SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N.º 04/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N.º 04/2012"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N.º 04/2012 A Universidade Federal do Pará, por meio de Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), torna público o presente Edital, em acordo com o que rege o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelos Decretos 7.234/2010 e 7.416/2010 que normatizam o Programa Permanência e seu Processo Seletivo para Estudantes de Cursos Graduação da UFPA, de acordo com os critérios e condições aqui definidos. CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º - O presente edital tem por objetivo a concessão de auxílio financeiro a estudantes de cursos de graduação da UFPA, em regime presencial extensivo (regular), que ingressaram via Processo Seletivo (PS/UFPA), selecionados conforme critério socioeconômico, para custeio pessoal e parcial com moradia, alimentação, transporte e material didático-pedagógico, durante o período de 12 (doze) meses, no sentido de promover sua permanência durante o tempo regular do seu curso. Único O período de vigência de auxílios e bolsas será de 01 de julho de 2012 a 30 de junho de Art. 2º - As Modalidades de Auxílios a serem concedidos são: I. Auxílio Permanência: Destina-se a apoiar o estudante que se encontre sem condições de arcar com o custo parcial ou integral de transporte, alimentação e de material didático-pedagógico para realização de seus estudos. II. Auxílio Moradia - Destina-se ao estudante que não dispõe de vaga gratuita em residência estudantil pública ou se encontre sem condições de arcar com o custo de moradia fora de sua cidade de origem. III. Bolsa Atividade Acadêmica - Destina-se ao estudante que estiver vinculado a algum programa ou projeto de extensão, pesquisa e/ou ensino na UFPA, sendo apenas em caráter de renovação, considerando que o período de 01 de julho de 2012 a 30 de junho de 2013 será seu último ano de vigência. Artº 3º - O número de auxílios e bolsa previsto para o ano letivo de 2012 é de (Hum Mil Quatrocentos e Noventa), assim distribuído: Modalidade Quantidade Valor (R$) Auxílio Permanência ,00 Auxílio Moradia ,00 Bolsa Atividade Acadêmica (Renovação) ,00 1º Do total dos Auxílios Permanência e Moradia ofertados, 40% serão destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação. 2º - No caso de candidatos novos ao Auxílio Permanência não será permitido acúmulo com outros auxílios e bolsas, à exceção do Auxílio Moradia.

2 3º - Os residentes em moradias estudantis poderão receber o auxílio permanência, desde que não recebam outros auxílios e bolsas. 4º - No caso de candidatos novos ao Auxílio Moradia, que não tenham o Auxílio Permanência, poderão candidatar-se a outras bolsas. 5º - No caso de candidatos à renovação será permitida a manutenção de bolsas e auxílios que recebem até o valor de R$ 670,00 (Seiscentos e Setenta Reais). CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES DOS NOVOS CANDIDATOS Art. 4º - As inscrições do processo seletivo do Programa Permanência serão realizadas através do preenchimento on-line do Formulário de Inscrição no Sistema Gerencial de Extensão (SIGAEXT), disponível no site no período de 28 de fevereiro de 2012, a partir das 14h até às 18h de 14 de março de Art. 5º - Como parte do processo de inscrição no SIGAEXT, os (as) candidatos (as) devem obrigatoriamente preencher o Cadastro Socioeconômico e Cultural, anexo ao Formulário de Inscrição. O não preenchimento do cadastro impedirá a finalização da inscrição no SIGAEXT. 1º - O (a) candidato (a) que não entregar a documentação exigida para efeito de avaliação no prazo de 28 de fevereiro de 2012 até o dia 16 de março de 2012 será considerado (a) desistente, mesmo que tenha feito à inscrição on-line. 2º - Em hipótese alguma será aceita documentação fora do prazo. Único - Será desclassificado (a) do processo seletivo, objeto deste Edital, o (a) candidato (a) que preencher de forma incompleta o Cadastro Socioeconômico-Cultural. Art. 6º - No ato da inscrição o (a) candidato (a) deverá optar por uma das três modalidades de entrega dos documentos: I. Opção1 (um): on-line, via ppermanencia@ufpa.br, no período entre 14h do dia 28 de fevereiro de 2012 até às 18h de 16 de março de II. Opção 2 (dois): presencial, na Divisão de Extensão do Campus de origem do (a) candidato (a) ou na DAIE/PROEX, Campus de Belém, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2012, em local e horário a ser divulgado pela DAIE e/ou pelos Campi. III. Opção 3 (três): em envelope lacrado, via Correios, com Carta Registrada e Aviso de Recebimento (AR) para o seguinte destinatário e endereço: Processo Seletivo Programa Permanência Diretoria de Assistência e Integração Estudantil/DAIE-PROEX, Prédio da Reitoria, 2 andar, Cidade Universitária Prof. Dr. José da Silveira Netto/ Universidade Federal do Pará (UFPA), Av. Augusto Corrêa, 01 Bairro do Guamá - CEP: Belém- PA.

3 IV. Será considerada para efeito de inscrição a data de postagem até 16 de março de V. Recomenda-se que, no envelope, na área da pessoa remetente, deve ser escrito o nome do Campus de origem do (a) candidato (a). 1º Cabe à Divisão de Extensão do Campus ao qual o (a) candidato (a) é vinculado (a) fazer a conferência da documentação recebida, bem como emitir comprovante de entrega da documentação, de acordo com o modelo disponível no site da PROEX. 2º - No caso dos (as) candidatos (as) que fizerem inscrições via ou via correios, a conferência da documentação encaminhada será feita pela DAIE/PROEX. Art. 7º Os documentos solicitados são os seguintes: I. Cópia do comprovante de Inscrição on-line no SIGAEXT; II. Cópia do Registro Geral (RG) ou outro documento oficial de identidade como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte; III. Cópia do CPF; IV. Cópia do comprovante de residência do candidato atualizado (conta de luz; conta de água, conta telefônica ou carnê do IPTU). V. No caso em que o comprovante de residência não esteja no nome do (a) candidato (a) ou de seus pais, deverá ser apresentada declaração de moradia, conforme modelo disponível no site com cópia do RG e CPF do proprietário ou responsável pelo imóvel, reconhecida em cartório. VI. Cópia do Comprovante de matrícula atualizado; VII. Histórico Escolar atualizado, constando os conceitos do último período letivo cursado. No caso dos calouros, não será necessária a apresentação desse documento; VIII. No caso de solicitação do Auxílio Permanência, deverá ser apresentada a última fatura do consumo de energia elétrica do endereço do aluno. Em caso de Auxílio Moradia, deverá ser apresentada cópia das três últimas faturas do endereço do endereço do (a) candidatado (a), no seu município de origem. IX. Se, por motivo de extravio, o (a) candidato (a) ficar impossibilitado (a) de apresentar o comprovante da última fatura de energia elétrica do mês, aceitar-se-á a cópia da fatura do mês anterior, com justificativa, conforme modelo de declaração disponível no site que deve ser assinada pelo titular da fatura de energia, reconhecida em cartório. X. Para candidatos (as) que morem em localidades não atendidas por sistemas de energia elétrica, será aceito justificativa em documento próprio disponível no site reconhecido em cartório. XI Cópia do (s) comprovante (s) de renda familiar - além da situação de renda do próprio aluno (com ou sem vínculo empregatício) devem ser apresentados documentos que comprovem a situação de renda de todos os membros do núcleo familiar do (a) candidato (a), maiores de 18 anos, com ou sem vínculo empregatício, conforme situações a seguir:

4 Familiar com vínculo empregatício Familiar em situação de desemprego Trabalhador autônomo Aposentado Beneficiário dos Programas Sociais do Governo Federal Contracheque, Carteira de Trabalho ou última declaração de imposto de renda. Declaração de desemprego reconhecida em cartório, conforme modelo disponível no site Declaração de rendimento que pode ser utilizada por proprietário de estabelecimento comercial, profissional liberal, prestador de serviços, pescador e agricultor. No caso de pescadores e agricultores, deve-se apresentar o rendimento através de documentos timbrados das Associações e Sindicatos com seu respectivo CNPJ ao qual o trabalhador é filiado. Nos outros casos, o modelo de declaração está disponível no site e deve ser assinada pelos membros familiares responsáveis pelos rendimentos, anexada a cópia da identidade e do CPF registrada em cartório ou declaração de imposto de renda. Cópia do comprovante de aposentadoria seguido do último extrato bancário constando o nome do beneficiado ou declaração de imposto de renda. Cópia do cartão, seguida do último extrato bancário em nome do beneficiário (Benefício de Prestação Continuada BPC, Bolsa Trabalho, Bolsa Família, Seguro Desemprego etc.) XII. Os valores provenientes de pensões, aposentadorias, benefícios sociais (Bolsa Família, Bolsa Trabalho, Seguro Desemprego etc.), bolsas acadêmicas (PIBIC, PIBEX, PIBIN, CNPQ, CAPES, PET, bolsas, estágio, monitoria, entre outros) deverão ser somados à renda familiar para cálculo da Renda Per Capita (RPC). XIII. Se o (a) candidato (a) declarar no Formulário de Inscrição uma das situações listadas na tabela seguinte terá obrigatoriedade de entregar documentação complementar conforme indicado: De que tem filho(s) Pessoas com Deficiência Que reside em imóvel alugado, em função da necessidade de realização de curso de graduação em cidade distante de seu lugar de origem. Encaminhar cópia de Certidão (ões) de Nascimento. Encaminhar cópia do laudo ou atestado médico comprobatório de sua condição. Cópia do contrato (reconhecida em cartório) e os três últimos comprovantes de pagamento. CAPÍTULO III DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Art. 8º - A análise da documentação consiste da fase de verificação da procedência e fidedignidade das informações constantes no Formulário de Inscrição, sendo a primeira a fase da triagem. Na ausência de documentos, ou quando a documentação estiver incompleta, os candidatos não serão avaliados. Art. 9º - Os indicadores, pesos, formas de pontuação e procedimentos de classificação para seleção de candidatos ao Programa Permanência são: Indicadores Forma/Pontuação Peso Inscrição incompleta no SIGAEXT - Desclassifica Documentação Incompleta - Desclassifica Renda Per Capita (RPC)* Critérios estabelecidos no Anexo I deste Edital 04 Forma de Ingresso (FI) Cotista 10 Não cotista Situação Domiciliar Com a família 05 02

5 (SD) Fora da família 10 Maior número de disciplinas 05 Critérios de desempate matriculadas Persistindo o empate Maior número de semestres ainda por cursar, 05 considerando o desempenho acadêmico. * Pontuação proporcional por Renda Per Capita Familiar: - - CAPÍTULO IV DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO AOS AUXÍLIOS E BOLSAS Art O processo de renovação para manutenção da concessão dos auxílios e bolsa, objeto deste Edital, será realizado no período de 28 de fevereiro de 2012 a 16 de março de Art Para renovação, o candidato deverá preencher sua inscrição on-line no SIGAEXT, através do site Art Os (as) candidatos (as) à renovação devem, obrigatoriamente, preencher o Cadastro Socioeconômico e Cultural, anexo ao Formulário de Inscrição. O não preenchimento desse cadastro impedirá a finalização da inscrição, causando o indeferimento do processo de renovação. Art Os candidatos à renovação deverão encaminhar os seguintes documentos: I. Cópia do comprovante de inscrição on-line e do Formulário de Inscrição; II. Cópia do comprovante de matrícula do 2º período letivo de 2012; III. Cópia (s) de documentos que comprovem a renda familiar atualizada do (a) candidato (a) e de todos os membros de seu núcleo familiar, maiores de 18 anos, com ou sem vínculo empregatício, de acordo o estabelecido na Tabela no Art. 7º deste Edital. IV. Os valores provenientes de pensões, aposentadorias, benefícios sociais (Bolsa Família, Bolsa Trabalho, Seguro Desemprego etc.), bolsas acadêmicas (PIBIC, PIBEX, PIBIN, CNPQ, CAPES, PET, bolsas, estágio, monitoria, entre outros) deverão ser somados à renda familiar para cálculo da Renda Per Capita (RPC). V. Se o (a) candidato (a) declarar no formulário de inscrição, uma das situações listadas abaixo será obrigatória a entrega de documentação complementar como: Que tem filho(s) Pessoas com Deficiência Que reside em imóvel alugado em função da necessidade de realização de curso de graduação em cidade distante de seu lugar de origem. Encaminhar cópia (s) da (s) Certidão (ões) de Nascimento Encaminhar cópia de laudo ou atestado médico comprobatório de sua condição. Cópia do contrato (registrado em cartório) e os três últimos comprovantes de pagamento. Art O desempenho acadêmico do (a) candidato (a) à renovação, nos períodos letivos de 2011 será submetido à avaliação pedagógica pela equipe da DAIE, via Sistema Informação para o Ensino (SIE) da UFPA, como primeira etapa do processo de renovação. Único Será excluído do processo, o (a) candidato (a) que obtiver mais de uma reprovação por conceito, frequência ou sem aproveitamento, no período de vigência de concessão do auxílio e/ou bolsa.

6 CAPÍTULO V DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS À RENOVAÇÃO Art A análise da documentação consiste da fase de verificação da procedência e fidedignidade das informações constantes no Formulário de Inscrição, sendo a primeira a fase da triagem. Na ausência de documentos, ou quando a documentação estiver incompleta, os candidatos serão desclassificados. Art Os indicadores, pesos, formas de pontuação e procedimentos de classificação para seleção de candidatos são: Indicadores Forma/Pontuação Peso Inscrição incompleta no SIGAEXT - Desclassifica Apresentação incompleta da documentação - Desclassifica Análise do desempenho Acadêmico - Classifica/desclassifica Renda Per Capita (RPC)* Critérios estabelecidos no Anexo I do Edital 04 Cotista Forma de Ingresso Não cotista 05 Com a família Fora da família 10 Situação domiciliar (SD) Participa voluntariamente de programa e/ou projetos de extensão, pesquisa ou ensino vinculados à UFPA (PV) Critérios de desempate * Pontuação proporcional por Renda Per Capita familiar Desempenho acadêmico 10 - Maior nº de semestres ainda por cursar 05 - CAPÍTULO VI DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO Art O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: Nº Etapas Períodos 01 Lançamento do Edital 1º de fevereiro de Divulgação do Edital 1º até 27 de fevereiro de Inscrição on- line 28 de fevereiro a 14 de março de Entrega da documentação 28 de fevereiro a 16 de março de Avaliação do desempenho acadêmico dos candidatos à renovação 6 de fevereiro a 16 de março de Análise da documentação e pontuação para classificação 19 de março a 30 de maio de Convocação para a entrevista* A partir de 2 de maio de Entrevistas e/ou visita domiciliar (Campus de Belém) 7 de maio a 6 de junho de Entrevistas e/ou visita domiciliar (Campi do interior) 21 de maio a 15 de junho de Divulgação do resultado preliminar Até 25 de junho de Recebimento de recursos Até 72 horas após o resultado preliminar 12 Avaliação dos recursos Até 6 de julho de Divulgação final dos resultados Até 11 de julho de Período de habilitação 12 a 20 de julho de Pagamento de auxílios e bolsa Até 15 (quinze) dias úteis de cada mês * Consultar periodicamente o site da PROEX para verificar a data, local e horário para candidatos convocados à entrevista.

7 I. Entrevista: Poderá ser realizada tendo em vista a necessidade de esclarecimento de situações específicas identificadas pela Comissão responsável pela triagem dos auxílios/bolsas. II. Visita domiciliar: Poderá ser realizada para o esclarecimento de dúvidas após a entrevista, consistindo na verificação in loco das informações constantes no Formulário de Inscrição, bem como a comprovação de autenticidade dessas informações. III. Resultado: Divulgação da classificação dos selecionados por Campus, por curso e por ordem alfabética. IV. Recurso: Poderá ser impetrado, caso o (a) candidato (a) discorde do resultado do indeferimento, junto à DAIE/PROEX pelo ppermanencia@ufpa.br. Os recursos recebidos não poderão ser utilizados em benefício de outros que não diretamente o próprio candidato. CAPÍTULO VII DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Art Somente será considerado apto a participar do processo seletivo, objeto deste Edital, o (a) candidato (a) que preencher cumulativamente as seguintes condições: I. Estar regularmente matriculado (a) em cursos presenciais de graduação da UFPA, modalidade regular e cursando a primeira graduação; II. Ter preenchido o formulário de inscrição on-line (SIGAEXT) disponível no site declarando, dessa forma, interesse em participar do processo seletivo; III. Ter apresentado dentro do prazo previsto no presente Edital toda a documentação exigida; IV. Será considerado socioeconomicamente vulnerável o (a) estudante que comprovadamente tenha uma renda familiar até 03 (três) salários mínimos, ou seja, R$ 1.866,00 (Hum Mil Oitocentos e Sessenta e Seis Reais) em valores atuais. CAPÍTULO VIII DOS RESULTADOS E RECURSOS Art O resultado do processo seletivo para concessão de auxílios e bolsa, objetos deste Edital, ao (a) candidato (a) novo (a) e em renovação será divulgado por campus, instituto e curso, em ordem alfabética, na página eletrônica da PROEX. Art Os recursos deverão ser encaminhados até 72 (setenta e duas) horas, ou seja, até 03 (três) dias após a divulgação do resultado preliminar, para o a ppermanencia@ufpa.br, com o assunto RECURSO PROGRAMA PERMANÊNCIA/ 2012/ (nome do Campus). 1º - No pedido de recurso deve constar: o nome completo do aluno, nº de matrícula, curso e a justificativa para revisão documental ou análise situacional do candidato. 2º - O recurso de um candidato não poderá ser utilizado em benefício de outros que não diretamente o próprio candidato. 3º - Será aceito apenas um recurso por candidato. Não será avaliado recurso do recurso.

8 CAPÍTULO IX - DA HABILITAÇÃO Art Somente fará jus ao recebimento dos auxílios e bolsa o (a) candidato (a) que realizar todas as etapas previstas neste Edital. Art Para habilitação, os (as) candidatos selecionados (as) deverão apresentar à DAIE/PROEX seus respectivos dados bancários (cópia do cartão do banco). 1º - Não serão aceitos dados bancários de poupança e nem de terceiros. 2º - Recomenda-se que as contas bancárias sejam abertas no Banco do Brasil, Caixa Econômica, HSBC ou SANTANDER. 3º - O (a) candidato (a) contemplado (a) somente poderá receber os recursos do auxílio em conta corrente informada que estiver ativada. Art O pagamento dos auxílios e bolsa, objetos deste Edital, dar-se-á por meio de depósito bancário em conta pessoal do (a) estudante beneficiado (a), informada no ato da habilitação em até o 15º (décimo quinto) dia útil de cada mês. CAPÍTULO X DA CONTRATAÇÃO E COMPROMISSOS Art O (a) candidato (a) selecionado (a) para a obtenção de auxílios e bolsa fica obrigado (a) a cumprir com as seguintes obrigações: I. Cumprir com as atividades acadêmicas das disciplinas de seu curso de graduação, ao longo do período de vigência dos auxílios e bolsa, compreendendo o prazo previsto para sua integralização curricular, devendo ao término de cada período letivo apresentar o histórico escolar atualizado, caso seja solicitado pela DAIE/PROEX. II. O (a) candidato (a) beneficiado (a) perderá o direito a receber a ajuda financeira, caso obtenha mais de 01(uma) reprovação por conceito, frequência ou sem aproveitamento, no período de vigência de concessão do auxílio e bolsa, sem direito à renovação. III. Obrigado (a) a não utilizar o valor recebido com despesas outras em desacordo com o objetivo tratado nos artigos 1º e 2º deste Edital, sob pena de ressarcimento e outras penalidades previstas em lei. IV. Devolver à UFPA os valores recebidos atualizados se os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam devidamente cumpridos. V. O (a) candidato (a) que receber os recursos provenientes dos auxílios e bolsa, caso enfrente qualquer dificuldade na execução das atividades acadêmicas, deverá procurar orientação na DAIE/PROEX ou na Coordenadoria de Extensão de seu Campus. VI. Informar à DAIE/PROEX a desistência dos auxílios e bolsa, caso obtenha outro tipo de auxílio, bolsa, estágio ou monitoria, conforme os termos previsto no Art. 2º do Capítulo I. VII. O não cumprimento do que determina os incisos anteriores poderá implicar em suspensão ou cancelamento do auxílio ou bolsa, bem como a desclassificação do (a) candidato (a) em outros processos seletivos coordenados pela PROEX.

9 CAPÍTULO XI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art Será constituído um Cadastro de Reserva (CR) de candidatos (as) selecionados (as), porém, não atendidos (as) pelas vagas ofertadas, passível de utilização, caso haja um aumento posterior no número dos auxílios. Único O (a) candidato (a) classificado (a) constante do CR poderá ser absorvido (a) por outros programas/projetos de ação afirmativa, caso haja demanda de outras Pró-Reitorias e demais unidades da UFPA. Art É vedado a (o) candidato (a) que recebe Auxílios Permanência, Moradia e Bolsa de Apoio de Atividade Acadêmica candidatar-se ao Edital do Auxílio Acadêmico Intervalar. Art No caso dos cursos de graduação que ultrapassem o período de 48 (quarenta e oito) meses ou 04 (quatro) anos, a DAIE/PROEX analisará a necessidade de renovação da concessão do auxílio para além do prazo final inicialmente estipulado. Art Reserva-se o direito à DAIE/PROEX de realizar sindicância sobre as informações prestadas pelos (as) candidatos (as), bem como rever em qualquer momento, a concessão dos auxílios e bolsa ao (a) discente mediante comprovada má fé nas informações. Art As informações adicionais poderão ser obtidas na DAIE/PROEX, por meio dos telefones: /7268 ou pelo ppermanencia@ufpa.br. Art Os casos omissos deverão ser apreciados e decididos pela DAIE/PROEX. Belém, 01de fevereiro de Prof. Dr. José Maia Bezerra Neto Diretor de Assistência e Integração Estudantil Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves Pró-Reitor de Extensão

10 ANEXO I Edital nº 03/2012 Processo Seletivo Programa Permanência Auxílio Permanência 1. Pontuação e cálculo para seleção de candidatos novos: 1.1. A pontuação referente à Renda Per Capita (RPC) está baseada no Decreto 6.135/2007 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conforma a Tabela a seguir: Renda Pontuação Renda Per Capita Pontuação Per Capita (R$) 0,01 a 60, ,00 a 967, ,00 a 121, ,00 a 1.037, ,00 a 183, ,00 a 1.098, ,00 a 244, ,00 a 1.159, ,00 a 305, ,00 a 1.220, ,00 a 366, ,00 a 1.281, ,00 a 427, ,00 a 1.342, ,00 a 488, ,00 a 1.403, ,00 a 549, ,00 a 1.464, ,00 a 610, ,00 a 1.524, ,00 a 671, ,00 a 1.585, ,00 a 732, ,00 a 1.646, ,00 a 793, ,00 a 1.707, ,00 a 854, ,00 a 1.768, ,00 a 915, ,00 a 1.829, ,00 a 976, ,00 a 1.866,00 1 Fonte: Tabela adaptada pela DAIE/PROEX/ O resultado final para seleção de novos candidatos será a média ponderada calculada pela seguinte fórmula: RPC: Renda Per Capita FI: Forma de Ingresso SD: Situação Domiciliar RPC. (4)+FI.(3)+SD. (2) O resultado final para seleção de candidatos à renovação será a média ponderada obtida pela seguinte fórmula: RPC. 4+FI. 3,0+SD. 2,0+PV. 1,0 RPC: Renda Per Capita FI: Forma de Ingresso SD: Situação Domiciliar PV: Participa voluntariamente de programa e/ou projetos de extensão, pesquisa ou ensino vinculados UFPA. 10

CAPÍTULO II DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

CAPÍTULO II DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PROGRAMA DE ACESSO A CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EDITAL N 04 /2014/PROEX

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015 Seleção Pública de bolsistas do Programa de Apoio ao Ingressante PAI para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS- PROAC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS- PROAC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS- PROAC EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL PERMANÊNCIA DA UFERSA- CAMPUS MOSSORÓ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGEST PROGRAMA DE APOIO AO INGRESSANTE EDITAL 01/2015 Seleção Pública de bolsistas do Programa de Apoio ao Ingressante PAI para

Leia mais

EDITAL N.º 01/2014 CGEA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS APOIO AO ESPORTE CAMPUS ANGICOS

EDITAL N.º 01/2014 CGEA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS APOIO AO ESPORTE CAMPUS ANGICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESTUDANTIL DO CAMPUS ANGICOS Rua Gamaliel Martins Bezerra, S/N. Bairro Alto da Alegria Angicos/RN CEP 59.515-000 Tel.:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 01/2014 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC. Edital Nº 029/ 2013- PAE- PROEC/UEMS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PROEC. Edital Nº 029/ 2013- PAE- PROEC/UEMS Edital Nº 029/ 2013- PAE- /UEMS A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento da comunidade acadêmica UEMS o Edital Nº

Leia mais

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015 PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2015 O Coordenador de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Avançado Cabedelo Centro, no uso de suas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO CAMPUS ALCÂNTARA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL Nº 001/2015

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL Nº 001/2015 EDITAL Nº 001/2015 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX, torna público o presente Edital que define o Processo de Seleção

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 03/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E ACESSO - COSEA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E ACESSO - COSEA PROCESSO SELETIVO DISCENTE CONCURSO VESTIBULAR 2008 EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO nº 12/2007 A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) faz saber, por meio do presente Edital,

Leia mais

EDITAL Nº 39 DE 25 DE AGOSTO DE 2015 AUXÍLIO MORADIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE

EDITAL Nº 39 DE 25 DE AGOSTO DE 2015 AUXÍLIO MORADIA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim EDITAL Nº 39 DE 25 DE AGOSTO DE 2015 AUXÍLIO

Leia mais

RETIFICAÇÃO EDITAL N.º 01/2015/UNIVSOL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA - UNIVSOL

RETIFICAÇÃO EDITAL N.º 01/2015/UNIVSOL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA - UNIVSOL RETIFICAÇÃO EDITAL N.º 01/2015/UNIVSOL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA - UNIVSOL O Departamento Acadêmico de do campus de Vilhena e o Projeto de Extensão Universidade

Leia mais

PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL - ANDIFES / SANTANDER

PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL - ANDIFES / SANTANDER Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias EDITAL 003/2015 PROGRAD/PROREC PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 29 de 20 de junho de 2014: RETIFICAÇÃO do EDITAL Nº55, de 02 de dezembro de 2013, DOS AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO PERÍODO LETIVO DE 2014

EDITAL Nº 29 de 20 de junho de 2014: RETIFICAÇÃO do EDITAL Nº55, de 02 de dezembro de 2013, DOS AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO PERÍODO LETIVO DE 2014 EDITAL Nº 29 de 20 de junho de 2014: RETIFICAÇÃO do EDITAL Nº55, de 02 de dezembro de 2013, DOS AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO PERÍODO LETIVO DE 2014 O Diretor geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe

Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe 1 INTRODUÇÃO A avaliação das principais ações afirmativas da UNESP tem sido altamente positiva e mostra a preocupação da universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 158 /2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 158 /2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 158 /2015 CONVOCAÇÃO DE DISCENTES HABILITADOS AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, considerando a Resolução nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE AÇÕES INTEGRATIVAS NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE AÇÕES INTEGRATIVAS NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPE BOLSA MANUTENÇÃO INCLUIR 2015.1 A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES) torna público que os estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), interessados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZON AS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITARIOS DEPARTAMANTO DE APOIO AO ESTUDANTE PROGRAMA BOLSA TRABLHO EDITAL Nº 001/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZON AS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITARIOS DEPARTAMANTO DE APOIO AO ESTUDANTE PROGRAMA BOLSA TRABLHO EDITAL Nº 001/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZON AS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITARIOS DEPARTAMANTO DE APOIO AO ESTUDANTE PROGRAMA BOLSA TRABLHO EDITAL Nº 001/2013 A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO FAPEMIG-ESDHC MESTRADO EM DIREITO Primeiro Semestre de 2014

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO FAPEMIG-ESDHC MESTRADO EM DIREITO Primeiro Semestre de 2014 EDITAL Nº 01/2014 DO CURSO DE MESTRADO Edital de lançamento do PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO CONCEDIDA PELA FAPEMIG e ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA, para o ano de 2014 1 Da natureza da Bolsa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-MORADIA 2014.2 Chamada para seleção de estudantes de graduação, candidatos

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 001/2015, DE 05 DE MAIO DE 2015 CAMPUS AVANÇADO DIRCEU ARCOVERDE/IFPI Dispõe processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Cadista para a

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus Paulistana, por meio da Diretoria/Coordenação

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 021/2012

EXTRATO DO EDITAL Nº 021/2012 EXTRATO DO EDITAL Nº 021/2012 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROJETO DE APOIO SÓCIO- PEDAGÓGICO E FINANCEIRO PARA ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR: UM CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Edital n 001/2015, de 1º de junho de 2015

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Edital n 001/2015, de 1º de junho de 2015 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - CAMPUS CANINDÉ PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Edital n 001/2015, de 1º de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL EDITAL INTERNO Nº01/2015/DG - IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS A Direção Geral

Leia mais

EDITAL Nº 05/2013 2 DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, DO AUXÍLIO MORADIA E DO AUXÍLIO-TRANSPORTE.

EDITAL Nº 05/2013 2 DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, DO AUXÍLIO MORADIA E DO AUXÍLIO-TRANSPORTE. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 05/2013

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 06 /2015 1º SEMESTRE

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 06 /2015 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 06 /2015 1º SEMESTRE A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, substituta, no uso de suas

Leia mais

Edital nº 006/2014 PROAE

Edital nº 006/2014 PROAE Edital nº 006/2014 PROAE A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Regional do Cariri URCA, de acordo com as atribuições que lhe confere o Regimento Geral e, com base no Provimento nº 31/2014

Leia mais

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 A Coordenação do FAZ SABER que no período de 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 033, DE 01 DE ABRIL DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 033, DE 01 DE ABRIL DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 033, DE 01 DE ABRIL DE 2014 CONSIDERANDO a Lei nº 11.180/05, a Portaria nº 3.385/05 e a Portaria

Leia mais

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº

PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS MONTEIRO PROGRAMAS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE MODALIDADE DE BOLSAS: CURSOS BÁSICO E INTERMEDIÁRIO NA MODALIDADE REGULAR ART 1º - DAS

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL Edital Institucional de Extensão nº 15 de 11 de Julho de 2013 O Diretor Geral do Campus Bacabal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORES

PROCESSO SELETIVO DE MONITORES PROCESSO SELETIVO DE MONITORES A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), torna pública a abertura das inscrições para seleção de Monitores do Programa Institucional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DA FURG 1 -DA ISENÇÃO DE TAXA O Programa

Leia mais

Edital Nº 91, DE 09 OUTUBRO DE 2015 SELEÇÃO COMPLEMENTAR DE BOLSISTA DE ENSINO

Edital Nº 91, DE 09 OUTUBRO DE 2015 SELEÇÃO COMPLEMENTAR DE BOLSISTA DE ENSINO Edital Nº 91, DE 09 OUTUBRO DE 2015 SELEÇÃO COMPLEMENTAR DE BOLSISTA DE ENSINO A DIRETORA-GERAL Pro Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do

Leia mais

EDITAL Nº 02/2012 PROAC EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL PERMANÊNCIA DA UFERSA

EDITAL Nº 02/2012 PROAC EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL PERMANÊNCIA DA UFERSA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Av. Francisco Mota, 572 1º Andar do Prédio Administrativo Bairro Costa e Silva Mossoró-RN CEP: 59.625-900

Leia mais

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN A CISNE Faculdade de Quixadá e a CISNE Faculdade Tecnológica de Quixadá informam a abertura do Edital da Bolsa Social Dom Adélio Tomasin para todos os cursos de graduação

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

Análise Social para redução de mensalidade 2015

Análise Social para redução de mensalidade 2015 Análise Social para redução de mensalidade 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Das disposições preliminares 1.1 As bolsas de estudo serão concedidas a alunos selecionados pela Comissão de Bolsas. 1.2 A seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE EDITAL Nº 12/2015 Proaes DAE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Residência Estudantil

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX EDITAL Nº 03/2014 - PROEX DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013

COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 A COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE CPPSD, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA

EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA EDITAL DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA O Instituto Bairral de Psiquiatria e a sua Comissão de Residência Médica (COREME) realizarão Processo de Seleção Pública

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016

EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015 PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Estarão abertas no período de 03 a 23/11/2015 na Seção Técnica de Pós-

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL

EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL EDITAL Nº 01/2014 - PCG/PROJETO SOCIAL O Diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio/SESC Administração Regional no Estado do Amazonas, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS/CEULP-ULBRA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS/CEULP-ULBRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS/CEULP-ULBRA Edital para Seleção de bolsistas e voluntários para o Programa

Leia mais

PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO ELETRÔNICO Nº JFRJ-FOR-2014/20473. Lotação de Origem: 3ª VARA FEDERAL DE VOLTA REDONDA

PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO ELETRÔNICO Nº JFRJ-FOR-2014/20473. Lotação de Origem: 3ª VARA FEDERAL DE VOLTA REDONDA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO ELETRÔNICO Nº JFRJ-FOR-2014/20473 Título: EDITAL Nº JFRJ-EDT-2014/00206 Tipo de Matéria: Edital (Teor Judicial) Lotação de Origem: 3ª VARA FEDERAL DE VOLTA REDONDA EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA SERVIÇO DE BEM-ESTAR À COMUNIDADE COORDENADORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS INSTRUÇÃO DE SERVIÇO CONJUNTA SEBEC/COPS/PROAF Nº 001/2015 ISENÇÃO OU DESCONTO NO PAGAMENTO

Leia mais

EDITAL 002/2014 - DG/CEP PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

EDITAL 002/2014 - DG/CEP PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO EDITAL 002/2014 - DG/CEP PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO A Direção Geral do Colégio Estadual do Paraná, no uso de suas atribuições, pautada na Orientação

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 06 de 06 de Abril de 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL EDITAL 01/14 DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA A Coordenação do Curso de Especialização em Oftalmologia

Leia mais

Edital Prograd/Ufop Nº29, de 05 de maio de 2015

Edital Prograd/Ufop Nº29, de 05 de maio de 2015 Edital Prograd/Ufop Nº29, de 05 de maio de 2015 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (Prograd/Ufop), no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto na Portaria

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal EDITAL 11/2015 ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR UNIFESP 2016 - CURSOS QUE OPTARAM PELO SISTEMA MISTO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 06/2012 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ESTUDO NA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING ESIC.

EDITAL Nº 06/2012 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ESTUDO NA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING ESIC. EDITAL Nº 06/2012 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ESTUDO NA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING ESIC. A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing ESIC, mantido pela Associação

Leia mais

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015. INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.087/0001-65 Quadra 110 Norte Alameda 21 Lote 33 Fone: (63) 3215-9200 Fax: (63)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2014 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIFEI 2014 A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a (DAE) tornam público o lançamento do presente edital e convoca os discentes

Leia mais

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA;

EDITAL N.º 159/2013. 1.1. Selecionar 3 alunos para o desenvolvimento do projeto NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA; EDITAL N.º 159/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS (MODALIDADE GESTÃO ACADÊMICA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REFERENTES AO PROJETO NÚCLEO DE LÍNGUAS CENTRO INGLÊS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA

Leia mais

Edital de Assistência Estudantil Nº 004/2011

Edital de Assistência Estudantil Nº 004/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENADORIA DE INCLUSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS Edital de Assistência Estudantil Nº 004/2011 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno 2015 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus CAMPO MAIOR, por meio do Serviço

Leia mais

EDITAL COPEPS Nº 25/2014

EDITAL COPEPS Nº 25/2014 EDITAL COPEPS Nº 25/2014 Retifica Edital COPEPS Nº 23/2014 que dispõe sobre a comprovação da condição de beneficiário das vagas reservadas, conforme as modalidades de concorrência, referente ao Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Campus Universitário Viçosa MG 36570-000 Telefone: (31)3899-2367 Fax: (31)3899-1236 e:mail: mobilidade.pre@ufv.br

Leia mais

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE CAP -2016. Edital 1

Edital de Seleção para o Programa de Assistência Estudantil PAE CAP -2016. Edital 1 Edital 1 Seleção de Bolsa de Estudos conforme Lei Federal n.º 12.101, de 27 de Novembro de 2009 O Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni, mantido pelo Centro Educacional de Realengo, no uso de suas competências

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 1. ABERTURA O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Estarão abertas, nos dias 20, 21 e 22/01/2016, as inscrições para

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº001/2015 PARA O PET-ECONOMIA/UFES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº001/2015 PARA O PET-ECONOMIA/UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº001/2015 PARA O PET-ECONOMIA/UFES O Tutor do Grupo PET-Economia/Ufes, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA E PORTADORES DE DIPLOMA 2015.1

EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA E PORTADORES DE DIPLOMA 2015.1 EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA E PORTADORES DE DIPLOMA 2015.1 A Comissão Permanente do Processo Seletivo, instituída conforme dispõe o art. 21, inciso IV

Leia mais

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA PRH 39 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ESTUDO DO CONVÊNIO ANP/UFMA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

Edital Nº 08/2013 UNDB Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

Edital Nº 08/2013 UNDB Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB, por meio da Diretoria Executiva, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ECONOMIA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Pró- Reitoria de Ensino,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 06, DE 18 DE AGOSTO DE 2014. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 033, DE 15 DE MAIO DE 2015.

Leia mais

EDITAL Nº 88/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIMI 2015/2

EDITAL Nº 88/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIMI 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA SELECIONA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual do

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE EDITAL N O 01/2014 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Diretoria Geral do Campus Cocal, por meio do Serviço Social,

Leia mais

EDITAL N.º 01 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR 2011 E PISM

EDITAL N.º 01 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR 2011 E PISM O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora PROGRAD/UFJF, torna público que, no período de 17 a 29 de junho de 2010, serão recebidos os pedidos de isenção ou de redução do pagamento

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 32/CUn, DE 27 DE AGOSTO DE 2013.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 32/CUn, DE 27 DE AGOSTO DE 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-900 FLORIANÓPOLIS SC TELEFONES: (48) 3721-9522 - 3721-4916 FAX: (48)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. Edital 01/2014/COMISA A Prefeitura Municipal de Aracati e a Secretaria Municipal de Educação de Aracati, por meio da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 18-2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 18-2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 18-2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO POR COTAS SOCIAIS (até 1,5 salário per capita) Curso de Licenciatura em Letras Espanhol (Modalidade à distância) - Chamada Oral A

Leia mais

EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2015.2 2ª SELEÇÃO PARA ALUNOS DE RENOVAÇÃO

EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2015.2 2ª SELEÇÃO PARA ALUNOS DE RENOVAÇÃO EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2015.2 2ª SELEÇÃO PARA ALUNOS DE RENOVAÇÃO O Reitor no uso de suas atribuições, torna público o Edital para o Processo de Concessão de Bolsas Sociais. O Programa de Bolsas Sociais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA USC PIBIC/PIBITI 2013/2014

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA USC PIBIC/PIBITI 2013/2014 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA USC PIBIC/PIBITI 2013/2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Sagrado Coração torna público o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO - 2014/2015 A Universidade Federal do Espírito Santo, representada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação

Leia mais

Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências 2015

Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências 2015 CURSO SEMIPRESENCIAL Informe nº 01/2015 11.07.2014 Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências 2015 Vestibular para o Curso de Licenciatura em Ciências - Modalidade EaD (semipresencial) - 2015, oferecido

Leia mais