EDITAL AREX Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL AREX Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão"

Transcrição

1 EDITAL AREX 2013 INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para período de estudos na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, para o 2 semestre do ano de 2013, conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP 18/10, alterada pela Resolução 36/11 descritas abaixo: 1. Faculdades e Cursos Instituto Superior de Agronomia Arquitectura Paisagista Biologia Engenharia Agronómica Engenharia Alimentar Engenharia do Ambiente Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais Engenharia Zootécnica Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão Instituto Superior Técnico Ciências de Engenharia - Engenharia do Território Engenharia de Materiais Engenharia de Redes de Comunicações Engenharia e Arquitectura Naval Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Electrónica Engenharia Geológica e de Minas Engenharia Informática e de Computadores - Alameda Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark Matemática Aplicada e Computação Química Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Administração Pública

2 Administração Pública e Políticas do Território Antropologia Ciência Política Ciências da Comunicação Gestão de Recursos Humanos Relações Internacionais Serviço Social Sociologia Faculdade de Motricidade Humana Ciências do Desporto Dança Ergonomia Gestão do Desporto Reabilitação Psicomotora Faculdade de Arquitectura Cenografia Design Design de Moda Serão oferecidas (02) duas vagas por semestre. Informações sobre os cursos devem obtidas no site: 2. Período do Intercâmbio Setembro de 2013 a janeiro de 2014 (observar os calendários específicos de cada curso). 3. Dos requisitos e condições para a inscrição do candidato a. O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação e ter integralizado no mínimo 40% dos créditos; b. Apresentar bom rendimento escolar, com CR (coeficiente de rendimento) superior a 6,5 (nota constante no histórico curricular do aluno no Sisgrad); c. Possuir condições financeiras para arcar com as despesas durante o período de intercâmbio. d. Possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização do intercâmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de informações prestadas pelos candidatos em qualquer ocasião, estando o mesmo sujeito à exclusão do processo de intercâmbio a qualquer momento no caso de inexatidão ou omissão de informações. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicações advindas da omissão de informações. e. Apresentar relatório no final do intercâmbio.

3 4. Documentos necessários 4.1. Pré-seleção a. Curriculum vitae; b. Cópia de passaporte ou comprovante de solicitação; c. Declaração de capacidade de arcar com as despesas financeiras decorrentes do período de estudos em Portugal (hospedagem, alimentação, transporte aéreo e terrestre, seguro de saúde e despesas pessoais), firmada por um responsável (não poderá ser assinada pelo candidato); d. Carta de motivação; 4.2. Envio de candidatura à Universidade do Porto e. Plano de estudos com disciplinas a serem cursadas na Universidade do Porto (selecionar exclusivamente disciplinas oferecidas no 1º semestre do ano acadêmico de da Universidade Técnica de Lisboa); f. Ficha de candidatura disponível em: Observar que cada faculdade possui uma ficha de inscrição específica. Estão todas disponíveis acessando o link acima, na relação de documentos para download No caso de pretender estudar no Instituto Superior Técnico (IST) os procedimentos diferem, neste caso a candidatura é feita online para o 1º. Semestre 15 de Junho (Candidatura on-line disponibilizada em Maio) e 2º. Semestre 16 de Novembro (Candidatura on-line disponibilizada em Setembro) 5. Processo de candidatura Os alunos deverão anexar os documentos (de a à d ) em seu pedido de candidatura online, no sistema AREX. Os dois últimos documentos ( e e f ) só deverão ser feitos após a pré-seleção que será realizada pela AREX. Após o fechamento das inscrições no sistema AREX, todos aqueles que anexaram em seus processos os documentos solicitados, passarão pela pré-seleção, a ser realizada pelo responsável pelo edital, que irá selecionar os melhores estudantes e informá-los para proceder com a continuidade da candidatura. Nesta fase, o aluno deverá fazer um plano de estudos, devendo recolher a assinatura do coordenador de curso de origem do aluno (campo coordenador local Universidade de Origem). O aluno também deverá preencher a ficha de candidatura ( f ) e imprimi-la. Após ser assinada pelo coordenador de curso, deverá ser enviada para o responsável na AREX, via sistema.

4 Informações adicionais: * Observar que esta convocatória se refere ao 1º Semestre (ou quadrimestre) do ano letivo da Universidade destino, portanto, as matérias propostas no plano de estudos devem estar disponíveis. ** No plano de estudos é necessário estabelecer um mínimo de 20 e máximo de 30 créditos ECTS. 6. Seleção a. O Conselho de Curso de cada Unidade Universitária da UNESP envolvida no processo de seleção será o responsável pela seleção local e estabelecerá prazos de inscrição. Para verificar os prazos de sua Unidade, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad). b. Após a seleção realizada pelo Conselho de Curso a AREX fará a segunda etapa de seleção entre os candidatos de todas as Unidades da Unesp. c. A seleção final é realizada numa parceria entre a UNESP e a Universidade de Destino, sendo a primeira fase da seleção realizada pela UNESP (conforme critérios descritos neste edital) e a segunda pela Universidade de Destino. Portanto, o aluno selecionado pela UNESP não tem garantia da efetivação do seu intercâmbio até receber a confirmação de sua candidatura pela Universidade de Destino. PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS Para verificar os prazos de sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).

5 EDITAL AREX 2013 INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para período de estudos na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, para o 2 semestre do ano de 2013, conforme normas estabelecidas pela Resolução UNESP 18/10, alterada pela Resolução 36/11 descritas abaixo: 1. Faculdades e Cursos Instituto Superior de Agronomia Arquitectura Paisagista Biologia Engenharia Agronómica Engenharia Alimentar Engenharia do Ambiente Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais Engenharia Zootécnica Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão Instituto Superior Técnico Ciências de Engenharia - Engenharia do Território Engenharia de Materiais Engenharia de Redes de Comunicações Engenharia e Arquitectura Naval Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Electrónica Engenharia Geológica e de Minas Engenharia Informática e de Computadores - Alameda Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark Matemática Aplicada e Computação Química Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Administração Pública

6 Administração Pública e Políticas do Território Antropologia Ciência Política Ciências da Comunicação Gestão de Recursos Humanos Relações Internacionais Serviço Social Sociologia Faculdade de Motricidade Humana Ciências do Desporto Dança Ergonomia Gestão do Desporto Reabilitação Psicomotora Faculdade de Arquitectura Cenografia Design Design de Moda Serão oferecidas (02) duas vagas por semestre. Informações sobre os cursos devem obtidas no site: 2. Período do Intercâmbio Setembro de 2013 a janeiro de 2014 (observar os calendários específicos de cada curso). 3. Dos requisitos e condições para a inscrição do candidato a. O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação e ter integralizado no mínimo 40% dos créditos; b. Apresentar bom rendimento escolar, com CR (coeficiente de rendimento) superior a 6,5 (nota constante no histórico curricular do aluno no Sisgrad); c. Possuir condições financeiras para arcar com as despesas durante o período de intercâmbio. d. Possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização do intercâmbio. A UNESP reserva-se o direito de verificar a veracidade de informações prestadas pelos candidatos em qualquer ocasião, estando o mesmo sujeito à exclusão do processo de intercâmbio a qualquer momento no caso de inexatidão ou omissão de informações. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicações advindas da omissão de informações. e. Apresentar relatório no final do intercâmbio.

7 4. Documentos necessários 4.1. Pré-seleção a. Curriculum vitae; b. Cópia de passaporte ou comprovante de solicitação; c. Declaração de capacidade de arcar com as despesas financeiras decorrentes do período de estudos em Portugal (hospedagem, alimentação, transporte aéreo e terrestre, seguro de saúde e despesas pessoais), firmada por um responsável (não poderá ser assinada pelo candidato); d. Carta de motivação; 4.2. Envio de candidatura à Universidade do Porto e. Plano de estudos com disciplinas a serem cursadas na Universidade do Porto (selecionar exclusivamente disciplinas oferecidas no 1º semestre do ano acadêmico de da Universidade Técnica de Lisboa); f. Ficha de candidatura disponível em: Observar que cada faculdade possui uma ficha de inscrição específica. Estão todas disponíveis acessando o link acima, na relação de documentos para download No caso de pretender estudar no Instituto Superior Técnico (IST) os procedimentos diferem, neste caso a candidatura é feita online para o 1º. Semestre 15 de Junho (Candidatura on-line disponibilizada em Maio) e 2º. Semestre 16 de Novembro (Candidatura on-line disponibilizada em Setembro) 5. Processo de candidatura Os alunos deverão anexar os documentos (de a à d ) em seu pedido de candidatura online, no sistema AREX. Os dois últimos documentos ( e e f ) só deverão ser feitos após a pré-seleção que será realizada pela AREX. Após o fechamento das inscrições no sistema AREX, todos aqueles que anexaram em seus processos os documentos solicitados, passarão pela pré-seleção, a ser realizada pelo responsável pelo edital, que irá selecionar os melhores estudantes e informá-los para proceder com a continuidade da candidatura. Nesta fase, o aluno deverá fazer um plano de estudos, devendo recolher a assinatura do coordenador de curso de origem do aluno (campo coordenador local Universidade de Origem). O aluno também deverá preencher a ficha de candidatura ( f ) e imprimi-la. Após ser assinada pelo coordenador de curso, deverá ser enviada para o responsável na AREX, via sistema, que também assinará o documento.

8 Informações adicionais: * Observar que esta convocatória se refere ao 1º Semestre (ou quadrimestre) do ano letivo da Universidade destino, portanto, as matérias propostas no plano de estudos devem estar disponíveis. ** No plano de estudos é necessário estabelecer um mínimo de 20 e máximo de 30 créditos ECTS. 6. Seleção a. O Conselho de Curso de cada Unidade Universitária da UNESP envolvida no processo de seleção será o responsável pela seleção local e estabelecerá prazos de inscrição. Para verificar os prazos de sua Unidade, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad). b. Após a seleção realizada pelo Conselho de Curso a AREX fará a segunda etapa de seleção entre os candidatos de todas as Unidades da Unesp. c. A seleção final é realizada numa parceria entre a UNESP e a Universidade de Destino, sendo a primeira fase da seleção realizada pela UNESP (conforme critérios descritos neste edital) e a segunda pela Universidade de Destino. Portanto, o aluno selecionado pela UNESP não tem garantia da efetivação do seu intercâmbio até receber a confirmação de sua candidatura pela Universidade de Destino. PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS Para verificar os prazos de sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritório de Relações Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercâmbio da AREX através do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).

EDITAL AREX Vagas oferecidas para os cursos/áreas listados abaixo:

EDITAL AREX Vagas oferecidas para os cursos/áreas listados abaixo: EDITAL AREX 2015 PROGRAMA IAESTE A UNESP irá ofertar vagas para estudantes estrangeiros no âmbito do Programa IAESTE. Para informações sobre o Programa acesse: http://www.abipe.org.br/site/estudantes/programaiaeste.php

Leia mais

EDITAL AREX CORÉIA DO SUL

EDITAL AREX CORÉIA DO SUL EDITAL AREX CORÉIA DO SUL INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA UNIVERSIDADES DA CORÉIA DO SUL Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos a partir do segundo semestre de 2014,

Leia mais

PROGRAMA IAESTE CHAMADA

PROGRAMA IAESTE CHAMADA PROGRAMA IAESTE CHAMADA 2019-2020 Para informações sobre o Programa acesse: https://www.abipe.org.br/estudantes/programa-iaeste Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes dos cursos da UNESP

Leia mais

EDITAL ALEMANHA (Com bolsa parcial)

EDITAL ALEMANHA (Com bolsa parcial) EDITAL ALEMANHA (Com bolsa parcial) PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSIDADE x Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos para a Alemanha,

Leia mais

EDITAL AREX PERÍODO DE INTERCÂMBIO. 2.1 Este edital prevê intercâmbio no segundo semestre de 2017

EDITAL AREX PERÍODO DE INTERCÂMBIO. 2.1 Este edital prevê intercâmbio no segundo semestre de 2017 EDITAL AREX 2017 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA UNIVERSIDADES DO CANADÁ Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos para as universidades parceiras

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSITY OF VICTORIA, CANADÁ.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSITY OF VICTORIA, CANADÁ. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSITY OF VICTORIA, CANADÁ. Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos na University of Victoria, com vagas

Leia mais

EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES. 25 a 27 de Agosto de 2015

EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES. 25 a 27 de Agosto de 2015 EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES AUGM Associação de Universidades Grupo Montevidéu 25 a 27 de Agosto de 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação e mestrado

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSITY OF LOUISVILLE, ESTADOS UNIDOS.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSITY OF LOUISVILLE, ESTADOS UNIDOS. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A UNIVERSITY OF LOUISVILLE, ESTADOS UNIDOS. Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos na University of Louisville,

Leia mais

EDITAL AREX CONDIÇÕES GERAIS

EDITAL AREX CONDIÇÕES GERAIS EDITAL AREX 2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA. Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período

Leia mais

UNIVERSIDADE PAÍS CIDADE WEBSITE VAGAS

UNIVERSIDADE PAÍS CIDADE WEBSITE VAGAS INTERCÂMBIO EM S DA EUROPA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação da UNESP para universidades européias. Este edital tem como parâmetro legal a Resolução 18/2012, alterada

Leia mais

EDITAL NRI 20/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 20/2017 E D I T A L EDITAL NRI 20/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 1º SEMESTRE DE 2018. A Coordenadora do

Leia mais

EDITAL NRI 9/2018 E D I T A L

EDITAL NRI 9/2018 E D I T A L EDITAL NRI 9/2018 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2018. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA

FACULDADE DE ARQUITETURA CUJOS CANDIDATOS QUE NÃO SEJAM TITULARES DE S DO ENSINO FACULDADE DE ARQUITETURA Arquitetura, área de especialização em Arquitetura de Interiores e Reabilitação do Edificado Arquitetura Design Design de

Leia mais

INTERCÂMBIO NAS ESCOLAS DO GRUPO PARISTECH

INTERCÂMBIO NAS ESCOLAS DO GRUPO PARISTECH INTERCÂMBIO NAS ESCOLAS DO GRUPO PARISTECH Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes dos cursos de Bacherelado em Matemática, Bacharelado em Física, Bacharelado em Química, Engenharia Ambiental,

Leia mais

EDITAL NRI 36/2018 E D I T A L

EDITAL NRI 36/2018 E D I T A L EDITAL NRI 36/2018 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO PORTO UPORTO PARA O 1º SEMESTRE DE 2019. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

EDITAL NRI 2/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 2/2017 E D I T A L EDITAL NRI 2/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO PARA CANDIDATOS QUE SEJAM TITULARES DE CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS

PROVAS DE INGRESSO PARA CANDIDATOS QUE SEJAM TITULARES DE CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS TITULARES DE S DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS FACULDADE DE ARQUITETURA Arquitetura, área de especialização em Arquitetura de Interiores e Reabilitação do Edificado Arquitetura Design Design de Moda 03

Leia mais

Sapienza University of Rome Erasmus +

Sapienza University of Rome Erasmus + Sapienza University of Rome Erasmus + Estão abertas as inscrições para a pré-seleção de estudantes de Graduação, Mestrado, Doutorado e Docentes da UNESP para período de intercâmbio na Sapienza University

Leia mais

Projeto Nº 183/15 SID. Chamada para Candidaturas EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO ANO 2017

Projeto Nº 183/15 SID. Chamada para Candidaturas EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO ANO 2017 Programa BRAFITEC Brasil França (CAPES/CDEFI) Projeto Nº 183/15 SID Chamada para Candidaturas EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO ANO 2017 ENSIC - Ecole Nationale Supérieure des Industries

Leia mais

EDITAL 01/ PROGRAMA BRAFAGRI

EDITAL 01/ PROGRAMA BRAFAGRI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS EDITAL 01/2015 - PROGRAMA BRAFAGRI EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DOS CURSOS

Leia mais

EDITAL NRI 14/2019 E D I T A L

EDITAL NRI 14/2019 E D I T A L EDITAL NRI 14/2019 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2019. A Coordenadora

Leia mais

EDITAL NRI 8/2018 E D I T A L

EDITAL NRI 8/2018 E D I T A L EDITAL NRI 8/2018 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2018. A Coordenadora do

Leia mais

EDITAL NRI 19/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 19/2017 E D I T A L EDITAL NRI 19/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 1º SEMESTRE DE 2018 A Coordenadora do

Leia mais

Reitoria EDITAL UNIFEBE n o 52/16

Reitoria EDITAL UNIFEBE n o 52/16 EDITAL UNIFEBE n o 52/16 O Reitor do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque FEBE, com sede na Rua Dorval Luz, nº 123, bairro Santa Terezinha, município

Leia mais

EDITAL AREX Exceto para universidades de Portugal.

EDITAL AREX Exceto para universidades de Portugal. EDITAL AREX 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2015 DO SANTANDER UNIVERSIDADES EM PARCERIA COM A ABRUEM Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de no primeiro semestre

Leia mais

Secretaria Geral de Relações Internacionais

Secretaria Geral de Relações Internacionais Secretaria Geral de Relações Internacionais EDITAL SRInter nº 03/14 Mobilidade acadêmica 2014/2015 Graduação para a Universidade de Picardie Jules Verne França A Secretaria Geral de Relações Internacionais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCAMBIO UNIGRANRIO 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCAMBIO UNIGRANRIO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCAMBIO UNIGRANRIO 2018 Edital no. 1/2018 A PROC anuncia e torna público a abertura de Edital de Seleção de Alunos para Candidatura de Vagas nas instituições

Leia mais

EDITAL NRI 1/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 1/2017 E D I T A L EDITAL NRI 1/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do

Leia mais

EDITAL AREX O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação e após ter integralizado no mínimo 20% dos créditos;

EDITAL AREX O candidato deve estar regularmente matriculado na graduação e após ter integralizado no mínimo 20% dos créditos; EDITAL AREX 2017 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA ESCALA ESTUDANTIL AUGM ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes

Leia mais

Programa de mobilidade entre a UFRGS e a Universidade do Porto

Programa de mobilidade entre a UFRGS e a Universidade do Porto Programa de mobilidade entre a UFRGS e a Universidade do Porto 1. Apresentação A Universidade do Porto (UP), Portugal, oferece vagas de mobilidade aos alunos da UFRGS para o ano acadêmico de 2019-2020.

Leia mais

Edital Conjunto N 14/2013 DRI/PROGRAD Programa BRACOL

Edital Conjunto N 14/2013 DRI/PROGRAD Programa BRACOL Edital Conjunto N 14/2013 DRI/PROGRAD Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN EDITAL 02/2017 PROGRAMA BAFAGRI/CAPES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN EDITAL 02/2017 PROGRAMA BAFAGRI/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN EDITAL 02/2017 PROGRAMA BAFAGRI/CAPES EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE INTERCÂMBIO PARA ALUNOS DOS CURSOS DE AGRONOMIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 Edital nº 1/2017 A PROC anuncia e torna público a abertura de Edital de Seleção de Alunos para Candidatura de Vagas nas Instituições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 Edital nº 2/2016 A PROC anuncia e torna público a abertura de Edital de Seleção de Alunos para Candidatura de Vagas nas Instituições

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CHAMADA PÚBLICA Nº. 01/2019/ARINTER/IFES SELEÇÃO INTERNA PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO IFES A Assessoria de Relações Internacionais

Leia mais

1. Quantidade de Bolsas Oferecidas: 30 (trinta) bolsas no valor de R$ ,50 cada.

1. Quantidade de Bolsas Oferecidas: 30 (trinta) bolsas no valor de R$ ,50 cada. Edital do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2018 Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação da Unesp para período de estudos no 1º semestre de 2019, conforme

Leia mais

EDITAL N 003/2017 ARII/REITORIA

EDITAL N 003/2017 ARII/REITORIA EDITAL N 003/2017 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL BRASIL COLÔMBIA BRACOL. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Leia mais

BEM-VINDO! LICENCIATURAS E MESTRADOS INTEGRADOS 2017/18. de Lisboa para o mundo

BEM-VINDO! LICENCIATURAS E MESTRADOS INTEGRADOS 2017/18. de Lisboa para o mundo BEM-VINDO! LICENCIATURAS E MESTRADOS INTEGRADOS 2017/18 de Lisboa para o mundo ENSINAMOS COM QUALIDADE, EM TODAS AS ÁREAS DO SABER 425 CURSOS VÁRIOS DOS QUAIS SÃO LECIONADOS EM INGLÊS 18 Escolas (S E INSTITUTOS)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PROGRAMA - INTERCÂMBIO UNIGRANRIO 2017 Edital nº 4/2017 A PROC anuncia e torna público a abertura de Edital de Seleção de Alunos para Candidatura de Vagas nas Instituições

Leia mais

EDITAL N 004/2019 ARII/REITORIA

EDITAL N 004/2019 ARII/REITORIA EDITAL N 004/2019 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL MÉXICO BRAMEX. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD TÉCNICA FEDERICO SANTA MARÍA EDITAL DRE n 043/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD TÉCNICA FEDERICO SANTA MARÍA EDITAL DRE n 043/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD TÉCNICA FEDERICO SANTA MARÍA EDITAL n 043/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - RELINTER. Apresentação. Objetivo do programa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - RELINTER. Apresentação. Objetivo do programa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - RELINTER Programa de intercâmbio entre a UFRGS e a Universidade do Porto promovido pela Secretaria de Relações Internacionais

Leia mais

EDITAL N 007/2018 ARII/REITORIA

EDITAL N 007/2018 ARII/REITORIA EDITAL N 007/2018 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL MÉXICO BRAMEX. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO

Leia mais

Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex

Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa Bramex de Intercâmbio de Estudantes

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DE COIMBRA EDITAL DRE n 030/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DE COIMBRA EDITAL DRE n 030/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DE COIMBRA EDITAL DRE n 030/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011

EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011 EDITAL EDITAL N 01, DE 11 de Abril de 2011 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTRANGEIRAS CONVENIADAS COM A UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA A Reitora da Universidade

Leia mais

EDITAL N 004/2017 ARII/REITORIA

EDITAL N 004/2017 ARII/REITORIA EDITAL N 004/2017 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL BRASIL MÉXICO BRAMEX. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Leia mais

Edital N 06/2016 SRI Programa BRACOL

Edital N 06/2016 SRI Programa BRACOL Edital N 06/2016 SRI Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil- Colômbia

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO DE ARTE, DESIGN E EMPRESA- UNIVERSITÁRIO - EDITAL DRE n 037/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO DE ARTE, DESIGN E EMPRESA- UNIVERSITÁRIO - EDITAL DRE n 037/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO DE ARTE, DESIGN E EMPRESA- UNIVERSITÁRIO - EDITAL n 037/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 003/2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 003/2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 003/2017 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermédio da Diretoria Acadêmica

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 041/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 041/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 041/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas,

Leia mais

EDITAL N 006/2018 ARII/REITORIA

EDITAL N 006/2018 ARII/REITORIA EDITAL N 006/2018 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL COLÔMBIA BRACOL. A UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL N 003/2014 ARII/REITORIA

EDITAL N 003/2014 ARII/REITORIA EDITAL N 003/2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS BOLSA TOP ESPANHA SANTANDER

Leia mais

EDITAL AREX. 1. Período do Intercâmbio Segundo semestre de 2014. (Verificar calendário acadêmico da Universidade de Interesse)

EDITAL AREX. 1. Período do Intercâmbio Segundo semestre de 2014. (Verificar calendário acadêmico da Universidade de Interesse) EDITAL AREX INTERCÂMBIO NACIONAL ABRUEM Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos a partir do segundo semestres de 2014, nas Instituições listadas, conforme normas

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO PUC-CHILE EDITAL DRE n 016/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO PUC-CHILE EDITAL DRE n 016/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO PUC-CHILE EDITAL DRE n 016/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018

EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018 EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, por meio de sua Diretoria Técnica

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 012/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 012/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 012/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E O POLITECNICO DI TORINO. Apresentação

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E O POLITECNICO DI TORINO. Apresentação PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E O POLITECNICO DI TORINO Apresentação A Politecnico di Torino, universidade de reconhecimento internacional nas áreas de Arquitetura, Design e Engenharia, oferece

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS ANO 2018/2019 1 ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul torna públicas as condições que

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 046/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 046/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 046/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI CAGLIARI EDITAL DRE n 016/19

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI CAGLIARI EDITAL DRE n 016/19 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI CAGLIARI EDITAL n 016/19 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a

Leia mais

FUNDAÇAO HERMÍNIO OMETTO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES - CORPO DISCENTE - EDITAL Nº 005/2017

FUNDAÇAO HERMÍNIO OMETTO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES - CORPO DISCENTE - EDITAL Nº 005/2017 FUNDAÇAO HERMÍNIO OMETTO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES - CORPO DISCENTE - EDITAL Nº 005/2017 O CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO, por intermédio da

Leia mais

EDITAL AREX DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS, DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO E DA PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA

EDITAL AREX DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS, DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO E DA PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA EDITAL AREX 2016 PROGRAMA INTERCÂMBIO CONSÓRCIO PARA COLABORAÇÃO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA DO NORTE CONAHEC. Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos nas Universidades

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 09/2017 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2018.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 09/2017 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2018. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 09/2017 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2018. Estarão abertas, nos dias 22 e 23/01/2018, as inscrições para preenchimento

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE DO PORTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFRGS Apresentação A Universidade do Porto (UP), Portugal, oferece vagas de mobilidade

Leia mais

NÃO SERÃO ACEITAS TRANSFERÊNCIAS NOS DOIS PRIMEIROS E NOS DOIS ÚLTIMOS SEMESTRES LETIVOS, BEM COMO, PEDIDO FORA DO PRAZO ESTIPULADO.

NÃO SERÃO ACEITAS TRANSFERÊNCIAS NOS DOIS PRIMEIROS E NOS DOIS ÚLTIMOS SEMESTRES LETIVOS, BEM COMO, PEDIDO FORA DO PRAZO ESTIPULADO. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 05/2018 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência interna e externa para o ano letivo de 2019. Estarão abertas as inscrições para preenchimento

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil- Colômbia

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL- COLÔMBIA (BRACOL) EDITAL 01/2017

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL- COLÔMBIA (BRACOL) EDITAL 01/2017 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL- COLÔMBIA (BRACOL) EDITAL 01/2017 A Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD e a Assessoria de Relações Internacionais - REINTER da Universidade Federal do Rio Grande-FURG,

Leia mais

Apresentação. Objetivo do programa

Apresentação. Objetivo do programa Programa de intercâmbio entre a UFRGS e a Universidade do Porto promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS Apresentação A Universidade do Porto (UP), Portugal, oferece vagas de mobilidade

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO EDITAL DRE n 056/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO EDITAL DRE n 056/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO EDITAL n 056/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NORMAS DO PROGRAMA SANTANDER DE APOIO PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL EDIÇÃO 2018 A inscrição dos alunos de graduação no processo de seleção do Programa Santander de Apoio para Mobilidade Internacional Edição

Leia mais

Nome da instituição: ISCEM Instituto Superior de Comunicação Empresarial

Nome da instituição: ISCEM Instituto Superior de Comunicação Empresarial Nome da instituição: ISCEM Instituto Superior de Comunicação Empresarial Carta de nominação Cópia do formulário de aplicação online. Cópia do passaporte (1º e 2º folhas). Learning Agreement assinado pelo

Leia mais

Edital 001/ Mobilidade Internacional para Estudantes de Graduação - Convênio Instituto Politécnico de Leiria

Edital 001/ Mobilidade Internacional para Estudantes de Graduação - Convênio Instituto Politécnico de Leiria Edital 001/2019 - Mobilidade Internacional para Estudantes de Graduação - Convênio Instituto Politécnico de Leiria A Coordenação de Relações Institucionais, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITY OF WOLLONGONG EDITAL DRE n 055/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITY OF WOLLONGONG EDITAL DRE n 055/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITY OF WOLLONGONG EDITAL DRE n 055/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA

EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA EDITAL AREX 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSIDADES DO CANADÁ UNIVERSIDADES DE TORONTO, MONTRÉAL E VICTORIA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para o Programa de Intercâmbio

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 048/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 048/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 048/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

EDITAL Nº. 01, DE FEVEREIRO DE 2019

EDITAL Nº. 01, DE FEVEREIRO DE 2019 EDITAL Nº. 01, DE FEVEREIRO DE 2019 Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional dos alunos da com o Instituto Politécnico de Bragança - Portugal, para o ano/semestre 2019-2. O DIRETOR

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE VALPARAÍSO EDITAL DRE n 011/18

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE VALPARAÍSO EDITAL DRE n 011/18 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE VALPARAÍSO EDITAL n 011/18 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PIMA 2018

EDITAL DE SELEÇÃO PIMA 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 36570-900 - VIÇOSA - MG - BRASIL E-mail: dri@ufv.br Tel.: (+5531) 3899-2881 EDITAL DE SELEÇÃO PIMA 2018 A Universidade Federal de Viçosa,

Leia mais

Pró-Reitoria de Cooperação e Convênios Internacionais MANUAL DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Pró-Reitoria de Cooperação e Convênios Internacionais MANUAL DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL Pró-Reitoria de Cooperação e Convênios Internacionais MANUAL DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 2016 M APRESENTAÇÃO Este Manual de Intercambio Internacional tem por objetivo informar à comunidade acadêmica da

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD ANTONIO NARIÑO EDITAL DRE n 003/19

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD ANTONIO NARIÑO EDITAL DRE n 003/19 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD ANTONIO NARIÑO EDITAL n 003/19 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 026, DE 11 DE MAIO DE 2011

DELIBERAÇÃO Nº 026, DE 11 DE MAIO DE 2011 0 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 026, DE 11 DE MAIO DE 2011 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO EDITAL DRE n 062/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO EDITAL DRE n 062/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA DE TEMUCO EDITAL DRE n 062/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 031/2016 RETIFICADO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 031/2016 RETIFICADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 031/2016 RETIFICADO Pré-seleção Estudantes de graduação das Regionais Catalão e Goiânia Programa

Leia mais

EDITAL N 005/2017 ARII/REITORIA

EDITAL N 005/2017 ARII/REITORIA EDITAL N 005/2017 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA REALIZAR MOBILIDADE ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE DE TECNOLOGIA DE LUBLIN POLÔNIA.

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL DRE n 073/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL DRE n 073/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL n 073/16 A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 019/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL DRE n 019/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITEIT HASSELT EDITAL n 019/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 16/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 16/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 16/2014 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL A Coordenadoria de

Leia mais

Como ser um estudante internacional? Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional ProMAI

Como ser um estudante internacional? Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional ProMAI Como ser um estudante internacional? Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional ProMAI O que é o ProMAI? O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) é oferecido para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL ALTERADO CAI 026/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL ALTERADO CAI 026/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL ALTERADO CAI 026/2012 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL A Coordenadoria

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA SANTO TORIBIO DE MOGROVEJO EDITAL DRE n 034/18

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA SANTO TORIBIO DE MOGROVEJO EDITAL DRE n 034/18 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD CATÓLICA SANTO TORIBIO DE MOGROVEJO EDITAL DRE n 034/18 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas,

Leia mais