Ferramentas de Pesquisa e Formatação Bibliográfica (EndNote Web) Dra. Daiana K. D. Nogueira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramentas de Pesquisa e Formatação Bibliográfica (EndNote Web) Dra. Daiana K. D. Nogueira"

Transcrição

1 Ferramentas de Pesquisa e Formatação Bibliográfica (EndNote Web) Dra. Daiana K. D. Nogueira

2 Situações típicas...

3 Situações típicas... Seus problemas acabaram...

4 Situações típicas...

5 Referências

6 EndNote Web O EndNote Web, desenvolvido pela Thomson Reuters e disponível gratuitamente para usuários, é uma ferramenta on line de gerenciamento de referências, que se integra ao ISI e a diversas bases de dados, auxiliando o pesquisador (graduando, pós-graduando, docente etc.) na elaboração de seus trabalhos científicos e acadêmicos.

7 EndNote Web O EndNote é um software de geração automática de bibliografias, desenhado de modo a permitir guardar, organizar e usar as referências bibliográficas encontradas ao fazer pesquisa de informação. A versão EndNote Web, é ao mesmo tempo uma ferramenta de pesquisa online, permitindo pesquisar em bases de dados bibliográficas e armazenar diretamente as referências.

8 EndNote Web: Funcionalidades importação de referências de centenas de bases de dados; armazenamento de até referências e organização das mesmas através da criação de pastas; compartilhar referências com outros utilizadores; ferramenta Cite While You Write, incorporada no Microsoft Word: permite a inserir e formatar referências no documento de trabalho; acesso às referências armazenadas em qualquer local; possibilidade de pesquisa direta de referências; exportação de referências para outros gestores de referências bibliográficas, como o EndNote versão Desktop.

9 EndNote Web: Acesso e registro O acesso à página do EndNote Web é feito através do seguinte endereço:

10 EndNote Web: Acesso e registro

11 EndNote Web: Acesso e registro

12 EndNote Web: Página principal Menu principal Painel de opções Janela principal

13 EndNote Web: Página principal 1 - Menu principal é composto por cinco separadores: My References: lista das referências bibliográficas armazenadas Collect: busca por novas referências Organize: criação e gestão de grupos de referências Format: formatação de diversas opções tais como estilos, plug-in,... Options: alteração de endereço de , senha e dados pessoais

14 EndNote Web: Página principal 2 Painel de opções no lado esquerdo. Inclui uma ferramenta de pesquisa rápida e a lista de grupos (ou pastas) existentes. Localizar uma referência na biblioteca Exibe todas as referências armazenadas Referências sem grupo Grupo temporário Bibliotecas compartilhada

15 EndNote Web: Página principal 3 Janela principal Apresenta a biblioteca de referências.

16 EndNote Web: Página principal 3 Janela principal Apresenta a biblioteca de referências. Ao clicar no título de uma referência são apresentados dados mais detalhados:

17 Pesquisa online de referências Online search: Esta opção permite pesquisar online em um dos diversos recursos disponíveis no EndNote Web e salvar diretamente as referências bibliográficas, sem abandonar a plataforma.

18 Pesquisa online de referências Online search:

19 Pesquisa online de referências Online search:

20 Pesquisa online de referências

21 Pesquisa online de referências Online search:

22 Pesquisa online de referências Online search: Seleccione o(s) registro(s) que deseja transferir para a biblioteca; Clique na opção Add to group: Grupo já existente Criar um novo grupo (opção New Group) Utilizar a opção Unfiled e organizar as referências posteriormente.

23 Pesquisa online de referências

24 Referências bibliográficas criadas manualmente New reference: Esta opção permite criar uma referência bibliográfica através do preenchimento de um formulário.

25 Referências bibliográficas criadas manualmente

26 Importação de referências bibliográficas Possibilita carregar automaticamente referências bibliográficas, provenientes de uma pesquisa em uma base de dados compatível. Base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais (de 1900 até o presente); Informa sobre os trabalhos que citaram determinada referência.

27 Importação de referências bibliográficas Web of Science Selecione o registro e clique na opção Save to EndNote Web. O registro é enviado diretamente para a pasta Unfiled do EndNote Web.

28 Importação de referências bibliográficas

29 Scopus Importação de referências bibliográficas Após selecionar a(s) referência(s), clicar em Export, no menu superior, Selecionar em Export Format, RIS format e em Output o tipo de referência que deseja salvar. Clicar em Export e salvar o arquivo com extensão.ris. Abra o arquivo salvo, faça o login para o EndNote Web e o registro será enviado automaticamente para a pasta Unfield.

30 PubMed Importação de referências bibliográficas Após a pesquisa, selecionar os registros desejados e clicar em Send To, escolha a opção Clipboard.

31 PubMed Importação de referências bibliográficas Após a pesquisa e seleção dos registros desejados, clicar em Send To, escolher a opção File e o filtro MEDLINE. Quando importar para o EndNote Web utilize o filtro PubMed (NLM).

32 PubMed Importação de referências bibliográficas Salvar no computador.

33 Importação de referências bibliográficas Import references

34 Importação de referências bibliográficas de outras bases Clicar em HELP

35 Importação de referências bibliográficas de outras bases

36 Organizar as referências bibliográficas

37 Organizar as referências bibliográficas Gestão de grupos e compartilhamento de referências

38 Compartilhando referências bibliográficas

39 Others groups Outras funcionalidades Na opção Others' Groups é possível ativar o acesso aos grupos compartilhados por outros utilizadores.

40 Outras funcionalidades A opção Find Duplicates procura referências bibliográficas repetidas dentro da biblioteca.

41 Criar e formatar bibliografias Bibliography: criação automática de bibliografias a partir de um grupo; Cite While You Write Plug-In: ferramenta para inserção de referências e criação de bibliografias em Microsoft Word; Format Paper: criação automática de bibliografias a partir de um documento RTF; Export References: exportação de referências para outros gestores.

42 Criar e formatar bibliografias Bibliography

43 Criar e formatar bibliografias Biochemical Pharmacology [2] Wang Z, Hu J, Zhong J. Meta-Analysis of the NAD(P)H: Quinine Oxidoreductase 1 Gene 609 C > T Polymorphism with Esophageal Cancer Risk. DNA and Cell Biology 2012;31: Biochemistry 2. Wang, Z., Hu, J., and Zhong, J. (2012) Meta-Analysis of the NAD(P)H: Quinine Oxidoreductase 1 Gene 609 C > T Polymorphism with Esophageal Cancer Risk, DNA and Cell Biology 31,

44 Criar e formatar bibliografias Format Paper:

45 Criar e formatar bibliografias Cite While You Write É um pequeno aplicativo que faz a ligação entre o EndNote Web e o Microsoft Word, permitindo a fácil inserção de referências em documentos e a criação automática de bibliografias utilizando um dos diversos estilos disponíveis. Para instalar este Plug-In escolha a opção Cite While You Write Plug-In no separador Format.

46 Criar e formatar bibliografias Cite While You Write

47 No Microsoft word...

48 Criar e formatar bibliografias

49 Criar e formatar bibliografias

50 Criar e formatar bibliografias INSERINDO REFERÊNCIAS NO DOCUMENTO 1) Defina o estilo bibliográfico que pretende utilizar (opção Style). 2) Coloque o cursor no local onde deseja inserir a citação 3) Clique no ícone Find Citations.

51 Criar e formatar bibliografias 3 1 2

52

53

54 INSERINDO MÚLTIPLAS REFERÊNCIAS

55 INSERINDO MÚLTIPLAS REFERÊNCIAS

56 INSERINDO REFERÊNCIAS JÁ CITADAS

57 INSERINDO NOVAS REFERÊNCIAS

58

59 Outras funcionalidades Mudar o estilo facilmente

60 Outras funcionalidades

61 Formatar lista de referências Outras funcionalidades

62 Update Citations Outras funcionalidades

63 Outras funcionalidades É possível exportar para o EndNote Web as referências que inseriu num documento. Esta funcionalidade pode ser útil quando pretender guardar, imprimir ou distribuir uma lista das referências utilizadas num determinado documento. Para exportar as referências clique no botão Export to EndNote Web e escolha a opção Export Traveling Library. As referências exportadas serão guardadas no grupo Unfiled.

64 Outras funcionalidades

65 Considerações Finais Usem o EndNote!!!

66 Praticando...

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

ENDNOTE WEB. Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto

ENDNOTE WEB. Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto ENDNOTE WEB Dra. Erlaine Binotto Mestrando: Eduardo Luis Casarotto Mossoró Ago. 2012 INTRODUÇÃO O EndNote Web foi desenvolvido pela Thomson Reuters e está disponível gratuitamente no ISI Web of Knowledge.

Leia mais

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC THOMSON SCIENTIFIC EndNote Web Quick Reference Card Web é um serviço através da Web projetado para auxiliar estudantes e pesquisadores no processo de elaboração de artigos de pesquisa. ISI Web of Knowledge,

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17 TUTORIAL 1 EndNote Web www..myendnoteweb..com Biiblliioteca de Ciiênciias da Saúde Sede Biiblliiotecáriia: Liilliia Mariia Biitar Neves 2010 SIBI/UFPR SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 2 1 REGISTRO PARA ACESSO 4-7

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

Universidade do Minho. Serviços de Documentação. Guia do Utilizador. http://www.myendnoteweb.com

Universidade do Minho. Serviços de Documentação. Guia do Utilizador. http://www.myendnoteweb.com Universidade do Minho Serviços de Documentação http://www.myendnoteweb.com ÍNDICE 1. O EndNote Basic... 2 2. Acesso e Registo no EndNote Basic... 3 3. Página principal... 5 4. Minhas referências... 6 5.

Leia mais

Gerenciador de Referências Endnote web

Gerenciador de Referências Endnote web Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro Biblioteca Gerenciador de Referências Endnote web Rio Claro 2012 A obra de Biblioteca Unesp Rio Claro foi licenciada com uma Licença Creative Commons

Leia mais

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO: ENDNOTE BASIC

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO: ENDNOTE BASIC GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO: ENDNOTE BASIC junho de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. Gerenciador Bibliográfico 2 Gerenciadores bibliográficos

Leia mais

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br

EndNote Basic. Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br EndNote Basic Maria Cristina Cavarette Dziabas mcdziaba@ifsc.usp.br Sabrina Di Salvo Mastrantonio sabrina@ifsc.usp.br Novembro/2013 EndNote Gerenciador de Referências Bibliográficas; Software da Thomson

Leia mais

ENDNOTE WEB QUICK REFERENCE GUIDE

ENDNOTE WEB QUICK REFERENCE GUIDE QUICK REFERENCE GUIDE ENDNOTE WEB Powered by THOMSON REUTERS Web of Knowledge SM O QUE É O ENDNOTE WEB? O EndNote Web é um programa de gestão de referências baseado na Web, concebido para otimizar o processo

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE WEB

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE WEB UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE WEB Sílvia Celeste Sálvio Bibliotecária Biblioteca IFGW / UNICAMP sceleste@ifi.unicamp.br UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Maio / 2012 S

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE WEB

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE WEB UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE WEB Sílvia Celeste Sálvio sceleste@ifi.unicamp.br 2013 B I B L I O T E C A d o I N S T I T U T O D E F Í S I C A S U M Á R I O 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

ENDNOTE WEB. Denis Uezu Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira

ENDNOTE WEB. Denis Uezu Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira ENDNOTE WEB Denis Uezu Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira Endnote Web Principais funções: Coletar, armazenar, importar e exportar referências; Formar bibliografias e compartilhá-las; Auxiliar

Leia mais

ONLINE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE

ONLINE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE ONLINE Acesso protegido por senha a uma biblioteca de referência a qualquer momento e em qualquer lugar. Referências e artigos completos para baixar de praticamente

Leia mais

[GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM O ENDNOTE]

[GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM O ENDNOTE] 2015 FEP Centro de Documentação, Informação e Arquivo (CDIA) [GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM O ENDNOTE] Documento de apoio na utilização do Endnote. ÍNDICE ÍNDICE... 1 BREVE INTRODUÇÃO... 2 O

Leia mais

MÓDULO I. O que é o EndNote? Funcionalidades do EndNote. Como instalar o EndNote? Como criar uma nova Biblioteca? Como inserir registos?

MÓDULO I. O que é o EndNote? Funcionalidades do EndNote. Como instalar o EndNote? Como criar uma nova Biblioteca? Como inserir registos? ENDNOTE MÓDULO I O que é o EndNote? Funcionalidades do EndNote Como instalar o EndNote? Como criar uma nova Biblioteca? Como inserir registos? MÓDULO II Como exportar registos? Como importar registos MÓDULO

Leia mais

Citar e referenciar: gestores de referências bibliográficas. Isabel Marcos Direção de Serviços de Documentação Universidade Aberta Junho de 2015

Citar e referenciar: gestores de referências bibliográficas. Isabel Marcos Direção de Serviços de Documentação Universidade Aberta Junho de 2015 Citar e referenciar: gestores de referências bibliográficas Isabel Marcos Direção de Serviços de Documentação Universidade Aberta Junho de 2015 Gestores de referências bibliográficas Os gestores de referências

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE BASIC

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE BASIC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS GUIA DE UTILIZAÇÃO DO ENDNOTE BASIC Sílvia Celeste Sálvio sceleste@ifi.unicamp.br 2014 B I B L I O T E C A D O I N S T I T U T O D E F Í S I C A S U M Á R I O 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA A FERRAMENTA MAIS PODEROSA NA GESTÃO DAS SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MANUAL DE REFERÊNCIA A FERRAMENTA MAIS PODEROSA NA GESTÃO DAS SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MANUAL DE REFERÊNCIA A FERRAMENTA MAIS PODEROSA NA GESTÃO DAS SUAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS O EndNote é a ferramenta mais poderosa na pesquisa e gestão das suas referências bibliográficas. Oferece recursos

Leia mais

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO ENDNOTE BASIC Elaborado por: Jane Rodrigues Guirado, Márcia Meireles de Melo Diniz e Marco Antônio Lorena Queiroz, bibliotecários da Escola de Arquitetura da Universidade Federal

Leia mais

Acesse o folder da Conexão Doméstica no site do Portal da Informação da UFPR www.portal.ufpr.br na opção Tutoriais.

Acesse o folder da Conexão Doméstica no site do Portal da Informação da UFPR www.portal.ufpr.br na opção Tutoriais. 1 TUTORIAL EndNote Web 3..ed.. www..myendnoteweb..com Biiblliioteca de Ciiênciias da Saúde Sede Equiipe: Liilliia Mariia Biitar Neves Suzana Zullpo Pereiira Dougllas Allex Jankoskii Marcello Schnaiider

Leia mais

Criar Conta. Click to edit Master title style

Criar Conta. Click to edit Master title style Click to edit Master title style Criar uma conta no EndNote Web Criar Conta O registo só é possível dentro da gama de IPs da b-on. Se já estiver registado na Web of Knowledge pode usar a mesma conta no

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

Tutorial Zotero (UFJF)

Tutorial Zotero (UFJF) Tutorial Zotero (UFJF) Um guia elaborado pelo GET Luiz Gonzaga Engenharia de Produção / UFJF Elaboração Felipe Oliveira Gustavo Mol Maria Daibert 1 Introdução O Zotero Um gerenciador de citações. Projetado

Leia mais

zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org

zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org zotero Gerenciador de referências bibliográficas www.zotero.org Na página inicial do Zotero (www.zotero.org), clique o banner Download Now. O Zotero é disponibilizado em duas versões: 1- Complemento do

Leia mais

Como migrar de outras ferramentas de gestão de referência para o Mendeley. Como migrar do RefWorks para Mendeley

Como migrar de outras ferramentas de gestão de referência para o Mendeley. Como migrar do RefWorks para Mendeley Guia de Migração Como migrar de outras ferramentas de gestão de referência para o Mendeley Um dos benefícios do Mendeley é que ele pode importar referências de outras ferramentas de gerenciamento de referência.

Leia mais

O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos.

O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos. Augusto Ribeiro augusto.ribeiro@reit.up.pt O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos. Permite a pesquisa online em bases de dados

Leia mais

Cartão de consulta rápida

Cartão de consulta rápida Web of Science Cartão de consulta rápida ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Pesquise mais de 9.200 periódicos em mais de 5 idiomas diferentes nas áreas de ciências, ciências sociais, e artes e humanidades para encontrar

Leia mais

É necessário renovar anualmente seu registro no myendnoteweb.

É necessário renovar anualmente seu registro no myendnoteweb. TUTORIAL 1 EndNote Web 2..ed.. www..myendnoteweb..com Biiblliioteca de Ciiênciias da Saúde Sede Equiipe: Liilliia Mariia Biitar Neves Suzana Zullpo Pereiira Dougllas Allex Jankoskii Marcello Schnaiider

Leia mais

Manual EndNote. Professores: Prof. Msc. Menandes A. de S. Neto Prof. Esp. Walter Júnior Jovêncio de Faria

Manual EndNote. Professores: Prof. Msc. Menandes A. de S. Neto Prof. Esp. Walter Júnior Jovêncio de Faria Manual EndNote Professores: Prof. Msc. Menandes A. de S. Neto Prof. Esp. Walter Júnior Jovêncio de Faria 1) Configurando o EndNote para normas ABNT 1. 1 - Abra o Microsoft Word e clique na Aba EndNote

Leia mais

EndNote Web. Gerenciador de referências que permite o armazenamento e a organização de referências e citações.

EndNote Web. Gerenciador de referências que permite o armazenamento e a organização de referências e citações. EndNote Web EndNote Web Gerenciador de referências que permite o armazenamento e a organização de referências e citações. Software on-line desenvolvido pela Thomson Reuters, assinado pela CAPES e disponível

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO 1. Acesse através do navegador (preferencialmente Mozilla Firefox ou Google Chrome) o endereço web do sistema:

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

ENDNOTE basic guia de uso

ENDNOTE basic guia de uso ENDNOTE basic guia de uso São Paulo Abril 2015 9ª atualização Biblioteca Centro de Informação e Referência EndNote basic: guia de uso Elaboração: José Estorniolo Filho Serviço de Acesso à Informação Biblioteca/CIR

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Você acessa seu DISCO Virtual do mesmo modo como faz para seu HD, através de:

Você acessa seu DISCO Virtual do mesmo modo como faz para seu HD, através de: Manual DISCO VIRTUAL Gemelo Backup Online DESKTOP É um Disco que se encontra em seu PC junto às unidades de discos locais. A informação aqui existente é a mesma que você efetuou backup com sua Agenda ou

Leia mais

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos DESIG/GPGEM

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos DESIG/GPGEM Manual do Usuário SFC SISTEMA DE FATURAMENTO CORPORATIVO ECT EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DESIG - DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE GESTÃO Elaborado por Claudimiro José dos Santos Neto Analista

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

GERIR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS com o software Mendeley. Bibliotecas da Universidade de Aveiro

GERIR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS com o software Mendeley. Bibliotecas da Universidade de Aveiro GERIR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS com o software Mendeley Bibliotecas da Universidade de Aveiro 2014 2 sumário 1. Citações em texto e referências bibliográficas conceitos chave vantagens 2. Essencial do

Leia mais

Guia Rápido ClaireAssist

Guia Rápido ClaireAssist Guia Rápido ClaireAssist Informações do Evento Nossa equipe de Operações enviará por email todos os dados para o evento. Você receberá dois numeros de acesso, um para moderador e outro para os participantes,

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Manual - Gemelo Backup Online WEB

Manual - Gemelo Backup Online WEB Manual - Gemelo Backup Online WEB É um disco virtual que permite acessar seus dados de qualquer lugar através da Internet. Acesso A Gemelo Storage Solutions e enviará um e-mail confirmando que você é usuário

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP MANUAL DO USUÁRIO Portal de Relacionamento - Manual do usuário... 1 SUMÁRIO 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Visão Geral

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Configuração da conta Live@Edu Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no Live@Edu... 4 2. Efetuando o primeiro acesso...

Leia mais

Guia de geração de arquivos PDF

Guia de geração de arquivos PDF Guia de geração de arquivos PDF Elaboração: SAJ/CAIP/SEATE Projeto gráfico: SID/CIPE/SEPED 1 CRIAÇÃO DE ARQUIVO PDF A PARTIR DO EDITOR DE TEXTOS 1) Se o editor de textos utilizado for o Writer, do LibreOffice,

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Tutorial. Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC)

Tutorial. Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC) Tutorial Sincronização e backup de arquivos na Internet (nuvem) Elaborado por: Miguel Marques (Professor de TIC) Índice Introdução... 3 O programa... 3 Página www.dropbox.com... 6 Separador "Files"...

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Gerenciadores de referências. Flávia Cassin (EESC)

Gerenciadores de referências. Flávia Cassin (EESC) Gerenciadores de referências Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia

Leia mais

Equipa PTE. Janeiro 2012

Equipa PTE. Janeiro 2012 Janeiro 2012 Equipa PTE Índice Introdução... 3 Registo Online... 3 Instalação... 6 Dropbox Online... 9 Separador Files (Ficheiros)... 10 Restaurar arquivos... 11 Recuperar arquivos... 11 Separador "Events"...

Leia mais

MENDELEY. Prof. Sidney Sára Zanetti. Universidade Federal do Espírito Santo CCA / Depto. de Ciências Florestais e da Madeira

MENDELEY. Prof. Sidney Sára Zanetti. Universidade Federal do Espírito Santo CCA / Depto. de Ciências Florestais e da Madeira MENDELEY Prof. Sidney Sára Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo CCA / Depto. de Ciências Florestais e da Madeira O Mendeley é um sistema gratuito criado, em 2008, por estudantes de doutorado

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Manual de uso PSIM Client 2010

Manual de uso PSIM Client 2010 MANUAL DE USO PSIM MESSENGER VERSÃO 2010 ÍNDICE Manual de uso PSIM Client 2010 INSTALAÇÃO...2 INSTALAÇÃO LOCAL...2 CONFIGURAÇÃO DE USUÁRIO NO PSIM CLIENT 2010...12 QUANDO O FUNCIONÁRIO JÁ ESTÁ CADASTRADO

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Controle Patrimonial Web... 4 2.1. Login... 4 3. Inventário...

Leia mais

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado Bem-vindo ao Tutorial de estilo orientado sobre Pesquisa avançada da EBSCO Publishing, em que você aprenderá os principais recursos da tela Pesquisa avançada,

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências a

É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências a 1 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia os usuários na elaboração de artigos científicos. Permite importar referências a partir de pesquisas elaboradas nas bases de dados

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

EndNote e EndNote Web:

EndNote e EndNote Web: EndNote e EndNote Web: ferramentas que agilizam a elaboração de trabalhos acadêmicos Juliana Takahashi Bibliotecária da EEUSP O gerenciador de referências É composto de duas funcionalidades: 1)Banco de

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação Universidade Estadual do Oeste do Paraná Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Divisão de Desenvolvimento/Sistemas Web Manual de publicação de conteúdos no Joomla da Unioeste Como incluir conteúdo na

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Banco de Dados. Microsoft Access

Banco de Dados. Microsoft Access Banco de Dados Microsoft Access PARTE 01 edição 2007 Índice 01-) Conceito... 2 02) Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR)... 3 03) Access... 3 04) Etapas para elaboração de um Banco de

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Manual de Instalação - Mac

Manual de Instalação - Mac Manual de Instalação - Mac 1 Manual de Instalação do Endnote X6 Manual resumido com instruções para a instalação do EndNote X6 Mac. Uma versão completa do manual EndNote X6, em Inglês, está disponível

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail Zimbra Versão 8.0.2 Sumário Convertendo a assinatura de e-mail a partir do Microsoft Outlook... 1 Para usuários do Microsoft

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no

Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no Pag.2 Backup (cópia de segurança) Após acessar a Intranet da Unimep, para abrir o Ambiente Virtual de Aprendizagem-Moodle, clique sobre seu link

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Guia de Inicialização para o Macintosh

Guia de Inicialização para o Macintosh Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Macintosh Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Backups Via FTP (File Transfer Protocol)

Backups Via FTP (File Transfer Protocol) O que é FTP? Backups Via FTP (File Transfer Protocol) FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index DERWENT INNOVATIONS INDEX Cartão de referência rápida ISI Web of Knowledge SM O Derwent Innovations Index é uma ferramenta poderosa de pesquisa de patentes, que combina Derwent

Leia mais

IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros)

IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros) IZARC (programa para compactar e descompactar ficheiros) Guia de Utilização Luís Franco Nome do Programa: IZArc Função: Comprimir/Descomprimir Ficheiros/Pastas Grátis: Sim Em português: Sim Índice Obter

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico)

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico) Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular Manual do sistema (Médico) ÍNDICE 1. O sistema... 1 2. Necessidades técnicas para acesso ao sistema... 1 3. Acessando o sistema...

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil 1 - Introdução O sistema PAE da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que auxilia o processo seletivo de estudantes de graduação para o, que serão selecionados

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Access 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterar o tamanho da tela ou fechar

Leia mais