Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos 1º Semestre de 2013 Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos 1º Semestre de 2013 Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística"

Transcrição

1 Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística

2 INTERVALOS DE CONFIANÇA: Diferentes pesquisadores, selecionando amostras de uma mesma população, poderão obter estimativas pontuais diferentes para o mesmo parâmetro. Isto está relacionado com a variabilidade amostral do estimador pontual. ALTERNATIVA: Construir um estimador que leve em conta essa variabilidade. Obter um estimador por intervalo que combina o estimador pontual com o erro amostral máximo esperado.

3

4 INTERVALOS DE CONFIANÇA: DEFINIÇÃO 8: Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de P [ I θ S ] = 1 - α sendo 0 < α < 1. Assim, temos uma probabilidade de 1 - α de selecionar uma amostra que produzirá um intervalo contendo o valor verdadeiro de θ.

5 INTERVALOS DE CONFIANÇA: As grandezas l e S são chamadas de limites inferior e superior de confiança, respectivamente, e 1 - α é chamado de coeficiente de confiança. Interpretação: Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de Intervalo de confiança considera que, se um número infinito de amostras aleatórias forem selecionadas e um intervalo com 100(1 - α)% de confiança para θ for obtido a partir de cada amostra, então 100(1 - α)% desses intervalos conterão o valor verdadeiro de θ.

6 INTERVALOS DE CONFIANÇA:

7 INTERVALOS DE CONFIANÇA:

8 INTERVALOS DE CONFIANÇA: Na prática: Obtemos somente uma amostra aleatória e calculamos um intervalo de confiança. Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de Uma vez que esse intervalo conterá ou não o valor verdadeiro de θ, não é razoável fixar um nível de probabilidade a esse evento específico. A afirmação apropriada é: O intervalo observado [l, S] contém o valor verdadeiro de θ com 100(1 - α)% de confiança. Essa afirmação tem uma interpretação de frequência, ou seja, não sabemos se a afirmação é verdadeira para essa amostra especifica, mas o método usado para obter o intervalo [l, S] resulta em afirmações corretas em 100(1 - α)% do tempo.

9 INTERVALOS DE CONFIANÇA: O comprimento S - l do intervalo observado de confiança é uma importante medida da qualidade da informação obtida a partir da amostra. A metade do comprimento do intervalo θ - l ou S - θ é chamada de precisão do estimador. Quanto maior for o intervalo de confiança, mais confiantes estaremos de que o intervalo realmente contém o valor verdadeiro de θ. Por outro lado, quanto maior for o intervalo, menos informação teremos a respeito do valor verdadeiro de θ. IDEAL: Obter um intervalo relativamente pequeno com alta precisão.

10

11 SITUAÇÃO: Temos interesse em construir um intervalo de confiança para a média µ de uma característica que pode ser representada pelo modelo normal: DUAS SITUAÇÕES Variância Conhecida Variância Desconhecida

12

13 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: Assim, fixado um valor 100(1 - α)% tal que 0 < α < 1, podemos encontrar um valor de zα/2 tal que:

14

15

16 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: A amplitude do intervalo de confiança: -

17

18

19 z α / 2 Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: Exemplo 1: RETORNANDO AO PROBLEMA Questão: É considerado doente todo indivíduo para o qual a concentração de A é menor que 1,488 mg/cm3. O que concluir a respeito da população estudada?

20 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: TAMANHO DE AMOSTRA: Observação: Exemplo anterior: n= 867 Consequência: Erro padrão baixo Quanto maior o tamanho da amostra menor o erro padrão QUESTÃO: Como determinar o tamanho de amostra adequado de forma a garantir um erro padrão e um nível de confiança desejado?

21 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: TAMANHO DE AMOSTRA: Fixado um erro máximo admissível: e = z σ / max α / 2 n n z * σ α 2 = emax 2

22 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: EXEMPLO: A distribuição dos pesos de pacotes de sementes de milho, enchidos automaticamente por certa máquina, é normal com desvio padrão ( σ ) conhecido e igual a 0,20 Kg. a) Encontre I.C. de 95% para o peso médio, quando n = 15 e a média amostral = 20,02. b) Que tamanho de amostra será necessário coletar para garantir um erro amostral de no máximo 0,05 Kg, com 95% de confiança, na estimação do verdadeiro peso médio?

23 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: EXEMPLO: SOLUÇÃO a: Construa um intervalo de confiança de 99% para o peso médio de pacotes de sementes de milho e compare-os.

24 Intervalo de Confiança para Média com Variância Conhecida: EXEMPLO: SOLUÇÃO b:

25 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: DUAS SITUAÇÕES Variância Conhecida Variância Desconhecida

26 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: SITUAÇÃO: (USUAL) Parâmetros do modelo são desconhecidos, portanto devem ser estimados a partir dos dados da própria amostra. No caso do modelo normal, nessa situação tanto a média µ e a variância σ 2 não são conhecidas e seus valores serão estimados pela média e variância amostral.

27

28

29 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: NOVA ESTATÍSTICA: T ( 0,1) X µ Normal = t S 2 X χn n n Essa estatística tem distribuição conhecida como t-student com n - 1 graus de liberdade, sendo n o tamanho da amostra. A forma da distribuição t-student é parecida com a da normal. É simétrica em relação a zero, mas apresenta caudas grossas, ou seja, maior variância do que a normal. Aumentando-se o tamanho de amostra n, a distribuição t-student aproximase do modelo normal. n 1

30 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: NOVA ESTATÍSTICA:

31

32 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: Exemplo: Para estimar o rendimento semanal de operários de construção de uma grande cidade, um sociólogo seleciona uma amostra aleatória de 75 operários. A média amostral é dada por 423,00 reais e s = 15,00 reais. Determine um intervalo de confiança para µ considerando coeficientes de confiança 0,90 e 0,95.

33 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: Dados do Problema: X : Rendimento semanal dos operários n : tamanho da amostra = 75

34 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: Exemplo 2: Em uma pesquisa para toxinas produzidas por um parasita que infecta as safras de milho, um bioquímico preparou extratos da cultura do parasita com solventes orgânicos e mediu a quantidade de substância tóxica por grama de solução. Para uma amostra de 9 culturas encontrou uma quantidade média de substância tóxica igual a 1,02 miligramas e um desvio padrão de 0,26 miligramas. Seja µ a verdadeira quantidade média de substância tóxica. Construir um Intervalo de 95% de confiança para µ.

35 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: Dados do Problema: X : quantidade de substância tóxica por grama de solução n : tamanho da amostra = 9

36 Intervalo de Confiança para Média com Variância Desconhecida: Dados do Problema: X : quantidade de substância tóxica por grama de solução n : tamanho da amostra = 9

37

38

39 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e Iguais: Nessa situação temos que a variância dos dois tratamentos em estudo são desconhecidas, logo devem também ser estimadas pela amostra. Porém, embora desconhecidas, têm-se a informação que as variâncias dos dois tratamentos são iguais.

40 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e Iguais: PROBLEMA: Considerando que as variâncias são desconhecidas, porém iguais, e que é possível obter uma estimativa para variância amostral em cada um dos tratamentos, como pode-se estimar, a partir desses valores, a variância que é igual para ambos os tratamentos?

41

42 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e Iguais: Assim: E, IC (1-α)% para µ 1 - µ 2 é dado por:

43 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e Iguais: Exemplo 1: As análises de dois lotes de carbono de cálcio apresentaram os seguintes teores de cinzas (%) indicadas na tabela a seguir. Construir um intervalo de confiança de 95% para à diferença de médias destes dois lotes. Amostras Lote 1 Lote Média Amostral Variância Amostral

44 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: 10 Teor de Cinza Lote 1 Lote Data Lote 1 Lote

45 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e Iguais: Logo: Qual o significado do intervalo conter apenas valores negativos?

46 Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e Iguais: Exemplo 2: Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Na fabricação de semicondutores, o ataque químico por via úmida é frequentemente usado para remover silicone da parte posterior das pastilhas antes da metalização. A taxa de ataque é uma característica importante nesse processo e é sabido que ela segue uma distribuição normal. Duas soluções diferentes para ataque químico têm sido comparadas, usando duas amostras aleatórias de 10 pastilhas para cada solução. As taxas observadas de ataque (10-3mils/min) são dadas na tabela a seguir: Solução 1 Solução Questão: A taxa média de ataque é a mesma para ambas as soluções???

47

48

49

50

51

52 Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e DIFERENTES: Exemplo : Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Foi realizado um estudo para verificar a influência da incidência solar sobre a produção de espiguetas nas gramíneas da espécie Paspalum notatum Flügge, conhecida como grama batatais, pois se julga que a reprodução sexuada da espécie é prejudicada em áreas com menor luminosidade. Com esta finalidade efetuou-se a contagem das espiguetas produzidas pelas plantas em dois locais, sendo um deles iluminado (adjacente ao sol) e o outro sombrio. Determine um intervalo de confiança de 95% para a diferença média de espiguetas destes dois locais.

53

54 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e DIFERENTES: Boxplot of Contagem de Espiguetas vs Ambiente Individual Value Plot of Contagem de Espiguetas vs Ambiente 90 Ambiente Iluminado Sombrio Contagem de Espiguetas Contagem de Espiguetas Iluminado Ambiente Sombrio

55 v Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e DIFERENTES: = Solução: Introdução ao Planejamentos e Análise Estatística de v 2 = = 2 ( 0.778) ( ) 11 S n S 1 n1 n S n n S n = =

56 Intervalo de Confiança para Diferenças de Médias: Intervalo de Confiança para Diferença de Médias com Variâncias Desconhecidas e DIFERENTES: I. C.( µ I µ S ;0,95) : ( ) ± t10, [ ± ] : 45, * :[34,97; 56,43]

57

58 2º Semestre de 2010 Observação: Intervalos de confiança podem ser obtidos para outros parâmetros como por exemplo: Uma certa proporção: p ; Uma diferença de proporções : p 1 p 2 ; Uma Variância: σ 2 2 Razão de Duas Variâncias: σ 12 / σ 2 Estes intervalos não serão apresentados neste curso mas podem ser vistos em Mongtomery e Runger (2009).

Intervalos Estatísticos para uma única Amostra - parte I

Intervalos Estatísticos para uma única Amostra - parte I Intervalos Estatísticos para uma única Amostra - parte I Intervalo de confiança para média 14 de Janeiro Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Construir intervalos de confiança para

Leia mais

Inferência. 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média. Renata Souza

Inferência. 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média. Renata Souza Inferência 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média Renata Souza Aspectos Gerais A estatística descritiva tem por objetivo resumir ou descrever características importantes

Leia mais

Inferência. 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média. Renata Souza

Inferência. 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média. Renata Souza Inferência 1 Estimativa pontual de uma média 2 Estimativa intervalar de uma média Renata Souza Aspectos Gerais A estatística descritiva tem por objetivo resumir ou descrever características importantes

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Intervalo Amostragem e inferência estatística População: consiste na totalidade das observações em que estamos interessados. Nº de observações na população é denominado tamanho=n.

Leia mais

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra Intervalos Estatísticos para ESQUEMA DO CAPÍTULO 8.1 INTRODUÇÃO 8.2 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA CONHECIDA 8.3 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Inferência Estatística:

Inferência Estatística: Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Inferência Estatística: Princípios de Bioestatística decidindo na presença de incerteza Aula 8: Intervalos

Leia mais

Capítulo 4 Inferência Estatística

Capítulo 4 Inferência Estatística Capítulo 4 Inferência Estatística Slide 1 Resenha Intervalo de Confiança para uma proporção Intervalo de Confiança para o valor médio de uma variável aleatória Intervalo de Confiança para a diferença de

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança

Probabilidade e Estatística. Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://páginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estimação de Parâmetros Intervalo de Confiança Introdução A inferência estatística é o processo

Leia mais

Intervalos de confiança

Intervalos de confiança Intervalos de confiança Cristian Villegas clobos@usp.br Outubro de 2013 Apostila de Estatística (Cristian Villegas) 1 Estimação dos Parâmetros Estimação é o nome técnico para o processo que consiste em

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 7: Intervalos de Confiança com uma amostra Leitura obrigatória: Devore, cap 7 ou Montgomery e Runger, cap 8 Chap 8-1 Objetivos Como inferir sobre um parâmetro da população,

Leia mais

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição

Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Introdução à Bioestatística Turma Nutrição Aula 8: Intervalos de Confiança para Média e Proporção Distribuição

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estimação intervalar Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Estimação Intervalar Vimos que como

Leia mais

Contabilometria. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Contabilometria. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Contabilometria Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Intervalos de Confiança Fonte: LEVINE, D. M.; STEPHAN, D. F.; KREHBIEL, T. C.; BERENSON, M. L.; Estatística Teoria e Aplicações, 5a. Edição, Editora

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS Um dos principais objetivos da estatística inferencial consiste em estimar os valores de parâmetros populacionais desconhecidos (estimação de parâmetros) utilizando dados amostrais.

Leia mais

Lista 5. Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Introdução à Estatística e Probabilidae. 06 de Maio. Data de entrega: a denir

Lista 5. Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Introdução à Estatística e Probabilidae. 06 de Maio. Data de entrega: a denir Lista 5 Prof. Erica Castilho Rodrigues Disciplina: Introdução à Estatística e Probabilidae 06 de Maio Data de entrega: a denir 1. Uma amostra de 20 operários de uma companhia apresentou os seguintes salários

Leia mais

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental

Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental Revisão Virgílio A. F. Almeida Maio de 2008 Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais FOCO do curso Revisão

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Intervalos de Confiança Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada INTERVALOS DE CONFIANÇA Processos de estimação Estimação por ponto: o processo em

Leia mais

Inferência Estatística

Inferência Estatística Inferência Estatística Estimação Intervalar Média e Proporção Estimação Pontual x Estimação Intervalar Exemplo Inicial: Um estudo pretende estimar o valor de µ, a renda média familiar dos alunos da UFMG.

Leia mais

Métodos Estatísticos

Métodos Estatísticos Métodos Estatísticos 8 Inferência Estatística stica Estimação de Parâmetros Média Referencia: Estatística Aplicada às Ciências Sociais, Cap. 9 Pedro Alberto Barbetta. Ed. UFSC, 5ª Edição, 22. Estimação

Leia mais

Exemplo 7.0 Numa linha de produção, os pesos de pacotes de pó de café embalados por uma máquina têm distribuição Normal, com média

Exemplo 7.0 Numa linha de produção, os pesos de pacotes de pó de café embalados por uma máquina têm distribuição Normal, com média Exemplo 7.0 Numa linha de produção, os pesos de pacotes de pó de café embalados por uma máquina têm distribuição Normal, com média µ = 505g e desvio padrão σ = 9g. a) Selecionado ao acaso um pacote embalado

Leia mais

AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais

AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais 1 AULA 03 Estimativas e tamanhos amostrais Ernesto F. L. Amaral 03 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade

Leia mais

Estatística Aplicada. Inferência estatística com desvio padrão populacional desconhecido Estimativa de proporção Capítulo 10 Itens 10.4 a 10.

Estatística Aplicada. Inferência estatística com desvio padrão populacional desconhecido Estimativa de proporção Capítulo 10 Itens 10.4 a 10. Estatística Aplicada Inferência estatística com desvio padrão populacional desconhecido Estimativa de proporção Capítulo 10 Itens 10.4 a 10.5 Casos população infinita Quando o desvio-padrão populacional

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança Carla Henriques e Nuno Bastos Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Carla Henriques e Nuno Bastos (DepMAT) Intervalos de Confiança 2010/2011 1 / 33 Introdução

Leia mais

Notas de Aula. Estatística Elementar. by Mario F. Triola. Tradução: Denis Santos

Notas de Aula. Estatística Elementar. by Mario F. Triola. Tradução: Denis Santos Notas de Aula Estatística Elementar 10ª Edição by Mario F. Triola Tradução: Denis Santos Slide 1 Capítulo 7 Estimativas e Tamanhos Amostrais 7-1 Visão Geral 7-2 Estimando a Proporção Populacional 7-3 Estimando

Leia mais

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 2019 Problemas de inferência Inferir significa fazer afirmações sobre algo desconhecido. A inferência estatística tem como objetivo fazer afirmações sobre uma característica

Leia mais

Inferência Estatística: DEEST/UFOP Prof.: Spencer Barbosa da Silva

Inferência Estatística: DEEST/UFOP Prof.: Spencer Barbosa da Silva Inferência Estatística: Prof.: Spencer Barbosa da Silva Amostragem Estatística Descritiva Cálculo de Probabilidade Inferência Estatística Estimação Teste de Hipótese Pontual Por Intervalo Conceitos básicos

Leia mais

Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos 1º Semestre de 2013 Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística

Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos 1º Semestre de 2013 Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos Agora,

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Parte 5 Testes de Hipóteses

BIOESTATÍSTICA. Parte 5 Testes de Hipóteses BIOESTATÍSTICA Parte 5 Testes de Hipóteses Aulas Teóricas de 05/05/2011 a 19/05/2011 5.1. Conceito de erro, estatística de teste, região de rejeição, nível de significância, valor de prova, potência do

Leia mais

Estimativas e Tamanhos de Amostras

Estimativas e Tamanhos de Amostras Estimativas e Tamanhos de Amostras 1 Aspectos Gerais 2 Estimativa de uma Média Populacional: Grandes Amostras 3 Estimativa de uma Média Populacional: Pequenas Amostras 4 Tamanho Amostral Necessário para

Leia mais

Teoria da Estimação. Fabricio Goecking Avelar. junho Universidade Federal de Alfenas - Instituto de Ciências Exatas

Teoria da Estimação. Fabricio Goecking Avelar. junho Universidade Federal de Alfenas - Instituto de Ciências Exatas Teoria da Estimação Fabricio Goecking Avelar Universidade Federal de Alfenas - Instituto de Ciências Exatas junho - 2018 Algumas distribuições importantes Sumário 1 Algumas distribuições importantes 2

Leia mais

Introdução à Inferência Estatística

Introdução à Inferência Estatística Introdução à Inferência Estatística Capítulo 10, Estatística Básica (Bussab&Morettin, 7a Edição) 2a AULA 02/03/2015 MAE229 - Ano letivo 2015 Lígia Henriques-Rodrigues 2a aula (02/03/2015) MAE229 1 / 16

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Básica para Engenharia Prof. Mariana Albi 8 a Lista de Exercícios Assuntos: Inferência Estatística.

Leia mais

Estatística e Probabilidade. Aula 11 Cap 06

Estatística e Probabilidade. Aula 11 Cap 06 Aula 11 Cap 06 Intervalos de confiança para variância e desvio padrão Confiando no erro... Intervalos de Confiança para variância e desvio padrão Na produção industrial, é necessário controlar o tamanho

Leia mais

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte II

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte II Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte II 01 de Julho de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Testar hipóteses para média de uma população. Serão usadas as distribuições

Leia mais

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 214 Problemas de inferência Inferir significa fazer afirmações sobre algo desconhecido. A inferência estatística tem como objetivo fazer afirmações sobre uma característica

Leia mais

Estatística II. Intervalo de Confiança Lista de Exercícios

Estatística II. Intervalo de Confiança Lista de Exercícios Estatística II Intervalo de Confiança Lista de Exercícios 1. IC da Média com a Variância Populacional Desconhecida De 50.000 válvulas fabricadas por uma companhia, retira-se uma amostra de 400 válvulas,

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Introdução Estimar o consumo médio de um automóvel, estimar o tempo médio que um funcionário leva a aprender uma

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros ESQUEMA DO CAPÍTULO 7.1 INTRODUÇÃO 7.2 DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL 7.3 CONCEITOS GERAIS DE ESTIMAÇÃO PONTUAL 7.3.1 Estimadores

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017.

Professora Ana Hermínia Andrade. Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise. Período 2017. Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Distribuições Amostrais O intuito de fazer uma amostragem

Leia mais

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM Ralph dos Santos Silva Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Sumário Teorema Central do Limite (TCL) Se y 1, y 2,...,

Leia mais

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte II

Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte II Testes de Hipótese para uma única Amostra - parte II 2012/02 1 Teste para média com variância conhecida 2 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Testar hipóteses para média de uma

Leia mais

Aula 7 Intervalos de confiança

Aula 7 Intervalos de confiança Aula 7 Intervalos de confiança Nesta aula você aprenderá um método muito importante de estimação de parâmetros. Na aula anterior, você viu que a média amostral X é um bom estimador da média populacional

Leia mais

Aula 8 : Estimação de parâmetros

Aula 8 : Estimação de parâmetros UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MEAU- MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA ENG C 18 Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos Aula 8 : Estimação de parâmetros DOCENTE:CIRA SOUZA

Leia mais

Bioestatística INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Silvia Shimakura

Bioestatística INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. Silvia Shimakura Bioestatística INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Silvia Shimakura AMOSTRAS E POPULAÇÕES Inferências sobre populações são geralmente feitas a partir de informações obtidas de amostras. amostras Válido se a amostra

Leia mais

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem)

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem) Amostragem: Em pesquisas científicas, quando se deseja conhecer características de uma população, é comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter

Leia mais

Estatística e Probabilidade Aula 08 Estimativas e Tamanho Amostral. Prof. Gabriel Bádue

Estatística e Probabilidade Aula 08 Estimativas e Tamanho Amostral. Prof. Gabriel Bádue Estatística e Probabilidade Aula 08 Estimativas e Tamanho Amostral Prof. Gabriel Bádue Motivação Estatística Inferencial Conjunto de métodos e procedimentos pelo meio dos quais tiramos conclusões sobre

Leia mais

ANÁLISE DE RESULTADOS

ANÁLISE DE RESULTADOS ANÁLISE DE RESULTADOS Conteúdo 2 1. Planejamento de Experimentos 2. Introdução Medidas de Desempenho Análise Estatística dos Resultados Comparação de Resultados Procedimento para análise de resultados

Leia mais

Introdução à inferência estatística

Introdução à inferência estatística Introdução à inferência estatística Cristian Villegas clobos@usp.br http://www.lce.esalq.usp.br/arquivos/aulas/2014/lce0216/ 1 Introdução Agora, vamos ver como reunir a Análise Exploratória de Dados, Modelos

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

Intervalos de Confiança Prof. Walter Sousa

Intervalos de Confiança Prof. Walter Sousa Estatística Intervalos de Confiança Prof. Walter Sousa DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS A distribuição amostral de um estimador (estatística, tal como a média ou uma proporção) é a distribuição de probabilidades

Leia mais

Estatística aplicada a ensaios clínicos

Estatística aplicada a ensaios clínicos Estatística aplicada a ensaios clínicos RAL - 5838 Luís Vicente Garcia lvgarcia@fmrp.usp.br Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Estatística aplicada a ensaios clínicos aula 8 amostragem amostragem

Leia mais

Inferência Estatística:

Inferência Estatística: Inferência Estatística: Amostragem Estatística Descritiva Cálculo de Probabilidade Inferência Estatística Estimação Teste de Hipótese Pontual Por Intervalo Conceitos básicos Estimação É um processo que

Leia mais

Inferência Estatistica

Inferência Estatistica Inferência Estatistica Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Modelos e Inferência Um modelo é uma simplificação da realidade (e alguns

Leia mais

Introdução à Probabilidade e à Estatística II

Introdução à Probabilidade e à Estatística II Introdução à Probabilidade e à Estatística II Introdução à Inferência Estatística Capítulo 10, Estatística Básica (Bussab&Morettin, 7a Edição) Lígia Henriques-Rodrigues MAE0229 1º semestre 2018 1 / 36

Leia mais

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO DE CONFIANÇA. Profª Sheila Oro 1

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO DE CONFIANÇA. Profª Sheila Oro 1 ESTIMAÇÃO POR INTERVALO DE CONFIANÇA Profª Sheila Oro 1 DEFINIÇÃO Um itervalo de confiança (ou estimativa intervalar) é uma faixa (ou um intervalo) de valores usada para se estimar o verdadeiro valor de

Leia mais

Definição. Os valores assumidos pelos estimadores denomina-se estimativas pontuais ou simplesmente estimativas.

Definição. Os valores assumidos pelos estimadores denomina-se estimativas pontuais ou simplesmente estimativas. 1. Inferência Estatística Inferência Estatística é o uso da informção (ou experiência ou história) para a redução da incerteza sobre o objeto em estudo. A informação pode ou não ser proveniente de um experimento

Leia mais

Aula 9: Introdução à Inferência Estatística

Aula 9: Introdução à Inferência Estatística Aula 9: Introdução à Inferência Estatística Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da

Leia mais

Estatística Indutiva

Estatística Indutiva Estatística Indutiva MÓDULO 7: INTERVALOS DE CONFIANÇA 7.1 Conceitos básicos 7.1.1 Parâmetro e estatística Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população. Estatística é a descrição

Leia mais

Distribuição T - Student. Prof. Herondino S. F.

Distribuição T - Student. Prof. Herondino S. F. Distribuição T - Student Prof. Herondino S. F. Distribuição T-Student A distribuição T de Student é uma distribuição de probabilidade estatística, publicada por um autor que se chamou de Student, pseudônimo

Leia mais

Estimador: combinação dos elementos da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar, um parâmetro de interesse na população.

Estimador: combinação dos elementos da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar, um parâmetro de interesse na população. Objetivo: tirar conclusões sobre uma população com base na informação de uma amostra. estimação testes de hipóteses Parâmetro metro: quantidades desconhecidas da população e sobre as quais temos interesse.

Leia mais

Estatística Aplicada. Inferência estatística com desvio padrão populacional conhecido Amostragem Capítulo 10 Itens 10.1 a 10.3

Estatística Aplicada. Inferência estatística com desvio padrão populacional conhecido Amostragem Capítulo 10 Itens 10.1 a 10.3 Estatística Aplicada Inferência estatística com desvio padrão populacional conhecido Amostragem Capítulo 10 Itens 10.1 a 10.3 Definição Estimação consiste em usar dados amostrais para estimar parâmetros

Leia mais

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. ESTIMAÇÃO PARA A PROPORÇÃO POPULACIONAL p

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA. ESTIMAÇÃO PARA A PROPORÇÃO POPULACIONAL p INFERÊNCIA ESTATÍSTICA ESTIMAÇÃO PARA A PROPORÇÃO POPULACIONAL p Objetivo Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir

Leia mais

CE008 Introdução à Bioestatística INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

CE008 Introdução à Bioestatística INFERÊNCIA ESTATÍSTICA CE008 Introdução à Bioestatística INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Silvia Shimakura Estimação Amostras são usadas para estimar quantidades desconhecidas de uma população. população Exemplo: prevalência de doenças,

Leia mais

Teorema central do limite e es/mação da proporção populacional p

Teorema central do limite e es/mação da proporção populacional p Teorema central do limite e es/mação da proporção populacional p 1 RESULTADO 1: Relembrando resultados importantes Seja uma amostra aleatória de tamanho n de uma variável aleatória X, com média µ e variância

Leia mais

ESTATÍSTICA. Lucas Santana da Cunha 18 de setembro de Universidade Estadual de Londrina

ESTATÍSTICA. Lucas Santana da Cunha  18 de setembro de Universidade Estadual de Londrina INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 18 de setembro de 2017 Introdução Estatística Descritiva: Preocupa-se com

Leia mais

Estatística Aplicada II. } Estimação e Intervalos de Confiança

Estatística Aplicada II. } Estimação e Intervalos de Confiança Estatística Aplicada II } Estimação e Intervalos de Confiança 1 Aula de hoje } Tópicos } Revisão } Estimação } Intervalos de Confiança } Referências } Barrow, M. Estatística para economia, contabilidade

Leia mais

ESTATÍSTICA RESUMO E EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES * *Resoluções destes exercícios grátis em simplificaaulas.com

ESTATÍSTICA RESUMO E EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES * *Resoluções destes exercícios grátis em simplificaaulas.com ESTATÍSTICA RESUMO E EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES * *Resoluções destes exercícios grátis em Conceitos e Fundamentos População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade. Amostra: parte

Leia mais

Introdução a Estatística

Introdução a Estatística Introdução a Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução O curso foi dividido em três etapas: 1 vimos como

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO 1. Introdução; DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL. Teorema Central do Limite; 3. Conceitos de estimação pontual; 4. Métodos de estimação pontual; 5. Referências. 1 POPULAÇÃO E AMOSTRA População:

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela, Instituto de Química - UNESP Araraquara, SP capela@iq.unesp.br Araraquara, SP - 2016 1 2 Teorema do Limite Central Se amostras de tamanho n

Leia mais

Erro e Tamanho Amostral

Erro e Tamanho Amostral Erro e Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 30 de agosto de 2018 Londrina 1 / 17 Estimação é o nome técnico para o processo que consiste em se utilizar os dados de uma amostra para

Leia mais

AULA 07 Inferência a Partir de Duas Amostras

AULA 07 Inferência a Partir de Duas Amostras 1 AULA 07 Inferência a Partir de Duas Amostras Ernesto F. L. Amaral 10 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola,

Leia mais

Bioestatística e Computação I

Bioestatística e Computação I Bioestatística e Computação I Distribuição Amostral da Média Maria Virginia P Dutra Eloane G Ramos Vania Matos Fonseca Pós Graduação em Saúde da Mulher e da Criança IFF FIOCRUZ Baseado nas aulas de M.

Leia mais

Inferência Estatística

Inferência Estatística Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Inferência Estatística Profa. Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Plano da Apresentação Duas distribuições importantes Normal T- Student Estimação

Leia mais

Distribuições Amostrais - Tamanho da Amostra

Distribuições Amostrais - Tamanho da Amostra Distribuições Amostrais - Tamanho da Amostra Prof. Eduardo Bezerra Inferência Estatística 21 de Setembro de 2018 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Tamanho da Amostra 1 / 10 Motivação Suponha que queremos estimar

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Depois de um cuidadoso estudo deste capítulo, você deve ser capaz de: 1.Explicar os conceitos gerais de estimação de

Leia mais

Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG

Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG Bioestatística F Conceitos de Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo Depto. Estatística UFMG http://www.est.ufmg.br/~enricoc/ f(x).4.35.3.25.2.15.1.5 Tabela Normal Padronizada Distribuicao Gaussiana com

Leia mais

Teste de Hipóteses. Enrico A. Colosimo/UFMG enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/24

Teste de Hipóteses. Enrico A. Colosimo/UFMG  enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/24 1/24 Introdução à Bioestatística Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/24 Exemplo A concentração de certa substância no sangue entre

Leia mais

Estatística Inferencial

Estatística Inferencial statística Inferencial A ou inferencial compreende a stimação e o Teste de hipótese. Na verdade, a estatística inferencial forma a base das atividades de controle da qualidade e também pode auxiliar na

Leia mais

Inferência estatística

Inferência estatística Inferência estatística Susana Barbosa Mestrado em Ciências Geofísicas 2013-2014 Inferência estatística Obtenção de conclusões sobre propriedades da população a partir das propriedades de uma amostra aleatória

Leia mais

Testes de hipóteses. Wagner H. Bonat Fernando P. Mayer Elias T. Krainski

Testes de hipóteses. Wagner H. Bonat Fernando P. Mayer Elias T. Krainski Testes de hipóteses Wagner H. Bonat Fernando P. Mayer Elias T. Krainski Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação 07/06/2018 WB, FM, EK ( LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Tomada de Decisão para uma Única Amostra

Tomada de Decisão para uma Única Amostra Tomada de Decisão para uma Única Amostra Testes de Hipóteses Teste de Hipóteses Procedimento de tomada de decisão sobre hipóteses envolvendo a população Aspecto bastante útil da Inferência Estatística:

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos

Planejamento e Otimização de Experimentos Planejamento e Otimização de Experimentos Um Pouco de Estatística Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com Populações, Amostras e Distribuições População Amostra

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

Prof. Eduardo Bezerra. 15 de setembro de 2017

Prof. Eduardo Bezerra. 15 de setembro de 2017 Distribuições Amostrais Prof. Eduardo Bezerra Inferência Estatística 15 de setembro de 2017 Eduardo Bezerra (CEFET/RJ) Distribuições Amostrais 1 / 28 Roteiro Distribuições amostrais 1 Distribuições amostrais

Leia mais

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja:

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja: Pessoal, trago a vocês a resolução da prova de Estatística do concurso para Auditor Fiscal aplicada pela FCC. Foram 10 questões de estatística! Não identifiquei possibilidade para recursos. Considero a

Leia mais

Testes de hipóteses (exemplos)

Testes de hipóteses (exemplos) Testes de hipóteses (exemplos) LCE 0211 Estatística Geral Prof a.: Izabela Regina Cardoso de Oliveira Motivação Exemplo 1) (Magalhães e Lima, 2010) Suponha que, entre pessoas sadias, a concentração de

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 19 de Maio de 2011 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais

Intervalos de Confiança - Amostras Pequenas

Intervalos de Confiança - Amostras Pequenas Intervalos de Confiança - Amostras Pequenas Teste de Hipóteses para uma Média Jorge M. V. Capela, Marisa V. Capela, Instituto de Química - UNESP Araraquara, SP capela@iq.unesp.br Araraquara, SP - 2016

Leia mais

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

Cálculo das Probabilidades e Estatística I Cálculo das Probabilidades e Estatística I Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução O curso foi dividido em três etapas:

Leia mais

Inferência a partir de duas amostras

Inferência a partir de duas amostras Inferência a partir de duas amostras Inferência a partir de duas amostras. Inferência sobre duas médias: amostras dependentes. Inferência sobre duas médias: amostras grandes e independêntes 3. Comparação

Leia mais

Turma: Engenharia Data: 12/06/2012

Turma: Engenharia Data: 12/06/2012 DME-IM-UFRJ - 2ª Prova de Estatística Unificada Turma: Engenharia Data: 12/06/2012 1 - Admita que a distribuição do peso dos usuários de um elevador seja uma Normal com média 75kg e com desvio padrão 15kg.

Leia mais

DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA)

DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA) 1. Sabe-se que o nível de significância é a probabilidade de cometermos um determinado tipo de erro quando da realização de um teste de hipóteses. Então: a) A escolha ideal seria um nível de significância

Leia mais

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras Departamento de Estatística Prof. Daniel Furtado Ferreira 6 a Lista de Exercícios Teoria da Estimação pontual e intervalar 1) Marcar como verdadeira ou falsa as seguintes

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS 3

LISTA DE EXERCICIOS 3 INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA - ET101 LISTA DE EXERCICIOS 3 PROF. JOSÉ CERDA-HERNÁNDEZ (1) Um jornal de uma determinada cidade tem 200 jornaleiros cadastrados. 20 jornaleiros vendem em média cinquenta jornais

Leia mais

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 21 Problemas de inferência Inferir significa fazer afirmações sobre algo desconhecido. A inferência estatística tem como objetivo fazer afirmações sobre uma característica

Leia mais

Princípios de Bioestatística Teste de Hipóteses

Princípios de Bioestatística Teste de Hipóteses 1/36 Princípios de Bioestatística Teste de Hipóteses Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc/ Depto. Estatística - ICEx - UFMG Tabela 2/36 3/36 Exemplo A concentração de certa substância

Leia mais

Inferência Estatística: Conceitos Básicos II

Inferência Estatística: Conceitos Básicos II Inferência Estatística: Conceitos Básicos II Distribuição Amostral e Teorema do Limite Central Análise Exploratória de dados no SPSS Flávia F. Feitosa BH1350 Métodos e Técnicas de Análise da Informação

Leia mais