Gestão de Capital e Liquidez

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Capital e Liquidez"

Transcrição

1 Workshop ABDE Gestão de Capital e Liquidez Maio/2013

2 Agenda 1. Gestão de Capital 1.1 Resolução 3.988, de 30/6/ Circular 3.547, de 7/7/2011: Icaap 1.3 Carta-Circular 3.565, modelo Icaap 2. Liquidez 2.1 Resolução 4.090, de 24/5/2012: gestão 2.2 LCR: liquidez de curto prazo 2.3 NSFR: liquidez de médio e longo prazo

3

4 Resolução 3.988, de 30/6/ Gestão de Capital Definição de Gerenciamento de Capital Escopo Estrutura de Gerenciamento de Capital Plano de Capital Icaap Transparência Governança Cronograma de implementação Disposições Finais

5 Definição de Gestão de Capital Processo contínuo de: monitoramento e controle do capital mantido pela instituição; avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos; planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos. Postura prospectiva: Antecipe a necessidade de capital decorrente de possíveis mudanças nas condições de mercado.

6 Escopo A estrutura de gerenciamento de capital deve abranger todas as instituições do conglomerado financeiro, conforme o COSIF, e deve considerar os possíveis impactos no capital do conglomerado financeiro oriundos dos riscos associados às demais empresas integrantes do consolidado econômicofinanceiro, definido na Res , de 31/05/2000. RESOLUÇÃO Nº 4.195, DE 1º DE MARÇO DE 2013 Estrutura compatível com a natureza das operações, com a complexidade dos produtos e serviços, e com a dimensão da exposição a riscos da instituição.

7 Estrutura de Gestão de Capital Identificação e avaliação dos riscos relevantes incorridos pela instituição, inclusive aqueles não cobertos pelo PRE; Políticas e estratégias documentadas, que estabeleçam mecanismos e procedimentos para manter o capital compatível com os riscos; Plano de capital com horizonte mínimo de 3 anos; Testes de estresse e avaliação dos impactos no capital; Relatórios gerenciais periódicos sobre a adequação de capital para a alta administração; Processo interno de avaliação da adequação de capital(icaap).

8 Plano de Capital Deve ser consistente com o planejamento estratégico e prever, no mínimo: Metas e projeções de capital; Principais fontes de capital da instituição; e Plano de contingência de capital.

9 Plano de Capital Na elaboração devem ser considerados, no mínimo: Ameaças e oportunidades relativas ao ambiente econômico e de negócios; Projeções dos valores de ativos e passivos, bem como das receitas e despesas; Metas de crescimento ou de participação no mercado; Política de distribuição de resultados.

10 Icaap Icaap deve ser implementado por: Instituições com ativo total superior a R$ 100 bilhões; Tenham sido autorizadas a utilizar modelos internos de risco de mercado, de risco de crédito ou de risco operacional; ou Instituições integrantes de conglomerado financeiro, composto por pelo menos um banco ou caixa econômica, com ativo total superior a R$ 100 bilhões.

11 Icaap não precisa ser implementado por: Bancos Cooperativos; Cooperativas de Credito; Companhias Hipotecarias; Agencias de Fomento; Sociedades de Arrendamento Mercantil; APEs; SCTVMs; SDTVMs; SCCambio; SCMs; SCFIs; Outras que não se enquadrem no slide anterior.

12 Transparência A descrição da estrutura de gerenciamento de capital deve ser evidenciada em relatório de acesso público, e atualizada anualmente. O conselho de administração ou a diretoria da instituição deve se responsabilizar pelas informações divulgadas; As instituições devem publicar resumo da descrição de sua estrutura de gerenciamento de capital juntamente com as demonstrações contábeis; O relatório deve estar disponível juntamente com as informações divulgadas conforme o estabelecido na Circular 3.477, de 24/12/2009 (Pilar 3).

13 Governança Políticas, estratégias e o Plano de Capital devem ser aprovados e revisados anualmente pela alta administração, com o objetivo de assegurar compatibilidade com planejamento estratégico. Alta administração deve ter compreensão abrangente e integrada dos riscos que podem impactar o capital.

14 Governança É admitida uma unidade única responsável: Pela gerenciamento de capital do conglomerado financeiro e instituições integrantes; Pela avaliação de possíveis impactos no capital oriundos dos riscos associados às empresas não financeiras do consolidado econômico-financeiro; Pelo gerenciamento de capital de sistema cooperativo de crédito, se localizada em entidade supervisionada pelo Bacen integrante do sistema.

15 Governança Deve ser indicado diretor responsável pelos processos e os controles relativos à estrutura de gerenciamento de capital, o qual pode desempenhar outras funções, exceto a administração de recursos de terceiros. O processo de gerenciamento de capital deve ser avaliado periodicamente pela auditoria interna.

16 Cronograma de Implantação Estrutura de gerenciamento de capital implantada até 30/06/2013. Até 31/01/2012: indicação do diretor responsável e definição da estrutura organizacional para a implementação do gerenciamento de capital; Até 30/06/2012: definição da política institucional, dos processos, dos procedimentos e dos sistemas necessários à sua implementação; Até 31/12/2012: efetiva implementação da estrutura de gerenciamento de capital, com exceção do Icaap; Até 30/06/2013: efetiva implementação do Icaap.

17 Disposições Finais Caso a avaliação da necessidade de capital aponte para um valor acima do PRE, a instituição deve manter capital compatível com os resultados das suas avaliações internas.

18 Circular 3.547, de 7/7/ ICAAP Objetivo: Avaliar a suficiência do capital mantido pela instituição considerando seus objetivos estratégicos e os riscos a que está sujeita no horizonte de 1 ano. Abrangência Validação Disposições Finais

19 Abrangência avaliação e cálculo da necessidade de capital para os seguintes riscos: riscos de crédito, de mercado e operacional; risco de taxa de juros das operações não classificadas na carteira de negociação; risco de crédito da contraparte; risco de concentração.

20 Abrangência Avaliação da necessidade de capital para cobertura dos demais riscos relevantes a que a instituição está exposta, considerando, no mínimo: risco de liquidez; risco de estratégia; risco de reputação. realização de testes de estresse e avaliação de seus impactos no capital; descrição das metodologias utilizadas na estimativa de necessidade de capital e nos testes de estresse.

21 Abrangência Caso sejam incorporados correlações ou efeitos de diversificação que resultem em redução da necessidade de capital, a instituição deve demonstrar a robustez das estimativas e a fundamentação dos pressupostos. A instituição deve demonstrar como considera o risco socioambiental dentro do processo de avaliação e de cálculo da necessidade de capital para os demais riscos.

22 Validação O Icaap deve ser submetido a um processo de validação independente do processo de desenvolvimento que avalie, no mínimo: as metodologias e premissas utilizadas nas estimativas de necessidade de capital; as estimativas de correlação, quando utilizada; a inclusão de todos os riscos relevantes; a abrangência, a consistência, a integridade e a confiabilidade dos dados de entrada; a adequação dos testes de estresse; a consistência e confiabilidade das informações que compõem o relatório anual.

23 Validação O processo de validação é responsabilidade exclusiva da instituição, e deve ser realizado a cada 3 anos ou quando houver mudança relevante no Icaap ou no perfil de risco da instituição. O processo de validação deve ser documentado e seus resultados submetidos à alta administração.

24 Disposições Finais O Icaap deve ser objeto de relatório anual com data-base em 31 de dezembro e disponibilizado até 30 de abril do ano subsequente. No ano de 2013 deve ser elaborado um relatório extraordinário com data-base em 30 de junho, que deve ser disponibilizado até 30 de setembro. O relatório deve ser aprovado pela alta administração e mantido à disposição do Bacen pelo prazo de 5 anos.

25

26 Resolução 4.090, de 24/5/ Gestão Definição do risco de liquidez Escopo Estrutura de gerenciamento Transparência Governança Disposições Finais

27 Definição do risco de liquidez Possibilidade de a instituição não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, correntes e futuras, inclusive decorrentes de vinculação de garantias, sem afetar suas operações diárias e sem incorrer em perdas significativas; e Possibilidade de a instituição não conseguir negociar a preço de mercado uma posição, devido ao seu tamanho elevado em relação ao volume normalmente transacionado ou em razão de alguma descontinuidade no mercado.

28 Escopo A estrutura de gerenciamento do risco de liquidez deve abranger todas as instituições do conglomerado financeiro, conforme o COSIF, e deve considerar os possíveis impactos na liquidez do conglomerado financeiro oriundos dos riscos associados às demais empresas integrantes do consolidado econômico-financeiro, definido na Res , de 31/05/2000. RESOLUÇÃO Nº 4.195, DE 1º DE MARÇO DE 2013 Estrutura compatível com a natureza das operações, com a complexidade dos produtos e serviços, e com a dimensão da exposição a riscos da instituição.

29 Escopo A alta administração deve assegurar que a instituição mantenha níveis adequados e suficientes de liquidez.

30 Estrutura do gerenciamento Políticas e estratégias documentadas; Processos para identificar, avaliar, monitorar e controlar a exposição ao risco; Avaliação, no mínimo anual, dos processos de identificação e controle do risco de liquidez; Políticas e estratégias de captação que proporcionem diversificação adequada; Plano de contingência de liquidez; Testes de estresse; Avaliação do risco de liquidez em novos produtos.

31 Estrutura do gerenciamento As políticas, as estratégias e o plano de contingência devem ser aprovados e revisados no mínimo anualmente pela alta administração; Devem ser consideradas todas as operações praticadas nos mercados financeiros e de capitais, bem como possíveis exposições contingentes ou inesperadas; Deve ser considerado o risco de liquidez individualmente nos países onde a instituição opera e nas moedas às quais está exposta, observando-se eventuais restrições à transferência de liquidez e à conversibilidade.

32 Transparência A descrição da estrutura de gerenciamento do risco de liquidez deve ser evidenciada em relatório de acesso público, e atualizada anualmente. O conselho de administração ou a diretoria da instituição deve se responsabilizar pelas informações divulgadas; As instituições devem publicar resumo da descrição de sua estrutura de gerenciamento de capital juntamente com as demonstrações contábeis; O relatório deve estar disponível juntamente com as informações divulgadas conforme o estabelecido na Circular 3.477, de 24/12/2009 (Pilar 3).

33 Governança A atividade de gerenciamento do risco de liquidez deve ser executada por unidade segregada daquelas de negócio e de auditoria interna; Deve ser indicado diretor responsável pelo gerenciamento do risco de liquidez, o qual pode desempenhar outras funções, exceto as relativas às áreas de negócios e à administração de recursos de terceiros.

34 Governança É admitida uma unidade única responsável: Pela gerenciamento do risco de liquidez do conglomerado financeiro e instituições integrantes; Pela avaliação de possíveis impactos na liquidez oriundos dos riscos associados às empresas não financeiras do consolidado econômico-financeiro; Pelo gerenciamento do risco de liquidez de sistema cooperativo de crédito, se localizada entidade supervisionada pelo Bacen integrante do sistema.

35

36 Índices de Liquidez (Basileia III) Liquidity Coverage Ratio LCR Net Stable Funding Ratio - NSFR Basileia III WGL

37 WGL Working Group on Liquidity Criado em 2007 Brasil integrou o grupo em ago/2009 Objetivo: fomentar mais robustez na gestão de liquidez Trabalhos Desenvolvidos: Principles for Sound Liquidity Risk Management and Supervision - set/2008 International Framework for Liquidity Risk Measurement, Standards, and Monitoring - dez/2010 Monitoring Tools for Intraday Liquidity Management - abr/2013 Basel III: The Liquidity Coverage Ratio and Liquidity Risk Monitoring Tools jan/2013

38 Princípios de Basileia para Liquidez Princípios (13=> bancos; 1=> supervisão) Foco: estratégia de gerenciamento de liquidez Envolvimento da alta administração Estrutura definida Sistemas para mensurar, monitorar, controlar e reportar o risco Análise de cenários Diversificação da captação Plano de contingência Controle da liquidez em outras moedas Definição de limites Adequado nível de publicidade das informações Supervisão: avaliação independente; informações tempestivas; plano de contingência do supervisor.

39 Princípios de Basileia para Liquidez Princípios (13=> bancos; 4=> supervisão) Foco: estrutura de gerenciamento de liquidez Relacionamento gestores & alta administração Periodicidade mínima para revisão das estratégias Incorporação do custo de liquidez nos produtos Gestão em bases consolidadas Gestão estratégica da captação Liquidez Intradia Gestão de colaterais Testes de estresse em bases regulares Planos de contingência formais e revisados periodicamente Colchão de ativos de alta liquidez Divulgação de informações quantitativas e qualitativas de liquidez

40 Princípios de Basileia para Liquidez Princípios (13=> bancos; 4=> supervisão) Supervisão: Ampla avaliação da estrutura de gestão de liquidez dos bancos Supervisão da liquidez intradia Importância da coleta de informações (bancos e mercado) Poderes para exigir ações reparadoras efetivas e tempestivas Atuação conjunta com supervisores de outros países

41 Índices de Liquidez Basileia III De curto prazo: LCR (Liquidity Coverage Ratio) De médio e longo prazo: NSFR (Net Stable Funding Ratio)

42 Liquidity Coverage Ratio - LCR Identifica o montante de ativos livres de alta liquidez para cobrir as saídas (líquidas) que a instituição pode sofrer sob um severo cenário de estresse no horizonte de 30 dias: (Estoque de ativos de alta liquidez) LCR = >= 100% (Saídas líquidas nos 30 dias seguintes)

43 Cenário de Estresse Compreende a combinação de choques idiossincráticos e sistêmicos ocorridos na crise de 2007/2008: Saída parcial de depósitos de varejo; Perda parcial da capacidade de captação sem-colateral de grandes clientes (atacado); Perda parcial da capacidade de captação de curto prazo com-colateral, para determinados tipos de colateral e de contraparte; Saídas de caixa decorrentes de downgrade de 3 níveis no rating de crédito do banco, inclusive considerando chamadas adicionais de colateral; Aumento na volatilidade dos mercados que impactam a qualidade do colateral ou as posições em derivativos, implicando chamadas adicionais de margens ou outras necessidades de liquidez; Saques não-programados de linhas de crédito e de liquidez concedidas a clientes; Necessidade potencial de resgatar antecipadamente ou honrar obrigações nãocontratuais para mitigar o risco de imagem.

44 Liquidity Coverage Ratio - LCR Escopo de Aplicação Em bases consolidadas (world wide), podendo, a critério do supervisor, ser exigido por jurisdição. LCR por moeda, como ferramenta de monitoramento Cronograma de Implantação de Basileia Não há cronograma definido para o Brasil até o momento

45 Ativos de alta liquidez (HQLA) Definição: Ativos que podem ser fácil e imediatamente convertidos em dinheiro com pouca ou nenhuma perda de valor, mesmo em períodos de severo estresse idiossincrático ou de mercado. Características Fundamentais: Baixo risco de crédito e de mercado; Fórmula de apreçamento fácil de calcular e de amplo conhecimento do mercado; Baixa correlação com ativos de alto risco; e Listados em mercados de bolsa reconhecidos e desenvolvidos

46 Ativos de alta liquidez (HQLA) Características dos seus mercados: Mercados ativos e de tamanho adequado; Presença atuante de market-makers; Baixa concentração de compradores/vendedores; e Flight-to-quality; Característica desejável mas não mandatória: Elegível pelo Banco Central para cobrir necessidades de liquidez intradia e overnight.

47 Ativos de alta liquidez (HQLA) Requisitos operacionais: Disponíveis para serem convertidos em dinheiro a qualquer momento; O estoque deve estar sob o controle do gestor do risco de liquidez; O cenário de estresse do LCR não cobre necessidade de liquidez intradia; Bancos devem ser capazes de prover liquidez para cada moeda em que negociam; Se um ativo se tornar não-líquido, o banco pode considerá-lo em seu estoque de ativos líquidos por até 30 dias (prazo máximo para que seja substituído por outro ativo líquido).

48 Saídas líquidas nos próximos 30 dias Fórmula de Cálculo: Total de Saídas Líquidas = Saídas de Caixa Mínimo(Entradas de Caixa; 75% Saídas de Caixa) Condições de Cálculo: Saídas de caixa = valores passíveis de saída em 30 dias X respectivas taxas esperadas de não-renovação (run-off) ou liberação (drawn down) Entradas de caixa = valores passíveis de entrada em 30 dias X respectivas taxas esperadas de entrada (flow in) Alguns parâmetros serão definidos pela supervisão do país Itens não podem sofrer dupla contagem (ex.: ativos líquidos a vencer em 30 dias não podem também ser considerados em entradas de caixa)

49 Uso dos Ativos de Alta Liquidez Bancos podem utilizar os estoque de ativos de alta liquidez em momentos de estresse (LCR <100%) Informação ao supervisor: Razões da utilização; Avaliação da situação de liquidez e fatores que contribuíram para a queda do LCR; Medidas tomadas e a providenciar; Expectativa de duração da situação; Uso do plano de contingência.

50 Net Stable Funding Ratio - NSFR Mínimo aceitável de captações estáveis, função da liquidez dos ativos e das atividades da instituição, no horizonte de um ano. Concebido para: Atuar como um mecanismo de reforço, complementar ao LCR Incentivar mudanças estruturais no perfil de risco liquidez das instituições para financiar ativos e negócios, saindo dos problemas de descasamentos das captações de curto prazo para captações mais estáveis e de longo prazo Captações estáveis disponíveis (ASF) Captações estáveis necessárias (RSF) > 100%

51 Captações Estáveis Disponíveis - ASF Available Stable Funding - ASF de uma instituição são definidos como o volume total de: Capital Ações preferenciais com vencimento igual ou superior a um ano Obrigações com vencimento efetivo igual ou superior a um ano Depósitos sem vencimento ou depósitos a termo com prazo inferior a 1 ano considerados estáveis, ou seja, aqueles onde é esperada a sua permanência na instituição por um longo período, mesmo sob evento de estresse idiossincrático

52 Captações Estáveis Necessárias - RSF Required Stable Funding - RSF é mensurado usando-se premissas dos supervisores quanto ao risco de liquidez dos ativos, das exposições fora do balanço e de outras atividades selecionadas de uma instituição Calculado como a soma de: Valores dos ativos mantidos e financiados pela instituição multiplicados por seus respectivos required stable funding (RSF) factors Montante de atividade OBS (ou exposição potencial de liquidez) multiplicada pelos respectivos fatores RSF

53 Dúvidas???

Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento de capital.

Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento de capital. Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento de capital. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o Conselho Monetário Nacional,

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Liquidez Maio 2018

Política de Gerenciamento de Risco de Liquidez Maio 2018 Política de Gerenciamento de Risco de Liquidez Maio 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital Sumário RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

MANUAIS DE CONTROLES INTERNOS COOPERICSSON DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONÁRIOS DA ERICSSON

MANUAIS DE CONTROLES INTERNOS COOPERICSSON DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONÁRIOS DA ERICSSON MANUAIS DE CONTROLES INTERNOS COOPERICSSON DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONÁRIOS DA ERICSSON NOTA: ESTE ANEXO REFERE-SE A PARTE INTEGRANTE DA ESTRUTURA DE CONTROLES INTERNOS DA COOPERATIVA. Manual

Leia mais

Em sua estrutura de gerenciamento de risco, o Banco Ford atende aos requerimentos da Resolução 3.988/2012, com:

Em sua estrutura de gerenciamento de risco, o Banco Ford atende aos requerimentos da Resolução 3.988/2012, com: POLÍTICA DE GESTÃO DE CAPITAL 1 - Conceito O gerenciamento de capital é definido pela Resolução CMN nº 3.988, de 30 de junho de 2011 como o processo contínuo de: I- monitoramento e controle do capital

Leia mais

Morgan Stanley. Estrutura de Gerenciamento do Risco de Liquidez

Morgan Stanley. Estrutura de Gerenciamento do Risco de Liquidez Morgan Stanley Estrutura de Gerenciamento do Risco de Liquidez Título Estrutura de Gerenciamento do Risco de Liquidez Data de Vigência: 2015 Proprietário Tesouraria Corporativa Aprovação Diretor Financeiro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito.

RESOLUÇÃO Nº Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito. RESOLUÇÃO Nº 3.721 Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público

Leia mais

Avenida Presidente Wilson, andar Rio de Janeiro- RJ RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL

Avenida Presidente Wilson, andar Rio de Janeiro- RJ RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 1 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. APLICABILIDADE E ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÃO... 3 4. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 5. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 1. OBJETIVO

GESTÃO DE CAPITAL 1. OBJETIVO 1. OBJETIVO GESTÃO DE CAPITAL Estabelecer diretrizes para a gestão de capital com o objetivo de manter o capital ajustado aos riscos incorridos pela instituição, de forma compatível com a natureza das

Leia mais

Segmentação e gerenciamento de riscos e de capital - regulação. Junho/2017

Segmentação e gerenciamento de riscos e de capital - regulação. Junho/2017 Segmentação e gerenciamento de riscos e de capital - regulação Junho/2017 1 Agenda 1 Segmentação 2 Gerenciamento integrado de riscos e gerenciamento de capital 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 Benefícios Estrutura

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ 1 de 9 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ 2 de 9 SUMÁRIO 1. Declaração 3 2. PGRL - Estrutura do Gerenciamento 3 3. PGRL - Definição 5 4. PGRL Diretrizes para o Gerenciamento 5 5. PGRL - Processo

Leia mais

Política de Gerenciamento de Capital Outubro Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público

Política de Gerenciamento de Capital Outubro Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público Política de Gerenciamento de Capital Outubro 2015 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017 Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017 INTRODUÇÃO O Banco Mercedes-Benz do Brasil considera a gestão de riscos como um dos pilares de sustentação de seus objetivos estratégicos.

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital 2014 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 7 2 1. Introdução

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1T - 2014 O Banco Maxinvest, em atendimento a Circular BACEN nº 3.477/09, vem através deste, apresentar o Relatório de Gerenciamento de Riscos, que tem por objetivo

Leia mais

GERENCIAMENTO DE CAPITAL

GERENCIAMENTO DE CAPITAL GERENCIAMENTO DE CAPITAL ÍNDICE 1. DEFINIÇÕES BÁSICAS... 3 2. GESTÃO DE CAPITAL ESTRUTURA... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. PLANO DE CAPITAL... 4 5. MONITORAMENTO... 4 6. AUDITORIA... 4 Código: GER_CAP_001,

Leia mais

COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL COM INTERAÇÃO SOLIDÁRIA SISTEMA CRESOL SICOPER

COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL COM INTERAÇÃO SOLIDÁRIA SISTEMA CRESOL SICOPER COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL COM INTERAÇÃO SOLIDÁRIA SISTEMA CRESOL SICOPER ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS SISTEMA CENTRAL CRESOL SICOPER Passo Fundo RS 2016 Versão 1.0 Cooperativa Central de Crédito

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito Outubro 2015

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito Outubro 2015 Política de Gerenciamento de Risco de Crédito Outubro 2015 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS

RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS NOVEMBRO / 2016 1. ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS 1.1 INTRODUÇÃO O gerenciamento de riscos da Biorc Financeira é acompanhado constantemente pela Diretoria, sendo

Leia mais

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Abril 2016

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Abril 2016 Estrutura de Abril 2016 Data de Criação: Janeiro 2014 Data de Revisão: 28/4/2016 Versão: 2/2016 Página 1 de 7 1 Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO-ALVO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. DEFINIÇÕES...

Leia mais

GERENCIAMENTO RISCO DE LIQUIDEZ

GERENCIAMENTO RISCO DE LIQUIDEZ GERENCIAMENTO RISCO DE LIQUIDEZ ÍNDICE 1. DEFINIÇÕES BÁSICAS... 3 2. RISCO DE LIQUIDEZ ESTRUTURA... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. METODOLOGIA... 4 5. STRESS TESTING... 4 6. SISTEMAS... 4 7. TESTES DE

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO 31 / 03 / 2016 Aplicabilidade: BNY Mellon Brasil Conglomerado Financeiro Versão 1.2 A. Introdução O Conglomerado financeiro do BNY Mellon ( Conglomerado

Leia mais

Basileia III Nova definição de capital - Capital Principal -

Basileia III Nova definição de capital - Capital Principal - Basileia III Apresentamos, a seguir, um resumo das principais definições, orientações e o cronograma de implementação de Basileia III no Brasil, contidos no Comunicado nº 20.615. O BC esclarece que as

Leia mais

Descrição da Estrutura de Gerenciamento Risco de Liquidez -

Descrição da Estrutura de Gerenciamento Risco de Liquidez - Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2011 - Risco de Liquidez - Sumário: 1. Introdução:... 3 2. Objetivo:... 3 3. Diretrizes de Gestão:... 3 4. Responsabilidades:... 4 4.1. Conselho de Administração:...

Leia mais

Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Monetário Nacional.

Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Monetário Nacional. Relatório de Gestão de Riscos - 2018 Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução 4.557 do Conselho Monetário Nacional. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Agosto 2017

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Agosto 2017 Estrutura de Agosto 2017 Data de Criação: Janeiro 2014 Data de Revisão: 29/8/2017 Versão: 3/2017 Página 1 de 8 1 Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO-ALVO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. DEFINIÇÕES...

Leia mais

RISCO DE LIQUIDEZ. Conceitos e Definições Risco de Liquidez: pode ser definido de duas maneiras:

RISCO DE LIQUIDEZ. Conceitos e Definições Risco de Liquidez: pode ser definido de duas maneiras: RISCO DE LIQUIDEZ Objetivo Estabelecer diretrizes para a Gestão do Risco de Liquidez do Banco Fidis, com o objetivo de manter uma estrutura de gerenciamento compatível com a natureza de suas operações,

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ. Novembro de 2017

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ. Novembro de 2017 POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Novembro de 2017 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 3. ABRANGÊNCIA... 5 4. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 6 4.1

Leia mais

MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ DA COOSERVCRED

MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ DA COOSERVCRED MANUAL DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ DA COOSERVCRED Brasília DF, 27 de julho de 2017 1 Índice 1. Apresentação...03 2. Objetivo...03 3. Gerenciamento do Risco de Liquidez... 03 4. Estrutura do Risco

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 1) Introdução A Diretoria da Grazziotin em atendimento ã Resolução 3988 de JUNH/2011, divulga sua Estrutura de Gerenciamento de Capital o compatível

Leia mais

Política de Estrutura. de Gerenciamento de Capital

Política de Estrutura. de Gerenciamento de Capital Política de Estrutura de Gerenciamento de Capital Junho/2017 Sumário 1) Objetivo... 3 2) Conceituação/Definição... 3 3) Abrangência / Áreas Envolvidas... 3 4) Responsabilidades... 3 5) Diretrizes... 6

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS - ORIGINAL ASSET MANAGEMENT

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS - ORIGINAL ASSET MANAGEMENT POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS - ORIGINAL ASSET MANAGEMENT Índice A) OBJETIVOS 3 B) APROVAÇÃO 3 C) ABRANGÊNCIA 3 D) DISPOSIÇÕES GERAIS 3 1. DEFINIÇÕES 3 2. ESTRUTURA DE CONTROLE E DIRETRIZES

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013 Elaboração: Gerencia de Riscos Revisão: Compliance Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 3 2. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos Introdução Com o objetivo de incentivar o gerenciamento de riscos e aproximar os conceitos de capital regulatório e econômico, o Comitê da Basiléia finalizou, em 2004, uma nova versão do acordo de capital,

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos e de Capital

Relatório de Gerenciamento de Riscos e de Capital Relatório de Gerenciamento de Riscos e de Capital Fevereiro/2019 1. Objetivo Em cumprimento à Resolução CMN 4.557, de 2017, este relatório apresenta a estrutura voltada ao gerenciamento dos riscos e a

Leia mais

Política de Gerenciamento de Capital Setembro Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público

Política de Gerenciamento de Capital Setembro Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público Política de Gerenciamento de Capital Setembro 2014 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público Índice 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Janeiro/2017 Política Interna de Gerenciamento Integrado de Riscos

Janeiro/2017 Política Interna de Gerenciamento Integrado de Riscos Janeiro/2017 Política Interna de Gerenciamento Integrado de Riscos 1. Apresentação A Política Integrada de Gestão de Riscos da SENSO constitui um conjunto de princípios, diretrizes e responsabilidades

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS O ICBC do Brasil Banco Múltiplo S/A considera de suma importância o processo de gerenciamento de riscos, pois utiliza-o para agregar valor aos seus negócios, proporcionar

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 3º Trimestre 2014

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 3º Trimestre 2014 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 3º Trimestre 2014 Estrutura de Gerenciamento de Capital 1. Comitê de Gestão de Ativos e Passivos As questões inerentes ao processo de gerenciamento de capital

Leia mais

Relatório Anual Gerenciamento de Risco de Liquidez

Relatório Anual Gerenciamento de Risco de Liquidez Relatório Anual 2017 Gerenciamento de Risco de Liquidez Sumário Introdução Estrutura de Risco de liquidez Responsabilidades Metodologia de Gerenciamento Aprovação e Divulgação Conclusão 1 Introdução Em

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE Política de Divulgação Atendimento Circular Bacen nº 3.477/09 - Rev 02 Página 1 I. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial em cumprimento e em aderência aos regulamentos

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS ASPECTOS GERAIS

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS ASPECTOS GERAIS 1. OBJETIVO Definir a Política de Gerenciamento do Capital - PGC para as empresas que compõem o conglomerado Fator, em cumprimento às disposições da Resolução do CMN Nº 3988/2011. 2. CANCELAMENTO / SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

A Implementação de Basiléia II no Brasil: O Pilar 2. Carlos Donizeti Macedo Maia Desup 27 de junho de 2008

A Implementação de Basiléia II no Brasil: O Pilar 2. Carlos Donizeti Macedo Maia Desup 27 de junho de 2008 A Implementação de Basiléia II no Brasil: O Pilar 2 Carlos Donizeti Macedo Maia Desup 27 de junho de 2008 Fundamentos da Supervisão Alguns fundamentos da supervisão bancária: Supervisão baseada no risco.

Leia mais

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital 2º Trimestre 2013 Sumário Introdução... 03 1. Sobre o Gerenciamento de Riscos... 04 1.1. Risco de Mercado... 04 1.2. Risco de Liquidez... 05 1.3. Risco de Crédito...

Leia mais

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL JANEIRO A DEZEMBRO DE 2012 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL... 4 1. FINALIDADE... 4 2. RESPONSABILIDADE

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez de Fundos de Investimento da Sparta Administradora de Recursos Ltda.

Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez de Fundos de Investimento da Sparta Administradora de Recursos Ltda. Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez de Fundos de Investimento da Sparta Administradora de Recursos Ltda. Atualizado em 12/02/2015 Capítulo I Finalidade e Abrangência Art. 1º O presente Manual

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital BANCO CARGILL 1/7 O documento à seguir trata da estrutura de risco de capital, bem como seus principais processos e procedimentos. OBJETIVO O objetivo desta

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) 2018

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) 2018 1/8 Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) 2018 1. Apresentação 1.1 O Sicoob Confederação, por meio da Superintendência

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO E CAPITAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO E CAPITAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO E CAPITAL VERSÃO 01 CÓDIGO MO-005 27.07.2018 As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 2 1. OBJETIVO 2 2.

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018 Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatório de Gerenciamento de Riscos Introdução Relatório elaborado em concordância com as recomendações do Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia e com as determinações do Banco Central do Brasil (Circular

Leia mais

Descrição da Estrutura de Gerenciamento Risco de Liquidez -

Descrição da Estrutura de Gerenciamento Risco de Liquidez - Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2016 - Risco de Liquidez - Sumário: 1. Introdução:... 3 2. Objetivo:... 3 3. Diretrizes de Gestão:... 3 4. Atribuições e Responsabilidades:... 4 4.1. Conselho de

Leia mais

Relatório de Gestão de Riscos

Relatório de Gestão de Riscos Relatório de Gestão de Riscos - 2017 Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos nas resoluções 4.090, 3.464, 3.721, 3.380 e 3.988, do Conselho Monetário

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Mercado e do IRRBB Maio de 2018

Política de Gerenciamento de Risco de Mercado e do IRRBB Maio de 2018 Política de Gerenciamento de Risco de Mercado e do IRRBB Maio de 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Data da última atualização 03/10/2017

Data da última atualização 03/10/2017 Política Política de Gestão de Riscos dos Fundos de Investimento e Carteiras Data da última atualização 03/10/2017 1. Objetivo Este documento estabelece princípios, diretrizes e responsabilidades adotados

Leia mais

Workshop: Gestão integrada de riscos para cooperativas de crédito

Workshop: Gestão integrada de riscos para cooperativas de crédito Workshop: Gestão integrada de riscos para cooperativas de crédito Bloco 2 Segmentação e gestão integrada de riscos para S3, S4 e S5: Supervisão e visão da indústria Agenda 1 Conceitos 2 Cronologia 3 Desafios

Leia mais

Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Revisão da Abordagem e Implicações no Brasil

Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Revisão da Abordagem e Implicações no Brasil Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Revisão da Abordagem e Implicações no Brasil Agenda Histórico da abordagem IRRBB Standards Modelos Internos Implicações Dúvidas Histórico da Abordagem

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO

POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO Gerência de Riscos e Compliance Página 1 Índice 1. Objetivo... 3 2. Abrangência... 3 3. Vigência... 3 4. Conceito... 3 5. Estrutura da Área... 4 6. Análise de Risco de Crédito...

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez

Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez Manual de Gerenciamento de Risco de Liquidez 2015 1 A Cultinvest Asset Management apresenta o Manual de Liquidez dos Fundos de Investimento que foi elaborado de acordo com a legislação vigente e alinhado

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Agosto de 2016 Esta Política de Gestão de Risco foi elaborada de acordo com as políticas internas da Volt Partners Investimentos Ltda., inclusive o Código de Ética e o Manual

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatório de Gerenciamento de Riscos Estrutura de Gerenciamento de Capital Informações Adicionais e Dados Quantitativos Banco Mizuho do Brasil SA. 14/03/2014 1 Estrutura de Gerenciamento de Capital 1.

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento De Capital

Estrutura de Gerenciamento De Capital Estrutura de Gerenciamento De Capital Ouvidoria: 0800-724-4010 ouvidoria@spinelli.com.br 1 Índice 1. Introdução 3 2. Objetivo do documento 4 3. Aspectos regulamentares 5 4. Responsabilidades 6 4.1 Comitê

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2018

GESTÃO DE CAPITAL 2018 GESTÃO DE CAPITAL 2018 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 56, 2º DA RESOLUÇÃO 4.557 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. Banco ABC

Leia mais

Relatório informativo sobre Gerenciamento de Riscos Basileia Pilar III Circular BCB nº 3.678/13

Relatório informativo sobre Gerenciamento de Riscos Basileia Pilar III Circular BCB nº 3.678/13 Relatório informativo sobre Gerenciamento de Riscos Basileia Pilar III Circular BCB nº 3.678/13 4º Trimestre de 2014 1 Conteúdo I. INTRODUÇÃO II. ASPECTOS QUALITATIVOS II.I. Política de Risco de Crédito

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2017

GESTÃO DE CAPITAL 2017 GESTÃO DE CAPITAL 2017 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 7, 3º DA RESOLUÇÃO 3.988 DE 30 DE JUNHO DE 2011. Banco ABC Brasil

Leia mais

Gestão de Riscos e Controles em Fundos de Pensão de Estatais

Gestão de Riscos e Controles em Fundos de Pensão de Estatais Painel 7 1 o Fórum AudiCaixa de Governança Corporativa em Estatais Gestão de Riscos e Controles em Fundos de Pensão de Estatais FOCO: Avaliação de riscos, boas práticas e implantação de controles eficazes

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 1 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem por objetivo atender ao determinado na Circular 3.477 emanada pelo Banco Central do Brasil.

Leia mais

CdR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO CONSULTORIA LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

CdR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO CONSULTORIA LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CdR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO CONSULTORIA LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS Setembro/2017 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA E ESTRUTURA...4 3. RISCO DE PREÇO...4

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Dezembro 2017 1 Ouvidoria Telefone: 0800-8862000 e-mail: ouvidoria_bamlbrasil@baml.com Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400-18º Andar

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III. Junho, 2015.

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III. Junho, 2015. Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III Junho, 2015. Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento de Capital

Leia mais

Política de Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi

Política de Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi Política de ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 2.1 Fatores de Risco Relevantes... 3 2.1.1 Risco de Mercado... 3 2.1.2 Risco de Liquidez... 4 2.1.3 Risco de Crédito e Contraparte... 4 2.1.4 Risco

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 4º Trimestre 2014

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 4º Trimestre 2014 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 4º Trimestre 2014 Banco Mizuho do Brasil S.A. Março 2015 1/15 Índice 1. Estrutura de Gestão de Capital... 4 1.1. Comitê de Gestão de Ativos e Passivos... 4

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2016

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2016 1/9 Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2016 I Apresentação 1. Aprimorando a harmonização, a integração

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Riscos Conglomerado Morgan Stanley

Estrutura de Gerenciamento de Riscos Conglomerado Morgan Stanley Estrutura de Gerenciamento de Riscos Conglomerado Morgan Stanley Fevereiro/2019 Sumário 1 Introdução... 1 1.1 Gerenciamento de Riscos... 1 2 Risco de Mercado e Liquidez... 1 2.1 Definição de Risco de Mercado...

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Junho 2016

Política de Gestão de Riscos Junho 2016 Política de Gestão de Riscos Junho 2016 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS RISCOS... 3 4.

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 3T - 2014 O Banco Maxinvest, em atendimento a Circular BACEN nº 3.678/13, vem através deste, apresentar o Relatório de Gerenciamento de Riscos, que tem por objetivo

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 2º Trimestre 2015

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 2º Trimestre 2015 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 2º Trimestre 2015 Banco Mizuho do Brasil S.A. Agosto 2015 1/15 Índice 1. Estrutura de Gestão de Capital... 4 1.1. Comitê de Gestão... 4 1.2. Principais Responsabilidades

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS E BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

MERCADO DE CAPITAIS E BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS MERCADO DE CAPITAIS E BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS 21/2/2017 BANCO CENTRAL SUBMETE À CONSULTA PÚBLICA MINUTA DE RESOLUÇÃO QUE DISPÕE SOBRE A EMISSÃO DE LETRA IMOBILIÁRIA GARANTIDA (LIG) No dia 30 de janeiro

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital:

1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: 1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: Política Institucional de Gerenciamento de Capital a) é elaborada por proposta da área de Controles Internos e Riscos da Confederação Nacional

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob)

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Versão: setembro/2018 1. Objetivo: Esta Política tem por objetivo estabelecer os fundamentos associados ao processo de gestão de riscos

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital:

1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: 1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: Política Institucional de Gerenciamento de Capital a) é elaborada por proposta da área de Controles Internos e Riscos da Confederação Nacional

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL Pilar 3 Basileia DATA-BASE: 31/12/2015 (4T2015) Sumário Introdução... 3 Principais Categorias de Risco... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital...

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL Pilar 3 Basileia DATA-BASE: 31/03/2017 (1T2017) Sumário Introdução... 3 Principais Categorias de Risco... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital...

Leia mais

Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Revisão da Abordagem e Implicações no Brasil

Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Revisão da Abordagem e Implicações no Brasil Risco de Taxa de Juros da Carteira Banking (IRRBB): Revisão da Abordagem e Implicações no Brasil Agenda Histórico da abordagem IRRBB Standards Modelos Internos Implicações Dúvidas Histórico da Abordagem

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ NORMATIVOS INTERNOS POLÍTICA GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ MAI/2018 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Abrangência: Haitong Banco de Investimento do Brasil S/A (Conglomerado Prudencial)

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Dezembro 2016 1 Ouvidoria Telefone: 0800-8862000 e-mail: ouvidoria_bamlbrasil@baml.com Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400-18º Andar

Leia mais

Política Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi

Política Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras Geridos pelo Sicredi Política Área Risco de Mercado, Liquidez e Alocação de Capital Período de Vigência De: 26/11/2018 Até: Indeterminado ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 2.1 Fatores de Risco Relevantes... 3 2.1.1

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Riscos Conglomerado Morgan Stanley

Estrutura de Gerenciamento de Riscos Conglomerado Morgan Stanley Estrutura de Gerenciamento de Riscos Conglomerado Morgan Stanley Fevereiro/2018 Sumário 1 Introdução... 1 1.1 Gerenciamento de Riscos... 1 2 Risco de Mercado e Liquidez... 1 2.1 Definição de Risco de Mercado...

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA

POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO CÓDIGO: MINV-P-005 VERSÃO: 04 EMISSÃO: 10/2012 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 06/2017 OBJETIVO Esta Política de Crédito tem por objetivo: 1. Garantir níveis adequados

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ BNY MELLON 1128147.PO-001 Posting Date: 19 / 02 / 2015 Applicable to: BNY Mellon Financial Conglomerate. Table of Contents A. Introdução...

Leia mais