ERA VARGAS ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ERA VARGAS ( )"

Transcrição

1 ERA VARGAS ( ) PROFESSORES: DAIANNE LUZ. OBS. Referente ao capítulo 05.

2 GOVERNO PROVISÓRIO ( ) - PRIMEIRAS MEDIDAS: Nomeação de novos Ministros; O fechamento do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas Estaduais e das Câmaras Municipais; A extinção dos partidos políticos; A suspensão da Constituição Republicana de 1891; A indicação de interventores para chefiar os governos estaduais, geralmente tenentes, exceto em Minas Gerais.

3 GOVERNO PROVISÓRIO ( ) # REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 Movimento ocorrido em São Paulo ligado à demora de Getúlio Vargas para reconstitucionalizar o país. Teve também como fator a tentativa da oligarquia cafeeira retomar o poder político. Contou com apoio das camadas médias urbanas. Formou-se a Frente Única Paulista, exigindo a nomeação de um interventor paulista. Em maio de 1932 houve uma manifestação contra Getúlio que resultou na morte de quatro manifestantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Iniciou-se a radicalização do movimento, sendo que o MMDC passou a ser o símbolo deste momento marcado pela luta armada.

4 GOVERNO PROVISÓRIO Após três meses de combates as forças leais a Vargas forçaram os paulistas à rendição. Ficou claro para o governo o poder dos paulistas e para esses a necessidade de aliança com Vargas. Procurando manter o apoio dos paulistas, Getúlio Vargas acelerou o processo de redemocratização realizando eleições para uma Assembleia Constituinte (1933) que deveria elaborar uma nova constituição para o Brasil. ( )

5 GOVERNO PROVISÓRIO ( ) # A CONSTITUIÇÃO DE 1934 A manutenção da República com princípios federativos; Existência de três poderes independentes entre si: Executivo, Legislativo e Judiciário; Estabelecimento de eleições diretas para o Executivo e Legislativo; O voto direto, secreto e facultativo a todos os brasileiros maiores de 18 anos (incluindo mulheres), com exceção de analfabetos, mendigos, soldados e clérigos e a criação da Justiça Eleitoral. A primeira eleição seria feita de maneira indireta pelos membros da Assembleia Constituinte.

6 GOVERNO PROVISÓRIO ( ) Representação classista no Congresso (elementos eleitos pelos sindicatos); Estabelecimento de monopólio estatal sobre algumas atividades industriais; Possibilidade da nacionalização de empresas estrangeiras. Criação do Tribunal do Trabalho e legislação trabalhista: salário mínimo; férias remuneradas; carga horária de 8 horas por dia; hora extra; trabalho proibido para menores de 14 anos.

7 GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) INTEGRALISMO AIB A ideologia nazifascista chegou ao Brasil, em 1932, servindo de inspiração para a fundação da Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada pelo jornalista Plínio Salgado. Movimento de extrema direita, anticomunista, que tinha como lema "Deus, pátria, família. Defendia a implantação de um Estado totalitário e corporativo. Os integralistas receberam apoio da alta burguesia, do clero, da cúpula militar e das camadas médias urbanas. Distinguiam-se pelo símbolo que usavam, a letra grega sigma e a forma de saudação (Anauê! Eis me aqui!) que, em tudo lembravam os rituais nazifascistas.

8 GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) ALIANCISMO ANL Movimento de caráter progressista, contava com o apoio de liberais, socialistas, comunistas, tenentes radicais e dos sindicatos trata-se da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Luís Carlos Prestes, filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi eleito presidente de honra. A ANL reivindicava a suspensão do pagamento da dívida externa, a nacionalização das empresas estrangeiras e a realização da reforma agrária. Colocava-se contra o totalitarismo e defendia a democracia e um governo popular. Procurando conter o avanço da frente progressista o governo federal - por meio da aprovação da Lei de Segurança Nacional (1935) decretou o fechamento dos núcleos da ANL. A reação, por parte dos filiados e simpatizantes, foi violenta e imediata. Movimentos eclodiram no Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Natal episódio conhecido como Intentona Comunista. O fracasso desses movimentos levaram ao aumento do poder Executivo estado de sítio.

9 GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) ELEIÇÕES DE 1937 Na verdade a vontade de Getúlio era a de continuar no governo, em nome da estabilidade e normalidade constitucional; para tanto, contava com apoio de alguns setores da sociedade: de uma parte do Exército Góes Monteiro e Eurico Gaspar Dutra representavam a alta cúpula militar surgindo a ideia de um golpe, sob o pretexto de garantir a segurança nacional. O movimento de salvação nacional que garantiu a permanência de Vargas no poder foi à divulgação de um falso plano de ação comunista para assumir o poder no Brasil. Chamado de Plano Cohen, o falso plano serviu de pretexto para o golpe de 10 de novembro de 1937, decretando o fechamento do Congresso Nacional, suspensão da campanha presidencial e da Constituição de Iniciava-se o Estado Novo.

10 ESTADO NOVO ( ) CONSTITUIÇÃO 1937 Foi outorgada em 1937 e redigida por Francisco Campos. Baseada na constituição polonesa (daí o apelido de polaca ) apresentava aspectos fascistas. Principais características: Centralização política e fortalecimento do poder presidencial; Extinção do legislativo; Subordinação do Poder Judiciário ao Poder Executivo; Instituição dos interventores nos Estados; Legislação trabalhista CLT; Prorrogação do mandato presidencial para seis anos; Eliminava a independência sindical forjando aliança com o Estado; Extinção dos partidos políticos, como a AIB. Isso deixou os integralistas insatisfeitos com Getúlio.

11 ESTADO NOVO ( ) POLÍTICA TRABALHISTA O Estado Novo procurou controlar o movimento trabalhador através da subordinação dos sindicatos ao Ministério do Trabalho. Proibiram-se as greves e qualquer tipo de manifestação. Por outro lado, o Estado efetuou algumas concessões, tais como, o salário mínimo, a semana de trabalho de 44 horas, a carteira profissional, as férias remuneradas. As leis trabalhistas foram reunidas, em 1943, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regulamentando as relações entre patrões e empregados. A aproximação de Vargas junto à classe trabalhadora urbana originou, no Brasil, o populismo forma de manipulação do trabalhador urbano, onde o atendimento de algumas reivindicações não interfere no controle exercido pela burguesia.

12 ESTADO NOVO ( ) POLÍTICA ECONÔMICA O Estado Novo iniciou o planejamento econômico, procurando acelerar o processo de industrialização brasileiro. O Estado criou inúmeros órgãos com o objetivo de coordenar e estabelecer diretrizes de política econômica. Entre eles foram criados o IBGE, o Conselho Nacional do Petróleo; Instituto do Açúcar e do Álcool, do Chá Mate e do Sal. O governo interveio na economia criando as empresas estatais sem questionar o regime privado. As empresas estatais encontravam-se em setores estratégicos, como a siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional), a mineração (Companhia Vale do Rio Doce), hidrelétrica (Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco), mecânica (Fábrica Nacional de Motores) e química (Fábrica Nacional de Álcalis).

13 ESTADO NOVO ( ) Um instrumento de repressão do Estado Novo foi o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que realizava a propaganda do governo. O DIP controlava os meios de comunicação, por meio da censura. Como exemplo de propaganda temse a criação da Hora do Brasil que difundia, no rádio, as realizações do governo e de seus ministros, apresentações de famosos artistas como: Francisco Alves, Carmem Miranda e Heitor Villa-Lobos.

14 ESTADO NOVO ( ) O DIP foi o mais importante instrumento de sustentação da ditadura que, ao lado da polícia secreta, comandada por Filinto Müller, instaurou no Brasil o período do terror: prisões, repressão, exílios, torturas. O exemplo do terror fica por conta do caso de Olga Benário, mulher de Prestes, que foi presa e deportada para a Alemanha (grávida). Foi assassinada num campo de concentração. O Ministério da Educação atuou junto ao DIP para uniformizar o ensino nas escolas e passar uma imagem positiva de Vargas como chefe da nação. Para isso incluiu a disciplina de Educação Moral e Cívica, instituindo a obrigatoriedade de todos os alunos participarem de desfiles cívicos.

15 ESTADO NOVO ( ) O BRASIL E A II GUERRA MUNDIAL Em 1942, o Brasil decretou guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão) como resposta ao navios brasileiros que foram naufragados no Oceano Atlântico pelos submarinos alemães. Diante disso, algumas medidas foram tomadas no Brasil: foram proibidas atividades para os imigrantes dos países do Eixo; as relações diplomáticas e comerciais foram cortadas (a Alemanha era a maior compradora de algodão no Brasil); a língua portuguesa se tornou obrigatória em todas as escolas do Brasil e a substituição de nomes de ruas que homenageassem os países do Eixo. Os EUA passaram a dar apoio financeiro ao Brasil para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional e da Usina de Volta Redonda, em troca, receberam permissão para instalar uma base aérea militar em Natal, RN ponto estratégico no Oc. Atlântico.

16 ESTADO NOVO ( ) No ano de 1942 a Base Aérea de Natal foi criada e a Base Aérea Americana. As cidades de Natal e Parnamirim (que surgia com a guerra) sofreram uma grande modernização com a chegada de lojas que vendiam óculos Ray BAn, cigarros Camel e Pall Mall; uma fábrica de engarrafamento da coca cola (era o quarto país do mundo a consumir o refrigerante); entre outros. Além da visita do presidente Roosevelt à Natal e seu encontro com Vargas. No Brasil, inúmeras casas foram incendiadas, comércios depredados e propriedades saqueadas, se fossem de estrangeiros ligados ao Eixo. Clubes estrangeiros tiveram seus nomes alterados: o Palestra Itália de São Paulo passou a se chamar Palmeiras e o de Belo Horizonte foi chamado de Cruzeiro. Os Serviços de Defesa Passiva e Antiaérea foram criadas para organizar equipes de socorro, construir abrigos e fazer recrutamento voluntário.

17 ESTADO NOVO ( ) A Liga de Defesa Nacional promovia festividades cívicas e comícios exaltando a participação do Brasil como um ato de nacionalismo e exaltavam o chefe da Nação: Getúlio Vargas. O cotidiano no Brasil foi alterado com receios de ataques aéreos exercícios de blecaute as luzes das cidades eram apagadas, carros e bondes paravam de circular, a sirenes sinalizavam que as pessoas que estavam nas ruas tinham que procurar abrigo. Pode se observar nesse contexto a participação feminina nas ações voluntárias e o uso do gasogênio como combustível nos automóveis. O Brasil enviou para o front duas forças militares: a FAB Força Aérea Brasileira; e a FEB Força Expedicionária Brasileira. Eram compostas de 25 mil homens, que contavam com uniformes e treinamentos desapropriados. Tinham como lema a cobra vai fumar! Junto com os pracinhas foram profissionais da saúde e especialistas aéreos.

18 ESTADO NOVO ( ) O FIM DO ESTADO NOVO: A luta do Brasil contra o fascismo, durante a Segunda Guerra Mundial, foi aproveitada pelos grupos de oposição para denunciar o fascismo interno, acobertado do Estado Novo. À medida que as potências liberais foram derrotando militarmente as potências do Eixo, um clima favorável às ideias democráticas foi-se espalhando pelo mundo e, pouco a pouco, afetando as rígidas estruturas do Estado Novo. Sentindo a onda liberal que varria a nação e o mundo, Getúlio Vargas promoveu uma reforma constitucional. A reforma representava a abertura política do Estado Novo. Renascia a vida partidária, sendo fundados diversos partidos: UDN (União Democrática Nacional); PSD (Partido social Democrático); PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); PSP (Partido Social Progressista); PCB (Partido Comunista Brasileiro).

19 ESTADO NOVO ( ) QUEREMISMO: Em 1945 houve um movimento popular pedindo a permanência de Vargas, contando com o apoio do PTB. Este movimento ficou conhecido como queremismo, devido ao lema da campanha Queremos Getúlio. O movimento popular assustou a classe conservadora, temendo a continuidade de Vargas no poder. No dia 29 de outubro foi dado um golpe, liderado por Goés Monteiro e Dutra. Vargas foi deposto sem resistência. O governo foi entregue a José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 1945 foram realizadas as eleições com a vitória de Eurico Gaspar Dutra.

20 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: NICOLAZZI Jr., Norton Freshe. História. Brasília: Edebe Brasil, Suassuna, Luís Eduardo Brandão; MARIZ, Marlene da Silva. História do Rio Grande do Norte. Natal: Sebo Vermelho Edições, VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.

ERA VARGAS:

ERA VARGAS: Natal, RN / /2015 ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 9 M/V DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR(A): HISTÓRIA TEXTO COMPLEMENTAR 3º Trimestre DAIANNE ERA VARGAS: 1930-1945 I - GOVERNO PROVISÓRIO (1930-1934):

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) HISTÓRIA PROFº DIEGO FERNANDES CUSTÓDIO 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria

Leia mais

A ERA VARGAS (1930/1945)

A ERA VARGAS (1930/1945) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE VARGAS(1930-1945) 1945) Nacionalista. Favor das empresas nacionais. Política econômica Intervencionista. Ditador de características fascista. Populista. Centralizador. PRINCIPAIS

Leia mais

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o tenentismo pelo país; Defediam: Voto secreto; Autonomia

Leia mais

Era Vargas. Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo ( )

Era Vargas. Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo ( ) Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de 1934 Era Vargas Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo (1937-1945) Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Revolução

Leia mais

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima 1930-1945 A era Vargas: 1930-1945 1930 2 de janeiro: publicação da plataforma da Aliança Liberal. 1 de março: vitória de Julio Preste

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini

A Era Vargas M Ó D U L O 1 0. Prof. Alan Carlos Ghedini A Era Vargas M Ó D U L O 1 0 Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Governo Provisório (1930 1934) Formado de um agrupamento de membros da Aliança Liberal, tenentes e outros. É a fase de

Leia mais

Era um oligarca Permaneceu 15 anos no poder Golpe de 30 Queda de Washington Luís Figura pública mais importante da história brasileira (sec.

Era um oligarca Permaneceu 15 anos no poder Golpe de 30 Queda de Washington Luís Figura pública mais importante da história brasileira (sec. Era Vargas (1930-1945) Getúlio Vargas Era um oligarca Permaneceu 15 anos no poder Golpe de 30 Queda de Washington Luís Figura pública mais importante da história brasileira (sec. XX) O governo de Vargas

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

A crise do café e a revolução de 1930

A crise do café e a revolução de 1930 A crise do café e a revolução de 1930 Em 1929 ocorreu a quebra da bolsa de New York. Grande crise econômica nos EUA que atingiu o Brasil ( EUA maior comprador do café brasileiro). Colapso na economia cafeeira:

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( ) PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com ALIANÇA LIBERAL: MG, RS, PB Getúlio Vargas e João Pessoa (morto em 26/07/1930) PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA: Júlio Prestes (SP) CONTEXTO EXTERNO:

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e

O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e 1930-1945 O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República (1889-1930). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e mineira, que se expressava no revezamento de

Leia mais

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Introdução: Neste livro será retratado algumas fases do governo de Vargas, durante a primeira etapa de 1930 a 1945. Como Vargas tomou posse: Logo depois da revolução de

Leia mais

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Getúlio Vargas promoveu o capitalismo nacional com dois suportes: Forças

Leia mais

ESTADO NOVO: CONSOLIDANDO O AUTORITARISMO. 10 de novembro de de outubro de 1945

ESTADO NOVO: CONSOLIDANDO O AUTORITARISMO. 10 de novembro de de outubro de 1945 ESTADO NOVO: CONSOLIDANDO O AUTORITARISMO 10 de novembro de 1937 29 de outubro de 1945 Questões - Qual o significado da chamada Era Vargas? Seu período? 30-54 - Até que ponto a personalidade de Vargas

Leia mais

ERA VARGAS ( ) Aulas 21, 22 e 23

ERA VARGAS ( ) Aulas 21, 22 e 23 ERA VARGAS (1930 1945) Aulas 21, 22 e 23 GOVERNO PROVISÓRIO GOVERNO CONSTITUCIONAL ERA VARGAS (1930 1945) Aula 21 1930 1934 GOVERNO PROVISÓRIO Lei Orgânica: A Constituição de 1891 seria mantida até uma

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 13 A ERA VARGAS: O GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) Manifesto da AIB Plínio Salgado Fixação 1) (UFV) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.3. Professor: Edson Martins

BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.3. Professor: Edson Martins BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.3 Professor: Edson Martins O ESTADO NOVO A Constituição de 1934 teve vida curta: durou cerca de três anos apenas, com o menor tempo de vigência no Brasil até hoje. Em 1937, alegando

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 13 A Era Vargas I

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 13 A Era Vargas I HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 13 A Era Vargas I Ante à insistência do presidente Washington Luís em lançar como candidato o seu apadrinhado político, (o paulista Júlio Prestes) em detrimento

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( ) Prof. David Nogueira

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) ERA VARGAS ( ) Prof. David Nogueira O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República (1889-1930). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e mineira, que se expressava no revezamento de representantes

Leia mais

Capítulo 05 [Textos dos slides de História] [Escolha a data] Prof. Rodrigo Sensei 2016

Capítulo 05 [Textos dos slides de História] [Escolha a data] Prof. Rodrigo Sensei 2016 Capítulo 05 [Textos dos slides de História] [Escolha a data] Prof. Rodrigo Sensei 2016 0S 15 ANOS DE GETÚLIO VARGAS NO GOVERNO 1. As Fases do Governo Getúlio Vargas chegou à presidência em outubro de 1930,

Leia mais

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação)

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação) Paulo Victorino 1930-1945 - SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA 005 - A República Armada (1889-1930) (Recapitulação) A Proclamação da Independência (1822) - A Proclamação da República

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.2. Professor: Edson Martins

BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.2. Professor: Edson Martins BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.2 Professor: Edson Martins A Constituição estabeleceu ainda que a primeira eleição presidencial após sua promulgação seria feita indiretamente, pelo voto dos membros da Assembléia

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições.

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Revolução de 1930 Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Responsável pelo fim da chamada Política café com leite Política café com leite

Leia mais

Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional

Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional Aula 21 Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional Setor 1605 1 Governo Provisório ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas (1930 1945): O Governo Provisório (1930 1934) O Governo Provisório da República

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 14 A Era Vargas III - O ESTADO NOVO

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 14 A Era Vargas III - O ESTADO NOVO HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 14 A Era Vargas III - O ESTADO NOVO O foi um período autoritário da nossa história, que durou de. Foi instaurado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade

Leia mais

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu.

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Cap. 6 Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de 1929-1930, novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Esses ideais políticos costumeiramente marcavam o autoritarismo

Leia mais

Era Vargas ( ) O PAI DOS TRABALHADORES/POBRES

Era Vargas ( ) O PAI DOS TRABALHADORES/POBRES Era Vargas (1930 1945) O PAI DOS TRABALHADORES/POBRES O que é o populismo? Líder que se mostra como representante dos anseios do povo e da nação, colocando-se acima e como mediador das classes sociais,

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA TENENTISMO (1922-1926) TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL NA VIRADA DE 1920 Industrialização substitutiva de exportações Crescimento dos centros urbanos (São Paulo / Rio de Janeiro) Mudanças no cenário Nacional

Leia mais

Apostila de História 01 Era Vargas ( )

Apostila de História 01 Era Vargas ( ) Apostila de História 01 Era Vargas (1930-1945) 1.0 Cronograma 2.0 Governo Provisório (1930-1934) Crise do Estado oligárquico: Aglutinação de várias forças sociais Oligarquia dissidente, classe média, burguesia

Leia mais

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Professor Davidson Abdulah CONSTITUIÇÃO CONCEITO A Constituição é um instrumento de hierarquia máxima, que visa regular as normas organizacionais e

Leia mais

ERA V ERA AR GAS GAS ( )

ERA V ERA AR GAS GAS ( ) ERA VARGAS (1930-1945) 1945) HISTÓRIA Era do populismo; Cenário Adentra ao poder através de uma revolução em 1930, permanecendo por 15 anos (só no primeiro mandato!); Uma das causas deste fato foi a crise

Leia mais

Era Vargas Prof. Lincoln Marques

Era Vargas Prof. Lincoln Marques Era Vargas 1930-1945 Prof. Lincoln Marques A dissidência oligárquica e a Aliança Liberal Aliança Liberal: Washington Luís rompe com esquema café-com-leite e lança candidato paulista (Júlio Prestes). Oligarquia

Leia mais

ERA VARGAS ( ) Livro 6 / Módulos 22 e 23 (Extensivo Mega/Matutino)

ERA VARGAS ( ) Livro 6 / Módulos 22 e 23 (Extensivo Mega/Matutino) ERA VARGAS (1930-1945) Livro 6 / Módulos 22 e 23 (Extensivo Mega/Matutino) Prof. Davidson Abdulah GOVERNO PROVISÓRIO (1930 1934) GOVERNO PROVISÓRIO (1930-1934) MEDIDAS POLÍTICAS Supressão da Constituição

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição História Constitucional Brasileira Profª. Liz Rodrigues - Até o momento, a República Federativa do Brasil já teve oito Constituições. Porém, como diz Sarmento,

Leia mais

Populismo no Brasil ( )

Populismo no Brasil ( ) Populismo no Brasil (1945-1964) O Populismo foi um fenômeno da América Latina, característico de um mundo pós Segunda Guerra Mundial, momento que exigiase democratização. Fortalecimento das relações entre

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

DIVISÕES HISTÓRICAS. Governo Provisório 1930 / Governo Constitucional 1934 / Estado Novo 1937 / 1945.

DIVISÕES HISTÓRICAS. Governo Provisório 1930 / Governo Constitucional 1934 / Estado Novo 1937 / 1945. ERA VARGAS DIVISÕES HISTÓRICAS Governo Provisório 1930 / 1934. Governo Constitucional 1934 / 1937. Estado Novo 1937 / 1945. Após os primeiros quinze anos de governo, Getúlio Vargas, retornará para uma

Leia mais

História. Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937)

História. Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937) História Nono ano do ensino fundamental Escola José de Anchieta Os primeiros anos da Era Vargas (1930-1937) Reno Schmidt maio 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Brasil

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

Temas relacionados: nacionalismo, populismo, estatização, paternalismo, industrialização, trabalhismo e sindicalismo.

Temas relacionados: nacionalismo, populismo, estatização, paternalismo, industrialização, trabalhismo e sindicalismo. Temas relacionados: nacionalismo, populismo, estatização, paternalismo, industrialização, trabalhismo e sindicalismo. Crise mundial do capitalismo superprodução da indústria dos EUA; Quebra da Bolsa de

Leia mais

Era Vargas: da revolução de 30 a 1954 Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Era Vargas: da revolução de 30 a 1954 Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Era Vargas: da revolução de 30 a 1954 Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M.

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) Antecedentes: ERA VARGAS (1930-1945) - República Oligárquica Crise política no Brasil - alternância entre São Paulo (maior economia) e Minas Gerais (maior colégio eleitoral) - (República do café com Leite)

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

Prof. André Vinícius.

Prof. André Vinícius. 1 - Diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República

Leia mais

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Material de apoio do Extensivo 1. Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice- Presidente João Goulart.

Leia mais

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( )

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( ) A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1945--1964) CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ENTRE 1945-1964 -Principais partidos políticos: *PSD:Partido Social Democrático.(JK) *UDN:União Democrática Nacional;(Jânio) *PTB:Partido

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

A República Velha ( )

A República Velha ( ) Capítulo 52 A República Velha (1889 1930) A CRISE DA REPÚBLICA (1889-1894) A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

1.Explique como Vargas chegou ao Poder. 2. Observe o cartaz: Reprodução de Cartaz da Revolução de a) Identifique os três personagens.

1.Explique como Vargas chegou ao Poder. 2. Observe o cartaz: Reprodução de Cartaz da Revolução de a) Identifique os três personagens. ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 5 Brasil: década de 1930 a 1940 Revolução, democracia e ditadura OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados

Leia mais

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República Aula 15 Primeira República: A República da Espada 1 A Crise da República Setor 1605 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto Aula 15 Primeira República A República da Espada

Leia mais

Era Vargas ( ) BRASIL REPÚBLICA

Era Vargas ( ) BRASIL REPÚBLICA BRASIL REPÚBLICA Era Vargas (1930-45) Em 1930 iniciou-se um novo período na História Brasileira. Trata-sede um período em que uma nova elite, liderada pelo político gaúcho, Getúlio Vargas, chegava ao poder.

Leia mais

A ERA VARGAS 1930 A 1945

A ERA VARGAS 1930 A 1945 A ERA VARGAS 1930 A 1945 Quais foram as consequências da Revolução de 1930 Chegada da Aliança Liberal ao poder Fim da Política do Café com Leite As oligarquias dissidentes queriam participar do governo,

Leia mais

As incertezas da democracia

As incertezas da democracia A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ As incertezas da democracia Abertura Na Aula 25 você viu que, graças ao movimento conhecido como Revolução de 30, Getúlio Vargas tornou-se presidente da

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( ) 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários associados ao regime de Getúlio Vargas. Políticos

Leia mais

Governo Provisório ( 1930/1934 ).

Governo Provisório ( 1930/1934 ). Aula 20 Era Vargas (1930/45) A chamada Era Vargas está dividida em três momentos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo. O período inaugurou um novo tipo de Estado, denominado Estado

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre

Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre 1945-1964 Rodrigo Candido da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM) A importância histórica da participação política

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

HISTÓRIA. aula A República do Café II

HISTÓRIA. aula A República do Café II HISTÓRIA aula A República do Café II Hermes da Fonseca (1910-1914) - Política Salvacionista - Enfrenta a Revolta da Chibata - Único presidente a casar durante o mandato (com a cartunista Nair de Teffe)

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 8 Prof.ª Eulália Ferreira Atuação de Perón na Argentina - Elemento do governo militar pró-fascista

Leia mais

TEORIA DA CONSTITUIÇÃO M A R C E L O L E O N A R D O T A V A R E S

TEORIA DA CONSTITUIÇÃO M A R C E L O L E O N A R D O T A V A R E S TEORIA DA CONSTITUIÇÃO M A R C E L O L E O N A R D O T A V A R E S Conceito de Constituição Político (Carl Schmitt) Sociológico (Ferdinand Lassale) Jurídico (Hans Kelsen) Conceito - É o instrumento fundante

Leia mais

2017 AULA 06 - DIREITO CONSTITUCIONAL I AS 7 CONSTITUIÇÕES DO BRASIL

2017 AULA 06 - DIREITO CONSTITUCIONAL I AS 7 CONSTITUIÇÕES DO BRASIL 2017 AULA 06 - DIREITO CONSTITUCIONAL I AS 7 CONSTITUIÇÕES DO BRASIL A TRAJETÓRIA DO CONSTITUCIONALISMO NO BRASIL - CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS DE 1824 A 1988 Reflexão: Se serão meras utopias ou se servirão

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II 7.1 Conteúdo: Era Vargas II Habilidades: Contextualizar governo Vargas durante seu segundo mandato como Presidente A Volta da Democracia: Constituição de 1946; Influências da Guerra Fria; Marechal Dutra

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

A República Populista ( )

A República Populista ( ) A República Populista (1930-1964) A Era Vargas (1930-1945) Revolução de 1930 Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Getúlio Dornelles Vargas Revolução de 1930 Washington Luís rompe com a

Leia mais

A ERA VARGAS. Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Última Fase

A ERA VARGAS. Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Última Fase A ERA VARGAS Governo Provisório 1930-1934 Governo Constitucional 1934-1937 Estado Novo 1937-1945 Última Fase 1951-1954 Aliança Liberal Apoiaram Vargas: Oligarquias dissidentes Classe Média Setores da burguesia

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. O fim da ditadura de Vargas propiciou a criação de novos partidos. Relacione os partidos da primeira coluna com as ideias da segunda

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

Cidadania: da década de 1930 ao Estado Novo

Cidadania: da década de 1930 ao Estado Novo A UA UL LA MÓDULO 7 Cidadania: da década de 1930 ao Estado Novo Nesta aula Outubro de l930. Podia-se dizer, na época, que os gaúchos amarravam seus cavalos no obelisco da Avenida Rio Branco, centro do

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ]

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 2 Período Democrático (1945-1964) De 1945 à 1964 Brasil Liberal Apenas dois presidentes conseguiram terminar o seu mandato (Dutra e JK); um

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

- votaram: crianças, escravos. e mortos. PARTIDO LIBERAL E PARTIDO CONSERVADOR... OU SERÁ VICE-VERSA?

- votaram: crianças, escravos. e mortos. PARTIDO LIBERAL E PARTIDO CONSERVADOR... OU SERÁ VICE-VERSA? 1 - Eleições do cacete 1.1 - D. Pedro II - 1 Ministério composto por membros do Partido Liberal. 1.2 - Eleições para Câmara dos Deputados => fraudes - substituições: juizes, presidentes das províncias,

Leia mais

A ERA VARGAS. Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Última Fase

A ERA VARGAS. Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Última Fase A ERA VARGAS Governo Provisório 1930-1934 Governo Constitucional 1934-1937 Estado Novo 1937-1945 Última Fase 1951-1954 Aliança Liberal Apoiaram Vargas: Oligarquias dissidentes Classe Média Setores da burguesia

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela

Programa de Recuperação Paralela COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 DISCIPLINA: História ANO: 1º ANO EM EDUCADOR: Gloria Maria TURMAS: FG/AD/INFO *Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

A Revolução de Professor: Eustáquio

A Revolução de Professor: Eustáquio A Revolução de 1930 Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O governo Artur Bernardes (1922-1926) Morte do Paulista Rodrigues Alves Realização de novas eleições São Paulo e Minas não entraram

Leia mais

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA CAPÍTULO 33 GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA Populismo e política de massas n Populismo: termo utilizado para designar as políticas, implantadas a partir da década de 1930, de aproximação dos governantes

Leia mais

1 - O PERÍODO PROVISÓRIO

1 - O PERÍODO PROVISÓRIO A ERA VARGAS 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (a cargo de Lindolfo

Leia mais