: comportamento e responsabilidade (pontualidade, material escolar) Postura na sala de aula: Interesse, empenho, autonomia, cooperação, organização, atitude crítica. Relacionamento interpessoal A disciplina é de organização semestral. A avaliação final resulta da média ponderada dos resultados obtidos ao longo de um semestre.

18 TIC 8º ANO PARÂMETROS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Tratamento da informação/utilização de fontes Fichas de avaliação. Análise e debate sobre a informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; Fichas de trabalho prático. Análise e discussão das problemáticas relativas à utilização da internet e suas ferramentas, nomeadamente correio eletrónico, fóruns, mensagens instantâneas e redes sociais; Atividades/projetos práticos. Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento; Compreensão científica: Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos científicos na sociedade de informação; Aplicar as tecnologias a contextos da cidadania digital; Capacidade de dar resposta a problemas e situações concretas; Reconhece a importância da tecnologia de informação e comunicação na implementação de medidas/soluções resolutivas; Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; Conhecer a estrutura de um sistema informático, sua classificação e componentes; Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano, respondendo às necessidade específicas; Produção e edição de dados e estatísticas usando folhas de cálculo; Exploração de ambientes computacionais recorrendo a ambientes de programação Comunicação na disciplina de TIC: Expressão oral/escrita; Utilização de vocabulário específico. Questões de aula Trabalhos individuais e/ou de grupo Trabalhos de pesquisa/relatórios científicos Trabalhos de casa. Grelhas de observação direta: - Participação; - Conhecimento e domínio das técnicas em trabalhos práticos. Cumprimento das regras de conduta: comportamento e responsabilidade (pontualidade, material escolar) Postura na sala de aula: Interesse, empenho, autonomia, cooperação, organização, atitude crítica. Relacionamento interpessoal A disciplina é de organização semestral. A avaliação final resulta da média ponderada dos resultados obtidos ao longo de um semestre.

19 PORTUGUÊS -1º Ciclo PARÂMETROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO LEITURA E ESCRITA Interpreta enunciados orais Extrai e retém a informação essencial da mensagem oral Compreende enunciados orais e escritos Compreende o significado global de frases/textos Lê frases/textos silenciosamente e em voz alta, com expressividade e entoação Produz frases/textos diversos com conteúdo adequado Redige com criatividade e utiliza o vocabulário em uso GRAMÁTICA Respeita regras ortográficas e de concordância dos elementos da frase Conhece e aplica regras ortográficas e sinais de pontuação Aplica noções gramaticais EDUCAÇÃO LITERÁRIA Mobiliza conhecimentos adquiridos de forma a melhorar o seu desempenho no modo oral e escrito ORALIDADE Exprime-se oralmente, de forma clara, confiante e com adequação à situação comunicativa Fichas de avaliação; Fichas de trabalho; Tarefas de aula; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Expressão escrita; Observação direta; Organização dos cadernos diários. 50% Expressão oral; Compreensão do oral; Leitura em voz alta; 10% Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% do primeiro período e do segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% do primeiro e segundo períodos e 40% do terceiro período.

20 ESTUDO DO MEIO - 1º Ciclo PARÂMETROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL Identifica e carateriza elementos do ambiente natural Fichas de avaliação. À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES Identifica e carateriza elementos do ambiente social À DESCOBERTA DE SI MESMO Revela conhecimento de si mesmo, localizando-se a si, aos outros e aos acontecimentos, no espaço e no tempo À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS, MATERIAIS E OBJETOS Revela capacidade para mobilizar, articular e aplicar os conhecimentos adquiridos Fichas de trabalho; Tarefas de aula; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Expressão oral e escrita; Observação direta; Participação oral; Organização dos cadernos diários. Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% do primeiro período e do segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% do primeiro e segundo períodos e 40% do terceiro período.

21 MATEMÁTICA - 1º Ciclo PARÂMETROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO NÚMEROS E OPERAÇÕES Revela conhecimento e domínio dos números naturais e dos racionais não negativos Fichas de avaliação. Domina e aplica estratégias de cálculo Compreende e realiza algoritmos para as operações matemáticas GEOMETRIA E MEDIDAS Revela capacidade de análise espacial Conhece e relaciona caraterísticas de figuras e sólidos geométricos Relaciona e aplica diferentes unidades de medida ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Recolhe, organiza, representa e interpreta dados Compreende, resolve a aplica uma estratégia adequada na resolução de problemas Formula raciocínios matemáticos e justifica-os UTILIZA CORRETAMENTE A LINGUAGEM MATEMÁTICA Fichas de trabalho; Tarefas de aula; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Expressão oral e escrita; Observação direta; Participação oral; Organização dos cadernos diários. Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% do primeiro período e do segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% do primeiro e segundo períodos e 40% do terceiro período.

22 EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS - 1º Ciclo PARÂMETROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO, MANIPULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS Desenha, recorta, constrói e realiza expressão livre Fichas de avaliação. EXPRESSIVIDADE E COMUNICAÇÃO Dramatiza e representa fisicamente PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Conhece e aplica as regras do jogo ATIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS, DESLOCAMENTOS E EQUILÍBRIOS Realiza atividades rítmicas e expressivas Fichas de avaliação formativa; Tarefas de aula; Trabalhos de casa; Trabalhos individuais; Trabalhos de grupo; Expressão oral e escrita; Observação direta; Participação oral; Organização dos cadernos diários. Cumprimento das regras de conduta (constantes do Projeto Educativo, Regulamente Interno e Estatuto do Aluno) Interesse/Empenho; Comportamento/postura; Responsabilidade; Cooperação/relacionamento interpessoal; Autonomia No final do segundo período a avaliação final resulta de um peso de 40% ao primeiro período e ao segundo período. Na avaliação final do terceiro período a avaliação resulta de um peso de 30% ao primeiro e segundo períodos e 40% ao terceiro período.

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B.

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. ANO LETIVO 2015/16 Saber Fazer (Domínio Cognitivo) 80% DISCIPLINA: PORTUGUÊS DOMÍNIOS OBJETIVOS INSTRUMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES FRANCÊS PORTUGUÊS DISCIPLINA Pontos percentuais Pontos percentuais AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS / CAPACIDADES

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano 2018-2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano Outubro 2018 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

Português. Atitudes 5% Classificação final do 2.º período: 30% da média do 1.º período + 70% da média do 2.º período

Português. Atitudes 5% Classificação final do 2.º período: 30% da média do 1.º período + 70% da média do 2.º período Português Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Domínios Peso atribuído Instrumentos de Avaliação Domínio oral 10% Os instrumentos de avaliação poderão ser, entre outros: Domínio escrito 85% Atitudes

Leia mais

ANO ESCOLAR DE 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

ANO ESCOLAR DE 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt ANO ESCOLAR DE 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

Salesianos do Estoril Escola

Salesianos do Estoril Escola Salesianos do Estoril Escola 2017 2018 Português Domínios Peso Atribuído Instrumentos de Avaliação Domínio oral 10% Os instrumentos de avaliação poderão ser, Domínio escrito entre outros: Leitura Educação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 FORMAÇÃO ESPECIFICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS CAPACIDADES/ COMPETÊNCIAS DESCRITORES DE DESEMPENHO PONDERAÇÃO Oralidade 20% O aluno: - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 1.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 2.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS Oralidade 20% - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica a intenção comunicativa de enunciados orais; - retém informação essencial. expressa-se

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação Educação Pré-Escolar ÁREAS DE CONTEÚDO Formação Pessoal e Social INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - Construção da identidade e autoestima - Independência e autonomia - Consciência de si como aprendente - Convivência

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Departamento de Expressões e 1.º Ciclo CRITÉRIOS AVALIAÇÃO Critérios de Avaliação Documento

Leia mais

Código DGEstE DSRN CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO. Ano letivo 2018 /2019

Código DGEstE DSRN CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO. Ano letivo 2018 /2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO Ano letivo 2018 /2019 1 Português- 2.º Ciclo 2018/2019 Respeita os outros e o ambiente escolar É perseverante É rigoroso no seu trabalho É solidário Observação direta (25

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e 1º CICLO Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços

Leia mais

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO DEPARTAMENTO 1º CEB - 2017 / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO No 1.º CEB, para efeitos da avaliação sumativa individual dos alunos, ter-se-ão em conta os seguintes domínios, descritores

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Atitudes e Valores Comum às disciplinas: Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / 2019 1º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução

Leia mais

2º Ciclo do Ensino Básico Critérios de avaliação 6º Ano

2º Ciclo do Ensino Básico Critérios de avaliação 6º Ano CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação do aluno nas diferentes disciplinas e áreas curriculares disciplinares realiza-se em três domínios: afetivo, cognitivo, e psicomotor. Ou, usando uma terminologia

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2015/2016 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 4.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ANO LETIVO 2018 / 2019 EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA Domínio dos Conhecimentos, Aptidões e Capacidades % Ano Instrumentos de Avaliação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1 METAS CURRICULARES DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1 ORALIDADE LEITURA - ESCRITA Compreensão Expressão Leitura Escrita

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação 1 - Considerações Gerais: A avaliação incide sobre as aprendizagens, sendo um processo contínuo. Os alunos participam no processo de avaliação através da auto-avaliação. A avaliação deverá ser: Individualizada

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS PROFISSIONAIS

Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS PROFISSIONAIS Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios/Competências Fatores de ponderação (testes/cotações) Instrumentos de avaliação Avaliação Global (avaliação sumativa) Compreensão oral

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL 2.º e 3.º CICLOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL 2.º e 3.º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL 2.º e 3.º CICLOS /Parâmetros de avaliação avaliação Técnicas (2): - Domínio - Expressão - Rigor - Clareza Testes e trabalhos equivalentes a testes 50% Conceitos (10%):

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2017/2018 PORTUGUÊS Leitura, Escrita, Educação Literária, Gramática 70% Oralidade 10% Cumprimento

Leia mais

Escola Sagrada Família Externato

Escola Sagrada Família Externato Critérios de Avaliação das Áreas Curriculares Disciplinares Áreas s Cotação Total Testes 35 % Oralidade 10 % Leitura 15 % Português Matemática Estudo do Meio Expressão Físico-Motora Educação literária

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços Administrativos-

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PORTUGUÊS DIRETRIZES GERAIS A Avaliação no Ensino Básico de 2º e 3º Ciclos: Resulta da ponderação das evidências das competências manifestadas pelo aluno nas diferentes atividades

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS PORTUGUÊS 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS PORTUGUÊS 1.º CICLO Leitura e escrita Aprendizagem cognitiva (80%) Oralidade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS PORTUGUÊS 1.º CICLO ANO LETIVO 2016 / 2017 Domínio Insuficiente Suficiente Bom Muito

Leia mais

Os conteúdos programáticos serão trabalhados de acordo com os seguintes parâmetros:

Os conteúdos programáticos serão trabalhados de acordo com os seguintes parâmetros: 3º ciclo Oferta Complementar: Apoio ao estudo da disciplina de Português Domínios Ponderação Componente cognitiva (capacidades e conhecimentos) Oralidade Leitura Escrita Gramática 80% Componente socioafetiva

Leia mais

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Externato Princesa Dona Maria Amélia Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Professoras titulares de turma: Bárbara Gomes Isabel Araújo Ano letivo 2016/17 Externato Princesa Dona Maria Amélia

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1/20 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1.º CEB, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 19 de outubro de 2016, serão, no decorrer do presente ano letivo, operacionalizados pelo Professor Titular

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO «É importante que sejam proporcionados aos alunos vários momentos de avaliação, multiplicando as suas oportunidades de aprendizagem e diversificando os métodos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANO LETIVO DE 2016/2017

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TERRAS DE LARUS ESCOLA BÁSICA 2,3 DA CRUZ DE PAU. Perfil das aprendizagens do aluno 1ºCiclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TERRAS DE LARUS ESCOLA BÁSICA 2,3 DA CRUZ DE PAU. Perfil das aprendizagens do aluno 1ºCiclo Leitura e escrita Português Aprendizagem cognitiva (80%) Oralidade Domínio Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom - Exprime-se apenas quando solicitado e com frases curtas; - Relata com dificuldade as situações

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos Critérios de Avaliação Disciplina: Português Departamento de Línguas 2.º Ciclo DOMÍNIOS ITENS A OBSERVAR PERCENTAGENS TOTAL COGNITIVO SABER (Conhecimentos adquiridos)

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Critérios Específicos de PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Domínio de Saber e Saber Fazer Domínios de referência Oralidade 1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA PERFIL DO ALUNO NA ÁREA CURRICULAR DE PORTUGUÊS. 2º Ciclo.

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA PERFIL DO ALUNO NA ÁREA CURRICULAR DE PORTUGUÊS. 2º Ciclo. AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA PERFIL DO ALUNO NA ÁREA CURRICULAR DE PORTUGUÊS 2º Ciclo (5º e 6º anos) Ano letivo 2016-2017 PERFIL DO ALUNO NO FINAL DO 2º CICLO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - 2º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Português

Leia mais

Ponderação dos domínios por disciplina

Ponderação dos domínios por disciplina Critérios de Avaliação - 1º ciclo Domínio Instrumentos de avaliação Peso % Cognitivo Trabalhos individuais e de grupo 15% Participação e intervenção 15% Fichas de avaliação 50 % Socioafetivo Registos 20%

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três períodos

Leia mais

Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano

Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano Compreensão e Aquisição de Conhecimentos Aplicação de conhecimentos Pesquisa / realização de experiências Fichas de Avaliação Comportamento Total Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano ESTUDO DO MEIO

Leia mais

Ano letivo: Critérios de avaliação da disciplina de Português 10.º Ano

Ano letivo: Critérios de avaliação da disciplina de Português 10.º Ano ORALIDADE 20% APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Domínios PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS / DESCRITORES DE DESEMPENHO Compreensão Oral Conhecimentos, capacidades e atitudes Interpreta textos orais, evidenciando

Leia mais

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Setembro 2015 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANO LETIVO DE 2018 2019 PORTUGUÊS

Leia mais

PARÂMETROS DA DISCIPLINA

PARÂMETROS DA DISCIPLINA Avaliação Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Disciplina : Código 500-Matemática Critérios Específicos de Avaliação 2015/2016 PONDERAÇÃO DOMÍNIOS

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 Avaliação no 1.º ciclo Componentes do Currículo (Decreto-Lei n.º 91/2013) Português Matemática Estudo do Meio Expressões Artísticas e Físico -Motoras Apoio ao Estudo Oferta

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Escola Básica de 1º Ciclo Com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias Caminho das Voltas Santa Maria Maior 9050 252 Funchal Tel. 291 241123/20 Fax 291 241123 Critérios de Avaliação ANO LETIVO 2017/2018 1 Índice

Leia mais

Departamento de Matemática, Ciências e Tecnologias. Critérios de Avaliação da disciplina de Ciências da Natureza 2º ciclo Ano Letivo: 2015/2016

Departamento de Matemática, Ciências e Tecnologias. Critérios de Avaliação da disciplina de Ciências da Natureza 2º ciclo Ano Letivo: 2015/2016 Departamento de Matemática, Ciências e Tecnologias Critérios de Avaliação da disciplina de Ciências da Natureza 2º ciclo Ano Letivo: 2015/2016 Parâmetros de avaliação: Domínio cognitivo 7 - Testes de avaliação

Leia mais

3º Ciclo do Ensino Básico Critérios de avaliação 9º Ano

3º Ciclo do Ensino Básico Critérios de avaliação 9º Ano CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação do aluno nas diferentes disciplinas e áreas curriculares disciplinares realiza-se em três domínios: afetivo, cognitivo, e psicomotor. Ou, usando uma terminologia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1º ciclo, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 27 de setembro

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75%

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 75% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

Conhecimentos e Capacidades

Conhecimentos e Capacidades Atitudes e Valores Conhecimentos e Capacidades CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º CICLO DO ESPANHOL 7º, 8º e 9º anos Compreensão de textos escritos Produção escrita Compreensão escrita / Expressão Escrita Testes

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2011 / Agrupamento de Escolas de Vila Nova de S. Bento

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2011 / Agrupamento de Escolas de Vila Nova de S. Bento CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2011 / 2012 PRÉ-ESCOLAR Pontualidade / Assiduidade Autonomia / Independência Iniciativa Interacção com os adultos, com os pares e com o grupo Empenhamento em acabar as tarefas /

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de. e PORTUGUÊS INGLÊS 5 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL A - ORALIDADE Compreensão oral 2, Expressão oral 2, B - LEITURA Leitura (expressiva/dramatizada) C - EDUCAÇÃO LITERÁRIA Compreensão Escrita D - EXPRESSÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE INDICADORES *

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE INDICADORES * PORTUGUÊS Uso adequado de linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar Utilização da língua portuguesa, oral e escrito, respeitando as suas regras básicas,

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 8º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 8º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 8º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÂO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 2º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS DE

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016-2017 Agrupamento de Escolas de Loureiro CRITÉRIOS PORTUGUÊS (7º, 8º e 9º anos) Domínio Critérios Fator Ponderaçã o Instrumentos de Avaliação - Oralidade 20% Leitura 2% - Lê

Leia mais

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Departamento de Expressões e 1.º Ciclo CRITÉRIOS AVALIAÇÃO Critérios de Avaliação Documento

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2015 1º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Direção Regional de Educação do Centro 4º Ano Ano letivo 2013-2014 Nº de aulas previstas 1º Período 67 2º PERÍODO 62 3º PERÍODO 35 TOTAL 164 PORTUGUÊS Oralidade O4 1. Escutar

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2018/2019 PORTUGUÊS Oralidade Leitura e escrita Respeito pelas Regras de Conduta 7% 70% Educação

Leia mais

3º Ciclo do Ensino Básico Critérios de avaliação 7º Ano

3º Ciclo do Ensino Básico Critérios de avaliação 7º Ano CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação do aluno nas diferentes disciplinas e áreas curriculares disciplinares realiza-se em três domínios: afetivo, cognitivo, e psicomotor. Ou, usando uma terminologia

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

Critérios de Avaliação Específicos 1.º/2.º/3.º anos

Critérios de Avaliação Específicos 1.º/2.º/3.º anos Compreensão e Aquisição de Conhecimentos Aplicação de conhecimentos Pesquisa / realização de experiências Fichas de Avaliação Comportamento Total ESTUDO DO MEIO Nível Cognitivo 70% Nível Sócio/afetivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA Critérios de avaliação do 3.º ciclo Ano letivo 2017-18 Domínio das atitudes e valores nas disciplinas de Português, Inglês, Francês, Espanhol, Matemática, Ciências Naturais,

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2018/2019 A avaliação escolar como processo de construção de conhecimento Matriz Curricular - 1.º Ciclo

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português Oralidade Leitura 30% Escrita Educação Literária Gramática Português Conhecimentos, Capacidades e Peso Descritores do Perfil dos Alunos Atitudes 1 Interação discursiva; Compreensão e Expressão; Vocabulário;

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO Perfil de aprendizagens específicas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (art. 7.º do Despacho normativo 1-F/2016, de 5 de Abril) ÁREA DE PORTUGUÊS Distinguir a informação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Curso de Educação Formação Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Saída Profissional Operador de Informática Nível de Qualificação: 2 Tipo: 2 CRITÉRIOS

Leia mais