Lógica para computação - Linguagem da Lógica de Predicados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lógica para computação - Linguagem da Lógica de Predicados"

Transcrição

1 DAINF - Departamento de Informática Lógica para computação - Linguagem da Lógica de Predicados Prof. Alex Kutzke ( ) 13 de Outubro de 2015

2 Razões para uma nova linguagem Linguagem Proposicional não é capaz de representar todas as proposições; Linguagem de Predicados: Maior poder de representação; Representação de silogismos categóricos (Aristóteles); Todos os alunos são inteligentes ; Nenhum aluno é inteligente ; Alguns alunos são inteligentes ; Alguns alunos não são inteligentes ; Quais alunos? Não depende apenas da proposição; Quantificadores: todos, nenhum e algum.

3 Alfabeto da Lógica de Predicados Definição 6.1 (alfabeto da Lógica de Predicados) O alfabeto da Lógica de Predicados é constituído por (SOUZA, 2015, p. 210): 1. símbolos de pontuação: (, ); 2. um conjunto enumerável de símbolos para variáveis: x, y, z, w, x 1, y 1,...; 3. um conjunto enumerável de símbolos para funções: f, g, h, f 1, g 1,...; 4. um conjunto enumerável de símbolos para predicados: p, q, r, p 1, q 1,...; 5. conectivos:,,,. Associado a cada símbolo para função ou predicado, temos um número inteiro não negativo k. Esse número indica a aridade, ou seja, o número de argumentos da função ou predicado.

4 Variáveis Similar ao conceito de variável da matemática e da computação; x, y, w, z, x 1, y 1,....

5 Predicados Representam propriedades e relações entre objetos: Maria é bonita = p(x) p(x) é verdadeiro se, e somente se, x é bonita; Relações: Irmão = q(x, y); q(x, y) é verdadeiro se, e somente se, x é irmão de y; p, q, r, p 1, q 1,....

6 Funções Similar ao conceito de função da matemática e da computação; f, g, h, f 1, g 1,...; Símbolos para constantes: Quando aridade da função é igual a zero. a, b, c, a 1, b 1,...;

7 Símbolos proposicionais Simbolos proposicionais são predicados com aridade igual a zero; P, Q, R, S, P 1, Q 1,....

8 Conectivos e ; Quantificadores: Universal: ; Existencial: ; Ampliam o poder de representação e a complexidade da Lógica.

9 Quantificador universal Todo homem é mortal Todos os homens são mortais Os homens são mortais Homens são sempre mortais Somente mortais é que são homens x = homem; q(x) é verdade se x é mortal; ( x)q(x).

10 Quantificador existencial Existe homem inteligente Há um homem inteligente Há pelo menos um homem inteligente Há homens inteligentes Algum homem é inteligente Alguns homens são inteligentes x = homem; q(x) é verdade se x é inteligente; ( x)q(x).

11 Sobre fómulas da Lógica de Predicado Diferenças entre valor-verdade e objeto; A capital de Minas Gerais é Belo Horizonte Capital do Brasil Em geral, na Lógica de Predicados, objetos do domínio são termos; Fórmulas são sentenças declarativas (retornam um valor verdade);

12 Termo Definição 6.2 (termo) O conjunto de termos da linguagem da Lógica de Predicados é o menor conjunto que satisfaz as regras a seguir (SOUZA, 2015, p. 214): 1. as variáveis são termos; 2. se t 1, t 2,..., t n são termos e f é um símbolo para função n-ária, então f (t 1, t 2,..., t n ) é um termo.

13 Exemplo (Termos) 1. A variável x é um termo; 2. A constante a é um termo, pois é uma função zero-ária. Nesse caso, temos uma função aplicada a zero termos. 3. f (x, a) é um termo se, e somente se, f for uma função binária; 4. g(y, f (a, x), c) é um termo; 5. Exemplo: operadores aritméticos.

14 Átomo Definição 6.3 (átomo) O conjunto dos átomos da linguagem da Lógica de Predicados é o menor conjunto que satisfaz as regras a seguir (SOUZA, 2015, p. 215): 1. os símbolos proposicionais são átomos; 2. se t 1, t 2,..., t n são termos e p é um símbolo para predicado n-ário, então p(t 1, t 2,..., t n ) é um átomo.

15 Exemplo (Átomos) 1. O símbolo proposicional P é um átomo, pois é um predicado zero-ário; 2. p(x, a) é um átomo se, e somente se, p for um predicado binário; 3. p(f (a, x), c) é um átomo; 4. Termos não são átomos; 5. Átomos não são termos; 6. Exemplo: operadores lógicos.

16 Fórmulas Definição 6.4 (fórmula) O conjunto de fórmulas da linguagem da Lógica de Predicados é o menor conjunto que satisfaz as regras a seguir (SOUZA, 2015, p. 216): 1. todo átomo é uma fórmula; 2. se H é uma fórmula, então ( H) é uma fórmula; 3. se H é uma fórmula, então (H G) é uma fórmula; 4. se H é uma fórmula e x é uma variável, então (( x)h) e (( x)h) são fórmulas.

17 Exemplo (Fórmulas) 1. Os átomos p(x), R e q(x, a, z) são fórmulas; 2. (( p) R) é uma fórmula; 3. (( x)(p(x) R)) é uma fórmula; 4. (( x)(p(x) R)) q(x, a, z)) é uma fórmula; Definição 6.5 (expressão) Uma expressão da Lógica de Predicados é um termo ou uma fórmula (SOUZA, 2015, p. 217).

18 Correspondência entre Quantificadores Definição 6.6 (correspondência entre quantificadores) Considere uma fórmula H e uma variável x. Os quantificadores existencial e universal se relacionam pelas correspondências (SOUZA, 2015, p. 218): 1. (( x)h) denota (( x) H); 2. (( x)h) denota (( x) H). 1. ( x)p(x), é interpretada como: existe aluno de computação que é inteligente ; 2. ( x) p(x), é interpretada como: é falso que todo aluno de Computação não é inteligente.

19 Ordem de precedência Definição 6.7 (ordem de precedência) Na Lógica de Predicados, a ordem de precedência dos conectivos é a seguinte (SOUZA, 2015, p. 218): 1. maior precedência: ; 2. precedência intermediária superior:, ; 3. precedência intermediária inferior:, ; 4. precedência inferior:,.

20 Subtermo, subfórmula, subexpressão Definição 6.8 (subtermo, subfórmula, subexpressão) Os elementos a seguir definem as partes de um termo ou fórmula E (SOUZA, 2015, p. 219): 1. se E = x, então a variável x é um subtermo de E; 2. se E = f (t 1, t 2,..., t n ), então f (t 1, t 2,..., t n ) e t i, para todo i, são subtermos de E; 3. se t 1 é subtermo de t 2 e t 2 é subtermo de E, então t 1 é subtermo de E; 4. se E = H então H e ( H) são subfórmulas de E; 5. se E é uma das fórmulas (H G), (H G), (H G) ou (H G), então H, G e E são subfórmulas de E; 6. se E = (( x)h), então H e (( x)h) são subfórmulas de E; 7. se E = (( x)h), então H e (( x)h) são subfórmulas de E; 8. se H 1 é subfórmula de H 2 e H 2 é subfórmula de E, então H 1 é subfórmula de E; 9. todo subtermo ou subfórmula é também uma expressão.

21 Exemplo (Subfórmulas) H = ((( x)p(x)) (p(x)) (( y)r(y)))

22 Exemplo (Subfórmulas) H = ((( x)p(x)) (p(x)) (( y)r(y))) São subfórmulas de H: p(x); ( x)p(x); r(y); ( y)r(y); ( x)p(x) (p(x)); ((( x)p(x)) (p(x)) (( y)r(y))).

23 Comprimento de fórmula Definição 6.9 (comprimento de uma fórmula) Dada um fórmula H da Lógica de Predicados, o comprimento de H, denotado por comp[h], é definido como se segue (SOUZA, 2015, p. 220): 1. se H é um átomo, então comp[h] = 1; 2. comp[ H] = comp[h] + 1; 3. comp[h G] = comp[h] + comp[g] + 1; 4. comp[h G] = comp[h] + comp[g] + 1; 5. comp[h G] = comp[h] + comp[g] + 1; 6. comp[h G] = comp[h] + comp[g] + 1; 7. se H = ( x)g, então comp[( x)g] = 1 + comp[g]; 8. se H = ( x)g, então comp[( x)g] = 1 + comp[g].

24 Escopo de um quantificador Definição 6.10 (escopo de um quantificador) Seja E uma fómula da Lógica de Predicados (SOUZA, 2015, p. 221): 1. se ( x)h é subfórmula de E, então o escopo de ( x) em E é a subfórmula H; 2. se ( x)h é subfórmula de E, então o escopo de ( x) em E é a subfórmula H.

25 Exemplo (escopo de um quantificador) E = ( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) 1. o escopo do quantificador ( x) em E é: ( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) 2. o escopo do quantificador ( y) em E é: (( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) 3. o escopo do quantificador ( z) em E é: p(x, y, w, z) 4. o escopo do quantificador ( y) em E é: q(z, y, x, f (z 1 ))

26 Ocorrência livre e ligada Definição 6.11 (ocorrência livre e ligada) Sejam x uma variável e E uma fómula da Lógica de Predicados (SOUZA, 2015, p. 222): 1. uma ocorrência de x em E é ligada se x está no escopo de um quantificador ( x) ou ( x) em E; 2. uma ocorrência de x em E é livre se não for ligada.

27 Exemplo (ocorrência livre e ligada) E = ( x)( y)(( z)p(x g, y g, w v, z g ) ( y)q(z v, y g, x g, f (z 1v ))) 1. A variável z ocorre ligada em p(x, y, w, z), pois z está no escopo de ( z); 2. A variável z ocorre livre em q(z, y, x, f (z 1 )), pois, nesse caso, z não está no escopo de nenhum quantificar de z; 3. A ocorrência de y em q(z, y, x, f (z 1 )) é ligada, pois y está no escopo de ( y) e ( y); 4. A ocorrência de y em q(z, y, x, f (z 1 )) é ligada ao quantificador mais próximo, ( y); 5. As variáveis que ocorrem nos quantificadores não são livres e nem ligadas.

28 Variável livre e ligada Definição 6.12 (variável livre e ligada) Sejam x uma variável e E uma fómula da Lógica de Predicados que contém x (SOUZA, 2015, p. 223): 1. a variável x é ligada em E, se existe pelo menos uma ocorrência ligada de x em E; 2. a variável x é livre em E, se existe pelo menos uma ocorrência livre de x em E.

29 Exemplo (variável livre e ligada) E = ( x)( y)(( z)p(x g, y g, w v, z g ) ( y)q(z v, y g, x g, f (z 1v ))) 1. as variáveis x, y, e z são ligadas em E; 2. as variáveis w, z, e z 1 são livres em E; 3. a variável z é livre e ligada em E, pois há uma ocorrência livre e outra ligada.

30 Símbolos livres Definição 6.13 (símbolos livres) Dada uma fórmula E, os seus símbolos livres são as variáveis que ocorrem livres em E, os símbolos de função e os símbolos de predicado (SOUZA, 2015, p. 223). E = ( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) O conjunto {w, z, z 1, p, q, f } é formado pelos símbolos livres de E. Apenas variáveis que ocorrem ligadas não são símbolos livres.

31 Fórmula fechada Definição 6.14 (fórmula fechada) Uma fórmula é fechada quando não possui variáveis livres (SOUZA, 2015, p. 224). E = ( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) Não é fechada, pois contém variáveis livres.

32 Fórmula fechada 1. Adicionar ( z 1 ): E 1 = ( z 1 )( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) 2. Adicionar ( z): E 2 = ( z)( z 1 )( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) 3. Adicionar ( w): E 3 = ( w)( z)( z 1 )( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 )))

33 Fecho de uma fórmula Definição 6.15 (variável livre e ligada) Sejam H uma fómula da Lógica de Predicados e {x 1, x 2,..., x n } o conjunto das variáveis livres em H (SOUZA, 2015, p. 224): 1. o fecho universal de H, indicado por ( )H, é dado pela fórmula ( x 1 )... ( x n )H; 2. o fecho existencia de H, indicado por ( )H, é dado pela fórmula ( x 1 )... ( x n )H.

34 Exemplo (fecho de uma fórmula) E 3 = ( w)( z)( z 1 )( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) É o fecho unviversal de E. Logo E 3 = ( )E. E 4 = ( w)( z)( z 1 )( x)( y)(( z)p(x, y, w, z) ( y)q(z, y, x, f (z 1 ))) É o fecho existencial de E. Logo E 4 = ( )E. H = ( x)p(x) H não possui variáveis livres, então o seu fecho universal, ou existencial, é igual a H. Nesse caso: ( )H = ( )H = H.

35 Literal Definição 6.16 (literal na Lógica de Predicados) Um literal na Lógica de Predicados é um átomo ou a negação de um átomo. Um átomo é um literal positivo. A negação de um átomo é um literal negativo (SOUZA, 2015, p. 225). 1. Como P é um átomo, então P e P são literais; 2. Como p(f (x, a), x) é um átomo, p(f (x, a), x) é um literal; 3. q(x, y, z) e q(x, y, z) são literais.

36 Forma normal Definição 6.17 (forma normal) Seja H uma fórmula de Lógica de Predicados (SOUZA, 2015, p. 225): 1. H está na forma normal conjuntiva, fnc, se é uma conjunção de disjunções de literais; 2. H está na forma normal disjuntiva, fnd, se é uma disjunção de conjunções de literais.

37 Cláusula de programa Definição 6.18 (cláusula de programa) Uma cláusula de programa, na Lógica de Predicados, é uma cláusula do tipo C = ( )G, onde G está na forma normal disjuntiva e contém exatamente um literal positivo (SOUZA, 2015, p. 226). C 1 = ( x)( y)(p(x) q(x) r(x, y))

38 Cláusula de Programa C 1 = ( x)( y)(p(x) q(x) r(x, y)) Não são cláusulas de programa: C 2 = ( x)( y)( p(x) r(x, y)) C 3 = ( y)( z)( p(y) q(z) r(z))

39 Cláusula de Programa C 1 = ( x)( y)(p(x) q(x) r(x, y)) É igual a C 1 = ( )((q(x) r(x, y)) p(x))?

40 Cláusula de Programa C 1 = ( x)( y)(p(x) q(x) r(x, y)) É igual a C 1 = ( )((q(x) r(x, y)) p(x))? Notação: Uma cláusula de programa ( )(B A 1... A n ) É denotada por: B A 1,..., A n

41 Cláusula unitária Definição 6.19 (cláusula unitária) Uma cláusula de programa unitária é uma cláusula do tipo B. Nesse caso, a cláusula não contém literais negativos (SOUZA, 2015, p. 227). Uma cláusula unitária é denominada fato.

42 Programa lógico Definição 6.20 (programa lógico) Um programa lógico é um conjunto de cláusulas de programa (SOUZA, 2015, p. 227). 1. p(a, b) 2. p(f (x), y) p(x, z), q(g(f (x), z), y)

43 Referências utilizadas na apresentação I SOUZA, J. Lógica para Ciência da Computação, 3 a Edição. [S.l.]: Elsevier Brasil, 2015.

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional Capítulo 1 A linguagem da Lógica Proposicional 1 Introdução O estudo da Lógica é fundamentado em: Especificação de uma linguagem Estudo de métodos que produzam ou verifiquem as fórmulas ou argumentos válidos.

Leia mais

A linguagem da Lógica de Predicados. (Capítulo 8) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

A linguagem da Lógica de Predicados. (Capítulo 8) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto A linguagem da Lógica de Predicados (Capítulo 8) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Contextualização 2. Definições 3. Exemplos 4. Lista 3 O que não é

Leia mais

JOÃO NUNES de SOUZA. LÓGICA para CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO. Uma introdução concisa

JOÃO NUNES de SOUZA. LÓGICA para CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO. Uma introdução concisa JOÃO NUNES de SOUZA LÓGICA para CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO Uma introdução concisa 21 de maio de 2008 1 A linguagem da Lógica Proposicional Introdução Alfabeto da Lógica Proposicional Definição 1.1 (alfabeto)

Leia mais

Programação em Lógica. UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010

Programação em Lógica. UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010 Programação em Lógica UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010 Roteiro Introdução Conceitos Básicos Linguagens Lógicas Semântica de Modelos Semântica de Prova Programação

Leia mais

Lógica para computação - Propriedades Semânticas da Lógica Proposicional (parte 2/2) Alfabeto Simplificado e Formas Normais

Lógica para computação - Propriedades Semânticas da Lógica Proposicional (parte 2/2) Alfabeto Simplificado e Formas Normais DAINF - Departamento de Informática Lógica para computação - Propriedades Semânticas da Lógica Proposicional (parte 2/2) Alfabeto Simplificado e Formas Normais Prof. Alex Kutzke (http://alex.kutzke.com.br/courses)

Leia mais

Relações semânticas entre os conectivos da Lógica Proposicional(Capítulo 5)

Relações semânticas entre os conectivos da Lógica Proposicional(Capítulo 5) Relações semânticas entre os conectivos da Lógica Proposicional(Capítulo 5) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Conjunto de conectivos completo 2. na

Leia mais

Lógica Proposicional Fórmulas e Precedência de Operadores

Lógica Proposicional Fórmulas e Precedência de Operadores Lógica Proposicional Fórmulas e Precedência de Operadores Prof. Marcos A. Schreiner Disciplina de Introdução à Lógica 23 de março de 2015 Prof. Marcos A. Schreiner (UFPR) 23 de março de 2015 1 / 18 1 Introdução

Leia mais

Capítulo 8 Lógica de primeira Ordem

Capítulo 8 Lógica de primeira Ordem Capítulo 8 Lógica de primeira Ordem Tópicos 1. Contextualização 2. Definições 3. Exemplos 4. Questão desafio! 2 O que não é possível expressar em Lógica Proposicional? Todo tricolor é um campeão. Roberto

Leia mais

Aula 12: Lógica de Predicados

Aula 12: Lógica de Predicados Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 Aula 12: Lógica de Predicados DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Vamos estender a lógica proposicional para torná-la mais expressiva. Na lógica proposicional,

Leia mais

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18 2017/18 1 Lógica de primeira ordem Linguagens da lógica de primeira ordem Termos Fórmulas Semântica de Lógica de primeira ordem Lógica de primeira ordem Na lógica proposicional não é possível representar

Leia mais

Inteligência Artificial IA II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Inteligência Artificial IA II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO Inteligência Artificial IA Prof. João Luís Garcia Rosa II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO 2004 Representação do conhecimento Para representar o conhecimento do mundo que um sistema

Leia mais

Lógica Proposicional Sintaxe

Lógica Proposicional Sintaxe Lógica Proposicional Sintaxe José Gustavo de Souza Paiva Lógica Proposicional Forma mais simples da lógica Fatos do mundo real representados por sentenças sem argumento proposições Proposição Sentença

Leia mais

Introdução. História. História 18/03/2012. Lógica para Ciência da Computação. O que é Lógica?

Introdução. História. História 18/03/2012. Lógica para Ciência da Computação. O que é Lógica? IFMG-Formiga Introdução Lógica para Ciência da Computação O que é Lógica? É a formalização de linguagem e raciocínio, além de meios para expressar (dar significado) a essas formalizações. Profª. Danielle

Leia mais

Cálculo de Predicados. Matemática Discreta. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. março

Cálculo de Predicados. Matemática Discreta. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. março Matemática Discreta Cálculo de Predicados Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2017 Quantificadores Agrupados Dois quantificadores estão agrupados se um está no escopo do outro. Exemplo:

Leia mais

Matemática Discreta. Lógica de Predicados. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG

Matemática Discreta. Lógica de Predicados. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG Matemática Discreta Lógica de Predicados Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2016 Quantificadores Como expressar a sentença Para todo número inteiro x, o valor de x é positivo. usando

Leia mais

A linguagem da Lógica Proposicional (Capítulo 1)

A linguagem da Lógica Proposicional (Capítulo 1) A linguagem da Lógica Proposicional (Capítulo 1) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Alfabeto 3. Fórmulas bem formadas (FBF) 4. Exemplos

Leia mais

Lógica de primeira ordem (Capítulo 8 - Russell) Inteligência Artificial

Lógica de primeira ordem (Capítulo 8 - Russell) Inteligência Artificial Lógica de primeira ordem (Capítulo 8 - Russell) Inteligência Artificial Estrutura 1- Contextualização 2- Definições 3- Lista de exercício 4- Prolog 5- Regras em Prolog - Mundo Wumpus 6- Aplicação do Mundo

Leia mais

Lógica Matemática - Quantificadores

Lógica Matemática - Quantificadores Lógica Matemática - Quantificadores Prof. Elias T. Galante - 2017 Quantificador Universal Seja p(x) uma sentença aberta em um conjunto não-vazio A e seja V p o seu conjunto verdade: V p = {x x A p(x)}.

Leia mais

Cálculo de Predicados. Matemática Discreta. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. março

Cálculo de Predicados. Matemática Discreta. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. março Matemática Discreta Cálculo de Predicados Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2017 Quantificadores Como expressar a proposição Para todo número inteiro x, o valor de x é positivo. usando

Leia mais

SCC Capítulo 2 Lógica de Predicados

SCC Capítulo 2 Lógica de Predicados SCC-630 - Capítulo 2 Lógica de Predicados João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis

Leia mais

Cálculo de Predicados

Cálculo de Predicados Cálculo de Predicados (Lógica da Primeira Ordem) Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 18 de maio de 2013

Leia mais

Introdução à Lógica de Predicados

Introdução à Lógica de Predicados Introdução à Lógica de Predicados Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 10 de dezembro de 2012 Motivação (I) Considere

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional

Leia mais

JOÃO NUNES de SOUZA. LÓGICA para CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO. Uma introdução concisa

JOÃO NUNES de SOUZA. LÓGICA para CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO. Uma introdução concisa JOÃO NUNES de SOUZA LÓGICA para CIÊNCIA da COMPUTAÇÃO Uma introdução concisa 2 de junho de 2009 1 A linguagem da Lógica Proposicional Errata Caso você encontre algum erro nesse capítulo ou tenha algum

Leia mais

Fundamentos de Lógica Matemática

Fundamentos de Lógica Matemática Webconferência 6-29/03/2012 Introdução à Lógica de Predicados Prof. L. M. Levada http://www.dc.ufscar.br/ alexandre Departamento de Computação (DC) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2012/1 Introdução

Leia mais

Predicados e Quantificadores

Predicados e Quantificadores Predicados e Quantificadores Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Predicados e Quantificadores junho - 2018 1 / 57 Este material é preparado usando

Leia mais

Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem

Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem Lógica para Programação LEIC - Tagus Park 1 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08 c Inês Lynce and Luísa Coheur Bibliografia Martins J.P., Lógica para Programação, Capítulo

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 15: António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática, Faculdade Engenharia, LISP

Leia mais

Aula 2: Linguagem Proposicional

Aula 2: Linguagem Proposicional Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 Aula 2: Linguagem Proposicional DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Linguagens naturais, como o nosso Português, podem expressar ideias ambíguas ou imprecisas.

Leia mais

Quantificadores, Predicados e Validade

Quantificadores, Predicados e Validade Quantificadores, Predicados e Validade Quantificadores e Predicados Fbfs proposicionais tem uma possibilidade limitada de expressão. Exemplo: Para todo x, x > 0 Ela não pode ser simbolizada adequadamente

Leia mais

Lógica predicados. Lógica predicados (continuação)

Lógica predicados. Lógica predicados (continuação) Lógica predicados (continuação) Uma formula está na forma normal conjuntiva (FNC) se é uma conjunção de cláusulas. Qualquer fórmula bem formada pode ser convertida para uma FNC, ou seja, normalizada, seguindo

Leia mais

Introdução a computação

Introdução a computação Introdução a computação 0 Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Coordenador: Emerson dos Santos Paduan Autor(a): Daniel Gomes Ferrari São Paulo - 2016 1 Sumário 1. Lógica Matemática...

Leia mais

1 Lógica de primeira ordem

1 Lógica de primeira ordem 1 Lógica de primeira ordem 1.1 Sintaxe Para definir uma linguagem de primeira ordem é necessário dispor de um alfabeto. Este alfabeto introduz os símbolos à custa dos quais são construídos os termos e

Leia mais

1 TEORIA DOS CONJUNTOS

1 TEORIA DOS CONJUNTOS 1 TEORIA DOS CONJUNTOS Definição de Conjunto: um conjunto é uma coleção de zero ou mais objetos distintos, chamados elementos do conjunto, os quais não possuem qualquer ordem associada. Em outras palavras,

Leia mais

Andamento da apresentação

Andamento da apresentação Andamento da apresentação 1 Discussão informal Linguagem formal Abreviaturas Exemplos de linguagens de primeira ordem Variáveis livres e ligadas; substituição de variáveis Teoremas de unicidade de representação

Leia mais

Lógica Proposicional. p : Hoje não é sexta-feira. q : Todo homem é mortal. r : Existem pessoas inseguras.

Lógica Proposicional. p : Hoje não é sexta-feira. q : Todo homem é mortal. r : Existem pessoas inseguras. Tópicos Introdução à Lógica Edna A. Hoshino DCT - UFMS fevereiro de 2011 1 Tabela-Verdade Equivalências Proposicionais Formas Normais 2 Variáveis e Predicados Quantificadores 3 para predicados e quantificadores

Leia mais

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1 Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados

Leia mais

Conteúdo. Correção de Exercício Quantificadores Rosen (pg 33) Tradução Português Lógica Rosen (pg 42)

Conteúdo. Correção de Exercício Quantificadores Rosen (pg 33) Tradução Português Lógica Rosen (pg 42) Conteúdo Correção de Exercício Quantificadores Rosen (pg 33) Tradução Português Lógica Rosen (pg 42) Correção exercicios 11) P(x) = x = x 2 P(0) P(1) P(2) 12) Q(x) = x + 1 = 2x Q(0) Q(-1) Q(1) Correção

Leia mais

A sintaxe do cálculo de predicados (II), cap. 7 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani

A sintaxe do cálculo de predicados (II), cap. 7 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani A sintaxe do cálculo de predicados (II), cap. 7 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani 1 1 Linguagens de primeira ordem (Onde se usa linguagem, vou preferir língua; porque o primeiro

Leia mais

Cálculo de Predicados

Cálculo de Predicados Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 - II Cálculo de Predicados 1. Predicados e quantificadores Consideremos as afirmações seguintes: x é par (1) x é tão alto como y (2)

Leia mais

Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar

Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar O que procuramos? Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar Pode ser tratado no cálculo sentencial, o qual não captura toda estrutura da sentença.

Leia mais

Os Fundamentos: Lógica de Predicados

Os Fundamentos: Lógica de Predicados Os Fundamentos: Lógica de Predicados Área de Teoria DCC/UFMG Introdução à Lógica Computacional 2019/01 Introdução à Lógica Computacional Os Fundamentos: Lógica de Predicados Área de Teoria DCC/UFMG - 2019/01

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Aula 03

Fundamentos da Computação 1. Aula 03 Fundamentos da Computação 1 Aula 03 Conteúdo Introdução à Lógica. Definição da Sintaxe. Traduzindo Sentenças. Introdução à Lógica O que é lógica? Introdução à Lógica O que é lógica? Lógica é a análise

Leia mais

Fórmulas Bem Formadas (wff) Prioridade dos Conectivos. Prioridade dos Conectivos. Semântica do CR. Semântica do CR

Fórmulas Bem Formadas (wff) Prioridade dos Conectivos. Prioridade dos Conectivos. Semântica do CR. Semântica do CR 1 Fórmulas Bem Formadas (wff) 1. um átomo é uma wff 2. se α e β são wff e X uma variável livre, então são também wff: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LÓGICA RELACIONAL (PARTE II) Huei Diana Lee wff lê-se α não

Leia mais

Nelma Moreira. Aula 17

Nelma Moreira. Aula 17 Lógica e Programação Nelma Moreira Aula 17 Conteúdo 1 Programação em Lógica 1 1.1 Resolução para a lógica proposicional................ 1 1.2 Cláusulas............................... 3 1.3 Conversão para

Leia mais

Aula 1 Aula 2 Aula 3. Ana Carolina Boero. Página:

Aula 1 Aula 2 Aula 3. Ana Carolina Boero.   Página: Elementos de lógica e linguagem matemática E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Linguagem matemática A linguagem matemática

Leia mais

Alfabeto da Lógica Proposicional

Alfabeto da Lógica Proposicional Ciência da Computação Alfabeto da Lógica Sintaxe e Semântica da Lógica Parte I Prof. Sergio Ribeiro Definição 1.1 (alfabeto) - O alfabeto da é constituído por: símbolos de pontuação: (, ;, ) símbolos de

Leia mais

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6)

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Dedução Natural 3. Sistemas axiomático Pa 4. Lista

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/59 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

DIM Resolução e método tableaux DIM / 37

DIM Resolução e método tableaux DIM / 37 DIM0436 21. Resolução e método tableaux 20141014 DIM0436 20141014 1 / 37 Sumário 1 Demostração automática de fórmulas 2 Resolução 3 O método tableaux DIM0436 20141014 2 / 37 1 Demostração automática de

Leia mais

Lógica Computacional (CC2003)

Lógica Computacional (CC2003) Lógica Computacional (CC2003) Nelma Moreira Lógica Computacional 21 Conteúdo 1 Mais Teorias (decidíveis) 1 1.1 Resolução para a lógica proposicional................ 4 1.2 Cláusulas...............................

Leia mais

NOÇÕES DE LÓGICA MATEMÁTICA. O CÁLCULO DE PREDICADOS DE 1 a ORDEM

NOÇÕES DE LÓGICA MATEMÁTICA. O CÁLCULO DE PREDICADOS DE 1 a ORDEM NOÇÕES DE LÓGICA MATEMÁTICA O CÁLCULO DE PREDICADOS DE 1 a ORDEM O Cálculo de Predicados, dotado de uma linguagem mais rica, tem várias aplicações importantes não só para matemáticos e filósofos como também

Leia mais

Aula 1 Aula 2. Ana Carolina Boero. Página:

Aula 1 Aula 2. Ana Carolina Boero.   Página: Elementos de lógica e linguagem matemática E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Linguagem matemática A linguagem matemática

Leia mais

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO SUMÁRIO MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 1 A NOÇÃO DE CONJUNTO

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 04 Lógica Proposicional e Lógica dos Predicados Max Pereira Proposicional A lógica está relacionada

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

Departamento de Matemática Universidade do Minho, Braga 2009 /2010. Cálculo de Predicados de Primeira-Ordem da Lógica Clássica p.

Departamento de Matemática Universidade do Minho, Braga 2009 /2010. Cálculo de Predicados de Primeira-Ordem da Lógica Clássica p. Cálculo de Predicados de Primeira-Ordem da Lógica Clássica Lógica CC Departamento de Matemática Universidade do Minho, Braga 2009 /2010 Cálculo de Predicados de Primeira-Ordem da Lógica Clássica p. 1/7

Leia mais

INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA

INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA Matemática Aplicada a Computação rofessor Rossini A M Bezerra Lógica é o estudo dos princípios e métodos usados para distinguir sentenças verdadeiras de falsas. Definição

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014 Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Prof. Rodrigo Hausen 24 de junho de 2014 Definição Uma proposição é uma sentença declarativa que é verdadeira ou falsa, mas não simultaneamente ambas.

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Correção dos Exercícios (Rosen 47) Prioridade dos Quantificadores (Rosen 38) Ligando Variáveis (Rosen 38) Predicados com duas variáveis. Equivalências lógicas (Rosen 39) Negando

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: da Lógica Proposicional Departamento de Informática 17 de Fevereiro de 2011 Descrição informal Lógica proposicional Objecto Ocupa-se do estudo do comportamento dos conectivos lógicos (negação,

Leia mais

1. = F; Q = V; R = V.

1. = F; Q = V; R = V. ENADE 2005 e 2008 Nas opções abaixo, representa o condicional material (se...então...), v representa a disjunção (ou um, ou outro, ou ambos) e ~ representa a negação (não). Com o auxílio de tabelas veritativas,

Leia mais

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Lógica Formal Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Exercícios Use lógica proposicional para provar os seguintes argumentos: a) A B C B A C b) A B C B C A c) A B B A C C Exercícios Use lógica

Leia mais

Lógica para computação

Lógica para computação Lógica para computação A SEMÂNTICA DA LÓGICA PROPOSICIONAL Professor Marlon Marcon Após entender como deve ser uma fórmula da Lógica Proposicional, devemos entender como esta deve ser interpretada. Quando

Leia mais

Cálculo de Predicados 1

Cálculo de Predicados 1 Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2005/2006 - II Capítulo II Cálculo de Predicados 1 1 Predicados e quantificadores Consideremos as afirmações seguintes: x é par. (1.1) x é tão

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 9: Forma Normal Conjuntiva Departamento de Informática 21 de Março de 2011 O problema Como determinar eficazmente a validade de uma fórmula? Objectivo Determinar a validade de raciocínios

Leia mais

0.1 Seja S o subconjunto de P(N) definido indutivamente pelas 3 regras apresentadas de seguida.

0.1 Seja S o subconjunto de P(N) definido indutivamente pelas 3 regras apresentadas de seguida. Lic. Ciências da Computação Exercícios - Folha 1 0. Definições indutivas 0.1 Seja S o subconjunto de P(N) definido indutivamente pelas 3 regras apresentadas de seguida. (1) {1} S (2) X S X \ {1} S (3)

Leia mais

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem 2 Lógica Fuzzy 2.1 Cálculo proposicional (lógica proposicional) 2.2 Lógica de Predicados 2.3 Lógica de múltiplos valores 2.4 Lógica Fuzzy Proposições fuzzy Inferência a partir de proposições fuzzy condicionais

Leia mais

MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS

MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS Quantificadores Professora Dr. a Donizete Ritter 26 de julho de 2017 Ritter, D. (UNEMAT/DEAD/SI) LÓGICA 26 de julho de 2017 1 / 18 Sumário 1 INTRODUÇÃO 2 TIPOS

Leia mais

Lógica de Predicados. Quantificadores

Lógica de Predicados. Quantificadores Lógica de Predicados Quantificadores Conteúdo Correção de Exercícios Operações Lógicas Quantificadores Rosen (pg 33) Tradução Português Lógica Rosen (pg 42) Exercícios Determinar o conjunto verdade em

Leia mais

Lógica dos Quantificadores: sintaxe

Lógica dos Quantificadores: sintaxe Lógica dos Quantificadores: sintaxe Renata de Freitas e Petrucio Viana IME, UFF 18 de junho de 2015 Sumário 1. Princípios sintáticos 2. Alfabeto de LQ 3. Fórmulas de LQ 4. Variáveis livres, variáveis ligadas

Leia mais

IME, UFF 7 de novembro de 2013

IME, UFF 7 de novembro de 2013 em Lógica de IME, UFF 7 de novembro de 2013 Sumário em... em Sintaxe da A lógica que estamos definindo é uma extensão de LS e é chamada de Lógica de Ordem,, por uma razão que será esclarecida mais adiante.

Leia mais

Elementos de Lógica Matemática p. 1/2

Elementos de Lógica Matemática p. 1/2 Elementos de Lógica Matemática Uma Breve Iniciação Gláucio Terra glaucio@ime.usp.br Departamento de Matemática IME - USP Elementos de Lógica Matemática p. 1/2 Vamos aprender a falar aramaico? ǫ > 0 ( δ

Leia mais

O sucessor de um inteiro par é ímpar (1) (2) 2 é um inteiro par Alguns mamíferos são ferozes

O sucessor de um inteiro par é ímpar (1) (2) 2 é um inteiro par Alguns mamíferos são ferozes 62 Parte 2 LÓGICA de PREDICADOS A lógica de predicados de primeira ordem é uma extensão da logica proposicional para uma linguagem mais rica, portanto de maior poder de expressão Argumentos como Todos

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional têm possibilidade limitada de expressão.

Leia mais

Lógica e Metodologia Jurídica

Lógica e Metodologia Jurídica Lógica e Metodologia Jurídica Argumentos e Lógica Proposicional Prof. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão julianomaranhao@gmail.com Argumento Sequência de sentenças......uma das quais se afirma verdadeira

Leia mais

Antonio Paulo Muccillo de Medeiros

Antonio Paulo Muccillo de Medeiros Antonio Paulo Muccillo de Medeiros Conceito É a área da matemática que estuda os argumentos (premissas e conclusão). Estuda os métodos e princípios que permitam distinguir argumentos corretos e incorretos.

Leia mais

assim são válidas devido à sua estrutura e ao significado dos quantificadores universal e existencial

assim são válidas devido à sua estrutura e ao significado dos quantificadores universal e existencial LÓGICA DE PREDICADOS Na ló predicados uma wff verdadeira significa uma wff vá lida, isto é, uma wff que seja válida em qualquer interpretação possível. AXIOMAS E REGRAS DE INFERêNCIA: wffs predicativas

Leia mais

3 Cálculo Proposicional

3 Cálculo Proposicional 3 Cálculo Proposicional O Cálculo Proposicional é um dos tópicos fundamentais da Lógica e consiste essencialmente da formalização das relações entre sentenças (ou proposições), de nidas como sendo frases

Leia mais

Lógica Proposicional Semântica e Tabelas Verdade

Lógica Proposicional Semântica e Tabelas Verdade Lógica Proposicional Semântica e Tabelas Verdade Prof. Marcos A. Schreiner Disciplina de Introdução à Lógica 30 de março de 2015 Prof. Marcos A. Schreiner (UFPR) 30 de março de 2015 1 / 20 1 Introdução

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 SUMÁRIO Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova 1 CONJUNTOS A NOÇÃO

Leia mais

LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO

LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO 2009.3 Aquiles Burlamaqui Ementa Unidade 2 Lógica de Predicados: Linguagem e Semântica Tradução do português para a Lógica Quantificadores e Tipos Quantificadores como Conjunções

Leia mais

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução Lógica Cálculo Proposicional Introdução Lógica - Definição Formalização de alguma linguagem Sintaxe Especificação precisa das expressões legais Semântica Significado das expressões Dedução Provê regras

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Slides da disciplina Lógica para Computação, ministrada pelo Prof. Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. Eng. (kaestner@dainf.ct.utfpr.edu.br) entre 2007 e 2008. Alterações feitas em 2009 pelo Prof. Adolfo

Leia mais

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009 Noções de Lógica Matemática 2 a parte Argumentação em Matemática período 2009.2 Prof. Lenimar N. Andrade 1 de setembro de 2009 Sumário 1 Condicional 1 2 Bicondicional 2 3 Recíprocas e contrapositivas 2

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional têm possibilidade limitada de expressão.

Leia mais

COMO LER NOTAÇÃO LÓGICA

COMO LER NOTAÇÃO LÓGICA COMO LER NOTAÇÃO LÓGICA DARREN BRIERTON TRADUÇÃO DE AISLAN ALVES BEZERRA Conectivos Proposicionais O primeiro conjunto de símbolos que introduzir-vos-ei são chamados de conectivos proposicionais porque

Leia mais

Aula 3: Linguagem Proposicional

Aula 3: Linguagem Proposicional Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 DAINF-UTFPR Aula 3: Linguagem Proposicional Prof. Ricardo Dutra da Silva 3.1 Semântica A semântica da lógica proposicional consiste em associar um significado

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 8: Forma Normal Conjuntiva António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática, Faculdade

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 20: Forma Normal de Skolem e António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática, Faculdade

Leia mais

Métodos de Verificação

Métodos de Verificação Método de Na construção de derivações no sistema de cálculo de sequentes: Na aplicação de cada regra, só a manipulação referente à fórmula principal é informativa. A cópia dos contextos revela-se assim

Leia mais

MCTB Matemática Discreta

MCTB Matemática Discreta Matemática Discreta Jair Donadelli CMCC UFABC jair.donadelli@ufabc.edu.br 2019-1 Semana 1 1 2 Lógica informal Matemática Discreta Estudo de estruturas matemáticas que são discretas (em oposição às que

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Correção dos Exercícios (Rosen 47) Prioridade dos Quantificadores (Rosen 38) Ligando Variáveis (Rosen 38) Equivalências lógicas (Rosen 39) Negando expressões com quantificadores

Leia mais

Gabarito da Avaliação 3 de Lógica Computacional 1

Gabarito da Avaliação 3 de Lógica Computacional 1 Questões iguais em todas as provas: Gabarito da Avaliação 3 de Lógica Computacional 1 1. (5 pts) Utilize a Regra DC para mostrar que é válido o seguinte argumento: p q r, s ~r ~t, s u p u De acordo com

Leia mais

Lógica dos Quantificadores: sintaxe e semântica intuitiva

Lógica dos Quantificadores: sintaxe e semântica intuitiva Lógica dos Quantificadores: sintaxe e semântica intuitiva quantificação em domínios infinitos Renata de Freitas e Petrucio Viana IME, UFF 5 de novembro de 2014 Sumário Quantificadores sobre domínios infinitos.

Leia mais

NHI Lógica Básica (Lógica Clássica de Primeira Ordem)

NHI Lógica Básica (Lógica Clássica de Primeira Ordem) NHI2049-13 (Lógica Clássica de Primeira Ordem) página da disciplina na web: http://professor.ufabc.edu.br/~jair.donadelli/logica O assunto O que é lógica? Disciplina que se ocupa do estudo sistemático

Leia mais

Simplificação de Enunciados com um Quantificador Petrucio Viana

Simplificação de Enunciados com um Quantificador Petrucio Viana GAN00166: Lógica para Ciência da Computação Texto da Aula 19 Simplificação de Enunciados com um Quantificador Petrucio Viana Departamento de Análise, IME UFF Sumário 1 Transformação de enunciados quantificados

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Prioridade dos Quantificadores (Rosen 38) Ligando Variáveis (Rosen 38) Quantificadores Agrupados Negando expressões com quantificadores Agrupados Prioridade dos Quantificadores

Leia mais

22. Análise Combinatória - Permutação - Repetição - Circular - Condicional Análise Combinatória - Combinação e Arranjo

22. Análise Combinatória - Permutação - Repetição - Circular - Condicional Análise Combinatória - Combinação e Arranjo Conteúdo 1. Conceitos Iniciais... 6 2. Proposições [1]... 7 3. Proposições [2] Tautologia - Contradição - Contigência... 8 4. Não são Proposições... 9 5. Lógica argumentativa Negação... 10 6. Lógica argumentativa

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Correção dos Exercícios (Rosen 47) Prioridade dos Quantificadores (Rosen 38) Ligando Variáveis (Rosen 38) Quantificadores Agrupados Negando expressões com quantificadores

Leia mais