EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016"

Transcrição

1 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante o percurso das aulas, nos momentos em que o professor proporciona diferentes estratégias para garantir a aprendizagem do aluno. Durante o processo do bimestre, realiza reuniões com as famílias, juntamente com a coordenação pedagógica, com o objetivo de construir projetos de parceria e encaminhamento, se necessário, ao setor de apoio pedagógico. A Recuperação Paralela ocorre quando o aluno não atinge a média bimestral (6,0) ou não totalizou 30 pontos no semestre. O aluno que ficar para Recuperação Paralela no 1º e 3º bimestres e recuperar a aprendizagem no 2º e 4º bimestres, atingindo a pontuação necessária, poderá ser dispensado da prova de Recuperação Paralela, uma vez que as atividades de recuperação propostas e as intervenções da professora, garantiram a aprendizagem do aluno. A Recuperação Paralela é semestral, ocorre durante os semestres e, é realizada por meio do Plano de Recuperação Semestral (valor: 2,0 pontos) e por uma prova contendo o conteúdo do semestre (valor: 8,0 pontos). Os alunos que ficarem para Recuperação no 2º e 4º bimestres realizarão atividades e prova juntamente com os alunos que ficaram para Recuperação no 1º e 3º bimestres. Com o objetivo de melhor organizar o estudo do aluno em Recuperação Paralela, construímos um Roteiro/Plano de Recuperação contendo os conteúdos, materiais, objetivos de aprendizagem e os procedimentos de estudo. No Ensino Fundamental I o processo de Recuperação Paralela Semestral acontece com a professora regente da disciplina e com a professora do apoio pedagógico, a fim de que as dificuldades dos conteúdos essenciais do bimestre sejam resolvidas. O aluno realiza as atividades propostas pela professora de classe, em casa e/ou no apoio pedagógico, tira suas dúvidas na devolutiva dos exercícios e pode recuperar a aprendizagem. A parceria entre família e escola é fundamental para que o processo pedagógico alcance os objetivos propostos. Atenciosamente, Equipe Pedagógica

2 PLANO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/ROTEIRO DE ESTUDO DISCIPLINA Educação Física MATERIAIS DE ESTUDO - Fichas de estudo com os principais conceitos abordados em aula; - Revisão em aula dos principais conteúdos abordados. CONTEÚDOS - Capacidade de executar das habilidades motoras: quicar e arremessar, saltar e rebater, arremessar, receber e chutar, saltar. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - Conhecer as diferenças individuais na prática do movimento - Reconhecer, identificar e descrever jogos e brincadeiras (história, regras, número de participantes, material, espaço, habilidade envolvida): BARRA MANTEIGA. - Conhecer o conceito de ataque, defesa e objetivo. PROCEDIMENTOS DE ESTUDO - Estude as fichas dos conteúdos abordados em aula. - Conhecer alguns procedimentos para a prevenção de acidentes durante a prática de atividades físicas.

3 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE Nome: Nº 3º ano Data: / / Professor: Ciente Nota: Assinatura do Responsável 1. Dentre as diversas atividades que realizamos este bimestre, aprendemos uma brincadeira popular chamada Barra Manteiga. Com relação a esta brincadeira responda as perguntas a seguir: a) De que forma esta brincadeira é realizada? b) Qual é o número mínimo de participantes? _ c) Cite alguns locais onde podemos realizar esta brincadeira.

4 2. Durante nossas aulas, pudemos perceber que nos jogos existem três conceitos: ATAQUE, DEFESA e OBJETIVOS. Preencha o quadro com as palavras em destaque, de acordo com cada enunciado. Representa a proteção, sempre protegendo o jogo ou defendendo o gol. Por exemplo, no futebol tem que fazer o gol, no pique bandeira capturar sua bandeira na equipe adversária, no voleibol deixar a bola cair na equipe adversária. Ato de invadir o campo adversário, buscar ponto ou fazer o gol. 3. Cite dois jogos com Ataque e Defesa: 4. Descreva três procedimentos para a prevenção de acidentes durante a atividade fisica.

5 5. Combinando as habilidades motoras e nossa criatividade, conseguimos desenvolver vários jogos em nossas aulas de Educação Física. Associe a combinação das habilidades com as imagens abaixo, colocando dentro dos parênteses a letra correspondente: a) ( ) Correr chutar b) ( ) Correr saltar c) ( ) Rebater com material d) ( ) Saltar arremessar

6 6. Relembrando 4 jogos que fizeram parte do bimestre, complete o espaço de acordo com os jogos escritos na tabela: QUEIMADA JOGO DO BOMBARDEIO BARRA MANTEIGA JOGO DO PRISIONEIRO a) : Essa brincadeira é formada por duas equipes, começa quando um participante vai até a equipe adversária, canta uma música e bate na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. b) : Duas equipes dispostas de cada lado da quadra e um banco sueco no meio da quadra com diversos cones em cima. O objetivo é rebater a bola com a mão e derrubar os cones para a quadra adversária. A equipe que mais conseguir derrubar os cones vence. c) : O jogo é composto por duas equipes onde cada uma escolhe 5 participantes para ficar dentro de um círculo na quadra adversária. Arremessar a bola para os seus respectivos prisioneiros que deverão pegar a mesma, sem que ela caia no chão e sem que eles se desloquem do local determinado. Sendo salvos, correm para a sua metade da quadra para ajudar a salvar os outros prisioneiros. Acaba o jogo quando uma equipe salvar todos os prisioneiros primeiro. d) : O jogo é composto por duas equipes. Começa com uma bola para cada lado e ao sinal do professor os participantes arremessam a bola tentando acertar um adversário da outra equipe. Se a bola atingir qualquer participante, ele irá até o morto para tentar acertar os adversários. O jogo acaba quando uma equipe conseguir atingir todos os participantes da outra equipe.

7 7. Preencha os quadrados em branco com as habilidades motoras mais utilizadas nos seguintes jogos: Barra manteiga Queimada Jogo do bombardeio 8. Circule no quadro abaixo os cuidados que devemos ter durante a Educação Física para que evitarmos acidentes. Usar sandália - Amarrar o tênis - Cuidado com o material utilizado Correr olhando para frente - Deitar na quadra - Pendurar na trave do gol Não nas arquibancadas - Não empurrar na fila 9. Desenhe no espaço abaixo um jogo ou esporte onde utilizamos a habilidade motora rebater.

8 DISCIPLINA Educação Física PLANO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/ROTEIRO DE ESTUDO MATERIAIS DE CONTEÚDOS OBJETIVOS DE ESTUDO APRENDIZAGEM - Fichas de - Compreender as estudo com os habilidades principais motoras conceitos propostas no abordados aula; em - Revisão em aula dos principais conteúdos abordados. - Capacidade de executar das habilidades motoras: quicar e arremessar, saltar e rebater, arremessar, receber e chutar, saltar. - Reconhecer, identificar e descrever jogos e brincadeiras (história, regras, número de participantes, material, espaço, habilidade envolvida): PULAR ELÁSTICO. - Introdução aos Jogos Olímpicos de Verão. - Reconhecer, identificar e descrever jogos e brincadeiras (história, regras, número de participantes, bimestre; - Conhecer na pratica a brincadeira Pular Elástico; - Fazer com que os alunos conheçam a história dos Jogos olímpicos de verão; - Mostrar aos alunos esportes Olímpicos que não fazem parte do cotidiano; PROCEDIMENTOS DE ESTUDO - Estude as fichas dos conteúdos abordados em aula.

9 material, espaço, habilidade envolvida): BADMINTON. - Reconhecer, identificar e descrever jogos e brincadeiras (história, regras, número de participantes, material, espaço, habilidade envolvida): SALTO EM ALTURA. Reconhecer, identificar e descrever jogos e brincadeiras (história, regras, número de participantes, material, espaço, habilidade envolvida): SALTO EM DISTÂNCIA.

10 ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE Nome: Nº 3º ano Data: / / Professor: Ciente Nota: Assinatura do Responsável 1. O que são Jogos Olímpicos? 2. Que foi o criador das Olimpíadas na Era Moderna? 3. Durante nossas aulas aprendemos que o Atletismo é um conjunto de esportes. Preencha os espaços em branco com as modalidades que constituem o Atletismo. S A L T O S

11 4. Sobre a brincadeira do Elástico responda as perguntas abaixo d) Qual o material utilizado? e) Qual é o número mínimo de participantes? f) Cite um local onde podemos realizar esta brincadeira. g) Qual a habilidade motora utilizada? 5. Preencha os quadros em branco com o nome dos símbolos das Olimpíadas representados nas figuras abaixo:

12 6. Preencha o espaço abaixo, com o nome dos das atividades que praticamos durante esse bimestre. Salto em Altura Elástico Salto em Distância Badminton a) O é uma prova que consiste em uma distância antes de efetuar o salto sobre uma caixa de areia. O vencedor da prova é aquele que, em suas três tentativas, efetuar o salto mais longo de todos. b) Para praticarmos o é necessário ter no mínimo 3 amigos, onde um começa a pular, fazendo uma sequência de saltos, ora pulando para dentro, sobre e para fora do. Se errar a sequência dos movimento ou tropeçar, passa a vez. c) O é uma modalidade na qual se pratica com duas raquetes e uma peteca e a mesma não pode tocar nem uma vez no chão, dentro dos limites demarcados na quadra. d) O é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal, onde o objetivo dos competidores é superar a maior altura do sarrafo.

13 7. Sobre as olímpiadas, marque V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os Jogos Olímpicos acontecem de 4 em 4 anos. ( ) A Argentina é o País que irá sediar as Olimpíadas em ( ) Para cada modalidade a premiação é dada para os três primeiros colocados, com a medalha de ouro, prata e bronze. ( ) Os jogos Olimpicos aconteceram pela primeira vez na Índia. 8. Circule a mascote dos jogos Olímpicos Rio Qual é o nome dela? Registre na linha logo abaixo 9. Complete as frases abaixo utilizando as seguintes palavras: Grécia Jogos Olímpicos Rio de Janeiro - Barão Os aconteceram pela primeira vez na. O criador dos Jogos na era moderna foi de Coubertin. Os Jogos Olímpicos acontecerão este ano na cidade do.

14 10. O que representa os anéis Olímpicos? 11. Pinte os anéis Olímpicos com suas respectivas cores:

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: GEOGRAFIA 5º ANO No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 8 CAPÍTULO Atletismo 8.2 Lançamentos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 cap8.2.indd 2 27/05/13 18:23 CAPACIDADES ATLETISMO LANÇAMENTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE

Leia mais

Regulamento específico das modalidades

Regulamento específico das modalidades Festival de Jogos 6ª a 8ª séries 2013 Regulamento específico das modalidades Colégio Santa Dorotéia TAPABOL (MASC./ FEM.) 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de

Leia mais

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2º BIMESTRE/2016

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2º BIMESTRE/2016 EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2º BIMESTRE/2016 DISCIPLINAS MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM (O QUE O ALUNO DEVERÁ SABER) PROCEDIMENTOS DE ESTUDO (COMO O ALUNO

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

Olá alunos do 4ºano!!

Olá alunos do 4ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 3º BIMESTRE Disciplina: Interdisciplinar Professoras: Margarete e Priscila Data: Turma: 4º anos A B C SEJAM BEM-VINDOS AO 3º BIMESTRE! Olá alunos do 4ºano!! Um

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do livro 2 A, B e C terça-feira Segunda-feira Curitiba, 8 de agosto de 2016. Leia o texto e

Leia mais

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.5 Reconhecer espaços cap5.1.5.indd 1 27/05/13 18:09 cap5.1.5.indd 2 27/05/13 18:09 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO TURMA - 4º B SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANOS DE AULA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO TURMA - 4º B SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA PLANOS DE AULA ESCOLA BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO TURMA - 4º B SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - 2016 MARECHAL CANDIDO RONDON 2016 DATA: 25/08/2016 HORA: 13:30 às 14:15 LOCAL: Praça CONHECIMENTOS (CONTEÚDO):

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANO DE AULA Nº: 03 Data: 01/08/2017 Hora: 14:15. Escola: Antonio Rockenbach Turma: 2º Local da aula: Pátio (Pedrinhas) Conteúdo estruturante:

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

IV Convívio de Benjamins da ADAL

IV Convívio de Benjamins da ADAL IV Convívio de Benjamins da ADAL A Associação de Atletismo de Leiria irá organizar com o apoio da Câmara Municipal da Batalha no dia 3 de Junho de 2017, entre as 10h00 e as 12h00, no Complexo Desportivo

Leia mais

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.4 Jogo coletivo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 cap5.1.4.indd 2 27/05/13 18:08 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Olimpíada º, 4º e 5º anos Ensino Fundamental I

Olimpíada º, 4º e 5º anos Ensino Fundamental I Olimpíada 2018 3º, 4º e 5º anos Ensino Fundamental I Regulamento Geral Caros Alunos! Um dos grandes momentos da nossa escola está chegando. A Olimpíada será uma oportunidade de manifestarmos a nossa alegria

Leia mais

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02 4 Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO cap4.indd 1 27/05/13 18:02 cap4.indd 2 27/05/13 18:02 CONSIDERAÇÕES COMO USAR O MANUAL DAS PRÁTICAS Como usar o Manual das Práticas Pablo Juan Greco Siomara A.

Leia mais

Textos para leitura e exploração. Base 4. 7º Ano Ensino Fundamental II

Textos para leitura e exploração. Base 4. 7º Ano Ensino Fundamental II COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA Textos para leitura e exploração Base 4 7º Ano Ensino Fundamental II Professor: Alexandre Damazio 2º Bimestre / 2016 INDICE Regras gerais------------------------------------------------3

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

1. CALENDÁRIO. Data: 10/06 Atletismo. Horário das atividades: 8h00 às 14h00

1. CALENDÁRIO. Data: 10/06 Atletismo. Horário das atividades: 8h00 às 14h00 1. CALENDÁRIO Data: 10/06 Atletismo Horário das atividades: 8h00 às 14h00 1.1 Atletismo Corrida de 50 m Normas específicas: Cada aluno deverá percorrer a distância de 50 metros. Para o início da corrida,

Leia mais

Bateria de Exercícios

Bateria de Exercícios Bateria de Exercícios 2010/2011 Índice 1. RELAÇÃO CORPOR/VOLANTE... 4 1.1 O volante pingo de chuva I :... 4 1.2 O volante pingo de chuva II... 4 2. RELAÇÃO COM O OUTRO/PERCEPÇÃO DAS TRAJECTÓRIAS... 4 2.1

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. los

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. los 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

transmitidas crenças, costumes e religiões.

transmitidas crenças, costumes e religiões. A diversidade cultural do Brasil está fortemente ligada à cultura africana e foram transmitidas crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente. Será que vocês conhecem e já vivenciaram???

Leia mais

OLIMPÍADAS 2016 BRASIL

OLIMPÍADAS 2016 BRASIL OLIMPÍADAS 2016 BRASIL Antes de conhecermos as modalidades do atletismo, vamos saber como é a pista oficial em que os atletas praticam as provas. Uma pista oficial de atletismo, como mostra a figura

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA

EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA EDITAL Nº 02/2019 PET EngAli UFG III MARATONA DA ESCOLA DE AGRONOMIA CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE 2 a 18 de abril de 2019. Período de inscrições para a competição esportiva. 25 de abril de 2019. Competição

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010 Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado Santo António das Areias JOGOS TRADICIONAIS 27 de Janeiro de 2010 Corda de Tracção Tipo de Jogo: Equipa Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade 6 CAPÍTULO Capacidades coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL CAPÍTULO I - NORMAS TÁTICAS MIRIM MASCULINO E FEMININO 1997-98: Sistema de Jogo: 6 X 0 ou 4 X 2, sem infiltração de jogadores em qualquer momento do rally;

Leia mais

VI Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

VI Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil VI Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade (REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER, 2013).

Leia mais

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2º BIMESTRE/2016

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2º BIMESTRE/2016 EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2º BIMESTRE/2016 DISCIPLINAS MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (O QUE O ALUNO DEVERÁ SABER) PROCEDIMENTOS DE ESTUDO (COMO O ALUNO

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos,

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ADAPTADA) 2017 Despacho normativo nº1-a/2017 de 10 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade:

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 Os Jogos Internos do Ensino Médio, que acontecem pela primeira no Colégio Antônio Vieira no ano de 2017, integram as atividades de Educação Física

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2.

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 18 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Ficha de Registo da Observação 8 Páginas Versão 2 Prova 28 Ficha de Registo da Observação

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANO DE AULA Nº:03 Data:01/08/2017 Hora: 14:15. Conteúdo estruturante: Jogos cooperativos pre-desportivos Conteúdo Específico: Iniciação ao

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas 2013/2014 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo simplificar

Leia mais

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26

INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017/18 CÓDIGO: 26 INFORMAÇÃO DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 201/18 Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano de Escolaridade: 9º CÓDIGO: 26 Duração: 4 minutos+4 minutos 1.ª/2.ª

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 36ª OLIMPÍADA SANTO INÁCIO DE LOYOLA 2017

REGULAMENTO GERAL 36ª OLIMPÍADA SANTO INÁCIO DE LOYOLA 2017 REGULAMENTO GERAL 36ª OLIMPÍADA SANTO INÁCIO DE LOYOLA 2017 A OLIMPÍADA SANTO INÁCIO é parte integrante das atividades de Educação Física, sendo um evento esportivo com o objetivo de promover e incentivar

Leia mais

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 8 CAPÍTULO Atletismo 8.1 Corridas José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 cap8.1.indd 2 27/05/13 18:21 ATLETISMO CORRIDAS CAPACIDADES COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA > PARTICIPANTES: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental 1ª a 2ª Séries do Ensino Médio > COMISSÃO ORGANIZADORA: Departamento de Educação Física > SUB TEMA: Olimpíada no Brasil > OBJETIVOS: Promover a integração

Leia mais

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano

EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO. JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano EB 2,3 MARTIM DE FREITAS EDUCAÇÃO FÍSICA 2011/2012 2º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO, ELEMENTAR E AVANÇADO JOGOS PRÉ DESPORTIVOS (excepto Raquetes) 5º Ano 1. Se tem a bola, passar a um companheiro liberto 2.

Leia mais

E de 11 a 29 de agosto, pessoas do mundo inteiro acompanham, em sua. dos seus países na disputa pelo o ouro olímpico em 28 modalidades esportivas.

E de 11 a 29 de agosto, pessoas do mundo inteiro acompanham, em sua. dos seus países na disputa pelo o ouro olímpico em 28 modalidades esportivas. OLIMPÍADAS 2004 Em Atenas... Os primeiros Jogos Olímpicos do século XXI e do terceiro milênio são uma ligação entre o passado e o futuro. Com o retorno para a Grécia, os Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas

Leia mais

CAPÍTULO Acertar o alvo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03

CAPÍTULO Acertar o alvo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.1 Acertar o alvo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.1.indd 1 27/05/13 18:03 cap5.1.1.indd 2 27/05/13 18:03 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

7 O ANO EF II DESENHO. Lista 1 de exercícios. Retas concorrentes. São aquelas que se encontram em um único ponto. r t = {o} Retas paralelas

7 O ANO EF II DESENHO. Lista 1 de exercícios. Retas concorrentes. São aquelas que se encontram em um único ponto. r t = {o} Retas paralelas 7 O ANO EF II DESENHO RAPHAEL LIMA Lista 1 de exercícios Retas concorrentes São aquelas que se encontram em um único ponto o r t r t = {o} Retas paralelas São aquelas que não se encontram nunca r t r t

Leia mais

7 O ANO EF II DESENHO. Lista 1 de exercícios. Retas concorrentes. São aquelas que se encontram em um único ponto. r t = {o} Retas paralelas

7 O ANO EF II DESENHO. Lista 1 de exercícios. Retas concorrentes. São aquelas que se encontram em um único ponto. r t = {o} Retas paralelas 7 O ANO EF II DESENHO RAPHAEL LIMA Lista 1 de exercícios Retas concorrentes São aquelas que se encontram em um único ponto o r t r t = {o} Retas paralelas São aquelas que não se encontram nunca r t r t

Leia mais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Apresentação Critérios para escolha dos melhores do ano, em cada modalidade, módulo e naipe, será de acordo com o Regulamento Geral

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Prezado(a) Professor(a), O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. de corrida

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. de corrida 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esporte e deficiência. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Esportes adaptados aula II 3

Leia mais

Regulamento das atividades Dos 8 aos 80

Regulamento das atividades Dos 8 aos 80 Agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos Escola E. B. 2,3 Eugénio dos Santos Regulamento das atividades Dos 8 aos 80 Núcleo de Estágio de Educação Física 2012/13 Subdepartamento de Educação Física Departamento

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades Coordenativas

CAPÍTULO. Capacidades Coordenativas 6 CAPÍTULO Capacidades Coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. deslocamentos

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. deslocamentos 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas 6.2.5 Oferecer-se e desmarcar-se Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66)

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66) ANEXO II do Edital N 001/2009 REGRAS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Aux. Geral de Conservação

Leia mais

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO JDICT Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.2 Jogos de inteligência e criatividade tática cap5.2.indd 1 27/05/13 18:16 cap5.2.indd 2 27/05/13 18:16 APRENDIZAGEM

Leia mais

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV DATA: 01 de Março de 2012 1) Acertar no alvo Os arcos devem estar pendurados numa corda, a cerca de 2 metros de altura. Os clientes devem acertar com a bola dentro do arco da mesma cor, a aproximadamente

Leia mais

REGULAMENTO DOS JOGOS INTENOS ENSINO MÉDIO

REGULAMENTO DOS JOGOS INTENOS ENSINO MÉDIO REGULAMENTO DOS JOGOS INTENOS ENSINO MÉDIO 2018 OS JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO é parte integrante das atividades de Educação Física, sendo um evento esportivo com o objetivo de promover e incentivar

Leia mais

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos,

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita

Leia mais

Vôlei de Quadra Um Esporte de Garra! Edneuza F. Silva Braga

Vôlei de Quadra Um Esporte de Garra! Edneuza F. Silva Braga Vôlei de Quadra Um Esporte de Garra! Edneuza F. Silva Braga Um esporte de equipe, garra, talento, criatividade e muita técnica. O segundo no gosto dos brasileiros, depois do futebol. Vôlei de quadra é

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA ANEXO II Edital n. 001/2008 REGRAS PARA TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Gari, 2. Servente de Obras, 3.

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO

ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO DUAS TURMAS 3º ANO E 4º ANO PLANO DE AULA Nº: 01 Data: 18/08/2017 Hora: 16:00 Escola: 25 de julho Turma: 3 Ano Local da aula: Quadra Conteúdo estruturante: Pequenos jogos cooperativos.

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: HISTÓRIA 5º ANO No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

Jogos Champagnat 2013

Jogos Champagnat 2013 Jogos Champagnat 2013 Capítulo I Geral Art. 1º - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem os Jogos Champagnat 2013. Art. 2º - Os Jogos Champagnat são organizados pelo Colégio Marista Santa

Leia mais

FLORIPA KIDS TAEKWONDO "Festival Infantil"

FLORIPA KIDS TAEKWONDO Festival Infantil 2 FLORIPA KIDS TAEKWONDO "Festival Infantil" QUANDO 15 de Outubro (sábado) QUEM PODE PARTICIPAR KIDS 1 04 à 08 anos (todas as faixas) 14:00hs às 16:00hs KIDS 2 09 à 13 anos (todas as faixas) ONDE Ginásio

Leia mais

E. E. PROFA. FLORA STELLA

E. E. PROFA. FLORA STELLA ATLETISMO Sala 2 Interdisciplinar EF I E. E. PROFA. FLORA STELLA Professoras Apresentadoras: NUBIA DO CARMO CORREDOR Realização: Justificativa Conhecer o atletismo como esporte e algumas das suas modalidades;

Leia mais

CAPÍTULO. 9.2 Atividades para a prática. Raquete. cap9.2.indd 1 27/05/13 18:25

CAPÍTULO. 9.2 Atividades para a prática. Raquete. cap9.2.indd 1 27/05/13 18:25 9 CAPÍTULO Raquete 9.2 Atividades para a prática cap9.2.indd 1 27/05/13 18:25 cap9.2.indd 2 27/05/13 18:25 APRENDIZAGEM TÁTICA ESTRUTURAS FUNCIONAIS ESPORTES DE RAQUETE PRINCIPIANTE BASQUETEBOL ATIVIDADES

Leia mais

CAPÍTULO Tirar vantagem tática. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Tirar vantagem tática. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.3 Tirar vantagem tática cap5.1.3.indd 1 27/05/13 18:07 cap5.1.3.indd 2 27/05/13 18:07 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 5ºano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do Livro 5º A e B 5º C quarta-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as lições da

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas Fun Athletics 2015/2016 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo

Leia mais