META BALANCED SCORECARD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "META BALANCED SCORECARD"

Transcrição

1 META BALANCED SCORECARD

2 META BALANCED SCORECARD Por Rodrigo Cantusio Segurado A Cirrus Management Consulting acredita, incentiva, concebe e implementa o modelo de gestão baseado na estratégia corporativa - BSC - Balanced Scorecard, dos acadêmicos e autores do modelo Robert Kaplan e David Norton, da reconhecida universidade americana Harvard Business School. Por este motivo, e por entender a complexidade exigida na concepção e implementação deste modelo de gestão, desenvolvemos o META BSC - Meta Balanced Scorecard. O META BSC Meta Balance Scorecard nada mais é do que o BSC do BSC, criado para oferecer aos nossos clientes, prospects, parceiros, amigos e interessados a capacidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o modelo de gestão baseado na estratégia corporativa para garantir o sucesso do modelo e, por consequência, da estratégia corporativa. Se o desafio original imposto pelo BSC - Balanced Scorecard, de gerir a empresa a partir de uma estratégia corporativa, já afronta os tradicionais modelos de gestão baseados em orçamento, plano de negócios (business plan) ou projetos, implantá-lo e mantê-lo vivo são ainda maiores. Temos o prazer de apresentar o mapa estratégico do META BSC - Meta Balanced Scorecard. VALORIZAÇÃO DA EMPRESA NOVA PERFORMANCE ESTRATÉGIA IMPLEMENTADA NOVO POSICIONAMENTO MOBILIZAÇÃO COLETIVA PROCESSO ORÇAMENTÁRIO CONTRATOS DE GESTÃO E SISTEMA DE RECOMPENSA REUNIÕES DE GESTÃO PLANOS DE AÇÃO PAINEL DE GESTÃO MAPA ESTRATÉGICO COMPROMISSO DOS ACIONISTAS/ LIDERES ADERÊNCIA DO NOVO MODELO À CULTURA CORPORATIVA ARQUITETURA DO NOVO MODELO ESTRATÉGIA FORMULADA FÓRMULA DE CRIAÇÃO DE VALOR

3 A partir do mapa estratégico META BSC será possível gerenciar os fundamentos do modelo BSC - Balanced Scorecard e identificar as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento ou riscos ao sucesso do modelo na empresa. Convidamos a conhecer detalhadamente, a seguir, o META BSC, a partir dos seus 16 objetivos estratégicos, e ao fazermos isso, percorreremos campos de estratégia e gestão corporativa, muito além da concepção e implementação de um modelo de gestão. COMPROMISSO DOS ACIONISTAS E LÍDERES A sustenção do novo modelo está além de suas fronteiras. Gestão Participativa; Relação de Poder; Os processos em detrimento das áreas; Design Organizacional; Governança e Reporting ; Processo Decisório. A sustentação do modelo de gestão baseado na estratégia corporativa está além de suas fronteiras e pressupõe: gestão participativa, alteração das relações de poder na organização, previlégio aos processos em detrimento das áreas e departamentos, alteração do design organizacional, sugestão de nova governança e reporting, e nova dinâmica para o processo decisório. Nem toda empresa está disposta ou preparada para adotar a gestão participativa, ou a meritocracia como cultura, e este é um pressuposto inegociável para a adoção do BSC Balanced Scorecard como modelo de gestão, que promove a participação da estratégia a todos os escalões da empresa, fomentando também o compartilhamento das escolhas, ações e decisões.

4 As relações de poder na empresa, naturalmente protegidas pelas barreiras das áreas, divisões e hierarquia, e principalmente pelo orçamento e geração de receita e resultado, se altera e estimula o desapego dos grupos às suas áreas, elegendo os processos como foco principal, além de evidenciar maior clareza na definição do papel de cada área, onde o sistema de recompensa é focado na implementação da estratégia e não mais na performance dos setores. Os processos ganham força em detrimento das áreas, estimulando maior integridade dos principais processos, incentivando a gestão transversal. Este conjunto de mudanças impactam o design organizacional, elevando a visibilidade da performance dos processos transversais, gerando questionamentos e alterações organizacionais, e na gestão das áreas de negócios e de apoio. Será inevitável rever o modelo de governança e reporting, promovendo novo acordo entre acionistas na aprovação de recursos para viabilizar a implementação da estratégia, alteração da cobrança de resultados de curto prazo em detrimento aos de médio e longo, além de nova dinâmica orçamentária. O processo decisório passa a requerer razões explícitas e publicamente compartilhadas, e maior precisão, assertividade e compromisso com a estratégia. Ou seja, sem o comprometimento de líderes e acionistas, não há como haver sucesso na concepção, nem mesmo na implementação do BSC Balanced Scorecard. ADERÊNCIA DO NOVO MODELO À CULTURA CORPORATIVA A cultura instalada é mais forte que o novo modelo. É preciso preparar o terreno. Comunicação; Autonomia e Empowerment ; Capacitação individual; Avaliação de desempenho; Processos de trabalho; Alinhamento cultural; Liderança; Ambiente; Prontidão para a mudança.

5 Cada empresa apresenta naturalmente, maior ou menor aderência aos pré-requisitos culturais que o modelo de gestão BSC Balanced Scorecard exige, requerendo dedicação e investimentos preliminares e específicos para tornar o novo modelo um sucesso. Muitas vezes o insucesso da concepção, implementação, e manutenção se justifica pelo desalinhamento de um ou mais de diversos aspectos culturais que abordaremos a seguir. A comunicação da estratégia requer objetividade, clareza, acessibilidade, e fundamentação em argumentos e justificativas. Todos na organização terão acesso à estratégia da empresa. É necessário fortalecer a autonomia e empowerment das equipes, estimulando a pró-atividade, iniciativa e criatividade, requerendo capacitação individual, alinhamento das competências individuais aos desafios da organização, e avaliação de desempenho balanceada entre objetivos estratégicos da empresa, áreas e indivíduos. Os processos de trabalho serão exigidos com flexibilidade e adaptação necessária para a melhor adequação e alinhamento à proposta de valor da empresa. Clareza, transparência, objetividade e gestão participativa sugerem um novo alinhamento cultural, reduzindo a distância entre a prática e a ideologia corporativa. Autonomia na ponta com liderança para focar na estratégia exige humildade, solidez e transparência democrática e estimulante, que alimenta a transversalidade, sugerindo ambiente de trabalho em equipe para o sucesso das ações e resultados. A flexibilidade comportamental, funcional e organizacional determinará o nível de prontidão necessário para as mudanças.

6 ARQUITETURA DO NOVO MODELO DE GESTÃO Não se pode começar a construção, sem o projeto completo. Proposta de valor da empresa; Papel das áreas da empresa; Processos de negócios; Alinhamento da organização; Quantidade e cobertura dos mapas estratégicos; Conexão dos mapas estratégicos Cada negócio exige diferente e específica arquitetura para concepção e implementação do novo modelo de gestão BSC Balanced Scorecard. Além de cada empresa ser única, o esforço que a estratégia corporativa exigirá da organização e como deverá envolvê-la também é específica. Por estas razões, é imprescindível observar diversos aspectos que garantam a melhor arquitetura do BSC para sua organização. Devemos iniciar pela observação da proposta de valor da empresa, tanto corporativa, como das áreas de negócios, bem como das áreas de apoio. O papel das áreas da empresa e sua aderência à proposta de valor da empresa, integração inter-áreas, e co-responsabilidade na geração de resultados são aspectos fundamentais de serem compreendidos para o projeto arquitetônico do BSC. Em seguida, os processos de negócios - sua visibilidade, integridade e accountability - impactam diretamente no alinhamento da organização, no seu modelo de governança, gestão e estruturas. A quantidade e cobertura dos mapas estratégicos devem considerar a abrangência individual e coletiva das áreas e processos, bem como as suas conexões e interdependências, para refletir exatamente o que se espera de cada parte da organização para o cumprimento da estratégia.

7 ESTRATÉGIA CORPORATIVA FORMULADA Estratégia presupõe a escolha do melhor caminho. Ambição; Competência; Oportunidades; Posicionamento; Atratividade; Competitividade. Estamos diante aqui de um capítulo fundamental. A base do modelo BSC Balanced Scorecard. A Estratégia Corporativa. Caso estejamos diante de uma estratégia equivocada, o modelo BSC Balanced Scorecard levará a empresa ao insucesso numa velocidade bastante grande. E se estivermos diante da estratégia vencedora, o sucesso e resultados serão veloz e eficazmente alcançados. Como nunca é possível prever o ideal e a estratégia vencedora, de acordo com as mudanças do mercado, aqui então se apresenta a principal virtude do modelo, a flexibilidade em calibrar e ajustar a estratégia ao longo do tempo, considerando os erros e os acertos. Como a estratégia é o caminho escolhido para atingir objetivos e satisfazer ambições a partir da criação de uma única e valiosa posição envolvendo um conjunto de atividades, ela pressupõe escolhas, e preferencialmente a escolha do melhor caminho. O sucesso da estratégia corporativa das organizações depende do alinhamento entre a ambição empresarial, a competência organizacional e a capacidade de capturar e otimizar as oportunidades mercadológicas.

8 A partir desse alinhamento será possível construir o melhor posicionamento, diante da atratividade dos mercados alvo, e competitividade da organização em relação aos seus competidores, premissas básicas para a formulação da estratégia corporativa, de negócios, produtos e serviços. Para isso, é necessário ter respostas muito claras e objetivas sobre a ambição, competências e oportunidades. A Cirrus Management Consulting publicou no Cirrus View Estratégia Corporativa, a nossa visão e conhecimento sobre o tema. Caso tenha interesse em se aprofundar sobre a formulação de Estratégia Corporativa, consulte FÓRMULA DE CRIAÇÃO DE VALOR Pertinência do modelo de negócio a estratégia. Atividades; Governança; Gestão; Organização. A Cirrus Management Consulting criou a metodologia Fórmula de Criação de Valor para orientar as organizações a avaliar a pertinência do modelo de negócio em relação à estratégia corporativa. Deve existir aderência das atividades, modelo de governança e gestão, e do design organizacional, com a estratégia corporativa. Oculta aos colaboradores, executivos, acionistas, investidores, clientes, parceiros e fornecedores, a Fórmula de Criação de Valor pulsa viva como neurônios, encoberta pela pele visível e palpável da marca, produtos e serviços, proposta de valor, relação comercial e institucional, processos, tecnologia, equipamentos, estruturas, pessoas, modelo de negócio e de gestão.

9 Será que a Fórmula de Criação de Valor da sua empresa está produzindo sinapses positivas? Quanto será que colaboradores e líderes têm claro a Fórmula de Criação de Valor da empresa e o papel que cada pessoa, atividade, processo e área na organização devem desempenhar? Consideramos necessário avaliar a aderência da fórmula de criação de valor com a estratégia corporativa. A proposta de valor da organização, traduzida pela fórmula de criação de valor, subsidia a arquitetura do BSC - Balanced Scorecard, e checar se o novo modelo de gestão BSC considera todos os elementos da fórmula de criação de valor e se existe aderência da organização à Fórmula de Criação de Valor da empresa é fundamental para elevar a performance global da empresa e da estratégia. A Cirrus Management Consulting aborda com maior profundidade o tema Fórmula de Criação de Valor no Cirrus View Fórmula de Criação de Valor, especialmente dedicado a este tema: MAPA ESTRATÉGICO A estratégia pura e simples. Temas estratégicos; Perspectivas; Objetivos estratégicos; Relação de causa e efeito dos objetivos estratégicos

10 É através do mapa estratégico que a empresa declara, comunica e gere a sua estratégia corporativa. A estratégia corporativa é organizada por temas estratégicos e pelas clássicas perspectivas sugeridas pelo BSC: Financeira, Mercados e clientes, Processos internos, Aprendizagem organizacional e ou outras perspectivas que se fizerem necessárias. De fato, é por meio dos objetivos estratégicos, entre 12 a 15, que a estratégia da empresa será medida e gerida. A relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos, sua interdependência e sensibilização nos resultados, reúne de forma calculada a maneira como a organização pretende alcançar os seus objetivos corporativos. O conjunto de objetivos estratégicos eleito resume a forma como a empresa escolheu crescer, gerar resultados e conquistar nova performance, novo posicionamento e novo valor. PAINEL DE GESTÃO Mensurar os resultados da implementação da estratégia. Indicadores estratégicos; Fórmulas matemáticas de cálculo; Causa e efeito dos indicadores alavancas; Fonte de dados; Mensuração; Metas; Parametrização de faixas de cores de sinalização.

11 As reuniões de gestão, reporting, e comunicação do sucesso ou insucesso da empresa em alcançar os seus objetivos através da estratégia formulada, se faz de forma objetiva e inequívoca, através dos indicadores estratégicos do painel de gestão. O painel de gestão é o instrumento que oferece de forma sucinta, clara e inequívoca as informações necessárias para mensuração da qualidade da execução da estratégia e consequente performance da organização. Os indicadores estratégicos são responsáveis por oferecer a melhor informação possível, capaz de medir o esforço da empresa em atingir o seus objetivos estratégicos. Cada indicador terá a sua própria fórmula matemática de cálculo e inteligência, reunindo todos os efeitos causais. As causas e efeitos dos indicadores alavanca, sejam funcionais, geográficos, internos ou externos, somados às justificativas dos gestores sobre a boa ou má performance, são elementos fundamentais para elevar a qualidade da discussão estratégica sobre a performance prospectiva que eleva a qualidade do processo decisório, garantindo cirúrgicas, precisas e rápidas decisões. É fundamental garantir a base e fonte de dados dos indicadores estratégicos, pressupondo fidedignidade, integridade e inviolabilidade. A primeira mensuração de um novo indicador que não faz parte da vida da organização provoca, por si só, desconforto e, ao mesmo tempo, estímulo na busca por sua melhor performance. Definir metas de curto, médio e longo prazos garante o ritmo e cria o senso de urgência e planejamento que as ações necessitam para serem executadas, alinhado às pessoas na organização. A parametrização das faixas de cores de sinalização dos indicadores estratégicos é importante não só para aferir com precisão as conquistas dos objetivos estratégicos, como é responsável pelo impacto na comunicação que interfere na gestão e no clima organizacional. O fórum das reuniões de gestão da empresa é o local e momento ideal para institucionalizar a adoção e aperfeiçoamento do modelo de administração, bem como para gerir a empresa à luz de sua estratégia. É importante a instalação do cockpit-room para celebrar e oficializar o novo modelo, num local tecnologicamente preparado para tornar eficaz e dinâmico o processo de gestão da estratégia.

12 PLANO DE AÇÃO A força propulsora do novo modelo. Mensura o esforço para implementar a estratégia. Ações; Cronogramas e implementação; Resultados esperados; Responsáveis; Co-Responsáveis; Torre de controle de todas as ações. As ações que a empresa escolher realizar como sendo o melhor caminho para implementar a estratégia corporativa devem gerar resultados positivos nos indicadores estratégico, e por consequência, levar a organização a atingir o objetivo estratégico definido. São as ações que colocam a estratégia em ação. Portanto, as escolhas do que fazer e do que não fazer, definem o sucesso da empresa na implementação da sua estratégia e obtenção dos resultados esperados. Cada ação requer escopo definido, projeto, cronograma de implementação, apoio determinado, definição de resultados de implementação, responsáveis e co-responsáveis pela implementação das ações, e accountability. A execução da estratégia no modelo do BSC pressupõe team work, visão transversal e ação, são estas as palavras de ordem. É recomendável a implantação de uma torre de controle para monitorar o desenvolvimento do conjunto de ações e dos planos de ação, bem como avaliar a capacidade individual e conjunta das ações na geração de resultado.

13 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Radical mudança de alocação e disponibilização de recursos. Sincronia do processo com a revisão da estratégia; Transformação do orçamento em engajamento operacional; Alocação móvel de recursos; Revisões semestrais e acompanhamento mensal; Acompanhamento dos planos de ação; Isolamento dos impactos das variáveis macro-econômicas; Responsabilização por objetivo estratégico. Normalmente, o ciclo orçamentário das organizações é anual, com revisões trimestrais, basicamente orientado pelas grandes linhas de receita e custos que levam a organização a atingir os resultados financeiros desejados. A cada novo exercício fiscal, as organizações partem do realizado do exercício anterior e, a partir disso, projetam o novo orçamento considerando as exigências de crescimento definidas pelos acionistas. No modelo de gestão BSC, a proposta de dinâmica do processo orçamentário é diferente, móvel e sincronizada com a revisão da estratégia corporativa em ciclos mais curtos e dinâmicos. Busca-se total sincronia do processo de revisão orçamentária e formulação da estratégia corporativa, em que os planos de ação, que contribuirão para levar a organização a atingir os seus objetivos, definem o consumo de recursos (investimentos e custos), crescimento (receita) e resultados. O balanceamento da importância relativa entre os objetivos estratégicos define as prioridades no tempo, e assim transforma o orçamento no que chamamos de engajamento operacional, eliminando o foco financeiro e retrospectivo, e firma-se o compromisso com os objetivos estratégicos prospectivos.

14 A alocação móvel dos recursos elimina a destinação de verbas fixas anuais por diretoria e privilegia a distribuição dos recursos de acordo com a eficácia e sucesso das ações dedicadas a atingir os objetivos estratégicos; assim, elimina-se o uso indiscriminado de recursos não compromissados com o atingimento dos resultados a qualquer custo, mas sim exatamente na forma desenhada pela estratégia corporativa. Não basta dar resultados, a empresa necessita se posicionar, e este novo posicionamento será responsável pela criação de valor para os stakeholders. O acompanhamento mensal dos planos de ações subsidia a revisão semestral do orçamento, mantendo o foco nas ações, seus efeitos, investimentos requeridos e resultados, eliminando as estimativas sobre linha contábil para fechar o resultado. Outra vertente que defendemos é o isolamento dos impactos das variáveis macroeconômicas no resultado, valorizando o foco no efeito real de gestão sobre objetivos estratégicos, eliminando o impacto que eventos não recorrentes, como, por exemplo, inflação, câmbio e outros geram aos resultados, exigindo mais ou menos esforço gerencial. A responsabilização por objetivo estratégico elimina a responsabilização por linha orçamentária, gerando o compromisso transversal e alinhando a organização. CONTRATO DE GESTÃO E SISTEMA DE RECOMPENSA Energia motora do modelo. Gestão da performance da estratégia corporativa; Sistema de recompensa vinculado à execução da estratégia.

15 São dois os elementos fundamentais de mudança comportamental das equipes, para que o novo modelo de gestão baseado na estratégia seja incorporado como modelo oficial e definitivo de gestão na empresa: A gestão da performance da estratégia corporativa, realizada pelos instrumentos do novo modelo como mapa estratégico, objetivos e indicadores estratégicos e planos de ação, e o sistema de recompensa vinculado à execução da estratégia, visando adesão e compromisso dos executivos, gestores e equipes em atingir os resultados da empresa de acordo com a estratégia corporativa formulada. Sendo assim, o sistema de recompensa e incentivo das equipes, que chamamos de energia motora do modelo, materializado, por exemplo, pelo plano de carreira, PLR Participação nos Lucros e Resultados, Bônus, e outros incentivos, deve estar atrelado ao modelo de gestão baseado na estratégia, visando incentivar o comportamento e atitude das equipes em consolidar o modelo e o sucesso da estratégia corporativa. O compromisso se faz através dos contratos de gestão, celebrando oficialmente entre a empresa e seus dirigentes, executivos, líderes e gestores o pacto de executarem suas ações, de acordo com a estratégia corporativa. REUNIÕES DE GESTÃO Mais tempo dedicado a discussão da estratégia. Decisões estratégicas prospectivas; Redução de tempo de duração; Objetividade; Quantidade e qualidade de decisões.

16 As reuniões de gestão são o templo de celebração da execução da estratégia. Ao longo do tempo, em função do amadurecimento do modelo na empresa, nota-se historicamente que as reuniões de gestão das empresas que adotaram o modelo do BSC apresentam substancial melhoria no processo de tomada das decisões, que passam de táticas, operacionais e retrospectivas para estratégicas e prospectivas. Ou seja, baseado no potencial que as ações em implantação causarão na estratégia e geração de resultados, é possível decidir de forma preventiva, ratificando ou retificando, as melhores decisões em prol da implantação da estratégia. Além disso, é nítida a redução de tempo de duração das reuniões de gestão, ganhando exponencialmente em objetividade e pertinência estratégica, substituindo longos e desgastantes temas táticos e operacionais que invadem fóruns de gestão estratégica pelos essencialmente estratégicos, elevando substancialmente a quantidade e qualidade de decisões pertinentemente tomadas. É aqui que a liderança e equipes devem se sentir absolutamente confortáveis em gerir o negócio, agora com base na estratégia corporativa. MOBILIZAÇÃO COLETIVA Um longo caminho a percorrer entre o sei, posso, quero e devo fazer diferente. Institucionalização; Conscientização; Treinamento e capacitação; Campanha de comunicação.

17 Ao conceber e implantar o novo modelo de gestão baseado na estratégia corporativa, é necessário institucionalizar e declarar oficialmente a iniciativa e decisão de substituir o atual modelo de gestão pelo novo, com a devida estipulação de meta de implementação e inclusão na pauta executiva. A conscientização da liderança e equipes é a garantia de compreensão da complexidade e impactos do novo modelo na empresa, para garantir os recursos e apoio para sua concepção, implantação e manutenção. Treinamento e capacitação dos líderes, especialistas, técnicos, multiplicadores e usuários são fundamentais e devem ser concebidos em conjunto com a campanha de comunicação interna. As diretorias de finanças e recursos humanos devem estar absolutamente alinhadas para a boa implantação do BSC e o novo modelo deve substituir funções e atividades do modelo antigo, caso contrário, o modelo de gestão BSC será engolido pela inércia histórica do modelo existente e estabelecido. ESTRATÉGIA IMPLEMENTADA Não basta dar resultados, a empresa precisa se posicionar. Implementação da estratégia; Resultados da empresa; Performance organizacional.

18 Medir o êxito da empresa na implantação da estratégia corporativa é mais importante que apenas conquistar os objetivos de crescimento econômico e financeiro sugeridos por ela. É testar a possibilidade da organização em atingir os resultados, a partir da conquista de novo posicionamento mercadológico, institucional e operacional, além de conferir a competência da empresa em formular e implementar estratégias corporativas vencedoras. É possível aferir o índice de implementação da estratégia, a partir da constatação dos índices de implementação dos objetivos estratégicos BSC. A estratégia terá sido implantada se as metas dos objetivos estratégicos tiverem sido atingidas. Também será possível aferir a performance organizacional, detectando a adesão dos colaboradores ao novo modelo de gestão, através do clima organizacional, dinâmica de trabalho e custo benefício do novo modelo e, principalmente, pela produtividade. O Meta BSC ajudará a medir a competência da organização em formular e implantar estratégias corporativas vencedoras e, mais do que isso, em avaliar a competência em conceber, implantar e aperfeiçoar este novo modelo de gestão. Talvez este seja um dos maiores ativos intangíveis que a organização possa ter, e seguramente isso refletirá positivamente no valor de mercado da organização, pois esta competência instalada dará condições da organização atingir todos os seus objetivos estratégicos, sejam eles quais forem. NOVA PERFORMANCE Os ganhos em alinhar a organização a um só objetivo. Capital; Custo; Rentabilidade; Produtividade; Satisfação dos clientes; Reputação; Valor.

19 A estratégia corporativa de sucesso confere à organização nova performance global e, além dos objetivos atingidos, posição conquistada e sustentável, retorno sobre o capital investido relativo superior aos concorrentes, melhor preço competitivo relativo à concorrência, menor custo relativo à concorrência, custo operacional inferior relativo à concorrência, melhor utilização relativa do capital, melhor nível relativo de serviços, maior satisfação relativa às necessidades dos clientes, melhor reputação no mercado, maior valor novo criado no setor e/ou fora dele, e maior valor da empresa no mercado relativo à concorrência. Se a estratégia criar uma única e valiosa posição envolvendo um conjunto de atividades, que coloque a organização sem comparação com concorrentes diretos e indiretos, estaremos comemorando então índices incomparáveis de ganhos e de geração de valor. NOVO POSICIONAMENTO Valor da posição competitiva. Mercadologico; Operacional; Institucional; Sócio-Ambiental.

20 A percepção de valor dos stakeholders, principalmente sobre a reputação conquistada pela organização junto aos clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, concorrentes, governo e comunidade financeira atesta e consolida a nova posição da organização, seja ela medida em volume de negócios, geração de caixa e resultado, qualidade dos produtos e serviços, nível de satisfação, rentabilidade, produtividade ou qualquer outro indicador que sinalize a conquista da posição que a organização pretendia ao implantar a estratégia corporativa. A posição operacional, mercadológica, institucional e sócio-ambiental refletirá o novo posicionamento da empresa e isso tem valor mensurável incontestável, como veremos a seguir. VALORIZAÇÃO DA EMPRESA Quão sólidos são os fundamentos competitivos da sua organização? Valor econômico; Valor de mercado; Riqueza criada; Lucro econômico. A estratégia cria riqueza, gera valor econômico agregado e lucro econômico e eleva o valor de mercado da empresa somente quando o retorno sobre os investimentos associados à sua formulação e à sua implementação for superior ao custo de capital. Além disso, é a geração de valor sustentável que demonstra se uma empresa possui, ou não, uma vantagem competitiva, que pode ser mensurada, por exemplo, pelas diversas métricas e indicadores de geração de valor e riqueza:

21 Valor Economico Adicionado - EVA (Economic Value Added) Stern Stewart & Co.; Valor de Mercado Agregado - MVA (Market Value Added) - Stern Stewart & Co.; Método do Fluxo de Caixa Livre - McKinsey & Co. e LEK / Alcar; Método do retorno sobre o investimento base caixa CFROI (Cash Flow Return on Investiment) / retorno total do acionista / TSR Total Sharedholder Return) BCG - Boston Consulting Group; GVA Gerenciamento de Valor ao Acionista - FGV-SP e BCG Boston Consulting Group; Lucro Econômico ou Valor Adicionado base Caixa - CVA - BCG Boston Consulting Group; Retorno Total do Negócio - TBR (Total Business Return) BCG Boston Consulting Group; Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Independentemente da métrica de valorização escolhida pela empresa, voltamos a reafirmar que não basta dar resultado, a empresa necessita conquistar os resultados de uma forma que a diferencie e a posicione com vantagem e diferenciais competitivos. Esta posição é que resultará em melhor valor de mercado e maior geração de riqueza no presente e no futuro. A Cirrus Management Consulting deseja a você, líder e gestor empresarial, que invista todos os esforços para desenvolver a competência de gerir a organização que lidera, a partir da estratégia corporativa de forma prospectiva, e mensure o sucesso através do META BSC Meta Balanced Scorecerd.

22 Rodrigo Cantusio Segurado Fundador e CEO da Cirrus Management Consulting Especialista em estratégia e gestão corporativa, administrador de empresas, foi executivo de empresas internacionais de consultoria como Arthur Andersen Business Consulting e Solving International. rodrigo.segurado@cirrusconsulting.com.br

ESTRATÉGIA CORPORATIVA

ESTRATÉGIA CORPORATIVA CORPORATIVA CORPORATIVA Por Rodrigo Cantusio Segurado Estratégia é o caminho escolhido para atingir objetivos e satisfazer ambições a partir da criação de uma única e valiosa posição envolvendo um conjunto

Leia mais

FÓRMULA DE CRIAÇÃO DE VALOR

FÓRMULA DE CRIAÇÃO DE VALOR Por Rodrigo Cantusio Segurado A Cirrus Management Consulting criou a metodologia Fórmula de Criação de Valor para orientar as organizações a avaliar a aderência do modelo de gestão, atividades, investimento

Leia mais

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)?

1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? 1 - Como definir o Balanced Scorecard (BSC)? Conceitualmente, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais

Leia mais

Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento

Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento Como implementar a estratégia usando Remuneração e Reconhecimento De Luís Cláudio S. Pinho As organizações buscam continuamente gerar valor para maximizar a riqueza no longo prazo e, conseqüentemente,

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto BALANCED SCORECARD Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto Por que a Implementação da Estratégia torna-se cada vez mais importante? Você conhece a Estratégia de sua Empresa? Muitos líderes

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard

Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (http://www.trt23.jus.br) Gestão Estratégica e o Balanced Scorecard José Silva Barbosa Assessor de Planejamento e Gestão Setembro/2009 Objetivos Apresentar a

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

O QUE É O BALANCED SCORECARD

O QUE É O BALANCED SCORECARD O QUE É O BALANCED SCORECARD 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 I. O QUE É O BALANCED SCORECARD? 3 O QUE NÃO É O BSC 5 CONHECENDO O SIGNIFICADO DE ALGUMAS TERMINOLOGIAS 5 II. QUAL O OBJETIVO DO BSC? 6 POR QUE AS EMPRESAS

Leia mais

O que é o Balanced Scorecard Por David Kallás

O que é o Balanced Scorecard Por David Kallás O que é o Balanced Scorecard Por David Kallás BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que, traduzida, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Balanced Scorecard BSC. O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? Também não se pode medir o que não se descreve.

Balanced Scorecard BSC. O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? Também não se pode medir o que não se descreve. Balanced Scorecard BSC 1 2 A metodologia (Mapas Estratégicos e Balanced Scorecard BSC) foi criada por professores de Harvard no início da década de 90, e é amplamente difundida e aplicada com sucesso em

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

A Inovação Aprendizagem e crescimento dos funcionários treinando-os para melhoria individual, numa modalidade de aprendizagem contínua.

A Inovação Aprendizagem e crescimento dos funcionários treinando-os para melhoria individual, numa modalidade de aprendizagem contínua. Balanced Score Card A Tecnologia da Informação é considerada fundamental para os vários setores, tanto no nível operacional como estratégico. Muitas das razões para Tecnologia da Informação fazer parte

Leia mais

Como tudo começou...

Como tudo começou... Gestão Estratégica 7 Implementação da Estratégica - BSC Prof. Dr. Marco Antonio Pereira pereira@marco.eng.br Como tudo começou... 1982 In Search of Excellence (Vencendo a Crise) vendeu 1.000.000 de livros

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS Ensinar para administrar. Administrar para ensinar. E crescermos juntos! www.chiavenato.com GESTÃO E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS Para Onde Estamos Indo? Idalberto Chiavenato Algumas empresas são movidas

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Administração Judiciária

Administração Judiciária Administração Judiciária Planejamento e Gestão Estratégica Claudio Oliveira Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Conselho Superior da Justiça do Trabalho Gestão Estratégica Comunicação da Estratégia

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

GESPÚBLICA. Brasília ǀ 25 de Setembro de 2012

GESPÚBLICA. Brasília ǀ 25 de Setembro de 2012 GESPÚBLICA Brasília ǀ 25 de Setembro de 2012 Resultados Decisões Estratégicas Informações / Análises O PROCESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA Ideologia Organizacional Missão, Visão,Valores Análise do Ambiente

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

UnG. As cinco funções do administrador são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

UnG. As cinco funções do administrador são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Balanced Scorecard Estratégia Michael Porter difundiu a ideia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços Consultoria de resultados MOTIVAÇÃO EM GERAR Somos uma consultoria de resultados! Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ

ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ ESCOLA PAULISTA DE NEGOCIOS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO CORPORATIVO PROFESSOR: CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS ALUNOS: BRUNO ROSA VIVIANE DINIZ INTRODUÇÃO Estratégia é hoje uma das palavras mais utilizadas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

www.pwc.com AMCHAM Visão integrada das áreas de Marketing e Finanças Abril de 2013

www.pwc.com AMCHAM Visão integrada das áreas de Marketing e Finanças Abril de 2013 www.pwc.com Visão integrada das áreas de Marketing e Finanças Agenda Introdução Como abordar o problema Discussões Conclusão PwC 2 Introdução PwC 3 Introdução Visões do Marketing Marketing tem que fazer

Leia mais

A Integração de Remuneração, Reconhecimento e Recompensa. Luiz Edmundo Rosa São Paulo, 26.03.09

A Integração de Remuneração, Reconhecimento e Recompensa. Luiz Edmundo Rosa São Paulo, 26.03.09 A Integração de Remuneração, Reconhecimento e Recompensa Luiz Edmundo Rosa São Paulo, 26.03.09 AGENDA 1. Posicionando a Remuneração e Reconhecimento 2. Tendências e impactos na Gestão 3. Melhores Práticas:

Leia mais

MBA: Master in Project Management

MBA: Master in Project Management Desde 1968 MBA: Master in Project Management Projetos e Tecnologia da Informação FMU Professor: Marcos A.Cabral Projetos e Tecnologia da Informação Professor Marcos A. Cabral 2 Conceito É um conjunto de

Leia mais

Alinhamento entre Estratégia e Processos

Alinhamento entre Estratégia e Processos Fabíola Azevedo Grijó Superintendente Estratégia e Governança São Paulo, 05/06/13 Alinhamento entre Estratégia e Processos Agenda Seguros Unimed Modelo de Gestão Integrada Kaplan & Norton Sistema de Gestão

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

O sucesso na Interaçao com o Conselho

O sucesso na Interaçao com o Conselho 24-09-2013 14:45 O sucesso na Interaçao com o Conselho Jose Francisco Moraes QAIP Team Leader IIA Brasil ESTOU PREPARADO PARA: SER PROMOVIDO? Promovido = dar publicidade a uma imagem pessoal desejada Foco

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Conteúdo. 1. Origens e Surgimento. Origens e Surgimento

Conteúdo. 1. Origens e Surgimento. Origens e Surgimento 1 2 Planejamento Estratégico: conceitos e evolução; administração e pensamento estratégico Profª Ms Simone Carvalho simonecarvalho@usp.br Profa. Ms. Simone Carvalho Conteúdo 3 1. Origens e Surgimento 4

Leia mais

Gerenciamento Estratégico e EHS Uma parceria que dá certo

Gerenciamento Estratégico e EHS Uma parceria que dá certo Gerenciamento Estratégico e EHS Uma parceria que dá certo INTRODUÇÃO O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida para traduzir, em termos operacionais, a Visão e a Estratégia das organizações

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 PÁGINA 4 3 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 PÁGINA 3 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o

O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o futuro da empresa. O que pode fazer pela minha empresa? Avaliar

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 3. Gestão empresarial 3.1 Gestão empresarial Objetivo: prover

Leia mais

MAPA ESTRATÉGICO MATERIALIZE A ESTRATÉGIA DA SUA ORGANIZAÇÃO

MAPA ESTRATÉGICO MATERIALIZE A ESTRATÉGIA DA SUA ORGANIZAÇÃO MAPA ESTRATÉGICO MATERIALIZE A ESTRATÉGIA DA SUA ORGANIZAÇÃO SUMÁRIO Introdução...3 BSC como ponto de pareda...5 O mapa estratégico...9 PerspecEva Financeira...11 PerspecEva de Mercado...12 PerspecEva

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br GESTÃO ORÇAMENTÁRIA João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br EMPRESAS OBJETIVOS INDIVIDUAIS em instituições de Saúde devido as corporações profissionais, que detém graus de autonomia diferenciados,

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Como facilitar sua Gestão Empresarial

Como facilitar sua Gestão Empresarial Divulgação Portal METROCAMP Como facilitar sua Gestão Empresarial Aplique o CANVAS - montando o seu(!) Modelo de Gestão Empresarial de Werner Kugelmeier WWW.wkprisma.com.br Por que empresas precisam de

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Gerenciamento de TI. Paulo César Rodrigues

Gerenciamento de TI. Paulo César Rodrigues Gerenciamento de TI Paulo César Rodrigues *Analista de Sistemas; *Tutor do curso de graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF/Cederj); * Professor do curso Técnico em Informática da Prefeitura

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Balanced Scorecard. by Edmilson J. Rosa

Balanced Scorecard. by Edmilson J. Rosa Balanced Scorecard Balanced Scorecard O Balanced Scorecard, sistema de medição de desempenho das empresas, foi criado por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School. Tendo como

Leia mais

O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e

O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e O Livro Schindler do Navegador Definindo os objetivos. Preparando o caminho. Diretrizes estratégicas para o sucesso no mercado de elevadores e escadas. Jürgen Tinggren Nosso compromisso Caros colegas Miguel

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Disciplina : Avaliação de Desempenho. Prof. Robson Soares

Disciplina : Avaliação de Desempenho. Prof. Robson Soares Capítulo 4 Balanced Scorecard Disciplina : Avaliação de Desempenho Prof. Robson Soares À medida que são verificados os diversos conceitos e concepções ligados a avaliação de desempenho, torna-se necessário

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RESPEITAR PONTO DE VISTA. Material preparado e de responsabilidade de Júlio Sérgio de Lima

CONCEITOS FUNDAMENTAIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RESPEITAR PONTO DE VISTA. Material preparado e de responsabilidade de Júlio Sérgio de Lima INDICADORES DE RH E METAS ORGANIZACIONAIS JÚLIO SÉRGIO DE LIMA Blumenau SC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO E PERSPECTIVAS DE NEGOCIO, ARQUITETURA DE MEDIÇÃO DO DESEMPENHO E NIVEIS DOS

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

Execução da Estratégia e Alinhamento Organizacional. JOSÉ SILVA BARBOSA Secretário de Gestão Estratégica

Execução da Estratégia e Alinhamento Organizacional. JOSÉ SILVA BARBOSA Secretário de Gestão Estratégica Execução da Estratégia e Alinhamento Organizacional JOSÉ SILVA BARBOSA Secretário de Gestão Estratégica SET/2010 Quem Somos? Criação: Lei nº 8.430/92, 8 de junho de 1992 Varas do Trabalho: 26 Varas Itinerantes:

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional CASO PRÁTICO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE TALENTOS: COMO A GESTÃO DA CULTURA, DO CLIMA E DAS COMPETÊNCIAS CONTRIBUI PARA UM AMBIENTE PROPÍCIO À RETENÇÃO DE TALENTOS CASO PRÁTICO: COMPORTAMENTO

Leia mais

Conclusões da Oficina I Informação de custo para o aperfeiçoamento do ciclo orçamentário-financeiro

Conclusões da Oficina I Informação de custo para o aperfeiçoamento do ciclo orçamentário-financeiro Conclusões da Oficina I Informação de custo para o aperfeiçoamento do ciclo orçamentário-financeiro Coordenação: SOF Claudiano Manuel Albuquerque Relatoria: STN Maria Clara e Julio Cesar Temas debatidos

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

www.odmconsulting.com.br www.odmconsulting.com

www.odmconsulting.com.br www.odmconsulting.com www.odmconsulting.com.br www.odmconsulting.com Quem somos 3 Remuneração e Desempenho 4 Desenvolvimento de Pessoas 5 Engajamento Funcional 6 Desenvolvimento Organizacional 7 Desenvolvimento do RH 8 Treinamento

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O relatório anual é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas

Leia mais

Como pode ser dividido

Como pode ser dividido Planejamento Como pode ser dividido O planejamento estratégico prever o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais