REQUISITOS TÉCNICOS PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE CASCA ISOLADA DE CONÍFERAS POR VAPOR QUENTE 1 - SISTEMA DE TRATAMENTO EM CONTÍNUO -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REQUISITOS TÉCNICOS PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE CASCA ISOLADA DE CONÍFERAS POR VAPOR QUENTE 1 - SISTEMA DE TRATAMENTO EM CONTÍNUO -"

Transcrição

1 Versão 1 (16/11/2012) REQUISITOS TÉCNICOS PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE CASCA ISOLADA DE CONÍFERAS POR VAPOR QUENTE 1 - SISTEMA DE TRATAMENTO EM CONTÍNUO - Introdução Este procedimento define os requisitos técnicos para eliminação do nemátode da madeira do pinheiro (NMP) Bursaphelenchus xylophilus em casca isolada de coníferas através do tratamento pelo calor, assim como as condições de controlo do processo, o armazenamento do material tratado e do seu transporte após tratamento. A casca deve ser submetida a uma temperatura mínima de 64ºC em todo o volume de material a tratar e em toda a massa de cada cavaco de casca individualmente, durante pelo menos 30 min consecutivos, de forma a garantir a morte do NMP e outros organismos prejudiciais. O sistema de tratamento térmico em contínuo consiste num conjunto de operações que têm por base a passagem forçada de vapor saturado a temperatura 100ºC através da casca. Neste sistema a casca movimenta-se continuamente ao longo de uma câmara isolada termicamente de forma a cumprir o tempo de permanência mínimo definido. Para garantir que o tratamento térmico é devidamente aplicado e monitorizado, devem ser cumpridos os seguintes requisitos: 1 - Receção de casca 1.1 Local de receção O local de recepção da casca (zona suja) deve estar claramente identificado e separado da restante zona onde será depositada casca tratada (zona limpa). O local deve ser pavimentado com revestimento apropriado que permita de forma fácil as limpezas periódicas, de modo a evitar incorporação de solo ou outros materiais estranhos (areias, lamas e sujidade) na casca a tratar. 1.2 Pré-crivagem A casca a tratar deve ser submetida a uma pré-crivagem para retirar areias, pós finos de casca, pedras, pedaços de madeira, ramos, metais e outros materiais de pequenas ou grandes dimensões, não compatíveis com o produto final. 1 Estes requisitos, elaborados com a colaboração do LNEG, refletem o estado atual da técnica, podendo estar sujeitos a revisões à medida da evolução dos conhecimentos técnico científicos. Encontra-se em fase de aprovação uma norma portuguesa que serviu de base aos requisitos agora definidos.

2 2 - Equipamentos para tratamento Para realizar este tratamento fitossanitário por calor, devem existir os seguintes equipamentos: fonte de calor; câmara de tratamento; sensores de medição da temperatura; sistema automático de registo das temperaturas. 2.1 Fonte de calor A fonte de calor deve ser dimensionada de acordo com o volume de casca a tratar, com potência suficiente para efetuar o aquecimento rápido da casca. Por razões de eficácia do sistema de tratamento, a fonte de calor tem por base a ebulição de água e a sua transmissão à câmara de aquecimento sob a forma de vapor saturado com temperatura igual ou ligeiramente superior a 100ºC. 2.2 Câmaras de aquecimento e de tratamento em contínuo O sistema de tratamento em contínuo requer a existência de uma câmara de aquecimento onde é feita a injeção principal do vapor e outra câmara chamada de tratamento, onde é cumprida a exigência de permanência da casca por um período não inferior a 30 min consecutivos a uma temperatura não inferior a 64ºC. Nas duas câmaras a casca movimenta-se de forma contínua. Para se realizar o tratamento térmico, as câmaras devem possuir isolamento térmico e um sistema de movimentação da casca em ambiente fechado que permita uma distribuição uniforme e contínua do calor, de modo a garantir que a temperatura de eliminação do NMP e de outros organismos prejudiciais seja atingida em todo o volume de casca e mesmo no interior de cada um dos cavacos de casca. 2.3 Sensores de medição da temperatura O número mínimo de sensores de temperatura fixos, para monitorização do processo, é de 5 (cinco). Todos os sensores fixos devem estar individualmente identificados de forma indelével e a sua localização bem assinalada, seguindo as indicações estabelecidas. Os sensores de temperatura associados ao respetivo sistema automático de controlo do processo devem obedecer à seguinte distribuição: Dois sensores localizados na câmara de aquecimento, um próximo da entrada e outro junto à saída da casca (Fig.1). Entrada (1) (2) Saída Figura 1 Colocação dos sensores de medição de temperatura (1) e (2) na câmara de aquecimento do tratamento em sistema contínuo.

3 Três sensores localizados na câmara de tratamento, à entrada, no meio do percurso e junto à saída da câmara (Fig. 2). Saída de material tratado Entrada no tratamento (5) (4) (3) Figura 2 Colocação dos sensores de temperatura (3) e (4) e (5) na câmara de tratamento em sistema contínuo. Todos os sensores de temperatura associados ao respetivo sistema automático de controlo do processo devem ser sujeitos a calibração inicial e a cada período máximo de 24 meses, por um laboratório acreditado para o efeito pelo IPAC. A incerteza de calibração deve ser igual ou inferior à resolução do sensor. Os sensores devem possuir uma resolução de 0,5 C. Caso apresentem erros de medição compreendidos entre +0,5ºC e + 2,0ºC, deve ser efetuada a correspondente correção da medição, ou a substituição do sensor 2. Para erros superiores a + 2ºC, o sensor deve ser substituído. 2.4 Sistema automático de registo das temperaturas O sistema de medição, registo e armazenamento de dados deve ser automático. Os registos devem incluir identificação da empresa com o código de operador, indicação do dia, hora, minuto, número do sensor e respetiva temperatura. No sistema de tratamento contínuo, os registos de valores da temperatura devem ser efetuados a intervalos de tempo não superiores a 10 min. O sistema deverá registar também a quantidade de casca tratada (kg e/ou m 3 ). 3-Estudo de validação sistema de tratamento O estudo de validação deve ser realizado com o equipamento em condições de carga máxima de casca 3.1 Validação térmica Cada sistema de tratamento tem de ser submetido a um estudo de validação, com o objetivo de garantir que o equipamento tem capacidade para cumprir os requisitos de tratamento definidos. O estudo de validação é feito com um número de sensores portáteis, na proporção de um sensor por cada 5 m 3 por hora de capacidade de tratamento de casca, sendo introduzidos no sistema de entrada da casca a intervalos de tempo de 1 min. Estes sensores são depois recolhidos à saída do tratamento, feita a sua leitura num computador e estudada a relação das temperaturas com o tempo de percurso no sistema (tempo de permanência). 2 De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (Guia ISO/IEC 99:2007, seção 2.16), erro de medição define-se como a diferença entre o valor de uma dada grandeza medido por um equipamento industrial e um valor de referência padrão. No caso da aplicação desta norma, os erros negativos funcionam a favor da segurança do tratamento, pelo que são aceites.

4 A programação dos sensores tem que permitir o registo de valores a intervalos de 1 min. Em caso de dúvida sobre o funcionamento do equipamento, o lançamento dos sensores é repetido após um intervalo de tempo não inferior a 30 min. No estudo de validação do sistema, os sensores portáteis do estudo térmico e os sensores fixos de controlo do processo têm que estar em funcionamento simultâneo. A comparação entre as medições efetuadas pelos dois conjuntos de sensores (portáteis e fixos) tem de ser tomada em consideração e referida expressamente no relatório de validação. Sempre que se verifique uma anomalia continuada que possa ter implicações no bom funcionamento da câmara, e consequentemente na eficácia do tratamento, o estudo que permitiu a autorização de funcionamento perde a sua validade. Neste caso, a retoma da validade tem que passar por um novo estudo de validação da câmara de tratamento, sujeito a uma reavaliação e parecer da DGAV. Deve ser feito um estudo de validação inicial e ser repetido com uma periodicidade anual. O estudo de validação do sistema é feito por entidade reconhecida pela DGAV Validação biológica A validação biológica consiste na introdução de casca contaminada com NMP numa quantidade que cumpra as regras definidas no PROBIT 9. Esta validação deverá ser realizada em amostras submetidas a período de incubação de acordo com protocolo específico de deteção de NMP. O estudo de validação biológica é feito por entidade reconhecida pela DGAV. 4 Monitorização e registo das temperaturas A monitorização do tratamento é feita através do registo automático das temperaturas dos 3 sensores localizados na câmara de tratamento. O tratamento só se considera validado desde que sejam atingidos os valores de temperatura iguais ou superiores a 64ºC durante pelo menos 30 minutos consecutivos nos 3 sensores. A monitorização diária do tratamento é da responsabilidade do operador, que se compromete a garantir a manutenção das boas condições de funcionamento do sistema. 5 Crivagem O processo de crivagem é obrigatório e tem lugar após a finalização do tratamento. Esta separação após tratamento permite reduzir a humidade da casca e a eliminação de resíduos lenhosos de menor dimensão, assegurando uma melhor qualidade e identidade do produto. A crivagem tem de ser feita para diferentes frações, com um valor mínimo permitido de 5 mm. O processo de crivagem deve ter lugar na zona limpa (ver ponto 8) e o respectivo equipamento deve ser utilizado exclusivamente com casca tratada. 6 Comprovativo de Tratamento O cumprimento das exigências do tratamento da casca é atestado pela emissão de um passaporte fitossanitário por remessa de lote de material tratado e crivado.

5 7 Inspeção oficial Cada empresa autorizada a efetuar tratamento de casca está sujeita a inspeções oficiais tendo em vista a verificação dos registos da temperatura dos sensores, validação dos tratamentos e emissão dos respetivos passaportes fitossanitários. Periodicamente a DGAV poderá também realizar verificações da conformidade das condições reportadas no estudo de validação com os dados de monitorização instantâneos. A confirmação do tempo de permanência será avaliada por medição direta da velocidade do tapete ou por método equivalente que permita avaliar o tempo de permanência da casca no interior da câmara de tratamento. Para além da consulta dos registos efetuados, devem ser observadas as condições gerais de higiene e limpeza referidas nestes requisitos. 8 Regras de armazenamento e transporte após tratamento Após tratamento, a casca deve ser crivada e armazenada em local pavimentado, bem identificado como sendo área de armazenamento de casca tratada (zona limpa) e segregada dos locais da restante casca (zona suja). A área de armazenamento do material tratado deve ser um espaço coberto e relativamente abrigado do vento dominante. Não pode ocorrer nenhuma possibilidade de escorrimento de águas pluviais ou outras para a área de armazenamento de material tratado. A distância entre as áreas de armazenamento ou de processamento de material tratado e de material não tratado, tem de ser de pelo menos 25 m caso não haja uma barreira física entre elas [Figura 3 (a)]. Se possível, a área de material tratado deve localizar-se numa cota mais elevada. Se a área de material tratado estiver numa cota inferior à da área de material não tratado, deve haver um canal de escoamento de água entre as duas. Se existirem barreiras físicas para separação entre as áreas de armazenamento de material tratado e não tratado, tal como muros, ou separadores não perfurados, a distância mínima entre os dois materiais é de 25 m, contados no trajeto mais curto a nível do solo entre os pontos mais próximos de casca, tratada e não tratada, como mostrado no esquema da Figura 3 (b). Considerando o percurso mais curto em altura, ou seja, pela parte superior do muro de separação, a distância mínima de contacto deve ser de 3 m.

6 Área tratada 25 m (a) Área não tratada 25 m 25 m Área tratada Área não tratada Área tratada Área não tratada (b) Figura 3 Armazenamento da casca. Exemplos de afastamento entre as áreas de armazenamento de casca tratada e não tratada. Recomenda-se que o período de armazenamento seja o mais curto possível. 9 Medidas de Higiene Os equipamentos de manuseamento da casca tratada devem ser diferentes dos que manuseiam casca não tratada, no sentido de evitar recontaminações. Se não for possível afetar equipamentos específicos para cada operação, as pás carregadoras, ou outros mecanismos transportadores, devem ser previamente submetidos a estritas medidas de higiene antes da sua utilização com casca tratada. Esta limpeza deve ser feita com jato de vapor até retirar todos os vestígios de casca e poeiras. Todos os camiões e contentores que transportem casca de coníferas tratada devem ser previamente submetidos a estritas medidas de higiene de modo a garantir que não ocorram recontaminações da casca transportada. 10 Documentação Semanalmente deve ser preenchida a Ficha de Registo de Tratamento de à qual se deve anexar o registo automático das temperaturas, ambas devidamente validadas pelo técnico dos serviços oficiais responsável pelo acompanhamento da empresa. Toda a documentação, incluindo os certificados de calibração dos sensores, deve ser devidamente arquivada por um período mínimo de 2 anos.

Sistema de tratamento estacionário

Sistema de tratamento estacionário Versão 1 (09/04/2013) REQUISITOS TÉCNICOS PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE CASCA ISOLADA DE CONÍFERAS 1 Sistema de tratamento estacionário Introdução Este procedimento define os requisitos técnicos para eliminação

Leia mais

Pré-tratamento Tratamento Pós-tratamento

Pré-tratamento Tratamento Pós-tratamento Introdução A Flavescência dourada é uma doença de quarentena (anexo IIAII da Diretiva n.º 2000/29/CE, do Conselho, de 8 de maio de 2000) que afeta a videira e tem como agente causal o fitoplasma Grapevine

Leia mais

1 - Câmara de Tratamento

1 - Câmara de Tratamento PARA TRATAMENTO TÉRMICO DE MADEIRA E DE MATERIAL DE EMBALAGEM DE MADEIRA 1 - Câmara de Tratamento Devidamente identificada - identificação, mediante inscrição permanente, quando houver mais do que uma

Leia mais

Nemátode A construção de uma norma Como estamos?

Nemátode A construção de uma norma Como estamos? Nemátode A construção de uma norma Como estamos? IPQ CT 14 Normalização sobre Madeiras SC 5 Nemátode José António Santos Sumário O que é o nemátode O problema industrial A procura da solução A construção

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S08017-201307) Nos termos do Artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, com a redação conferida

Leia mais

Projecto de Documento Normativo Português. prdnp Guia 1

Projecto de Documento Normativo Português. prdnp Guia 1 Projecto de Documento Normativo Português prdnp Guia 1 Guia interpretativo da NP 4487:2009 Guide d interprétation de la NP 4487:2009 Interpretive guide to NP 4487:2009 ICS 79.040 CORRESPONDÊNCIA ELABORAÇÃO

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 02/05/2018

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 02/05/2018 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S10171-201208) Nos termos do Artigo 35º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S13005-201211) Nos termos do artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

MADEIRA PROVENIENTE DO ABATE DE CONÍFERAS EM PORTUGAL CONTINENTAL

MADEIRA PROVENIENTE DO ABATE DE CONÍFERAS EM PORTUGAL CONTINENTAL MADEIRA PROVENIENTE DO ABATE DE CONÍFERAS EM PORTUGAL CONTINENTAL - REGRAS PARA RECEÇÃO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE - (Decreto-Lei n.º 95/2011 de 8 de agosto) Versão 1 (15-03-2012) INDICE 1. REGRAS GERAIS

Leia mais

Uso de proteínas animais transformadas no fabrico de alimentos para animais de aquicultura

Uso de proteínas animais transformadas no fabrico de alimentos para animais de aquicultura Segurança Alimentar Uso de proteínas animais transformadas no fabrico de alimentos para animais de aquicultura Direção Geral de Alimentação e Veterinária Esclarecimento 11 /2014 Resumo: O presente esclarecimento

Leia mais

Casa Eficiente c. Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes

Casa Eficiente c. Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes 9.c Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes 1 2 FICHA TÉCNICA Título 9.c Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO CONDIÇÕES PARTICULARES. Modo Produção Biológico CONTROLO DA PRODUÇÃO DE BETÃO

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO CONDIÇÕES PARTICULARES. Modo Produção Biológico CONTROLO DA PRODUÇÃO DE BETÃO REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO CONDIÇÕES PARTICULARES DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO Modo Produção Biológico CONDIÇÕES PARTICULARES CONTROLO DA PRODUÇÃO DE BETÃO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ÂMBITO...

Leia mais

Condições de Entrega na Central de Valorização Orgânica Resíduos Verdes

Condições de Entrega na Central de Valorização Orgânica Resíduos Verdes 1. OBJETIVO: Este documento tem como objetivo definir as condições e os procedimentos que deverão ser realizados para se efetuar a entrega de resíduos verdes, assim como referenciar, não exaustivamente,

Leia mais

EMBALAGENS DE MADEIRA E RECICLAGEM

EMBALAGENS DE MADEIRA E RECICLAGEM EMBALAGENS DE MADEIRA E RECICLAGEM Filipa Pico Embar Associação nacional de recuperação e reciclagem de embalagens e resíduos de madeira www.embar.pt - filipa.pico@embar.pt 25 de novembro de 2014 Instituto

Leia mais

Procedimento de Inspeção Dimensional CTGÁS

Procedimento de Inspeção Dimensional CTGÁS PÁG/FLS: 1 de 9 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUMENTOS DE REFERENCIA... 2 3.1. DOCUMENTOS DOS QUAIS ESTE DOCUMENTO FOI DERIVADO... 2 3.2. OUTROS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA... 2 4. TERMINOLOGIA...

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº /2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº /2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -00085/2012 (S09631-201208) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP Aplicação de um conjunto de acções para a produção de alimentos sãos. Normas gerais e específicas de higiene e medidas de controlo necessárias por forma a garantir a segurança

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00013/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00013/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00013/2013 (S01453-201302) Nos termos do Artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, com a redação conferida

Leia mais

Boas Práticas da Distribuição - Da regulamentação à prática -

Boas Práticas da Distribuição - Da regulamentação à prática - Boas Práticas da Distribuição - Da regulamentação à prática - 27 de outubro de 2016 Carmen Bessa Diretora de Logística AGENDA 1. Enquadramento 2. As principais alterações das BPD 3. A implementação 4.

Leia mais

Instruções para a elaboração de Manual de Procedimentos para locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM)

Instruções para a elaboração de Manual de Procedimentos para locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) Instruções para a elaboração de Manual de Procedimentos para locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) O Manual de Procedimentos é um instrumento de trabalho, elaborado por

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 23/08/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 23/08/2017 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis O TUA compreende todas

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 111/2012

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 111/2012 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 111/2012 (S12379-201210) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -102/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -102/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -102/2013 (S12470-201311) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO 23.4.2013 Jornal Oficial da União Europeia L 111/107 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 18 de abril de 2013 relativa aos relatórios anuais sobre inspeções não discriminatórias realizadas ao abrigo do Regulamento

Leia mais

PG 31. Produção e Fornecimento de Betão Pronto

PG 31. Produção e Fornecimento de Betão Pronto 1 / 5 1 A recepção dos pedidos de fornecimento deve ser realizada nas centrais de produção, via escrita ou telefónica. O operador deve receber a seguinte informação do cliente: Data; Hora; Cadência da

Leia mais

Pilar: Empresa (Rotina)

Pilar: Empresa (Rotina) Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Rotina) 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.10 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E VESTIÁRIOS PARA OS MANIPULADORES:

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S10774-201209) Nos termos do Artigo 32º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei

Leia mais

Certificação de material de propagação de videira. Kátia F. Gomes Teixeira

Certificação de material de propagação de videira. Kátia F. Gomes Teixeira Certificação de material de propagação de videira Kátia F. Gomes Teixeira Vila Real, 23 de outubro de 2017 Objectivo da obrigação de certificação oficial na União Europeia Garantir a segurança e a qualidade

Leia mais

AVALIAÇÃO VERTICAL DE LABORATÓRIOS, NORMA ISO/CEI 17025:2005

AVALIAÇÃO VERTICAL DE LABORATÓRIOS, NORMA ISO/CEI 17025:2005 Nº Ref. SADCAS: AVALIAÇÃO VERTICAL DE LABORATÓRIOS, NORMA ISO/CEI 17025:2005 Data(s) de Avaliação: Avaliador (s) & Observador(s): Laboratório: Área/Campo de Operação: Representante do Laboratório Certificado

Leia mais

A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES

A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES SUAS LIMITAÇÕES LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTA A GESTÃO DE RCD EM PORTUGAL PORMENORES MUITO TÉCNICOS, POR VEZES DIFÍCEIS DE COMPREENDER E OU DE COLOCAR EM PRÁTICA: TRIAGEM EM OBRA

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S05175-201305) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes

Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes Mod 10-381 rev 0 Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação de

Leia mais

Plano de Monitorização Indústria Produtos Termoplásticos para Marcação Rodoviária

Plano de Monitorização Indústria Produtos Termoplásticos para Marcação Rodoviária Actividade Tipo de Inspecção Como Inspeccionar Não Conforme 1. Recepção dos Materiais Constituintes: a) Micro esferas de Vidro; b) Cargas (Carbonatos de Cálcio) c) Pigmentos; d) Ligante; e) Aditivos. 2.

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 10/01/2018

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 10/01/2018 "https://siliambapambientept" e no link "Validar Título verificação apresentados TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação. Fabricação de Cosméticos RDC 48/2013

Boas Práticas de Fabricação. Fabricação de Cosméticos RDC 48/2013 Boas Práticas de Fabricação Fabricação de Cosméticos RDC 48/2013 Definição São os requisitos gerais que o fabricante deve aplicar às operações de Fabricação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e

Leia mais

Impactos socioeconómicos e ambientais da Doença da Murchidão do Pinheiro

Impactos socioeconómicos e ambientais da Doença da Murchidão do Pinheiro Seminário "A Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional, Coimbra, março 2017 Impactos socioeconómicos e ambientais da Doença da Murchidão do Pinheiro Luís Fonseca e Isabel Abrantes Doença da Murchidão

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Manutenção das infraestruturas e equipamentos

PROCEDIMENTO OPERATIVO Manutenção das infraestruturas e equipamentos Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à gestão de atividades inerentes à manutenção e conservação das infraestruturas e. II OBJETIVOS Garantir que as infraestruturas estejam em condições de utilização. Garantir

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012 1 7 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012 (S14202-201212) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS

ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS NORMAS TÉCNICAS: NB 12.235 - ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS - CLASSE I NB 11.174 - ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS NÃO PERIGOSOS - CLASSES II E III ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Calibração Fonte: Simone Acosta Fatores para minimizar erros Sensor apropriado Verificar a exatidão de cada elemento Cabeamento correto Verificar ruído elétrico Calibração Procedimento Geral

Leia mais

AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS

AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS N.º 11/2013/CCDR-ALENTEJO Nos termos do artigo 35.º Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, é emitido o presente

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 15/03/2018

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 15/03/2018 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

A nova norma NP ISO : 2018 alterações principais. Sónia Antunes LNEC

A nova norma NP ISO : 2018 alterações principais. Sónia Antunes LNEC A nova norma NP ISO 1996-2: 2018 alterações principais Sónia Antunes LNEC Resumo da apresentação > Objetivos; > Termos e definições; > Incerteza de medição; > Equipamento; > Principio de medição; > Funcionamento

Leia mais

REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO A CUMPRIR PELOS OPERADORES DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS NO

REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO A CUMPRIR PELOS OPERADORES DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS NO REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO A CUMPRIR PELOS OPERADORES DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS NO CONTEXTO DO FLUXO ESPECÍFICO DAS PILHAS E ACUMULADORES O Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro, veio revogar o

Leia mais

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA Gilberto Vicente Lisboa, Dezembro de 2003 1 VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE O cumprimento do referencial da Protecção Integrada exige o controlo e certificação realizado

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS RESÍDUOS DE EMBALAGENS DE PAPEL/CARTÃO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS RESÍDUOS DE EMBALAGENS DE PAPEL/CARTÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA A RETOMA DE (EXCEPTO ECAL) 1. OBJECTIVO Metodologia aplicável na retoma da matéria-prima papel/cartão, seu controlo e critérios de aceitação e/ou rejeição, para posterior reciclagem.

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS SISTEMA DE GESTÃO PARA EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS SISTEMA DE GESTÃO PARA EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS SISTEMA DE GESTÃO PARA EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão...

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO Modo Produção Biológico CONDIÇÕES PARTICULARES EN 694

REGULAMENTO GERAL DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PROCESSO E SERVIÇO Modo Produção Biológico CONDIÇÕES PARTICULARES EN 694 REGULAMENTO GERAL DE CONDIÇÕES CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO, PARTICULARES PROCESSO E SERVIÇO Modo Produção Biológico CONDIÇÕES PARTICULARES EN 694 ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ÂMBITO... 3 3. ALTERAÇÕES... 4

Leia mais

Sessão de Esclarecimento relativa à Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. -Princípios de proteção integrada - Miriam Cavaco

Sessão de Esclarecimento relativa à Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. -Princípios de proteção integrada - Miriam Cavaco Sessão de Esclarecimento relativa à Lei n.º 26/2013, de 11 de abril -Princípios de proteção integrada - Miriam Cavaco DGAV, Oeiras, 08 de abril de 2014 Novo quadro regulamentar comunitário para produtos

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 28/08/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 28/08/2017 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

SEGURANÇA dos ALIMENTOS

SEGURANÇA dos ALIMENTOS SEGURANÇA dos ALIMENTOS AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE DE CARNE QUENTE APÓS O ABATE PARA SALA DE DESMANCHA istock/frotog and istock/ VanderWolf-Images Esclarecimento Técnico nº 2 / DGAV / 2018 RESUMO : O presente

Leia mais

4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização. Associação Nacional de Esterilização

4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização. Associação Nacional de Esterilização 4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização Associação Nacional de Esterilização Fundação Cupertino de Miranda 03 de Junho de 2006 Um Hospital Moderno A segurança dos pacientes é fundamental e assim deve ser

Leia mais

definição do mensurando condições ambientais

definição do mensurando condições ambientais Motivação definição do mensurando procedimento de medição resultado da medição condições ambientais operador sistema de medição Como usar as informações disponíveis sobre o processo de medição e escrever

Leia mais

Dário Antunes Correia

Dário Antunes Correia 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 82/2012 (S09084-201207) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida pelo

Leia mais

Manual da Qualidade Página 1 de 16

Manual da Qualidade Página 1 de 16 Página 1 de 16 Data Entrada em Vigor Detentores do Documento 13 de Janeiro de 2010 DQ / Servidor Revisão N.º Data da Revisão Descrição da Alteração 1 04.09.2012 Revisão dos requisitos para os setores da

Leia mais

Câmaras de conservação - Aspectos de dimensionamento -

Câmaras de conservação - Aspectos de dimensionamento - Câmaras de conservação - Aspectos de dimensionamento - Disciplina de Tecnologia Pós-colheita Mestrado em Ciência e Tecnologia Pós-colheita Faculdade de Ciências, Universidade do Porto Domingos Almeida

Leia mais

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos Brasil 2016 Soluções integradas em ensaios não destrutivos EMISSÃO ACÚSTICA EM VASOS DE PRESSÃO ENSAIO DE EMISSÃO ACÚSTICA APLICADO A VASOS DE PRESSÃO 01 APLICAÇÃO EM VASOS DE PRESSÃO O ensaio de emissão

Leia mais

Utilização de fossas séticas individuais

Utilização de fossas séticas individuais 5 CADERNOS DE SENSIBILIZAÇÃO O CONSUMIDOR E OS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS Utilização de fossas séticas individuais Saiba a resposta às seguintes questões: pág.: O que é uma fossa sética?... 1 Quais os

Leia mais

SUMÁRIO &'! " " (%)& % ( )

SUMÁRIO &'!   (%)& % ( ) SUMÁRIO! " # $% & %!! &'! %! ()" " " (%)& % ( ) 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS PÁGINA SUMÁRIO DE MUDANÇA DATA ELABORADO APROVADO Todas Primeira Emissão 12/07/2005 Renata Moura Walter Laudisio Mudança do logo

Leia mais

Critérios para a designação de Organismos de Atestação de Formação

Critérios para a designação de Organismos de Atestação de Formação Critérios para a designação de Organismos de Atestação de Formação Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro Regulamento (CE) n.º 517/2014, de 21 de abril Regulamento (CE) n.º 307/2008, de 2 de abril

Leia mais

TERMO-HIGRÓMETRO COM DATA LOGGER MODELO CTR313

TERMO-HIGRÓMETRO COM DATA LOGGER MODELO CTR313 TERMO-HIGRÓMETRO COM DATA LOGGER CTR313 Medidor portátil, muito fácil de usar, com tempo de resposta elevado, sendo um equipamento ideal para higiene e segurança no trabalho, monitorizações contínuas de

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 25/10/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 25/10/2017 DATA DO DOCUMENTO: 25/10/201 D201102500321 b90-1896-8924-d2b8 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes

Leia mais

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS

APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS APARELHOS DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E ACESSÓRIOS Balastros indutivos para lâmpadas de descarga Características e ensaios Elaboração: DTI Homologação: conforme despacho do CA de 2011-11-17 Edição: 3ª. Substitui

Leia mais

Informações destinadas ao pessoal técnico e às empresas que trabalham com equipamentos que contêm gases fluorados com efeito de estufa

Informações destinadas ao pessoal técnico e às empresas que trabalham com equipamentos que contêm gases fluorados com efeito de estufa Informações destinadas ao pessoal técnico e às empresas que trabalham com equipamentos que contêm gases fluorados com efeito de estufa Equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor Regulamento

Leia mais

Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC

Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC http://www.brc.org.uk/standards Luísa Pestana Bastos 1 Referencial Global para a Segurança Alimentar 2 OBJECTIVO Desenvolvido para ajudar as empresas a cumprir

Leia mais

Manual do Cliente. Boas Práticas de Utilização e Resolução de Avarias - Purificadores

Manual do Cliente. Boas Práticas de Utilização e Resolução de Avarias - Purificadores Manual do Cliente Boas Práticas de Utilização e Resolução de Avarias - Purificadores 2 Conteúdos 1 Normas Gerais... 2. Normas de Segurança... 3. Normas de Utilização... 3.1 Instalação da Máquina... 3.2

Leia mais

Plano de Formação 2017 Ed

Plano de Formação 2017 Ed Plano de Formação 2017 Ed. 02 2017-01-12 Índice Gestão e Qualidade... 3 Amostragem... 4 Incertezas nas Medições... 5 Químicas e Técnicas Instrumentais... 5 Operadores... 6 Ensaios Não Destrutivos... 7

Leia mais

E S T R U T U R A. Alteração de cabeçalhos e rodapés conforme PSQ.05.XX. Revisão Geral do Procedimento

E S T R U T U R A. Alteração de cabeçalhos e rodapés conforme PSQ.05.XX. Revisão Geral do Procedimento E S T R U T U R A 1.OBJETIVO 2.ÁREAS ENVOLVIDAS 3.NORMAS E/OU DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4.DEFINIÇÕES 5.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Emissão Revisão Natureza das Alterações 09.05.06 06 Eliminada a referencia

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 058/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 058/2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 058/2012 (S07477-201206) Nos termos do artigo 33º do Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de Setembro com a redação conferida pelo

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00017/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00017/2013 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00017/2013 (S01678-201302) Nos termos do Artigo 35º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

Este documento não está protegido, para que possa personalizá-lo e adaptá-lo conforme lhe for mais conveniente.

Este documento não está protegido, para que possa personalizá-lo e adaptá-lo conforme lhe for mais conveniente. Este documento foi criado pela EUROLAB para servir como ferramenta para auxiliar os laboratórios na criação do seu Plano de Transição para a nova Norma ISO/IEC 17025:2018. Este documento inclui diferentes

Leia mais

Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios

Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios Oficinas Analíticas 2015 Meio Ambiente Pontos críticos na avaliação de um Laboratório Ambiental o ponto de vista de um avaliador de laboratórios Maria Teresa Raya Rodriguez Este ensaio seria Reconhecido?

Leia mais

Aplicação dos Princípios BPL aos Sistemas Informatizados. Florbela Dias DMET

Aplicação dos Princípios BPL aos Sistemas Informatizados. Florbela Dias DMET Aplicação dos Princípios BPL aos Sistemas Informatizados Number 17 Application of GLP Principles to Computerised Systems 2 Resumo Introdução Fase de projeto Fase operacional Fase de descontinuação 3 Introdução

Leia mais

1. O Dec.-Lei n.º 77/2015 aplica-se a todo o tipo de pinhas e em todo o país?

1. O Dec.-Lei n.º 77/2015 aplica-se a todo o tipo de pinhas e em todo o país? Perguntas frequentes sobre o regime jurídico aplicável à colheita transporte, armazenamento, transformação, importação e exportação de pinhas de Pinus pinea (Dec.-Lei n.º 77/2015, de 12 de maio). 1. O

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 337/31

Jornal Oficial da União Europeia L 337/31 11.12.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 337/31 REGULAMENTO (UE) N. o 1179/2012 DA COMISSÃO de 10 de dezembro de 2012 que estabelece os critérios para determinar em que momento o casco de vidro deixa

Leia mais

Condições de montagem

Condições de montagem Condições de montagem para SUNNY CENTRAL 250, 250HE Conteúdo Este documento descreve as dimensões e as distâncias mínimas a respeitar, os volumes de entrada e de evacuação de ar necessários para um funcionamento

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 090/2012

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 090/2012 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 090/2012 (S10158-201208) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida pelo

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO. DE RESfDUOS Nº 00087/2015 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO. DE RESfDUOS Nº 00087/2015 (S ) 1J 115 Comissão de Coordenação e Desenvotvímento Regionalde Lisboae Valedo Tejo ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESfDUOS Nº 00087/2015 (S13116-201511) Nos termos do artigo

Leia mais

Relatório Técnico Campanha MOLINES Drenagem Urbana

Relatório Técnico Campanha MOLINES Drenagem Urbana Relatório Técnico Campanha MOLINES Drenagem Urbana Monitorização no Dafundo Abril de 2014 a março de 2015 Maria do Céu Almeida, Maria Adriana Cardoso, Rita Salgado Brito, Paula Beceiro MOLINES Modelação

Leia mais

DG (SANCO) / MR

DG (SANCO) / MR 1 Assegurar a aplicação do plano de pesquisas anual na zona demarcada em conformidade com o artigo 4.º, n.º 2, da Decisão 2006/133/CE e a notificação dos resultados das pesquisas à Comissão, assim que

Leia mais

Metrologia 1ª lista de exercícios

Metrologia 1ª lista de exercícios 1. Cite as três classes de aplicações onde é importante medir. Dê exemplos de situações presentes na sua vida de cada uma das classes. 2. Da definição de medir: "... é o procedimento experimental através

Leia mais

Plano de Formação 2º Semestre 2017 Ed

Plano de Formação 2º Semestre 2017 Ed Plano de Formação 2º Semestre 2017 Ed. 03 2017-07-18 Índice Gestão e Qualidade... 3 Amostragem... 3 Incertezas nas Medições... 4 Químicas e Técnicas Instrumentais... 4 Ensaios Não Destrutivos... 5 Calibrações

Leia mais

INSPEÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Agradecimentos à Prof. Luciana Neves pela Concepção da apresentação original

INSPEÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Agradecimentos à Prof. Luciana Neves pela Concepção da apresentação original INSPEÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Agradecimentos à Prof. Luciana Neves pela Concepção da apresentação original 1 INSPEÇÃO Quando e por quê? Motivações Concessão de licença; Certificação; denúncias; notificações

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 06/04/2018

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 06/04/2018 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº024/2013

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº024/2013 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº024/2013 (S02750-201303) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida pelo

Leia mais

Marcação CE: descrição

Marcação CE: descrição Marcação CE: descrição Marta Ferreira USGM Sistemas de Gestão e Melhoria Seminário Colagem de Produtos Cerâmicos segundo a NP EN 12004:2008 (Colas para ladrilhos) CTCV/Coimbra 13/11/2013 18-11-2013 1 Regulamento

Leia mais

Dimensionamento. Dimensionamento do Centro de Produção. Centro de Produção ou Centro de Trabalho. Projeto de Instalações Industriais Camarotto

Dimensionamento. Dimensionamento do Centro de Produção. Centro de Produção ou Centro de Trabalho. Projeto de Instalações Industriais Camarotto Dimensionamento Centro de Produção ou Centro de Trabalho Dimensionamento do Centro de Produção Áreas Definição Obtenção EQUIPAMENTO - É a projeção ortogonal do equipamento sobre o plano horizontal. Fresadora

Leia mais

Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL. Ana Luísa Silva

Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL. Ana Luísa Silva Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Ana Luísa Silva 2 Índice Esfigmomanómetros: Tipologias Esfigmomanómetros manuais Esfigmomanómetros automáticos

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 62/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 62/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 62/2012 (S07882-201207) Nos termos do artigo 33º.do Decreto-Lei nº. 178/2006, de 5 de Setembro, com as alterações introduzidas

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das chaves SATELEC

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das chaves SATELEC CHAVES Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das chaves SATELEC Avisos: Não utilize esfregões ou produtos de limpeza abrasivos. Evite usar soluções que contenham iodo ou uma elevada

Leia mais

Regulamento de Certificação de Técnicos

Regulamento de Certificação de Técnicos Regulamento de Certificação de Técnicos O presente documento estabelece o Regulamento de certificação dos técnicos responsáveis pela instalação, deteção de fugas, recuperação e manutenção ou assistência

Leia mais

Grupo de Trabalho para a Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: TERMÓMETROS CLÍNICOS

Grupo de Trabalho para a Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: TERMÓMETROS CLÍNICOS Grupo de Trabalho para a Guia de Boas Práticas para a Metrologia na Saúde: TERMÓMETROS CLÍNICOS Sílvia Moutinho Publicado a 9 maio 2016 no site do IPQ 2 3 Termómetros Clínicos Grupo de Trabalho para a

Leia mais

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS Rev. Outubro/2011 Página 1 de 6 Conforme anexo B da NIT DICOR 024 rev. 03 de fevereiro/2010 - Critérios para a Acreditação de Organismo de Certificação de Produto e de Verificação de Desempenho de Produto.

Leia mais