Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book"

Transcrição

1 Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

2 Índice 03. Introdução 05. Soluções energéticas 09. Destinação de resíduos 11. Atenção à água

3 Introdução Empregar novos hábitos no gerenciamento do seu pequeno negócio pode fazer toda diferença. São diversas as formas que a sua empresa pode aderir para economizar energia, reduzir custos e ainda cumprir com as exigências feitas pelos consumidores. Atitudes sociais e responsabilidade com a natureza são duas delas. Atualmente, com o apoio de diversas pesquisas e inovações tecnológicas, é possível alinhar as necessidades da sua empresa a medidas que preservarão o meio ambiente e, ainda por cima, gerar retornos financeiros consideráveis. Tudo isso de forma simples e prática. Conheça agora algumas possíveis ações para a sua empresa. Pronto para começar?

4 Ação 1: Soluções Energéticas Iluminar ambientes Reorganizar o espaço de trabalho ao aproveitar as áreas mais iluminadas pode ser uma boa solução. Pintar as paredes com cores claras, distribuir bem as lâmpadas e diminuir as divisórias podem iluminar ainda mais o ambiente e ajudar a reduzir os custos. Algumas soluções energéticas fazem toda a diferença na busca por um negócio mais sustentável. Elas vão desde atitudes simples até ações mais elaboradas. Não desperdice energia A má instalação dos fios pode gerar o superaquecimento dos condutores, e consequentemente, ocasionar o desperdício de energia. Além do gasto elétrico e de dinheiro, a fiação danificada pode ocasionar acidentes e até incêndios. Atenção ao ar condicionado Substituir lâmpadas Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode trazer uma economia de 60% no consumo elétrico, além de ser mais rentável, já que estas possuem vida útil maior. Outra opção são as lâmpadas de LED, 12x mais eficientes. Apesar de serem um pouco mais caras, elas chegam a reduzir em 90% o consumo de energia com iluminação e não emitem calor. Em um país tropical como o Brasil, o uso de ar-condicionado no ambiente de trabalho é quase imprescindível. Apesar de ser um gasto inevitável, algumas dicas podem otimizar o seu uso, como manter as portas fechadas e desligar o ar-condicionado uma hora antes do fim do expediente. A justificativa é simples: adotar esta atitude leva a uma economia média de 10% de energia elétrica por dia.

5 Telhado a seu favor! Pintar os telhados de branco também ajuda a reduzir o consumo com ar-condicionado, uma vez que a cor branca não retém tanto calor, diminuindo a temperatura do ambiente externo. Outra opção para melhorar o isolamento térmico do seu negócio é o telhado verde que absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais. Trata-se da implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. Além de proteger contra altas temperaturas no verão, ele também ajuda a manter a temperatura interna das edificações em locais onde o inverno é mais rigoroso, como no sul do Brasil, por exemplo. Os telhados verdes também melhoram o isolamento acústico. Além dessas vantagens para o seu negócio, traz muitos benefícios diretos à cidade como, por exemplo, a diminuição da poluição e melhora da qualidade do ar, maior retenção de água (reduzindo o escoamento para as redes pluviais e evitando enchentes) e aumenta a biodiversidade. O investimento inicial pode ser um pouco alto, mas o retorno em economia de energia e embelezamento do estabelecimento são visíveis. Troque sua fonte de energia Cada vez mais em pauta, as fontes de energia renováveis e alternativas são opções modernas e sustentáveis que estão ganhando espaço no Brasil e no mundo. Uma opção viável para negócios que querem se tornar mais sustentáveis é a produção própria de energia por meio de painéis solares que, além de serem sustentáveis ambientalmente, representam um investimento rentável do ponto de vista econômico. Com a energia solar é possível economizar até 90% na conta e ainda fugir da crise energética causada pela dependência das chuvas. A energia gerada pelos painéis é consumida instantaneamente pela sua empresa e você já começa a economizar desde a instalação. Produzir a sua própria energia faz com que seu negócio não fique vulnerável aos aumentos das tarifas, tendo maior previsibilidade na sua conta. Troque sua fonte de energia

6 Ação 2: Destinação de Resíduos A maior parte dos descartes que fazemos hoje é de forma inadequada, o que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. No entanto, existem maneiras e medidas inteligentes de se desfazer do lixo que produzimos. Então, o que fazer com o que consumimos? encaminhado para os fabricantes de matéria-prima para ser reciclado. Além dessa divisão, existem também projetos especiais voltados para troca de resíduos em prol de uma bonificação na conta de energia. Reduzir o consumo Bens e matérias-primas, como: trocar os copos descartáveis por canecas da empresa, utilizar documentos digitalizados ao invés de imprimir, evitar produtos que venham com muitas embalagens e optar por artigos com vida útil maior, são atitudes que podem fazer toda a diferença. Coleta Seletiva Tanto o lixo orgânico, quanto o inorgânico podem ser reutilizados de maneira proveitosa, mas para isso acontecer da forma correta, é necessário descartá-los separadamente. Os materiais de origem biológica (lixo orgânico) são colocados em sacos plásticos e levados para coleta ou compostagem. Podem ser usados em usinas termoelétricas para produção de energia ou virar adubo. Já o lixo inorgânico, ao ser descartado pode conter restos de alimentos e outras substâncias, por isso, precisa ser lavado para diminuir a proliferação de pestes. Depois de limpo, é Reutilizar Dentre os produtos que não pudermos reduzir o consumo, quais poderemos reutilizar? Para equalizar essa conta, tudo irá depender de qual o ramo da empresa e quais soluções criativas poderão ser buscadas.

7 Reciclar A reciclagem, além dos benefícios para o meio ambiente, pode gerar lucro ou renda extra para o seu negócio. Dependendo do tipo de material dos resíduos produzidos, eles podem gerar receitas com a venda ou créditos na conta de luz. Algumas distribuidoras de energia já disponibilizam este benefício. Ação 3: Atenção à água A maior parte do descarte do que consumimos hoje é feita de forma inadequada podendo causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Então, o que fazer com o que consumimos? Acabe com vazamentos Logística reversa Assim como acontece na reciclagem, os resíduos são devolvidos ao setor industrial para o reaproveitamento no seu próprio ciclo produtivo. Seria o mesmo que devolver à uma empresa de alimentos as embalagens de vidro, por exemplo, para que este material volte a ser utilizado no seu ciclo ou para que se torne matéria-prima de outro produto da empresa. Para evitar gastos desnecessários é importante eliminar vazamentos, tanto nas torneiras e demais saídas de água, quanto das tubulações. Uma das formas de perceber o vazamento por tubulações é ficar atento a variação do consumo de água na sua conta mensal. Acompanhar quais os setores do seu negócio mais gastam água também é fundamental para definir, por exemplo, onde vale uma reeducação dos funcionários ou quais equipamentos podem ser substituídos. Por exemplo, as descargas de duplo acionamento ou torneiras com arejadores podem reduzir em 75% o consumo.

8 Reuso da água O reuso da água é uma das principais soluções para o aproveitamento hídrico na atualidade. A água que é utilizada pela empresa passa por um tratamento especializado, com parâmetros de qualidade estabelecidos na legislação brasileira, podendo ser empregada para diversas finalidades que não o consumo humano como, por exemplo, a limpeza, a irrigação e a refrigeração de equipamentos. A captação de água da chuva também é uma alternativa. Este sistema pode ser definido de acordo com as necessidades do negócio, e chega a representar uma economia de até 50% no valor da conta. Além da economia, ajuda a conter enchentes e garante o abastecimento também em tempos de crise hídrica. Promova sua mudança Todas estas atitudes sustentáveis só são efetivas se, em conjunto, ocorrer uma mudança de comportamento. Por isso, a conscientização é fundamental. Engajar os colaboradores para um estilo de vida e de trabalho mais sustentáveis é, acima de tudo, incentivar a mudança em outros ambientes e criar um cenário propício a soluções criativas e inovadoras para a preservação da natureza.

9 O poder do compromisso social e ambiental É possível observar um crescimento dos consumidores preocupados com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade Social. Uma pesquisa global feita recentemente pela Nielsen, mostra que 45% dos consumidores que foram entrevistados, são influenciados pelo compromisso com o meio ambiente na hora da compra e, 43% com compromisso de valor social. Com isso, é possível dizer que mudar os hábitos e adotar medidas sustentáveis, pode ser bom tanto para o caixa da sua empresa, quanto para o vínculo e relacionamento com o cliente. Recicle também seus ideais! Um outro estudo, constatou que 77% da população da América Latina opta por comprar de empresas que são engajadas com atitudes sociais e ambientais. Além disso, 46% dos consumidores brasileiros se dispõem a pagar mais caro por produtos ou serviços provenientes dessas empresas. Saiba mais sobre essas pesquisas em Ainda nesse universo de sustentabilidade, existem selos que certificam a veracidade do compromisso destas companhias. Estes são:

10

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo.

Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Nacho Doce/Reuters/Latinstock Os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o que chamamos de lixo. Para onde vai o lixo recolhido das casas e das indústrias? Por que a reciclagem do

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

EXEMPLOS DE POSSÍVEIS PROPOSTAS. Prof. Adriano

EXEMPLOS DE POSSÍVEIS PROPOSTAS. Prof. Adriano EXEMPLOS DE POSSÍVEIS PROPOSTAS Prof. Adriano Matriz energética brasileira É necessário investir em energias renováveis e limpas, de modo a garantir a sustentabilidade da matriz energética brasileira,

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2016 Julho/2017 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2017 Julho/2018 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL?

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUOS SÓLIDOS COMO SÃO CLASSIFICADOS OS RESÍDUOS EM GERAL? RESÍDUO CLASSE I: São aqueles que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características, inflamabilidade, corrosividade, reatividade,

Leia mais

A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável

A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável - 1 - A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável. - 2 - Todas as atitudes sugeridas dentro do App estão categorizadas dentro de cada um dos 17 ODS

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas A necessidade de garantir mais autonomia e segurança no consumo de energia elétrica têm movimentado cada vez mais empresas a aderirem a geração

Leia mais

Manual da economia no trabalho. Ariane Roma

Manual da economia no trabalho. Ariane Roma Manual da economia no trabalho Ariane Roma Curriculum Autora Ariane Roma Tecnóloga em Gestão Logística, formada em 2008 pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós Graduada em Gestão Ambiental pelo Centro

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL EXCLUSIVO PARA EMPRESAS QUE REDUZIR SEUS CUSTOS DE FORMA SUSTENTÁVEL 10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL Prezado Empresário, O Grupo Quality preparou esse manual para ajudá-lo a implantar ações

Leia mais

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Mauricio Cruz Lopes Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Impacto da Construção Civil 20 a 30% de produção de gases de Efeito Estufa 12 a 16% de consumo de água 30% a 40%

Leia mais

Inovação na fabricação de isolantes térmicos

Inovação na fabricação de isolantes térmicos Inovação na fabricação de isolantes térmicos Uma das melhores fabricantes de soluções para cobertura, fechamento, isolamento térmico e acústico do mercado brasileiro. A Thermo-Iso é uma indústria brasileira,

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3492 Prefeitura Municipal de publica: Edição Publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE Portaria/SAAE/VAL n. º 079/2018- Estabelece boas práticas de gestão

Leia mais

Disposição final e tratamento de resíduos sólidos urbanos

Disposição final e tratamento de resíduos sólidos urbanos Disposição final e tratamento de resíduos sólidos urbanos Introdução A ausência de controle dos resíduos sólidos urbanos no Brasil ocasiona sérias consequências, como a contaminação de solos, águas superficiais

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11) GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)97556-1795 AGENDA GLOBAL HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS OS 10 Objetivos da Agenda Global

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site

Leia mais

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA)

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Gestão Sustentável na Construção de Edifícios A gestão sustentável na construção de edifícios deve

Leia mais

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura Prof a : Ana Cecília Estevão Desenvolvimento sustentável Aquele que busca um equilíbrio entre

Leia mais

Sustentabilidade: A Contribuição da Eficiência Energética

Sustentabilidade: A Contribuição da Eficiência Energética 18ª Audiência de Inovação Sustentabilidade: A Contribuição da Eficiência Energética Marco Antonio Saidel saidel@usp.br Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da

Leia mais

NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso.

NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 44, de 15/03/2018 Proteção ao meio ambiente. 1 OBJETIVO Fomentar boas práticas para a proteção ao meio ambiente, para a construção sustentável e o estímulo à adoção de padrões

Leia mais

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens Jacques Demajorovic Professor Programa de Pós-Graduação em Administração/FEI EPR no ciclo de vida de um produto (MASSOTE, 2014) Evolução da destinação dos resíduos

Leia mais

FORMMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO SELO VERDE

FORMMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO SELO VERDE FORMMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO SELO VERDE INTRODUÇÃO e ORIENTAÇÃO Visando a melhoria do meio ambiente para as gerações futuras, a Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF tem a satisfação de apresentar

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Engenharia Civil - Construção Civil 1 CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Prof. Dr. Leonardo Miranda CONAMA 307/02 2 CONAMA Conselho Nacional

Leia mais

IMPACTO AMBIENTAL DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Fundamentos de Materiais e Construções (FMC) Profª Bárbara Silvéria

IMPACTO AMBIENTAL DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Fundamentos de Materiais e Construções (FMC) Profª Bárbara Silvéria IMPACTO AMBIENTAL DOS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Fundamentos de Materiais e Construções (FMC) Profª Bárbara Silvéria RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, de 05 de julho de 2002 Objetivo: Estabelecer diretrizes,

Leia mais

Metais que conquistam.

Metais que conquistam. Metais que conquistam. axiom slim Da experiência surge a inspiração para o novo E o compromisso com a evolução. Metais onde o tradicional e o contemporâneo se encontram e se reinventam. Assinatura de

Leia mais

Governança na Gestão de Resíduos Sólidos Painel I. Waste Expo Brasil São Paulo-SP- 2016

Governança na Gestão de Resíduos Sólidos Painel I. Waste Expo Brasil São Paulo-SP- 2016 Governança na Gestão de Resíduos Sólidos Painel I Waste Expo Brasil São Paulo-SP- 2016 A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades e gargalos Marco legal Lei 12.305, de agosto de

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aproveitamento de Águas Pluviais & Reúso Profª Heloise G. Knapik APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS Instalações

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO RIO 92 CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO O QUE É SUSTENTABILIDADE? TRATA-SE DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO, QUE BUSCA COMPATIBILIZAR O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES

Leia mais

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença

Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Ficar de olho no papel que usamos faz toda a diferença Estamos cansados de saber que, para poupar a natureza, devemos evitar o desperdício de papel. Só que com vários tipos de papéis disponíveis no mercado,

Leia mais

Cervejaria Ambev Apresentação para Investidores - ODS

Cervejaria Ambev Apresentação para Investidores - ODS Cervejaria Ambev Apresentação para Investidores - ODS SDG Investment Forum Brasil 2019 Fernando Tennenbaum Diretor Financeiro Visão Geral da Companhia SONHO: Unir as pessoas por um mundo melhor Destaques

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos

Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos Porto Alegre - 2018 A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades e gargalos PANORAMA ATUAL Marco

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

E-book: Os segredos sobre economia de energia que vão te fazer poupar até 90% no final do mês Rimo Elétrica. Todos os direitos reservados

E-book: Os segredos sobre economia de energia que vão te fazer poupar até 90% no final do mês Rimo Elétrica. Todos os direitos reservados Lâmpada LED E-book: Os segredos sobre economia de energia que vão te fazer poupar até 90% no final do mês. S U M Á R I O 1. Consumo de energia: comparativo de consumo entre lâmpadas fluorescentes e lâmpadas

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos Resíduos Perigosos O QUE SÃO? Resíduos Perigosos definem-se como um tipo de resíduos que contêm propriedades perigosas, sejam elas inflamáveis, explosivas ou toxicas. Podem ser encontrados em vários produtos,

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis OBJETIVO ESTRATÉGICO DO SGAC Alcançar o Nível de Maturidade de uma Empresa de Classe Mundial Evento com Fornecedores dos Correios AÇÃO ESTRATÉGICA Implantar o modelo de gestão ambiental da empresa de acordo

Leia mais

Logística e Distribuição. Conceito

Logística e Distribuição. Conceito Logística e Distribuição Logística Reversa 1 Logística e Distribuição 2 Logística e Distribuição Conceito É uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno

Leia mais

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo!

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Tudo o que você precisa saber sobre economia de energia! Quando se fala em energia elétrica em condomínios a missão é sempre a mesma: economizar.

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável no Varejo

Desenvolvimento Sustentável no Varejo Desenvolvimento Sustentável no Varejo Daniela de Fiori Outubro de 2006 Desenvolvimento Sustentável As três dimensões Objetivos Econômicos Crescimento Valor para acionistas Eficiência Inovação Objetivos

Leia mais

Manual de Boas Práticas Ambientais Para Rede de Assistência Técnica

Manual de Boas Práticas Ambientais Para Rede de Assistência Técnica 1/7 Manual de Boas Práticas Ambientais Para Rede de Assistência Técnica 2/7 Olá, Este manual de Boas Práticas Ambientais é destinado à Rede de Assistência Técnica Autorizada da Bomber Speakers. A Bomber

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) A Questão Ambiental

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) A Questão Ambiental A Questão Ambiental A Questão Ambiental 1. (FUVEST) a) b) c) d) e) b) Em um condomínio residencial há quatro grandes recipientes para receber, separadamente, metais, vidros, papéis e plásticos. Seria importante

Leia mais

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos GERAÇÃO DE RESÍDUOS Planejamento e Gestão de Resíduos FONTES GERADORAS ORIGEM DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO Domiciliar Comercial Institucional Serviços Públicos (limpeza pública) Serviços de saúde Indústria

Leia mais

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Direito ao Meio Ambiente e Proteção do Consumidor Parâmetro

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

SÍNTESE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI , DE 02 DE AGOSTO DE 2010) NA PERSPECTIVA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO BRASILEIRAS

SÍNTESE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI , DE 02 DE AGOSTO DE 2010) NA PERSPECTIVA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO BRASILEIRAS SÍNTESE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI 12.305, DE 02 DE AGOSTO DE 2010) NA PERSPECTIVA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO BRASILEIRAS O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? Art. 3º, item XVI - material,

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Apresenta: Supermercado

Apresenta: Supermercado Apresenta: Supermercado Red desper uzindo o dício de energia no seu negóci o. CAPItao VAREJO em: eficiencia energetica Bom dia, Capitão Varejo! Temos um novo desafio para hoje. Desta vez, vamos ensinar

Leia mais

Hsa GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos. PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP

Hsa GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos. PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP Hsa 109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Resíduos Sólidos PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP E-mail: wgunther@usp.br Resíduos Sólidos Interrelação: Ambiente Saúde HOMEM MEIO AMBIENTE

Leia mais

Cuiabá-MT. Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios

Cuiabá-MT. Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios Luanna Duarte Cuiabá-MT Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ambiental Social Econômico A Sustentabilidade sustentabilidade é uma não forma precisa

Leia mais

Formulário Sustentabilidade Interna de Escritórios

Formulário Sustentabilidade Interna de Escritórios Formulário Sustentabilidade Interna de Escritórios INTRODUÇÃO Visando o bem estar ambiental e social atrelado aos princípios de sustentabilidade e os procedimentos internos de escritórios, o presente questionário

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

[PROJETO RETORNA PET]

[PROJETO RETORNA PET] 2009 PROJETO RETORNA PET AUTORES: JOSE MACIO DE ANDRADE MISLAINE SOUZA SANTANA SANDRO PINTO LEITE DE OLIVEIRA [PROJETO RETORNA PET] Projeto sustentável desenvolvido para rede varejista. PROJETO PROPOSTO

Leia mais

APRESENTAÇÃO SERVIÇOS PRODUTOS

APRESENTAÇÃO SERVIÇOS PRODUTOS APRESENTAÇÃO Nas últimas décadas, muitos dos avanços da sociedade contemporânea têm implicado, em grande medida, graves prejuízos ao ambiente natural que nos acolhe. O desgaste dos recursos ambientais

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 - dispõe sobre: - princípios, objetivos e instrumentos; - diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos

Leia mais

Temas relevantes para o ENEM

Temas relevantes para o ENEM Temas relevantes para o ENEM Água Lixo O que água? Composto químico Como substância, a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro. Se apresenta nos três estados físicos Na natureza a água normalmente

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

GUIA DA ENERGIA SOLAR

GUIA DA ENERGIA SOLAR GUIA DA ENERGIA SOLAR ÍNDICE 01. Introdução 03. Energia Solar Características Vantagens 06. Os painéis Como funcionam? Onde são instalados? 09. Conta de Luz Não vou pagar mais conta? Quanto consumo? 12.

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 Consumo consciente de energia 3 Você sabia? 4 Por que economizar energia? Antes de tudo, economizar energia é um exercício

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

5º ano 1- OBSERVE estas fotos. a) Qual é a função do cobre e do plástico que compõem o fio elétrico?

5º ano 1- OBSERVE estas fotos. a) Qual é a função do cobre e do plástico que compõem o fio elétrico? Atividade de Estudo de Ciências 5º ano 1- OBSERVE estas fotos. a) Qual é a função do cobre e do plástico que compõem o fio elétrico? b) Para emendar dois fios elétricos, é preciso retirar o revestimento

Leia mais

Soluções completas em POLIURETANO e POLIISOCIANURATO

Soluções completas em POLIURETANO e POLIISOCIANURATO Soluções completas em POLIURETANO e POLIISOCIANURATO Uma das únicas fabricantes de POLIURETANO e POLIISOCIANURATO do mercado brasileiro A Thermo-Iso é uma indústria brasileira, fabricante de soluções para

Leia mais

CISTERNA E PLACA SOLAR...

CISTERNA E PLACA SOLAR... CISTERNA E PLACA SOLAR... E.M.E.F ÂNGELO VENZON NETO Componentes: Adrielli da Costa, Caroline Laís da Silva, Robson Cloves Borges e Thalia Rodrigues. Turma: 7ª Série Disciplina: Matemática Professora:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR RESUMO Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Promover na escola da rede pública

Leia mais

Reformas Realeza Apresenta

Reformas Realeza Apresenta Reformas Realeza Apresenta ecocasarealeza@gmail.com (47)3434-3096 A Empresa Nossa equipe atua na área de construção civil há mais de 15 anos, começou com pioneiro Élio Antônio com pinturas e reformas,

Leia mais

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA Energia solar na habitação Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA MCMV 1 + MCMV 2: 224.405 MCMV Fase 1 41.449 unidades habitacionais com SAS 136 empreendimentos 69 municípios - 10

Leia mais

ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA

ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA ÁGUA DE REUSO EXEMPLO BEM SUCEDIDO DE LOGÍSTICA REVERSA Vera Bussinger 1 A ÁGUA, ESSENCIAL PARA TODO SER VIVO, É UM RECURSO NATURAL FINITO. menos de 3% é doce. É um produto nobre. necessita ser cuidado

Leia mais

#e-book 4 5 DICAS SOBRE SEGURANÇA EM SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. Como garantir uma instalação elétrica segura.

#e-book 4 5 DICAS SOBRE SEGURANÇA EM SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. Como garantir uma instalação elétrica segura. PREFÁCIO Levar um choque ao acionar o chuveiro, a luz caindo a todo o momento ou com oscilação, muitos equipamentos eletrônicos e falta de tomadas suficientes... Estes são fatos comuns em muitas residências,

Leia mais

Gestão De D Resídu d os

Gestão De D Resídu d os Gestão De Resíduos COLETA SELETIVA Projeto Gestão de Resíduos EcoMalzoni Como funcionava a coleta de resíduos antes do Projeto de Gestão de Resíduos? - 85% dos sacos retirados eram pretos, com

Leia mais

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 22 de MARÇO. Coordenação de Extensão e Pesquisa

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 22 de MARÇO. Coordenação de Extensão e Pesquisa DIA MUNDIAL 22 de MARÇO DA ÁGUA Coordenação de Extensão e Pesquisa PORQUE UM DIA MUNDIAL PARA FALAR SOBRE ÁGUA? Porque a água vai muito além de ser apenas um RECURSO HÍDRICO. Porque a ESCASSEZ da água

Leia mais

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas. Carlos R V Silva Filho ABRELPE

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas. Carlos R V Silva Filho ABRELPE Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas Carlos R V Silva Filho ABRELPE maio/2010 Introdução A ABRELPE ABRELPE: Associação Nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e a partir

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

LEDs versus lâmpadas convencionais

LEDs versus lâmpadas convencionais a r t i g o s versus lâmpadas convencionais Por Francis Bergmann Bley Viabilizando a troca Na última década, com o aprimoramento dos s na área de iluminação, os brasileiros, inclusive profissionais da

Leia mais

REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS. Professores: José Roberto e Raphaela.

REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS. Professores: José Roberto e Raphaela. REVISÃO DE CIÊNCIAS 1 TRIMESTRE 6 ANOS Professores: José Roberto e Raphaela. SUSTENTABILIDADE Nosso planeta está com muitos problemas ambientais. Essa situação provoca um reflexão sobre o princípios e

Leia mais

TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO.

TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. TÍTULO: CAPTAÇÃO, MANEJO E USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRAÇAS ADAPTADAS AO CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Arquitetura

Leia mais

SUSTENTÁVEL CASA. Como transformar sua casa em uma... Realização Parceria Convênio CEDS

SUSTENTÁVEL CASA. Como transformar sua casa em uma... Realização Parceria Convênio CEDS CASA Como transformar sua casa em uma... SUSTENTÁVEL Capacitação da Mão de Obra Adequações na Construção civil voltada para sustentabilidade SALA VERDE UBATUBA Espaço Interativo de InFormAção SocioAmbiental

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2017

Relatório de Sustentabilidade 2017 Relatório de Sustentabilidade 2017 Princípios Ambientais Desenvolver produtos que ambientalmente corretos, em seus respectivos segmentos de mercado; Buscar contiuamente um desempenho ambiental por excelência

Leia mais

Reuso da água. 1º semestre/2007. Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang

Reuso da água. 1º semestre/2007. Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang Reuso da água 1º semestre/2007 Grupo: Cindy Minowa Débora Iwashita Juliana Setuguti Letícia Mori Lilian Chuang Água: um bem essencial Distribuição de água na Terra 97% 2,20% 0,78% 0,02% Água do mar Geleiras

Leia mais

Ferramenta 5R REDUZIR. Lauro R.D.Volaco Sócio-diretor

Ferramenta 5R REDUZIR. Lauro R.D.Volaco Sócio-diretor Ferramenta 5R Lauro R.D.Volaco Sócio-diretor QUE É? Produzir da forma mais eficaz para preservar as matérias primas e diminuir a quantidade de resíduos QUE É? Comprar somente o necessário Comprar produtos

Leia mais

O espaço atual. E por conta de existirem 2 andares no LAME, no piso superior deveria ter um sistema de proteção contra quedas adequado.

O espaço atual. E por conta de existirem 2 andares no LAME, no piso superior deveria ter um sistema de proteção contra quedas adequado. O espaço atual Em relação à distribuição das máquinas, segundo a NR12 a distância mínima entre máquinas deve ser de 0,6m a 0,8m, portanto, as distâncias entre as máquinas presentes no LAME é adequada para

Leia mais

Gestão de Resíduos: Interface dos Municípios com a Logística Reversa. São Paulo - Maio/2019 Ecomondo Forum 2019 Fórum de Soluções Sustentáveis

Gestão de Resíduos: Interface dos Municípios com a Logística Reversa. São Paulo - Maio/2019 Ecomondo Forum 2019 Fórum de Soluções Sustentáveis Gestão de Resíduos: Interface dos Municípios com a Logística Reversa São Paulo - Maio/2019 Ecomondo Forum 2019 Fórum de Soluções Sustentáveis A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades

Leia mais