Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon"

Transcrição

1 Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon

2 Um pouco mais sobre a comunicação de marketing A comunicação com o mercado está cada vez mais: difícil; concorrida; criativa; segmentada... Mais clientes se irritam com certos tipos de mensagem. Certas abordagens já não funcionam mais para certos clientes.

3 Para lembrar: conceito A comunicação de marketing pode ser entendida como o meio através do qual as organizações buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores, direta ou indiretamente, sobre os produtos e/ou serviços e sobre as marcas que comercializam. (Kotler; Keller, 2006, p. 532)

4 A comunicação de marketing ajuda o consumidor a: saber como o produto é usado; saber a quem o produto se destina; saber onde encontrar o produto; saber quem é o fabricante; saber qual é a marca; saber o que fazer em caso de dúvidas ou defeito; saber se receberá recompensas se experimentar o produto; etc.

5 Marca Marca é a identificação sob a forma de nome, símbolo, termo, desenho ou alguma combinação de todos, que diferencia um produto de seus similares; a marca é um tipo de representação simbólica.

6 Nome Fantasia é o nome comercial, nome de fachada; nome que torna a empresa conhecida pelo público; ele pode ser um termo novo ou pode ser formado a partir de palavras oriundas da razão social; por exemplo: Coca-Cola; segundo o Direito Comercial, deve ser registrado perante os órgãos de registro de marcas e patentes.

7 Porque uma marca é importante? Porque serve de referência; porque distingue; porque identifica; porque confere segurança; porque se constrói em conceitos; porque seleciona.

8 Branding Gestão de marcas; é o trabalho de construção de uma marca junto ao mercado.

9 Marcas como forma de contato com o mercado

10 Plano de Negócio Business Plan É o documento formal que contém uma declaração da missão, a descrição dos bens ou serviços da empresa, uma análise de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégias da direção para alcançar os objetivos da organização (Moreira; Pasquale; Dubner, 1999, p. 279).

11 Planejamento de Marketing Marketing Planning Pode ser visto como uma prévia da ação futura; ele fixa alvos; é estratégico; possui vários estágios. (Leppard; McDonald, 1991)

12 Estágios do Planejamento de Marketing Coleta de informações sobre o ambiente externo; identificação de forças e fraquezas, oportunidades e ameaças (= Análise SWOT); definição i das hipóteses; fixação dos objetivos; formulação de estratégias para atingir os objetivos; timing das atividades, dos custos e das receitas; definição das responsabilidades; meios de monitorar o desempenho. (Lewis; Littler, 2001, p.234).

13 Resumidamente, Plano de Marketing é composto de: resumo executivo e sumário; situação atual de marketing; análise de oportunidades e questões; objetivos; programas de ação; demonstrativo de resultados projetados; implementação; controles e realimentação.

14 Interatividade Nome fantasia pode ser entendido como: a) Nome comercial usado para tornar a empresa conhecida. b) Nome dos parques da Disney. c) Nome falso que não pode ser usado. d) Nome de guerra de profissionais de mídia. e) Nome das empresas estrangeiras.

15 Plano de Mídia O planejamento de mídia envolve a seleção das mídias mais apropriadas para a transmissão de mensagens às audiências-alvo; a seleção da mídia pode ser afetada por fatores como a cobertura desejada, a frequência, o impacto e a continuidade dos anúncios.

16 Construção do Posicionamento O posicionamento é uma técnica através da qual busca-se criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. Posicionamento X Reposicionamento.

17 Diferenciação Capacidade de uma empresa de ser percebida como diferente dos concorrentes, em função de suas vantagens competitivas.

18 Vantagem Competitiva É uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes.

19 Comunicação Integrada de Marketing (CIM) O composto da CIM é formado por diversas formas de comunicação; entre elas: propaganda; promoção de vendas; marketing direto; marketing digital; venda pessoal; relações públicas.

20 Mix de Comunicação de Marketing: estrutura

21 Propaganda É um tipo de apresentação de venda impessoal, visando a um público dentro de um período específico de tempo; ela é paga por um patrocinador identificável.

22 Publicidade É um tipo de atividade que promove uma empresa ou instituições, ou seus produtos ou serviços, pela inserção de notícias gratuitas na mídia; pode ser positiva ou negativa.

23 Relações Públicas (RP) Consistem nos meios para a criação de boas relações com os vários públicos da empresa, através da obtenção de publicidade favorável, da criação de uma imagem corporativa e do afastamento de rumores desfavoráveis. Envolvem: relações com a imprensa; publicidade do produto; comunicações corporativas; lobbying; aconselhamentos.

24 Patrocínio É o fornecimento de assistência financeira (em espécie ou trabalho) a uma atividade de uma empresa com o propósito de atingir objetivos comerciais; ajuda a divulgar o nome do patrocinador.

25 Promoção de Vendas Incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço.

26 Marketing Direto É o marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. Formas de marketing direto são: mala direta; telemarketing; venda direta; propaganda de resposta direta; formas que utilizam meios eletrônicos; etc.

27 Venda Pessoal Apresentação oral, com um ou mais compradores em potencial, com o propósito de vender algo; pode ser dar face a face ou por telefone; a ideia é persuadir a comprar; a venda pessoal ocorre na residência, nas lojas e em outras organizações e sempre envolve a força de vendas.

28 Interatividade O que é uma vantagem competitiva de marketing? a) É a vantagem de fazer um produto com foco no cliente. b) É uma vantagem mercadológica que a empresa tem sobre seus concorrentes. c) É a vantagem conquistada quando um concorrente sai do mercado. d) É a possibilidade de investir em outro país. e) É a possibilidade de investir em novos mercados.

29 Assessoria de Imprensa Trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, organizações, órgão público e a imprensa; gera informações de interesse público, destinadas ao público em geral ou a algum segmento; principal tarefa: aproximar os meios de comunicação à realidade da organização.

30 Press-releases ou Comunicados de Imprensa, ou apenas Releases São documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não; é uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.

31 Product Placement É a inserção de produtos em programas de televisão ou filmes; é o chamado merchandising televisivo.

32 Ações Coordenadas com o Trade São as campanhas de comunicação de varejo desenvolvidas conjuntamente pelos fabricantes e pelos varejistas.

33 Marketing Digital São os métodos de marketing e comunicação que utilizam o computador e as redes de computadores (Intranet e Internet). Alguns tipos de marketing digital: criação de sites web; a inclusão de mensagens em sites de busca, compras, notícias, lazer e chats de terceiros; as ações de marketing; a criação de comunidades virtuais (como o Orkut).

34 Eventos Feiras, congressos, seminários, exposições, shows etc. Os eventos podem ser classificados em duas categorias: eventos com orientação técnica (para um público específico); eventos destinados ao público em geral.

35 Merchandising Técnica que promove o produto no ponto de venda.

36 Folhetos ou Catálogos Mais relevante para algumas empresas do que para outras; muito úteis como forma de divulgação.

37 Marketing de Relacionamento É o marketing voltado para desenvolver relacionamento duradouro e sustentável com os clientes e/ou consumidores.

38 Advertainment Fusão das palavras advertising (propaganda) e entertainment (entretenimento); trata-se de unir a propaganda ao entretenimento; significa inserir uma mensagem mercadológica em uma atividade de entretenimento.

39 Marketing Viral Fruto da evolução tecnológica (Internet). Tem como inspiração a epidemiologia, sendo a mensagem, nesse caso, considerada um vírus que infecta o usuário da Internet, que supostamente repassará para outros usuários.

40 Buzzmarketing O buzzmarketing é uma modalidade de comunicação cujo conceito se aproxima do de marketing viral; a diferença está no fato de que o marketing viral é feito exclusivamente pela Internet, enquanto o buzzmarketing não; ambos estão fortemente relacionados com a propagação da mensagem pelo boca a boca ou fofoca.

41 Interatividade Qual a importância do marketing de relacionamentos? a) Convencer o cliente a comprar mais. b) Convencer o vendedor a vender mais. c) Levar a empresa a gerar relacionamentos duradouros com os clientes. d) Levar os negócios da empresa para a Internet. e) Levar à criação de um setor de assessoria de imprensa.

42 Ética no Marketing Ética na Comunicação Trata-se de um assunto fundamental; empresas éticas possuem podem ser mais bem-sucedidas; deveria ser um requisito.

43 Varejo O varejo pode ser entendido como todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente para os clientes finais (consumidores) para seu uso pessoal e não industrial.

44 Tipos de Varejo Existem muitos tipos de lojas de varejo; aqui, abordarei os tipos mais importantes.

45 Lojas de Especialidade Apresentam uma linha restrita de produtos, com uma grande variedade de itens correlatos. Exemplo: lojas de vestuário, lojas de artigos esportivos, lojas de móveis, livrarias e floriculturas... Dentro dessa categoria, há subcategorias, tais como: uma loja de roupas seria uma loja de linha única; já uma loja de roupa masculina seria uma loja de linha limitada; uma loja de camisas masculinas, feitas sob medida, seria uma loja superespecializada.

46 Lojas de Departamentos Possuem várias linhas de produtos, como roupas, utensílios domésticos, produtos para o lar, sapatos, etc.; nesse tipo de loja, cada linha de produto é separada por departamento especializado. Exemplos: Pernambucanas.

47 Supermercados Operações de autosserviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica.

48 Lojas de Conveniência São lojas relativamente pequenas, localizadas próximas a áreas residenciais, funcionando em horários prolongados durante toda a semana e exibindo uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade, a preços ligeiramente mais altos. Muitas dessas lojas vendem também sanduíches, cafés, guloseimas.

49 Lojas de Desconto Comércio das chamadas mercadoriaspadrão, vendidas a preço baixo, com margens menores e volumes maiores; as verdadeiras lojas de descontos vendem regularmente mercadorias a preços mais baixos e oferecem, principalmente, marcas nacionais, porém, essa regra de produtos nacionais é facilmente quebrada devido aos preços baixos dos importados made in China.

50 Lojas de Liquidação (Off-price) Comercialização de mercadorias compradas abaixo dos preços normais de atacado e vendidas a preços inferiores aos de varejo; são, frequentemente, sobras de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeito obtidos a preços reduzidos dos fabricantes ou de outros varejistas.

51 Showrooms de Vendas por Catálogo Apresentam ampla seleção de mercadorias de alto preço, alta rotatividade e marcas vendidas com descontos; os clientes encomendam as mercadorias de um catálogo na loja e então retiram essas mercadorias em uma área de entrega dentro da loja, ou podem receber os produtos em casa.

52 Lojas de Fábrica São as lojas de propriedade dos fabricantes e por eles operadas.

53 Interatividade Qual a importância de se conhecer os tipos de lojas de varejo? a) Saber que eles existem. b) Saber que há diferença entre fabricante e vendedor. c) Saber que varejo e atacado são diferentes. d) Saber que existem lojas específicas com objetivos de venda específicos. e) Não importa para nada.

54 ATÉ A PRÓXIMA!

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos Marketing Ampliado Profa. Adriana existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação Amyr Klynk Comece a ser agora o que você será daqui em diante.

Leia mais

Breve linha do tempo da história do Marketing e tudo que envolve a atividade, inclusive uma de suas principais ferramentas, a publicidade.

Breve linha do tempo da história do Marketing e tudo que envolve a atividade, inclusive uma de suas principais ferramentas, a publicidade. Aula 2 Marketing - contextualização 1. Linha do tempo do Marketing Breve linha do tempo da história do Marketing e tudo que envolve a atividade, inclusive uma de suas principais ferramentas, a publicidade.

Leia mais

DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644

DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644 FEA-USP DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644 Prof. Dr. Edson Crescitelli edsonc@usp.br Definição Canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Responsável: : Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING para Negócios Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING COMUNICAÇÃO ARTE ou CIÊNCIA CIÊNCIA SOCIAL Capaz de

Leia mais

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA GESTÃO MERCADOLÓGICA Unidade II 7 A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO: RELEMBRANDO A COMUNICAÇÃO De maneira geral, é preciso desenvolver com segurança o conceito de posicionamento. Por isso, a finalidade nesse

Leia mais

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire Gestão de Marketing Carlos Freire Gerenciamento da cadeia de distribuição G e s t ã o d o Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

GESTÃO MERCADOLÓGICA MÓDULO 3 A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO: RELEMBRANDO A COMUNICAÇÃO

GESTÃO MERCADOLÓGICA MÓDULO 3 A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO: RELEMBRANDO A COMUNICAÇÃO GESTÃO MERCADOLÓGICA MÓDULO 3 A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO: RELEMBRANDO A COMUNICAÇÃO 2 Índice 1. A construção do posicionamento: relembrando a comunicação...4 1.1 A diferenciação... 5 1.2 Os micro e

Leia mais

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 1 Plano de Comunicação Empresarial Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 2 TEMPLATE DE PLANO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL [Ponto de partida para Plano de Comunicação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 10 Estratégia no varejo

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 10 Estratégia no varejo ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 10 Estratégia no varejo Nessa aula, vamos falar do varejo e como o pensamento estratégico deve se desenvolver nessas organizações. O Planejamento estratégico deve permear

Leia mais

Marketing. Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado

Marketing. Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado Marketing Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano de Marketing Professor: Charles Leite Introdução O plano de marketing define a forma como a empresa atuará para levar seus produtos àsmãos do consumidor. Por melhor

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

COMPOSTO DE MARKETING. Professor: James Alexandre Baraniuk

COMPOSTO DE MARKETING. Professor: James Alexandre Baraniuk COMPOSTO DE MARKETING Professor: James Alexandre Baraniuk PROMOÇÃO COMPOSTO DE MARKETING PRODUTO PRAÇA Variedade de Produtos Canais Qualidade Cobertura Design Variedades Características Locais Marca

Leia mais

Gestão Marketing. Mkt Internacional

Gestão Marketing. Mkt Internacional Gestão Marketing Mkt Internacional Decisões de Preço e de Distribuição Fatores que influem na fixação de preços Fatores internos: Objetivos de marketing Estratégia do mix de marketing Custos Considerações

Leia mais

Gestão da Comunicação Integrada

Gestão da Comunicação Integrada Gestão de Marketing Gestão da Comunicação Integrada Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão da Comunicação

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan Comércio Eletrônico Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan e-commerce A utilização de meios eletrônicos para a realização de transações comerciais recebe o nome de Comércio Eletrônico, e-commerce.

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o APRESENTAÇÃO O PROJETO O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o desenvolvimento da cadeia logística do

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Gestão Mercadológica Unidade 12 - Comunicação de Marketing Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Tópicos Desenvolvimento e gerenciamento de um plano de propaganda; Decisão sobre a mídia e

Leia mais

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

HD313 Marketing e Design. Distribuição (Place) UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima

HD313 Marketing e Design. Distribuição (Place) UFPR HD313 Marketing e Design 3SPV - Naotake Fukushima Composto de Marketing: Distribuição (Place) Dfiiõ Definições Rede de valor Custo de distribuição Pode chegar entre 30% ~ 50 % do preço do produto final. Novo conceito: m commerce Dfiiõ Definições Pensar

Leia mais

A tecnologia modificando e integrando canais. Frederico Trajano I Rodrigues Magazine Luiza SA

A tecnologia modificando e integrando canais. Frederico Trajano I Rodrigues Magazine Luiza SA Seminário GVcev A tecnologia modificando e integrando canais Frederico Trajano I Rodrigues Magazine Luiza SA 1ª loja Loja Virtual Estrutura Societária 87,64% 12,36% LTD S.A. Capital Group 100% LuizaCred

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos www.econewfarmers.eu

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

- SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS

- SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS 1 - SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS SITES DESENVOLVIDOS PELA MVR distribuidoranovageracao.com.br Distribuidora Varejo muffataoautomotivo.com.br Distribuidora Produtos Automotivos limpfor.com.br

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

AULA 7 - III Parte-Assunto:

AULA 7 - III Parte-Assunto: AULA 7 - III Parte-Assunto: Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Desta parte do Plano de Negócios em

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

GLOSSÁRIO DEFINIÇÕES E CONVENÇÕES DO SETOR DE SHOPING CENTERS

GLOSSÁRIO DEFINIÇÕES E CONVENÇÕES DO SETOR DE SHOPING CENTERS Pág. 01 GLOSSÁRIO DEFINIÇÕES E CONVENÇÕES DO SETOR DE SHOPING CENTERS Neste material estão listados por ordem alfabética termos e definições mais comuns da indústria de shoppings. Pág. 02 A ABL Área Bruta

Leia mais

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profº MSc. Rosemarly Candil Fundamentos e Mercado MARKETING MARKETING PROPAGANDA MARKETING e MERCADOLOGIA Marketing é um processo que tem por objetivo a construção

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade II DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade II DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição - CD Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja operação é realizar a gestão dos estoques

Leia mais

COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING. Beatriz Costa

COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING. Beatriz Costa COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING Beatriz Costa MAS ONDE É O COMEÇO? VAMOS PENSAR Então por que fazemos isso com os nossos negócios? Você começaria a construir uma casa sem ter uma planta

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644

DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644 FEA-USP DECISÕES DE PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CANAIS EAD 644 Prof. Dr. Edson Crescitelli edsonc@usp.br Comunicação integrada de marketing Contexto Evolução do processo de comunicação de marketing Mercado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias Marketing digital para indústria Gustavo Damschi Elo Ideias O que marketing digital? São ações de comunicação na internet ou em outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar

Leia mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais O que é marketing? Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá dinheiro pra empresa Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz Marketing de Eventos Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz O que é Marketing de Eventos Uma modalidade de marketing promocional que objetiva criar ambientes interativos onde o negócio do patrocinador se

Leia mais

&

& VA REJO BRASIL creative branding - 2 0 1 9 & 2 0 2 0 - PORTAL REVISTA SERVIÇOS REVISTA VAREJO BRASIL. UMA FORMA MODERNA E RESPONSÁVEL DE ENXERGAR O VAREJO. O SÉCULO XX SE INICIOU SOB A HEGEMONIA DA INDÚSTRIA.

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline.

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Ao criar um plano de comunicação é importante identificar os melhores meios/canais

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marketing para Marcenarias 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marcenaria como um negócio SONHO CONQUISTADO! Você é seu chefe e seus clientes te pagam pela sua criatividade, habilidades em marcenaria

Leia mais

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

Manual de Merchandising

Manual de Merchandising Manual de Merchandising Sobre a UBM Com sede na Inglaterra, a UBM é líder global em eventos B2B e a 2 ª maior organizadora de eventos no mundo. Promovemos e incentivamos a conexão entre profissionais de

Leia mais

Briefing e Comunicação Integrada. Campanha Renault Sandero StepWay DIREÇÃO MARKETING BRASIL

Briefing e Comunicação Integrada. Campanha Renault Sandero StepWay DIREÇÃO MARKETING BRASIL Briefing e Comunicação Integrada Campanha Renault Sandero StepWay RENAULT DO BRASIL O Público-alvo: traçar o perfil ideal para quem o carro é destinado. O público-alvo -Idade, sexo, classe social, estado

Leia mais

Principais tendências Black Friday Brasil

Principais tendências Black Friday Brasil Originada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data extremamente atraente tanto para empresas que desejam alavancar suas vendas quanto para os consumidores que encontram descontos exclusivos e imperdíveis.

Leia mais

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Objetivos gerais Preparar o discente para entender e utilizar o marketing no cotidiano da organização. Capacitar para o desenvolvimento de novos

Leia mais

Seminários GV Comunicação no Varejo

Seminários GV Comunicação no Varejo Seminários GV Comunicação no Varejo Cláudio Santos O que há de novo nos jornais Jornal: O que há de novo O próprio jornal é novo Jornal é um dos meios que mais investiu em inovação e modernidade Projetos

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1 Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Marketing é um assunto tão complexo que não existe uma única definição para ele. Mas de acordo com Philip

Leia mais

Calendário Promocional

Calendário Promocional Calendário Promocional Estabeleça sua abordagem para conquistar novos clientes VAREJO AUTOMÓVEIS VIAGENS ENTRETENIMENTO EDUCAÇÃO SAÚDE FINANÇAS LOCAIS Identifique a oportunidade Este calendário foi criado

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

Mix de Marketing. Prof. Dr. Jefferson Garrido

Mix de Marketing. Prof. Dr. Jefferson Garrido Mix de Marketing Prof. Dr. Jefferson Garrido O Mix de Marketing O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir

Leia mais

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto. Introdução INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO Este é um plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para incubação. Procure ser objetivo e coerente

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII 1 MARKETING: UMA INTRODUÇÃO, 1 1 Por que estudar marketing, 1 2 O que é marketing, 2 2.1 Análise de um caso prático: H2OH, 3 2.2 Composto de marketing, 4 2.3 iphone Apple, 4 2.4

Leia mais

Ferramentas de marketing

Ferramentas de marketing Ferramentas de marketing Mix de Marketing Análise SWOT Ciclo de Vida de Produto Profª Rosicler Bettarelli 1 Mix de Marketing Mix de Marketing Classificação do produto: Para a formulação de estratégias

Leia mais

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Planejamento Integrado de Comunicação Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Pra que planejar? Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações

Leia mais

M I D I A K I T 2017 FLORESTAL - INDUSTRIAL - CONSTRUÇÃO CIVIL - CELULOSE E PAPEL - BIOMASSA

M I D I A K I T 2017 FLORESTAL - INDUSTRIAL - CONSTRUÇÃO CIVIL - CELULOSE E PAPEL - BIOMASSA M I D I A K I T 2017 FLORESTAL - INDUSTRIAL - CONSTRUÇÃO CIVIL - CELULOSE E PAPEL - BIOMASSA NÓS MADEIRA TOTAL SEGUE SUA TRAJETÓRIA, COM 18 ANOS DE EXISTÊNCIA, COMO UMA DAS MAIS INFLUENTES, ORIGINAL E

Leia mais

PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO

PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO Unidade II PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTO Prof. Clesio Landini Jr. Planejamento e controle de capital Planejamento e controle financeiro de uma empresa está intimamente ligado a sua própria

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Aula Mercado para as MPE s. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Aula Mercado para as MPE s Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Mercado e Composição de Preços Estudo de Mercado 2 2 Estudo de Mercado O Estudo de Mercado é uma ferramenta para auxiliar na tomada de

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Marketing está

Leia mais

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda.

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018 Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Quem somos: A JR Consultoria e Treinamento Ltda. é uma organização

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

ESCOLAR. AGOSTO às às MUNDO DAS EXPERIÊNCIAS E SOLUÇÕES. OFFICE BRASIL 33a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS PARA PAPELARIAS, ESCOLAS E ESCRITÓRIOS

ESCOLAR. AGOSTO às às MUNDO DAS EXPERIÊNCIAS E SOLUÇÕES. OFFICE BRASIL 33a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS PARA PAPELARIAS, ESCOLAS E ESCRITÓRIOS ESCOLAR OFFICE BRASIL 33a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS PARA PAPELARIAS, ESCOLAS E ESCRITÓRIOS 4a7 AGOSTO 11 20h 2019 11 18h às às (dia 7) EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO MUNDO DAS EXPERIÊNCIAS E SOLUÇÕES

Leia mais

Produto & Marketing combinação fundamental para gelaterias de sucesso

Produto & Marketing combinação fundamental para gelaterias de sucesso Produto & Marketing combinação fundamental para gelaterias de sucesso Produto Definição Sorvete cremoso ou gelado Sorvete à base de água ou sorbets Picolés e Paletas Composição do Sorvete Água/Leite Ar

Leia mais

MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING

MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING MARKETING MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING DNA TRIP4U Nosso posicionamento ser um empresa de grife. Entregamos

Leia mais

SHOPPING MONITOR ELECTRO. Visão dos consumidores sobre o varejo e seus hábitos de compra de eletrônicos.

SHOPPING MONITOR ELECTRO. Visão dos consumidores sobre o varejo e seus hábitos de compra de eletrônicos. SHOPPING MONITOR ELECTRO Visão dos consumidores sobre o varejo e seus hábitos de compra de eletrônicos. Responsável: Andre Silva Edição final: 16 de Novembro de 2016 Shopping Monitor Electro É uma análise

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Revisão para P1 Aula 15 e 16 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos

Leia mais

ATUO NA ÁREA DE MARKETING TRADICIONAL (PROMOCIONAL, DIRETO, ENDOMARKETING, COMERCIAL) DESDE 2005 E NO MARKETING DIGITAL DESDE 2010.

ATUO NA ÁREA DE MARKETING TRADICIONAL (PROMOCIONAL, DIRETO, ENDOMARKETING, COMERCIAL) DESDE 2005 E NO MARKETING DIGITAL DESDE 2010. ÊNFASE NAS ÁREAS DE: MARKETING DE RELACIONAMENTO; MARKETING DIGITAL (SOCIAL MÍDIA); ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO; GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE MARKETING OFF E ON LINE; GESTÃO DE PESSOAS; ELABORAÇÃO,

Leia mais

A REFERÊNCIA DEFINITIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA INTERNET MÍDIA KIT

A REFERÊNCIA DEFINITIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA INTERNET MÍDIA KIT A REFERÊNCIA DEFINITIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA INTERNET UNIVERSO EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSO EDUCAÇÃO FÍSICA É UM NOVO PORTAL NA INTERNET. O MAIS COMPLETO DE SUA CATEGORIA FOI PENSADO E DESENVOLVIDO PARA OS

Leia mais

Marketing de Relacionamento. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Marketing de Relacionamento. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Marketing de Relacionamento Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Conceito Marketing de relacionamento: Criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados! A chave

Leia mais