Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo:"

Transcrição

1 Orientações gerais Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo: O primeiro passo para a modelagem é definir as medidas do corpo. Em seguida serão executados os Moldes Básicos que servirão como ponto de partida para interpretação de diversos modelos. Principais Moldes Básicos: Tecido Plano: - Base da blusa, base da manga, base da saia e base da calça. Malha: - Base da blusa justa, base da manga justa e base da calça. Listamos abaixo o material necessário para execução dos moldes: - Papel Manilha ou papel Pardo - Lapiseira 0,7mm ou 0,9mm - Régua curva pequena - Régua curva grande - Esquadro - Fita Métrica - Tesoura para papel - Fita adesiva e cola - Carretilha - Borracha - Papel carbono para tecido nas cores branco, amarelo e vermelho. Orientações sobre a execução dos moldes. Os moldes serão traçados através de diagramas. Exemplo: Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/2 do quadril A - C e B - D = Altura do quadril

2 - As bases serão quase sempre traçadas pelas metades, das costas e da frente, com exceção da calça que é traçada com o papel aberto. - Para todas as bases, os traços serão orientados através de letras ou números. Para o traçado dos moldes é de grande ajuda um conjunto de réguas como o da figura abaixo, mas não é indispensável.. Sobre a Malha Diferente do Tecido Plano, as malhas são produzidas por laçadas interligadas que resultam em uma estrutura flexível Dependendo do fio e da estrutura utilizada é determinado o grau de elasticidade da malha. Tipos de Malha: Malhas Firmes - Meia-malha de algodão - Moletom, plush etc. Malhas elásticas - Lycra, cotton-lycra,etc. Preparação da Malha para o Corte - A malha antes de ser cortada deve passar pelo processo de descanso, que consiste em deixá-la desenrolada em uma superfície plana durante 24 horas. Máquinas utilizadas para Malhas: - Galoneira - Overlock - Reta - Interlock Para Costurar Malha: - Agulha de máquina nº 9 ou 11 (ponta bola) - Fio Nylon ou poliester

3 Obs: - Utilize 4 pontos de máquina por centímetro - Reduza a tensão do fio. Cálculo da Elasticidade da Malha A modelagem para malha sofre reduções de acordo com a elasticidade da malha. 1 - Com uma amostra do tecido estique-o para verificar qual o sentido que possui maior elasticidade, em geral é o perpendicular a ourela. 2 - Corte um retângulo com 12cm de comprimento e 5cm de largura, observe que o comprimento vai ser o que tem maior elasticidade. 3 - Coloque ( no retângulo de 12cm cortado) dois alfinetes com distância de 10cm um do outro. Encoste o alfinete da esquerda sobre o ponto zero da régua e estique o máximo possível (puxe pelo alfinete da direita). Anote o número onde o alfinete da direita alcançou. Ex: Quando esticou o alfinete da direita e alcançou 14cm isso quer dizer que a malha tem 40% de elasticidade. Elasticidade das malhas: Baixa Elasticidade - Até 12 - Use a tabela de medidas para tecido plano Média Elasticidade - de 12 a 18 - Use a tabela de medidas para malha de média elasticidade Alta Elasticidade - acima de 18 - Use a tabela de medidas para malha de alta elasticidade COMO TIRAR MEDIDA As medidas devem ser tiradas rentes ao corpo sem apertar nem afrouxar a fita métrica. Coloque um cadarço ao redor da cintura para marcá-la e para que as medidas que partem da cintura saiam todas do mesmo lugar. Seja muito criteriosa ao tirar as meddias pois o perfeito resultado da modelagem dependem desse critério. TÓRAX - Contorne o tronco logo abaixo das axilas. Observe que a fita passa acima dos mamilos e não sobre estes. Tenha cuidado para não deixar a fita escorregar nas costas.

4 BUSTO - Contorne o tronco na altura do busto, passando por cima dos mamilos. Tenha cuidado para não deixar a fita métrica escorregar nas costas, em direção a cintura. CINTURA - Contorne a fita métrica na cintura, sobre a fita amarrada. MEDIDA DA SEPARAÇÃO DO BUSTO - Meça a distância entre os mamilos.

5 ALTURA DO BUSTO - Meça no encontro do ombro com o pescoço até a ponta do mamilo. COMPRIMENTO DA BLUSA NA FRENTE - Meça no encontro do ombro com o pescoço, passando por cima do mamilo e terminando na cintura.

6 LARGURA DO BRAÇO - Com a mão apoiada no quadril, contorne o braço onde ele é mais largo. LARGURA DAS COSTAS - Meça entre o ombro e a dobra da axila nas costas. Essa medida é muito importante. Crie uma cava imaginária da ponta do ombro até a dobra da axila. COMPRIMENTO DA BLUSA NAS COSTAS - Meça no encontro do ombro com o pescoço, no mesmo ponto que foi tirado na frente e desça pelas costas até alcançar a cintura.

7 QUADRIL - Contorne o quadril na parte mais larga. ALTURA DO GANCHO - Com a pessoa sentada, com a postura elegante, meça a distância entre a cintura e o assento da cadeira pela lateral do corpo.

8 COMPRIMENTO DA CALÇA - Meça pela lateral do corpo, da cintura até o comprimento desejado para a calça. ALTURA DO JOELHO - Meça pela lateral do corpo, da cintura até o joelho.

9 ALTURA DO QUADRIL - Meça pela lateral do corpo, da cintura até onde o quadril é mais largo, em média dá 20cm. LARGURA DO JOELHO - Contorne o joelho. MEDIDA DO TORNOZELO - Contorne o tornozelo.

10

11 Como Tirar as Medidas As medidas devem ser tiradas rentes ao corpo sem apertar nem afrouxar a fita métrica. Coloque um cadarço ao redor da cintura para marcá-la e para que as medidas que partem da cintura saiam todas do mesmo lugar. Ao lado da ilustração consta a numeração correspondente a cada medida. 1 - Largura do Tórax - Contorne onde o tronco é mais largo. Cuidado para que a fita métrica não escorregue nas costas. 2 - Comprimento da Blusa na Frente até a Cintura - Coloque a fita métrica no ombro, na base do pescoço, até a cintura. 3 - Cintura Contorne a fita métrica na cintura. 4 - Largura do Braço Contorne o braço na altura em que é mais grosso. 5 - Largura do pescoço - Contorne o pescoço na base sem apertar. 6 - Largura do Quadril - Contorne o Quadril sem apertar. 7 - Comprimento da Calça - Meça da Cintura até a altura desejada para a Calça. 8 - Largura do Joelho - Contorne o Joelho 9 - Largura do Punho - Contorne o punho sem apertar.

12 10 - Largura das Costas - Meça ombro a ombro.

13 11 - Gancho - Meça da Cintura na Frente passando entre as pernas até a Cintura nas Costas sem forçar a fita métrica.

14 Tabelas de Medidas Masculina É muito importante para a perfeição da modelagem que as medidas sejam tiradas com muita atenção e exatidão. Nas Tabelas abaixo, constam as medidas de vários tamanhos o mais próximo possível das medidas do Homem brasileiro. Quando for executar o molde de um modelo específico será necessário tirar as medidas complementares, como exemplo Comprimento desejado para a roupa, medidas de golas, tamanho de bolsos etc. As medidas estão exatas, sem incluir folgas ou costuras. TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade. Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade

15 Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Média Elasticidade. Tabela 3 - Medidas para Malha de Alta Ealsticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Alta Elasticidade.

16 Tabela 4 - Tabela de Redução para Malha - Adulto. Se você for utilizar medidas próprias, deverá se basear na tabela abaixo para redução de acordo com a malha a ser utilizada.

17 Tabelas de Medidas Feminina É muito importante para um bom resultado da modelagem que as medidas sejam tiradas com exatidão. Nas Tabelas abaixo, constam as medidas de vários tamanhos o mais próximo possível das medidas da mulher brasileira. Quando for executar o molde de um modelo específico será necessário tirar as medidas complementares. Exemplo: - Comprimento desejado para a roupa, medidas de golas, tamanho de bolsos etc. As medidas estão exatas, sem incluir folgas ou costuras. TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade.

18 Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Média Elasticidade.

19 Tabela 3 - Medidas para Malha de Alta Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Alta Elasticidade.

20 Tabela 4 - Tabela de Redução para Malha - Adulto. Se você for utilizar medidas próprias deverá se basear na tabela abaixo para redução de acordo com a malha a ser utilizada.

21 Tabelas de Medidas Infantil É muito importante para a perfeição da modelagem que as medidas sejam tiradas com muita atençao e exatidão. Nas Tabelas abaixo, constam as medidas de vários tamanhos o mais próximo possível das medidas da criança brasileira. Quando for executar o molde de um modelo específico será necessário tirar as medidas complementares. Exemplo: - Comprimento desejado para a roupa, medidas de golas, tamanho de bolsos etc. As medidas estão exatas, sem incluir folgas ou costuras. TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade.

22 Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Média Elasticidade.

23 Tabela 3 - Medidas para Malha de Alta Elasticidade Essa Tabela deverá ser usada para roupas de malha justas ao corpo e para Malha com Alta Elasticidade.

24 Tabela 4 - Tabela de Redução para Malha - Infantil Se você for utilizar medidas próprias deverá se basear na tabela abaixo para redução de acordo com a malha a ser utilizada.

25 Molde Básico Blusa com Pence Corte e costure o molde básico e faça uma prova. Cortando no tecido Conforme a ilustração abaixo, distribua o molde no tecido de forma que na frente fique uma margem de 2cm para o abotoamento; nas costas encoste o molde na dobra do tecido. Use alfinetes para prender os moldes ao tecido. Recorte deixando margem para as costuras que podem ser as seguintes.

26 Decote, Ombro e Cava - 1cm. Lateral - 2cm Bainha - 3cm Marque as costuras no avesso do tecido com o papel carbono, retire o molde. Costure todas as pences nas marcações. Costure Ombros e Laterais pelo avesso do tecido.

27 Vire para o direito e faça uma prova. Faça os ajustes necessários corrigindo no molde. MOLDE BÁSICO DA MANGA PARA TECIDO PLANO Medidas necessárias: Largura do Braço Altura da Cava - (conforme tabela 1) Comprimento da manga curta Traçado do Molde Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda. Com o esquadro na dobra do papel, trace o retãngulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = Metade da largura do braço mais 2cm A - C e B - D = Comprimento da manga curta. A - E e B - F = 1/3 da altura da cava Ligue E - F

28 E - G e F - H = 1/3 da altura da cava menos 1cm Ligue G - H Trace a linha I - J no meio de A - B e marque o ponto J e J', conforme ilustração abaixo. Trace as diagonais E - I e J - F. Divida a diagonal E - I por 3 e marque o ponto 1 no primeiro terço próximo ao ponto I. J' - 2 = 1cm Divida a diagonal J - F por três e marque o ponto 3 no primeiro terço, próximo de J conforme ilustração. Cava da Frente Ligue A H, com a régua curva de cava, conforme ilustração. Cava das Costas 3-4 = 1cm Ligue A H, conforme ilustração. Boca da Manga D - L = 0,5cm Ligue L - H

29 Copie o molde das Costas com a carretilha ou papel carbono e abra o molde. Molde Básico da Saia para Tecido Plano Medidas necessárias: 1. Cintura - Contorne a cintura com a Fita Métrica. Medida Exata. 2. Quadril - Contorne onde o Quadril é mais volumoso. Medida Exata. 3. Altura do Quadril - Meça Verticalmente pela lateral partindo da Cintura até onde foi tirada a medida do Quadril. 4. Altura do Joelho - Meça verticalmente pela lateral partindo da Cintura até o Joelho. 5. Medida da Separação do Busto - Meça a distância entre os dois mamilos.

30 Material necessário para a modelagem Papel, Lápis, Carretilha e Réguas (Esquadro e Régua de Quadril). Obs. A régua de quadril pode ser dispensada e os traços serão feitos a mão livre. Traçado do Molde Figura 1 Dobre o papel e coloque a dobra para sua esquerda. Com o Esquadro na dobra do papel trace a horizontal A - B com a medida de 1/4 da largura do quadril mais 0,5cm.

31 Continue o traçado da seguinte forma: Figura 2 A - C e B - D = Altura do Joelho. C - D = A = B. A - E e B - F = Altura do Quadril. A - G = 1/4 da Cintura mais 3,cm. Ligue G - F com a régua de Quadril ou à mão livre.

32 Figura 3 Copie com a carretilha contornando os pontos: A - G - F - D - C - E - A - G. Copie também a linha E - F ( Linha do Quadril) Separe o papel pela dobra e destine a folha de papel superior para a Frente da Saia e a Folha debaixo para as Costas da Saia. Reforce com o Lápis as linhas pontilhadas da carretilha Reserve a folha destinada para o Molde da Frente.

33 Figura 4 Costas A - I = 2cm. Ligue I - G com uma curva suave.

34 Figura 5 Pence Coloque o ponto N na metade de I - G. Com o esquadro apoiado na linha I - N - G, Trace uma linha com 12 cm de comprimento partindo do ponto N e marque o ponto N.

35 Figura 6 N - O e N - P = 1,5cm. Ligue O - N - P.

36 Figura 7 Feche a pence e refaça a linha da cintura. Passe a carretilha bem na dobra da pence para que fique marcada a nova linha na parte que fica dentro do papel.

37 Figura 8 Recorte o molde contornando os pontos: I - G - F - D - C - I. Coloque as identificações do Molde, conforme ilustração abaixo.

38 Volte a folha que foi reservada para o Molde da Frente. Figura 9 Frente A - H = 1cm. Ligue H - G com uma curva suave. A - J e E - X = Metade da medida da Separação do Busto. Ligue J - X e marque o ponto J no encontro da linha J - X com H - G.

39 Figura 10 Pence Marque o Ponto J', conforme ilustração. J' - Y = 12cm. J - L e J - M = 1,5cm. Ligue L - Y- M.

40 Figura 11 Feche a pence e refaça a linha da cintura.

41 Figura 12 Recorte o Molde contornando os pontos H - G - F - D - C - H.

42 Faça uma experiência com o molde básico, use um tecido baratinho, costure e verifique se ficou de acordo com seu corpo. Quantidade de tecido - Se o tecido tiver 1,40m de largura compre uma altura mais as folgas para costura. Se o tecido tive 90cm de largura compre duas alturas mais as folgas para costura. Uma altura é igual ao comprimento do molde. Ex: O molde mede 55cm de comprimento, mais 1cm de folga na cintura, mais 4cm para a bainha, então você vai precisar de 60cm de tecido.

43 Corte no tecido Dobre o tecido pelo comprimento e encaixe o molde conforme a ilustração. Recorte ao redor do molde deixando folgas para as costuras. Margens das costuras: - 1cm na cintura: - 2cm nas laterais: - 2cm no meio das costas e - 3cm para a bainha.

44 Introduza o carbono no avesso do tecido e com a carretilha copie as linhas de costura. Frente com marcação das costuras Costas com marcação das costuras

45 Costura - Feche todas as pences. Clique Aqui e veja como fechar pences perfeitas. - Costure o centro das costas deixando abertura para o ziper. - Coloque o ziper - Feche as laterais. - Faça uma prova. Faça as correções necessárias. MOLDE BÁSICO DA BLUSA JUSTA - PARA MALHA Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda. Trace o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Busto mais 1cm A - C e B - D = Altura da Cava

46 Siga o esquema: Figura 1 A - E e C - F = 1/2 da Largura das Costas Ligue E - F A - G e B- H = 1/3 de E - F Ligue G - H Figura 2 Frente da Blusa Ombro A - I = 1/3 de A - E E - J = 1/2 de E - H Ligue I - J Decote Ligue G - I Coloque o ponto L na metade de J - F Cava L - M = 1,5cm F - N = 1/3 de F - L Ligue D - N - M - J Cintura e Lateral

47 A - O = Comprimento da Blusa O - P = 1/4 da cintura mais 1cm Ligue O - P e P - D Ponto do Busto A - V = Altura do Busto V - X = 1/2 da medida da separação do Busto Figura 3 Costas da Blusa Decote A - R = 2cm R - S = 1/3 de A - E mais 0,5cm Ligue R - S A - 1 = 0,5cm Ligue 1- S com uma linha curva Ombro J - T = 2cm Ligue S - U com a mesma medida de I - J na frente, passando pelo ponto T. Cava D - Q = 1cm Ligue Q - L - U, conforme figura 3 Lateral Ligue P - Q

48 Copiar o Molde das Costas com a carretilha e recorte. MOLDE BÁSICO MANGA PARA MALHA Medidas necessárias: Largura do Braço Altura da Cava Comprimento da manga curta Utilize as medidas necessárias para malha de média ou alta elasticidade. Traçado do Molde Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda.

49 Figura 1 Com o esquadro na dobra do papel trace o retângulo ABCD. A - B = Metade da Largura do Braço mais 3cm. A - C e B - D = Comprimento da Manga curta, em média 16cm. A - E e B - F = 2/3 da Altura da Cava menos 2cm Ligue E - F A - G e B - H = 1/3 da Altura da Cava Ligue G - H Trace a Vertical I - J na metade de A - B e marque o ponto L Figura 2 L - L' = 1cm Ligue G - I e divida essa diagonal por 3. No primeiro terço, de cima para baixo, marque o ponto M. Ligue J - H e divida essa diagonal por 3. No primeiro terço, de baixo para cima, marque o ponto N. Figura 3 Frente da Manga - Ligue A - M - L' - N - F

50 Figura 4 Costas da Manga - Marque o ponto O com 1cm de distância de N Ligue L' - O - F. D - P = 1cm Ligue P - F Figura 5 Com a carretilha copie o molde das Costas e abra o papel. Figura 6 Recorte o molde

51 MOLDE BÁSICO DE CALÇA PARA MALHA ADULTO E CRIANÇA Esse molde deve ser utilizado para malhas firmes ou de baixa elasticidade como o moletom. Calça com elástico na cintura. O tamanho do elástico a ser utilizado é calculado da seguinte forma: A medida da cintura menos 5% desta medida. Ex: Cintura mede 76cm 5% de 76cm é igual a 3,8cm - 76cm menos 3,8cm é igual a 72,2cm. Então o comprimento do elástico nesse caso será de 72,2cm. Utilize as medidas exatas do corpo. Veja as medidas na tabela de Medidas Padrão. Atenção: Essa modelagem não serve para Tecido Plano O traçado para crianças segue o mesmo procedimento dos adultos, com pequenas alterações que serão indicadas no decorrer do traçado do molde. Dobre o papel e coloque a dobra à sua direita. Figura 1 Trace o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Quadril A - C e B - D = Comprimento da Calça. A - E e B - F = Altura do Joelho Ligue E - F A - G e B - H = Altura do Quadril Ligue G - H A - I e B - J = Altura do Gancho Ligue I - J

52 Figura 2 Frente L - M - Trace essa vertical na metade de A - B e de C - D I - I' = 1/4 A - B menos 0,5cm Ligue I' - G com a curva do gancho da frente. B - N = 2,5cm para adulto e 1,5cm para criança. Ligue N - H A - O = 1cm para adulto e 0,5cm para criança. Ligue O - N com uma curva suave. M - P = 1/4 do Contorno do Tornozelo mais 2cm para adulto e 1cm para criança. M - Q = 1/4 do Contorno do Ttornozelo mais 2cm para adulto e 1cm para criança. Ligue Q - J Trace uma linha de P até I e marque o ponto R conforme figura 2. Ligue I' - R com uma curva suave, conforme figura 2.

53 Figura 3 Costas A - 1 = 2,5cm para adulto e 1,5cm para criança Ligue G - 1 e prolongue até 2 com 3cm para adulto e 2cm para criança. Ligue 2 - B I' - 3 = a mesma medida de I - I' 3-3' = 0,5cm R - 4 = 2cm para adulto e 1,5cm para criança P - 5 = 2cm para adulto e 1,5cm para criança. Ligue ', conforme figura 3.

54 Copie com a carretilha ou papel carbono o molde das Costas e separe o papel pela dobra. Recortar os moldes Figura 4 Contorno das Costas: 3' B - H - J - Q ' Figura 5 Contorno da Frente: I' - O - N - H - J - Q - P - R - I'

55 Cós separado - Para fazer o cós separado diminua 4cm na cintura. Figura 8 e Figura 9 Molde 4cm abaixo da cintura. Figura 10 Cós separado - Meça o molde FRENTE e COSTAS pela cintura, depois que diminuiu os 4cm, e

56 multiplique por 2, esse é o comprimento do cós. A largura será de 4cm. Camisa Masculina Esta modelagem servirá como Básico para diversos modelos. Desenhar o molde com a folha de papel aberta. Deixe uma margem de 7cm do lado esquerdo do papel. Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/2 da Largura das Costas A - C e B - D = 1/3 de A - B mais 1cm. Figura 2 Frente

57 A - E = 1/3 de A - B B - F = 1/2 de B - D menos 1cm Ligue C - E - F formando o Decote e o Ombro da Frente. A - G e B - H = a medida de E - F mais 12cm. G - I = 1/4 do Busto mais 4cm. D - D' = 0,5cm Coloque o ponto J na metade de D - H. Ligue F - D' - J - I para formar a Cava da Frente. A - M = Comprimento desejado para a blusa partindo do Ombro da Frente. Em média 75cm M - N = G - I Ligue I - N N - P = 7cm Ligue P até encontrar a linha N - M conforme Figura 2. Figura 3 Costas

58 Sobre o molde da Frente trace o molde das Costas. A - 1 = 2cm Trace uma pequena horizontal paralela a linha A - B. 1-2 = A - E mais 1cm. F - 3 = 2cm Ligue 2-3 e prolongue até o ponto 4 de forma que tenha a mesma medida de E - F do Ombro da Frente. A - 5 = 1cm Ligue 5-2 para formar o Decote das Costas conforme Figura 3. I - L = 1cm N - O = 1cm Ligue L - O Ligue 4 - L para formar a Cava das Costas conforme Figura 3 O - Q = 7cm Ligue Q a linha O - M conforme Figura 3.

59 Figura 4 Coloque outro papel por baixo e copie o molde das costas com a carretilha.

60 Figura 4_A No Molde das Costas 5-20 = 10cm Trace uma horizontal em direção a cava com ajuda do esquadro = 2cm M - 22 = 2cm Ligue M Este espaço criado servirá para as duas pregas.

61 Figura 5 Recorte o molde na linha e marque a prega com 2cm confirme Figura abaixo.

62 Figura 6 Trespasse da Frente C - T = 2cm M - U = 2cm Ligue C - T - U - M Figura 6 T - V = 4cm U - X = 4cm Ligue T - V - X - U.

63 Manga Coloque o papel dobrado e a dobra para sua esquerda. Figura 7 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/2 da Largura das Costas mais 1,5cm. A - C e B - D = Comprimento da Manga Comprida menos 7cm para o punho. A - E e B - F = 1/6 de A - B mais 8cm. A - G e B - H = 1/2 de A - E Ligue A - F com uma diagonal e no encontro dessa linha com a linha G - H marque o ponto I I - J e I - L = 0,5cm I - M = 2cm D - N = 6cm Ligue N - F

64 Figura 8 Cava da Frente Ligue A - J - L - F Cava das Costas Ligue A - M - F

65 Figura 9 Copie o molde das costas da Manga com a carretilha e abra o papel. Marque o ponto O na metade de N - C e suba uma vertical com 10cm. de O até P. Marque o ponto R na metade de C - N'. R - S = 0,5cm O - Q = 0,5cm Refaça a linha inferior da Manga ligando N' - S - C - Q - N com uma curva suave conforme Figura 9. Confira a medida de N' - N e com a diferença dessa medida com a medida do punho da camisa divida entre três preguinhas e coloque conforme Figura 9. Medida do Punho: Meça o punho da pessoa e acrescente 8cm. Observação. Ao finalizar o molde da Manga confira a Cava com os Moldes da Frente e das Costas. Se houver diferença e a Manga estiver maior desça um pouco mais a cava da Frente e das Costas. Em torno de 0,5cm em cada Cava.

66 Gola Figura 10 Com papel a dobrado trace o retângulo com as seguintes dimensões: 1-2 = Medida do Decote tirada pelo molde. 1-3 e 2-4 = 7cm Divida 1-2 em três partes iguais e marque o ponto 5 no primeiro terço. Figura X = 1cm Ligue 5 - X com uma curva suave e prolongue até Y de forma que X - Y tenha a medida do trespasse da camisa. Nesse molde o trespasse é de 2cm. Então X - Y = 2cm. Com o esquadro na curva 5 - X suba uma diagonal de 2cm e marque o ponto Z. Ligue Y - Z com uma pequena curva e Z - W com uma paralela a linha 1-3.

67 Figura 11.A Recorte a Gola e abra o papel. Punho Figura 12 Trace uma retângulo com medida a largura do punho da pessoa mais 8cm por 14cm de altura. Divida ao meio. Carcela Figura 13 Trace conforme Figura 13

68 Bolso Figura 14 Trace um retângulo com 14cm de largura por 16cm de altura. Molde Básico da Calça Masculina para Tecido Plano Deixe uma margem de 20cm a esquerda do papel e de 10cm na parte superior do papel. Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguinres dimensões: A - B = 1/4 do quadril. A - C e B - D = Altura do Gancho. A - E e B - F = Altura do Quadril Ligue E - F

69 Obs. A Medida da Altura do Gancho é tirada da mesma forma que fazemos no feminino, ou seja, a pessoa sentada em uma superfície lisa, com o corpo ereto, mede-se com a fita métrica da Cintura até encostar na superfície. Atenção para que a fita métrica inicie na cintura e não na altura que a pessoa usa a calça. Figura 2 Frente C - G e C - H = 1/6 de C - D. Ligue G - H com a curva do Gancho da Frente. B - I = 1cm Ligue I - F conforme ilustração. Figura 3 Marque o ponto J na metade de H - D.

70 Trace uma vertical a partir do ponto J, para cima, até encontrar a linha A - B e marque o ponto K. Prolongue a linha K - J para baixo de forma que K - L seja igual a medida da Altura do Joelho. Na altura do ponto L trace uma pequena horizontal com o esquadro conforme ilustração. Marque os pontos M e N da seguinte maneira: Pegue a metade da medida da Largura do Joelho, acrescente 4cm, divida o resultado por 2 e coloque metade para cada lado do ponto L. Ex. Metade medida da Largura do Joelho igual 20,acrescentando 4cm fica igual a 24. Colocando a metade para cada lado de L temos: L - M = 12cm e L - N = 12cm. Ligue M - H e N - F. Divida a linha H - M por 3 e coloque o ponto O no primeiro terço de cima para baixo. O - P = 0,5cm. Ligue H - O - M com uma curva suave. Figura 4

71 Prolongue a linha K - J - L para baixo e marque o ponto Q de forma que K - Q seja igual a medida do comprimento desejado para a Calça. Trace uma pequena horizontal na altura do ponto Q, com ajuda do esquadro conforme ilustração. Q - R = L - M menos 2cm Q - S = L - N menos 2cm. Ligue R - M e S - N. Está feita assim a primeira parte do Molde Básico da Frente. Copie com a carretilha sobre outra folha de papel contornando os pontos A - I - F - N - S - R - M - P - H - G - A e recorte. Figura 5 Costas

72 M - 1 = 2cm. N - 2 = 2cm H - 3 = 2 vezes a medida de C - H. 3-4 = 2cm. Ligue 4-1. Marque o ponto 5 na metade de = 2cm. Ligue com uma curva mais pronunciada do que a da frente. Figura 6 Prolongue a linha KLJ para cima e marque o ponto 7, de forma que K - 7 seja igual a medida de C - H mais 1cm.

73 Prolongue a linha A - B para a direita e marque o ponto 8 da seguinte forma: Com o início da régua no ponto 7 vá inclinando em direção ao prolongamento da linha A - B de forma que 7-8 seja igual a medida de A - B. Ex: Se A - B é igual a 25cm. Coloque o zero da régua no ponto 7, vá inclinando para baixo até que o número 25 da régua encontre o prolongamento da linha A - B e marque o ponto 8. Ligue 7 - G - H - 4 conforme ilustração. Marque o ponto 10 no cruzamento da linha E - F com G - 7. Marque o ponto 11 no cruzamento da linha A - B com G - 7. Prolongue a linha E - F para a direita. Ligue 8-2 e marque o ponto 9 no cruzamento da linha 8-2 com o prolongamento da linha E - F = a medida de 11-7 Ligue 12-9.

74 Figura = 1,5cm = 1cm. Ligue H conforme ilustração = 2cm R - 16 = 2cm S - 17 = 2cm Ligue e 1-16.

75 Marque o ponto 14' no cruzamento da linha 15-2 com a linha Figura 8 Pence Marque o ponto X na metade de e o ponto Y na metade de 14-14'. Ligue X - Y. X - 18 = 13cm. X - 19 e X - 20 = 1,5cm.

76 Ligue e No meio de e de entre 3mm e encurve as linhas da pence para dentro conforme ilustração. Feche a pence e refaça a linha 13-8 conforme ilustração. Recorte o Molde contornando os pontos: ' H Figura 9 Molde da Frente

77 Figura 10 Molde das Costas

78 MOLDE BÁSICO PARA BLUSA EM MALHA - MASCULINO FIGURA 1 Traçar o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Busto mais 2cm. A - C e B - D = Comprimento desejado para a Camisa. A - E e B - F = 2cm.

79 Ligar E - F. FIGURA 2 FRENTE A - G e C - H = 1/2 da Largura das Costas mais 1,5cm. Ligar G - H. Marque o ponto K no encontro das linhas E - F com G - H. E - I = 1/3 de A - G menos 0,5cm. E - J = 1/3 de A - G. Ligar I - J K - L = 1/5 de A - G. Ligar I - L A - M e B - N = a medida de I - L mais 11cm. Marque o ponto O no encontro das linhas M - N com G - H. O - P = 1/3 de N - B. P - Q = 1,5cm. Ligar L - Q - N.

80 FIGURA 3 COSTAS A - R = 1/3 de A - G. E - S = 0,5cm. Ligar S - R. G - T = 1/5 de A - G. Ligar R - T e prolongar até 1 de forma que R - 1 fique com a mesma medida de I - L. Ligar 1 - P - N.

81 FIGURA 4 Recortar o Molde da Frente.

82 FIGURA 5 Recortar o Molde das Costas.

83 MANGA MASCULINA - MALHA FIGURA 1 MANGA Coloque um pedaço de papel dobrado, pelo comprimento, por baixo do Molde das Costas alinhando a dobra do papel pelo ombro, conforme Figura abaixo.

84 FIGURA = Comprimento desejado para a Manga Comprida. 2-3 = Metade da medida do contorno do punho mais 4cm. Ligar N. FIGURA 3 Ligar 1 - N por uma linha reta. 1 - y = 2,5cm. N - 4 = 1/3 de N - 1. Colocar o ponto 5 na metade de N x = 0,5cm. Ligar 1 - y x - N.

85 FIGURA = Altura desejada para a Manga Curta. Ligar 6-7 com uma paralela a 2-3. Copiar o contorno da Manga com a carretilha passando pelos pontos: N FIGURA 5 Abra o Molde.

86 MOLDE BÁSICO DA CALÇA EM MALHA -COM ELÁSTICO - MASCULINO FIGURA 1 Com o papel dobrado e a dobra para sua direita, trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Quadril mais 3cm. A - C e B - D = Comprimento desejado medindo a partir da cintura pela lateral. Observe que B - D fica na dobra do papel. A - E e B - F = Altura do Joelho. A - G e B - H = Altura do Gancho.

87 FIGURA 2 FRENTE A - I = Altura do Quadril. G - J = 1/5 de A - G mais 0,5cm. Ligar J - I com uma curva conforme Figura. Obs: Para facilitar o traçado dessa curva siga o procedimento a seguir: - Marque os pontos X e Y com a mesma distância partindo de G. - Ligar X e Y e marcar o ponto Z no centro dessa diagonal. - Ligar G - Z - 1 de forma que G - 1 = 3cm. Agora é só ligar J I. E - K = 1,5cm C - L = 3cm.

88 Ligar J - K - L conforme Figura. FIGURA 3 COSTAS J - M = J - G mais 1cm. M - 3 = 0,5cm. G - 2 = 4cm. A - N = 5cm. N - O = 2,5cm. Ligar I - O, conforme Figura. E - P = 1,5cm. Ligar 3 - P - C conforme Figura.

89 FIGURA 4 Com a carretilha copiar o Molde da Frente contornando os pontos: B - A - I J - K - L - D. Abra o papel e com o lápis cubra o contorno feito com a carretilha.

90 FIGURA 5 Na linha da Cintura trace uma reta de O até A para eliminar o ângulo formado no ponto B, conforme linha tracejada da Figura 5.

91 FIGURA 6 CÓS JUNTO A - 5 e O - 6 = 4cm. Ligar 5-6. Dobrar o papel na linha 5-6 e copiar com a carretilha contornando os pontos: O A. Abrir o papel. Cubra com lápis a linha de contorno feito com a carretilha.

92 FIGURA 7 CÓS SEPARADO Nesse caso traçar o retângulo XY12 com as seguitnes dimensões:

93 X - Y = 2 vezes O - A. X - 1 E Y - 2 = 8cm. MODELAGEM INFANTIL MOLDE BÁSICO DA BLUSA Dobre o papel e coloque a dobra para sua esquerda. Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B = 1/4 da Largura do Busto mais 0,5cm. A - C e B - D = Altura da Cava. A - E e C - F = 1/2 da Largura das Costas A - G e E - H = 2/3 da Altura da Cava Figura 2 FRENTE H - I = 1cm E - K = 1/2 de H - F mais 0,5cm A - J = 1/3 de A - E mais 1cm A - O = A - J D - L = 1cm

94 Ligue O - J - K - I - L, conforme Figura 2. A - M = Comprimento da Blusa M - N = 1/4 da Cintura mais 0,5cm Ligue C - M - N - L, conforme Figura 2. Figura 3 Costas A - 1 = 0,5cm 1-2 = A - J mais 0,5cm A - 6 = 1cm Ligue 6-2 K - 3 = 1cm Ligue 2-3 prolongando até 4, de forma que 2-4 tenha a mesma medida de J - K. Partindo de F trace uma pequena diagonal de 1,5cm e marque o ponto 5. Ligue D - 5-4, conforme Figura 3. Copie o molde das Costas com a carretilha e separe Frente e Costas pela dobra do papel.

95 Figura 4 Frente Figura 5 Costas No Molde das Costas marque M - X e N - Y com 1cm. Ligue X - Y - N

96 Molde Básico da Manga Figura 6 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B - 1/2 da Largura da Manga mais 1cm. A - C e B - D - Comprimento da Manga Curta A - E e B - F = 1/3 da Altura da Cava E - G e F - H = 1/3 da Altura da Cava menos 1cm. I - J na metade de A - B Trace uma diagonal de E até I. I - N = Divida a diagonal I - E por 3 e marque o ponto N. Trace uma diagonal de J até F. Marque o ponto O na Metade de J - F D - R = 0,5cm Ligue H - R

97 Figura 7 L - M = 1cm O - P = 1cm P - Q = 0,5cm Frente da Manga Ligue A - N - M - P - H, conforme Figura 7. Costas da Manga Ligue A - N - M - Q - H, conforme Figura 7. Copie o molde das Costas com a carretilha e abra o molde, conforme Figura 8. Molde Básico - Saia Figura 1 Trace o retângulo ABCD com as seguintes dimensões: A - B e C - D = 1/4 do Quadril A - C e B - D = Comprimento desejado para a saia. A - E e C - F = 1/2 de A - B A - G e B - H -= Altura do Quadril Ligue G - H e marque o ponto I no encontro das linhas G - H com E - F

98 Figura 2 A - J = 1/4 da Cintura Ligue J - I com uma curva suave. B - K = 1/4 da Cintura mais 2cm para a pence. Ligue K - I com uma curva suave. Obs. Crianças até 6 anos geralmente tem a medida da cintura igual a medida do quadril, nesse caso não é necessário fazer a pence das costas. Coloque o ponto X na metade de E - B. Desça uma vertical de X até Y com 8cm. X - Z e X - Z' = 1cm. Ligue Z - Y - Z'. Ligue K - L com uma curva suave. Separe o molde da Frente e Costas.

99 Figura 3 Feche a pence das costas e refaça a linha da cintura. Figura 4 Frente

100 Figura 5 Costas Base da Saia Evasê com Pence Faça as seguintes alterações no Molde Básico da Saia:

101 Figura 6 Frente F - 1 = 5cm: Ligue J = 1cm Refaça a linha inferior da saia conforme ilustração. Figura 7 Costas F - 3 = 5cm: Ligue K = 1cm Refaça a linha inferior da saia conforme ilustração.

102 Figura 8 Recorte o Molde da Frente contornando os pontos: A - J C - A. Figura 9 Recorte o Molde das Costas contornando os pontos:

103 L - K D. Saia Evasê sem Pence Frente e Costas Atenção: Para esse tipo de Saia faremos as alterações apenas no molde das Costas pois usaremos o mesmo molde para a frente. Figura 10 Copie Molde da Saia Evasê com pence das Costas.

104 Figura 11 Prolongue a linha B - 1 até embaixo. 1-2 = 3cm;. Ligue X Y ; Recorte de D até 2.

105 Figura 12 Feche a pence X Y e cole com fita durex.

106 Figura 13 Coloque um pedaço de papel na abertura e cole com fita durex.

107 Figura 14 Refaça a linha inferior e retire o excesso de papel.

108 Molde Básico - Calça Infantil para Tecido Plano Figura 1 Trace o retângulo ABCD coma as seguintes dimensões: A - B = 1/4 do Quadril mais 0,5cm; A - C e B - D = Comprimento desejado para a calça. A - E e B - F = Altura do Quadril; A - G e B - H = Altura do Gancho A - I e B - J = Altura do Joelho. Ligue os pontos: E - F, G - H e I - J, conforme ilustração.

109 Figura 2 Frente G - K = 1/5 de A - B mais 0,5cm ; Ligue K - E com uma curva suave. Marque o ponto X na metade de K - H; A - Z e C - Y = G - X. Ligue Z - Y. Marque o ponto X' conforme ilustração. L - M = largura do Joelho mais 3cm dividido por 2, colocando metade para cada lado de X'.

110 Exemplo: Largura do Joelho = 29cm, mais 3cm = 32cm e dividido por 2 = 16cm Esse resultado de 16cm é a medida de L - M, nesse caso coloca-se 8cm de X' até L e 8cm de X' até M. N - O = a medida de I - M menos 2cm, colocando metade para cada lado do ponto Y. Ligue N - L - K conforme ilustração. Observe que L - K é uma curva suave. A - B' = 1/4 da Cintura mais 0,5cm. Ligue B' - F - M - O, conforme ilustração. A - P e E - Q = 2cm> Ligue A - P - Q - E.

111 Figura 3 Costas O - 1 e N - 2 = 1cm; M - 3 e L - 4 = 1cm. Ligue 1-3 e 2-4. A - 5 = a medida de G - K menos 1cm. Ligue 5 - E prolongando a linha para baixo até encontrar a linha G - K e marque o ponto 7. Prolongue a linha E para cima de forma que 5-6 seja igual a 2cm. 7-8 = 2 vezes G - K.

112 Ligue 4-8 com uma curva mais pronunciada do que a L - K da Frente. 4-9 = L - K. Ligue 9 - K - E, conforme ilustração = veja qual a medida de 1/4 da cintura mais 1,5cm e coloque da seguinte forma. Exemplo: - 1/4 da Cintura mais 1,5cm é igual a 16cm. Nesse caso coloque o zero da régua no ponto 6 e vá inclinando para baixo até encontrar a linha A - B no ponto 16 da régua. Veja a ilustração ao lado. Ligue Pence Marque o ponto 11 na metade de Desça uma linha de 8cm paralela a linha 6 - E e marque o ponto V = 1cm; 11 - V' = 1cm. Ligue V V' Copie, com a carretilha, sobre outra folha de papel o molde da Frente contornando os pontos: P - B' - F - M - O - N - L - K - E - Q - P. Obs. Copie também a linha Z - Y que é a linha de identificação do sentido do fio.

113 Figura 4 Molde da Frente P - B' - F - M - O - N - L - K - E - Q - P.

114 Figura 5 Molde das Costas Feche a pence e refaça a linha da cintura.

115 MODELO COLETE FRENTE Figura 1 Copie o molde básico da blusa na frente. Trace uma linha de R até N.

116 Figura 2 J - 1 = 3,5cm 1-2 = 4cm G - 3 = 15cm D - 4 = 3cm Ligue com linhas curvas 1-4 e 2-3. Marque o ponto N, conforme figura 2 A - 5 = 5cm 5-6 = 1/4 do Quadril Ligue O = 3cm 7-8 = 3cm Ligue 5-8 Ligue 8-6 Prolongue a linha R - P até x e 9 - y = 0,5cm Ligue x - X e y - Y 5-10 e 3-11 = 1,5cm Ligue Prolongue a linha 8-5 até encontrar a linha e marque o ponto 5'.

117 Trace duas linhas paralelas a 3-5, para determinar o fio. Figura 3 e Figura 4 Separe o molde, Frente Central e Frente Lateral, recortando nos pontos indicados abaixo: Frente Central N - R - X - x ' Frente Lateral N O y - Y - R - N

118 Figura 5 e Figura 6 Feche a pence da frente lateral. (Figura 6) O - 12 = 1cm Ligue N - z = 1cm Ligue z - R Elimine os ângulos formados, conforme indicados nas figuras 5 e 6

119 Acabamento da Frente Junte o molde conforme figura 7 e copie o acabamento. Recorte o acabamento conforme figura 8.

120 COSTAS Figura 9 Copie o molde básico das Costas com as marcações indicadas na figura 9.

121 Figura = 3,5cm = 4cm 3-23 = 3cm 5-23 = 3cm = 1cm Ligue e 20-24, passando pelo ponto 23. A - 18 = 6cm Trace = 1/4 do quadril O - 25 = 1cm Ligue ' = 1cm - refaça a linha Prolongue a linha R - P até 26 Marque y e z com 0,5cm de distância de 26. Ligue z - Y e y _ X Marque o ponto R, conforme figura 10. (Divida a linha por três e coloque esse ponto no primeiro terço de baixo para cima.) Ligue R - R Trace duas linhas paralelas a 22-18, uma partindo do decote e uma partindo da cava para determinar o fio.

122 Figura 11 Recorte o molde, Costa Central e Costa Lateral, nos pontos indicados abaixo: Costa Central R - R - X - y Costa Lateral R ' - z - Y - R Acabamento das costas Junto as peças, Costa Central e Costa Lateral, conforme figura 12 e copie o acabamento.

123 JAQUETA Sugestão de Tecido : Brim

124 Figura 1 Copie o Molde Básico da Blusa com as marcações indicadas na figura 1. Figura 2 J - 1 = 0,5cm 1-2 = 1cm D' - 3 = 2cm Ligue I I - 4 = 1cm G- 5 = 1cm 5-9 = 2cm Ligue A' - 6 = 12cm 6-7 = 1/4 do Quadril mais 2cm Ligue 6-7 com ajuda do esquadro = 2cm

125 Ligue 10-9 O - 8 = 1cm 7-7' = 1cm. Ligue ' Prolongue T até R e P até p. p - x' = 0,5cm p - y' = 0,5cm Ligue x' - Y - R - X - y' Figura = 6,5cm Ligue 11 - R com uma curva suave

126 Figura = 2,5cm 9-13 = 20cm Ligue 12-13

127 Figura 5 Dobre o papel na linha Copie com a carretilha a curva 4-9

128 Figura 5. 1 Vire o papel e e marque com a carretilha de 9 a 13.

129 Figura 6 Abra o papel e cubra com lápis as marcações feitas com a carretilha. Marque os pontos 9', 4' e 12'. 4' - z = 0,5cm Coloque a régua apoiada na curva 9' - z. Trace uma reta conforme figura 6.

130 Figura 7 z - 14 = a medida do decote das costas = z Ligue com ajuda do esquadro. Ligue = 4cm Ligue ' conforme figura 7. Conforme a linha azul da figura 7 trace a ponta da gola de acordo com o seu gosto. Dobre o papel e copie com a carretilha.

131 Figura 8 Recorte a Gola pelos pontos: 12' - z ' Trace duas paralelas ao Meio das Costas distantes 3cm uma da outra. Marque os pontos 20, 21, 22 e 23. Figura 9 Recorte de 20 até 21 e de 21 até 23 sem separar os molde. Abra o papel nos pontos 20 e 21 com 0,5cm. Coloque outro papel por baixo e refaça as linhas da Gola. Figura 10 Gola recortada.

132 Figura 11 Recorte a lateral da Frente pelos pontos: 11 - R - Y - x' Feche a pence lateral. Figura 11.1 Separe o molde pela linha da cintura: y - 8.

133 Figura 12 Frente central

134 Figura 13 Copie o Molde Básico das Costas com as marcações indicadas na figura 13.

135 Figura a = 0,5cm a - b = 1cm 5 - c = 2cm c - d = 1cm Ligue 2 - b - d conforme figura v = 1cm - Refaça a curva do decote. O - e = 1cm Ligue d - e A' - f = 12cm f - g = 1/4 do Quadril mais 2cm. Ligue f - g com ajuda do esquadro. g - h = 1cm Ligue h - e Marque o ponto i na metade de A' - e. Suba uma vertical partindo do ponto i com 17cm e marque o ponto j. i - m = 1,5cm i - l = 1,5cm Prolongue a vertical i - j para baixo até encontrar a linha f - g. Marque o ponto n. n - o = 0,5cm

136 n - p = 0,5cm Ligue o - m - j - l - p. Marque o ponto q na metade da Cava. Ligue q - j com uma curva suave. Figura 15 e Figura 16 Separe o molde Costa Central: 3 - v - b - q - j - m - o - f - 3. Costa Lateral: q - d - e - h - p - l - j - q.

137 Figura 17 Manga Alfaiate Copie o Molde Básico da Manga com as marcações indicadas. Figura 17.1 Trace duas linhas de H' até A e de A até H. Marque os pontos x e y.

138 Figura 18 A - A' = 1,5cm H - 1 = 1cm x - 2 = 1cm H' - 3 = 1cm y - 4 = 1cm Ligue A' - 4-3, conforme figura 18. A' - 5 = Medida da ponta do ombro até o punho. 5-6 = Medida do punho mais 10cm dividido por dois. 5-7 = Medida 5-6. Ligue 6-3 e 7-1 A' - 8 = Altura do cotovelo. Trace essa linha com ajuda do esquadro.

139 Figura 19 Marque o ponto 9 na metade de 6-5. Suba uma linha até x' paralela a linha = 3,5cm. suba uma linha até y' paralela a linha 7-1. Recorte 9 - x' e 10 - y'.

140 Figura 20 Coloque as letras A - B - C para identificar as partes da manga.

141 Figura 21 Junte as partes C e A pelas linhas 1-7 e 6-3. Faça uma correção nas linhas do punho e do cotovelo.

142 Figura 22 Recorte conforme indicação da figura 22 e faça uma abertura de 2cm. Cole outro papel por baixo e refaça a linha.

143 Figura 23 Anote na altura do cotovelo o espaço do embebimento.

144 Figura 24 Recorte na indicação da figura 24 e abra o papel 1cm. Coloque outro papel por baixo e refaça a linha, conforme figura 25.

145 Figura 26 Bolso Corte um quadrado com 11 cm de largura por 10 de altura. Aba do Bolso Corte conforme figura 27, com 11cm de largura por 6cm de altura.

146 Corte no Tecido Material Necessário Tecido - 1,40m com 1,40m de largura. 4 botões Entretela Plano de Corte Frente Central - Corte duas vezes no tecido dobrado. Frente Lateral Superior - Corte uma vez no tecido dobrado. Frente Lateral Inferior - Corte uma vez no tecido dobrado. Gola - Corte aberta uma vez no tecido dobrado. Manga Superior - Corte uma vez no tecido dobrado. Manga Inferior - Corte uma vez no tecido dobrado. Bolso - Corte duas vezes no tecido dobrado. Aba do Bolso - Corte duas vezes no tecido dobrado. Entretela - Corte duas vezes a Frente Central e uma vez a Gola.

147 Entretela Camisa Feminina Sugestão de Tecido - Tricoline. Material: -1,60m de Tecido Obs. Essa metragem é para blusa com comprimento 20 cm abaixo da cintura Botões - Entretela Modelagem

148 Figura 1 Copiar o Molde Básico da Frente da Blusa com as marcações indicadas na Figura 1. Figura 2 Frente Direita Observação: Para essa Blusa, a Frente (direita) que recebe os botões será modelada com uma pequena diferença da Frente (Esquerda) que recebe as casas. Essa diferença será explicada nas orientações da Costura. G - 1 = 1,5cm A' - 2 = 1,5cm A' - 3 = 20cm Ligue A' - 3. Observação: Essa medida poderá ser modificada para mais ou para menos, dependendo

149 se quer mais comprido ou mais curto. 3-4 = 1,5cm Ligue: G - 6 = 1,5cm 3-5 = 1,5cm Ligue = 3cm 5-8 = 3cm Ligue 7-8 J - 9 = 1cm D' - 10 = 2cm = 1cm Ligue 9-11 conforme Figura 2. O - 12 = 1,5cm Ligue X - 13 = Medida de 2 até 4. Ligue X - 13 de forma que essa linha seja paralela a 2-4. Y - 14 = Mesmo procedimento feito em X Calcule 1/4 do Quadril mais 2cm, diminua a medida de 3 até 13 e coloque a diferença de 14 até 15. Exemplo: O Quadril mede 100cm e 1/4 de 100 é igual a 25cm. De 3 até 13 mede 8,5cm. 25 menos 8,5 = 16,5. Então a medida de 14 até 15 é igual a 16,5. Ligue = 1,5cm. Refaça a linha com uma curva suave.

150 Figura 3 Recortar contornando as linhas da pence conforme Figura 3

151 Figura 4 Feche a pence Lateral e cole com fita durex.

152 Figura 5 Frente Esquerda Terminada.

153 Figura 6 Copie o Molde da Figura 5 (Frente Esquerda) e recorte no lugar indicado na Figura 6.

154 Figura 7 Separe o molde e cole as duas partes em outro papel a uma distância de 1,3cm uma da outra. Alinhe o molde pela linha inferior.

155 Figura 8 Feche essa prega e refaça a linha do decote. Abra novamente o papel.

156 Figura 9 Copie o Molde Básico das Costas da Blusa com as marcações indicadas na figura 9.

157 Figura = 1cm 5-21 = 2cm 5-22 = 1cm Ligue conforme Figura 10. O - 23 = 1,5cm Ligue A' - 24 = 20cm = 1/4 do Quadril mais 3cm. Ligue Prolongue a linha P até encontrar a linha e marque P'. P' - 26 e P' - 27 = 0,5cm. Ligue X - 26 e Y = 1,5cm Refaça a linha com uma curva suave. Pala das Costas 3-29 = 9,5cm. Com o esquadro trace uma reta perpendicular a linha 3 - A', até encontrar a linha da Cava.

158 Figura 11 e Figura 12 Recortar o molde separando a Pala na linha marcada.

159 Figura 13 Manga Copie o Molde Básico da Manga Curta com as marcações indicadas na figura 13.

160 Figura 14 Prolongue a linha A - C até D, de forma que A - D tenha a altura da Manga comprida menos 10cm que serão destinados a largura do Punho. Meça o contorno do Braço 10cm acima do punho e acrescente 4cm a essa medida. Coloque esse resultado de E até F dividindo igualmente pelo ponto D. Marque o meio de D - F e coloque o ponto J. Marque o meio de D - E e coloque o ponto G. J - J' = 0,5cm. G - G' = 0,5cm. Ligar F - J' - D - G' - E com uma curva suave, conforme Figura 14. Do ponto J' suba uma vertical de 9cm. H' - L = 2cm L - M = 1cm Refaça a Cava das Costas da Manga. H - N = 2cm N - O = 1cm Refaça a Cava da Frente da Manga.

161 Figura 15 Recortar o Molde da Manga.

162 Figura 16 Gola e Colarinho Trace o retângulo A - B - C - D com as seguintes dimensões: A - B = medida do Decote da Frente mais o Decote das Costas. Observação: Para medir linhas curvas, que é o caso do Decote, use a fita métrica em pé. A - C e B - D = 8,5cm. C - E e D - F = 3,5cm Divida esse retângulo em 3 partes iguais e marque os pontos: G - H - I - J - L - M, conforme Figura 16.

163 Figura 17 Colarinho D - N = 1cm Ligue J - N com uma curva suave e prolongue até O com 1,5cm. Ligar O - M com uma linha curva, conforme Figura 17. Figura 18 Copiar em outro papel contornando os pontos: E - L - M - O - J - H - C - E. Figura 19

164 Gola Traçar o molde da Gola no mesmo retângulo que foi feito o colarinho. B - Q = 1,5cm Ligue F - Q, prolongando até R com 2cm. F - P = 1cm Ligar P - M e R - G, conforme Figura 19. Figura 20 Recortar a Gola. Figura 21 Punho Trace um retângulo com 10cm de altura e com a largura da Boca da Manga. Verifique essa medida no molde da Manga. Figura 22 Carcela Trace um retângulo com 14cm de comprimento por 6cm de largura.

165 Como Costurar a Carcela Antes de fazer a costura definitiva na Manga faça um teste em um tecido qualquer. Alinhave sempre antes da costura definitiva. 1. Prepare a Carcela da seguinte forma: Parte de cima da Carcela Dobre, no sentido do comprimento, uma tira de tecido de 6cm de largura por 14cm de comprimento. Marque com a carretilha no avesso do tecido, as linhas de costura da Carcela (pontilhado em branco) conforme Figura 1. Costure a parte superior da Carcela de 1 até 4 conforme Figura 2. Arremate as extremidades da costura. Figura 1 Figura 2

166 2. Corte os cantos nos pontos 2, 3 e 4, conforme Figura 3. Vire a Carcela para o direito conforme Figura 4. Figura 3 Figura 4 3. Parte de baixo da Carcela. Corte uma tira de 6cm de largura por 12 de comprimento e marque com a carretilha as linhas

167 de costura (pontilhado branco) conforme Figura 5. Vire uma das beiradas da carcela na linha marcada para a costura. Figura 5 Figura 6 4. Na manga marque as linhas de costura conforme Figura 7. Faça uma costura de reforço bem próximo ao pontilhado de marcação pelo lado de dentro. Faça piques nos cantos conforme figura 7. Figura 7 5. Coloque a parte de baixo da Carcela na linha de costura do lado esquerdo da Manga. Costure. Figura 8

168 6. Vire a Carcela para o direito e pesponte conforme Figura 9. Figura 9 7. Vire o pequeno triângulo da parte da manga para cima. Junte ao tecido da parte de baixo que foi costurada e costure conforme figura 10. Figura 10

169 8. Costure a parte de cima da Carcela colocando o direito da parte desdobrada sobre o avesso da abertura da manga e costure. Figura Vire a parte dobrada prenda com alfinetes ajustando bem a parte de cima da carcela com a parte de baixo. Figura 12

170 10. Pesponte pelo comprimento sem deixar a costura prender a parte debaixo. Pesponte o topo da Carcela agora prendendo também a parte de baixo. Figura 13 Manga Raglan Este é um Molde Básico da Manga Raglan com costura no ombro. Posteriormente veremos as possíveis variações.

171 Figura 1 Copiar o Molde Básico da Blusa - Frente - com as marcações indicadas na Figura 1. Figura 2 J - 1 = 1cm 1-2 = 1cm D' - X = 1cm Ligar I X conforme Figura 2.

172 Figura 3 I - 3 = 1/3 de I - G Trace uma reta de 3 até 6. Observe que essa reta parte de 3 e passa junto a curva da cava, onde será marcado o ponto 6. Marque o ponto 4 no meio de 3-6.

173 Figura = 0,5cm Ligue com uma curva suave. Faça as marcações do Decote, Ombro e Cava.

174 Figura 4.1 Recortar contornando os pontos Figura 5 Copiar o molde Básico da Frente da Manga com as marcações indicadas na Figura 5.

175 Figura 6 A - 7 = 1,5cm 7-8 = 0,5cm Figura 7 Coloque o molde da Figura 4.1 unindo os pontos 2 e 8. Gire o molde até que o ponto 6 encoste na curva da Cava da Manga, conforme Figura 7.

176 Figura 8 C - 9 = 1cm Ligue C Figura 9 Trace uma linha curva no ponto 8 para eliminar o ângulo formado.

177 Figura 10 Trace uma linha curva suave para eliminar o ângulo formado no ponto 6. Figura 11 Recortar o molde da Frente da Manga Raglan.

178 Figura 12 Copiar o Molde Básico da Blusa - Costas - Com as marcações indicadas na Figura 12.

Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo:

Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo: Orientações gerais Para melhor entendimento do material do site, orientamos ler as instruções abaixo: O primeiro passo para a modelagem é definir as medidas do corpo. Em seguida serão executados os Moldes

Leia mais

TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO

TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO TABELA 1 - MEDIDAS DO CORPO Essa Tabela reune as medidas tiradas rente ao corpo e deverá ser utilizada para Tecido Plano ou Malha com Baixa Elasticidade. Tabela 2 - Medidas para Malha de Média Elasticidade

Leia mais

Modelagem plana para gestantes COM ROBERTTO DIAS

Modelagem plana para gestantes COM ROBERTTO DIAS Modelagem plana para gestantes COM ROBERTTO DIAS 2 BASES PARA O CURSO DE MODELAGEM PLANA GESTANTE ATENÇÃO UTILIZAREMOS OS TRAÇADOS DESSAS BASES PARA FAZER AS ADAPTAÇÕES DOS MODELOS, O QUE VOCÊ CONFERE

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM PLANA DE MODA SPORTSWEAR DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM PLANA DE MODA SPORTSWEAR DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9. Diagrama da camiseta - Traseiro Trace uma reta e marque o ponto 1 1-2 marque o comprimento total 1-3 e 2-4 marque ¼ da medida do tórax ou seio (se for feminina baby look) 1-5 marque ½ da medida das costas

Leia mais

MODELAGEM PLANA DE SAIAS. Robertto Dias.

MODELAGEM PLANA DE SAIAS. Robertto Dias. MODELAGEM PLANA DE SAIAS Robertto Dias http://www.roberttodias.com.br Proibida a reprodução total ou parcial desta obra. Os infratores estarão sujeitos às penas da Lei Nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE QUIM.COM.BR INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE  QUIM.COM.BR INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.  ANOTAÇÕES alça peça peça p ir COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado

Leia mais

MODELAGEM PLANA DE SAIAS: ASSIMETRIAS E VOLUMES

MODELAGEM PLANA DE SAIAS: ASSIMETRIAS E VOLUMES MODELAGEM PLANA DE SAIAS: ASSIMETRIAS E VOLUMES 2 3 Sumário Tabela de Medidas Tabela de Medidas...03 Saia com prega em V invertido...04 Saia com drapeado assimétrico...09 Saia com pregas abaixo do quadril...12

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE WWW.MANEQUIM.COM.BR MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 4 ATENÇÃO Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede cm

Leia mais

Modelagem e confecção de vestidos casuais. com Sara Bortoli

Modelagem e confecção de vestidos casuais. com Sara Bortoli Modelagem e confecção de vestidos casuais com Sara Bortoli Olá, Internauta! Enfim chegou a hora de compartilharmos com você esse material exclusivo do curso da nossa querida Sara Bortoli. Aprendemos muita

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 2 3 4 Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede

Leia mais

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MAPA DE MONTAGEM MOLDE ON LINE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1 2 3 4 Antes de tudo, verifique se o quadrado localizado no canto superior esquerdo da Folha 1 mede 5

Leia mais

peça 7 peça 3 peça nº 3a emend dar na peça nº 3 meio das costa peça 12 peça 3 peça 8 cortar fio da peça 3 peça 8 fio da peça 3 a 1 peça 8 peça 3a

peça 7 peça 3 peça nº 3a emend dar na peça nº 3 meio das costa peça 12 peça 3 peça 8 cortar fio da peça 3 peça 8 fio da peça 3 a 1 peça 8 peça 3a 9 pe cortar fio da peça eça aplicação fio da acabamento peça a. fio da COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas,

Leia mais

Um processo simples e objetivo para criar do zero o molde da sua blusa. por Rebeca de Carvalho

Um processo simples e objetivo para criar do zero o molde da sua blusa. por Rebeca de Carvalho Um processo simples e objetivo para criar do zero o molde da sua blusa. por Rebeca de Carvalho Olá, você me chamou? Eu sou a Rebeca de Carvalho e hoje vamos falar sobre Modelagem. A modelagem plana é responsável

Leia mais

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MAPA DE MONTAGEM MOLDE ON LINE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 4 Antes de tudo, verifique se o quadrado localizado no canto superior esquerdo da Folha mede 5 cm de cada

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 2 3 4 Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.   ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 2 4 Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede cm

Leia mais

Modelagem plana de macacões para bebês. com Ana Lúcia Niepceron

Modelagem plana de macacões para bebês. com Ana Lúcia Niepceron Modelagem plana de macacões para bebês com Ana Lúcia Niepceron 2 MODELAGEM PLANA DE MACACÕES PARA BEBÊS Traçado do macacão base Copiar o contorno do corpo costas, partindo de A-B. A-H1: Prolongar a linha

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 2 3 4 Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede

Leia mais

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MAPA DE MONTAGEM MOLDE ON LINE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Antes de tudo, verifique se o quadrado localizado no canto superior esquerdo da Folha mede cm de cada lado.

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 2 3 4 Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede

Leia mais

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES COMO MONTR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MP DE MONTGEM MOLDE ON LINE INSTRUÇÕES DE MONTGEM 2 ntes de tudo, verifique se o quadrado localizado no canto superior esquerdo da Folha mede 5 cm de cada lado.

Leia mais

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE QUIM.COM.BR QUIM.COM.BR INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE QUIM.COM.BR   QUIM.COM.BR INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM ATENÇÃO Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. ATENÇÃO Antes de iniciar a impressão Verifi

Leia mais

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ON LINE MAPA DE MONTAGEM COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MAPA DE MONTAGEM MOLDE ON LINE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1 3 4 Antes de tudo, verifique se o quadrado localizado no canto superior esquerdo da Folha 1 mede 5 cm

Leia mais

ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA!

ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA! ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA! O importante é a criatividade!!! 1º pegue uma blusa confortável para servir de molde 2º Tecido (neste caso pode ser um lençol de cama ou cortina

Leia mais

Modelagem e confecção de roupas divertidas para meninos

Modelagem e confecção de roupas divertidas para meninos Traçado base da blusa 1) Traçar duas linhas formando o ângulo de 90º. No vértice formado, marcar ponto A. 2) Marcar na linha vertical os seguintes pontos: De A para B: ¼ do perímetro do busto. De A para

Leia mais

Manual técnico para o uso da Régua de Modelagem. confecção de moldes para roupas. Marlene Mukai

Manual técnico para o uso da Régua de Modelagem. confecção de moldes para roupas. Marlene Mukai Manual técnico para o uso da Régua de Modelagem Marlene Mukai na confecção de moldes para roupas Marlene Mukai Índice 1- Descrição da régua 2- O que é a régua de curva de corte e costura com cava Marlene

Leia mais

Kit 5 peças Passeio com a Mamãe

Kit 5 peças Passeio com a Mamãe Kit 5 peças Passeio com a Mamãe Criação e Execução: Dirce Pfefer Técnica: Costura Marca: Tecidos Coats Tema: Infantil Tamanho: Único Materiais: Tecidos de algodão Coats Corrente: 1047005-22444, com 210

Leia mais

MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO

MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO CAPÍTULO MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Método de construção passo a passo Métodos de montagem para peças simples MÉTODO de CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO Neste capítulo, você aprenderá a montar uma peça de roupa, seja

Leia mais

Apostila de Jogo Americano. Autora: Lara Rogedo. Outubro/2015

Apostila de Jogo Americano. Autora: Lara Rogedo. Outubro/2015 Apostila de Jogo Americano Autora: Lara Rogedo Outubro/2015 CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL E PARCIAL OU DIVULGAÇÃO COMER- CIAL DESTE MATERIAL SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E EXPRESSA

Leia mais

MODELAGEM DE VESTIDO DE NOIVA

MODELAGEM DE VESTIDO DE NOIVA MODELAGEM DE VESTIDO DE NOIVA COSTURA DE VESTIDO PASSO A PASSO Cosa a costura do meio costas do forro da saia e deixe uma abertura para o fecho. Faça a bainha do forro com 2 cm, ou vire esses 2 cm para

Leia mais

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra.

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra. BONECA DE PANO Um dos brinquedos femininos mais antigos é a boneca de pano, que ao longo dos anos vem ganhando novos modelos, mas que nunca perdeu seu charme e delicadeza. Uma boneca representa muito mais

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM.  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 2 3 4 Atenção Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede

Leia mais

Obs.: corte as peças obedecendo ao plano de corte. Não esqueça de deixar folgas para as costuras e bainhas.

Obs.: corte as peças obedecendo ao plano de corte. Não esqueça de deixar folgas para as costuras e bainhas. MOLDESROBERTO MARQUES.com.br na sua medida molde: C001 - calça legging tamanhos: PP; P; M e G Algumas maneiras para imprimir: clique na página com o botão direito do mouse, na janela que abrir, procure

Leia mais

peça 14a peça 12a peça 12a peça 14a peça nº 11a emendar na p eça nº 11 peça 6 peça 11 peça 11 peça 6 peça 11 peça nº 12 emendar na peça nº 12a vincar

peça 14a peça 12a peça 12a peça 14a peça nº 11a emendar na p eça nº 11 peça 6 peça 11 peça 11 peça 6 peça 11 peça nº 12 emendar na peça nº 12a vincar esquerdo fio da centro da frente costura a 9 eça nº a nº a emendar na p nº a emendar na nº a a fio da COMO MONTR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ON LINE MP DE MONTGEM tenção ntes de iniciar a impressão

Leia mais

Manual de Tomadas de Medidas

Manual de Tomadas de Medidas Manual de Tomadas de Medidas Agosto/16 Inteiros Infantil Páginas: 1 de 30 1. Introdução e abrangência Este procedimento visa padronizar as tomadas de medidas dos inteiros infantil, aplicável na inspeção,

Leia mais

tam. 40 peça 6 tam cintura fio da peça 4 peça 3peça 3 peça 2 tam peça 1 tam. 36 peça 1 ça 1 tam. 40 tam zíper meio das costas costura

tam. 40 peça 6 tam cintura fio da peça 4 peça 3peça 3 peça 2 tam peça 1 tam. 36 peça 1 ça 1 tam. 40 tam zíper meio das costas costura .. COMO MONTR O SEU MOLDE www.manequim.com.br MOLDE ONLINE MP DE MONTGEM tenção ntes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede cm x cm p

Leia mais

Manual técnico para o uso da Régua de Modelagem. confecção de moldes para roupas. Marlene Mukai

Manual técnico para o uso da Régua de Modelagem. confecção de moldes para roupas. Marlene Mukai Manual técnico para o uso da Régua de Modelagem Marlene Mukai na confecção de moldes para roupas Marlene Mukai Índice 1- Descrição da régua 2- O que é a régua de curva de corte e costura com cava Marlene

Leia mais

Manual de Tomadas de Medidas

Manual de Tomadas de Medidas Manual de Tomadas de Medidas Agosto/16 Inteiros Feminino (Vestido e Macacão) Páginas: 1 de 26 1. Introdução e abrangência Este procedimento visa padronizar as tomadas de medidas dos inteiros femininos,

Leia mais

Kit 5 peças - Passarinho

Kit 5 peças - Passarinho Kit 5 peças - Passarinho Criação e Execução: Dirce Pfefer Técnica: Costura Marca: Tecidos Coats Tema: Infantil Tamanho: Único Materiais: Tecidos Coats Corrente: 2400011-16002, com 100 cm; 1047009-26780,

Leia mais

Kimono de Manga Curta

Kimono de Manga Curta 2010 Kimono de Manga Curta Rápido, Simples e sem Segredos Materiais Necessários Tecido Algodão Suficiente para cortar 1 vez as costas e 2 vezes as frentes, de acordo com as medidas apresentadas na tabela.

Leia mais

Régua de cava para alfaiataria Marlene Mukai

Régua de cava para alfaiataria Marlene Mukai Régua de cava para alfaiataria Marlene Mukai Marlene Mukai Índice 1- Descrição da régua 2- O que é a Régua de Cava para Alfaiataria Marlene Mukai 3- Como usar a régua de cava para alfaiataria na confecção

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM E CONFECÇÃO DE CAMISARIA MASCULINA - ESPECIAL CLÁSSICAS DA EDUK (WWW.EDUK.COM.

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM E CONFECÇÃO DE CAMISARIA MASCULINA - ESPECIAL CLÁSSICAS DA EDUK (WWW.EDUK.COM. Modelagem e Confecção de Camisas Masculinas Especial Clássica Você fará camisas masculinas de alta qualidade a partir das medidas do corpo do seu cliente. Camisas impecáveis. E, para isso, você vai aprender

Leia mais

Criação e Execução: Alice Toscano para Coats Corrente

Criação e Execução: Alice Toscano para Coats Corrente Técnica: Marca: Crochê Cisne Tema: Páscoa Tamanho: 68cm (altura da orelha) Material: Cisne Bebê TodoDia (nov. de 00 g) nov. na cor 0000B (branco); Cisne D Primera (nov. de 00 g) nov. em cada uma das cores:

Leia mais

Guia básico para acolchoamento Acolchoar

Guia básico para acolchoamento Acolchoar Guia básico para acolchoamento colchoar Preparar materiais e equipamentos Tecido... Recomendamos tecido 00% de algodão, não muito espesso. Enchimento... Normalmente, é usado enchimento 00% de poliéster

Leia mais

ANEXO II. Especificações Técnicas. Pregão 08/2015.

ANEXO II. Especificações Técnicas. Pregão 08/2015. ANEXO II Especificações Técnicas Pregão 08/2015. 1. VESTUÁRIO 1.1 CAMISETA UNISSEX DE MANGAS LONGAS: Camiseta confeccionada em malha 67% poliéster e 33% viscose e gramatura 158g/m2 + ou 2%, na cor Pantone

Leia mais

Camisa Clássica Feminina RenataPerito.com

Camisa Clássica Feminina RenataPerito.com Camisa Clássica Feminina Molde de camisa feminina de mangas longas, levemente acinturada, com pala e colarinho. Possui pence horizontal na frente e pences verticais nas costas. O abotoamento frontal é

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

Manual de Tomadas de Medidas

Manual de Tomadas de Medidas Manual de Tomadas de Medidas Agosto/16 Top Infantil Páginas: 1 de 15 1. Introdução e abrangência Este procedimento visa padronizar as tomadas de medidas dos tops, aplicável na inspeção, laboratório, modelagem

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Referência: 003 Tecido: JEANS CLARO Grade: P- XG Modelagem: CAMISA MASCULINA BÁSICA LEVEMENTE ACINTURADA. Tamanho Base: M ALTURA DA GOLA 4,5 CM Desenvolvida por: COMPASSING PROJETOS

Leia mais

Vestido vermelho. Tamanhos 34-46

Vestido vermelho. Tamanhos 34-46 Vestido vermelho Tamanhos 34-46 Materiais 1,6 1,9 m algodão jersey duplo (romanit), 150 cm de largura 40 a 45 x 30 a 35 cm forro de algodão 1 fecho de correr invisível, 60 cm 6 botões redondos de pé, diâmetro

Leia mais

MOLDE MOLDESROBERTO MARQUES ONLINE. Molde: Folgado e Cheio de Bossa. Tamanhos: PP/ P/ M/ G/ GG/ EXG. BONECA TÉCNICA.

MOLDE MOLDESROBERTO MARQUES ONLINE. Molde: Folgado e Cheio de Bossa. Tamanhos: PP/ P/ M/ G/ GG/ EXG. BONECA TÉCNICA. MOLDESROBERTO MARQUES.com.br MOLDESROBERTO MARQUES na sua medida Molde: 05 - Folgado e Cheio de Bossa. Tamanhos: PP/ P/ M/ G/ GG/ EXG. Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela

Leia mais

- CURSO DE CORTE E COSTURA -

- CURSO DE CORTE E COSTURA - - CURSO DE CORTE E COSTURA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DICAS BÁSICAS

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR MF MANUAL DE QUALIDADE - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DO FORNECEDOR MF MANUAL DE QUALIDADE - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS VERSÃO 4 PAG: 1 / 5 Os padrões de conformidade visam uniformizar o entendimento entre os Fornecedores e a Marisa (Compras e Controle de Qualidade), na direção da melhoria contínua da qualidade de produtos,

Leia mais

Manual de Tomadas de Medidas

Manual de Tomadas de Medidas Manual de Tomadas de Medidas Agosto/16 Bottom Feminino Saia e Calça Páginas: 1 de 10 1. Introdução e abrangência Este procedimento visa padronizar as tomadas de medidas dos bottons, aplicável na inspeção,

Leia mais

APOSTILA ONLINE DICAS DE ACABAMENTOS EM COSTURA PARA ROUPAS

APOSTILA ONLINE DICAS DE ACABAMENTOS EM COSTURA PARA ROUPAS APOSTILA ONLINE DICAS DE ACABAMENTOS EM COSTURA PARA ROUPAS Sumário I. A importância do acabamento na costura... 2 II. Tipos de acabamento para costura de roupas... 2 Gola Tipos de Gola Passo a passo para

Leia mais

Uniformes da Escola Firjan SESI Alunos

Uniformes da Escola Firjan SESI Alunos Uniformes da Escola Firjan SESI Alunos 17.08.18 2 Educação Infantil Fundamental I Fundamental II Ensino Médio EBEP Articulado Educação Infantil e Fundamental 1 5 Uniformes Firjan SESI EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR - FICHA TÉCNICA - MACACÃO

MANUAL DO FORNECEDOR - FICHA TÉCNICA - MACACÃO MANUAL DO - FICHA TÉCNICA - MACACÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTOS VERSÃO 3 PAG. 01/15 TOMADA DE MEDIDAS DE PEÇAS DE VESTUÁRIO VIGÊNCIA: 31/05/2016 A BUSTO / TORAX: B GANCHO DIANT:

Leia mais

Régua de colarinho e gola Marlene Mukai

Régua de colarinho e gola Marlene Mukai Régua de colarinho e gola Marlene Mukai Marlene Mukai Índice 1- Descrição da régua 2- O que é a régua de curva de corte e costura com cava Marlene Mukai 3- Como utilizar 4- Copiando o colarinho e a gola

Leia mais

ANEXO II Especificação Técnica dos Uniformes

ANEXO II Especificação Técnica dos Uniformes ANEXO II Especificação Técnica dos Uniformes UNIFORMES EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1 - Jaqueta Forrada modelo Inverno Confeccionada em Tactel 4 cabos 100% poliéster, gramatura mínima de 115g/m². Cor

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Referência: 004 Tecido: JEANS CLARO Grade: P- XG Modelagem: CAMISA FEMININA C/ RECORTES E ACINTURADA. Tamanho Base: M ALTURA DA GOLA 4,5 CM Desenvolvida por: COMPASSING PROJETOS

Leia mais

Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela de medidas, qual o tamanho do molde que você vai utilizar.

Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela de medidas, qual o tamanho do molde que você vai utilizar. MOLDESROBERTO MARQUES.com.br na sua medida Molde: V007 - Vestido Feito Em Malha. Tamanhos: PP; P; M; G; GG e EG FAÇA UMA PROVA antes de cortar no tecido definitivo. Saiba porque lendo antes, no Nosso Portal,

Leia mais

MOLDE MOLDESROBERTO MARQUES ONLINE. Molde: Casacão Com Capuz, Um Charme Total. na sua medida. 5a a

MOLDE MOLDESROBERTO MARQUES ONLINE. Molde: Casacão Com Capuz, Um Charme Total. na sua medida. 5a a MOLDESROBERTO MARQUES.com.br MOLDESROBERTO MARQUES na sua medida Molde: 10 - Casacão Com Capuz, Um Charme Total Tamanhos: 6/50 Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela de medidas,

Leia mais

Molde: Camisa-Chemise Com Manga Morcego e Buracos Nos Ombros

Molde: Camisa-Chemise Com Manga Morcego e Buracos Nos Ombros MOLDESROBERTO MARQUES.com.br MOLDESROBERTO MARQUES na sua medida Molde: - Camisa-Chemise Com Manga Morcego e Buracos Nos Ombros Tamanhos: 36/ 3/0/ / /6/ /0// Confira periodicamente as medidas para saber,

Leia mais

.com.br BONECA TÉCNICA. Frente e Costas. são semelhantes MINIATURA DAS PEÇAS

.com.br BONECA TÉCNICA. Frente e Costas. são semelhantes MINIATURA DAS PEÇAS SROBERTO M na sua medida Molde: T04 - Top compri, pode? Tamanhos: 36; 38; 40; 4; 44; 46 e 48 Confira periodicamente as medidas para saber, segun a nossa Tabela de medidas, qual o tamanho molde que você

Leia mais

Linha expression Divirta-se fazendo um caminho de mesa com círculos passo a passo. Comprimento aproximado de 60 X 220 cm (24 X 85 )

Linha expression Divirta-se fazendo um caminho de mesa com círculos passo a passo. Comprimento aproximado de 60 X 220 cm (24 X 85 ) Linha expression Divirta-se fazendo um caminho de mesa com círculos passo a passo. Comprimento aproximado de 60 X 220 cm (24 X 85 ) Materiais necessários: PFAFF quilt expression 4.2 Sapatilha PFAFF de

Leia mais

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro projetos Pássaro de Inverno Karen Jennings Wilson Esta bolsinha "Pássaro de Inverno" 13cm x 18cm (5" x 7") com zíper manterá você alegre e organizada durante o inverno! Tem espaço suficiente para celular

Leia mais

COMO TRICOTAR UMA BLUSA

COMO TRICOTAR UMA BLUSA COMO TRICOTAR UMA BLUSA 1) PARA QUEM SERÁ A BLUSA? 2) MEDIDAS: PLANEJAMENTO: Já tem as medidas? Não tem? A) consultar sites: www.medidasuteis.blogspot.com/p/medidas-de-corte-costura www.catalog.hathitrust.org/record/011426310

Leia mais

Primeira parte do TJ de aniversário. Antes de iniciar o projeto leia com bastante atenção todas as instruções a seguir:

Primeira parte do TJ de aniversário. Antes de iniciar o projeto leia com bastante atenção todas as instruções a seguir: Primeira parte do TJ de aniversário Antes de iniciar o projeto leia com bastante atenção todas as instruções a seguir: Caso você seja uma tricoteira experiente e deseje desenvolver seu projeto com algum

Leia mais

Rua Almirante Lamego, 381 Centro Florianópolis (48) Florianópolis - GUARDA-VIDAS CIVIS

Rua Almirante Lamego, 381 Centro Florianópolis (48) Florianópolis  - GUARDA-VIDAS CIVIS ESTADO DE SANTA CATARINA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS Rua Almirante Lamego, 381 Centro Florianópolis (48) 225-3333 88.015-600 - Florianópolis e-mail - ccbcmt@pm.sc.gov.br GUARDA-VIDAS

Leia mais

Obs.: A marcação explicada nesta apostila serve para qualquer tipo de moulage.

Obs.: A marcação explicada nesta apostila serve para qualquer tipo de moulage. APOSTILA PARA MARCAÇÃO DE MANEQUIM PARA MOULAGE Lista de Materiais: Manequim (boneco) meia perna Fita de cetim preta ou azul marinho (7 mm) Alfinetes (tamanho 29) Lápis ou lapiseira grafite 0,7 Borracha

Leia mais

COMO TIRAR MEDIDAS. Na modelagem industrial, as medidas são padronizadas, mas é sempre bom saber como elas são tiradas.

COMO TIRAR MEDIDAS. Na modelagem industrial, as medidas são padronizadas, mas é sempre bom saber como elas são tiradas. COMO TIRAR MEDIDAS Na modelagem industrial, as medidas são padronizadas, mas é sempre bom saber como elas são tiradas. MEDIDAS HORIZONTAIS OU DE CIRCUNFERÊNCIA. 1. PESCOÇO OU DEGOLO: passe a fita métrica

Leia mais

Molde: Camisa/Chemisier ou Chemise da Júlia

Molde: Camisa/Chemisier ou Chemise da Júlia MOLDESROBERTO MARQUES.com.br MOLDESROBERTO MARQUES na sua medida Molde: - Camisa/Chemisier ou Chemise da Júlia Tamanhos: / /0/ / // /0// Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela

Leia mais

MOLDE MOLDESROBERTO MARQUES ONLINE. Molde: Vestido Chemisier Sem Gola NºS DE FOLHAS DE PAPEL NO. na sua medida. Tamanhos PP P M G GG

MOLDE MOLDESROBERTO MARQUES ONLINE. Molde: Vestido Chemisier Sem Gola NºS DE FOLHAS DE PAPEL NO. na sua medida. Tamanhos PP P M G GG MOLDESROBERTO MARQUES.com.br na sua medida Molde: - Vestido Chemisier Sem Gola Tamanhos: / /0/ / // /0// MOLDESROBERTO MARQUES Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela de medidas,

Leia mais

comprimento. PLANOS DE CORTE PP; P e M = 1,60 m com 1,40 m G e GG = 1,70 m com 1,40 m CORTE

comprimento. PLANOS DE CORTE PP; P e M = 1,60 m com 1,40 m G e GG = 1,70 m com 1,40 m CORTE MOLDESROBERTO MARQUES.com.br na sua medida Molde: V003 - MicroVestido, a Grande Moda Tamanhos: PP; P; M; G e GG FAÇA UMA PROVA antes de cortar no tecido definitivo. Saiba porque lendo antes, no Nosso Portal,

Leia mais

Criando com a. Mamae Noel

Criando com a. Mamae Noel Criando com a Mamae Noel - Execução da peça: Vivian Gaeta - Ateliê Las Chicas /apoio Estilotex Diagramação e execução da receita: Vivian Gaeta Material Usado: 12437 Patch Natal Cor 02 Palha; Feltro Sense

Leia mais

Toalha com capuz e porta-produtos Ursinho

Toalha com capuz e porta-produtos Ursinho Toalha com capuz e porta-produtos Ursinho Criação e Execução: Dirce Pfefer Técnica: Costura Marca: Tecidos Coats Tema: Infantil Tamanho: Único Materiais: Kit Azul: Tecidos Coats Corrente: 1047005-24313,

Leia mais

Modelagem plana de calça jeans feminina

Modelagem plana de calça jeans feminina Modelagem plana de calça jeans feminina com Robertto Dias ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM PLANA DE CALÇA JEANS FEMININA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CON Olá, Internauta! Durante

Leia mais

.com.br. Comprimento do modelo para todos os tamanhos: 44 cm, a partir da cintura. BONECA TÉCNICA. Costas MINIATURA DAS PEÇAS

.com.br. Comprimento do modelo para todos os tamanhos: 44 cm, a partir da cintura. BONECA TÉCNICA. Costas MINIATURA DAS PEÇAS MOLDESROBERTO MARQUES na sua medida Molde: V03 - Vestido Com Decote Sensual Tamanhos: 36; 38; 40; 4; 44; 46; 48 Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa Tabela de medidas, qual o tamanho

Leia mais

CORSET As amarras da História BASE DO CORPINHO. Cursos de Modelagem Plana Profa. Esp. Mari Ramondini TAMANHO 38 MEDIDAS DADAS EM CM TRAÇADO ABERTO

CORSET As amarras da História BASE DO CORPINHO. Cursos de Modelagem Plana Profa. Esp. Mari Ramondini TAMANHO 38 MEDIDAS DADAS EM CM TRAÇADO ABERTO BASE DO CORPINHO TAMANHO 38 MEDIDAS DADAS EM CM TRAÇADO ABERTO 1 AB = comprimento frente cintura + altura do quadril = 35.5 + 22 = 57.5 2 BC = ¼ do quadril = 92 : 4 = 23 3 AD = comprimento frente cintura

Leia mais

Régua para Godê total. Marlene Mukai

Régua para Godê total. Marlene Mukai Régua para Godê total Marlene Mukai 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 Régua para godê total Marlene Mukai Cintura: 1: 43 a 46 2: 47 a 49 3: 50 a 53 4: 54 a 56 5: 57 a 60 6: 61 a

Leia mais

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R ,.......,....... 4... Â...... 6, I,', - DIA DAS _..., \, edulj Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R APOSTILA Cartonagem Claudia Wada 2 AULA 1 - Quadro porta-retratos QUADRO GRANDE Base: 60 x 70 cm (1x)

Leia mais

Agora esse material está disponível para você, feito com muito carinho!

Agora esse material está disponível para você, feito com muito carinho! Olá, Internauta! Preparamos esse material exclusivamente para você! Ele contém as informações do curso de, dado pela nossa expert Elisa Dantas. 1 Durante os três dias de curso, Elisa nos ensinou diversas

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Referência: 001 Desenvolvida por: COMPASSING PROJETOS COM DESIGN Tecido: MALHA PIQUET Descrição da peça: CAMISA POLO FEMININA, ACINTURADA, COM FRANZIDO LEVE NO OMBRO, ESTRUTURA

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Referência: 002 Desenvolvida por: COMPASSING PROJETOS COM DESIGN Tecido: MALHA PIQUET Descrição da peça: CAMISA POLO MASCULINA, ESTRUTURA RETA E CLÁSSICA, BÁSICA PARA Grade: P-

Leia mais

COMO DETERMINAR O TAMANHO DO UNIFORME

COMO DETERMINAR O TAMANHO DO UNIFORME Brindes e Uniformes MASCULINO COMO DETERMINAR O TAMANHO DO UNIFORME CAMISA PROFISSIONAL / AVENTAL / JALECO / COLETE / PALETÓ / JAQUETA / MACACÃO Coloca-se a fita métrica, esticada, logo abaixo das axilas,

Leia mais

CAMISA MANGA LONGA AZUL MÉDIO (ROYAL) MASCULINA CAMISA MANGA LONGA AZUL A MASCULINA CAMISA MANGA LONGA BRANCA MASCULINA

CAMISA MANGA LONGA AZUL MÉDIO (ROYAL) MASCULINA CAMISA MANGA LONGA AZUL A MASCULINA CAMISA MANGA LONGA BRANCA MASCULINA CAMISA MANGA LONGA AZUL MÉDIO (ROYAL) MASCULINA CAMISA MANGA LONGA AZUL A MASCULINA CAMISA MANGA LONGA BRANCA MASCULINA CAMISA MANGA CURTA AZUL MÉDIO (ROYAL) MASCULINA CAMISA MANGA CURTA AZUL A MASCULINA

Leia mais

CAMISA PÓLO BICOLOR (AZUL MARINHO / BRANCO) FEMININA CAMISA PÓLO BICOLOR (AZUL MARINHO / BRANCO) MASCULINA CAMISA PÓLO AZUL MARINHO FEMININA

CAMISA PÓLO BICOLOR (AZUL MARINHO / BRANCO) FEMININA CAMISA PÓLO BICOLOR (AZUL MARINHO / BRANCO) MASCULINA CAMISA PÓLO AZUL MARINHO FEMININA CAMISA PÓLO BICOLOR (AZUL MARINHO / BRANCO) FEMININA CAMISA PÓLO BICOLOR (AZUL MARINHO / BRANCO) MASCULINA CAMISA PÓLO AZUL MARINHO FEMININA CAMISA PÓLO AZUL MARINHO MASCULINA Camisas pólo: bicolor,

Leia mais

JAQUETA FEMININA COM FIBRA JAQUETA FEMININA ALGODÃO

JAQUETA FEMININA COM FIBRA JAQUETA FEMININA ALGODÃO JAQUETA FEMININA COM FIBRA JAQUETA FEMININA ALGODÃO Jaqueta feminina com fibra: peça executada com camada de fibra forro, fechamento com zíper destacável na cor da peça aplicado em todo comprimento da

Leia mais

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Espantalho 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Materiais 2 Linha de bordar Barbante Tesoura Agulha Cartolina Retalhos de tecido em cores, (estampas e tamanhos diversos)

Leia mais

JALECO FEMININO JALECO MASCULINO

JALECO FEMININO JALECO MASCULINO JALECO FEMININO JALECO MASCULINO - Jaleco feminino: com mangas longas, três bolsos chapados na frente, conforme ilustração, fechamento por 4 botões com caseados no sentido vertical, vista de botões embutida,

Leia mais

Lista de Materiais Ovelha Nani Tamanho do boneco: 28 cm sentada - 40 cm em pé - Tecido Carapinha 50cm x 80cm - Tecido Microsoft creme 30cm x 40cm - Tecido Microsoft rosa 50cm x 80cm - Plumante 500g - Pérola

Leia mais

JAQUETA DE COURO MASCULINA

JAQUETA DE COURO MASCULINA JAQUETA DE COURO MASCULINA 1. MATÉRIA PRIMA: Couro natural (tipo vacum), cm espessura 8/9 linhas, cor preta. 2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: 2.1 - Botão de pressão tipo bico nº 18 forrado com o mesmo material

Leia mais

PP e P= 2,10 m com 1,40 m M; G e GG = 2,20 m com 1,40 m CORTE

PP e P= 2,10 m com 1,40 m M; G e GG = 2,20 m com 1,40 m CORTE MOLDESROBERTO MARQUES.com.br na sua medida Molde: V004 - Um Vestido Bom Para Toda Hora Tamanhos: PP; P; M; G e GG PESO DESTE ARQUIVO: 65 KB. NºS FOLHAS DE PAPEL NO TAMANHO A4: 17 FOLHAS. MOLDE ONLINE FAÇA

Leia mais

CALÇA CARGO FEMININA CALÇA CARGO MASCULINA

CALÇA CARGO FEMININA CALÇA CARGO MASCULINA CALÇA CARGO FEMININA CALÇA CARGO MASCULINA Calça cargo feminina: Calça com cós frontal entretelado postiço de 5 cm. Cinco passantes, sendo dois frontais e três nas costas, conforme ilustração. Vista

Leia mais

Lembrancinhas rápidas em cartonagem: faça e venda o ano todo - Tutorial. Caixa com fotos. Claudia Wada

Lembrancinhas rápidas em cartonagem: faça e venda o ano todo - Tutorial. Caixa com fotos. Claudia Wada Lembrancinhas rápidas em cartonagem: faça e venda o ano todo - Tutorial Caixa com fotos Olá! Claudia Wada Este é o material complementar do produto Caixa com fotos presente no curso Lembrancinhas rápidas

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: CORTE E COSTURA SOB MEDIDA ÁREA: VESTUÁRIO MODALIDADE: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Curso Simplificado FP.EP.04.08 Revisão 0 11/04/2013 Página 1 de 6 FIETO FEDERAÇÃO

Leia mais

ONE DAY BASE DO CORPINHO

ONE DAY BASE DO CORPINHO ELIE SAAB Imagem ilustrativa Curso de Modelagem Plana ONE DAY BASE DO CORPINHO Prof* Especialista Mari Ramondini a BASE DO CORPINHO TAMANHO 38 MEDIDAS DADAS EM CM TRAÇADO ABERTO 1- AB = comprimento frente

Leia mais

Como costurar ganga, couro e lona

Como costurar ganga, couro e lona Como costurar ganga, couro e lona Instruções de Segurança Estas instruções de segurança foram pensadas para prevenir o perigo ou os danos que possam derivar do uso incorreto da máquina. Leia e siga-as

Leia mais

SAÍDA DE PRAIA ENCANTO SLIM

SAÍDA DE PRAIA ENCANTO SLIM SAÍDA DE PRAIA ENCANTO SLIM 6 novelos Encanto Slim cor 5203 (Greenery); Agulha para crochê Círculo 3,0mm; Agulha para tapeçaria Círculo; Papel vegetal; Lápis; Tesoura Pontos utilizados Corr. correntinha,

Leia mais